Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"O homem das 33 táticas"


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral
Citar

'O homem das 33 táticas': conheça o ex-bancário fumante e estressado que fez Cuca deixar Palmeiras para aprender com ele

Publicado em 19/01/2017, 06:00 --- Atualizado em 19/01/2017, 06:00
Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
 
CARLO HERMANN/AFP/GETTY IMAGES
Maurizio Sarri Tecnico Napoli Milan Fuma Cigarro Campeonato Italiano 30/11/2015
Maurizio Sarri fuma durante jogo do Napoli no Campeonato Italiano

Quando Cuca, então prestes a conquistar o Campeonato Brasileiro com o Palmeiras, anunciou que não renovaria seu contrato ao fim de 2016 para passar um tempo viajando e estudando com treinadores estrangeiros, o primeiro nome de novo "professor" mencionado foi o de Maurizio Sarri, 58 anos, allenatore do Napoli desde 2015.

"(Rubens) Minelli e (Luiz Felipe) Scolari são, como técnicos, sempre meus pontos de referência. Em 2017, porém, devo fazer uma viagem à Itália para conhecer os técnicos do momento. Admiro muito o Sarri, que fez um grande trabalho primeiro no Empoli e agora no Napoli. Quero observar de perto seu trabalho", disse Cuca, à Gazzetta dello Sport.

Muitos podem questionar o que é que o comandante campeão brasileiro em 2016 e que levantou a Libertadores de 2013 pode aprender com um técnico desconhecido do grande público, que nunca ganhou um título importante e que há alguns anos trabalhava em dois turnos, alternando um emprego em um banco com o de treinador de futebol.

Quem conhece Sarri bem, porém, garante: Cuca tem muito a aprender com ele. É o que assegura o atacante Rafael Bondi, revelado pelo Londrina e que atua desde 2002 em clubes do futebol italiano.

Bondi fez uma parceria vencedora com Sarri, atuando sob o comando do treinador por quatro temporadas em três times diferentes, ajudando o comandante a virar o "rei do acesso" nas divisões inferiores.

"No início da carreira, ele trabalhava no banco [Monte dei Paschi, o mais antigo do mundo em atividade] de manhã e treinava times nas 6ª e na 7ª divisão da Itália na parte da tarde. Aí ele ganhou três campeonatos um atrás do outro e levou um time praticamente amador à Série C2 [4ª divisão italiana]. Nessa época, ele pediu demissão do banco e foi trabalhar só com futebol", conta o centroavante brasileiro, em entrevista ao ESPN.com.br.

A saída do banco, onde Sarri trabalhava como promotor financeiro, aconteceu quando ele trocou o Tegoleto pelo Sansovino, na virada de 1999 para 2000. Ficou na equipe por três anos, passando depois por Sangiovannese, Pescara, Arezzo, Avellino, Verona, Perugia, Grosetto, Alessandria e Sorrento antes de chegar ao Empoli, em 2012.

Nos três anos em que comandou a equipe azul, bateu na trave para conseguir o acesso à elite na primeira temporada, mas não decepcionou na segunda chance. Com uma campanha quase perfeita (e um futebol vistoso), subiu para a Serie A com um 2º lugar na Serie B. Em sua estreia na elite, foi bem mais uma vez, mantendo a pequena equipe da Toscana na primeira divisão.

Seu bom trabalho chamou a atenção do Napoli, que o contratou em 2015. E já em sua primeira temporada no clube celeste, fez ótima campanha, ameaçando o poder da Juventus e terminando como vice-campeão do Italiano 2015/16. Tudo isso com um time muito equilibrado, que jogava bonito, marcando 80 gols e levando só 32 em 38 jogos.

Agora, em seu segundo ano, ele está em 3º lugar, quatro pontos atrás da Juve.

Ao ESPN.com.br, Cuca disse que irá em breve à Itália para se aperfeiçoar com Sarri e também com Luciano Spaletti: "Ainda não tenho data certa, mas vou no Napoli e na Roma também", salientou. Ainda em dezembro, ele havia dito que estava ansioso pelos estudos na Itália: "Eu quero melhorar meus conceitos de treinamento. Não de jogo. De jogo cada um tem o seu. Eu vou buscar novos conceitos de treinamento, e quem busca novos conceitos e enriquece seu saber, é importantíssimo", afirmou o paranaense.

MARCO BERTORELLO/AFP/GETTY IMAGES
Maurizio Sarri Tecnico Empoli Juventus Fuma Cigarro Campeonato Italiano 04/04/2015
Maurizio Sarri fuma durante jogo do Empoli, time que o fez ficar famoso na Itália
 

O HOMEM DAS 33 TÁTICAS

Segundo Rafael Bondi, Maurizio Sarri é conhecido por um apelido peculiar, devido à sua expertise tanto na montagem do time quanto no estudo da equipe adversária.

"Eu trabalhei com ele no Arezzo, na Alessandria e no Sorrento e sempre aprendi muito. Na Itália, ele é chamado de 'Homem das 33 táticas', porque ele tem jogada ensaiada para tudo. Até para lateral!", conta o atacante brasileiro, que revela até os "disfarces" usados.

"Ele tem jogada para tudo que você imaginar: lateral, saída de defesa, transição meio-ataque, para tudo! Do jeito que o cobrador do lateral pegava na bola você já sabia onde ele ia jogar. O Sarri também coloca os nomes dos roupeiros e dos massagistas nas jogadas ensaiadas, aí quando alguém grita 'fulano' você se prepara para o lance", revela.

Curiosamente, Cuca, que em breve irá à Itália para estudar com Sarri, também se notabilizou pelas jogadas ensaiadas, inclusive de lateral, no último Brasileiro. O gol que ratificou a taça do Palmeiras, por exemplo, saiu em uma trama montada pelo treinador que terminou no tento de Fabiano na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense.

Rafael também ressalta o exaustivo estudo que o comandante faz dos rivais.

SERGEI SUPINSKY/AFP/GETTY IMAGES
Maurizio Sarri Coletiva Napoli Champions 12/09/2016
Maurizio Sarri se irrita durante coletiva de imprensa do Napoli

"Ele é um ótimo treinador, muito preparado, que estuda muito os adversários. Ele conhece todos os jogadores rivais nos mínimos detalhes. Quando você entra em campo com o Sarri, você sabe exatamente o que vai fazer em cada minuto do jogo, e sempre fica preparado para cada situação que aparecer no decorrer", elogia.

O brasileiro, aliás, diz que não se surpreende com o sucesso recente de Sarri.

"O crecimento dele não foi rápido, porque ele ficou muitos anos se preparando nas categorias inferiores, mas batalhou muito em Serie C2, Serie C, Serie B... Quando o Empoli o contratou é que foi o salto na carreira para algo maior", ressalta Rafael Bondi.

"Uma vez que ele chegou à Seria A eu sabia que seria para ficar. Se nas categorias inferiores ele já fazia grandes trabalhos com material de menor qualidade, sabia que ele ia arrebentar quando tivesse um elenco legal na elite. E foi o que aconteceu", completa.

TULLIO M. PUGLIA/GETTY IMAGES
Maurizio Sarri Tecnico Napoli Palermo Campeonato Italiano 10/09/2016
Maurizio Sarri durante jogo entre Napoli e Palermo
 

FUMANTE, ESTRESSADO E INSONE

Filho de um operador de guindastes, Maurizio Sarri tentou ser jogador de futebol quando jovem, mas, sem tanto talento, ficou apenas em categorias amadoras. Preferiu se dedicar aos estudos e acabou indo trabalhar com finanças no banco, ao mesmo tempo em que usava seu amor pelo esporte para treinar pequenos clubes da Toscana.

FEDERICA ROSELLI/NURPHOTO/GETTY IMAGES
Maurizio Sarri Tecnico Napoli Pescara Campeonato Italiano Fuma Cigarro 21/08/2016
Cigarro: hábito do banco que foi mantido

Dos tempos de promotor financeiro, levou boa parte dos hábitos para o campo de futebol, mesmo quando pediu demissão do Monte dei Paschi. Uma de suas principais características é o temperamento bastante estressado e impaciente - parte disso fruto da insônia que lhe acompanha.

Além disso, Sarri é fumante compulsivo, muitas vezes acendendo cigarros até mesmo na beira do gramado.

"Cara, ele é bem estressado. Fuma muito, parece uma chaminé. E tem umas olheiras... Tem dia que nem dorme", cita Rafael Bondi, dizendo que, apesar de tudo, o comandante desempenha seu trabalho como poucos: "Taticamente, ele é o melhor com quem eu trabalhei, principalmente parte defensiva".

O brasileiro também salienta que, apesar de nervoso, o técnico é ótimo comunicador.

"Ele tem uma capacidade para falar com os jogadores que é coisa de louco. Ele estudou até as estratégias de comunicação do (Barack) Obama [ex-presidente dos Estados Unidos]. Ele estudava muito os modos que os grandes líderes usam para se comunicar, a dialética, os gestos, os modos... É um grandíssimo orador", relata o ex-Londrina.

A personalidade nervosa, porém, acabou jogando contra em janeiro do ano passado, quando Sarri trocou insultos com Roberto Mancini, então comandante da Inter de Milão, durante jogo da Copa da Itália. Após a partida, Mancini acusou Sarri de ter proferido insutos homofóbicos. O técnico do Napoli acabaria punido em 20 mil euros (R$ 68,8 mil), levando também um gancho de dois jogos no Italiano por "insultos ao treinador rival".

Bondi ainda conta que Maurizio Sarri tem ódio de chuteiras coloridas, e chegou até a barrar seus jogadores de usá-las quando ainda treinava times menores antes do Napoli.

GETTY IMAGES
Mancini (de costas) e Sarri discutiram durante partida da Copa Itália
Mancini (de costas) e Sarri discutiram durante partida da Copa Itália

"No começo da carreira, ele exigir que todos pintassem as chuteiras de preto, não queria coloridas de jeito nenhum. Ele dizia que isso era um aspecto muito comercial e que não gostava, pois distraía dos jogadores. Com o tempo ele acabou mudando, mas já vi muito cara não jogar porque se recusou a pintar a chuteira", diverte-se Rafael, uma das "vítimas".

"Teve um time em que trabalhamos juntos que ele pediu para o roupeiro pintar todas as chuteiras. Teve jogador até que levou multa do patrocinador depois", encerra.

@ESPN.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior dos maiores.

Maurizio Sarri, il mister nato senza camicia, che scrive sul taccuino, legge Bukowski, vota a sinistra (ma non Renzi) e non sogna di allenare una grande squadra: «Spesso mi chiedo se ne sarei in grado. Forse no. Esigo molto lavoro e abnegazione, un giovane lo accetta, una star no»

Vai terminar a carreira no Napoli se Deus quiser.

Em 11/06/2015 at 21:31, Roman disse:

TEMOS UM CAMPEONATO! Maurizio Sarri no Napoli. Agora o Allegri não engana mais.

Pena que o Allegri continuou enganando.

EDIT Pra esses jornalistas de bosta que fizeram a matéria, segue a resposta do Sarri dada em jan/16: “As etiquetas aborrecem-me: o ex-empregado do banco que fuma muito e tem 33 esquemas de bola parada. Estou cansado”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Alguém podia publicar aqui como reproduzir a tática dele no Napoli no FM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...