Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O dia em que me tornaram petista


Visitante João Gilberto

Posts Recomendados

Lamentável isso aí.

Mas é foda, qualquer manifestação grande (de ambos os  "lados") vai ter esses absurdos. 

E o papel da polícia foi patético, pra variar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 70
  • Criado
  • Última resposta

Pessoal se revolta com o Vaz de graça. Huahauhau...

Meu pai viveu a ditadura e nunca vi ele reclamar. Pelo contrário, comparando com hoje, ele diz que era melhor antes. E aí? Vocês, seres evoluídos politizados, não conseguem aceitar que tinha gente que não sofria naquele tempo? Gente simples, com criação tradicional, preocupada em trabalhar e com pouco espaço para cultura muito além de livros? Então meu pai é menos gente que teu pai JG? Pq ao invés de pichar muro ele estava preocupado com outras coisas como sair da roça, fazer uma universidade e garantir seu futuro? 

Pelo amor velho, parem de querer apenas criticar e tentem enxergar com os olhos do outro lado antes de despejar todo veneno que vcs guardam nos dedos. Só pq vcs aprenderam na escola que a ditadura é malvada, toda a população brasileira obrigatoriamente vivia sobre terror naquela época? Definitivamente não. Tinha gente que não se incomodava. Tinha gente que não precisava ouvir música falando mal do governo. Tinha gente que não tinha teatro na cidade para ter sua diversão regulada. Tinha gente que não ligava, simplesmente pq estavam ocupadas com outras coisas. E aí vcs querem tirar o direito destas pessoas de dar sua opinião? Só pq elas não seguem o padrão que foi imposto para vcs na escola.

Pq é inconcebível que alguém ache melhor a época da ditadura? O exército tinha um pau-de-arara instalado em cada residência do país? As pessoas viviam tb, o Brasil não era uma minisérie Anos Rebeldes cheia de heróis e bandidos. Comecem a ver o mundo como ele é ao invés de viverem com este filtro ideológico o tempo todo na frente da vista para parecerem cult.

Eu defendo a ditadura? Não. Sinceramente, para mim é indiferente. Não é um modelo de governo que vai mudar o Brasil. As pessoas é que fazem. E as pessoas deste país são podres desde sua raiz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês ainda se surpreendem com o Vaz? Por favor.

Sobre o texto do tópico, puta merda. Traduziu tudo certinho.

@Psicopinto

A diferença, pra ele achar que é melhor, é bem simples. Naquele tempo o acesso a informação, além de ser MUITO mais complicado, por questões tecnológicas, o governo NÃO DEIXAVA que informações/notícias que pudessem de alguma forma denegrir a imagem do governo perante ao povo, fossem publicadas.

Se seu pai viveu no Interior então, isso fica mais claro ainda. Falo isso porque meus avós e pais pensam exatamente como o seu pai.

Não é inconcebível, é simples, se vivêssemos hoje numa ditadura, ~protestos~ como o de domingo não poderiam existir, pois estão sendo contra o governo. Sua liberdade de vir aqui no fórum debater sobre qualquer coisa, provavelmente seria diminuída. Apesar de não ser uma verdade, a nossa "liberdade" é o nosso maior bem, e ainda temos em partes ela.

Outra coisa, respeito seus pais, e os meus, porém o que ~funcionou~ há décadas atrás, não significa que vai funcionar hoje em dia.

Pedir a volta da ditadura hoje é quase um atestado de loucura.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Psicopinto

A diferença, pra ele achar que é melhor, é bem simples. Naquele tempo o acesso a informação, além de ser MUITO mais complicado, por questões tecnológicas, o governo NÃO DEIXAVA que informações/notícias que pudessem de alguma forma denegrir a imagem do governo perante ao povo, fossem publicadas.

Se seu pai viveu no Interior então, isso fica mais claro ainda. Falo isso porque meus avós e pais pensam exatamente como o seu pai.

Não é inconcebível, é simples, se vivêssemos hoje numa ditadura, ~protestos~ como o de domingo não poderiam existir, pois estão sendo contra o governo. Sua liberdade de vir aqui no fórum debater sobre qualquer coisa, provavelmente seria diminuída. Apesar de não ser uma verdade, a nossa "liberdade" é o nosso maior bem, e ainda temos em partes ela.

Outra coisa, respeito seus pais, e os meus, porém o que ~funcionou~ há décadas atrás, não significa que vai funcionar hoje em dia.

Pedir a volta da ditadura hoje é quase um atestado de loucura.
 

Beleza velho. E por isso meu pai e teus avós e pais têm menos direito de opinião? Deixa os velhos falarem do que eles sabem. Deixa eles defenderem oq acham melhor. Oras. Eles não tiveram problemas durante a ditadura. Pronto, para ele foi muito melhor do que a bosta que é este país hoje. Eles não usam muito a Internet. Eles não ligam para protestos. O ponto de vista deles, segundo suas vivências, está certo. E ninguém pode julgá-los por pensar assim. Assim como ninguém pode julgar as tribos que matam os recém nascidos com deficiência. Cuidem do seu umbigo porra.

Novamente, nem o Vaz nem eu estamos pedindo a volta da ditadura. Apenas foi colocado o ponto de vista que nunca é colocado nos livros de história, nas minisséries. O das pessoas que viveram muito bem naquele período e que não eram militares. Mas por algum motivo, isso revolta "os pensadores". E estes pensadores me revoltam. Pq eles não passam de ditadores das verdades. Como se tudo oq eles acreditam fosse o correto e não existisse nada válido além disso.

Sobre a ditadura em si, como oq "funcionou" décadas atrás não deve funcionar agora. E eu concordo. Um governo militar hoje, não seria como o de décadas atrás tb. Então o argumento vale para os dois lados.

Sinceramente, meu post não era para discutir ditadura ou não. Isso para mim é irrelevante. Não vai acontecer. O Brasil é isso aí que conhecemos e continuará sendo até uma catástrofe natural limpar esta latrina. Era apenas um desabafo contra a hipocrisia que vem do lado que se diz o mais correto e humano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o mais importante ninguém falou: tem um maluco todo de preto que tá com saia, na primeira foto. E essa coisa escrota deitada no chão é uma mulher com peitinhos de fora.

Ela tem um piercing no mamilo inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza velho. E por isso meu pai e teus avós e pais têm menos direito de opinião? Deixa os velhos falarem do que eles sabem. Deixa eles defenderem oq acham melhor. Oras. Eles não tiveram problemas durante a ditadura. Pronto, para ele foi muito melhor do que a bosta que é este país hoje. Eles não usam muito a Internet. Eles não ligam para protestos. O ponto de vista deles, segundo suas vivências, está certo. E ninguém pode julgá-los por pensar assim. Assim como ninguém pode julgar as tribos que matam os recém nascidos com deficiência. Cuidem do seu umbigo porra.

Novamente, nem o Vaz nem eu estamos pedindo a volta da ditadura. Apenas foi colocado o ponto de vista que nunca é colocado nos livros de história, nas minisséries. O das pessoas que viveram muito bem naquele período e que não eram militares. Mas por algum motivo, isso revolta "os pensadores". E estes pensadores me revoltam. Pq eles não passam de ditadores das verdades. Como se tudo oq eles acreditam fosse o correto e não existisse nada válido além disso.

Sobre a ditadura em si, como oq "funcionou" décadas atrás não deve funcionar agora. E eu concordo. Um governo militar hoje, não seria como o de décadas atrás tb. Então o argumento vale para os dois lados.

Sinceramente, meu post não era para discutir ditadura ou não. Isso para mim é irrelevante. Não vai acontecer. O Brasil é isso aí que conhecemos e continuará sendo até uma catástrofe natural limpar esta latrina. Era apenas um desabafo contra a hipocrisia que vem do lado que se diz o mais correto e humano.

Você tem razão, todos tem direito a opinião. Porém, uma coisa completamente é você querer impor ela, e eu vejo isso muito mais no pessoal mais antigo do que no novo. Enfim, eu fui falar esses dias que a questão do MST é algo bem mais complicado, e já fui taxado de comunista, e petralha, quase me deserdaram. Enfim, cada um com sua opinião.

Só pra arrematar, é claro que era bom para muitos, não sabiam o que estava acontecendo, foram moldados a serem do jeito que o governo queria. É por isso que existe revolta de muitos, e eu concordo. É que nem dizem, "ah mais a educação naquele tempo era melhor", nosso sistema educacional é quase o mesmo daquela época no geral, e porque não funciona? Porque as coisas MUDAM, e a ficar pensando em como eram as coisas há décadas atrás não resolve MERDA nenhuma.

O mais interessante desses protestos que vejo, é que a maioria das pessoas presentes são idosos e crianças (que não fazem a menor ideia do que estão fazendo).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza velho. E por isso meu pai e teus avós e pais têm menos direito de opinião? Deixa os velhos falarem do que eles sabem. Deixa eles defenderem oq acham melhor. Oras. Eles não tiveram problemas durante a ditadura. Pronto, para ele foi muito melhor do que a bosta que é este país hoje. Eles não usam muito a Internet. Eles não ligam para protestos. O ponto de vista deles, segundo suas vivências, está certo. E ninguém pode julgá-los por pensar assim. Assim como ninguém pode julgar as tribos que matam os recém nascidos com deficiência. Cuidem do seu umbigo porra.

Novamente, nem o Vaz nem eu estamos pedindo a volta da ditadura. Apenas foi colocado o ponto de vista que nunca é colocado nos livros de história, nas minisséries. O das pessoas que viveram muito bem naquele período e que não eram militares. Mas por algum motivo, isso revolta "os pensadores". E estes pensadores me revoltam. Pq eles não passam de ditadores das verdades. Como se tudo oq eles acreditam fosse o correto e não existisse nada válido além disso.

Sobre a ditadura em si, como oq "funcionou" décadas atrás não deve funcionar agora. E eu concordo. Um governo militar hoje, não seria como o de décadas atrás tb. Então o argumento vale para os dois lados.

Sinceramente, meu post não era para discutir ditadura ou não. Isso para mim é irrelevante. Não vai acontecer. O Brasil é isso aí que conhecemos e continuará sendo até uma catástrofe natural limpar esta latrina. Era apenas um desabafo contra a hipocrisia que vem do lado que se diz o mais correto e humano.

Psico, na opinião do Léo, errado estão os pais e avós dele, os teus pais, os meus pais e avós, certos estão os professores de história e isso é verdade absoluta.

Ninguém prega aqui a volta da ditadura por que isso é um retrocesso absurdo.. Mas relatos que eu ouço de amigos e pais de amigos é que nunca houve perseguição a eles naquela época, a preocupação deles era basicamente trabalhar e tentar melhorar de vida. A verdade é que a muitas das pessoas que condena a ditadura militar baba os ovos dos Castro, e apoia as politicas na Venezuela, quando o Chavez assumiu o poder...Não é uma questão de democracia vs ditadura e sim um olhar com base em organização econômica e visão política.

Mas não vem falar em liberdade que temos hoje, por que a "liberdade" de protestar contra o governo muda o que? Muda os 20 centavos da passagem de ônibus em SP, que como foi relatado em outro tópico, em BH já colocaram aquilo em cima e muito mais... Um dia desses eu até estava falando com os meus alunos sobre liberdade, realmente somos livres hoje?? Pra que?? Pra pagar uma taxa de imposto ABSURDA que não nos garante nem os mais básicos direitos? A minha cidade tá sem hospital público, se precisa de qualquer atendimento por mais simples que seja a população tem que andar no mínimo 100km até o hospital mais próximo. Liberdade pra ter uma educação de qualidade que forma cidadãos?? Tu sabe como funciona a escola pública hoje em dia?? Tenho alunos que tão na 7ª série e sequer sabem escrever uma frase inteira sem cometer erros básicos de português.

 

Liberdade pra ir e vir?? A violência NUNCA FOI TÃO GRANDE quanto é hoje.. Se isso é ser livre, quero nem imaginar como vai ser quando nos tirarem a liberdade, é possível que seja trancado numa sala com uma camisa de força. Tem gente se contentando com muito pouco... Eu, enquanto professor, me envergonho das diretrizes nacionais de educação que consideram que as escolas tem até o terceiro ano do ensino fundamental pra alfabetizar um aluno, isso é NO MÍNIMO absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza velho. E por isso meu pai e teus avós e pais têm menos direito de opinião? Deixa os velhos falarem do que eles sabem. Deixa eles defenderem oq acham melhor. Oras. Eles não tiveram problemas durante a ditadura. Pronto, para ele foi muito melhor do que a bosta que é este país hoje. Eles não usam muito a Internet. Eles não ligam para protestos. O ponto de vista deles, segundo suas vivências, está certo. E ninguém pode julgá-los por pensar assim. Assim como ninguém pode julgar as tribos que matam os recém nascidos com deficiência. Cuidem do seu umbigo porra.

Novamente, nem o Vaz nem eu estamos pedindo a volta da ditadura. Apenas foi colocado o ponto de vista que nunca é colocado nos livros de história, nas minisséries. O das pessoas que viveram muito bem naquele período e que não eram militares. Mas por algum motivo, isso revolta "os pensadores". E estes pensadores me revoltam. Pq eles não passam de ditadores das verdades. Como se tudo oq eles acreditam fosse o correto e não existisse nada válido além disso.

Sobre a ditadura em si, como oq "funcionou" décadas atrás não deve funcionar agora. E eu concordo. Um governo militar hoje, não seria como o de décadas atrás tb. Então o argumento vale para os dois lados.

Sinceramente, meu post não era para discutir ditadura ou não. Isso para mim é irrelevante. Não vai acontecer. O Brasil é isso aí que conhecemos e continuará sendo até uma catástrofe natural limpar esta latrina. Era apenas um desabafo contra a hipocrisia que vem do lado que se diz o mais correto e humano.

Claro que pode julgar. É óbvio que um índio matar um recém nascido com deficiência ou seja lá por que motivo for é errado, não tem "direito à cultura" que defenda isso. Assim como um extremista islâmico atirar um homossexual de cima do prédio. É óbvio que isso é errado, até por que essas pessoas não podem se defender. Existem certos limites culturais, admito, ninguém pode obrigar uma pessoa a viver com um certo tipo de padrão, mas tem certas coisas que ultrapassam o limite normal.

E cada um tem o direito de defender o que quiser, isso concordo. Do mesmo jeito que cada um tem direito de achar quem quiser idiota.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que eu mais vejo é do pessoal é que quando alguém diz que preferia viver no tempo da ditadura do que hoje por questões que já foram faladas como por exemplo segurança, qualidade de ensino e tudo mais, os "pensadores" como o Psico falou sempre citam que foram "manipulados a acreditar que aquilo era bom". É incrível como não aceitam que uma pessoa possa ter essa opinião por livre e espontâneo pensamento crítico, mesmo estando há 3 décadas dos quais a pessoa podia pensar hoje "poxa, fui enganado naquela época". Mas não, continuam considerando como melhor.

Sim, sou mais um cuja minha mãe dizia que ela prefere aquele período do que agora. Vou argumentar o quê se foi ela que vivenciou aquilo? Enfiar goela abaixo que ela pode sair tranquilamente a noite sem medo de assalto hoje em dia (coisa que fazia antigamente) ou desprezar a educação que ela teve (que para alguém afastado da escola há 40 anos, ainda é muito boa)?

Teve gente que penou aquela época? Claro que teve. Mas postam de "indignados" quando aparece um cartaz lá favorável a intervenção militar quando nos protestos de esquerda tem MUITO MAIS GENTE que defende ditadores como Fidel e Chavez. E se for pegar por lideranças, pega as posições dos caras como Movimento Brasil Livre e Vem Pra Rua e ninguém diz que quer a volta da ditadura. Agora vai lá pedir a opinião de um Stédile sobre a situação de Cuba ou da Venezuela? Sequer defendem propostas políticas mais moderadas da própria pauta da esquerda.

Outra questão é saber o que fazer nos protestos. Esse tipo de "interpretação teatral" em 100% das vezes é a mais pura estupidez, independente do que esteja defendendo. Nunca traz benefício nenhum ao protesto e nunca se passa a mensagem que se quer na grande maioria das vezes devido as zilhões de interpretações diferentes que se fazem. Então quem quer dar uma de "artista para chocar a sociedade e atacar os atuais paradigmas sociais" eu tenho certeza que sempre vai se foder de um jeito ou outro e depois vai aparecer nas redes sociais dizendo que "foi mal interpretado".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só pergunto para todo mundo, principalmente meus pais que são "novos" e tiveram sua adolescência na ditadura: vale a pena tu trocar toda a sua liberdade de ler o que você quiser, ouvir o que você quiser, falar quase tudo o que você quiser, fazer tudo o que você quiser, por essa tal de segurança que afirmam ter na ditadura?

Eu acho que a palavra segurança é meio falha, é mais pra medo. Ninguém fazia cagada porque podia sumir do dia pra noite. Meu tio tinha 12 anos quando foram buscar um amigo dele dentro da escola que estava com um livro do Marx na mochila, e bateram no moleque ainda. Enfim, eu não trocaria nada do que posso fazer por uma falsa sensação de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só pergunto para todo mundo, principalmente meus pais que são "novos" e tiveram sua adolescência na ditadura: vale a pena tu trocar toda a sua liberdade de ler o que você quiser, ouvir o que você quiser, falar quase tudo o que você quiser, fazer tudo o que você quiser, por essa tal de segurança que afirmam ter na ditadura?

Eu acho que a palavra segurança é meio falha, é mais pra medo. Ninguém fazia cagada porque podia sumir do dia pra noite. Meu tio tinha 12 anos quando foram buscar um amigo dele dentro da escola que estava com um livro do Marx na mochila, e bateram no moleque ainda. Enfim, eu não trocaria nada do que posso fazer por uma falsa sensação de segurança.

Ninguém quer a volta da ditadura considerando que é "o melhor sistema de governo que existe". Porém, quando uma parcela grande da população prefere um governo ditatorial ao invés de todas essas liberdades dos nossos governos atuais de esquerda, é no mínimo um indício que a situação está horrenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra arrematar, é claro que era bom para muitos, não sabiam o que estava acontecendo, foram moldados a serem do jeito que o governo queria.

Eu não gosto de atribuir tudo a ignorância ou manipulação. Meu pai era do interior sim, mas se formou engenheiro agrônomo em uma universidade federal que era a primeira ou a segunda do país neste curso. É um cara inteligente tanto cognitiva quanto emocionalmente. Para mim, eles simplesmente não precisavam da tal liberdade que os outros tanto lutavam. Talvez por não saber que existia algo além. Talvez por realmente não precisar. Pode ser que hoje, sentiriam falta de algo que não teriam mais se voltasse a ser como era antes. Mas o fato é que não sofreram. Não viveram este terror que todos tentam empurrar goela abaixo da gente como sendo a realidade de todos que viveram no Brasil durante a ditadura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém quer a volta da ditadura considerando que é "o melhor sistema de governo que existe". Porém, quando uma parcela grande da população prefere um governo ditatorial ao invés de todas essas liberdades dos nossos governos atuais de esquerda, é no mínimo um indício que a situação está horrenda.

Essa grande parcela da população é quem? Nos protestos quem pede intervenção militar são os mais velhos, e vasta minoria. E essa população acredita que o PT vai instaurar o Comunismo no Brasil, e que o PT ainda é um partido de esquerda.

São pessoas que ainda estão presas a época da Ditadura, principalmente parentes/filhos/conjuges dos militares. Completamente normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa grande parcela da população é quem? Nos protestos quem pede intervenção militar são os mais velhos, e vasta minoria. E essa população acredita que o PT vai instaurar o Comunismo no Brasil, e que o PT ainda é um partido de esquerda.

São pessoas que ainda estão presas a época da Ditadura, principalmente parentes/filhos/conjuges dos militares. Completamente normal.

Aí você citou aqueles que apareceram com cartazes nos protestos. Ainda existe um bom pessoal sem cartaz que apoia intervenção militar. Mas uma coisa você parafraseou certo: intervenção militar. Que é diferente de governo militar.

O PT não é  mais um partido de esquerda?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal se revolta com o Vaz de graça. Huahauhau...

Meu pai viveu a ditadura e nunca vi ele reclamar. Pelo contrário, comparando com hoje, ele diz que era melhor antes. E aí? Vocês, seres evoluídos politizados, não conseguem aceitar que tinha gente que não sofria naquele tempo? Gente simples, com criação tradicional, preocupada em trabalhar e com pouco espaço para cultura muito além de livros? Então meu pai é menos gente que teu pai JG? Pq ao invés de pichar muro ele estava preocupado com outras coisas como sair da roça, fazer uma universidade e garantir seu futuro?

E quanto às pessoas que queriam trabalhar mas, mesmo assim, eram mortas pelo regime ditatorial? Elas têm menos voz?

O final do parágrafo, com essa descrição absurdamente seletiva, só demonstra como tu, também, não está aberto ao diálogo e ao "outro". Nem só de pichadores de muro foram compostos os mortos e torturados da ditadura, como o Banned lembrou. Havia, também, o que se chama de "gente de bem" (sic). Mas, ainda se fossem pichadores, o que é que tem? A vida vale menos por causa disso?

Beleza velho. E por isso meu pai e teus avós e pais têm menos direito de opinião? Deixa os velhos falarem do que eles sabem. Deixa eles defenderem oq acham melhor. Oras. Eles não tiveram problemas durante a ditadura. Pronto, para ele foi muito melhor do que a bosta que é este país hoje. Eles não usam muito a Internet. Eles não ligam para protestos. O ponto de vista deles, segundo suas vivências, está certo. E ninguém pode julgá-los por pensar assim. Assim como ninguém pode julgar as tribos que matam os recém nascidos com deficiência. Cuidem do seu umbigo porra.

Novamente, nem o Vaz nem eu estamos pedindo a volta da ditadura. Apenas foi colocado o ponto de vista que nunca é colocado nos livros de história, nas minisséries. O das pessoas que viveram muito bem naquele período e que não eram militares. Mas por algum motivo, isso revolta "os pensadores". E estes pensadores me revoltam. Pq eles não passam de ditadores das verdades. Como se tudo oq eles acreditam fosse o correto e não existisse nada válido além disso.

Esse papo de vivência (como se ela fosse o ponto último e mais importante de análise da realidade) me irrita profundamente, mas não vou nem entrar nesse mérito.

Mas sobre o teu segundo parágrafo: é normal, ué. Isso se chama disputa ideológica (e ideologia não quer dizer, por si só, algo ruim ou falso), e existe desde que o mundo é mundo, muito antes desses "ditadores das verdades" aparecerem. Afinal, cada lado disputa com a sua verdade: a verdade das ideologias dominantes, das ideologias críticas, etc. A ditadura e o desejo da volta dela também representa uma parte de uma ideologia (ideologia dominante), então classificares a crítica dela como "filtro ideológico" não faz o menor sentido, ou melhor, faz, mas não quer dizer absolutamente nada, porque tudo é ideologia. Não existe realidade imparcial.

O problema que eu mais vejo é do pessoal é que quando alguém diz que preferia viver no tempo da ditadura do que hoje por questões que já foram faladas como por exemplo segurança, qualidade de ensino e tudo mais, os "pensadores" como o Psico falou sempre citam que foram "manipulados a acreditar que aquilo era bom". É incrível como não aceitam que uma pessoa possa ter essa opinião por livre e espontâneo pensamento crítico, mesmo estando há 3 décadas dos quais a pessoa podia pensar hoje "poxa, fui enganado naquela época". Mas não, continuam considerando como melhor.

Quando uma forma social (ditadura, por exemplo) deixa de existir, ela não para de existir completamente, deixa resquícios, "espectros", seja em outras instituições (polícia, tribunais) ou mesmo no resto da sociedade, inclusive na memória coletiva das pessoas. A história não é tão "limpa" assim: tem solavancos e retrocessos. Por isso é tão normal querer a volta do que já foi, mas isso de maneira nenhuma quer dizer que essa opinião é "livre e espontânea".

Aí você citou aqueles que apareceram com cartazes nos protestos. Ainda existe um bom pessoal sem cartaz que apoia intervenção militar. Mas uma coisa você parafraseou certo: intervenção militar. Que é diferente de governo militar.

O PT não é  mais um partido de esquerda?

É algo que venho pensando tem um bom tempo, e... não. Não da esquerda que disse ser durante um bom tempo, desde mais ou menos sua fundação, uma esquerda comunista. Como diz um chavão velho, mas verdadeiro: a prática é o critério da verdade. Se o discurso não se sustenta na prática, só pode ser falso. Quando o Governo Dilma vem fazendo política de direita, com cortes a direitos trabalhistas, redução de jornada, etc etc, bom, de esquerda (comunista) não é. Quando tendências da base do partido não conseguem convencê-la a se alinhar novamente à esquerda, e o partido acaba por apenas ratificar suas decisões, esse partido, de esquerda, não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repressão extrema aumenta a segurança e isso é óbvio e possível constatar em muitos países do oriente. O problema é que isso inclui uma série de medidas como mais prisões ou com uma aplicação enorme da pena de morte.

Talvez alguém possa ter mais textos para colocar, mas não me parece que a segurança pública era mais importante do que conter as vozes que se levantavam contra o sistema, se o fosse nossa taxa de homicídios seria muito mais baixa na década de 80 do que a divulgada (que mesmo assim é pouco confiável).

Além disso, nessa questão da segurança há uma série de problemas que ditadura alguma iria corrigir como o valor pela vida alheia por parte dos indivíduos (que parece ser especialmente baixa por aqui), as grandes aglomerações urbanas (com os problemas decorrentes da falta de planejamento) e as crises econômicas, para ficar em alguns exemplos. Em 1980 a taxa de homicídios era de 11,7 e em 1985 de 15, ou seja, ela já vinha subindo mesmo no período militar.

O PT há muito se tornou um partido centro-esquerda (ainda bem, diga-se). É como eu disse uma vez em discussão com o Thales, se são bolivarianos são os bolivarianos mais bunda moles que existem. Na Bolívia nacionalizaram o gás e mudaram toda a constituição, na Venezuela o Chávez logo depois de assumir já começou iniciativas para aumentar o próprio poder, nacionalizou companhias, etc. Aqui no Brasil não teve nada disso. Mesmo no Chile há umas décadas quando o grupo oposicionista chegou ao poder eles nacionalizaram a CODELCO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto de atribuir tudo a ignorância ou manipulação. Meu pai era do interior sim, mas se formou engenheiro agrônomo em uma universidade federal que era a primeira ou a segunda do país neste curso. É um cara inteligente tanto cognitiva quanto emocionalmente. Para mim, eles simplesmente não precisavam da tal liberdade que os outros tanto lutavam. Talvez por não saber que existia algo além. Talvez por realmente não precisar. Pode ser que hoje, sentiriam falta de algo que não teriam mais se voltasse a ser como era antes. Mas o fato é que não sofreram. Não viveram este terror que todos tentam empurrar goela abaixo da gente como sendo a realidade de todos que viveram no Brasil durante a ditadura.

Naquela época as informações eram mais raras também e a própria imprensa se colocava ao lado da ditadura (em alguns casos por opção em outros porque era a única forma de se manterem).

Tenho dúvidas se em uma ditadura poderíamos estar tendo essa discussão nesse espaço agora. Em algumas pelo mundo isso poderia causar problemas, em outras fóruns poderiam ser bloqueados. Isso só para ficar em um exemplo que nos afeta no dia-a-dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto às pessoas que queriam trabalhar mas, mesmo assim, eram mortas pelo regime ditatorial? Elas têm menos voz?

O final do parágrafo, com essa descrição absurdamente seletiva, só demonstra como tu, também, não está aberto ao diálogo e ao "outro". Nem só de pichadores de muro foram compostos os mortos e torturados da ditadura, como o Banned lembrou. Havia, também, o que se chama de "gente de bem" (sic). Mas, ainda se fossem pichadores, o que é que tem? A vida vale menos por causa disso?

Tu está tentando inverter tudo? É isso mesmo?

Quando eu disse que os pichadores não eram gente de bem? Quando eu disse que eles estavam errados em fazer oq faziam? Usei este exemplo apenas pq o JG disse que seus pais faziam isso. Poderia ser qualquer outro grupo que representasse quem bateu de frente com a ditadura. Apenas usei este exemplo para mostrar o oposto do grupo que meu pai fazia parte. Que tinha anseios e necessidades muito mais básicas. Deixa de ser oportunista cara.

Naquela época as informações eram mais raras também e a própria imprensa se colocava ao lado da ditadura (em alguns casos por opção em outros porque era a única forma de se manterem).

Tenho dúvidas se em uma ditadura poderíamos estar tendo essa discussão nesse espaço agora. Em algumas pelo mundo isso poderia causar problemas, em outras fóruns poderiam ser bloqueados. Isso só para ficar em um exemplo que nos afeta no dia-a-dia.

Muitas coisas seriam restritas. Coisas que todos estamos acostumados hoje. Até por isso, não existe a mínima possibilidade da gente voltar a algo parecido com aquilo. Não teria milico suficiente para segurar a pressão. O Brasil implodiria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em algum momento aconteceu uma merda que reflete em nós hoje, violencia, corrupção, etc, é reflexo de alguma coisa que aconteceu no passado, em algum ponto a coisa se desvirtuou e formou uma bola de neve gigantesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando uma forma social (ditadura, por exemplo) deixa de existir, ela não para de existir completamente, deixa resquícios, "espectros", seja em outras instituições (polícia, tribunais) ou mesmo no resto da sociedade, inclusive na memória coletiva das pessoas. A história não é tão "limpa" assim: tem solavancos e retrocessos. Por isso é tão normal querer a volta do que já foi, mas isso de maneira nenhuma quer dizer que essa opinião é "livre e espontânea".

É algo que venho pensando tem um bom tempo, e... não. Não da esquerda que disse ser durante um bom tempo, desde mais ou menos sua fundação, uma esquerda comunista. Como diz um chavão velho, mas verdadeiro: a prática é o critério da verdade. Se o discurso não se sustenta na prática, só pode ser falso. Quando o Governo Dilma vem fazendo política de direita, com cortes a direitos trabalhistas, redução de jornada, etc etc, bom, de esquerda (comunista) não é. Quando tendências da base do partido não conseguem convencê-la a se alinhar novamente à esquerda, e o partido acaba por apenas ratificar suas decisões, esse partido, de esquerda, não é.

Você cita tais "resquícios" que fazem as pessoas não terem opiniões "livres e espontâneas". Mas e qual a diferença prática para a sua própria opinião? Também não é "livre e espontânea" por você ter espectros do seu passado em particular? Não pode ser uma crítica sua, apenas o que você vivenciou? Não seria algo presunçoso demais dizer que apenas essa gente "vive do passado"?

Quanto ao PT, ora, a Dilma tomou essas medidas agora apenas porque é a única forma de tentar manter uma governabilidade (pelos próprios erros esquerdistas de outrora) e nada mais do que se manter no poder. Mas dizer que ela mudou ideologicamente para a direita apenas porque fez tais cortes (necessários ou o país se arruinaria ainda antes) já coloca ela e todo o partido no lado contrário da ideologia? Então a direita que quer o impeachment da Dilma está, na realidade, se desfazendo de um "aliado"?

E lamento pela quantidade de perguntas. Mas faço porque quero enxergar a lógica desses discursos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em algum momento aconteceu uma merda que reflete em nós hoje, violencia, corrupção, etc, é reflexo de alguma coisa que aconteceu no passado, em algum ponto a coisa se desvirtuou e formou uma bola de neve gigantesca.

Não acho que é um momento específico. Se for ver pra trás, desde a época do Império tudo isso existe. A diferença é que com o maior acesso à informação, hoje temos noção quase exata do que acontece em lugares de onde (quase) não teríamos notícia em outros tempos.

Quem acha que não existia criminalidade e tráfico de drogas, por exemplo, simplesmente não viveu isso e não viu no jornal. Apenas não existiam redes imensas como é hoje porque isso também é um advento da globalização, independente de país, governo ou cultura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Livro reúne histórias de crianças presas, torturadas ou exiladas durante a ditadura no Brasil

 

Como a ditadura sequestrou crianças e torturou famílias para obter delações (http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/03/31/como-a-ditadura-sequestrou-criancas-e-torturou-familias-inteiras-para-obter-delacoes.htm)

 

 

Realmente, pequenos terroristas...

 

O que Vaz, Psicopinto e os demais que falaram que a ditadura não foi isso tudo esquecem é que vocês, em sua maioria moram em cidades muito pequenas e de pouca relevância (com todo o respeito), então é óbvio que a ditadura nas suas cidades e arredores não foi isso tudo porque estão mais afastadas das capitais e cidades mais importantes.

 

Na faculdade eu tive um professor de Sociologia que foi preso na ditadura junto com a noiva que estava grávida de 7 meses, ele foi espancado a ponto de ter que andar de cadeiras de rodas pelo resto da vida, já a sua então noiva foi espancada e currada (estuprada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo) na frente dele e morreu na sua frente. Ele nunca casou depois disso, desenvolveu depressão de alto grau e esse ano se suicidou.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...