Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O papo é prova!


AndreP

Posts Recomendados

  • Respostas 3.2k
  • Criado
  • Última resposta

Me expliquem uma coisa:

Todas as públicas EXIGEM o ENEM pra compor a nota do vestibular (juntando com prova própria) ou isso é opcional (se não quiser fazer o ENEM vai lá e faz o vestiba tradicional da universidade)? Ou pior: além de obrigatório é a ÚNICA prova pro acesso?

Pergunto isso pq na época q eu fiz, 2001, foi o primeiro ano do ENEM e não servia pra bosta nenhuma... fiz só por curiosidade msm... na época, tinha algumas boates travestidas de faculdade q aceitavam o ENEM e, das mais respeitadas, só a PUC aceitava. As públicas todas tinham seu próprio vestibular...

Estou perguntando isso pq, se fosse na minha época, nego iria cagar e andar pra existência do ENEM e só fazer as provas q realmente importavam (UFRJ, UERJ, UFF etc). Só msm os q não tinham a menor condição de passar num vestibular dessas universidades q se preocupavam com o ENEM pra usar nas particulares "me engana q eu gosto". Não q essas particulares tivessem provas difíceis, muito pelo contrário, mas aí o cara fazia uma prova só q servia pra uma porrada de particular e lhe poupava trabalho, apenas.

Me expliquem essa bagaça direito aí :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justiça impede divulgação do gabarito do Enem; AGU vai recorrer

Laryssa Borges

Direto de Brasília

A Justiça Federal no Ceará confirmou nesta terça-feira (9) ao Terra que está suspensa a decisão que permitiria divulgar às 18h o gabarito oficial das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O impedimento está incluído da decisão liminar da juíza Karla de Almeida Miranda Maia, que suspendeu a totalidade do Enem diante das falhas e argumentando violação ao princípio da isonomia entre os alunos. A Advocacia-Geral da União (AGU) irá apresentar recurso contra a sentença ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região e outro à própria juíza que tomou a decisão individual de barrar o Enem.

No primeiro dia de prova do Enem, no sábado (6), entre os erros os estudantes detectaram que o cabeçalho da folha para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas, o que inviabilizava a marcação precisa das respostas no espaço destinado na prova.

"A juíza federal Karla de Almeida Miranda Maia considera importante que o gabarito não seja divulgado, porque poderá acarretar acirrados ânimos entre os candidatos eventualmente aprovados e aqueles que não obtiveram resultado exitoso", disse a Justiça Federal.

Além da suspensão da divulgação do gabarito, também estão impedidos, conforme a decisão judicial, o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno que tenha participado do Enem ou a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final.

"Não há essa quebra de isonomia como se pretende afirmar. Se mantida essa tese, chegaríamos ao absurdo de, havendo um aluno prejudicado, termos que realizar uma nova prova para 3.399.999 estudantes. É necessário preservar a possibilidade desse candidato ter uma prova aplicada validamente, mas não podemos achar que a existência de provas diferentes impede uma avaliação equivalente, sob pena de estarmos invalidando todo o sistema de avaliação no Brasil", debateu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

"Temos plena confiança que o tribunal para onde será encaminhado o novo recurso terá a sensibilidade de preservar a situação desses 3.298.000 estudantes que fizeram uma prova válida e têm direito a uma avaliação e a uma pontuação", completou o ministro-chefe da AGU, minimizando o risco de morosidade na decisão por parte do Poder Judiciário.

Contrário à possibilidade de realização de uma nova prova do Enem para todos os estudantes, o advogado-geral observou que a aplicação de uma nova prova representaria um "prejuízo claro" aos alunos que já fizeram a prova e se submeteram a meses de estudo e ao estresse de se submeterem às questões. "A decisão de refazer a prova representa um prejuízo claro aos 3 milhões de estudantes. Temos que pensar nesse universo de estudantes brasileiros que serão prejudicados com a eventual aplicação de uma nova prova global. Não é sustentável a tese de que há uma quebra de isonomia", disse.

http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI4782662-EI8398,00-Justica+suspende+a+divulgacao+do+gabarito+do+Enem.html

Incompetência Na Elaboração de Provas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me expliquem uma coisa:

Todas as públicas EXIGEM o ENEM pra compor a nota do vestibular (juntando com prova própria) ou isso é opcional (se não quiser fazer o ENEM vai lá e faz o vestiba tradicional da universidade)? Ou pior: além de obrigatório é a ÚNICA prova pro acesso?

Pergunto isso pq na época q eu fiz, 2001, foi o primeiro ano do ENEM e não servia pra bosta nenhuma... fiz só por curiosidade msm... na época, tinha algumas boates travestidas de faculdade q aceitavam o ENEM e, das mais respeitadas, só a PUC aceitava. As públicas todas tinham seu próprio vestibular...

Estou perguntando isso pq, se fosse na minha época, nego iria cagar e andar pra existência do ENEM e só fazer as provas q realmente importavam (UFRJ, UERJ, UFF etc). Só msm os q não tinham a menor condição de passar num vestibular dessas universidades q se preocupavam com o ENEM pra usar nas particulares "me engana q eu gosto". Não q essas particulares tivessem provas difíceis, muito pelo contrário, mas aí o cara fazia uma prova só q servia pra uma porrada de particular e lhe poupava trabalho, apenas.

Me expliquem essa bagaça direito aí :P

Cara, a ideia do MEC é unificar todos os vestibulares adotando o ENEM como único - que eu saiba é isso - meio. É por ele que se consegue bolsa em particulares, por meio do ProUni, e é com ele que entra-se em muitas federais.

Esse processo tem sido gradual com as federais. Algumas tem vestibular próprio, algumas tem o ENEM, algumas usam o ENEM pra parte das vagas, algumas usam o ENEM e complementam com um vestibular próprio. Eu sei que esse ano o numero de federais que tá usando o ENEM de forma mais significativa (ou seja, não só pra parte das vagas) aumentou.

O reitor do ano passado aqui da UFMG tinha batido o pé e disse que não adotariam o ENEM, isso no final da sua gestão (ou seja lá o nome que dão pra isso), o vestibular foi integralmente dela, 1ª e 2ª etapa - só não sei se deram um percentual das vagas pra galera do ENEM. Porém, esse ano o reitor mudou e a UFMG passou a adotar o ENEM em substituição da 1ª etapa, passando a fazer apenas a 2ª etapa pra passar aquela peneira nos candidatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me expliquem uma coisa:

Todas as públicas EXIGEM o ENEM pra compor a nota do vestibular (juntando com prova própria) ou isso é opcional (se não quiser fazer o ENEM vai lá e faz o vestiba tradicional da universidade)? Ou pior: além de obrigatório é a ÚNICA prova pro acesso?

Até aonde eu saiba, é opcional. Você não é obrigado a fazer o ENEM.

Aqui na UFPR, 10% do total da prova é reservado ao ENEM, ou seja, se vc não faz, o único prejuízo vai ser de sua nota ser só 90% do total.

A UTFPR utiliza APENAS o ENEM como forma de seleção, logo, nesse caso, seria obrigatório a execução da prova.

Se eu estiver falando merda, me corrijam :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, depende de como a universidade está adotando o ENEM. A UFOP, por exeplo, acabou com um dos seus vestibulares pra adotar o ENEM integralmente. Ou seja, usa o ENEM pra um semestre e um vestibular próprio, com segunda etapa e tudo pra outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmm, saquei...

Porra, isso é uma avacalhação federal então... Substiruir os vestibulares tradicionais q, bem ou mal funcionam, por essa bagunça generalizada q se tornou o ENEM de 2 anos pra cá ("coincidentemente", a bagunça aumenta proporcionalmente ao aumento de universidades q utilizam o ENEM...).

A idéia de querer unificar o vestibular é válida (apesar de eu ser contra), mas não pode ser feito no atropelo como vem acontecendo... Toda a logística e infraestrutura tinham q ser definidas com 1 ano de antecedência (nessa época de agora deveriam estar fazendo os últimos ajustes pro ENEM do ano q vem). Claro q a impressão das provas teria q ser só na época da aplicação (pra diminuir custos de armazenagem e diminuir a possibilidade de fraude), mas fora isso tudo já deveria estar definido e revisado.

E outra, não sei pq o governo não aproveita a experiência q as grandes universidades públicas têm para organizar o vestibular... as Federais deveriam ser responsáveis pela aplicação da prova em sua área de abrangência, como fariam com o seu vestibular próprio. Elas receberiam as provas (em meio eletrônico) e seriam responsáveis por todo o processo a partir daí (impressões das provas, dos cartões de confirmação de inscrição, dos cartões-resposta etc). As federais têm décadas de experiência em grandes vestibulares enquanto q o INEP quer "aprender na marra"... Se os egos não fossem tão grandes as coisas seriam BEM mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem ai viu o gabarito oficial?

TOTALMENTE diferente do coc..

qq eh akilo???

pqp!

Ainda não saiu, cara.

Ou já e eu que não achei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não saiu, ele tá viajando.

Pois é mm, a pressa é inimiga da perfeição, fazem a parada e tá dando merda atrás de merda, é foda. Na verdade o INEP deveria aprender com as bancadas que fazem as provas, COPEVE, UnB, entre outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é mm, a pressa é inimiga da perfeição, fazem a parada e tá dando merda atrás de merda, é foda. Na verdade o INEP deveria aprender com as bancadas que fazem as provas, COPEVE, UnB, entre outras.

Pois é. A maioria das grandes universidades têm bancas próprias (Cespe da UnB, UFRJ, Fundação CESGRANRIO etc). Não dá pra entender pq estão sendo ignoradas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito questão de Know-how tbm, quando se reformula um exame como o ENEM pra algo tão grande e complexo é normal que haja erros nos primeiros anos.

O que eles deviam ter feito é uma espécie de "adaptação"; nesses primeiros anos o ENEM teria a mesma função do passado, com o tempo, e a consolidação definitiva da prova, o SISU entraria em vigor, daria até mais tempo para as universidades decidirem se implantariam ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu ouvi, o motivo é financeiro. Mas bem que podiam auxiliar no processo...

Cara, essa desculpa não cola... o dinheiro é do governo de qq forma... Se vai sair da conta do INEP, do MEC, das Federais etc não importa, é tudo "do governo". É só questão de alocação dos recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho o enem muito chato e fraco pra ser uma primeira fase, eu acho que deveria ser usado pra conseguir bolsas em particulares, e SÓ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justiça Federal do Ceará suspende divulgação do gabarito do Enem

A Justiça Federal do Ceará, por meio da juíza da 7º Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, determinou nesta terça-feira, 9, a suspensão da divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Segundo o Ministério Público Federal do Ceará, a juíza considerou importante que o gabarito não seja divulgado, porque poderá acarretar ânimos acirrados entre os candidatos eventualmente aprovados e aqueles que não obtiveram resultado positivo.

Pela decisão também estão suspensos o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno prejudicado ou não, seja por preenchimento do cartão resposta, providências administrativas de guarda e tratamento do material utilizado no exame, e ainda, a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final. A determinação da Justiça pela suspensão do exame partiu da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará, quando o procurador da República Oscar Costa Filho questionou a segurança do Enem.

soh lembrando q esse tal desse procurador ai eh conhecido aki no ceara por tentar anular prova, o hobbie dele eh axar indicios pra q vestibulares sejam anulados, cancelados etc, deve ter algum trauma essa pessoa...

ele anulou o vestibular da uece ano passado, quase q eu me lasco no 2º vest, mas pelo menos deu tudo certo pra mim, graças a Deus heheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eucks já não tá na faculdade?

Pra que tá fazendo ENEM de novo?

EHUAEHUAHUEHUAHEUAHUEHUAEHUAHUEUAEUA

E porra, Brasil é foda.

Grana fudida pra fazer essa merda e planejamento 0.

E pior que vai acabar todo ano dando merda, cada ano um erro mais infantil.

UFSC aqui parece que já cancelou a porra toda de nota do ENEM, que era opcional ainda.

IFSC que se fudeu pq usaria só o ENEM como processo seletivo; agora notas só em Janeiro e várias reclassificações pra fechar turma já que nego do Brasil todo se inscreve pra postar no Orkut que passou em mais uma.

Quero calouros porra! :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho o enem muito chato e fraco pra ser uma primeira fase, eu acho que deveria ser usado pra conseguir bolsas em particulares, e SÓ.

Tenho a mesma opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mm, mas acredito que seria problema do INEP e do MEC, o dinheiro destinado às federais poderia ser usado em outras coisas pra eles. O MEC fazendo seria como um dinheiro a mais pra realização dos vestibulares, não?

Só sei que devia era sair do terceirão e pder fazer matrícula nas federais ou particulares. Quem não guentasse que pedisse arrego.

Depois de "Ah vai tomar no cu, o ENEM foi cancelado e eu vou para o Fla-Flu", mais um video da serie ENEM CANCELADO

http://www.youtube.com/watch?v=LwkmwKxAtNQ

UHEUAEHUHSUSEAUESAHUSEUSHAEUHEUHSEUHSEUHSEUHUESAHUESH

Esse sotaque é o melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mm, mas acredito que seria problema do INEP e do MEC, o dinheiro destinado às federais poderia ser usado em outras coisas pra eles. O MEC fazendo seria como um dinheiro a mais pra realização dos vestibulares, não?

Não, cara... Tipo, como falei, é tudo "do governo", ou seja, é questão do governo alocar os recursos certos nos lugares certos. O MEC/INEP pegaria o orçamento destinado a organização do ENEM e repassaria às universidades para cobrir os custos da organização.

Mas msm q esse repasse não fosse feito, estaria se trocando seis por meia dúzia, pq as universidades continuam fazendo seus próprios vestibulares hj (pra compor a nota final junto com o ENEM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho o ENEM fraco, nele cai o conteudo que as pessoas precisam saber. Esse ano só foi avacalhado em quimica.

Quando fiz vestibular ficava me perguntando o por que eu precisava saber tanto coisa sobre fisica elétrica, optica, parada de ondas, quimica organiza, fisico-quimica e etc.

O ENEM cobra um pouco de tudo, coisas básicas, o que for mais importante, mais relevante para a sua profissão voce deveria ver na 2ª fase do vestibular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...