Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jovem negro é hostilizado por ser contra cotas


Athaíde

Posts Recomendados

E eu gostaria que você falasse que é morfina pra moribundo pra uma série de pessoas séries que utilizam a cota pra mudar o próprio panorama de vida... Inclusive essa mina aqui: http://noticias.r7.com/educacao/centro-academico-da-faculdade-de-direito-do-mackenzie-e-dirigido-por-aluna-negra-pela-1-vez-15092014

Faz todo um texto condenando a comparação do cara baseado na exceção. E bota um exemplo que é exatamente isso. Uma exceção.

Sabe oq mais é exceção? Os pobres (ou negros neste caso das cotas) que entram numa faculdade com condições de acompanhar os conteúdos. Do que adianta dar cotas para gente que não entende nada do que estará sendo ensinado? Que se, e veja bem, SE chegar a se formar, provavelmente será um mau profissional e ficará desempregado.

O pobre ou negro que teve um bom estudo básico, não vai precisar de cota para entrar em faculdade. O vestibular, o ENEM, não é mais difícil para os negros do que para os brancos.

Tu enxerga as cotas como um meio de integrar o negro na sociedade. Eu enxergo como um meio de propagação de poder. Que pode sim mudar a vida de alguns negros, mas são a exceção tão condenada por ti.

E para finalizar, ninguém é contra negros. E se for, lamento muito por esta pessoa. Que bom que alguns conseguem realmente ser integrados a sociedade por causa das cotas. Mas ainda assim, na minha visão, este sistema de cotas é um placebo social. Que não vai surtir nenhum efeito significativo no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 123
  • Criado
  • Última resposta

O que uma República precisa oferecer é uma forma de liberdade de expressão para seus cidadãos, porque levantar cartazinho em protesto é ridículo.

Defina liberdade de expressão.

Não adianta nada dar canais para falarmos se não terá ninguém nos ouvindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defina liberdade de expressão.

Não adianta nada dar canais para falarmos se não terá ninguém nos ouvindo.

É melhor para qualquer governo que você dê pitaco em uma Plataforma Federal de Participação Social do que numa rede de porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 amigo negro se formou em medicina, outros 10 se foderam na vida. Mas o 1 pra 10 vale mais.

Esse tipo de raciocínio não tem o menor sentido. Não tem como tu pegar a excessão e aplicar como regra.

Fala esse tipo de coisa é desconhecer a história do país, é desconhecer o mercado de trabalho, é tirar a legitimidade do preconceito. É você atestar que não existe preconceito no Brasil, é falar que isso é coisa inventada.

Quando tu aplica a excessão como regra você caga na cara de todos aqueles que lutaram na vida como o seu brother que se formou em medicina e se foderam no final só por causa da cor de pele.

Pra ilustrar: Entre um médico negro e um branco, eu escolheria ser tratado por um branco.

Com esse cara aí seu amigo não teria chance.

Sua visão é TOTALMENTE o OPOSTO pra mim. Exceção e regra não cabe para seres humanos, nesse caso.

Se um conseguiu pq os outros não conseguiriam??

O preconceito do paciente para com o médico não o impede de CURSAR MEDICINA, se formar e trabalhar. Já que o assunto é COTAS, nada tem a ver esse seu parâmetro, porque para essas coisas são necessárias outras medidas e outros campos totalmente diferentes.

Pra entrar na escola pública, ter acesso a educação, prestar vestibular e se formar, não vejo como o preconceito atingiria alguém. O propósito das cotas é outro completamente diferente do preconceito da sociedade, é sim uma forma de compensação pelo passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua visão é TOTALMENTE o OPOSTO pra mim. Exceção e regra não cabe para seres humanos, nesse caso.

Se um conseguiu pq os outros não conseguiriam??

O preconceito do paciente para com o médico não o impede de CURSAR MEDICINA, se formar e trabalhar. Já que o assunto é COTAS, nada tem a ver esse seu parâmetro, porque para essas coisas são necessárias outras medidas e outros campos totalmente diferentes.

Pra entrar na escola pública, ter acesso a educação, prestar vestibular e se formar, não vejo como o preconceito atingiria alguém. O propósito das cotas é outro completamente diferente do preconceito da sociedade, é sim uma forma de compensação pelo passado.

Seu parâmetro é o seguinte: cor da pele não influência em nada na vida de ninguém

As estatísticas de morte/mercado de trabalho estão aí pra provar que você está errado. Fosse da maneira como você está falando "um conseguiu, todos podem", não existiria desigualdade no mundo. Nessa altura do Campeonato eu seria o 10 da seleção, e assim por diante.

O mundo não funciona dessa maneira. Seu amigo só por ser negro ele tem que se afirmar 100x mais do que um branco. Só por ser negro.

E ninguém falou que as cotas não são uma forma de compensar, é obvio que são. O negro não está inserido na nossa sociedade da mesma maneira que os outros.

@Piscopinto

Não é a exceção, mas foi quem me veio na cabeça na hora. E eu discordo veementemente, pro cara entrar na faculdade, seja o curso que for, mesmo através de cotas, ele tem que ter no mínimo algum conhecimento. Não basta ser negro, chegar, atestar que é negro e ganhou a vaga... Fosse assim seria fácil.

Os dados do governo dizendo que as universidades estão com quase 50% de alunos negros engloba obviamente as UniEsquinas que contemplam o famoso "pagou passou". Analisar dessa maneira é ser até um pouco leviano, considerando o grande incentivo que o negro tem de estudar desde a base. Isso é algo que o pobre em geral não tem, mas como eu falei, os brancos tem, estatisticamente falando, o dobro de chances de crescer na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai é a outra parte da questão: o subjetivismo de quem avalia estas questões.

Me lembro de um caso específico, de gêmeos idênticos terem sido aprovados por cota...

E um conseguiu a matrícula...e o outro não, pois foi dito que ele não se enquadra como "afrodescendente".

Ps. Acho que era este caso aqui:

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,para-unb-um-era-branco-e-outro-negro-imp-,951965

A questão é que num país como o nosso um branco pode ser descendente de negros oprimidos e escravizados e um negro pode ser descendente da classe branca opressora escravagista. É muito miscigenado.

Aí me aparece um bando de preto incompetente que usa o sofrimento de milhões de negros como muleta pra sua vagabundagem e preguiça de crescer.

Isso sem contar os filhinhos de papais que acham que sabem alguma bosta e ficam querendo decidir o que é certo ou errado pros negros no Brasil como se eles fossem animais indefesos e incapazes de conseguir algo sem o empurrão. Nada racista. Tá de boaça.

Cota é pra quem é pobre e tem que estudar em lixo de escola pública. Cor não interfere em porra nenhuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sem contar os filhinhos de papais que acham que sabem alguma bosta e ficam querendo decidir o que é certo ou errado pros negros no Brasil como se eles fossem animais indefesos e incapazes de conseguir algo sem o empurrão. Nada racista. Tá de boaça.

Toda politica tem por principio fazer o bem à sociedade. Se por acaso algo não vai bem ou você acha que não está funcionando e que o governo tem de rever algumas medidas, eles devem disponibilizar um espaço para o cidadão manifestar-se. Mas como as pessoas não sabem fazer isto sem que tenha opiniões contrárias xingando e execrando, acaba sendo positivo que fique escondido , não se manifeste numa rede do governo, espere um protesto acontecer e levante um cartazinho, ou torça para outro partido ganhar.

O problema é que você está julgando demais as pessoas. Pode ter acontecido ambas situações: 1. negro que passou por causa da cota e se deu bem no curso e na vida (não roubou vaga de ninguém); 2. negro que passou por causa de cota e largou o curso (ficou com a vaga de outro que poderia ter levado à frente o curso ou não); 3. negro que não quis cota porque isto não lhe representa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu parâmetro é o seguinte: cor da pele não influência em nada na vida de ninguém

As estatísticas de morte/mercado de trabalho estão aí pra provar que você está errado. Fosse da maneira como você está falando "um conseguiu, todos podem", não existiria desigualdade no mundo. Nessa altura do Campeonato eu seria o 10 da seleção, e assim por diante.

O mundo não funciona dessa maneira. Seu amigo só por ser negro ele tem que se afirmar 100x mais do que um branco. Só por ser negro.

E ninguém falou que as cotas não são uma forma de compensar, é obvio que são. O negro não está inserido na nossa sociedade da mesma maneira que os outros.

@Piscopinto

Não é a exceção, mas foi quem me veio na cabeça na hora. E eu discordo veementemente, pro cara entrar na faculdade, seja o curso que for, mesmo através de cotas, ele tem que ter no mínimo algum conhecimento. Não basta ser negro, chegar, atestar que é negro e ganhou a vaga... Fosse assim seria fácil.

Os dados do governo dizendo que as universidades estão com quase 50% de alunos negros engloba obviamente as UniEsquinas que contemplam o famoso "pagou passou". Analisar dessa maneira é ser até um pouco leviano, considerando o grande incentivo que o negro tem de estudar desde a base. Isso é algo que o pobre em geral não tem, mas como eu falei, os brancos tem, estatisticamente falando, o dobro de chances de crescer na vida.

Minha visão é cor não influencia na capacidade COGNITIVA e CAPACIDADE de ESTUDAR de ninguém!!! E COTAS meu amigo, é tão somente a respeito de dar a VAGA na universidade, isso não trata preconceito.

Porque pelo seu raciocínio, Cotas não servem pra nada, porque forma-se-ão mais profissionais negros e o preconceito acontecerá EXATAMENTE como antes, porque a cota apenas dá a vaga numa universidade, não trata cultura de preconceito!

E pelo assunto ser COTA/EDUCAÇÃO, acho totalmente errado tratar a entrada na universidade diferente pra uma cor ou outra. Porque existem negros que passaram em federal ANTES das cotas e BRANCOS que sob a mesma condição não passaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha visão é cor não influencia na capacidade COGNITIVA e CAPACIDADE de ESTUDAR de ninguém!!! E COTAS meu amigo, é tão somente a respeito de dar a VAGA na universidade, isso não trata preconceito.

Pode crer, é o que o Athaide disse. Pessoas não tem diferenças cognitivas e capacidade por padrão. Vários fatores influenciam nisso, mas não a cor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudo traça perfil do homem desempregado na RMSP
11/02/2015 10:21

Para celebrar as três décadas de realização da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo – PED/RMSP, a Fundação Seade apresenta uma série de pequenos estudos com o objetivo de demonstrar tendências e mudanças de inserção no mercado de trabalho de segmentos específicos da população. Com tal propósito, o terceiro desses estudos aborda o perfil do homem desempregado.

De acordo com o estudo, nesses últimos 30 anos, com relação à faixa etária, notou-se forte redução da proporção de desempregados entre as crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, movimento reforçado pela crescente valorização das famílias em relação ao aumento da escolarização, pelas políticas de combate ao trabalho infantil e pela legislação e fiscalização que proíbe o trabalho para pessoas de até 15 anos, exceto na situação de aprendiz.

A permanência da elevada proporção dos jovens desempregados de 16 a 24 anos durante todo o período da pesquisa reflete as tradicionais dificuldades dessa parcela da população de se inserir no mercado de trabalho, cada vez mais exigente em termos de escolarização e capacitação profissional.

Complementarmente, observa-se acentuado aumento da proporção dos adultos de 25 a 39 anos e de 40 a 49 anos no total dos desempregados e, em menor medida, das parcelas das faixas etárias superiores, reflexos do envelhecimento da população e das maiores responsabilidades no orçamento familiar que ainda pesam sobre essas pessoas.

Talvez mais do que qualquer outro indicador, aquele que mostra a proporção dos homens desempregados segundo nível de escolaridade seja o que mais expressa as transformações por que vem passando o mercado de trabalho regional. A forte redução da participação, no total de desempregados, dos analfabetos ou com o ensino fundamental incompleto revela a elevação do nível de escolaridade da população.

Em sentido contrário, os aumentos das proporções dos desempregados nos níveis mais altos de escolaridade, além de refletirem a ampliação geral do nível de escolaridade da população, também decorrem da manutenção em elevado patamar da sua presença na força de trabalho da região, embora apresentem menores taxas de desemprego em relação àqueles de menor nível de instrução, o que reforça a percepção da importância da escolaridade para a inserção no mercado de trabalho.

Com relação ao atributo raça/cor dos homens desempregados, a taxa de desemprego dos negros era cerca de 60% superior à dos não negros, em 1985/1986, diferença que diminuiu para 50%, em 1999/2000, e para 30%, no biênio 2012/2013.

As informações sobre as mudanças no perfil dos homens desempregados da RMSP, nas três últimas décadas, chamam a atenção não só para a importância do crescimento econômico no sentido de constituir uma sociedade mais inclusiva e com oportunidades de trabalho para uma população cada vez mais adulta e escolarizada, mas também para a necessidade de políticas públicas que garantam condições mínimas para uma inserção digna no mundo do trabalho, em especial as relacionadas às melhorias na educação e capacitação profissional.

Realcei algumas partes importantes do estudo.

Aqui os links referente as pesquisas feitas: http://produtos.seade.gov.br/produtos/ped/index_boletim30anos.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Historicamente a população negra se fodeu, o que causou uma disparidade de renda. Verdade

Essa disparidade dificulta o acesso aos estudos de qualidade, pq a escola de base pública é uma merda. Verdade

Cotas RACIAIS são a solução. Mentira

Cotas SOCIAIS sim, medida paliativa que atesta o lixo que é a educação brasileira, mas dá iguais oportunidades à todos aqueles que tão às margens da sociedade no espectro econômico.

Me diz qual a vantagem que um branco favelado tem contra um negão favelado? Não há que se negar que a quantidade de UM (negros favelados) é mto maior que a do OUTRO (com certeza é), então uma cota SOCIAL ÚNICA compreende ambos, vai continuar beneficiando os negros na maior parte do tempo, mas engloba todas as outras pessoas na mesma situação de marginalização. (negros, brancos, asiáticos, índios)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Historicamente a população negra se fodeu, o que causou uma disparidade de renda. Verdade

Essa disparidade dificulta o acesso aos estudos de qualidade, pq a escola de base pública é uma merda. Verdade

Cotas RACIAIS são a solução. Mentira

Cotas SOCIAIS sim, medida paliativa que atesta o lixo que é a educação brasileira, mas dá iguais oportunidades à todos aqueles que tão às margens da sociedade no espectro econômico.

Me diz qual a vantagem que um branco favelado tem contra um negão favelado? Não há que se negar que a quantidade de UM (negros favelados) é mto maior que a do OUTRO (com certeza é), então uma cota SOCIAL ÚNICA compreende ambos, vai continuar beneficiando os negros na maior parte do tempo, mas engloba todas as outras pessoas na mesma situação de marginalização. (negros, brancos, asiáticos, índios)

Então, na FATEC a cota era/é mais ou menos assim, bônus na nota do vestibular de 10% pra alunos oriundos da rede pública (cota social) e 3% para afrodescendentes (cota racial), além da isenção das taxas de inscrição. Acho justo, até porque dados comprovam que as oportunidades de um negro pobre são bem menores que a de um branco pobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por cota social eu não falo nem dessa de o cara apenas ter cursado rede pública, eu penso que uma baseada em comprovação de baixa renda mesmo, pq não necessariamente o cara da rede pública é pobre.

Se o cara tem grana e faz rede pública, na minha concepção, problema é dele. O problema tá no cara que não tem outra opção, esse sim precisa de uma ajudinha pra entrar na faculdade, mas o fato de a maior parte das pessoas nessa situação ser negra, pra mim, não justifica uma cota exclusiva. Se todos de baixa renda tivessem cota não mudaria em nada pros negros na real, mas incluiria ainda mais gente.

Eu por exemplo fiz 3 anos de CEFET, escola federal, e tinha direito a bônus pro superior, mas eu tive boa educação, não preciso, então sempre entrei nas vagas de ampla concorrência.

Então, na FATEC a cota era/é mais ou menos assim, bônus na nota do vestibular de 10% pra alunos oriundos da rede pública (cota social) e 3% para afrodescendentes (cota racial), além da isenção das taxas de inscrição. Acho justo, até porque dados comprovam que as oportunidades de um negro pobre são bem menores que a de um branco pobre.

Mas uma coisa não muda a outra, esses 36% devem subir pra 50% quando o cálculo é feito pra 'pessoas de baixa renda' que é um supergrupo que contem o 'grupo' dos negros. Os dados que vc apresentou são óbvios, menor qualificação, menores salários. O que dá pra se argumentar é a questão do racismo, mas não é o foco da pesquisa do diese, tão comparando qualificação vs remuneração o que é 'justo'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das principais criticas que fazem as cotas é o fato do negro que estuda em colégio privado ser beneficiado. Agora, a cota racial pode ser ligado a um fator social também, não vejo isso como impedimento. A cota racial visa quebrar um pouco o ciclo que faz com que gerações de negros sempre figurem nas partes mais baixas das classes sociais. Os dados estão aí, não adianta ignorar. Se você coloca algum tipo de ação afirmativa pra tentar quebrar isso, você acaba dando voz pra uma minoria que antes não a tinha. Um Joaquim Barbosa, ministro do STF, tem muito mais voz para brigar pelos direitos de uma minoria do que um negro que ocupa um cargo de menor importância na sociedade. Isso é bem óbvio.

Em suma, a cota social não resolve o problema dos negros ocuparem, em sua maioria, as classes mais baixas. É óbvio que a cota racial também não resolve, mas ela parece ser uma medida razoável para os atuais padrões brasileiros, quebra um pouco o ciclo e dá voz em diversas classes/profissões que não seriam ocupada por negros.

Só para ficar claro, não falo da cota racial especificamente como é feita no Brasil, até por que nem tenho tanto conhecimento assim. Mas, de uma forma geral, a cota racial em uma sociedade extremamente desigual como a nossa, se bem feita, não consigo se contra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu discordo, os negros estão 'abaixo' EXATAMENTE pelo fator econômico, se a cota é pela baixa renda, já engloba.

Um branco na favela que estuda no colégio A, e a família tem renda de 500 reais por mês e um negro na favela, no mesmo colégio A, com 500 reais por mês estão 100% em pé de igualdade pro vestibular.

Pra arrumar emprego talvez não pela questão do racismo, mas pro vestibular SIM! A máquina de OCR que corrije o gabarito não é racista, não sabe definir a cor da pele, nem tem inteligência (hue).

Então PRO VESTIBULAR não faz sentido a cota ser racial pq exclui pessoas que estão tão mal quanto ou pior. Negros tem 'menos acesso' mas não é pq o branco na MESMISSIMA condição tem vantagem, é simplesmente pq existem MAIS negros na situação, então é uma questão estatística.

Não é interessante apenas que os negros tenham acesso aos estudos, e sim que QUALQUER pessoa em péssima situação financeira o tenha, só que infelizmente não é coincidencia que a maioria seja negra.

No caso citado acima, o branquelo/japones do colégio A e 500 reais por mes sai atrás de todo mundo que teve boa educação, e ainda fica atrás dos negros que recebem a cota racial, ou seja, ele é o mais fodido, e da mesma forma como os negros não tem culpa de a parcela da qual eles fazem parte ter sido literalmente 'ferrada' a n gerações, o branquelo também n tem culpa disso só por ser branco. A cota de baixa renda dá igualdade a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

Se a questão fosse apenas econômica e/ou social, seria maravilhoso! Mas o fato é o seguinte: um negro, ainda que mais preparado e capacitado NÃO TEM as mesmas oportunidades que um branco! É possível que uma empresa prefira investir na capacitação de um branco leigo que oferecer de cara este cargo a um negro já apto em seu quadro de funcionários. Porque? Obviamente, racismo! Essa discussão vai MUITO além do que está sendo debatido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra arrumar emprego talvez não pela questão do racismo, mas pro vestibular SIM! A máquina de OCR que corrije o gabarito não é racista, não sabe definir a cor da pele, nem tem inteligência (hue).

Então PRO VESTIBULAR não faz sentido a cota ser racial pq exclui pessoas que estão tão mal quanto ou pior. Negros tem 'menos acesso' mas não é pq o branco na MESMISSIMA condição tem vantagem, é simplesmente pq existem MAIS negros na situação, então é uma questão estatística.

Se a questão fosse apenas econômica e/ou social, seria maravilhoso! Mas o fato é o seguinte: um negro, ainda que mais preparado e capacitado NÃO TEM as mesmas oportunidades que um branco! É possível que uma empresa prefira investir na capacitação de um branco leigo que oferecer de cara este cargo a um negro já apto em seu quadro de funcionários. Porque? Obviamente, racismo! Essa discussão vai MUITO além do que está sendo debatido.

Eu ao menos to falando de cotas pra universidade, que não tem sentido em ser racial vs baixa renda.

No mercado de trabalhos, apesar de eu ser contra reconheço que mto empregador e´racista então o propósito se justifica...E quem dá capacitação geralmente n é o empregador, é a pessoa que vai atrás mesmo oras marmotas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia falar isso que o Zé disse, esses dias, mas a correria não permitiu.

A questão não é ser negro, é ser pobre.

A questão não é a desigualdade, é a pobreza.

Já disse aqui milhões de vezes que essa baboseira de desigualdade tira o foco das pessoas do verdadeiro problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Discussão bem interessante sobre o tema:

Vídeo de bate-boca sobre cotas para negros em universidades durante aula na USP repercute no Facebook

Com mais de 1 milhão de visualizações, um vídeo registrado dentro da USP tem repercutido nas redes sociais. A cena, gravada por um aluno pelo celular, mostra estudantes negros tentando discutir as cotas para negros em universidades ao longo de uma aula de microeconomia na FEA (Faculdade de Economia e Administração).

Durante a fala dos alunos, que começam falando para dar “uma olhadinha na sala” para perceber a grande diferença de cor, a professora os interrompe para dizer que precisa dar aula e a discussão seria mais apropriada em outro momento.

Diante da insistência dos estudantes, o dono do celular que grava a situação pede ao grupo que “marque um horário para discutir” a questão, em vez de “ficar falando baboseiras”. Ele ainda afirma que basta estudarem para entrar no curso, que eles não precisam “se vitimizar” e que “não se diferencia” dos alunos negros pela cor da pele.

A discussão se intensifica quando uma das integrantes do coletivo que pedia espaço manda um dos presentes “calar a boca quando o oprimido estiver falando”. A partir de então, vários outros presentes negros se pronunciam sobre a questão racial na universidade.

O vídeo, que tem 16 minutos, termina com o grupo saindo da sala. O autor da gravação mostra o rosto no final da cena e diz que “a USP já tem cotas” e que isso “vai acabar diminuindo a qualidade do ensino”.

Procurados, o Núcleo de Consciência Negra da USP e a direção da FEA não se manifestaram até o fechamento desta reportagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo da galera da USP pode ser resumido no que Athaíde falou.

"Aí me aparece um bando de preto incompetente que usa o sofrimento de milhões de negros como muleta pra sua vagabundagem e preguiça de crescer.

Isso sem contar os filhinhos de papais que acham que sabem alguma bosta e ficam querendo decidir o que é certo ou errado pros negros no Brasil como se eles fossem animais indefesos e incapazes de conseguir algo sem o empurrão. Nada racista. Tá de boaça."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Racismo só existe na cabeça de idiotas.

É lindo favorecer negros que estudam em escolas top, em detrimento de brancos, índios, orientais, que se fodem em escolas ruins, sem estrutura, nas quais os professorem "somem" e só voltam depois de 2 semanas, como se nada tivesse acontecido, porque há muuuuuito tempo atrás alguns antepassados levaram umas chibatadas.

Os japoneses e os italianos, por exemplo, que vieram para o Brasil 100 anos atrás, e tinham que pagar até pelas enxadas que usavam nas lavouras, não foram escravizados não, né?

Por que não existem cotas para filhos de paraguaios? Afinal, destroçamos o país na Guerra do Paraguai.

Palhaçada, mano.

============

Edit: antes que venham de mimimi, já aviso logo. Faço parte de minoria, e não tenho carinho do governo. Não existem políticas públicas para pessoas como eu. E querem saber? Não tô nem aí. Estudei, me formei (como Machado de Assis, que, vejam só, era negro, filho de doméstica!!!! Mas ele não teve preguiça de correr atrás), e levo minha vida sem mimimi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, acho que só no sul que talvez tenha a maioria branca, digo talvez pois é bem talvez mesmo, 90% dos lugares que eu vou tem pretos ou pardos como maioria. A gente mora num país tropical onde todo mundo é meio indio ou meio negro haha Seja por descendência ou por natureza do sol e etc. Eu sou filho de alemão e minha vó é india, 15 minutos no sol e tou pretão HAHA Mais preto inclusive que minha amiga negra que passou por cotas numa federal AHHA Devia ter tomado O banho de sol e usado o meu Santos pra tentar passar na federal, sou noob memo. (Acabei de me ligar que poderia ser Nilton Santos AHHAHAHA Porra, definitivamente devia ter tentado como Nilton Santos).

Agora namoral, se aqui no sul é assim, imagino passando o trópico, nunca fui mto pra cima mas acredito que galera tenha menos descendencia européia e tenha um biotipo mais "brasileiro" ainda. Pretos e pardos são a maioria e sempre foram haha Nem entro no assunto social, pois o colega acima já falou minha opinião e vários já falaram também.

É tipo botar cota pra chinês na china HAHA Em poucos anos vai ser mais ainda, pois não tem mto europeu vindo pra cá, cada vez mais será predominantemente preto/pardo e isso não faz diferença nenhuma HAHA Mas aparentemente pros governantes faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Dr.Thales
      Por Dr.Thales
      Não sei se posto isso aqui ou no "Geral", já que é uma questão além do futebol...mas.
      Viram isso aqui?
       
      https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/noticia/jogadores-do-psg-e-istanbul-basaksehir-deixam-jogo-apos-suposto-caso-de-racismo.ghtml
    • ZMB
      Por ZMB
      Um homem negro, identificado como João Alberto Silveira Freitas, 40 anos, morreu após ter sido espancado no estacionamento do supermercado Carrefour no bairro Passo D'Areia, na zona norte de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (19).
      O fato teria sido precedido por uma discussão, dentro do estabelecimento, com uma funcionária, um segurança e um policial militar temporário. Os dois homens, identificados como Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva, foram presos em flagrante.
      O Carrefour divulgou nota em que "lamenta profundamente o caso" e afirma que "adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso". 
      "Ao tomar conhecimento deste inexplicável episódio, iniciamos uma rigorosa apuração interna e, imediatamente, tomamos as providências cabíveis para que os responsáveis sejam punidos legalmente", diz o texto. 
      Fonte: ZH
      Mais informações: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/20/video-mostra-homem-sendo-e-espancado-por-segurancas-do-carrefour-no-rs.htm
       
      Vídeo (Cenas assustadoras):
      Começo a discussão com a seguinte frase: de novo no Carrefour.
    • David R.
      Por David R.
      Todos os 3 jogos de hoje foram cancelados em protesto ao que aconteceu com Jakob Blake (link). 
       
      Fiquei na dúvida de onde postar isso aqui, mas acho que encaixa melhor nessa área.
    • AndreP
      Por AndreP
      ====x===
       
      Ai pessoal, vou fazer ENEM e prestar vestibular pra UFRGS, gostaria de algumas dicas de quem já fez os 2 ou fez o ENEM e uma grande federal pra maximizar o desempenho nas provas (tirando a dica de estudar, é claro)

      Creio que seja do interesse de mais gente, fica aberta a discussão.
    • Dinheiro Tardelli
      Por Dinheiro Tardelli
      Pra mim, é impossível discordar dos argumentos que ele traz. O que acham?
       
×
×
  • Criar Novo...