Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - A vida pós-Leon Maric (30.04)


CCSantos

Posts Recomendados

nIzxWGM.png

Bem-vindo ao Celik!

E vamos de save novo, mas nem tão novo assim. Para quem se lembra, foi um dos destinos que eu mais curti jogar no 'Desafio Europa'. Por isso, anos depois, e em um outro cenário, completamente diferente, eu assumo o Celik Zenica.

A equipe é da cidade de Zenica, um dos maiores centros industriais da Bósnia, e vem em um longo processo de reestruturação.

A origem do Celik vem do pós-Segunda Guerra Mundial, quando trabalhadores da indústria do Aço decidiram criar a equipe, e o nome veio justamente do material que eles produzem. Tanto que, não a toa, Celik em bósnio significa justamente, Aço.

Zenica sempre foi um ponto estratégico de muito destaque, principalmente pelo fato que fica encrostada em uma cadeia de montanhas. É também justamente pela localização que o maior presídio do país fica em Zenica.

Um fator importante é o estádio Bilino Polje. O estádio, com capacidade para 13,632 lugares e podendo ser expandido até 17,040 lugares, é a casa não só do Celik, mas também pelas seleções de base e principal da Bósnia-Herzegovina.

É o 3ºmaior estádio da Bósnia, perdendo para os estádios do Sarajevo e do Zrinjski, mas a seleção ainda prefere jogar em Zenica, muito por conta da questão envolvendo o clima do estádio, pois Zenica, durante anos, é considerada uma cidade mais ligada aos bósnios (lembrando que a Bósnia tem inúmeros problemas políticos).

ywFxFSU.jpg

Começando a falar do clube, é uma equipe tradicional na Bósnia, e, internacionalmente falando, é a mais bem sucedida do País, pois nos tempos da antiga Iugoslávia, ela chegou em três finais da Taça Mitropa, conquistando o título em 1970-71 (3 a 1 no Austria Salzburg) e 71-72 (1 a 0 na Fiorentina-ITA), e conquistado o vice-campeonato em 72-73 (4 a 2 em placar agregado, contra o Tatabányai-HUN). Em 1979-80, o time ficou em 2º em um quadrangular, perdendo para a Udinese-ITA.

Além disso, o Celik foi um dos primeiros campeões da Bósnia, conquistando o tricampeonato da Primeira Liga da Bósnia-Herzegovina (1994-95, 95-96 e 96-97). 
Contudo, atualmente essas conquistas são entendidas como títulos da Segunda Divisão do País, pois a Premier League Bósnia (que unificou os times da Bósnia-Herzegovina e da República Sérvia) foi criada em 2000.

Para fechar, vou deixar os dados de começo de save, e o hino do Celik.

BASE DE DADOS:

Sn9OaJB.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nIzxWGM.png

ATUALIZAÇÕES:

Temporada 1 - 2023/24:

Celik Zenica, o retorno - Bem-vindo ao Celik!
Dez decisões
Dois meses de preparação
A primeira metade da missão
De 15 em 15

Temporada 2 - 2024/25:
Reforma
Caminho iniciado
Tentando manter o ritmo
Pouca maré
Segunda perna
Momento de atenção
O futebol é feito de erros

Temporada 3 - 2025/26:
Uma temporada inesperada
Começou o caminho da Conference
Um agosto caótico
Em casa
Vamos começar a rota da Conference
É aqui que começam os problemas
O fim de uma era
A vida pós-Leon Maric

----------------------------

DESEMPENHO:

Temporada 2023/24:
1ª Liga da Bósnia-Herzegovina (2ªDivisão Nacional):
10ªcolocação. 36pts, com 7v, 15e, 8d, 34gp, 32gc, SG+2
Após assumir a equipe (2/1/24): 19pts, com 10j, 5v,4e,1d, 16gp, 9gc, SG+7
Copa da Bósnia: Fase preliminar (eliminado pelo Gradina nos pênaltis)
Artilheiro: Leon Maric (16 gols)
Melhor média: Almir Cubara (7.26 em 10 jogos)

Temporada 2024/25:
1ª Liga da Bósnia-Herzegovina (2ªDivisão Nacional): Campeão. 73pts, com 23v, 4e, 5d, 63gp, 24gc, SG+39
Copa da Bósnia: Campeão, com 6v, 3e, 15gp, 5gc, SG+10
Artilheiro: Leon Maric (32 gols)
Melhor média: Duncan McKenzie (7.29 em 32 jogos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos mudou o título para Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - Bem-vindo ao Celik!

Nao acompanhei o desafio europa. Escudo quase legal, um pouco esticado, e clsro, uma escolha infeliz de cores, mas curto o estilo retro.

Cara, esse hino ai é baseado em alguma coisa famosa nao? A torcida aqui canta bem parecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutes ago, Andreh68 said:

Nao acompanhei o desafio europa. Escudo quase legal, um pouco esticado, e clsro, uma escolha infeliz de cores, mas curto o estilo retro.

Cara, esse hino ai é baseado em alguma coisa famosa nao? A torcida aqui canta bem parecido

Então, o hino deles deve ser mais antigo, mas eu peguei essa referência aqui 

(A partir de 2:20, naquela parte "O Senhor tem muitos filhos...")

 

A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Nismo disse:

Então, o hino deles deve ser mais antigo, mas eu peguei essa referência aqui 

(A partir de 2:20, naquela parte "O Senhor tem muitos filhos...")

 

A

caralho, que invertida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Desafio: Europa foi um dos saves que mais curti acompanhar. Espero que nesse "reboot" você curta bastante o save. Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escolhemos os saves praticamente ao mesmo tempo e caímos em países vizinhos. Abri meu tópico e fiquei esperando ansiosamente o do Celik, enfim chegou o dia.

Tem nas mãos um time bem interessante, com uma história legal e ainda por cima rubro-negro. Te desejo todo o sucesso do mundo hahaha

Creio que não terá muitas dificuldades para dominar o futebol bósnio, deve ser coisa de algumas poucas temporadas. O desafio mesmo vai ser quando chegar nas competições "européiticas".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2023 em 21:13, mfeitosa disse:

Nada como revisitar um clube que criamos simpatia através do FM!! Sou suspeito quanto a isso! kkkkkk

Boa sorte no save com o Celik!!

Pois é @mfeitosa, e o Celik foi um clube que me marcou bastante no Desafio: Europa. Pelos jogos, e também pelo fato de conhecer um clube que possui uma identidade forte com seu país - Zenica ainda recebe os jogos da Seleção.

Muito obrigado pela mensagem, valeu mesmo!

Em 24/10/2023 em 21:17, Nismo disse:

Grande retorno Cleyton!

Me agradam as cores do clube... Hehehe

Boa sorte com esse gigante adormecido!

Muito obrigado, @Nismo. Espero que seja um save legal, uma história legal. O Celik foi um dos clubes que mais gostei de jogar.

Sobre as cores, eu gosto da combinação também. Abração e valeu!

Em 24/10/2023 em 21:31, Andreh68 disse:

Nao acompanhei o desafio europa. Escudo quase legal, um pouco esticado, e clsro, uma escolha infeliz de cores, mas curto o estilo retro.

Cara, esse hino ai é baseado em alguma coisa famosa nao? A torcida aqui canta bem parecido

Se não acompanhou, vale a pena acompanhar @Andreh68. Tem algumas raridades, como o último comentário de um membro do grupo em save meu. É um registro histórico. hahahaaha Sobre o escudo, agradeço pelo toque, ajustei o logo para um mais bonito. 

Cara, eu não sei sobre essa questão do hino, mas muito me agradou o hino do Celik. Foi um chamativo pra fazer.

Abração, e espero que acompanhe.

Em 24/10/2023 em 21:59, Nismo disse:

Então, o hino deles deve ser mais antigo, mas eu peguei essa referência aqui 

(A partir de 2:20, naquela parte "O Senhor tem muitos filhos...")

 

A

A minha resposta a isto se resume a última letra deste comentário, @Nismo. @Henrique M., qual foi o nível de aleatoriedade Nismística aqui?

Em 24/10/2023 em 22:27, Andreh68 disse:

caralho, que invertida

Culpa do @Nismo, claro.

Em 25/10/2023 em 06:18, Cadete213 disse:

Boa sorte. Essas ligas são interessantes. 

Eu sempre curti estas ligas, @Cadete213. E me surpreendo que não conseguem os direitos destas ligas para adicionarem no jogo. Até pra valorizar a região. Mas tomara que isso mude nas próximas versões.

Abração, e muito obrigado pelo comentário.

Em 27/10/2023 em 07:52, boblk disse:

Estarei acompanhando. Ligas assim só me aventurei uma vez na 3 divisão belga.

Que por sinal, também me aventurei lá na 3ªDivisão Belga no RFC Liège, @boblk. Teve save aqui na área, inclusive.

Espero que curta bastante o save por aqui. Abração e valeu pelo comentário!

Em 27/10/2023 em 10:51, Marcolation disse:

Legal a escolha de país, boa sorte.

Deixo só uma sugestão: texto justificado.

Já tive tantos saves na área, que fica difícil mudar a forma de escrita e o método de texto, @Marcolation. Mas de qualquer forma, muito obrigado pela sugestão, e espero que você acompanhe por aqui.

Lembro que você acompanhou bem meus saves anteriores, e espero que aqui, também consiga prender a atenção para o clube. Valeu mesmo pelo comentário.

13 horas atrás, #Vini disse:

O Desafio: Europa foi um dos saves que mais curti acompanhar. Espero que nesse "reboot" você curta bastante o save. Boa sorte! 

E o Desafio foi um dos saves que mais curti jogar também, @#Vini. A única coisa que não curtia era quando precisava sair do clube, pois a gente cria um laço de acompanhar o clube, etc. O Celik era um desses, e guardei durante umas boas edições este save do Celik, pelo fato que ele havia 'quebrado' anos depois.

Já estou curtindo demais, e vem sendo um bom desafio, sobretudo na pesquisa de jogadores. Valeu pelo comentário!

13 horas atrás, Tsuru disse:

Escolhemos os saves praticamente ao mesmo tempo e caímos em países vizinhos. Abri meu tópico e fiquei esperando ansiosamente o do Celik, enfim chegou o dia.

Tem nas mãos um time bem interessante, com uma história legal e ainda por cima rubro-negro. Te desejo todo o sucesso do mundo hahaha

Creio que não terá muitas dificuldades para dominar o futebol bósnio, deve ser coisa de algumas poucas temporadas. O desafio mesmo vai ser quando chegar nas competições "européiticas".

Pois é, né @Tsuru? E muito do meu save nasceu do seu save mesmo. E eu ainda te falava que ia segurar um tempo pra jogar aqui na PM, queria ter mais conteúdo, pra não deixar o save parado. 

O time é muito legal, a história dele é ótima, por todo o contexto dentro do país.

Sobre dominar o futebol da Bósnia, aí já acho uma missão mais complicada, tem boas forças no país, e o time estará na segunda divisão (e você vai perceber o quanto ela é complicada, quando falar dela; é naipe 3ªdivisão do Uruguai), logo, vai ser uma missão já sair da segundona.

Abração, e valeu por comentar aqui, rapaz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nIzxWGM.png

Dez decisões

Vamos começando a primeira atualização de fato deste save do Celik. Aqui, vou falar como está o time atualmente.

Assumi o time após deixar pouco mais de uma temporada em férias, no dia 2/1/2024, logo, no meio da temporada no País.

0tXbGfZ.png

AEvHJH3.png

Agora, vamos conferir em que pé eu fui assumir a equipe, começando pela situação na Primeira Liga da Federação Bósnia.

7weL4eS.png

GdO3xRK.png

Sim, amigos. Assumo o Celik em uma situação complicada, na lanterna do campeonato.

A equipe era cotada para a 10ªcolocação. Contudo, o excesso de empates vem sendo prejudicial ao time. Foram 11 em 20 jogos.

O que nos dá alívio é que, mesmo com este cenário, escapar não é uma coisa deveras impossível. Nossos rivais são as equipes do Vitez (que subiu conosco), Tomislav, Bratstvo Gracanica, GOSK Gabela e Radnicki Lukavac (essa, surpreendentemente ganhou a Copa da Bósnia temporada passada).

E deu pra perceber que não somos os únicos gigantes na divisão, certo? Ninguém menos que o Zeljeznicar Sarajevo também está na divisão - após ter caído graças ao número de gols marcados - e tenta o retorno a elite do país.

X9A8V47.png

Na Copa da Bósnia, o caminho foi curto, perdendo nos pênaltis para o Gradina, ainda na fase qualificatória.

EkqB10p.png

gRNeHSx.png

Indo para o elenco, temos a necessidade de trazer mais um goleiro, pois temos apenas o veterano e ídolo Adis Nurkovic - que também é preparador - e o promissor Durmo.

Partindo para o setor defensivo, temos Marincic e Nicola Zec para o miolo de zaga. Já nas laterais, temos os ótimos Dojcinovic na direita e Popovic na esquerda.

Já direcionando para o meio, temos dois ótimos volantes: Torlakovic e Nuhanovic, além de Arezina, que auxilia na criação de jogadas.

Agora fechando para a parte relativa ao ataque, aqui está o ponto problemático. O único nome em destaque é Maric, mas os pontas são bons: Cancar e um promissor Saric na direita, com Sehic na esquerda. Aqui devemos encontrar uma opção sobretudo, para a função de meia-atacante central.

Esse meia-atacante central que pode muito bem surgir na próxima fornada.

fARtu1i.png

1VTwcMy.png

gGSOF43.png

Honestamente, esperava um time com situação financeira pior, mas até que o time está bem. Um prejuízo considerado pequeno, e ainda temos uma boa margem de manobra para salários.

UzlzAw0.png

7TvRBuJ.png

fmkcudK.png

6vSPNUb.png

Faltam dez partidas para o fim da temporada, e temos dez decisões.
Como estamos em Janeiro, a ideia é aproveitar bem o recesso no calendário para reforçar a equipe, e chegar em Março - quando metade das partidas vão acontecer - e pontuar bastante, justamente para ir com mais calma para as rodadas finais, que serão quinzenais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CCSantos mudou o título para Celik Zenica, o Gigante Bósnio do Aço - Dez decisões (30/10)

Rapaz, que situação!

Se metade desses empates virassem vitórias, ficava colado no Vitez

Ao menos a distância para a turma de cima é pequena. Fazendo um bom mês de março dá pra escapar.

Uma dúvida: só o campeão sobe?

Boa sorte para essas 10 decisões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish, só não digo que é uma situação de 100% crise porque você está a 1 ponto do primeiro fora da zona de rebaixamento. O 3 jogo de Março é de fundamental importancia por ser contra um rival mais que direto e talvez o "efeito tecnico novo" que vemos muito no futebol br esteja ainda funcionando no time. 

 

5 horas atrás, CCSantos disse:

Que por sinal, também me aventurei lá na 3ªDivisão Belga no RFC Liège, @boblk. Teve save aqui na área, inclusive.

Espero que curta bastante o save por aqui. Abração e valeu pelo comentário!

Vou aproveitar que essa acabou e vou lendo com calma nos finais de semana, mas gostei da ideia.

PS: Se der mole eu até ja li algumas partes e comentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao basicamente esse tempo todo o senhorito não jogou nenhuma partida, e nao fez nenhuma contratação para esse Titanic.

 

Qual foi o raciocínio  dessas ferias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, boblk disse:

Vish, só não digo que é uma situação de 100% crise porque você está a 1 ponto do primeiro fora da zona de rebaixamento. O 3 jogo de Março é de fundamental importancia por ser contra um rival mais que direto e talvez o "efeito tecnico novo" que vemos muito no futebol br esteja ainda funcionando no time. 

Vou aproveitar que essa acabou e vou lendo com calma nos finais de semana, mas gostei da ideia.

PS: Se der mole eu até ja li algumas partes e comentei.

Sim @boblk. A campanha não é de toda ruim mesmo. Mas temos que sair desta sina dos empates, e começar a conquistar algo mais do que um pontinho somente.

Valeu por comentar, e também boa leitura lá no save do Liège, viu?

Abração!

6 horas atrás, Nismo disse:

Rapaz, que situação!

Se metade desses empates virassem vitórias, ficava colado no Vitez

Ao menos a distância para a turma de cima é pequena. Fazendo um bom mês de março dá pra escapar.

Uma dúvida: só o campeão sobe?

Boa sorte para essas 10 decisões.

Sim, eu tenho o mesmo pensamento, @Nismo. A distância é pequena e plausível. Dá pra escapar com certa tranquilidade, sim.

Já sobre só ter um acesso: A Bósnia possui duas 'Segundas Divisões': A 1ª Liga da Bósnia-Herzegovina e a 1ª Liga da República Sérvia. Cada uma dá um acesso para a Primeira Liga.

Muito obrigado e valeu pelo comentário.

1 hora atrás, Andreh68 disse:

Entao basicamente esse tempo todo o senhorito não jogou nenhuma partida, e nao fez nenhuma contratação para esse Titanic.

Qual foi o raciocínio  dessas ferias?

@Andreh68, releia a seção 'Próximos Jogos', que ali está a sua resposta. E as férias ali são o recesso de inverno europeu.

Valeu pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, CCSantos disse:

@Andreh68, releia a seção 'Próximos Jogos', que ali está a sua resposta. E as férias ali são o recesso de inverno europeu.

Valeu pelo comentário.

Vc não participou das primeiras 20rodadas não foi, ou entendi mal? A essas ferias que me referi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Andreh68 disse:

Vc não participou das primeiras 20rodadas não foi, ou entendi mal? A essas ferias que me referi.

Assumi o time quando ele demitiu o técnico anterior. Esperei eles demitirem, para depois fazer entrevista e tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, CCSantos disse:

Assumi o time quando ele demitiu o técnico anterior. Esperei eles demitirem, para depois fazer entrevista e tudo.

ahhh, saquei, faço isso as vezes. Mas tem que ter confiança que vai ser demitido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Equipa com dificuldades dentro e fora do campo, mas perto dos lugares de permanência. Eu acredito no Mister.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o save já começa com um grande desafio para tornar tudo ainda mais interessante.

São dois pontos de diferença para o 13o colocado e quatro de distância para o 12o, ou seja, é uma situação perfeitamente contornável. Como a equipe está fora da Copa da Bósnia, tem o calendário livre para poder arrumar a casa e sair da "zona da confusão", o que acredito que acontecerá sem grandes problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2023 em 17:20, Andreh68 disse:

ahhh, saquei, faço isso as vezes. Mas tem que ter confiança que vai ser demitido

Sim, mas fui acompanhando a temporada. Não foi difícil, por ser um time que acabou de subir de divisão. Valeu pelos comentários, @Andreh68.

Em 30/10/2023 em 18:03, Cadete213 disse:

Equipa com dificuldades dentro e fora do campo, mas perto dos lugares de permanência. Eu acredito no Mister.

Sim, também acredito em uma missão tranquila para permanência, mas precisamos confirmar isso no campo, @Cadete213. Valeu pelo comentário, rapaz.

Em 30/10/2023 em 20:06, Danut disse:

Espero que tenha um bom save. Pegou a equipe em uma situação complicadinha, mas acho que se salva. 

Muito obrigado pelas palavras, @Danut. Também espero que seja um bom save, só a missão que é 'complicada', mas resolvível, nada muito absurdo. Vamos ver o que podemos fazer para sobreviver.

Valeu pelo comentário.

Em 31/10/2023 em 07:00, Tsuru disse:

E o save já começa com um grande desafio para tornar tudo ainda mais interessante.

São dois pontos de diferença para o 13o colocado e quatro de distância para o 12o, ou seja, é uma situação perfeitamente contornável. Como a equipe está fora da Copa da Bósnia, tem o calendário livre para poder arrumar a casa e sair da "zona da confusão", o que acredito que acontecerá sem grandes problemas.

Pois é @Tsuru. Comecinho meio encardido, mas também acho que é contornável. Mas pra isso, precisamos de reforços. É justamente nisso que irei focar, até mesmo pra se manter na divisão.

Valeu pelo comentário, e boa sorte para nós nos Balcãs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...