Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

[FM12] Pride of Anglia: The 3-4-3 Project - de 2011/12 a 2017/18


GG.

Posts Recomendados

Tens 3 grandes desafios para as próximas temporadas:

1- se consolidar como uma das forças inglesas

2- demonstrar na UCL que não é cavalo paraguaio

3- desbancar o United como força dominante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens 3 grandes desafios para as próximas temporadas:

1- se consolidar como uma das forças inglesas

2- demonstrar na UCL que não é cavalo paraguaio

3- desbancar o United como força dominante

Sim, esse são objetivos para o que virá. Pensei que você inicialmente falava da próxima temporada e aí nesse caso, apenas o 1º objetivo era factível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom esse fim de temporada, a equipe cada vez mais se solidifica como uma das aspiradoras ao titulo

eu quero ver o que será capaz de fazer na UCL, vai priorizar ou por os reservas tentando garantir uma vaga pela EPL na da próxima temporada?

to curioso para esse post tático prometido :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito bom esse fim de temporada, a equipe cada vez mais se solidifica como uma das aspiradoras ao titulo

eu quero ver o que será capaz de fazer na UCL, vai priorizar ou por os reservas tentando garantir uma vaga pela EPL na da próxima temporada?

to curioso para esse post tático prometido :P

Espero que continuemos nesse ciclo ascendente.

Isso é algo que terei que decidir, pois não sei se terei um time para jogar UCL e EPL com o mesmo nível.

Vou postar daqui a pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esse são objetivos para o que virá. Pensei que você inicialmente falava da próxima temporada e aí nesse caso, apenas o 1º objetivo era factível.

Na verdade, falava a médio prazo. Na próxima temporada, como disseste, somente o primeiro objetivo é plausível. Mas tenho certeza que irá muito mais longe do que o que pus como objetivos. Isso se a motivação durar, porque capacidade tens de sobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ipfc.png

cumprindo-o-prometido.png

a-tatica.png

Desde que decidi fazer um save focado no aspecto tático eu sabia que, obrigatoriamente, teria que fazer posts com informações táticas. No início, fiz posts com essa temática com uma razoável frequência, mas desde a metade da temporada 2012/13 não fiz mais nenhum. A ausência desse tipo de informação se deu por um motivo simples: minha vontade de jogar o FM foi maior do que a vontade para escrever algo sobre as questões táticas do save.

Justificadamente fui cobrado pelo beck_ e Stay Heavy pela ausência de posts táticos e assumi o compromisso que voltaria a fazê-los ao final da atual temporada. Para cumprir com o prometido, comecei a escrever alguma coisa, mas percebi que o texto ficaria muito longo e cansativo, pois teria que abordar as questões táticas da temporada atual (2014/15) e da anterior (2013/14), sem contar algumas pinceladas sobre as outras duas temporadas jogadas. Além disso, não tenho a habilidade necessária para fazer análises táticas com competência, como alguns fazem.

Sendo assim, resolvi retomar a ideia dos posts táticos com minhas impressões sobre o que tenho feito no save do Ipswich. Muitas vezes os textos terão menos soluções táticas e mais dúvidas ou serão apenas divagações sobre a forma de jogar de minha equipe, mas o meu desejo é fazer algo mais frequente e que reflita os desafios do save que estou jogando.

Para quem acompanha o save desde o início, deve se lembrar de que a primeira temporada do save (2011/12) foi de experiências táticas no que diz respeito aos desenhos táticos utilizados. Usei dois diferentes 3-4-3, um com o meio-campo em linha e outro com o meio-campo em losango. Na segunda temporada (2012/13), a temporada de retorno à Premier League modifiquei novamente o desenho tático utilizado pelo Ipswich.

A escolha recaiu em um desenho tático com o meio-campo em losango, mas com dois pontas (extremos) e um centro-avante em vez de três atacantes centralizados utilizado na segunda metade da temporada 2011/12. O novo desenho tático vem sendo usado, com pequenas alterações de posicionamento, até a atual temporada e continuará sendo usado até o fim do save, se tudo correr bem.

Implementar o 3-4-3 no FM12 tem sido um desafio muito estimulante para mim. Além das variáveis táticas que tenho que ajustar, as demais questões de gerenciamento do clube têm me deixado bastante envolvido com o save, algo que eu não sentia havia muito tempo.

Para este recomeço dos posts táticos, decidi iniciar com um pequeno texto sobre uma questão que sempre é levantada quando alguém vê a disposição tática dos jogadores no 3-4-3 com meio-campo em losango, que é o espaço deixado pelos lados do campo.

area-desprotegida.png

No desenho acima há uma larga faixa (área hachurada) nos lados do campo para os adversários atacarem e eles atacam por ali quando a formação tática deles privilegia o uso de jogadores pelos lados do campo, tais como, extremos, médios alas, alas e até laterais.

Sem entrar em debates sobre papéis e tarefas dos jogadores, no Ipswich o que tem acontecido é que os jogadores que costumam combater esse tipo de jogador adversário que atua na área desprotegida tem sido um dos três que aparecem no desenho abaixo.

marcacao-ponta.png

A seguir é possível ver três imagens de partidas do Ipswich contra o Tottenham com lances onde médio ala esquerdo dos Spurs, Gareth Bale, é combatido por jogadores do Ipswich. Na primeira imagem é possível ver Kyle Bartley, zagueiro direito em deslocamento para combater Bale, enquanto Roderick Mirand e Al-Kamali ficam na marcação dos dois atacantes do Tottenham, Doumbia e Yarmolenko.

bartley-bale.png

Na próxima imagem, meus três zagueiros estão em nossa área, enquanto quem faz o combate a Gareth Bale é Jonny Howson, que jogava como meia-central direito.

howson-bale.png

Por último, outra forma de combater a ação de um médio-ala. Dessa vez, é o volante do Ipswsich, Jorge Enríquez, que se desloca para combater Gareth Bale.

enriquez-bale.png

No caso do meia-central direito e do volante, o combate é simples, o jogador se desloca em busca do adversário, muitas vezes chegando próximo a linha de fundo para tentar desarmá-lo. O caso do zagueiro direito é um pouco mais complicado. Não é todas as vezes que ele sai em busca do jogador adversário e muitas vezes fica praticamente parado na grande área à espera da aproximação do adversário. Tentei alguns ajustes no que diz respeito à pressão, mas não obtive bons resultados, por isso sigo adiante com essa pendência tática.

Além do avanço pelos lados dos jogadores mais ofensivos dos adversários, também é comum minha equipe ter que enfrentar ações ofensivas de um extremo ou médio ala apoiado por um lateral. Nesse caso, o sistema defensivo do 3-4-3 ficava extremamente exposto. Consegui amenizar o avanço dos laterais com a marcação homem-a-homem feita pelos meus extremos, que na maior parte das vezes recuam ao perceberem o avanço dos laterais adversários e muitas vezes roubam bolas que são passadas para os laterais.

recuo-ponta.png

É possível ver a marcação homem-a-homem dos meus extremos em ação, na imagem abaixo. Enquanto a jogada se desenvolve perto da minha grande área, Vladimir Weiss e Adam Hlousek marcam, respectivamente, os laterais dos Spurs, Álvaro Pereira e Maicon.

marcacao-laterais.png

No momento, creio que essas são as questões mais importantes no que diz respeito aos espaços deixados pelo 3-4-3 com meio campo em losango. Posso ter esquecido alguma outra situação, mas se alguém lembrar é só postar que tentarei explicar o que tenho feito. Como pretendo fazer posts com mais frequência, abordarei outras questões nos próximos post, que pretendo fazer no decorrer desta temporada.

  • Upvote 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora sim! post muito interessante, gostei de como sempre tem alguem dando combate na lateral.. outra coisa que achei interessante é a marcação individual dos extremos nos laterais... eles nao cansam muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal, Gilson. Mas me tira uma dúvida: como estão instruídos os jogadores de frente (pontas, armador e centroavante) e os zagueiros? Aliás, qual é a sua proposta de jogo para esses jogadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora sim! post muito interessante, gostei de como sempre tem alguem dando combate na lateral.. outra coisa que achei interessante é a marcação individual dos extremos nos laterais... eles nao cansam muito?

Eles não tem cansado muito não, pois nem sempre os laterais adversários vão à frente. Se isso ocorre, aí há um desgaste maior dos meus extremos.

Ótimo post, gostei de ver como fez para solucionar a questão dos extremos atacando pelos espaços nos flancos do Ipswich.

Por enquanto é isso que tenho usado e tem dado relativamente certo.

Khadaff vai ficar com inveja! :P

Que nada, Khadaff, Beraldo e outros são insuperáveis nas análises.

Muito legal, Gilson. Mas me tira uma dúvida: como estão instruídos os jogadores de frente (pontas, armador e centroavante) e os zagueiros? Aliás, qual é a sua proposta de jogo para esses jogadores?

Não vou tirar não. :lol: Ainda vou falar um pouco mais dos defensores no próximo post, pois vou falar de como eles contribuem para a construção das jogadas de ataque de minha equipe. Depois vou falar do meio-campo e assim por diante. Peço sua paciência, pois a construção da tática e da forma de jogo do Ipswich tem passado por transformações nas temporadas e para mim sempre fica a dúvida quando algo não funciona. Nunca sei se é porque estou escolhendo alguma instrução equivocadamente ou se é porque falta qualidade em meus jogadores e isso é que tem me atraído no save. Não creio que se eu pegasse um clube grande de uma das ligas ou até um clube mediano mas estabelecido há muito tempo na 1ª divisão, eu estivesse tão envolvido. Pretendo escrever vários posts táticas nesta temporadas, mas preciso de tempo e espaço (número de linhas) para poder relatar o que tenho jogado. Segura aê!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Khadaff vai ficar com inveja! :P

Fiquei mesmo! Show de imagens para explicação das soluções táticas!

A IA do FM melhorou, mas ela de fato ainda deixa um pouco a desejar na questão da movimentação dos zagueiros nos sistemas como o 343 e 352 com médios-alas. Isso não é de agora. Nas equipes que se valem de três zagueiros (no futebol real), é normal vê-los abrir horizontalmente seu posicionamento para cobrirem o espaço deixado pelo avanço dos alas. No FM, eles permanecem centralizados praticamente o tempo todo, deixando a posição apenas em casos de atenção à instrução de marcação individual apertada. Nesse caso eles saem a caça do marcador deixando espaço às costas, o que costuma ser perigoso.

Acho que isso se deve ao fato de que na Inglaterra (terra onde o game é desenvolvido) há pouco (ou nenhum) uso de sistemas com três zagueiros. Ou melhor, não há formações sem uso de laterais. O que mais se aproxima disso são os 5-3-2 empregados por elencos mais fracos quando encaram os gigantes. Como a amostra é pequena, é natural que eles encontrem dificuldades em simular a movimentação dos sistemas com 3 zagueiros. Isso só reforça o tamanho do trabalho que vc está fazendo no Ipswich, Gilson. Pois além de encarar as limitações do motor do jogo, vc conseguiu equilibrar a formação e fazê-la render.

Os méritos são todos seus camarada e vou continuar acompanhando o save para ver até onde o 343 é capaz de chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei mesmo! Show de imagens para explicação das soluções táticas!

A IA do FM melhorou, mas ela de fato ainda deixa um pouco a desejar na questão da movimentação dos zagueiros nos sistemas como o 343 e 352 com médios-alas. Isso não é de agora. Nas equipes que se valem de três zagueiros (no futebol real), é normal vê-los abrir horizontalmente seu posicionamento para cobrirem o espaço deixado pelo avanço dos alas. No FM, eles permanecem centralizados praticamente o tempo todo, deixando a posição apenas em casos de atenção à instrução de marcação individual apertada. Nesse caso eles saem a caça do marcador deixando espaço às costas, o que costuma ser perigoso.

Acho que isso se deve ao fato de que na Inglaterra (terra onde o game é desenvolvido) há pouco (ou nenhum) uso de sistemas com três zagueiros. Ou melhor, não há formações sem uso de laterais. O que mais se aproxima disso são os 5-3-2 empregados por elencos mais fracos quando encaram os gigantes. Como a amostra é pequena, é natural que eles encontrem dificuldades em simular a movimentação dos sistemas com 3 zagueiros. Isso só reforça o tamanho do trabalho que vc está fazendo no Ipswich, Gilson. Pois além de encarar as limitações do motor do jogo, vc conseguiu equilibrar a formação e fazê-la render.

Os méritos são todos seus camarada e vou continuar acompanhando o save para ver até onde o 343 é capaz de chegar.

Se você acha que o post ficou bom, então estou no caminho certo.

Pois é Khadaff, eu não sei se a dificuldades defensivas dos sistemas com três zagueiros no FM tenha relação com essa ausência desse tipo de sistema na Inglaterra ou apenas um deficiência da IA do jogo, mas o fato é que os problemas relatados por você realmente acontecem. Gostaria que além da abertura horizontal para cobrir o espaço deixado pelos alas os zagueiros fizesse o basculamento para preencher um lado do campo, como no caso do meu zagueiro sair para pressionar o ponta adversário. Gostaria que pelo menos o zagueiro do centro se movesse para preencher o buraco deixado pela movimentação do outro, mas isso não acontece.

Mesmo com as limitações do FM, eu tenho conseguido fazer com que o time evolua e isso tem sido bem legal mesmo, como você frisou. Quero ver se conseguirei manter a equipe em evolução para no futuro conseguir contratar melhores jogadores e aí poder desenvolver o sistema com maior qualidade.

Valeu pelo apoio e farei mais posts táticos em breve.

gostei bastante da formação e principalmente da solução dos zagueiros que abririam em excesso e deixariam o meio desprotegido.. bem legal mesmo a análise gg

Valeu pelo apoio, Caio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todo o post e achei fantástico gg, muito bem explicado. Acho que até para os mais leigos (como eu) ficou muito claro. Porém notei uma coisa em uma imagem, posso até estar errado, mais enfim.

bartley-bale.png

Se o Bale fizer uma inversão de bola e pegar o jogador que esta livre no lado esquerdo da imagem? Acho que poderia utilizar os jogadores que estão "sobrando" ali no meio campo ou os que estão na frente da área e aplicar uma marcação h-h nos jogadores que podem aparecer pela esquerda, no caso. Só uma observação. :specool:

Editado por Netow.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li todo o post e achei fantástico gg, muito bem explicado. Acho que até para os mais leigos (como eu) ficou muito claro. Porém notei uma coisa em uma imagem, posso até estar errado, mais enfim.

bartley-bale.png

Se o Bale fizer uma inversão de bola e pegar o jogador que esta livre no lado esquerdo da imagem? Acho que poderia utilizar os jogadores que estão "sobrando" ali no meio campo ou os que estão na frente da área e aplicar uma marcação h-h nos jogadores que podem aparecer pela esquerda, no caso. Só uma observação. :specool:

Você não está errado não. O Tottenham estava no 4-4-2 inglês. Observe que os zagueiros do Tottenham não aparecem na imagem. Os dois laterais estão sofrendo a marcação individual do meus extremos. Os dois meias centrais estão próximos ao árbitro e os dois atacantes (Doumbia e Yarmolenko) estão no meio perto de meus dois zagueiros. Restam os dois pontas. O esquerdo é o Bale que está sendo marcado pelo Bartley.

O jogador ao qual você se refere é o correspondente ao Gareth Bale pelo lado direito, ou seja, médio ala direito. Nessa situação, com três zagueiros, sem alas e com um meio-campo em losango, não vejo como eu colocar alguém para esse jogador no H-H. Creio que essa e outras são situações de jogo com qual terei que conviver por ter escolhido o 3-4-3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não está errado não. O Tottenham estava no 4-4-2 inglês. Observe que os zagueiros do Tottenham não aparecem na imagem. Os dois laterais estão sofrendo a marcação individual do meus extremos. Os dois meias centrais estão próximos ao árbitro e os dois atacantes (Doumbia e Yarmolenko) estão no meio perto de meus dois zagueiros. Restam os dois pontas. O esquerdo é o Bale que está sendo marcado pelo Bartley.

O jogador ao qual você se refere é o correspondente ao Gareth Bale pelo lado direito, ou seja, médio ala direito. Nessa situação, com três zagueiros, sem alas e com um meio-campo em losango, não vejo como eu colocar alguém para esse jogador no H-H. Creio que essa e outras são situações de jogo com qual terei que conviver por ter escolhido o 3-4-3.

Compreendo. Mais você já tentou/pensou em utilizar marcação individual quando enfrentar times que usam jogadores abertos? Ex: colocar o seu lateral esquerdo pra marcar individual o médio do Tottenham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compreendo. Mais você já tentou/pensou em utilizar marcação individual quando enfrentar times que usam jogadores abertos? Ex: colocar o seu lateral esquerdo pra marcar individual o médio do Tottenham.

Eu não tenho lateral esquerdo. Jogo no 3-4-3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho lateral esquerdo. Jogo no 3-4-3.

Eu na verdade inverti os papéis, quis dizer o seu médio pra marcar o lateral do Tottenham.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou tirar não. :lol: Ainda vou falar um pouco mais dos defensores no próximo post, pois vou falar de como eles contribuem para a construção das jogadas de ataque de minha equipe. Depois vou falar do meio-campo e assim por diante. Peço sua paciência, pois a construção da tática e da forma de jogo do Ipswich tem passado por transformações nas temporadas e para mim sempre fica a dúvida quando algo não funciona. Nunca sei se é porque estou escolhendo alguma instrução equivocadamente ou se é porque falta qualidade em meus jogadores e isso é que tem me atraído no save. Não creio que se eu pegasse um clube grande de uma das ligas ou até um clube mediano mas estabelecido há muito tempo na 1ª divisão, eu estivesse tão envolvido. Pretendo escrever vários posts táticas nesta temporadas, mas preciso de tempo e espaço (número de linhas) para poder relatar o que tenho jogado. Segura aê!!

Bah, vai me deixar com o gostinho na boca, é?? Isso não se faz... hahaha

Li todo o post e achei fantástico gg, muito bem explicado. Acho que até para os mais leigos (como eu) ficou muito claro. Porém notei uma coisa em uma imagem, posso até estar errado, mais enfim.

bartley-bale.png

Se o Bale fizer uma inversão de bola e pegar o jogador que esta livre no lado esquerdo da imagem? Acho que poderia utilizar os jogadores que estão "sobrando" ali no meio campo ou os que estão na frente da área e aplicar uma marcação h-h nos jogadores que podem aparecer pela esquerda, no caso. Só uma observação. :specool:

Velho, te digo que foi a primeira coisa que vi assim que pus os olhos na imagem. Vi e pensei comigo mesmo: "como é que a IA não explora essa lacuna?"

Aí fica a pergunta pro Gilson: é comum acontecer jogadas como a descrita pelo Netow ou a IA ainda não se deu conta dessa possibilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, vai me deixar com o gostinho na boca, é?? Isso não se faz... hahaha

Velho, te digo que foi a primeira coisa que vi assim que pus os olhos na imagem. Vi e pensei comigo mesmo: "como é que a IA não explora essa lacuna?"

Aí fica a pergunta pro Gilson: é comum acontecer jogadas como a descrita pelo Netow ou a IA ainda não se deu conta dessa possibilidade?

Beck, eu não estou lembrado se isso é comum. Creio que não. Vamos levar em conta, que os cruzamentos dos médios alas buscam os dois atacantes. Se a IA levar isso em conta, ela não vai explorar essa jogada frenquentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beck, eu não estou lembrado se isso é comum. Creio que não. Vamos levar em conta, que os cruzamentos dos médios alas buscam os dois atacantes. Se a IA levar isso em conta, ela não vai explorar essa jogada frenquentemente.

Sorte sua, porque aqui seguido acontecem cruzamentos - geralmente rasteiros - buscando o jogador que entra entre o zagueiro e o lateral do lado oposto pra somar aos atacantes e quase sempre acaba saindo gol nessas jogadas. E isso jogando com 4 zagueiros e 1 volante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sorte sua, porque aqui seguido acontecem cruzamentos - geralmente rasteiros - buscando o jogador que entra entre o zagueiro e o lateral do lado oposto pra somar aos atacantes e quase sempre acaba saindo gol nessas jogadas. E isso jogando com 4 zagueiros e 1 volante.

Prometo que ficarei atento para ver se isso é algo mais comum do que eu imagino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A evolução defensiva do time na Premier League se deve ao fato de ter achado um jeito de anular a passagem dos jogadores adversários pelos flancos, certo?

Você combina o posicionamento defensivo na preparação de jogo para dar uma melhorada no desempenho da defesa ou ela não teve influência nessa evolução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...