Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação


#Vini

Posts Recomendados

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2022 - Guru é pra jacu?

Transferências

Parecendo quando vamos ao mercado com fome, o Manaus não para de contratar. O escolhido da vez é Alexandre Tam, que espero decolar no elenco titular, com seus bons atributos de passe e sem bola, além de uma determinação destacável. O elenco atualmente é o seguinte:

Elencoa9f579d7ede43e9e.png

 

Série B 

A Série B de 2022 contará com Ceará, Botafogo, Goiás e Atlético-GO como seus integrantes oriundos da Série A, enquanto que Botafogo-PB, Manaus, Londrina e Criciúma são os felizardos vindos da Série C.

Pensando de forma prática, considerando a forma como conseguimos o acesso e como foi a nossa busca por reforços, era mais do que certo que brigaríamos pelo rebaixamento. Levando isso em conta, nos 9 primeiros jogos, tinha uma meta de pelo menos 12 pontos para somar por volta de 45 pontos, meta que foi suficiente para salvar o Brasil de Pelotas no ano passado (se safou com 44). 

Abrimos a campanha contra o Juventude e mantive o esquema tático do início de temporada, apenas com a mentalidade mais defensiva. E em ótimo contra-ataque aos 35’, Edson Júnior recebeu passe de Riquelme e mandou um chute firme no canto direito, rente à trave, para fazer 1-0. Só que a alegria durou pouco. Aos 42’, troca de passes na frente da área e Rodi Ferreira (LD) saiu para pressionar quem estava com a bola, dando condição para Dalberto receber nas costas e dar números finais à partida. 

Continuamos com o esquema para encarar o Brasil de Pelotas e abrimos o placar aos 23’, com Riquelme, de cabeça. Fizemos ótima partida durante 80 minutos, segurando bem o ímpeto ofensivo (e desesperado) do adversário, até que novamente pelo lado direito, Marcos Serrato ajeitou na medida para William empatar. Mas aqui pelo menos houve tempo para Rodi Ferreira se redimir, com um gol de pênalti já nos acréscimos, selando assim nossa primeira vitória na competição. 

Finalizando abril, recebemos o Vitória e fizemos, de longe, o pior segundo tempo até aqui. O primeiro tempo mostrou o Manaus que queríamos, brigador, porém inteligente. Na segunda etapa, só vimos o pior e logo aos 4’, Caio Monteiro aproveitou cruzamento advinha aonde? Sim, no lado direito e marcou 1-0. Yago Catatau, aos 71, também após cruzamento (dessa vez do lado esquerdo) fez 2-0 e fechou a conta. 

Captura-de-tela-2022-01-26-135640e58cfce

Contra o Botafogo, resolvi testar uma nova abordagem tática. Parando para analisar o relatório do assistente na tela do elenco, fui encaixando as melhores posições e tarefas para cada jogador que já tinha maior participação no elenco titular. E com isso chegamos em 4-3-3 interessante, no qual falarei melhor depois de mais testes. 

O jogo em si mostrou um Manaus bem mais dominante, abrindo o placar com Elivélton em belo chute rasteiro de fora da área, mas dando o azar de tomar um gol de falta de Rafael Galhardo pouco tempo depois. 5 pontos em 4 jogos não era lá tão ruim. 

Contra o CRB, tática mantida com leves ajustes e fomos para o jogo confiantes num bom resultado. No primeiro tempo nada de gols, mas no segundo, Alexandre Tam, o estreante da noite dá uma enfiada de bola com carinho para Matheus Souza chutar forte na saída do goleiro. Seguimos jogando bem e passando dos 80’, coloquei o time em defender para resguardar a vantagem. Cerca de três minutos depois, gol do CRB, após bola cruzada na área cair ali na marca do pênalti para Diego Torres mandar para as redes e empatar.

O Guarani era o adversário da vez e com as mesmas instruções táticas do jogo anterior, a bola entrou como não das outras vezes. Alexandre Tam marcou um gol após bate e rebate na área aos 53’ e, quando começamos a pensar em fechar a casinha, Dudu Mandaí chegou fechando cruzamento e marcou o segundo. O Guarani aumentou a carga e conseguiu um gol aos 88’, dando ares de drama a partida. Só que isso deu margem para contrataque e, em um dois contra um, Gustavo passou para Edson Júnior finalizou com firmeza para fazer o 3-1

Captura-de-tela-2022-01-26-135702aaa5a8a

Empolgados com uma vitória categórica, recebemos o Londrina e a partida começou a mil por hora. Gol de Patric Calmon aos 8’, chances de ampliar, e uma virada do time paranaense aos 19’. Senti que o placar era injusto e tentei baixar o ritmo da equipe para não cair na pilha do adversário, o que deu certo, só faltavam os gols. Bem, veio apenas um, na base do abafa, com Matheus Souza. 

Captura-de-tela-2022-01-26-135727950d6f7

Fomos a Ribeirão Preto encarar o Botafogo (SP) - cacete, esqueci quanto Botafogo tem nessa Série B - e tomamos uma porrada logo de cara com o gol de Luketa aos 9’, em uma enfiada nas costas da zaga. Depois desse gol, decidir reduzir a pressão da linha de zaga, nas instruções individuais, para que assim não criássemos um buraco ao enfrentar a troca de passes adversária. Com a bola no chão e uma defesa mais inteligente, Arthur Henrique e Matheus Souza decretaram a virada. 

Contra o Criciúma, nos deparamos com um 4-2-2-2, para o qual decidi incluir a instrução de sobreposições laterais, para tentar forçar o jogo pela região, mas sem acelerar tanto. Deu relativamente certo e abrimos o placar de pênalti aos 26’, com Rodi Ferreira. Mas faltou o segundo gol e Uilliam Barros nos puniu com o empate no momento que o Tigre apelou para um esquema com 3 atacantes centralizados e dois MAC. Bumba meu boi total. 

Calendário

Captura-de-tela-2022-01-26-13560559e88a4

 

Classificação

Para um time que sofreu para subir e teve reforços de qualidade questionável na maior parte dos casos, o nono lugar é ótimo. Empatamos bastante e isso pode ser um problema em momentos mais complicados da temporada, mas por outro lado vencemos 30% dos jogos e já abrimos 7 pontos da zona de rebaixamento. Por ora, está bom demais e temos uma base para construir. 

Captura-de-tela-2022-01-26-1401493b079fc

 

Tática 

Conversando com o meu guru tático (se você não se garante sozinho, chame os amigos para ajudar na briga), o @Tsuru, ele me veio com uma afirmação simples, porém que muitas vezes é esquecida por este que vos fala. Ele disse: - E se você usar os seus jogadores nas suas melhores funções e desenhar um esquema tático a partir disso? (ou algo parecido, não vou trazer aqui ipsis litteris).

A partir desse comentário, decidi manter o 4-3-3 como estrutura, mas a partir do relatório do assistente na tela do elenco, tentei alocar os jogadores em suas melhores funções e desenvolver uma formação a partir daí. Não foi muito difícil porque os meias e pontas, por exemplo, são bons mezzalas e extremos invertidos. Comecei com dois meias centrais sendo mezzalas apoiando, com dois EIs atacando, mais um volante recuperador de bolas. Laterais e zagueiros em funções simples, embora os primeiros tivessem instruções de alas (manter-se mais abertos e chegar mais à frente). 

Tudo isso com um atacante recuado lá na frente sendo um participante ativo do jogo. Com o decorrer das partidas, um dos mezzalas ficou com a tarefa de atacar e o outro foi mudando até chegar a função de CJ, mas que já adianto que segue em testes. O atacante agora é um trabalhador, enquanto que o lateral-direito fica com a tarefa de defender porque Rodi Ferreira (Igor se lesionou por 2 meses) estava sofrendo com os ataques adversários. 

No que diz respeito às instruções de equipe, resolvi manter a mentalidade positiva, simplificando o restante, adicionando algo conforme o andamento do jogo. Com essa pressão o time tem se portado melhor ofensivamente e, com os ajustes que fiz na defesa (setei todos dessa linha para pressionar menos, de modo a não permitir aquele 1-2 fatal) espero que o time também evolua defensivamente. 

Captura-de-tela-2022-01-26-140054497dba0
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Guru é pra jacu? - (At. em 02.02)

Bom começo de temporada. Time parece que não vai passar sufoco contra o rebaixamento não.

Agora, a campanha do Brasil é uma tristeza hein. 1 pontinho em 9 jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Série B é uma realidade diferente mas começaste muito bem, sendo um dos vários que podemos chamar de Rei dos Empates. O importante é somar pontos para garantir a manutenção o mais rapidamente possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tinha como perspetiva lutar para não ser despromovido, a campanha até agora está a ser bastante positiva e já tens uma vantagem interessante para a primeira equipa que cai. A continuar assim, os objetivos serão outros muito em breve.

A alteração tática parece surgir efeitos. Ao colocar os defesas a pressionar menos, evitas os 1-2, mas não sentes que é dado demasiado espaço aos adversários, especialmente se houver um médio ofensivo ou um segundo avançado que desça um pouco mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando olhamos os resultados, a impressão que passa é que vai estar um pouco mais abaixo, mas com certeza é um bom início pra quem acabou de subir, a série b é uma competição difícil e ingrata. 

Eu também coloquei um prática uma ideia que o guru @Tsurucompartilhou e comigo deu muito certo (reduzir as instruções coletivas). Aproveitar enquanto essas consultorias estão 0800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou muito bem na serie B, com a taxa de times ioio que temo no Brasil o fato de ter começado bem é muito promissor

Agora botando a leitura em dia falando as contratações posso falar com o nariz la em cima que eu avisei sobre o Guilherme Castilho hehuehue, como corintiano sempre achei o Caique França muito bom, eu chamava de Príncipe Charles já que enquanto Cassio estivesse no clube ele nunca bancaria e hoje o bonde dele passou infelizmente, mas sempre contrato ele no FM tbm kkkk

Mas está tudo indo dentro dos conformes só precisa trazer a primeira vitória em solo Amazonense na Serie B ein, todas os triunfos foram fora de casa até aqui kk

Boa Sorte Vini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O número de empates pode incomodar um pouco, mas é uma campanha boa do Manaus até aqui. Com apenas 3 pontos de diferença para o quarto colocado fica a pergunta: será que dá pra sonhar com o acesso de primeira? Eu sonharia.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No estadual foi aquele passeio da temporada passada. 10x0 é pra ninguém reclamar mesmo haha

Agora na Série B o começo é bom, apesar de muitos empates, perdeu pouco e já tá numa situação mais confortável, mais próximo do G4 do que do Z4. Se ficar nessa zona em que está acho que já seria uma temporada positiva, se conseguir algo a mais, então, seria a cereja do bolo hehe

Boa sorte no restante da Série B.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estadual é aquilo né, vai ter cada vez menos adversários. Vai ser tanta taça que vai faltar espaço no armário hahahaha

Tá indo muito bem na Série B, considerando que acabou de subir e que está se consolidando na divisão. Acho não só que escapa sem sustos como, dependendo da sequência, dá pra brigar até ali por um G-4. Por que não?

A tática realmente vem dando certo, tem horas que fazer o mais simples é o melhor caminho. Eu ainda acho que um Pivô Defensivo vai cobrir melhor essas subidas e as laterais, e que na direita um Ala Defender pode ser testado pra dar um pouco mais de agressividade por ali, o DL Defender é quase um zagueiro de flanco. A menos que você deixe o DL-D (ou transforme ele num Invertido Defender) e solte um pouquinho mais esse volante pra que ele faça o apoio daquele lado do campo. Quem sabe?

Em 03/02/2022 em 13:36, victor095 disse:

Eu também coloquei um prática uma ideia que o guru @Tsurucompartilhou e comigo deu muito certo (reduzir as instruções coletivas). Aproveitar enquanto essas consultorias estão 0800.

Com isso aí você não precisa se preocupar...tem gente que vende até update, mas comigo vai ser sempre 0800. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo de temporada muito bom, tá inclusive a frente do Botafogo, que apesar do meme é um time forte para a divisão. O problema é que esses 7 pontos de distância pro Z4 não me convencem ainda, tem muita água pra rolar e qualquer vacilo pode ser fatal.

8 horas atrás, Tsuru disse:

Com isso aí você não precisa se preocupar...tem gente que vende até update, mas comigo vai ser sempre 0800. 😉

Tsuru Bomba Patch! hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/02/2022 em 21:10, Danut disse:

Bom começo de temporada. Time parece que não vai passar sufoco contra o rebaixamento não.

Agora, a campanha do Brasil é uma tristeza hein. 1 pontinho em 9 jogos.

Espero que não, isso dará uma base bacana para construir o time da temporada que vem. O Brasil tá mal mesmo, já escapou por pouco do rebaixamento em 2021.

Valeu, Danut!

Em 03/02/2022 em 07:36, Cadete213 disse:

Série B é uma realidade diferente mas começaste muito bem, sendo um dos vários que podemos chamar de Rei dos Empates. O importante é somar pontos para garantir a manutenção o mais rapidamente possível.

Sim, conseguimos um começo forte para um recém-promovido e agora é necessário ajustes para evitar tantos empates, que também podem ser perigosos na garantia da manutenção. 

Valeu, Cadete!

Em 03/02/2022 em 08:03, Vltx disse:

Para quem tinha como perspectiva lutar para não ser despromovido, a campanha até agora está a ser bastante positiva e já tens uma vantagem interessante para a primeira equipa que cai. A continuar assim, os objetivos serão outros muito em breve.

A alteração tática parece surgir efeitos. Ao colocar os defesas a pressionar menos, evitas os 1-2, mas não sentes que é dado demasiado espaço aos adversários, especialmente se houver um médio ofensivo ou um segundo avançado que desça um pouco mais?

Espero que pelo menos consigamos assegurar o meio de tabela, para atacar a promoção em 2023. 

Em relação a tática, como eu tenho deixado um volante acredito que ele seja o suficiente para cobrir essa ameaça no meio. Tanto que os problemas de infiltração do adversário em nossa área diminuíram um pouco. 

Valeu, Vltx!

Em 03/02/2022 em 10:36, victor095 disse:

Quando olhamos os resultados, a impressão que passa é que vai estar um pouco mais abaixo, mas com certeza é um bom início pra quem acabou de subir, a série b é uma competição difícil e ingrata. 

Eu também coloquei um prática uma ideia que o guru @Tsurucompartilhou e comigo deu muito certo (reduzir as instruções coletivas). Aproveitar enquanto essas consultorias estão 0800.

Sim, eu prefiro empatar mais e pontuar bastante no início, a fim de evitar séries negativas logo de cara, colocando uma pressão maior na equipe. 

Hahaha sim, temos que aproveitar mesmo.

Valeu, Duque!

Em 03/02/2022 em 14:55, Guilhererme disse:

Começou muito bem na serie B, com a taxa de times ioio que temo no Brasil o fato de ter começado bem é muito promissor

Agora botando a leitura em dia falando as contratações posso falar com o nariz la em cima que eu avisei sobre o Guilherme Castilho hehuehue, como corintiano sempre achei o Caique França muito bom, eu chamava de Príncipe Charles já que enquanto Cassio estivesse no clube ele nunca bancaria e hoje o bonde dele passou infelizmente, mas sempre contrato ele no FM tbm kkkk

Mas está tudo indo dentro dos conformes só precisa trazer a primeira vitória em solo Amazonense na Serie B ein, todas os triunfos foram fora de casa até aqui kk

Boa Sorte Vini

Sim, essa estabilidade logo de cara é importante para desenvolver ajustes no elenco e na tática. O Guilherme Castilho era bão mesmo, ele no nosso meio agora deixaria o time ainda mais forte. Haha, o Caíque França vai bem, mas nada de espetacular. O duro dos times terem goleiros icônicos é que acabam ofuscando outros bons talentos da posição. 

Rapaz, nem me fale, tem sido um padrão meu no FM. 

Valeu, Guilherme!

Em 03/02/2022 em 18:48, PedroJr14 disse:

O número de empates pode incomodar um pouco, mas é uma campanha boa do Manaus até aqui. Com apenas 3 pontos de diferença para o quarto colocado fica a pergunta: será que dá pra sonhar com o acesso de primeira? Eu sonharia.

Boa sorte!

Rapaz, eu acho que dá para pensar nisso e teremos a exata noção na virada do turno. Ali o joio é separado do trigo e vamos ver se teremos cacife para entrar na briga. 

Valeu, Pedro! 

Em 04/02/2022 em 08:31, div disse:

No estadual foi aquele passeio da temporada passada. 10x0 é pra ninguém reclamar mesmo haha

Agora na Série B o começo é bom, apesar de muitos empates, perdeu pouco e já tá numa situação mais confortável, mais próximo do G4 do que do Z4. Se ficar nessa zona em que está acho que já seria uma temporada positiva, se conseguir algo a mais, então, seria a cereja do bolo hehe

Boa sorte no restante da Série B.

Como diria Galvão Bueno: virou passeio! haha

Acho que perder pouco é fundamental no começo, para dar base para ajustes no time e assim que sabe obter resultados melhores. 

Valeu, Div!

Em 04/02/2022 em 13:29, Tsuru disse:

Estadual é aquilo né, vai ter cada vez menos adversários. Vai ser tanta taça que vai faltar espaço no armário hahahaha

Tá indo muito bem na Série B, considerando que acabou de subir e que está se consolidando na divisão. Acho não só que escapa sem sustos como, dependendo da sequência, dá pra brigar até ali por um G-4. Por que não?

A tática realmente vem dando certo, tem horas que fazer o mais simples é o melhor caminho. Eu ainda acho que um Pivô Defensivo vai cobrir melhor essas subidas e as laterais, e que na direita um Ala Defender pode ser testado pra dar um pouco mais de agressividade por ali, o DL Defender é quase um zagueiro de flanco. A menos que você deixe o DL-D (ou transforme ele num Invertido Defender) e solte um pouquinho mais esse volante pra que ele faça o apoio daquele lado do campo. Quem sabe?

Com isso aí você não precisa se preocupar...tem gente que vende até update, mas comigo vai ser sempre 0800. 😉

Hahaha espero que sim. 

Dá para pensar nisso, mas não agora. Na virada do turno acho que consigo dimensionar melhor qual é o lugar do Manaus nessa série B. 

Agora taticamente falando, estou mexendo mais na meia central, mas posso conferir o efeito dessas mudanças mais para frente. O lateral em defender pode ser alterado, inclusive vale testar mesmo. Sacrifiquei aquele lado pela quantidade de bolas nas costas do Rodi Ferreira. Só que como o LE não é tão participativo ofensivamente, complica, falta associação com os pontas. 

Hahaha muito obrigado, meu caro!

22 horas atrás, Fujarra disse:

Começo de temporada muito bom, tá inclusive a frente do Botafogo, que apesar do meme é um time forte para a divisão. O problema é que esses 7 pontos de distância pro Z4 não me convencem ainda, tem muita água pra rolar e qualquer vacilo pode ser fatal.

Tsuru Bomba Patch! hahahaha

Haha é a ironia dessa Série B, inclusive. É, você tem um ponto. Apesar de eu achar uma distância razoável, é importante continuar pontuando para ficar bem longe dessa zica. 

Tsuru tá realizando o sonho dele de jogar vários saves ao mesmo tempo, de tanta ideia que ele dá para o pessoal aqui. 

Valeu, Marcio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2022 - Quebra de expectativas

Mercado de Transferências

Tal qual uma empresa de telemarketing, o nosso fluxo de entradas e saídas continua grande, pendendo mais para o primeiro caso. Os nomes da vez são Franklin Joseph, zagueiro nigeriano de 23 anos que chegou após testes no clube, e Gabriel Lima, atacante vindo da Tombense após o término de seu contrato.

Captura-de-tela-2022-02-02-203335d6ecabd

Nas saídas, Rafael, nosso goleiro ex-titular, assinou com o Botafogo (PB) e se juntará ao clube paraibano no início de 2023. Mesmo caso de Zabala, zagueiro boliviano que voltará para sua terra natal para defender o The Strongest. 

Captura-de-tela-2022-02-02-203437c344de1

 

Série B

Contra o Ceará, vindo da Série A e que nada de braçada no campeonato, a expectativa era ao menos segurar um empate fora de casa, plano que ia dando certo até o início da segunda etapa, quando o adversário encaixou um contra-ataque em que Cléber recebeu no meio de três zagueiros, mas um deles fez a pressão antes da hora e abriu o espaço necessário para o atacante infiltrar e abrir o placar. Indo para o terço final da partida, concedemos um pênalti e novamente o artilheiro da Série B marcou e deu números finais ao duelo. 

Captura-de-tela-2022-02-02-203125ad8071a

Os jogos seguintes foram contra Botafogo (PB) e Operário (PR), no qual aproveitamos bem o fato desses times não estarem bem na tabela e asseguramos duas vitórias, sequência rara, para colar na parte de cima da classificação. 

Recebemos o Cuiabá na sequência para fazer uma das melhores atuações da equipe até aqui. Na primeira etapa, somente um gol a nosso favor, graças a Edson Júnior; enquanto que no segundo tempo choveram os gols, em um grande dia de Busanello (LE), que deu duas assistências e doutrinou o lado direito adversário. 

Captura-de-tela-2022-02-02-203156c786713

A sequência seguinte reservava times do meio para baixo da tabela e, considerando nossa série de vitórias, esperava-se um rendimento bom o bastante para nos colocar na briga pelo G-4, falando apenas em termos de resultados. Pois bem, começamos tropeçando contra o CSA, em um empate sem gols que foi mais emocionante que exame de sangue. 

A Ponte Preta sentiu fraqueza em nosso jogo e emendou um 2-0 no início da segunda etapa, jogando por terra nossas boas expectativas para esses jogos. Mas, um pênalti ridículo aos 73’ nos colocou de volta na partida e ainda permitiu Ricardo Oliveira se tornar o goleador mais velho da competição aos 42 anos e 84 dias (#rogermillafeelings). Aproveitamos o melhor momento da partida e empatamos dois minutos depois, porém, foi só. 

Captura-de-tela-2022-02-02-203228e6dbbfe

Elivélton abriu o placar contra o Goiás, mas novamente sucumbimos e cedemos o terceiro empate. Para quem vê o copo meio cheio, isso significava seis jogos invicto. Só que o nível das atuações e os adversários permitiam sonhar com mais. Conseguimos recuperar um pouco do brio com uma goleada contra o Paraná, mas duas derrotas, contra Atlético-GO e Náutico, nos devolveram à realidade, ao final do primeiro turno. 

Calendário

Captura-de-tela-2022-02-03-1301176b58da5

 

Classificação 

O sétimo lugar é excelente para um recém-promovido, enquanto que os 8 pontos de distância para o G-4 demonstram que essa não será a nossa briga nesta temporada. Os 8 empates em 19 jogos apontam que precisamos corrigir algumas coisas em nosso jogo para virar a balança para o lado das vitórias. Dentre aqueles que caíram da série A, apenas o Ceará está confortável na briga pelo acesso, enquanto que o Goiás tenta entrar no grupo. Botafogo e Atlético-GO fazem campanhas horrendas. 

Captura-de-tela-2022-02-03-1300413ccde0b

Estatísticas Gerais | Individuais

 

Elenco 

Os números do elenco são regulares, poucos se destacam individualmente. Diria que Busanello tem dominado a parte defensiva na lateral-esquerda e assumiu a posição, carecendo no entanto de maior participação ofensiva, o que me leva a pensar em alguns ajustes para evidenciar seus pontos fortes. 

Sem-titulo5d7e7555eae73a45.png

Sigo rodando o elenco para encontrar o encaixe ideal e isso se aplica inclusive ao modelo tático. Agora baixei os pontas para a linha do meio-campo, para tentar trazer um pouco mais de consistência defensiva e evitar as faltas no nosso campo que tem sido fruto de muitos gols adversários. 

Captura-de-tela-2022-02-02-203305630fcb4

Na base, se eu fosse acreditar no que o meu Diretor diz, poderia ter alguma esperança de chegar meias ofensivos que podem nos ajudar lá na frente. Só que o nível do Manaus ainda não é tão alto para trazer jogadores de alto potencial tão cedo, então nem vou me animar muito. 

Captura-de-tela-2022-01-27-185651a08e327

 

Extra-campo

Avaí e Vila Nova procuram Givanildo, mas o treinador reafirma o compromisso com o Manaus.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Quebra de expectativas - (At. em 05.02)

que grande campanha que o Manaus está fazendo, a surpreender muita gente e com um grande treinador ao leme. Pelo que tenho visto, a equipa tem estado muito forte em casa e isso tem ajudado imenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, #Vini disse:

zagueiro nigeriano

Com certeza teve aprovação do @Fujarra

Só não ficou com mais empate do que o último colocado. Pra um time que acabou de subir, ter perdido pouco é excelente, mas realmente não da pra deixar de imaginar a tabela se uns 3 desses empates virassem vitória. Em todo caso, não deve passar susto e quem sabe pode brigar até o fim por uma vaga. 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez bem em continuar no Manaus. Vini como está a tabela de gols do teu time? Na tela lá em cima eu só vi a de assistências. Pode colocar aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que início extremamente dominador e avassalador tiveste na primeira temporada. Chegou a ser estapafúrdio o número de golos marcados e o número de golos sofridos. Grandes surras que deste aos adversários! Porra! 😎 Depois as coisas não correram tão bem e a primeira metade da série colocou-te numa posição frágil na tabela classificativa, ainda assim... a segunda volta foi muito melhor e conseguiste chegar ao 4º lugar. 

Na Série C, foi chegar, ver, vencer e seguir em frente. Enorme trabalho!

Agora na Série B: a realidade já é bem mais dura, mas o clube tem-se saído muito bem está a lutar com as armas que tem, perante equipas de uma maior valia coletiva e individual. Curioso para ver o desenrolar da caminhada. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2022 em 07:18, Cadete213 disse:

que grande campanha que o Manaus está fazendo, a surpreender muita gente e com um grande treinador ao leme. Pelo que tenho visto, a equipa tem estado muito forte em casa e isso tem ajudado imenso.

Estou gostando do que vejo, as mudanças táticas e o entrosamento deixaram o time nos eixos. O equilíbrio no desempenho fora e dentro de casa será fundamental na série B. 

Obrigado, Cadete!

Em 06/02/2022 em 10:12, victor095 disse:

Com certeza teve aprovação do @Fujarra

Só não ficou com mais empate do que o último colocado. Pra um time que acabou de subir, ter perdido pouco é excelente, mas realmente não da pra deixar de imaginar a tabela se uns 3 desses empates virassem vitória. Em todo caso, não deve passar susto e quem sabe pode brigar até o fim por uma vaga. 

Boa sorte!

Haha, mas é claro! 

Pois é, bem observado. Os empates tornam-se um risco quando as vitórias ficam ainda mais raras, podendo levar o time a uma série negativa. Temos que ficar de olho mesmo. 

Valeu, Duque! 

Em 06/02/2022 em 13:37, LC disse:

Fez bem em continuar no Manaus. Vini como está a tabela de gols do teu time? Na tela lá em cima eu só vi a de assistências. Pode colocar aqui?

Realmente, temos trabalho a fazer por aqui. Então, LC, essa visão é meio ruinzinha, mas veja que a terceira coluna dela mostra os gols da equipe. 

Valeu, LC!

Em 06/02/2022 em 17:27, Martini Branco disse:

Que início extremamente dominador e avassalador tiveste na primeira temporada. Chegou a ser estapafúrdio o número de golos marcados e o número de golos sofridos. Grandes surras que deste aos adversários! Porra! 😎 Depois as coisas não correram tão bem e a primeira metade da série colocou-te numa posição frágil na tabela classificativa, ainda assim... a segunda volta foi muito melhor e conseguiste chegar ao 4º lugar. 

Na Série C, foi chegar, ver, vencer e seguir em frente. Enorme trabalho!

Agora na Série B: a realidade já é bem mais dura, mas o clube tem-se saído muito bem está a lutar com as armas que tem, perante equipas de uma maior valia coletiva e individual. Curioso para ver o desenrolar da caminhada. 

 

O Estadual engana demais rapaz, eu também fiquei chocado, mas depois a série C trouxe a realidade para nossa porta. Menos mal que no fim deu tudo certo! 

A Série B é mais dura, de fato. Mas os ajustes táticos e o entrosamento da equipe, com a adição de peças qualificadas, tem feito a diferença para nós. 

Valeu, Martini. Seja bem-vindo por aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2022 - Enquanto tem bambu, tem flecha

Copa Verde

A regra para a Copa Verde era clara: time cheio de jovens e reservas pouco utilizados. Seguindo à risca esse planejamento, fomos encarar o Baré (RR) e os jogadores escalados fizeram um jogo bastante preguiçoso para quem busca o seu lugar ao sol. No entanto, Iago, que vem me torrando a paciência por um lugar entre os titulares, resolveu mostrar o porquê ele merece a vaga e garantiu dois gols para nos colocar na fase seguinte. 

Nela, encaramos o Atlético-GO e a primeira partida foi um massacre no primeiro tempo. Igor Fernandes concretizou o domínio adversário com um gol aos 45' e só no segundo tempo equilibramos as ações para conseguir uma virada até então improvável. Porém, na segunda partida essa vantagem se esvaiu rapidamente e é melhor que eu deixe a imagem falar por mim. Um atropelo sem igual, no meu 100º jogo. O Goiás se sagrou campeão desta edição. 

Captura-de-tela-2022-02-06-16522780072d7

 

Série B - 2º Turno

Abrimos o segundo turno contra o Juventude e fazíamos um duelo bastante igual em Caxias do Sul, embora o adversário aprontasse das suas contra nós. Porém, nada disso alterava o placar, o que me incomodava porque sentia que o time poderia sair vitorioso da partida. Até que aos 81’ desencantamos com Riquelme. Antes mesmo que pudéssemos pensar em fechar o time, o uruguaio Antony Alonso marcou dois gols e decretou uma virada pra lá de amarga. 

Captura-de-tela-2022-02-06-164545f12b651

Seguimos com uma vitória protocolar contra o Brasil, que faz uma campanha um pouco melhor do que no início do campeonato e agora tem a cabeça fora da zona de rebaixamento. Esse jogo renovou nossos ânimos para encarar o então líder, Vitória. 

Contra os baianos. jogamos com alguma cautela, esperando mais para ver o que eles fariam antes de mais nada. Com isso, fomos mais pressionados em nosso campo, mas o time segurou bem a onda do adversário e conseguiu um gol antes da ida para o intervalo, com Rafael Ibiapino aproveitando uma bela trama, concluída com um cruzamento vindo da esquerda. Edson Júnior ampliou aos 59’ e Yago Catatau diminuiu aos 70’, momento em que fechamos a casinha de todos os meios possíveis e asseguramos uma vitória enorme. 

Captura-de-tela-2022-02-06-1646185fdb1b1

Seguimos com um bom rendimento e conquistamos duas vitórias, contra Botafogo (2-0) e CRB (1-0), este um time que está na briga pelo G-4. Porém, novamente, na hora de engatar uma sequência ainda mais forte, tivemos dois tropeços, contra Guarani e Londrina. Contra o time paranaense, não vimos a cor da bola no primeiro tempo e tivemos sorte em sair apenas com o 1-0. 

Na segunda etapa, realizei ajustes e o time se organizou melhor, porém sem alterar o placar. Até que aos 88’, Riquelme rolou para Vitinho na entrada da área e este acertou um balaço, sem chances para o goleiro, garantindo ao menos um pontinho na visita ao Estádio do Café. 

Captura-de-tela-2022-02-06-1646518018427

Calendário

Captura-de-tela-2022-02-06-1644540417a0c

 

Classificação

Com essa sequência forte no início do segundo turno, podemos dizer que espantamos qualquer risco de rebaixamento e agora dependemos de uma sequência forte nesses 12 jogos restantes para pensar em acesso. O ponto negativo é que já jogamos todos os confrontos diretos com as equipes que ocupam as três posições imediatamente acima da nossa. A parte positiva é que dos 12 jogos, apenas três adversários estão na parte de cima da tabela. Hora de mostrar do que somos feitos. 

Captura-de-tela-2022-02-06-1648179242897

 

Tática

A partir do jogo contra o Botafogo, decidi seguir duas sugestões do @Tsuru e adicionei um ala defensivo no lado direito do campo, e um pivô defensivo na volância. A partir disso, decidi por algumas instruções que acelerassem ainda mais o nosso jogo, como passes mais curtos, enfrentar a defesa, ser mais expressivo, tudo isso com um ritmo mais alto de jogo. 

Senti que o time ficou melhor postado na defesa e os gols sofridos foram normais. Ainda não gosto da produção ofensiva, só que acredito que o time possa melhorar nesse sentido, uma vez que já temos uma base bem definida. Sigo rodando os atacantes e o nome da vez no comando do ataque será Vitinho. 

Captura-de-tela-2022-02-06-172641c11ea03

 

Extra-campo

Dessa vez irei me alongar um pouco mais. Recebi três propostas da Série A e duas delas me balançaram bastante. Antes, no entanto, houve uma convite para entrevista do Sampaio Corrêa, na série C, que por mais simpático que o time seja, não havia condições de aceitar um trabalho desses agora. 

Pois bem, primeiro veio a Chapecoense (15º) e eu prontamente recusei. Embora exista toda a comoção em torno da equipe (mais do que justas, diga-se), não carrego uma simpatia pelo time, sendo assim, declinei de cara. Coritiba (17º) e Bahia (16º), representavam uma possibilidade de jogar na série A e acelerar o processo em busca do primeiro título do pentágono. Especialmente com o Tricolor de Aço, time que simpatizo bastante. Só que resolvi focar no Manaus, até porque assumir novamente uma equipe do Norte do país tende a ser mais difícil com o passar do save. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Enquanto tem bambu, tem flecha - (At. em 08.02)

Time tá indo bem, mas a distância pro acesso é grande. Talvez se tivesse vencido o Juventude eu estivesse mais otimista. Do jeito que a coisa se apresenta agora acho que não dá não.

Em todo caso, fiquei feliz de ver que continuará no Manaus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa campanha para um recém subido.

Um acesso trará bons resultados financeiros, mas acompanhado de um sério risco de ser um time ioiô.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pouco embolado essa briga pra subir ein, rapaz é só briga de foice cega, mas o importante é estar ali no meio 

Tá com um grande problema de Centro Avante ein, só maluco que fede a perder gol kkkkk, mas algum há de dar certo pô é só chutar uma bola não deve ser tão difícil

Realmente muito estratégico ficar no Manaus imagina ganhar um título brasileiro com o Bahia e pegar um time da 3° divisão pra treinar logo em seguida

Boa sorte Vini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado pesado na Copa mas a boa campanha na Série B continua. O bom trabalho começa a ser reconhecido e o assédio dos outros clubes é normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chapecoense, Bahia e Coritiba estão atentos ao excelente trabalho do mister, contudo, acho sensato que permaneças. O clube vive um período muito interessante e a doze jogos do fim, pode ainda chegar a posições muito interessantes e que podem culminar com um acesso ao próximo patamar. Dos doze jogos, a maioria são perante equipas inferiores. Há que pôr o pé no acelerador, porque é agora ou nunca!

Pena a queda na Copa Verde, mas fruto das circunstâncias acabou por ser mais do que natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indo para outros centros dificilmente vai voltar ao Norte, ainda mais dirigindo times da Série A. Por isso gostei da permanência no Manaus.

A campanha na Série B é muito boa, mas com seis pontos de diferença para o G4 acho o acesso difícil. Vamos ver o que o destino reserva na reta final.

E na Copa Verde já estava aqui me animando, aí vem o Dragão e dá logo uma solapada de cinco. Pesado.

Sobre a tática, se achar que o time está muito "afobado" experimenta tirar Contra-Atacar e baixar a pressão para "Mais Urgente" (em vez de "Extremamente Urgente"), aqui essas mudanças equilibraram a intensidade e as finalizações ficaram mais precisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato ainda é difícil, mas totalmente plausível. Acredito que Ceará e Vitória não deixem escapar o acesso, mas as outras duas vagas estão abertas. Importante vai ser ao menos nos próximos 2 a 4 jogos encostar de vez ali, tipo 1 ou 2 pontos pra entrar no g4, porque aí leva a briga até o fim. Time segue com poucas derrotas, só não pode deixar empates custarem a vaga nessa reta final. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...