Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Eisern Union


Danut

Posts Recomendados

Até agora tenho acertado as minhas previsões.kkkkk.Agora falando sério,pegou um adversário cascudo no playout e vai ser complicado, mas como a equipe vem evoluindo eu ainda acredito na permanência.Aupa Unión,aula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 619
  • Criado
  • Última resposta
Em 07/02/2017 at 23:02, guigasparotto disse:

Depois de uma temporada inteira de muito sofrimento, você conseguiu pelo menos ficar na 16ª posição, o que garante um pouco mais de sofrimento hahaha.

A proposta desse save é realmente muito complicada e nesse momento é difícil imaginar um cenário muito melhor para a equipe nas próximas temporadas.

Espero que a equipe consiga repetir a atuação da última rodada e consiga permanecer na Bundesliga por pelo menos mais uma temporada. Boa sorte!

Nada como um pouco mais de sofrimento para encerrar uma temporada de sofrimento, né? :P Mas olha, apesar de ser sofrimento, jogar o play-out é ótimo nesse momento, pois não esperava nem conseguir isso. Então a gente sofre, mas gosta.

Em relação à proposta do save, esse acho que vai ser um ponto onde vou sofrer (mais sofrimento) bastante nos próximos anos. Se a equipe cair de divisão, vai ter muito jogador querendo sair, acho. Já temos o melhor do time reclamando que não foi autorizado a deixar o clube, tem outros jovens que estão se desenvolvendo e podem ter nível de primeira divisão, então é provável que o clube acabe tendo que abrir mão de alguns ou jogar com um time insatisfeito. Se abrir mão, vai ser difícil achar reforços com a qualidade necessária para brigar pelo acesso de novo - talvez o clube acabe derrapando para o meio da 2. Bundesliga daí.

Por outro lado, se não cair, o assédio sobre alguns dos jogadores vai continuar a existir, e ainda vamos ter muito pouca chance de reforçar o elenco para o próximo ano. Já venho analisando o mercado, e é muito muito difícil encontrar algum nome com qualidade para jogar a Bundesliga e que queira jogar pelo Union (e ainda por cima, dentro de nossa realidade salarial). A maior esperança, nesse cenário, é segurar os jogadores e ir desenvolvendo eles mesmo, com talvez um ou dois reforços pontuais. De qualquer modo, se não cair, o próximo ano também deverá ser de sofrimento. Não é um save para fracos no momento :P

Obrigado pelo comentário, apesar do sofrimento :)

 

Em 08/02/2017 at 16:57, Henrique M. disse:

Um alívio momentâneo para adicionar mais tensão nos playoffs. Deu azar de pegar um adversário mais forte, podia ter pegado algum menos tradicional, é ver como a equipe lida com a pressão de um mata-mata tão importante assim.

Como falei para o guigasparotto, vem mais tensão por aí, mas já estou feliz de ter conseguido atingir essa fase. Não queria jogar contra o Mainz né, mas não podemos escolher adversário. Precisaremos ser melhor do que eles para nos mantermos na Bundesliga, não tem jeito.

Em relação à pressão, eu tenho medo disso, pois meus jogadores não gostam muito de jogos importantes. Por outro lado, atuaram tão bem contra o Hoffenheim que começo a achar que esse ano tão duro já foi o suficiente para transformar a maior parte deles de garotos em homens. Vão ter que provar agora.

Obrigado por acompanhar e comentar :)

 

Em 11/02/2017 at 09:49, Sagittarius no Sisyphus disse:

Que final de Bundesliga! Quando se esperava que o time ia enfrentar mais dificuldades eles foram lá e passaram o trator no Hoffenheim. O time vai com moral para cima do Mainz.

Pois é. Eu tinha certeza que o time ia pipocar, pois tenho vários jogadores que não curtem jogos decisivos. Mas acho que o ano sofrido fez eles crescerem. Espero que consigam repetir essa performance nos jogos contra o Mainz. Adoraria ser surpreendido de novo.

Valeu por comentar :)

 

Em 11/02/2017 at 10:50, ggpofm disse:

Voltando de férias e colocando as leituras em dia.

Antes de tudo, gosto da série de amistosos ligados à história. Fica bem legal.

Não sei desde qual temporada você passou a usar logos dos clubes, mas o save fica mais legal desse jeito.

"Nico Brandenburger – nosso meia sofreu uma intoxicação gastrointestinal ". Na verdade ele sentiu a pressão da partida e acabou tendo um diarréia daquelas. Para não queimar o jogador o DM inventou essa. :P

Sofrimento total em toda a temporada. Que dureza. Muito boa a renovação do contrato. Sinal que a diretoria entendeu a situação do clube. Espero que consiga ficar na Bundesliga, mas se cair não será nada estranho. A coisa está difícil, mas estamos aqui para apoiá-lo e cornetá-lo. Vai ser legal esse play-out.

Fico feliz com o teu retorno, sempre com excelentes comentários.

Sobre os amistosos, é bom receber um feedback sobre isso. Eu sempre jogo amistosos contra equipes fracas, sem me importar de todo com os resultados (tanto que já cheguei a escalar goleiro reserva na ponta, por falta de jogadores em condição de jogo), então pensei que essa era uma forma legal de dar algum sentido a eles. Que bom que está agradando.

Sobre os logos, eu andei baixando eles em algum lugar quando tive que reinstalar o Windows aqui no pc, aí tava vendo o que precisava baixar. Mas, pra ser bem sincero, nem lembro de onde tirei. Talvez tenha sido aqui do Fórum, vou precisar dar uma olhada agora, pois o computador deu pau de novo e eu estou sem eles novamente. Ia continuar sem, pois não me importo muito, mas então vou procurar e baixar outra vez.

Essa do Brandenburger eu ri bastante. Deixa o coitado do jogador, ele não gosta muito de jogos decisivos, ficou nervoso. Pode acontecer com qualquer um, mas não precisa sair na imprensa com todas as palavras né :P

Quanto ao sofrimento, é o que comentei na resposta ao guigasparotto: o ano todo foi sofrido, e continua ainda, mas é isso que o clube pode entregar mesmo. E para as próximas temporadas, a promessa é de que a situação se repita, seja na Bundesliga ou na 2. Bundesliga.

Que venha o play-out :)

 

13 horas atrás, LC disse:

Até agora tenho acertado as minhas previsões.kkkkk.Agora falando sério,pegou um adversário cascudo no playout e vai ser complicado, mas como a equipe vem evoluindo eu ainda acredito na permanência.Aupa Unión,aula.

Olha, que ótimo que tu tá prevendo a permanência. Como melhor vidente aqui do save, se tu achasse que o clube vai cair eu já ia ficar mais preocupado :P Agora é ver se tu crava certo essa última previsão também. O adversário é difícil mesmo, mas agora não tem o que fazer, é ganhar deles ou se resignar com a 2. Bundesliga.

Valeu por acompanhar e comentar (e, principalmente, por prever que a equipe vai se manter na divisão :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://lh3.googleusercontent.com/PNkRgKH0QPQE-6DqmOAx4v7ObX0C3wtCDXLzooL6KUaTbzdsdAnuvAcqxbAEt2zOmkmXLd-591NApYkiDgEseme7XpknQ70GzQt2yn6wo6Qb_eWK-JspsQdry9sVUchew95EKas5G5hrbW8SddfXcH6Ixdwfqk6ZwiPFFuw5bg-8iIIg7Ku2SNJ6_P3h0AEM4RrvtfNHWZq9RY61EOafq2Pf2kCoxqZyaGmpv6YDX-cjeKqx9jkmllQJV9rd2419WKNZkAwoTHT0q-njy8I3q-v1PmtMbbGsM97YPAHYy6Xl5M7YuKU8CH7hHt0Pw7lGg2-MK9ZkMA906YuJTB1AKTdchRGm6n_EMHBv22dGTf-sDUfjls7Ny8xPJY_7S-p6FIwu1cmmXHG7Q8VXAo3XnrctOY5ofJmPYIMRxnXL8R5hFaYjbUy9_bjIb998gXAqvmNqd1Px6aCy7pyZu0sx_YGaEppjdC5UQS0MWSRQuFjRtq41dx2reg0ai-jDs_tUGrcSD0ONwoq9_S9-xY7yEBZJeKvqoGe7gzjdT5PVB3yjvh5roe97S0QfbLvcekLUID3_jKIyn1cJl8RdnxCVYLwbHyMtIR1Hof575ePUsny1v3XDb5Nsm_xyj6nDP4T2Do2tITjIMoysS6QCgGCNBGAgAp809ptdESVb4YHqLA=w750-h280-no

Na última atualização, o Union Berlin conseguiu sua melhor atuação no save, e com isso garantiu a vaga no play-out. A tensão, contudo, continua no ar, pois o clube precisa repetir o bom desempenho no confronto contra o Mainz 05 se quiser escapar do rebaixamento. Esse confronto ficará para a próxima atualização (porque eu gosto de manter o suspense :P), que deve sair em breve. Por enquanto, vamos ler um pouco mais da história do Union Berlin, agora com foco em sua relação com os jogos decisivos de rebaixamento e/ou promoção.

 

Complexo de relegação ou O estranho gosto pelo fracasso

Quando a última rodada da Bundesliga acabou e o Union Berlin assegurou a vaga no play-out (chamado na Alemanha de "rodada de relegação"), os torcedores respiraram aliviados. Afinal, melhor ter que sofrer por mais dois jogos do que já estar com o rebaixamento decretado. Alguns desses torcedores, contudo, certamente lembraram da história do clube, e o alívio momentâneo deve ter se transformado em mais preocupação. Isso porque o Union Berlin não tem uma relação muito boa com decisões de relegação.

Tudo começou na década de 1970. Com dificuldades de se manter competitivo frente ao BFC Dynamo, o Union Berlin acabou sendo rebaixado à 2ª divisão do futebol da RDA em 1973. Na primeira temporada no segundo escalão (1973/74), o time passeou por seu grupo, terminando com o melhor ataque, a melhor defesa e uma boa folga na primeira colocação.

https://lh3.googleusercontent.com/1csPPxWLGwkUj7qhkWD5QBh9ikq7rF358UsZM4scijb3TYcNWLZJTvArVXBhxRq6lssukv61mr6B3qX7F2qyIqK7-va-JiHFIOfnjeErKmPQOqOaJBQ7pJ2xZCuPTE3xhhhtP8K8VXSu-xCcFTCaOveKoOIiTs2kWAf08HzNJTvbIyXdVg-ruMQQ9x830ZVijW1zDVT2dS24ZwrbzJ8AsyprZlWvvhQLlKmm5BGt1zzRmC42zar_boBD_l6SPn_F-hGP7uEEhMQ4A1m-eDw6tNKoOQ7wmhDRVwITDIotjYN45x0-NVxu4WT0PQbsAjR5YPmcFF2qeeyXqBuV6MbDHZP7z_J5_nOkc-G2qIID5dKqPqGBYt5idJW-AdyRg5cX31a3G48bm1lnch3Fm4cB2pKbosd-WSkf-jBtTn0xHPfTHDmsxQHaYajOcLwEJWu6Amz3grv4TnBi2UsmZDbMANmjJn9ZdQeYTSWFnyeyh0WhG-11T1n83kLUltjJGhdPVu47EpwVCRDAt7SZsSw6qcolk5fEItQLwbEwObrcPueGbTBRzTfM4qMqFOUIdhVJD_L-sxGc4O7byBPjrxJtROJ5RygsOeipC0k8e2dDaD6BEuV1C6bmInB7qBkfdlCumN5deS4R9hgch4Kz3Bqf9IOvlPfl4uLZ8G3o1Ur3Qw=w460-h346-no

A tabela final do segundo grupo da DDR-Liga, a segunda divisão do futebol da Alemanha Oriental, na temporada 1973/74. Destaque para o saldo de gols (penúltima coluna - a última são os pontos ganhos:perdidos), que mostra o tamanho do domínio do Union.

 

O problema é que o campeonato previa que, dos cinco campeões de grupos, apenas dois chegariam à primeira divisão. Era necessário passar por uma segunda fase, com enfrentamentos contra os campeões dos outros quatro grupos. A facilidade anteriormente encontrada não se repetiu, e o Union Berlin ficou pelo caminho. Na temporada seguinte, a situação foi a mesma:

https://lh3.googleusercontent.com/Ok46E-or0w-yTmpF0wSFJBdzFEP2Pyf-Rlc8-ZcLD49qHbtx0TejlLMmLaiA6-__0tX1Di_69hyqWiwX73l5iaHhkPiNTEwCdBR5RUEi_jJkkd0wKKoyMFmTsiSyC9YWerSGA7kXLQbC8oJ_p3q8lJ1ZXwRpfa7_oaDETxQG768dhEMWxMjnAPt_rRfrhyBsQdJZwnBnsZIChW-mx7d3z4bWHca9hFG7hVrZaoNPIN-lK0LVfBILoYupUpietLqVVtaQM2pObi_dpdK5Xdcui8v1NFx2cfUwFHyzsJHAt3vNi5FXwLOQlWu1RyGUs0e078Cq0ruBhSLmXaNrOOZjJd8Yzm4cNUK386yLWDDQvox1ZJ6smvntjRjFsxXZusEh8Nwd124qFcAVLLQUmbsqTSWDQUVPc76rImg56N55rc2Q9ghxlvqLUtKBZFETws9WpUGRRy9YwvF6kmbDml8LYSHaCRjzvQIZm4tNp8gBaNRERKdg5it18C0RdpRSkIXs1S63EefdzWm3HKrIu88amuPN8iyct43DV_cS8DfO94rv-rLo3_dOFqLYjZF1MvvmmjqM1xX1kqA-vX-dWpqxDse7zGXqOSeTV_2f2KZ4J44ZIRFKOVI4RllPtG9dO_CbSbyx5CRBWY9uLXdUGavYBhqRF71LVe-xRK6iOwL1oQ=w460-h344-no

A temporada 1974/75. Mais uma vez o saldo de gols mostra o tamanho do domínio do Union - o saldo final é mais de duas vezes o da segunda melhor equipe.

 

O clube venceu o seu grupo com muita facilidade – melhor ataque, melhor defesa, ampla vantagem de pontos – mas, na hora decisiva, não soube jogar o seu futebol. Esse desempenho frustrante por duas temporadas seguidas levou a imprensa a cunhar que o Union Berlin sofria de "complexo de relegação".

Foi só na terceira temporada de 2ª divisão que o clube, vencendo novamente a fase de grupos (curiosamente, de forma mais apertada que nos anos anteriores), conseguiu se impor também na rodada decisiva. O Union Berlin voltava à DDR-Oberliga, divisão máxima do futebol da Alemanha Oriental – onde permaneceria por quatro temporadas, até ser rebaixado novamente no final da década. Em 1980/81, o time estava de volta à 2ª divisão. E como já era costume, venceu o seu grupo com facilidade:

https://lh3.googleusercontent.com/8QeGXp66x-I7Y02p1FBdqcGpaOfB3rEPfDByS9MpLl005RYGiz8cwHs6ef0-E90uSBcPN8SQ-oXzQU_fBKgpldppXmjwmenxictY5uElqv10Jt3I9aDxWhym8IEzKZLJ8nQQvkHO1GvKe9bYRoB05UYqtgk51mTG3mYIEtYbUCDlqrqlZBsOr94gMcuwYoXfd4iWKMnoiLRnog1Wdyikivd0y0d3qrEvHxUhzonc97vbD4BKCgPlVFQ3qPox_KuzdAlXuSYlOcnyml7dvI-x4en5-iwQnOrEXLgfGh9PfXIP-CtskbTJGCMSEbDdpJ_LLEI1BhCe1CXNyNKEnk5LHq-lIR9LyfXzgW2mevI0uEeAlUaYoCNpJovxv5U9mFwDVzhe_R2qWbr2m0b_Q_uJaQlkr1KW5bEe3YrBpzNrHtf9EZqzskB2aEdRVeigaryHCOH4Al7SmGTEgqQA3Ay9d3kkLugON5qcX0kng6YLo1axFxRUII7lCvx5gaQZ7oxOcQgYD2frOOFFIDPE2KRzWHWuZFXvjnTiOqKu1ToYi-NZIy3Su8Pw5kh2nVzuZ9RBlhpA10qjKvRPgGmmk1o-k5eqvtR86JT-K-mIqTiUTF8UUFba0w4fsUUeG12XuqvXuZdm-rK_5-HBq21_nGsPL4gIQn9GOZEB4PdtHaNhkA=w476-h345-no

Em 1980/81, mais uma vez o clube dominou seu grupo na DDR-Liga. Só faltou a promoção.

 

O problema é que o cenário do período anterior se repetiu. Na fase de grupos, o melhor ataque, a melhor defesa, uma ampla vantagem de pontos, mas nada de repetir o desempenho na fase decisiva. Foi só na temporada seguinte que o Union conseguiu a promoção.

Mas a alegria dos torcedores do Union naquela época nunca era duradoura. No primeiro ano de Oberliga, o clube conseguiu se manter. No segundo, o fantasma dos play-offs voltou a aparecer – e isso que sequer havia previsão de play-off na competição. O que ocorreu na temporada 1983/84 foi o seguinte: o Union Berlin enfrentou na última rodada o Chemie Leipzig, que estava logo acima na tabela. Graças a uma vitória por 2 a 0 fora de casa, o time da capital conseguiu igualar a pontuação do adversário. O problema é que as equipes também se igualaram no critério de desempate, que era o saldo de gols, e a posição na tabela seria fundamental – uma delas, em 13º, seria rebaixada. A outra, em 12º, se salvaria. A solução prevista pelo regulamento era o confronto de desempate – na prática, o mesmo que jogar um play-off entre as duas equipes. Em Berlim, os clubes empataram em 1 a 1. Na volta, em Leipzig, o Chemie conseguiu vencer por 2 a 1. Pela quarta vez em onze temporadas, o Union Berlin morria na hora decisiva.

O péssimo desempenho nos momentos decisivos seria um comportamento que voltaria a se repetir na década de 1990. O primeiro episódio da década foi já em 1991. Com a reunificação alemã e as poucas vagas destinadas aos clubes da RDA na Bundesliga (apenas duas na Bundesliga e seis na 2. Bundesliga), foi necessária a disputa de uma competição para definir quem ficaria com essas vagas. A história se repetiu, o Union Berlin não conseguiu um bom desempenho nos jogos decisivos, e o time acabou ficando apenas com um lugar na 3ª divisão.

A 3ª divisão da época era disputada em grupos regionais. O campeão de cada grupo participava de uma rodada final, também dividida em grupos. O campeão de cada grupo dessa segunda fase era promovido à 2. Bundesliga, em um sistema parecido com aquele que o Union Berlin havia enfrentado nas décadas de 70 e 80, quando ainda jogava na Alemanha Oriental. No primeiro ano, o time de Berlim dominou seu grupo (segundo melhor ataque, melhor defesa, ampla vantagem de pontos), mas apresentou um desempenho pífio na fase decisiva.

https://lh3.googleusercontent.com/Mx-mLfXqVJOj1rn0x4jaOnE8WDDR-_VTk2LSc1lytuHM83iBSVPuJyb-nUCnTNooaFCW7I_vPUNR1PMOwdFJ30prpvNS6FSqgXA2ayFOsPhbXQgHVtEPOjqy73PyDEYaw7jOErZ9O4LmBN8zZpe5dKg_ywguY_n5BBVlHlVhLch36sxMXYzTLH7yfuXb40wRksQyhREThLD79xrVuxwftb3t3m7frmXL8uKm8F1GgCKCUPN6ZziH1T8zbGL-LYhapJR7tvBzNciTC_NARLSQXq2JlGrJD_1Ie_aZjyCz-y5Ep8kHx9URTWqNcZJUoa0J4fVEJa5C_Qj3igRT_p2K4DTAgPP26JAAaCTmph-GvJRhjr2bBvrYvp06VT63N97Bivig9z6V_OzXTTI4ZxeZmVt_lGE6Tw9J4d-YasrzCXFrKmPu7M4Yial5SG2jA_2WhCIumapNBYI63VEj1OcS9c4-FXzKtMFje4JNyEZ8l9-ega432bL1qqMhHX3ImzRSo_Je5DuhoSeeWUs8XhZ0yeGl6mhXUi-o_Tm4Z0Ut6IZtuVPxgUiP2vv_0cad6QKfHOVAjrd-IHKffCC63ybKuR4fj44bOGU9ijoXfLC06soxKY6hibx-_RpfGw643xKqbV9Isjz181jq0CgEDQQCMJo8oMkJEZQxtC2HA7naqQ=w487-h154-no

A fase decisiva da temporada 1991/92. O VfL Wolfsburg, única equipe oriunda da Alemanha Ocidental, acabou por dominar o grupo. Já o Union Berlin foi o grande saco de pancadas, sofrendo humilhantes 21 gols em 6 partidas.

 

No ano seguinte (1992/93), a situação do Union Berlin finalmente parecia ter mudado. O clube venceu outra vez seu grupo com facilidade, mas agora também conseguiu um bom desempenho na rodada decisiva, atingindo a vaga para a 2. Bundesliga dentro de campo. O problema dessa vez foi a situação fora de campo. Alguém no clube (até hoje não identificado) falsificou um certificado bancário para mascarar a difícil situação financeira que a instituição enfrentava. O documento foi descoberto, e o clube não obteve autorização para jogar na 2. Bundesliga. A situação financeira também foi o empecilho no ano seguinte, quando o Union sequer obteve autorização para jogar a segunda fase, apesar de (mais uma vez) vencer o seu grupo na primeira fase.

Com a má situação financeira, o Union passou alguns anos de dificuldades, e não voltou a jogar a rodada de relegação até a temporada 1999/2000. Naquele ano, o clube conseguiu retornar ao bom desempenho do começo da década, vencendo seu grupo da 3ª divisão com uma vantagem de 17 pontos, e garantindo a vaga para a rodada de relegação – que agora não era mais disputada em grupos, e sim em formato eliminatório. O adversário da vez foi o VfL Osnabrück. Com os dois jogos terminando em 1 a 1, a decisão foi para as penalidades – e o Union Berlin, mais uma vez, se viu sem a vaga. O clube ainda teve outra chance logo depois, pois o campeonato previa uma espécie de repescagem, mas também ali o Union perdeu o jogo decisivo (2 a 1 para o Rot Weiss Ahlen).

Com todos os insucessos acumulados entre 1970 e 2000, o Union Berlin ficou marcado como o clube que possuía "um estranho gosto pelo fracasso". A situação só mudou no começo do novo milênio – o ano de 2001 foi um dos mais bem sucedidos da história do clube, culminando com o acesso à 2ª divisão e a disputa da final da Copa da Alemanha contra o Schalke – essa temporada já foi tema de post aqui no save.

De lá para cá, o Union Berlin nunca mais disputou nenhuma relegação. Até a temporada 2017/2018. Até chegar o confronto contra o Mainz. Complexo de relegação, estranho gosto pelo fracasso, ou salvação heróica? Na próxima atualização, veremos se os fantasmas do passado voltaram a Berlim, ou se o time finalmente conseguiu fazer as pazes com os confrontos de relegação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ademar Tavares disse:

Union amarelão Berlim. Bom, você ta aí pra mudar isso!

hahaha

Tô aí pra mudar né. Ou não. Veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://lh3.googleusercontent.com/asIpfZgKD1swY0yQ9XP9Ww2C71bHpKyVOfmLu8aoFkYvCIS_y0OAPaUjMA8zqdNvLapLB7u1bmFUYeiJPpUh0hdlrrCgEU9dzAh7xu1We5w6I78KNt4gvI1og1ZTxzuuFvRvL3wvW-9kXkeyw4q8t2a22gkS6Nfo_m70Z032ftNfpe7qm4uMwn37k3SiDroECgj8KWbbziOFDcN0VOXonrlZoouxpzvIWb2HVL4TXKYXWVc_DBS7sWeGbYM8-Ym7HslJUXiXlTK7t1Oi15uYngbnNHGibsjjqK-5dr8tQXIiX-4upGic9jQNVCL9g-UppN_CIeuCXf_NtkPBJA36j_fnweKMKGKrvbP_YRpqvNsbJfwRT-wEyqX7tzPyOgQo4K6u5EHU1idtKoCY-JDEXGz2WdT5B5SQyIXegVDQT8j46gHKZus9Ukfem8-szHWHvirl5wFKdpa2zv0SQFTuzKqdUefOryoEpb_5pep2hpeZYaDIr9oqFnfYIzcVDOzmfUsa_zKGDZaO7f0jo05r54A9tupedTZbBcVXIu1JV6NW2eRnuegkMVpbH2wfMRJyxdcsD9vQufCoq8tgGHsk5bLx73QtnGR2rc5SipjY6I0IuywJI-xNdCCGVSiGFngdlBLzGmKoiVBcpK6dfHwhDUaJccOHJ_ia7m53XfvaGA=w750-h280-no

Na última atualização vimos um pouco da história do Union Berlin com jogos decisivos de rebaixamento ou promoção. Agora é hora de voltar os olhos para a temporada 2017/18 da Bundesliga, onde o clube enfrentará o Mainz 05 para definir quem jogará a Bundesliga ano que vem. Vamos ver o que aconteceu.

 

Resultados

Union Berlin 0x0 Mainz 05 – Bundesliga, play-off de relegação - ida

https://lh3.googleusercontent.com/5C_kyrhJ6FIxrhlkDfBFXgkn6c_KxhcebZag9gZ2Fykrwc3Kpq-StNkhm8G01XNcT-jJm09oIsEzi_geHblCSdukhHD0-Py80t-KjeaRJiOpImZpO6_42KAHixOwMyKng_ksCq_ofuZCZTQ3y4MtWIAqTi5fcXhbj9tAzbnO97w7w8hNcfCz9NCogQCiqFmgD-jn5Z_QmcGzDQR-wNWI0UGPrB_AZcq9QXoP5kMxhDi7C1H69-OIgXdmyAuItrTbgU_3aLbiif4ENFAjnNv8gomy7tWgQpWCZ9R4TTtiKo6BljsYLvk8SwG2D12XOdc5zXJG1SmwPHj2x7aI7e9VG2InvwrCe-sI1lnMGHXuxWjIZv-nQRav537xVuEnjKupkq6KTDBj11Ixq5E3sCR2o1dCswVYqOfAxlEU5JzamSy8VimrOGu6qz6PEEgpX6Dznmc5b6HsTW0Rf6hUSg9OsI2PyV7k4S6Rw5mhyM4w11rRIDkzzCkcTgnzs7eWqbOKvWlqe1G0SbeR4PKG-uoIMX068Jp5lZESRX0LwKqKFwNDMMVRoWKQL4eMAgDfPMwux3bzHIfgcDa6YzWd7EXs4WZGAwoO9hLO3KSc3alazaorKwg5R0_k-0KAdO-zLAPN2TJqtz0xxAfC0SXqorKX9PnQE4yCubx2r40eNXpA2g=w800-h566-no

Não deu nem tempo de comemorar muito por termos escapado do rebaixamento direto. Três dias depois, já estávamos em campo para outra decisão – dessa vez, contra o terceiro colocado da 2. Bundesliga. Diante de um estádio lotado, o Union Berlin tomou a iniciativa na partida. A primeira etapa ainda foi equilibrada, mas no segundo tempo só deu Union Berlin. O Mainz não finalizou nenhuma vez em 45 minutos, e nós conseguimos criar quatro pequenas oportunidades para marcar nosso gol. A melhor delas, com Christopher Quiring, obrigou o goleiro Kevin Trapp a uma grande defesa. As demais acabaram não levando tanto perigo quanto poderiam. No final das contas, a maior bilheteria da história do Union Berlin não se traduziu em gols no campo, e a decisão ficou para a segunda partida, em Mainz.

 

Mainz 05 x Union Berlin – Bundesliga, play-off de relegação – volta

Estádio lotado para a grande decisão. Para o Union Berlin, seria necessária uma vitória ou um empate com gols. Para o Mainz, só a vitória interessava – o empate sem gols levaria às penalidades. As duas equipes vieram a campo com o mesmo time do primeiro confronto. O Mainz, em um 4-4-1-1. Os berlinenses, por sua vez, alinharam no seu tradicional 4-1-2-3.

A partida se iniciou com saída de bola para a equipe da casa. Mas a primeira finalização foi do outro lado – os visitantes de Berlim chegaram na área já no segundo minuto de partida, mas o chute de Quiring saiu longe do alvo.

Com muito em disputa, nenhuma das equipes queria se arriscar. O Union Berlin tinha mais posse de bola, mas os toques também não eram muito efetivos. Aos 17 minutos, finalmente uma jogada bem trabalhada, que deixou Quiring novamente com espaço para finalizar – dessa vez, em posição bem mais perigosa. O jogador, contudo, mandou a bola alto por cima do alvo.

A primeira finalização do Mainz veio aos 24 minutos. Chute de fora da área, para longe. O Union Berlin também tenta mais duas, três vezes, mas não consegue assustar o bom goleiro Trapp. A primeira etapa se arrasta assim até o final. Ninguém quer levar gol. Ninguém quer se arriscar. Ninguém quer jogar a segunda divisão. A tensão faz com que a partida seja de péssima qualidade técnica.

A segunda etapa começa com o Union Berlin mantendo a iniciativa. Logo no primeiro minuto, uma finalização de Brandenburger – mas que não leva perigo. Cinco minutos depois, é a vez do Mainz chegar, no lance mais perigoso da partida até o momento. Fabian Holland erra um passe no ataque e dá a bola de presente para Yunus Malli, que consegue lançar Kramaric nas costas da defesa. O jogador entra em diagonal na área, com espaço, mas acaba finalizando em cima do goleiro.

A chance acordou a torcida da casa, que empurrou o time para a frente. O jogo começa a se desenrolar no campo de ataque do Mainz. Outra finalização, sem perigo. Depois, uma pane na defesa do Union Berlin quase estraga tudo: uma falta na intermediária é cruzada para a área. Maurice Covic erra em bola, ela acaba batendo nas pernas do seu colega de equipe que estava atrás, surpreso, e sobra livre para o jogador do Mainz, que finaliza com força. O goleiro do Union mostra grande reflexo e salva a equipe.

O Mainz não se abala, e vai para cima com ainda mais força. Parece questão de tempo até o gol sair. E o gol sai, aos 70 minutos. Só que do outro lado. Em uma das poucas jogadas onde o time de Berlim consegue sair da defesa com calma a bola é trabalhada pela direita até chegar em Christopher Quiring. O ponta cruza a bola na segunda trave, no melhor estilo FM16, onde Maurice Covic chega livre de marcação e, dessa vez sem errar em bola, coloca o time da capital em vantagem com seu primeiro gol pelo clube. Um a zero. Vinte minutos para o final. Só não levar dois gols, e o Union Berlin continua na Bundesliga.

Os minutos seguintes são de um jogo muito aberto. De um lado, Rademacher ganha a dividida com o goleiro do Mainz após cobrança de falta, mas cabeceia por cima. Do outro, uma finalização de bola perdida no meio da área obriga Zwick a outra boa defesa. Ambas as equipes finalizam também de fora da área, tentando sua sorte. Aos 84 minutos, as redes balançam novamente. Uma cobrança de lateral do Mainz 05 pegou a defesa do Union Berlin dormindo. A bola é cruzada para a área e Pflücke se adianta à marcação dupla de Ben-Hatira e Holland para empurrar para as redes. Um a um. O Mainz volta a sonhar. Seis minutos mais os acréscimos, e tudo que a equipe precisa é um gol.

E o Mainz bem que tenta. A equipe finaliza várias vezes, mas quase todas de fora da área. O trabalho de contenção do Union Berlin funciona, e a única finalização que encontra o alvo é parada pelo goleiro. Com dois minutos de acréscimos, o jogo se encerra. O Union Berlin empata o jogo, mas fica na Bundesliga. O fantasma da relegação foi afastado.

 

Competições

https://lh3.googleusercontent.com/OrysOYdCp-TRZ0jPTFl2wE3xKPunA9_JZWqZSGs6gHOTcUMAL44fsdk0uwppLIJJhXtmS4_O0a0rhuwaFYT-2oYopXzC3QuxInH8CWj1Vik0jWA9_NAd01G20KqAb1qPl4eo3odRFXrZSYBZjtbFyE-ThUyiV7R6ZbGYwyi4wZNkVCNr-nnlUr2z_21NH3PPtpgVmbmENeGwh-cF3cRGiIGkACl2Q58gPfl9ARDBikynBxq3uDQ4A8csherr2y6XwtKBhFl6T3uyLMI1h8slkP-u98m-Mwi3gitIZuJHD7Y_gncKuLbvzOZBTV-jlipJJQ_jdlSvKTnLEbNk-uwY4_Tcp571jD9yAtPjKxfBOYyT2RLTeg5luuC5FLu9T80aNIOYD9tboX7knvno0spij7BoB_Mat2t9g5Uwc_79CwJeszHn7hthhNIIWDtCxRJ7iwa7_NORE8srVeU8XbzD1MTkB4-MqeqfT3qz0h_Wag0YgS6BlgIY6EdKAMaQgERSW1yZFo20TPX3G_ywHfNzDhyzV8Dh-IbTZ4VDysLXXnZsm_ayRh4zbtldzXwwYp9aMsW9jHLrlPC5ZUidMpLNP1fmjlT3byHCn-MAJbSKfZq6YtdcHB2c02JPNHCFghYJ9Av1qeY14iRfN97K55N2RV9TcUCfefQExoPGEgwyHA=w648-h498-no

Sofrimento até o último minuto do último jogo. A temporada foi muito dura para o Union Berlin, mas o clima agora é de festa. Conseguimos aquilo que ninguém esperava. Permanecemos na Bundesliga. Apesar de uma campanha muito ruim no primeiro turno, a equipe cresceu nos momentos decisivos. Fez um segundo turno bem melhor, jogou o jogo de sua vida contra o Hoffenheim, e soube manter a tranquilidade frente ao Mainz, mesmo diante da pressão final do time da casa no segundo jogo. Todos estão de parabéns pelo atingido. Mesmo assim, preciso destacar um nome nessa parte final: Björn Jopek, nosso melhor jogador, está brigado comigo já faz alguns jogos, pois quer sair do clube. Mesmo com essa situação, ele tirou nota 8.6 e 9.0 nos jogos contra o Mainz, sendo disparado o melhor em campo nas duas partidas. Se é verdade que o time todo esteve bem quando mais precisamos, Jopek foi quem mais entregou.

https://lh3.googleusercontent.com/jcuM3dwWJjZKWfVKx2qWOxv7UepLM6m3UsiD4sF96sZLQhnwyAdbJIjfl3P4sg_rvMDwrAfa4vDE8_V9j2p2ZSE5V2oejVgHcuHoZytjIG62q-8E8ONUMsZLamb6bvfDYlCentlHLoUgaRfWVZOcHGikr8ky8Hgo9Mxahkdu_SBMbd8P9Iucm626tJgBQ65NweUC7Hu6cF83TYm0gyRijjH2B3AG1M41jC_7uVbH_JBqJuOfC00ZQWBvO9wA7yNDHndxz2Drl0qI1xNxiTWV8U1XvkLwqC9VQPvZHxv1_ZZzTPlCmMGC3G7_TXKBXvtB8hBfxIwNiRLohZvuIjjCkOSvwBPsRURimgSM1MHHrj-0G9OIGJxhkLHIkjWzlNl2j7rElP1WnJ4VPUd4p_rLBKc9-BKmUSjGkMPMToYUYYSiAzIQ3RsEhxMPbGu9vUXCTd25B1egikvN1aSgc5ZIU_-Ex_YKKmdAJFQBOc1b5URxFHLr6yk8Xe5IBFczgPETS1qEEqM0mptpI6AjDL4aOCOMXepazBTm5BLLZnvaxckxPtwvOsOG1EUX3r9LNAh3My9S4SDd7qjgBdMevi_ZRQMaznMKxK-HcQ2QJdwP1vkJj3uL0A-ijDQvn6TwYMIfQ6LjFPNOV4QwzQVr3A4o0Yslu2HR1NmBEYboYItYLg=w800-h149-no

Para finalizar essa seção, quero trazer uma imagem que ilustra o que foi o sofrimento do Union Berlin nessa temporada. É o gráfico de posições no campeonato. Observem que o time em nenhum momento esteve acima da 16ª posição (o primeiro ponto no gráfico é a posição antes da primeira rodada, que é em ordem alfabética). E na parte final, a briga foi rodada a rodada. Mas conseguimos o que precisávamos. O Union Berlin é time de Bundesliga.

 

Prêmios

https://lh3.googleusercontent.com/B5aLE3COPQrzX4wTLLaLD5d30CfmaYZHiyUPHRySbuCI41pzW6XEPRJZYlQoKeREi6T4dO_VCHF8YxP6yUzuy6ZHy9FpNDlW8QX01ZpAJFfqKzqtm41lunm8HyHHBYKonJ8W36sENx0_21LPjJ6pKtPFGV8yOd--MvBjQn7CuDayxj77hvcDJuNjU4QXHauLeco34Qp9T4HGEIDb3DFrHK2-YmP7AJ3BOg-HGMdbO2nQpy_Vm2wXKW-cp0rcsjPpClzLJ_5WkZKEE-AsJda7zQ2d0F6qG_EMIUPKuymzSwXr021kZc0iZEOrguvPtGkYvsfFsvkFtjzh4kGY4n6MT_5YekWRraJ7AH4oYDAqW0f9gMc6V4OD_PM0u1gajbDB7F8pHiG4UWbqta334FseXjJxmPsl935ZYRFLZWamgR-0yYpERfZVzILa2qCIxSfCqYlbzJ2CQea39Yr5UBq2x_V4nlZVzn55P18hzYYAsDL5l0TVMkR0jpO6jqQrQBn0jO8g6_DlNkJaGZ931KJGh5CTE9RREBzmheKCXwel9DDl51Ec8S2-9ise2mzWxcxZUPGu1koSvZcvwN5k71kDVQRwl9e7-zeg6adBZQfewIU99WAWwqEW_WiUGlDmQYutKFulkhL3oTz5hs9hawA9qfvMpzOQK4937DlUcDNcLQ=w800-h384-no

O bom desempenho na temporada foi suficiente para Jopek levar o segundo lugar na premiação de melhor estreante da Bundesliga. Nosso clube também ficou com a terceira posição, com Nico Brandenburger – mostrando que o meio de campo é mesmo nosso setor mais forte.

Fora de nosso clube, o único prêmio levado por algum berlinense foi com Boateng, que ficou com um lugar na seleção do ano escolhida pelos jogadores.

https://lh3.googleusercontent.com/sAYIirYRYbzlb3lpV8LP4B8ZafM1Phu3ZMtLJxkjq-Qt0fFeWJZcr8vNfxmRtkDSHmDm_QJ62IzmemlN1Wq_JxcIAW2axobVTQ_Ef_6WdI523mKJi7U1j_oU_-6cyOSmHn0XDsmEe-CgwCSYgvzMI4TQ549FWHwRBHx_RbtMzY72q9Zz3zy5RDxIhY0wdRWYvJIELTCiQF3yfKFVO-4OXMRREiZpHG3OsQkOxUG8KSq-CWDprAxgFncJ51kqfb4pLvFVtHlC81eFNfjtTdq9GCSSLQg2ZXuorCJnlx35zXVdRapeORZhDGnYgzfv6HtzCBuJ7Ip5AxWgyEFmuV1D3J4bZNGAvrsMGLWY8DP2cBU-k3iO5C4q54A_fCmk4tPZfWZzPUqW7gdfdSKTSAjqlaFN9gdNhwCNJI3m7Zsfp2PB77gVEK4-Iin3Z6umqd-4l0SpMGtRewWOJFBAzJdtImTwRr5MrzZE7F2pb4uci8h6Tt1FrRKyuSbMNkffS6_OLqP0PjtEy1TNWNUf0t93B_egE-YR4r9a3MDW8YdTsXJ-IVr06n_hJwm58p_Y_XZjjy6Kf16ALfeyqs4eMJPWbnG2sMY1EDLpYsbeJpWI6RriLPrZfd__Dfggs5rW2og5nQvKZcdW0UN3s-18GyxTPgcDfGp_nhuh87OPKlO2eg=w800-h542-no

Nas premiações internas, quatro jogadores adentraram para a melhor equipe do save, na opinião dos adeptos. São eles: o goleiro Luis Zwick e o zagueiro Marko Rademacher, como reservas, e o zagueiro Jordan Torunarigha e o volante Tom Trybull, na equipe titular. Por enquanto, todos os berlinenses escolhidos para a equipe do save ainda jogam no clube – os seis não berlinenses, por outro lado, já deixaram a capital.

 

Estatísticas

c01.png

Assim como no ano passado, vou apenas fazer alguns comentários pontuais. Uma análise mais detalhada do elenco virá no próximo post, junto com a situação financeira da equipe.

  • Nossos goleiros continuam errando muitos passes, em razão da forma de saída de jogo. Por outro lado, nossos zagueiros também estão bem mal de passes, então acho que vou manter a saída com chutão mesmo.
  • Björn Kopplin levou muito cartão nesse ano – três vermelhos é foda, ainda mais para uma equipe onde um ponto pode representar o rebaixamento. Mas toda a defesa levou muitos cartões. Isso que nem pedi para fazerem entradas duras. Gostaria que isso mudasse, mas acho que acontece por falta de qualidade dos defensores mesmo. Usar desarmes leves não é uma opção, então vai ficar assim.
  • Nossos laterais reservas tiverem média melhor do que os titulares. Por outro lado, não fiquei nada feliz com a taxa de desarmes de um deles. Os 60% de desarmes ganhos de Konrad são muito baixos. É algo a ficar de olho.
  • Temos um ótimo zagueiro, que é Torunarigha, um zagueiro ruim, que é Rademacher, e reservas horríveis. Esse setor tá complicado.
  • Estou bem feliz com as taxas de acerto de passes e quantidade de passes trocados pelos meias. Jopek é fundamental no clube, vou ter que dar um jeito de manter ele mesmo insatisfeito. No todo, é nosso setor principal.
  • No meio ainda, me surpreendeu que a equipe leva menos gols com Trybull em campo. Minha impressão era o contrário, que ficávamos mais frágeis com ele. Essa informação muda bastante minha avaliação do jogador.
  • Knoll e Kamarieh decepcionaram demais na ponta. Esse último precisa parar de chutar, pois tem uma pontaria horrível. Breitkreuz não é uma opção séria para o ataque.
  • Skrzybski não ganha uma de cabeça. Talvez devesse tentar fazer a equipe cruzar menos por cima.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela permanência na Bundesliga. Vamos aguardar por uma próxima temporada menos tensa do que essa, para o clube se firmar de vez na elite.

Além disso, queria comentar sobre como você descreveu o jogo final aqui. Resumindo: fiquei nervoso da primeira à última frase!! Achei simplesmente sensacional, de verdade. Fiquei apreensivo aqui como se estivesse no meio da torcida. Conseguiu passar muito bem como o jogo realmente foi.

Mais uma vez, PARABÉNS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Play out meio morto eu estava esperando mais gols, estou decepcionado com o Mainz 05, pensei que eles seriam mais agressivos, também espera o que de um time de segunda kkk.

eu colocaria um * nesse afastamento do fantasma da relegação, por causa da fama de treme, treme do time, por que uma hora vai tremer de novo .

quando sai a estátua do Jopek?

Já caiu o treinador do Dortmund?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, São Marcos disse:

Parabéns pela permanência na Bundesliga. Vamos aguardar por uma próxima temporada menos tensa do que essa, para o clube se firmar de vez na elite.

Além disso, queria comentar sobre como você descreveu o jogo final aqui. Resumindo: fiquei nervoso da primeira à última frase!! Achei simplesmente sensacional, de verdade. Fiquei apreensivo aqui como se estivesse no meio da torcida. Conseguiu passar muito bem como o jogo realmente foi.

Mais uma vez, PARABÉNS!

Obrigado :) Acho que a próxima temporada não será muito menos tensa não, pois não temos condições de reforçar muito o elenco.

Quanto ao jogo final, que bom que curtiu a escrita. É muito legal receber esse feedback dos leitores, obrigado. A ideia era mesmo tentar passar o que eu senti com o jogo.

Valeu por acompanhar e comentar :)

 

15 minutos atrás, bruno introvertido disse:

Que Play out meio morto eu estava esperando mais gols, estou decepcionado com o Mainz 05, pensei que eles seriam mais agressivos, também espera o que de um time de segunda kkk.

eu colocaria um * nesse afastamento do fantasma da relegação, por causa da fama de treme, treme do time, por que uma hora vai tremer de novo .

quando sai a estátua do Jopek?

Já caiu o treinador do Dortmund?

Em geral os play-outs da Bundesliga são assim mesmo. É muito difícil ter algum jogo com placar alto, pois sempre envolvem equipes que não querem se arriscar. Todo mundo joga com as costas contra a parede, aí fica assim. São jogos que só vale a pena assistir pelo drama, mas a qualidade de jogo raramente é boa.

Sobre o Mainz, eu também achei que eles viriam mais para cima. Mas né, estão na segundona por algum motivo. Me surpreendeu que eles não conseguiram criar nada de perigo depois do gol, pois deu quase dez minutos de jogo ainda. Mérito da minha defesa, também, mas eles tinham que fazer mais.

Sobre o fantasma da relegação, o plano é não disputar ela mais :P Se voltar a disputar isso, veremos se tu acerta.

O Jopek só não ganhou estátua porque ficou de cu doce querendo sair do clube. Se declarasse o amor pelo Union ia ser ídolo já.

O treinador do Dortmund ainda é o Tuchel. Mas essa reta final de competição foi pra pensar em demissão mesmo. Coisa horrível.

Valeu pelo comentário, apesar das cornetas :P

 

-----

@LC (não vou citar pra não ficar muita imagem): tu acertou as previsões mesmo. Já te arrisca a falar algo sobre o ano que vem? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que história complicada essa do Union, hein? Quanto sofrimento! Que bom que o clube tem deixado isso para trás a partir dos anos 2000.

Conseguiu a manutenção e está de parabéns. Foi suada, mas terá uma maior chance para evoluir a infra e o recrutamento, sem contar o maior amadurecimento dos jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, ggpofm disse:

Que história complicada essa do Union, hein? Quanto sofrimento! Que bom que o clube tem deixado isso para trás a partir dos anos 2000.

Conseguiu a manutenção e está de parabéns. Foi suada, mas terá uma maior chance para evoluir a infra e o recrutamento, sem contar o maior amadurecimento dos jogadores.

Pois é, torcer pra esse time parece ser mais sofrido do que ser torcedor do Grêmio. Os caras devem ter uma casca muito grossa depois de tanta decepção. Em relação aos anos 2000, o clube deixou para trás esse acúmulo de fracassos nos jogos de relegação, mas também não teve um período nada tranquilo na primeira década do século. Só agora mesmo que as coisas parecem estar melhorando.

Obrigado :) E acho que foi muito importante nos mantermos na divisão para que a equipe continue a avançar. Ainda assim terei dificuldades em conseguir estabelecer uma equipe com o nível que gostaria nos próximos tempos, acho. Mas vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://lh3.googleusercontent.com/tCQ8ByLbyk7_4pg8vvnnifqSukoj_8PRpZzqYWV1j-T1jjH3DYRYWX85Kfy6qxRkHo3fK10ppyV8dGVmXKUj7hrXUbyC1-rf6He48tJCWV1H19V65Rjrf4ql233_ts65z3iJn4FD3vQJMIJpQOFd-QkdmVmZZ8MZ4l4eSaJOYMSKL_r_4FdNKAD8G8Smnqj1D91VrHgW4i21FJFFzNqNfVzH6WZSIsCRUFUSoa4Qfcn20iZBFO3s8k6I-I5yTiREYI9kEBBn_hIqusgemW2nhPOAazhx9Aw8dWjgDSRhdCrgWfHSL4pyXCM_BFVN-3uLJWh7mZAe6wy8yCCAw4Jm4hSqDhBxdlmsqPol7WaQoGjgrpmZXRiprQ_OpHT1q5L4XBmwf-opD5xa-ezf2GXpqLMJ--gbRVPUJhQy6sZ2AfzKmNxy9e1kxm0L5tJm1Z6Q3r5cM18itEobdikxtt4pDqHCaH12V2ugf5at-PTARonHTAYlAxcc4Gd_NIYkPennL1CnMWA7TeS2XjW0gMuDKAxJbO4fwjC_I-JoBZA01FGldJVYqLINHf59qO15QTgkGO5TxqhSG7aY8nWhjQbJnw3tHGUvWZd3fxeBSXIDTfqbPk5DpKooOrUyqApDRIRGJszmlj6Kt_Bd_SblBTyiGjp5ndlw-nV3s9dC04L0wA=w750-h280-no

Na última atualização comentei que faria uma análise mais detalhada do elenco. Acho que nossa temporada já teve posts demais, mas me vi obrigado a parar e observar o que temos com mais detalhes agora que a janela de transferências se aproxima. Isso porque o save passou muito tempo parado (já havia jogado a temporada toda há muito, acho que tem uns dois meses que não toco no save em si). Então essa análise tem como objetivo primordial me ajudar a me situar de novo no save, identificando onde preciso fazer contratações para a próxima temporada e onde a situação está boa. Como forma de tornar a seção mais interessante aos leitores, resolvi abordar também a distribuição de salários e funções no elenco.

 

Curiosidades

Antes de entrar no assunto do post propriamente dito, resolvi trazer alguns números curiosos sobre nosso elenco. Nada disso é muito importante, mas ajudam a dar uma ideia geral do que temos de jogadores no atual momento:

  • Temos a equipe mais jovem da Bundesliga, com uma média de 24,4 anos.
  • Somos a equipe com menor salário médio. Nossos jogadores recebem, em média, 438 mil euros anuais (o Bayern paga, em média, 7 milhões anuais).
  • Somos a equipe com a pior média de atributos de goleiros em 4 das 8 categorias comparadas (reflexos, comando de área, um para um e arremesso), temos o meio campo menos técnico, o ataque mais lento e que pior finaliza e o elenco com o pior primeiro toque. Só nos destacamos positivamente por sermos a equipe mais forte da liga.

 

Distribuição do plantel

Um fator importante para manter o equilíbrio no elenco de qualquer equipe no FM é distribuir adequadamente a quantidade de jogadores para cada função no elenco. No guia "O status contratual e a harmonia do elenco", do @Henrique M., ele recomenda a distribuição de jogadores no elenco da seguinte forma, pensando em um elenco com 28 jogadores:

  • Jogador-chave: 3 ou 4
  • Equipe principal: 7 a 11
  • Rotação: 8
  • Reserva: 5
  • Jovens promessas e jovens: para completar o elenco.

 

Nosso elenco possui 26 jogadores, de modo que posso utilizar esses números como referência – ainda que, pessoalmente, prefira um número um pouco maior de reservas e menor de jogadores nas demais funções. Atualmente, a distribuição de funções do Union Berlin está assim: temos 6 jogadores com status de titular, 7 com status de revezamento, 9 como reservas, 3 jovens promessas e 1 jogador emprestado a outro clube.

Como disse, tenho preferência por números um pouco diferentes daqueles apontados no guia indicado. Então acho que a distribuição de funções no Union Berlin atual está relativamente adequada. Analisando os jogadores, vejo que poderia fazer algumas alterações – não temos goleiro com status de titular, um de nossos titulares está como reserva, Björn Jopek certamente é um jogador chave para o clube.

Por outro lado, não vejo sentido em fazer esse ajuste de dar um status maior aos jogadores sem que haja razão para tanto, pois pode resultar em brigas no futuro caso o jogador não atue tanto quanto espera com sua nova função. Por enquanto, portanto, não alterarei nada aqui.

O próximo ponto importante é verificar a folha salarial e, mais especificamente, quanto gastamos com os jogadores em cada função. Idealmente, o time gastará um valor mais alto com seus jogadores titulares do que com os de revezamento, e assim por diante. No site "Guide to Football Manager" há um guia (em inglês) que trata da distribuição salarial no elenco. Os pontos principais que pretendo utilizar de referência são:

  • Times reserva e de jovens não devem custar mais de 10% do orçamento.
  • Com isso, sobram 90% do orçamento para a equipe principal. A partir disso, a forma mais fácil de dividir o orçamento é disponibilizar 30% para gastos com jogadores chave, 30% para gastos com jogadores titulares e 30% para gastos com os demais jogadores.
  • Além da distribuição de salários em grupos, é recomendado que não haja uma grande divergência salarial entre os jogadores de cada grupo. Como regra geral, pode-se considerar que nenhum jogador deve receber mais do que 20% além da média salarial para o seu grupo.

 

Particularmente, prefiro adotar uma distribuição levemente diferente. O guia citado fala em cerca de 5 jogadores chave. Acho esse número muito alto, e gosto de trabalhar com no máximo três homens com esse status. Nesse caso, deixar 30% do orçamento para eles é um valor excessivo. Vou trabalhar portanto com a ideia de que jogadores chave devem receber até 25% do orçamento. Além disso, acho difícil que a equipe gaste 10% do orçamento com juniores – não temos equipe reserva no FM.

Assim, a minha distribuição ideal, considerando já o orçamento salarial da próxima temporada (ainda sujeito a mudanças, mas atualmente fixado em 19,6 milhões de euros) seria:

  • 5% jovens (1 milhão)
  • 25% jogadores chave (4,9 milhões – 1,6 milhão para cada jogador considerando 3 jogadores)
  • 35% jogadores titulares (6,86 milhões – 1 milhão para cada jogador considerando 7 jogadores)
  • 35% revezamento, reservas e jovens da equipe principal (6,86 milhões – 380 mil para cada jogador considerando 18 jogadores, sendo que os de revezamento podem receber um pouco acima disso, enquanto que os jovens devem ficar abaixo)

 

Agora, vamos pegar e olhar qual a situação salarial atual do Union Berlin. A imagem abaixo apresenta as informações necessárias.

https://lh3.googleusercontent.com/-FiprdeBk4FkQA5XtUtKtn9sY28DCbr_rgSy3tHzmPU9SRF8CHCCEr3S4kTxJ2EWrYdAhcyqvHthu63tLkxvERhB7MtUQww1RO_qMJvrdlBIJlJLy47clyybyd2qENZEjnMwYdBZlbf3kUpgwINBtHwwTlRzrL239nalMosMsYxgOKfUSiMB33WxtniNE8kqnqFA42WMm_v_eFc_Tz4fmBlfKfRc7akCGj9yDpZOc35fJRvtQRAHuxC8BPbLN53zc49FRmN_dXIPoFypVGg_CoxJ6lGbtJhVILWeCM_7ie8xf5Wvq2Zx0Tyk_J-B05_VD8pQrJJYaS1NK1amlJJy6ilXZHjfAZQiGqo0Y4V1o6T_d_GJ0yK4tvdfZV1s_tKWQTEekELYuAN7af_hx5I7qf5Ubst_2PbigWlIQ3XQIg22g9kxvTMENPMJEpKsUcbGtJM060GjOw-nMwlG1xtNaodi4u0CjciHegdJry0DVF3ihiS60nFm-DS8a7X_Ansa0QRYjcDCOFZnBobAGS16ftkx2fHqc5cpjJ4HoDgoHkAymZ8QM5mqDTyfEPU7Nz69r6hzLHRgq07R5U-G5YIX4jed5Gkf2appjMqjhYLzNZqQW1ZShe8zA0DQ96ncJWfHbfn9yoTr1z-qD_axw-pAZHKpoLP6w-V0ayT9j6Hn0Q=w956-h283-no

Começando pelos jovens, podemos ver que nesse grupo a folga salarial é bastante grande. Gastamos apenas 1/6 do orçamento disponível. Isso porque, no momento, todos os jogadores da equipe possuem contratos de formação. Esse dinheiro a mais pode ser utilizado em outro local da equipe na próxima temporada, mas tenho que manter em mente que, nos anos seguintes, os gastos de juniores devem aumentar significativamente.

Em relação aos jogadores de revezamento, reservas e jovens, nossos gastos já estão no teto estipulado. Atualmente gastamos 6,98 milhões por ano com esses jogadores (incluindo o jogador emprestado ao clube, que aparece na imagem em separado, mas tem status de revezamento), o que indica, a princípio, que o elenco não possui folga para maiores contratações nesse grupo. Além disso, é possível identificar duas situações problema.

A mais clara delas diz respeito ao salário máximo pago a jogadores reserva. Com ao menos um jogador recebendo 863 mil euros anuais, o maior salário do clube, não é preciso sequer fazer o cálculo dos 20% acima da média salarial do grupo para saber que há algo errado. Isso pode ser por conta de algum jogador que, em verdade, é titular da equipe, mas está com status menor no elenco, ou porque temos algum jogador recebendo muito além do que ele vale. É algo que precisará ser verificado – o que farei na análise do elenco por posições, abaixo.

O outro problema é que temos ao menos um jogador "jovem promessa" recebendo mais do que a média dos jogadores de revezamento. Também aqui o problema pode ser o pagamento excessivo de salário a um jogador ou uma má designação de função no elenco, e precisará ser verificado. Se o jogador for importante, tudo bem. Se por outro lado for realmente só uma promessa, precisarei reavaliar se ele vale tanto que compense pagar mais salário do que para um jogador que atualmente deve ter impacto na equipe.

Passando aos jogadores de equipe principal, vemos que há uma folga salarial de cerca de 1,9 milhão. A maior parte desses jogadores possui cláusula de aumento salarial, assim que essa folga deve diminuir em breve. De todo modo, deve haver espaço salarial para a contratação de mais um titular (isso se a vaga não acabar sendo ocupada pelo nosso "reserva" que recebe mais de 800 mil de salário – nesse caso a folga salarial dos titulares diminuiria, e a equipe passaria a ter espaço é para investir em reservas).

Por último, a equipe não possui nenhum jogador chave, de modo que também aqui temos espaço para manobras. Se não houverem mudanças nos status dos jogadores que já fazem parte do elenco, essa deve ser a parte mais importante a ser reforçada para a próxima temporada (caso as limitações do save permitam).

Com isso, temos estabelecido os valores de salário a serem pagos para jogadores em cada função de elenco, além de definido o número aproximado de jogadores que queremos em cada função. O passo seguinte é analisar o elenco atual, verificando quais jogadores merecem ter seu status alterado (seja para cima ou para baixo), quais devem ser liberados, onde precisamos de reforços e, com base nessas informações, verificar se há nomes adequados disponíveis no mercado.

 

Análise do plantel

Goleiros

https://lh3.googleusercontent.com/TwWT_W0KdoGZ3TTt4MyzW5xmbBdOVDhyw0aZ-G8DE-qPgWJDXJDMHwc-oEy8hn6mhjpb07x-KLbkGIc_MgdzKsmj_fX4_D4R0ZHNKNdv2nrqBLjsQnBlEg-FVXplA8Hn2PnqZj6Z6FVSa5_iXl7rC1ctxNwlCfTywChhhAM8RonKsnsOZGHtzJIJk5Q4d6B6QnMdEvEN01Dc5rj2R2w54YKLOTNVAigmjEBPsq2eIWbKyiZAiHmeFtrRpuetx1uGM3XB6IBRc9ljzeWWHi4N3g3yaswZWsWx5rGPz5NX1w5mflmd71K76qtwV2uLwmBVpn6AprliqX-rzzdU6WLuJOv-BoIxUXq2lGhRi7vvfECUb5eBXT0amDsPN-wZedzV4vtzb1d9dPZ21WMlC1hMwL9xa68ZVMdbWXdNxuaZ7rI9aACsFnK9dOHPbNdF6nex5n7-bK12tHAnE7YTs9Pj0PUd_690JUwhqtZrJPtep7RUZo9b81dYlH8c28Tnu-wAoRN5S10vje9VRjtEADa2bwDKda0H8_fSeUORNhnsJGXpovUqKCKCHpYGPXz9CKl2-Ji9I0wnNaA-MxFY1P6ZOyms9UTQqJiQT6cMg4RUyQV2P7LPwODEF8aH6iY8W6kDACct_uUg3NQ1YyFamrj1C1Uo2_hWz2VTTsLjCSZmIg=w927-h107-no

Luís Zwick é nosso titular, apesar do status de revezamento. Não pretendo alterar seu status, contudo, pois o salário está adequado ao status atual – se aumentar o status, o jogador pode querer um aumento salarial substancial. Steve Kroll é o reserva imediato – e possui salário condizente com essa situação. Terá sua função alterada para estar de acordo com esse status, preferencialmente já com renovação contratual, já que seu vínculo expira ao final da próxima temporada. Em relação a Kroll, ainda, continuamos com o mesmo problema do outro ano: o jogador possui excelente potencial, e precisaria de minutos de jogo para conseguir chegar no nível que pode chegar. Mas nossa equipe não pode se dar ao luxo de jogar sem o goleiro titular. É triste ver uma prata da casa ter seu desenvolvimento atrapalhado por falta de tempo de jogo, mas não vejo muita outra opção como treinador. Paul Büchel é apenas o tampão, e continuará nessa função.

 

Laterais

https://lh3.googleusercontent.com/pKBUuL_nCaYlen7zpjQbjW4X1t9dSBEjsc52yRO8HQLdJ5zTbn1Hco9H6wDuO-XGM9XZ1YYUrU-Pny_q_XHQMijqYq7OxzDC2EKS3OE7cR8v5VqcclnFRi-tZn76g46MZjbRTM2-YivwJdH6XYgguIaFYk6XHfeQHk3zmVktx_DrZaMu46zbL_IfxYSmMtvVkGB6-TyQlCaZU0G8L-krCe_ZWQm0iDlRuITCeayxkKgQimjGUmCxunHeAwz1YN99j2TTrwu-t-46BlOFtdeSXWKybdyoSfHb13OGqWlvculIzSWXxL8qxePgeZ6bnukRxTeZ36yYEzoqeJ7tFuxZIDND_KPJnvFGxbhegi1dv5v8mKg45YmR8zfWNEQslaPcZWR48pkveKPTPDaVCM4pbWzWuQPJqyHEwKZ4DcGhSF_DELPdsllOttRrWvtBFvUq_ghaewyH59cAFH8lSA_JaFuhSWNNpRQDjngb1qBp_15HXFOXbYUkzPWTt7a_K1WJhxK9lGHiJe48ORtvr7IH4SiFQ-2norGJpTayr0KM00LXEvkW7pKrQ0zUXhbinFrItd12Qsn3Bo61bjESO9USHu4OKxAJXLZfryH0YBHuLM4myb9fD-6DZtaWDgaDzD1bHFJp5MQLg8u0KUUmzZzS9Jb5Kf9Zgv8s2Y127V3XlA=w927-h163-no

Na direita, Björn Kopplin se destaca como um dos jogadores mais bem pagos do elenco, apesar do status de reserva. Em verdade, porém, ele é o titular da posição. Assim, vou alterar seu status, de modo a equilibrar melhor os salários pagos aos reservas. Jan Gyamerah era um jogador de grande potencial, e até vinha bem, mas uma lesão nos ligamentos atrapalhou demais seu progresso. Somado a isso, o jogador está com contrato se encerrando e quer receber o mesmo que Kopplin para renovar. Por isso, será dispensado. O reserva será Max Konrad, que mantém o status de jovem promessa por ainda possuir algumas deficiências graves em seu jogo defensivo.

Na esquerda, a situação para a temporada está bastante boa. Holland é um bom titular, Christopher Lenz um reserva adequado. Prevejo dificuldades, porém, para a renovação contratual de Holland – no momento, o jogador deseja receber 1,27 milhão, o que seria mais do que o teto estipulado para os jogadores titulares da equipe (e não considero sua contribuição suficiente para lhe pagar o teto do grupo). Ficarei de olho nas opções do mercado para substituí-lo, caso não baixe a pedida salarial.

 

Zagueiros

https://lh3.googleusercontent.com/jEgWlEdZQeML9aQgs_ZQvcjuVjuO4CNWCE4MM0pO13gW0L6duI9vgp_J5n6CAno8eTVfVkmX1L42FstAjEogFAYEIaZN5BYNBIkgbvQtEx2cnats1rF4P3ClM-ecwj04Fm8DGTVztPv6orRwUzEjvozO1FEYxi3wsC2cdja_A3p13Xh9RmEpBve6S6F94xSghgr4zex8kK3CNRGXmq6A0CICJmRvAZA7TVJHlFq1PuzImca-0etsDL6LOrkPLACbkLmZ1QjirdevXCBgNiNhvzhPzwti147317tokB_o4BoAbAsby7hRnE-maHzCxjKG99KER1eB5UcI86Jm6FCmRfSsdChSl3fD3IHpywsKSHJFyWt0b3XGvMR4IWF_QCoXzIzcssIl5mMKwRGSFugVbHE52aF0ItrNC_K4CH8Weixf25rJx_6wJbFMx_y6kI97owg8aWRBWHXqdqSMSbROM9_T4FVcKTnlDIG1cjwyJSpRxV-k1N8R5uClhLSCD0qtSj_JHFNm-xl7LsR37RmzpTtiousXsXW_NRFdoYEI4lsJ2in2QUIC1HyPPESCXUYFuE7gzVulpUuBBznWyV5HBh0PBYn_Bn8ni8GZaZskSi5JHiBGQwcT_qmq95HwBBT1tS6vDN53_s5keu5-RLifuMx90Q21rpqj1g1iQNjGlg=w927-h167-no

A dupla titular é Torunarigha e Rademacher. O primeiro tem futebol para receber o status de equipe principal, mas será mantido como revezamento em razão do salário que recebe. O segundo não convenceu durante a última temporada, e com isso será rebaixado ao status de reserva. A mesma situação atinge Sebastian Neumann. Daniel Schulz, por sua vez, já acertou sua transferência, o que não será lamentado. Rami-Jhasin Ghandour é a jovem promessa com o maior salário do elenco, e no momento não faz por merecer o valor recebido. Como possui grande potencial, será mantido, mas precisa começar a se desenvolver logo, ou acabará sendo negociado. Com isso, a equipe do próximo ano deve ter Torunarigha e (idealmente) um novo jogador como titulares, com Rademacher e Neumann na reserva, e Ghandour de opção jovem.

 

Volantes e Meias

https://lh3.googleusercontent.com/TNfGgBg5pZK9zN5wRRJSibBclavHs_hJZBspCbBpmhM5sbP9rtfNE0Ok_Gmhn48343gfGpi_dBrXFguFXwDnAhrJdw5fz3Fz0_w0d5x3Zh3Ml_TASbAjpprIHlpI6rFDBuLwTGhHPxMBhgLlUCjGiawwmPIF2G617dSTlvL0kc2-H3iCR1jM3Zs8OZtiKX56ThqETJ__1-hZTKKJwOQx708Sh1bu_-IoIgl_7rwR_eSY0W1H2osLiAwqiCPY6cSSz6DF6I1WXNtdUnXAYGxhKxPdBXZ1sxgJAUraPlX_XA2JMp3gXywPFo6uOsz__JrcpisX1dN3uNVO7aFEqlx18pXugHnv3vpXt2GLa8FGPINHZqxRMd7-mbnbpTiJ_8zHr_xKXfX8wRAH3-dkWAzDAgE3SZRxbmqre3yDZq0kcOp1U5wk0dTvYWOjSnXm586NVpisKLcC-aEJfrwxSNRVEpydjSfa09kilAASddeWNt83sDXmTxZkZfE0OXIDkuVZ_DS4tCmrXJiej8IwnsnMNYbGHkccMAvGg2Ms_S9-s945Hx0jkuGMl1MqpBmc9pYryA6cU4l39VjQNaq65hAMuYmOyiEgAG4SReMnYAnLVDx-3-ngYB92akOn1CVPwpayeArIbFDRH_tyMp0Lz5X-faV2Evhmx49rPWl-2pWmVg=w927-h218-no

Niklas Brandt teve uma péssima temporada e, aos 26 anos, já não pode mais se desenvolver muito. Será dispensado. Tom Trybull é um bom jogador, mas deve ficar na reserva em razão das outras opções que possuímos. Brandenburger, Jopek e Covic são todos excelentes, e poderiam merecer o status de jogadores chave. Não pretendo alterar suas funções no elenco, contudo, por entender que os salários estão adequados às funções atuais. Jamil Dem, emprestado ao clube, será comprado em definitivo e ficará como jogador de revezamento. Eroll Zejnullahu acabará deixando o clube, por estar descontente e se recusar a assinar um novo contrato. É uma pena, pois é um bom jogador. Por outro lado, não saberia onde encaixá-lo em meu esquema atual. No fim das contas, talvez faça sentido contratar mais algum jovem para a reserva, de modo a não depender apenas de Jamil Dem e Tom Trybull em caso de lesão dos titulares.

 

Pontas

https://lh3.googleusercontent.com/hrRox3_oIsU-zAcvgqhBzrIZpvS5QkdKIqs5gTRCDlZ2EBDCZqR9nWvRlj6zyZeg9SvO_QmiBA_ZHVRGPPEEkfQfY2toLogdoa4k3fzcCEfnzyuB5S98JnY5zlulTTD4HUtSrEeZiG7mZVwQW1MJKvysWyg1M16Kj3DGNKJtxKDaDtNxNu1ikL_jXKebyZe7aIDU6opc6iGHXYf1GjO41XcJqihjrSD_3aFnDYNWl_lc6Y97c0gikWeyc8kFcavFpZtAfJ_LwZTx1DhF6ujPEfdOzUdpE5iTgksbECj7olU4fSqHomAb8obxWarKIz2X3KmwRmNNzBl_8MlAsml-uWLEQuBmJZP-NIp6ygMDp-CkF_3PxsC6oD5L05EWqMjUtokV9HoeKKC29qs1_dw7dyNbBADvGpdzragF8CQ2rie7c0llhyBR9Na5R9Ro7GXACB6YaFOvBqfWnBmfj7-67u3F30saMOJEn6k2iRMJm-fXe-VeSg5uWAUkEE6NVJpZJ3JbYKTtG_sPfk6eIU0oSLacfpjq6vkI4EVKNgIiVhr93bINLkHnpWYZPbjcgCTiNE2JR3dM9NDTWfXmosvQbqjY963zUwZN_QZIBNEIGcTEv75pR33z3s2vQxnG0lRi0QNX1gApKfAPk0WXV3yYn4tG3sUFq4G5fYvnMnqqLg=w927-h136-no

O setor mais complicado da equipe. Em primeiro lugar, temos Ben-Hatira. O jogador é titular, e até teve uma boa temporada, mas a verdade é que lhe falta qualidade para jogar na Bundesliga no longo prazo. Minha esperança inicial é que ele dividisse a responsabilidade com Marvin Knoll – razão pela qual ambos recebem salários semelhantes. Knoll, contudo, fez uma temporada muito ruim, tendo sido rebaixado a reserva apesar de ser o jogador mais bem pago do clube. Evidentemente, um reserva como mais bem pago do clube é um problema. Idealmente, venderia o jogador, mas acho difícil que outro clube queira pagar seu salário. Provavelmente o jeito será mantê-lo no clube por mais uma temporada, ao menos, e torcer que encontre o futebol que dele se esperava.

Pela direita, temos Christopher Quiring. O jogador é titular da equipe e bastante importante. O problema é que está no último ano de contrato, e sua pedida salarial para renovar é impagável. Se conseguir negociar o suficiente, talvez possa encaixá-lo como jogador chave da equipe – status que considero adequado a ele. Mas mesmo para ser jogador chave, sua pedida salarial precisa diminuir bastante. Se tentar seguir esse caminho, corro o risco de me ver forçado a fazer uma loucura salarial ou a deixar o jogador sair de graça ao final da temporada. A outra opção é vendê-lo agora, pois já está com 27 anos e provavelmente traria um bom dinheiro ao caixa. O problema nesse caso é conseguir alguém para seu lugar – além de que provavelmente precisaria de um segundo nome para a posição também. Ainda não sei o que fazer.

Para completar o grupo, temos Bilal Kamarieh. O jogador atua naturalmente na esquerda, mas também sabe se virar, em tese, na ponta direita. Na última temporada, porém, suas atuações foram terríveis, especialmente na direita. Continua como promessa do clube, mas não posso contar com ele de imediato para nenhum dos dois lados. Talvez para a reserva de Ben-Hatira na esquerda. De qualquer modo, precisamos de outro nome para atuar pela direita.

 

Ataque

https://lh3.googleusercontent.com/drNo4-I2C3fgeiCX1slXjPjpcWEZXmLLjY8_qq33pDmRdU-Hl_bfqVmmAbXf_kYz2rI3HNxktnKGUR-lWXDyC66DqjbkDh4hE1n8z4C4n_lHKVolqu-0q61i6lzf3Y4xL2LytG1EMvSjt7_gh1KslvyczcKkfz5kVA0gAgPUzAvZ5lFHhBnO-3SkDcUFl53SUTnwrT3d1W_rCYGVCqHjQC7MIDUKOF5baPremd4JgnjZYCjLW-ZhYEiLHD_W9xqCudhC3ftfMD6hg7ydiDkV2FvixeTJAzry60s0nu4qA-JZsXu5QxaiLn0sJmKiNaaqkPRFd_QdUB9jLIMATdj-OJGc_N_aHVTPo-bdo5iCIRukF-S7kcqM7YZ0vmdC6bsaK90OVAgan1JQSKXs9uAypPkRQjZxMN-vtu6oGAzrDxJpMLaW3eDP1g9Kl9bVMsJxzO0roZZXPaXFvswra6DuEj-WwcAiylmiN745Bcls-Ia3CP3Vo2yT4NCzlOlPDt30sJ-YOECRsSU7qxJNaHIiEQ5bteLepvIPuAlD1gK05qYJhnR0f53DKp5Sp9TTUgHt64MBau3VBc7AyUGju46d9Eb_pyu8RtBxGEoG0kKkGKH_yhDxMLrMXpLfYm9wRdsw5DoITMdaM1Qoyx4D5kt8q1Z579l6PVGOW7-MCqBbHA=w1012-h77-no

Na titularidade, um dos setores mais tranquilos do clube. Skrzybski é relativamente jovem, tem contrato de longo prazo, está jogando bem, não tenho nada a criticar. Na reserva, um desastre. Patrick Breitkreuz é ruim demais, e será dispensado. O problema é ver se esse ano há algum nome melhor no mercado – talvez não seja uma má ideia pensar em um esquema alternativo, sem atacantes.

 

Resumo das carências do elenco e dos perfis a serem buscados no mercado

  • Renovação contratual na lateral esquerda: Fabian Holland quer mais do que vale. Se não conseguir negociar, terei de decidir se contrato algum nome para seu lugar ou se aceito os altos valores pedidos.
  • Zagueiro titular: preciso de alguém para fazer dupla com Torunarigha. Pode ser um nome de peso, com status de jogador chave, se encontrar.
  • Meia central reserva: idealmente um jogador jovem, de potencial, que aceite não jogar muito no momento, mas tenha qualidade para auxiliar a equipe se chamado.
  • Renovação contratual na ponta direita: preciso decidir se tento manter Quiring ou se vendo o jogador e procuro outro nome para seu lugar. Se procurar alguém, o ideal é um jogador com qualidade para ser titular indiscutível.
  • Ponta direito reserva: independentemente da situação de Quiring, precisarei de um reserva para a posição.
  • Ponta esquerda: o ideal seria trazer um jogador para ser titular por aqui, mas dificilmente terei espaço para fazer isso se não conseguir me livrar de Knoll.
  • Atacante reserva: é uma posição complicada, pois ao mesmo tempo em que procuro um nome capaz de substituir Skrzybski quando necessário, dificilmente o jogador terá muito tempo de jogo. Provavelmente terei de escolher entre contratar um nome mais fraco ou me dispor a efetuar uma maior rotação na posição.

 

--------

No fim, ficou faltando ainda a situação financeira da equipe. Mas vou deixar para trazer isso quando iniciar a próxima temporada, já que só vou poder trazer esses dados ao final do mês, e até lá tem bastante coisa a ser feita no mercado de transferências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Masss olha, ninguém estava esperando essa reação das equipe, e mesmo sendo sofrível até o ultimo minuto você conseguiu! Não apenas evitar a demissão que estava batendo a porta (antes do anuncio da sua renovação) mas também o fantasma do rebaixamento! Acho que você está tirando leite de pedra, dada as dificuldades do save!!

Parabéns pela "conquista"!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lourival disse:

Masss olha, ninguém estava esperando essa reação das equipe, e mesmo sendo sofrível até o ultimo minuto você conseguiu! Não apenas evitar a demissão que estava batendo a porta (antes do anuncio da sua renovação) mas também o fantasma do rebaixamento! Acho que você está tirando leite de pedra, dada as dificuldades do save!!

Parabéns pela "conquista"!!

Pois é, foi muito sofrimento mesmo, mas no fim deu tudo muito certo para o time. Eu estou bem orgulhoso dos resultados, não é uma situação de quase rebaixamento onde eu diga "porra, onde foi que eu errei?". Concordo com a avaliação de que é meio tirar leite de pedra. E acho que vai continuar assim no futuro.

Valeu :) Manter uma equipe assim na Bundesliga merece comemoração sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito legal essa administração do status do elenco/salário, mas está aí uma coisa que nunca fiz no FM, desde quando comecei a jogá-lo. Como regra geral sempre usei essa questão do status como faixas salarias individuais do que algo para controlar a folha salarial do elenco. Minha solução sempre foi o rodízio para deixar todos satisfeitos.

Esses saves onde a contratação fica muito restrita por conta de algumas regras, acaba criando esse tipo de situações como a do Christopher Quiring que é bem legal para ser resolvida ou como a do goleiro Steve Kroll.

Cada save é uma situação diferente, mas quando fiz o save do Cádiz, também tive um goleiro formado na base Adan Mateo e decidi bancá-lo na equipe e com 20 anos se tornou o titular do Cádiz e aos 22 convocado para a seleção espanhola. Claro que o Union está em uma situação muito complicada pela temporada passada, mas não tenho certeza que você estaria pior se tivesse colocado Kroll mais vezes para jogar. Mas cada treinador tem suas certezas e receios, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, tentei ler esse último post no trabalho e a cada 10 minutos chegava alguém pra conversar, kkk.

Bom, aos trancos e barrancos consegui chegar ao fim. Vou dar uma olhada nesse esquema dos 30-30-30-10 e vê como estou indo. Acredito que esteja bem longe de extrapolar o teto em algum setor já que jogo com menos de 50% do que é disponibilizado.

Refletindo sobre o que foi a temporada passada/atual pro Eisern, observando os gastos com salários e vendo o que vc pretende pra próxima temporada em relação à contratações, não consigo mentalizar o Union com uma grande equipe capaz de superar as posições de baixo da tabela. É bem verdade que acredito numa evolução do clube que vai leva-lo a pelo menos ficar de fora dos playouts.

Penso que o que faltou ao EUB foi elenco, em um determinado momento às lesões atingiram a equipe como uma praga tirando muitos atores importantes, os quais não tinham reservas de nível. No fim das contas, não é só dinheiro que move essa roda das negociações no Union, não é? Mais uma vez voltamos aos limites impostos por vc no início do Save. Confesso que se vc mudasse a cláusula de "Ter um elenco apenas de jogadores nascidos em Berlim..." para "Ter um elenco com 70% de jogadores nascidos em Berlim e 30% entre a Pomerania e a Saxônia..." eu não atiraria a primeira pedra, huauhahua. Brincadeira. Tb não sei isso ia fazer grande diferença, mas, pelo menos aumentava um pouquinho seu escopo, kkk. Abs e acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ggpofm disse:

Acho muito legal essa administração do status do elenco/salário, mas está aí uma coisa que nunca fiz no FM, desde quando comecei a jogá-lo. Como regra geral sempre usei essa questão do status como faixas salarias individuais do que algo para controlar a folha salarial do elenco. Minha solução sempre foi o rodízio para deixar todos satisfeitos.

Esses saves onde a contratação fica muito restrita por conta de algumas regras, acaba criando esse tipo de situações como a do Christopher Quiring que é bem legal para ser resolvida ou como a do goleiro Steve Kroll.

Cada save é uma situação diferente, mas quando fiz o save do Cádiz, também tive um goleiro formado na base Adan Mateo e decidi bancá-lo na equipe e com 20 anos se tornou o titular do Cádiz e aos 22 convocado para a seleção espanhola. Claro que o Union está em uma situação muito complicada pela temporada passada, mas não tenho certeza que você estaria pior se tivesse colocado Kroll mais vezes para jogar. Mas cada treinador tem suas certezas e receios, não é mesmo?

Essa questão de administração é algo que eu acho legal, mas na real também nunca fiz antes. Mas meus times acabam ficando uma confusão, é a parte que acho que mais preciso melhorar no jogo, então quero fazer isso agora. Também sempre utilizei bastante o rodízio, mas acho que um controle um pouco melhor pode ajudar, especialmente agora, que tenho pouco espaço de manobra para rodar muito o elenco.

Sobre a limitação de contratações, eu tô gostando bastante de jogar assim. Em outra situação, não teria dúvidas: lucraria meus 4-7 milhões com a venda dele e contrataria alguém outro para o lugar. Agora, tenho que sair um pouco do meu roteiro de jogar FM de sempre, sair desse conforto. Sobre o Quiring, já adianto que optei por renovar contrato com ele, dando ao jogador o status de jogador chave - e um salário que é o dobro do segundo mais bem pago no clube. Mas não foi uma decisão fácil de tomar.

Em relação ao Steve Kroll, se eu estivesse em uma situação diferente já teria bancado ele. Mas a situação é apertada demais. No momento, o Kroll é mal e mal um jogador de segunda divisão. Eu tenho quase certeza de que, se ele tivesse jogado mais vezes, teríamos conquistado ao menos dois pontos a menos, pois o Luis Zwick nos salvou em várias situações. E dois pontos seria suficiente para rebaixar a equipe, nos deixando em uma situação muito mais complicada do que apenas ter que dar um jeito em um goleiro que não se desenvolveu tanto quanto poderia.

A história do Adan Mateo é bem legal, lembro de ter acompanhado isso quando tu postou e achado legal ter um goleiro jovem assim de titular, mas acho que a situação do Cádiz permitia uma liberdade que a do Union não permite. Talvez permita essa temporada - se a equipe estiver mais tranquila, Steve Kroll com certeza vai jogar muito mais esse ano. Mas se continuarmos brigando ponto a ponto contra o rebaixamento, prefiro utilizar a força máxima mesmo. Cada treinador tem seu estilo né. A minha escolha nesse caso é priorizar a luta contra o rebaixamento.

 

2 horas atrás, Bega Gomes disse:

Bom, tentei ler esse último post no trabalho e a cada 10 minutos chegava alguém pra conversar, kkk.

Bom, aos trancos e barrancos consegui chegar ao fim. Vou dar uma olhada nesse esquema dos 30-30-30-10 e vê como estou indo. Acredito que esteja bem longe de extrapolar o teto em algum setor já que jogo com menos de 50% do que é disponibilizado.

Refletindo sobre o que foi a temporada passada/atual pro Eisern, observando os gastos com salários e vendo o que vc pretende pra próxima temporada em relação à contratações, não consigo mentalizar o Union com uma grande equipe capaz de superar as posições de baixo da tabela. É bem verdade que acredito numa evolução do clube que vai leva-lo a pelo menos ficar de fora dos playouts.

Penso que o que faltou ao EUB foi elenco, em um determinado momento às lesões atingiram a equipe como uma praga tirando muitos atores importantes, os quais não tinham reservas de nível. No fim das contas, não é só dinheiro que move essa roda das negociações no Union, não é? Mais uma vez voltamos aos limites impostos por vc no início do Save. Confesso que se vc mudasse a cláusula de "Ter um elenco apenas de jogadores nascidos em Berlim..." para "Ter um elenco com 70% de jogadores nascidos em Berlim e 30% entre a Pomerania e a Saxônia..." eu não atiraria a primeira pedra, huauhahua. Brincadeira. Tb não sei isso ia fazer grande diferença, mas, pelo menos aumentava um pouquinho seu escopo, kkk. Abs e acompanhando.

hahaha, post desse tamanho sendo interrompido toda hora deve ter sido complicado de terminar.

Sobre o esquema 30-30-30-10, acho que tu pode utilizar ele como uma referência, mas no teu caso faria mais sentido considerar 100% como o limite salarial que tu estabeleceu para o clube, já que o orçamento disponibilizado pela diretoria é muito maior do que aquele que tu pretende gastar.

Em relação à próxima temporada, minha expectativa também não é melhor do que no ano que passou. Nossa equipe até tem alguma folga salarial, mas precisaremos encontrar os nomes certos para tirar proveito disso (o que é complicado com as limitações do save), e mesmo que a equipe use toda a folha salarial, ainda é muito pouco em comparação com quase todo mundo na liga. Meu objetivo esse ano é evitar o rebaixamento. Estou mais confiante do que na última temporada de que a equipe possa fazer isso, mas não ficaria surpreso se não der. Acho que nossa temporada fica entre 14º e 18º lugar, dificilmente algo mais do que isso.

Quanto à tua análise, concordo que faltou elenco. Mas é muito complicado conseguir mudar isso. Não apenas preciso encontrar os jogadores e eles caberem no que o clube pode pagar, eles ainda precisam estar dispostos a vir para o Union Berlin. E aqueles que realmente tem nível para ajudar o clube e aceitam vir, só aceitam vir em papéis significativos - achar um jogador berlinense bom, que não custe caro e que aceite ser apenas complemento de elenco é pedir demais. E as estrelas também não vão vir, pois não temos grana pra isso. Então o jeito é tentar achar um ou outro reserva razoável e quem sabe melhorar um pouquinho o time com alguma contratação que eleve um pouco o nível do clube - mas não esperem nomes bombásticos, porque não vai ter.

Quanto aos limites estabelecidos, se eu fizesse dessa outra forma não teria a mesma graça né? Além disso, minha primeira proposta era fazer um save com limitação de contratações de uma região, mas eu descobri que isso complicaria demais a minha vida, pois não existe forma de pesquisar jogadores por região no FM (ao menos, até onde vi, se alguém souber, me avise). A ideia de fazer uma cidade só surgiu justamente por isso, porque eu posso colocar "Berlim" como critério de busca, aí fica mais tranquilo de procurar as pessoas. Mas acho que uma região maior, ou uma ideia tipo 70% de berlinenses, facilitariam muito a vida sim em relação aos resultados no FM. Trabalhar com poucos nomes tá sendo um desafio e tanto - mas é justo o que eu procurava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa! O sofrimento foi grande mas no fim teremos o Union mais uma vez na bundesliga. Vamos ver agora como sera preparação para uma nova temporada que deve ser complicada mais uma vez. Mas a comemoração é merecida.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu a permanência para calar (no emprego e divisão) para calar os cornetas de plantão! (nunca critiquei... xD)

Interessante esse artigo da adm. de elenco nunca tinha me atentado a ele e achei bem legal como você adaptou o conteúdo a sua realidade. Confesso que esse é um campo que careço de análise para equilíbrio. Sou uma pessoa extremamente resistente a a contratar qualquer jogador como elemento chave (mas sempre acabo tendo um ou dois no elenco). Em relação aos conselhos de sua equipe, eles lhe dão muitas sugestões aos "papeis na equipe"? Você costuma ouvir e alterar de acordo com os conselhos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, lakers20 disse:

Ufa! O sofrimento foi grande mas no fim teremos o Union mais uma vez na bundesliga. Vamos ver agora como sera preparação para uma nova temporada que deve ser complicada mais uma vez. Mas a comemoração é merecida.

 

Boa sorte!

Pois é, acho que foi a temporada mais sofrida que já joguei no FM e que não terminou em demissão. E ainda mantivemos o clube na Bundesliga. A temporada que vem promete que não vai ser muito mais fácil, até pelas limitações no mercado. Mas sim, primeiro temos de comemorar o que atingimos, depois pensamos no resto.

Valeu por acompanhar e comentar :)

 

3 horas atrás, Ademar Tavares disse:

Conseguiu a permanência para calar (no emprego e divisão) para calar os cornetas de plantão! (nunca critiquei... xD)

Interessante esse artigo da adm. de elenco nunca tinha me atentado a ele e achei bem legal como você adaptou o conteúdo a sua realidade. Confesso que esse é um campo que careço de análise para equilíbrio. Sou uma pessoa extremamente resistente a a contratar qualquer jogador como elemento chave (mas sempre acabo tendo um ou dois no elenco). Em relação aos conselhos de sua equipe, eles lhe dão muitas sugestões aos "papeis na equipe"? Você costuma ouvir e alterar de acordo com os conselhos?

Aliás, e o contador aquele, parou por quê? :P

Sobre a administração de elenco, não é algo que eu costume cuidar muito também, mas acho que é um aspecto que preciso melhorar em meu jogo. Tenho a mesma dificuldade em contratar jogadores como elemento chave, e de pagar salários muito acima do restante do elenco. Mas acho que isso pode ser prejudicial - afinal, se tenho espaço e dinheiro para isso, o melhor é contratar mais gente nesse status sim. A análise é justamente uma forma de mostrar que o que eu preciso pro time é mais jogadores importantes, e não mais reservas (se consegui contratar quem precisava ou não já é outra história, vou falar disso na próxima atualização). De todo modo, tu pode utilizar essa análise adaptando para tua proposta de ter menos jogadores chave, assim como eu fiz, né.

Sobre os conselhos, tu diz aqueles que a gente recebe de semana em semana/15 em 15 dias/mês a mês ou algo assim? Se forem esses: não, eu não dou a menor bola para o que a equipe técnica fala. Se dependesse deles, eu teria dois goleiros com status de titular por exemplo. Só falam merda. Tem pouquíssima coisa que eu ouço minha equipe, em geral eles só servem de lembrete quando preciso alterar algo (tipo "ah, eles tão sugerindo um novo movimento preferido ao jogador, significa que ele já terminou de treinar o outro, quem sabe eu coloque um novo?" mas aí vou lá e vejo eu mesmo o que treinar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que perrengue esse play-out, mané! Ficou, ainda bem que ficou. Agora eu acho que o time tem que subir um pouco de patamar, sofrer por mais um ano vai ser osso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Maiiron_ disse:

Que perrengue esse play-out, mané! Ficou, ainda bem que ficou. Agora eu acho que o time tem que subir um pouco de patamar, sofrer por mais um ano vai ser osso.

Pois é, foi bem tenso. Não passamos tantas dificuldades em campo até, mas fica sempre aquela tensão - qualquer bola poderia ter mudado tudo. Um chute de longe, uma cabeçada em escanteio, qualquer coisa né. Felizmente não aconteceu, e ficamos na divisão.

Sobre subir de patamar, o objetivo é esse. A questão é saber se isso vai ser possível. Veremos com as transferências, que acho que virão na próxima atualização já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://lh3.googleusercontent.com/L2HjwTFmN4oWefWjKjeSKe3Wig8Yvqc11zG5J60i_AJzL4sl6W38nwXg0CzYQgKN-rbQCD56wOZ_ZLRyiFFXkMp9g9sJT5QYD4fw2U7RlxblbjFwgwYTNM23fX4rHX5Q_Izm3q0GEZvcSoKtQ3TTMGdLIBGxsRnP5T7mGIpS4tWv2bn_yiiZbRTugubmUlKwbSSsDuffvZkO-bW1a0SVuMc_sYHHuqdGXkbcPThAX3bWQWPTEne9wKgT-eiaMs1n1rM6Wa5R734vg7IPYY0S6ZpoRlqueeT1piBOh7Yt-FExWVUwVoAPuaxDge9YWC9cBgCIv4odb2h0_inHpd05ErkGlMp8Os5PQth31cmdeZiVVw59hu6g_5ihqwXzFScGNIR5DdA_CUZ1ft1wiCfqtSUPR7E42aLBHNvWJeePS6ZRWIxrRzP-S5ToJALSzbk7VN59AW-xePknRQbUgHDmeRH3y5v3qn-TZuwbii3Gz4LO586hJslpZ5_PW0PuruveJEJOeW9554jwxLytQUv4vWofcThDU1HJM5dzQZYxE0XNhNO-OHohe3QFzIEJAO7UGB2gNVnMdbe1jCd-8cSf0R4RtL3irTl3U373F6H7EkaMJv-cthxxFPA91o81DCEGG3TsHwQJKneliUZqVTP9wmQUamrKrObJHXn7YG7nwQ=w750-h280-no

Acabou a temporada 2017/18. No seu ano de estreia na elite, o Union Berlin fez o dever de casa e conseguiu se manter, com muito sofrimento. Agora é hora de ver como foram os preparativos para a segunda temporada na Bundesliga (não confundir com temporada na segunda Bundesliga). E, como não poderia faltar, vamos ler sobre mais um episódio interessante da história do Union Berlin.

 

Bem-vindos à sua casa

https://lh3.googleusercontent.com/XJj8msBs6gXpgeV3Rv88NQWBFYWp3w9D6RIhy_bHBgB3CALpsb8liUa9nLnLVn3zobvOXJMg9x-8fn8BT8FtHTYwjAcM93WfSvCi-8g_ioy_e1UtqYSqcgFAsygVLjMfofAJBxjIRQXjZGxkWOi8OpV9ZBQ1Hgd1-HoXSfJ-zSOF8qdMVVowaN5f99GwetM9NoSSz5pjSRKByaVyteBPqtWdj-BwofeJEMK5lRHfYiZktoL_1rNRzJb6efm-RxwDxyXh_MTQwC6-MM4Ih5Xn2yhYGvF1McWsz-sDucChrsMq9gRr-9FwUMQ9eBbrK98YjrS0L4sOCiXKuv_ks_O5cZVtjQ7jBYlv55vrGOvr3IR_ofJOCKeFXK4RjmV0tab1OBDcVPgiPfePO_xSpYnnWDthrQZfiab6tn_ZoRakpgKZxXeDNnsHySyfkZQULxBh8dVZsOcfPvfBDnO_JT3Pffxf2_MtCUKED-cJAm-X89wxjMdZoepKefbgpUV-U59dMoksjTVtHR5Dp4O-QqoS2pJC-XYa-4cxk3OXTYuQLowbLs8vkTJbM1J3b9fvfJ3WRMDvvZ2Mkus_4_J082Ver4cB4QokR2NrIIV4DGBsoyBwMeX5f8roFM-_4MFzlu-HsW_VPxAFYivPdkzsMm2hX-Yej9C-4NPYx4rI7ABrbA=w720-h480-no

Um bom tempo atrás postei a história da comemoração natalina que os torcedores do Union fazem em seu estádio. Daquela vez, disse que não havia nada mais natural para torcedores que enxergam o clube e a ida ao estádio como parte fundamental de suas vidas do que querer compartilhar os momentos natalinos naquele ambiente. Hoje, vamos continuar a falar dessa relação dos torcedores com o estádio.

Alguém pode estar se perguntando: tá bem, mas e o que a imagem do casal sentado no sofá tem a ver com isso? Muito simples: o sofá não está na sala da casa deles, como dá para ver pela quantidade de gente ao fundo da imagem. O sofá até é da sala do casal, mas eles estão confortavelmente sentados sobre o gramado do estádio an der alten Försterei, assistindo a um jogo de Copa do Mundo.

https://lh3.googleusercontent.com/TOrtQOdSOE1BcZ9vi3k76fo2flSTBrZ-JgxI0OjpsFOhRkqyKX0A60KdIxUAbb6hNwccSz1koF9QOijXc1Rat6T7pQO3Kka2W6fyHlOAbBZS8xZVnYR8BlbYTKJK0MCEKuHszKrG10cxW58c-Mljm0eEqx6z1uxeIxZ9iYG-y1WXdFQNMhhwWroQoL2WoOSNgvjwr4EHyh7HxWSr0g35vVoneBdh2eVy4YoBqHHyWjzIVVfvQiKCzzYrkstl_yU8UAuQpNDZ7O3kDE4fOGO5p0ZMupHQYyek3mXCK9sO20TR79nBFa4o4PMZwGCvGbnr5EYbwbAqqUKcD0nFCPsRTBYKRVe7upU4KNUuVvIY0Xvu4GQ_dL_GT13kalt5UWUYEiiBalpxlsYYcHrDN6ywnL0_xgcZKN9V9oLrnZbiEE6TxCpplZsfjii6etc6ckZ6WaWMz-sHmj9vrycv_vWw05nm6DuA7fyVgihnTu1M1OSqau1OzVK42WhpLl12GB2iMa9E6W-2UNPutBZYeXhQg98X9T67izG1cud6q9GRPYSvy1Mpi54kcWt-LzqjX5mfHyIrM7QNPIpUpM6xPY4Xb8hG7AeNvnamywujhfEQsntsBHA0hSHzBmb5jSf64uZDo0si33RaYp46xH3ybjhZoaoXpiuG0RL67E_3roJ3Xw=w720-h480-no

Assim como eles, muitas outras pessoas fizeram o mesmo. Somente para o jogo de abertura da competição, cerca de 13 mil pessoas compareceram ao estádio. 3 mil delas, com seus próprios sofás – o restante teve que se sentar nas arquibancadas.

O autor da ideia, Gerald Ponesky, disse que a inspiração surgiu a partir das músicas cantadas pelos torcedores do clube. "Elas tinham sempre algum trecho sobre 'minha casa' ou 'minha sala', e de alguma forma isso me deu a ideia". Com o apoio do clube, as pessoas foram então incentivadas a levar seus sofás até o estádio. O clube disponibilizou mesas de cabeceira, lâmpadas e, mais importante, coberturas para os sofás, para protegê-los em caso de chuva.

https://lh3.googleusercontent.com/D_KduhYo8Df2OKsEoEUj9Jpmk-JbCz0IKUBem9EmJ4z2mIua_mWiA0WwSD133yJYioMpHZM4yE0aZF2ufjPH3S6CbOMee33tJ2AvTVbppi9VERDUnUVeFvwIZ-F84HkdkAdaZBV7fZPZMFxQBuKNYIiDU3sWBgDmijV25hvvN2k46Ey76WoCSVs-r4VGvq3D0Qttu2HpKIlejnNh9lTXOFrayOK2szuo9CLYyXshGDlRixlFAXblcvJVhIBURukzgQMOzUSNF0hynE8MuSY01-AZGRbelRUZerMGc5xMKtVinhzdDnh4swDQEq4QTrPC-35nRIxE28UYF1pD6Cm-mvd4X7HGXzeoP-ZN7MtUCI7kUcG8dot5QJNswfX3rqDbsEFAw1gSZ9-a7EOmLVnKe76v_UijQeg2ZnAzHKe-LaGgyJpvqgFgiUYy7zsLt4o_y9Dfm8tFPXB-13E7Bs1I9yoQAOoSNBe2unfEXhggv4G9e8D2UCPQgqjfimZJrdPVaMB36DnZRUYQgnsQLM21PJldmHy1pVRN0cqe8exZqMRLYRQcV5tproGtnfVe-f-72PXpnDqlnrcDR2km1tHscVmyXEHS695-OrIpGtXrBVbxcQ1q9WTeSMrfD0e-gaqoIdCPJZUDL15vFDDK3O8oPFNLBEg28CqfOhm0O9x17A=w634-h417-no

"Wilkommen zu Hause": Bem-vindo à sua casa. A mensagem do Union Berlin para seus torcedores.

E assim os torcedores do Union Berlin puderam assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2018 com o conforto de seus sofás, mas ainda assim dentro do estádio, compartilhando as emoções com outros. Para a maior parte, a iniciativa foi um grande sucesso.

https://lh3.googleusercontent.com/InG3F4kro1-Fi0UwVeiwdirk6YjNlp6zTGP5Lg7Fog9l44AnOAVqVweuhsiKB6SFP_tTTYYI5K4nc8boj-slSZ_7hAuRtCU8hntDHFOh5QqvchOy2WxCJRNbOzXzqDWsi33YJg9yBDwOq7FgqdWEjFiTbvEkaEQWPZ-aQ_f0chQI669WejXMTGgGm2NGruws-bsR0jTVwW-jiYTBTI5ERXyWUYBHM80_jokECxIV9OVktWm3OkpfrsdJo_uRcwPRWZSAF7RspEVGInNRLq7MwEFUusbxY30Hvvv2Oj9lKVs5whLurwxzGgIQaWpbNMk0EOOv7CqC22AV6RobxWlFU5JsLf0PcC8ue0f7c5F2GWoDAU4JNRZtbB191hGgy_AG_xfjHeR9gPRpA2QykDjcKqQplPNl3RVP2CeeBG2EWQmXQooWlC3lQckYGF1FA0X3cEAKzc9HU7xoxzYHRCP_1AAhzjk7FyxNTG48X0Me3Jszsk8iHtwsyuj9a9zTlHhvNtsB5IKKJ1TEMj4TQ164ovKSNGfzl5M3DBBjwWk_OIzH95aZOv4oNtB3uMjjnNG_xEyFEbOeUQkH7pOV3FVXDwA1VsApKyoHZYI2IW43g4OCzPg8nxxwVeUgTEk22mgDBrHCJQgHHlBftbwaUhPTfbuis-0QnXelXZoDDpddxA=w720-h480-no

Como em todas as ideias um pouco fora do usual, contudo, houve vozes descontentes. Alguns dos torcedores mais radicais do clube não ficaram nada felizes com a ideia. Para eles, a ação afastou-se do que seria a essência do Union Berlin, sendo "uma traição ao futebol" orientada por desejos comerciais. Que a iniciativa tenha se originado de um diretor de uma agência de marketing – cargo de Gerald Ponesky – apenas piorou as coisas. O resultado da insatisfação deste grupo: três sofás foram roubados e jogados dentro do riacho que passa ao lado do estádio.

 

Quem quiser ver mais fotos do público assistindo ao jogo Brasil x Croácia, essa pequena galeria do The Guardian tá muito legal. As fotos do post são quase todas dela.

 

Berlinenses pelo mundo

Resolvi trazer a história sobre os sofás no estádio agora por uma razão simples. Estamos em 2018 no FM. Ano de Copa do Mundo. Talvez os torcedores do Union Berlin tenham novamente levado seus sofás ao estádio. Infelizmente, não há como saber se isso ocorreu no FM. Mas o que sabemos é que Berlim esteve representada na competição. E com vários jogadores.

  • Maximiliam Pronichev, meia ofensivo do Zenit St. Petersburg, foi convocado para a seleção russa.
  • Pelos EUA, temos três jogadores nascidos em Berlim: John Brooks, da Roma, Alfredo Morales, do Ingolstadt, e Jerome Kiesewetter, do NYCFC.
  • O berlinense de nome mais difícil da copa é Shervin Radjabali-Fardi, representante do Irã e jogador do Viktoria Köln.
  • Pela Alemanha, os já conhecidos Bellarabi e Boateng também foram à competição.
  • Na seleção costarriquenha, joga Felicio Brown Forbes, atualmente sem clube.

Destes, quem certamente enfrentou a maior decepção foi Pronichev – a seleção dona da casa foi eliminada com apenas um gol marcado e três derrotas, em um grupo com Peru e Japão. Mas a Copa do Mundo não foi boa para nenhum dos berlinenses. Não houve gol marcado por jogador de Berlim, e nenhuma seleção com jogador da cidade passou das oitavas de final.

 

Principais transferências:

  • John Brooks, zagueiro, Roma para Arsenal, 24 milhões de euros.
  • Muhamed Besic, volante, Fulham para Burnley. 1,6 milhão de euros.
  • Dominik Pelivan, volante, Hertha BSC para SV Sandhausen. 575 mil euros.
  • Fabian Bredlow, goleiro, Hallescher FC para Chemnitzer FC. 375 mil euros.
  • Steve Breitkreuz, zagueiro, SV Darmstadt para Arminia Bielefeld. 75 mil euros.
  • Robert Huth, zagueiro, Leicester City para Monaco. Final de contrato.
  • Martin Kobylanski, atacante, Lechia Gdansk para FK Rostov. Final de contrato. O jogador era minha principal esperança para substituir Skrzybski no ataque do nosso clube, como reserva nessa temporada e como titular no longo prazo. Infelizmente, perdi a briga por sua contratação. Acho que deveria ter sido menos pão duro em minha proposta.

 

Finanças e infraestruturas

Entrando finalmente no tema do Union Berlin no FM, vamos começar pelo que ficou faltando na temporada anterior: a situação financeira do clube. Com a disputa da Bundesliga, tivemos um aumento significativo nas receitas. Nosso retorno praticamente dobrou, subindo de 30 milhões para quase 58 milhões de euros. O principal fator aqui foi a premiação da Bundesliga, seguida pelo aumento de cerca de 50% nos ganhos de bilheteria. As despesas, por outro lado, se mantiveram exatamente no mesmo patamar do ano anterior. Os 44,5 milhões de euros gastos, porém, foram esse ano menos por gastos de transferência - que pesaram muito no ano anterior - e bem mais por conta de gastos salariais. Isso significa que estamos gastando bastante de forma fixa, e que com gastos maiores de transferência os resultados deverão ser menos positivos. Diante desse cenário futuro, é positivo perceber que nossos contratos de patrocínio estão se tornando mais lucrativos (aumento de 9 para 12 milhões).

https://lh3.googleusercontent.com/l4wM3cE5OVo6JSaPBCYCTLUjLHjnwzEDiA1vdUAjEEZNndTq_8uHL6U1z6a4tDwHrfhH6uiTwCzDFSYPjR3HH1I2ZUZOcccmPMmtP-REDhEP1dsmi6lZm3tXscBWV0novAh3wxT8tAueDRAv98XBePIUkFV84dfbR6a5WE9hAlcSZgSk50TgwDzyPk2ldgC7qn41pUtHgJJ5EOnaq4O7cYXkW_YxKy-y-40Te-gmIRv38Cp4bPE1-WUMkGNeXw8tKC8Sl0-PhApJmH-OQyD9VKqm7R2cw1rV2M9xNCv4sFzNkpnbjFTkcwKfvqh_Ji0e60azgadm637ayb04l_UWVstwgG47zUizOWpv8GcpuTovy4YMSb0jtZTheGIno6yKf2oRxddnxg1hLsfLt_UEaYpHigNW9HiXYfVprvsHwnY9nmFbYEg5sP76ZVlirdQdwV8HjJ1NlQ-plFvmvUsB0lTmKoie-UvkgUW9p654hz5BuFi280WEHf7ll4sAkWcghEoFz4JFd4nR7ZUqnizMIq_q2nSF0ikgxOfvMdJJtugbbltudKQyptJcF4xJW7TpAwIqQExcpO3zfrO5UjHIhNsx4Tw1YcNNOQTFsKqmgKpL2LMFh58qqXZ7a_aCGSSVu95Zgg0LhcwygEPSUK_O6CtRKLhC-ANNSydYRVB6Ww=w800-h134-no

Aproveitando que, no momento, o clube está em uma boa situação financeira, fiz algumas solicitações à diretoria, as quais foram aceitas. Vamos melhorar nossas condições de treino para juniores. Também fiz um pedido para expansão do estádio, que foi aceito. Aqui, porém, cometi um erro. Fiz a solicitação logo após o início do que o jogo considera a temporada 2018/19. Com isso, a obra somente irá se iniciar na metade de 2019. Um erro bobo, pois se tivesse pedido um pouco antes os benefícios da obra poderiam ser aproveitados ainda nesta temporada.

https://lh3.googleusercontent.com/xKYs3RDqdNEf86qK-9YHOEWDA8H7jgA4zRo3vbIpKTcvGIqAj4s_O0RaX0BUm0Bf242vkW80FmpZnOm_LQ_BYSGVAKy5iRNF3iR7PKVCWLaDsM_aDo3fbBKfRNwAZ0706XsRgVvfKtcLMrcDK0aOnCG2vsAXaUrUCZU7SP1fVRxSnEcJbax5NXPUePd8unNp_R3VSsprZow_4l0lyQQFT6ZiUF1ZzNCkFyMCIjvby7TvPK90Wir3bFVkbEAT2HXWr3JdmFBvAD_rFDh3qNpP12E0A3v6TNZS6b7SU-ZfBcW2XFnaTkg5GVtWPAGrUY0FS8mnHrj4bobZGLkhoWiRn-0kRgHONUjkfr0tB2lYzeFOPoBst5i78d0gCspKBl64di_nIbL6ClqE8i1owKWn6W5MVZ27_s03zq-3ULUNK8kpGiu6RJCLY5R01nEK2DSgZhswArqk7VjsmYZnOh_JcXaRbOgexPu8-U042qGBFiFbSyyhZec2FdD3scaXp6pGszX7Hvu9zIoSnKJ5VU_jD0HPW2gqod4O-9tIp7I0Mm9_Rt3al3ZjqjBeXVN8pPd3z2D1i9T712lJRa_8BWTMjLNpYtWl7GDIf10-Zf3EOZfSdx2qB8jLBkpnBZv7SDOciVGHfev0z-AAgIY2naSqDHWw4wqwgsn5zzK-MLNH4w=w800-h378-no

Para a temporada, teremos um orçamento salarial de 19,5 milhões de euros, além de 6 milhões para transferências. As expectativas são semelhantes à temporada passada – com a diferença de que, dessa vez, é esperado apenas que a equipe chegue até a segunda rodada da copa - uma diminuição de expectativa que é bem vinda, já que um sorteio mais difícil pode tornar a classificação uma missão bastante complicada. Pessoalmente, tenho a esperança de conseguir escapar do rebaixamento de forma um pouco mais tranquila do que no ano passado. Mas se não conseguir os reforços certos, isso pode ser bem complicado - e o dinheiro não é muito.

Uma notícia que pode vir a ser ruim no futuro é que a classificação continental ficou mais dificil, já que a Alemanha perdeu um lugar no ranking da UEFA. Para o momento, porém, essa notícia não nos afeta em absolutamente nada, já que uma classificação continental é um sonho muito distante.

 

Transferências

Funcionários

Em termos de funcionários, temos poucas novidades: contratamos um jovem fisioterapeuta nascido em Berlim para a equipe sub-19, e o ex-jogador Ranisav Jovanovic para a função de preparador, também no sub-19. Jovanovic foi um atacante de relativo sucesso, tendo passado a maior parte da carreira na segunda divisão – embora tenha jogado por duas temporadas na Bundesliga quando atuava pelo Mainz. Agora, será responsável pelo treino ofensivo dos juniores.

 

Jogadores

Saídas:

Boa parte das saídas já haviam sido adiantadas na análise do elenco. Daniel Schulz, Jan Gyamerah, Niklas Brandt, Eroll Zejnullahu e Patrick Breitkreuz deixaram o clube como planejado. Lamento um pouco a saída de Gyamerah, que já foi o segundo jogador de maior potencial do clube, mas acabou sendo prejudicado por suas lesões, e de Zejnullahu, que é um bom nome, mas no fundo não fazia sentido manter qualquer um deles.

 

Entradas:

Joan Oumari – DC – 29 anos – 600 mil/Sivasspor – 938 mil p/a: Oumari não é exatamente o zagueiro de alto perfil que eu gostaria de contratar, mas era a melhor opção que estava disponível. O alemão-libanês chega para ocupar a titularidade na zaga.

Florian Baak – DC, DD – 19 anos – 2,6 milhões/Hertha BSC – 475 mil p/a: Um jovem extremamente promissor. Florian Baak sabe jogar bem tanto de zagueiro quanto de lateral – embora lhe faltem alguns detalhes para ser um jogador confiável no miolo da defesa. Como já temos bons jovens zagueiros, pretendo utilizar o jogador na lateral, onde será o reserva imediato.

Jamil Dem – Vol / DC, MC – 25 anos – 425 mil/Augsburg – 400 mil p/a: Jamil Dem não é exatamente um nome novo, pois o jogador já esteve emprestado ao clube no último semestre. Apesar de ter atuado bem mal quando jogou, acredito que, com um pouco mais de tempo, pode ser um jogador importante para o elenco.

Damir Bektic – Vol, MC – 21 anos – 1,1 milhão/Hertha BSC – 600 mil p/a: O meia apresenta boa técnica e capacidade de passe. Jovem, acredito que pode vir a se tornar peça importante no clube. Para o momento, os valores envolvidos são um tanto quanto salgados, mas se ele se desenvolver como espero, deve valer a pena.

Michael Kyeremeh – ME, MAE, MD, MAD – 19 anos – final de contrato/Hertha BSC – 70 mil p/a: Um jovem polivalente, que sabe atuar nos dois lados do campo. É uma aposta para o futuro – no momento, não possui qualidade para ser uma opção séria em nossa equipe principal.

David Nieland – CA – 19 anos – 1,5 milhão/Wolfsburg – 400 mil p/a: Nieland era minha segunda opção para o ataque, pois ainda é muito jovem e dificilmente ajudará a equipe essa temporada. Por outro lado, é uma grande promessa para o futuro. Espero bastante do jogador nos próximos anos.

 

Com as transferências e mais as renovações contratuais já efetuadas, a distribuição de nosso elenco ficou da seguinte forma:

https://lh3.googleusercontent.com/ptyz0aWMkngyzecdwftx4sNgcolJow8jwWAKUsmzo0_ZYotk2MviUBfR4YsCANYwWwnvfgnQIv_B8cbsJxm3qq8Xuv_ZdKOjVaJc4w2eLWUdDT18wy4ZVWrAc9Fzvblcbj3bBnSSiPckvl1ffnU8fJKC5UVe-JoSxGVtvZq9QQJuJgPnf-GttkKy6ILUOjZB8vAmNqqqa_ZZ9iEgWr1Xc5xOI--3hst7V2zEHY8pLn0K4KOzbKwcvN0xxz3tyPoSBjTeup_M7K4Q5YRFOBcs3E7kLmHGy2XgGydwIo0OUHP9XphANYS51eh1zdbEGmxi4mvoBHp4jdrQeHTgeRcE0Xmej51gqsX4ilD7cuzYPY016TMFpwFphfcVrl3V_KSgjUP8pszC3aC_jGHdWtrZlibY6yS1DNSxlID0aVExxiqbaRO-W-OWRrdOVdKxTp8v9I9VaqGNgdN5mHlEhRg3D1OiB0NH4ML0pjDRZQiCFEl1AySzkVSSllBQt2Z2C_jELcLl7Z3AUpUoTfKg7w-GDXIllp5yWlUgbVbnmpY1fk2rqeeiw2dN7xIbd0KRG-d-auNTDGX-s3pguINlZZgMbWMhZG0WEVVXmfwS-gg1uQ09DHwCWRRluc-PwIqvOIf8USrlBw7iHGIcqQrS_62cQY4nnk2u8TRXFIZG2T_5CA=w800-h253-no

Comparando com o momento anterior, aumentamos nosso número de jogadores-chave, de equipe principal e jovem promessa em um cada, enquanto que reduzimos o número de reservas em um. Não é uma mudança muito grande - acho que o ideal seria ter mais algum nome chave no clube, e gostaria de ter contratado um zagueiro com esse perfil. Infelizmente, não foi possível.

Mais importante, porém, é que nossa equipe passou a equilibrar melhor os gastos salariais. Havíamos visto que a folga nos salários mais altos do elenco era grande. Assim, passamos a gastar 2,6 milhões a mais com jogadores chave ou titulares (o jogador chave é Christopher Quiring, cujo contrato passou de 900 mil anuais para 1,7 milhão). Já os gastos com jogadores reservas e jovens promessas diminuíram em 1,2 milhão. O valor foi reinvestido em jogadores de revezamento, de modo a dar mais força ao elenco do clube, para que este ano não repita o anterior em relação ao nosso problema com lesões (reinvestido significa tanto a contratação de jogadores para esse perfil quanto a renovação contratual daqueles que estão se desenvolvendo e já não se contentariam em ficar na faixa salarial mais baixa).

 

Amistosos

Diferentemente dos anos anteriores, dessa vez não trouxe nenhuma história ligada aos amistosos disputados. A razão para tanto é que o primeiro jogo oficial da temporada já será objeto de um capítulo histórico, então achei que ficaria muita coisa junto. Além disso, o post atual já está grande o suficiente. Assim, apenas disputamos nossos amistosos contra times locais, como de costume.

https://lh3.googleusercontent.com/pqodojuObYM59H3TuxVUvgvdDV6DvnC0xwzje1U3SK6hyO1BfCNBAPMxMmgD9y3aBqyjN0o7Vx3SU7YmeaIfQw-Q9c3ZcxJLoaUwLokW-LOFApuwM1rPkzbPseecz6aNPSzFidmLZf02VLnDggsxXfdQPxD3S_Yn-XzlTpSOdrmUXMod4H7d1_ZfLTCVzdfQZnr9liCFL0OtKpllicI5ly6mP9Y5jqX6XYbjaLwnHHA1irIyPiNYrcUGmv2aP30ZtHmkVU3mAaR2Jz3YcQpPgg5odB9lI2O1KbEysJF5p2NGElwZ1PXf5KaNhYqckO4XtUFNdELxtHetC33vQdnmDEpRsr1l5BaqSv2LzWAg9qgNkr2xxUkPbyTYrkTKFOPc1o9XrLj6wVcxiRMXr66p71ufoGipXbFXiazYPtC0zogHfK5Ctq8qwV8cB5TZZcfZ8lUhj-0_jucbL_QGrE_87Qc9e8CSin4gs_r9aE1qOebD5UFRJ6QL3TWjF7rgnK2AEI_4x4869f5LTPxXdqKGmQFMoEyiauvFcEv6eTB5kMdU6buaQ-5LXfUpBlJ7Jvr9lY2ZILvq1H9CFm-O35MZotNPhvLe0FiJ-x2dYRMnVoyvB1E2qToCO2D7k-U7Y3nBvH86VQJsQWCUPOZEQDavUvRl6WBJecS-_JbU0dGalw=w800-h308-no

 

Departamento médico

Luis Zwick, goleiro titular. Pulso fraturado no treinamento no início do mês de julho. 7 a 8 semanas de recuperação. O jogador provavelmente vai perder os primeiros jogos da Bundesliga.

Marvin Knoll, ponta esquerdo reserva. Lesão na rótula durante amistoso no meio do mês de julho. 4 a 5 semanas de fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que legal os sofás espalhados no campo, criou um clima muito aconchegante. Soh fiquei me perguntando se os torcedores ficaram responsáveis por levar seu ssofás ou o Union disponibilizou carros de frete. Bom, vindo dos alemães eu não duvido.

Não cheguei a olhar os atributos dos jogadores pq o celular tah já descarregando mas espero que a janela tenha sido proveitosa. Não queremos ver todo aquele sofrimento de novo.

As melhores notícias são duas: o aumento nos ganhos e no número de jogadores pra rotação.

Abs e sorte ao Union esse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • guigasparotto changed the title to Eisern Union
  • #Vini locked this tópico
  • #Vini unlocked this tópico
  • guigasparotto unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...