Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O dia em que me tornaram petista


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Pessoal se revolta com o Vaz de graça. Huahauhau...

Meu pai viveu a ditadura e nunca vi ele reclamar. Pelo contrário, comparando com hoje, ele diz que era melhor antes. E aí? Vocês, seres evoluídos politizados, não conseguem aceitar que tinha gente que não sofria naquele tempo? Gente simples, com criação tradicional, preocupada em trabalhar e com pouco espaço para cultura muito além de livros? Então meu pai é menos gente que teu pai JG? Pq ao invés de pichar muro ele estava preocupado com outras coisas como sair da roça, fazer uma universidade e garantir seu futuro? 

Pelo amor velho, parem de querer apenas criticar e tentem enxergar com os olhos do outro lado antes de despejar todo veneno que vcs guardam nos dedos. Só pq vcs aprenderam na escola que a ditadura é malvada, toda a população brasileira obrigatoriamente vivia sobre terror naquela época? Definitivamente não. Tinha gente que não se incomodava. Tinha gente que não precisava ouvir música falando mal do governo. Tinha gente que não tinha teatro na cidade para ter sua diversão regulada. Tinha gente que não ligava, simplesmente pq estavam ocupadas com outras coisas. E aí vcs querem tirar o direito destas pessoas de dar sua opinião? Só pq elas não seguem o padrão que foi imposto para vcs na escola.

Pq é inconcebível que alguém ache melhor a época da ditadura? O exército tinha um pau-de-arara instalado em cada residência do país? As pessoas viviam tb, o Brasil não era uma minisérie Anos Rebeldes cheia de heróis e bandidos. Comecem a ver o mundo como ele é ao invés de viverem com este filtro ideológico o tempo todo na frente da vista para parecerem cult.

Eu defendo a ditadura? Não. Sinceramente, para mim é indiferente. Não é um modelo de governo que vai mudar o Brasil. As pessoas é que fazem. E as pessoas deste país são podres desde sua raiz.

Ditadura não é censura na TV, na música, no teatro, no jornalismo. Ditadura não é torturar a oposição. A ditadura é, antes de tudo, o sequestro de um país. Meia dúzia de pessoas se acham no direito de fazer o que querem com uma nação. Isso, por si só, já é o maior absurdo possível. O Brasil não foi, não é e nunca vai ser de generais. O Brasil é dos brasileiros.

Ah, mas o sistema político, ah, mas a corrupção, ah, mas não sei o quê. É tudo verdade e quem acompanha meus posts sabe que eu sou o primeiro a criticar, mas são situações muito diferentes. Uma coisa é o Congresso, eleito pelo povo, ser ruim. Outra coisa é meia dúzia de generais decidirem fechar o Congresso. Isso não existe. Com que direito esses caras impedem a população de eleger seus governadores? De quem eles compraram o país?

Se esses generais, ao invés de brasileiros, fossem, digamos, argentinos, alguém iria achar ok? Na prática, era como se o Brasil estivesse ocupado por estrangeiros. Pessoas que usaram da força para fazer o que bem entendessem de um país soberano. E ai de quem discordasse.

E o aspecto político tá longe de ser a única questão. Não é como se o Brasil fosse uma maravilha, mas tivesse sido sequestrado. Não, o Brasil era muito, muito pior que hoje em inúmeros aspectos. Evidentemente que a ditadura não foi responsável por criar muitos desses problemas, mas, como governo, era responsável por solucioná-los e não foi o que aconteceu.

Muita gente também se esquece da economia. Quem foram os diabos que plantaram a bomba da hiperinflação? Aliás, pra quem não gosta da política econômica de Dilma I, vale dizer que ela é muito comparada à política econômica do governo Geisel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta

O que Vaz, Psicopinto e os demais que falaram que a ditadura não foi isso tudo esquecem é que vocês, em sua maioria moram em cidades muito pequenas e de pouca relevância (com todo o respeito), então é óbvio que a ditadura nas suas cidades e arredores não foi isso tudo porque estão mais afastadas das capitais e cidades mais importantes.

Tem outras explicações também.

A maior preocupação do governo era a oposição, então quem ia de casa pro trabalho e do trabalho pra casa não corria muito risco. Os riscos desses era serem pegos sem documentos, fora do horário e/ou se estivessem no lugar errado, na hora errada, na companhia errada.

Aqui, quem correu mais risco foi o pessoal que frequentava o colégio Estadual Central e a UFMG, que foram os focos de resistência do movimento estudantil. Quem se envolve em problemas políticos geralmente é a classe média. E o pessoal costuma esquecer que a classe média era muito menor naquela época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível que vocês sejam "indiferentes" a um governo que censure sua liberdade intelectual e cultural. 

Não tenho nem o que comentar, o banned resumiu tudo do jeito mais simples possível.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Tem outras explicações também.

A maior preocupação do governo era a oposição, então quem ia de casa pro trabalho e do trabalho pra casa não corria muito risco. Os riscos desses era serem pegos sem documentos, fora do horário e/ou se estivessem no lugar errado, na hora errada, na companhia errada.

Aqui, quem correu mais risco foi o pessoal que frequentava o colégio Estadual Central e a UFMG, que foram os focos de resistência do movimento estudantil. Quem se envolve em problemas políticos geralmente é a classe média. E o pessoal costuma esquecer que a classe média era muito menor naquela época.

Exatamente, sem contar que a quantidade de "comunistas/terroristas" era muito menor nessas cidades.

 

Você vê que uma cidade como a de Vaz não tem nem hospital em 2015, imagina nas décadas de 60/70, a delegacia de polícia só deveria ter um parente de Vaz de revólver na cintura colocando os bandidos pra correr a tiros da fronteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade bks? Em que ano tu nasceu?? Jurava que tu era mais novo que eu, não sabia que tinha vivido naqueles tempos, uaeheauuea, bota tiozão.. kkkkkkkkkk

99% das pessoas que eu conheço que viveram aquela época não reclamam de repressão nem nada do tipo, e isso não é jeito de falar, acho que conheço 3 ou 4 pais de amigos que disseram que chegaram a apanhar naquela época.

Não defendo nem ataco porque simplesmente não vivi aquela época, o que muita gente fala é que não se podia protestar contra o governo como pode se fazer hoje, mas aí vamos pro lado prático da situação, de que adianta hoje protestar contra o governo?? É a mesma coisa que não protestar por que resultado não tem nenhum.


Ahhh, mas muita gente morreu naquela época vítima da ditadura...E quantas pessoas morrem hoje vítimas de uma segurança pública ineficiente(não que naquela época fosse), mas alguém tem os dados de homidicios naquela época e comparando com hoje em dia? Será que antigamente era tão mais violento que é hoje?? Minha cidade que eu sempre me orgulhei de dizer que era extremamente tranquila já teve 4 homícidios esse mês, deve ser algum recorde histórico isso, com toda certeza...

E eu achando que a sua estupidez se resumisse apenas na área de esportes.

PUTA QUE PARIU!

Jura que você está falando de estatísticas de homicídios em um governo ditatorial? JURA?! Na boa, vai ler. Vai estudar. Você ser professor só mostra o quão bosta é o nosso país em termos educacionais. Sinto pena dos alunos que vão ouvir esse lixo que você fala e levar em consideração.

Faça um favor, peça demissão e foque no futebol. Pelo menos com os jogadores você não está moldando pessoas, influenciando opiniões...

Lamentável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você vê que uma cidade como a de Vaz não tem nem hospital em 2015, imagina nas décadas de 60/70, a delegacia de polícia só deveria ter um parente de Vaz de revólver na cintura colocando os bandidos pra correr a tiros da fronteira.

Minha cidade não tem hospital PÚBLICO hoje por que ele fechou faz 2 anos por falta de verbas do SUS...Agora tá atendendo meio mais ou menos devendo salários pra todo mundo...

E na época da ditadura minha família morava em Pelotas que era a segunda maior cidade do estado, apenas atrás de Porto Alegre e polo econômico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha cidade não tem hospital PÚBLICO hoje por que ele fechou faz 2 anos por falta de verbas do SUS...Agora tá atendendo meio mais ou menos devendo salários pra todo mundo...

E na época da ditadura minha família morava em Pelotas que era a segunda maior cidade do estado, apenas atrás de Porto Alegre e polo econômico...

Você é tão burro e imbecil que não sabe a história do seu próprio estado e não sabe que nas décadas de 60, 70 e 80 (período da ditadura brasileira), Pelotas era uma cidade pouco industrializada e a maior parte da renda do Rio Grande do Sul nesse período estava entre Porto Alegre e Caxias. É preciso um cara na Bahia vir te falar da história do estado que você mora...

 

Concordo com Pereira, coitados dos seus alunos, pede demissão e volta a trabalhar como preparador físico que você afeta menos a população.

 

Vai estudar: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CCkQFjACahUKEwi4xb7ptrbHAhUBgZAKHR6WB20&url=http%3A%2F%2Fwww.trt4.jus.br%2FItemPortlet%2Fdownload%2F8560%2FNotas_sobre_a_Historia_Economica_do_RS.pdf&ei=dyLVVfitLYGCwgSerJ7oBg&usg=AFQjCNGPO2Iwur8mzqME-vetshGAQakYcg&sig2=Y51P7hEIJVH7a4zQTEG9Jg&bvm=bv.99804247,d.Y2I&cad=rja

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você é tão burro e imbecil que não sabe a história do seu próprio estado e não sabe que nas décadas de 60, 70 e 80 (período da ditadura brasileira), Pelotas era uma cidade pouco industrializada e a maior parte da renda do Rio Grande do Sul nesse período estava entre Porto Alegre e Caxias. É preciso um cara na Bahia vir te falar da história do estado que você mora...

Ahh, que é isso elas estão descontroladas, hahahaha, calma ae jovem... Pelotas era uma cidade pouco industrializada? Pelotas na década de 60 era a segunda/terceira economia do estado, na década de 70 houve certa retração e ela era a 4ª, mas formava junto com Rio Grande a segunda região mais rica do estado, só perdendo pra Porto Alegre, Caxias só se consolidou com a força que tem hoje depois do desenvolvimento das cidades ao redor, o que só veio fortificar mesmo com a expansão do turismo...

Pelotas mesmo não sendo economicamente tão forte, até hoje ainda é a segunda cidade mais importante do estado, ainda a frente de Caxias, por que é junto com Rio Grande a grande força econômica e política da metade sul do estado, papel que Caxias não consegue ser... Estuda um pouquinho mais que tá pouco, e ofende um pouquinho mais também pra mostrar teus fortes argumentos, hehehe... tsc tsc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, que é isso elas estão descontroladas, hahahaha, calma ae jovem... Pelotas era uma cidade pouco industrializada? Pelotas na década de 60 era a segunda/terceira economia do estado, na década de 70 houve certa retração e ela era a 4ª, mas formava junto com Rio Grande a segunda região mais rica do estado, só perdendo pra Porto Alegre, Caxias só se consolidou com a força que tem hoje depois do desenvolvimento das cidades ao redor, o que só veio fortificar mesmo com a expansão do turismo...

Pelotas mesmo não sendo economicamente tão forte, até hoje ainda é a segunda cidade mais importante do estado, ainda a frente de Caxias, por que é junto com Rio Grande a grande força econômica e política da metade sul do estado, papel que Caxias não consegue ser... Estuda um pouquinho mais que tá pouco, e ofende um pouquinho mais também pra mostrar teus fortes argumentos, hehehe... tsc tsc

Agora já é terceira e teve declínio??? HUAHAUAHAUAHUAAHAUA... Você é ridículo...

 

Segue o tema do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em algum momento aconteceu uma merda que reflete em nós hoje, violencia, corrupção, etc, é reflexo de alguma coisa que aconteceu no passado, em algum ponto a coisa se desvirtuou e formou uma bola de neve gigantesca.

Existe essa coisa de causalidade.

Aconteceu uma merda que provavelmente é muito difícil de determinar com precisão quando começou e o que levaram essas pessoas a errar. Talvez seja perda de tempo tentar explicar quando e por quê isso aconteceu, mas é muito importante encontrar o caminho para evitar a repetição dos fatos, uma vez que querer pressionar apenas um partido como o PT é ignorar toda uma situação externa ao próprio petê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai me fala a mesma coisa que o pai de alguns ai falaram. Menos violência, menos armas de fogo, maior organização e por ai vai. Mas ele também me dizia que tinha toque de recolher, que se te vissem com duas, três pessoas andando de noite já iam te enquadrar.

Não acho que a ditadura tenha sido horrível pra todos, pelo contrário. Mas tem algumas coisas inegáveis que aconteceram, quer tu tenha vivido naquela época, quer não. Pra mim, a principal delas é a retirada de alguns direitos que hoje a gente entende por serem básicos demais. Imagina tu não poder protestar? Imagina não poder ir e vir? Imagina estatizar a mídia? Puta que me pariu, malandro, vai tomar no cu.

A gente tá tão acostumado com alguns direitos hoje que esquece o quanto eles são importantes e significativos. É como luz, água potável...

Sem demagogia, mas a liberdade talvez seja a coisa mais importante na vida de um indivíduo. Sem isso, tu tá "preso" mesmo estando na rua.

Tive um professor de Constituição que sempre diz: "O Brasil tá uma merda? Tá sim, mas tá muito, muito, muito melhor do que antes". E por inúmeros motivos que não precisa colocar aqui, eu concordo (em grande parte, não tudo, já que eu tenho uma visão econômica que tende a ser mais liberal e ele nem tanto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que a ditadura tenha sido horrível pra todos

Claro que não. Se você fosse um general do exército, era TOP.

 

A gente tá tão acostumado com alguns direitos hoje que esquece o quanto eles são importantes e significativos. É como luz, água potável...

Coisas que boa parte dos brasileiros não tinham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que não. Se você fosse um general do exército, era TOP.

Coisas que boa parte dos brasileiros não tinham.

A família do meu pai não era abastada e não fazia parte do exército, cara. É um depoimento dele, alguém que viveu aquilo. Eu não concordo com algumas coisas que ele diz porque eu vi a foto da coisa inteira, mas não tem como dizer que ele tá mentindo se essa era a realidade dele.

E essas coisas ainda hoje uma parte dos brasileiros não tem. Não faço ligação com ditadura ou não. Esse problema é mais profundo ainda que tá ligado a distribuição de renda, taxa de natalidade lá na casa do caralho, educação e vai seguindo o barco. É algo bem mais estrutural. O esquema é que hoje quem tem não tem noção da importância que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ditadura não é censura na TV, na música, no teatro, no jornalismo. Ditadura não é torturar a oposição. A ditadura é, antes de tudo, o sequestro de um país. Meia dúzia de pessoas se acham no direito de fazer o que querem com uma nação. Isso, por si só, já é o maior absurdo possível. O Brasil não foi, não é e nunca vai ser de generais. O Brasil é dos brasileiros.

Ah, mas o sistema político, ah, mas a corrupção, ah, mas não sei o quê. É tudo verdade e quem acompanha meus posts sabe que eu sou o primeiro a criticar, mas são situações muito diferentes. Uma coisa é o Congresso, eleito pelo povo, ser ruim. Outra coisa é meia dúzia de generais decidirem fechar o Congresso. Isso não existe. Com que direito esses caras impedem a população de eleger seus governadores? De quem eles compraram o país?

Se esses generais, ao invés de brasileiros, fossem, digamos, argentinos, alguém iria achar ok? Na prática, era como se o Brasil estivesse ocupado por estrangeiros. Pessoas que usaram da força para fazer o que bem entendessem de um país soberano. E ai de quem discordasse.

E o aspecto político tá longe de ser a única questão. Não é como se o Brasil fosse uma maravilha, mas tivesse sido sequestrado. Não, o Brasil era muito, muito pior que hoje em inúmeros aspectos. Evidentemente que a ditadura não foi responsável por criar muitos desses problemas, mas, como governo, era responsável por solucioná-los e não foi o que aconteceu.

Muita gente também se esquece da economia. Quem foram os diabos que plantaram a bomba da hiperinflação? Aliás, pra quem não gosta da política econômica de Dilma I, vale dizer que ela é muito comparada à política econômica do governo Geisel.

O nacional-desenvolvimentismo que influenciou muito das políticas da Dilma tem como base muito do Ignácio Rangel (um dos consultores do Vargas na década de 50) e do Delfim Netto ministro da fazenda no período militar (na época do milagre econômico estimulado principalmente pelo grande ingresso de mão-de-obra ivnda do campo).

O Brasil de forma geral melhorou muito como país na última década (apesar de estar retrocedendo em uma série de fatores desde 2013) e se observar os dados é possível constatar isso. Mesmo assim muitos dos problemas começaram ainda no período militar (como dão a entender os dados de homicídios, por exemplo). Alguns gráficos interessantes:

32950.jpg

111.png

salc3a1rio-mc3adnimo-evoluc3a7c3a3o-em-d

5-122.png

grafico.gif

1741t1.gif

Gini+Brasil.png

audivi4.gif

divida-publica-portuguesa-1850-2010.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que não. Se você fosse um general do exército, era TOP.

Coisas que boa parte dos brasileiros não tinham.

 

Não é 8 ou 80. Esse é o problema. Por isso fica essa idéia de que ou era uma merda pra quase todo mundo ou era ótimo pra maioria e só os comunistas eram perseguidos.

Acontece que na época a maioria esmagadora da população não tinha as mesmas aspirações que são comuns hoje em dia. Até pouco tempo atrás, a maioria desses ainda tinha que se preocupar com a fome, então quem estivesse no governo pouco importava e eles também não importavam pro governo já que tinham outras prioridades além de direitos que hoje consideramos básicos.

Mesmo sem saber, eles sofreram violações e privações, só que como nunca tiveram nada melhor nunca passou pela cabeça que deveriam ter o que cidadãos em outras partes do mundo tinham na mesma época.

Poderíamos, por exemplo, ter nos tornado potências culturais, mas como a informação era inimiga do regime pouca coisa escapava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é 8 ou 80. Esse é o problema. Por isso fica essa idéia de que ou era uma merda pra quase todo mundo ou era ótimo pra maioria e só os comunistas eram perseguidos.

Acontece que na época a maioria esmagadora da população não tinha as mesmas aspirações que são comuns hoje em dia. Até pouco tempo atrás, a maioria desses ainda tinha que se preocupar com a fome, então quem estivesse no governo pouco importava e eles também não importavam pro governo já que tinham outras prioridades além de direitos que hoje consideramos básicos.

Mesmo sem saber, eles sofreram violações e privações, só que como nunca tiveram nada melhor nunca passou pela cabeça que deveriam ter o que cidadãos em outras partes do mundo tinham na mesma época.

Poderíamos, por exemplo, ter nos tornado potências culturais, mas como a informação era inimiga do regime pouca coisa escapava.

O que você tá querendo dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você tá querendo dizer?

Você disse: "Claro que não. Se você fosse um general do exército, era TOP."

 

Não é só pra quem se beneficiava do regime que as coisas eram "boas". Muita gente vivia indiferente ao regime porque um não ameaçava o outro. Muita gente só estava preocupada com emprego e comida, então elas não eram ameaça para o governo e por isso geralmente não sofriam a repressão na pele.

Essas preocupações que temos hoje em dia não passavam pela cabeça de parte das pessoas nessa época, então elas não viam isso como uma violação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você disse: "Claro que não. Se você fosse um general do exército, era TOP."

 

Não é só pra quem se beneficiava do regime que as coisas eram "boas". Muita gente vivia indiferente ao regime porque um não ameaçava o outro. Muita gente só estava preocupada com emprego e comida, então elas não eram ameaça para o governo e por isso geralmente não sofriam a repressão na pele.

Essas preocupações que temos hoje em dia não passavam pela cabeça de parte das pessoas nessa época, então elas não viam isso como uma violação.

Exato. Eu não disse "boas", disse "TOP". Tem diferença.

"Muita gente só estava preocupada com emprego e comida". E como era a situação econômica e de segurança alimentar durante a ditadura? Vamos atrás de algumas pistas na imprensa internacional:

"One man was killed in a gunfight among looters as Brazilians stormed a supermarket in the poor suburb of Rio Pequena, the authorities said today.

Elsewhere, 1,000 looters carted away flour and cornmeal from a warehouse in Rio Grande do Norte. Similar incidents have been reported throughout the country. ''The violence is not caused by any political movement, the reason is hunger,'' the chief of police, Miguel Reale, said" - NYT, 1983

''Some of our kids would spend their time begging food from the plates of people eating in nearby restaurants,'' said Edinaide Pimenta, the director of the first of a new type of Brazilian school, called an integrated center for public education. ''Now they go home with a full stomach.''

''To feed our children has become a prerequisite for education,'' Leonel Brizola, the socialist Governor of Rio de Janeiro state, said, ''because most parents can't afford to do so properly.''

(...)

The Government's objective is to reverse the steadily deteriorating quality of public education. In Brazil, about a quarter of whose people are illiterate, a prolonged economic crisis has lowered standards of nutrition, reduced education budgets and spawned vast numbers of street children whose only means of survival is petty crime. More than 7 million children between the ages of 7 and 14 do not attend school." - NYT, 1985

Eu vim para este tópico justamente pra contrapor a ideia de que o problema com a ditadura é que ela perseguia "esquerdopata" e limitava as liberdades individuais. A ditadura era um problema em (praticamente?) todas as áreas. Eu não disputo a tese que algumas pessoas viviam bem apesar da ditadura, mas a grande maioria da população, e eu me refiro a pessoas sem interesses políticos, vivia numa situação pior do que poderia estar vivendo sob um governo decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...