Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A jornada de Mbayo - Níger ou Lesoto? A última parada do Pote 5 (25/03)


Henrique M.

Posts Recomendados

Mogadishu realmente é o favoritaçoaço pro campeonato. Não sei se consegue bater campeão já na primeira temporada, mas acredito em uma campanha melhor do que o previsto, até pela reformulação do elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ter o time na ponta dos cascos para a temporada.

Sendo apenas 10 equipes, tem um campeonato curto pela frente e qualquer tropeço custará caro. Aliás, não sei se ficou de fora, a disputa na Somália é em pontos corridos, de turno e returno simples?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ter contratado bem e agido rápido frente a perda de atletas importantes. Se tirar pela pré-temporada, parece que o time está bem encaixado e destronar o Mogadishu City é palpável. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma temporada para pisar no terreno e ver como as coisas fluirão. Espero que aconteçam supresas positivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O momento é de conhecer o time e o futebol local, acredito eu que os bons resultados nessa primeira temporada dependerão do encaixe da equipe que em si mudou bastante. Porém, considerando o nível geral e um campeonato de apenas 10 clubes, acredito que entrará forte na briga pela taça já nesta primeira época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desbancar o Mogadishu não vai ser uma tarefa das mais fáceis e em uma liga de poucas equipes, qualquer deslize vai se provar fatal e isso pode ser bom ou ruim para a sua equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 06/04/2023 em 22:05, GG. disse:

Que venha a temporada com possibilidades de surpreender. O Waxool parece nome empresa petrolífera. Já o favorito ao título só consigo lembrar do  filme Falcão Negro em Perigo. Que venha a temporada.

Era só trocar o último o por i que dava e curiosamente, o escudo deles tem um boi e um pasto, ou seja, acho que não foi por aí que nomearam. Espero que eles estejam em perigo na temporada, é a única chance que imagino de ganharmos logo de cara.

Em 07/04/2023 em 02:04, LC disse:

Fez uma boa pré temporada, mas vamos ver como se sai no jeito gos a valer. Pelo seu relato o Mogadishu City é o clube a ser batido. Boa sorte na sequência.

Sim, não perde um campeonato a muito tempo, espero desbancá-los na minha estadia.

Em 07/04/2023 em 10:29, Cadete213 disse:

Gostei muito da pré-época. E o treinador, acredita no top 4?

Acredito no segundo lugar, até.

Em 07/04/2023 em 17:47, div disse:

Mogadishu realmente é o favoritaçoaço pro campeonato. Não sei se consegue bater campeão já na primeira temporada, mas acredito em uma campanha melhor do que o previsto, até pela reformulação do elenco.

Eu acho que querendo ou não, vamos ficar entre os 4 primeiros, mas quero ficar em segundo e já jogar a última competição africana para poder sair tranquilo da Somália.

Em 07/04/2023 em 20:49, Marcolation disse:

Parece ter o time na ponta dos cascos para a temporada.

Sendo apenas 10 equipes, tem um campeonato curto pela frente e qualquer tropeço custará caro. Aliás, não sei se ficou de fora, a disputa na Somália é em pontos corridos, de turno e returno simples?

O formato de disputa é de 4 turnos, todos enfrentam todos 2 vezes fora e 2 vezes em casa. É bastante repetitivo, mas pelo menos, se formos eficientes nos confrontos diretos, dá para sonhar.

Em 08/04/2023 em 13:15, LuisSilveira disse:

Parece ter contratado bem e agido rápido frente a perda de atletas importantes. Se tirar pela pré-temporada, parece que o time está bem encaixado e destronar o Mogadishu City é palpável. Boa sorte!

Vamos ver quando a bola rolar para valer, o Mogadishu tem competições continentais no começo do calendário, e isso pode impactar o começo deles, o importante é a reta final e aí, seria bom já mostrar a que viemos.

Em 09/04/2023 em 19:15, #Vini disse:

É uma temporada para pisar no terreno e ver como as coisas fluirão. Espero que aconteçam supresas positivas.

Não estou contando com título agora, mas, seria bom mesmo.

Em 10/04/2023 em 10:13, Tsuru disse:

O momento é de conhecer o time e o futebol local, acredito eu que os bons resultados nessa primeira temporada dependerão do encaixe da equipe que em si mudou bastante. Porém, considerando o nível geral e um campeonato de apenas 10 clubes, acredito que entrará forte na briga pela taça já nesta primeira época.

Pela diferença do Mogadishu nos últimos anos, não sei se existe essa possibilidade de entrar forte na briga, talvez dar uma incomodada, o importante nessa temporada é conhecer o país e já ficar em 2º.

Em 12/04/2023 em 19:21, Johann Duwe disse:

Desbancar o Mogadishu não vai ser uma tarefa das mais fáceis e em uma liga de poucas equipes, qualquer deslize vai se provar fatal e isso pode ser bom ou ruim para a sua equipe.

Pois é, mas é a mesma liga para eles, o que é positivo para um é positivo para todos e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Da última vez que estive aqui muita coisa mudou, incluindo uma mudança para a Somália (?) dentro de um campeonato onde o favorito é ridiculamente favorito. Eu acho que nunca vi uma equipe TÃO favorita num campeonato dentro do FM. Espero que apronte a maldade pra cima deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
7 horas atrás, Fujarra disse:

Da última vez que estive aqui muita coisa mudou, incluindo uma mudança para a Somália (?) dentro de um campeonato onde o favorito é ridiculamente favorito. Eu acho que nunca vi uma equipe TÃO favorita num campeonato dentro do FM. Espero que apronte a maldade pra cima deles.

O objetivo para a primeira temporada é ficar em segundo, já que realmente, eles são favoritos por uma margem indescritível. E eu confesso que também nunca tinha visto algo assim, nem mesmo nos meus anos de Shamrock Rovers.

Aproveitando o ensejo, a história não morreu. Eu recebi visitas na minha casa e isso meio que quebrou meu ritmo de jogar e postar, porque alguns reajustes eram necessários para acomodar tudo e isso acabou impactando deveras meu tempo de jogo disponível para jogar FM. Agora creio que terei tempo para retomar as rotinas e espero que consiga engatar novamente uma boa sequência para postar as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Sem dar sopa pro azar

Jogos pela 1ª divisão da Somália e Copa da Somália

Tivemos um começo de campeonato muito bom, com vitórias elásticas nas quatro primeiras rodadas, onde já seguimos para o primeiro confronto entre Davi e Golias e abrimos 2 x 0, e mesmo assim conseguimos tomar a virada antes do primeiro tempo acabar. Empatamos no começo do segundo tempo, mas o adversário se mostrou mais letal na segunda etapa também e venceu por 5 x 3. Vencemos mais duas e fomos começar nossa campanha na copa, contra um adversário que fizemos 5 x 1 na liga. E para continuar a sina de Mbayo nas copas nacionais, o time jogou bem, empatou e perdeu nos pênaltis. Fiquei bastante chateado, pois esse era meu objetivo em termos de título, caso não cruzasse com o Mogadishu City antes da final e sair logo na primeira partida foi triste.

A derrota na Copa acabou nos desestabilizando e perdemos mais uma no campeonato, nos recuperamos, emendamos mias quatro vitórias e voltamos a perder para o Gaadiidka, dessa vez na liga e na sequência, pegamos o Mogadishu City fora e eles não tiveram muita dó. Mantivemos o ritmo nas quatro últimas rodadas e vencemos as três últimas e empatamos uma.

Waxool-FC_-Encontros-21f6c435398ca6569.p
v Bariga Dhexe (F) | v Mogadishu City (C) | v Gaadiidka (C) | v Bariga Dhexe (C) | v Heegan (C) | v Horseed (F)

A perna final do campeonato começou um pouco pior que a primeira, já que empatamos um dos quatro jogos que vencemos anteriormente, mas seguindo a lógica, fomos novamente destroçados pelo bicho papão do campeonato. Depois disso, engatamos 6 vitórias seguidas até empatarmos com o Sahafi. Vencemos mais duas e fomos para o último jogo com o Mogadishu, na esperança de os desestabilizar e diminuir a distância na briga pelo título de 9 para 6 pontos, dessa vez o placar foi mais magro, não houve goleada, mas perdemos do mesmo jeito. Eles abriram o placar logo cedo e nós só conseguimos diminuir no começo do segundo tempo, mas é importante frisar que eles não golearam por ineficiência na finalização. Sem chances de ganhar o título, perdemos o antepenúltimo jogo, mas vencemos os dois últimos, o último dele com os reservas.

Waxool-FC_-Encontros-350e9bd6c2664d171.p
v Gaadiidka (F) | v Mogadishu City (C) | v Raadsan (C) | v Elman (F)

Nation Link Telecom Championship

O Mogadishu City era o favoritíssimo e apesar de um começo claudicante que parecia abrir espaço para conquistarmos algo, a partir do confronto direto conosco, a equipe encontrou seu ritmo e não parou mais, ambas as equipes chegaram ao primeiro e segundo lugar na 10ª rodada e ficaram lá, sem alteração até o final do campeonato. Acho que fizemos um campeonato sólido e a diferença ficou no confronto direto, onde eles ganharam as quatro. Se tivéssemos ao menos vencido as nossas em casa, a diferença teria sido apenas de 3 pontos. Portanto, este é o ponto de ajuste para a próxima temporada, que será a última do pote 6, pois vamos disputar a Copa das Confederações da CAF por termos ficado em segundo lugar.

Amara-Mbayo_-Homeb071ca7b9b3c2cc8.png
Classificação completa | Estatísticas gerais e individuais do Nation Link Telecom Championship

Análise de desempenho

Omar Ali começou a temporada como atacante do time B, contudo, quando o calendário pediu apenas uma equipe, Ali tinha muito mais gols que seu concorrente e foi imediatamente alçado a condição de titular e justificou muito bem, com 34 gols na temporada em 365 jogos, um excelente número. Isse Abdullahi acabou ficando com o posto de melhor jogador e garçom. Contudo, gostaria de elogiar também a dupla de zaga, composta por Mohamed Ahmed e Liiban Mohamed, ambos foram bastante importantes na temporada, mesmo Liiban tendo chegado no meio dela.

Amara-Mbayo_-Home-29d92713addc2c61a.png

Fornada de Jovens 2030

A fornada de jovens teve diversos atletas de potencial, tanto é que todos foram contratados. Contudo, temos alguns jogadores, que a depender das necessidades da próxima temporada já podem compor o elenco do time principal e acho isso importante, porque diminui as idas ao mercado e posso focar em ter um 11 inicial mais forte para tentar conquistar o título. A missão agora é tentar segurar o que temos de bom e trazer o melhor possível para as outras posições para que possamos nos despedir da Somália em grande estilo.

Amara-Mbayo_-Inboxa4e1b14cc4a3598f.png
Abdi Sagaf (MC) - Abdi Abdirizak (PD) - Amin Yussuf (MAC) - Mohamed Aadan (G)

Notícias, informações e estatísticas do Waxool

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - Sem dar sopa pro azar (26/04)

Pena a eliminação tão cedo na copa, também imaginei que o time teria mais chances de conquistar o título.

Fez uma temporada muito boa e muito sólida, embora não o suficiente para ameaçar o Mogadishu. Também achei bem interessante o uso dos jogadores da base já na equipe principal, certamente teremos uma despedida bem interessante a seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equipe já é a melhor do campeonato, visto que o Mogadishu parece disputar outra competição. Se conseguir diminuir essa diferença ao vencer as partidas em casa, é possível já pensar em lutar pelo título na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para ver que o Mogadishu é o bicho papão, mas estás muito próximo de os incomodar. Será que na próxima época irás ficar mais perto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da solidez da campanha na Liga, o Mogadishu City foi muito melhor. Vida que segue e que na próxima temporada consiga bater de frente com eles. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
Em 26/04/2023 em 11:32, Tsuru disse:

Pena a eliminação tão cedo na copa, também imaginei que o time teria mais chances de conquistar o título.

Fez uma temporada muito boa e muito sólida, embora não o suficiente para ameaçar o Mogadishu. Também achei bem interessante o uso dos jogadores da base já na equipe principal, certamente teremos uma despedida bem interessante a seguir.

Pois é, fiquei bastante chateado, já que era onde eu apostava minhas fichas para uma boa temporada.

O Mogadishu vai ter que fazer uma temporada muito ruim, se a próxima for igual, para conseguirmos algo. Acho importante e como o mercado oferece jogadores reservas de qualidade similar ou inferior, não faz sentido não dar chances para eles.

Em 26/04/2023 em 13:02, Johann Duwe disse:

A equipe já é a melhor do campeonato, visto que o Mogadishu parece disputar outra competição. Se conseguir diminuir essa diferença ao vencer as partidas em casa, é possível já pensar em lutar pelo título na próxima temporada.

Vamos ver como acontece a pré-temporada, talvez tudo mude para melhor.

Em 26/04/2023 em 17:04, Cadete213 disse:

Dá para ver que o Mogadishu é o bicho papão, mas estás muito próximo de os incomodar. Será que na próxima época irás ficar mais perto?

Vamos tentar, já que é a última por aqui, vamos dar tudo.

Em 29/04/2023 em 15:39, LC disse:

Apesar da solidez da campanha na Liga, o Mogadishu City foi muito melhor. Vida que segue e que na próxima temporada consiga bater de frente com eles. Boa sorte.

Vamos nos preparar para tal e jogar para tal, espero que consigamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

O martírio do amadorismo

Saídas

Até agora, em todas as minhas passagens por Serra Leoa, Guiné-Bissau, Sudão do Sul e Somália, apenas no Canchungo tive a oportunidade de não estar a mercê do amadorismo como única forma de filiação dos atletas ao clube. O semiprofissionalismo permitia maior controle e evitava que um esforço no mercado se esvaecesse no ano seguinte depois de uma boa temporada. E mais uma vez, foi isso que aconteceu. Fomos perdemos peças fundamentais, mesmo oferecendo compensações maiores do que as que foram receber e condições de jogo similares ou superiores e a incrível oportunidade de disputar uma competição africana. Se me trocassem pelo Mogadishu City, eu compreenderia perfeitamente, de resto, só tenho a lamentar pela falta de visão desses atletas. É incompreensível, um zagueiro que tem status elevado no nosso clube, nos trocar por um clube recém-promovido por menos da metade do que estávamos lhe pagando e isso que oferecemos mais do que já lhe pagávamos e ele saiu mesmo assim. Se isso aconteceu, o restante é esperado.

Waxool-FC_-Historico-de-Transferenciasec

Contratações

Com meu time sendo modificado constantemente na pré-temporada pelas saídas, a minha estratégia inicial de cobrir os furos com os jogadores da base não seria mais suficiente, pois, perdemos jogadores titulares no processo.  E nem sempre o mercado nos oferece as opções que queremos e temos que nos reforçar com o que é possível.

  • Ahmed Abdi - lateral-direito somaliano de 21 anos. Com extensiva carreira na segunda divisão somaliana, subiu com o Bariga Dhexe e fez uma temporada regular, assim como a maioria de suas atuações na elite. Em termos gerais, em comparação com os seus antecessores, tem a mesma qualidade do reserva que perdemos.
  • Ahmed Mukhtar - zagueiro somaliano de 15 anos. Promovido para o time principal devido a carência no mercado de zagueiros, tem qualidade inferior aos reservas que possuíamos, que agora viraram titulares e chega para quebrar um galho, apesar do grande potencial.
  • Ahmed Omar - meia-central somaliano de 16 anos. Outro jogador promovido da base para o time principal, já apresenta uma capacidade superior e subiu para dar profundidade e solidez ao setor, já que trazer alguém de fora para ser reserva resultaria em alguém igual ou pior e que custaria muito mais que o jovem atleta.
  • Bashir Yousef - atacante somaliano de 24 anos. Eu já havia sondado o atleta anteriormente para a posição de meio-campo, mas como sua melhor posição era de atacante, acabei deixando passar, entretanto, as mudanças na reta final do mercado me forçou a revisitar as opções e Yousef acabou reaparecendo como algo palpável. O polivalente jogar tem 264 jogos na carreira e 52 gols, sendo 49 gols deles na elite, contudo, apenas uma temporada onde marcou 19 gols, que foi a passada pelo Bariga Dhexe. Como vem para ser reserva, espero que adicione concorrência a Ali no comando de ataque.
  • Hussein Mohamed - zagueiro somaliano de 23 anos. Com o desmanche da nossa zaga, foi uma das opções de maior qualidade que existia no mercado e que aceitava vir jogar no clube. Comparativamente, chega para ser titular, mas com o que tínhamos na temporada passada, seria apenas reserva. Foi mais um que veio do Bariga Dhexe. Tem um misto de primeira e segunda divisão em sua carreira e igualmente um misto de temporadas ruins e regulares.
  • Liiban Ali - ponta-esquerdo somaliano de 16 anos. Outro produto da base do clube e é o único que já chega alçado para o time titular com a perda de jogadores que tivemos no mercado. A aposta é válida, já que ele ao menos tem margem para crescer e evoluir na carreira, já que acredito que Egal, seu concorrente, não tem muito mais para acrescentar que o seu atual nível.
  • Mohammed Ahmed - ponta-direito somaliano de 21 anos. Acho que foi a única contratação onde senti que saímos para um jogador melhor, apesar de ainda não ter tido uma temporada de muito destaque e ser mais um que estava no Bariga Dhexe, creio que talvez tenhamos aqui um ambiente para favorecer seu futebol e tirar o melhor dele, veremos como Ahmed transfere essa confiança para o campo.
  • Omar Farah - lateral-direito somaliano de 20 anos. Com uma enorme polivalência, chega para ser titular na lateral-direita, apesar de ser um atleta de muitas qualidades, acho que é aqui que ele irá nos servir melhor. O atleta retorna ao clube, depois de uma temporada fora. É um atleta que se firmou na elite do país há três temporadas e vem tendo atuações regulares.

Waxool-FC_-Historico-de-Transferencias-2

Pré-temporada

Sem nenhuma mudança tática por mais uma temporada, o que restava era acomodar as novas contratações e tentar dar ritmo de jogo para os atletas, começamos bem, mas com sinais preocupantes da defesa e a medida que a janela foi progredindo, nossa equipe foi piorando, pois a maioria dos atletas não está acostumado com o esquema de jogo e só espero que esses tropeços já estejam fora do nosso organismo para que possamos começar a temporada com força máxima.

Waxool-FC_-Encontrose4e939bedfbdd6bf.png

Expectativas da diretoria

A diretoria quer apenas uma posição tranquila na metade de cima da tabela, apesar de exigir mais na Copa do que na temporada passada. Como principal alternativa a um título, seria interessante quebrar essa maldição de Mbayo em copas nacionais e sair daqui com alguma taça para o próximo pote. De resto, estamos dando espaço para os jovens atletas da equipe, mas, eles é que tem que fornecer as estruturas e condições para que a equipe tenha uma das melhores bases do país.

Waxool-FC_-Visao-Geral-4491a82ad62e9b18d

Expectativas do treinador

Depois de uma campanha que deixou o clube em segundo lugar, a cotação da equipe caiu em comparação com a da temporada anterior, se previamente era esperado que terminaríamos em quarto, dessa vez, a imprensa diz que vamos terminar em quinto, com um recém-promovido com melhores probabilidades que a nossa. O objetivo é tentar o segundo lugar novamente, já que o mercado destruiu toda minha confiança de que seria possível destronar o Mogadishu City.

Nation-Link-Telecom-Championship_-Antevi

A primeira ruptura temporal

A entrada da temporada 2030/31 marcou a passagem de bastão das ligas do Pote 6 para o Pote 5. Portanto, agora que as ligas iniciais passaram para um estado de Jogavél para Ver Apenas, acho interessante recapitular o estado que ficaram as outras equipes comandadas por Mbayo até o momento.

  • Police (sle9cc2a562dc6b83b3.png) - A melhor campanha sem Mbayo foi o 8º lugar na temporada seguinte a sua saída, depois não caiu por um ponto e enfim desceu na temporada a seguir. A equipe retornou no ano seguinte com o título da segunda divisão e não caiu na última temporada.
  • Canchungo (gnb9420e4b417477448.png- A equipe conseguiu o título nacional na temporada seguinte à saída de Mbayo, mas depois teve duas temporadas encerrando na metade superior (4º e 5º)
  • Nile Eagle (rsd14b379a37d011837.png- Depois da passagem relâmpago de Mbayo, a equipe terminou em 6º e disputou o título com o Munuki na temporada recém-encerrada, mas terminou em segundo.

Agora o espaço-tempo dessa aventura que antes continha Cabo Verde cpv7dd1aff26a192776.png, Djibuti dji163b8f886988077b.png, Eritréia eri883626c5bb552215.png, Guiné-Bissau gnb9420e4b417477448.png, Reunião reuaf8cd316f33eb027.png, São Tomé e Príncipe stpf4262702a61f59d5.png, Serra Leoa sle9cc2a562dc6b83b3.png, Somália somf46f89e91a353416.png, Sudão do Sul rsd14b379a37d011837.png e Zanzibar znz49e39f8db53bbac8.png, passará a contar com Burundi bdifb3dcb9925d542c9.png, Lesoto les8bb0ff9eae3bfb73.png, Libéria lbrc8f44bd861cc8554.png, Madagascar mad9fc7528e67a1fefe.png, Maláui mwie3b0bf88b126a443.png, Maurício mri657ef906e23b99a3.png, Namíbia nambac6a0dfdd0dfd44.png, Níger nig7e90b91e02c328be.png, República Centro-Africana cta4aca3b0099220188.png e Seychelles seyacdf9afc7a57f077.png. A Somália sobreviverá até a saída de Mbayo do país.

Notícias, informações e estatísticas do Waxool FC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - O martírio do amadorismo (04/05)

Estava lendo sua observação sobre jogadores pedindo para sair do seu clube para ir a um clube inferior e recém promovido. Isso é recorrente no FM. No meu save no Forest, recém vice campeao inglês e com vaga garantida na Champions League, um jogador pediu para jogar no Midlesbrough da Championship. Isso sempre acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de terem melhorado essa questão dos contratos amadores, por exemplo com os jogadores evitando sair do clube logo depois de chegarem, é claramente uma parte que ainda precisa de ajustes. Se o jogador saísse pra ganhar mais, em um clube maior, a gente compreenderia, mas pra um menor, com menos perspectivas e ganhando metade? É quase um bug do jogo mesmo.

Fez o que foi possível diante desse cenário, vamos ver se o time consegue cumprir as tuas expectativas no campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é fácil formar um plantel assim, mas parece que equipa está bem preparada para a época que aí vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
23 horas atrás, LC disse:

Estava lendo sua observação sobre jogadores pedindo para sair do seu clube para ir a um clube inferior e recém promovido. Isso é recorrente no FM. No meu save no Forest, recém vice campeao inglês e com vaga garantida na Champions League, um jogador pediu para jogar no Midlesbrough da Championship. Isso sempre acontece.

O problema é que não deveria ser, porque eu fiz uma nova proposta, por ser amadora e ela era melhor do que a que eles já tinham para estar aqui e melhor do que as que eles aceitaram, é revoltante e não faz sentido.

15 horas atrás, Tsuru disse:

Apesar de terem melhorado essa questão dos contratos amadores, por exemplo com os jogadores evitando sair do clube logo depois de chegarem, é claramente uma parte que ainda precisa de ajustes. Se o jogador saísse pra ganhar mais, em um clube maior, a gente compreenderia, mas pra um menor, com menos perspectivas e ganhando metade? É quase um bug do jogo mesmo.

Fez o que foi possível diante desse cenário, vamos ver se o time consegue cumprir as tuas expectativas no campeonato.

Pois é, complicado essa situação e espero que continuem trabalhando para melhorar. Se eles reconhecem a falha e não consertar, é um bug que estão deixando aí porque a maior parte do pessoal não joga com contratos amadores.

Vamos lutar pela Copa mesmo, e se o Mogadishu vacilar, destroná-los.

15 horas atrás, Cadete213 disse:

Não é fácil formar um plantel assim, mas parece que equipa está bem preparada para a época que aí vem.

Não estou tão confiante quanto na temporada anterior, mas temos que tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sempre chato perder diversos jogadores e não ganhar nem uma paçoca por isso. E, se Mbayo fica chateado com a situação, não imagino o que está pensando o treinador do Bariga Dhexe.

Espero que as saídas não sejam tão sentidas assim e uma boa campanha esteja em curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
5 horas atrás, LuisSilveira disse:

É sempre chato perder diversos jogadores e não ganhar nem uma paçoca por isso. E, se Mbayo fica chateado com a situação, não imagino o que está pensando o treinador do Bariga Dhexe.

Espero que as saídas não sejam tão sentidas assim e uma boa campanha esteja em curso.

Pois é, mas no caso dele, pelo menos os jogadores saíram para um time melhor e para disputar uma competição continental e para receber mais. 😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

a-jornada-de-mbayo0f7a64ce8ad7e7a7.png

Uma despedida melancólica

Jogos pela Primeira Divisão, Supercopa e Copa da Somália

Começamos com uma sequência de empates que rapidamente se converteram numa sequência de derrotas, culminando em mais uma derrota para o Mogadishu por goleada e outra mais singela na disputa da Supercopa. A equipe somou 4 pontos nos seus primeiros 8 jogos e só foi se recuperar após uma vitória de virada com gols no final do jogo contra o Bariga Dhexe, a vitória deu folegado para a equipe e emendamos uma sequência de cinco vitórias consecutivas, com direito a classificação para as quartas-de-finais da Copa.

O problema é que voltamos a ficar cinco jogos sem vencer após sermos goleado pelo recém-promovido Midnimo e a diretoria foi obrigada a chamar Mbayo para uma conversa franca sobre o desempenho da equipe. O treinador prometeu melhoras e tinha 30 dias para cumprir. O primeiro jogo da sequência foi o empate contra o Horseed, mas, no segundo jogo, uma boa vitória sobre o Heegan aliviou bastante Mbayo para o seguimento do segundo turno.

Waxool-FC_-Encontrosc30c30c9b4c1eaa5.png
v Mogadishu City (F) | v Bariga Dhexe (C) | v Heegan (C) | v Horseed (F)

A abertura do segundo turno trouxe resultados diferentes e com 3 vitórias e 1 empate em quatro jogos, Mbayo conseguiu aplacar a diretoria e também colocar o clube na semifinal da Copa da Somália. Apesar do objetivo alcançado, os dois primeiros jogos contra o Jeenyo United só penderam para o lado do Waxool por meros detalhes, em noites diferentes, provavelmente Mbayo estaria desempregado por causa desses dois jogos. A equipe tornou a perder para o Midnimo e ser goleada pelo Mogadishu City depois que Mbayo conseguiu tempo para terminar a temporada.

Depois do jogo contra o Mogadishu, tivemos uma longa pausa e a equipe foi encorpando novos reforços e perdendo alguns outros até o final da janela do meio da temporada. Abdi Mohammed veio do Heegan para dar mais qualidade para a nossa meiuca, enquanto Omar Galbed veio para nos dar mais opções no ataque e na ponta. Abdi Hassan surgiu como oportunidade para reforçarmos a defesa, enquanto Mohammed Abdillahi veio para suprir o buraco formado pela saída de Isse Hassan na lateral-esquerda e Omar Fouad Ali chegou no último momento para suprir a saída de Abdi Ahmed no nosso meio-campo.

A equipe voltou mais encorpada depois da pausa e até o jogo da Copa, apenas perdeu para o Bariga Dhexe, vencendo dois e empatando umantes de sofrer muito para eliminar o Geeska Africa para chegar até a final, com Aboker marcando o gol da classificação no último lance possível. A classificação trouxe novamente turbulêncis para a equipe que nos próximos seis jogos, perdeu quatro, empatou dois e venceu apenas um até vencer o Bariga Dhexe antes da decisão da Copa contra o poderoso Mogadishu City.

Sinceramente, eu esperava ser esmagado pelo Mogadishu, mas eles sentiram a final e tanto Hussein, o goleirão, quanto Hassan, o zagueiro pela esquerda, e Farah, o lateral-direito, tiveram uma grande noite defensivamente e foram capazes de sustentar os poucos momentos de perigo que o Mogadishu levou, nós não tivemos muitas chances e quando chegamos lá, nem capazes de acertar o gol fomos, e para minha surpresa, o jogo foi para a loteria dos pênaltis. Perdemos o primeiro nas segundas cobranças, mas eles perderam o quarto e voltamos para a disputa, encerrando as 5 cobranças em 4 x 4. Eles converteram a primeira alternada, enquanto Mohammed Ahmed falhou a sua e dessa formas acabamos sendo derrotados nos pênaltis. Na Liga, sem muito o que disputar já há algumas rodadas, perdemos o penúltimo jogo, mas vencemos o derradeiro, para encerrar numa nota positiva uma melancólica temporada de despedida.

Waxool-FC_-Encontros-234e05f480b570231.p
v Geeska (F) | v Mogadishu City (C)

Jogos pela Copa das Confederações da CAF

O sorteio nos colocou diante do Windhoek, da Namíbia, uma equipe que foi vice-campeã do seu país, assim como nós. Entretanto, como a Namíbia é um país do Pote 5, eu entrei com fé de que seríamos capazes de vencer, apesar da má fase que vivíamos no campeonato na época. O primeiro jogo foi na casa deles e foi um jogo franco e aberto, com as duas equipes atacando muito e buscando o resultado, eles abriram o placar de pênalti, nós empatamos no começo da segunda etapa, mas eles marcaram 12 minutos depois e conseguiram segurar a pressão da nossa equipe para levar a vantagem para Mogadíscio e jogarem pelo empate.

Com a necessidade de vencermos, o jogo foi mais nosso do que deles e logo no primeiro tempo já marcamos os dois gols que precisávamos para avançar, agora, o objetivo era só não tomar um gol e seguir adiante. Nossos planos pareciam que iam se concretizar quando Gertze foi expulso aos 63 minutos após tomar o segundo cartão amarelo, mas numa bola parada, aos 81 minutos, Kazapua conseguiu diminuir o placar e forçar a igualdade temporária. Fomos para cima para mudar a situação e não conseguimos, sendo assim, o jogo que estava nas nossas mãos teria que ir para os pênaltis.

O vento começou soprando para o nosso lado, ao terminarmos vencendo por 1 x 0 após as primeiras cobranças de cada equipe. Na quarta cobrança, Aboker perdeu o dele após o adversário ter convertido e seu erro acabou por empatar e as duas equipes acertaram a quinta cobrança para iniciar as alternadas. Eles perderam a primeira alternada e a bola estava nos pés de Omar Ali para seguirmos adiante e o atacante mandou em cima do goleiro deles, no meio do gol. Os que vieram a seguir acertaram e na oitava cobrança, Ali Boss falhou em converter o seu após Uirab já ter colocado o Windhoek na frente no placar e nossa aventura continental ficava por ali.

Waxool-FC_-Encontros-3272f37facbd2a448.p
v Windhoek (F) | v Windhoek (C)

Nation Link Telecom Championship

A posição final do campeonato foi definida por sorteios, já que não existem critérios de desempates e acabamos terminando exatamente na metade superior da tabela graças a sorte, já que por saldo de gols, deveríamos ter terminado em 6º lugar. Foi uma temporada horrível defensivamente e isso nos custou regularidade e nos colocou no mesmo nível de todas as equipes. Abaixo do Midnimo, nas últimas 5 rodadas, todas as equipes corriam risco de cair. Ou seja, nosso destino poderia ter sido muito diferente e por ter sido uma temporada tão ruim, fico chateado de ser dessa forma melancólica que encerro minha passagem pela Somália e por este pote, mas, pelo menos, a diretoria viu seus objetivos serem atingidos e o trabalho foi cumprido.

Amara-Mbayo_-Inicio68e697b18a8734c5.png
Tabela completa | Estatísticas gerais e individuais da Nation Link Telecom Championship

Análise de desempenho

Tivemos o 2º melhor ataque e a 3ª pior defesa, talvez se Omar Ali não tivesse se lesionado tão gravemente, o ataque fosse ainda mais significante. O atacante ainda foi nosso melhor jogador, mas nem sombra do que fez na temporada passada, só o recém-chegado Omar Galbed teve média melhor, mas, ele chegou numa fase em que o time já havia estabilizado e se recuperado no campeonato. O restante não teve ninguém com nota média superior a 7. Mohammed Ahmed terminou a temporada como garçom e sua média foi 6,84. Ou seja, o time inteiro teve um desempenho ridículo.

Amara-Mbayo_-Inicio-2d6b3a3e54dd56ad6.pn

Fornada de jovens 2031

A nova leva de jovens atletas veio com bastante qualidade potencial e um atleta já pronto para dar trabalho ao goleiro titular no time principal. Ahmed Mohamed é de grande nível e poderia ser titular, caso já não tivéssemos um bom goleiro. O próximo treinador vai ter uma excelente dor de cabeça. Hassan Mohamed Mohamed é o outro destaque da fornada e também tem chances de figurar no time principal em breve. Os jovens que surgem aqui podem dar bastante alegrias ao clube no futuro.

Amara-Mbayo_-Recebidascd9b2918a15ccfd3.p
Ahmed Mohamed (G) | Mohamed Ali (LD) | Abdi Nuh (MD) | Hassan Mohamed Mohamed (MD) | Ahmed Mukhtar (PD) | Amin Mohamed (PE)

Adeus, Somália e pote 6!

Logo após o encerramento da temporada, comuniquei ao presidente o meu despedimento. Não acabou da forma que eu queria, e o Mogadishu City manteve seu absoluto domínio, mesmo com Mbayo na elite somaliana. O próximo passo agora é um mistério, e Mbayo entra no novo pote com três títulos nacionais no currículo e com algumas vitórias continentais debaixo da sua asa. A próxima ação é observar bem o nível das novas ligas e identificar os países que podem me permitir alcançar a fase de grupos das competições continentais pela primeira vez.

Amara-Mbayo_-Recebidas-22c3c99520057bac2

Notícias, informações e estatísticas do Waxool FC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Henrique M. changed the title to A jornada de Mbayo - Uma despedida melancólica (07/05)

Uma despedida melancólica da Somália por ter perdido os dois grandes objetivos da temporada nos pênaltis, um deles com requintes de crueldade, tomando o empate com um a mais. Entretanto, essas coisas são do futebol e acontecem com todos nós.

Agora pode dar um passo à frente, vamos ver em quais países Mbayo levará seu dom de consagrar atacantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...