Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A jornada de Mbayo - Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5 (25/03)


Henrique M.

Posts Recomendados

Vai ser bacana agora conhecer a liga do Sudão do Sul.

Interessante que você pega um time no talvez o melhor momento da sua história, com a responsabilidade de continuar esse impulso. É uma tendência oposta do que geralmente fazemos no FM, pegando 'gigantes caídos'.

E incrível como os melhores jogadores do time são moleques de 15 e 16 anos. Acho que nunca vi uma disparidade tão grande entre base e time principal com a balança pendendo a favor da base. Talvez o treinador tenha que ficar um tempinho a mais para ajudar a desenvolver o potencial do grupo.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 09/03/2023 em 23:01, Anismaldo disse:

Gostei do destino. Vai para um time que subiu como campeão da 2ª Divisão local com certa folga.

Agora, me chamou a atenção a disparidade no elenco. Tem jogadores que se mostram muito, muito, bons, e outros muito, muito, ruins. Ao menos a base trouxe boas novidades que podem ser usadas já na próxima temporada.

Boa sorte para a continuação.

Certa folga porque o resto do pessoal não quis aproveitar a Danutada.

Pois é, também achei isso bastante preocupante, já que esses garotos não participaram da campanha do time em si. Vamos ver como eles se saem logo na elite do país.

Em 12/03/2023 em 11:54, LuisSilveira disse:

Vai ser bacana agora conhecer a liga do Sudão do Sul.

Interessante que você pega um time no talvez o melhor momento da sua história, com a responsabilidade de continuar esse impulso. É uma tendência oposta do que geralmente fazemos no FM, pegando 'gigantes caídos'.

E incrível como os melhores jogadores do time são moleques de 15 e 16 anos. Acho que nunca vi uma disparidade tão grande entre base e time principal com a balança pendendo a favor da base. Talvez o treinador tenha que ficar um tempinho a mais para ajudar a desenvolver o potencial do grupo.

Boa sorte!

Eu não sou muito fã dos gigantes caídos, prefiro construir novas histórias ou desbravar caminhos diferentes. Mas é mais fácil nos identificar com uma equipe que conhecemos ou temos noção do estado e que um dia já foi algo.

Vamos trazer jogadores para melhorar esse equilíbrio do elenco, e vamos atrás de qualidade, sem olhar para a idade, talvez consigamos melhorar essa relação e trazer também experiência, mas, se tem algo que o FM sempre nos mostra, é que dá para vencer com os jovens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Uma nova joia do Nilo

Saídas

Como a tela de transferências é longa e não engloba só atletas da equipe principal, vou comentar os atletas que foram apresentados anteriormente e saíram depois que eu fui conseguindo atletas de maior qualidade para suas posições. Stephen Yai e Kuol Aywok foram dispensados por não serem goleiros de qualidade. Na defesa, Mabil Lokonyo, Lokiru Aywok, Marial Yai e David Machar, apesar da experiência, não agregavam nada além disso. Na meiúca, Madit Gatwech e Locapio Mayai, apesar do potencial, não teriam tempo de jogo, por isso, preferi dispensar para que suas carreiras pudessem florescer em outro lugar. Maview Zamoi saiu porque achamos coisa melhor e Lobong Bior e Lorya Nyong saíram pela falta de qualidade. O destaque da temporada passada, Dau Obure também foi dispensado para que sua carreira não fosse atrapalhada por ficar sem jogar, assim como Stephen Arok e Peter Loturi. Ahmed Mohammed e Kabashi Gier foram dispesandos pela falta de qualidade.

Entradas

Minhas buscas concentraram-se inicialmente em jogadores da elite do futebol sul-sudanês com qualidade para assumirem o time e nos levar a uma segura campanha para começarmos a construir as fundações do sucesso do clube, só procurei atletas de outras divisões caso não conseguisse achar ninguém para contratar que me agradasse ou quisesse vir.

  • Mohamed Abbas: meia-central sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Rabita, tem quase 200 jogos na carreira, a maioria deles pela elite do país. Chega para ser titular.
  • John Lokine: meia-central sul-sudanês de 23 anos. Outro atleta com quase 200 jogos na elite, mas mais rodado que Abbas, já que seremos seu quinto time. Também chega para ser titular.
  • Ariik Gier: ponta-esquerda sul-sudanês de 20 anos. Revelado pelo Al-Merreikh Juba, tem 86 jogos na carreira, e alternou bons, médios e maus momentos no seu antigo clube. Chega para ser o ponta-reserva e ver se dá um salto na carreira e se estabiliza de vez.
  • Yaak Kuol: atacante sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Malakia, tem 144 jogos na carreira e 41 gols marcados. Alternou temporadas entre elite e segunda divisão, mas a maior parte das suas atuações e gols foram pela primeira divisão. Chega para ser o atacante reserva, mas num vacilo do titular, tem plenas condições de assumir a vaga.
  • Lino Gatwich: lateral-esquerdo sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Citizen SC, já jogou 183 partidas, e tirando os 14 jogos que fez para um time da segunda divisão, sua carreira foi toda construída no topo da pirâmide. É um jogador que alternou temporadas medianas com temporadas ruins, mas é lateral e é uma posição complicada. Chega para ser o reserva.
  • Aloisio Akol: lateral-direito de 31 anos. Revelado pelo Munuki, é um dos mais experientes que temos e é um atleta regular, que passou quase toda a carreira na elite do país, vem de uma temporada muito boa no Al-Merreikh Juba, onde deu 12 assistências, por isso, chega para ser titular da posição.
  • Yaak Chol: ponta-direita sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Dream, alternou temporadas na segunda divisão e na elite, mas é um jogador confiável e apesar de uma temporada passada com poucos jogos, chega para ser o reserva da posição e se o titular não aguentar a pressão, ele tem capacidade para ser o dono da vaga.
  • David Aguto: ponta-esquerda sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Kator, tem 161 jogos na carreira, e fez a carreira toda no país, passando por 3 times, e apesar de uma temporada passada abaixo da média no ano passado, o potencial está lá, pois ele tem boas temporadas na elite. Com a confiança da titularidade, esperamos que ele floresça.
  • Biong Deng: zagueiro sul-sudanês de 25 anos. Revelado pelo Al-Merreikh Juba, seremos o primeiro clube diferente de sua carreira. O atleta foi uma das contratações iniciais e apesar de, comparativamente ter caído de nível, as opções disponíveis no mercado de zagueiros não é lá muito melhor. Dessa forma, começa o ano como titular e veremos como vai ser o desenrolar da temporada.
  • Biar Bol: zagueiro sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Rainbow, tem quase 200 jogos na carreira, e se firmou como atleta de elite nas quatro últimas temporadas. A temporada passada foi uma de suas piores, mas como eu disse antes, está difícil achar zagueiros, então, vamos com o melhor que tem. Chega para ser reserva.
  • Machar Duku: meia-central sul-sudanês de 20 anos. Revelado pelo Rainbow, seremos seu quarto clube na sua curta carreira. Ainda está em busca de sua afirmação no futebol, mas já tem 61 jogos na elite do país. Inicialmente, vem para ser reserva no meio-campo.
  • Lokonyo Yaak: meia-atacante sul-sudanês de 22 anos. Revelado pelo Munuki, tem 159 jogos na carreira, e apenas uma temporada fora da elite. É um atleta confiável, mas não teve muitas temporadas de grande destaque em sua carreira. Chega para ser o reserva da posição.
  • Lorya Agot: atacante sul-sudanês de 27 anos. Revelado pelo Al-Hilal (SSD), é um atleta que de certa forma sempre entregou algo, mas agora vai ter a grande chance de sua carreira em um sistema que consagrou atacantes em dois países diferentes. É o atacante titular e vamos ver se ele vai ser o novo matador de Mbayo.
  • Zamoi Thon: goleiro sul-sudanês de 20 anos. Revelado pelo Malakia, jogou mais temporadas na segunda divisão que na primeira, mas como chega para ser reserva, não é algo que nos preocupa. É jovem e tem margem para crescer.

Nile-Eagle_-Historico-de-Transferenciasc

Pré-temporada

A nossa pré-temporada foi um pouco estranha, normalmente faço muito jogos para que todo mundo chegue na ponta dos cascos, mas não consegui muitos jogos que não fossem repetir e os times obviamente não queriam jogar sempre comigo, acho que por ter esquecido de marcar na abertura da pré-temporada, o pessoal não quis fechar jogos, creio eu. E o pior é que o calendário da liga é estranho, a janela de transferências abriu no dia 31/12/2026, o primeiro jogo vai ser no dia 08/01/2027, mas o segundo jogo só ocorrerá no dia 09/02/2027. Fui buscar respostas no calendário das outras equipes e não encontrei. A tática continuará sendo o 4-2-3-1, mas essa foi a primeira vez que quase considerei mudar a tática, contudo, quero ver como vamos nos sair nela primeiro para depois mudarmos, já que o Mbayoball virou uma marca registrada.

Nile-Eagle_-Encontros286b172778eb9a2e.pn

Expectativas da diretoria

A diretoria quer não cair, mas sem se envolver diretamente nessa briga, ou seja, apenas uma temporada segura é o suficiente para que eles fiquem satisfeitos. É um objetivo até que adequado, perto do que já vive com o Police quando a equipe subiu, então, é por aqui que vamos balizar o desempenho da temporada, para buscar aí a renovação e continuidade do trabalho.

Nile-Eagle_-Visao-Geral-49d8fb3700319775

Expectativas do treinador

Externamente, meu discurso é o mesmo da diretoria, evitar me envolver numa luta pelo rebaixamento. Só que estamos numa situação engraçada, acabamos de subir e estamos cotados para ficar em terceiro lugar. Portanto, internamente a minha expectativa é uma temporada inicial na elite assim como foi a do Police, brigando pelos lugares do topo da tabela. Ainda não penso em título porque Atlabara e Munuki são as equipes que monopolizam o futebol do país, com quatro títulos do Atlabara e dois do Munuki. Mas, historicamente, os dois primeiros sempre se isolam num bloco próprio, mas a temporada passada teve o campeão com menos pontos até o momento. Ambas possuem elencos curtos, mas cada uma delas tem dois atletas da seleção do país.

Nile-Eagle_-Competicoes0545500503105219.

Notícias, informações e estatísticas do Nile Eagle FC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - Uma nova joia do Nilo (17/03)

Com cada estrela nessa equipa, que não conheço ninguém, hehe. Espero que estas águias do Nilo voem bem alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa sorte na temporada.

Henrique qual a expectativa da imprensa em relação a equipe, visto que contratou 14 jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 17/03/2023 em 21:37, Cadete213 disse:

Com cada estrela nessa equipa, que não conheço ninguém, hehe. Espero que estas águias do Nilo voem bem alto.

Eu também não conheço. E nem o mundo, já que todos foram gerados pelo jogo. 😂

Em 18/03/2023 em 01:13, LC disse:

Boa sorte na temporada.

Henrique qual a expectativa da imprensa em relação a equipe, visto que contratou 14 jogadores.

Obrigado, LC.

A expectativa deles é o 3º lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Mais um atacante consagrado

Jogos pela Premier League e Copa do Sudão do Sul

Curiosamente, a primeira rodada foi contra o Jil Al-Salam, a outra equipe que disputou minha contratação para esta temporada. No clássico pela contratação de Mbayo, o treinador levou a melhor e de virada, com dois gols um atrás do outro. O time manteve o ritmo e com mais duas vitórias, chegou até o jogo contra o temido Atlabara com 100% de aproveitamento e apesar de não ter conseguido vencer os atuais campeões, pelo menos não perdeu.

A seguir, tivemos uma certa dificuldade para eliminar o Tiger Club na Copa, indo até os pênaltis para tal e emendamos mais duas vitórias por margem mínima antes de perdermos a primeira da temporada contra o Zal Zal, num jogo que deveríamos ter ganhado. Aplicamos uma goleada monumental sob o Al-Nil Abyei e emendamos mais três boas vitórias até voltarmos a perder diante do Tiger Club. Após isso, fizemos mais quatro jogos e vencemos os quatro.

Nile-Eagle_-Encontros597f0c162ee65319.pn
v Atlabara (C) | v Tiger Club (F) | v Yambio (F) | v Zal Zal (F) | v Munuki (C) | v Al-Nil Abyei (C)

Já consolidados como postulantes ao título, abrimos o returno com uma vitória e logo a seguir perdemos na Copa, nos pênaltis para o Al-Salaam Kuajok, time da segunda divisão. O Malakia aproveitou nosso momento de fragilidade e também nos venceu na liga. Na rodada seguinte, parimos uma vitória para evitar a terceira derrota seguida, numa monumental exibição de Yaak Kuol. Depois, viajamos para defrontar o Atlabara e num jogo bastante emocionante, acabamos levando a pior e não vencemos uma partida de 8 gols. Ainda baleados, também perdemos para o Yambio, para sacramentar a primeira derrota na liga em casa.

Depois disso, uma partida apertada contra o Al-Hilal marcou nosso retorno as vitórias e o time engrenou bonito e somou mais cinco vitórias consecutivas antes de pararmos num empate contra o Rainbow. Nesse espaço de tempo, tivemos algumas saídas de jogadores insatisfeitos porque não tinham tempo de jogo, sejam por iniciativa dos mesmos de rescindirem ou por aceitarem ofertas de outros clubes. Como estávamos jogando apenas nos finais de semana, não achei necessário ir atrás de reforços, se precisasse, recorreria a base. Perdemos o lateral-direito, o meia-central e o atacante do time B.

Nile-Eagle_-Historico-de-Transferencias2

Chegamos nas temidas cinco últimas rodadas com seis pontos de vantagem sobre o Atlabara. E obviamente, no primeiro jogo da série decisiva, empatamos e a vantagem caiu para quatro pontos. A equipe não esmoreceu e emendou mais duas vitórias, chegando para o jogo contra o Black Star com a oportunidade de selar o título em casa. E como era de se esperar, não foi fácil, saímos perdendo, a bola não entrar, mas Yaak Chol e Yaak Kuol marcaram nos cinco minutos finais para dar o título inédito para a equipe de Yambio e o terceiro título nacional consecutivo de Mbayo. Na última rodada, já sem importar com o resultado, fomos amassados pelo Al-Merreiikh Renk que não tinha nada a ver com a nossa semana de comemorações.

Nile-Eagle_-Encontros-2f8199ff7c9598eed.
v Al-Salaam (C) | v Malakia (F) | v Atlabara (F) | v Tiger Club (C) | v Black Star (C) v Al-Merreikh Renk (F)

Premier League do Sudão do Sul

Eu já pressentia que minha temporada ia ser para lutar pelo título quando vi a expectativa da imprensa, mas, confesso que não esperava ser campeão logo de cara. A nossa pontuação foi a mais baixa de um campeão até o momento. Os outros dois títulos que tinha o menor número de pontos foram conquistados com 78 e 77 pontos, respectivamente, sendo o de 78 pelo Atlabara na temporada anterior, e o de 77 pelo Munuki em 2025. Ou seja, apesar de ser o menor número de pontos, a tendência já vinha diminuindo. O nosso ataque foi letal e nossa defesa esteve entre as melhores. Como não tivemos nenhuma equipe fazendo uma campanha estratosférica, a oportunidade surgiu logo no meio do 1º turno e nos abraçamos. Achei que iríamos vacilar quando empatamos duas vezes seguidas nas duas últimas rodadas, mas mostramos que era o nosso ano.

Amara-Mbayo_-Iniciof1b3ebbef83baeb2.png
Tabela Completa | Estatísticas gerais e individuais da Premier League Sul-Sudanesa

Jogos pela Liga dos Campeões da CAF

O sorteio para a fase preliminar da Liga dos Campões da CAF nos colocou diante do Guelleh Batal, campeão djibutiano, e equipe do mesmo pote que o nosso, ou seja, era possível finalmente vencer uma partida continental e na nossa viagem para defrontá-los, queríamos muito essa vitória e num primeiro tempo bastante inspirado de Yaak Kuol, saímos com a vantagem em 3 x 0. O segundo tempo foi mais tranquilo, e marcamos mais um, antes do Guelleh Batal fazer o seu de honra e tomar mais dois nos minutos finais. O jogo em casa, aproveitei para rodar a equipe e dar chance de todo mundo jogar a competição e empatamos, mesmo depois de termos aberto 2 x 0 e terminamos o primeiro tempo na frente. Contudo, o empate não diminuía a alegria do nosso feito, fomos o primeiro clube sul-sudanês que venceu um jogo e passou de fase.

Na rodada seguinte, o azar já nos sorriu e colocou o ASEC Mimosas, da Costa do Marfim no nosso caminho. A equipe é apenas a atual bicampeã marfinense, e venceu a Liga dos Campeões por duas vezes, sendo a última em 2027, ou seja, pegamos o atual campeão da competição logo de cara. E como era de se esperar, não oferecemos muita resistência, seja em casa ou fora, já seria difícil para um time amador conseguir marcar um gol, quiçá derrubar uma das maiores equipes do futebol africano no momento.

Nile-Eagle_-Encontros-3647388f35bb32fe3.
v Guelleh Batal (F) | v Guelleh Batal (C) | v Mimosas (C) | v Mimosas (F)

Jogos pela Copa das Confederações da CAF 

A eliminação para o Mimosas nos impediu de chegar até a fase de grupos da Liga dos Campeões, mas nos direcionou para a Segunda Eliminatória da Copa das Confederações, nos dando a oportunidade de jogarmos mais dois jogos continentais. O sorteio nos colocou diante do Interclube, de Angola. Se vencêssemos, iríamos jogar a fase de grupos da competição, mas, os angolanos são profissionais e iríamos precisar de algo mais para chegar lá.

Logo no começo, em casa, assustamos com um gol de Yaak Kuol, mas isso despertou a fúria nos jogadores adversários e eles simplesmente nos acuaram até o final do jogo. Só não perdemos de mais porque eles perderam muitos gols e dois que fizeram foram corretamente anulados pelo VAR. Viajamos para Luanda em busca do impossível, e o Interclube teve uma exibição sólida e que não deu margem para surpresas, fazendo com que o sonho sul-sudanês acabasse por aqui. Contudo, fico orgulhoso de ter jogado seis partidas continentais e de ter vencido minha primeira partida e eliminatória.

Nile-Eagle_-Encontros-419ab2083553f9b84.
v Interclube (C) | v Interclube (F)

Análise de desempenho

Com atacantes que marcaram muitos gols em todas as suas temporadas e principalmente nas duas últimas, Mbayo já tem um histórico de criar máquinas mortíferas na frente do gol. O consagrado da vez foi Yaak Kuol, que marcou 41 gols em 34 jogos, 28 delas como titular. O atacante foi um dos responsáveis pela grande campanha da equipe e bateu recordes do clube e da competição, além de ter sido o artilheiro da mesma. David Aguto e Lokonyo Yaak ficaram com a honra de serem os garçons da temporada, mas olhando para Kuol e sua marca, apenas 9 assistências de cada um parece muito pouco.

Amara-Mbayo_-Inicio-242a5d6e8deb44c2a.pn

Fornada de jovens de 2028

A fornada de jovens desta temporada trouxe alguns atletas interessantes e muitos com potencial de integrar o time principal já para a próxima temporada. O zagueiro Mabil Aluong é a grande joia dessa geração e já saltou direto para o time principal, com grandes chances de ser titular na próxima temporada. Os outros jogadores tem potencial de compor, e vão depender das movimentações do mercado para saberem qual o destino mais prováveis dele. 

Amara-Mbayo_-Inbox24ffe97914dec960.png
Ibrahim Allah (MAC) | Mabil Aluong (ZAG) | Mabior Majok (PD) | Malual Amum (LD) | Mustafa Kuek (ATA) | Tombe Bol (ME) 

Em busca do próximo pote

Ao longo da temporada, eu já tinha notado que tínhamos grande chance de ao menos irmos para a Copa da Confederações através de um segundo lugar e garantir a segunda equipe de Mbayo em competições africanas, para galgar mais caminhos em direção ao próximo pote. Contudo, aquela dúvida de fazer ou não outra temporada pairava no ar, até que quando faltavam 3 rodadas para o fim do campeonato e a disputa ainda em aberto pelo título e eu recebo a notícia que nossa equipe já tinha confronto definido na Liga dos Campeões.

Essa questão me desanimou bastante de continuar até o final da próxima temporada. Imagina que numa disputa apertada pelas três primeiras posições, com a definição antes do final, as equipes erradas vão para as competições africanas? E suponhamos que minha equipe seja beneficiada por estar numa posição de classificação, mas termina fora ou também a situação oposta? Felizmente, nessa temporada, a distribuição de vagas respeitou o que ocorreu na tabela do campeonato, mas não significa que será sempre assim. Dessa forma, com a dúvida pairando em minha cabeça desde sempre, acabei optando por deixar o Sudão do Sul ao final da participação continental do Nile Eagle, o que acabou sendo bem mais tarde do que eu esperava quando tomei a decisão.

Além disso, já defini qual será o próximo país em que Mbayo treinará e será a Somália e os motivos são simples: é a liga com maior reputação das 10 últimas, é a liga com a melhor posição no ranking da CAF no Pote 6 e existe um campeão hegemônico que quero desbancar. O Mogadishu City Club ganhou as 7 últimas temporadas no país, sem dar chance para ninguém. Como a vida na Guiné-Bissau e no Sudão do Sul foram mais fáceis do que eu antecipei, quero esse desafio para sair do Pote 6 em grande estilo.

Quando sai do Nile Eagle, podia ter assumido clubes que estavam sem treinadores na primeira divisão, contudo, optei por esperar a temporada terminar e iniciar o projeto com maior controle, afinal de contas, já estou ansioso para passar para o Pote 5. Com duas vagas continentais, a Somália será o último capítulo de Mbayo no Pote 6 e já não vejo a hora de colocar ponto final nessa fase.

Amara-Mbayo_-Recebidase24c716ac008e17d.p

Notícias, informações e estatísticas do Nile Eagle FC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - Mais um atacante consagrado (22/03)

E não é que as águias voaram bem alto? Parabéns pelo título. A nível internacional é que se notam as diferenças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pressentiu que a temporada seria disputada no topo e não no fundo. O título veio de forma ajustada, batendo inclusive com sua ideia de que não disputaria o troféu tão rapidamente. A baiaxa pontuação acabou lhe favorecendo. Realmente, Mbayo precisa de ligas mais desafiantes para desenvolver sua capacidade e a Somália será o último passo nesse pote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse título me surpreendeu, não esperava que vencesse a liga já na primeira temporada. Tão surpreendente quanto foi a saída do Nile, ao menos pra mim, já que quando lia a seção da fornada, me dava a impressão que estava pensando já na próxima temporada no clube.

De todo modo, acho que é bom partir logo para encerrar o pote 6 e poder avançar, senão vai precisar de umas 70 temporadas pra completar todos os potes auhauhauhauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara é bom mesmo, já chegou levando a liga. Achei até que ia continuar e tentar brigar pela Champions. Aliás, não entendi bem o que aconteceu, a classificação antecipada para a competição internacional foi um bug?

Bom, de qualquer forma conhecer a liga somali vai ser interessante. Vamos ver se outro título já de cara aguarda Mbayo. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 22/03/2023 em 17:06, Cadete213 disse:

E não é que as águias voaram bem alto? Parabéns pelo título. A nível internacional é que se notam as diferenças.

Voaram. Quanto a nível internacional, ao menos seguimos adiante em uma fase, estou contente.

Em 23/03/2023 em 12:06, GGilson disse:

Você pressentiu que a temporada seria disputada no topo e não no fundo. O título veio de forma ajustada, batendo inclusive com sua ideia de que não disputaria o troféu tão rapidamente. A baiaxa pontuação acabou lhe favorecendo. Realmente, Mbayo precisa de ligas mais desafiantes para desenvolver sua capacidade e a Somália será o último passo nesse pote.

Sim, a qualidade dos atletas parecia ser alta e a previsão da imprensa nos colocava em terceiro, achei improvável que fosse lutar lá embaixo por isso. Normalmente quando um time de fora do domínio vence é por causa de uma temporada de baixa de quem domina e foi o caso dessa temporada. Agora é partir para a Somália e sacramentar a ida para o Pote 5.

Em 23/03/2023 em 23:36, div disse:

Esse título me surpreendeu, não esperava que vencesse a liga já na primeira temporada. Tão surpreendente quanto foi a saída do Nile, ao menos pra mim, já que quando lia a seção da fornada, me dava a impressão que estava pensando já na próxima temporada no clube.

De todo modo, acho que é bom partir logo para encerrar o pote 6 e poder avançar, senão vai precisar de umas 70 temporadas pra completar todos os potes auhauhauhauha

Eu também não esperava, apesar de achar que ia brigar lá em cima sempre, aproveitamos a má temporada dos favoritos e já vamos com esse bate e volta. Eu pensei, por causa da campanha africana, cheguei até a reforçar o time, para não prejudicá-los com a minha saída.

Sim, realmente, o engraçado é que onde demorei mais tempo, ganhei zero títulos, aparentemente, escolhi o país errado para começar. hahaha

Em 24/03/2023 em 11:21, LuisSilveira disse:

O cara é bom mesmo, já chegou levando a liga. Achei até que ia continuar e tentar brigar pela Champions. Aliás, não entendi bem o que aconteceu, a classificação antecipada para a competição internacional foi um bug?

Bom, de qualquer forma conhecer a liga somali vai ser interessante. Vamos ver se outro título já de cara aguarda Mbayo. Boa sorte!

Não faz sentido brigar pela Champions, muito improvável que façamos alguma grande campanha, somos amadores, enquanto o resto dos times acima são profissionais. A classificação antecipada ocorreu provavelmente porque as vagas fecham um pouco antes da data do sorteio, que foi feito faltando 3 rodadas para acabar o campeonato, não creio que seja um bug em si do FM, acho que é uma má implementação da liga alternativa.

Esse desafio vai ser maior, já que o Mogadishu City tem domínio absoluto do futebol somali. Então, ficar em segundo e cravar a vaga continental é o objetivo mais palpável, mas seria maneiro ganhar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png,

A chegada à Mogadíscio

A chegada à Somália foi complicada, porque apenas uma equipe ficou sem treinador ao final do contrato, e ninguém foi demitido ao final do campeonato. Apenas o Waxool surgiu como opção, após a candidatura, depois de algum tempo veio a entrevista e Mbayo passou a ser o favorito para a assumir o clube, mas quase duas semanas se passaram entre entrevista e proposta formal de contrato. Afinal de contas, minha estratégia de esperar o final da temporada quase foi um tiro no pé para a carreira de Mbayo. Se o Waxool optasse por outra pessoa, a minha decisão de esperar teria sido contraprodutiva demais, mas, felizmente, tudo deu certo.

Amara-Mbayo_-Inbox5f390bcd73737f14.png

Waxool FC

Com uma margem pequena, chegamos ao último destino do pote 6, a Somália. O Waxool fica localizado na capital Mogadíscio, assim como todos os outros nove clubes da elite do país. Curiosamente, apenas dois estádios são utilizados para todas essas equipes, o Banadir Stadium e o Mogadishu Stadium. O Banadir sedia os jogos de 6 equipes, enquanto o Mogadishu sedia jogos de 4 equipes. As rodadas acontecem todas em simultâneo, pois o FM não é capaz de lidar com essa situação singular que encontramos por aqui (e que nem sei se equivale a própria realidade do futebol somali).

Waxool-FC_f83f89f5d829acb8.png
Informações do clube | História do clube | FinançasElenco do sub-19

Normalmente eu usaria este momento para apresentar o clube, mas como existem muitos jogadores que eu vou dispensar porque são ruins, vou apresentar apenas os que vão continuar. Vamos ficar com dois goleiros, dois laterais-direito, um zagueiro, um lateral-esquerdo, um volante, um meia-direita, um ponta-direita, um meia-atacante, um ponta-esquerda e um atacante, o que obviamente obrigará o time a ir ao mercado. Felizmente, já tenho um meia-atacante de qualidade e o Mbayoball vai continuar comendo solto no novo clube.

Waxool-FC_-Visao-Geralb8a80c7c8a9663d7.p
Abdi Hassan (G) - Abdi Hussein (G) - Amin Sabriye (LD) - Omar Farah (LD) - Hassan Ali Roble (ZAG) - Omar Omar (LE) - Abdi Mohamoud (VOL) - Hussein Mukhtar (MD) - Ahmed Ogle (PD) - - Mohamed Aboker (MAC) - Hassan Mohamed Egal (PE) - Omar Ali (ATA)

O clube terminou a temporada passada em 5º lugar, depois de ter batido o recorde do clube ao ser vice-campeão na temporada retrasada. Ou seja, se a diretoria considerou a temporada do vice-campeonato como algo fora do padrão, poderia não estar aqui, mas, pela não renovação com o treinador anterior, creio que havia alguma insatisfação. Entretanto, o clube esteve na segunda divisão do país na temporada 2026/2027, então, talvez não esperassem o vice. É bastante complicado ler o futebol nessas ligas.

Além da conquista da segunda divisão, o time já conquistou a Copa da Somália por três vezes, a primeira em 1984, a outra em 2024, exatamente 40 anos depois e no ano que retornou à elite, também levantaram o tricampeonato da competição. Ou seja, Mbayo chega num momento onde as expectativas da diretoria ainda estão bastante dispersas devido aos dois últimos anos.

As mudanças de dinâmica no futebol africano

A chegada à Mogadíscio traz uma alteração dentro da dinâmica do futebol africano, já que quando assumi o clube, comecei a adicionar e remover as ligas para fazer a transição do Pote 6 para o Pote 5. A maior parte das alterações vai decorrer na transição da temporada 2029/2030 para a temporada 2030/2031, por isso, essa vai ser uma época de apreensão. Ao somarmos o fato de que a Somália é o primeiro país que veremos um calendário organizado com jogos apenas ao final de semana, e espalhados ao longo de uma temporada futebolística, Mbayo passará pelo menos duas temporadas no país, caso já consiga a vaga continental nesta temporada. Dessa forma, quando sair do Waxool, ao menos uma temporada de futebol terá se passado nas novas ligas ativas, dando tempo para não pegarmos um cenário de terra sem lei logo de cara.

No começo do tópico eu havia anunciado que faria um pote dinâmico e que atualizaria de 5 em 5 anos, entretanto, quando cheguei no momento de fazer essa atualização, achei meio estúpido, já que eu poderia mudar de país no meio desses 5 anos e os potes não refletirem realmente a realidade do futebol do continente, portanto, vou continuar com os potes dinâmicos, mas essa atualização ocorrerá apenas na hora de adicionar e remover novas ligas, fixando assim o pote seguinte no momento de transição e, se necessário, atualizando-o na temporada seguinte. A configuração dos potes no momento é a seguinte (entre parantêses encontra-se a informação se o país subiu ou desceu de pote, baseado na configuração inicial, e o número de potes que subiu ou desceu):

  • Pote 1: Argélia alg, Costa do Marfim civdb27d3b08a3347a7.png(q2deG7e.png1), Egito egyb882dd463e5f377c.png, Gana gha0218188e24f1635b.png (q2deG7e.png2) Marrocos mar04e055fa4086046c.png e Tunísia tunedef5ac208d0a37c.png;
  • Pote 2: África do Sul rsa89a02afa562b0536.png (ZkCkMGk.png1), Angola anga0803a6df7086253.png, Líbia lby7037a45a5cbd9832.png, Mali mli49c728ba01f8433b.png (q2deG7e.png1), Moçambique moz69f7a96a76c46e90.png (q2deG7e.png1), Nigéria nga5c3a5c421b90aedb.png, RD Congo coda697e8a5ffad939e.png  (ZkCkMGk.png1), Senegal senf41fc717e6286ff4.png (q2deG7e.png3), Sudão sud780b4f404bdadfc1.png e Zâmbia zamdc370b5ea2ba54db.png;
  • Pote 3:  Burquina Faso bfac7ca13d787950072.png (q2deG7e.png1), Camarões cmr6d429eb3004b0550.png (q2deG7e.png1), Congo cgo85064d5e2ed2e2b8.png, Etiópia eth032f70dc7d10b7df.png, Gâmbia gamcef9d0f946393bb2.png (q2deG7e.png1), Guiné gui2a8d4741db3a60e6.png (ZkCkMGk.png1), Quênia kenced27a65c4b3a730.png (ZkCkMGk.png1), Tanzânia tandc429f43537be44a.png (ZkCkMGk.png1), Togo tog59983598681ba9ac.png e Zimbábue zim2724c6b422d72c9a.png (ZkCkMGk.png1);
  • Pote 4: Benim ben493d75a5411ba7dd.png, Botsuana bot3c4a0bf0c034de2d.png (ZkCkMGk.png1), Chade chafde9048d734f559c.png, Comores com8ca673483cf29246.png, Essuatíni swz99ea61cbce7a860a.png (ZkCkMGk.png1), Gabão gab3ab91cf3bbde9cbe.png, Guiné Equatorial eqgf3d4077cb33b1b2b.png, Mauritânia mtn24644cb1c7b38b01.png, Ruanda rwaf53ec21a30063b81.png (ZkCkMGk.png1) e Uganda ugaf92fa91198ba1f3b.png (ZkCkMGk.png1);
  • Pote 5: Burúndi bdifb3dcb9925d542c9.png, Lesoto les8bb0ff9eae3bfb73.png, Libéria lbrc8f44bd861cc8554.png, Madagascar mad9fc7528e67a1fefe.png, Maláui mwie3b0bf88b126a443.png, Maurício mri657ef906e23b99a3.png, Namíbia nambac6a0dfdd0dfd44.png, Níger nig7e90b91e02c328be.png, República Centro-Africana cta4aca3b0099220188.png (ZkCkMGk.png1) e Seychelles seyacdf9afc7a57f077.png;
  • Pote 6: Cabo Verde cpv7dd1aff26a192776.png, Djibuti dji163b8f886988077b.png, Eritréia eri883626c5bb552215.png, Guiné-Bissau gnb9420e4b417477448.png, Reunião reuaf8cd316f33eb027.png, São Tomé e Príncipe stpf4262702a61f59d5.png, Serra Leoa sle9cc2a562dc6b83b3.png, Somália somf46f89e91a353416.png, Sudão do Sul rsd14b379a37d011837.png e Zanzibar znz49e39f8db53bbac8.png;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - A chegada à Mogadíscio (27/03)
On 3/22/2023 at 1:19 PM, Henrique M. said:

Contudo, aquela dúvida de fazer ou não outra temporada pairava no ar, até que quando faltavam 3 rodadas para o fim do campeonato e a disputa ainda em aberto pelo título e eu recebo a notícia que nossa equipe já tinha confronto definido na Liga dos Campeões.

Essa questão me desanimou bastante de continuar até o final da próxima temporada. Imagina que numa disputa apertada pelas três primeiras posições, com a definição antes do final, as equipes erradas vão para as competições africanas? E suponhamos que minha equipe seja beneficiada por estar numa posição de classificação, mas termina fora ou também a situação oposta?

Não é por nada não, mas eu cada vez que leio um save onde o povo se mete nessas ligas alternativas mais me convenço que jogar FM só com as ligas básicas é muito melhor. No máximo adicionar as ligas de um país quando a gente tem certeza que elas foram feitas com cuidado, esses pacotaços com mil ligas dão muito problema... Enfim, espero que não dê problemas maiores na sequência do teu save, embora eu seja bem pessimista quanto a isso. 

Falando sobre os resultados, levou mais um título. Se os outros não fizeram tantos pontos quanto esperado não é problema teu. Aproveitou bem a oportunidade. Nos palcos internacionais pegou umas equipes complicadas e não deu para fazer milagres. 

Boa sorte no novo país. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema de potes para mim é bom justamente pela possibilidade de ser dinâmico, ainda bem que escolheu esse caminho. Curioso para ver como serão as coisas com o Waxool. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 27/03/2023 em 19:51, Cadete213 disse:

É com cada liga e com cada equipa, minha nossa. Mas bom de acompanhar e descobrir. 

Pois é, cada novo país é uma caixinha de surpresas. Este ao menos tem um calendário decente.

Em 27/03/2023 em 21:21, LC disse:

Boa sorte no novo clube. Rapaz no pote 4 só teve Ligas em descidas.Nada evolui.

Na realidade foi o Pote 3 que esteve mal. Burquina-Faso, Camarões e Gana estavam no Pote 4 e agora estão no 3.

Em 28/03/2023 em 13:14, Danut disse:

Não é por nada não, mas eu cada vez que leio um save onde o povo se mete nessas ligas alternativas mais me convenço que jogar FM só com as ligas básicas é muito melhor. No máximo adicionar as ligas de um país quando a gente tem certeza que elas foram feitas com cuidado, esses pacotaços com mil ligas dão muito problema... Enfim, espero que não dê problemas maiores na sequência do teu save, embora eu seja bem pessimista quanto a isso. 

Falando sobre os resultados, levou mais um título. Se os outros não fizeram tantos pontos quanto esperado não é problema teu. Aproveitou bem a oportunidade. Nos palcos internacionais pegou umas equipes complicadas e não deu para fazer milagres. 

Boa sorte no novo país. 

Eu até agora não tive nenhum problema grave, e acredito que a maior parte dos problemas que enfrentei são mais decorrentes do calendário que pode estar pré-definido no FM do que só pela falta de cuidado de quem ativou. O primeiro teste é agora, quando iremos para as novas 10 ligas e saída de 9 delas. Mas estou confiante, não tive crashs, não tive bugs que tornaram a continuidade impossível, só algumas questões inerentes ao futebol do continente africano que a falta de pesquisa da SI impede de ser retificada.

Acho que termos passado de fase já foi recompensa suficiente, jogamos duas eliminatórias a mais do que achei que jogaríamos.

Em 28/03/2023 em 19:19, felipevalle disse:

Paizinho do céu. Meia estrela é de doer o coração.

Boa sorte viu hahaha

Acontece.

Esses vão embora, então é bom recrutamento.

Em 29/03/2023 em 18:43, #Vini disse:

O sistema de potes para mim é bom justamente pela possibilidade de ser dinâmico, ainda bem que escolheu esse caminho. Curioso para ver como serão as coisas com o Waxool. 

Sim, permite essa dinâmica mesmo e estou curtindo bastante. Obrigado, Vini.

Em 30/03/2023 em 13:53, LuisSilveira disse:

O elenco é bem 8 ou 80 mesmo. O bom é que deve ter facilitado bastante a tarefa de enxugá-lo. 

Boa sorte com o Waxool!

Sim, dispensei todo mundo sem dó nem piedade logo após essa atualização. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi rápida mesmo a passagem pelo Sudão do Sul, mas compreende-se as razões. Agora chega em uma liga mais estável, com calendário mais organizado e um time que teve bons e maus momentos nas últimas temporadas. Dado o bom histórico do treinador e o nível dos adversários, creio eu que rapidamente organizará a equipe e vai frequentar as competições internacionais antes de subir para o próximo pote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 03/04/2023 em 10:31, Tsuru disse:

Foi rápida mesmo a passagem pelo Sudão do Sul, mas compreende-se as razões. Agora chega em uma liga mais estável, com calendário mais organizado e um time que teve bons e maus momentos nas últimas temporadas. Dado o bom histórico do treinador e o nível dos adversários, creio eu que rapidamente organizará a equipe e vai frequentar as competições internacionais antes de subir para o próximo pote.

Eu achava que ia demorar pelo menos duas temporadas, mas estou num estágio que esse tipo de acontecimento é bem-vindo. Acho que o fato de ter o calendário organizado é a melhor coisa que já encontrei até o momento, vamos ver como a equipe rende dessa forma. Espero que façamos isso logo na primeira temporada, para que eu possa chegar tranquilamente ao pote 5 já em duas temporadas e passar para a próxima etapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Mbayo contra Mogadishu City Club

Saídas

Fora as dispensas que fiz, perdi em Hirabe um lateral de extrema qualidade porque ele achou que seria mais feliz em outro lugar, já que financeiramente não havia muita diferença entre as equipes. Também perdi um potencial meia-central titular de grande qualidade em Abdi Hassan pelo mesmo motivo. Já Abdi Mohamoud decidiu jogar na segunda divisão pela proposta financeira superior, não imaginava que iriam oferecer tanto e devo ter oferecido pouco menos do que ele vai receber por lá achando que o outro time não cobriria o valor, era outro titular na minha concepção. Por fim, Amin Sabriye também foi para a segunda divisão, mas não iria receber mais do que aqui e tinha grandes chances de titularidade por aqui, ia depender de como ele fosse na pré-temporada. Fiquei chateado, porque era posições que eu já contava como certas no meu planejamento e tive que correr atrás de novos jogadores.

Waxool-FC_-Historico-de-Transferencias-2

Contratações

O foco do mercado foi procurar jogadores na elite do futebol somali, contudo, quando não foi o suficiente para fechar o elenco, expandimos as buscas para a segunda divisão. Algumas contratações eu achava que não ia precisar fazer, mas, as saídas de alguns atletas forçaram uma busca maior no mercado do que o planejado inicialmente.

Waxool-FC_-Historico-de-Transferenciasdb

  • Abdi Abdikadir - zagueiro somali de 18 anos. Encontrar zagueiros titulares de qualidade é uma missão complicada em muitas ligas, contudo, a necessidade de trazer jogadores reservas também existe e o jovem foi o primeiro a chegar. O rapaz tem bastante potencial, mas ainda não estreou profissionalmente.
  • Omar Ali - zagueiro somali de 20 anos. São 128 jogos na carreira, em 6 temporadas de futebol, 4 delas na elite do país. Chega com experiência na liga e futebol para ser reserva e dar uma segurança a dupla titular, contudo, tem potencial para ser melhor do que o que temos aqui, basta ele se desenvolver.
  • Mohammed Abdillahi - ponta-esquerda somali de 19 anos. Um jovem com 142 jogos na elite do país, todos pelo Elman. Ainda não teve uma grande temporada de destaque, mas confiamos no seu potencial para ser reserva, já que ele conhece o futebol do país e talvez não estivesse ponto para a grande responsabilidade que foi dada desde o começo de sua carreira.
  • Mohammed Ibrahim - meia-central somali de 19 anos. Com toda uma carreira nas divisões inferiores do país, ganha a sua grande chance como reserva do nosso meio-campo. Normalmente não é uma aposta que eu faria, contudo, como temos um calendário mais equilibrado, tenho essa vantagem para esta temporada, já que os reservas realmente vão ser reservas e não peças vitais ao longo da temporada em uma rotação extensiva.
  • Liiban Ali - lateral-esquerdo somali de 19 anos. Com 4 temporadas no futebol de alto nível do país, o atleta tem 42 jogos, sendo mais um jogador de profundidade e ocasiões especiais. E chega aqui para ser nosso reserva da posição, e vermos se pode crescer e evoluir, já que é um atleta polivalente, deve ser muito útil.
  • Abdi Ahmed - meia-central somali de 24 anos. Com 10 temporadas no futebol, e 9 delas jogadas na elite do futebol somali, o meio-campista já soma mais de 200 jogos na carreira. Polivalente, poderia encaixar em diversas posições no time, mas eu o observei para a posição de meia-central e ele chega para ser titular.
  • Isse Abdullahi - meia-central somali de 19 anos. Apesar da tenra idade, já conta com 104 jogos na elite do país, todas pelo Elman, o clube que o revelou. Com 4 temporadas de experiência no alto nível, chega para ser peça fundamental no meio-campo da equipe e ascender seu nível ainda mais junto com o Waxool.
  • Mohammed Ahmed - zagueiro somali de 23 anos. Com uma passagem discreta de duas temporadas no clube, o atleta retorna com a responsabilidade de fazer melhorar e ser um dos pilares de defesa. Com passagem pelas seleções de base do país, a confiança de que este é o ano que ele finalmente atinge o esperado são grandes.
  • Abdi Sagaf - meia-atacante somali de 18 anos. O jovem jogador foi formado no Bariga Dhexe e já conta com uma temporada de experiência na liga, mesmo em seu ano de estreia como profissional, fez 36 jogos, mas desceu junto com o clube. A posição dele é complicada, mas ele tem capacidade de ser um bom reserva e potencial para crescer.
  • Hussein Ushey - lateral-direito somali de 19 anos. Uma das contratações que não esperava, mas perdemos um dos laterais-direito e era necessário outro. Ushey foi revelado pelo clube e estava há duas temporadas no Rajo, da segunda divisão do país. Já conhece o clube e se desenvolveu a ponto de retornar como potencial titular da posição.

Pré-temporada

Sem surpresas, vou apostar no 4-2-3-1 de sempre. Contudo, quase considerei transformar os meias-centrais em volantes para encaixar melhor o que havia no clube, mas como é uma temporada onde meu objetivo é conhecer a liga, decidi fazer essa pequena aposta. Minhas pré-temporada focou em testar o nível do time e obviamente, o grande resultado da temporada foi vencer o Mogadishu City Club. Espero que isso seja um indício do nível em que a equipe se encontra e não um resultado desinteressado de pré-temporada.

Waxool-FC_-Encontros21f21e9a96f0e457.png

Expectativas da diretoria

A diretoria quer uma campanha de meio de tabela, o que significa estar entre os 4 primeiros, na minha concepção, já que são 10 equipes. Acho engraçado falarem em bater recorde, já que a melhor campanha da equipe é um vice-campeonato. A copa é algo importante para eles, e seria para mim, se desse vaga para competições continentais, entretanto, não vou desprezar a chance de ser campeão se for a única rota possível para um título no decorrer da temporada. Felizmente, as expectativas da diretoria alinham com as minhas e creio que temos tudo para uma temporada de estreia positiva na Somália.

Waxool-FC_-Visao-Geral-37ba5c8744b5ac707

Expectativas do treinador

O Mogadishu City Club ganhou as últimas 7 edições do torneio e nas últimas 9, foram 8 conquistas. O Horseed foi a única equipe que atrapalhou esta dinastia até o momento e a probabilidade de título para eles é enorme, contudo, Mbayo entra na fita e o Waxool é um dos times cotados para ficar lá em cima e disputar a segunda vaga continental, contudo, meu objetivo é realmente ver a distância entre nós e o bicho papão da Liga e se eles vacilarem, passar o carro e já levar o título.

Nation-Link-Telecom-Championship_-Antevi

Notícias, informações e estatísticas do Waxool

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - Mbayo contra Mogadishu City Club (06/04)

Que venha a temporada com possibilidades de surpreender. O Waxool parece nome empresa petrolífera. Já o favorito ao título só consigo lembrar do  filme Falcão Negro em Perigo. Que venha a temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma boa pré temporada, mas vamos ver como se sai no jeito gos a valer. Pelo seu relato o Mogadishu City é o clube a ser batido. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5 (25/03)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • CCSantos
      Por CCSantos
      Bem-vindo ao Celik!
      E vamos de save novo, mas nem tão novo assim. Para quem se lembra, foi um dos destinos que eu mais curti jogar no 'Desafio Europa'. Por isso, anos depois, e em um outro cenário, completamente diferente, eu assumo o Celik Zenica.
      A equipe é da cidade de Zenica, um dos maiores centros industriais da Bósnia, e vem em um longo processo de reestruturação.
      A origem do Celik vem do pós-Segunda Guerra Mundial, quando trabalhadores da indústria do Aço decidiram criar a equipe, e o nome veio justamente do material que eles produzem. Tanto que, não a toa, Celik em bósnio significa justamente, Aço.
      Zenica sempre foi um ponto estratégico de muito destaque, principalmente pelo fato que fica encrostada em uma cadeia de montanhas. É também justamente pela localização que o maior presídio do país fica em Zenica.
      Um fator importante é o estádio Bilino Polje. O estádio, com capacidade para 13,632 lugares e podendo ser expandido até 17,040 lugares, é a casa não só do Celik, mas também pelas seleções de base e principal da Bósnia-Herzegovina.
      É o 3ºmaior estádio da Bósnia, perdendo para os estádios do Sarajevo e do Zrinjski, mas a seleção ainda prefere jogar em Zenica, muito por conta da questão envolvendo o clima do estádio, pois Zenica, durante anos, é considerada uma cidade mais ligada aos bósnios (lembrando que a Bósnia tem inúmeros problemas políticos).

      Começando a falar do clube, é uma equipe tradicional na Bósnia, e, internacionalmente falando, é a mais bem sucedida do País, pois nos tempos da antiga Iugoslávia, ela chegou em três finais da Taça Mitropa, conquistando o título em 1970-71 (3 a 1 no Austria Salzburg) e 71-72 (1 a 0 na Fiorentina-ITA), e conquistado o vice-campeonato em 72-73 (4 a 2 em placar agregado, contra o Tatabányai-HUN). Em 1979-80, o time ficou em 2º em um quadrangular, perdendo para a Udinese-ITA.
      Além disso, o Celik foi um dos primeiros campeões da Bósnia, conquistando o tricampeonato da Primeira Liga da Bósnia-Herzegovina (1994-95, 95-96 e 96-97). 
      Contudo, atualmente essas conquistas são entendidas como títulos da Segunda Divisão do País, pois a Premier League Bósnia (que unificou os times da Bósnia-Herzegovina e da República Sérvia) foi criada em 2000.
      Para fechar, vou deixar os dados de começo de save, e o hino do Celik.
      BASE DE DADOS:

       
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO
      Dizem que todo jogador de FM que se preze tem que ter jogado o clássico de pegar um clube na divisão mais baixa da Inglaterra e levá-lo até as mais altas glórias que o futebol pode trazer. Considerando que eu tenho uma grande preferência por saves de clube sobre os de carreira, e que nunca cheguei a fazer esse caminho começando pela National League North/South, bem, essa é a minha tentativa de fazer isso depois de um bom tempo testando o FM 23 com clubes grandes.
      Minha ideia foi escolher um desafio um pouco maior desde o início, escolhendo um time entre as equipes das duas conferências que estivesse cotado para a parte de baixo e que não tivesse a situação financeira tão boa de cara, e o escolhido foi, como o título do tópico deixa óbvio, o Braintree Town Football Club.
      Por que esse entre tantas opções? Simplesmente porque gostei do apelido, "The Iron", inclusive presente no escudo do clube e que remete às origens do clube, formado pelos trabalhadores de uma fábrica local, a Crittall Window, empresa que fabrica até hoje janelas com esquadria de aço. Outro motivo foi o belo uniforme do clube, que costuma utilizar como cor principal o laranja. Fora isso, foi uma escolha ao acaso seguindo os critérios - é um clube com situação financeira complicada, cotado para a 19ª posição na National League South, e sem histórico de frequentar divisões superiores, além, claro, de ser um clube semi-profissional, o que torna as coisas mais desafiadoras e interessantes.
       

       
      O clube já teve algumas mudanças de nome, fundado como Manor Works em 1898 pela companhia, virou Crittall Athletic em 1921, em alusão à fábrica de janelas que deu origem a sua existência, depois passou a ser Braintree & Crittall Athletic, em 1968, e por fim, em 1981, cortou de vez as relações com a Crittall e mudou para o nome de Braintree F.C., com o "Town" sendo adicionado no ano seguinte. O Braintree Town F.C. manda seus jogos no estádio Cressing Road, que aparece no fundo do banner, com capacidade para 4222 espectadores no FM. 
      Para assumir o clube, criei um treinador ficcional chamado Jack Jackson, com aparência criada aleatoriamente pelo jogo, com experiência no mínimo possível, mas já tendo a primeira licença de treinador, a Nacional C:
       

       

      HISTÓRICO DO CLUBE
      O time teve lá um relativo sucesso nas divisões regionais de Essex, e jogou uma época nas divisões regionais de Londres, mas só recentemente começou realmente sua ascensão na pirâmide do futebol inglês. Em 2001, o clube subiu da Isthmian League Division One (que na época seria a 7ª divisão inglesa) com o 3º lugar, e acabou "caindo" em 2004, quando ficou em 23º, devido à reforma do sistema de ligas, que fez com que não houvesse rebaixamento, mas abaixou a Isthmian League Premier Division no sistema, passando a ser equivalente ao 7º nível de futebol do país.
      Logo no ano seguinte, o Braintree Town ficou na 4ª colocação, alcançando um lugar nos Play-offs de acesso, mas foi derrotado frente ao eventual campeão e promovido Eastleigh, por 2x0. Se pelo playoff não foi possível, mais um ano a frente, em 2006, o clube foi campeão da Isthmian League Premier Division com 94 pontos, garantindo sua participação na Conference South (hoje National League South, uma das duas ligas da 6ª divisão e atual divisão do clube).
      Logo na primeira participação, o The Iron conseguiu alcançar o Playoff com uma improvável 3ª colocação, e ainda avançou à final, vencendo nos pênaltis o Havant & Waterlooville após dois empates por 1x1. Na final, quem esperava era o Salisbury City, outro clube recém promovido, também como campeão da sua divisão, a Southern Football League Premier Division, e que terminou a temporada na 2ª posição da liga com apenas 1 ponto a mais do que o Braintree. Na final, que foi bem disputada e acabou sendo emocionante (quem tiver interesse, leia o relato do jogo em um jornal local de Salisbury), o Salisbury saiu vitorioso com o gol do 1x0 vindo de seu artilheiro perto do fim da partida, disputada no estádio do Stevenage Borough.
      O sonho de alcançar a conferência nacional não havia acabado ali, mas foi seguido por um novo baque, com o Braintree chegando novamente no playoff na temporada seguinte, mas caindo para o futuro campeão por 5x0 no agregado. Nos dois anos seguintes, um 14º lugar e um 7º (este a apenas 1 ponto de alcançar o playoff) antecederam o que seria o maior feito do clube de Essex até hoje: o título de campeão da National League Conference South de 2010/11, conseguido numa campanha com 89 pontos conquistados (7 a mais do que o vice-campeão) e 45 gols de saldo.
      O sonhado acesso à National League finalmente veio, e nos anos seguintes o Braintree até fez boas campanhas, quase alcançando o playoff de acesso à League Two em 2013/14 com um 6º lugar, e finalmente alcançando com uma 3ª colocação na temporada 2015/16. O adversário foi o Grimsby Town, e mesmo vencendo o jogo de ida por 1x0 na casa do adversário, na volta, em Cressing Road diante de 3102 espectadores, o clube acabou sendo derrotado pelo mesmo placar no tempo normal, com gol de pênalti aos 30' do segundo tempo, e ainda teve um jogador expulso no minuto final da etapa regulamentar. Com um jogador a mais, o Grimsby acabou marcando o segundo gol no segundo período da prorrogação e saiu classificado à final, em que garantiu o acesso.
      A derrota acabou sendo o último jogo do técnico Danny Cowley que ficou apenas aquela temporada em Braintree, e enquanto no ano seguinte Danny levantou o troféu da mesma competição dirigindo o Lincoln City, o sucesso parece ter ido embora com a saída do treinador. Terminando na 22ª posição com 48 pontos, o clube foi rebaixado para a agora renomeada National League South, e apesar de ter subido novamente na temporada seguinte, após vencer o playoff (mesmo chegando como 6º colocado e tendo que recorrer aos pênaltis na rodada preliminar e na final), foi novamente rebaixado em 2018/19 após uma fraca campanha que viu o clube ficar na 23ª posição.
      As temporadas 2019/20 e 2020/21 ficaram marcadas pelo encerramento precoce das competições devido à pandemia de COVID-19, e também foi decidido que não haveria rebaixamento da sexta divisão em ambos os anos. Para o Braintree Town, que fez péssima campanha em ambas as campanhas, podemos dizer que foi um bom resultado final, com o clube se mantendo na divisão. Chegamos então na última temporada antes do início do save, com uma campanha na parte de baixo da tabela em 2022 por parte do Braintree, em um ano em que a liga teve apenas 21 clubes participantes e apenas um rebaixado, o clube fez 45 pontos em 40 partidas disputadas e terminou na 17ª colocação.
      Na vida real, o Braintree acabou indo muito bem na temporada 2022/23, com um 7º lugar e vaga na rodada preliminar do playoff de acesso à National League, onde foi derrotado pelo Worthing por 1x0. Resta saber se conseguirei fazer algo parecido ou melhor do que isso nessa temporada de estreia.
       
      O CLUBE NO FM
      Dando a primeira olhada no clube, dá para ver por que somos considerados um time da metade de baixo da tabela: além de ser semi-profissional em uma liga onde temos clubes profissionais e, portanto, com a semana de treinos cheia, também temos estruturas bem ruins, com más condições de treino para o time principal e o sub-18 (esse, aliás, composto apenas por jogadores cinzas), recrutamento básico e estádio em mau estado. Não lembrei do print, mas quando comecei o save também tínhamos apenas dois ou três membros na comissão técnica - um adjunto e um ou dois preparadores, que para um time que treina duas vezes na semana acho que está coerente.
       

       
      Por sermos claramente uma equipe abaixo do nível dos adversários e da liga, temos a expectativa da direção de apenas ser competitivos nas copas - disputaremos a FA Cup e também o FA Trophy - e de apenas conseguir um meio de tabela na Sextona. A princípio, tudo factível para um treinador humano.
       

       

      CONFIGURAÇÕES DO SAVE
      Selecionei como ativas apenas as duas primeiras divisões dos demais países do top-5 europeu, além das divisões principais das ligas de Portugal, Argentina e Brasil, com uma base de dados pequena.
       

       
      Fora isso, segue um print com tudo que ficará a cargo do treinador e que, salvo alguma mudança que eu adiantarei aqui caso aconteça, deve se manter até o fim do save: contratações, vendas e negociações contratuais, além de treino geral e específicos do time principal ficarão todos a cargo do Treinador, ou seja, a meu cargo. As demais funções dentro do clube ficarão a critério da máquina - contratações e contratos da base e de staff. Não é um save estilo Desafio do Diretor Esportivo, mas não quero ter impacto sobre a contratação da equipe técnica, médica e de observação do clube, porque sei que isso gera um tanto de vantagem para o treinador humano, além claro da questão do tempo que isso demanda, que prefiro usar para gerir o elenco.
       

       
      Creio que o desafio já está mais do que compreendido nesse ponto, então em breve venho com a primeira atualização, destacando o elenco inicial, transferências e os primeiros passos da equipe de Jack Jackson.
    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      Apresentação geral  -I- >>> Pular para o índice
       
      Olá amigos!
      Vamos chegando para mais uma aventura nesse belo espaço chamado FMANAGER!
      Sou o Carlos Magno, e antigamente eu tinha uma outra conta que me deu problemas chamada "Tricolor de coração", o qual estranhamente não consegui mais acessar, mas tudo bem. Nessa conta anterior recordei essa semana de um save contando uma história baseada no modesto Oldbury FC, clube de um bairro homônimo da cidade de Birmingham na Inglaterra. O save era muito lento à época e aquilo desanimou a continuar (...)
      Recentemente voltei a escrever uma saga baseada no Paysandu, mas como sou uma pessoa com bastante disponibilidade de tempo, viciado em jogar FM quase todo dia, as vezes me angustia esperar a interação do fórum, o qual por outro lado é necessária e saudável. E assim com tempo sobrando construirei nos momentos vagos, (naqueles que da uma "cansada" na história do Paysandu ) uma história por terras britânicas.
       
      Detalhando melhor
      Bem, não tenho expectativas de postagens, pode ser que poste diariamente, semanalmente, mensalmente ou além de 30 dias....não sei vai depender do tempo, da interação....enfim. 
      Para o jogo serão carregadas 20 níveis de divisões inglesas desde o nível amador dos bairros locais até a Premier League e mais 2 divisões galesas haja visto que alguns clubes de Gales atuam no futebol inglês como o Swansea, Cardiff, Whexram entre outros. 

      Com apenas 2 países com 22 ligas carregadas ao todo, o computador já indicou 2,5 estrelas de capacidade e temo que ao avançarmos de temporada a situação torne-se ainda mais lenta. Por isso enquanto não atingirmos o sexto nível da Pirâmide inglesa não irei adicionar outros países na no jogo e irei excluindo as divisões abaixo para ganharmos um pouco tempo e qualidade na história.
      Essa versão do jogo é a do FM 23, possui um editor MAS honestamente falando isso não será usado haja visto que não quero interferência alguma desse tipo na proposta dessa jogatina e o motivo de possuir o Editor é pelo fato de que jogarei em conta compartilhada de um terceiro, que fique bem claro isso.
      Foi procurado o mais baixo nível que costuma ser a 24ª divisão na região de Bristol ou então a de Middle Sussex mais a sudeste da Inglaterra, próximo a Londres. Porém como é normal nas divisões inferiores abaixo do 11º nível da pirâmide se fundir ou deixarem de existir por vezes, pode ser esse o motivo de eu não encontrar mais níveis abaixo do 20º nível.
       
      O personagem escolhido
      Bem geralmente eu escolho eu mesmo para ser o treinador ou algum personagem relacionado ao local, mas dessa vez resolvi homenagear Charles Miller, um brasileiro introdutor do futebol e rugby no Brasil, considerado assim o "pai do futebol no Brasil". Então vou me passar pelo suposto neto chamado Charles Miller Neto. De semelhança a seu avô, Charles Miller Neto também nasceu em São Paulo, mas não pegou grande simpatia pelos clubes da capital paulista. Antes preferiu torcer pelo Southampton, um dos clubes por onde seu avô passou. De seu pai veio a paixão pelo Manchester United, Arsenal e Chelsea. 


      Ele chega a Inglaterra sem experiência alguma no futebol, a não ser pelos seus tempos de jogador amador em São Paulo.
       
      O clube escolhido e o por que da escolha
      Bem no último nível (20ª divisão) quase não temos escolha.

      Existem apenas os clubes mais ao sul do país na região de Devon e Exeter com Bristol sendo possivelmente a cidade de maior destaque, ou os clubes da região sul e central de Norfolk onde destacamos na macrorregião a cidade de Cambridge, mais ao centro-leste do país.
        ou 
                    Devon e Exeter em destaque                                                                       Norfolk, em destaque já no mapa do país
      Os primeiros citados mais a sul-leste (mais a sudoeste) de Londres e da própria Inglaterra enquanto os últimos citados mais a norte-leste de Londres (mais a nordeste).
                            
      Os clubes da região de Devon e Exeter ficavam muito mais próximos a Southampton (próximo a Guildforf) também. Excluindo as equipes reservas e sub-21 de equipes de divisões acima, sobravam apenas 2 opções para escolha na região de Devon e Exeter: o Ex Dons e o North Tawton. Na região de Norfollk também haviam umas 3 ou 4 opções a escolher fora as equipes reservas e sub-21, entre elas a mais interessante talvez o Colkirk mas pela proximidade com Southampton e a história a ser criada escolhi a região de Devon e Exeter para essa história. E o clube escolhido foi.....
      NORTH TAWTON FUTEBOL CLUBE


      E confesso, como era de esperar está difícil achar informações sobre o clube.
       
      O estádio
      O clube manda seus jogos no North Tawton Football Ground. Não tenho certeza se há arquibancadas mas pelas fotos que nosso personagem encontrou e pela informação de que as instalações podem acomodar 300 pessoas vamos confiar então.


      Bem, vamos confiar por ora. No fim das contas eles hoje são mais conhecidos pelo Rúgbi do que pelo Futebol.
       
      Objetivo Principal geral do save
      Levar um clube do último nível até o primeiro nível.  
      Objetivos Secundários
      Verificar quanto tempo levarei para chegar ao nível semiprofissional (primeira parte). (Atualizado: atingido em 10 temporadas). Ter a melhor saúde financeiro que conseguir. Ter a melhor infraestrutura que conseguir. Verificar quanto tempo levará para chegar até a Premier. Chegar na Premier League o quanto antes for possível. Verificar quais serão os maiores desafios. Verificar quantos clubes será necessário negar propostas quando vierem.  
      Objetivo Terciário
      Superar Alex Ferguson a frente de um clube com seus 27 anos de clube.  
      Expectativa de tempo
      Provavelmente levará no mínimo 20 temporada mas estimo umas 30 temporadas ou mais, portanto será um save longo, muuuuuuito longo com certeza. Por isso eu dividirei em partes para não ficar tão cansativo e nesse momento abordaremos a fase amadora desse clube, sendo que assim que atingirmos o semiprofissionalismo essa saga será interrompida e reaberta em um novo projeto, ou talvez continuamos aqui mesmo. A ver como as coisas vão andar.
      Por ora é isso pessoal. Ainda preciso pensar num banner para esse projeto e agradeço quaisquer contribuições de informações adicionais.
       
      Edit: Agradecimento especial ao @GG.pelo arte do banner!
       
       
      >>> Pular para o índice -I- <<< Voltar para a Apresentação -i- >>> Pular para o Capítulo 1
    • Carlos Magno22
      Por Carlos Magno22
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
       
      Apresentação do save!
      Olá a todos! Embora o FM24 já esteja ai para todos, vou continuar a explorar o FM23, agora numa nova proposta. 
      Enfatizo que a saga "A jornada de Hernan Kingston" continuará a ser postada, mas poderá ser que por vezes eu dedique mais tempo aquela em detrimento desta ou vice-versa, fato que uma coisa não afetará tanto a outra. 
      Continuando a apresentação vamos para o foco dessa história agora que voltarei a fazer save nas ligas brasileiras, que terá o Paysandu como foco desse projeto.

      Primeiramente essa história também será um save para testar algumas curiosidades, pois como todos sabem a região Norte parece ser a região que menos costuma ter clubes na elite e já faz um bom tempo que o Paysandu saiu de lá. Fato é que hoje todas equipes encontram-se da Série C para baixo (Paysandu subiu para a Série B na vida real mas aqui nesse save ele está ainda na Série C). E ainda que com exceção dos estados do Pará e do Amazonas, os demais cinco estados (Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá) nunca tiveram um representante sequer na elite nacional do Brasil.
       
      Funcionamento, regras e objetivos
      Bem pelo fato de eu jogar o FM numa conta compartilhada, ocorreu que o dono da conta tem um editor instalado e isso me possibilita fazer algumas alterações interessantes, mas nada a ponto de ser "roubado" até por que isso tiraria toda a graça da jogatina. E qualquer alteração ocorrida será postada aqui (se e quando houver) e será ainda melhor se for debatida e interagida.
      Mas vamos direto ao ponto: eu irei começar a saga no clube paraense denominado Paysandu Sport Clube por ser considerado o maior clube da região Norte do Brasil segundo me informou o site Google. E a saga funcionará levemente inspirada no grupo City do Manchester City, adaptado para a região Norte brasileira.
       

      Sendo mais específico:
      O Paysandú será o clube mãe O Paysandú possuíra 6 clubes satélites com vínculo permanente, um para cada estado dessa região. O critério para a escolha foi a sua popularidade, tamanho ou recente estado de crescimento na mídia. Os clubes poderão se emprestar qualquer jogador entre si, até mesmo jogadores juniores. Compartilharão conhecimentos de jogadores e de marketing entre si, além de amistosos O Paysandu não interferirá diretamente em questão de Direção dos satélites (não ativei a opção "mesma direção" por medo de se tornar algo automático e fugir do controle da proposta, embora seja tudo um grupo) Os clubes satélites num primeiro momento não receberão renda pelos amistosos (fato se deve por no momento o Paysandú estar em más condições financeiras enquanto alguns clubes como o Nacional- AM estar em situação oposta, aparentemente) mas poderão receber assim que o Paysandu melhorar financeiramente Os clubes só encerrarão contratos com atletas e staffs se não tiverem jogos oficiais nacionais após os estaduais (caso do Santos Amapá por exemplo que joga apenas uns 4 ou 5 meses no máximo de jogos oficiais na 1ª temporada). A princípio não pretendemos adicionar melhores técnicos lá, nem interferir administrativa Quanto ao futuro, não sabemos o que poderá ocorrer  
      Usarei todos os patches oficiais do Brasil Mundiup atualizados até dia 07 de novembro de 2023, portanto ontem, como entre eles o Mod da Libertadores com mexicanos e norte americanos, a copa mundial de clubes como ocorrerá na vida real, e ainda o E-crowd para dar maior realismo sonoro.
      Ainda faremos uma análise anual, cinquenal ou a qualquer tempo se acharmos necessário nos clubes satélites e no clube mãe para ver sua evolução e involução.
      Objetivos
      O que pretendemos verificar com isso?
      Até onde esses clubes satélites conseguem evoluir Se o Paysandu conseguirá ser/manter-se maior que eles Se eles conseguirão chegar/manter-se na elite Manter o Paysandu como maior do norte Manter o Paysandu na elite sendo mais forte que atualmente  
      A princípio é isso!
       
      <<<Ir para o Índice  -I-  Ir para o Capítulo 01 >>> 
×
×
  • Criar Novo...