Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novatos: entrevista com Danut


#Vini

Posts Recomendados

U9VYu2sG9rqhwRR9pA9WRychEFq2QpIVVcABi5gkXlZ6nvWRbYBPr8pj5d1L6njIp0NvSK8JXHuZkwFuq6tRuvSEjmecoklIyFu5oignKx1btUp7mMa5kFigf_tb6a9cmH0Rug8J-3r8yBpsnLMZSsBGltRoJDvyjudL9-MKxrdRCvkcl2CBda9dSBcLb5S905rxnJQR1jt9894ELKxCXkhS10RFO6Bi8egQYUE3bj7WMpjDNOSzfGV1yYZ_CXKSR3WK1CIWjG8ltvADZamUNmwSKPHL44XOKNea-4Q2jCJUeb5n-ll7nFwfDjngqt3o6Xoq_MYFAHLK5bIzRdUzyscy1DD0h9kRYZ_Yi9LzPwiMj_z8jaYcsFTzqoA99paWPElqJWegP28119bx-ovro6vIdHivLr3LIb_ww1DY18_9nM2U7IvYGhV7sOE0EhR_jtmzgn2JnfAPxBhrDG1-Z05Q2lWiiGNfCMy8IItCLUDmYSPCaDQ5QuaDf4EtqVXETdBwrj47zyP3Aa10992cXtrALFIxtjT4V2Ska4I3eYFcgKzYjbQVwFxxhe6MAbi_kfy8MluAin_rzmQ7zed-yBo6LbGTOMQYbH1aLfgl9SuL4TPnqs4wWoKYuMZTUrE6JyOlgp-Q2TrbzaN7-p7MdboWubQLeLVP-xyjVNYJnUVR=w600-h100-no

 

Entrevistas da Área - Novatos

 

Olá, pessoal.

Em nossa segunda entrevista do ano os participantes da votação são aqueles considerados novatos pela moderação do PM, segundo os critérios estabelecidos quando as Entrevistas da Área foram criadas. 

Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Nossos indicados para a votação tem se destacado em um período recente, contribuindo ativamente com a área.

Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.

Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima sexta, dia 8 de julho, às 22h30.

A partir desta edição os votos da enquete não serão ocultos e o post será atualizado com as perguntas, conforme elas forem enviadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

U9VYu2sG9rqhwRR9pA9WRychEFq2QpIVVcABi5gkXlZ6nvWRbYBPr8pj5d1L6njIp0NvSK8JXHuZkwFuq6tRuvSEjmecoklIyFu5oignKx1btUp7mMa5kFigf_tb6a9cmH0Rug8J-3r8yBpsnLMZSsBGltRoJDvyjudL9-MKxrdRCvkcl2CBda9dSBcLb5S905rxnJQR1jt9894ELKxCXkhS10RFO6Bi8egQYUE3bj7WMpjDNOSzfGV1yYZ_CXKSR3WK1CIWjG8ltvADZamUNmwSKPHL44XOKNea-4Q2jCJUeb5n-ll7nFwfDjngqt3o6Xoq_MYFAHLK5bIzRdUzyscy1DD0h9kRYZ_Yi9LzPwiMj_z8jaYcsFTzqoA99paWPElqJWegP28119bx-ovro6vIdHivLr3LIb_ww1DY18_9nM2U7IvYGhV7sOE0EhR_jtmzgn2JnfAPxBhrDG1-Z05Q2lWiiGNfCMy8IItCLUDmYSPCaDQ5QuaDf4EtqVXETdBwrj47zyP3Aa10992cXtrALFIxtjT4V2Ska4I3eYFcgKzYjbQVwFxxhe6MAbi_kfy8MluAin_rzmQ7zed-yBo6LbGTOMQYbH1aLfgl9SuL4TPnqs4wWoKYuMZTUrE6JyOlgp-Q2TrbzaN7-p7MdboWubQLeLVP-xyjVNYJnUVR=w600-h100-no

 

Olá, pessoal!

Conforme a escolha da maioria, o membro @Danut foi escolhido como o nosso novo entrevistado. Agora é o momento de você elaborar perguntas e enviá-las, lembrando que o tema é livre e que o entrevistado tem a opção de responder ou não as perguntas.

As perguntas deverão ser enviadas via mensagem aos moderadores do "Profissão: Manager" (@guigasparotto,  @ggpofm e @vinny_dp) com o título "Entrevista". Depois, elas serão repassadas ao entrevistado que as devolverá respondidas à moderação do PM para publicação da entrevista. Por favor, não faça perguntas neste tópico, pois elas serão apagadas.

O prazo final para o envio de perguntas é 17/07, às 20h.

Sua participação é muito importante para melhorarmos a área! Por favor, participe.

Qualquer sugestão ou crítica, por favor, faça-a no Boteco 3.0.

F0YnsgR9wArEt8XzUzPUQJJp1KGmc1mB4VBa6YbZoQcop75ujyhn32udof82TMVg_dWlciTEEcg_mTSzy4d72XABSinS2bceUcVJie7zgPnfOxXbc3DXlXRxDp6E41gb6oWvMXmKbKmHO7jMmtCul2W4nTZIThNNsqW7-6BcVzXEvjUeHl1iGHAH-9ZUtecvh-VGx5wvoBTITC1oWy5mdRJtcH1hfKO-wBrKl9gsoOThQLfsXkVA1DdlUbfw7P66yZ2nVvldCOSwkPo91Sgs_YsR19XONTVGc9k7vGwseOT9zFflCNb51kvXB60JN4MUflbu0QmRgQJdUHucNmNCawU7gSb6VmoyePZAi5N_-5Kb2IX3vOoKWIe1uy8uOOVNDkIshjcNwbsPyXI-O0V2KQRjLiqx_V_cbJfo6TW-F9l_DmMYk8PWZfsGc9lauFmevxlXd4SynW0ljbrpPoEZ6Z-jYr2h_6sOc-6jj3jKmHd9Y7UJdOjxsTOwsQwdnh6ZDrnXeJLc2Wh5TYmrg-6Vtn-8yEXagMnsDcUQ_1O0AAr0lWXmU2hXDmgzle6_DGxPyiujp8pgNKCtKWkayC6DbMSr1MCp1iCirJAUfAjPvJ3VRi-nQy_Bn7o=w722-h144-no

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Entrevistas da Área - Novatos - Último dia para enviar perguntas. Participe!
  • guigasparotto unlocked this tópico
  • GG. locked this tópico
  • 2 semanas depois...

U9VYu2sG9rqhwRR9pA9WRychEFq2QpIVVcABi5gkXlZ6nvWRbYBPr8pj5d1L6njIp0NvSK8JXHuZkwFuq6tRuvSEjmecoklIyFu5oignKx1btUp7mMa5kFigf_tb6a9cmH0Rug8J-3r8yBpsnLMZSsBGltRoJDvyjudL9-MKxrdRCvkcl2CBda9dSBcLb5S905rxnJQR1jt9894ELKxCXkhS10RFO6Bi8egQYUE3bj7WMpjDNOSzfGV1yYZ_CXKSR3WK1CIWjG8ltvADZamUNmwSKPHL44XOKNea-4Q2jCJUeb5n-ll7nFwfDjngqt3o6Xoq_MYFAHLK5bIzRdUzyscy1DD0h9kRYZ_Yi9LzPwiMj_z8jaYcsFTzqoA99paWPElqJWegP28119bx-ovro6vIdHivLr3LIb_ww1DY18_9nM2U7IvYGhV7sOE0EhR_jtmzgn2JnfAPxBhrDG1-Z05Q2lWiiGNfCMy8IItCLUDmYSPCaDQ5QuaDf4EtqVXETdBwrj47zyP3Aa10992cXtrALFIxtjT4V2Ska4I3eYFcgKzYjbQVwFxxhe6MAbi_kfy8MluAin_rzmQ7zed-yBo6LbGTOMQYbH1aLfgl9SuL4TPnqs4wWoKYuMZTUrE6JyOlgp-Q2TrbzaN7-p7MdboWubQLeLVP-xyjVNYJnUVR=w600-h100-no

 

Oi Pessoal, 

Em nossa segunda entrevista do ano, teremos a oportunidade de conhecer o membro @Danut, que apesar de estar cadastrado há muito tempo, começou a participar na área recentemente e vem colaborando bastante para a interatividade do PM.

Agradecemos @Jio Freed (4 perguntas), @Yan Perisse (3 perguntas), @vinny_dp (5 perguntas), @Inner Logic (5 perguntas), @guigasparotto (7 perguntas), @Henrique M. (8 perguntas) e @ggpofm (6 perguntas) pelas perguntas enviadas, bem como aos membros que participaram do processo de escolha do entrevistado. E nosso muito obrigado ao Danut pelo tempo e cuidado dedicado na resposta as perguntas do pessoal. 

Chega de papo, vamos conferir as respostas de nosso entrevistado:

 

1. Quando está jogando um save off e as coisas não dão muito certo de início como no seu save com o Darmstadt você mantém o save ou costuma encerrar precocemente?

Bom, em primeiro lugar, queria discordar da premissa da pergunta :P Ela está assumindo que as coisas não deram muito certo com o Darmstadt no começo, mas eu vou ter que discordar. É verdade, fomos rebaixados na primeira temporada, mas com a equipe que eu tinha não considero isso um fracasso. Tentei esses tempos, de curiosidade, jogar novamente a primeira temporada com o Darmstadt, e em três tentativas não passei do primeiro turno, sendo demitido antes disso em todas. Então eu diria que as coisas não deram errado no começo do save, não. Deram na segunda temporada, aí sim, mas não bem no começo. 

Feito esse adendo, passamos à resposta da pergunta em si: Quando eu jogo offline, costumo desistir com muita facilidade sim. Aliás, esse foi um dos motivos para começar a jogar postando, ter um motivo a mais para não desistir jogo. Mas em geral as desistências não tem a ver com não dar certo, e sim com ter dificuldade de estabelecer uma conexão com a equipe mesmo. Acho que o FM é um jogo que exige um investimento muito grande de tempo no começo, para se avaliar o elenco, ajeitar os treinos, essas coisas todas. Muitas vezes começo saves, jogo metade da pré temporada e desisto, porque não consegui estabelecer a ligação necessária com o clube - se o save chega até o terceiro mês então já sei que vai durar algumas temporadas. 
Falando especificamente de não conseguir os resultados, acho que faz muito tempo que isso não me acontece. Em geral meus saves são todos "pegar equipe pequena e ir desenvolvendo", e sem criar regras especiais esse tipo de desafio não apresenta muita dificuldade no FM, então faz tempo que não dá tudo errado mesmo (no FM14 fui rebaixado perdendo quase todos os jogos com o Águia de Marabá, mas considerando o nível da equipe não considerei isso um fracasso não). 

2. Qual a sua opinião sobre o Tite? E contratar o Dunga foi um erro?

O Tite é, de longe, o melhor treinador brasileiro em atividade. Já devia ter chegado anos antes à seleção. Tenho minhas dúvidas se ele vai conseguir melhorar a situação brasileira, mas porque tenho minhas dúvidas se um treinador sozinho é capaz de fazer isso - se algum treinador nacional for capaz, então é ele. 
A contratação do Dunga foi um erro da primeira vez. É óbvio que um cara que nunca treinou uma equipe de futebol na vida não pode começar a carreira na seleção. Acho que a contratação se deu muito como uma forma de contrariar tudo aquilo que vinha sendo feito e deu errado - o futebol ofensivo de quarteto mágico e tal, o Dunga era uma figura que representava um futebol mais aguerrido, menos preocupado em fazer bonito e mais em vencer. Mas o Brasil não precisava de uma imagem, precisava de um treinador. Então foi um erro enorme. 

Na segunda contratação já não teve nada a ver com futebol - foi uma decisão completamente baseada na necessidade política de arrumar alguém que não incomodasse os dirigentes. Então acho que sequer dá para dizer que foi um erro a contratação em si - erro é a existência dessa vergonha que é a administração da CBF.

3. Qual a sua opinião sobre a política de transferências do Bayern? E sobre os jogadores que aceitam ir para lá, sendo que têm mercado em outros gigantes europeus?

Eu acho que não dá para falar da política de transferências do Bayern como uma coisa só, porque me parece que ela mudou bastante no último ano agora e está seguindo um novo caminho. Antes disso, ela teve um período muito complicado mesmo. O futebol é um mundo de negócios, e todos sempre querem levar vantagem. Mas o que o Bayern fez em outros anos foi antiético. A forma como se lidou com a contratação do Mario Götze (quando ele foi para o Bayern), por exemplo. O Bayern querer contratar o jogador é normal, ele era um dos melhores jovens do mundo naquele momento, prometia ser uma grande estrela, e o Bayern podia pagar o preço dele - o Dortmund fez coisa parecida com o Marco Reus, faz parte do jogo. Mas vazar para a imprensa que a contratação foi feita em cima do jogo decisivo do Dortmund contra o Real Madrid, de forma deliberada, para desestabilizar o rival? Isso não é um comportamento aceitável entre profissionais. 

Da mesma forma eu acho extremamente criticável o movimento deles para comprarem todo e qualquer jogador decente que surgia no país. De novo, há uma diferença entre querer ter os melhores jogadores - o que é natural e sempre vai ser buscado por todos quando estiverem em condições - e deliberadamente contratar todo jogador que se destaca em outras equipes, só para enfraquecê-las. E não falo aqui dos jogadores que eles levaram do Dortmund, e sim dos que levaram de outras equipes - Kirchhoff, Rode, entre outros. Por uns dois ou três anos o Bayern saiu contratando gente que obviamente não tinha potencial para fazer qualquer coisa significativa no clube, mas que significavam perdas muito grandes para os clubes de onde saíram. Me parece que houve um plano deliberado de gente na direção do Bayern de sedimentar a sua posição como melhor clube da Alemanha através do enfraquecimento dos outros, não (só) através de buscar melhorar o próprio clube. E foram contratações agressivas, usando-se da atração que é o Bayern para os jogadores para forçar saídas livres ou por valores muito baixos. 

Além de achar isso antiético, acho que foi danoso ao próprio Bayern. O clube "fracassou" na UCL nesses anos do Guardiola em parte porque só jogou três ou quatro partidas no ano em que os adversários sequer tentavam ganhar do Bayern. Na Bundesliga, já se tornou comum equipes pouparem jogadores contra o Bayern - porque eles sabem que já perderam antes mesmo de entrar em campo. Isso é ruim para todos, diminui a atratividade do campeonato, e afeta também o Bayern. 

Agora, falei lá em cima que acho que a política deles está mudando. A contratação do Hummels me parece um bom exemplo. Enquanto que antes o Bayern vazou na imprensa a contratação do Götze, ou jogou no limite entre antiético e ilegal com o Lewandowski (eles já tinham contrato e tudo acertado quando o jogador ainda tinha um ano e meio de vínculo com o Dortmund), agora o tom das negociações foi completamente outro. Os dirigentes dos dois clubes sentaram e negociaram como profissionais, o Bayern acabou pagando um valor bem significativo para ter o jogador - não estou dizendo que eles estão sendo bonzinhos e dando dinheiro ao Dortmund, mas acho que em outra época eles forçariam mais a barra através de imprensa e tal para diminuir os valores, e dessa vez não teve isso. A única situação que destoou foi quando o Uli Hoeneß disse que o Bayern não podia fazer nada se o Hummels veio implorar à porta para jogar lá, uma declaração obviamente desrespeitosa e arrogante pra caralho. Mas logo o resto do pessoal do Bayern foi à imprensa contradizer ele, acalmar a situação. 

Aliás, acho que essa mudança recente tem muito a ver com a saída do Hoeneß, é bem o período que ele foi presidente que eu vejo como o mais complicado do Bayern (pra quem não sabe, o Uli Hoeneß foi presidente do Bayern de 2010 a 2014, quando perdeu o cargo por ter sido preso por não pagar impostos - hoje ele tá solto de novo, mas não possui nenhum cargo formal no clube). 

Então, pra concluir: no período em que eles mantiveram essa política mais agressiva, eu considero que o clube foi no mínimo antiético, prejudicando muito a Bundesliga como um todo, e é algo do que eu me envergonharia se o meu clube fizesse. Mas acho que eles estão mudando isso - vão continuar querendo os melhores jogadores, é claro, mas isso faz parte. 

Sobre os jogadores, eu acho que depende muito da situação. Consigo entender porque um Götze ou um Lewandowski vão para lá do ponto de vista esportivo, de possibilidade de crescimento de carreira (no caso do Götze deu para ver que na prática nem sempre isso acontece como planejado, mas entendo a decisão quando ele tomou, do ponto de vista esportivo parecia uma boa). Já não consigo entender o que leva alguém como o Rode para lá - o cara era um ótimo jogador no Frankfurt, podia subir para um Wolfsburg ou Leverkusen e fazer uma grande carreira, mas foi passar dos 22 aos 25 sentado no banco de reservas do Bayern. E tem outros casos assim. Não sei se esses jogadores achavam que eram melhores do que realmente eram, se o pessoal do Bayern prometeu para eles uma coisa e depois a realidade foi outra, ou se eles realmente preferiram ganhar mais dinheiro no momento e dane-se o próprio desenvolvimento, mas de toda forma acho que foram decisões muito erradas. 

Do ponto de vista de torcedor, daquilo que a gente projeta sobre os jogadores, da paixão, eu tenho um ódio profundo dos jogadores que vão para lá né. Menos do Lewandowski, porque ele nunca fez questão de esconder que só tava nessa pelo dinheiro - então nunca esperei algo mais dele. Mas se o jogador passa a vida toda falando da paixão que tem pelo Dortmund (estou olhando para ti, Götze), ou então criticando os jogadores que vão para o Bayern (né, Hummels), então ele ir para lá me deixa puto sim. Só não digo que torço para a carreira desses jogadores fracassar porque no momento o fracasso de um deles prejudicaria o Dortmund (mas ele vai precisar mostrar muito para me convencer a torcer por ele de novo).

4. Recentemente Bielsa assinou pela Lazio e ficou 2 dias no cargo fora outras situações esquisitas, se fosse um dirigente apostaria no El Loco como seu treinador?

Na minha opinião, o Bielsa é um dos melhores treinadores do mundo. Agora, se sou o dirigente de um clube grande, que tem condições de contratar outro treinador que esteja nesse nível, não apostaria no Bielsa não - melhor pagar mais ou contratar alguém um pouco pior, mas que seja mais profissional. Da mesma forma, não arriscaria a contratação com uma equipe que estivesse no grupo de baixo da liga - se ele faz alguma loucura dessas e me deixa em má situação arrisco ficar perto do rebaixamento, e isso seria terrível para o planejamento do clube.

Por outro lado, acho que ele é uma figura que cabe em clubes de tamanho médio para grande, onde o desejo é competir com quem está bem em cima mas não há possibilidade de se contratar um Guardiola ou Mourinho. Nessa situação, é preciso arriscar para conseguir chegar lá. E aí contratar alguém como o Bielsa pode valer a pena. Há o risco dele fazer loucuras, mas por outro lado uma boa chance de se conseguir um treinador cujo conhecimento está bem acima do conhecimento de qualquer outro treinador que a equipe poderia contratar. Acho que a Lazio é um exemplo de clube nessa situação, na qual a aposta fazia todo o sentido - pena que não deu certo.

5. Além da história, em outros posts você costuma comentar algo sobre Alemanha. Quais são suas ligações com o país?

Em primeiro lugar, minha família toda é descendente de alemães - avós e bisavós nasceram por lá. Depois, eu mesmo nasci no país, embora só tenha morado lá enquanto criança bem pequena. Mas depois já voltei ao país uma série de vezes, seja nas férias ou mesmo para estudar um semestre em escola ou, mais recentemente, um ano na faculdade. Somando tudo, acho que já morei uns sete anos na Alemanha em minha vida. E com a questão familiar tenho bastante ligação cultural com o país, com a música de lá e essas coisas. 

No futebol, eu acompanho mais a Bundesliga do que o campeonato brasileiro, porque acho mais interessante. Além do nível maior, eu acho que eles no momento tem uma cultura futebolística muito mais legal, especialmente nas divisões inferiores. Tu olha um jogo do Grêmio tem meia dúzia de gente no estádio, no Rio de Janeiro as médias de público já chegaram em níveis ridículos esse ano. Ingresso caro demais, violência nos estádios, enfim, os problemas todos que a gente conhece. Lá a coisa ainda é melhor, apesar de que os preços de ingressos também estão subindo muito e do aumento do número de clubes de plástico. Por enquanto, ainda vejo mais graça no futebol de lá. 

6. Você é cadastrado desde 2005 e começou sua primeira história no ano passado. O que te motivou a começar?

Nossa, nem eu lembrava que fazia tanto tempo que estou cadastrado. Quando entrei no Fórum a primeira vez eu era uma criança ainda, já devo ter postado muita coisa imbecil por aqui :P

Enfim, respondendo a pergunta, eu sempre joguei FM só offline mesmo. Já tinha olhado a área algumas vezes anos atrás, tentado me interessar, mas acabava desanimando em pouquíssimo tempo, nunca me interessou. Aí quando eu tava no intercâmbio comecei a me interessar por acompanhar histórias de pessoas jogando FM. Talvez porque passei um ano inteiro sem poder jogar, daí o vício me fez começar a acompanhar outros jogando. Aquilo que nunca tinha me interessado passou a parecer legal. Comecei em blogs estrangeiros, basicamente de gente que vi no Twitter. Me empolguei bastante e até resolvi começar uma história minha quando voltei e pude jogar de novo. Mas deu um tempo parei de curtir a forma como a coisa funciona. Muito pouca interação, é só cada um postando no seu blog e deu. Normalmente, não tinha nem sequer algum comentário de leitor - e não estou falando do meu caso, que nem tinha leitor mesmo, mas mesmo os blogs com montes de visualizações não vi quase interação. 

Aí sei lá, perdeu a graça logo. Não era isso que eu queria. Foi nesse período que lembrei da existência do Fórum, que acho que não visitava há anos. Sabia que tinha a área aqui, então resolvi voltar dar uma olhada. Comecei a acompanhar algumas histórias, me arrisquei em alguns comentários, e vi que a coisa é legal. Que o pessoal responde os comentários, que tem uma interação que eu não via nos outros lugares. Aí curti, dei um tempo acompanhando as histórias para ver o que eu achava legal de fazer e o que não e resolvi me arriscar na minha própria história.

7. Tem mantido duas histórias na área, uma inclusive iniciada há bastante tempo, e ainda assim arranja tempo para comentar nos saves do pessoal. Como se organiza para fazer tudo isso?

Bom, tempo realmente é um problema para mim. Nos últimos tempos passei para um lugar de trabalho muito mais tranquilo, tem pouca coisa para fazer, então acesso muito o fórum do trabalho mesmo. Outra coisa que fazia bastante era acessar em sala de aula, na universidade. Ou então do celular - o celular ajuda muito para economizar tempo, porque não precisa ficar ligando e tal, dá para ler alguma coisa enquanto janto em casa ou antes de ir dormir. Não é sempre o ideal - gosto de olhar tudo que as pessoas postam, no celular fica horrível abrir imagens, no trabalho tem vários dos sites de hospedagem de imagens que são bloqueados e então não consigo olhar tudo, mas é o jeito que dá para acompanhar né. 

Quanto aos meus saves, eu tento manter um ritmo razoável, mas nem sempre dá certo. Quem acompanha eles sabe que as vezes passo longos períodos sem postar, porque as coisas apertaram em relação a tempo. Uma coisa que eu acho fundamental para a minha organização é escrever já enquanto jogo. No save do Darmstadt, tento já deixar tudo escrito e organizado enquanto vou jogando. Acho que assim perco menos tempo - ou, ao menos, perco em momentos separados (é mais fácil separar uma hora para jogar duas partidas e escrever sobre elas em um dia do que separar três horas para escrever tudo, por exemplo). Também separo a edição das imagens e tal da própria postagem. Quase nunca faço a edição e posto no mesmo dia - pego alguma hora que tenho livre, edito as imagens todas, arrumo o texto, e outro dia quando tenho tempo faço o post em si, colando tudo. 

No outro save, pela forma de contar mesmo, fica mais difícil e acabo escrevendo depois. Mas acabo tendo sempre que tirar algumas horas pra conseguir fazer um post, acho bem mais difícil escrever depois. Só funciona porque são bem menos atualizações nesse save, senão não ia conseguir. 

8.   Qual seu nome e o que faz da vida?

Daniel, sou estudante de final de curso de Direito e de começo de curso de Ciências Sociais. Faço estágio na área do Direito e jogo Football Manager (para parafrasear o jogo, já gastei tanto tempo com isso que é melhor incluir no currículo).

9.  Qual foi o melhor que save que você jogou? Porque?

Eu acho que o save atual com o Darmstadt está sendo uma experiência incrível. Por descobrir como é legal contar uma história aqui, por estar sendo um desafio durante várias temporadas, pela sucessão de momentos incríveis com momentos que me dão uma raiva absurda (jogos contra o Barcelona, estou olhando para vocês). Enfim, mesmo sem ter acabado o save ainda, acho que esse é o que fica no topo de minha lista.

Agora, pra não ficar só no que vocês já conhecem o melhor save off que já joguei foi com o Salgueiro-PE no FM14. Foi um save onde eu me dediquei muito ao treinamento dos jogadores, que era uma área que eu nunca havia me interessado antes, e foi incrível. Descobri muita coisa sobre como funciona essa área do jogo, pude acompanhar o crescimento das estrelas. Foi também o primeiro save que joguei inteiro sem usar de programas pra ver PA de jogador (sim, passei até o FM14 usando essas coisas - hoje me arrependo disso), então foi quando descobri que é muito mais emocionante desenvolver jogadores quando não se sabe se eles vão ser tudo aquilo que se espera deles - é muito mais legal quando daí dá tudo certo. E foi um save no qual deu tudo muito certo - levei o Salgueiro a conquistar três vezes seguidas o mundial. Foi também meu save mais longo na vida. 

10.  Quando começou sua paixão pelo Borussia Dortmund?

Pergunta difícil essa... nem eu sei direito. Eu comecei a simpatizar com o clube ali por volta de 2001/2002, no período em que estavam no auge. Mas não diria que a paixão começou ali, não. Era mais uma coisa de criança, eu gostava de futebol e tinha ligação com a Alemanha, mas não tinha nenhum clube por lá. A paixão veio tempo depois, quando o clube entrou no buraco. Acho que foi a semelhança com o que passava o Grêmio por aqui, ambas equipes tiveram um período bom no começo dos anos 2000 e depois entraram feio no buraco, essa semelhança de sentimentos acabou me atraindo mais para a equipe. Não sei explicar bem, mas afinal, quem é o torcedor de futebol que sabe explicar bem como funciona a paixão por sua equipe?

11. Qual o (s) seu (s) maior (es) ídolo (s)? Por que ele (s)?

Essa série de perguntas foi feita pela mesma pessoa né? Vai gostar de fazer pergunta difícil assim lá longe... :P 

Sou uma pessoa extremamente crítica na vida real. Não me deixo deslumbrar com muita coisa, sempre vou ver algo para criticar e achar que deveria ser diferente. Então acho que não tem ninguém que eu considere meu ídolo, assim. Me falta um pouco o deslumbramento necessário para isso. 

Tem sim pessoas que eu olho e penso que gostaria de fazer coisas parecidas, que me inspiram a seguir certos caminhos, mas em geral são pessoas de convívio próximo, familiares, profissionais com quem trabalhei, gente assim. De personalidades famosas, gente que eu possa dizer o nome e todos conhecerem, vou ficar devendo. 

12.  Quem é o melhor técnico na atualidade, na sua opinião? E na história?

O Tuchel, obviamente - e vai provar isso quando ganhar a Champions esse ano :p Não, falando sério, outra pergunta difícil de responder essa, hein. Tem uma série de treinadores incríveis no mundo - o que o Mourinho fez com o Chelsea me encanta, o Simeone é outro ótimo treinador. Mas para não ficar em cima do muro, vou de Guardiola por causa das mudanças que ele trouxe para o jogo. Nunca vi uma equipe que dominasse o campo da forma como o Bayern dele dominou, então para mim ele leva o título.

Na história, eu sinto que não sou capaz de responder. Só assisti futebol do começo do século em diante, com mais compreensão tática é do final da década passada para agora. Se falar um nome atual, vou estar sendo injusto com tudo que veio antes. Se falar um nome anterior, vai ser puramente com base na opinião de outras pessoas. 

13.  Você criou simpatia por alguma equipe após ter treinado ela no FM?

Sim, com muitas. Sempre que jogo um save no FM preciso me identificar com a equipe, então geralmente passo a acompanhar ela na vida real também. O Darmstadt atualmente é um bom exemplo - quase torci mais para eles esse ano que para o Dortmund, e isso sendo que antes nunca tinha ouvido falar do time. Mas em geral depois que acaba o save eu paro de acompanhar a equipe - embora ainda fique feliz quando veja que ganharam algum título ou coisa parecida.

14.  Se fosse para montar um time com os melhores jogadores que você já viu. Como seria?

Bah, vocês querem me complicar a vida. Já foi difícil escolher treinador, agora definir como seria um time com os melhores jogadores que já vi? Realmente não acho que seja possível montar uma equipe que seja a melhor, porque tem muitos fatores envolvidos - alguns jogadores são fantásticos, mas talvez não servissem para determinado esquema tático ou forma de jogar. Outros fizeram história, mas em um futebol muito diferente do que se pratica hoje. 

Dito isso, pra não ficar só nessa resposta sem graça, tentei montar uma equipe pensando em um 4-2-3-1 (influência do Klopp, gosto muito do esquema) e sem levar muito em consideração se o estilo dos jogadores combina entre si:


Buffon
Cafu - Boateng - Maldini - Roberto Carlos
Pirlo - Xavi
Messi - Zidane - Ronaldinho
Ronaldo

15.   Você viu algum jogo de futebol na Alemanha quando esteve por lá?

Sim, vários. Em outras vezes que estive por lá fiquei em Berlim, então já assisti muitos jogos do Hertha, que é o time do meu pai e do meu irmão - incluindo três jogos contra o Dortmund, a reabertura do estádio pré-copa de 2006 e um amistoso Brasil x Alemanha na mesma época (quando o Brasil ainda não era essa vergonha). Também fui a Dortmund na temporada do primeiro título com o Klopp, ver o jogo contra o Hannover.

Dessa vez eu fiquei numa região mais ao sul, então assisti jogos das equipes da região - fui quatro vezes a Sandhausen, que é uma cidade de cerca de doze mil habitantes a uns dez quilômetros de onde eu estava e que tem um time na segunda divisão. É uma experiência muito legal porque bem diferente do que estou acostumado - clube pequeno, torcida familiar, dá para ir pro estádio de bicicleta através dos campos, uma coisa meio lúdica. Em uma das vezes, contra o St. Pauli, fui no meio da torcida visitante, o que foi outra experiência incrível.

E fui em Kaiserslautern ver o jogo deles contra o St. Pauli, que meio que definiu a salvação do time de Hamburgo do rebaixamento e acabou com as chances do Kaiserslautern de subir à primeira divisão. Aliás, preciso dizer, nunca na minha vida havia visto um ambiente tão incrível quanto o de Kaiserslautern nos primeiros vinte minutos de jogo (depois com o jogo indo mal para a equipe da casa a torcida esfriou). Recomendo a qualquer fã de futebol do mundo: se um dia estiver por lá, vá em um jogo da equipe. 

Também fui a Dortmund esse ano, embora só uma vez porque era longe. Dortmund contra Eintracht Frankfurt. Mas valeu muito, pois foi minha estreia na tribuna sul. Conseguir ingresso para ela e quase impossível sem estar lá, mas uma amiga minha descolou um ingresso surpresa pra mim. Ironicamente, não fui a nenhum jogo em Darmstadt, pois nem sabia da existência da equipe - e isso que passei um ano a distância.

16.   No meio de toda a turbulência política e econômica que vive o Brasil, você tem vontade de voltar a morar fora?

Essa é uma questão muito delicada pra mim, já perdi muitas noites de sono com isso. Quando comecei a faculdade, tinha certeza que queria morar no sul do Brasil a vida toda, preferencialmente em Porto Alegre mesmo. Muita gente já me perguntou porque eu não ia fazer faculdade na Alemanha e tal, e eu nunca quis. Mais recentemente, tenho pensado que quero sim morar em outro lugar, ao menos em outro lugar do Brasil. Esse ano de Alemanha também me fez pensar muito se não faria sentido ficar por lá - e incrível a diferença que faz você conseguir sair na rua sempre que quiser, voltar de bicicleta pra casa da festa, poder ir passear no meio do mato sozinho ou com um grupo de amigos sem ter medo. É qualidade de vida, não ficar trancado dentro de casa porque se sair pra rua se é assaltado. Também curti o clima das cidades menores - que é bem diferente daqui. No Brasil, uma cidade pequena de interior é isolada do mundo - no RS mesmo, tem cidade que tá a sete horas de ônibus de Porto Alegre, e não tem nenhuma outra cidade no estado com infraestrutura comparável. Na Alemanha, que é um país muito mais densamente populado, em qualquer lugar que tu esteja tu tem uma boa infraestrutura, tá a vinte ou trinta minutos de uma cidade grande. Nunca pensei em morar em cidade pequena por aqui, mas acho que ia gostar muito de fazer isso lá. 

Mas escolhi uma carreira - direito - que não me abre muitas possibilidades de trabalhar fora do país, então provavelmente acabarei ficando, a não ser que minha vida ainda mude muito. E tem também a coisa do terrorismo e dos problemas que eles tão enfrentando por lá. Acho que se a Europa estivesse mais estável eu teria pensado realmente em desistir do direito e fazer outra coisa por lá quando estava para voltar, mas tenho minhas dúvidas se eles ficarão tão estáveis assim no futuro. Os problemas sociais tão apertando no continente, as relações trabalhistas tão ficando piores, as pessoas mais pobres, acho que o futuro deles não é tão melhor assim que o nosso, não. 

17.   Faz coleção de camisetas de futebol?

Não. Quando mais novo comprei algumas, tenho uma do Dortmund, uma do Grêmio (a metade azul metade preta da campanha da libertadores do ano), uma da Alemanha, uma do Brasil, uma de Portugal e uma do Esporte Clube Avenida (pra fingir que sou hipster em termos futebolísticos :P - na real, ganhei ela uma vez porque minha vó conhece algum dirigente do clube e comentou que o neto dela gosta muito de futebol e tal). Mas faz anos que não compro mais, depois que passei a comprar roupa com meu próprio dinheiro passei a achar que não vale a pena. Compro muita coisa com o preço de uma camiseta dessas. 

Única exceção é essa camiseta aqui do St. Pauli, que eu acho a coisa mais genial do mundo e comprei ano passado. Mas não é camiseta de jogo, saiu bem mais barato. 

No dia que for rico, quero fazer coleção dos cachecóis de clubes, acho eles muito legais, mas só quando (e se) tiver dinheiro sobrando mesmo. 

18.   Qual é a escola futebolística que se baseiam as aplicações táticas das suas equipes no FM?

Gosto de testar estilos bem variados no FM. Jogo esse jogo há anos, então preciso variar para manter o interesse. E também mudo muito qual é o estilo que gosto mais no momento. Mas agora ando bastante interessado no futebol de defesa forte e transição rápida para o ataque. Tenho tentado aplicar isso no Darmstadt, embora nem sempre com sucesso.

19.   Se pudesse escolher um treinador (aposentado ou falecido) do passado para comandar o Borussia, quem você escolheria e por que?

O Johann Cruijff. Porque eu ia adorar ver no meu clube se tudo o que falam sobre ele é verdade. 

20.   Você é o clone alemão do britânico Silveira?

Hahaha, não sei responder isso. O que posso dizer é que nos dois compartilhamos uma certa paixão por um mesmo treinador :P

21.   Alguma equipe ou treinador exerce influência sobre seus objetivos em seus saves?

Sobre os objetivos, não. Mas sobre a forma de jogar sim - acho que são coisas diferentes porque nunca fiz um save onde o objetivo era "jogar sempre com o estilo tal". Na época inicial do Klopp, até o primeiro título, eu jogava muito com o Dortmund tentando imitar o que ele fazia. Até hoje meu esquema padrão e o 4-2-3-1 por influência dele. Antes disso usava muito o 3-5-2, baseado no Grêmio que fez boa campanha com três zagueiros (não lembro mais qual treinador foi, nem bem quando, e nem tenho certeza se era um 3-5-2 mesmo ou se era só um esquema com três zagueiros, mas enfim). Não sei o que o Tuchel fará esse ano ainda, mas tudo indica que será bem diferente do que vinha sendo feito - provavelmente acabarei pegando algumas idéias a partir disso. E parte da graça do FM pra mim, poder me transportar para o lugar do treinador que acompanho no momento, fazer minha versão daquilo que vejo ele fazendo.

De outras equipes, que não as que torço, acho que nunca peguei influências. Assisto muito poucos jogos de outros times para chegar a alterar como eu jogo por causa disso.

22.   Como você define seu estilo manager?

Gosto de pensar que sou um treinador bastante adaptável taticamente, que não se prende a conceitos fixos. Tenho horror a times que controlam a bola como um fim em si mesmo, mas de resto estou aberto a idéias. Saindo da parte mais de técnico, sou um manager que gosta sempre de pensar no longo prazo e na segurança financeira da equipe. Sempre dou bastante atenção às infraestruturas e às finanças, além de priorizar a contratação de jogadores jovens com futuro em detrimento de resultados imediatos. Tenho aversão a gastar muito em jogadores. Fora um ou outro save de brincadeira que fiz com clubes ricos, acho que nunca gastei mais do que 20 milhões de euros em uma contratação de jogador na vida. 

23.   Qual a importância de narrar um save para que você possa jogar FM?

Até a pouco tempo atrás, eu nunca tinha feito isso na internet né. Mas meu irmão já teve que aguentar muita conversa sobre o jogo aqui em casa, acho que é natural querer passar adiante a história que a gente cria. Porque FM é isso - é a criação de uma história. Não sei se essa narração precisa necessariamente ser colocada em um tópico para todos verem, mas acho que sem um mínimo de envolvimento com a história do save - mesmo que sem compartilhar com ninguém - o jogo não tem nenhuma graça. Ainda estou para descobrir se consigo voltar a jogar sem narrar o save formalmente, porém.

24.   De onde surgiu o amor pela estatística nos seus saves?

É uma paixão recente. Enquanto estava na Alemanha descobri alguns blogs e sites estrangeiros de pessoas que utilizam estatísticas avançadas para analisar o futebol. Aí fui me interessando pelo assunto, vendo as possibilidades que coisas como "Expected Goals" (aqui tem uma explicação, em inglês - no google dá para achar outras, mas nunca vi nada em português sobre, infelizmente) trazem para o jogo, e achei isso incrível. Foi um mundo novo que se abriu para mim, eu nunca tinha ouvido falar disso antes. Sempre achei estatísticas interessantes, mas nunca havia pensado que se poderia aplicar isso no futebol da forma como é feito.

Hoje em dia eu leio muito sobre o assunto, mas infelizmente não tenho o conhecimento e nem os dados necessários pra trabalhar eu mesmo com essas estatísticas. Um dia espero ter, se o interesse continuar, mas por enquanto não sou capaz. Aí surgiu a ideia de tentar ver o que eu consigo tirar das estatísticas que o FM disponibiliza. Uma espécie de "já que não tenho condições de me aprofundar nisso de verdade, vamos ver no que dá se aprofundar nisso no jogo?". Mas ultimamente ando meio desiludido com essa parte no jogo, tenho minhas dúvidas se o jogo fornece o suficiente para que essas análise façam mesmo sentido.

25.   Já teve planos de se tornar membro da equipe do FManager?

Não, não tive. Sou uma pessoa que se dedica muito aos projetos que se envolve, então se um dia fizesse parte da equipe isso iria consumir muito do meu tempo. E por mais que eu goste muito do fórum, não tenho possibilidades de me comprometer dessa forma, por absoluta falta de tempo. Prefiro me manter como usuário só, assim me envolvo no fórum o quanto meu tempo me permite. Talvez um dia essa situação mude, mas para os próximos tempos não existe perspectiva disso.

26.   Como você conheceu o Football Manager e quando começou a jogar? Quais versões você jogou e qual mais gostou?

Quando era criança eu jogava muito Brasfoot e Elifoot com os amigos. Foi assim que conheci o Fórum aqui, porque ele tinha tópicos (acho que uma área toda, mas não lembro bem) sobre esses jogos. Aí foi por aqui que eu ouvi falar do FM pela primeira vez. Baixei a demo, acho que primeiro a do 05 e depois do 06 quando saiu, e curti muito. Aí comprei o FM06 e o vício começou. Não sei dizer quais versões joguei - não foram todas, em média acho que joguei uma a cada dois anos, mas também não fui sempre constante nisso. 

A versão que mais gostei, em todo caso, foi o FM14. Ele evoluiu muito bem o sistema das versões anteriores. Diferentemente de alguns, acho que o jogo só tem evoluído quase com o passar dos anos. O único grande passo para trás que eu vi esse jogo dar foi limitar as possibilidades de instruções aos jogadores em cada função, no FM16. Isso para mim foi um erro gigantesco, e por isso o título não fica com a versão atual, apesar de eu achar ela muito boa em todo o resto.

27.   Os seus amigos jogam FM? Caso não joguem, você já tentou apresentar o jogo para eles? E o fórum?

Na escola eu tinha um amigo que jogava, então a gente conversava as vezes sobre o jogo. Acho que já mostrei o fórum pra ele sim, mas nunca consegui fazer com que se interessasse. Já apresentei o jogo pra uns outros lá na época do Brasfoot, mas o pessoal se assustou com a complexidade do jogo. Hoje em dia, meus amigos são todos pessoas que não curtem futebol. O tipo de ambiente que eu frequento não tem muito a ver com o do pessoal que curte futebol em geral, então não tenho nem com quem reclamar do Grêmio, imagina apresentar FM. 

Já apresentei o jogo para uma guria na época que namorava ela, porém acho que ela queria entender o que era aquele negócio que disputava minha atenção com ela, porque foi a pedido dela mesmo.

28.   A participação na "Profissão: Manager" mudou a sua forma de jogar FM?

Sim, bastante. Pra começar, estou jogando bem menos - como tenho que escrever os posts todos e postar, acabo tendo menos tempo para jogar. O que significa que vai ter períodos em que vou avançar bem devagar no jogo, então preciso ser mais paciente. Por outro lado, também me dedico mais a cada momento, sem ficar pensando tanto lá para a frente - em save off com frequência estou jogando uma temporada pensando na próxima já, agora sei que vai demorar muito pra chegar a próxima temporada, então não vale jogar só esperando por ela.

Além disso, como eu já disse ali em cima durante muito tempo fiz uso de programas para descobrir jogadores e seus potenciais. Parei antes de começar a jogar online, mas tinha uma outra coisa que eu não tinha conseguido parar, que era de usar por vezes o sair sem salvar quando as coisas não dão certo em algum jogo. Não que fizesse isso muito, já há tempos estava parando - no meu último save offline por exemplo passei duas temporadas perdendo a vaga na divisão superior por um ponto e nenhuma delas resetei. Mas vez por outra me deixava fraquejar. Jogando online, parei de fazer isso, pois é um compromisso que assumi com todos que acompanham o save. E tem sido muito mais divertido, mesmo que por vezes seja muito frustrante.

29.   Quais foram as primeiras características de jogo que você tentou levar do futebol real para o FM?

Já falei disso na pergunta 21, mas pra repetir: a primeira coisa que lembro de imitar foi o esquema de três zagueiros do Grêmio de não sei bem quando. Em especial os três zagueiros, o resto provavelmente tinha muito pouco a ver com o Grêmio de verdade. Depois veio o Dortmund do Klopp. Não lembro se tentei copiar mais alguma coisa entre esses dois.

30.   Qual a tua formação tática preferida?

4-2-3-1, mas é puramente por influência do Klopp mesmo. Também gosto bastante do 4-1-4-1. Não gosto muito de esquemas com dois atacantes, acho que se perde muito meio de campo com isso, e hesito em abrir mão de um volante. Mas como já disse acima, tento me manter flexível - acho que qualquer formação pode fazer sentido, depende do contexto, do adversário, do que se quer fazer.

31.   Quais os teus jogadores preferidos no futebol e no FM?

Outra pergunta muito difícil. No futebol eu admiro demais o Neven Subotic. Acho que esse cara é um exemplo de pessoa e de profissional. Ele está tendo um período muito difícil na carreira, o que eu acho muito triste, mas se tivesse que escolher um jogador pra dizer que me inspira, seria ele. Pela postura profissional com que ele lida com ficar no banco de reservas, pelo carinho dele pela torcida, pela dedicação a seus projetos para ajudar outras pessoas no mundo (ele tem uma fundação de ajuda humanitária na qual ele gasta um monte do seu tempo pessoal e que tem um esquema que toda doação de outra pessoa é dobrada com dinheiro do bolso dele mesmo). Se tivesse que ser alguém, queria ser ele (aliás, acho que ele seria alguém que eu colocaria como ídolo, pra voltar à pergunta lá de cima que eu acabei não respondendo). 

Curto obviamente os ídolos da história do Grêmio e do Dortmund, além de muitos dos outros atuais jogadores do Dortmund né, mas não vou destacar ninguém desse grupo em especial.

De outros clubes, gosto muito do Boateng, do Thomas Müller (estou tentando ser imparcial aqui, óbvio que quando envolve jogos do Bayern eu sempre vou torcer contra eles, mas pelo estilo de jogo), do Di Maria e do Buffon, para citar alguns nomes que me vêm à cabeça agora. E indo um pouco mais para o underground, sou fã do Raffael, do Mönchengladbach, que acho que é o jogador mais subestimado do futebol alemão. E indo bem mais para o underground, sou fã do Deniz Naki. Não tanto pelo futebol, mas pelo lado político, pela reação dele quando foi xingado de forma racista por torcedores adversários quando jogava no St. Pauli, pelo que ele fez mais recentemente na Turquia (dedicou um gol que fez na Copa aos mortos no conflito curdo, acabou levando DOZE jogos de suspensão por causa disso). 

No FM meu gosto varia conforme o clube que estou no momento. Posso citar vários jogadores do Darmstadt e do Tampines que eu gosto, mas não sei se tem algum jogador que eu realmente goste assim, independentemente de onde ele está. Acho que só os mesmos que gosto na vida real. 

32.   Você joga outros jogos? Quais?

Sim. No momento, basicamente Rocket League e um pouco de Insurgency, que é um FPS que gosto bastante. Mas tenho muitos outros jogos na Steam, vez por outra invento de jogar algo diferente.

33.   Como você jogava muito em off, como eram seus saves? Que tipo de equipes você jogava? Clubes grandes, médios ou pequenos? Jogava sempre na Alemanha? Jogava muitas temporadas ou este save é o mais longo?

Como já comentei em alguma resposta aí pra cima, quase todos meus saves seguem o modelo "pegar equipe na última divisão do país e ir desenvolvendo". Fora isso, acho que só fiz saves com Dortmund e Grêmio, e uma vez com o Chelsea (na época que eles eram a equipe com mais grana pra transferências). Mas isso muito tempo atrás, tem anos que não consigo ver graça em save com equipe grande. Ah, e já fiz save com o St. Pauli, que não é da última divisão jogável de seu país, mas também é uma equipe com bastante potencial para crescer.

Em geral, jogo na Alemanha, porque consigo me identificar mais com o futebol de lá. Sei mais sobre as equipes, e acho um país com uma cultura futebolística muito interessante - vejo muito mais graça na Alemanha do que na Inglaterra dos clubes que possuem dono, por exemplo. Ou no Brasil, apesar de ser menos porque o calendário brasileiro me incomoda. 

Quanto à duração, acho que a média é de umas cinco, seis temporadas. Com o Salgueiro fiz meu save mais longo, foram mais de dez temporadas. Mas nenhum foi tão longo quanto esse do Darmstadt em tempo jogando - no sentido dos meses que se passaram na vida real desde que iniciei o save.

34.   É muito comum vermos novatos estrearem na área com saves ficcionais. Como esse tipo de save demanda mais tempo de produção, além de exigir uma boa dose de imaginação e capacidade de criar um enredo interessante, a quase totalidade deles é encerrada prematuramente. Como você analisa essa situação? Você acha que os novatos deveriam adotar o estilo JET, deixando os saves ficcionais para o futuro, quando tivessem mais tempo de área e consequentemente mais experiência e conhecimento ou um save ficcional é um estilo tão específico que poucos conseguirão fazê-lo com alguma qualidade?

Acho que as pessoas não deveriam começar com saves ficcionais. Estou a pouco tempo por aqui mas já vi vários saves não darem certo, ficcionais quase todos que vi deram errado. O tempo de produção de um save já é algo que costuma ser subestimado - eu mesmo acho que não teria começado se tivesse ideia que leva tanto tempo para se organizar uma postagem -, e no caso da ficção imagino que esse tempo seja maior ainda. 

Na minha opinião, os novatos fariam melhor em começar com saves mais simples. Entendo que para alguns a ficção é a parte mais legal, mas talvez um primeiro save para se acostumar com a área antes de pular nesse estilo não faria mal. Dá para colocar alguns elementos de ficção, ou alguma outra forma de escrita (por exemplo contar histórias sobre o clube, como o ggpofm e eu atualmente fazemos), sem no entanto ficar comprometido com aquilo tão profundamente. Ficção é tão difícil que mesmo o pessoal que faz isso melhor por aqui com frequência não consegue levar a história adiante. 

Se for absolutamente indispensável começar pela ficção, acho que se deveria planejar muito bem tudo antes de começar o save. Não adianta escrever a introdução e o primeiro capítulo da história e achar que já dá pra sair postando. Começar história todo mundo consegue, o problema é levar adiante, fazer as coisas terem sentido e se manterem interessantes. Acho que as pessoas precisam ser realistas: a não ser que já tenha escrito muitas e muitas histórias na vida, é provável que tu vai chegar em um ponto e não vai saber continuar. Então talvez planejar a história antes (e por planejar eu não quero dizer só ter na cabeça uma ideia do que se quer fazer, quero dizer escrever mesmo um rascunho de tudo, ter já bem delimitado pra onde a história vai, como será) seja uma forma de evitar isso. Porque na cabeça da gente é sempre mais fácil de fazer as coisas do que colocando no papel mesmo. Daria trabalho, óbvio, mas com certeza teria muito mais chances de sair algo de qualidade e sucesso do que sair se jogando direto. 

35.   Como novato na área, você teria algum conselho para alguém que ainda não postou na área por algum motivo, mas que tem vontade de postar um save no PM?

Sim, até quatro :P São eles: 

1) Leia a Central de Informações. Toda ela. Do começo ao final. Tem muita coisa que eu não sabia que é explicada lá, de forma muito didática, e que ajuda muito. Se não tivesse lido aquilo, meu save teria saído muito muito pior do que saiu.

2) Mantenha as coisas simples. Sim, eu sei que aquele save que tu vai levar o Íbis ao título mundial usando só jogadores nordestinos vai ser muito legal. Mas ser realista é fundamental. Se a pessoa nunca jogou mais de dez temporadas, como é que agora que ela passou a ter a obrigação de postar tudo ela vai arrumar tempo para fazer bem mais do que isso? Também não acho uma boa criar muitas regras para o save - limitações muito grandes de como contratar, de como jogar, de como escalar a equipe podem acabar se tornando uma barreira muito chata com o tempo. Deixe as coisas mais flexíveis e vá vendo como a coisa se desenvolve. Em um segundo ou terceiro save, tu já vai poder inventar mais. Mas comece com aquilo que tu já sabe fazer. O ideal acho que é até mesmo diminuir um nível de dificuldade. Pegar como se joga normalmente e jogar uma coisa mais fácil do que o que normalmente se faz (quando comecei o save com o Darmstadt, por exemplo, uma ideia era que pegando uma equipe na primeira divisão eu teria menos dificuldades do que nos saves que jogo normalmente - na prática acho que a dificuldade foi muito maior, mas a ideia era essa). 

3) Esteja disposto a se dedicar ao save. Durante o tempo que estou na área já vi algumas pessoas iniciarem saves em que claramente não estavam dispostas a gastar tempo. Se você quer que os outros leiam o que você posta, então dedique algum tempo preparando o texto, a apresentação. Não precisa ser nada complicado, não precisa saber fazer mágica nos Photoshops da vida (eu mesmo não sei fazer nada, absolutamente NADA, nesses programas). Mas um pouco de cuidado com o texto, reler antes de postar, tentar ser claro no que se escreve, pensar a estrutura do post, são coisas que atraem leitores. Se você se dedicar, as pessoas vão notar e vão ler a história. Mesmo que algumas coisas não fiquem tão legais no começo, as pessoas vão ter vontade de gastar tempo para ler aquilo, quem sabe até ajudar com dicas de como melhorar. Se vejo uma história onde o autor claramente teve preguiça de fazer as coisas a única coisa que consigo pensar é "por que eu deveria gastar tempo lendo ela se nem quem está fazendo quis gastar tempo?". 

4) Poste a história. Depois de ler meu terceiro conselho algumas pessoas podem se desanimar de postar, porque realmente é algo que dá uma boa dose de trabalho. Mas meu último conselho é: tenha esse trabalho e poste. Porque é muito legal jogar compartilhando a história. Acho que tornou esse jogo muito mais interessante para mim. Se você acompanha aqui a área como leitor e nunca teve coragem de iniciar um save, faça isso. Garanto que vale a pena. 

36.   Acredito que você tenha acompanhado vários desde que se inscreveu no fórum. Você tem alguma preferência por um estilo de save? Gosta mais de saves de clube ou de carreira? Gosta de saves com ficção ou prefere aqueles que apenas relatam o que está acontecendo no save? Prefere saves com clubes pequenos e de divisões inferiores ou clubes grandes de grandes ligas ou liga intermediárias? Enfim, quais são suas preferências de saves?

Bom, só pra esclarecer, já que a pergunta refere quando me inscrevi no fórum: eu não costumava acompanhar a área antes, comecei quando comecei a postar aqui. Mas nesse período tenho acompanhado praticamente todos os saves, à exceção dos saves em vídeo (não gosto do formato, toma muito tempo para se acompanhar) e de alguns outros que por um ou outro motivo não me interessam. 

Dito isso, tenho minhas preferências sim. Gosto mais de saves de clube, que é também minha forma preferida de jogar. Não impede que eu acompanhe saves de carreira, temos vários muito interessantes no momento e que estou sempre olhando, mas minha paixão maior é ver um clube ir crescendo e se desenvolvendo.

Também prefiro saves com times pequenos. Aliás, por isso também não curto muito save de carreira quando o objetivo é crescer na carreira - porque chega um momento onde o treinador vai parar em algum clube grande, e aí meu interesse no save já cai pela metade. Se for algo do tipo ir para lugares diferentes, mas não necessariamente equipes melhores, já me interessa bem mais (tipo temos agora o Desafio: Europa, o Projeto Pentágono e o Um Mar de Histórias que acho que também vai seguir isso). 

Saves com clubes grandes é muito difícil de me manter interessado. Até tento acompanhar por algum tempo, porque as vezes o autor escreve bem e o post em si é ótimo, mas até agora não teve nenhum que consegui ficar acompanhando muito tempo. Clubes intermediários depende muito da proposta - acho que pode ser interessante sim, mas corre-se o risco de acabar transformando o clube em grande muito rapidamente, e aí também já não vejo mais muita graça. 

Além disso, não curto muito saves de ficção. Se é para ler algo ficcional, prefiro ler um livro ou algo assim. Já acompanhei algumas aqui na área, até porque sempre prefiro dar uma chance pro save antes de parar de seguir, mas poucas ficções realmente me interessaram. Gosto bem mais de saves que focam no jogo. O que mais gosto são os saves que focam no jogo mas trazem alguns elementos da vida real. História do clube, como o ggpofm faz, ou fatos sobre o mar que envolve as cidades do save, como o vinny_dp, ou mesmo trazer alguns dados rápidos da história do clube e uma foto do estádio e coisas assim, como temos atualmente no save do CCSantos, para citar alguns exemplos. 

Outra forma que me interessa é a narrativa jogo a jogo, que é muito pouco explorada aqui no Fórum. Gosto também dos desafios longos e que passam mais rapidamente pelas temporadas, mas o jogo a jogo é um estilo que eu ia gostar de ver mais por aqui. Acho que no momento só temos um autor escrevendo nele, o Luchín, e acho uma pena não ver mais disso. 

37.   No documentário “Football Manager: uma realidade alternativa” muitos se identificaram com várias situações vividas por outras pessoas que jogam o FM. Não sei se você assistiu o documentário, mas independentemente disso, nos conte alguma situação na qual o FM “salvou” e/ou “arruinou” sua vida.

Não assisti, não. E situação específica eu não saberia dizer. Mas o FM já "arruinou" bastante a minha vida ao me fazer perder muito tempo com ele. Comentei em alguma resposta aí em cima que até para uma namorada já apresentei o jogo - porque acabo gastando muito tempo com ele, a ponto de as vezes afetar outras coisas. Tento não deixar a coisa sair de controle, mas por vezes sei que exagero na quantidade de tempo gasto em frente ao computador. Acho que até hoje não tive grandes prejuízos na vida por conta disso, mas é inevitável olhar para o número de horas jogadas e pensar "e se eu tivesse passado esse tempo todo fazendo alguma outra coisa?". 

Acho que o maior perigo do FM realmente arruinar minha vida vai ser esse semestre, que tenho que entregar meu TCC na faculdade e ainda nem comecei e não sei por onde começar. A chance de acabar jogando mais do que devia como forma de evitar o problema é grande... 

38.   Qual é sua avaliação sobre o “Profissão: Manager”. Você gosta da área, acha ela organizada? Em quais aspectos você acha que ela poderia melhorar?

Gosto muito da área. É onde passo a maior parte do meu tempo no Fórum. Acho que ela é organizada sim, e não sei se teria muito a sugerir de mudanças. De forma geral, o trabalho de quem cuida dela é muito muito bom. 

Acho que a única coisa que mudaria se tivesse poderes ditatoriais aqui é a periodicidade das recomendações da área. Com votação de save do mês todos os meses, não sei se faz sentido ter recomendações também todos os meses. Sei que a proposta das recomendações é um pouco diferente da do save do mês (pra mim, ao menos, as recomendações são mais um lugar para saves legais que não recebem tanta atenção quanto deveriam, enquanto que o save do mês é onde escolho o que mais gostei de todos), mas acho que acaba ficando um pouco repetitivo demais. Se pudesse escolher, faria recomendações a cada dois ou talvez até a cada três meses (acho que a cada dois, porque três também é um espaçamento muito grande já). 

De resto, acho que a única coisa que sempre pode melhorar é a participação das pessoas na área. Não que ela já não seja boa. Como disse em outras respostas, acabei me decidindo por participar ativamente aqui ao ver que era um lugar onde se tinha essa interação entre as pessoas, que acho fundamental. Mas me deixa um pouco triste ver muita gente postando só no seu tópico e não participando do resto. Acho que se perde muito quando se fica fechado só nisso. Então minha recomendação para a melhoria da área vai para todos os usuários: tirem um pouco de tempo para participar do resto da área, saiam de seus tópicos de vez em quando. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Entrevistas da Área - Novatos: Leia a entrevista com o Danut.
  • GG. unlocked this tópico

No fim das contas até ficou menor do que eu temia que ficasse :P

Também queria agradecer aos que enviaram perguntas e/ou participaram da enquete para escolher o entrevistado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista, contou bastante sobre você e a sua vida entorno do FM. Gosto bastante desses contos sobre como chegou ao FM ou como está lidando com o FM e a sua volta.

Sobre aquelas perguntas difíceis, tinha sido eu, @Danut, rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Yan Perisse disse:

Ótima entrevista, contou bastante sobre você e a sua vida entorno do FM. Gosto bastante desses contos sobre como chegou ao FM ou como está lidando com o FM e a sua volta.

Sobre aquelas perguntas difíceis, tinha sido eu, @Danut, rs. 

Pena que tua entrevista aqui já foi, senão eu ia pensar bem nas perguntas que ia te fazer :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Danut disse:

Pena que tua entrevista aqui já foi, senão eu ia pensar bem nas perguntas que ia te fazer :P

Não respondeu mal não, haha. A resposta do ídolo que ficou devendo acabou respondendo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima entrevista (parte das perguntas difíceis foram minhas haha), gostei de várias opiniões. As respostas para as perguntas 34 e 35 se fossem quotadas a algum iniciante dariam um excelente ponto de partida. Já as respostas sobre Alemanha mataram um pouco da minha curiosidade sobre o país, excelente!

Enfim, mais uma vez obrigado por dedicar seu tempo para compartilhar um pouco de suas opiniões com a gente (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O post do vinny_dp me fez perceber que eu esqueci de agradecer à moderação pela organização das entrevistas da área. Corrigindo a falha então, agradeço agora :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o @vinny_dp, espero que as respostas 34 e 35 possam ajudar outras pessoas aqui da área, principalmente novatos, mas também alguns mais antigos que não conseguem engatar saves. Como o @Yan Perisse disse é legal conhecer outros aspectos da vida das pessoas e também sua relação com o FM.

Fiquei surpreso com o fato de você não ter assistido o "Football Manager: uma realidade alternativa". Se eu fosse você parava tudo e gastava 50 minutos para ver o documentário. É muito legal e acabamos nos identificando com várias situações apresentadas nele. Você poderá encontrá-lo no Vimeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2016 at 13:40, vinny_dp disse:

32.   Você joga outros jogos? Quais?
Sim. No momento, basicamente Rocket League e um pouco de Insurgency, que é um FPS que gosto bastante. Mas tenho muitos outros jogos na Steam, vez por outra invento de jogar algo diferente.

 

Rocket League é muito dahora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ggpofm disse:

Fiquei surpreso com o fato de você não ter assistido o "Football Manager: uma realidade alternativa". Se eu fosse você parava tudo e gastava 50 minutos para ver o documentário. É muito legal e acabamos nos identificando com várias situações apresentadas nele. Você poderá encontrá-lo no Vimeo.

Pois é, já estive com ele na minha frente mas acabei não assistindo, não sei bem por que. É muito difícil eu assistir algo (que não seja esporte), odeio ficar parado em frente a tela só. Mas depois dessa recomendação enfática vou assistir sim.

 

1 hora atrás, caiomorais07 disse:

Rocket League é muito dahora

Tu joga também? Se te pilhar de jogar em grupo, tem um tópico sobre o jogo aqui no fórum. Não tem muita gente aqui que joga, acho, mas eu, o @Douglas. e o @Mallmann jogamos juntos as vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Novatos: entrevista com Danut
  • GG. unfeatured e unpinned this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
       
      @Marcolation
      @Herr Jones
      @Bruno Trink
       
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 05/06/2023 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 16 de junho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @tricolor de coraçao
      @PedroJr14
      @Leho.
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 20/02/2022 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada no próximo domingo, dia 13 de março às 23h59.
    • div
      Por div
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa segunda entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @PedroJr14
      @Rodrigo Violim
      @Victor Duque
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 29/06/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 22 de julho às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa terceira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @Megalodonte
      @Guilhererme
      @Cadete213
       
      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 26/10/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima terça, dia 2 de novembro às 23h59.
    • Fujarra
      Por Fujarra
      Entrevistas da Área
      Olá, pessoal.

      Esta será a nossa primeira entrevista do ano. Precisamos escolher quem será o entrevistado e isso é feito por meio de uma enquete aberta a todos do FManager com três participantes. Como sempre, a definição dos possíveis entrevistados foi feita levando em consideração a participação dos membros na área. São estes:
      @div
      @tricolor de coraçao
      @Cadete213

      Obs.: Visando uma maior justiça entre a disputa dos participantes na enquete, membros com contas criadas no dia 09/03/2021 (data de envio dos convites aos membros da enquete) ou dias posteriores não terão seus votos computados como válidos para a apuração do novo entrevistado.
      Em caso de empate, o candidato escolhido será aquele que possui mais tempo de cadastro no fórum.
      Por favor, vote na enquete no topo do tópico, pois os votos em posts não serão contados. A votação será encerrada na próxima quinta, dia 23 de março às 23h59.
×
×
  • Criar Novo...