Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Henrique M.

Engenharia de Base: Determinação realmente importa?

Recommended Posts

Henrique M.

DRllw5U.jpg

A série Engenharia de Base gerou bastante discussão no FM 2016, os tópicos "Como Lapidar Diamantes?" e "Como Gerar Mais Craques?" renderam bastante conversa e debate. Além disso, alguns conteúdos postado no FM 2014 podem ser consideradores precursores dessa série de textos da Engenharia de Base, o "Categorias de Base: Planejando o Futuro" e "Criando um Legado - Desenvolvimento a Longo Prazo". Agora iremos adicionar uma tradução feita por Darren Smith, no FM Story que traz uma espécie de "Mythbuster" com uma das maiores "verdades" de jovens jogadores, que um jogador com determinação alta nunca deve ser tutorado por um que tenha menos determinação que ele e que um alto valor de determinação e índice de trabalho significam que seu jovem irá se desenvolver em um grande jogador.

O Mito: Determinação e Índice de Trabalho afetam o desenvolvimento de um jogador

Antes de começarmos e depois que você se recuperar do susto, deixe me lhe contar quem são os responsáveis que foram atrás de caçar e validar ou destroçar esse mito. Primeiramente, Shrewnaldo, que escreveu em 2012 um excelente artigo detalhando alguns experimentos que serão usados hoje, depois Maestro Ugo, que seguiu com um insanamente longo experimento no The Dugout. Esse mito foi destroçado por essas duas pessoas anteriormente, mas ainda persiste em toda a comunidade de FM. Por isso que eu achei necessário realizar um novo artigo e jogar luz novamente sobre esse assunto e clarificar mais pessoas.

Depois dos devidos créditos e agradecimentos, vamos dar o pontapé inicial. Minhas previsões iniciais sobre suas reações são as seguintes: Muitos irão dizer "Sim, e daí"?, enquanto outros entrarão em negação e só acreditarão com uma tonelada de provas. Para a sua sorte, provas são o que não faltarão.

Como mencionado anteriormente, eu também era uma dessas pessoas que acreditava que determinação e índice de trabalho afetavam o desenvolvimento de um jogador, afinal de contas, se alguém é determinado e trabalha duro, então obviamente que ele vai atingir o seu potencial mais rapidamente, ou estou errado de pensar assim? Está e aqui estão as provas.

Shrewnaldo realizou um experimento em 2010, que ainda é atual e relevante.

O experimento de Shrewnaldo

Desde sempre foi ensinado que a determinação é um atributo vital para a evolução de um jogador e de quão próximo sua capacidade chegará de seu potencial. Em busca de trazer evidências sobre esse assunto e com isso, rodei algumas simulações com 4 jovens jogadores no Aberdeen FC, um clube com qualidade média em suas instalações e preparadores. Os jogadores foram criados da seguinte maneira:

• Todos tinham CA 100 e PA 150.
  • Todos os atributos foram setados em 10.
  • Apenas a determinação foi modificada
  • Pupilo A (Pupil A na imagem abaixo): Determinação 1
  • Pupilo B (Pupil B na imagem abaixo): Determinação 8
  • Pupilo C (Pupil C na imagem abaixo): Determinação 14
  • Pupilo D (Pupil C na imagem abaixo): Determinação 20,

Quatro diferentes saves foram rodados, dando em cada uma 1 ou 2 temporadas como jogadores reservas e 2 ou 3 como titulares.

Os resultados foram surpreendentes, como perceberão na imagem abaixo. Os experimentos mostraram que a determinação não faz uma diferença visível no desenvolvimento de um atleta. Os valores mostrados abaixo, assim como a maioria das imagens desse guia, são a média de ganho de atributos em cada área mostrada pelos eixos.

determination-experiment..thumb.png.6039

O experimento de Maestro Ugo

Enquanto Shrewnaldo não fez um teste similar sobre o Índice de Trabalho, Maestro Ugo realizou um experimento colossal no The Dugout em 2011. Ele rodou um save analisando as mudanças em 4 mil regens, a partir das informações retiradas, ele pode retirar informações precisas e inquestionáveis sobre o desenvolvimento de jogadores no FM. Como é um experimento bastante complicado, eu não vou repassar grandes detalhes a respeito dele além de que Índice de Trabalho não afeta o desenvolvimento de um jogador. Se você desejar ver o experimento (infelizmente todo em inglês), é só clicar aqui. Porém vou repassar as conclusões desse experimento:

• 30% do desenvolvimento de um jogador são devido aos seus atributos individuais, os outros 70% são devido a boas estruturas de treino, bons preparadores e bons tutores podem fazer até um jogador com condições desfavoráveis se tornar um bom jogador. Ou seja, não existe muita aleatoriedade no desenvolvimento de um jogador.
  • Os maiores determinantes da evolução de um jogador são ambição, propensão a lesões e profissionalismo. Apesar da importância do profissionalismo ter sido muito menor que a esperada.
  • Determinação e Índice de Trabalho não tem nenhum efeito

Então o que realmente determina o desenvolvimento de um jogador?

Analisando ambos os artigos, podemos dizer que tempo de jogo, profissionalismo, ambição e propensão a lesões. E também aqueles 30% de sorte.

Agora, para comparar com o gráfico anterior sobre determinação, vou mostrar o gráfico relativo ao profissionalismo de cada um dos pupilos observados por Shrewnaldo em uma simulação posterior, só que ao invés de modificar a determinação, ele modificou o profissionalismo, seguindo o mesmo modus operandi A com o menor valor e D com o maior valor. Vocês vão notar que quanto mais profissional o jogador for, mais rápido ele desenvolve.

proffessionalism-effect-on-development.p

Como isso me afeta?

Para aqueles que nunca acreditaram nisso, você provavelmente vai se sentir bem sobre isso. Porém, para o resto de nós, diversas áreas do jogo receberão uma nova luz.

Por exemplo, no passado você pode ter olhado para a determinação e índice de trabalho de um novo jogador para ver uma direta representação de sua capacidade e potencial e sua capacidade de cumprir seu destino como jogador. Agora, determinação e índice de trabalho, servem apenas para mostrar a vontade dele dentro de campo.

Agora, você deverá começar a olhar para a personalidade de um jogador para ter um indicativo de como ele se desenvolverá, ou seja, atributos que estão ocultos mas que você poderá ter uma ideia através dos relatórios dos preparadores e das telas de informação. Caso não saiba quais atributos que uma personalidade indica, lhe recomendo esse guia. Mas lembre-se, é hora de procurar por jogadores profissionais e ambiciosos.

E também procurar por tutores com essas personalidades, ao invés de apostar na determinação e no índice de trabalhos dos potenciais tutores. Ou seja, pare de se preocupar se a determinação de seu jovem jogador caiu e preocupe-se em passar a personalidade adequada ao jogador. Imagine quantos bons jogadores você pode ter perdido no passado por não ter se informado sobre a personalidade do tutor? Talvez se você selecionar um tutor com baixo profissionalismo e/ou ambição, mas com outros bons atributos mentais, veja uma evolução a curto prazo no desenvolvimento do jogador, porém, pode estar prejudicando até onde ele será capaz de chegar.

Pense nisso na próxima vez que for selecionar um tutor ou descartar um jovem porque ele tem baixa determinação e índice de trabalho.

Fonte: Football Manager Stories: http://www.footballmanagerstory.com/football-manager-myth-buster-determination-work-rate/ 
Autor: Darren Smith
Tradução e adaptação: Henrique M.

Compartilhar este post

Link para o post
Danut

Excelente material. Já sabia de quase tudo o que tu trouxe - menos que o Índice de Trabalho não afeta, esse achei que afetasse. Mas é algo que ajuda demais quem ainda não sabe, descobrir isso mudou muita coisa na minha escolha de jovens jogadores. Muito bom mesmo ter trazido isso para cá.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
12 horas atrás, Danut disse:

Excelente material. Já sabia de quase tudo o que tu trouxe - menos que o Índice de Trabalho não afeta, esse achei que afetasse. Mas é algo que ajuda demais quem ainda não sabe, descobrir isso mudou muita coisa na minha escolha de jovens jogadores. Muito bom mesmo ter trazido isso para cá.

Envolve a atmosfera de jogo, então ainda assim é um atributo importante. Mas não para desenvolver o futebol de um jogador.

Compartilhar este post

Link para o post
Danut
48 minutos atrás, Henrique M. disse:

Envolve a atmosfera de jogo, então ainda assim é um atributo importante. Mas não para desenvolver o futebol de um jogador.

Sim, sim, com "não afetar" eu quis dizer para o desenvolvimento. Claro que todos atributos vão influenciar em como o cara joga né, mas sempre achei que esse influenciava o desenvolvimento também.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
5 horas atrás, Danut disse:

Sim, sim, com "não afetar" eu quis dizer para o desenvolvimento. Claro que todos atributos vão influenciar em como o cara joga né, mas sempre achei que esse influenciava o desenvolvimento também.

A função era realmente essa, informar e o pessoal perceber coisas como essa e modificar suas concepções sobre o desenvolvimento de jovens.

Compartilhar este post

Link para o post
Douglas.

Sempre é bom ler essas coisas pra confirmar ou eliminar os achismos que vamos pegando com o tempo.

A Ambição, Propensão a Lesão e o Profissionalismo sempre foram citados mas nunca tinha visto prova definitiva. Assim como a Determinação sempre foi vista como um catalizador pra tudo e agora vimos que não é bem assim - apesar de poder afetar eventualmente a garantir que o jogador vá ter tempo de jogo por se empenhar mais e conquistar o treinador.

Falta agora termos confirmação se a Propensão a Lesão pode mudar ao longo do jogo. Muitas vezes é um atributo que não vem preenchido e acaba gerado aleatóriamente.

Outra coisa é lembrar de não levar isso a ferro e fogo também. A AI faz escolhas lógicas mas não quer dizer que o treinador humano não vai conseguir fazer aquele cara mais acomodado e com grande potencial render. Só vai demandar mais trabalho e um pouco mais de sorte que o normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Bega Gomes
Em 19 de março de 2016 at 00:54, Henrique M. disse:

tempo de jogo, profissionalismo, ambição e propensão a lesões

Em 19 de março de 2016 at 00:54, Henrique M. disse:

um clube com qualidade média em suas instalações e preparadores

Tempo de jogo depende dagt, Profissionalismo e Ambição vem "de fábrica" e/ou podem ser impulsionados pelo tutor, Propensão a Lesões pode-se evitar com uma boa equipe médica e boas condições de treino, é mais ou menos por aí?

Dos 04 vejo que 03 não dependem muito das condições de treino, pois TJ vc pode dar em terrão ou tapete; ninguém deixa de ser profissional se trabalha em um lugar ruim ou se tem tutoria para tanto; Ambição não vai embora pq seu clube não tem água filtrada, pelo contrário, tende a aumentar.

Então, seguindo a lógica dos 04 pontos importantes, em clubes de menor condição o desenvolvimento não sofreria danos Homéricos, ok?

Não sou a favor nem contra uma teoria ou outra, talvez isso já tenha sido discutido em outro tópico o qual ainda n tive tempo de ler, é só uma dúvida pra qd tiver condições de desenvolver alguma base bacana no meu time.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post
Danut

@Henrique M., acho que isso aqui pode te interessar. Estava dando uma olhada no Fórum da SI atrás de informações sobre outra coisa, mas acabei chegando em um tópico que fala sobre a determinação. O tópico é esse aqui. Nele, tem vários posts de um membro da equipe da SI dizendo que a determinação influencia sim no desenvolvimento do jogador:

Determination, Ambition and Professionalism all contribute exactly the same amount towards the progression score. However a certain progression score does not guarantee a certain level of progression. A progression score only gives the player a certain chance of achieving a certain level of progression.

Isso é novidade para mim.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
38 minutos atrás, Danut disse:

@Henrique M., acho que isso aqui pode te interessar. Estava dando uma olhada no Fórum da SI atrás de informações sobre outra coisa, mas acabei chegando em um tópico que fala sobre a determinação. O tópico é esse aqui. Nele, tem vários posts de um membro da equipe da SI dizendo que a determinação influencia sim no desenvolvimento do jogador:

Isso é novidade para mim.

Não importa o que eles dizem, todos os experimentos feitos indicam que a personalidade é o que realmente importa.

Só ver o tanto de gente comentando a respeito disso e que continua não sendo tão relevante quanto a empresa faz parecer

Compartilhar este post

Link para o post
Danut
Agora, Henrique M. disse:

Não importa o que eles dizem, todos os experimentos feitos indicam que a personalidade é o que realmente importa.

Bom, o cara da SI ali diz que tem o mesmo peso. Acho difícil que ele simplesmente esteja mentindo. E, segundo o primeiro post do tópico, isso mudou para o FM17 (já tinha algum peso antes, mas um peso mínimo, enquanto que no FM17 passou a ter peso maior). Se tu souber de algum teste feito no FM17 ou 18, eu gostaria de ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
3 minutos atrás, Danut disse:

Bom, o cara da SI ali diz que tem o mesmo peso. Acho difícil que ele simplesmente esteja mentindo. E, segundo o primeiro post do tópico, isso mudou para o FM17 (já tinha algum peso antes, mas um peso mínimo, enquanto que no FM17 passou a ter peso maior). Se tu souber de algum teste feito no FM17 ou 18, eu gostaria de ver.

A moderação do fórum da SI e os próprios funcionários da empresa não são e nem nunca foram fontes confiáveis a respeito de qualquer coisa relacionada a mecânica do jogo, o que é irônico. Só ver que o tanto de gente replicando e eles empurrando a bola um para o outro e ninguém dá uma resposta conclusiva.

No mais, a maioria do conteúdo relativo ao desenvolvimento de jogadores, diz que a determinação é algo importante e que tem efeitos positivos, mas que não é o fator de maior peso e que um jovem determinando não necessariamente significa que o jogador irá ser uma grande estrela no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post
Thiago Anjo

https://community.sigames.com/topic/405653-determination/

"Se você já leu a seção de perguntas frequentes no topo deste fórum (é uma vergonha para você se você não tiver: D) ou viu pessoas perguntar e responder perguntas sobre o atributo de determinação dos jogadores, a mensagem sempre foi sempre que a Determinação não 't tem impacto direto no Treinamento e desenvolvimento de jogadores. É um atributo que geralmente estamos associado ao desempenho da partida.

No entanto, agora posso atualizar e corrigir essa posição. @Seb Wassell (trabalha para SI e é uma das áreas do jogo que ele é especificamente responsável) confirmou que para FM17 mudanças foram feitas como o cálculo da progressão é derivado. "A determinação, juntamente com um grande número de outros fatores, faz parte do cálculo da progressão e impacta diretamente o quão bem um jogador irá treinar nesse mês" (as palavras exatas de Seb).

Também deve ser reiterado que a Determinação sempre foi um fator na progressão do jogador, então, se você estiver jogando FM16 ou mais cedo, é útil ter lá também. Para esclarecer - a forma como o módulo de progressão geral do capão funciona é o que mudou (To clarify - the way the overall under the hood progression module works is what has changed..)

Então só temos isso. Agora podemos dizer com segurança que a Determinação tem um impacto direto sobre a forma como um jogador treina. Estarei atualizando as FAQs de acordo. Obrigado Seb.

Compartilhar este post

Link para o post
Thiago Anjo

Na boa, é muito estranho a forma como as mecânicas do jogos são ocultadas dos jogadores. Muita coisa não faz sentido em não dizer como funciona oficialmente. Fica sempre a dúvida, já que até o FM 17 até o pessoal da SI nos fóruns diziam uma coisa e depois passaram a dizer que estavam errados.

Eu acho que entra ai uma certa dose de amadorismo, pq quem garante que o que eles dizem antes ou agora está de fato certo, se não se tem uma posição oficial?

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
8 minutos atrás, Danut disse:

Tem uma reply do Cleon no tópico, dizendo que ele e o Shrewnaldo checaram isso no FM 2017 e nada mudou.

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Na boa, é muito estranho a forma como as mecânicas do jogos são ocultadas dos jogadores. Muita coisa não faz sentido em não dizer como funciona oficialmente. Fica sempre a dúvida, já que até o FM 17 até o pessoal da SI nos fóruns diziam uma coisa e depois passaram a dizer que estavam errados.

Eu acho que entra ai uma certa dose de amadorismo, pq quem garante que o que eles dizem antes ou agora está de fato certo, se não se tem uma posição oficial?

Como eu disse para o Danut, a SI não é uma empresa confiável nesse departamento.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.

E vale lembrar que a maioria das personalidades positivas para o desenvolvimento de um jogador contam com altas doses de determinação como atributo determinante.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.

Quote direto do funcionário da SI que disse que determinação é igualmente importante, após defender que era, ele simplesmente largou isso:

" in fact it is possibly less important now than it was before as more factors have been introduced meaning the overall impact of Determination is a smaller portion of the puzzle than it was previously."

Traduzindo:

De fato, é possível que (o atributo determinação) seja menos importante agora do que antes, já que mais fatores forem introduzidos, o que fez com que o impacto geral da Determinação seja uma porção menor do quebra-cabeça do que era antes."

Como o Shrewnaldo disse no mesmo tópico, a determinação é um fator indireto, pois ajuda que seus jovens tenham mais tempo de jogo e uma evolução mais rápida porque um jovem jogador determinado pode se encaixar mais rapidamente na equipe principal e ganhar mais tempo de jogo, consequentemente, acelerando o desenvolvimento. Mas isso não ocorre porque ele tem um alto atributo de determinação e sim, porque ela faz parte de um pacote.

@Danut, experimento realizado no FM 17 que comprova que a determinação continua não sendo tão importante: https://strikerless.com/2017/05/20/what-drives-player-development-dispelling-the-determination-work-rate-myth/

Eu estou em vias de lançar uma bíblia traduzida do desenvolvimento de jovens, para condensar as informações em um só lugar. Acho que vai esclarecer bastante coisas novamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Thiago Anjo

O debate nesse tópico da SI foi intenso, mas na minha opinião, longe de ser conclusivo. Lamentável tanta expeculação e falta de informação oficial, até mesmo por Funcionários da SI. 

Eu tento aplicar a lógica do mundo real no jogo e tenho gostado dos resultados até agora. Nessa lógica, tudo faz parte de um pacote, e uma pessoa determinada tem uma maior propensão a conseguir sua evolução em comparação com uma pessoa não determinada, assim como os outros fatores

Compartilhar este post

Link para o post
Danut

@Henrique M., pô, acho que fui ingênuo em acreditar no cara da SI. Mas eu acho muito absurdo que eles passem informações erradas assim. Eu até entendo o cara não querer dar a informação, deixar pros jogadores descobrirem e tal. Mas se vai falar algo, então fala certo, né? Acho bizarro isso, só mesmo a SI.

Bem, tu me convenceu, por enquanto ao menos. E me deixou com mais raiva da SI.

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
5 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

O debate nesse tópico da SI foi intenso, mas na minha opinião, longe de ser conclusivo. Lamentável tanta expeculação e falta de informação oficial, até mesmo por Funcionários da SI. 

Eu tento aplicar a lógica do mundo real no jogo e tenho gostado dos resultados até agora. Nessa lógica, tudo faz parte de um pacote, e uma pessoa determinada tem uma maior propensão a conseguir sua evolução em comparação com uma pessoa não determinada, assim como os outros fatores

Sim, mas o lance da determinação é que muita gente largava aquela galera de jovens que tinha determinação um pouco abaixo de 10 e achava que não valia a pena treiná-los, o lance dessa desmitificação veio mais para provar que a determinação não é uma peça fundamental.

5 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Para a comunidade é conclusivo. A SI que resolveu complicar as coisas desnecessariamente e foi provado que eles passaram uma informação que não condiz com a realidade.

O lance dela é que eles não querem que nenhuma versão do jogo seja marcado por alguma tática diablo ou um exploit ridículo como os do cruzamentos, aí eles fazem de tudo para manter uma manta de mistérios para evitar fórmulas do sucesso. Sendo que o jogo desde o FM 2005 tem a mesma fórmula para vencer.

Compartilhar este post

Link para o post
Thiago Anjo
1 minuto atrás, Henrique M. disse:

Sim, mas o lance da determinação é que muita gente largava aquela galera de jovens que tinha determinação um pouco abaixo de 10 e achava que não valia a pena treiná-los, o lance dessa desmitificação veio mais para provar que a determinação não é uma peça fundamental.

Eu acho que todas as peças são fundamentais, o que faz com que todas (já que são muitas) acabem tendo menos impacto direto de forma separada.

Além do mais, a determinação pode ser aumentada, uma pessoa não determinada com 15 ou 16 anos não pode ser largada.  

Compartilhar este post

Link para o post
Henrique M.
Agora, Thiago Anjo disse:

Eu acho que todas as peças são fundamentais, o que faz com que todas (já que são muitas) acabem tendo menos impacto direto de forma separada.

Além do mais, a determinação pode ser aumentada, uma pessoa não determinada com 15 ou 16 anos não pode ser largada.  

Sim, mas muita gente não sabe disso e esse é o ponto de todos esses experimentos para tentar chegar a uma maneira adequada de se desenvolver seus próprios jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post
felipevalle

@Henrique M., qual seria essa fórmula vitoriosa?

Compartilhar este post

Link para o post
Thiago Anjo
1 hora atrás, felipevalle disse:

@Henrique M., qual seria essa fórmula vitoriosa?

Pense em qual seria na vida real, você tem alguma ideia ? O caminho pode ser bem próximo ao aplicado no jogo

Compartilhar este post

Link para o post
felipevalle
1 hora atrás, Thiago Anjo disse:

Pense em qual seria na vida real, você tem alguma ideia ? O caminho pode ser bem próximo ao aplicado no jogo

Imagino que até seja possível ganhar com um time inferior tecnicamente (nâo muito em termos de CA, mas à partir de 100 [em ligas medianas] e 130 [contra times de classe continental e mundial] já é possível jogar tendo chances de vitória).

Além de seguir o passo-a-passo de como escalar bem a equipe para o jogo, e a parte gerencial do clube para deixar os jogadores satisfeitos.

Porém, referia-me a alguma tática que possua um maior porcentual de vitória, ou alguma outra vantagem em relação as demais. Pelo menos, pelas palavras do Henrique, pareceu sugerir isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

• Henrique M.
      Por Henrique M.
      A Major League Soccer (MLS) é uma liga que vem atraindo crescente interesse ao longo dos últimos anos e muita gente se aventura em jogar na terra do Tio Sam em algum save do Football Manager. Contudo, como é uma liga muito diferente do que estamos acostumados no mundo do futebol, as mecânicas da elite futebolística dos Estados Unidos acaba assustando. Portanto, para ajudar as pessoas interessadas em jogar na MLS no FM, trouxemos esse guia explicando tudo aquilo que importa para compreender melhor a liga dentro do jogo.
      A temporada regular da MLS - MLS Supporters' Shield
      A primeira e mais importante coisa a ser notada é que a MLS é uma liga de verão, não uma liga de inverno. A temporada regular da Major League soccer ocorre entre Março e Outubro, com os playoffs da MLS Cup começando logo em seguida.
      A liga é dividida em duas conferências - Conferência Oeste e Conferência Leste. Mas por que é assim? Como a maioria das outras ligas esportivas dos Estados Unidos utilizam esse formato, acharam que seria mais fácil aumentar a aceitação do esporte copiando esses formatos. Além disso, é uma das heranças de quando os estadunidenses resolveram "americanizar" muitos aspectos do esporte.
      A conferência em que seu time se encontra afeta quantas vezes você joga contra cada time da liga. Cada um dos 22 times na liga irá jogar 34 partidas na temporada regular, 17 em casa e 17 fora. Os clubes irão enfrentar duas vezes cada time de sua conferência, uma vez em casa e outra fora Além disso, eles também enfrentam ao menos uma vez os times da outra conferência, alternando o mandante a cada nova temporada. Por exemplo, se Dallas versus Chicago Fire ocorre em Dallas nesse ano, no próximo ano, ele ocorrerá em Chicago.
      Também existem mais três jogos adicionais entre equipes de conferências diferentes, com um time em cada conferência jogando uma partida extra contra um time da outra conferência. Ao final da temporada, os pontos somados ao longo dos 34 jogos determinam o vencedor da temporada regular, a MLS Supporters' Shield.

Os playoffs - MLS Cup Playoffs
      Conquistar a MLS Supporters' Shield é uma conquista relevante dentro da MLS, entretanto, ela não é o grande prêmio. Após a temporada regular, os seis melhores times de cada conferência disputam os playoffs em buscada de conquistar a MLS Cup. Esse prêmio é o equivalente ao Super Bowl, da NFL ou ser o campeão da pós-temporada na NBA. O verdadeiro campeão da temporada é definido aqui.
      A primeira rodada de cada conferência tem o terceiro melhor colocado enfrentando em casa o sexto melhor colocado, enquanto o quarto melhor colocado recebe o quinto melhor colocado. O confronto em partida única determina quem avança para as semi-finais de cada conferência. Nas Semi-finais das conferências, o time de melhor campanha enfrenta o time de pior campanha, enquanto o time de segunda melhor campanha, enfrenta o time com a segunda pior campanha. Diferentemente da primeira rodada, que é disputada em uma única partida, aqui ocorrem partidas de ida e volta, com a melhor campanha decidindo em casa. Os vencedores avançam para as finais da Conferência, que também são disputadas em ida e volta. Quem vencer esse confronto avança para disputar a MLS Cup, com o vencedor das finais da outra Conferência. O time de melhor campanha geral decide a partida em jogo único em sua casa, com o vencedor desse confronto se sagrando o campeão da MLS daquele ano.
      Copas
      Existem duas copas que ocorrem concomitantemente com a temporada regular. A US Open Cup, disputada pelos times estadunidenses da MLS e divisões inferiores, enquanto o Canadiam Championship é disputa por todos os times profissionais de futebol do Canadá, estando eles ou não na MLS. O vencedor de cada uma dessas competições garantem uma vaga na Champions League da Concacaf, ocupando uma das vagas destinadas a cada um de seus países.
      Aproveitando o gancho, a distribuição de vagas para os times da MLS na Champions League da Concacaf é a seguinte:
      Uma vaga para o campeão da MLS Cup; Uma vaga para o vice-campeão da MLS Cup; Uma vaga para o vencedor da temporada regular, o MLS Supporters' Shield; Uma vaga para o vencedor da US Open Cup; Se um time conquistar o direito a diversas vagas, ou se um time canadense vencer o Supporters' Shield ou a MLS Cup, o time estadunidense com a melhor campanha que ainda não se qualificou para a competição fica com a vaga. Os times canadenses (Toronto FC, Montreal Impact e Vancouver Whitecaps) só podem se classificar para a Champions League da Concacaf vencendo o Canadian Championship.
      Em um menor grau, existem as "copas entre rivais". Elas são disputada toda temporada por rivais, com o vencedor sendo aquele tiver a melhor campanha nesses jogos especiais em cada temporada. Ainda utilizando o exemplo do FC Dallas, existem três dessas "copas". A Lamar Hunt Pioneer Cup, disputada contra o Columbus Crew, o Texas Derby contra o Houston Dynanmo e a Brimstone Cup disputada contra o Chicago Fire.
      Nenhum dessas "copas" tem real importância para a direção e para a torcida, já que não trazem prestígio adicional e nem são competições de verdade. São apenas títulos sem noções criados pela MLS para fabricar rivalidades e dar aos times algo para torcer. Nessas competições, você quer que seu time vença por causa dos três pontos, não por causa da conquista.
      Regras sobre Inscrição de jogadores e categorias de jogadores
      Depois de cobrirmos a estrutura da liga, é hora de mudarmos para as regras de inscrição de jogadores e suas diferentes categorias. Essa parte é destinada a informar aquilo que você precisa saber para montar seu time para a próxima temporada. Serão detalhadas as regras de inscrição e montagem de elenco, assim como as diferentes categorias de jogadores que podem ter em seu elenco.
      Um elenco da Major League Soccer é composto de um mínimo de 15 jogadores e no máximo 30 jogadores. Para a temporada de 2017 da MLS (o Football Manager 2018 não fornece a opção de começar na temporada 2018) o limite salarial é de 3.300.000 euros por ano. Enquanto a maioria dos jogadores de FM estão acostumados com valores salariais mensais, a Major League Soccer não computa as coisas dessa maneira, por isso, nesse guia, se necessário, as informações salariais serão mostradas em valores anuais.

Tela de inscrição dos jogadores na MLS com as regras a serem respeitadas.
      Como o teto salarial de 3,3 milhões de euros alocados para cada time, como eu faço para distribuir ele entre meus jogadores? O teto salarial somente é aplicado aos jogadores profissionais "dentro do orçamento". Esses serão cerca de 20 jogadores que você considera como o núcleo regular do seu time, e o salário máximo que pode ser pago é de 413 mil euros, isso sem utilizar o dinheiro de Alocação Geral para balancer as coisas.
      Os "jogadores fora do orçamento" são os seus dez jogadores suplementares e reservas e não contam para efeitos de teto salarial e são geralmente jogadores que serão últimos reservas ou opções aos jogadores mais regulares. Desses 10, no máximo 6 podem ser considerados Reservas e no máximo 4 podem ser considerados Reserva não-Homegrown. O valor máximo que pode ser pago aos reservas é de 45 mil euros anuais e para o Reserva Homegrown é de 55 mil euros
      Categorias dos jogadores
      Existem diversas categorias de jogadores que irão influenciar quem você pode e não pode contratar para ao seu time. A MLS aloca oito vagas para jogadores estrangeiros em cada time. Além disso, essas vagas podem ser trocadas em incrementos anuais, portanto, alguns times podem ter mais vagas em uma temporada e outros podem ter menos. Isso será discutido com mais detalhes abaixo.
      Jogadores domésticos e internacionais
      Para as regras de inscrição de jogadores, um jogador internacional para times baseados nos Estados Unidos é qualquer jogador que não se qualifica para um status de jogador doméstico do país. Para os clubes canadenses, um jogador internacional é qualquer jogador que não se qualifica para um status de jogador doméstico do Canadá ou dos Estados Unidos.
      Apesar de parecer óbvio o que deve ser um jogador doméstico ou internacional, é necessário fazer essa distinção pois as regras de jogadores domésticos são diferentes para estadunidenses e canadenses. Os jogadores canadenses não vão ser considerados domésticos num time dos EUA, mas jogadores estadunidenses serão considerados domésticos num time do Canadá. Para o jogo, um jogador doméstico é aquele que tem nacionalidade americana (ou canadense, no caso de clubes localizados nesse país), seja primária ou secundária e não existe limites para a quantidade de jogadores domésticos em seus times. Além disso, em times canadenses, é obrigatório ter ao menos três jogadores canadenses no elenco.
      Generation Adidas
      Generation Adidas é um programa designado para cultivar o talento de prospectivos jogadores de alto nível nos EUA e Canadá. Eles são jogadores de universidades e das seleções de base dos dois países que a MLS contratará para a liga com um status especial e que vão entrar no SuperDraft e podem ser considerados jogadores de maior potencial que os outros. Enquanto eles não se graduam no Generation Adidas, esses jogadores são registrados como jogadores suplementares no elenco e não impacta no teto salarial. No Football Manager 2018, os jogadores serão gerados no jogo no SuperDraft anual como newgens, portanto, você só pode adquirir esses jogadores durante o draft ou através de trocas. Vale ressaltar que não é um contrato ou categoria que você pode criar para você mesmo.
      Jogadores designados
      A última grande categoria que existe são os "Jogadores Designados". Esses jogadores são profissionais com uma qualidade significantemente mais alta que outros jogadores da MLS (pense em Beckham, Pirlo e Ibrahimovic, por exemplo). Esses jogadores contam no teto salarial apenas como o valor máximo de 413 mil euros, mas os times podem pagar muito mais se houver capacidade financeira para isso.
      Um "Jovem Jogador Designado", que ainda conta como um dos três jogadores designados na inscrição de elencos, é um jogador com idade inferior a 23 anos, mas seu impacto máximo no teto salarial será de 130 mil euros anuais para um jogador com menos de 20 anos e 172 mil euros anuais para jogadores entre 21 e 23 anos.
      Os clubes tem direito a duas vagas para Jogadores Designados, mas podem comprar uma terceira pagando cerca de 130 mil euros do seu orçamento de Alocação Geral para a organização da liga. Esse dinheiro será redistribuído para os outros times da liga na próxima temporada como verba de Alocação Geral.
      Ademais, tenha em mente que um clube pode utilizar seu orçamento de Alocação Geral para diminuir o impacto de um salário de um Jogador Designado até um valor mínimo de 130 mil euros anuais, o que pode ajudar a criar espaço no teto salarial de um clube.
      Aquisição de jogadores
      Para encerrar, cobriremos os diferentes tópicos relacionados a aquisição de jogadores. Falaremos de ranking de alocação, fundos de Alocação, os três drafts que um jogador de FM irá enfrentar e as diferentes formas que os clubes da MLS podem realizar trocas entre si.
      Fundos de alocação
      A coisa mais simples de explicar seriam os fundos de alocação. A Major League Soccer distribui um fundo de alocação anual para cada time que serve como fundo para contratar jogadores de ligas estrangeiras, para ser usado para cobrir pagamentos aos agentes, para ser usado como incentivo e opções na negociação contratual com jogadores, como parte das trocas entre times e para pagar de volta à organização da liga para diminuir o impacto salarial de um jogador designado no teto salarial anual. Enquanto pode ser utilizado de diferentes maneiras, mas todas específicas à MLS, pode ser rusticamente comparado com orçamentos de transferências em outras ligas.
      Ranking de Alocação
      O próximo conceito é o de "ranking de alocação". Favor não confundir com os fundos de alocação. Esse ranking determina a prioridade dos clubes em escolher jogadores no SuperDraft e no Re-Entry Draft.
      Para o SuperDraft, os clubes de expansão (novas franquias/clubes) ficam com a primeira escolha na sua primeira temporada, em seguida vem os times que não se classificaram para os playoffs em ordem inversa à sua classificação final na tabela geral da temporada regular (o último colocado tem preferência sobre o sétimo colocado), depois os times que foram eliminados nos Play-offs são encaixados na ordem em que foram eliminados e por fim, o vice-campeão e campeão da MLS Cup ficam com a penúltima e última escolha, respectivamente.
      Em suma, novos times ou os últimos colocados escolhem primeiro, e os vencedores por último. Essa é uma das maneiras encontradas pela estrutura da MLS é designada para encorajar competitividade e equilíbrio, garantindo que os piores times possam ter potencial acesso aos melhores jogadores primeiro. Além disso, é possível trocar a ordem de escolhas de qualquer rodada do SuperDraft com outros times da competição, dessa forma, os times podem fazer escolhas fora da ordem mencionado anteriormente, ou ter múltiplas escolhas em uma mesma rodada. Também é possível que um time não escolha ninguém e tenha que esperar até a próxima oportunidade em que tiver uma escolha, isso ocorre caso em alguma negociação, um clube tenha aberto mão de suas escolhas para contratar um jogador de outro clube da MLS.
      Drafts
      Agora que explicamos o ranking de alocação, podemos seguir para os três grandes drafts que ocorrem durante um save do FM 2018. Os anuais SuperDraft e Re-Entry Draft e o Draft de Expansão, que ocorre apenas ao final da primeira temporada, quando o Los Angeles FC se junta a competição a partir da temporada de 2018 em diante.
      SuperDraft
      O SuperDraft é o primeiro draft do calendário, e ocorre no começo de Janeiro. Você não pode participar do SuperDraft de 2017, mas eles começam a ocorrer anualmente a partir de 2018. O SuperDraft é um evento de quatro rodadas, onde os times escolhem newgens na faixa dos 20 anos em turnos. Esses são jovens jogadores que atuam em universidades americanas e estão buscando passar do futebol amador para o futebol profissional. Eles participam de uma série de combinados nas semanas anteriores ao evento. Esses combinados são sessões de treino e partidas que geram relatório de notícias dizendo quem está indo bem e quem está indo mal para dar uma ideia aos times na hora de buscar quem escolher.
      Na interface do Draft, você pode ver qual time será o próximo a escolher, pode revisar as seleções de drafts anteriores e pode avaliar os atributos dos jogadores para decidir quem escolher. Você pode passar suas escolhas ou deixar o draft a qualquer momento e pedir uma recomendação ao seu assistente técnico sobre quem selecionar para o seu time.

Re-Entry Draft e Waiver Draft
      A MLS não tem agentes livres como em outros esportes americanos, já que todos os contratos são de propriedade da organização da liga e não dos times, e é isso que permite o movimento interno de jogadores dentro da liga. O Re-Entry Draft que ocorre em Dezembro, permite que jogadores veteranos que estejam sem contrato ou que não tiveram suas opções de renovações ativadas por seus clubes possam ser draftados por um novo time para a próxima temporada. O time que escolheu o jogador tem o direito de reativar o antigo contrato do jogador ou oferecer um novo contrato. Os jogadores que participam desse draft tem mais de 23 anos e experiência dentro da competição. Além disso, existe um outro pequeno draft dos jogadores que foram liberados pelos seus times para trocar de clubes, mas não atingem os limites de idade ou de experiência dentro da competição exigidos pela organização da liga para participar do Re-Entry Draft. Como eles funcionam de maneira idêntica, discutiremos apenas o Re-Entry Draft, pois já é o suficiente para entender ambos.
      O Re-Entry Draft tem dois estágios divididos em duas rodadas, separados por alguns dias. Se um time não encontrar um jogador que gosta no draft, ele pode passar sua escolha e sair de determinado estágio do draft. Esse draft geralmente conta com jogador de pior qualidade que não foram capazes de causar impacto na competição, por isso, a maioria dos jogadores em quase todas os anos tendem a não ser uma boa escolha, mas às vezes um diamante perdido pode ser encontrado ou um reserva de qualidade aceitável.

Draft de Expansão
      O último draft no jogo ocorre apenas quando o Los Angeles FC se junta ao torneio em 2018. O Draft de Expansão é um draft apenas para os novos times para ajudá-los a construir um elenco para a próxima temporada. Num Draft de Expansão, cada time nomeia 11 jogadores do seu elenco como "jogadores protegidos" que não podem participar do draft, sendo assim, o restante dos jogadores está disponível para ser por times que estão se juntando a MLS em um draft curto de cinco rodadas, onde o time pode escolher uma pequena seleção de jogadores veteranos para juntar ao seu time. Nesse draft, o Los Angeles FC terá cinco escolhas, e assim que um jogador for escolhido, o restante dos jogadores de um time estão salvos de serem selecionados e retornam para seus clubes originais.

Transferências e trocas
      Para contratar jogadores livres ou para times de fora da MLS, você pode usar o orçamento de alocação do seu time como um orçamento de transferências para fazer ofertas para jogadores de outros clubes, pagar os agentes e adicionar incentivos ao contrato do jogador, da mesma forma que qualquer outra liga do Football Manager. Entretanto, existem trocas únicas que os times da MLS podem fazer um com os outros.
      Para a transferências de jogadores que já estão em um clube da MLS, existe um sistema de trocas onde você pode trocar um jogador por outro, por fundos de alocação, pela escolhas de um time em qualquer rodada do SuperDraft pelos próximos anos, ou por uma vaga de jogador internacional, entre outras coisas. Além disso, você pode fazer trocas que não envolvam jogadores, como trocar escolhas de draft por fundos de alocação, ou vagas para jogadores internacionais, ou qualquer combinação que você desejar.

O valor preciso de items como escolha de draft ou vaga para jogadores internacionais pode variar, e muitas vezes é necessário prática para determinar o que pode ser um valor justo por algo como uma escolha de draft. Por exemplo, um escolha de primeira rodada no SuperDraft de um time que tem mais probabilidades de ser um dos primeiros da lista tem mais valor do que um escolha de secunda ou última rodada, já que até lá, os bons jogadores já terão sido escolhidos, por isso, pode ser importante ter diversas escolhas em uma mesma rodada. Escolhas em algumas temporadas para frente, tem seu valor próprio, mas também tem menos valor o quão mais longe você estiver da data do draft, mas podem ser uma boa estratégia de longo prazo para ter opções em negociações futuras.
      É necessário intuição e prática para determinar se uma oferta é boa ou ruim para seu time. Se você tem um time fraco e precisa de um time de qualidade imediatamente, uma escolha próxima ao topo da lista pode ser uma boa troca com times de campanhas melhores por um jogador já desenvolvido, mas que não tem o espaço adequado por lá. Na contra-mão disso, se você for um treinador que gosta de desenvolver jovens jogadores não terá problemas em trocar essas escolhas, já que você pode usar essas escolhas para ter direito sobre jovens jogadores ou conseguir algum bom jogador mais velho caso você precisa.
      Outros guias do FManager Brasil
      https://www.fmanager.com.br/topic/130369-o-guia-das-instruções-à-equipa-e-instruções-ao-jogador-no-fm/ https://www.fmanager.com.br/topic/130178-usando-as-cobranças-de-laterais-ao-seu-favor-no-fm/ https://www.fmanager.com.br/topic/130213-um-guia-tático-em-12-passos/ https://www.fmanager.com.br/topic/130299-o-manual-das-instruções-ao-adversário/ https://www.fmanager.com.br/topic/129849-planos-de-a-a-z-mudando-o-panorama-de-um-jogo/ https://www.fmanager.com.br/topic/130004-treinamento-no-fm-um-guia-completo/ Texto traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fontes: https://www.thehighertempopress.com/2017/11/fm18-league-guide-major-league-soccer-i-league-structure/, https://www.thehighertempopress.com/2017/11/fm18-league-guide-major-league-soccer-ii-roster-composition/ e https://www.thehighertempopress.com/2017/11/fm18-league-guide-major-league-soccer-iii-player-acquisition/
      Banner: @_Matheus_
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Para qualquer clube focando no desenvolvimento de jogadores, a quantidade de novos talentos encontrados através dos olheiros é tão importante quanto desenvolver bem seus próprios jogadores. Enquanto a fornada anual de jovens pode lhe fornecer algumas boas jovens promessas de graça, o nível da qualidade deles muitas vezes é relativo a sua própria determinação em melhorar o conhecimento regional dos seus olheiros, as infraestruturas do clube e outros aspectos que envolve sua categoria de base. Na contratação, existem alguns aspectos escondidos que ajudam a aumentar as probabilidades de obter um futuro craque da bola no Football Manager. Por isso, para te ajudar nesse processo, fornecemos um mapa completo e estruturado sobre a localização das jovens promessas no FM.
      Esse guia contém informações básicas, que muitos já podem estar carecas de saber, com algumas informações mais aprofundadas sobre a geração jovens promessas no FM. Buscamos fornecer aqui informações sobre todas as regiões observáveis no jogo com seu nível de Classificação Júnior, que são uma informação vital na hora de decidir as tarefas da sua equipe de observação e aumentar ainda mais o conhecimento do seu clube sobre jogadores de todo o mundo. Além disso, conta também com informações sobre a importância do futebol em cada um desses país, outro fator que afeta a qualidade média dos jogadores que surgem nesses países. Portanto, para quem busca sempre ter as melhores promessas e newgens no seu time, esse guia é fundamental, pois demonstrará quais as nações são melhores geradoras de talentos dentro do jogo.
      Essa listagem de regiões do jogo, Classificação Júnior e importância do futebol irá te mostrar o nível médio de cada país no que tange a qualidade de geração jovens promessas no FM. Isso significa que existem mais chances de encontrar melhores newgens em uma nação que possua alta Classificação Júnior e o futebol é um esporte muito importante, em comparação a um país que tenha baixa Classificação Júnior e o futebol não seja tão importante assim. Mas, antes de apresentarmos esse mapa das jovens promessas no FM, vamos discutir um pouco mais sobre esses dois conceitos tão importantes.
      LEIA MAIS: O Desenvolvimento de uma categoria de base
      O que é Classificação Júnior?
      A Classificação Júnior influencia qual a probabilidade de um país produzir uma grande quantidade de newgens de qualidade. Um país que produza frequentemente uma grande quantidade de jogadores de classe mundial, como o Brasil e a Argentina, terão maior Classificação Júnior que países que não revelam tantos talentos estelares como Estados Unidos e China. Sendo assim, um país que tenha uma maior atribuição nesse atributo, ao longo de um ano de geração de jovens promessas no FM, irá produzir em média, mais craques do que os países com baixos valores. Mas vale lembrar que além desse valor, é importante observar a reputação dos clubes, as infraestruturas dos clubes no que tange o desenvolvimento de jovens promessas e também, um pouco de sorte. Isso significa que não adianta nada procurar bons jogadores em clubes que não tem condição de produzi-los.
      Por fim, devemos frisar que a Classificação Júnior é um atributo estático determinado pelas equipes de pesquisa do Football Manager, portanto, ele não muda ao longo do tempo. Para quem deseja alterar o valor, é necessário editar as configurações do país desejado utilizando o editor oficial do jogo.
      O que é a importância do jogo?
      A importância do jogo é outro fator que anda lado a lado com a Classificação Júnior como fator para a produção de jovens promessas de qualidade. Esse atributo é definido avaliando a relação do futebol com a economia do país, como o futebol afeta as pessoas no país, e o quão importante é o futebol, em comparação a outros esportes, dentro de um país. Obviamente que o futebol no Brasil é muito importante, já que é o esporte nacional, mas por exemplo, País de Gales tem como esporte nacional o Rúgbi e com isso, a importância do jogo no FM, reflete essas questões. E um alto nível de importância do jogo, gera um maior interesse da sua população com o futebol, sendo assim, mais pessoas tem interesse em serem jogadores de futebol, aumentando assim, a quantidade de jovens promessas geradas.
      LEIA MAIS: O manual das instruções ao adversário
      No final das contas, países com muita população, altos valores de importância do jogo e Classificação Júnior são grandes produtores de jovem promessa.
      Tendo explicado esses dois aspectos importantes, é hora de enumerá-los para vocês. Os países de cada região estão listados em ordem de maiores produtores para melhores produtores. Se existir um empate em termos de Classificação Júnior e importância do jogo, quem estiver na lista primeiro, tem a melhor geração jovens promessas no FM.

Região de Observação – América do Sul Oriental
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Brasil Muito Importante Argentina Muito Importante Uruguai Muito Importante Paraguai Muito importante Guiana Não importante Suriname Importante Guiana Francesa Completamente inútil  
      Região de Observação – América do Sul Ocidental
      País Classificação Júnior Importância do jogo Colômbia Muito Importante Peru Muito Importante Equador Muito Importante Chile Muito Importante Venezuela Importante Bolívia Muito Importante  
      Região de Observação – Europa Central
      País Classificação Júnior Importância do jogo Alemanha Muito Importante Itália Muito Importante França Muito Importante Espanha Muito Importante Holanda Muito Importante Portugal Muito Importante Bélgica Muito Importante Suíça Importante Áustria Muito Importante Liechtenstein Completamente inútil Andorra Completamente inútil Luxemburgo Completamente inútil San Marino Completamente inútil  
      Região de Observação – Reino Unido & Irlanda
      País Classificação Júnior Importância do jogo Inglaterra Muito importante Escócia Muito importante Irlanda Importante Irlanda do Norte Importante País de Gales Importante  
      Região de Observação – Sul da Europa
      País Classificação Júnior Importância do jogo Turquia Muito Importante Grécia Muito Importante Chipre Muito Importante Malta Completamente inútil Gibraltar Importante  
      Região de Observação – Leste Europeu
      País Classificação Júnior Importância do jogo Rússia Importante Sérvia Muito Importante Croácia Muito Importante Ucrânia Importante Polônia Importante Rep. Tcheca Importante Romênia Muito Importante Eslováquia Importante Eslovênia Importante Bósnia & Herzegovina Muito Importante Bulgária Muito Importante Hungria Muito Importante Geórgia Muito Importante Albânia Muito Importante Macedônia Importante Letônia Importante Belarus Importante Estônia Importante Montenegro Importante Lituânia Importante Moldávia Não Importante Azerbaijão Não Importante Armênia Importante Kosovo Importante  
      Região de Observação – Escandinávia
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Dinamarca Muito Importante Suécia Muito Importante Noruega Muito Importante Finlândia Importante Islândia Importante Ilhas Faroe Completamente inútil  
      Região de Observação – América do Norte
      País Classificação Júnior Importância do Jogo México Muito Importante Estados Unidos Não Importante Canadá Não Importante St. Pierre & Miquelon Não Importante  
      Região de Observação – Norte da África
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Egito Muito Importante Argélia Muito Importante Marrocos Muito Importante Tunísia Muito Importante Sudão Muito Importante Líbia Muito Importante  
      Região de Observação – Oeste da África
      País Classificação Júnior Importância do jogo Nigéria Muito Importante Costa do Marfim Muito Importante Gana Muito Importante Senegal Muito Importante Mali Muito Importante Burkina Faso Muito Importante Guiné Muito Importante Togo Muito Importante Benin Muito Importante Gâmbia Importante Cabo Verde Não Importante Libéria Importante Níger Importante Serra Leoa Muito Importante Mauritânia Importante Guiné-Bissau Não Importante  
      Região de Observação – Leste Asiático
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Japão Muito Importante Coreia do Sul Importante Coreia do Norte Não Importante China Muito Importante Hong Kong Completamente Inútil Mongólia Completamente Inútil Taiwan Completamente Inútil Guam Completamente Inútil Macau (China PR) Completamente Inútil Ilhas Marianas do Norte Completamente Inútil  
      Região de Observação – Oriente Médio
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Jordânia Não Importante Iraque Não Importante Irã Muito Importante Arábia Saudita Não Importante Síria Não Importante Bahrein Completamente Inútil Israel Importante Kuwait Não Importante Omã Completamente Inútil Líbano Completamente Inútil Emirados Árabes Unidos Completamente Inútil Iêmen Completamente Inútil Palestina Não Importante Qatar Completamente Inútil  
      Região de Observação – África Central
      País Classificação Júnior Importância do Jogo RD Congo Muito Importante Camarões Muito Importante Gabão Muito Importante Congo Muito Importante Guiné Equatorial Completamente Inútil Chade Completamente Inútil República Centro-Africana Não Importante São Tomé & Príncipe Completamente Inútil  
      Região de Observação – Sul da África
      País Classificação Júnior Importância do Jogo África do Sul Muito Importante Angola Muito Importante Moçambique Muito Importante Zâmbia Muito Importante Malawi Importante Zimbabué Muito Importante Botswana Não Importante Namíbia Não Importante Madagascar Completamente Inútil Lesoto Não Importante Maurícia Completamente Inútil Seicheles Completamente Inútil Suazilândia Completamente Inútil Comoros Não Importante  
      Região de Observação – Sudeste Asiático
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Austrália Importante Tailândia Importante Vietnã Não Importante Indonésia Importante Myanmar Não Importante Malásia Não Importante Singapura Completamente Inútil Filipinas Completamente Inútil Cambodja Completamente Inútil Laos Completamente Inútil Brunei Completamente Inútil Timor Leste Completamente Inútil  
      Região de Observação – Sul da Ásia
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Índia Não Importante Maldivas Completamente Inútil Paquistão Completamente Inútil Bangladesh Completamente Inútil Afeganistão Não Importante Sri Lanka Completamente Inútil Nepal Completamente Inútil Butão Não Importante  
      Região de Observação – América Central
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Honduras Importante Costa Rica Muito Importante Guatemala Importante El Salvador Muito Importante Panamá Completamente Inútil Nicarágua Completamente Inútil Belize Completamente Inútil  
      Região de Observação – Caribe
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Jamaica Muito Importante Trinidad & Tobago Importante Cuba Não Importante Haiti Muito Importante Guadalupe Importante São Vicente Importante Barbados Completamente Inútil Martinica Importante Bermuda Não Importante São Cristóvão e Neves Não Importante Santa Lúcia Completamente Inútil Granada Não Importante Curaçao Completamente Inútil Porto Rico Não Importante Antígua & Barbuda Importante Ilhas Cayman Importante República Dominicana Não Importante São Martinho Completamente Inútil Bahamas Completamente Inútil Ilha de São Martinho Completamente Inútil Dominica Importante Ilhas Turcas e Caicos Não Importante Ilhas Virgens Britânicas Não Importante Anguilla Não Importante Aruba Completamente Inútil Ilhas Virgens Americanas Completamente Inútil Montserrat Não Importante Bonaire Importante  
      Região de Observação – Oceania
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Nova Zelândia Não Importante Ilhas Salomão Não Importante Tahiti Não Importante Fiji Não Importante Papua-nova Guiné Não Importante Vanuatu Completamente Inútil Nova Caledônia Completamente Inútil Samoa Completamente Inútil Ilhas Cook Completamente Inútil Tonga Completamente Inútil Samoa Americana Completamente Inútil Tuvalu Completamente Inútil Wallis & Futuna Não Importante Kiribati Completamente Inútil Micronésia Completamente Inútil  
      Região de Observação – Leste da África
      País Classificação Júnior Importância do Jogo Uganda Muito Importante Tanzânia Muito Importante Etiópia Completamente Inútil Quênia Importante Ruanda Importante Burundi Não Importante Somália Não Importante Eritrea Completamente Inútil Sudão do Sul Muito Importante Zanzibar Importante Mayotte Não Importante Reunião Completamente Inútil Djibouti Completamente Inútil  
      Região de Observação – Ásia Central
        País Classificação Júnior Importância do Jogo Uzbesquistão Importante Cazaquistão Não Importante Tajiquistão Não Importante Turcomenistão Não Importante Quirguistão Não Importante LEIA MAIS: Como encontrar as melhores promessas no FM?
      Qualquer erro, deixe um comentário para que eu possa corrigir. Algo pode ter passado despercebido com esse tanto de regiões.
      Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: https://www.passion4fm.com/football-manager-scouting-regions-nations-youth-rating/
      Banner: @_Matheus_
    • Netero
      Por Netero
      Boa tarde ! Estou com um problema...eu treino a seleção sub-23 dos EUA,mas convoquei todos abaixo dos 23 anos,só que um se lesionou e não tenho mais quem convocar. o que faço ???