Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação


#Vini

Posts Recomendados

Em 18/02/2022 em 13:06, Cadete213 disse:

olha o Rincón...Manaus é demasiado forte para o estadual e a vitória acaba por ser normal. Com o tempo acho normal tomares mais responsabilidades no clube.

Vamos ver se o homem dá conta do Manaus. Sim, estamos em outro nível e é preciso aproveitar esses momentos para tirar pontos positivos dos 22 jogos quase garantidos todo o ano, então vamos desenvolver os jovens aqui. Isso também é importante, ir ganhando a confiança da Diretoria para assumir mais responsabilidades. 

Obrigado, Cadete! 

Em 18/02/2022 em 13:30, Johann Duwe disse:

O estadual como de praxe é um treinão até o fim do campeonato, nem mesmo a final da competição vem trazendo competitividade.

Sim, e é por isso que estou aproveitando para por os jovens para jogar o campeonato todo, torcendo para que eles evoluam na competição e possam participar do restante do ano, quando os homens jogam. 

Valeu, Johann!

Em 18/02/2022 em 14:25, Tsuru disse:

Muito legal ver funcionar a experiência de utilizar mais os jovens no Estadual, não apenas deu rodagem a eles como poupou os titulares e não fez diferença no desempenho. Dessa forma o Estadual fica menos chato. Agora é que vem a Série B, o verdadeiro desafio.

Sobre o 4-4-1-1, duas coisas: eu inverteria os lados dos dois meias centrais, passando o CJ-D pra esquerda e o OM pra direita. Ficaria de olho se OM+Ex-At não estão deixando seu lateral direito muito sozinho na cobertura. E por fim, observaria com cuidado a chegada dos jogadores ao último terço. Basicamente você só tem o PL Fixo atacando a área - OM, OA e MO Ap só fazem isso na fase final do jogo e o Extremo basicamente cruza a bola. Se seu time estiver chegando muito mas começar a rolar dificuldade de agredir, é um ponto a se ter em atenção. Esse pra mim é o principal ponto fraco do 4-4-1-1 em relação por exemplo ao 4-4-2, fica de olho.

Essa é a ideia. Eu gosto de usar esses cenários aparentemente repetidos para contar histórias diferentes. E no estadual essa tem sido a história. 

São boas dicas, só não digo que levarei em conta porque o passar dos jogos me fez descartar esse 4-4-1-1, acho que para a Série B ele não vai encaixar mesmo. Mas fica uma ideia guardada para uma eventual Série A.

Valeu, Tsuru!

Em 18/02/2022 em 18:39, LC disse:

Parabéns pela conquista, mas estava torcendo para o Amazonas(treinei eles num save). O bom é que usou alguns jovens e que no futuro poderão render um bom dinheiro.

Hehe, espero que não aposte dinheiro neles para o título. Com certeza, ou pelo menos servirão para que eu economize dinheiro nos reservas. 

Obrigado, LC!

Em 19/02/2022 em 17:35, Fujarra disse:

Excelentes contratações e além delas, trouxe o Rincón ali para jogar, digo, para auxiliar nas contratações. Estadual não é métrica, mas é bom saber que tá rodando os garotos ali e mesmo assim fazendo ótimos jogos. Essa Série B promete!

Ele vai botar ordem na casa, tal qual em seus tempos de volante. Isso mesmo, temos que fazer receitas diferentes com os ovos de sempre. Espero que ela tenha um final feliz!

Valeu, Marcio!

Em 19/02/2022 em 18:44, Nismotoquinha disse:

Ótima temporada de estreia na Série B, acima de qualquer previsão.

Trouxe bons reforços para esta temporada, e o desempenho no Amazonense foi avassalador. Resta ver se a equipe vai conseguir esse ritmo na Série B.

Boa sorte para a continuação.

Um bom começo, espero que nesse ano seja ainda melhor. 

Manter o ritmo na série B é o mais importante de tudo. Precisamos garantir isso. 

Valeu, Nismo! 

12 horas atrás, Martini Branco disse:

Gosto muito do Rodrigo Nestor que chegou ao clube. Jogador de muita qualidade e que será com toda a certeza um dos destaques da equipa. O próprio empréstimo do Victor Bobsin é excelente para o clube, pois trata-se de um jogador excelente.

Esta fase do Amazonense foi difícil pah! 😅 Acho que não tinhas nada que sofrer um golo e que devias despedir o plantel todo! 😎

Agora mais a sério: excelente registo na primeira fase e mesmo a eliminar a equipa mostra muita qualidade. Estou consciente de que farás uma excelente Série B. 

 

Ambos são ótimos jogadores e ter conseguido que eles viessem para cá é sinal que alguma coisa já está mudando em Manaus. Quanto ao estadual, sua análise é precisa hahaha. Treinador incompetente!

A minha torcida é que o estadual tenha servido para colocar todos na ponta dos cascos para a disputa da Série B. Do contrário, estaremos muito atrás de outros times que disputam estaduais um pouco mais nivelados. 

Obrigado, Martini!

9 horas atrás, victor095 disse:

Legal mesmo de ver como deu um novo significado pro estadual, une o útil ao agradável ao não estourar o time principal e desenvolver jovens que podem até vir a ser úteis, quem sabe. Mais um título pra conta e bora subir o Manaus!

Sofreu gol do time que fez mais gols. Curioso, apenas.

Adoro poder fazer isso, espero ver um dia que eles possam jogar o ano todo. Por enquanto, seguimos empilhando a sala de troféus. 

Hahaha não deixa de ser irônico né

Valeu, Victor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2023 - No meio do caminho, tinha um rubro-negro. Artificial. 

Copa do Brasil

Como a manutenção na série B, entramos na primeira fase como o time de melhor ranking e encaramos o Coruripe fora, com a vantagem do empate. Mas nem precisamos dela, visto que Phellipe deu o seu cartão de visitas na competição, com dois gols, aos 7’ e 13’, dando mostras do que poderia fazer durante o ano. Uma desatenção da zaga permitiu que o time alagoano diminuísse, mas nada que ameaçasse nossa posição. 

Captura-de-tela-2022-02-19-18223717155db

Na segunda fase, encaramos o Oeste, time que nos fará companhia na Série B. E o rubro-negro artificial já foi dando as cartas, com um gol aos 15’, no qual Fábio recebeu em profundidade e tocou na saída de Arthur Gazze, que deixou a bola passar por baixo. Frango. Sete minutos depois, Alexandre Tam deu uma bela enfiada para Guerrero fechar na esquerda batendo firme e rasteiro para empatar. 

Depois do intervalo, com a troca na zaga, achei que o time se organizaria melhor no setor. Ledo engano. Aos 80’, bola cruzada na marca do pênalti, cochilo de Joseph e Maktom testa fundo para desempatar. Com o risco da eliminação acentuado, mandei o time para o ataque e, numa falta, Brayan Gil (que depois seria vendido ao Fortaleza) apareceu livre para empatar. Nos pênaltis, no entanto, todos foram bem, exceto Vitinho, que falhou na cobrança derradeira e fomos eliminados ao perder por 7-6.

Captura-de-tela-2022-02-19-18230817225bb

 

Série B - 1º Turno

Ainda no 4-3-3, abrimos a série B contra o Juventude, que brigou conosco pelo acesso no ano passado e também ficou por detalhes de conseguir a ida para a Série A. Ano novo, vida nova, certo? Não exatamente. Tal qual em 2022, não fomos páreo para a equipe de Caxias, que abriu o placar aos 25’ com Yago e fechou o caixão com Antony Alonso, nosso algoz do ano anterior. 

Captura-de-tela-2022-02-19-18263597d0375

Contra o Paysandu, soubemos sofrer (por mais que odeie o termo, nesse jogo foi real). Fizemos um gol com Phillipe aos 23 e cinco minutos depois, Dudu Mandaí tomou o segundo cartão em uma falta estúpida e passamos 60 minutos jogando com um a menos. Menos mal que conseguimos fazer isso de forma inteligente e buscando aproveitar as chances que o Papão entregava, e seguramos o resultado. 

Contra Avaí, cenário quase parecido, pelo menos na expulsão. Já os gols não saíram de lado nenhum, o que foi um alívio. Depois disso, revisei minhas instruções de marcação e tirei o desarme agressivo. O que não resolveu a parada contra o CRB, quando tomamos um gol aos 5’. Phillipe apareceu para salvar a pátria aos 17’, mas foi só. Os gols apareceram em profusão contra o Brasil, em jogo marcado por uma atuação bastante ruim de Arthur Gazze, que fez com que a partida ficasse empatada até os 81’, quando Guerrero marcou e ainda houve tempo para mais um gol de Phillipe, o seu terceiro em cinco jogos. 

No duelo contra o Botinha, passei muita raiva. Com um primeiro tempo de manual, abrimos 2-0 e Phillipe adicionou mais um gol à sua conta. O problema foi que no segundo tempo voltamos muito desatentos (apesar dos pedidos no intervalo) e Arthur Gazze entregou dois gols para Pablo Dyego, que fechou o placar em um 2-2 bastante lamentável. Os jogos até então não me agradavam, e decidi entrar com mais força no plano da tática alternativa, o 4-2-3-1, pensado para um jogo de passes, sem perder a pressão forte no campo adversário. 

A tática nova foi usada contra o Paraná e logo aos 3’ Douglas Lima abriu o placar. Aos 25’, o Paraná, com outro Lima, o Gabriel, que jogou por aqui até poucos dias atrás, empatou. Everton e Busanello abriram o 3-1 na segunda etapa e Ronald aumentou a tensão do duelo com um gol aos 82’. Menos mal que Douglas Lima apareceu novamente nos acréscimos para dar números finais ao duelo. 

Captura-de-tela-2022-02-19-18271770e2f87

Contra a Ponte Preta, a esperança era que a boa impressão da tática se mantivesse, o que não ocorreu. Um gol logo aos 3’ desmanchou nossas esperanças, assim como nosso futebol, que nunca apareceu nessa partida. Minho, no início da segunda etapa, e Matheus Galdezani, no final do jogo, aumentaram o placar para 3-0. 

Captura-de-tela-2022-02-19-182735c493c41

Fechando a série de jogos, já entrando na segunda semana de junho, enfrentamos o recém-promovido Sampaio Corrêa, e os vencemos com a tranquilidade que gostaria para outros duelos. Dudu Mandaí, Rodrigo Nestor e Exneyder Guerrero marcaram os gols na vitória por 3-1. 

Calendário

Captura-de-tela-2022-02-19-1817387afa149

 

Classificação

Décimo lugar, saldo zero e 15 pontos em 10 jogos é o resumo da nossa campanha claudicante até aqui. Temos uma séria dificuldade de vencer jogos em casa, tendo perdido 7 dos 18 pontos em disputa até aqui, o que pode ser cobrado da equipe no final da temporada. Além disso, são 16 gols sofridos, fruto da tentativa de acertar o time taticamente, mas ainda assim, bastante preocupante. Menos mal que estamos a 3 pontos do Guarani, quarto colocado. 

Captura-de-tela-2022-02-19-181816bafdf41

Estatísticas gerais | individuais

 

Tática

Estava achando o 4-3-3 muito bom para pressionar o adversário e assim minimizar os riscos ao nosso gol. Porém, estava com dificuldades de encaixar Phillipe a ele, além do fato que ofensivamente ela parecia oferecer menos do que precisávamos e nos obrigava a um jogo de erro zero. Pensando nisso, comecei a ler o Guide to FM para entender quais tática, funções e tarefas poderiam se encaixar às forças do elenco para tirar o melhor dele, num jogo de passes e movimentação rápida. Cheguei ao primeiro esboço, que entregou coisas boas ofensivamente, mas que na defesa se mostrou bastante precário. Fica o ponto de atenção para irmos acompanhando a tática e ajustando o que for necessário. 

Captura-de-tela-2022-02-19-181917fbc9631

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - No meio do caminho, tinha um rubro-negro. Artificial.  - (At. em 20.02)

Que pena a eliminação cedo na Copa do Brasil. Pegou uma equipe da mesma divisão (e que até agora faz campeonato muito semelhante ao do Manaus), e esse equilíbrio se mostrou no jogo. A decisão veio no detalhe e acabou pendendo pro lado errado.

Na Série B a campanha foi de altos e baixos. Pessoalmente achei esse esquema tático com um MRB e um Mezzala muito faceiro. Mas vamos ver se tu consegue fazer ele funcionar, ou se vai acabar arrumando outra saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oeste não vacilou nos penalties, enquanto na Liga foi um início positivo, e onde acredito que será muito competitivo até ao final. Lugares de subida não estão longe, mas acima de tudo é preciso garantir a manutenção rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Série B é um torneio engraçado e o FM repete isso, o campeonato nunca afunila e sempre mais da metade dele tem chances de acesso até quase o final da competição. Apesar do sofrimento pra acertar o time taticamente, a campanha faz o time sobreviver e passa a ideia que o time vai embalar se acertar. De fato, falta acertar o time defensivamente porque não é normal passar tantos jogos sofrendo gols em todos eles.

Na Copa do Brasil, aquele lamento pela derrota contra um adversário inferior mas, principalmente, a perda das boas cotas financeiras da Copa do Brasil. O formato em jogo único é muito cruel, principalmente contra um time da mesma divisão que a sua. Espero que tenha mais sorte nas próximas edições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sorteio muito complicado, emparelhar 2 equipes de nivel semelhante logo de cara é de doer.

Bom, na Série B nada está perdido. A campanha começou bem mais ou menos, mas tá tudo embolado, como toda Série B costuma ser hahaha se você engatar alguns resultados positivos, logo logo dá um salto na tabela.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente ideia de save em Vini. Quase um projeto pentágono que o @Johann Duwefez, mas que dentro do país. Vai ser legal de ver. 

A escolha do time foi ótima, fugiu dos dois grandes do Pará e pegou um time com potencial pra crescer. O trabalho até aqui está sendo ótimo. Ótimas contratações e usando o orçamento dentro do possível. O amazonense já tá ficando sem graça né? Pode usar full base sem medo hahah. Na série B eu pensei que ia na última temporada, mas repetindo um bom segundo turno esse ano, dá pra brigar dnv e dessa vez pegar a vaga. 

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa série B está pesada, disputa vai ser boa, e ainda está próximo e tem muito campeonato pela frente, tudo leva a crer que consegue ajustar o time como fez na temporada passada e se manter perto pra logo logo entrar no g4. Na copa do Brasil fica de novo a sensação que mesmo contra uma equipe do "mesmo nível", dava pra ter ido um pouco mais longe. Quem sabe na próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena a eliminação na Copa do Brasil nos pênaltis, ficou a sensação que dava pra avançar mais um pouquinho.

Na Série B é aquilo né, tá ali no meio da tabela. Se conseguir melhorar sobe, se não conseguir cai mais um pouquinho e fica por ali mesmo, se mantiver a pegada continua onde está. Olhando o lado positivo, são muitas possibilidades em aberto hehehe

Sobre a tática, algumas coisas me chamaram atenção, principalmente as instruções em transição e sem a bola. Fiquei com a sensação que seu time dá muito campo ao adversário quando perde a posse, recuando imediatamente para as posições defensivas, fazendo com que a pressão aconteça mais tarde - o que significa que dá mais campo ao adversário para explorar espaços nas costas da defesa. E não sei bem se Ritmo mais Baixo com Manter Formação e Mais Disciplina são as melhores escolhas, acho que acaba criando um jogo muito lento, pouco criativo e pouco agressivo. Se eu fosse você experimentava uma instrução de cada vez e via qual delas tem mais o efeito que você quer, depois se fosse o caso acrescentava outra e observava a combinação e só eventualmente deixava as 3.

Bom trabalho na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O grande equilíbrio da Série B demonstrada nessa atualização, não está bem, nem mal, mas qualquer sequência positiva já te lança pra cima tranquilamente. Pena que o mesmo vale para baixo. Acho que em breve esses resultados podem começar a surgir, mas se não, é focar em ficar e trabalhar com uma base melhor para a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Série B perdeu para clubes maiores, como Juventude, Sport e Ponte Preta. Infelizmente o empate em casa contra o CRB que não deveria ter ocorrido, pois foi dentro de casa. Na CdB deveria dar uma surra de toalha molhada no Vitinho por ter perdido o pênalti. Como sou um positivista eu acredito que está mais próximo da classificação ou mesmo de terminar em 5º lugar do que navegar próximo da degola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2022 em 23:25, Danut disse:

Que pena a eliminação cedo na Copa do Brasil. Pegou uma equipe da mesma divisão (e que até agora faz campeonato muito semelhante ao do Manaus), e esse equilíbrio se mostrou no jogo. A decisão veio no detalhe e acabou pendendo pro lado errado.

Na Série B a campanha foi de altos e baixos. Pessoalmente achei esse esquema tático com um MRB e um Mezzala muito faceiro. Mas vamos ver se tu consegue fazer ele funcionar, ou se vai acabar arrumando outra saída.

Foi um jogo bastante ruim da nossa parte e que acabou tornando a eliminação mais sentida, porque eram times do mesmo nível, como você bem apontou. 

A ideia é ser um esquema faceiro mesmo hehe, com o MRB cobrindo o Mezzala, porém até aqui nada funcionou do jeito que eu gostaria. Vamos ver daqui para frente. 

Valeu, Danut!

Em 21/02/2022 em 10:33, Peepe disse:

A Série B é um torneio engraçado e o FM repete isso, o campeonato nunca afunila e sempre mais da metade dele tem chances de acesso até quase o final da competição. Apesar do sofrimento pra acertar o time taticamente, a campanha faz o time sobreviver e passa a ideia que o time vai embalar se acertar. De fato, falta acertar o time defensivamente porque não é normal passar tantos jogos sofrendo gols em todos eles.

Na Copa do Brasil, aquele lamento pela derrota contra um adversário inferior mas, principalmente, a perda das boas cotas financeiras da Copa do Brasil. O formato em jogo único é muito cruel, principalmente contra um time da mesma divisão que a sua. Espero que tenha mais sorte nas próximas edições.

Bem observado. Estamos ali no bolo e se continuarmos nesse grupo até a reta final, ficaremos com boas chances de subir. E isso passa pela questão defensiva; acertando como o time se comporta lá atrás, creio que fica mais fácil desenhar o ataque. 

A sorte que ainda cheguei na segunda fase para garantir quase R$ 2 milhões, mas realmente é um formato muito mal montado e acaba sendo cruel uma eliminação tão cedo. 

Valeu, Pedro! 

Em 21/02/2022 em 09:14, Cadete213 disse:

Oeste não vacilou nos penalties, enquanto na Liga foi um início positivo, e onde acredito que será muito competitivo até ao final. Lugares de subida não estão longe, mas acima de tudo é preciso garantir a manutenção rapidamente.

Acho que dessa vez garantiremos a manutenção cedo. Confesso que estou olhando para cima agora e acho que com os ajustes certos ficaremos bem para esquecer essa mancha da Copa do Brasil. 

Valeu, Cadete!

Em 21/02/2022 em 13:13, Fujarra disse:

Sorteio muito complicado, emparelhar 2 equipes de nivel semelhante logo de cara é de doer.

Bom, na Série B nada está perdido. A campanha começou bem mais ou menos, mas tá tudo embolado, como toda Série B costuma ser hahaha se você engatar alguns resultados positivos, logo logo dá um salto na tabela.

Boa sorte!

É complicado, mas temos que fazer um pouco melhor se quisermos reclamar apenas do regulamento hehe.

Exatamente, estando no bolo é o que importa. Espero que daqui pra frente consigamos o sprint. 

Valeu, Marcio!

Em 22/02/2022 em 10:07, ElPerroMG disse:

Excelente ideia de save em Vini. Quase um projeto pentágono que o @Johann Duwefez, mas que dentro do país. Vai ser legal de ver. 

A escolha do time foi ótima, fugiu dos dois grandes do Pará e pegou um time com potencial pra crescer. O trabalho até aqui está sendo ótimo. Ótimas contratações e usando o orçamento dentro do possível. O amazonense já tá ficando sem graça né? Pode usar full base sem medo hahah. Na série B eu pensei que ia na última temporada, mas repetindo um bom segundo turno esse ano, dá pra brigar dnv e dessa vez pegar a vaga. 

Boa sorte na sequência!

Opa, bem-vindo de volta, mano. Que bom que curtiu a ideia, espero fazer jus à expectativa. 

Fugi de times tradicionais, mas acabei conseguindo pegar um time bastante organizado em termos de infra e elenco, o que acaba sendo bom também, o que inclusive me permite conseguir boas contratações, conforme o time avança. O Amazonense é a pré-temporada de luxo e vai ser isso mesmo, só a base, com os titulares entrando só vez ou outra para ganhar ritmo. 

A Série B está bem equilibrada, mas acho que agora dá pra superar o trauma do ano passado. 

Valeu, Perro! 

Em 22/02/2022 em 13:37, victor095 disse:

Essa série B está pesada, disputa vai ser boa, e ainda está próximo e tem muito campeonato pela frente, tudo leva a crer que consegue ajustar o time como fez na temporada passada e se manter perto pra logo logo entrar no g4. Na copa do Brasil fica de novo a sensação que mesmo contra uma equipe do "mesmo nível", dava pra ter ido um pouco mais longe. Quem sabe na próxima.

Menos mal que logo cedo o time já parece com um potencial de melhora, diferentemente do ano passado, o que nos custou a vaga. Na Copa do Brasil é isso, terceiro ano seguido caindo cedo com aquele gostinho de "quero mais". Uma hora vai. 

Valeu, Victor!

Em 22/02/2022 em 14:05, Tsuru disse:

Pena a eliminação na Copa do Brasil nos pênaltis, ficou a sensação que dava pra avançar mais um pouquinho.

Na Série B é aquilo né, tá ali no meio da tabela. Se conseguir melhorar sobe, se não conseguir cai mais um pouquinho e fica por ali mesmo, se mantiver a pegada continua onde está. Olhando o lado positivo, são muitas possibilidades em aberto hehehe

Sobre a tática, algumas coisas me chamaram atenção, principalmente as instruções em transição e sem a bola. Fiquei com a sensação que seu time dá muito campo ao adversário quando perde a posse, recuando imediatamente para as posições defensivas, fazendo com que a pressão aconteça mais tarde - o que significa que dá mais campo ao adversário para explorar espaços nas costas da defesa. E não sei bem se Ritmo mais Baixo com Manter Formação e Mais Disciplina são as melhores escolhas, acho que acaba criando um jogo muito lento, pouco criativo e pouco agressivo. Se eu fosse você experimentava uma instrução de cada vez e via qual delas tem mais o efeito que você quer, depois se fosse o caso acrescentava outra e observava a combinação e só eventualmente deixava as 3.

Bom trabalho na continuação.

Dureza, embora o time tenha merecido essa eliminação. 

Sim, com certeza, o Manaus parece só precisar de ajustes finos para embalar. 

Obrigado pelos comentários táticos. Eu fiz algumas mudanças sim, talvez nem todas seguindo essa linha que você passou, mas acho que o time realmente está um pouco mais solto. 

Valeu, Tsuru!

Em 23/02/2022 em 09:49, Henrique M. disse:

O grande equilíbrio da Série B demonstrada nessa atualização, não está bem, nem mal, mas qualquer sequência positiva já te lança pra cima tranquilamente. Pena que o mesmo vale para baixo. Acho que em breve esses resultados podem começar a surgir, mas se não, é focar em ficar e trabalhar com uma base melhor para a próxima temporada.

Vale mesmo, mas ainda tenho a impressão que o time olha para cima. Só falta o famigerado ajuste tático. A ideia é essa, se não der certo, continuar por aqui e montar uma base ainda mais sólida para 2024. 

Valeu, Henrique!

Em 24/02/2022 em 09:58, LC disse:

Na Série B perdeu para clubes maiores, como Juventude, Sport e Ponte Preta. Infelizmente o empate em casa contra o CRB que não deveria ter ocorrido, pois foi dentro de casa. Na CdB deveria dar uma surra de toalha molhada no Vitinho por ter perdido o pênalti. Como sou um positivista eu acredito que está mais próximo da classificação ou mesmo de terminar em 5º lugar do que navegar próximo da degola.

Sim, foram várias situações ruins nesse começo de série B que vão atrasando o time. Na CdB foi doído mesmo, mas é aquilo: passou da quinta cobrança vira roleta russa e nessa a gente se deu mal. Opa, espero que sua previsão seja concretizada, quiçá com o acesso. 

Valeu, LC!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2023 - Um herói (quase) imediato

Mercado de Transferências

Com o mercado que quase nunca fecha, seguimos buscando boas oportunidades para aumentar a qualidade do elenco. Nessa leva, chegaram Luiz Henrique, ponta emprestado pelo Fluminense, Aderlan, lateral comprado junto ao Paraná por módicos R$ 16 mil e Cachoeira, livre. Essas contratações foram facilitadas pela venda de uma das cláusulas que tínhamos com o Fortaleza pela venda de Brayan Gil, que também me permitiu dispensar Guilherme Amorim. 

Captura-de-tela-2022-02-20-165532f8a99dc

Nas saídas, os nomes que eu já não queria no time desde do início da temporada foram saindo. Vinícius Barba, Erivélton, Vitinho e Patric Calmon deixaram o clube e trouxeram alguma economia em salários. A saída com melhor efeito no caixa foi a de Patric Calmon, com os seus R$ 17 mil neutralizando a aquisição de Aderlan. 

Captura-de-tela-2022-02-20-16562982bb4b0

 

Copa Verde

Estreamos na competição contra o Real Brasília (DF), com a mesma estratégia de lançar os jogadores jovens a campo e dar a eles uma experiência valiosa de jogo para que no futuro eles possam incorporar o elenco principal. Pois bem, essa foi uma das partidas onde isso não aconteceu. 

Erramos tudo o que era possível, e Jonathan, nosso melhor prospecto, saiu com a nota 5,9. Quem se perguntou: mas porque você não trocou ele antes? Bem, no intervalo estávamos com 2-0 na sacola e vários jogadores abaixo de 6,5. Eliminação melancólica e seguimos distantes da chance de título na Copa Verde.

Captura-de-tela-2022-02-26-185657f017438

 

Série B

Se no mata-mata ainda não fomos felizes, na liga as coisas se encaminham para um desfecho feliz. Porém, antes disso, alguns percalços durante junho. Após a vitória sobre o Sampaio Corrêa, que anda na rabeira da tabela, a esperança era emendar três vitórias seguidas nos compromissos contra Cuiabá e América de Natal, que também não estão na parte de cima da tabela. No entanto, dois empates, onde Philippe foi o nome do dia, nos colocaram numa situação incômoda. 

Vencemos o América (MG) em um duelo de times com objetivos parecidos, com uma atuação bastante sólida, mas contra o vice-líder Atlético (GO) fizemos um jogo abaixo da crítica e Baralhas abriu o placar já na segunda etapa. Buscamos o empate, mas Pablo Pardal deu números finais ao duelo aos 95’. 

Captura-de-tela-2022-02-20-165402a9bdb3a

Contra o rubro-negro artificial, o Oeste, mais um empate, e o sinal que as coisas estavam degringolando rapidamente. Nesse momento, parei e dei uma respirada, tentando ver quem estava indo mal e o que poderia ser ajustado taticamente. Poucas coisas foram ajustadas porque eu sentia que o time não precisava de nenhuma alteração drástica, mas em nomes tivemos a entrada de Luiz Henrique ao time titular. 

Quem visse o clube antes dele iria dizer porque não o contratamos antes. Porque depois da entrada dele no time titular, o Manaus parecia o Bayern de Munique. 5-0 no Botafogo (PB) e 2-0 no Náutico, com três gols da fera nesses jogos. Essas vitórias abriram caminho para o embate contra o Coritiba, mais um time verde na briga pelo acesso. O time do Alto da Glória veio num 4-4-2 losango que, se não é bem montado, dá campo para os laterais, algo que aconteceu aos montes nessa partida. Aos 22’ Busanello acha Phillipe no primeiro pau e o atacante não desperdiça. Fomos para o intervalo com uma vantagem miníma. 

Pedindo atenção ao time, logo aos 55’, Luiz Henrique deu o ar da graça ao receber uma enfiada de Douglas Lima e bater por cima do goleiro. Dez minutos depois, Rodi Ferreira cobrou bem um pênalti e ampliamos. Aos 71, um lance de três toques colocou Luiz Henrique na frente do gol novamente para selar a goleada. No fim, o Coritiba descontou, mas foi só para manter a dignidade. 

Captura-de-tela-2022-02-20-16542353f5e80

Contra o Guarani, foi um passeio, com as digitais de Riquelme, que comandou um recital com as suas três assistências na espantosa goleada por 6-1, onde todos os golos ocorreram no primeiro tempo. Teve gol de cabeça, no rebote da bola parada, de fora da área, enfim, para todos os gostos. 

Captura-de-tela-2022-02-20-16544601d4cd6

 

Calendário 

Captura-de-tela-2022-02-26-190212fff5f25

 

Classificação

A sequência de quatro vitórias seguidas catapultou o Manaus ao G-4, com 33 pontos ao final do primeiro turno. É fato que estamos a apenas três pontos do oitavo colocado, o Náutico, mas também é interessante observar que o nosso retrospecto recente foi justamente contra os times imediatamente abaixo de nós na tabela, o que dá um baita combustível ao time. Os 38 gols marcados nos colocam como o segundo melhor ataque da série B, enquanto que a defesa é a sexta melhor, com 24 gols sofridos. 

Temos bala na agulha para buscar o acesso, resta saber se o returno será tão auspicioso como esse final de turno.

Captura-de-tela-2022-02-20-16473520d05e2

Estatísticas gerais | individuais

 

Tática

Como disse acima, não fiz grandes mudanças, sigo fazendo pequenas experimentações. No lado esquerdo, um lateral atacando para dar um pouco mais de força ofensiva, enquanto que o lado direito tem um avançado interior para aproveitar os espaços deixados pelo atacante recuado. Para dar a carga ofensiva, o meia ofensivo central vira um atacante sombra, buscando combinar jogadas com o AR e o AI.

Removi a instrução de manter a formação e o passe curto como opção principal. Adicionei o jogar a partir da defesa para buscar o espaço que o adversário cede quando nos pressiona.  

Captura-de-tela-2022-02-20-165658c572c8a

 

Extra-campo

  • Sai a previsão da fornada de jovens 2023
  • Equipe técnica do Manaus tem orçamento expandido
     
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Um herói (quase) imediato  - (At. em 26.02)

As coisas não começaram muito bem nessa atualização, mas o final realmente foi bem positivo. Mudou da água para o vinho.

Uma coisa a cuidar é que os três da frente estão abrindo vantagem. Mais um pouco e vira uma briga de um monte de clubes por uma só vaga. Aí fica mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esta fase começou aos solavancos, mas o mês de Julho acaba por ser sensacional. Para mim, o destaque vai para a goleada no terreno do Guarani, adversário direto na luta pela subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo não parecendo tão craque quanto deveria, Luiz Henrique faz a diferença. Que baita contratação, mudou o time da água pro vinho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da tática, em questão de posicionamento é a mesma que estou usando, só mudando algumas funções. Gosto muito do avançado sombra.

Junho ALTAMENTE irregular, ta doido, mas parece estar fazendo jogos "melhores" contra equipes da parte de cima. Esse amasso no Guarani finalizou um mês de retomada muito forte, venceu e convenceu em todos os jogos. Sem contar que ultrapassou o próprio Guarani.

Provou que dá pra subir, mas tem que deixar pra trás a irregularidade e não bobear contra as equipes lá de baixo. As vagas podem diminuir com a disparada de um ou outro time e aumentar a pressão nos jogos finais. Boa sorte pra esse segundo turno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande contratação para temporada o Luis Henrique ein, vai ajudar muito nesse nível

Colocando a leitura e dia muito triste o fato de o fato do Alexandre Trem ter perdido espaço ele pode ser ruim mas a força nominal dele é sensacional heuheheuhue

A serie B sempre é uma briga de foice no escuro na briga pelo acesso, mas olha essas vitorias contra adversários diretos podem valer ouro no futuro, passou por América-MG e Guarani agora é aproveitar a curva pra cima e se consolidar no G4, é só para de empatar com o América de Natal que vai dar tudo certo huehueuheue

Feliz que nesse universo paralelo o Paraná ainda existe

Boa Sorte Vini

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a mesma sensação do Danut, apesar de estar bem e no G4, parece que a disputa de todo mundo abaixo do terceiro lugar vai ser pela vaga restante, pois os 3 primeiros já deram uma boa separada dos demais. Claro que é Série B e no fim pode nenhum deles se classificar, mas óleos bem abertos.

Maravilhosa a previsão da fornada risos

Tática interessante, e o jogo no Brasil favorece esse estilo de jogo com 1 atacante centralizado e outro vindo por trás, tanto que tem dado certo. O ponto negativo fica pela eliminação bem precoce na Taça Verde, achei que era possível passar (mas como foi pra campo com garotos, era realmente pra tomar uma coça hahaha)

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 3 primeiros estão claramente a mostrar que vão ficar nesses mesmos lugares. A grande disputa que irá ocorrer até ao final da época, será mesmo pelo 4º lugar. E é aí que tu entras, pois parecem ser "trinta" cães a um osso. A época está a correr muito bem e fico contente por ver/perceber que a contratação do Luiz Henrique foi muito importante. 

A eliminação na Taça Verde aconteceu cedo demais. Eu esperava um pouco mais! Ainda assim, referir que abordaste esta competição com uma equipa alternativa e isso acaba por "pagar-se" caro.

Vamos em frente! 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do início para o final houve uma bela mudança em termos de resultado. Chegou a golear Coritiba e Guarani. Excelente. A possibilidade de conquistar o acesso é bem nítida, basta manter essa evolução, mesmo com Guarani, América Mineiro, Avaí e Náutico na sua cola. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Cachoeira é um que começa no Vasco? Se for, é bola demais. 

Vou começar cornetando. Acho que na Copa Verde poderia ter deixado força máxima para não correr riscos, ainda mais que dá uma vaga para disputar uma competição internacional e visto a qualidade do seu elenco, teria chances demais de buscar essa vaguinha com um título para melhorar reputação do treinador. 

Agora elogiando o treinador, tu teve a calma que muitos jogadores de FM não tem, que é sentar, respirar e dar uma analisada no que se pode melhorar. O resultado foi essa virada de chave no time, que agora entra no G-4 e vai brigar até o final pra se manter ali, porque qualidade o time tem. Eu gosto muito da sua dupla de meio, Nestor é muito mito no FM.

Olhando as estatísticas individuais me chamou atenção o Girotti na Ponte Preta. Pode ser um bom nome para reforçar o Manaus na próxima temporada, ainda mais que a Ponte não deva subir.

Boa sorte no returno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz Henrique é craque e o FM não mente. Acertou o time em cima dele tal qual Abel Braga e está conquistando resultados surpreendentes.

Esse mês de julho artilheiro é bom sinal, vamos ver até aonde vai esse embalo mas é o momento de construir uma gordura boa.

Na tática me preocupa um pouco que é muito jogador atacando, pouco apoiando e quase ninguém defendendo. Como tem dado certo, não vamos reclamar mas talvez seja legal pensar nos alas apoiar ou num meia central menos ousado que o mezzalq quando tiver que segurar o resultado.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 20:53, felipevalle disse:

Por curiosidade, o Douglas Lima jogando como AS tem quantos gols e assistências?

1 assistência e 2 gols, em 7 jogos na função. 

Valeu, Felipe!

Em 26/02/2022 em 23:53, Danut disse:

As coisas não começaram muito bem nessa atualização, mas o final realmente foi bem positivo. Mudou da água para o vinho.

Uma coisa a cuidar é que os três da frente estão abrindo vantagem. Mais um pouco e vira uma briga de um monte de clubes por uma só vaga. Aí fica mais difícil.

Ainda bem, já estava preocupado hehe.

Sim, agora temos que cuidar para manter essa boa fase e capitalizar em cima dela, grudando ainda mais no top-3 da Série B. Condições para isso o time tem e agora com esse embalo positivo, pode ser o que faltava para olhar somente para cima na tabela. 

Valeu, Danut!

Em 27/02/2022 em 07:44, Cadete213 disse:

esta fase começou aos solavancos, mas o mês de Julho acaba por ser sensacional. Para mim, o destaque vai para a goleada no terreno do Guarani, adversário direto na luta pela subida.

Rapaz, essa goleada me deixou bastante surpreso e animado. Espero que seja a tônica dos próximos jogos. 

Valeu, Cadete!

Em 27/02/2022 em 09:06, Marcolation disse:

Mesmo não parecendo tão craque quanto deveria, Luiz Henrique faz a diferença. Que baita contratação, mudou o time da água pro vinho.

Cara, ele é o homem do momento. Parece que destravou a tática, ele é muito participativo em campo, o que facilita bastante a minha vida. 

Valeu, Marco!

Em 27/02/2022 em 11:07, victor095 disse:

Gostei da tática, em questão de posicionamento é a mesma que estou usando, só mudando algumas funções. Gosto muito do avançado sombra.

Junho ALTAMENTE irregular, ta doido, mas parece estar fazendo jogos "melhores" contra equipes da parte de cima. Esse amasso no Guarani finalizou um mês de retomada muito forte, venceu e convenceu em todos os jogos. Sem contar que ultrapassou o próprio Guarani.

Provou que dá pra subir, mas tem que deixar pra trás a irregularidade e não bobear contra as equipes lá de baixo. As vagas podem diminuir com a disparada de um ou outro time e aumentar a pressão nos jogos finais. Boa sorte pra esse segundo turno.

Eu também gosto. Usei uma vez em um time argelino no Mare Nostrum e me apaixonei haha

O time tem uma certa tendência a jogos mais equilibrados contra os grandes e agora parece se acertar em outros duelos também. É tudo muito embrionário, mas as vitórias contra Guarani e Coritiba são bastante significativas (junte a elas os triunfos contra Náutico e América (MG)). E juntar esses dois cenários (vencer os pequenos e pontuar nos confrontos diretos) é fundamental para pensar no acesso, que ainda está bastante disputado por várias equipes.

Valeu, Victor!

Em 27/02/2022 em 19:39, Guilhererme disse:

Grande contratação para temporada o Luis Henrique ein, vai ajudar muito nesse nível

Colocando a leitura e dia muito triste o fato de o fato do Alexandre Trem ter perdido espaço ele pode ser ruim mas a força nominal dele é sensacional heuheheuhue

A serie B sempre é uma briga de foice no escuro na briga pelo acesso, mas olha essas vitorias contra adversários diretos podem valer ouro no futuro, passou por América-MG e Guarani agora é aproveitar a curva pra cima e se consolidar no G4, é só para de empatar com o América de Natal que vai dar tudo certo huehueuheue

Feliz que nesse universo paralelo o Paraná ainda existe

Boa Sorte Vini

LH é fera demais, tá louco. Queria segurar ele no time por mais um ano, pelo menos. 

Hahaha pois é, esse avião não decolou. A verdade é que ele foi importante, mas consegui trazer nomes melhores para o seu lugar e isso tirou o espaço dele. 

Série B é isso mesmo, vencemos não só esses dois, como Náutico e Coritiba, times que não estão muito longe de nós na classificação, sinal de que as vitórias foram imprescindíveis. O duro são esses empates bobos aí, me quebram mesmo hahaha

Sim, pena que na vida real não seja assim, gosto muito da equipe. 

Valeu, Gui!

Em 01/03/2022 em 01:37, Fujarra disse:

Tenho a mesma sensação do Danut, apesar de estar bem e no G4, parece que a disputa de todo mundo abaixo do terceiro lugar vai ser pela vaga restante, pois os 3 primeiros já deram uma boa separada dos demais. Claro que é Série B e no fim pode nenhum deles se classificar, mas óleos bem abertos.

Maravilhosa a previsão da fornada risos

Tática interessante, e o jogo no Brasil favorece esse estilo de jogo com 1 atacante centralizado e outro vindo por trás, tanto que tem dado certo. O ponto negativo fica pela eliminação bem precoce na Taça Verde, achei que era possível passar (mas como foi pra campo com garotos, era realmente pra tomar uma coça hahaha)

Boa sorte

Do quarto ao oitavo lugar tem muito mais briga do que entre os três primeiros, então temos que ficar bem espertos mesmo para não ficar na briga por essa última vaga. 

O melhor são as previsões do Diretor, só iludido pra cair nela hahaha

Inclusive eu pensei na tática depois que você (acho) soltou algo parecido no grupo de wpp, daí resolvi testar e depois de muitos ajustes, cheguei nessa formação atual. Porra, a Copa Verde foi um fiasco enorme, nem posso por só na conta dos garotos, mas o adversário era fraquinho para meter um 4-0. 

Valeu, Marcio!

Em 01/03/2022 em 08:10, Martini Branco disse:

Os 3 primeiros estão claramente a mostrar que vão ficar nesses mesmos lugares. A grande disputa que irá ocorrer até ao final da época, será mesmo pelo 4º lugar. E é aí que tu entras, pois parecem ser "trinta" cães a um osso. A época está a correr muito bem e fico contente por ver/perceber que a contratação do Luiz Henrique foi muito importante. 

A eliminação na Taça Verde aconteceu cedo demais. Eu esperava um pouco mais! Ainda assim, referir que abordaste esta competição com uma equipa alternativa e isso acaba por "pagar-se" caro.

Vamos em frente! 😄

LH é fundamental para que estejamos nessa briga pelo quarto lugar e espero que o time continue embalado para quem sabe colar ainda mais nesse pelotão de cima. Não quero depender apenas da última vaga. 

Rapaz, eu também, foi um jogo vergonhoso para a equipe. Continuo com a ideia dos times alternativos, mas agora terei que mesclar melhor os nomes para esses duelos. 

Valeu, Martini!

Em 01/03/2022 em 10:25, LC disse:

Do início para o final houve uma bela mudança em termos de resultado. Chegou a golear Coritiba e Guarani. Excelente. A possibilidade de conquistar o acesso é bem nítida, basta manter essa evolução, mesmo com Guarani, América Mineiro, Avaí e Náutico na sua cola. Boa sorte na sequência.

É isso, se equilibrarmos esses resultados no confronto direto com os jogos contra os pequenos, nossa margem de evolução é bem grande. 

Valeu, LC!

Em 03/03/2022 em 07:56, ElPerroMG disse:

Esse Cachoeira é um que começa no Vasco? Se for, é bola demais. 

Vou começar cornetando. Acho que na Copa Verde poderia ter deixado força máxima para não correr riscos, ainda mais que dá uma vaga para disputar uma competição internacional e visto a qualidade do seu elenco, teria chances demais de buscar essa vaguinha com um título para melhorar reputação do treinador. 

Agora elogiando o treinador, tu teve a calma que muitos jogadores de FM não tem, que é sentar, respirar e dar uma analisada no que se pode melhorar. O resultado foi essa virada de chave no time, que agora entra no G-4 e vai brigar até o final pra se manter ali, porque qualidade o time tem. Eu gosto muito da sua dupla de meio, Nestor é muito mito no FM.

Olhando as estatísticas individuais me chamou atenção o Girotti na Ponte Preta. Pode ser um bom nome para reforçar o Manaus na próxima temporada, ainda mais que a Ponte não deva subir.

Boa sorte no returno!

Aqui é um que começa a carreira no São Paulo. Negócio de ocasião, deve ser só uma alternativa aos titulares mesmo, rs.

É justa a cornetagem, mas pensei no calendário cheio e mandei time alternativo, por causa da série B. Além disso, quero que os moleques tenham algum tempo de jogo. Mais para frente, dá para pensar em equilibrar melhor os nomes, para evitar outros vexames como esse. 

Essa é a parte mais difícil. Aprendi que, se a fase é ruim, é melhor parar o jogo e analisar o que pode ser melhorado, e pegar o FM outro dia para continuar. Emendar muitas partidas ao mesmo tempo pode trazer aquela espiral negativa de resultados. 

Observou bem, inclusive coloquei ele no meu radar. Em um momento mais avançado do jogo, ele tem 11 gols em 26 jogos, com 45% de chutes certos a gol. São números interessantes. Pena que ele custe R$ 2mi, terei que esperar um pouco mais para pensar em contar com ele. Obrigado pela dica. 

Valeu, Perro. Espero que continue pela área!

Em 07/03/2022 em 22:54, Peepe disse:

Luiz Henrique é craque e o FM não mente. Acertou o time em cima dele tal qual Abel Braga e está conquistando resultados surpreendentes.

Esse mês de julho artilheiro é bom sinal, vamos ver até aonde vai esse embalo mas é o momento de construir uma gordura boa.

Na tática me preocupa um pouco que é muito jogador atacando, pouco apoiando e quase ninguém defendendo. Como tem dado certo, não vamos reclamar mas talvez seja legal pensar nos alas apoiar ou num meia central menos ousado que o mezzalq quando tiver que segurar o resultado.

Boa sorte na sequência!

Eu estou maravilhado hahaha

É o meu modelo para os próximos meses. Time goleador, atento, vencendo jogos grandes e os nem tão grandes assim; típica sequência que anima todo o jogador de FM. 

Não acho tanto assim. Temos 3 defendendo, 4 apoiando e 3 atacando, é até um tanto conservador. Talvez o ponto seja a combinação entre os meias mesmo, que tem funções mais agressivas. Dá para pensar em algo mais básico quando precisarmos fechar a casinha, realmente. 

Valeu, Pedro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...