Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

GNU/Linux está mais fácil que o Windows!


Visitante

Posts Recomendados

Mas aí é cabacisse de quem está distribuindo o software também. Poderiam mandar o arquivo e o script pra pessoa só clicar e mandar executar. A maioria dos softwares em Java vêm com o script justamente por isso. Afinal, é foda mandar um leigo abrir o cmd.exe com permissões de Administrador, navegar até a pasta do programa e mandar um "java -Xms512m -jar app.jar"

Exatamente, por isso grifei como porco, o problema é que os desenvolvedores normalmente pensam em linux como um sistema utilizado por usuários mais avançados e acabam não criando essas facilidades, o que torna iniciar no sistema ainda mais complicado para usuários domésticos.

E isso que eu estou citando só o Receitanet, se for procurar bem tem muita coisa mais absurda ainda, principalmente o que for criado pelos desenvolvedores independentes, tu tem que seguir um tutorial pra instalar o negócio...e a coisa enfeia mais ainda para diferentes distribuições do Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 101
  • Criado
  • Última resposta

Esse fórum não vai durar porque tem trolls estúpidos que nem você que se eu te respondo em minúcias me chamam de fanático. Se deixo para responder depois, porque estou cansado agora, me diz isso daí.

Quando estiver com disposição para te responder, vai ser com qualidade e depois de ter pesquisado para fazer uma resposta decente. Por enquanto, qualquer outro usuário pode respondê-lo.

Então quer dizer que todo mundo que discorda de ti é um troll estúpido?

Caramba, desde os primeiros posts eu só falei para você ser mais parcial e citar possíveis desvantagens do Linux, pois nem tudo é perfeito e você sabe disso.

E tu nem falou que estava cansado. Se você dissesse isso seria compreensível que respondesse depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, por isso grifei como porco, o problema é que os desenvolvedores normalmente pensam em linux como um sistema utilizado por usuários mais avançados e acabam não criando essas facilidades, o que torna iniciar no sistema ainda mais complicado para usuários domésticos.

E isso que eu estou citando só o Receitanet, se for procurar bem tem muita coisa mais absurda ainda, principalmente o que for criado pelos desenvolvedores independentes, tu tem que seguir um tutorial pra instalar o negócio...e a coisa enfeia mais ainda para diferentes distribuições do Linux.

Essa é uma grande Cisão entre os usuários. Os puristas defendem que continue do jeito antigo porque é o mais certo, compilar a instalação pra cada sistema. Os progressistas vêem as distros mais novas como o Ubuntu e seus pacotes auto-instaláveis como uma inovação necessária "pra ontem".

As aplicações mais populares geralmente têm, no mínimo, os pacotes para download. Essas distros progressistas já vêm há algum tempo usando um centro de downloads que funciona que nem a instalação de complementos do Firefox. A Receita poderia e deveria usar isso, assim como qualquer outro que queira oferecer um software cujo público-alvo sejam leigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo troll estúpido é dizendo coisa como "então todos que discorda de vc são troll estúpidos", que não é.

Essa é uma grande Cisão entre os usuários. Os puristas defendem que continue do jeito antigo porque é o mais certo, compilar a instalação pra cada sistema. Os progressistas vêem as distros mais novas como o Ubuntu e seus pacotes auto-instaláveis como uma inovação necessária "pra ontem".

As aplicações mais populares geralmente têm, no mínimo, os pacotes para download. Essas distros progressistas já vêm há algum tempo usando um centro de downloads que funciona que nem a instalação de complementos do Firefox. A Receita poderia e deveria usar isso, assim como qualquer outro que queira oferecer um software cujo público-alvo sejam leigos.

Tem GNU/Linux e Linux para todos os tipos, na verdade.

O pessoal do Slackware (distribuição de Linux e não normalmente GNU/Linux) usa softwares não-livres e eles gostam de compilar os programas. Eu não faço isso nunca.

Mas os puristas de GNU não usam qualquer tipo de software não-livre e desde o começo eles que tinham a intenção de fornecer um sistema operacional para substituir o convencional, para o usuário doméstico, inclusive.

Veja só, estou com Adicionar/Remover Programas no Trisquel GNU, um dos Linux-libre sem qualquuer tipo de software não-livre:

KiLKZaY.png

A predominância na utilização de Linux nos servidores não foi uma coisa pensada. Foi a consequência de fazerem um sistema seguro e funcional. Hoje em dia existem algumas poucas distribuições 100% de Software Livre algumas mais difíceis outras feitas para usuário comum, como gNewSense e Trisquel, que também tem Central de Aplicativos.

Usuário Radiohead, adoro essa banda. Não sei ao certo todas as desvantagens desses sistemas operacionais, mas ao invés de ter vírus, falhas de segurança, ele tem bugs e os programas não são tão bem desenvolvidos quanto os disponíveis em Windows. Eles atestam que GNU nunca foi planejado para ser o melhor, porque a questão deles é outra. Então, não espere encontrar um sistema melhor. Mas um sistema que tem outras facilidades (instalar programas sem dificuldade) e um pouco mais de segurança.

De fato eu não fiz este tópico para dizer "GNU/Linux é melhor", mas mostrando que as versões para usuário doméstico estão mais fáceis. Não fiz este tópico para dizer "você deveria substituir o Windows", fiz para garantir que houvesse ao menos alguma coisa sendo falada de software livre neste fórum. Isto é o suficiente para manter a coisa sob foco e tira-dúvidas que possa ocorrer para qualquer pessoa e estiverem interessados em falar sobre isso neste fórum. Porque se for buscar suporte, eu sei de ao menos uns 5 fóruns de GNU/Linux no Brasil e que não faltará pessoas para ajudarem os usuários por lá, se alguém precisar. Pelo menos eles nunca precisarão ligar para o suporte do atendente dizendo "você já reiniciou o computador para ver se volta ao normal?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, alguém poderia me ajudar numa treta?

Tô tentando instalar o Ubuntu pelo Windows usando o Wubi. Fiz a instalação 3 vezes e não aparece o bootloader pra escolher o Linux.

Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é um notebook dos novos que veio com Windows 8 né? Eu só vim nesse fórum ter que pagar esse "mico" de abrir um tópico e enfrentar os trolls porque os novos notebooks vem com o boot seguro que não permite a instalação disso. Então por isso fui à luta.

Você já tem uma partição separada, certo?

Nunca usei wubi, então eu não posso te dar suporte.

Se seu Ubuntu já estiver instalado, então faltaria colocar ele em Live-CD/DVD (confiável e sem instalar). No terminal você faz:

$ sudo apt-get grub-install /dev/sda

Costuma funcionar a isntalação do Grub com isso. Se não der ao reiniciar, tente

$ sudo apt-get install grub grub-pc grub2 (ou o grub que estiver disponível, você pode digitar 'grub' e sem dar espaço teclar ALT uma duas vezes e aparecerá todas as opções para se instalar)

MarkuZ, posso te dar outra dica?

Vem pra comunidade

http://ubuntuforum-br.org/

Lá terão zilhões de respostas para o mesmo problema e dezenas de usuários para te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta de sacanagem?

21903809011743.jpg

219038090117541.jpg

Eu vi isso no Windows Server e pensei que era só nele. É o problema com toda nova funcionalidade: o usuário vai procurar o que conhece, não vai achar e vai ter que sair fuçando até encontrar ou desistir/pedir ajuda.

Se na hora não tivesse alguém do meu lado que falou na mesma hora, acho possível que teria perdido mais uns minutos procurando ou perderia a paciência e perguntaria pro Google. hahaha

E a MS deu o braço a torcer. http://www.theverge.com/2014/4/2/5574830/windows-9-start-menu-new-desktop-experience

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos soltar o verbo! Vocês são livres para virem mostrar o Windows aqui, perguntarem informações e colocarem à prova a credibilidade de meu produto.

MarkuZ, o Ubuntu tem sido conhecido como "Ubug". (O Bug)

Um bom artigo:

Metamorphose Linux: Para quem gosta do Ambiente KDE,( ao contrario do Mint que usa Gnome), existe essa distro brasileira que tem por si, apesar de não ter visto eles admitirem isso, uma espécie de “novo Kurumin”, do meu ponto de vista claro, um visual deslumbrante e cheio transparências a lá Windows 7, essa distro segue um conceito meio que de Ligar e Usar, uma distro com tudo dentro como se diz, por isso seu disco de instalação é um pouco maior que as outras supracitadas, mas com tudo que um usuário recém saído do Windows poderia querer, com o Samba e suas extensões já instaladas, compiz, Java, flahs ( e demais plugins), wine (para rodar programas Windows), Suíte Office também, e ainda uma versão do sistema que se altera para o uso em netbooks, que lembra um pouco a aparecia do Crhome OS. Indicadíssima para quem está mudando de ares.

ZjQmBDI.jpg
SCiUkrd.png
OCU0FHZ.png

Não é por nada não, mas esse fanatismo exagerado dos Linux users (como o seu, Zoroastro) acaba afastando muitas pessoas do uso dele.

Eu já tive a oportunidade de testar o Ubuntu, achei bem interessante. Mas gosto mais do visual dos Windows, acho mais bonito (especialmente a interface Aero Glass) e não tão monótono quanto as interfaces da maioria das distros que eu vi.

(E daqui a pouco aparece o Zoroastro mostrando um print de uma interface do Linux que tem algo parecido com o Aero Glass)

A gente não tem culpa se amamos é isto daqui.
Não consegui fazer print screen no Aero Glass, então coletei outros print screens na internet.
Tem janelas elásticas que nem os Mac e outros efeitos especiais com Beryl:

beryl-coolness.png
ubuntu_beryl_magic_lamp.jpg
ubuntu_beryl_wobble.jpg
Screenshot.png
Vista_imitation___Beryl_by_Dr_X_329.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos soltar o verbo! Vocês são livres para virem mostrar o Windows aqui, perguntarem informações e colocarem à prova a credibilidade de meu produto.

MarkuZ, o Ubuntu tem sido conhecido como "Ubug". (O Bug)

Um bom artigo:

ZjQmBDI.jpg
SCiUkrd.png
OCU0FHZ.png

A gente não tem culpa se amamos é isto daqui.
Não consegui fazer print screen no Aero Glass, então coletei outros print screens na internet.
Tem janelas elásticas que nem os Mac e outros efeitos especiais com Beryl:

beryl-coolness.png
ubuntu_beryl_magic_lamp.jpg
ubuntu_beryl_wobble.jpg
Screenshot.png
Vista_imitation___Beryl_by_Dr_X_329.png

Não é por nada não, mas eu ainda achei mais do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem bonito esse ambiente gráfico.

Esse Zorin é um clone do Windows hein

Zorin-OS-5.png

Isso aí do Zorin é do ambiente gráfico chamado GNOME/Mate modificado.

Ultimamente ele está assim:

zorin.png

Aqui neste vídeo você encontra uma apresentação da próxima versão do KDE:

Não é por nada não, mas eu ainda achei mais do mesmo.

Tudo bem, nós ao menos não somos mais fanáticos que os usuários de Windows que defendem-no com todas as formas cegamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse que veio só pra plantar a semente da discussão de software livre mas o título do tópico é 'GNU/LINUX está mais fácil que o Windows'.Não seja hipócrita.

Tem uma palavra que você pode usar pra descrever: diferente. Quem pretende mexer com redes é bom que dê uma fuçada em Linux. Quem é usuário doméstico não tem a mínima necessidade, e a maior parte dos programadores pode tranquilamente passar toda a vida ganhando bem sem mexer em nenhuma distribuição.

Me incomoda esse tipo de comentário "Tudo bem, nós ao menos não somos mais fanáticos que os usuários de Windows que defendem-no com todas as formas cegamente." sendo que você só responde com carinho quem te pergunta sobre o que você quer falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disse que veio só pra plantar a semente da discussão de software livre mas o título do tópico é 'GNU/LINUX está mais fácil que o Windows'.Não seja hipócrita.

Tem uma palavra que você pode usar pra descrever: diferente. Quem pretende mexer com redes é bom que dê uma fuçada em Linux. Quem é usuário doméstico não tem a mínima necessidade, e a maior parte dos programadores pode tranquilamente passar toda a vida ganhando bem sem mexer em nenhuma distribuição.

Me incomoda esse tipo de comentário "Tudo bem, nós ao menos não somos mais fanáticos que os usuários de Windows que defendem-no com todas as formas cegamente." sendo que você só responde com carinho quem te pergunta sobre o que você quer falar.

Lógico, você viu como eles foram carinhosos desde a primeira página.

Se incômodo gerasse incômodo assim como gentileza gera gentileza então deveríamos censurar todas as rusgas e deixas só a parte que somos gays.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É porque então uma comunidade que funcionaria bem as pessoas seriam 'carinhosas com as outras'. Mas isso não significaria que precisaríamos ser gays.

GNU/Linux está mais fácil que Windows porque, por enquanto, as pessoas que não sabem que receberiam vírus ou alguma coisa maliciosa por e-mail e que acabam clicando, ou instalando freewares com os malwares desateniosamente, são os que mais existem.

Além disso, GNU/Linux tem todos os joguinhos que existem em software livre facilmente acessíveis e instaláveis. Isto ficará muito bom a cada vez mais que se desenvolvedores compartilharem código de programação dos programas/softwares, junto com colaboradores e mantenedores dos sistemas!

Isto pode gerar mais emprego de programação e menos gente tendo que seguir para o caminho da assistência técnica, que estão aos montes. Porque é perda de tempo programador tentar fazer uma coisa nova. E compartilhando do que já existe torna-se muito mais fácil ele ganhar dinheiro construindo um programa novo com gráficos melhorados e uma campanha de financiamento coletivo num catarse, ou mesmo liberando sistemas operacionais com outros e tendo patrocinadores do governo ou de empresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unbuntu não pfvr.. Vou ver a fedora.

Léo R.,

Tem indico o Trisquel que indiquei ao Bruno Athayde na primeira página ou algum que imite o Windows ou algum como uma proposta nova, como por exemplo este Pear OS, que imita o MacOS só que tem uma pêra em vez de maçã:

pear.png

escritorioPersonal.png

EM BREVE teremos uma distro brasileira chamada Kaiana:

1549453_615632838472061_1050256584_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fedora infinitamente melhor que o Ubuntu.

Pear já usei, é legal mas não gosto da imitação do Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eles imitam o Windows e o Mac OS X e ficam piores.

Eu não entendo porque até hoje não existe um ambiente gráfico limpo, prático, com boas opções e que não seja feio pra caralho no Linux...

Tem ou outro tema no caminho certo (Numix, Iris) mas geralmente ficam pelo meio do caminho, falta algumas coisas, ficam preso a má organização das telas de alguns aplicativos importantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra Salvador, tá ok então o Kaiana não é realmente nada disso aí que você tá falando. Ou ele é justamente o que você pede, ou não é. Para mim é.

Daqui a pouco vem os outros e esculacham também. Quem curtir, curte. Quem não curtir, que diga e continue sem saber o que importa: liberdade de software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra Salvador, tá ok então o Kaiana não é realmente nada disso aí que você tá falando. Ou ele é justamente o que você pede, ou não é. Para mim é.

Daqui a pouco vem os outros e esculacham também. Quem curtir, curte. Quem não curtir, que diga e continue sem saber o que importa: liberdade de software.

A opinião não foi em cima do último, que na boa, tem uma má escolha de cores, de fontes, do sombreamento das fontes, a imagem do menu iniciar é porca, os ícones são da décda de 90, etc. etc.

Olha o Iris, por exemplo, eu mudaria um ou outro ícone, a fonte poderia ser melhor, mas os caras estão no caminho certo de fazer algo simples e decente:

163062-3.png

163062-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é um ambiente gráfico Gnome3 (e como eles me ensinaram GUI...), mas muito bem customizado!

Bonito mesmo. Entre Windows e os que tem a mesmo tipo de interface gráfica "barra embaixo com Menu Iniciar", cada um à sua própria característica.

Não curto os que copiam o Windows e o MacOS. Coloquei aqui só para divulgar o "lol"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é um ambiente gráfico Gnome3 (e como eles me ensinaram GUI...), mas muito bem customizado!

Bonito mesmo. Entre Windows e os que tem a mesmo tipo de interface gráfica "barra embaixo com Menu Iniciar", cada um à sua própria característica.

Não curto os que copiam o Windows e o MacOS. Coloquei aqui só para divulgar o "lol"

Sim, é um tema em cima do Gnome 3.

O problema é que ali mostra duas telas que ficaram bem feitas (na verdade nesse eles copiaram o gerenciador de arquivo do Mac OS/X) usando a idéia da "moda" que é o design flat (ao menos fica bem limpo e sem degradés e outras porcarias).

O problema é que se for usar o sistema provavelmente vai lidar com interfaces que "faltam", ícones incoerentes com o tema (aquele ícone de ajuda, por exemplo) e por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • jonnyjones81
      Por jonnyjones81
      Estava lendo uma matéria sobre a tal ligação do Kajuru na IstoÉ e a matéria termina assim:
      “Finalmente, uma observação sobre o sistema eleitoral brasileiro, que o Congresso está querendo alterar. O sistema vigente hoje já dá bastante espaço para que políticos como Jorge Kajuru se elejam. São pessoas que não têm outras credenciais além da fama e de algum sentimento de indignação, ou desejo vago de “fazer o bem”, mas que nunca perdeu um minuto da vida pensando sobre políticas e administração públicas.
      Se o Congresso fizer o que deseja, e implantar o tal sistema do “distritão”, em que apenas os candidatos mais votados são eleitos, só haverá gente famosa na política. Aquele sujeito que passou a vida lutando em silêncio por uma causa, ou estudando gestão pública, nunca mais chegará ao parlamento, pois costuma ser eleito pelos votos concedidos aos partidos no sistema proporcional.
      Hoje, existe um Kajuru a mais do que o necessário no Senado. Imagine agora um Congresso feito só de Kajurus. Gostou?”
      Ou seja, uma clara critica à mudança.
      Então fui pesquisar e ler um pouco melhor sobre o tema do voto distrital e distrital misto. Achei uma matéria sobre o assunto muito, mas muito bem escrita (IMO). Vou deixar aqui para a leitura e um debate saudável.
      Como o voto distrital misto pode mudar as eleições no país
    • Henrique M.
    • Guilherme Faria
      Por Guilherme Faria
      https://oglobo.globo.com/brasil/torcidas-organizadas-saem-as-ruas-em-defesa-da-democracia-em-sao-paulo-minas-rio-1-24455430
      Seriam, talvez, o início de muitas outras? 
    • DEREK ROCHA
      Por DEREK ROCHA
      Boa noite queridos,
      Gostaria da opinião de vocês.
      Quem foi melhor? Romário ou Ronaldo Fenômeno? Alguns números oficiais:
      [ROMÁRIO]
      ELEITO 1X MELHOR DO MUNDO
      PROTAGONISTA E CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE 1994
      MELHOR JOGADOR DA COPA DO MUNDO DE 1994
      DISPUTOU AS COPAS DE 1990 E 1994
      8 JOGOS E 5 GOLS em COPAS DO MUNDO
      GOLS PELA SELEÇÃO: 70 JOGOS 55 GOLS
      GOLS PELOS CLUBES: POUCO MAIS DE 1000 JOGOS, 860 GOLS
      [RONALDO]
      ELEITO 3X MELHOR DO MUNDO
      PROTAGONISTA E CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO DE 2002
      MELHOR JOGADOR DA COPA DO MUNDO DE 1998
      DISPUTOU AS COPAS DE 1994, 1998, 2002 E 2006
      19 JOGOS E 15 GOLS EM COPAS DO MUNDO
      GOLS PELA SELEÇÃO: 99 JOGOS 67 GOLS
      GOLS PELOS CLUBES: POUCO MAIS DE 500 JOGOS, 414 GOLS
      Comenta aqui!
       
       

    • Aleef
      Por Aleef
      Podcast Presidente da Semana conta a história de Jair Bolsonaro; ouça
       
      Fatos relevantes
      01 de novembro de 2018 - Moro aceita convite de Bolsonaro para comandar Ministério da Justiça
      22 de novembro de 2018 - Bolsonaro anuncia Ricardo Velez Rodriguez como ministro da Educação
      06 de dezembro de 2018 - Coaf aponta que ex-motorista de Flávio Bolsonaro movimentou mais de R$ 1,2 milhão em operações suspeitas
      08 de janeiro de 2019 - Filho de Mourão assume assessoria especial da presidência do Banco do Brasil
      14 de janeiro de 2019 - Coaf aponta que Flávio Bolsonaro recebeu 48 depósitos suspeitos em 1 mês, no total de R$ 96 mil
      18 de fevereiro de 2019 - Governo anuncia demissão de Bebianno; Floriano Peixoto assume Secretaria-Geral
      20 de fevereiro de 2019 - Governo apresenta proposta de Reforma da Previdência para a Câmara
      08 de abril de 2019 - Vélez Rodríguez é demitido e Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação
      17 de junho de 2019 - Em novo diálogo vazado, Moro orienta força-tarefa da Lava Jato a contestar na imprensa depoimento de Lula
      09 de setembro de 2019 - “Isso não é a atitude de presidente”, diz Macron sobre Bolsonaro em vídeo
      08 de novembro de 2019 - Congresso promulga reforma da Previdência nesta terça-feira
      21 de novembro de 2019 - Bolsonaro faz ato de lançamento de novo partido em Brasília
      16 de dezembro de 2019 - Pacote anticrime é sancionado com vetos
       
×
×
  • Criar Novo...