Jump to content

Verdades e mitos sobre os perigos e o potencial da maconha


Guest Cesarrock9
 Share

Recommended Posts

0,,2817348,00.jpg

Droga pode causar dependência e ataca pulmões como o cigarro, mas seus efeitos sobre neurônios, memória e aprendizado são exagerados

Poucos assuntos criam mais controvérsia e geram mais curiosidade do que a maconha, talvez porque se trate da droga ilícita que as pessoas comuns têm mais chance de conhecer ao longo da vida – estima-se que até 4% da população mundial já a tenha consumido.

Mesmo assim, uma cortina de fumaça de desinformação ainda cerca a planta e seu uso. O G1 responde abaixo às dúvidas mais comuns sobre a maconha, utilizando as últimas descobertas de médicos e cientistas para esclarecer quais são os perigos e o potencial da droga.

De cara, é bom avisar: maconha faz mal. Embora não seja muito diferente de fumar um cigarro comum, com os mesmos riscos de câncer e outras doenças relacionadas ao trato respiratório, ainda assim é o tipo de perigo que até mesmo os mais entusiastas do uso médico da planta recomendam evitar.

Também vale lembrar que, como em qualquer área da ciência, esses dados estão sujeitos a revisão constante: o que hoje parece uma certeza pode se revelar um equívoco com estudos mais cuidadosos. Além disso, muitas características da droga e de sua ação sobre o organismo ainda são pouco conhecidas.

Qual a origem da planta?

Conhecida pelos cientistas como Cannabis sativa, a erva parece ser originária das vizinhanças da cordilheira do Himalaia, na Ásia, e é consumida desde tempos pré-históricos. Foi consumida na Índia e na Pérsia antigas e passou a ser usada como narcótico no Ocidente a partir da época das grandes navegações, no século XVI.

Onde se pode consumi-la legalmente?

A legislação mundial ainda é rigorosa em relação à venda em larga escala da planta. Mesmo no país mais liberal do mundo em relação ao tema, a Holanda, só é possível comprar pequenas quantidades (alguns gramas, ou plantas em vasos) para consumo pessoal em lojas especializadas, e ninguém está autorizado a produzir ou vender a droga em larga escala. Legislações parecidas quanto à posse e consumo particulares (mas não quanto à venda pública) estão em vigor na cidade de Denver (Colorado, EUA), no estado americano do Alasca e em dois estados da Austrália.

Por que fumar maconha “dá barato”?

Porque o princípio ativo da droga é, por um acaso incrível, muito parecido com um importante mensageiro químico do cérebro. O princípio ativo, batizado com o indigesto nome de delta-9-tetraidrocanabinol (ou THC, para encurtar), tem estrutura química semelhante à de substâncias que controlam a passagem de sinais entre as células nervosas, os neurônios.

Esse sistema de mensagens do cérebro foi descoberto graças às pesquisas sobre maconha e, em homenagem à droga, foi batizado de sistema endocanabinóide (ou seja, a da “Cannabis produzida dentro” do corpo). O sistema endocanabinóide atua em quase todas as regiões do cérebro, mas o prazer gerado pela droga advém do fato de que ele atua sobre o córtex (a sede da consciência e da razão), a amígdala (ligada às emoções) e o tronco cerebral (responsável pela sensação de dor). É por isso que os usuários relatam experimentar tranqüilidade e bem-estar durante o consumo – as mensagens químicas ligadas à ansiedade ou a dor são barradas pela ação da droga sobre o sistema endocanabinóide.

Maconha pode ser consumida por jovens?

Não. Segundo um dos maiores especialistas no assunto, o neurocientista e farmacologista Daniele Piomelli, da Universidade da Califórnia em Irvine, o cérebro de adolescentes ainda está em formação e o consumo da droga pode ter sérias conseqüências. Entre as diversas estruturas que ainda não estão formadas no cérebro de um jovem está o sistema dopaminérgico, que processa informações de recompensa e está ligado a comportamentos de vício.

O uso causa dependência?

“Existe essa possibilidade”, diz Dartiu Xavier da Silveira, médico e pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e um dos principais especialistas brasileiros em dependência de drogas. “No entanto, aparentemente a proporção dos usuários que se tornam dependentes é semelhante à que se vê entre usuários de álcool, ou seja, cerca de 10%”, afirma ele.

Ela abre o apetite?

Sim. A chamada “larica” (fome acentuada) associada ao uso da planta não é mera lenda urbana. Mais uma vez, a culpa é da ação sobre o sistema endocanabinóide: o THC também mexe com esse sistema no hipotálamo, área do cérebro que regula o apetite. Segundo Roger Nicoll, pesquisador da Universidade da Califórnia em San Francisco (EUA), a comida passa a parecer mais desejável para alguém com “larica”.

A maconha serve de “escada” para drogas mais pesadas?

“Não existe nenhuma evidência sólida disso”, afirma Dartiu Xavier da Silveira. Usuários de cocaína e heroína muitas vezes também usam maconha, mas não há sinais de que a erva abra o apetite do usuário para outras drogas.

Quais são seus efeitos sobre a memória e o aprendizado?

A memória de curto prazo (aquela que nos permite absorver uma informação nova no momento presente) e a atenção ficam realmente prejudicados, mas só há sinais de um dano permanente com o uso contínuo e em grandes doses. Do contrário, deixar de fumar é suficiente para que essas funções do cérebro se refaçam.

Existe uma dose segura para consumo?

“Os estudos ainda estão muito no começo para afirmar qualquer coisa a esse respeito”, diz o médico da Unifesp.

É uma droga que mata neurônios?

Outro mito: a maconha não só não parece danificar diretamente os neurônios como há indícios de que possa impedir a morte dessas células quando elas são danificadas.

É mais ou menos nociva que o cigarro para os pulmões?

“Os efeitos nos pulmões são bastante parecidos com os de um cigarro normal”, conta Dartiu Xavier da Silveira. A diferença, explica o médico, é que raramente um fumante de maconha conseguirá consumir a droga em quantidades semelhantes aos maços diários de um fumante “normal”. Por isso, os danos tendem a ser menores.

Qual é o seu potencial terapêutico?

Similares químicos do THC, entre os quais os conhecidos como dronabinal e nabilona, já estão no mercado e são usados para combater as náuseas associadas à quimioterapia de pacientes com câncer. Testes conduzidos com pacientes de Aids com o mesmo problema também têm mostrado bons resultados.

Outras aplicações possíveis envolvem medicamentos contra ansiedade, analgésicos e até moderadores de apetite. Nesse último caso, a idéia é se inspirar no THC e no sistema endocanabinóide para criar um “antagonista” – uma substância que bloqueie as fechaduras químicas onde essas moléculas se encaixam e, assim, diminua a vontade de comer do paciente.

No futuro, qual é a chance de que fumar maconha seja permitido por razões médicas?

“Há quem defenda simplesmente fumar a maconha com objetivo terapêutico, mas a preferência tem sido pelo uso de comprimidos de THC, que evitam os problemas causados pela inalação da fumaça”, afirma o pesquisador da Unifesp. Mesmo o THC, por si só, não é perfeito: ele tende a ir parar em regiões indesejadas do cérebro, agindo de forma pouca específica e causando efeitos colaterais. Por isso, há também a intenção de criar versões modificadas da molécula para implementar o uso clínico.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 129
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Samuel Grolli

    11

  • Il Capitano Totti

    22

  • fabiofa

    8

  • Erikin

    20

“No entanto, aparentemente a proporção dos usuários que se tornam dependentes é semelhante à que se vê entre usuários de álcool, ou seja, cerca de 10%”, afirma ele.

Oba!!! To indo puxa um breu aqui ^^

Link to comment
Share on other sites

fumar vez ou outra, com amigos, em casa, tranquilo...nao faz mal nenhum...

Ainda mais ouvindo uma musica boa( recomendo Pink Floyd)

O que nao pode é viver a base da maconha...ai é coisa de mongol.

Link to comment
Share on other sites

fumar vez ou outra, com amigos, em casa, tranquilo...nao faz mal nenhum...

Ainda mais ouvindo uma musica boa( recomendo Pink Floyd)

O que nao pode é viver a base da maconha...ai é coisa de mongol.

Não, obrigado.

Prefiro não correr o risco de gostar.

Link to comment
Share on other sites

realmente pessoal naum façam isso q o totti flo naum veio eu axo q isso eh coisa pra otario viciado vamu la em pessoal sem fazer isso

heauheaiuhaeaehheaehaeheaehaahe

Vamo lá pessoal!!!!

Deem as maos, coloquem uma camisa branca e desfilem na rua para combater a violencia!!!!

Otário viciado é teu cu rapaz. Lava essa boca antes de falar comigo.

Eu por acaso mandei alguem fumar? Só disse que nao tem nada demais. Se o cara que fumar...fuma. Se quer dar a bunda..dê.

Cada um faz da sua vida o que quiser. Se o cara querdar 60% do salário dele pra Igreja...ele que dê. Se o cara quiser gastar dinheiro de mesada comprando revistinha...que compre.

Cada uma faz o que quiser da sua vida meu filho. E te garanto que vc deve ser um merdinha sem convicção nenhuma. Fumei muitas poucas vezes e das vezes que eu fumei nunca foi para aparecer nem nada. Foi em casa, tranquilo pra relaxar.

Garanto a voce: eu fumado sou mais competente em qualquer coisa que voce são.

É muito bonito falar: nao fumem maconha. Ohhhhhhhhhhhhhh que sensacional...

Não fumem maconha em casa sem fazer mal a ninguem. Mas encham a cara e batam de carro...encham a cara e espanquem os outros, fumem cigarro e entupam os hospitais, viciem-se em jogo e vendam bens de familia, entrem numa igreja e de seu dinheiro pra ele.

O mundo é deturpado. Pra mim é menos pior o cara fumar a maconha dele em casa, rir com os amigos ouvindo uma boa musica do que ir pra Igreja e ficar dando dinheiro pra pastor.

Link to comment
Share on other sites

heauheaiuhaeaehheaehaeheaehaahe

Vamo lá pessoal!!!!

Deem as maos, coloquem uma camisa branca e desfilem na rua para combater a violencia!!!!

Otário viciado é teu cu rapaz. Lava essa boca antes de falar comigo.

Eu por acaso mandei alguem fumar? Só disse que nao tem nada demais. Se o cara que fumar...fuma. Se quer dar a bunda..dê.

Cada um faz da sua vida o que quiser. Se o cara querdar 60% do salário dele pra Igreja...ele que dê. Se o cara quiser gastar dinheiro de mesada comprando revistinha...que compre.

Cada uma faz o que quiser da sua vida meu filho. E te garanto que vc deve ser um merdinha sem convicção nenhuma. Fumei muitas poucas vezes e das vezes que eu fumei nunca foi para aparecer nem nada. Foi em casa, tranquilo pra relaxar.

Garanto a voce: eu fumado sou mais competente em qualquer coisa que voce são.

É muito bonito falar: nao fumem maconha. Ohhhhhhhhhhhhhh que sensacional...

Não fumem maconha em casa sem fazer mal a ninguem. Mas encham a cara e batam de carro...encham a cara e espanquem os outros, fumem cigarro e entupam os hospitais, viciem-se em jogo e vendam bens de familia, entrem numa igreja e de seu dinheiro pra ele.

O mundo é deturpado. Pra mim é menos pior o cara fumar a maconha dele em casa, rir com os amigos ouvindo uma boa musica do que ir pra Igreja e ficar dando dinheiro pra pastor.

é por essas e outras q o mundo eh desse jeito q esta hj

Link to comment
Share on other sites

é por essas e outras q o mundo eh desse jeito q esta hj

Bem vago...eu to esperando argumentos. Até agora vc nao falou nada...to esperando.

Com analfabetos funcionais eu nao discuto.

Link to comment
Share on other sites

é por essas e outras q o mundo eh desse jeito q esta hj

Assino em baixo. :thumbsup:

Tem pessoas que acham bonito falar que fumam maconha. Sim e daí? Eu ja experimentei Heroina e não fico falando por ai que é melhor do que beber.

A melhor forma para mim de se divertir com os amigos é tomando uma cerva e assistindo o jogo do Sport Recife. Não fico bebado , não bato com o carro , não espanco pessoas e não bato na minha namorada.

Link to comment
Share on other sites

Assino em baixo. :thumbsup:

Tem pessoas que acham bonito falar que fumam maconha. Sim e daí? Eu ja experimentei Heroina e não fico falando por ai que é melhor do que beber.

A melhor forma para mim de se divertir com os amigos é tomando uma cerva e assistindo o jogo do Sport Recife. Não fico bebado , não bato com o carro , não espanco pessoas e não bato na minha namorada.

kalazans estou de pleno acordo e eu naum vo perde meu tempo discutindo com uma pessoa q ta tendo seu cerebro destruido por uma planta

Link to comment
Share on other sites

¬¬

Bem mesmo que o cara vai viciar de primeira... Só se você for muito otário(e um baita loser) você vicia

Você comeria bosta se o seu melhor amigo fala-se que era bom?

Provavelmente não. Porque você sabe que é ruim.

Ja a maconha e outras drogas não tem o gosto ruim da bosta , mas o que não tem de gosto do ruim tem de muitos malez a saúde.

Eu sou totalmente contra o uso de drogas como : cigarro e maconha. Sei que isso não vai mudar sua opnião.

Link to comment
Share on other sites

fumar vez ou outra, com amigos, em casa, tranquilo...nao faz mal nenhum...

Ainda mais ouvindo uma musica boa( recomendo Pink Floyd)

O que nao pode é viver a base da maconha...ai é coisa de mongol.

Concordo.

Beber causa danos péssimos para o corpo assim com o cigarro. Acho que cada um faz o que quer mesmo da sua vida.

Eu tenho amigos que cheiram cocaína, nem por isso eu cheiro e nem por isso eles deixam de me respeitar, ou ficam pressionando ao uso. Me ofereceram, eu não quis, ok tudo bem, é a minha vontade.

Eu também já fumei e nunca fiz cagada, nunca me envolvi em brigas, mas nem por isso passo o dia fumando, aliás foram pouquissimas as vezes que fumei.

Então deixem as pessoas fazerem o que quiser da vidas delas, desde que não criem tumulto ou danos ao próximo.

Link to comment
Share on other sites

Assino em baixo. :thumbsup:

Tem pessoas que acham bonito falar que fumam maconha. Sim e daí? Eu ja experimentei Heroina e não fico falando por ai que é melhor do que beber.

A melhor forma para mim de se divertir com os amigos é tomando uma cerva e assistindo o jogo do Sport Recife. Não fico bebado , não bato com o carro , não espanco pessoas e não bato na minha namorada.

Porra...mas voce também pega pesado neh...heroina é a droga mais terrivel que existe. Nao dá pra comparar com maconha. Eu nao axo bonito falar. Tanto é que nao fumo em publico...só em casa com um grupo seleto de amigos( dos quais alguns nem fumam).

kalazans estou de pleno acordo e eu naum vo perde meu tempo discutindo com uma pessoa q ta tendo seu cerebro destruido por uma planta

To esperando seus argumentos. E axo que vc nao leu a porra do texto seu imbecil. A planta nao destrói o cerebro. Mas enfim...com analfabetos funcionais eu nao discuto.

¬¬

Bem mesmo que o cara vai viciar de primeira... Só se você for muito otário(e um baita loser) você vicia

Até que fim alguem que entende o que eu estou falando. Se fumo 1 vez a cada um mes e meio é muito. E nem sinto falta. Tem vezes que me oferecem e eu nao to afim...

Eu sinto mais falta de cerveja do que de maconha.

Link to comment
Share on other sites

Bobagem.

Eu evito por qualquer tipo de droga na minha boca; não sei se vou viciar, prefiro não arriscar. É inegável os males da maconha, fume-se uma vez ou fume-se mil.

Agora, o cara que fuma maconha (foda-se se é uma vz apenas) sabe o mal que está fazendo a si próprio. Ao menos o Totti fumou dentro de casa, sem agentes passivos...

Link to comment
Share on other sites

Você comeria bosta se o seu melhor amigo fala-se que era bom?

Provavelmente não. Porque você sabe que é ruim.

Ja a maconha e outras drogas não tem o gosto ruim da bosta , mas o que não tem de gosto do ruim tem de muitos malez a saúde.

Eu sou totalmente contra o uso de drogas como : cigarro e maconha. Sei que isso não vai mudar sua opnião.

A saúde é de quem? Minha e de quem fuma

Eu também axo que faz mal a saúde e ao intelecto frequentar Igrejas Universais e etc...mas quem quer ir e gosta vai...e foda-se...

Beber coca-cola também faz mal a saúde e ningue mfala nada. Meu primo passou 2 dias internado pq bebia muita coca-cola e teve problema no estomago. E ai?

Bobagem.

Eu evito por qualquer tipo de droga na minha boca; não sei se vou viciar, prefiro não arriscar. É inegável os males da maconha, fume-se uma vez ou fume-se mil.

Agora, o cara que fuma maconha (foda-se se é uma vz apenas) sabe o mal que está fazendo a si próprio. Ao menos o Totti fumou dentro de casa, sem agentes passivos...

Exatamente.

Eu nao sou viciado. Nem faço questão de fumar. As vezes quando quero fumo...mas é raro. Como disse, tem vezes que to em casa...bebendo uma cerveja, jogando um W11 e tem gente fumando e eu nao to afim...

É muito politicamente correto o cara ficar falando essas merdas de que nao pode, de que faz mal e talz. Cada um faz o que quiser pra ser feliz. O que importa na vida é ser feliz...se dar o cu faz o cara bem...foda-se...se fumar faz o cara bem foda-se...se dar dinheiro pra pastor faz o cara bem...foda-se...

Link to comment
Share on other sites

Porra...mas voce também pega pesado neh...heroina é a droga mais terrivel que existe. Nao dá pra comparar com maconha. Eu nao axo bonito falar. Tanto é que nao fumo em publico...só em casa com um grupo seleto de amigos( dos quais alguns nem fumam).

Queria sentir o efeito. Afinal todo brasileiro é curioso. Nem por isso me viciei , até porque foi só uma vez em pleno carnaval. Com uma seringa nova eu aceitei.

Fumar é muito feio como você mesmo fala. Minha namorada odeia o odor causado pelo cigarro. Se ela estiver em um supermercado e sentir cheiro de cigarro vai até o gerente e reclama( o menina pra mim fazer vergonha!!! hehe).

Link to comment
Share on other sites

A saúde é de quem? Minha e de quem fuma

Eu também axo que faz mal a saúde e ao intelecto frequentar Igrejas Universais e etc...mas quem quer ir e gosta vai...e foda-se...

Beber coca-cola também faz mal a saúde e ningue mfala nada. Meu primo passou 2 dias internado pq bebia muita coca-cola e teve problema no estomago. E ai?

Exatamente.

Eu nao sou viciado. Nem faço questão de fumar. As vezes quando quero fumo...mas é raro. Como disse, tem vezes que to em casa...bebendo uma cerveja, jogando um W11 e tem gente fumando e eu nao to afim...

É muito politicamente correto o cara ficar falando essas merdas de que nao pode, de que faz mal e talz. Cada um faz o que quiser pra ser feliz. O que importa na vida é ser feliz...se dar o cu faz o cara bem...foda-se...se fumar faz o cara bem foda-se...se dar dinheiro pra pastor faz o cara bem...foda-se...

Assim que eu penso. Foda-se o que o cara faz ou deixa de fazer, se ele se sentir bem e, principalmente, não prejudicar o outro, tá ótimo, que continue fazendo.

:)

Link to comment
Share on other sites

kalazans estou de pleno acordo e eu naum vo perde meu tempo discutindo com uma pessoa q ta tendo seu cerebro destruido por uma planta

Parece que você não leu o texto..

É uma droga que mata neurônios?

Outro mito: a maconha não só não parece danificar diretamente os neurônios como há indícios de que possa impedir a morte dessas células quando elas são danificadas.

Se informar é ótimo! :specool:

Você comeria bosta se o seu melhor amigo fala-se que era bom?

Provavelmente não. Porque você sabe que é ruim.

Ja a maconha e outras drogas não tem o gosto ruim da bosta , mas o que não tem de gosto do ruim tem de muitos malez a saúde.

Eu sou totalmente contra o uso de drogas como : cigarro e maconha. Sei que isso não vai mudar sua opnião.

A gente vive pra morrer, ou você acha que se não fizer merda nenhuma na sua vida você vai ser imortal?

E eu não sei se bosta é ruim não, nunca experimentei... Mas se você diz que é ruim né...

Link to comment
Share on other sites

Queria sentir o efeito. Afinal todo brasileiro é curioso. Nem por isso me viciei , até porque foi só uma vez em pleno carnaval. Com uma seringa nova eu aceitei.

Fumar é muito feio como você mesmo fala. Minha namorada odeia o odor causado pelo cigarro. Se ela estiver em um supermercado e sentir cheiro de cigarro vai até o gerente e reclama( o menina pra mim fazer vergonha!!! hehe).

Caralho...heroina eu tenho medo bixo...tenho coragem nao...nem vontade.

E sobre a namorada ...relaxa: elas sao feitas pra fazer a gente passar vergonha.. :bleh:

Link to comment
Share on other sites

Parece que você não leu o texto..

Se informar é ótimo! :specool:

A gente vive pra morrer, ou você acha que se não fizer merda nenhuma na sua vida você vai ser imortal?

E eu não sei se bosta é ruim não, nunca experimentei... Mas se você diz que é ruim né...

Claro que ja fiz merda. Ja capotei com o carro do meu pai sem está bebado , ja mandei minha mãe toma no c*(perdoe-me mãe :D ) , usei heroina e muitas merdass...

Só que não vejo o que à de bom no cigarro ou na maconha.

A merda deve ser ruim. :lol:

Link to comment
Share on other sites

falando sinceramente

n tem como causar a msm coisa q o cigarro

na entrevista msm fala

cigarro é um, dois ou tres maços por dia

maconha é um beck acabo

n incentivo ngm a usar, mas sinceramente

n vejo o pq dessa critica

cada epoca cm seu cada qual

antigamente era bebida

depois cigarro

e hj em dia oq nos oferece em peso é isso

n acho errado

apenas é forma de viver de certas pessoas hj em dia

fugir desse mundo de stress

so n procuro me prende tanto a isso

se tem, boaaaaa \o/

se n tem foda-se

e n estou falando isso pra tira onda

é so minha opiniao

Edited by Erikin
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...