Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Outdoor da Skol para o Carnaval causa indignação em SP


Pedrods

Posts Recomendados

Discurso de ódio onde? De minha parte não foi. E o pavlovich foi um pouco exaltado, mas não fez discurso de ódio nenhum.

Equilibrado é dizer que as feministas são gordas e feias, de certo. Bastante tolerante, também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 102
  • Criado
  • Última resposta

Discurso de ódio onde? De minha parte não foi. E o pavlovich foi um pouco exaltado, mas não fez discurso de ódio nenhum.

Equilibrado é dizer que as feministas são gordas e feias, de certo. Bastante tolerante, também.

Menciona aqui jovem, fica mais fácil pra ver e acompanhar a discussão.

E sobre o negrito: Não me viu falando isso, então quando for usar isso como argumento, que não seja contra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que concordar contigo, mas então, qual é o problema? Se os graduados que teoricamente tem uma educação melhor se portam assim, qual a solução? haha

PS: Namoral, eu já tenho que ficar me cuidando pra caralho no FB pra falar algo, fazer uma piadinha, falar de algum assunto, o único lugar que eu consigo ter uam conversa de qualidade E não me cuidar tanto é aqui no fórum. Se começar a chegar uma cambada de White Knight que nem esse malandro, que não consegue ver que a galera brinca e se diverte, fala sem pensar e leva de leve os assuntos aqui, vai foder mais ainda com a dinâmica daqui. Sem contar que o maluco apareceu "do nada" aqui quando falaram de feminismo, muito estranho isso.

Velho, eu frequento esse fórum há anos - tanto que eu tenho até uma saga na área de Histórias Memóraveis do Profissão Manager.

A diferença é que eu perdi a senha da minha conta antiga e, ao contrário da maioria, neste tópico eu resolvi de alguma forma logar pra botar minha opinião pois sabia que seria distinta.

Foi o calor do momento.

Menciona aqui jovem, fica mais fácil pra ver e acompanhar a discussão.

E sobre o negrito: Não me viu falando isso, então quando for usar isso como argumento, que não seja contra mim.

Amigo, ele não tava se referindo a ti na frase que tu destacou em negrito. Calma aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menciona aqui jovem, fica mais fácil pra ver e acompanhar a discussão.

E sobre o negrito: Não me viu falando isso, então quando for usar isso como argumento, que não seja contra mim.

Não estou usando como argumento. Só estou citando que você questionou nossa posição equilibrada, como se ela justificasse (???) o posicionamento dos trollzinhos, mas não cita a atitude deles. Não falei que você foi desequilibrado.

A primeira frase não entendi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na moral? Péssima idéia de publicidade, pelo menos na questão de imagem do produto. (É claro que prvavelmente não afeta em nada as vendas de cerveja, no máximo uma agência vai tomar uns xingos e tal.

Nego foi estimulado fortemente a escrotejar as meninas por que jogaram a bait no segundo posto, aí aparece a meia dúzia de nego que tá na memória das pessoas como "esquerdopatas", e a treta acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês esperavam de uma marca de cerveja que há anos trata as mulheres como objeto nessa época do ano, onde a putaria rola solta?

Eles querem vender mais, e, pra isso, não tão nem aí, colocam mais lenha na fogueira ainda, foda-se o resto.

Esse é o Brasil, amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou usando como argumento. Só estou citando que você questionou nossa posição equilibrada, como se ela justificasse (???) o posicionamento dos trollzinhos, mas não cita a atitude deles. Não falei que você foi desequilibrado.

A primeira frase não entendi.

Falta equilíbrio das duas partes.

Só pra você quotar hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

A publicidade foi de muito mal gosto e ponto, debater o politicamente correto, na minha opinião, nem cabe aqui.

Uma agência de publicidade tem que ter, no mínimo, certos valores morais e éticos a seguir. Essa falácia de "liberdade de expressão" é que está sendo muito mal interpretada de forma geral, seja pela imprensa, políticos, pessoas, etc... pensam que podem falar a merda que quiserem sem sofrer consequências mais que cabíveis. Cometem verdadeiros crimes e depois vem com esse papinho de "que é apenas minha opinião e você tem que respeitá-la", típico dos Bolsonaristas.

Fora isso, qual o objetivo de uma propaganda? Eu penso que agradar clientes para vender mais e por esse aspecto não foi só um tiro no pé, mas um salto mortal de cabeça do precipício! A cerveja já não é grandes coisas e ainda apela para imbecilidades desse tipo.

Mas o pior não é isso, pior é ver o festival de sexismo, machismo e intolerância dos supostos homens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é falta de rola.

Falta de alguém para comer essas retardadas até a buceta delas ficarem ardendo e deixa-las de perna bamba. Pronto.

Se não gosta de algo, ignora, porra. Isso é vontade de aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não gosta de algo, ignora, porra. Isso é vontade de aparecer.

É muito fácil a gente falar isso quando não está do lado "ofendido".

Não fiz contagem mas acho que mais membros distintos manifestaram desaprovação do que apoio no tópico. Porquê esses simplesmente não ignoraram? Porque não seria um fórum se não houvesse divergência...

Tenho o privilégio de me manter longe desses dramas de redes sociais, então só posso opinar baseado no que li aqui. Pode, sim, ter havido exagero. Se a mensagem faz parte de uma campanha maior, com mais de uma mensagem, tem um teor mais abrangente que o que foi mostrado. Mas isso também não desqualifica a reclamação de terem errado o tom. Não vou nem entrar na parte da crítica ao autor ao invés da crítica ao argumento.

Qualquer propaganda incentivando a falta de cuidados, além do mais nessa época, seria de mau gosto pra quem olhasse a partir de um ponto de vista mais crítico, principalmente levando em conta o quanto o álcool mata no trânsito durante o ano todo, mas especialmente em feriados regados a muita bebida como o Carnaval.

Podem reclamar que estão "sequestrando" o protesto. "Não pode bandeira", etc. Mas não deixam de ter certa razão, ainda que não tenham sido a única parte atingida. Todo mundo que se sente(iu) agredido também poderia ir lá reclamar. Estupro é um problema que atinge majoritariamente as mulheres mas o trânsito afeta a todos.

Volto quando chegar a hora de reclamar dos que reclamaram das outra pessoas reclamando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Eu passei minha adolescência sendo criado por minha mãe e com a companhia da minha irmã. Hoje em dia tenho no meu convívio mais mulheres do que homens, mesmo cursando um curso predominantemente masculino. Mulher é uma coisa do caralho, bixo. Do caralho no sentido de bom, sou defensor da igualdade dos sexos e de tudo atrelado a bandeira feminista. A questão é que mulheres como essas (ou não, não quero entrar no mérito do julgamento das pessoas) dão uma atenção desnecessária a bandeira do movimento feminista. Não sei se foi aqui ou em outro lugar que li que o feminismo estava sendo desconstruído por causa das atitudes extremas de certos grupos ou pessoas, vulgo feminazis. E esse pode ser um desses casos.

Não achei a propaganda sexista, porque não tem referência a nada. Se a propaganda não fosse da Skol (ou qualquer outra marca de cerveja ou algo do gênero), não teria esse burburinho todo. Acho que esse é o ponto central. Elas deram foco para algo que não teria visibilidade não fosse o extremismo que vai se alastrando com o anonimato da internet (mesmo que não seja o caso de ambas).

Tem um ditado bacana: "Quem procura, acha!".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passei minha adolescência sendo criado por minha mãe e com a companhia da minha irmã. Hoje em dia tenho no meu convívio mais mulheres do que homens, mesmo cursando um curso predominantemente masculino. Mulher é uma coisa do caralho, bixo. Do caralho no sentido de bom, sou defensor da igualdade dos sexos e de tudo atrelado a bandeira feminista. A questão é que mulheres como essas (ou não, não quero entrar no mérito do julgamento das pessoas) dão uma atenção desnecessária a bandeira do movimento feminista. Não sei se foi aqui ou em outro lugar que li que o feminismo estava sendo desconstruído por causa das atitudes extremas de certos grupos ou pessoas, vulgo feminazis. E esse pode ser um desses casos.

Não achei a propaganda sexista, porque não tem referência a nada. Se a propaganda não fosse da Skol (ou qualquer outra marca de cerveja ou algo do gênero), não teria esse burburinho todo. Acho que esse é o ponto central. Elas deram foco para algo que não teria visibilidade não fosse o extremismo que vai se alastrando com o anonimato da internet (mesmo que não seja o caso de ambas).

Tem um ditado bacana: "Quem procura, acha!".

E esse é o fim da discussão. Falou tudo.

:majesty:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito fácil a gente falar isso quando não está do lado "ofendido".

Não fiz contagem mas acho que mais membros distintos manifestaram desaprovação do que apoio no tópico. Porquê esses simplesmente não ignoraram? Porque não seria um fórum se não houvesse divergência...

Tenho o privilégio de me manter longe desses dramas de redes sociais, então só posso opinar baseado no que li aqui. Pode, sim, ter havido exagero. Se a mensagem faz parte de uma campanha maior, com mais de uma mensagem, tem um teor mais abrangente que o que foi mostrado. Mas isso também não desqualifica a reclamação de terem errado o tom. Não vou nem entrar na parte da crítica ao autor ao invés da crítica ao argumento.

Qualquer propaganda incentivando a falta de cuidados, além do mais nessa época, seria de mau gosto pra quem olhasse a partir de um ponto de vista mais crítico, principalmente levando em conta o quanto o álcool mata no trânsito durante o ano todo, mas especialmente em feriados regados a muita bebida como o Carnaval.

Podem reclamar que estão "sequestrando" o protesto. "Não pode bandeira", etc. Mas não deixam de ter certa razão, ainda que não tenham sido a única parte atingida. Todo mundo que se sente(iu) agredido também poderia ir lá reclamar. Estupro é um problema que atinge majoritariamente as mulheres mas o trânsito afeta a todos.

Volto quando chegar a hora de reclamar dos que reclamaram das outra pessoas reclamando.

Liberdade de expressão é para falar de coisas polêmicas, não de meteorologia, confrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é que mulheres como essas (ou não, não quero entrar no mérito do julgamento das pessoas) dão uma atenção desnecessária a bandeira do movimento feminista. Não sei se foi aqui ou em outro lugar que li que o feminismo estava sendo desconstruído por causa das atitudes extremas de certos grupos ou pessoas, vulgo feminazis. E esse pode ser um desses casos.

Não achei a propaganda sexista, porque não tem referência a nada. Se a propaganda não fosse da Skol (ou qualquer outra marca de cerveja ou algo do gênero), não teria esse burburinho todo. Acho que esse é o ponto central. Elas deram foco para algo que não teria visibilidade não fosse o extremismo que vai se alastrando com o anonimato da internet (mesmo que não seja o caso de ambas).

Tem um ditado bacana: "Quem procura, acha!".

Essas mulheres são as que carregam a bandeira do movimento feminista, Henrique. O movimento feminista não surgiu do nada como uma

espontaneidade de brandas indignações coletivas abarcadas em uma ação comum e equilibrada. Elas SÃO o movimento feminista. A mulher que teve que criar três filhos porque o pai abandonou, ocupou os lugares tradicionalmente masculinos e deu a cara a tapa não é feminista, como já ouvi dizerem: ela é uma pobre coitada muito corajosa, mas isso não tem a ver com movimento feminista.

Eu tenho um enorme pé atrás com esse discurso conservador de dizer o que é extremista e o que não é porque ele é com frequência ignorante da história e ignorante do papel dos movimentos vanguardistas. Quando as mulheres conseguiram ganhar alguns direitos do fim do século XIX pro início do século XX, o extremismo era dizer que mereciam o direito a voto. Esse era o movimento de vanguarda. E no entanto aqui estamos.

Você tem razão quando diz que se não fosse da Skol ou de uma indústria do gênero não haveria todo esse burburinho. E qual o problema com isso? É justamente porque vem de uma indústria extremamente machista que a propaganda foi interpretada da forma que foi.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião sobre estas feministas está em outro tópico já, se não me engano, sobre a Andressa Urach.

No mais, elas têm o direito de reclamar e achar o que quiser.

E eu tenho o direito de achar um puta mimimi desnecessário,e ainda rir da sandice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro André, com todo o respeito, mas pra mim "pela saco" é uma pessoa que não demonstra ter respeito nem com a própria mãe ao falar que "mulher serve apenas pra chupar pau e trazer cerveja".

Ele estava brincando. Coisa que vcs, geração mimimi, não entendem mais. Tudo é ofensivo, tudo vira em algum "ismo".

Tu chamou o Masca de patriarcal e ele já deu o exemplo dele. Tu tem ideia de como são todos outros que opinaram contra esta babaquice destas duas gurias desocupadas? Ou tu simplesmente decidiu que quem desaprovou a atitude delas é machista, sexistas e outros "istas" que vcs adoram qualificar as pessoas?

Eu sou tão machista, mas tão machista que por anos fui subordinado em dois níveis a mulheres. Num departamento com mais mulheres na posições de liderança que homens. Ótimas profissionais e nunca me senti inferior, nunca reclamei. Sou tão machista, que casei com uma mulher com uma profissão muito mais prestigiada que a minha. Eu sou mais conhecido como o marido da dentista do que como o analista de sistemas. E minha visão machista chega ao máximo quando tu fica sabendo que desde sempre, minha esposa teve toda liberdade para sair com amigas, e inclusive ir em baladas com sua turma de faculdade/pós/amigos sem eu estar junto, até com homens junto. Imagina isso cara? Que absurdo! Que troglodita! Que pensamento retrógrado cimentado no patriarcado.

Por isso, este discurssinho FemiBoring mela cueca de vocês me irrita. Por isso que a atitude destas duas gordas DESOCUPADAS me irrita tanto. Pq eu não preciso ficar fazendo militância de merda nenhuma para saber qual é meu dever com a sociedade. E definitivamente não preciso ficar enchendo o saco dos outros com meus discursos cheio de buzzwords para mostrar para os outros que me importo com causas sociais e ganhar likes em redes sociais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele estava brincando. Coisa que vcs, geração mimimi, não entendem mais. Tudo é ofensivo, tudo vira em algum "ismo".

Tu chamou o Masca de patriarcal e ele já deu o exemplo dele. Tu tem ideia de como são todos outros que opinaram contra esta babaquice destas duas gurias desocupadas? Ou tu simplesmente decidiu que quem desaprovou a atitude delas é machista, sexistas e outros "istas" que vcs adoram qualificar as pessoas?

Eu sou tão machista, mas tão machista que por anos fui subordinado em dois níveis a mulheres. Num departamento com mais mulheres na posições de liderança que homens. Ótimas profissionais e nunca me senti inferior, nunca reclamei. Sou tão machista, que casei com uma mulher com uma profissão muito mais prestigiada que a minha. Eu sou mais conhecido como o marido da dentista do que como o analista de sistemas. E minha visão machista chega ao máximo quando tu fica sabendo que desde sempre, minha esposa teve toda liberdade para sair com amigas, e inclusive ir em baladas com sua turma de faculdade/pós/amigos sem eu estar junto, até com homens junto. Imagina isso cara? Que absurdo! Que troglodita! Que pensamento retrógrado cimentado no patriarcado.

Por isso, este discurssinho FemiBoring mela cueca de vocês me irrita. Por isso que a atitude destas duas gordas DESOCUPADAS me irrita tanto. Pq eu não preciso ficar fazendo militância de merda nenhuma para saber qual é meu dever com a sociedade. E definitivamente não preciso ficar enchendo o saco dos outros com meus discursos cheio de buzzwords para mostrar para os outros que me importo com causas sociais e ganhar likes em redes sociais.

Já disse que te amo hoje?!

:yao:

Se vierem de zoação, vou chamar de homofobia e ficar chateadinho...

A zoeira never ends.

No mais, já tivemos uma discussão sobre o feminismo a partir do post do Henrique M, nesta página aqui...

http://forum.fmanager.com.br/topic/120101-com-infeccao-generalizada-estado-de-saude-de-andressa-urach-e-gravissimo/page-3

Aos interessados, é só ler.

rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele estava brincando. Coisa que vcs, geração mimimi, não entendem mais. Tudo é ofensivo, tudo vira em algum "ismo".

Tu chamou o Masca de patriarcal e ele já deu o exemplo dele. Tu tem ideia de como são todos outros que opinaram contra esta babaquice destas duas gurias desocupadas? Ou tu simplesmente decidiu que quem desaprovou a atitude delas é machista, sexistas e outros "istas" que vcs adoram qualificar as pessoas?

Eu sou tão machista, mas tão machista que por anos fui subordinado em dois níveis a mulheres. Num departamento com mais mulheres na posições de liderança que homens. Ótimas profissionais e nunca me senti inferior, nunca reclamei. Sou tão machista, que casei com uma mulher com uma profissão muito mais prestigiada que a minha. Eu sou mais conhecido como o marido da dentista do que como o analista de sistemas. E minha visão machista chega ao máximo quando tu fica sabendo que desde sempre, minha esposa teve toda liberdade para sair com amigas, e inclusive ir em baladas com sua turma de faculdade/pós/amigos sem eu estar junto, até com homens junto. Imagina isso cara? Que absurdo! Que troglodita! Que pensamento retrógrado cimentado no patriarcado.

Por isso, este discurssinho FemiBoring mela cueca de vocês me irrita. Por isso que a atitude destas duas gordas DESOCUPADAS me irrita tanto. Pq eu não preciso ficar fazendo militância de merda nenhuma para saber qual é meu dever com a sociedade. E definitivamente não preciso ficar enchendo o saco dos outros com meus discursos cheio de buzzwords para mostrar para os outros que me importo com causas sociais e ganhar likes em redes sociais.

Parabéns, resumiu exatamente o que eu faço e penso, principalmente no ultimo paragrafo. O jeito que eu trato ou deixo de tratar as mulheres é com respeito e liberdade, não preciso militar e ficar enchendo o saco de todo mundo. Normalmente a própria vida dá umas na cara de otário que desrespeita e trata mulher como lixo. Se neguinho traiu vai ser traido. Se cara bateu, a mulher não vai ficar quieta e aceitar, vai tomar uma atitude. E isso cada dia mais aumenta. No Brasil aumenta mais lentamente, mas no exterior já não existe possibilidade de alguém aceitar, nem levemente, um homem bater em uma mulher.

Esses dias um jogador acusado de estupro foi rejeitado por mil e um clubes na Inglaterra, só pela acusação.

E o pior é a mania de julgar e ser superior de toda essa galera ista aí. Como se somente o jeito deles fosse o certo. Tem muita gente boa dessa galera, sou amigo de muitos, mas tem assuntos que não dá pra falar, simplesmente não dá. Corto esses assuntos e discuto outras coisas, daí rola. Mas vai tentar falar "bah, tenho que dobrar a direita aqui?" com um esquerdista no carro, ele vai te dar um discursso contra a burguesia de 30 minutos antes de te falar "acho que dá pra dobrar aqui mesmo.". Sendo que era só relaxar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês falam como se vocês fossem a regra do homem brasileiro.

Se for só uma resposta ao pavlovich, aí é outra questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Vocês falam como se vocês fossem a regra do homem brasileiro.

Se for só uma resposta ao pavlovich, aí é outra questão.

Acredito que a maioria dos posts aqui foi resposta a ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que todos, o Lowko é antigo daqui, todo mundo conhece e sabe que o discurso dele não é agressivo ou desrespeitoso. O Pavlovich já se desculpou e achei bacana da parte dele, até peço desculpas também por ter duvidado da sua existência HAHA Achava que ele tivesse sido "sumonado" por alguém.

Mas quando me referi daquela galera é pq já perdi as contas das vezes que tive que ouvir o tal do discurso da soberba e arrogância de uma galerinha e se tem algo que me irrita/dá nojo é isso. Ainda mais quando a pessoa começa a discussão e nem tá afim de te ouvir!!!!!!!! E isso acontece direto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra banned, sério que você interpretou essa propaganda assim? hahahahaha

Sim. E olha que eu trampo com isso. :P

A ideia é extremamente inteligente, mas ela só foi aplicada no momento errado e pela marca errada. Eu entendi que é pra você deixar o não em casa durante o carnaval, pra tudo, não especificamente pra uma coisa.

Como eu falei, o problema é que a marca que veiculou isso é a Skol.

Na moral? Péssima idéia de publicidade, pelo menos na questão de imagem do produto. (É claro que prvavelmente não afeta em nada as vendas de cerveja, no máximo uma agência vai tomar uns xingos e tal.

Duvido fortemente. O cliente tem que aprovar a campanha, não existe a menor possibilidade da agência tomar uns xingos sendo que ela deve ter apresentado no mínimo umas 3 ideias pra mote de campanha e o cliente aprovou essa.

Talvez essa tivesse sido a pior ideia e foi a que o cliente gostou, etc. Esse meio é uma desgraça, e como eles só pensam em vendas, foda-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Respeita Meu Manto
      Por Respeita Meu Manto
      Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 
    • Leho.
      Por Leho.
      Um tempo atrás o Mercado Livre anunciou que havia expandido seus galpões afim de otimizar ainda mais suas entregas, vi no Twitter inclusive. Agora a Amazon, que já entrega uma experiência de compra fenomenal pra gente desde que chegou aqui (quem já comprou com eles sabe o que eu tô falando) também anuncia um novo incremento à sua rede logística.
      Quem ganha somos nós, que cada vez menos ficamos dependentes da merda que é os Correios. Vale lembrar que o grupo Magazine Luiza e o da Americanas também estão melhorando bastante seus serviços de venda e entrega, puxados principalmente pela rivalidade com a Amazon.
       
      É aquela história: quando alguém sobe o sarrafo no mercado, as outras são obrigadas a se mexer também hahahah.
    • Leho.
      Por Leho.
      Acredito que os senhores estejam sabendo do caso... e aí?
      Rafinha Bastos, pessoa que é bem próxima ao acusado soltou esse vídeo hoje:
       
    • Lewiks
      Por Lewiks
      Link completo da matéria em: https://globoesporte.globo.com/programas/esporte-espetacular/noticia/sonho-desmorona-contratado-para-trabalhar-com-jogador-brasileiro-esta-preso-na-russia.ghtml
       
      =-=-=
       
      Reportagem passada hoje no Esporte Espetacular... Fernando, volante ex-Grêmio, a mulher dele e a família da mulher enganaram um casal oferecendo emprego pra usá-los como mula pra levar remédios para o pai da mulher. O homem enganado foi preso por tráfico de drogas na Rússia e o jogador e a mulher saíram fora do país. A reportagem é longa mas revoltante.
    • Leho.
      Por Leho.
      Rapaz... é assim que começa a loucura, hahahaha.
      30 Seconds To Mars era uma PUTA banda, lá no comecinho dos caras, mas que tá cada vez mais se perdendo. E pelo visto a gente tá vendo quem é o responsável por essa "queda" aí. Triste.
×
×
  • Criar Novo...