Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Verdades e mitos sobre os perigos e o potencial da maconha


Visitante Cesarrock9

Posts Recomendados

0,,2817348,00.jpg

Droga pode causar dependência e ataca pulmões como o cigarro, mas seus efeitos sobre neurônios, memória e aprendizado são exagerados

Poucos assuntos criam mais controvérsia e geram mais curiosidade do que a maconha, talvez porque se trate da droga ilícita que as pessoas comuns têm mais chance de conhecer ao longo da vida – estima-se que até 4% da população mundial já a tenha consumido.

Mesmo assim, uma cortina de fumaça de desinformação ainda cerca a planta e seu uso. O G1 responde abaixo às dúvidas mais comuns sobre a maconha, utilizando as últimas descobertas de médicos e cientistas para esclarecer quais são os perigos e o potencial da droga.

De cara, é bom avisar: maconha faz mal. Embora não seja muito diferente de fumar um cigarro comum, com os mesmos riscos de câncer e outras doenças relacionadas ao trato respiratório, ainda assim é o tipo de perigo que até mesmo os mais entusiastas do uso médico da planta recomendam evitar.

Também vale lembrar que, como em qualquer área da ciência, esses dados estão sujeitos a revisão constante: o que hoje parece uma certeza pode se revelar um equívoco com estudos mais cuidadosos. Além disso, muitas características da droga e de sua ação sobre o organismo ainda são pouco conhecidas.

Qual a origem da planta?

Conhecida pelos cientistas como Cannabis sativa, a erva parece ser originária das vizinhanças da cordilheira do Himalaia, na Ásia, e é consumida desde tempos pré-históricos. Foi consumida na Índia e na Pérsia antigas e passou a ser usada como narcótico no Ocidente a partir da época das grandes navegações, no século XVI.

Onde se pode consumi-la legalmente?

A legislação mundial ainda é rigorosa em relação à venda em larga escala da planta. Mesmo no país mais liberal do mundo em relação ao tema, a Holanda, só é possível comprar pequenas quantidades (alguns gramas, ou plantas em vasos) para consumo pessoal em lojas especializadas, e ninguém está autorizado a produzir ou vender a droga em larga escala. Legislações parecidas quanto à posse e consumo particulares (mas não quanto à venda pública) estão em vigor na cidade de Denver (Colorado, EUA), no estado americano do Alasca e em dois estados da Austrália.

Por que fumar maconha “dá barato”?

Porque o princípio ativo da droga é, por um acaso incrível, muito parecido com um importante mensageiro químico do cérebro. O princípio ativo, batizado com o indigesto nome de delta-9-tetraidrocanabinol (ou THC, para encurtar), tem estrutura química semelhante à de substâncias que controlam a passagem de sinais entre as células nervosas, os neurônios.

Esse sistema de mensagens do cérebro foi descoberto graças às pesquisas sobre maconha e, em homenagem à droga, foi batizado de sistema endocanabinóide (ou seja, a da “Cannabis produzida dentro” do corpo). O sistema endocanabinóide atua em quase todas as regiões do cérebro, mas o prazer gerado pela droga advém do fato de que ele atua sobre o córtex (a sede da consciência e da razão), a amígdala (ligada às emoções) e o tronco cerebral (responsável pela sensação de dor). É por isso que os usuários relatam experimentar tranqüilidade e bem-estar durante o consumo – as mensagens químicas ligadas à ansiedade ou a dor são barradas pela ação da droga sobre o sistema endocanabinóide.

Maconha pode ser consumida por jovens?

Não. Segundo um dos maiores especialistas no assunto, o neurocientista e farmacologista Daniele Piomelli, da Universidade da Califórnia em Irvine, o cérebro de adolescentes ainda está em formação e o consumo da droga pode ter sérias conseqüências. Entre as diversas estruturas que ainda não estão formadas no cérebro de um jovem está o sistema dopaminérgico, que processa informações de recompensa e está ligado a comportamentos de vício.

O uso causa dependência?

“Existe essa possibilidade”, diz Dartiu Xavier da Silveira, médico e pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e um dos principais especialistas brasileiros em dependência de drogas. “No entanto, aparentemente a proporção dos usuários que se tornam dependentes é semelhante à que se vê entre usuários de álcool, ou seja, cerca de 10%”, afirma ele.

Ela abre o apetite?

Sim. A chamada “larica” (fome acentuada) associada ao uso da planta não é mera lenda urbana. Mais uma vez, a culpa é da ação sobre o sistema endocanabinóide: o THC também mexe com esse sistema no hipotálamo, área do cérebro que regula o apetite. Segundo Roger Nicoll, pesquisador da Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA), a comida passa a parecer mais desejável para alguém com “larica”.

A maconha serve de “escada” para drogas mais pesadas?

“Não existe nenhuma evidência sólida disso”, afirma Dartiu Xavier da Silveira. Usuários de cocaína e heroína muitas vezes também usam maconha, mas não há sinais de que a erva abra o apetite do usuário para outras drogas.

Quais são seus efeitos sobre a memória e o aprendizado?

A memória de curto prazo (aquela que nos permite absorver uma informação nova no momento presente) e a atenção ficam realmente prejudicados, mas só há sinais de um dano permanente com o uso contínuo e em grandes doses. Do contrário, deixar de fumar é suficiente para que essas funções do cérebro se refaçam.

Existe uma dose segura para consumo?

“Os estudos ainda estão muito no começo para afirmar qualquer coisa a esse respeito”, diz o médico da Unifesp.

É uma droga que mata neurônios?

Outro mito: a maconha não só não parece danificar diretamente os neurônios como há indícios de que possa impedir a morte dessas células quando elas são danificadas.

É mais ou menos nociva que o cigarro para os pulmões?

“Os efeitos nos pulmões são bastante parecidos com os de um cigarro normal”, conta Dartiu Xavier da Silveira. A diferença, explica o médico, é que raramente um fumante de maconha conseguirá consumir a droga em quantidades semelhantes aos maços diários de um fumante “normal”. Por isso, os danos tendem a ser menores.

Qual é o seu potencial terapêutico?

Similares químicos do THC, entre os quais os conhecidos como dronabinal e nabilona, já estão no mercado e são usados para combater as náuseas associadas à quimioterapia de pacientes com câncer. Testes conduzidos com pacientes de Aids com o mesmo problema também têm mostrado bons resultados.

Outras aplicações possíveis envolvem medicamentos contra ansiedade, analgésicos e até moderadores de apetite. Nesse último caso, a idéia é se inspirar no THC e no sistema endocanabinóide para criar um “antagonista” – uma substância que bloqueie as fechaduras químicas onde essas moléculas se encaixam e, assim, diminua a vontade de comer do paciente.

No futuro, qual é a chance de que fumar maconha seja permitido por razões médicas?

“Há quem defenda simplesmente fumar a maconha com objetivo terapêutico, mas a preferência tem sido pelo uso de comprimidos de THC, que evitam os problemas causados pela inalação da fumaça”, afirma o pesquisador da Unifesp. Mesmo o THC, por si só, não é perfeito: ele tende a ir parar em regiões indesejadas do cérebro, agindo de forma pouca específica e causando efeitos colaterais. Por isso, há também a intenção de criar versões modificadas da molécula para implementar o uso clínico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 129
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • Samuel Grolli

    11

  • Il Capitano Totti

    22

  • fabiofa

    8

  • Erikin

    20

“No entanto, aparentemente a proporção dos usuários que se tornam dependentes é semelhante à que se vê entre usuários de álcool, ou seja, cerca de 10%”, afirma ele.

Oba!!! To indo puxa um breu aqui ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fumar vez ou outra, com amigos, em casa, tranquilo...nao faz mal nenhum...

Ainda mais ouvindo uma musica boa( recomendo Pink Floyd)

O que nao pode é viver a base da maconha...ai é coisa de mongol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fumar vez ou outra, com amigos, em casa, tranquilo...nao faz mal nenhum...

Ainda mais ouvindo uma musica boa( recomendo Pink Floyd)

O que nao pode é viver a base da maconha...ai é coisa de mongol.

Não, obrigado.

Prefiro não correr o risco de gostar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente pessoal naum façam isso q o totti flo naum veio eu axo q isso eh coisa pra otario viciado vamu la em pessoal sem fazer isso

heauheaiuhaeaehheaehaeheaehaahe

Vamo lá pessoal!!!!

Deem as maos, coloquem uma camisa branca e desfilem na rua para combater a violencia!!!!

Otário viciado é teu cu rapaz. Lava essa boca antes de falar comigo.

Eu por acaso mandei alguem fumar? Só disse que nao tem nada demais. Se o cara que fumar...fuma. Se quer dar a bunda..dê.

Cada um faz da sua vida o que quiser. Se o cara querdar 60% do salário dele pra Igreja...ele que dê. Se o cara quiser gastar dinheiro de mesada comprando revistinha...que compre.

Cada uma faz o que quiser da sua vida meu filho. E te garanto que vc deve ser um merdinha sem convicção nenhuma. Fumei muitas poucas vezes e das vezes que eu fumei nunca foi para aparecer nem nada. Foi em casa, tranquilo pra relaxar.

Garanto a voce: eu fumado sou mais competente em qualquer coisa que voce são.

É muito bonito falar: nao fumem maconha. Ohhhhhhhhhhhhhh que sensacional...

Não fumem maconha em casa sem fazer mal a ninguem. Mas encham a cara e batam de carro...encham a cara e espanquem os outros, fumem cigarro e entupam os hospitais, viciem-se em jogo e vendam bens de familia, entrem numa igreja e de seu dinheiro pra ele.

O mundo é deturpado. Pra mim é menos pior o cara fumar a maconha dele em casa, rir com os amigos ouvindo uma boa musica do que ir pra Igreja e ficar dando dinheiro pra pastor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heauheaiuhaeaehheaehaeheaehaahe

Vamo lá pessoal!!!!

Deem as maos, coloquem uma camisa branca e desfilem na rua para combater a violencia!!!!

Otário viciado é teu cu rapaz. Lava essa boca antes de falar comigo.

Eu por acaso mandei alguem fumar? Só disse que nao tem nada demais. Se o cara que fumar...fuma. Se quer dar a bunda..dê.

Cada um faz da sua vida o que quiser. Se o cara querdar 60% do salário dele pra Igreja...ele que dê. Se o cara quiser gastar dinheiro de mesada comprando revistinha...que compre.

Cada uma faz o que quiser da sua vida meu filho. E te garanto que vc deve ser um merdinha sem convicção nenhuma. Fumei muitas poucas vezes e das vezes que eu fumei nunca foi para aparecer nem nada. Foi em casa, tranquilo pra relaxar.

Garanto a voce: eu fumado sou mais competente em qualquer coisa que voce são.

É muito bonito falar: nao fumem maconha. Ohhhhhhhhhhhhhh que sensacional...

Não fumem maconha em casa sem fazer mal a ninguem. Mas encham a cara e batam de carro...encham a cara e espanquem os outros, fumem cigarro e entupam os hospitais, viciem-se em jogo e vendam bens de familia, entrem numa igreja e de seu dinheiro pra ele.

O mundo é deturpado. Pra mim é menos pior o cara fumar a maconha dele em casa, rir com os amigos ouvindo uma boa musica do que ir pra Igreja e ficar dando dinheiro pra pastor.

é por essas e outras q o mundo eh desse jeito q esta hj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é por essas e outras q o mundo eh desse jeito q esta hj

Assino em baixo. :thumbsup:

Tem pessoas que acham bonito falar que fumam maconha. Sim e daí? Eu ja experimentei Heroina e não fico falando por ai que é melhor do que beber.

A melhor forma para mim de se divertir com os amigos é tomando uma cerva e assistindo o jogo do Sport Recife. Não fico bebado , não bato com o carro , não espanco pessoas e não bato na minha namorada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino em baixo. :thumbsup:

Tem pessoas que acham bonito falar que fumam maconha. Sim e daí? Eu ja experimentei Heroina e não fico falando por ai que é melhor do que beber.

A melhor forma para mim de se divertir com os amigos é tomando uma cerva e assistindo o jogo do Sport Recife. Não fico bebado , não bato com o carro , não espanco pessoas e não bato na minha namorada.

kalazans estou de pleno acordo e eu naum vo perde meu tempo discutindo com uma pessoa q ta tendo seu cerebro destruido por uma planta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

¬¬

Bem mesmo que o cara vai viciar de primeira... Só se você for muito otário(e um baita loser) você vicia

Você comeria bosta se o seu melhor amigo fala-se que era bom?

Provavelmente não. Porque você sabe que é ruim.

Ja a maconha e outras drogas não tem o gosto ruim da bosta , mas o que não tem de gosto do ruim tem de muitos malez a saúde.

Eu sou totalmente contra o uso de drogas como : cigarro e maconha. Sei que isso não vai mudar sua opnião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fumar vez ou outra, com amigos, em casa, tranquilo...nao faz mal nenhum...

Ainda mais ouvindo uma musica boa( recomendo Pink Floyd)

O que nao pode é viver a base da maconha...ai é coisa de mongol.

Concordo.

Beber causa danos péssimos para o corpo assim com o cigarro. Acho que cada um faz o que quer mesmo da sua vida.

Eu tenho amigos que cheiram cocaína, nem por isso eu cheiro e nem por isso eles deixam de me respeitar, ou ficam pressionando ao uso. Me ofereceram, eu não quis, ok tudo bem, é a minha vontade.

Eu também já fumei e nunca fiz cagada, nunca me envolvi em brigas, mas nem por isso passo o dia fumando, aliás foram pouquissimas as vezes que fumei.

Então deixem as pessoas fazerem o que quiser da vidas delas, desde que não criem tumulto ou danos ao próximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino em baixo. :thumbsup:

Tem pessoas que acham bonito falar que fumam maconha. Sim e daí? Eu ja experimentei Heroina e não fico falando por ai que é melhor do que beber.

A melhor forma para mim de se divertir com os amigos é tomando uma cerva e assistindo o jogo do Sport Recife. Não fico bebado , não bato com o carro , não espanco pessoas e não bato na minha namorada.

Porra...mas voce também pega pesado neh...heroina é a droga mais terrivel que existe. Nao dá pra comparar com maconha. Eu nao axo bonito falar. Tanto é que nao fumo em publico...só em casa com um grupo seleto de amigos( dos quais alguns nem fumam).

kalazans estou de pleno acordo e eu naum vo perde meu tempo discutindo com uma pessoa q ta tendo seu cerebro destruido por uma planta

To esperando seus argumentos. E axo que vc nao leu a porra do texto seu imbecil. A planta nao destrói o cerebro. Mas enfim...com analfabetos funcionais eu nao discuto.

¬¬

Bem mesmo que o cara vai viciar de primeira... Só se você for muito otário(e um baita loser) você vicia

Até que fim alguem que entende o que eu estou falando. Se fumo 1 vez a cada um mes e meio é muito. E nem sinto falta. Tem vezes que me oferecem e eu nao to afim...

Eu sinto mais falta de cerveja do que de maconha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bobagem.

Eu evito por qualquer tipo de droga na minha boca; não sei se vou viciar, prefiro não arriscar. É inegável os males da maconha, fume-se uma vez ou fume-se mil.

Agora, o cara que fuma maconha (foda-se se é uma vz apenas) sabe o mal que está fazendo a si próprio. Ao menos o Totti fumou dentro de casa, sem agentes passivos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você comeria bosta se o seu melhor amigo fala-se que era bom?

Provavelmente não. Porque você sabe que é ruim.

Ja a maconha e outras drogas não tem o gosto ruim da bosta , mas o que não tem de gosto do ruim tem de muitos malez a saúde.

Eu sou totalmente contra o uso de drogas como : cigarro e maconha. Sei que isso não vai mudar sua opnião.

A saúde é de quem? Minha e de quem fuma

Eu também axo que faz mal a saúde e ao intelecto frequentar Igrejas Universais e etc...mas quem quer ir e gosta vai...e foda-se...

Beber coca-cola também faz mal a saúde e ningue mfala nada. Meu primo passou 2 dias internado pq bebia muita coca-cola e teve problema no estomago. E ai?

Bobagem.

Eu evito por qualquer tipo de droga na minha boca; não sei se vou viciar, prefiro não arriscar. É inegável os males da maconha, fume-se uma vez ou fume-se mil.

Agora, o cara que fuma maconha (foda-se se é uma vz apenas) sabe o mal que está fazendo a si próprio. Ao menos o Totti fumou dentro de casa, sem agentes passivos...

Exatamente.

Eu nao sou viciado. Nem faço questão de fumar. As vezes quando quero fumo...mas é raro. Como disse, tem vezes que to em casa...bebendo uma cerveja, jogando um W11 e tem gente fumando e eu nao to afim...

É muito politicamente correto o cara ficar falando essas merdas de que nao pode, de que faz mal e talz. Cada um faz o que quiser pra ser feliz. O que importa na vida é ser feliz...se dar o cu faz o cara bem...foda-se...se fumar faz o cara bem foda-se...se dar dinheiro pra pastor faz o cara bem...foda-se...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porra...mas voce também pega pesado neh...heroina é a droga mais terrivel que existe. Nao dá pra comparar com maconha. Eu nao axo bonito falar. Tanto é que nao fumo em publico...só em casa com um grupo seleto de amigos( dos quais alguns nem fumam).

Queria sentir o efeito. Afinal todo brasileiro é curioso. Nem por isso me viciei , até porque foi só uma vez em pleno carnaval. Com uma seringa nova eu aceitei.

Fumar é muito feio como você mesmo fala. Minha namorada odeia o odor causado pelo cigarro. Se ela estiver em um supermercado e sentir cheiro de cigarro vai até o gerente e reclama( o menina pra mim fazer vergonha!!! hehe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A saúde é de quem? Minha e de quem fuma

Eu também axo que faz mal a saúde e ao intelecto frequentar Igrejas Universais e etc...mas quem quer ir e gosta vai...e foda-se...

Beber coca-cola também faz mal a saúde e ningue mfala nada. Meu primo passou 2 dias internado pq bebia muita coca-cola e teve problema no estomago. E ai?

Exatamente.

Eu nao sou viciado. Nem faço questão de fumar. As vezes quando quero fumo...mas é raro. Como disse, tem vezes que to em casa...bebendo uma cerveja, jogando um W11 e tem gente fumando e eu nao to afim...

É muito politicamente correto o cara ficar falando essas merdas de que nao pode, de que faz mal e talz. Cada um faz o que quiser pra ser feliz. O que importa na vida é ser feliz...se dar o cu faz o cara bem...foda-se...se fumar faz o cara bem foda-se...se dar dinheiro pra pastor faz o cara bem...foda-se...

Assim que eu penso. Foda-se o que o cara faz ou deixa de fazer, se ele se sentir bem e, principalmente, não prejudicar o outro, tá ótimo, que continue fazendo.

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kalazans estou de pleno acordo e eu naum vo perde meu tempo discutindo com uma pessoa q ta tendo seu cerebro destruido por uma planta

Parece que você não leu o texto..

É uma droga que mata neurônios?

Outro mito: a maconha não só não parece danificar diretamente os neurônios como há indícios de que possa impedir a morte dessas células quando elas são danificadas.

Se informar é ótimo! :specool:

Você comeria bosta se o seu melhor amigo fala-se que era bom?

Provavelmente não. Porque você sabe que é ruim.

Ja a maconha e outras drogas não tem o gosto ruim da bosta , mas o que não tem de gosto do ruim tem de muitos malez a saúde.

Eu sou totalmente contra o uso de drogas como : cigarro e maconha. Sei que isso não vai mudar sua opnião.

A gente vive pra morrer, ou você acha que se não fizer merda nenhuma na sua vida você vai ser imortal?

E eu não sei se bosta é ruim não, nunca experimentei... Mas se você diz que é ruim né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria sentir o efeito. Afinal todo brasileiro é curioso. Nem por isso me viciei , até porque foi só uma vez em pleno carnaval. Com uma seringa nova eu aceitei.

Fumar é muito feio como você mesmo fala. Minha namorada odeia o odor causado pelo cigarro. Se ela estiver em um supermercado e sentir cheiro de cigarro vai até o gerente e reclama( o menina pra mim fazer vergonha!!! hehe).

Caralho...heroina eu tenho medo bixo...tenho coragem nao...nem vontade.

E sobre a namorada ...relaxa: elas sao feitas pra fazer a gente passar vergonha.. :bleh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que você não leu o texto..

Se informar é ótimo! :specool:

A gente vive pra morrer, ou você acha que se não fizer merda nenhuma na sua vida você vai ser imortal?

E eu não sei se bosta é ruim não, nunca experimentei... Mas se você diz que é ruim né...

Claro que ja fiz merda. Ja capotei com o carro do meu pai sem está bebado , ja mandei minha mãe toma no c*(perdoe-me mãe :D ) , usei heroina e muitas merdass...

Só que não vejo o que à de bom no cigarro ou na maconha.

A merda deve ser ruim. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

falando sinceramente

n tem como causar a msm coisa q o cigarro

na entrevista msm fala

cigarro é um, dois ou tres maços por dia

maconha é um beck acabo

n incentivo ngm a usar, mas sinceramente

n vejo o pq dessa critica

cada epoca cm seu cada qual

antigamente era bebida

depois cigarro

e hj em dia oq nos oferece em peso é isso

n acho errado

apenas é forma de viver de certas pessoas hj em dia

fugir desse mundo de stress

so n procuro me prende tanto a isso

se tem, boaaaaa \o/

se n tem foda-se

e n estou falando isso pra tira onda

é so minha opiniao

Editado por Erikin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...