Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Misto: entrevista com guigasparotto


GG.

Posts Recomendados

U9VYu2sG9rqhwRR9pA9WRychEFq2QpIVVcABi5gkXlZ6nvWRbYBPr8pj5d1L6njIp0NvSK8JXHuZkwFuq6tRuvSEjmecoklIyFu5oignKx1btUp7mMa5kFigf_tb6a9cmH0Rug8J-3r8yBpsnLMZSsBGltRoJDvyjudL9-MKxrdRCvkcl2CBda9dSBcLb5S905rxnJQR1jt9894ELKxCXkhS10RFO6Bi8egQYUE3bj7WMpjDNOSzfGV1yYZ_CXKSR3WK1CIWjG8ltvADZamUNmwSKPHL44XOKNea-4Q2jCJUeb5n-ll7nFwfDjngqt3o6Xoq_MYFAHLK5bIzRdUzyscy1DD0h9kRYZ_Yi9LzPwiMj_z8jaYcsFTzqoA99paWPElqJWegP28119bx-ovro6vIdHivLr3LIb_ww1DY18_9nM2U7IvYGhV7sOE0EhR_jtmzgn2JnfAPxBhrDG1-Z05Q2lWiiGNfCMy8IItCLUDmYSPCaDQ5QuaDf4EtqVXETdBwrj47zyP3Aa10992cXtrALFIxtjT4V2Ska4I3eYFcgKzYjbQVwFxxhe6MAbi_kfy8MluAin_rzmQ7zed-yBo6LbGTOMQYbH1aLfgl9SuL4TPnqs4wWoKYuMZTUrE6JyOlgp-Q2TrbzaN7-p7MdboWubQLeLVP-xyjVNYJnUVR=w600-h100-no

 

Entrevistas da Área - Mista

 

Olá, pessoal.

Em nossa última entrevista do ano vamos escolher o novo entrevistado na categoria mista. Selecionamos participantes ativos durante esta ano de 2016 e agora você pode votar na enquete para que um deles seja o entrevistado. Os participantes da enquete são os seguintes

Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.

Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima sexta, dia 5 de julho, às 23h59.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

U9VYu2sG9rqhwRR9pA9WRychEFq2QpIVVcABi5gkXlZ6nvWRbYBPr8pj5d1L6njIp0NvSK8JXHuZkwFuq6tRuvSEjmecoklIyFu5oignKx1btUp7mMa5kFigf_tb6a9cmH0Rug8J-3r8yBpsnLMZSsBGltRoJDvyjudL9-MKxrdRCvkcl2CBda9dSBcLb5S905rxnJQR1jt9894ELKxCXkhS10RFO6Bi8egQYUE3bj7WMpjDNOSzfGV1yYZ_CXKSR3WK1CIWjG8ltvADZamUNmwSKPHL44XOKNea-4Q2jCJUeb5n-ll7nFwfDjngqt3o6Xoq_MYFAHLK5bIzRdUzyscy1DD0h9kRYZ_Yi9LzPwiMj_z8jaYcsFTzqoA99paWPElqJWegP28119bx-ovro6vIdHivLr3LIb_ww1DY18_9nM2U7IvYGhV7sOE0EhR_jtmzgn2JnfAPxBhrDG1-Z05Q2lWiiGNfCMy8IItCLUDmYSPCaDQ5QuaDf4EtqVXETdBwrj47zyP3Aa10992cXtrALFIxtjT4V2Ska4I3eYFcgKzYjbQVwFxxhe6MAbi_kfy8MluAin_rzmQ7zed-yBo6LbGTOMQYbH1aLfgl9SuL4TPnqs4wWoKYuMZTUrE6JyOlgp-Q2TrbzaN7-p7MdboWubQLeLVP-xyjVNYJnUVR=w600-h100-no

Olá, pessoal!

Em uma votação apertada, o escolhido foi o membro @guigasparotto, que será o nosso novo entrevistado. A partir de agora você pode elaborar perguntas e enviá-las via mensagem aos moderadores do "Profissão: Manager" (@guigasparotto,  @ggpofm e @vinny_dp) com o título "Entrevista". Elas serão repassadas ao entrevistado que as devolverá respondidas à moderação do PM para publicação. Por favor, não faça perguntas neste tópico, pois elas serão apagadas.

Lembre-se que a temática das perguntas é livre e que o entrevistado tem a opção de responder ou não as perguntas.

O prazo final para o envio de perguntas é 17/11, às 20h.

Sua participação é muito importante para melhorarmos a área! Por favor, participe.

Qualquer sugestão ou crítica, por favor, faça-a no Boteco 3.0.

RSP8k0jFI-xqTVaQOQXvXm9xq7d982HZV5mq5JrkfiN6ceE0vTPEGIiQ-tqANxrfvTfgpdla9Yew4_01TncIYjAprOmSUMNBTSgn_WRYxUzb_yk9xrth-n3JN--Dy3ivTeW-zt3lzWnwafoHR8I8e1dtY60UD0Yd-d2vOQuxBrpKLzShWJE5iB1K2_r8CXr0yBXxdL3viBUFa0aFJS31oBOCbFVsa07C0tlPZmYNA0uyRCplQgoZW-TwUKRT6XOTtVp5tPDCpwg2N0gjdXd-U7V_cZohsyWL2vPTqiBkCALhUYzpIQfPaS4gtTtY-lmZLzX9AvyipJ6Gcl7iSutyFC0S_mtafqaDJbs-jP4lQZjEBGsByOoUXacb7-xivZfS6Jtz5obEV5KRNFuFUDItXFnoSoGptY_kCF_PCMaSdvHNJXQ9MKF4Fb-pDAz1sFeTXjdHXS79z3gqlwiaMxfZpaLpKnXuUC-spj0uDZdJOumM7A_S1m5J8vjbHWwTBSg9rf-kn8XBCnsKEWN5xtP6alWdrIwSd-KgGSsXtZsG3naGHtzluWTN4mPdXt30KpLqXMWIyjrqkGlJAzCBuVqV_pnmGRQowDbAWy7mWM-VANQKOv0zwrHR0b0=w730-h146-no

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Entrevistas da Área - Mista - Perguntas enviadas ao entrevistado

U9VYu2sG9rqhwRR9pA9WRychEFq2QpIVVcABi5gkXlZ6nvWRbYBPr8pj5d1L6njIp0NvSK8JXHuZkwFuq6tRuvSEjmecoklIyFu5oignKx1btUp7mMa5kFigf_tb6a9cmH0Rug8J-3r8yBpsnLMZSsBGltRoJDvyjudL9-MKxrdRCvkcl2CBda9dSBcLb5S905rxnJQR1jt9894ELKxCXkhS10RFO6Bi8egQYUE3bj7WMpjDNOSzfGV1yYZ_CXKSR3WK1CIWjG8ltvADZamUNmwSKPHL44XOKNea-4Q2jCJUeb5n-ll7nFwfDjngqt3o6Xoq_MYFAHLK5bIzRdUzyscy1DD0h9kRYZ_Yi9LzPwiMj_z8jaYcsFTzqoA99paWPElqJWegP28119bx-ovro6vIdHivLr3LIb_ww1DY18_9nM2U7IvYGhV7sOE0EhR_jtmzgn2JnfAPxBhrDG1-Z05Q2lWiiGNfCMy8IItCLUDmYSPCaDQ5QuaDf4EtqVXETdBwrj47zyP3Aa10992cXtrALFIxtjT4V2Ska4I3eYFcgKzYjbQVwFxxhe6MAbi_kfy8MluAin_rzmQ7zed-yBo6LbGTOMQYbH1aLfgl9SuL4TPnqs4wWoKYuMZTUrE6JyOlgp-Q2TrbzaN7-p7MdboWubQLeLVP-xyjVNYJnUVR=w600-h100-no

 

Olá, 

Chegamos à última entrevista deste ano. Depois das entrevistas com Seo Beraldo e Danut, o escolhido pela enquete foi @guigasparotto, participante do FManager desde 2009 e também moderador do "Profissão: Manager" que nos contará um pouco de sua relação com o futebol, em especial o uruguaio, seu passado com o FM no Orkut, nos campeonatos on-line e outras coisas do FM e de sua vida.

Agradecemos a todos que votaram na enquete que escolheu o entrevistado, mas principalmente, aos que fizeram perguntas: @bruno introvertido (9 perguntas), @Jio Freed (8 perguntas), @Bega Gomes (6 perguntas), @Yan Perisse (3 perguntas), @Henrique M. (6 perguntas), @vinny_dp (3 perguntas), @matheusp (1 pergunta), @MitoMitológico (2 perguntas) e @ggpofm (12 perguntas). A participação de vocês é fundamental para a realização das atividades do PM. Muito obrigado.

Abaixo as perguntas feitas e respostas do entrevistado.

 

1. Qual é seu nível de idolatria ao Bielsa?

Eu não sei se "idolatria" é a palavra mais adequada, mas vamos lá!

Não sou o maior conhecedor dos métodos e do estilo de jogo do Bielsa, mas no último ano assisti muitos vídeos e alguns documentários sobre ele. Em tempos onde as equipes jogam para empatar fora de casa - e não há nada que me irrite mais que isso -, eu admiro muito um treinador que busca sempre atacar.

Me lembro de uma partida em que ele escalou o Chile com três atacantes para enfrentar o Brasil e o Galvão Bueno cansou de chamar ele de louco por fazer isso. O Chile foi goleado pelo Brasil, mas ele seguiu sendo ofensivo nas partidas seguintes. 

Apesar de ter me identificado bastante com algumas coisas no estilo de jogo das equipes dele, confesso que desde que comecei a me interessar por ele, passei a gostar mais do futebol ofensivo.

Por muito tempo eu admirei mais a raça do que a qualidade técnica. Hoje, muito por causa do Bielsa, eu admiro raça e técnica da mesma forma, entendendo que os dois tem a mesma importância dentro de uma partida de futebol. 

2. Qual time você torce?

Grêmio.

3. Qual é o seu nome?

Guilherme Gasparotto.

4. FM, quando começou seu vicio?

Começou no início da década passada, quando troquei o Elifoot 98 pelo Championship Manager 2001/02. Depois disso, passei por CM 4, CM 03/04 e CM 5. Eu pretendia seguir na franquia Championship Manager, mas o CM 5 ficou muito ruim. Experimentei o Football Manager 2005 e não tive dúvidas em seguir a minha "carreira virtual" na nova franquia. Desde então, passei por todas as versões do jogo.

5. Você está registrado desde 2009 e já pode ser considerado um veterano, apesar de sua presença esporádica no “Profissão: Manager” nos primeiros anos. Foi somente o fim do Orkut que fez você se aproximar mais do “Profissão: Manager” ou houve outros motivos?

Na verdade eu já havia me afastado das comunidades do Orkut antes do fim da rede social. Fiquei mais de um ano sem contar e acompanhar histórias e quando tive vontade de voltar a compartilhar, as comunidades já estavam pouco movimentadas e isso me fez optar pelos fóruns. Contei uma história em outro fórum, onde estavam muitas amizades que fiz no Orkut, mas não gostei de algumas coisas, especificamente, na área de histórias e optei por tentar mais uma experiência no FManager..

6. Sabemos que você foi bastante atuante no Orkut, mas depois você passou a ser mais ativo por aqui. Fazendo uma comparação, quais são as principais diferenças dessas experiências e o que era ou é mais interessante e desinteressante aqui e no Orkut?

Eu vejo muitas diferenças entre contar uma história no Orkut e aqui no "Profissão: Manager". As principais são as formas de compartilhar histórias e de se relacionar com os outros membros.

Em todas as comunidades do Orkut que eu participei, a grande maioria das histórias eram atualizadas de jogo em jogo. Isso criava uma interação maior nos tópicos, mas as atualizações se tornavam mais superficiais. Os pontos positivos eram realmente a interação e a forma mais prática de compartilhar o save.

Nos fóruns, por outro lado, as histórias já eram atualizadas mensal ou semestralmente, o que mantem uma menor interação entre os membros e mais trabalho para fazer as atualizações do tópico. Para quem estava acostumado com o Orkut, como eu, era um pouco complicado se acostumar com essas duas questões. Por outro lado, um fórum te permite compartilhar uma história com muitos mais recursos e ter uma experiência mais ampla em absorver as experiências dos outros autores.

Acredito que eu aproveitei bastante e, principalmente, nos momentos certos o Orkut e o FManager.

7. Sua ligação com o futebol uruguaio é pelo fato de ser gaúcho ou existe algo mais que o aproxime deles?

Acredito que a minha ligação com o futebol uruguaio não é pelo fato de eu ser gaúcho e sim por uma identificação com um estilo de jogo que eu gostava quando era mais jovem.

A primeira Copa do Mundo que eu acompanhei foi em 1998. Apesar de ter apenas 8 anos, eu assisti muitas partidas com o meu avô, que faleceu alguns meses depois. Aos 8 anos, é óbvio que eu torci para o Brasil. Mas também torci bastante pela seleção do Paraguai, pois lá estavam dois ídolos recentes do Grêmio: o zagueiro Rivarola e o lateral Arce. Assistindo os jogos do Paraguai, conheci o goleiro Chilavert, que se tornou o meu primeiro ídolo fora do Grêmio. Lembro perfeitamente dele quase marcando um gol contra a Bulgária. Infelizmente o Paraguai não foi muito longe, sendo eliminado pela França nas oitavas de final.

Em 2002, acompanhei praticamente todos os jogos. Infelizmente, o Chilavert fez uma Copa do Mundo muito ruim. Por outro lado, dessa vez conheci Álvaro Recoba, que o narrador chamava de "canhotinha mágica". A campanha do Uruguai também foi muito ruim, mas o Recoba seria um dos motivos que me fariam gostar da seleção uruguaia.

O Uruguai ficou de fora da Copa do Mundo de 2006, mas "reencontrei" a seleção charrua na Copa América do ano seguinte. Lembro que a imprensa dizia que o retorno de Recoba à seleção era provavelmente a sua última chance na Celeste. Não tinha como eu não torcer pelo Recoba. Mas eu também estava torcendo pelo Brasil. Na semifinal as duas seleções se enfrentaram e eu fiquei muito dividido. Mas nas penalidades, após ver o Loco Abreu cobrando o pênalti com uma cavadinha - foi realmente nesse momento -, eu escolhi o Uruguai.

Pra mim, era muito mais divertido torcer por Chilavert, Recoba e Loco Abreu. Eles eram mais do que apenas bons jogadores. Havia algo além da qualidade técnica. Infelizmente o Chilavert parou e não surgiu nenhum outro grande jogador no futebol paraguaio. Mas no Uruguai surgiu, por exemplo, a raça de Lugano e Diego Pérez, além da qualidade de Forlán, Cavani e Suárez, o que manteve o meu interesse pela seleção e aos poucos fui criando um sentimento pela Celeste.

Muitas pessoas devem pensar que eu não gosto do Brasil - país e/ou seleção. Não penso que torcer por uma seleção represente o quanto você gosta ou não de um país. Na Copa de 2010 eu não torci pelo Brasil. Em 2014, eu torci apenas por causa do Felipão. Hoje, com o Tite, estou torcendo novamente. Mas quando as duas seleções se enfrentarem, torcerei pelo Uruguai.

8. Qual sua profissão?

Sou assistente administrativo numa rede de supermercados.

9. Quantas horas por semana tem gasto entre jogar e postar na área?

Por minha namorada morar em outra cidade, durante a semana eu passo praticamente a noite inteira no computador conversando com ela e, consequentemente, navegando pelo fórum. Mas não jogo FM todos os dias e quando jogo não é por mais de duas horas por noite. Aproveito os fins de semana que não estou com a minha namorada para adiantar o save e colocar em dia as leituras atrasadas de outras histórias.

10. O que mais te agrada no FM?

A pergunta pode ter dois sentidos e vou responder os dois..

1 - Dentro do FM o que mais me agrada é montar elencos. Muitas vezes já criei saves para jogar apenas até fechar a janela de transferências.

2 - Pode parecer clichê, mas a oportunidade de viver uma realidade alternativa dentro do futebol é o que mais me agrada. Principalmente hoje, que cada vez gosto menos de futebol e mais de FM.
 

11. Se você pudesse escalar um time com os melhores jogadores que você já viu jogar, quem seriam os 11 indicados?

Buffon, Lahm, Nesta, Maldini, Roberto Carlos, Vieira, Xavi, Zidane, Messi, Cristiano Ronaldo e Ronaldo.

12. Se pudesse deixar uma dica para iniciantes na área qual seria?

Em primeiro lugar, que venham para a área para compartilharem suas histórias e não atrás de qualquer tipo de reconhecimento. Além disso, que procurem interagir com os outros membros da área, pois na minha visão a interação entre os membros é o principal motivo da existência de um fórum.

13. No futebol seus ídolos são os mais "aguerridos" ou os "técnicos" e porquê?

Isso é indiferente pra mim. O que pesa mais é a personalidade do jogador. No Grêmio, os meus maiores ídolos são Danrlei, Renato e Hugo de León. Fora do Grêmio, os meus jogadores preferidos eram Chilavert, Verón, Recoba e Zidane. Atualmente, os únicos jogadores que eu considero ídolos são Francesco Totti e Luís Suárez.

14. Joga outros jogos além do FM?

Atualmente, além do FM, estou jogando Counter-Strike: Global Offensive.

15. Acompanha outros esportes que não sejam o futebol? E torce para alguma equipe?

Ultimamente não tenho acompanhado outros esportes. Para falar a verdade, nem futebol eu tenho assistido muito.

16. Como você se tornou moderador do Profissão: Manager? Quanto isso demanda de seu tempo?

Fui convidado para entrar na moderação uns dois ou três meses após retornar à área, mais ou menos na virada de 2013 para 2014. Foi depois de ter enviado algumas sugestões para o @Jirimias, que era o moderador da área na época. Uma das sugestões era a atividade "Recomendações da Área".

17. Na figura de moderador do PM, quais Saves vc indica para os iniciantes no FM e o que vc mais valoriza em uma história?

Não sei se você perguntou quais saves eu indico para leitura ou para jogar, mas vamos lá:

Para jogar, eu costumo indicar como primeira história um save mais simples, talvez que o membro já tenha conhecimento da liga ou do clube, ou seja, algo que ele já esteja acostumado a fazer. Para leitura, com certeza as histórias do @ggpofm e do @gq-tricolor que estão no Recanto e nas Histórias Memoráveis. São dois autores que eu gosto bastante.

Eu valorizo bastante a simplicidade nas histórias. Não acho que o autor precise fazer algo de outro mundo. O mais importante é compartilhar o seu save de uma forma organizada e com os objetivos que ele considera interessantes e não pensando em surpreender os leitores com a sua capacidade dentro do tópico e do jogo.

18. Você acompanha algum canal no YouTube (fora o canal do fórum) que traga conteúdos de FM? Mesmo se não acompanha, indicaria algum?

Não! Já procurei por canais de Football Manager no Youtube, mas é muito difícil encontrar um canal com conteúdo interessante e que tenha continuidade.

19. O início de Novembro se mostrou especial pra você. Bronze no Save do Mês e Entrevistado da Área. Houve alguma dedicação especial sua no mês de Outubro, tanto nos comentários quanto na atualização da sua história? 

Não! Inclusive, fiquei bastante surpreso por receber tantos votos no Save do Mês e conquistar o terceiro lugar na eleição. Infelizmente, nesse momento eu não tenho o mesmo tempo disponível de dois anos atrás, mas estou conseguindo manter as leituras em dia e dar continuidade ao meu save.

20. Brasil ou Uruguai?

País: Brasil. Futebol: Uruguai.
 

21. Suárez ou Ronaldo Fenômeno?

O Ronaldo foi o melhor centroavante que eu vi jogar, mas ele não morde adversários e não tira a bola com a mão em cima da linha. Prefiro o Suárez!

22. O que acha do atual momento da seleção brasileira? Acha que será uma nova era?

Depois de três Copas do Mundo, a CBF voltou a escolher o melhor treinador brasileiro em atividade. Desde a chegada do Tite, voltei a acompanhar e torcer pelo Brasil. Espero que esse bom momento possa continuar e que não seja interrompido por uma eventual eliminação na próxima Copa do Mundo.

23. Qual(is) time(s) torce/acompanha na Europa e no Brasil?

No Brasil apenas o Grêmio. Na Europa eu gosto do Liverpool e da Roma, mas não acompanho as partidas. Na América do Sul, Newell's e os clubes uruguaios.

24. Qual foi o seu melhor save no FM?

Talvez tenha sido o save com o Progreso, que compartilhei aqui na área em 2013 e 2014. Também gostei muito de um save que fiz com o Atlético de Madrid no FM 2007 e com o Cerro Largo, do Uruguai, há alguns anos.

25. De uma obsessão pelo futebol uruguaio e cisplatino em geral para uma obsessão pelo nacionalismo espanhol, como você explica essas "paixões" que originam os seus saves?

Desde pequeno eu gosto muito do futebol sul-americano e, naturalmente, acabo levando isso para o FM. Aliás, acredito que o FM tenha até aumentado a minha "obsessão" pelo futebol da América do Sul. 

Na verdade, essa questão do nacionalismo espanhol acabou acontecendo por acaso. Eu não tinha essa intenção, mas conheci a história do jogador Nacho e achei uma boa proposta para o save contratar apenas jogadores daquela região. Por outro lado, o Athletic sempre foi um save muito interessante pela limitação de contratações e que eu nunca havia jogado por muitas temporadas.

26. E como você vai administrando essas obsessões ao longo do jogo? Já que elas frequentemente mudam.

Há algum tempo eu tenho optado por contratar apenas jogadores da nacionalidade do clube. A principal ideia ao fazer isso é evitar as mesmas contratações em mais de um save e criar um desafio a mais ao jogo. Acredito que essa seja a única "obsessão" que eu tenho atualmente, além da paixão pelo futebol sul-americano.

Já estou muito ansioso para jogar na América do Sul e até pensei na minha próxima história em cima disso, mas nos últimos dias andei pensando a respeito e acredito que, para a proposta que eu tenho em mente, a Europa seja a melhor opção. Por isso, antes da próxima história acredito que farei um save curto sem tópico na América do Sul.

27. Você já disse em sua história que está em um save de segurança, de onde surgiu esse sentimento? Além obviamente das histórias que não deram certo.

O principal motivo é realmente o fato de não ter conseguido concluir os dois tópicos que criei após a história com o Progreso. Mas também pesou o fato de eu ter um pouco menos de tempo disponível atualmente. Por esses dois motivos, imagino que a melhor opção tenha sido um save que eu já estou acostumado a fazer - apesar de nunca ter avançado muitas temporadas, o que me fazer ter motivação - e com uma forma de postagem mais prática.

28. Como você sente que a não-venda do FM no Brasil irá afetar o ritmo dos contadores de história?

Apesar da não-venda no Brasil, acredito que a maioria dos membros que jogam FM há mais tempo não deixarão de comprar o FM 2017. Por enquanto, já temos oito histórias sendo contadas com a nova versãos. Mesmo que alguns membros não façam a compra do FM 2017, acredito que continuarão compartilhando seus saves com o FM 2016. Então, pelo menos em 2017, acredito que não seremos afetados com a não-venda no Brasil.

29. Se pudesse escolher qualquer clube do mundo para treinar na realidade, qual escolheria?

Acredito que eu escolheria o Grêmio. Desconsiderando o Grêmio, talvez eu escolheria o Nacional, do Uruguai, por ser uma equipe que valoriza bastante os jogadores e treinadores que já tiveram algum vínculo com o clube.

30. Você é gremista mas mal se nota, quais seus sentimentos com relação às chances do Grêmio esse ano na CdB?

Eu não gosto muito de conversar e discutir sobre futebol, pois tenho uma opinião um pouco diferente da maioria das pessoas e, pelo menos nos últimos tempos, tenho optado por guardar essas opiniões apenas para mim. Além disso, não gosto muito das provocações e brincadeiras entre os rivais. Por isso que "mal se nota" que sou gremista. As vezes eu vejo alguns tópicos sobre o Grêmio na área de Esportes, mas prefiro ficar apenas na leitura.

Malandramente, esperei o primeiro jogo da final da Copa do Brasil para responder a pergunta. Apenas uma tragédia tira esse título do Grêmio. Mas, como estamos falando do Grêmio, eu não duvido de nada. De qualquer forma, eu estava confiante antes da primeira partida e, apesar de achar muito difícil, eu queria uma vitória em Belo Horizonte, pois o Grêmio costuma ter dificuldades quando joga em casa precisando marcar gols em adversários fechados - mesmo que o Atlético MG seja muito ofensivo, imagino que uma vantagem poderia fazer o time jogar mais recuado.
 

31. O uso da tecnologia no futebol (como o assistente de vídeo) pode ajudar a acabar com as polêmicas? (vide o clássico Fla x Flu desse ano)

Eu penso que o uso da tecnologia deve estar presente no futebol. O problema é que são poucas as experiencias nesse sentido e normalmente longe do nosso país. Não acredito que seja tão difícil pensar em formas de utilizar a tecnologia com a velocidade necessária para não travar muito as partidas.

32. Por que o poderio financeiro (mesmo na crise) das equipes brasileiras não ser mostra em campo nos confrontos sul-americanos em geral?

Acredito que o nível técnico no Brasil caiu um pouco e o de outros países melhorou. O problema é que os clubes brasileiros pagam salários muito altos para jogadores que não são tão superiores aos estrangeiros do continente. Além disso, as competições mata-matas abrem a possibilidade de clubes inferiores vencerem alguns confrontos.

33. Estaduais, chegou a hora de acabar com eles?

Não! Talvez pensar numa forma de modificar a participação dos clubes que estão disputando divisões nacionais, mas encerrar os estaduais ou retirar os principais clubes desses campeonatos eu não considero uma boa ideia. Inclusive, acho uma falta de respeito com os clubes menores.

34. Se fosse possível ver um jogo de um time/seleção do passado, qual você escolheria?

Certamente o Grêmio de 1995. Eu tenho algumas pequenas lembranças, principalmente da final do Campeonato Brasileiro de 1996. Queria ter assistido uma partida do time de 95 no Estádio Olímpico.

35. Quando jogamos FM temos alguns jogadores que se tornam nossos favoritos e tentamos levá-los para todo canto. Qual é o seu?

Nos últimos anos eu tenho jogado praticamente um save por versão do FM. Além disso, costumo revezar entre América do Sul e Europa. Por isso, não tenho repetido os jogadores recentemente. Mas, desde o FM 2008, eu já contratei o Rodrigo Cubilla, atacante uruguaio, para mais de 10 clubes diferentes. 

36. Existe algo que te incomoda ao jogar FM? Se sim, o que?

Muitas coisas me irritam enquanto estou jogando FM. Nas últimas versões do jogo foram as lesões e agora a insatisfação dos jogadores com qualquer coisa. Penso que isso está um pouco exagerado.

37. Por que a renovação de treinadores no Brasil é tão difícil?

Porque os clubes e os torcedores não estão preparados para isso. Os dirigentes são amadores e os torcedores não aceitam uma temporada abaixo do esperado e já querem trocar todo o elenco e o treinador. Para um treinador novo receber oportunidade no futebol brasileiro, ele precisa fazer algo fora do comum com um clube pequeno. Mesmo assim, se não conseguir repetir o sucesso na primeira temporada a frente de um clube grande, já será demitido e pode não receber mais oportunidades nas principais equipes do país. 

38. Quando e como foi que você decidiu que seu save “El Gaucho do Pantanoso” deveria abandonar uma abordagem mais tradicional, voltada para a conquista de títulos e que deveria investir na formação de jogadores das categorias de base para manter o save ativo por mais tempo?

Eu decidi mudar a proposta do save depois de conquistar o primeiro título da Copa Libertadores. Por ter demorado muito tempo para conseguir esse título, eu já estava com a sensação de dever cumprido no save, então busquei algo novo, que trouxesse motivação para dar mais algumas temporadas à história.

39. Repetindo um pergunta feita anteriormente em outras entrevistas. No documentário “Football Manager: uma realidade alternativa” muitos se identificaram com várias situações vividas por outras pessoas que jogam o FM. Não sei se você assistiu o documentário, mas independentemente disso, nos conte alguma situação na qual o FM “salvou” e/ou “arruinou” sua vida.

Eu assisti o documentário, mas não diria que o FM salvou ou arruinou a minha vida. Não deixei de fazer outras coisas por causa do FM e, se pudesse voltar no tempo, não trocaria as minhas horas de diversão - e irritação.

40. Você tem alguma preferência por um estilo de save? Gosta mais de saves de clube ou de carreira? Gosta de saves com ficção ou prefere aqueles que apenas relatam o que está acontecendo no save? Prefere saves com clubes pequenos e de divisões inferiores ou clubes grandes de grandes ligas ou liga intermediárias? Enfim, quais são suas preferências de saves?

Para jogar, eu prefiro saves com apenas um clube. Na maioria das vezes com equipes pequenas, onde eu possa fazer toda a evolução do clube ao longo dos anos, mas em outros momentos também gosto de jogar saves curtos, de duas ou três temporadas, com clubes grandes. Prefiro as ligas mais tradicionais.

Por outro lado, para acompanhar eu não tenho uma preferência entre save de clube ou de carreira. Não gosto muito de ficção e, quando acompanho, tento focar mais na parte do jogo. Ao contrário do que disse acima, para acompanhar eu gosto de clubes menores e tanto de ligas tradicionais como mais alternativas. Mas não deixaria de acompanhar uma história com um clube grande, desde que com uma proposta interessante.
 

41. Se eu não me engano, você já participou de campeonatos on-line. Conte-nos como foi sua experiência nessa forma diferente de jogar o FM e quais os pontos positivos e negativos você identifica nesse forma de jogar?

Já participei de campeonatos individuais e de equipes. Não gostei muito das competições individuais, mas tenho ótimas lembranças das competições em equipes. Fui convidado à participar da equipe Skavurska, que participava de LFM, no Orkut. Entrei na equipe em 2009 e conseguimos bons resultados, inclusive com o título da LFM em 2011. 

Talvez eu seja muito chato, mas com o passar dos anos passei a não gostar daquelas provocações que acontecem entre os jogadores de equipes adversárias - em campeonatos em equipe. Infelizmente, alguns jogadores tentam trapacear, seja editando a base de dados, simulando quedas do servidor ou um jogador se passando por outro para jogar.

O ponto positivo é a interação com os membros da equipe. Fiz amizades que mantenho contato até hoje. De qualquer forma, para quem gosta de competir e interagir com outras pessoas, acho que é uma experiência bem interessante, seja em competições individuais ou em equipes.

42. Pensando que as pessoas têm pouco tempo para jogar e muito menos para postar, o que você listaria como essencial ao postar um tópico de um save na área?

Acredito que o principal é estar ciente do seu tempo disponível para compartilhar o save e fazer algo possível dentro desse tempo. Não adianta se sobrecarregar apenas para ter um tópico na área. Se realmente não for possível contar uma história, o fórum oferece outras áreas onde o membro pode interagir a respeito de seu save.

43. Dos vários saves que você longe do “Profissão: Manager”, conte-nos de forma resumida um ou dois que você mais gostou.

O meu primeiro save longo foi com o Atlético de Madrid, no FM 2007. Infelizmente, não compartilhei essa história em nenhum fórum ou comunidade. Joguei aproximadamente 10 temporadas e meu ataque era formado por Cristiano Ronaldo, Messi, Agüero e Fernando Torres.

No FM 2011, fiz no Orkut uma história muito parecida com a do Progreso. Em mais de 10 temporadas, levei o Cerro Largo, da segunda divisão do Uruguai, para o título da Copa Libertadores. Lembro que numa final de Libertadores precisei reverter um 0-3 da primeira partida, contra o Palmeiras. Aqui estão os gols dessa partida.

Outros dois saves muito marcantes, também no Orkut, foram no FM 2008, com Peñarol e Aberdeen. Joguei aproximadamente oito temporadas nos dois saves e consegui conquistar os principais títulos.

44. A área continua tendo muitos saves sendo criados, mas o encerramento prematuro deles continua alto. Quando um save não tem o volume de leitores que o autor espera, o que você pensa que ele deva fazer? Abandonar o save e iniciar outro na expectativa de atrair leitores? O que deve ser feito? 

Acredito que o principal erro dos novos autores seja esperar uma grande quantidade de leitores. Eles precisam entender que antes deles terem vindo para a área, muitos outros novatos criaram histórias e desistiram após algumas semanas. Isso deixa os membros mais antigos com o pé um pouco atrás. Os autores novos precisam ter paciência para conquistarem aos poucos a confiança dos leitores. Desistir é a pior ideia possível.

45. Que tipo de manager você é no FM? Um que gosta de trabalhar no micromanagement ou tem uma abordagem mais ampla? O que você pode nos dizer sobre seu estilo de gerenciamento?

É difícil responder essa pergunta, pois jogo FM há tanto tempo que as coisas já se tornam um pouco automáticas e eu não paro muito para pensar nisso.

Eu gosto de aproveitar o máximo de recursos que o Football Manager oferece. Para não deixar as atualizações muito longas, eu não comento muitas ações que eu faço em aspectos menos "interessantes" do jogo. A única coisa que eu não tenho muita paciência são as entrevistas. Fora isso, tento dar atenção a todas as áreas do clube. Recentemente, estou tentando melhor a gestão do plantel, pois acredito que o FM teve algumas alterações nessa questão.

46. Dos saves que acompanhou na área cite alguns que você mais gostou.

Como eu já disse, os meus autores preferidos são @ggpofm e @gq-tricolor. Duas histórias deles que me influenciaram bastante foram "Atacar. Pressionar. Protagonizar." e "Jogar Futebol".

47. Gui, como um amigo de longa data já não tenho muitas perguntas para fazer ao senhor, mas então vou levantar duas questões que talvez poucos saibam: Sua admiração pelo futebol charrua, inclusive você já teve até um blog com esse nome, e também pelo jogador Rodrigo Cubilla, conte mais para comunidade um pouco dessas duas questões. E as últimas perguntas que você gosta de responder, você queria o Datolo no Grêmio? E o Neuton joga?

Já expliquei sobre a relação com o futebol uruguaio. Logo após a Copa 2010 eu criei um blog sobre o futebol uruguaio e tive a sorte do Uruguai ter vencido a Copa América nesse período. Infelizmente o blog exigia muito tempo de dedicação e precisei me afastar, deixando nas mãos de um amigo que deu certa continuidade até pouco tempo atrás.

A relação com o Cubilla surgiu num save com o Peñarol, no FM 2008. Eu enfrentaria o Nacional e os meus três atacantes do plantel principal estavam lesionados. No plantel de reservas também não haviam muitas opções e escalei ele. Venci por 3-1, com dois gols de Rodrigo Cubilla. Os dois gols no clássico criaram uma espécie de brincadeira entre eu e os leitores da história e ele seguiu no plantel principal até se tornar o titular, a pedido desses leitores. Depois disso, levei ele para praticamente todos os meus saves, inclusive na Europa. No FM 2008 ele era bom a nível de América do Sul, mas nas versões seguintes foi piorando. Continuei contratando ele, mesmo sabendo que ele não era o melhor atacante que eu podia ter no meu elenco.

Sim, naquela época eu queria o Dátolo no Grêmio. Mas não lembro se o Neuton jogou ou não. Você é um babaca, MP! hahaha

48. Em quanto tempo, aproximadamente, você consegue completar uma temporada?

Já tive os meus tempos de completar uma temporada num fim de semana, mas atualmente o ritmo é muito inferior e no atual save estou levando mais de um mês.

49. Qual sua tática favorita?

A minha formação tática preferida é o 4-3-1-2, mas é muito difícil utilizar ela, pois a maioria dos clubes não possuem meias centrais o suficiente e ainda contam com extremos.

50. Ser você fosse jogador de futebol profissional, qual seria seu estilo, personalidade e posição dentro de campo?

Eu queria ser um camisa 10 no estilo Recoba em suas últimas temporadas no Nacional, mas digamos que falta qualidade técnica pra isso. Com meus amigos, costumo jogar mais futsal e futebol society 5 x 5, onde jogo no ataque ou no lado esquerdo, apesar de ser destro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Entrevistas da Área - Confira a entrevista com guigasparotto
  • GG. unlocked this tópico
3 horas atrás, ggpofm disse:

 

12. Se pudesse deixar uma dica para iniciantes na área qual seria?

Em primeiro lugar, que venham para a área para compartilharem suas histórias e não atrás de qualquer tipo de reconhecimento. Além disso, que procurem interagir com os outros membros da área, pois na minha visão a interação entre os membros é o principal motivo da existência de um fórum.

 

Ótima dica. Acho triste o pessoal que chega aqui na área e fica limitado só a postar no seu tópico e deu. Todos deveriam seguir isso. Também curti a dica sobre começar com um save que já se conhece, acho que é fundamental (mas perdi onde tava ela na hora de citar e fiquei com preguiça de ler de novo pra achar).

 

No mais, bem legal a entrevista. Parabéns @guigasparotto, curti bastante ler ela :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ggpofm disse:

37. Por que a renovação de treinadores no Brasil é tão difícil?

Porque os clubes e os torcedores não estão preparados para isso. Os dirigentes são amadores e os torcedores não aceitam uma temporada abaixo do esperado e já querem trocar todo o elenco e o treinador. Para um treinador novo receber oportunidade no futebol brasileiro, ele precisa fazer algo fora do comum com um clube pequeno. Mesmo assim, se não conseguir repetir o sucesso na primeira temporada a frente de um clube grande, já será demitido e pode não receber mais oportunidades nas principais equipes do país.

Assino embaixo, e colocaria também a panela dos treinadores medalhões com os dirigentes.

De resto excelente entrevista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A copa de 98 o Paraguai por muito, muito pouco mesmo não eliminou a França. Uma pena realmente que a seleção, daí pra frente, descambou ladeira abaixo. Essa foi a famigerada Copa que o Gamarra chegou na segunda fase sem fazer uma falta sequer.

Eu, morador da Região norte, era bem novo quando o grêmio levou o título de 96 (11 anos) e a raça daquele time me encheu tanto os olhos que comecei a torcer para Grêmio naquele ano (Já acompanhava com gosto o time desde 94). Só doeu ver tricolor ganhar o título justamente em cima da lusinha, time que simpatizo até hoje.

Parabéns pela entrevista e paciência para responder 50 perguntas! Quando pensei em fazer perguntas elas já tinham sido formuladas então aguardei para acompanhar suas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista. Gostei de todas suas respostas, com exceção dessa...

9 horas atrás, ggpofm disse:

9. Quantas horas por semana tem gasto entre jogar e postar na área?

Por minha namorada morar em outra cidade, durante a semana eu passo praticamente a noite inteira no computador conversando com ela e, consequentemente, navegando pelo fórum. Mas não jogo FM todos os dias e quando jogo não é por mais de duas horas por noite. Aproveito os fins de semana que não estou com a minha namorada para adiantar o save e colocar em dia as leituras atrasadas de outras histórias.

Onde já se viu, jogador de FM que se preze não perderia tempo conversando com a namorada, e ainda por cima, jogar menos que duas horas por noite, isso deveria ser o tempo que vc consegue ficar sem pensar no seu save, e ainda sim é muito. kkkk

Brincadeira cara. É sempre muito legal conhecer a vida por trás dos membros/jogadores do fórum. Cada um tem seu estilo de vida, mas sempre teremos uma coisa em comum, a paixão de jogar FM.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa vida, rapaz, li toda a entrevista, muito boa. Obrigado pelos elogios a respeito das histórias que contei aqui, valem muito vindo de um grande jogador de FM e melhor ainda narrador de suas histórias. Eu acredito que nós dois tenhamos mais ou menos a mesma idade, também não vivenciei como gostaria os anos 90 (sou de 91) e tenho um desejo muito forte dentro de mim de poder reviver essa década maravilhosa como gremista.

Cara, eu era fã do Recoba no Winning Eleven e depois no PES (Ele, Adriano e Ibra). Que homem maravilhoso. 

E na Argentina eu sou Canalla (infelizmente papou o Gremião na Liberta esse ano :( ).

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito da entrevista, principalmente as orientações para aqueles membros que ficam irritados ou frustrados com determinadas situações. Espero que o que foi dito por você, possa ajudá-los.

Obrigado pelas citações positivas aos meus saves. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente entrevista Gui, gostei de conhecer um pouco dos motivos de sua ligação pelo futebol uruguaio.

Valeu pela paciência em responder todas essas perguntas (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa entrevista. Parabéns ao @guigasparotto e á equipe do Profissão:Manager, que é a melhor área do fórum. 

Mas sobre a pergunta do tempo pra jogar fm,  está complicado pra mim, já cheguei a completar meia temporada em um dia, e hoje só consigo jogar 1 ou 2 partidas por dia kk

E sobre a pergunta da tática favorita, meio que não gosto muito do 4-3-1-2, não gosto de jogar com dois atacantes. Prefiro um 4-3-3, ou um 4-2-3-1, mas gosto é gosto. Vejo que é um ícone no fórum e no jogo e gostei muito de conhecer sua história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Responder a 50 perguntas ñ é para qualquer um, sinal que sua popularidade é alta no PM. Não sabia que vc era gremista nem gaúcho, ainda mais admirador do futebol uruguaio. Creio que o Grêmio é o grande clube brasileiro que mais se assemelha com a raça uruguaia, e isso se fez realidade com o título do Grêmio na Copa do Brasil, em que claramente o elenco era de menor qualidade em relação ao do Atlético-MG. Que façam uma estátua realmente para o Renato Gaúcho! No mais, muito boas respostas às perguntas realizadas. Que continue com a dedicação e a boa conduta na moderação do PM. Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer aos membros que enviaram perguntas e também aos que leram as 50 respostas e deixaram um comentário aqui no tópico. São vocês que fazem a área seguir em frente, participando das atividades e interagindo com os outros membros. Vamos em frente!

Obrigado @bruno introvertido, @Jio Freed, @Bega Gomes, @Yan Perisse, @Henrique M., @vinny_dp, @matheusp, @MitoMitológico e @ggpofm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Misto: entrevista com guigasparotto
  • GG. unpinned e unfeatured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...