Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

La Liga e divisões inferiores


Bigode.

Posts Recomendados

Olá amigos! Venho atualizar a situação do meu save com o Sevilla. Cheguei no meio da temporada e tive seis meses para recuperar o clube que tinha 2 BILHÕES EM DÍVIDAS e estava em 16° colocado. Eu pedi alguns investimentos para diretoria que não aceitou e alguns dias depois o Sevilla foi vendido (FM Touch não tem editor). Então com o aporte financeiro fiz algumas contratações pontuais para temporada que restava. E os resultados... Foram sensacionaissss! O clube foi subindo na tabela e chegando no Top-6 da LaLiga. 

Paralelamente estávamos jogando a Copa Del Rey e a Europa League. Na Copa del Rey pegamos o San Ignacio na primeira fase e vencemos por 2-0. Na segunda fase pegamos o Almería e ganhamos por 2-0 também, já nas Oitavas foi o Lugo e batemos eles por 2-0. Nas Quartas pegamos o Getafe e batemos por 2-0, garantindo a vaga na semis para enfrentamos o Cádiz. Na 1 partida e foi fora de casa vencemos por 2-0. Na volta, jogando em casa foi 2-0 novamente para garantir a vaga na finalissíma!

Paralelo a tudo isso temos a Europa League que nas Oitavas enfrentamos o Lille. Na ida foi 4-2 para gente no Pierre Mauroy, já a volta 1-0 em casa. Nas quartas pegamos o PSG de Haaland, Mbappé, Pedri e Mason Mount. Achou que a gente ia cair? ACHOU ERRADO OTÁRIO! HAHA! Em pleno Parc des Princes vencemos por 2-1 nos acréscimos. Saímos na frente com o Bryan Gil, tomamos gol do Mount e aos 92 MINUTOS... ÇALHANOGLU! Fez o gol da vantagem. E na volta empatamos em 2-2.

No meio disso, teríamos a final da Copa del Rey contra o Barcelona em pleno Camp Nou. ONDE VENCEMOS POR 1X0 COM GOL DO MOUSSA DEMBELÉ! Nosso primeiro título. 

(Voltamos para Europa League)

Nas semifinais onde enfrentamos o Valência e ganhamos a ida fora de casa por 1-0. Na volta, tomamos um gol e ficou 1-1, só que o Valência conseguiu um pênalti que poderia eliminar a gente, mas a bola foi NA TRAVE! Para nossa sorte, eles perderam. E nos penaltis vencemos por 4-2, garantindo a vaga na final contra o Arsenal que seria em Frankfurt na Commerbank Arena. Antes tinhamos decisões na LaLiga, que vencemos os confrontos diretos contra Espanyol e Valência e assim nós garantimos na Champions pegando a quarta vaga (Arrancada de 12 posições).

Chegamos em Frankfurt e fomos enfrentar o Arsenal de Tammy Abraham e Lautaro Martínez. O jogo foi pegado, mas aos 86 minutos, o nosso ponta Cherki cruzou para Dembelé que não alcançou e sobrou para Bryan Gil pegar de primeira e abrir o placar em Frankfurt! Fechei o time e seguramos o Arsenal por mais 9 MINUTOS (O juiz deu 5 minutos de acréscimos) e... FOMOS CAMPEÕES DA EUROPA LEAGUE! Eu pude finalmente expulsar os fantasmas da final da Libertadores de 8 meses atrás. Agora é o planejamento para temporada 25/26 que pode render muitos frutos.

LINKS DAS FOTOS:

Meses de Janeiro, Fevereiro e  duas partidas de Março: //ibb.co/wdRHhjS

Meses de Março e Abril: https://ibb.co/MZKBsSs

Final de Abril e Maio: https://ibb.co/Kybtfys

Editado por BabudneyII
Editando algumas coisas
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Tinha tentado um save com o La Coruña no FM22 mas desanimei rápido. No FM23 eu tentei algumas opções até me animar justamente num save nos mesmos moldes.

Peguei o time na 2ª Divisão no começo da temporada 2023/24, com o objetivo inicial de ficar longe da briga pelo rebaixamento.

Sendo um clube maior que a média da divisão, mesmo não tendo muito dinheiro pra gastar eu já tinha um elenco forte e cotado pra ficar no meio da tabela. Assim, as contratações foram todas modestas, muitos jogadores jovens buscando alguma jóia e alguns outros livres (Oier Zarraga do Athletic é o grande destaque) ou emprestados pra completarem (e rejuvenecerem) o elenco. As saídas são quase todas por empréstimo (além do Isi, que já tinha transferência livre acertada para o Alavés), alguns já com opção de compra após X jogos por serem jogadores sem potencial, que vão ficar em clubes da 3ª e 4ª divisão.

Sendo uma liga mais longa (42 jogos), a arrancada boa dá um gás a mais pra buscarmos coisas melhores. Contando com poucas lesões sérias e a ascenção espetacular de um tal Adrián Butzke (emprestado do Granada) chegamos ao fim do mercado de Janeiro como favoritos a subir diretamente e com 6 pontos de vantagem pra sermos também campeões.

Houve a saída do Jaime Sanchez, zagueiro reserva. Chegaram Momo (também zagueiro, por empréstimo do Cádiz) e Nico Paz (Winger, empréstimo do R.Madrid). Ao longo da temporada o Momo começou a revezar como zagueiro pela esquerda e logo que ele aceita negociar eu fecho a contratação em definitivo ao fim da temporada. Outros negócios que aparecem são o meia Kelechi Nwakali do Ponferrada (fim de contrato) e o goleiro Jokin Ezkieta do Athletic (emprestado).

Enquanto o Butzke nos carrega rumo ao título, até recordes de décadas ele (eventualmente) deixa pelo caminho.

Logo na sequência o goleiro Mackay e o zagueiro Martinez anunciam aposentadoria (se juntando a outros reservas que já haviam anunciado também) ao fim da temporada. Eu tinha pensado as contratações pra essas posições mas não achei que seria imediato assim. 😅

Enfim:

MecVpWV.png

bhckKmv.png

 

 

Aliás, por coincidência essa semana vi essa notícia sobre o Lucas Pérez, pena que não deu pra repetir. Aqui ele se aposentou ao fim dessa temporada, ainda no Cádiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2023 em 01:39, Douglas. disse:

Tinha tentado um save com o La Coruña no FM22 mas desanimei rápido. No FM23 eu tentei algumas opções até me animar justamente num save nos mesmos moldes.

Peguei o time na 2ª Divisão no começo da temporada 2023/24, com o objetivo inicial de ficar longe da briga pelo rebaixamento.

Sendo um clube maior que a média da divisão, mesmo não tendo muito dinheiro pra gastar eu já tinha um elenco forte e cotado pra ficar no meio da tabela. Assim, as contratações foram todas modestas, muitos jogadores jovens buscando alguma jóia e alguns outros livres (Oier Zarraga do Athletic é o grande destaque) ou emprestados pra completarem (e rejuvenecerem) o elenco. As saídas são quase todas por empréstimo (além do Isi, que já tinha transferência livre acertada para o Alavés), alguns já com opção de compra após X jogos por serem jogadores sem potencial, que vão ficar em clubes da 3ª e 4ª divisão.

Sendo uma liga mais longa (42 jogos), a arrancada boa dá um gás a mais pra buscarmos coisas melhores. Contando com poucas lesões sérias e a ascenção espetacular de um tal Adrián Butzke (emprestado do Granada) chegamos ao fim do mercado de Janeiro como favoritos a subir diretamente e com 6 pontos de vantagem pra sermos também campeões.

Houve a saída do Jaime Sanchez, zagueiro reserva. Chegaram Momo (também zagueiro, por empréstimo do Cádiz) e Nico Paz (Winger, empréstimo do R.Madrid). Ao longo da temporada o Momo começou a revezar como zagueiro pela esquerda e logo que ele aceita negociar eu fecho a contratação em definitivo ao fim da temporada. Outros negócios que aparecem são o meia Kelechi Nwakali do Ponferrada (fim de contrato) e o goleiro Jokin Ezkieta do Athletic (emprestado).

Enquanto o Butzke nos carrega rumo ao título, até recordes de décadas ele (eventualmente) deixa pelo caminho.

Logo na sequência o goleiro Mackay e o zagueiro Martinez anunciam aposentadoria (se juntando a outros reservas que já haviam anunciado também) ao fim da temporada. Eu tinha pensado as contratações pra essas posições mas não achei que seria imediato assim. 😅

Enfim:

MecVpWV.png

bhckKmv.png

 

 

Aliás, por coincidência essa semana vi essa notícia sobre o Lucas Pérez, pena que não deu pra repetir. Aqui ele se aposentou ao fim dessa temporada, ainda no Cádiz.

Animei de começar com o Deportivo justamente por essa noticia aqui:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu maior problema está sendo me adaptar às limitações nas inscrições. Estou pra começar a nova temporada mas ainda tenho receio que o elenco pode ficar curto muito rápido. A limitação de estrangeiros é bem ok dadas as várias exceções mas não sei se já tenho jovens bons o suficiente pra completar em caso de lesões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 09/01/2023 em 23:29, Thiago disse:

Animei de começar com o Deportivo justamente por essa noticia aqui:

 

Respeito máximo ao Lucas Pérez, que história sensacional. Futebol é foda demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

2023/24 campeão da LaLiga 2

2024/25

De volta à divisão principal, ser um clube mais tradicional nos deu algumas vantagens como já termos uma renda de bilheteria no top 10, acima do Celta. No entanto ainda terminamos a janela de transferências com o orçamento mais baixo de todos (não por falta de ambição 😂). A grande contratação foi o Rony Lopes, que tinha ficado livre, mas também vieram outros por empréstimo pra encorpar o time como Andrei Girotto (volante/zagueiro do Nantes), Matias Arezo (atacante do Granada) e Koba Lein (meia do Valencia). Com o elenco jovem e com pouca experiência de LaLiga, como tinha uma vaga pra inscrição sobrando ainda trouxe o Vicente Iborra (livre, ex-Sevilla) pra agregar experiência e liderança no meio, mas ele não se encaixou e acabou jogando pouco.

A temporada teve desempenho acima do esperado, mas o elenco demonstrou talento e instabilidade idênticos pois se tivessem jogado um pouco melhor contra outros times de meio de tabela poderíamos ter almejado além de 8º-10º, que foi onde ficamos praticamente durante o ano todo. Fica o gosto um pouco amargo por isso, mas a campanha ainda foi muito melhor que qualquer previsão.

Na copa também fomos além do esperado mas, de forma igualmente amarga, paramos no Valencia logo depois de eliminar o Real Madrid ... 😩

Com um time-base agora testado e, pelo menos a princípio, podendo contar com todos pra próxima temporada, com algumas contratações (se alguém aceitar o desafio) podemos esperar ir mais longe, quem sabe em breve descobrir como é esse novo formato de competições européias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Douglas. disse:

2023/24 campeão da LaLiga 2

2024/25

De volta à divisão principal, ser um clube mais tradicional nos deu algumas vantagens como já termos uma renda de bilheteria no top 10, acima do Celta. No entanto ainda terminamos a janela de transferências com o orçamento mais baixo de todos (não por falta de ambição 😂). A grande contratação foi o Rony Lopes, que tinha ficado livre, mas também vieram outros por empréstimo pra encorpar o time como Andrei Girotto (volante/zagueiro do Nantes), Matias Arezo (atacante do Granada) e Koba Lein (meia do Valencia). Com o elenco jovem e com pouca experiência de LaLiga, como tinha uma vaga pra inscrição sobrando ainda trouxe o Vicente Iborra (livre, ex-Sevilla) pra agregar experiência e liderança no meio, mas ele não se encaixou e acabou jogando pouco.

A temporada teve desempenho acima do esperado, mas o elenco demonstrou talento e instabilidade idênticos pois se tivessem jogado um pouco melhor contra outros times de meio de tabela poderíamos ter almejado além de 8º-10º, que foi onde ficamos praticamente durante o ano todo. Fica o gosto um pouco amargo por isso, mas a campanha ainda foi muito melhor que qualquer previsão.

Na copa também fomos além do esperado mas, de forma igualmente amarga, paramos no Valencia logo depois de eliminar o Real Madrid ... 😩

Com um time-base agora testado e, pelo menos a princípio, podendo contar com todos pra próxima temporada, com algumas contratações (se alguém aceitar o desafio) podemos esperar ir mais longe, quem sabe em breve descobrir como é esse novo formato de competições européias...

Douglas, uma dica sobre o link das imagens, vê se consegue postar o link direto da imagem, por esse tipo de link as vezes fica ruim de ler, a qualidade fica baixa, a da escalação mesmo não consegui ver os nomes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2023 em 12:17, Masca disse:

Douglas, uma dica sobre o link das imagens, vê se consegue postar o link direto da imagem, por esse tipo de link as vezes fica ruim de ler, a qualidade fica baixa, a da escalação mesmo não consegui ver os nomes.

Eu coloco o link direto mesmo. O imgur que começou com isso de redirecionar pra usuários não logados (ou forçar o login caso tenha credencial salva).

Se não fosse por outros hosts darem mais trabalho pra montar galeria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Douglas. disse:

Eu coloco o link direto mesmo. O imgur que começou com isso de redirecionar pra usuários não logados (ou forçar o login caso tenha credencial salva).

Se não fosse por outros hosts darem mais trabalho pra montar galeria...

Entendo, então não tem muito o que fazer kkkkk mantém no imgur mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

2023/24 campeão da LaLiga 2

2024/25 permanência e meio de tabela

2025/26

 

O maior impecilho no início de pré-temporada é achar reforços. As negativas continuam da maioria das primeiras, segundas e terceiras opções. Eventualmente aparecem opções oferecidas por empresários ou em relatórios dos olheiros e chegam: Stefan Ortega (livre ex-Man City, goleiro pra disputar posição com o Ezkieta, que começou bem e terminou mal), Florenzi (livre ex-Milan, lateral pra compensar as oscilações do Trilli), Caleb Okoli (zagueiro emprestado pelo Monaco, a grande contratação pra tentar melhorar o sistema defensivo), Jorge Morel (volante paraguaio recomendado pela prospecção e melhor avaliado que os do elenco)

Com isso, ao fim da janela nossa folha subiu mais de 50%, apesar de ainda termos a menor da divisão. De grão em grão...

O desempenho melhor fez valer o esforço. Com o Butzke carregando o jogo ofensivo, chegamos à janela de inverno na liderança com o Real Madrid sempre na cola dando seta pra passar.

Com a zaga e o meio-campo ainda pecando defensivamente, várias outras tentativas foram feitas e chegam o zagueiro Duje Caleta-Car, emprestado pelo Southampton, e uma contratação de ocasião, Ilaix Moriba do RBL. O zagueiro acaba formando boa dupla com o Okoli, o Moriba entra no meio-campo como uma luva e, enquanto o Butzke continua carregando o time na liderança, nosso desempenho defensivo passa a nos deixar sonhar.

Apesar disso a tabela era difícil, só com confrontos do top 10 na reta final incluindo o tira-teima com o próprio Real Madrid. No entanto quem quase pôs tudo a perder foi o outro time de Madrid... A decisão ficou pro jogo final, fora de casa contra o Sevilla. O que era pra ser o jogo mais tenso da temporada foi simplificado com um hat-trick do herói improvável, Rony Lopes, o acaba servindo pra lembrar que jogadores nascidos no Brasil fazem parte dos pontos importantes da história recente do clube.

Com tudo isso o Butzke é alçado direto a lenda do clube, com todo merecimento.

O time-base teve algumas alterações em meio a fases inconstantes e isso ainda me preocupa, principalmente porque o Florenzi que tinha resolvido o problema na LD quis porque quis se aposentar ao fim da temporada e nem a possibilidade de disputar mais uma UCL o demoveu...

 

Em outras notícias, num save onde Athletic e Deportivo foram campeões espanhóis não parece exagero mas mesmo assim...

 

Eu jurava que tinha embed pra gif/video. Em todo caso, o momento exato em que o sonho começou a se concretizar, no fim de Março:

https://gfycat.com/ifr/CarelessUnluckyBufflehead

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

2023/24 campeão da LaLiga 2

2024/25 permanência e meio de tabela

2025/26 campeão da liga

2026/27

 

O fim da temporada passada, além de culminar na volta do Deportivo ao cenário internacional com toda pompa, também deu início a uma nova era de mudanças. Entre aposentadoria, venda e jogadores insatisfeitos com a reserva, o elenco foi rejuvenecido à força.

Mesmo assim, ainda contamos com nosso artilheiro, que agora assim como nós não é mais azarão. Também chegaram alguns reforços: Reinildo, LE experiente do Atlético pra disputar posição com Imanol; Kayky, MAD ex-City para ser o herdeiro do Alberto Quiles; e apesar de ter chegado em Janeiro o volante Francho teve poucas oportunidades na reta final da temporada passada mas agora disputaria a posição à frente da zaga.

Por outro lado perdemos o LD que estava sendo preparado pra assumir a posição de vez, então ficamos sem os 2 quase de uma vez. Foram tentadas outras opções no mercado com o pensamento principalmente na UCL mas no fim tivemos que recorrer a uma solução caseira, que acabou sendo a melhor saída de todo modo.

Mas antes disso, talvez pelos jogadores estarem muito focados em representar bem o clube na UCL após tantos anos de ausência, tivemos o pior início de temporada, aquém daquela primeira temporada de volta à elite, com 4V em 11J. No entanto essa largada ruim fica pra trás nos próximos meses e chegamos ao fim do ano já atacando as vagas pra UCL.

Enquanto isso, o primeiro teste na UCL é um batismo de fogo:

ZFHFNL5.png

 

Eu nunca tinha jogado o novo formato da UCL mas pelo menos no FM parece interessante, tanto pelos jogos a mais como o chaveamento dos confrontos. Precisamos de alguma sorte e muita luta pra passarmos relativamente ilesos desse confronto.

O confronto seguinte nos deixa saborear uma vitória continental, contra um adversário já conhecido dos anos de glória do clube.

De volta à liga, além da perseguição aos líderes, algumas peculiaridades como esse confronto com o Jorge Morel ter sido meio decidido pelo mesmo...

Chegamos ao ápice da temporada na virada do ano. Nos firmamos na perseguição aos reais e quase chegamos a nos enfiar entre os 16 primeiros na UCL.

O sorteio contra o Porto nos deixou com alguma esperança mas o empate em 2x2 no jogo de ida na Espanha foi um balde de água fria. No entando, na volta... Deve ser aquela concentração e de saberem que a torcida esperou por muito tempo por essa volta.

A próxima fase colocou o Benfica no nosso caminho e aí não teve mais sorte... fomos plenamente superiores nos dois jogos.

Na Liga, já era fim de Março quando a Sociedad ficou pra trás, mas a sensação era que o título já estava mesmo decidido.

Com requinte de crueldade, o sorteio da UCL nos colocou contra o Real Madrid e aí não teve nem graça. Lutamos, mas foram duas derrotas sem contestação.

A temporada chega ao fim sem maiores surpresas (a não ser o Athletic ter se salvado após passar quase o ano todo na degola). Fizemos 1 ponto a mais que na temporada anterior, no entanto o desempenho assustador do Real Madrid não deu margem pra ninguém.

Com a nova base do time definida, esperamos que o ano que vem possa ser um pouco melhor, principalmente na largada pra não termos que correr atrás o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tá aí uma opção bem interessante de save:

“Intruso” no futebol espanhol, o Andorra (do dono Piqué) conquista o inédito acesso à segundona

Fundado quando a federação andorrana sequer existia, o FC Andorra vive seu grande salto desde que foi comprado por Piqué

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Masca disse:

Tá aí uma opção bem interessante de save:

Eu pensei em começar com eles no FM22 mas tinha uma grande limitação: jogadores estrangeiros não se naturalizam andorranos (e nem espanhóis já que não está sediado na Espanha), então você perde a principal vantagem de poder importar sulamericanos contando com a naturalização expressa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Douglas. disse:

Eu pensei em começar com eles no FM22 mas tinha uma grande limitação: jogadores estrangeiros não se naturalizam andorranos (e nem espanhóis já que não está sediado na Espanha), então você perde a principal vantagem de poder importar sulamericanos contando com a naturalização expressa.

No caso um estrangeiro vai ser estrangeiro o save todo, certo? O ideal seria contratar só comunitários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Masca disse:

No caso um estrangeiro vai ser estrangeiro o save todo, certo? O ideal seria contratar só comunitários.

Isso. A única forma de contornar é ter um clube-satélite e/ou conseguir emprestar o jogador sulamericano pra times espanhóis e somar o tempo necessário assim, mas já é algo de longo prazo e nem sempre sai como esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Douglas. disse:

Isso. A única forma de contornar é ter um clube-satélite e/ou conseguir emprestar o jogador sulamericano pra times espanhóis e somar o tempo necessário assim, mas já é algo de longo prazo e nem sempre sai como esperado.

Entendi.

Fiquei curioso e criei um save, fiquei animado. A ideia de levar um time de Andorra pra La Liga e posteriormente para competições europeias é massa demais.

 

Na base dos grandes da pra achar uns jogadores bem interessantes pra La Liga 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Futbol Club Andorra
Els Tricolors

 

IrtdoDp.jpg

 

Citar

O Football Club Andorra foi fundado em 15 de outubro de 1942. Foi tão pioneiro que, quando foi criado, a Federação Andorrana de Futebol ainda não existia - na verdade, só foi criada em 1994. Durante seus primeiros anos, exatamente até 1964, o FC Andorra não disputou nenhuma competição federada. Por esta razão, decidiram pedir autorização tanto à FIFA como à federação espanhola (RFEF) para poderem jogar em Espanha, através da filiação à Federação Catalã de Futebol (FCF). Isso continua até os dias atuais, tornando-se o único clube de futebol do Principado a disputar competições estrangeiras. 

Desde o primeiro momento, também ficou claro que as cores do clube deveriam ser o azul, o amarelo e o vermelho da bandeira de Andorra. Sempre, ao longo dos mais de 70 anos de história, a primeira vestimenta do time ostenta com orgulho esta bandeira. 

Em dezembro de 2018, a assembleia de acionistas acordou transformar a entidade em Sociedade Anônima e Objeto Esportivo (SAOE), procedimento permitido pela Lei do Esporte. O objetivo era permitir a entrada de investidores privados, liderados pelo grupo Kosmos, do futebolista Gerard Piqué, e a empresa Clayton, de capital andorrano. E o novo projeto foi um sucesso imediato: graças à chegada de novos reforços comandados pelo técnico Gabri Garcia, os tricolores fizeram uma reviravolta épica em meio ano e em junho de 2019 a promoção à terceira divisão foi conquistada. Depois da SAOE o escudo do Clube foi mudado, modernizado. Atualmente disputam a La Liga 2, segunda divisão da Espanha.

2df9bc08fd847843c5a4b5ef78478058.png&w=7

a1be2f6e235997baa63b8991a2adae12.png&w=7

Desde a temporada 2021/22, o Estadi Nacional passou a ser a casa do FC Andorra. As exigências da LaLiga SmartBank obrigaram o Clube tricolor a deixar o Prada de Moles, em Encamp, para se mudar para estas instalações localizadas no centro do país e com capacidade para 3.347 espectadores. O Estádio Nacional será a casa do FC Andorra até a temporada 2023/24.

0413b75e5581a1bc3780a0680daf4f15.JPG&w=1

 

Eis meu novo desafio no FM 23 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
19 horas atrás, Masca disse:

Eis meu novo desafio no FM 23 😁

Fera demais, Masquinha! Vá nos informando das suas conquistas ao longo da empreitada aí... não deve ser fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava covidado essa semana, de molho em casa e iniciei o save.Como era de se esperar, o Andorra tem uma estrutura bem simples, um estádio bem pequeno, mas me surpreendeu o orçamento de transferências de pouco mais de 2M de libras.

Spoiler


QiqvGDw.jpg

IGajpdb.jpg

28Z8eDu.png

Entendendo isso, a Diretoria tem uma visão bem modesto para as primeiras 3 temporadas. Até porque na antevisão da época as expectativas são muito baixas.

Spoiler

DCCbcMU.png

ICaWNJc.png

 

Para mercado de transferências, foquei em 3 tipos de busca:

  • Base dos grandes da La Liga, principalmente Real, Barça, Atleti, Valencia, Sevilla, Sociedad e Villarreal. (Coloquei os olheiros para avaliar TODOS os jogadores dos times sub-19 e B desses clubes);
  • Tentar tirar jogadores de adversários da própria La Liga Smartbank (La Liga 2);
  • Explorar times de divisões abaixo, como Deportivo, que tem bons nomes.

Pra o início de temporada consegui 5 bons nomes:

  • Fernando Somolinos: zagueiro do Real Sporting B, por 900m;
  • Trilli: lateral-direito do Deportivo, 850m;
  • Theo: meia que foi um grande achado no Real Madrid Castilla, 500m;
  • Álvaro Carrillo: outro bom nome do Real Madrid Castilla, zagueiro, por 225m;
  • Hiroki Abe: ponta-esquerda japonês, do Barcelona B, por 26m.

Ainda trouxe Arzamendia (lateral-esquerdo do Cádiz) e Mario (lateral-direito do Rayo Vallecano) por empréstimo. Mas o primeiro foi chamado de volta, porque usei pouco e o segundo acabei encerrando o contrato. E Javi Martón, que contratei por 21m da Real Sociedad B, na confiança dos relatórios dos olheiros, mas não jogou nada até agora.

Do elenco que já encontrei, os destaques são Mika MarmólJandro OrellanaIván Gil e o turco Sinan Bakis, artilheiro do time com 13 gols na temporada.

Meu início de temporada me enganou, criou uma falsa sensação de força, que me fez abrir o time, mudar muito a tática, jogar mais pra frente e depois me fez despencar na tabela. Além disso, fui eliminado na primeira fase da Copa do Rey, depois de levar um gol aos 83' e ser eliminado nos pênaltis. Percebi que a coisa não era bem assim, fechei mais o time, cadenciei o jogo e o teste seria logo contra o Levante, até então líder, e depois o Tenerife, 3º colocado. Vencemos as duas, contra o Tenerife viramos depois de um 2x0 e o time começou a melhorar, com uma sequência de 8 jogos sem perder, saindo da 20ª para 6 ª posição e nos colocando na briga pelo acesso.

Spoiler

LD10hIC.png

jjEdPJF.png

 

No meio da temporada, na virada do ano, ia perder meu goleiro titular, que não queria renovar. Negociei ele e trouxe Alessandro Russo, da Sassuolo, por empréstimo de 6 meses. E pro ataque, como Martón foi uma grande decepção, fui no RB Salzburg e trouxe Karim Konaté (velho conhecido do save na Dinamarca), também por empréstimo, para ser reserva de Bakis. O empréstimo de Konaté é de 1 ano e meio.

Esse foi o resumo da metade da primeira temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/03/2023 em 20:19, Masca disse:

Tava covidado essa semana, de molho em casa e iniciei o save.Como era de se esperar, o Andorra tem uma estrutura bem simples, um estádio bem pequeno, mas me surpreendeu o orçamento de transferências de pouco mais de 2M de libras.

  Mostrar conteúdo oculto

 

 

QiqvGDw.jpg

 

IGajpdb.jpg

28Z8eDu.png

Entendendo isso, a Diretoria tem uma visão bem modesto para as primeiras 3 temporadas. Até porque na antevisão da época as expectativas são muito baixas.

  Mostrar conteúdo oculto

DCCbcMU.png

ICaWNJc.png

 

Para mercado de transferências, foquei em 3 tipos de busca:

  • Base dos grandes da La Liga, principalmente Real, Barça, Atleti, Valencia, Sevilla, Sociedad e Villarreal. (Coloquei os olheiros para avaliar TODOS os jogadores dos times sub-19 e B desses clubes);
  • Tentar tirar jogadores de adversários da própria La Liga Smartbank (La Liga 2);
  • Explorar times de divisões abaixo, como Deportivo, que tem bons nomes.

Pra o início de temporada consegui 5 bons nomes:

  • Fernando Somolinos: zagueiro do Real Sporting B, por 900m;
  • Trilli: lateral-direito do Deportivo, 850m;
  • Theo: meia que foi um grande achado no Real Madrid Castilla, 500m;
  • Álvaro Carrillo: outro bom nome do Real Madrid Castilla, zagueiro, por 225m;
  • Hiroki Abe: ponta-esquerda japonês, do Barcelona B, por 26m.

Ainda trouxe Arzamendia (lateral-esquerdo do Cádiz) e Mario (lateral-direito do Rayo Vallecano) por empréstimo. Mas o primeiro foi chamado de volta, porque usei pouco e o segundo acabei encerrando o contrato. E Javi Martón, que contratei por 21m da Real Sociedad B, na confiança dos relatórios dos olheiros, mas não jogou nada até agora.

Do elenco que já encontrei, os destaques são Mika MarmólJandro OrellanaIván Gil e o turco Sinan Bakis, artilheiro do time com 13 gols na temporada.

Meu início de temporada me enganou, criou uma falsa sensação de força, que me fez abrir o time, mudar muito a tática, jogar mais pra frente e depois me fez despencar na tabela. Além disso, fui eliminado na primeira fase da Copa do Rey, depois de levar um gol aos 83' e ser eliminado nos pênaltis. Percebi que a coisa não era bem assim, fechei mais o time, cadenciei o jogo e o teste seria logo contra o Levante, até então líder, e depois o Tenerife, 3º colocado. Vencemos as duas, contra o Tenerife viramos depois de um 2x0 e o time começou a melhorar, com uma sequência de 8 jogos sem perder, saindo da 20ª para 6 ª posição e nos colocando na briga pelo acesso.

  Mostrar conteúdo oculto

LD10hIC.png

jjEdPJF.png

 

No meio da temporada, na virada do ano, ia perder meu goleiro titular, que não queria renovar. Negociei ele e trouxe Alessandro Russo, da Sassuolo, por empréstimo de 6 meses. E pro ataque, como Martón foi uma grande decepção, fui no RB Salzburg e trouxe Karim Konaté (velho conhecido do save na Dinamarca), também por empréstimo, para ser reserva de Bakis. O empréstimo de Konaté é de 1 ano e meio.

Esse foi o resumo da metade da primeira temporada.

Rapaziada, vocês acham que seria interessante esse save virar tópico no Profissão Manager?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutes ago, Masca said:

Rapaziada, vocês acham que seria interessante esse save virar tópico no Profissão Manager?

Masca, como entusiasta das divisões inferiores espanholas, tem meu apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
9 horas atrás, Masca disse:

Rapaziada, vocês acham que seria interessante esse save virar tópico no Profissão Manager?

Com toda certeza! 😃👏🏼

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Anismaldo disse:

Masca, como entusiasta das divisões inferiores espanholas, tem meu apoio!

 

6 minutos atrás, Leho. disse:

Com toda certeza! 😃👏🏼

Valeu, meus queridos!

Vou ver alguém pra fazer um banner massa pra tópico e vou repostar esses dois primeiros post lá na área. A tarde faço isso.

 

S2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2023/24 campeão da LaLiga 2

2024/25 permanência e meio de tabela

2025/26 campeão da liga

2026/27 vice da liga, quartas de final da UCL

2027/28

Com o aprendizado da temporada anterior, o elenco já estava mais cascudo agora. Reinildo e Alvarado resolveram nas laterais, o miolo de zaga ficou um pouco mais seguro, poucas mudanças no meio além das opções de banco... Todos os motivos pra uma temporada melhor.

Pra ter opções de rotação, os alvos foram John Stones, encostado no Barcelona e mesmo assim nos rejeitou, e Benjamin White, que brigou e pediu pra sair do Arsenal pra ter mais chances, e foi a opção que deu casamento com um empréstimo em último ano de contrato. Na frente, de forma surpreendente o Ansu Fati não renovou com o Barcelona e ficou livre, tentamos muito mas por fim fechou com o Sevilla... A segunda opção foi um encostado do Liverpool que eu já tinha tentado trazer da Argentina, e dessa vez deu certo por empréstimo de 2 anos com opção de compra. Ainda tentamos o Hlousek pra ter maior profundidade mas ele também não veio e preferiu ir pro Freiburg.

Em paralelo, continuamos investindo em contratações de observação, trazendo jogadores jovens com potencial por empréstimo com cláusula de compra, agora podendo gastar um pouco mais com a folga no orçamento e indo atrás de jogadores de clubes maiores que os sulamericanos e de divisões inferiores da Espanha.

 

Pausa pra intermissão. Vi duas notícias curiosas: vovô Neymar de volta ao Brasil e o novo projeto do Simeone após passagem de 1 ano e meio pelo Newcastle.

 

Corta pra Janeiro, correspondendo às expectativas ambiciosas o time foi avassalador na UCL e garantiu a 5ª campanha.

Na liga, igualmente, até abrimos 5 pontos de vantagem sobre o Real Madrid e podemos dosar o uso dos jogadores mais cansados.

Reconhecendo a mudança de patamar, a diretoria anunciou planos para um novo estádio pra se adequar à nova realidade.

 

A reta final da liga foi mais disputada do que o campeonato inteiro porque graças à rotação e à queda de desempenho de alguns titulares, perdemos alguns pontos bobos além de sofrer derrota no confronto direto, o que colocou um RM a uma unha de distância se a unha valesse um ponto... 😁

Spoiler

MpryuAV.png

 

Um minuto de silêncio por esse Athletic, que tinha expectativa de parte superior da tabela...

 

Mas a grande surpresa foi na UCL. Na temporada anterior paramos no RM pelas limitações do elenco e falta de experiência mas dessa vez Napoli e RBL não tiveram vez. A semifinal parecia tomar rumo semelhante após um jogo fraco contra o Man City na Inglaterra terminar 0x2. Porém na volta ao invés do Butzke, quem pegou a bola pra resolver foi o Ilaix Moriba e o primeiro tempo terminou 3x1. O segundo tempo foi amarrado mas fomos claramente superiores, e por volta dos 80' o reserva Paul Jonas fez o gol da classificação.

 

Spoiler

WrSzQDX.png

 

XqG80Ua.png

 

G2GAAif.jpg

 

I3SK5Sb.png

 

De forma até surpreendente, depois do susto do gol sofrido no início nós fomos superiores o jogo todo, e como a virada não demorou tanto não cheguei nem a pensar em prorrogação e por isso não fui olhar cansaço, só tirei o Kayky porque estava mal mesmo.

Butzke eterno. Deveriam dar o nome dele pro novo estádio. 😂

 

Além de tudo, o projeto com o time B começou a dar resultados. Depois de penar pra não serem rebaixados por 2 anos, agora o time começa a mostrar força com direito a alguns dos que foram captados por empréstimo começando a mostrar que podem jogar no time de cima e não vão ser apenas investimentos de engorda. Manejar isso dá trabalho mas a possibilidade de retorno é muito melhor que qualquer sistema de empréstimos pra clubes aleatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Em 13/03/2023 em 22:57, Douglas. disse:

[...]

Além de tudo, o projeto com o time B começou a dar resultados. Depois de penar pra não serem rebaixados por 2 anos, agora o time começa a mostrar força com direito a alguns dos que foram captados por empréstimo começando a mostrar que podem jogar no time de cima e não vão ser apenas investimentos de engorda. Manejar isso dá trabalho mas a possibilidade de retorno é muito melhor que qualquer sistema de empréstimos pra clubes aleatórios.

Bela temporada, dois canecos importantíssimos e um horizonte lhe sorrindo, com um novo estádio a caminho. Mas me diz: você quem tá comandando o time B? Ou contratou algum treinador alinhado aos seus princípios de jogo? Ou nem isso hahahaha?

 

p.s: esse Francho tá no meu radar (aqui num save com a Fiorentina) já há algum tempo. Me parece mt bom volante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • LuisSilveira
      Por LuisSilveira
      Olá a todos! Como vão?
      Depois de algum tempo ensaiando alguns saves para trazer pra cá, resolvi me aventurar em uma liga grande na qual eu ainda não tinha colocado a mão. Pesquisando sobre alguns times da segunda divisão espanhola, (re)descobri o Real Zaragoza, um time cheio de curiosidades ao longo de sua história centenária.
       
       

       
      A origem do Real Zaragoza propriamente dito se inicia em 1932, ano no qual se fundiram as duas equipes da cidade banhada pelo rio Ebro: os “Avispas” do Iberia S.C. e o Zaragoza “tomate”, por razões econômicas. Esse último, o Zaragoza Football Club foi fundado em 1903 (explicando o que disse acima sobre história centenária) por personagens conhecidos de Saragoça, na época em que o esporte ainda era pouco conhecido nas terras de Aragão. Desde 1992, o Real Zaragoza é uma sociedade econômica desportiva.
       

      Equipe do Real Zaragoza - 1932
       
      A trajetória do Real Zaragoza a partir de então foi marcada por altos e baixos, geralmente alternando entre as primeira e segunda divisões espanholas.
       

       
      Recomendo a leitura da página do wikipedia em espanhol (deixei o link abaixo) para o leitor que queira conhecer de forma pormenorizada a saga do clube. Um dos aspectos mais interessantes do Real Zaragoza é sua ligação recorrente com países sul-americanos, com destaque para a geração dos anos 70 sob a presidência de José Angel Zalba, conhecidos como “Os Zaraguayos”, quando o time era recheado de jogadores paraguaios e uruguaios. Até 1999, o Real Zaragoza também era considerado o maior ‘importador’ de jogadores argentinos em toda a Europa.
       

      "Os Zaraguayos" - 1974
       
      Como todo acadêmico que se preze, deixo os links usados na pesquisa para consulta:
      https://www.realzaragoza.com/club/historia/los-origenes
      https://christian20rz.wordpress.com/2015/12/04/los-zaraguayos/
      https://es.wikipedia.org/wiki/Real_Zaragoza
       
       

       
      Objetivos
       
      O Real Zaragoza nunca levou o caneco nacional, embora tenha levantado o troféu da Copa do Rei seis vezes e possua outros de relevância continental, como a Taça das Cidades com Feiras (precursora da Taça UEFA) de 63-64 e uma Recopa Europeia (94-95). Logo, O objetivo óbvio para esse save será a conquista do Espanholão, apesar de Real Madrid e Barcelona no caminho. Troféus continentais são muito bem vindos, mas considerarei “adicionais”.
       
      Por outro lado, claro, a demissão também ocasiona o encerramento do save.
       
      Ligas habilitadas
       
      Além das três primeiras ligas da pirâmide espanhola (La Liga, La Liga 2 e ….),  também habilitei algumas das principais ligas européias (Inglaterra, Itália e Alemanha). Porque sim.
       
       

       
      Seguindo o hábito que tenho em meus saves domésticos, criei um treinador de nome e aparência aleatórios, ainda que localizados. Ficou um Benzema gordo, o que acho válido. O nome, embora saído de listas randômicas, também combinou com o brasão do time.
      Ademais, uma das primeiras coisas que me interessaram no clube foi uma boa estrutura para o desenvolvimento de jovens e estabeleci que os atributos de Juán De León estariam de acordo com essa característica.
       

       
       

       
      As condições de desenvolvimento de jovens não é tããão boa quanto eu esperava pela avaliação inicial do próprio jogo. Fui tapeado, mas paciência.
      Nosso querido e histórico La Romareda parece estar em péssimas condições, o que espero que se reverta durante o save. Não sou nenhum conhecedor das ligas espanholas, mas parece, até pela previsão da imprensa, que somos um time típico do segundo escalão. Bem mais ou menos.
       

       

       
       

       
      Por hora, deixo as cifras em reais para fazer equivalências esdrúxulas como “quantos celtas 4 portas vale esse jogador”.
      Nossa margem de gastos é dentro do esperado e, claro, tenho o objetivo de fazer esse clube enriquecer. Veremos se ‘a economia vai decolar’.
       

       
       

       

      A galera a disposição é essa aí. Aparentemente o melhor jogador é o goleiro hermano Cristian Alvarez, o que quase sempre não é bom sinal. Bom, deixando o pessimismo dramático de lado, temos até mais jogadores interessantes do que eu esperava. Coloco a nata da nata, o grupinho de três estrelas e meia a seguir:
       
      Cristian Alvarez
       
      Valentin Vada
       
      Narváez
       
      Vigaray
       
      Alberto Zapater
       
      (Não vou me dar ao trabalho de colocar o Merino aqui porque na primeira semana ele já foi rebaixado para três estrelas. Garoto-decepção.)
       
       

       

       
      De saída, a primeira coisa que me veio a mente foi o 4-3-3 gengenpress covarde da moda. Deixei as indicações feitas pelo próprio jogo, mas vou reavaliar com base no que eu ver nos amistosos. Espero também criar pelo menos uma tática adicional até o início da temporada propriamente dita.
       
       


      Finalizo aqui com o que a chefia espera de De León.
       

       
       
      Dado o nosso pontapé inicial, espero que tanto vocês quanto eu aproveitemos a história. Agora, preciso dar algum trabalho De León. Até mais!
    • ffilho.roberto
      Por ffilho.roberto
      Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que iria encontrar, resolvi iniciar a temporada com a equipe do Valência. Escalando desde o início os atletas com potencial futuro, mesmo que no início sofra pelo fato de alguns deles não chegarem a 3 estrelas atualmente. Ofereci a clubes os jogadores que haviam interessados. E fui em busca de reforços no sistema "Abordar para Assinar". Isco e Handanovic são os meus alvos. Primeira partida da La Liga um empate fora de casa com o Getafe, depois de estar perdendo de 2 x 0 com dois gols de Cavani. Na segunda partida, jogamos em casa contra o Betis. Empate novamente. Dessa vez 0 x 0. Continuo mais tarde e atualizo pra vocês.
    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      A La Liga de 2022–23 será a 92ª edição da La Liga. Começará em 12 de agosto de 2022 e terminará em maio de 2023. 
       
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
       
×
×
  • Criar Novo...