Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação


#Vini

Posts Recomendados

Simplesmente um nigeriano no Amazonas, sensacional.

Eu to surpreso com a campanha, achei que ficaria mais ali na zona do agrião, mas a real é que tá até sonhando com acesso, muito bom. Enquanto que esse sonhado acesso vai ser difícil de se atingir, acho que subir agora pode não ser muito positivo, PORÉM, no futebol, a gente joga pra ganhar, então que venha o acesso e você apanhe feito boi bandido na próxima temporada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, que bela maneira de comemorar o jogo 100 no comando do clube haha.
Com a manutenção assegurada, a distância não é das menores pro G4, mas quem sabe não começa a sonhar com algo mais no 2º turno. Só precisa transformar mais empates em vitórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu avisava que o nível da Série B não é tããão assustador assim. A campanha é segura e já sente o cheiro do G-4, ainda que me pareça um pouco precipitado esse sonho agora: apesar de segura, a campanha do Manaus nunca embalou e esteve sempre a uma distância razoável do bloco que sobe. Pode ser que encontre pontos pelo caminho e chegue lá mas, sendo pé no chão, o time teria que superar essa vontade de empatar tanto para vencer jogos e chegar.

De qualquer forma, é um ano para dar orgulho e esperança. Vamos ver como termina. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

É curioso que o único momento de dificuldade até agora tenha vindo na Série C e ainda culminou com acesso. Mas a equipe vai bem e já sonha até com o acesso, mostrando que a Série B para times organizados não é tão assustadora assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/02/2022 em 22:44, Danut disse:

Time tá indo bem, mas a distância pro acesso é grande. Talvez se tivesse vencido o Juventude eu estivesse mais otimista. Do jeito que a coisa se apresenta agora acho que não dá não.

Em todo caso, fiquei feliz de ver que continuará no Manaus.

Pois é, seguimos acreditando, mas ter pontuado um pouco mais ajudaria mais na missão, que agora ganha ares de desafio. Vamos ver o que rolou. 

É, as propostas foram tentadoras, mas tem coisa pra fazer aqui. 

Valeu, Danut!

Em 08/02/2022 em 23:49, maiconandrade disse:

Boa campanha para um recém subido.

Um acesso trará bons resultados financeiros, mas acompanhado de um sério risco de ser um time ioiô.

Com certeza, não esperava algo assim. Valeu, Maicon!

É uma sinuca de bico. Ficar na série B também implica em um rombo financeiro que pode comprometer a capacidade de investimentos no time para conquistar o acesso. 

Valeu pelo comentário e bem-vindo de volta a área!

Em 09/02/2022 em 03:10, Guilhererme disse:

Pouco embolado essa briga pra subir ein, rapaz é só briga de foice cega, mas o importante é estar ali no meio 

Tá com um grande problema de Centro Avante ein, só maluco que fede a perder gol kkkkk, mas algum há de dar certo pô é só chutar uma bola não deve ser tão difícil

Realmente muito estratégico ficar no Manaus imagina ganhar um título brasileiro com o Bahia e pegar um time da 3° divisão pra treinar logo em seguida

Boa sorte Vini

É isso, enquanto tivermos as nossas chances, tá valendo. 

Nossa, nem me fale, só os pé-de-pano da vida hahaha 
Mas é isso, seguimos em busca do cara que faça a diferença na frente do gol, espero tê-lo em 2023. 

É o caminho natural no pentágono, mas que rolou uma pulga atrás da orelha, rolou sim hehe. 

Valeu, Guilherme!

Em 09/02/2022 em 04:29, Cadete213 disse:

Resultado pesado na Copa mas a boa campanha na Série B continua. O bom trabalho começa a ser reconhecido e o assédio dos outros clubes é normal. 

Foi uma bela sapatada, quando acreditei que poderia me sair bem. Acho legal receber essas propostas e depois de ficar balançado pelo Bahia, estou concentrado no Manaus. 

Valeu, Cadete!

Em 09/02/2022 em 06:07, Martini Branco disse:

Chapecoense, Bahia e Coritiba estão atentos ao excelente trabalho do mister, contudo, acho sensato que permaneças. O clube vive um período muito interessante e a doze jogos do fim, pode ainda chegar a posições muito interessantes e que podem culminar com um acesso ao próximo patamar. Dos doze jogos, a maioria são perante equipas inferiores. Há que pôr o pé no acelerador, porque é agora ou nunca!

Pena a queda na Copa Verde, mas fruto das circunstâncias acabou por ser mais do que natural.

Exato, é bom aproveitar para construir um legado à frente do Manaus e depois se aventurar em outras terras. Por enquanto, vale para inflar o ego do treinador. O campeonato ainda tem boas possibilidades e espero aproveitar as chances disponíveis. 

Infelizmente, sim. Ficam as lições para o próximo ano. 

Valeu, Martini!

Em 09/02/2022 em 08:37, Tsuru disse:

Indo para outros centros dificilmente vai voltar ao Norte, ainda mais dirigindo times da Série A. Por isso gostei da permanência no Manaus.

A campanha na Série B é muito boa, mas com seis pontos de diferença para o G4 acho o acesso difícil. Vamos ver o que o destino reserva na reta final.

E na Copa Verde já estava aqui me animando, aí vem o Dragão e dá logo uma solapada de cinco. Pesado.

Sobre a tática, se achar que o time está muito "afobado" experimenta tirar Contra-Atacar e baixar a pressão para "Mais Urgente" (em vez de "Extremamente Urgente"), aqui essas mudanças equilibraram a intensidade e as finalizações ficaram mais precisas.

É isso, a permanência é estratégica também, embora pensando melhor depois, exista a vontade de construir um legado bem bacana no Amazonas. 

Na série B é isso mesmo, tem água pra rolar, mas nossa margem de erro é zero, complicado. Enquanto isso, a Copa Verde me trouxe uma ilusão com o jogo da ida. Na volta, mesmo com o time reserva, entramos muito abaixo e quando pensamos em voltar à partida, o boi já tinha ido. 

Taticamente falando, devo manter essa base por enquanto porque precisamos ser mais afobados visto que não temos bons atacante para aumentar a eficácia das chances criadas. No entanto, é algo que penso mexer mesmo para o futuro, para aprimorar a formação do Manaus. 

Valeu, Tsuru!

Em 09/02/2022 em 11:01, victor095 disse:

De fato ainda é difícil, mas totalmente plausível. Acredito que Ceará e Vitória não deixem escapar o acesso, mas as outras duas vagas estão abertas. Importante vai ser ao menos nos próximos 2 a 4 jogos encostar de vez ali, tipo 1 ou 2 pontos pra entrar no g4, porque aí leva a briga até o fim. Time segue com poucas derrotas, só não pode deixar empates custarem a vaga nessa reta final. Boa sorte!

É como diz o título da atualização, enquanto tem bambu, tem flecha. Só que precisamos das falhas das outras equipes e isso é sempre algo ruim de depender. Os empates entram nessa equação com juros e correção, infelizmente. 

Valeu, Victor!

Em 09/02/2022 em 23:35, Fujarra disse:

Simplesmente um nigeriano no Amazonas, sensacional.

Eu to surpreso com a campanha, achei que ficaria mais ali na zona do agrião, mas a real é que tá até sonhando com acesso, muito bom. Enquanto que esse sonhado acesso vai ser difícil de se atingir, acho que subir agora pode não ser muito positivo, PORÉM, no futebol, a gente joga pra ganhar, então que venha o acesso e você apanhe feito boi bandido na próxima temporada!

Escola Marcio de contratações: on. 

Eu também, achei que sofreria mais e o time acabou encaixando taticamente, minimizando as fraquezas do elenco. O acesso não era esperado e com o desenrolar da temporada, não era nosso objetivo e alguns empates que foram vistos como positivos anteriormente, agora já não são tão bons assim. Jogamos pra ganhar, mas se rolar, vamos aproveitar bem esse segundo ano de Série B.

Valeu, Marcio!

Em 10/02/2022 em 10:40, div disse:

Rapaz, que bela maneira de comemorar o jogo 100 no comando do clube haha.
Com a manutenção assegurada, a distância não é das menores pro G4, mas quem sabe não começa a sonhar com algo mais no 2º turno. Só precisa transformar mais empates em vitórias.

Presente de grego que chama né hahaha

É isso, com a primeira meta atingida, vamos buscar o acesso. Porém, a conta ficou mais cara com os inúmeros empates do turno. 

Valeu, Div!

Em 10/02/2022 em 15:48, Peepe disse:

Eu avisava que o nível da Série B não é tããão assustador assim. A campanha é segura e já sente o cheiro do G-4, ainda que me pareça um pouco precipitado esse sonho agora: apesar de segura, a campanha do Manaus nunca embalou e esteve sempre a uma distância razoável do bloco que sobe. Pode ser que encontre pontos pelo caminho e chegue lá mas, sendo pé no chão, o time teria que superar essa vontade de empatar tanto para vencer jogos e chegar.

De qualquer forma, é um ano para dar orgulho e esperança. Vamos ver como termina. Boa sorte!

E estava certo, dou o braço a torcer hehe. Também sou pé no chão, mas sinto que o time está em viés de alta e naturalmente subimos a régua para tentar capitalizar em cima disso. A questão é lidar com os outros times na briga também. 

Com certeza, temos uma base muito boa para 2023. 

Valeu, Pedro!

Em 11/02/2022 em 11:25, Henrique M. disse:

É curioso que o único momento de dificuldade até agora tenha vindo na Série C e ainda culminou com acesso. Mas a equipe vai bem e já sonha até com o acesso, mostrando que a Série B para times organizados não é tão assustadora assim.

Curioso mesmo, né. O rápido acerto da equipe que nos afastou da briga pelo rebaixamento e a consolidação no meio de tabela permitiram que o time pudesse se encaixar na parte de cima da tabela e quem sabe beliscar um acesso. De qualquer forma, é bom ver que não tem bicho-papão no campeonato. 

Valeu, Henrique!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2022 - A conta, por favor

Mercado de Transferências

Dessa vez, não tivemos nenhuma entrada nova, porém, aqueles que já estavam no clube emprestados, renovaram seus vínculos com o Manaus e já estamos de olho para assinar com alguns a custo zero. Apenas Heron não teve o empréstimo renovado e fica até o fim do ano. 

Adicionalmente, aproveitamos a leva de jovens jogadores dispensados nas Séries A e B para oferecer um mês de testes e quem sabe trazer alguém interessante. 

Série B - 2º Turno

Iniciando outubro, enfrentamos em casa o Botafogo (SP), atual 19º colocado. A ordem do dia era vencer e vencer bem para não perder terreno na briga pelo acesso. E os jogadores entenderam bem o recado, dominando as ações ofensivas e bloqueando qualquer perigo na defesa. Abrimos o placar cedo, aos 21’, e seguimos em busca do gol do sossego, que veio apenas na segunda etapa após gol contra. 

Contra o Criciúma e seu 4-2-4 kamikaze, resolvi me expor menos, usando um jogo de ritmo lento e controle da posse, ainda receoso do que os pontas do time da terra do carvão poderiam fazer. A estratégia funcionou relativamente bem e abrimos o placar novamente de pênalti. Demos azar de Lucão receber uma bola e fazer grande jogada individual aos 40’ para empatar, mas não nos desesperamos e fomos premiados com o gol de Riquelme aos 60’. Como tivemos um intervalo de apenas dois dias para o jogo anterior, troquei todos os meias pouco depois e ainda assim nos viramos bem. 

O Ceará era o líder e contra eles não iríamos pensar em jogar igual aos outros times, ainda mais depois da piaba que tomamos no turno. Com a mentalidade em Defender durante toda a partida, achei que o time segurou bem o ímpeto ofensivo do Vozão durante 90 minutos. Eu disse durante 90 porque aos 92’, Busanello comete uma falta na lateral-direita, e a zaga cochilou em níveis absurdos, dando condições para Paulinho Boia só empurrar às redes. 

Captura-de-tela-2022-02-07-1927515b094a9

Após o empate contra o Botafogo (PB), em mais um dos empates a se lamentar no campeonato, emendamos uma sequência forte e vencemos Operário (PR) (3-0), Cuiabá (3-0), CSA (2-0) e Ponte Preta (1-0). Este último foi um dos mais duros da sequência, com o time campineiro criando toda a sorte de problemas para a nossa equipe e só fomos salvos aos 81’, com um golaço de Douglas Lima. 

Essa sequência foi perfeita para nos colocar na briga pelo acesso, a quatro pontos do Londrina que tinha um jogo a mais do que os demais postulantes pela vaga. O problema é que a nossa sequência, que no recorte dos 12 jogos mostrava apenas 3 times acima do 10º lugar, agora trazia todos eles nas quatro últimas rodadas. 

Captura-de-tela-2022-02-07-185136092c800

Calendário - Disputa pelo acesso 1 | 2

Dos times que brigavam pelo acesso, por outro lado, o Manaus era o único que tinha três jogos em casa. Porém, enfrentaríamos o líder numa série em que não era permitido perder pontos. E para ajudar, teríamos os desfalques de Heron (DC) e Busanello (LE), nosso jogador com o maior número de desarmes por jogo. 

Contra o time esmeraldino, começamos bem, mas era sabido que um vacilo seria fatal. E ele aconteceu aos 26’, quando Marcinho puxou a marcação e cruzou na medida para Vinícius Lopes cabecear na segunda trave para o fundo das redes. Daí para frente tentamos buscar o empate a todo custo, para salvar o mínimo daquela partida, mas não conseguimos. 

Captura-de-tela-2022-02-07-19284846275d4

A derrota complicava demais nossa situação. Na sequência, ainda vencemos o Paraná, adversário direto, e tiramos eles da briga pelo acesso. O problema foi que Juventude e Londrina também venceram, abrindo 4 pontos para nós, com 2 jogos por disputar, ainda considerando que o primeiro enfrentaria o 17º e o 12º, enquanto que o time paranaense pegaria último e penúltimo (dados da 34ª rodada). Era impossível pensar em uma zebra.

Captura-de-tela-2022-02-07-190430b39483b

Com as vitórias de Juventude (essa com o gol aos 96’!) e Londrina, o acesso ficaria em uma disputa entre eles. Fomos enfrentar o Timbu apenas pela honra e vencemos por 2 a 1, com ótimo jogo de Vitinho, que receberá mais uma chance no time. No fim, o Londrina levou a vaga. 

Captura-de-tela-2022-02-11-204834fa782fe

 

Calendário

Captura-de-tela-2022-02-07-1926568535215

 

Classificação

Terminamos em um improvável sexto lugar, levando em conta a situação do clube no começo do campeonato. Mas a tática encaixou bem e o time adquiriu entrosamento, segurando pontos importantes no começo do campeonato para afastar o medo do rebaixamento e se consolidar na parte de cima da tabela. Pena que o embalo veio apenas no terço final do campeonato e dependia de uma campanha perfeita para culminar no acesso. Ao menos, no aspecto individual, essa campanha serviu para que eu fosse escolhido como o segundo melhor treinador da competição.

Vale destacar que fomos a terceira melhor defesa e o sétimo melhor ataque, dependendo muito dos meias ofensivos para marcar gols. Destaque também para os absurdos 96 gols do Goiás, vice-campeão. No fim, a melhor defesa do Vitória foi premiada com o título. 

Captura-de-tela-2022-02-07-193856fce486a

Estatísticas gerais | individuais

 

Elenco e Fornada de Jovens

O elenco que terminou o ano teve muitas modificações ao longo de 2022. A meta para 2023 é tentar garantir parte desses jogadores e adicionar mais qualidade para que possamos dar conta de uma série B que contará com Coritiba, Avaí, Sport e América-MG. Muitos dos jogadores que vieram da Série C, como Gilson Alves, Vinícius Barba e Rafael Ibiapino não devem continuar. 

A prioridade é trazer bons nomes para o meio, que está carente de cobertura e para o comando do ataque. Não estou satisfeito com os nomes atuais e espero mudar isso com bons reforços. 

Sem-titulo1ca7ff41529173a5.png

Abaixo os números do elenco. Não só em números, mas em desempenho, destaco Caíque França, que tomou a meta para si e fechou o gol em inúmeras vezes, elevando o nível da posição. Arthur Henrique e Busanello, na zaga e lateral-esquerda, foram duas fortalezas e de vez em quando ainda contribuíam no ataque. 

Riquelme foi o dono do meio-campo e após sua chegada o time melhorou bastante, adicionando um homem de chegada, minimizando assim a falta de um atacante que faça o seu trabalho. Esses foram os principais nomes da equipe e espero que sejam minha espinha dorsal para 2023. Um ponto a destacar foi a aposentadoria de Ricardo Oliveira em outubro. O homem bateu alguns recordes e terá uma taça do amazonense para chamar de sua. 

Sem-titulo-2b30ad5ac05bfb206.png

Pelo desempenho na série B pagamos R$ 580 mil ao elenco e ano que vem espero pagar mais por uma temporada ainda melhor. 

A tática não mudou muito e não mudará para o ano que vem. O que espero é adicionar qualidade para evoluir seu desenvolvimento, além de montar um plano B para nos resguardar em dias mais complicados. Nosso desempenho com ela foi muito forte defensivamente e pelo relatório do analista ficaríamos em posição melhor, mas os outros times fizeram campanhas superior aos 70 pontos e isso comprometeu nossas chances, o que mostra como o campeonato foi bastante disputado. 

Captura-de-tela-2022-02-07-192946ea74e1e

Por sim, saiu a nossa fornada de 2022 e devo dizer que ela tem os nomes mais pitorescos. Primeiro, temos uma variação de Ney, com três atletas com esse nome; depois, um jogador quase com nome de Papa (essa é trívia, vamos ver quem acerta),um Gennaldson, que inclusive é o melhor da fornada, e por fim, um com homenagem ao grande artilheiro do Bahia (Bôbô). Contratei todos aqueles com duas estrelas de potencial.

Captura-de-tela-2022-02-06-193150d7a0a81

 

Finanças

O rombo é um tanto grande. São quase 3 milhões de déficit e para o ano que vem a previsão é que ele aumente um pouco mais, com mais um ano de série B e pouca geração de caixa para além disso. A esperança é que consigamos ir longe na Copa do Brasil para ganhar um pouco mais do que os R$ 980 mil que recebemos nessa temporada, assim amortizando um pouco a dívida que deve se formar no futuro, visto que ainda não estamos nas condições de vender jogadores por preços relevantes e precisamos sacrificar um pouco o caixa para priorizar o lado esportivo. 

Captura-de-tela-2022-02-07-2000335b0622d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - A conta, por favor - (At. em 12.02)

Cara, bela arrancada, acesso ficou por pouco. Bom ou ruim (pensando no que seriam dois acessos seguidos) o time na próxima temporada entra com um status completamente diferente da atual e o treinador e elenco com uma casca da série b. 

Imagino que coxa e coelho possam dar trabalho na próxima edição, mas fica mais no chute mesmo isso.

A fornada vai revelar o novo menino Ney, apenas resta saber qual deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não era nada fácil pedir mais ou sequer fazer melhor. Estiveste até ao fim com a possibilidade de chegar aos lugares de acesso, mas aquela receção ao líder Goiás, acabou por dificultar muito a tua vida e as contas finais.

O meio campo e o ataque estão a precisar de alguns retoques e creio que trarás qualidade para esses setores da equipa.

Para o ano será... O ANO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi por tão pouco mesmo. sem dúvida uma bela época para o Manaus que está cada vez mais forte e que, acredito, em breve estará a conviver entre os grandes do futebol brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do acesso não ter vindo, fez uma excelente série B e deu briga até o fim.

Destaque também pro equilíbrio da competição, só 9 pontos te separaram do líder.

Na próxima temporada acho que vai, hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Quando vi a sequência de resultados, achei que o time acabaria subindo, já que perdeu poucos pontos numa reta final complicada, mas, os concorrentes também foram bem e não deu para a equipe, entretanto, se mantiver a base e reforçar onde é preciso, pinta como favorito a subida na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu uma arrancada bem parecida com a do Botafogo na vida real do ano passado, só que no seu caso sem final feliz. Ainda assim fez uma boa temporada, marcou muitos gols e tem bons jogadores no elenco. Se conseguir dar uma renovada nesses nomes, é que nem o Henrique disse, pinta como favorito a subida, já que quem caiu não bota tanto medo.

Destaque para o Botinha que aqui passou muito longe de subir. E apesar do caixa negativo, conseguiu fazer lucro (apesar de pouco) na temporada, achei interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 2/12/2022 at 7:10 PM, #Vini said:

No fim, o time de caxias levou a vaga.

Não é o que a tabela mostra. Acho que tu te enganou.

No mais, quase conseguiu pegar o elevador. O time foi até onde deu, mas era bem difícil mesmo o acesso nessa reta final. De todo modo uma campanha excelente, que permite ao clube entrar na próxima temporada já mirando a subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campeonato excelente do Manaus, que quase acabou coroado com um acesso impensável. Eu só tenho a lhe dar meus parabéns e dizer que só tenho expectativas boas para o futuro.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma competição muito boa para um time que era cotado para a parte baixa da tabela e esteve até o fim com chances reais de subir. O elenco encaixou, a tática funcionou e, não fosse o bom desempenho dos adversários, que foram ainda melhores que o Manaus, estaríamos aqui falando sobre a inédita participação na Série A...

...que vai vir, é questão de tempo. Com mais casca na divisão, reforços pra tornar o time mais forte e mais um título Estadual pra manter o moral em cima, acredito que consiga o acesso na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/02/2022 em 20:57, victor095 disse:

Cara, bela arrancada, acesso ficou por pouco. Bom ou ruim (pensando no que seriam dois acessos seguidos) o time na próxima temporada entra com um status completamente diferente da atual e o treinador e elenco com uma casca da série b. 

Imagino que coxa e coelho possam dar trabalho na próxima edição, mas fica mais no chute mesmo isso.

A fornada vai revelar o novo menino Ney, apenas resta saber qual deles.

Foi bonito, fiquei maravilhado. Isso é verdade, agora entraremos com uma responsabilidade maior na Série B e o acesso vira a prioridade do ano. 

Sim, também acredito, por terem vindo da Série A. Mas vamos ver como serão as coisas, de repente erramos esse chute. 

Hahaha é isso, resumiu bem a parada. Espero que tenhamos também o nosso menino Ney.

Valeu, Duque!

Em 13/02/2022 em 07:08, Martini Branco disse:

Não era nada fácil pedir mais ou sequer fazer melhor. Estiveste até ao fim com a possibilidade de chegar aos lugares de acesso, mas aquela receção ao líder Goiás, acabou por dificultar muito a tua vida e as contas finais.

O meio campo e o ataque estão a precisar de alguns retoques e creio que trarás qualidade para esses setores da equipa.

Para o ano será... O ANO!

Fizemos o que estava ao nosso alcance, pena que não foi o suficiente. O Goiás se apresentou como um verdadeiro postulante ao título e não deu chances ao azar, infelizmente. 

Com certeza, precisamos fortalecer esses setores, serão prioridades para 2023.

Valeu, Martini!

Em 13/02/2022 em 08:15, Cadete213 disse:

foi por tão pouco mesmo. sem dúvida uma bela época para o Manaus que está cada vez mais forte e que, acredito, em breve estará a conviver entre os grandes do futebol brasileiro.

Estamos trabalhando para consolidar o Gavião do Norte entre os grandes clubes do país, espero que para ficar. 

Valeu, Cadete!

Em 13/02/2022 em 12:13, div disse:

Apesar do acesso não ter vindo, fez uma excelente série B e deu briga até o fim.

Destaque também pro equilíbrio da competição, só 9 pontos te separaram do líder.

Na próxima temporada acho que vai, hein...

Brigamos até o fim e isso valorizou bastante a competição. Agora a briga é para manter o ritmo e conquistar o acesso dessa vez. 

Pois é, o corte do G-4 foi muito alto. Pro ano que vem espero que dê certo. 

Valeu, div!

Em 13/02/2022 em 22:46, Henrique M. disse:

Quando vi a sequência de resultados, achei que o time acabaria subindo, já que perdeu poucos pontos numa reta final complicada, mas, os concorrentes também foram bem e não deu para a equipe, entretanto, se mantiver a base e reforçar onde é preciso, pinta como favorito a subida na próxima temporada.

Eu também achei que daria, mas o acesso foi resolvido na faixa dos 70 pontos, o que é alto para os padrões da Série B. Agora é lapidar o trabalho para buscar a vaga em 2023.

Valeu, Henrique!

Em 14/02/2022 em 01:46, Fujarra disse:

Conseguiu uma arrancada bem parecida com a do Botafogo na vida real do ano passado, só que no seu caso sem final feliz. Ainda assim fez uma boa temporada, marcou muitos gols e tem bons jogadores no elenco. Se conseguir dar uma renovada nesses nomes, é que nem o Henrique disse, pinta como favorito a subida, já que quem caiu não bota tanto medo.

Destaque para o Botinha que aqui passou muito longe de subir. E apesar do caixa negativo, conseguiu fazer lucro (apesar de pouco) na temporada, achei interessante.

É uma análise interessante, embora eu tenha observado um time com uma defesa mais azeitada do que o ataque. O Bota foi beem mal e deve ficar uns bons anos ali na Série B. Financeiramente, apesar do lucro, fico preocupado com o futuro, precisamos encaixar bem os investimentos para equalizar melhor esse passivo.

Valeu, Marcio!

Em 14/02/2022 em 22:32, Danut disse:

Não é o que a tabela mostra. Acho que tu te enganou.

No mais, quase conseguiu pegar o elevador. O time foi até onde deu, mas era bem difícil mesmo o acesso nessa reta final. De todo modo uma campanha excelente, que permite ao clube entrar na próxima temporada já mirando a subida.

Vou arrumar, valeu. 

Sim, era bastante difícil e essa reta final tem que ser a referência do time para o ano que vem. Se conseguirmos fazer algo parecido, subiremos com certeza.

Valeu, Danut!

Em 14/02/2022 em 23:23, PedroJr14 disse:

Campeonato excelente do Manaus, que quase acabou coroado com um acesso impensável. Eu só tenho a lhe dar meus parabéns e dizer que só tenho expectativas boas para o futuro.

Boa sorte na sequência!

Espero que consigamos atender as expectativas. O time tem um cenário bacana para 2023. 

Valeu, Pedro!

Em 16/02/2022 em 13:40, Tsuru disse:

Foi uma competição muito boa para um time que era cotado para a parte baixa da tabela e esteve até o fim com chances reais de subir. O elenco encaixou, a tática funcionou e, não fosse o bom desempenho dos adversários, que foram ainda melhores que o Manaus, estaríamos aqui falando sobre a inédita participação na Série A...

...que vai vir, é questão de tempo. Com mais casca na divisão, reforços pra tornar o time mais forte e mais um título Estadual pra manter o moral em cima, acredito que consiga o acesso na próxima temporada.

Tudo correu como o esperado nessa reta final, pena que o início cobrou o seu preço. Agora a ideia é construir em cima dessa boa base e atacar o acesso. 

Valeu, Tsuru!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2023 - É os guri

Mercado de Transferências e expectativas da Diretoria

Os primeiros movimentos do ano de 2023 foram dados no ano anterior, com a renovação dos empréstimos de Geovane Silva, Busanello, Riquelme e Arthur Henrique. No entanto, para mais um ano de série B era preciso reforçar o elenco e os 12 reforços (13, mas um deles já estava emprestado e veio em definitivo) serão importantes para buscar o tão sonhado acesso. 

Transferenciasc0301c41d1256dcf.png

Sumário Comercial | Finanças

Anderson Ceará foi o primeiro e vem para a posição de MAC, para a nova tática que estamos desenvolvendo. Jovem, vem por empréstimo e já sabemos que não poderemos contar com ele ao final do seu contrato porque ele vê o Manaus como um degrau para sua carreira. Fica até o início de julho. 

Rafael Oller chega como substituto de Anderson Ceará, sem contrato, e não deve ser mais do que um suplente. No entanto, é importante ter um elenco preparado para o longo ano que teremos. 

Augusto Galván, que apesar do nome é brasileiro, também pode jogar como MAC ou na ponta-esquerda. Com 24 anos e uma determinação férrea, deve ser aquele coringa que todo o time deve ter. Na esquerda também veio Everton, com razoáveis atributos no geral e seus 28 anos, deve ser uma boa opção no setor. 

Victor Bobsin veio emprestado pelo Grêmio e é o cara para revezar com Geovane Silva na posição de pivô defensivo, embora este tenha características de controle da posse. Na mesma posição, mas também podendo atuar no meio, chega Rodrigo Nestor, também por empréstimo. Meu sonho seria poder contar com ele em definitivo, aposto bastante em seu futebol. 

Captura-de-tela-2022-02-16-21143451135ec

Desde que Vinícius Melo foi chamado de volta pelo Cruzeiro e Rafael assinou com o Botafogo, faltava um goleiro reserva e Arthur Gazze vem para suprir essa lacuna. Com 22 anos, 1,90m e boa capacidade na tomada de decisões, pode ser um cara para brigar pela titularidade com Caíque França. 

Riquelme dispensa apresentações. Conseguimos trazê-lo em definitivo, por R$ 400 mil, um dos únicos dos emprestados do ano anterior que topou o desafio além do empréstimo. Ainda no meio, trouxemos Val, um volante que também pode atuar como meia central, para rechear um setor que sentiu falta quando perdeu suas peças em momentos cruciais. 

A zaga, com a renovação do empréstimo de Arthur Henrique e as saídas de Heron e Zabala, ficou desfalcada. Gustavo Rissi e Sebastián Olivarez são os caras para repor nossas perdas, mas não espero tantas coisas deles, só que sejam bons reservas. Ao menos chegaram a custo zero. 

Exneyder Guerrero é quase um all-rounded nos atributos e vem emprestado pelo Deportes Quíndio (COL) para tomar conta da ponta-esquerda. Com as chegadas de vários nomes para o setor, espero me livrar de Patric Calmon e até Dudu Mandaí, caso este não renda tanto. 

Por fim, o outro jogador que veio através de desembolso de caixa. Phillippe é um atacante de 22 anos, ex-Guarani. Ótimo cabeceador e com boa finalização, é o cara que espero ser a diferença no jogo físico da Série B. Chega por R$ 980 mil. Assim, entre salários e pagamentos de direitos de transferência, gastamos o orçamento de transferências disponibilizado pela Diretoria. Ainda assim eles entendem que atingi o objetivo de consertar o rombo financeiro do clube. 

Captura-de-tela-2022-02-16-2116009ae0f0e

Nas saídas, Iago foi emprestado ao Tombense durante o estadual, mas foi chamado de volta para o início da Série B, por dois motivos: pelo seu bom desempenho na competição e pela venda de Brayan Gil para o Fortaleza, em um negócio que pode render até R$ 4 mi. Assim ficou o elenco para 2023:

Elencoc26f2169b283c6d8.png

Tudo isso foi feito pensando em fortalecer a equipe para buscar o acesso à Série A e para atender as expectativas da Diretoria, que busca um jogo sólido defensivamente e de intensidade. Além disso, eles esperam que o nosso time vença o campeonato estadual (óbvio!), evite o rebaixamento na Série B e chegue na terceira fase da Copa do Brasil, etapa que ainda não chegamos no save. 

Captura-de-tela-2022-02-07-1936180cac5ca

Outra movimentação, agora da minha parte, foi no que diz respeito às responsabilidades. Depois de dois anos de Manaus, sentia que tinha conhecimento do clube e experiência suficiente para tomar para mim alguns pontos da gestão, como era o caso de lidar com os olheiros - e por falar neles, tivemos um aumento no orçamento para observações - e sugerir contratações de staff. Nessa toada, agora temos um novo Diretor de Futebol, nada mais, nada menos, do que Freddy Rincón. 

Captura-de-tela-2022-02-07-200248ce6c61e

 

Campeonato Amazonense - 1ª Fase

Em 2023, com mais uma fornada de jovens, consegui inserir mais jovens jogadores ao 11 titular do Manaus no estadual. A ideia era a seguinte: as promessas iriam fazer parte do time A, enquanto os prováveis titulares na Série B seriam o time reserva, jogando partidas apenas para ganhar ritmo. Desse modo, consegui incorporar ao time A: Jonathan (DC, MD), Teco (MC), Gennaldson (MC), Wender (AT) e Sanaido (DC). Ainda teve Ney, outro meia, que jogou menos que 900 minutos no campeonato e ficou fora desse recorte. 

Captura-de-tela-2022-02-16-210720b82d083

Devo dizer que, mesmo com essa alternância, conseguimos fazer um campeonato tão dominante quanto nos anos anteriores. Chegamos próximo ao recorde de 111 gols da primeira temporada e sofremos só um mísero gol durante a campanha. 

Wender novamente aproveitou bem suas chances e marcou 16 gols na competição, termimando em terceiro na artilharia. Mas os outros jovens também fizeram muito bem, tanto é que comecei a especificar seus treinos para quem sabe eles entrarem no time reserva durante a disputa da série B. Voltando ao artilheiro, o seu jogo mais marcante foi na goleada contra o São Raimundo, onde ele marcou 4 gols.

Captura-de-tela-2022-02-16-2120291cfb1df

 

Calendário

Sem-titulo9802ac97d6e08dd6.png

Classificação

Pela terceira vez seguida, nos classificamos para a fase final com seis rodadas de antecedência. Fechamos a primeira fase com 91 gols marcados e 1 sofrido, nos 10 a 1 contra o Sul América. 

Captura-de-tela-2022-02-16-212158758f904

Estatísticas gerais | individuais

 

Campeonato Amazonense - Fase final

O nosso adversário da semi era o Rio Negro e mesclando jovens com jogadores mais prontos, masscramos o adversário e mesmo o 2 a 0 no placar com 14 minutos foi pouco em relação ao nosso início de jogo. Com o passar do tempo, começamos a nos poupar e os gols foram ficando mais espaçados, mas ainda suficiente para uma goleada que já praticamente nos colocava na final. No jogo da volta, fizemos uma atuação bastante protocolar na vitória por 2 a 0. 

Captura-de-tela-2022-02-16-21210084040d6

Na final, enfrentamos o Nacional (AM), que venceu o Fast Clube na semi. No primeiro duelo, 2-0 fora de casa e novamente chegamos em ótimas condições para conquistar o tri. Em casa, não demos mole e Alexandre Tam (que já jogou comigo no Ajaccio e eu não lembrava - obrigado, @Nismotoquinha), marcou duas vezes no fim para dar o tricampeonato ao Manaus.

Captura-de-tela-2022-02-16-2121307f7dfc9

Calendário - Fase Final | Melhor jogador do estadual

Tática

Com os moleques, jogamos na maior parte do tempo com o 4-2-3-1. Mas quero ter uma formação alternativa para momentos de pouca inspiração. Por isso, comecei a trabalhar em um 4-4-1-1, aproveitando que agora tenho meias ofensivos centrais no elenco. Esse é um esboço, que já recebeu modificações, levando em conta situações de jogo que vivenciei. Provavelmente no post sobre a Série B já terei uma versão final.

Captura-de-tela-2022-02-16-212535379e7a1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - É os Guri - (At. em 18.02)

olha o Rincón...Manaus é demasiado forte para o estadual e a vitória acaba por ser normal. Com o tempo acho normal tomares mais responsabilidades no clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal ver funcionar a experiência de utilizar mais os jovens no Estadual, não apenas deu rodagem a eles como poupou os titulares e não fez diferença no desempenho. Dessa forma o Estadual fica menos chato. Agora é que vem a Série B, o verdadeiro desafio.

Sobre o 4-4-1-1, duas coisas: eu inverteria os lados dos dois meias centrais, passando o CJ-D pra esquerda e o OM pra direita. Ficaria de olho se OM+Ex-At não estão deixando seu lateral direito muito sozinho na cobertura. E por fim, observaria com cuidado a chegada dos jogadores ao último terço. Basicamente você só tem o PL Fixo atacando a área - OM, OA e MO Ap só fazem isso na fase final do jogo e o Extremo basicamente cruza a bola. Se seu time estiver chegando muito mas começar a rolar dificuldade de agredir, é um ponto a se ter em atenção. Esse pra mim é o principal ponto fraco do 4-4-1-1 em relação por exemplo ao 4-4-2, fica de olho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela conquista, mas estava torcendo para o Amazonas(treinei eles num save). O bom é que usou alguns jovens e que no futuro poderão render um bom dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes contratações e além delas, trouxe o Rincón ali para jogar, digo, para auxiliar nas contratações. Estadual não é métrica, mas é bom saber que tá rodando os garotos ali e mesmo assim fazendo ótimos jogos. Essa Série B promete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima temporada de estreia na Série B, acima de qualquer previsão.

Trouxe bons reforços para esta temporada, e o desempenho no Amazonense foi avassalador. Resta ver se a equipe vai conseguir esse ritmo na Série B.

Boa sorte para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito do Rodrigo Nestor que chegou ao clube. Jogador de muita qualidade e que será com toda a certeza um dos destaques da equipa. O próprio empréstimo do Victor Bobsin é excelente para o clube, pois trata-se de um jogador excelente.

Esta fase do Amazonense foi difícil pah! 😅 Acho que não tinhas nada que sofrer um golo e que devias despedir o plantel todo! 😎

Agora mais a sério: excelente registo na primeira fase e mesmo a eliminar a equipa mostra muita qualidade. Estou consciente de que farás uma excelente Série B. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal mesmo de ver como deu um novo significado pro estadual, une o útil ao agradável ao não estourar o time principal e desenvolver jovens que podem até vir a ser úteis, quem sabe. Mais um título pra conta e bora subir o Manaus!

Sofreu gol do time que fez mais gols. Curioso, apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...