Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Estátuas pichadas e destruídas, qual a sua opinião?

Respeita Meu Manto

Posts Recomendados

Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Respeita Meu Manto disse:

Se tiver algum tópico no fórum onde estejam discutindo o assunto, por favor unam esse tópico ao já existente, mas acho essa discussão interessante e quis trazer pra cá, hoje vi uma postagem que um amigo compartilhou da Folha de SP sobre o padrão do descobrimento que é um dos principais pontos turísticos de Lisboa e ontem foi pichado em inglês com a seguinte frase "velejando cegamente por dinheiro, a humanidade está se afogando em um mar escarlate", recentemente tivemos aqui no Brasil a estátua do Borba Gato sendo incendiada, tanto um caso como o outro, a justificativa é a mesma "reescrever a história", a pergunta que deixo é, qual a sua opinião? Esse pessoal tem razão ou não passam de vândalos? 

Vândalos e analfabetos funcionais de uma democracia decente, isto é, atual, informatizada.

Todo mundo hoje pode ser escutado, mas há pouca compreensão e verdadeiras democracias forjadas em redes sociais indo para o ralo pela falta de publicidade de canais como o https://edemocracia.camara.leg.br/ e o do Senado.

Danificar estátuas e bens públicos é deplorável.

Link para o comentário

8 horas atrás, ZMB disse:

Não tenho pena de objetos.

Tudo bem então quebrar a placa da Marielle?

Link para o comentário

2 horas atrás, Buzzuh disse:

Quero ver falar isso do seu vibrador.

tu é fã do busto do Renato? 🤭

Link para o comentário

Apagar o passado, como se ele não tivesse existido, é receita para repetir os mesmos erros.

Link para o comentário

Destruir talvez não, mas estátuas de pessoas como o Borba gato deveriam ir para museus. Estar como estão em praça pública é apenas uma homenagem. 

Link para o comentário

Não quero dar carteirada nem nada do tipo, em licenciatura de história se estuda muito pouco de monumento e memória. Mas, assim. É primeiro importante lembrar que esse monumento do borba gato NÃO é documento histórico, ele foi construído muito posteriormente à morte dele (1963, pelo que procurei), inclusive, nesse momento, dentro da historiografia, inclusive brasileira, já se havia o debate sobre as populações sem espaço na história (todos aqueles que não fossem brancos). 

Então, assim, a existência desse monumento em homenagem a um assassino e escravista, serve para que e para quem? Quando penso em monumentos iguais a esse, só consigo imaginar a cena de uma criança perguntando para seus pais sobre quem foi esse, e o pai (se n for bolsominio) de calça justa tentando entender o pq estão exaltando um assassino.

Link para o comentário

1 hora atrás, raskor disse:

Apagar o passado, como se ele não tivesse existido, é receita para repetir os mesmos erros.

D. de Caxias te mandou um salve 🤘🤘

Link para o comentário

2 horas atrás, Guilherme Faria disse:

Destruir talvez não, mas estátuas de pessoas como o Borba gato deveriam ir para museus. Estar como estão em praça pública é apenas uma homenagem. 

Link para o comentário

13 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Tudo bem então quebrar a placa da Marielle?

Tenho problema com motivações escrotas.

Link para o comentário

10 horas atrás, ZMB disse:

Tenho problema com motivações escrotas.

Sim, daí o problema é o significado, não o objeto.

A galera da esquerda costuma criticar quem critica a destruição de objetos e patrimônios com essa frase como se fosse apenas uma questão puramente material, sendo óbvio que não é.

Link para o comentário

Em 10/08/2021 em 01:32, ZMB disse:

Não tenho pena de objetos.

Se alguém vandalizar o seu carro na rua algum dia, porque ele não tem pena de objetos, e for de direita, te dirá que "Tem problema com motivações escrotas."

Link para o comentário

2 horas atrás, Head Coche Z disse:

Se alguém vandalizar o seu carro na rua algum dia, porque ele não tem pena de objetos, e for de direita, te dirá que "Tem problema com motivações escrotas."

Okay

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...