Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O papo é prova!


AndreP

Posts Recomendados

Tipo, o que eu pensei foi algo assim:

Dinheiro pras federais: 3X

Dinheiro pro INEP fazer as provas: X

Do dinheiro das federais, parte tem que ir pro vestibular (X), caso eles façam. Caso não façam, o dinheiro é por conta do INEP. Por mais que venha tudo do governo, não usando o ENEM, teria que sair do orçamento delas. Usando o ENEM seria como uma verba a mais, só pro vestibular. Mas apenas, e somente apenas, usando o ENEM significativamente. Imagino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usando o seu exemplo, o q eu acho ideal e q tentei explicar foi:

Situação atual:

Dinheiro pras federais: 3X

Dinheiro pro INEP fazer as provas: X

Situação q acho ideal:

Dinheiro pras federais: 4X

Dinheiro pro INEP fazer as provas: 0

Acho q agora ficou BEM mais claro hehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usando o seu exemplo, o q eu acho ideal e q tentei explicar foi:

Situação atual:

Dinheiro pras federais: 3X

Dinheiro pro INEP fazer as provas: X

Situação q acho ideal:

Dinheiro pras federais: 4X

Dinheiro pro INEP fazer as provas: 0

Acho q agora ficou BEM mais claro hehehehe.

Sim, eu entendi. Mas aí seria o ideal. Não o que parece que motiva as federais a adotarem o ENEM.

Mas nós pagamos para fazer o ENEM e os vestibulares.

Não acho que o custo deles seja tão alto.

Não sei. Tem o aluguel das escolas, funcionarios pra aplicarem as provas, pra passarem detector de metais na entrada dos banheiros, pra acompanhar nego bebendo água, os outros que devem ficar nos "bastidores", a criação da prova que custa cerca de 1M (se não tiver mais caro), entre todos os outros gastos que deveriam.

Imagino que o dinheiro não dê pra duas etapas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei. Tem o aluguel das escolas, funcionarios pra aplicarem as provas, pra passarem detector de metais na entrada dos banheiros, pra acompanhar nego bebendo água, os outros que devem ficar nos "bastidores", a criação da prova que custa cerca de 1M (se não tiver mais caro), entre todos os outros gastos que deveriam.

Imagino que o dinheiro não dê pra duas etapas.

No meu 3º ano, em 2008, lembro que paguei R$ 90 pelo vestibular. Acho mais que suficiente. Foram mais de 10 000 inscritos, o que dá no minimo R$900 000. Muita grana, levando em consideração que um fiscal deve ganhar uns R$50 por dia, a impressão das provas é MUITO barato também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade meu chute foi ridiculo, em 2008 foram quase 10 000 vagas para 52 792 concorrentes, se supormos que 10 000 foram isentos, da um total de R$3 851 280, será que é o bastante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aplicação do ENEM esse ano custou quase 130 milhões de reais, quase 30 reais por cada pessoa inscrita (mais de 4,5 milhões de pessoas).

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A aplicação do ENEM esse ano custou quase 130 milhões de reais, quase 30 reais por cada pessoa inscrita (mais de 4,5 milhões de pessoas).

Fonte

Não tá errada essa conta não???

ps: Sendo que cada candidato paga R$30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tá errada essa conta não???

ps: Sendo que cada candidato paga R$30.

só que a maioria nao paga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tá errada essa conta não???

ps: Sendo que cada candidato paga R$30.

Os números do meu post estão arredondados. Na fonte q postei tem os valores mais quebrados... mas po, 4,5M x 30 = 135M... está bem próximo hehehe.

E não tem nada a ver com as isenções de nego de escola pública etc como uns aí falaram sem pensar hahahahaha. Isso é custo por candidato e não quanto cada um paga. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os números do meu post estão arredondados. Na fonte q postei tem os valores mais quebrados... mas po, 4,5M x 30 = 135M... está bem próximo hehehe.

E não tem nada a ver com as isenções de nego de escola pública etc como uns aí falaram sem pensar hahahahaha. Isso é custo por candidato e não quanto cada um paga. ;)

Eu notei uma margem de erro, mas eu perguntei porque R$5milhões não é pouca coisa. :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu notei uma margem de erro, mas eu perguntei porque R$5milhões não é pouca coisa. :thumbsup:

Com certeza não é hehehe. É q eu arredondei tudo pra cima... pra mostrar valores redondos, só pra dar a idéia da ordem de grandeza :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todas as públicas EXIGEM o ENEM pra compor a nota do vestibular (juntando com prova própria) ou isso é opcional (se não quiser fazer o ENEM vai lá e faz o vestiba tradicional da universidade)? Ou pior: além de obrigatório é a ÚNICA prova pro acesso?

Aqui no Ceará, o ENEM é a unica forma de acesso pela federal. Por isso essa merda toda começou assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É da universidade a decisão de usar ou não o ENEM, mas a maioria usa pq eles adoraram a prova, pelo menos aqui foi assim, eles só estão ainda receosos por causa de todos esses erros. Aqui você tem a opção de usar o ENEM como 1ª fase(vc faz o ENEM e a prova deles de 1ª fase, prevalece a nota maior) e da 10% das vagas para o SiSU e a expectativa é eliminar a 1ª fase e usar o SiSU em uma 20 a 30 por cento das vagas(exceto em cursos relacionados a música e teatro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aquela ultima pergunta da prova azul de domingo

que foi um grafico e o maior lucro de uma empresa no bieno algo assim

porra, era a D e no gabarito do enem saiu E

é erro do enem, pqp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, de acordo com o gabarito oficial:

1º Dia

65/90 (ROSA)

- Rasurei uma no gabarito, podia ser 66;

- Vacilei na do tropeiro e olha que eu entendi o texto;

- Duvidosas:

23. (Sobre as ruínas de Canudos)

Não pode ser A, considerando apenas objetos arqueológicos porque no texto fala da identidade e modo de vida, tem que ser D que diz sobre práticas e representações.

48. (Sobre termos físicos)

Me expliquem a resposta.

74. (Sobre eletrólise pra recuperar metais sucateados)

Outro gabarito deu 71g, agora deu 35,5g.

WTF?

2º Dia

59/90 (AMARELA)

- Duas erradas em matemática por vacilo de continha básica;

- Duvidosas:

109. (Texto sobre chat)

Não acho aqui nem na puta que pariu que a resposta possa ser A, que diz que a falta de identidade real não compromete um fluxo de comunicação em tempo real.

119. (Soneto)

Outro gabarito deu D, sobre morrer para aliviar a desilusão. Agora deu B, falando sobre melancolia.

133. (Sobre pintura e fotografia)

Por que letra A? Pra mim a discussão vai pro lado de dizer que as pessoas temem a tecnologia substituindo o homem.

155. (Panfletos)

Outro gabarito deu D, agora é C (923). WTF?

156. (Caminhos/engarrafamento)

Antes deu B agora deu D (E2E5). WTF?

157. (Esgoto)

Antes deu E agora D (54,56). WTF? Além do que não cita se a cobertura de cimento é apenas na área lateral do cilindro, na área lateral e uma das bases ou até mesmo nas duas.

165. (Bloco de madeira nos rolos circulares)

Porque é 4piR?

Resultado ~70%, esperava ir muuuuuuuuito melhor. Puta que pariu, to muito nervoso agora e chateado também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma coisa ta estranha...

Questão 147 (Prova Azul - 2° Dia) - a do congestionamento:

Diz o enunciado o seguinte:

Paula deseja se deslocar da cidade A para a cidade B USANDO EXATAMENTE DUAS DAS VIAS INDICADAS...

Antes da figura, cita as estradas E3 e E4, logo, presumo eu, que a resposta deveria conter uma delas não??

No gabarito, a resposta é D)E2E5 e eu marquei B)E1E4.

WTF?? Alguem me explica isso aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que no ano passado a primeira versão do gabarito veio com erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguma coisa ta estranha...

Questão 147 (Prova Azul - 2° Dia) - a do congestionamento:

Diz o enunciado o seguinte:

Paula deseja se deslocar da cidade A para a cidade B USANDO EXATAMENTE DUAS DAS VIAS INDICADAS...

Antes da figura, cita as estradas E3 e E4, logo, presumo eu, que a resposta deveria conter uma delas não??

No gabarito, a resposta é D)E2E5 e eu marquei B)E1E4.

WTF?? Alguem me explica isso aí

essa é eu tambem marquei B e inclusive nos gabaritos do terra/globo e talz deram como B tb

só o enem que vai e coloca a D ¬¬'

------------------------------------

a minha maior sequencia de acertos foi em matematica com 9

detalhe, eu sabia apenas 2, 7 foram chutes

auhauahauhauahuahuahauahuahau

tem dia q a sorte joga ao nosso lado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

texto

2° Dia

- Chat: só pode ser a A. Qual outra alternativa tu achas que poderia ser?

- Soneto: também estranhei, mas achei a resposta do Terra mais estranha que a do ENEM. O 'eu poético' em nenhum momento dá a entender que quer morrer.

- Pintura e fotografia: acho que a resposta não pode ser a D por causa do 'o avanço dos meios de comunicação, inclusive on-line, substitua' -> o texto não fala em nenhum momento nos mecanismos da Internet.

- Engarrafamento: considerando que tem mais chances de ocorrer engarrafamento de A a C do que de A a D (primeiro caminho percorrido), essa aí também pode estar certa.

1° Dia

- Canudos: realmente, A parece ser uma resposta estranha. Deve estar errado no gabarito.

---

Igor: 'as vias indicadas' referia-se ao esquema do problema. E3 e E4 eram citadas só para exemplificação do que os números decimais significavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...