Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O papo é prova!


AndreP

Posts Recomendados

Acertei 36 também. Quais serão anuladas?

Pelo que estou lendo nos fóruns e no facebook é bem provável que a 3 e a 49 sejam anuladas. As questões 42, 46 e 47 também parecem possíveis alvos de recurso.

Vamos torcer! O que me deixa mais triste é ver que se tivesse estudado, nem que fosse pouco, poderia ter ido muito melhor. A prova foi relativamente fácil...

Trabalhar no TJ seria ótimo, 10 minutos de casa, já entraria na mesma divisão que faço estágio e já tenho experiência. Tomara que dê certo, apesar de achar difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 3,2k
  • Criado
  • Última resposta

Errei 4 dessas. A única que acertei foi a 46.

Já iria pra 40. Aí é quase certeza que teria minha redação corrigida. Acho que fiz uma bela redação, poderia tirar a diferença.

Mas a prova estava fácil mesmo. Considerando que passei reto naquela dos bits (que obviamente li bytes hahaha) e que errei não sei como na do Plano Real... Se soubesse um pouco mais de legislação (que necessitava de estudo específico), onde acertei só metade, estaria dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante João Gilberto

...aos advogados do fórum eu peço a seguinte ajuda:

Estou estudando algumas noções de Direito Penal e tendo dificuldade de encontrar no código os artigos referentes a alguns assuntos que os caras colocaram no programa.

2. Noções de Direito Penal: 1. Conceito de crime: elementos; consumação e tentativa; causas de exclusão de ilicitude e culpabilidade; 2. Espécies de crime: dos crimes contra a pessoa; dos crimes contra o patrimônio; dos crimes contra os costumes; dos crimes contra a saúde pública; dos crimes contra a fé pública; dos crimes contra a administração pública; 3. Abuso de Autoridade (Lei 4.898/65); 4. Sistema Nacional de Armas (Lei 10.826/03).

Se não for dar muito trabalho, tem como alguém colocar ao lado de cada assunto os referidos artigos?! E se possuir link para estudo agradeço também. Encontrei algumas videos-aulas (R2 Learning), mas acho que os caras focaram alunos da área, porque a metodologia é complicada demais!

Desde já agradecido, JG.

:yeah2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...aos advogados do fórum eu peço a seguinte ajuda:

Estou estudando algumas noções de Direito Penal e tendo dificuldade de encontrar no código os artigos referentes a alguns assuntos que os caras colocaram no programa.

Se não for dar muito trabalho, tem como alguém colocar ao lado de cada assunto os referidos artigos?! E se possuir link para estudo agradeço também. Encontrei algumas videos-aulas (R2 Learning), mas acho que os caras focaram alunos da área, porque a metodologia é complicada demais!

Desde já agradecido, JG.

:yeah2:

O Código é divido parte geral e especial, cada um com seus títulos, capítulos e etc.

O tópico 1 do seu programa (conceito de crime e etc.) eu lhe indico procurar algum tipo de livro, nem que seja sinopse. Se você for ler só pelo código pode ter algum tipo de dificuldade. Esse tópico se encontra na parte geral (Art. 1 a 120), a consumação e tentativa tão no Art. 14, por exemplo. Já as exclusões de ilicitude no art. 23.

O tópico 2 se refere a parte especial (Art. 121 e seguintes). Esta parte é dividido em títulos, título I são os crimes contra a pessoa estão no artigo 121 a 154-B, título II os crimes contra o patrimônio e assim em diante.

Já o tópico 3 e 4 são duas leis especiais que você tem que ler em separado.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4898.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.826.htm

Observação: Antes de estudar vê como é cobrado as questões, pra você não perder tempo estudando o que não cai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concurso do TJ anulado, segundo informações ainda extraoficiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anularam um concurso do MP que eu fiz, mais uma chance! E tem o do TRF aqui pra região sul também, fazer nível superior pra Informática.

Fora o da Polícia cívil, mas eu não passo no teste físico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenterrando o tópico, Sisu abriu hj e ninguém comentou nada ainda?

Coloquei como opções engenharia de produção e análise de sistemas e to pensando em colocar outro técnico (sugestões?). São boas escolhas?

Em tempo: e que fuleragem foi essa de só botar 3 dias pra se inscrever hein. Das outras vezes era 1 semana...

edit= esquece engenharia, deu um problema que me impedirá de entrar lá esse semestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corte foi 37.

Ganhei uma questão com a anulação da 47 e perdi uma com a mudança de resposta na 12. Fiz 36 mesmo. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...aos advogados do fórum eu peço a seguinte ajuda:

Estou estudando algumas noções de Direito Penal e tendo dificuldade de encontrar no código os artigos referentes a alguns assuntos que os caras colocaram no programa.

Se não for dar muito trabalho, tem como alguém colocar ao lado de cada assunto os referidos artigos?! E se possuir link para estudo agradeço também. Encontrei algumas videos-aulas (R2 Learning), mas acho que os caras focaram alunos da área, porque a metodologia é complicada demais!

Desde já agradecido, JG.

:yeah2:

Conceito de Crime, pela atual noção da "Teoria Constitucional do Direito Penal", seria a união de "fato típico", mais "antijuricidade" (ou ilícito), mais "culpabilidade".

Dentro do fato típico, temos a Subsunção Formal (ou objetiva), que seria uma conduta que se amolda ao tipo penal - pura e simplesmente.

A subsunção subjetiva (a existência de dolo ou culpa) - neste caso, cabe estudar um pouco sobre o "ânimo" do agente em crimes - e a teoria da culpa também (imprudência, negligência, imperícia)...além da questão do dolo eventual.

E, dentro desta mais recente teoria, temos também a Subsunção ontológica, que nada mais é que a análise de conteúdo do ato, tido como típico, no caso concreto.

Assim, você acaba caindo no estudo das causas de exclusão da ilicitude (legítima defesa, estrito cumprimento do dever legal, estado de necessidade, etc)...

E a questão da culpabilidade, que nada mais é a questão de imputabilidade ou não do sujeito ativo do crime.

Unindo todos estes elementos, você tem a configuração técnico-jurídica do que é chamado "crime".

Isso é a parte teórica geral de direito penal...o resto fica fácil de entender, apenas lendo os artigos de cada tipo penal (desde que, além do acima descrito, você tenha noção de ação penal pública, pública condicionada a representação e privada...dentre alguma noção elementar de crime meio, crime fim...causa específica de agir...enfim, eu citaria quase a disciplina inteira de teoria geral do direito penal...)

_____________________________________________________

Alguém que vai prestar Defensoria de Minas ou do Paraná?

Advogo e tenho escritório em 2 Estados, mas estou querendo parar com essa loucura um bom tempo da vida, casar, cuidar da família e depois, com calma e sem a ânsia desesperada de distribuir 5 ações por dia pra garantir o pão-nosso-de-cada-dia, voltar a advogar independente de cargo e/ou função pública.

Estou no Damásio (que, curiosamente, fica no prédio onde ficava meu Colégio da época de escola - na Rua da Glória)...se alguém tiver dúvidas, ideias, sugestões, ou a fim de discutir sobre as matérias e as provas, creio eu que será de muito bom proveito - e, como diriam os filósofos:

- Se duas pessoas carregando um pão cada, se trombam numa estrada, as duas saem andando com um pão cada. Mas! Se do mesmo modo, duas pessoas se trombam numa estrada, carregando uma ideia cada, saem andando com duas ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana observar que a quantidade de concurseiros tem aumentado por aqui. Espero que, em pouco tempo, tenhamos uma boa quantidade de aprovados!! :yeah2:

Se não me engano para Defensoria Pública há por aqui alguns usuários do Sul que também compartilham do mesmo interesse, mas não é certeza. Apesar de ser formado em Direito, escolhi focar para a área Fiscal, então não ando tão familiarizado com matérias penais. Apesar de Direito Penal cair no meu concurso, aparece com abrangência e complexidade bem inferior a cargos como o da Defensoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana observar que a quantidade de concurseiros tem aumentado por aqui. Espero que, em pouco tempo, tenhamos uma boa quantidade de aprovados!! :yeah2:

Se não me engano para Defensoria Pública há por aqui alguns usuários do Sul que também compartilham do mesmo interesse, mas não é certeza. Apesar de ser formado em Direito, escolhi focar para a área Fiscal, então não ando tão familiarizado com matérias penais. Apesar de Direito Penal cair no meu concurso, aparece com abrangência e complexidade bem inferior a cargos como o da Defensoria.

Caro "Poderoso (será?!) Timinho-da-marginal-sem-número",

HAHA!

Brincadeiras a parte (perdoe-me por esta)...

Meu padrasto é auditor fiscal, ele até dá aula em determinada faculdade sobre a área fiscal nas turmas de comércio exterior.

E é uma área que não gosto muito.

Meu sonho sempre foi advogar, mas anda complicado. Tenho que correr semanalmente mais de 1.000 km entre meus dois escritórios, ficar acordado até alta madrugada, ter um gasto mensal de praticamente 8 mil reais (só pra manter os escritórios funcionando)...enfim!

Estou nesta vida tem 2 anos (desde que me formei - formei cedo, com 21 anos).

Agora, decidi que vou advogar, mas para o "Estado", com este me pagando. Quer tenha ação julgada, quer tenha cliente, quer não, meus cerca de "20 mil" estarão "garantidos" no final do mês...assim, eu posso ter tempo de qualidade com a noiva, família, menos estresse e menos correria - e mais tempo para dedicar ao mestrado e demais estudos...(além, claro! para momentos de lazer e prazer com o futebol e o FM).

Então, este é meu objetivo, agora. E é daí que parte meu interesse pela Defensoria.

A área fiscal é excelente! Boa sorte para você nestes concursos...Mas, por questão de afinidade, me abdico de estudar para esta área.

Afinal, gosto é gosto, né?! Há até quem tenha "gosto duvidoso" para torcer pro time da marginal...

rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é concurso "concurso", mas fiz uma prova pra estágio do MPF aqui no RS. Caía Constitucional, Administrativo, Penal, Processo Penal, Civil e Processo Civil. A nota de corte pra corrigirem as duas dissertativas (uma de penal e outra de administrativo) era 20 acertos na objetiva. Fiz 27 de 40 (e nem deu tempo de passar uma pra grade, senão provavelmente tinha feito 28). No último concurso de estágio pra lá, a menina que passou em 2º fez 25 de 40, então acredito que eu esteja bem.

Sobre isso dos recursos, tô pensando em entrar contra pelo menos uma ou duas questões. Mais do que isso, acho difícil de aceitarem, e acho que as respostas das outras tão certas, mesmo.

Foda que dois colegas meus da faculdade fizeram a prova também, e os dois vão fazer recurso. Um deles acertou 17 e vai entrar com recurso contra 4 (por não constar a matéria no edital e etc). E três delas eu acertei, então se levar, vai acabar me prejudicando :( Não digo nem pelos possíveis 21 pontos dele. É que eu devo ter sido um dos que acertou mais na objetiva, e com esses três pontos a mais, pode ter gente me passando. Se anularem ou mudarem o gabarito, nem tem o que fazer, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda-feira tomo posse na SUDENE, entro em exercício no dia 30.

Depois de 6 meses de espera, finalmente vou começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKK Dr. Thales, nickname de 11 anos atrás, me orgulho de ser um dos "dinossauros" do Fórum Manager, apesar de ter 24 anos! :yao:

As provas da Sefaz - RS são em julho (para técnico tributário) e em agosto (para auditor), Mallmann. Estou confiante, mesmo se não passar evoluí demais neste 1 ano de foco total para a área fiscal. E área fiscal tem uma vantagem porque, se o cara não tiver medo de desbravar o Brasil, sempre tem um ou outro concurso despontando. Já foram autorizados concursos para SEFAZ DF, SEFAZ RJ, SEFAZ AM, FISCO MUNICIPAL DE RECIFE. Ventilações fortes para SEFAZ GO, SEFAZ PE, FISCO MUNICIPAL DE BELÉM E UBERABA.As matérias dos mesmos se coincidem em quase 70 %. Ótimos cargos, ótimos salários.

PF tá no forno mesmo, ouvi falar de PRF também ( na minha visão esta é até melhor do que aquela). Ando meio afastado de concursos para a segurança pública desde que mudei o foco do meu estudo, mas pode cair dentro que logo logo a PF aponta!

OBS: Falando em SEFAZ-RS, acabou de sair a quantidade de inscritos para Técnico Tributário - aproximadamente 13 mil inscritos para 100 vagas. Como tem portadores de deficiências e negros/pardos, a concorrência geral gira em torno de 150 c/v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKK Dr. Thales, nickname de 11 anos atrás, me orgulho de ser um dos "dinossauros" do Fórum Manager, apesar de ter 24 anos! :yao:

As provas da Sefaz - RS são em julho (para técnico tributário) e em agosto (para auditor), Mallmann. Estou confiante, mesmo se não passar evoluí demais neste 1 ano de foco total para a área fiscal. E área fiscal tem uma vantagem porque, se o cara não tiver medo de desbravar o Brasil, sempre tem um ou outro concurso despontando. Já foram autorizados concursos para SEFAZ DF, SEFAZ RJ, SEFAZ AM, FISCO MUNICIPAL DE RECIFE. Ventilações fortes para SEFAZ GO, SEFAZ PE, FISCO MUNICIPAL DE BELÉM E UBERABA.As matérias dos mesmos se coincidem em quase 70 %. Ótimos cargos, ótimos salários.

PF tá no forno mesmo, ouvi falar de PRF também ( na minha visão esta é até melhor do que aquela). Ando meio afastado de concursos para a segurança pública desde que mudei o foco do meu estudo, mas pode cair dentro que logo logo a PF aponta!

Haha! Sim, sim, eu entendo. Foi só uma brincadeira pra descontrair...

Eu não tenho lá muito tempo de vida, mas posso dizer aos meus colegas aqui (Poderoso Timão e Rafael Mallan) que, pra concursos, é muito mais fácil você estudar para uma área específica (como o Poderoso Timão está fazendo), pegando as matérias que são "padrão" daquela área, e estudar e estudar, e estudar. Como diz o LFG, aprovação em concursos é resultado de acúmulo de "BC", onde "BC" é igual a Bunda na Cadeira...

É mais fácil fazer assim, do que virar "caçador de edital", onde você pega cada edital de concurso que abre e sai correndo atrás das matérias dele...Você pode ser aprovado com este método?! Pode...mas o resultado, provavelmente, vai demorar mais pra aparecer.

Ps. Em tempos, não sei se é do interesse de alguém estas informações "pessoais" minhas, quando ainda acadêmico, passei em dois concursos municipais pra ensino médio (um pra Secretaria de Desenvolvimento Social Municipal e outro pra Secretaria da Fazenda Municipal), outro pra nível médio pra Câmara de Vereadores e, ano passado, como aventura - pra teste mesmo de concursos, passei em primeiro lugar na de Auditor Fiscal Municipal também (meu primeiro concurso de nível superior). Este, ainda não foi feita nomeação (a homologação final foi em março deste ano) - e se nomeado, vou ver se compensa parar de advogar pra assumir o cargo.

Como dito, eu fiz apenas concursos a nível municipal (fui aprovado e nomeado em 4 dos 4 que fiz). Este ano vou fazer 2 estaduais (o da Defensoria de Minas e o da Defensoria do Paraná).

Ou seja, talvez eu tenha certa "experiência" com provas (4 aprovações municipais + OAB na primeira vez que prestei) para podermos somarmos (as suas experiências com provas, com as minhas, até agora, "bem sucedidas" experiências com as provas)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha! Sim, sim, eu entendo. Foi só uma brincadeira pra descontrair...

Eu não tenho lá muito tempo de vida, mas posso dizer aos meus colegas aqui (Poderoso Timão e Rafael Mallan) que, pra concursos, é muito mais fácil você estudar para uma área específica (como o Poderoso Timão está fazendo), pegando as matérias que são "padrão" daquela área, e estudar e estudar, e estudar. Como diz o LFG, aprovação em concursos é resultado de acúmulo de "BC", onde "BC" é igual a Bunda na Cadeira...

É mais fácil fazer assim, do que virar "caçador de edital", onde você pega cada edital de concurso que abre e sai correndo atrás das matérias dele...Você pode ser aprovado com este método?! Pode...mas o resultado, provavelmente, vai demorar mais pra aparecer.

Ps. Em tempos, não sei se é do interesse de alguém estas informações "pessoais" minhas, quando ainda acadêmico, passei em dois concursos municipais pra ensino médio (um pra Secretaria de Desenvolvimento Social Municipal e outro pra Secretaria da Fazenda Municipal), outro pra nível médio pra Câmara de Vereadores e, ano passado, como aventura - pra teste mesmo de concursos, passei em primeiro lugar na de Auditor Fiscal Municipal também (meu primeiro concurso de nível superior). Este, ainda não foi feita nomeação (a homologação final foi em março deste ano) - e se nomeado, vou ver se compensa parar de advogar pra assumir o cargo.

Como dito, eu fiz apenas concursos a nível municipal (fui aprovado e nomeado em 4 dos 4 que fiz). Este ano vou fazer 2 estaduais (o da Defensoria de Minas e o da Defensoria do Paraná).

Ou seja, talvez eu tenha certa "experiência" com provas (4 aprovações municipais + OAB na primeira vez que prestei) para podermos somarmos (as suas experiências com provas, com as minhas "bem sucedidas" experiências com as provas)...

Claro, todo conhecimento e experiência que possa ser agregado é válido!

Minha trajetória como concurseiro já pode ser considerada "longa", haha! Comecei a prestar concurso público aos 16 anos, exatamente quanto terminei meu terceiro ano e comecei a iniciar meu curso de direito, muito influenciado por meu avô (Fiscal de Tributos Estaduais de Goiás, meu grande exemplo, sou fã do velho!) e minha mãe. Claro, sem método, objetividade e conhecimento nenhum, rsrs. Contudo, minha primeira aprovação veio aos 20 anos, quando estava quase no fim do meu curso.

Logrei aprovação em três concursos da carreira de segurança pública (Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Técnico Científica), muito influenciado por um primo mais velho, hoje oficial da Polícia Militar . Tomei posse aos 21 e hoje ainda exerço o cargo. Depois de quase 2 anos dentro deste cargo resolvi que Militarismo não era para mim. Retornei aos estudos para tentar realizar um antigo objetivo, ser Delegado de Polícia (Civil ou Federal). Contudo, neste tempo dentro da segurança pública cade vez mais percebo o descaso que o Governo (de modo geral) a trata. Costumo falar que são "Poucos privilégios para poucos", sim, pois há a parca valorização de poucos alto escalões. O fator determinante para que mudasse o foco do meu estudo foi a prova de DelPol para PCGO, a qual foi descaradamente fraudada e posteriormente anulada, junto com outras 8 provas da segurança pública por aqui (PM,PC,PTC, todas anuladas por fraude). Ainda fui aprovado dentro do cadastro de reservas para Oficial da PMGO, mas já decidi que não vou tomar posse, caso me chamem.

Depois disso, e pesquisando bastante sobre a área para não dar um tiro no escuro, mudei meu foco para a área fiscal e hoje é meu grande objetivo. Pretendo, após galgar um Fisco Estadual, encerrar essa sofrida carreira concurseira, kkkk. Dentro desta área fiz poucos concursos, mas consegui uma aprovação para a PECFAZ em MG (também não vou tomar posse, mas valeu a experiência e motivação) e fui "reprovado" para Fiscal de Tributos em Senador Canedo - Goiás (estou no cadastro de reserva, mas são só 5 vagas e estou em 10 lugar, ou seja, já era). O próximo é o SEFAZ-RS! :challenge:

Para quem está um tanto quanto perdido a como estudar, como se preparar e etc, recomendo que procurem o livro "Como estudar para provas e concursos - Alexandre Meirelles" ou a "bíblia" do William Douglas. Particularmente gosto mais do primeiro, pois possui uma linguagem mais informal, bons métodos e dicas e o livro é pequeno, de fácil e rápida leitura. O do Douglas é um ótimo livro, talvez o melhor, mas é uma "bíblia" e tem uma linguagem mais técnica, quase um estudo científico, na minha opinião, claro.

Aqui vai um texto do Meirelles explicando um pouco o método que ele utilizou quando aprovado, com ótimas e valiosas dicas: https://www.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/2632_D.pdf

No transcorrer do tópico vamos conversando, senão tomo uma página inteira :yeah:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As provas da Sefaz - RS são em julho (para técnico tributário) e em agosto (para auditor), Mallmann. Estou confiante, mesmo se não passar evoluí demais neste 1 ano de foco total para a área fiscal. E área fiscal tem uma vantagem porque, se o cara não tiver medo de desbravar o Brasil, sempre tem um ou outro concurso despontando. Já foram autorizados concursos para SEFAZ DF, SEFAZ RJ, SEFAZ AM, FISCO MUNICIPAL DE RECIFE. Ventilações fortes para SEFAZ GO, SEFAZ PE, FISCO MUNICIPAL DE BELÉM E UBERABA.As matérias dos mesmos se coincidem em quase 70 %. Ótimos cargos, ótimos salários.

PF tá no forno mesmo, ouvi falar de PRF também ( na minha visão esta é até melhor do que aquela). Ando meio afastado de concursos para a segurança pública desde que mudei o foco do meu estudo, mas pode cair dentro que logo logo a PF aponta!

OBS: Falando em SEFAZ-RS, acabou de sair a quantidade de inscritos para Técnico Tributário - aproximadamente 13 mil inscritos para 100 vagas. Como tem portadores de deficiências e negros/pardos, a concorrência geral gira em torno de 150 c/v.

Ah ta, entendi. Por algum motivo achei que a prova fosse nesse início de junho o.O

Conseguiu ver dos hotéis que tu tinha pedido?

Teve um concurso da PRF que foi suspenso esses dias, mas nem vi como está a situação agora.

Meu foco segue firme na PF, de preferência para agente, mas sei que deve sair logo concurso para escrivão e delegado, talvez até os dois cargos no mesmo concurso.

O pedido do Ministério da Justiça foi na mesma época do pedido para agente, então não deve demorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, todo conhecimento e experiência que possa ser agregado é válido!

Minha trajetória como concurseiro já pode ser considerada "longa", haha! Comecei a prestar concurso público aos 16 anos, exatamente quanto terminei meu terceiro ano e comecei a iniciar meu curso de direito, muito influenciado por meu avô (Fiscal de Tributos Estaduais de Goiás, meu grande exemplo, sou fã do velho!) e minha mãe. Claro, sem método, objetividade e conhecimento nenhum, rsrs. Contudo, minha primeira aprovação veio aos 20 anos, quando estava quase no fim do meu curso.

Logrei aprovação em três concursos da carreira de segurança pública (Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Técnico Científica), muito influenciado por um primo mais velho, hoje oficial da Polícia Militar . Tomei posse aos 21 e hoje ainda exerço o cargo. Depois de quase 2 anos dentro deste cargo resolvi que Militarismo não era para mim. Retornei aos estudos para tentar realizar um antigo objetivo, ser Delegado de Polícia (Civil ou Federal). Contudo, neste tempo dentro da segurança pública cade vez mais percebo o descaso que o Governo (de modo geral) a trata. Costumo falar que são "Poucos privilégios para poucos", sim, pois há a parca valorização de poucos alto escalões. O fator determinante para que mudasse o foco do meu estudo foi a prova de DelPol para PCGO, a qual foi descaradamente fraudada e posteriormente anulada, junto com outras 8 provas da segurança pública por aqui (PM,PC,PTC, todas anuladas por fraude). Ainda fui aprovado dentro do cadastro de reservas para Oficial da PMGO, mas já decidi que não vou tomar posse, caso me chamem.

Depois disso, e pesquisando bastante sobre a área para não dar um tiro no escuro, mudei meu foco para a área fiscal e hoje é meu grande objetivo. Pretendo, após galgar um Fisco Estadual, encerrar essa sofrida carreira concurseira, kkkk. Dentro desta área fiz poucos concursos, mas consegui uma aprovação para a PECFAZ em MG (também não vou tomar posse, mas valeu a experiência e motivação) e fui "reprovado" para Fiscal de Tributos em Senador Canedo - Goiás (estou no cadastro de reserva, mas são só 5 vagas e estou em 10 lugar, ou seja, já era). O próximo é o SEFAZ-RS! :challenge:

Para quem está um tanto quanto perdido a como estudar, como se preparar e etc, recomendo que procurem o livro "Como estudar para provas e concursos - Alexandre Meirelles" ou a "bíblia" do William Douglas. Particularmente gosto mais do primeiro, pois possui uma linguagem mais informal, bons métodos e dicas e o livro é pequeno, de fácil e rápida leitura. O do Douglas é um ótimo livro, talvez o melhor, mas é uma "bíblia" e tem uma linguagem mais técnica, quase um estudo científico, na minha opinião, claro.

Aqui vai um texto do Meirelles explicando um pouco o método que ele utilizou quando aprovado, com ótimas e valiosas dicas: https://www.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/2632_D.pdf

No transcorrer do tópico vamos conversando, senão tomo uma página inteira :yeah:

Bacana tua trajetória e história, Poderoso Timão!

Você mora em Goiás?! Se sim, em qual cidade?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, vendo os colegas interessados em prestar concurso para Delegado, eu só penso uma coisa: só vale a pena ser Delegado quem sonha em ser isso.

Se não bastasse o histórico de descaso,na atual conjuntura, polícia é visto como órgão opressor. Então salvo raríssimas exceções, polícia vai ser visto com descaso pelo Governo.

É quase impossível um órgão policial conseguir uma autonomia administrativa do Poder Executivo, então vai conviver sempre com esse descaso.

A demanda na polícia é enorme.

Acredito que existam muitos cargos melhores em que você vai ter uma qualidade de vida infinitamente superior ganhando parecido.

E além de todas as dificuldades, os Delegados vão conviver sempre com uma dificílima relação institucional com os demais agentes de polícia.
Vejam só que contradição: vc sai da faculdade novinho, passa em um concurso para Delegado, e vai chefiar um agente que tem 30 anos de polícia............

Esse sistema de polícia brasileiro não existe mais em lugar nenhum do mundo (polícia chefiada por bacharel em direito), e o pior é que todos sabem que é um sistema ineficiente. Puro lobismo de carreira.

Deveria haver uma reformulação no sistema de segurança pública, em que haja progressão por mérito dentro da carreira, ou se espelhar em outros modelos mais eficientes, mas isso é pouco provável por conta dos interesses dos delegados.

Enfim, do ponto de vista pessoal, eu não recomendo o cargo de delegado. Mas quem já atua na área de segurança pública e sente vocação para isso, pode ser que se realize profissionalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô achando que vão relacionar algo da Espanha, com a democracia, crise... puxando algo aqui no Brasil, tipo a redação de 2002. Mas já caiu uma parte razoável desse meio políticom sei lá. #Desabafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro em Goiânia, Dr. Thales :yeah2:

E concordo e reitero a colocação: Gente, só sigam a área de Segurança Pública, principalmente área policial ( e coloco não só DelPol, mas PC, PF, PRF, PM, BM, como agente, escrivão, perito e o caralho a quatro) se realmente tiverem a vocação/gostarem bastante ou como um trampolim para algo melhor, desde que não acomode.

É uma área desvalorizada, mal vista tanto pela sociedade quanto pelo Governo e sucateada, além claro de bastante arriscada. Deixei de fazer este concurso para agente da PRF (cargo operacional, não administrativo), com quase certeza de aprovação, porque percebi que não era minha vocação enfrentar tráfico por 2, 3 anos em uma fronteira onde quase sempre no máximo é você e mais um (isso quando não tem que ir sozinho) para uma área de 400, 500 kilômetros de extensão.

A PF mesmo está toda rachada por entidades classistas, a briga de agentes/escrivães x delegados/peritos é gigantesca e cada vez mais apequena as conquistas obtidas pelo órgão. Sem falar nas fronteiras, a dificuldade de remoção, a quantidade de sujeira que irá ver e terá que ficar calado, etc, etc. A taxa de suicídios de servidores da PF é altíssima.

PM e BM tem o famigerado militarismo, que acho que não preciso falar mais nada né.

PC é extremamente sucateada e também desunida, a briga de DelPol x Agentes/Escrivães é bastante complicada...

Enfim, só um toque para quem é atraído pela área pelo status, pesquisem bem sobre as carreiras antes de qualquer decisão! Mas quem tem vocação deve mesmo seguir, a Segurança Pública precisa demais de servidores que vestem a camisa! :yeah2:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • _Matheus_ featured this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • _Matheus_
      Por _Matheus_
      Tópico com finalidade simples, compartilhar sites interessantes para aprendermos coisas novas ou da nossa área mesmo. Preferencialmente gratuitos, é claro. Aguardando o Marcus postar as descrições dos sites de programação que ele recomendou num tópico do Aldo.

      Temas Gerais

      - https://www.edx.org/ - Cursos gratuitos dos mais variados temas, ofertados por universidades renomadas de todo o mundo, incluindo Harvard, MIT, entre outras. Vídeo-aulas em inglês com legenda também em inglês. Para obtenção de certificados, paga-se $50 como forma de ajudar a manter o site.

      - http://ocw.mit.edu/index.htm - O MIT OpenCourseWare oferece cursos de vários departamentos da instituição.

      - https://www.udemy.com/ - PAGO (mensalmente)

      - https://www.coursera.org/ - De graça. Os certificados verificados são 49 dólares, eu acho bem barato. E dá pra começar e pagar depois e/ou pedir refund. Além de monetizar a empresa que presta um serviço extraordinário. Tem os certificados comuns, grátis, que não usam mecanismos pra garantir que foi você mesmo que fez o curso.

      - https://www.udacity.com/ é tipo Coursera e edX, mas com foco pra tecnologia. Tem cursos oferecidos pela nVidia, Autodesk, Google, Facebook e universidades.

      - https://www.ed.ted.com é a parte educacional do TED, com conteúdo interessante e curto.

      - CrashCourse - é o canal de cursos completos em vídeos curtos dos irmãos Hank e John Green (autor de A culpa é das estrelas). Tem história (mundial e EUA), biologia, ecologia, química. Literatura e psicologia estão em andamento.

      - VlogBrotehrs - outro canal dos irmãos Green, tem vídeos sobre assuntos atuais como neutralidade da rede, prisões norteamericanas, curiosidades, etc.

      - SciShow - terceiro canal dos irmãos Green, com foco em ciência.

      - Vsauce - canal de de curiosidades.

      - Minute Earth - ciência e histórias sobre a Terra.

      - Kurzgesagt - animações explicando coisas como o mercado de ações, o tempo, o Big Bang, a lua.

      - https://www.khanacademy.org - tem cursos de física, química, biologia, história, economia, artes e o carro-chefe é a matemática, do mais básico pra frente.

      - http://oyc.yale.edu/ - Open Yale, tipo o Open MIT

      - Fundação Getúlio Vargas - cursos gratuitos do ramo da economia.

      - https://ureddit.com

      --------------------

      Temas Específicos
      CAD

      - http://cad.cursosguru.com.br/

      Culinária

      - https://cookingforengineers.com

      - https://cooklet.com

      - https://reluctantgourmet.com/technic.htm

      - https://how2heroes.com

      Faça você mesmo (Do it yourself)

      - https://instructables.com

      - https://thedailymiscellany.com

      - https://wikihow.com

      - https://wonderhowto.com

      - https://howstuffworks.com

      - https://howcast.com

      Física

      - Minute Physics - simplificando a física

      Idiomas (Línguas)

      - https://www.duolingo.com/ - Inglês e Espanhol. Aplicativo de celular muito bom. A interface é simples, bem feita e remete a um jogo. Não existe um conteúdo para se ler, você vai aprendendo mediante as atividades. Seus erros lhe custam "vida" que regenera com pontos adquiridos (lingots) nos acertos ou com o passar dos dias (creio). Os erros acompanham de informações que os corrigem, e ainda há a possibilidade de ver comentários e trocar ideia com outros usuários. É um método bem simples, mas que a todo momento trabalha a repetição de termos e estruturas gramaticais, traduções bilaterais, áudios e imagens, fixando o conteúdo.

      - http://www.dw.de/aprender-alemão/s-2199 - Curso de Alemão básico oferecido pelo governo Alemão.

      - http://livemocha.com/ - Site pra aprender idiomas. Você pode aprender uma nova lingua e ajudar outra pessoa a aprender português. Se não me engano você tem uqe corrigir os exercicios de outra pessoa que esteja aprendendo o português e alguém faz o mesmo por você.

      - http://www.memrise.com/ - Idiomas, vocabulário, história, ciência, etc. Na base da memória.

      - https://bbc.co.uk/languages

      - https://bussu.com

      - https://verbling.com

      Microsoft Office

      - http://office.cursosguru.com.br/ - Cursos de Excel e Word são essenciais para qualquer pessoa. Eu descobri o VBA no excel há pouco tempo e estou fascinado, apesar de ainda não ter aprendido. Todo mundo acha que sabe mexer no Word, mas a maioria não sabe nada. Formatar um texto é muito importante e pra quem faz isso frequentemente, sabe que alguns parágrafos teimam em não se alinhar pelos métodos normais, entre outros probleminhas.

      Música

      - https://justinguitar.com

      - https://musictheory.net

      - https://utimateguitar.com

      - https://playbassnow.com

      - https://howtoplaypiano.ca

      - https://teoria.com

      Programação

      - http://www.codecademy.com/

      - http://www.learncpp.com/ - Programação em C/C++

      - http://www-h.eng.cam.ac.uk/help/tpl/languages/C%2B%2B.html - Programação em C/C++

      - http://jcatki.no-ip.org/fncpp/Resources - Material para aprendizado em C/C++

      - http://code.org/learn

      - https://www.khanacademy.org/#computer-science

      - http://skillcrush.com/category/blog/resources/tech-term/

      - http://www.bentobox.io/

      - http://www.codeyear.com/

      - http://www.codeschool.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://teamtreehouse.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://net.tutsplus.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://www.lynda.com/ - PAGO (mensalmente)

      - http://www.udemy.com/courses/Technology - PAGO (mensalmente)

      - http://www.pluralsight.com/training - PAGO

      - https://learncodethehardway.com

      - https://htmldog.com

      - https://trypython.org

      - https://rubymonk.com

      - https://codingbag
    • Kradeu
      Por Kradeu
      Faaala, galerinha. Tudo bem?

      Estou há anos sem entrar no fórum, mas resolvi recorrer para pedir uma ajuda de vocês.
      Estou concluindo meu MBA em Marketing pela UFRJ e tenho que entregar a versão final do meu TCC neste domingo!

      Queria só pedir uns minutinhos de vocês para responderem um formulário à respeito de comportamento nas redes sociais.
       
      O link para acessar é: https://forms.gle/TMddyHgeKa9NAiLA7
       
      Vale lembrar que todas as respostas são anônimas e serão usadas somente para fins acadêmicos.
       
      Muito obrigado a todos!

      PS: Se postei em lugar errado, peço que só movam o tópico pra área certa.
      PS²: Se não puder postar algo desse tipo, peço que me dêem uma colher de chá e esperem até sábado para excluírem pelo menos hahaha.
      PS³: Demorei horas para lembrar meu e-mail e senha. Tem como alterar? Meu e-mail nem existe mais e a senha era um atacante de um time da série C que treinei no cm0304 hahahahah
      Efuzivo abraço,
       
    • Ariel'
    • grollinho
      Por grollinho
      não sei qualé a idade da gurizada do fórum, mas ctz que teve alguém que fez o enem 2017. E aí, como é que foi? qual foi sua reação com o tema da redação? seus acertos? chegou atrasado? Cumpartilha aqui
    • Ariel'
×
×
  • Criar Novo...