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Engenharia de Base: Como Gerar Mais Craques?


Henrique M.

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  • Vice-Presidente

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Introdução

Iniciamos um debate sobre as categorias de base, falando como lapidar melhor seus jogadores, no tópico Engenharia de Base: Como Lapidar Diamantes?. Prosseguiremos agora mostrando como fazer para melhores jogadores para serem trabalhados nas categorias de base.

 

Condições de Treinos

Prioritariamente, ter a melhor instalação de treino possível e não investir nas categorias de base, não resulta em grandes coisas. As instalações de treino interferem na evolução e manutenção da qualidade do seu elenco principal, tendo pouco impacto enquanto você matura seu jogador nos seus times juniores. Se torna importante para que os jogadores continuem se evoluindo quando fizerem a transição para o profissional. Mas para quem procura o desenvolvimento de jogadores para revenda, não é prioritário. Existem os seguintes níveis: Ruim, Básico, Abaixo da Média, Adequadas, Mediano,Boa, Ótima, Impressionantes, Excelentes e de última geração.

 

Condições das Equipes Juniores

Ter instalações 5 estrelas não vão resultar em melhores jogadores em sua categoria de base, mas vai resultar no nível em que seus jogadores vão chegar ao clube e como eles evoluirão dentro do clube. É importante para que seu jogador se desenvolva bem e possa viver ao potencial desejado pelo treinador. É primordial nos planos de quem pretende possuir uma categoria de base de nível máximo. Existem os seguintes níveis: Ruim, Básico, Abaixo da Média, Adequadas, Mediano, Boa, Ótima, Impressionantes, Excelentes e de última geração.

 

Treino Equipes Júnior

Isso afeta como o seu jogador chega a sua categoria de base, mas não faz com que surjam jogadores de maior potencial. Com um bom orçamento, sua comissão técnica vai poder se dedicar adequadamente às necessidades de seus jovens garotos e assim oferecer o melhor treinamento possível. É mais importante que suas condições de treino no que tange a capacidade dos jogadores que chegam e tem uma importância muito similar com as condições das equipes juniores, se as duas andarem juntas em bom nível, seus jogadores terão a melhor situação para poderem se tornar craques, um desenvolvimento inicial adequado e estrutura para continuar evoluindo. Existem os seguintes níveis: Mínimo, Básico, Adequado, Mediano, Boa, Excelentes e Excepcional.

 

Recrutamento de Equipes Juniores

O ponto chave na qualidade dos jogadores que ingressaram na sua categoria de base. Não adianta nada ter investido nas condições de treino e das Equipes Juniores, ter um treino excepcional se você não preocupou-se em melhorar o nível do seu recrutamento. Quão melhor for seu recrutamento, maiores serão a chances de gerar anualmente grandes talentos. Sem ele, todo o investimento feito para ter uma constelação de jogadores fabricados em casa pode não servir para nada. É vital que você invista nisso mais rapidamente que nos outros parâmetros das categorias de base. Existem os seguintes níveis: Limitado, Básico, Relativamente Básico, Mediano, Acima da Média, Estabelecido, Bem Estabelecido e Extensivo.

 

Localização

Estar bem localizado também impacta na sua capacidade de atrair bons jogadores, não adianta nada ter tudo do bom e do melhor na Groenlândia, não é mesmo? E estar localizado num lugar aonde já exista algum time estabelecido a mais tempo que o seu e que tem mais reputação, dificulta a vida também. Então, dependendo de qual lugar sua equipe estiver, investir em categoria de base pode não dar muito certo.

 

Reputação

Essa é bem notória e simples, quão maior for sua reputação, maior interesse de algum jogador atuar nela, certo? Isso equivale para os jovens jogadores também. Afinal de contas, é melhor ser da categoria de base do Barcelona ou do Girona? Isso influencia bastante e só pode ser alcançado através do tempo e de um bom trabalho.

 

Foco no desenvolvimento de juniores

Esse é um fator que pode passar despercebido e pode ajudar sua equipe gradualmente a melhorar o recrutamento mesmo sem um grande investimento, principalmente em divisões inferiores, aonde a diferença é menor entre uma equipe e outra. Focar em usar a sua categoria de base, fará com que os jogadores se interessem em ir para lá, pelo fato de saberem que caso sejam bons o suficiente, terão chance rapidamente na equipe principal. Então de nada adianta investir fortunas e fortunas de dinheiro na sua categoria de base, se você mal usa ela para algo além mais de realocar aquele dinheiro sobrando no caixa.

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Gostei muito das dicas. Não adianta você só lapidar um diamante se você poder lapidar mais de dez, sendo que precisa ter boas condições de treino e recrutamento.

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Antes queria dar meus parabéns, excelente artigo, e é algo bacana pra gente observar melhor, depois que comecei o desafio, fiquei mais atento a essa parte, e posso dizer que é muito prazeroso quando vc começa a ver a base do seu time dar retorno, porque 75% das chances de ela dar certo é por influência do técnico, que saberá a hora certa de usar os jovens, assim como o que treinar etc.

 

Gostaria tbm de destacar essa parte:

 

Treino Equipes Junior -  Pelo que vejo no meu save atual, assim como eu li vários artigos sobre o assunto, essa parte defini o quão "lapidado" o jovem vai estar ao chegar na fornada, no jogo não temos como treinar jovens com idades inferiores a 15 anos, então antes disso, o treinamento é "aleatório" e ao investirmos nessa parte, vamos garantir que o jovem seja treinado na melhor maneira possível, porque quando ele chegar na base ele terá um CA melhor se comparado a época que investimos menos . Ou seja, essa parte basicamente defini a capacidade atual do jovem, quanto melhor o treino, mais capacidade ele vai ter, podendo até mesmo já ser suficientemente bom para ser um reserva da equipe principal.

 

Quanto a parte de não fazer surgir jogadores melhores, acho que vc quis dizer com maior potencial, porque como eu disse, quanto mais investimentos nos treinos, mais capacidade vai ter o jovem ( potencial é recrutamento ). E ai quando não investimos em recrutamento, o que pode acontecer é de os jovens que surgirem irão ter capacidade e potencial muito próximos.

 

Enfim, é isso ai, mais um grande artigo seu, tá animado esses dias em, dois ótimos textos pra quem quer aprender um pouco mais sobre o FM. :D

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  • Vice-Presidente

Antes queria dar meus parabéns, excelente artigo, e é algo bacana pra gente observar melhor, depois que comecei o desafio, fiquei mais atento a essa parte, e posso dizer que é muito prazeroso quando vc começa a ver a base do seu time dar retorno, porque 75% das chances de ela dar certo é por influência do técnico, que saberá a hora certa de usar os jovens, assim como o que treinar etc.

 

Gostaria tbm de destacar essa parte:

 

Treino Equipes Junior -  Pelo que vejo no meu save atual, assim como eu li vários artigos sobre o assunto, essa parte defini o quão "lapidado" o jovem vai estar ao chegar na fornada, no jogo não temos como treinar jovens com idades inferiores a 15 anos, então antes disso, o treinamento é "aleatório" e ao investirmos nessa parte, vamos garantir que o jovem seja treinado na melhor maneira possível, porque quando ele chegar na base ele terá um CA melhor se comparado a época que investimos menos . Ou seja, essa parte basicamente defini a capacidade atual do jovem, quanto melhor o treino, mais capacidade ele vai ter, podendo até mesmo já ser suficientemente bom para ser um reserva da equipe principal.

 

Quanto a parte de não fazer surgir jogadores melhores, acho que vc quis dizer com maior potencial, porque como eu disse, quanto mais investimentos nos treinos, mais capacidade vai ter o jovem ( potencial é recrutamento ). E ai quando não investimos em recrutamento, o que pode acontecer é de os jovens que surgirem irão ter capacidade e potencial muito próximos.

 

Enfim, é isso ai, mais um grande artigo seu, tá animado esses dias em, dois ótimos textos pra quem quer aprender um pouco mais sobre o FM. :D

 

Valeu pelo toque, ajeitei ali para remover as chances de outras pessoas interpretarem errado.

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Henrique, eu to lendo bastante seus posts, tem como vc criar um post centralizando todo o seu conteúdo? Você tem usado tags diferentes também as vezes hahhah, no mais, parabéns pelo conteúdo.

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  • Vice-Presidente

Henrique, eu to lendo bastante seus posts, tem como vc criar um post centralizando todo o seu conteúdo? Você tem usado tags diferentes também as vezes hahhah, no mais, parabéns pelo conteúdo.

 

Zé, tem um índice geral pendurado na Área Geral e tem um índice nessa área e no Centro Tático. Vou ver o lance das tags e ver se ajusto tudo corretinho, pra facilitar.

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   O desenvolvimento dos jovens é um conjunto de fatores que vão levar o jovem a se tornar um grande jogador ou não, eu sigo o que o artigo ensina mas uso outros fatores que sempre me deram grande retorno futebolístico ou financeiro.

 

   A primeira coisa que eu faço é olhar para minha base (vou colocar como exemplo a Juventus) vou la e vejo os atributos dos meus jogadores juniores todos que tiverem baixo atributo em determinação eu os risco, jogadores que tem bons atributos e baixa determinação esse ainda fica (da pra recuperar a determinação) quantidade não é qualidade, limito a minha base no máximo com 25 jogadores com idade ate 18 anos. (assim gasto o meu tempo com um numero limitado de jogadores e não sobrecarrego meu staff)

  

  Segundo mando meus olheiros verificar jogadores com idade entre 15 a 18 anos no pais e nas competições sub18, e em outros países também, quando começar a chegar o relatório, eu já olho quais as posições carentes no time sub20, se preciso de LT, GOL, AT, ai contrato jogadores de 15,16 anos pra jogar nas posições faltando. O time Sub18 montado e pronto pra ganhar tudo da categoria (porque esse é a minha ideia) 

 

  Treinamento, vejo os que tem melhores atributos e potencial para crescer, trabalho movimento preferidos e coloco alguém para tutoria, aqui o trabalho é braçal por isso limito a categoria de base em 25 jogadores, ate completarem os 19 anos nunca são emprestados, trabalhão atributos e movimento preferido e tutoria. 

   Nesses período meu time sub20 ganha tudo todos os campeonato que disputa incluindo a Champions sub19, sempre tenho os goleadores e passadores eleitos e sempre tenho a maioria dos meus jogadores convocados para seleção da base. 

 

   Terceiro passo aos 19 anos - a bibliografia dos meus jovens já ta lotada com premiações conquistadas, campeonatos conquistados a reputação ta la em cima, então coloco para empréstimo, analiso cada empréstimo pra cada jogador  se o time que ele vai tem espaço pra ele se tem mais de um 2 jogadores da mesmo posição se tiver não empresto, e coloco pode ser chamado de volta. A parte mais importante, o seu jogador tem que jogar regularmente, mas como meus jogadores já foram campeões pela base e tem alguma reputação eles acabam fazendo muitos jogos e jogando em grande centro do futebol. 

 

  Logico que á a exceção ja tive jogador com 18 formado na base que foi pro time principal e não saiu mais, tive um atacante Frederico anastassia  Newgem cria da base trabalhei com ele com 19 emprestei ele para o PSV ele foi o artilheiro do campeonato, no ano seguinte com 20 anos ele foi emprestado para o arsenal e foi a revelação do campeonato, com 21 coloquei ele no time principal ele foi o segundo maior artilheiro da Europa, não conseguir segurar ele vendi por 100M.

   Quando estou com paciência pro salve e tenho o interesse de trabalhar a base, sempre fiz muito dinheiro já cheguei em a juntar na conta 600M só vendendo jogadores que veio da base no FM14.

 

  Quando quero trabalhar a longo prazo e com jovens jogadores eu tenho minha filosofia, contrato jogadores somente que possa ser um tutor ou com potencial de crescimento para ir jogando no time principal nas 3 primeiras temporadas como ainda não tenho jogador formado da base. A partir da 4 temporada a media de idade do meu time é de 24, qualquer jogador do meu time acima dos 26  e com bom valor de mercado é vendido, mantenho ainda um tutor no minimo pra cada posição, e os jogadores da base começa a subir e já vem com determinação alta (pelo trabalho feito na base) se não tiver espaço empresto. 

 

   Ganhei 2 campeonato italiano seguidos com um time de miúdos, ganhei um Champions com idade media de 24 anos, pra trabalhar com a base em um time grande não pode ter medo de ser demitido e trabalhar que ta resultado. 

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   O desenvolvimento dos jovens é um conjunto de fatores que vão levar o jovem a se tornar um grande jogador ou não, eu sigo o que o artigo ensina mas uso outros fatores que sempre me deram grande retorno futebolístico ou financeiro.

 

   A primeira coisa que eu faço é olhar para minha base (vou colocar como exemplo a Juventus) vou la e vejo os atributos dos meus jogadores juniores todos que tiverem baixo atributo em determinação eu os risco, jogadores que tem bons atributos e baixa determinação esse ainda fica (da pra recuperar a determinação) quantidade não é qualidade, limito a minha base no máximo com 25 jogadores com idade ate 18 anos. (assim gasto o meu tempo com um numero limitado de jogadores e não sobrecarrego meu staff)

  

  Segundo mando meus olheiros verificar jogadores com idade entre 15 a 18 anos no pais e nas competições sub18, e em outros países também, quando começar a chegar o relatório, eu já olho quais as posições carentes no time sub20, se preciso de LT, GOL, AT, ai contrato jogadores de 15,16 anos pra jogar nas posições faltando. O time Sub18 montado e pronto pra ganhar tudo da categoria (porque esse é a minha ideia) 

 

  Treinamento, vejo os que tem melhores atributos e potencial para crescer, trabalho movimento preferidos e coloco alguém para tutoria, aqui o trabalho é braçal por isso limito a categoria de base em 25 jogadores, ate completarem os 19 anos nunca são emprestados, trabalhão atributos e movimento preferido e tutoria. 

   Nesses período meu time sub20 ganha tudo todos os campeonato que disputa incluindo a Champions sub19, sempre tenho os goleadores e passadores eleitos e sempre tenho a maioria dos meus jogadores convocados para seleção da base. 

 

   Terceiro passo aos 19 anos - a bibliografia dos meus jovens já ta lotada com premiações conquistadas, campeonatos conquistados a reputação ta la em cima, então coloco para empréstimo, analiso cada empréstimo pra cada jogador  se o time que ele vai tem espaço pra ele se tem mais de um 2 jogadores da mesmo posição se tiver não empresto, e coloco pode ser chamado de volta. A parte mais importante, o seu jogador tem que jogar regularmente, mas como meus jogadores já foram campeões pela base e tem alguma reputação eles acabam fazendo muitos jogos e jogando em grande centro do futebol. 

 

  Logico que á a exceção ja tive jogador com 18 formado na base que foi pro time principal e não saiu mais, tive um atacante Frederico anastassia  Newgem cria da base trabalhei com ele com 19 emprestei ele para o PSV ele foi o artilheiro do campeonato, no ano seguinte com 20 anos ele foi emprestado para o arsenal e foi a revelação do campeonato, com 21 coloquei ele no time principal ele foi o segundo maior artilheiro da Europa, não conseguir segurar ele vendi por 100M.

   Quando estou com paciência pro salve e tenho o interesse de trabalhar a base, sempre fiz muito dinheiro já cheguei em a juntar na conta 600M só vendendo jogadores que veio da base no FM14.

 

  Quando quero trabalhar a longo prazo e com jovens jogadores eu tenho minha filosofia, contrato jogadores somente que possa ser um tutor ou com potencial de crescimento para ir jogando no time principal nas 3 primeiras temporadas como ainda não tenho jogador formado da base. A partir da 4 temporada a media de idade do meu time é de 24, qualquer jogador do meu time acima dos 26  e com bom valor de mercado é vendido, mantenho ainda um tutor no minimo pra cada posição, e os jogadores da base começa a subir e já vem com determinação alta (pelo trabalho feito na base) se não tiver espaço empresto. 

 

   Ganhei 2 campeonato italiano seguidos com um time de miúdos, ganhei um Champions com idade media de 24 anos, pra trabalhar com a base em um time grande não pode ter medo de ser demitido e trabalhar que ta resultado. 

 

 

 

 

Ótimas dicas..Valeu

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Acho que uma das coisas que mais amo de fazer no football manager é revelar jogadores da base e lapidá-los.


[...]

Cara essa base é demais. Tava num time fraco da Espanha e revelei um jovem jogador e vendi ele por 6 Milhões de Euros. 

Mas eu sou também um cara meio "captador" pego jovens promessas de outros clubes.

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  • Vice-Presidente

Gostaria de saber como faço pra melhorar o recrutamento de jovens no time... n tenho essa opção quando vou a diretoria do time.

 

Você tem que conferir regularmente, ela não aparece sempre. Só aparece quando a diretoria acha que já é capaz de melhorar o recrutamento.

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  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Rapaz, que diferença para o FM 2012. 

Então, eu tenho uma dúvida. Quando o jogador chega as 18/19 anos, eu sempre olhava nos comentários dos meus auxiliares a seguinte informação naquele campo desenvolvimento: " Parou por falta de experiência de jogo...". Contudo, esse jogador passou toda a temporada no sub-23( No FM 2012, só temos sub-20, sub-23 e os profissionais) e até hoje não entendo o porquê. Detalhe, já vi essa mensagem em jogadores titulares, pois ACHO que o motivo é o rodízio que faço no time ( Um jogo SIM, outro não;), isso vinha mantendo-os sempre bem fisicamente ( Carga de treino alta e alto números de jogos - Quarta e Domingo).

Minha dúvida é se mudou isso no 2016 e ficou mais "lógico", ou seja, o jogador sempre irá evoluir se tiver participando de competições, mesmo que não seja no principal.

 

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  • Vice-Presidente

Rapaz, que diferença para o FM 2012. 

Então, eu tenho uma dúvida. Quando o jogador chega as 18/19 anos, eu sempre olhava nos comentários dos meus auxiliares a seguinte informação naquele campo desenvolvimento: " Parou por falta de experiência de jogo...". Contudo, esse jogador passou toda a temporada no sub-23( No FM 2012, só temos sub-20, sub-23 e os profissionais) e até hoje não entendo o porquê. Detalhe, já vi essa mensagem em jogadores titulares, pois ACHO que o motivo é o rodízio que faço no time ( Um jogo SIM, outro não;), isso vinha mantendo-os sempre bem fisicamente ( Carga de treino alta e alto números de jogos - Quarta e Domingo).

Minha dúvida é se mudou isso no 2016 e ficou mais "lógico", ou seja, o jogador sempre irá evoluir se tiver participando de competições, mesmo que não seja no principal.

 

Experiência de jogo conta apenas no caso da equipe principal, ele jogar a temporada inteira no sub-23 ou no sub-20 não tem o mesmo efeito dele estar jogando no time principal do time ou mesmo em divisões inferiores. Seu rodízio não tem nada haver com isso, eu também sou adepto dessa postura e inclusive, rodízio é muito recomendado para gerar melhores jogadores.

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  • Vice-Presidente

Obrigado pela resposta.

Então, para um bom desenvolvimento de um jovem devemos colocá-lo em algum jogo do time principal ? Existe alguma quantidade e idade mínima para isso ?

O quão mais cedo ele tiver contato e frequência, mais rápido você acelera o desenvolvimento, tem jogador que pode ganhar 2 estrelas em uma temporada se eles for utilizado num esquema de rotação, jogando jogo sim, jogo não. Aliando com o tutor certo, é sucesso.

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  • 2 meses depois...
  • Vice-Presidente
1 hora atrás, 49ers disse:

O nível de treino influência muito para o desenvolvimento do jovem? Ou conta mais ele ser tutorado e jogar mais na equipe principal?

Tudo conta, principalmente para a velocidade como ele se desenvolverá, mas é mais importante um bom tutor e tempo de jogo do que uma estrutura estelar de treinos.

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1 hora atrás, Henrique M. disse:

Tudo conta, principalmente para a velocidade como ele se desenvolverá, mas é mais importante um bom tutor e tempo de jogo do que uma estrutura estelar de treinos.

Começar a colocar ele pra jogar, com uns 17 anos, esta de bom tamanho né?

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  • Vice-Presidente
1 hora atrás, 49ers disse:

Começar a colocar ele pra jogar, com uns 17 anos, esta de bom tamanho né?

Está, até porque antes ele pode estar no elenco com os profissionais, mas não receberá o treino com os preparadores do profissional.

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Em 06/02/2016 at 04:07, Henrique M. disse:

Está, até porque antes ele pode estar no elenco com os profissionais, mas não receberá o treino com os preparadores do profissional.

Hum, está aí uma dúvida. Eu tenho um guri que desde dos 16 anos tem potencial para ser um 4 estrelas. Assim, eu o subi para o time profissional aos 17 anos e o deixo entrar em alguns jogos. 

Contudo, Era melhor esse guri treinar no Sub-20 e participar deste plantel ou deixá-lo desde dos 16 anos no plantel principal e entrando em algumas partidas ? Sei que um dos atributos que mais cresceram foi a determinação, já que tenho um grupo bem determinado.

 

Aliás, que atributos devemos levar em consideração se um Jovem será ou não um bom jogador no futuro ? Só a determinação garante que ele chegará a um bom nível ?

Editado por Anjo_Ed
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    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
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      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
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      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • Leho.
      Por Leho.
      Começa hoje o torneio mais famoso de futebol de base do país. Sem o Pacaembu, ainda está indefinido o estádio que abrigará a final no dia 25, dia do aniversário da cidade de SP também como já é tradição.
       
      🔹Grupos:
       
      🔹Transmissão:

       
      🔹Maiores campeões:

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