Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A jornada de Mbayo - Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5 (25/03)


Henrique M.

Posts Recomendados

Não foi a melhor das despedidas nem a que querias. Esse Mogadishu City devia ser proibido de jogar nessa liga...é que é uma diferença abismal mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas duas temporadas que Mbayo esteve na Somália, eu não esperava que o desempenho na despedida fosse com um tom melancólico. Contudo, dessa vez, você não conseguiu renovar o elenco entre as duas temporadas como conseguiu em outros países e isso acabou refletido no desempenho ruim, como você mesmo disse. Na curta passagem pela Somália teve bons momentos, inclusive ficou perto do título da Copa, mas não deu. Acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 08/05/2023 em 01:45, Marcolation disse:

Uma despedida melancólica da Somália por ter perdido os dois grandes objetivos da temporada nos pênaltis, um deles com requintes de crueldade, tomando o empate com um a mais. Entretanto, essas coisas são do futebol e acontecem com todos nós.

Agora pode dar um passo à frente, vamos ver em quais países Mbayo levará seu dom de consagrar atacantes.

Sim, acontece, e o importante já tinha sido conquistado na temporada anterior, nos dando a condição de seguir para o próximo nível.

Curiosamente, acho que esse foi o ano que o centroavante teve a pior marca.

Em 08/05/2023 em 10:03, Cadete213 disse:

Não foi a melhor das despedidas nem a que querias. Esse Mogadishu City devia ser proibido de jogar nessa liga...é que é uma diferença abismal mesmo.

Chegamos a disputar com eles ano passado, mas, sem a possibilidade dos jogadores de lá saírem para outros clubes locais, é meio complicado realmente destroná-los.

Em 08/05/2023 em 14:00, GG. disse:

Nas duas temporadas que Mbayo esteve na Somália, eu não esperava que o desempenho na despedida fosse com um tom melancólico. Contudo, dessa vez, você não conseguiu renovar o elenco entre as duas temporadas como conseguiu em outros países e isso acabou refletido no desempenho ruim, como você mesmo disse. Na curta passagem pela Somália teve bons momentos, inclusive ficou perto do título da Copa, mas não deu. Acontece.

Eu já esperava que a última temporada seria ruim depois da janela de transferências, perdemos bons jogadores e não conseguimos reposição à altura, a queda de desempenho defensivo foi crucial para tal performance. Até cogitei passar a usar um volante ao invés de um meia-atacante, mas na época, como já não tinha mais pelo que lutar, decidi ver no que dava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você mesmo já tinha "vaticinado" que não esperava grande coisa da última temporada, dada a perda de jogadores importantes e a dificuldade de renovação. Mesmo assim, dentro dessas circunstâncias ainda fez um bom campeonato (embora não a ponto de brigar por taça, é verdade) e quase saiu com o título da Copa. 

Que a história seja melhor e diferente dessa no próximo pote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito complicada a vida na Somália, mas faz parte nessas ligas pequenas. E lidar com o amadorismo é péssimo, o jogo não sabe lidar com isso direito e acaba complicando as vzs pra diversão. Bom, no fim, fez o que podia.

Agora vai para o próximo pote, com países bem interessantes. Não que tenham times interessantes, mas alguns países ali costumam revelar jogadores decentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou muito fã do futebol africano desde 82, e era o save que eu queria fazer após o primeiro que durou um pouquinho mais do que imaginava. Na época acho que não tinha nenhum save ligeiramente mais longevo no continente, o que não é mais verdade. Ja joguei alguns despretensiosos offline com 50s ligas carregadas. É um crimea SI destratar a Africa desse jeito. Muito bom vc estar fazendo um tão minucioso.

Mano, não acredito que não teve um título Corre que o Police vem aí!

Foi pra confederations cup logo na temporada seguinte a performance na Liga. Lembro do save do @#Vini e dos meus, que a gente so ia pra champions 2 temporadas depois do titulo, algo mega brochante

Esse carrosel de entram 20 saem 30 me deixa tonto.

Esse negocio de amadorismo não me desce. Justamente por serem amadores, os caras tem uma vidinha mais engessada, não da pra ficar pulando de galho em galho.

Finalzinho de pote bem meh ne,mas tb nao tinha muito a esperar, uns paises menos que 1/4 de boca. Ja tive um newgen bem bom de seychelles e um de Comores,vai começar a ficar mais divertido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acreditei que as taças viriam, mas não deu. Até imaginei que você insistiria na Somália até conquistar alguma coisa, mas isso também poderia tornar a estada no país desnecessariamente (e dolorosamente) longa. Vida que segue e agora é ter um recomeço mais feliz em...?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 11/05/2023 em 12:14, Tsuru disse:

Você mesmo já tinha "vaticinado" que não esperava grande coisa da última temporada, dada a perda de jogadores importantes e a dificuldade de renovação. Mesmo assim, dentro dessas circunstâncias ainda fez um bom campeonato (embora não a ponto de brigar por taça, é verdade) e quase saiu com o título da Copa. 

Que a história seja melhor e diferente dessa no próximo pote.

Eu não acho que fizemos um bom campeonato, alcançamos o objetivo da diretoria, contudo, o meu era ficar em 2º, portanto, estivemos bem abaixo. O título da Copa era algo que realmente queria, pois é algo que falta para o Mbayo levantar e senti que era uma boa chance, mas o Mogadishu é soberano na Somália, infelizmente para nós.

O meu objetivo é fazer 3 países, não passar em quatro como fiz até o momento. 

17 horas atrás, Fujarra disse:

Muito complicada a vida na Somália, mas faz parte nessas ligas pequenas. E lidar com o amadorismo é péssimo, o jogo não sabe lidar com isso direito e acaba complicando as vzs pra diversão. Bom, no fim, fez o que podia.

Agora vai para o próximo pote, com países bem interessantes. Não que tenham times interessantes, mas alguns países ali costumam revelar jogadores decentes.

Já era esperado desde o começo, nós é que queríamos mudar o curso do futebol somaliano para o nosso lado, não deu. Sim, essa parte do amadorismo é realmente complicado, mas, espero que para o próximo pote, isso seja possível de evitar.

Acho que o mais interessante é a Libéria nesses termos que você falou, o restante, não me chamaria a atenção fora deste escopo do desafio.

14 horas atrás, Andreh68 disse:

Sou muito fã do futebol africano desde 82, e era o save que eu queria fazer após o primeiro que durou um pouquinho mais do que imaginava. Na época acho que não tinha nenhum save ligeiramente mais longevo no continente, o que não é mais verdade. Ja joguei alguns despretensiosos offline com 50s ligas carregadas. É um crimea SI destratar a Africa desse jeito. Muito bom vc estar fazendo um tão minucioso.

Mano, não acredito que não teve um título Corre que o Police vem aí!

Foi pra confederations cup logo na temporada seguinte a performance na Liga. Lembro do save do @#Vini e dos meus, que a gente so ia pra champions 2 temporadas depois do titulo, algo mega brochante

Esse carrosel de entram 20 saem 30 me deixa tonto.

Esse negocio de amadorismo não me desce. Justamente por serem amadores, os caras tem uma vidinha mais engessada, não da pra ficar pulando de galho em galho.

Finalzinho de pote bem meh ne,mas tb nao tinha muito a esperar, uns paises menos que 1/4 de boca. Ja tive um newgen bem bom de seychelles e um de Comores,vai começar a ficar mais divertido

Só um pouquinho mais, realmente. hahaha

Pois é, infelizmente, não nos deram motivos para um título como esse e eu também nem pensei em fazer. hahaha. Oportunidade perdida.

Eu acho que nunca tivemos reais tentativas para que tal coisa pudesse acontecer e espero que ele continue indo além. Além daquele do @#Vini, tivemos o @Danut tentando um na África do Sul, e que parecia que ia ser longevo também, mas, pelo visto, o notebook dele venceu a luta. E eu já sofro um pouco com essas questões das ligas, pela forma como são adicionadas, mas nada grave assim, felizmente.

Também não gosto muito quando ocorre com frequência, contudo, é a vida no amadorismo do FM.

Eu entendo quando a questão é financeira, né? Como tudo ali é na capital, faz sentido eles mudarem tanto de clube, entretanto, quase nunca eram por razões financeiras.

Eu não me lembro de ter newgens tão alternativos assim, exceto em Portugal que tem muito cabo-verdiano e guineense por questões históricas. Os meus mais alternativos normalmente eram da Ásia ou Leste Europeu

13 horas atrás, LuisSilveira disse:

Acreditei que as taças viriam, mas não deu. Até imaginei que você insistiria na Somália até conquistar alguma coisa, mas isso também poderia tornar a estada no país desnecessariamente (e dolorosamente) longa. Vida que segue e agora é ter um recomeço mais feliz em...?

Eu também acreditei, na temporada passada, nessa, era tentar o que desse. Para falar a verdade, eu já estou meio de saco cheio do pote 6, então, não ia me delongar aqui por um título desnecessário. O recomeço será em algum lugar do Pote 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

No multiverso dos Piratas de Orlando

Conhecendo o Pote 5

No Burundi bdifb3dcb9925d542c9.png temos duas divisões, as Ligue A e B, sendo que a principal divisão está classificada como a 56ª melhor liga do continente, 9 posições à frente da Somália, a melhor liga do pote 6. Nos últimos 9 campeonatos, o Le Messager Ngozi venceu a liga por 7 vezes, com Vital’ô e Aigle Noir conquistando nas outras ocasiões. Este é o primeiro país que vejo que manda o vencedor da Copa para a Copa das Confederações ao invés do segundo da liga. Além disso, é uma liga semiprofissional, onde nem mesmo o supercampeão local tem menos amadores do que jogadores em tempo parcial. O país venceu duas partidas na Champions League até o momento e já venceu três partidas na Copa das Confederações, sendo a primeira rodada a fase mais aguda que as equipes chegaram nas duas competições.

No Lesoto les8bb0ff9eae3bfb73.png também temos duas divisões, com o LDF sendo a força hegemônica do país, tendo vencido 8 dos 9 campeonatos disputados, com o Majantja encerrando a hegemonia do adversário ao vencer a última temporada. A liga é a 48ª melhor do continente, e possui times profissionais e semiprofissionais disputando-a. O país manda o campeão da Liga para a Liga dos Campeões e o campeão da Copa para a Copa das Confederações. O país não venceu nenhuma partida na Champions League até o momento, mas já venceu seis partidas na Copa das Confederações, chegando até a primeira rodada.

A Libéria lbrc8f44bd861cc8554.png já possui três divisões, com o LPRC Oilers vencendo 6 títulos seguidos e depois Muscat e Gardnersville venceram os dois últimos, respectivamente. A elite do país ocupa a 52ª melhor posição no ranking das ligas do continente e todos os clubes da primeira divisão são profissionais. O país tem quatro vitórias na Liga dos Campeões, chegando no máximo até a Primeira Rodada, enquanto nunca venceu uma partida na Copa das Confederações, sempre ficando na fase preliminar.

Em Madagascar mad9fc7528e67a1fefe.png voltamos para as duas divisões, sendo um dos raros países que não tem um time dominando a liga, com 6 campeões diferentes em 8 edições. A liga é a 53ª melhor do continente e é semiprofissional, com a maior parte das equipes com atletas com contrato de tempo parcial. O país manda o campeão da liga para a Liga dos Campeões e o campeão da Copa para a Copa das Confederações. O país conta com 3 vitórias na Liga dos Campeões, tendo alcançado no máximo a Primeira Rodada. Enquanto na Copa das Confederações venceu 4 partidas, chegando até a Segunda Rodada.

O Maláui mwie3b0bf88b126a443.png também possui duas divisões, e na elite, o Mighty Wanderers venceu todas as 9 edições do torneio até aqui. É classificada como a 54ª melhor liga do continente, com uma mescla de clubes profissionais e semiprofissionais disputando o título no país. O campeão da liga vai para a Liga dos Campeões, enquanto o campeão da Copa vai para a Copa das Confederações, contudo, é uma liga que não segue o calendário europeu e por isso, a classificação para as competições continentais não segue a realidade das ligas, dessa forma, é um país que não visitarei.

Em Maurício mri657ef906e23b99a3.png (ou Ilhas Maurício, se preferir) temos três divisões, assim como na Libéria, e no topo da pirâmide, em 9 edições, apenas o GRSE Wanderers conseguiu ser bicampeão, com as outras edições todas tendo campeões diferentes. A liga é a 57ª melhor do continente e infelizmente, apesar de se dizerem semiprofissionais, à exceção dos jovens atletas, todos os outros têm contratos amadores com os clubes. O campeão nacional vai para a Liga dos Campeões, enquanto o vencedor da Copa vai para a Copa das Confederações. O país tem apenas uma vitória na Liga dos Campeões, tendo chegado até a Primeira Rodada da competição, enquanto na Copa das Confederações também venceu um e chegou até a Segunda Rodada.

Na Namíbia nambac6a0dfdd0dfd44.png voltamos às duas divisões, com o Civics FC vencendo 7 das 8 edições até o momento, com apenas o já conhecido Windhoek quebrando sua hegemonia. A liga é a 58ª mais forte do continente africano e todos os seus clubes são profissionais. O campeão da liga vai para a Liga dos Campeões, enquanto o campeão da Copa vai para a Copa das Confederações. O país tem 2 vitórias na Liga dos Campeões, tendo chegado até a Primeira Rodada, mas ficou a uma decisão de pênaltis diferente para participar da fase de grupos e venceu 3 na Copa das Confederações, tendo chegado até a Segunda Rodada.

O Níger nig7e90b91e02c328be.png possui duas divisões, com o AS Douanes de Niamey dominando com 7 títulos em 8 edições, tendo sido derrotado apenas uma vez pelo AS SONIDEP. A liga é a 59ª mais forte continente e apenas os clubes que acabaram de subir são semiprofissionais. O campeão nacional vai para a Liga dos Campeões, enquanto o vencedor da Copa vai para a Copa das Confederações. Nenhuma equipe do país conseguiu vitórias na Liga dos Campeões, sendo assim, nunca passaram da fase preliminar. Já na Copa das Confederações venceram 8 partidas, mas nunca passaram da Primeira Rodada.

Na República Centro-Africana cta4aca3b0099220188.png como esperado, temos duas divisões, com o DFC 8 vencendo por 5 vezes das últimas 9 edições. Les Anges de Fatima, com 3, e ORB, com 1, fecham os campeões do país. A liga está ranqueada como a 61ª melhor, apenas 4 posições na frente da Somália. O campeão nacional vai para a Liga dos Campeões, enquanto o vencedor da Copa vai para a Copa das Confederações. É uma liga semiprofissional, mas alguns clubes já tem seu elenco formado em sua maioria por jogadores profissionais. O país tem somente uma vitória em competições continentais, na Copa das Confederações, sendo a primeira rodada desta competição a fase mais aguda que já participaram. É o único país que não estava originalmente no Pote 5.

Por fim, Seychelles seyacdf9afc7a57f077.png também duas divisões, com um domínio dividido entre Foresters e St. Louis Suns United, com 4 títulos cada e o intrometido Rovers que ganhou a última temporada. É classificada como a 62ª liga mais forte do continente, estando apenas duas posições à frente da Somália. Aqui o amadorismo impera, porque nem os jovens jogadores recebem contratos para serem protegidos até terem idade de profissionalização. O campeão nacional vai para a Liga dos Campeões, enquanto o vencedor da Copa vai para a Copa das Confederações. Tem vitórias na Liga dos Campeões, tendo chegado até a Primeira Rodada, enquanto venceram 3 na Copa das Confederações e chegaram até a Segunda Rodada.

pote-55b8b2b7b46cd8a25.png
Design gráfico é minha paixão e paciência para diagramação é minha virtude

Alterando os objetivos

O objetivo no Pote 5 supostamente seria chegar até a fase de grupos, mas eu subjuguei a capacidade esmagadora do mata-mata preliminar da competição e achei que realmente seria possível chegar lá com equipes dessas ligas. A questão é que apesar de terem apenas duas fases separando uma dessas equipes da fase de grupos da Liga dos Campeões e muitos caírem nessa fase anterior e ganharem uma nova chance na fase predecessora dos grupos na Copa das Confederações, apenas uma quase chegou lá e via pênaltis. Logo, como não quero me estender por muito tempo num pote para podermos navegar mais celeremente, estou atualizando os critérios de transição do pote 5 para o pote 4 e do pote 4 para o pote 3, ficando dessa forma:

  • Pote 6 para o Pote 5: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, participar uma vez com cada clube de uma competição continental;
  • Pote 5 para o Pote 4: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase de grupos de uma competição continental passar de fase em um torneio continental com cada clube;
  • Pote 4 para o Pote 3: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, chegar até a fase decisiva da CAF Champions League chegar até a fase de grupos da CAF Champions League;
  • Pote 3 para o Pote 2: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos um título continental como treinador (não com cada clube);
  • Pote 2 para o Pote 1: Treinar pelo menos 3 clubes de 3 países diferentes do pote, conquistar ao menos dois títulos continentais como treinador (não com cada clube);
  • Pote 1: Conquistar a CAF Champions League com um time que nunca conquistou um título continental;

Os planos de Mbayo

Com a exclusão do Maláui como potencial destino de Mbayo, sobraram 9 lugares para focar minhas atenções, obviamente que meu interesse maior neste pote é treinar na Libéria, país com maior tradição, graças a George Weah, deste pote e que tem uma estrutura profissional muito boa. Entretanto, para esta nova fase, o mais importante é ter ao menos contratos semiprofissionais para o elenco, dessa forma Burundi, Maurício e Seychelles vão ficar para segundo plano. Lesoto, Namíbia e Níger são os países ideias para mesclar com a busca pela Libéria, com Lesoto se juntando a Libéria como possível ponto alto para Mbayo.

Africa_-Ligasb7c6c237e27d345e.png

A nova casa de Mbayo

Com as atenções voltadas para as primeiras divisões desses países, Mbayo não teve muitas opções de emprego possíveis depois de retornar para curtir um tempo em casa. A maior parte dos clubes que estavam sem treinadores e ficaram sem treinadores eram de países ou ligas que Mbayo não estava tão interessado em estar neste momento de sua carreira. Contudo, uma vaga abriu para assumir um clube na Namíbia, na capital Windhoek. O clube em questão é o Orlando Pirates, que já ganhou a liga por duas vezes no passado, apesar do FM apenas registrar uma conquista. O clube chamou Mbayo para conversar e depois de algum tempo, ofereceu um contrato ao treinador. Mbayo não precisou pensar muito e será o novo técnico do Orlando Pirates.

Amara-Mbayo_-Recebidasd3f7f2924995ff2c.p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. mudou o título para A jornada de Mbayo - No multiverso dos Piratas de Orlando (14/05)

Vamos com tudo para os Pirates. Mbayo é a pessoa indicada para o trabalho. 

Por acaso estou fazendo um save offline, em África. Comecei em Moçambique com o Costa do Sol e estou agora no Burkina Faso com o ASFA Yennenga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué... fui olhar na wikipedia não tem nema desambiguação!

Sempre curti esse nome, Windhoek... apesar da sensação que não curtiria a cidade

Vamos ver o Jack Sparrow de Nova Iguaçu como se sai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orlando Pirates, provavelmente inspirado no homônimo da África do Sul.

Boa escolha de país e boa escolha de diretrizes também. Acho que o ajuste dos objetivos veio a calhar, senão realmente você (aparentemente) ficaria preso mt tempo nesse pote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 14/05/2023 em 20:06, Cadete213 disse:

Vamos com tudo para os Pirates. Mbayo é a pessoa indicada para o trabalho. 

Por acaso estou fazendo um save offline, em África. Comecei em Moçambique com o Costa do Sol e estou agora no Burkina Faso com o ASFA Yennenga.

Espero que sim.

Tenho planos de passar por Moçambique e/ou Angola, Burkina Faso vai depender.

Em 14/05/2023 em 22:17, Andreh68 disse:

Ué... fui olhar na wikipedia não tem nema desambiguação!

Sempre curti esse nome, Windhoek... apesar da sensação que não curtiria a cidade

Vamos ver o Jack Sparrow de Nova Iguaçu como se sai

Se você for na Wikipédia inglesa, a página do Orlando Pirates da África do Sul tem a desambiguação. Não existe página para o clube em Português.

Eu não conheço e acho meio complicado tecer qualquer conclusão baseada no nome e na experiência do FM. hahaha

Espero que bem.

Em 15/05/2023 em 00:45, Fujarra disse:

Orlando Pirates, provavelmente inspirado no homônimo da África do Sul.

Boa escolha de país e boa escolha de diretrizes também. Acho que o ajuste dos objetivos veio a calhar, senão realmente você (aparentemente) ficaria preso mt tempo nesse pote.

Considerando que a Namíbia é um país vizinho à África do Sul, acho que podemos descartar o provavelmente.

Eu acho que talvez o pote da frente seria até pior nesse sentido, tendo que chegar em fases agudas, mas levando em conta que os times daqui nem passaram adiante das fases preliminares, acredito que passar para a fase mata-mata no outro pote seria ainda mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube

A Premier League da Namíbia

Com um formato simples, onde todos jogam contra todos em casa e fora, o campeonato principal do país conta com 30 rodadas. O grande problema é que os jogos são concentrados entre o final de novembro e o final de maio, condensando 30 partidas, mais os jogos da Copa da Namíbia nesse espaço de 6 meses. Ou seja, o equilíbrio do elenco vai ser muito importante para manter todos descansados. Além disso, os 8 melhores do país na temporada disputam uma Copa Secundária a partir de fevereiro, com a posição da temporada anterior do campeonato definindo os participantes.

O atual campeão, Black Africa, era o bicho papão até 2022/23, pois antes dessa temporada, havia conquistado 9 títulos. Mas o Civics, assumiu o posto e venceu 7 das últimas 9 temporadas, se tornando o maior campeão isolado, até esta temporada, onde o Black Africa conseguiu empatar e recuperar seu posto de maior campeão. O intruso nesse domínio foi o SK Windhoek, com uma conquista. 

Premier-League_-Perfil10579871a783f44e.p
Vencedores anteriores da Premier League

Apresentação de Mbayo no novo clube

Mbayo foi anunciado oficialmente logo no dia a seguir a ter assinado o contrato. O mais curioso de tudo isso é que apesar de sempre jogar no 4-2-3-1 em todos os clubes, aparentemente, prefiro utilizar o 4-4-2. A imprensa da Namíbia mostrando que fez seu dever de casa com muita qualidade. A diretoria quer uma temporada de meio de tabela na próxima temporada, mas, vou me preparar para ficar no topo de cima da tabela, já que é onde tenho mais chance de atingir meus objetivos.

A campanha do time foi meio medíocre, ficando há apenas 5 pontos de não cair e a metade inferior da tabela é lugar frequente do clube, que teve um 7º lugar como seu melhor resultado em 2022/23, e a equipe não termina entre os três primeiros desde desde 2013/2014, com o último título ocorrendo em 2007/08. Ou seja, não é uma equipe que está acostumada ao sucesso, o que faz da transição de potes mais natural para Mbayo. Seria estranho chegar logo de cara num nível "superior" numa equipe de ponta.

Por fim, em termos de elenco, o clube apresenta uma boa mescla de juventude e experiência, mas a qualidade geral deixa a desejar e não surpreende que o time tenha vacilado tanto. A totalidade dos atletas no clube tem contrato por pelo menos mais uma temporada, logo, para que eu consiga trazer novos atletas, saídas serão necessárias, portanto, qualquer interessado poderá levar os muitos jogadores crus que temos no elenco, enquanto tentarei preservar as grandes estrelas. O sub-21 não tem grandes atletas, porque a maioria dos jovens promissores já estão no time principal, mas, o time reserva conta com um jovem meia-atacante que me agradou bastante.

Amara-Mbayo_-Recebidas7d12411c899a3f7f.p
Visão geral do clube | Infraestruturas | Finanças |Elenco principal | Elenco reservas | Elenco sub-21

Conhecendo o elenco

O elenco que eu cheguei estava recheado de atletas do sub-21, dessa forma, precisei primeiro conhecer o pessoal para entender quem pertenceria a que nível, para que eu pudesse conhecer as necessidades do elenco e também seus pontos positivos, já que a janela de transferências abre em 6 dias. 

Goleiros

Não é uma posição com a qual irei me preocupar inicialmente, ainda mais pela questão salarial, contudo, se surgir espaço e um negócio de oportunidade nos permitir dar um upgrade enorme por aqui, talvez eu fique tentado. E será bom para sabermos se Lucky faz valer o nome, contudo, ao notar que o time tem a terceira pior defesa do campeonato nesta temporada, talvez seja um nome irônico. Hanamub deve completar o elenco, enquanto Kavita certamente está na minha de lista de atletas para se desfazer.

goleiros170d0a23b1f5e5e8.png
Natael Kavita | Lucky Benjamin | Michael Hanamub

Defensores

Com 5 atletas, sendo 3 deles laterais-esquerdo, está é uma área que necessidade mais de profundidade do que qualidade, já que os laterais e o zagueiro que temos é de qualidade, e o reserva na esquerda também demonstra valor para compor o elenco. Hanamub será enviado de volta para o time sub-21 e iremos ao mercado em busca de uma zagueiro titular e reservas para o lado direito e o miolo da zaga.

defesa67f044b5e7c82a0a.png
Jean-Claude Korupanga | Aaron Kotungondo | Evaristo Kambanda | Niall Landsberg | Mpho Hanamub

Meio-campistas

O meio-campo conta com dois pontas muito bons, e um volante de qualidade, o restante, são jovens atletas com potencial, fazendo com que Mbazuvara, um veterano que já está no seu limite técnico fique deslocado, Além disso, existem muitos pontas-direitas. Devo ficar com Somaeb e Uiseb para a posição, o restante ou vai ser negociado ou jogar nos times inferiores e acionados caso necessário. A grande preocupação é o miolo do meio-campo, com Maova sendo o único natural ali, contudo, o atleta é jovem e no máximo pode dar profundidade ao elenco. Moloto, apesar de ser volante, tem capacidade de ser retreinado para atuar mais à frente.

meio-campodaf59d5d8fcad85d.png
Amos Moloto | Martin Maova | Oliver Karongee | Ibraimo Somaeb | Greb Mbazuvara | Jason Iimbondi | Sam Uiseb | Mingo Isaacs | Pascal Kandjii | Giovani Mattheus

Atacantes

Amade Keimuine foi o homem-gol de uma temporada de 31 gols do clube, sendo 8 do atacante. Obviamente que nas mãos de Mbayo, a expectativa é que o atleta pelo menos dobre a quantidade de gols nesta temporada e se redescubra por ali. Shipahu é um reserva adequado e esta deve ser uma das únicas áreas que Mbayo não vai precisar de preocupar para o mercado, a não ser que uma proposta irrecusável chegue.

atacantesa7192629a88bb5e4.png
Amade Keimuine | Thabiso Shipahu

Comunicado

Até o meio de junho pode ser que a frequência de atualizações dê uma caída (ou não ocorram), pois não sei se vou conseguir atualizar. Meus sogros estão fazendo uma visitinha e vão ficar aqui por um tempinho, o que força uma mudança nas rotinas e também diminui um pouco do espaço que tenho na área onde fica o meu computador, para que minha mulher possa trabalhar e fica meio desconfortável para mim sentar e fazer uma atualização por causa desse compartilhamento espacial. Se eu sumir, já sabem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. mudou o título para A jornada de Mbayo - Conhecendo o futebol namibiano e o novo clube (25/05)

Esta liga parece mais equilibrada. Gosto muito de ver o plantel 100% nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei sensato alterar os objetivos porque assim como as eliminatórias do continente, os campeonatos continentais parecem bastante duros, especialmente nos chaveamentos e isso poderia travar sua evolução. O elenco é bom e a quantidade de jovens será útil para aguentar essa maratona entre liga e copa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi aqui na wikipedia q o Black Africa foi bem mal na volta da pandemia.

Tem alguma curiosidade da equipe? Branco pode jogar la?

 

Por falar nisso hoje é dia mundial da Africa, o que quer que issoqueira dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipe parece ser bem equilibrada e com bons jovens no elenco. Principalmente no potencial.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem alguns problemas no elenco que você terá que corrigir, não sei como será o mercado pra vc mas possivelmente tenha algum trabalhinho. De qualquer forma, com o que tem, já me parece possível pensar pelo menos numa permanência mais tranquila do que a equipe conseguiu sem você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/25/2023 at 10:11 AM, Henrique M. said:

Além disso, os 8 melhores do país na temporada disputam uma Copa Secundária a partir de fevereiro, com a posição da temporada anterior do campeonato definindo os participantes.

Além de ter o Orlando Pirates genérico, tem também uma taça no mesmo formato da que existia na África do Sul. Acho que a influencia do país vizinho é grande por lá. 

No mais, me atualizei na leitura. Pena o final da passagem na Somália, mas essa questão dos jogadores amadores é complicada mesmo. Ainda mais que o FM não lida bem com eles, com várias escolhas de atletas que não fazem nenhum sentido mesmo. 

Boa sorte no novo país. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2023 em 22:09, Henrique M. disse:

A única condição que podia me impedir de encerrar meu contrato com o Canchungo, apesar de eu ter renovado ele durante a temporada (por garantia), era não ser fluente em português ao final da temporada. A fluência foi estabelecida logo no começo do campeonato, portanto, eu já sabia que meu destino não estaria mais com os Lobos de Canchungo.

Que isso? Nunca vi essa parada.

Cheguei a ponto de ver alguns titulos de Mbayo e o início nessa liga que além de mais forte e melhores jogadores até agora, tem escudos e clubes bem maneiros: Black Africa show no escudo e Julinho Sporting - Julinho!!!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 25/05/2023 em 15:22, Cadete213 disse:

Esta liga parece mais equilibrada. Gosto muito de ver o plantel 100% nacional.

Não é como se atletas estrangeiros fossem um alvo fácil também.

Em 25/05/2023 em 17:28, #Vini disse:

Achei sensato alterar os objetivos porque assim como as eliminatórias do continente, os campeonatos continentais parecem bastante duros, especialmente nos chaveamentos e isso poderia travar sua evolução. O elenco é bom e a quantidade de jovens será útil para aguentar essa maratona entre liga e copa.

 

Eu notei que sem essa mudança, poderia ficar 5 ou 6 anos em cada clube e ainda assim, não atingir os objetivos. Então, era melhor fazer esta alteração. Quanto ao time, vamos ver como se comportam na hora do vamos ver.

Em 25/05/2023 em 17:40, Andreh68 disse:

Vi aqui na wikipedia q o Black Africa foi bem mal na volta da pandemia.

Tem alguma curiosidade da equipe? Branco pode jogar la?

 

Por falar nisso hoje é dia mundial da Africa, o que quer que issoqueira dizer

Está se recuperando agora no mundo virtual ao menos.

Não faço a mínima ideia, não fui pesquisar e mesmo se tiver, acho complicado encontrar informações, muito difícil qualquer coisa do futebol nesses países.

É um dia para celebrar a África, acho.

Em 26/05/2023 em 19:43, LC disse:

A equipe parece ser bem equilibrada e com bons jovens no elenco. Principalmente no potencial.

Boa sorte!

Ainda precisamos preencher lacunas, mas vamos ver como tudo isso será feito.

Obrigado, LC.

Em 27/05/2023 em 03:48, Fujarra disse:

Existem alguns problemas no elenco que você terá que corrigir, não sei como será o mercado pra vc mas possivelmente tenha algum trabalhinho. De qualquer forma, com o que tem, já me parece possível pensar pelo menos numa permanência mais tranquila do que a equipe conseguiu sem você.

O orçamento salarial está travado porque tem muito jogador lixo que teve o contrato renovado antes da minha chegada, então, vamos ter que liberar espaço antes de pensar em contratações, infelizmente. Enquanto isso, vamos torcer para que quem está aí consiga ficar tranquilo.

Em 31/05/2023 em 00:55, GG. disse:

Vamos aguardar para ver como se sairá esse Orlando Pirates genérico. Deve ter trabalho com o Black Africa e o Civics.

A primeira temporada vai ser de muito suor e sacrifício, já que teremos que limpar o elenco primeiro antes de pensar em contratações, a segunda temporada, provavelmente será mais com a cara do treinador.

Em 31/05/2023 em 13:41, Danut disse:

Além de ter o Orlando Pirates genérico, tem também uma taça no mesmo formato da que existia na África do Sul. Acho que a influencia do país vizinho é grande por lá. 

No mais, me atualizei na leitura. Pena o final da passagem na Somália, mas essa questão dos jogadores amadores é complicada mesmo. Ainda mais que o FM não lida bem com eles, com várias escolhas de atletas que não fazem nenhum sentido mesmo. 

Boa sorte no novo país. 

Não sabia disso, bom saber. Obrigado pela curiosidade.

Sim, realmente, acho que aplicam as regras birutas que favorece a IA internamente e fica claro como o mercado é feito para dar vantagens ao computador e retirar do treinador humano.

Obrigado.

Em 31/05/2023 em 19:44, Nei of disse:

Que isso? Nunca vi essa parada.

Cheguei a ponto de ver alguns titulos de Mbayo e o início nessa liga que além de mais forte e melhores jogadores até agora, tem escudos e clubes bem maneiros: Black Africa show no escudo e Julinho Sporting - Julinho!!!.

É só você observar seu perfil quando estiver num país que fala uma língua que você não fala, lá vai ter a sua evolução na língua.

O escudo do Black Africa é muito bonito mesmo, agora é trabalhar para conquistar mais uns títulos nessa liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas atrás...
  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Estrangulamento financeiro

Quando cheguei, já planejava uma grande revolução, para melhorar o time e me dar condições de brigar lá em cima, mas, o buraco é bem mais embaixo no Orlando Pirates. O time foi montado de forma totalmente equivocada, com a atribuições de contratos profissionais para jogadores assim que tinham idade para tal, mas que a própria qualidade desses atletas não justificava que eles dobrassem o salário para não serem utilizados. Dessa forma, minhas mãos ficaram completamente atadas e o plano era tentar mandar embora o máximo de atletas possíveis para reforçar a equipe.

O panorama atual é de que temos 6 jogadores recebendo 775 euros mensais, mais 4 recebendo 525 euros mensais e 10 jogadores recebendo 500 euros mensais no elenco profissional, totalizando um gasto de quase 12 mil euros, pouco mais de metade da folha. Todos os que ganham o máximo, são os melhores jogadores do time e 3 dos que ganham 525 euros mensais é concebível que merecessem o contrato profissional. Mas boa parte dos atletas que recebem 500 euros, tenho certeza que eu seria capaz de encontrar opções melhores pelo mesmo preço. Além disso, tenho 6 jogadores no time reservas que totalizam um gasto 3025 euros mensais e que não consegui desovar e mais 5 jogadores no sub-21 com contratos profissionais totalizando 2525 euros que não justifica. 

Esses valores fazem com que estejamos acima do orçamento em pouco mais de 2 mil euros. E como eles foram todos assinados antes da minha chegada, eu fiquei de mãos atadas e com a falta de interesse nos atletas do clube e a situação financeira que não permitiria dispensas, terei que aceitar que a primeira temporada será única nesse período todo como treinador. A única coisa que eu poderia fazer no mercado era tentar suprir as lacunas do time com empréstimos sem custos para o clube, enquanto tentava mandar jogadores embora. Não consegui nenhum nem outro. O zagueiro Sibusiso Shilongo veio por empréstimo e vai ser titular, porque as opções do próprio clubes eram tenebrosas. Hélder Kanelelo foi o único que recebeu proposta e deixei sair tranquilamente. Mesmo assim, os 500 euros que aliviamos com a saída dele já foram supridos por mais dois ou três jogadores que se profissionalizaram porque já tinham contrato assinado.

Orlando-Pirates-Windhoek_-Historico-de-T

Pré-temporada

Com o campeonato começando em Novembro, a pré-temporada é quase toda feita já com a janela de transferências fechada, logo, pude me concentrar completamente em transformar esse time em algo melhor. Implementei o meu 4-2-3-1 tradicional e adaptei-o da melhor forma para o material humano que tenho em mãos. Tentei mesclar os níveis de jogo, contudo, não queria pagar dinheiro para jogar amistosos contra as melhores equipes do país, logo, a pré-temporada teve poucos confrontos que dizem algo sobre o nível da equipe, mas metade deles foram contra equipes da elite. O saldo foi positivo, com 4 vitórias e 2 derrotas nesse tipo de confronto, mesmo rodando a equipe de jogo para jogo para todos chegarem nas pontas dos cascos.

Orlando-Pirates-Windhoek_-Encontros3cfe5

Expectativas da diretoria

A expectativa da diretoria é não cair e dado que vamos competir basicamente com o mesmo time que ficou separado apenas por 5 pontos do primeiro rebaixado, é algo bastante realista da parte deles. Pelo menos, sem essa pressão de algo absurdo logo de cara, posso me preocupar menos com o cargo e mais com o desempenho positivo da equipe, sem me estressar com a necessidade de resultados e me descabelar por resultados imprevistos.

Orlando-Pirates-Windhoek_-Visao-Geral-4c

Expectativas do treinador

Confesso que não ficarei chateado em só cumprir as expectativas da diretoria, mas quero tentar tirar o máximo dessa equipe e ver se conseguimos terminar entre os 6 primeiros. Obviamente que toda a mentalidade é focada em não cair, mas, se os resultados assim o permitirem, vou pra cima e vou tentar, já que atinjo objetivos e ainda preparo o terreno para algo melhor na próxima temporada, com mais liberdade para moldar o time da maneira que achar melhor.

Premier-League_-Antevisao-da-Epocad98734

Notícias, informações e estatísticas do Orlando Pirates Windhoek

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. mudou o título para A jornada de Mbayo - Estrangulamento financeiro (25/06)

Rapaz que chato essa parte financeira do clube e a Diretoria não fez nada para amenizar a situação. Em vez disso abriu os bolsos para os jogadores. Vida que segue. Pelo menos devem servir para dar um certo conjunto a equipe. No aguardo para ver como eles se comportam nos jogos a valer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...