Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jovem negro é hostilizado por ser contra cotas


Athaíde

Posts Recomendados

  • Respostas 123
  • Criado
  • Última resposta

Se a questão fosse apenas econômica e/ou social, seria maravilhoso! Mas o fato é o seguinte: um negro, ainda que mais preparado e capacitado NÃO TEM as mesmas oportunidades que um branco! É possível que uma empresa prefira investir na capacitação de um branco leigo que oferecer de cara este cargo a um negro já apto em seu quadro de funcionários. Porque? Obviamente, racismo! Essa discussão vai MUITO além do que está sendo debatido.

Então cara, eu te rebato com uma coisa: sabemos que a empresa quer nada mais nada menos do que lucro e produtividade. Se um empresário prefere um branco incapaz a um negro gabaritado, não só ele está fodendo com o próprio lucro quanto com a própria improdutividade. Se há isso, o sujeito é uma anta e a empresa tende a falir. Uma concorrente que veja isso obviamente vai se interessar pelo funcionário negro e terá um funcionário muito melhor e terá produtividade e inclusive, um melhor ambiente de trabalho porque as pessoas sabem que o funcionário que era melhor gabaritado mereceria estar no cargo mais do que o branco incompetente.

Se o sujeito é racista, não adianta dar 200 títulos universitários ao negro que ele não mudará sua opinião. Por isso, novamente, cotas raciais nunca resolverão tal problema. Na verdade, só reforçou uma única coisa: brancos pobres, atualmente no Brasil, são a escória da sociedade. Pois teoricamente possuem menos direitos e possibilidades de ascensão financeira muito menor do que negros e quaisquer outros de classe média e alta.

Não sou a favor de cotas porque sou de direita e conservador, porém, se fossem para existir como um paliativo e com data para acabar (supondo, dezembro de 2025), eu seria favorável a cotas sociais de acordo com o salário. Atingiriam a grande maioria dos negros, incluiria os brancos pobres e teria um critério específico com base na renda familiar, algo neutro.

Muita galerinha aí pensa que aqui no Sul e Sudeste é tipo a Europa, cheio de brancos com altos níveis de escolaridade e emprego a rodo. Convido a galera aí das cotas raciais a fazer uma visita nas favelas e regiões pobres daqui do Sul para ver uma boa quantidade de loiros de olhos azuis vivendo em casebres sem usufruir dos mesmos benefícios de cotas que os outros. Esses são a atual escória da população brasileira, segundo vocês, sem direito a cotas raciais apenas porque deram o azar de serem descendentes de camponeses miseráveis europeus do início do século.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, que bonito ver gente inteligente ='].

É simplesmente uma questão estatística como eu disse lá em cima. Existem MAIS negros pobres, sim, por questões históricas, mas o fato que fode a ascensão social deles não é ser negro, É SER POBRE PORRA.

Aí vc me fala que no mercado nos cargos de direção tem menos negros. Existem MENOS negros capacitados pra esses cargos, pois existem MAIS negros pobres, e estatisticamente a chance de um cargo de direção ser assumido por um negro quando a proporção é de 10 pra 1 é baixa.

Mas também existem vários outros pobres, que não são negros, e acabam virando escória como disse mto bem o André e o Thales.

Desculpa, mas a sociedade de hoje não deve nenhuma compensação aos negros, não fomos nós que escravizamos nem demos chibatadas neles, NÃO DEVEMOS NADA.

Dito isso, sim, nós devemos ajudar os menos favorecidos, mas não exclusivamente qualquer que seja a minoria, e sim QUALQUER POBRE.

Quem não enxerga isso é mto míope intelectualmente falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a questão fosse apenas econômica e/ou social, seria maravilhoso! Mas o fato é o seguinte: um negro, ainda que mais preparado e capacitado NÃO TEM as mesmas oportunidades que um branco! É possível que uma empresa prefira investir na capacitação de um branco leigo que oferecer de cara este cargo a um negro já apto em seu quadro de funcionários. Porque? Obviamente, racismo! Essa discussão vai MUITO além do que está sendo debatido.

Ler uma merda dessas da até desgosto da raça humana. Se o negro tem menos oportunidade do que o caucasiano, o fator é economico SIM! Obviamente, uma empresa não contrata somente pela experiencia do candidato. Uma loja de vestuário feminino de alta classe não vai contratar um homem ou uma mulher que sejam gordos ou feios ou pretos. Mas é por preconceito com gordo? Com gente feia? Com gente preta? Nâo. É porque, sendo atendido por alguém que o cliente tenha mais afinidade sociocultural, há mais chance do negócio ser concretizado. É a finalidade da empresa. Se fosse o contrário, algum negócio voltado para a etnia negra, obviamente a empresa daria preferencia para um vendedor negro. Não precisa pensar muito pra entender a razão.

Mas tirando essa exceção, que existe por ser uma vantagem competitiva da empresa e não por racismo, eu te pergunto: Onde isso? Em qual empresa você já viu isso? Você já passou por isso? Conhece alguém que já passou?. Eu sou empresário e não conheço UMA EMPRESA, umazinha se quer que preferiria contratar branco sem conhecimento do que um preto capacitado, caso não houvesse uma vantagem competitiva em tomar essa decisão. Não existe isso, meu filho, só na sua cabeça. A empresa é uma organização voltada para objetivos, e estes objetivos são quase em todos os casos o LUCRO! Empresas não querem propagar a hegemonia branca ou qualquer outra coisa assim, não seja ridículo.

Agora, outro ponto importantíssimo que eu nunca vi NINGUÉM discutir, ninguém. Eu nunca vi ninguém que briga por cotas brigar com o mesmo fervor por uma educação básica de qualidade. Querem cotas para si, para os filhos, mas nunca reclamam da educação primária. Todo mundo só olha para o próprio umbigo.

As vezes eu acho que o negro, no Brasil, quer que o caucasiano seja também escravizado durante uns anos, para se vingar. Ninguém quer igualidade, equidade porra nenhuma. Quero ver alguém rebater meus argumentos quanto a isso, que fiz páginas atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes eu acho que o negro, no Brasil, quer que o caucasiano seja também escravizado durante uns anos, para se vingar. Ninguém quer igualidade, equidade porra nenhuma. Quero ver alguém rebater meus argumentos quanto a isso, que fiz páginas atrás.

É basicamente oq parece que o "feminismo" atual tenta fazer. Não querem igualdade. Querem punir o homem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal aqui ja falou tudo que tinha pra falar e concordo com muitos posts, muito bem escritos, parabens.

No mais, o que me da raiva no video original eh a parte:

"Cala a boca quando o oprimido fala". Da vontade de pedir licenca da sala e voltar com uma metralhadora pra oprimir de verdade.

Deixo esse gif como reflexao:

anigif_enhanced-15991-1400001209-12.gif

Ler uma merda dessas da até desgosto da raça humana. Se o negro tem menos oportunidade do que o caucasiano, o fator é economico SIM! Obviamente, uma empresa não contrata somente pela experiencia do candidato. Uma loja de vestuário feminino de alta classe não vai contratar um homem ou uma mulher que sejam gordos ou feios ou pretos. Mas é por preconceito com gordo? Com gente feia? Com gente preta? Nâo. É porque, sendo atendido por alguém que o cliente tenha mais afinidade sociocultural, há mais chance do negócio ser concretizado. É a finalidade da empresa. Se fosse o contrário, algum negócio voltado para a etnia negra, obviamente a empresa daria preferencia para um vendedor negro. Não precisa pensar muito pra entender a razão.

Mas tirando essa exceção, que existe por ser uma vantagem competitiva da empresa e não por racismo, eu te pergunto: Onde isso? Em qual empresa você já viu isso? Você já passou por isso? Conhece alguém que já passou?. Eu sou empresário e não conheço UMA EMPRESA, umazinha se quer que preferiria contratar branco sem conhecimento do que um preto capacitado, caso não houvesse uma vantagem competitiva em tomar essa decisão. Não existe isso, meu filho, só na sua cabeça. A empresa é uma organização voltada para objetivos, e estes objetivos são quase em todos os casos o LUCRO! Empresas não querem propagar a hegemonia branca ou qualquer outra coisa assim, não seja ridículo.

Agora, outro ponto importantíssimo que eu nunca vi NINGUÉM discutir, ninguém. Eu nunca vi ninguém que briga por cotas brigar com o mesmo fervor por uma educação básica de qualidade. Querem cotas para si, para os filhos, mas nunca reclamam da educação primária. Todo mundo só olha para o próprio umbigo.

As vezes eu acho que o negro, no Brasil, quer que o caucasiano seja também escravizado durante uns anos, para se vingar. Ninguém quer igualidade, equidade porra nenhuma. Quero ver alguém rebater meus argumentos quanto a isso, que fiz páginas atrás.

Nao sei como voce ainda tem paciencia, muito bom seu post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E expandindo, sobre outras falácias que os "oprimidos" adoram falar merda. Com o mesmo papo, dizem que a mulher recebe menos do que o homem por ser mulher. Também não é verdade. Uma corporação paga o mesmo tanto para uma executiva do que para um executivo. Uma advogada recebe o mesmo tanto que um advogado. O que muda é um simples fato: existem mais homens em cargos melhores remunerados do que mulheres. E isso também não é por machismo.

O fato é que mais homens cursaram universidade no passado. Hoje, como existem mais mulheres nos cursos superiores, em breve veremos que é a mulher que receberá mais que o homem. Tudo bem que no passado as corporações eram influenciadas por coisas idiotas como isso. Mas hoje o que toda empresa quer é vantagem competitiva. Ninguém vai contratar um homem menos competente que uma mulher, sem algum motivo que seja benéfico para a empresa. Quem faz isso, perde vantagem competitiva no mercado e possivelmente quebra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixo esse gif como reflexao:

Que coisa irritante... hauhauhauha

As bandeirinhas da Venezuela alí já dizem tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa senhora, cringeworthy esse gif, credo

Ainda na questão da mulher, a ÚNICA coisa que eu vejo, é que no caso de dois profissionais de mesmo gabarito, um homem e uma mulher, talvez o empregador escolha o homem pq no caso de a mulher (candidata) engravidar é quase 1 ano que o empregador tem que bancar de salário sem ela produzir um puto, enquanto o homem vai produzir o ano todo.

Como a gente resolve isso? Licença maternidade compartilhada: Se a mulher n tiver emprego, ela pode pegar a licença integral, se ambos tiverem, cada um tira metade da licença pra se revezar cuidando da criança e aí os empregadores não precisam mais decidir nesse quesito (o que não impede ainda de eles preferirem solteiros à casados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa senhora, cringeworthy esse gif, credo

Ainda na questão da mulher, a ÚNICA coisa que eu vejo, é que no caso de dois profissionais de mesmo gabarito, um homem e uma mulher, talvez o empregador escolha o homem pq no caso de a mulher (candidata) engravidar é quase 1 ano que o empregador tem que bancar de salário sem ela produzir um puto, enquanto o homem vai produzir o ano todo.

Como a gente resolve isso? Licença maternidade compartilhada: Se a mulher n tiver emprego, ela pode pegar a licença integral, se ambos tiverem, cada um tira metade da licença pra se revezar cuidando da criança e aí os empregadores não precisam mais decidir nesse quesito (o que não impede ainda de eles preferirem solteiros à casados).

mas criança com 6 meses ainda precisa da mãe pra amamentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ler uma merda dessas da até desgosto da raça humana. Se o negro tem menos oportunidade do que o caucasiano, o fator é economico SIM! Obviamente, uma empresa não contrata somente pela experiencia do candidato. Uma loja de vestuário feminino de alta classe não vai contratar um homem ou uma mulher que sejam gordos ou feios ou pretos. Mas é por preconceito com gordo? Com gente feia? Com gente preta? Nâo. É porque, sendo atendido por alguém que o cliente tenha mais afinidade sociocultural, há mais chance do negócio ser concretizado. É a finalidade da empresa. Se fosse o contrário, algum negócio voltado para a etnia negra, obviamente a empresa daria preferencia para um vendedor negro. Não precisa pensar muito pra entender a razão.

Mas tirando essa exceção, que existe por ser uma vantagem competitiva da empresa e não por racismo, eu te pergunto: Onde isso? Em qual empresa você já viu isso? Você já passou por isso? Conhece alguém que já passou?. Eu sou empresário e não conheço UMA EMPRESA, umazinha se quer que preferiria contratar branco sem conhecimento do que um preto capacitado, caso não houvesse uma vantagem competitiva em tomar essa decisão. Não existe isso, meu filho, só na sua cabeça. A empresa é uma organização voltada para objetivos, e estes objetivos são quase em todos os casos o LUCRO! Empresas não querem propagar a hegemonia branca ou qualquer outra coisa assim, não seja ridículo.

Agora, outro ponto importantíssimo que eu nunca vi NINGUÉM discutir, ninguém. Eu nunca vi ninguém que briga por cotas brigar com o mesmo fervor por uma educação básica de qualidade. Querem cotas para si, para os filhos, mas nunca reclamam da educação primária. Todo mundo só olha para o próprio umbigo.

As vezes eu acho que o negro, no Brasil, quer que o caucasiano seja também escravizado durante uns anos, para se vingar. Ninguém quer igualidade, equidade porra nenhuma. Quero ver alguém rebater meus argumentos quanto a isso, que fiz páginas atrás.

Se sentir menos confortável em ser atendido por alguém com mais (ou menos) melanina é puro racismo. Não dá pra inferir racionalmente absolutamente nada sobre uma pessoa baseando-se em sua cor de pele, o que é diferente por exemplo de sentir repulsa por um vendedor com a camisa amarrotada. A segunda situação gera no inconsciente do comprador a impressão do cara ser descuidado e isso consequentemente gera uma imagem negativa, dificultando a venda. Tem uma lógica. O mesmo processo ocorre no primeiro caso, mas partindo de um pressuposto injusto e que não tem lógica alguma. E repare que em ambos os casos, o critério é aparencia física.

E isso não é uma critica as empresas, que só estão dançando conforme a musica. Afinal, como vc mesmo disse, é a função delas encontrar facilitadores pra venda do seu produto. Os questionamentos são sobre a questão da "afinidade cultural", que não é nada menos que uma desculpa que as pessoas usam pra camuflar seus preconceitos, e

a a imagem dos negros por si só estar associada a algo negativo - e também o contrário, como no caso de um negro se sentir desconfortável em ser atendido por uma pessoa branca.

No mais, concordo com seu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sentir menos confortável em ser atendido por alguém com mais (ou menos) melanina é puro racismo. Não dá pra inferir racionalmente absolutamente nada sobre uma pessoa baseando-se em sua cor de pele, o que é diferente por exemplo de sentir repulsa por um vendedor com a camisa amarrotada. A segunda situação gera no inconsciente do comprador a impressão do cara ser descuidado e isso consequentemente gera uma imagem negativa, dificultando a venda. Tem uma lógica. O mesmo processo ocorre no primeiro caso, mas partindo de um pressuposto injusto e que não tem lógica alguma. E repare que em ambos os casos, o critério é aparencia física.

E isso não é uma critica as empresas, que só estão dançando conforme a musica. Afinal, como vc mesmo disse, é a função delas encontrar facilitadores pra venda do seu produto. Os questionamentos são sobre a questão da "afinidade cultural", que não é nada menos que uma desculpa que as pessoas usam pra camuflar seus preconceitos, e

a a imagem dos negros por si só estar associada a algo negativo - e também o contrário, como no caso de um negro se sentir desconfortável em ser atendido por uma pessoa branca.

No mais, concordo com seu ponto de vista.

O que as pessoas tem que entender é que TODO MUNDO julga. Todos nós usamos probabilidades, preconceitos, enfim, o que a gente conhece, nossas experiências para tomar decisões, por mais que estejamos enganados. E nem sempre esse preconceito é uma coisa ruim.

Vou dar um exemplo: você está na rua, de madrugada, andando sozinho. Para ir para sua casa, pode pegar dois caminhos, e neles, um tem um cara negro, com as mãos dentro do bolso, parado na rua e olhando para você. No outro, uma velinha de bengala atravessando. Diga-me: qual caminho você pegaria? Qual se sentiria mais seguro em atravessar? Com certeza, eu e quase todo mundo do mundo passaríamos pelo caminho da velha. Isso é racismo? Não. Eu não estou escolhendo a velha pq eu sou racista e não gosto de gente preta. Estou fazendo isso com outra finalidade, buscando a minha segurança. É injusto? Talvez. Mas é a escolha que, aparentemente, é a que eu acho que vai dar mais certo. E pode ser que eu esteja errado, pode ser que a velha acabe me assaltando e o cara não. Mas o ponto é: não fiz isso por racismo. Não tenho nada contra gente com mais melanina na pele.

E da mesma forma, uma empresa pode contratar alguém de uma etnia, sexo ou uma classe, com a finalidade de lucrar mais. É simples. Claro, tudo isso que eu estou falando é levando em consideração o que o maluco lá falou, que não existe isso de empresa contratar um branco que não sabe porra nenhuma no lugar de um preto qualificado. Obviamente, se uma empresa toma uma decisão dessas que a faça perder prejuízo, aí sim é racismo. Mas eu nunca vi isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Vou dar um exemplo: você está na rua, de madrugada, andando sozinho. Para ir para sua casa, pode pegar dois caminhos, e neles, um tem um cara negro, com as mãos dentro do bolso, parado na rua e olhando para você. No outro, uma velinha de bengala atravessando. Diga-me: qual caminho você pegaria? Qual se sentiria mais seguro em atravessar? Com certeza, eu e quase todo mundo do mundo passaríamos pelo caminho da velha. Isso é racismo? Não.

SIM, isso É racismo! É uma falsa sensação de segurança criada no inconsciente coletivo de diversas culturas através de séculos! Ou, por exemplo, em uma cidade africana de população quase que 100% negra as pessoas passariam por esse "dilema" racial/social?! Claro que não, as características levadas em consideração provavelmente seriam outras (tribos, roupas, etc etc), mas o preconceito inevitavelmente existiria, porque faz parte da essência do ser humano discriminar. Ainda ter que explicar isso e acreditar que as pessoas podem ser compreendidas meramente por fórmulas de A + B é superficial, pequeno, típico do senso comum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal que vc volta agora pro tópico sem refutar nada que tenha sido mais profundo (como a questão de cotas raciais não terem nada a ver, coisa que vc estava defendendo) e agora vem falar de superficialidade, senso comum....

Ahhhh spider-man como vc me decepciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Legal que vc volta agora pro tópico sem refutar nada que tenha sido mais profundo (como a questão de cotas raciais não terem nada a ver, coisa que vc estava defendendo) e agora vem falar de superficialidade, senso comum....

Ahhhh spider-man como vc me decepciona.

Justamente por até concordar com algumas posições que não questionei. Não tenho necessidade de "ganhar" o debate. Reconheço e aceito opiniões contrárias sem ter que fincar meu pé em uma e defendê-la até a morte. Voltei porque o exemplo foi infeliz e um entre os vários que ouço por aí que repetidos acabam virando verdades que distorcem a essência e objetivo de todo um movimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que as pessoas tem que entender é que TODO MUNDO julga. Todos nós usamos probabilidades, preconceitos, enfim, o que a gente conhece, nossas experiências para tomar decisões, por mais que estejamos enganados. E nem sempre esse preconceito é uma coisa ruim.

Vou dar um exemplo: você está na rua, de madrugada, andando sozinho. Para ir para sua casa, pode pegar dois caminhos, e neles, um tem um cara negro, com as mãos dentro do bolso, parado na rua e olhando para você. No outro, uma velinha de bengala atravessando. Diga-me: qual caminho você pegaria? Qual se sentiria mais seguro em atravessar? Com certeza, eu e quase todo mundo do mundo passaríamos pelo caminho da velha. Isso é racismo? Não. Eu não estou escolhendo a velha pq eu sou racista e não gosto de gente preta. Estou fazendo isso com outra finalidade, buscando a minha segurança. É injusto? Talvez. Mas é a escolha que, aparentemente, é a que eu acho que vai dar mais certo. E pode ser que eu esteja errado, pode ser que a velha acabe me assaltando e o cara não. Mas o ponto é: não fiz isso por racismo. Não tenho nada contra gente com mais melanina na pele.

E da mesma forma, uma empresa pode contratar alguém de uma etnia, sexo ou uma classe, com a finalidade de lucrar mais. É simples. Claro, tudo isso que eu estou falando é levando em consideração o que o maluco lá falou, que não existe isso de empresa contratar um branco que não sabe porra nenhuma no lugar de um preto qualificado. Obviamente, se uma empresa toma uma decisão dessas que a faça perder prejuízo, aí sim é racismo. Mas eu nunca vi isso acontecer.

Não to sendo hipócrita em falar que não devemos julgar, afinal o próprio exemplo da imagem negativa que um vendedor com a camisa amarrotada passa é um exemplo disso. Meu ponto é que devemos tentar diminuir os julgamentos irracionais ao máximo. Desmerecer, dizer que tem menos "afinidade", diminuir etc, a população negra SOMENTE PELO FATO DE SEREM NEGROS, é um julgamentos mongol e imbecil pra caralho.

ÓBVIO que eu ia tomar o caminho da velinha. e, se possível, ainda um terceiro caminho em que eu esteja sozinho. Quando to andando de noite na rua, eu SEMPRE atravesso. Mas por que eu faço isso? Por que o cara que tá vindo na direção contrária é negro? Não. Mas porque tá de noite, porque o cara tá com as maos nos bolsos, porque o cara ta parado na rua, porque o cara ta me olhando. Se fosse um branco nas mesmas condiçoes, eu atravessaria do mesmo jeito. Ou se fosse um japones. Ou até se fosse uma mulher. O critério passou longe de ser a cor da pele.

Racismo seria se vc atravessasse a rua nessas condições quando o cara for preto e não atravessasse quando o cara que tava vindo fosse branco. Voce se sentiu mais seguro sobre as intençoes do segundo por uma questão exclusiva de cor de pele.

Mas esse exemplo foi ruim, pq a segurança publica no Brasil é péssima e simplesmente não dá pra confiar em ninguém. E não é nenhuma injustiça não confiar, no Brasil, pagar pra ver sempre vai ser arriscado. Tanto que quando eu malhava a noite e voltava a pé pra casa, várias pessoas (principalmente mulheres) já evitaram passar por perto de mim e nem por isso eu fiquei ofendido.

E sim, muitas vezes as empresas voltam suas contratações pra um determinado "grupo social". Não to criticando isso, elas tão fazendo o dela. Jogando o jogo, pq, senão jogarem, vão ser prejudicadas. O que eu critico, é elas terem que fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM, isso É racismo! É uma falsa sensação de segurança criada no inconsciente coletivo de diversas culturas através de séculos! Ou, por exemplo, em uma cidade africana de população quase que 100% negra as pessoas passariam por esse "dilema" racial/social?! Claro que não, as características levadas em consideração provavelmente seriam outras (tribos, roupas, etc etc), mas o preconceito inevitavelmente existiria, porque faz parte da essência do ser humano discriminar. Ainda ter que explicar isso e acreditar que as pessoas podem ser compreendidas meramente por fórmulas de A + B é superficial, pequeno, típico do senso comum.

Não é racismo não, cara. Se ele falasse "homem branco com mãos nos bolsos, te olhando" e "velhinha negra", pode ter certeza que ainda assim ele (e a maioria) iria preferir passar perto da velhinha.

Já falei: racismo só existe na mente de idiotas. É por um comportamento assim que se perpetua a discriminação. Assim como uma mentira sendo repetida indefinidamente se torna uma verdade, insistir que tudo e todos são racistas só faz crescer o racismo. E *isso* é um comportamento completamente racista.

E completando: não gosto do Renato Aragão, mas de fato, antigamente negros, pobres e feios tinham mais senso de humor... Se eu fosse me doer pra cada vez que me chamaram de leite azedo ou quatro olhos...

Essa juventude...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIM, isso É racismo! É uma falsa sensação de segurança criada no inconsciente coletivo de diversas culturas através de séculos! Ou, por exemplo, em uma cidade africana de população quase que 100% negra as pessoas passariam por esse "dilema" racial/social?! Claro que não, as características levadas em consideração provavelmente seriam outras (tribos, roupas, etc etc), mas o preconceito inevitavelmente existiria, porque faz parte da essência do ser humano discriminar. Ainda ter que explicar isso e acreditar que as pessoas podem ser compreendidas meramente por fórmulas de A + B é superficial, pequeno, típico do senso comum.

Eu sei que esse meu exemplo não foi excelente. Provavelmente, entre passar pela velha ou pelo homem negro a noite, eu passaria pelo caminho que fosse mais curto. Mas tirando isso, vou responder de um jeito que você entenda: se fosse uma sociedade 100% negra, as pessoas ainda assim, em sua maioria, escolheriam passar pelo caminho da velha - isto é, ignorando fatores como "qual o mais curto" e etc. O motivo é o mesmo do meu exemplo: elas vão correr menos riscos. É mais provável ser assaltado por um homem do que por uma mulher, por um jovem do que por um velho. Não da pra dizer que é racismo pois os dois são pretos. Ninguém falaria que é "feminismo", descriminação contra os homens, descriminação contra os jovens, pois é ridículo essa ideia. Do mesmo jeito que é ridículo falar que o meu exemplo é racismo. O pavel também deu outro exemplo de forma perfeita. Também preferiria passar a noite perto de uma velha negra do que de um homem jovem caucasiano. Ou asiático. E pode ter certeza, não tenho preconceito nenhum contra brancos ou amarelos.

E cara, como eu disse e você corroborou no final do seu comentário: todos os seres vivos fazem julgamentos. É normal. Anormal é achar que julgamentos comuns que fazemos, inerentes a nossa condição animal devem ser categorizados com termos pejorativos como "racismo". Essa palavra não cabe no meu exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

...

Eu posso compreender perfeitamente o sentido do que você está querendo exemplificar baseado na questão dos preconceitos/julgamentos, mas ainda assim insisto que muitos desses mesmo preconceitos tem em sua composição questões racistas. A coisa é muito sutil e por isso mesmo gera tanta polêmica ao ser discutido. Se não ficar perfeitamente clara a distinção do que é um e do que é outro, sempre que houver um negro, asiático, índio, etc envolvidos, vai pender para a questão racial, não tem jeito. Mas friso novamente: entendo e aceito a sua explicação.

O que não entendo são as negativações na minha postagem (quer dizer, parte delas). Ou há interpretação falha em algo simples e objetivo ou muitos entenderam como agressivo o comentário "típico do senso comum", o que está longe de ser! Significa apenas que não é científico, baseado em achismo ou cultura popular, o que fui maciçamente desestimulado a ser na faculdade. Mas enfim, paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho acompanhado o tópico sem postar, concordo muito com o que o Zé e o Tardelli tem falado. Quero quotar só um trecho mais genérico do Tardelli.

O que as pessoas tem que entender é que TODO MUNDO julga. Todos nós usamos probabilidades, preconceitos, enfim, o que a gente conhece, nossas experiências para tomar decisões, por mais que estejamos enganados. E nem sempre esse preconceito é uma coisa ruim.

Isso é a mais pura verdade. Quem disser que não é preconceituoso está mentindo. Julgamos uma mulher por determinado tipo de roupa, julgamos uma pessoa pelo tipo de música que ela ouve, julgamos a capacidade intelectual da pessoa pela forma como ele se veste, se comporta, fala, julgamos determinados gays pela forma de ser...julgamos tudo, e todo mundo, o tempo todo. A questão é se você sabe respeitar essa diferença ou não, e quando não respeita, quais suas atitudes em relação ao outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão começa a mudar quando colocam esses julgamentos como construção sociológica e a ver problemas nas escolhas e julgamentos das pessoas...

Até parece que alguém é obrigado a gostar de tudo. Eu não gosto de muita coisa, mesmo, mas respeito - aí sim, obrigação de todo ser humano.

Não gosto de comida japonesa, nem da cultura asiática, só pra colocar como exemplo.

É pré - conceito? Não sei, já que fui criado no meio da cultura deles, ali na liberdade. Então conheço bastante... A questão é: por que diabos alguém tem que se importar com isso? Não gosto de comida japonesa e cultura japonesa, mas respeito ambas (e quem gosta de ambas).

Assim como minha mãe falou sábado, que uma preta que trabalha com ela tava brava com o filho, porque este tá namorando uma branca. Carai, qual o problema? Ela não é obrigada a gostar da ideia... Só não pode faltar com o respeito com a nora, e tá de boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabe mto mais pra arrogância em geral do que pra casos de racismo o vídeo. Já tinha visto e é bom.

E eu concordo com o Thales. Não sou racista (mas adoro humor negro), sexista, etc, mas SE eu não quisesse gostar de asiáticos, negros, índios por qualquer motivo que fosse eu tenho esse direito e não é errado (lembrando que irracional != errado, quando a questão é subjetiva eu me permito enxergar dessa forma, que a razão e a verdade não necessariamente precisam caminhar juntas).

Errado seria eu faltar com respeito ou tratar de forma diferente qualquer etnia que fosse, seja no âmbito profissional ou pessoal, coisa que eu não faço, pq acima de tudo são seres humanos e merecem respeito na mesma proporção. Agora 'afeto' eu dou pra quem eu quiser baseando-me em qualquer regra (ou sem regra alguma) moral pra uns, imoral pra outros que eu quiser e ninguém pode cercear a minha liberdade individual de ser assim, pois não influencia nem prejudica diretamente o julgamento ou a vida de terceiros.

Indo um pouco mais além, eu poderia mto bem n gostar de asiáticos, o que eu NÃO posso é tentar passar essa ideia pros meus filhos ou pra qualquer outra pessoa que eu possar exercer alguma influência mais forte (menores de idade e pessoas em processo de formação cívica em geral, ou pessoas extremamente intelectualmente limitadas).

Num grupo com um nível de instrução maior, como é a maior parte do quórum do fórum não tem problema algum um debate desses, ou ainda se alguém expusesse que não gosta de brancos, asiáticos, negros ou índios como o Thalles fez, contanto que ele não falte com respeito.

@Dr. Thalles

Também não gosto da cutlura japonesa, ultimamente comecei a me interessar mais pela gastronomia deles, mas a cultura mesmo 'pop' japonesa é mto excêntrica, me irrita bastante hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Dr.Thales
      Por Dr.Thales
      Não sei se posto isso aqui ou no "Geral", já que é uma questão além do futebol...mas.
      Viram isso aqui?
       
      https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/jogadores-do-psg-e-istanbul-basaksehir-deixam-jogo-apos-suposto-caso-de-racismo.ghtml
    • ZMB
      Por ZMB
      Um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, morreu após ter sido espancado no estacionamento do supermercado Carrefour no bairro Passo D'Areia, na zona norte de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (19).
      O fato teria sido precedido por uma discussão, dentro do estabelecimento, com uma funcionária, um segurança e um policial militar temporário. Os dois homens, identificados como Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, foram presos em flagrante.
      O Carrefour divulgou nota em que "lamenta profundamente o caso" e afirma que "adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso". 
      "Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente", diz o texto. 
      Fonte: ZH
      Mais informações: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/20/video-mostra-homem-sendo-e-espancado-por-segurancas-do-carrefour-no-rs.htm
       
      Vídeo (Cenas assustadoras):
      Começo a discussão com a seguinte frase: de novo no Carrefour.
    • David R.
      Por David R.
      Todos os 3 jogos de hoje foram cancelados em protesto ao que aconteceu com Jakob Blake (link). 
       
      Fiquei na dúvida de onde postar isso aqui, mas acho que encaixa melhor nessa área.
    • AndreP
      Por AndreP
      ====x===
       
      Ai pessoal, vou fazer ENEM e prestar vestibular pra UFRGS, gostaria de algumas dicas de quem já fez os 2 ou fez o ENEM e uma grande federal pra maximizar o desempenho nas provas (tirando a dica de estudar, é claro)

      Creio que seja do interesse de mais gente, fica aberta a discussão.
    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Pra mim, é impossível discordar dos argumentos que ele traz. O que acham?
       
×
×
  • Criar Novo...