Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação


#Vini

Posts Recomendados

Banner8ba700a4664841ae.png

Um panorama do Manaus, Brasil e Américas

Com o fechamento da temporada, começamos a planejar o ano seguinte, principalmente considerando que 2024 seria o ano de série A. O papo com a Diretoria foi tranquilo e eu consegui reverter a sugestão de futebol defensivo, mantendo apenas a busca por um jogo mais intenso. 

O outro foco foi na parte financeira, com a ideia de estancar a sangria e tornar o time estável em termos de fluxo de caixa. Esportivamente, a ideia é se manter na Série A nos primeiros dois anos. 

Captura-de-tela-2022-03-13-1710231a3d8e9

Falando em estádio, a Diretoria apresentou os planos para um novo estádio, com capacidade para mais de 15 mil pessoas, a um custo de R$ 37 milhões, que será financiada em parte por um empréstimo financeiro. Nesse período, iremos atuar no Gilberto Mestrinho, casa do Princesa de Solimões. 

Captura-de-tela-2022-03-13-17141750c49f9

Para compensar essas saídas financeiras, iremos receber R$ 26 milhões em receitas televisivas. O valor ainda não foi visto no balanço, mas seguirei acompanhando para apresentar a vocês. Com essas movimentações todas, nossas expectativas foram alinhadas no orçamento de salários e transferências.

Captura-de-tela-2022-03-13-180316be7ae1f

No extra-campo, houve o aumento de preparadores, analistas de desempenho e olheiros. Eu ainda não busquei nomes para ocupar essas vagas, porque os salários pedidos estão bem acima do nosso orçamento. 

Captura-de-tela-2022-03-13-1714583f6f40b

 

Os campeões do save 

Com três temporadas completas, faço aqui um panorama dos vencedores das principais competições do país e do continente. Os campeões europeus e de seleções serão apresentados com mais tempo de save. Até aqui, pouca variedade de campeões, com destaque para o Júnior, vencedor da Sula em 2022 e o Fortaleza, vice da Libertadores em 2023. 

No Brasileirão de 2023, o Flamengo esmerilhou a concorrência e, tal qual em 2019, levou o título sem sustos. O rubro-negro soma sete títulos nacionais em três temporadas, faltando apenas melhor sorte na menina dos olhos dos grandes clubes do país, a Libertadores. 

Nós, por outro lado, precisamos melhorar nossa campanha na Copa Verde. Nem aparecemos na imagem dos finalistas e já vamos estrear na série A. Está na hora de uma boa campanha. 

Libertadores 

Libertadores---Campeoesae917252fd2199eb.

Uma final insólita 

Diagrama-Libertadores1431af6f158a1f39.pn

Sul-Americana

Sulamericana---Campeoese4bad0f14fd1de46.

Série A

Captura-de-tela-2022-03-13-172747b55cf56

Classificação Brasileirão - 2023 

Captura-de-tela-2022-03-13-1728571d11bec

Copa do Brasil

Copa-do-Brasil---Campeoes688657f9675cd31

Série B 

Serie-B---Campeoes7fe905f124e4e25a.png

Série C

Serie-C---Campeoesc6a53409881b9423.png

Copa Verde 

Copa-Verde---Campeoese610d7f7ee1bc17d.pn

Supercopa do Brasil

Supercopa---Campeoesbc510000fbfcb208.png

Recopa Sul-Americana

Recopa---Campeoes8ebc4ff06b29c130.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Um panorama de Manaus, Brasil e Américas  - (At. em 18.04)
9 horas atrás, #Vini disse:

Inclusive, estou num dilema (não joguei a série A ainda) entre um futebol mais reativo ou manter o esquema tático de 2024 e apostar no entrosamento do time (visto que consegui manter a espinha dorsal). Ainda estou me decidindo, considerando que fiquei muito tempo sem jogar.

Eu iria de estratégia mista: quando fosse o favorito e jogasse em casa seria mais agressivo e proativo, quando jogasse fora e/ou não fosse o favorito, jogaria de forma mais cautelosa. Conforme for se estabelecendo na Série A, acredito que essa estratégia mista não será mais necessária.

Você tem uma grande vantagem nesse sentido que é o uso do 4-3-3/4-1-4-1 DM Wide, uma formação muito flexível e que te permite trocar de estilo rapidamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

@#Vinidisse:...de estancar a sangria e tornar o time estável em termos de fluxo de caixa.

Engraçado que voc~e conversa com a direção sobre estacar a sangria e eles veem com uma reformulação do estádio e com um valor de mais de 35 Milhões. 

Pergunta: Era realmente necessário essa expansão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O malvadão é terrível, sempre chegando longe.

Sobre o estádio, também fiquei curioso com relação a média de público do clube e/ou se as estruturas eram muito antigas. De qualquer forma, são avanços interessantes na visão do clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estádio novo chegando e com ele vem a pressão de recuperar o dinheiro gasto, vai precisar surpreender na Série A pra n ver o cargo ir pelo ralo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, que venha o estádio novo. Vejo Santos e Flamengo fortes, nas últimas épocas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já diria o poeta " Infelizmente, acabou a competitividade. Não existe mais nenhum adversário a altura do Flamengo no Brasil. Talvez, a exemplo da Austrália que se mudou da Oceania para o futebol asiático em busca de maiores desafios, esteja na hora do Flamengo ir pra Europa e jogar a Champions."

Fora isso muito legal o estádio eu sempre acho sensacional quando acontece, mesmo que de vez enquando é um passo maior que a perna kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo ano, mas o Manaus não deve parar por aí, esse estádio novo pode mudar a história do clube, trazendo uma torcida ainda mais frequente no estádio e uma renda maior. Boa sorte na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2022 em 06:10, Tsuru disse:

Eu iria de estratégia mista: quando fosse o favorito e jogasse em casa seria mais agressivo e proativo, quando jogasse fora e/ou não fosse o favorito, jogaria de forma mais cautelosa. Conforme for se estabelecendo na Série A, acredito que essa estratégia mista não será mais necessária.

Você tem uma grande vantagem nesse sentido que é o uso do 4-3-3/4-1-4-1 DM Wide, uma formação muito flexível e que te permite trocar de estilo rapidamente. 

É, até que nos falamos depois e cheguei em um desenho que parece fazer mais sentido com a nossa realidade atual. A ideia é que eu mexa apenas na mentalidade a depender do tipo de jogo. 

Valeu, Tsuru!

Em 19/04/2022 em 10:58, LC disse:

Engraçado que você conversa com a direção sobre estacar a sangria e eles veem com uma reformulação do estádio e com um valor de mais de 35 Milhões. 

Pergunta: Era realmente necessário essa expansão?

Fica difícil, concordo. 

A expansão pensando no caixa não era necessária, nem adequada. Mas vamos jogar a Série A e considerando que o Israel Benigno tinha apenas 11.000 lugares disponíveis, talvez tenha sido a hora de mexer. Se o time se estruturar na divisão ainda temos a possibilidade de expandir a capacidade. Não é de todo ruim. 

Valeu, LC!

Em 19/04/2022 em 12:19, victor095 disse:

O malvadão é terrível, sempre chegando longe.

Sobre o estádio, também fiquei curioso com relação a média de público do clube e/ou se as estruturas eram muito antigas. De qualquer forma, são avanços interessantes na visão do clube.

É foda, eles serão o meu PSG hahaha

Por média ainda não faria muito sentido porque conseguimos recordes esporádicos na Série B. Mas tem a ver com o fato da subida de divisão e uma adequação às necessidades da Série A, penso eu. 

Valeu, Duque!

Em 19/04/2022 em 13:40, BabudneyII disse:

Estádio novo chegando e com ele vem a pressão de recuperar o dinheiro gasto, vai precisar surpreender na Série A pra n ver o cargo ir pelo ralo

É, vai ser interessante ver como isso será cobrado pela Diretoria. 

Valeu, Babu! 

Em 19/04/2022 em 14:26, Cadete213 disse:

Eita, que venha o estádio novo. Vejo Santos e Flamengo fortes, nas últimas épocas. 

É isso, que tenhamos muitas alegrias nele. O Santos fez a dobradinha dos títulos continentais e nos dois últimos anos foi o terceiro colocado do Brasileirão. Certamente será um time duro de encarar, enquanto que o Flamengo dispensa apresentações, é o bicho-papão.

Valeu, Cadete!

Em 21/04/2022 em 20:58, Fujarra disse:

Ainda bem que o Manaus tá chegando pra derrubar a hegemonia do Flamengasso

Amém senhor! 

Valeu, Marcio! 

Em 26/04/2022 em 20:16, Guilhererme disse:

Como já diria o poeta " Infelizmente, acabou a competitividade. Não existe mais nenhum adversário a altura do Flamengo no Brasil. Talvez, a exemplo da Austrália que se mudou da Oceania para o futebol asiático em busca de maiores desafios, esteja na hora do Flamengo ir pra Europa e jogar a Champions."

Fora isso muito legal o estádio eu sempre acho sensacional quando acontece, mesmo que de vez enquando é um passo maior que a perna kkk

Infelizmente é isso hahaha

Então, fiquei com uma bucha grande nas finanças, mas creio que se nos segurarmos na série A, a grana de participação deve dar uma boa força para abater essa dívida. 

Valeu, Gui! 

11 horas atrás, PedroJr14 disse:

Ótimo ano, mas o Manaus não deve parar por aí, esse estádio novo pode mudar a história do clube, trazendo uma torcida ainda mais frequente no estádio e uma renda maior. Boa sorte na sequência.

Gostaria de estar no clube para ver esse cenário, deve ser bem legal fazer jus ao potencial que Manaus tem para gerar um clube grande. 

Valeu, Pedro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2024 - Uma colcha de retalhos

Mercado de Transferências

Começamos a temporada de Série A pensando em desenvolver um elenco mais forte, com alternativas em todas as posições, na medida do possível, é claro. Como indício de um estágio elevado do clube atualmente, chegaram apenas 7 jogadores nessa janela e a ideia não é mexer mais, até porque ainda precisamos nos livrar de atletas que não tem cacife para jogar a primeira divisão, mas que ainda não receberam propostas. 

Captura-de-tela-2022-03-29-2016139d31dd0

Com um orçamento ainda modesto, decidi focar nos empréstimos e usar a verba para contratações em um nome forte. Alemão, 21 anos, ex-Corinthians, foi o escolhido e veio por quase R$ 4 milhões (ainda pode superar esse valor, pelas cláusulas), Ele é alto, jovem e com algum potencial para evolução. E o mais importante: aceitou vir para o clube. 

Captura-de-tela-2022-03-29-20165154e96de

Patrick Brey é um ponta-esquerda de 26 anos, com bons mentais, alguma técnica e nem tanta velocidade. Como jogamos com extremos-invertidos na posição, acredito que ele possa fazer um bom papel no setor. Tinga é o grande nome da janela. Cedido por empréstimo pelo Fortaleza, é o cara que vai elevar o nível da lateral-direita e com 30 anos, ainda tem uma lenha para queimar. Creio que pode ser uma referência da equipe. 

Captura-de-tela-2022-03-29-201732336ddea

Matheus Dantas é um zagueiro que eu perseguia há muito tempo e agora consegui, ao menos por empréstimo. Considero ele técnico, mentalmente muito forte e com um nível físico razoável para os seus 25 anos. Espero segurá-lo por mais tempo. 

Captura-de-tela-2022-03-29-2017512c00267

André Trindade é mais um nome do Fluminense cedido por empréstimo. Meia defensivo, vejo ele com ótimos atributos mentais, especialmente Determinação, Índice de Trabalho e Trabalho de Equipe. Com 22 anos, tem potencial para ser um dos líderes do time. Talpone veio a custo zero na cota “baixinho estrangeiro com muita técnica”. Espero que ele consiga fazer jus aos seus atributos técnicos, compensando a pouca altura. De olho na sua Finta e Primeiro Toque. 

Captura-de-tela-2022-03-29-201917e6ef8f0

Cerrudo é outro estrangeiro, que vem para ser alternativa no lado direito do campo e sua pouca idade e potencial contribuem para que aos poucos ele ganhe minutos e vá evoluindo bastante durante o ano de 2024. Por fim, um nome que não aparece na imagem de transferência, mas que veio emprestado também pelo Fluminense: Samuel, um jogador com um ótimo físico, bom cabeceio e finalização, um tipaço. Espero que ele faça sombra a Phillippe e Marín. 

Captura-de-tela-2022-04-25-223227d64b38b

Assim ficou o elenco para 2024. Eu realmente não espero contratar, mas sim dispensar jogadores que não tem nível para o Manaus atualmente. Vocês veem na tela 36 jogadores, mas marquei em vermelho os que devem sair e em azul claro, os que são da base, ou seja, na real ficamos com 24 atletas, número que considero bom. 

Elencof02d24b4cec1a32c.png

 

Campeonato Amazonense

 

1ª Fase

Falar do estadual nesse momento é complicado, principalmente porque tenho usado bastante os jovens no período, ainda que dessa vez menos porque precisávamos colocar os titulares na ponta dos cascos para o duro ano que teremos. No entanto, taticamente o Manaus não rendeu como eu esperava na tática nova, marcando menos gols do que de costume e até empatando jogos, coisa que é bastante rara.

Wágner Zignani aproveitou sua estreia no time titular e marcou 4 gols, o que é ótimo para a sua posição como meia. Aos 16 anos, espero bastante dele e vejo ele no futuro sendo uma boa alternativa para o time titular. Wender marcou menos gols dessa vez, porque usamos mais titulares. 

Ficamos 10 jogos invictos até encarar o Nacional e sermos surpreendidos com uma vitória parcial e a expulsão de Zignani antes do segundo gol do adversário. Não aceitava uma derrota e fui a carga para pelo menos manter a dignidade com o empate, que veio a muito custo, já no segundo tempo, com Marín. 

Captura-de-tela-2022-04-25-2244519ebac35

Vencemos mais quatro jogos até empatar novamente, dessa vez contra o Fast Clube. Mas nada que nos tirasse da liderança da primeira fase. com 64 gols marcados e apenas 8 sofridos em 18 partidas. 

 

Calendário

Calendario3845639e27d5ce9f.png

 

Classificação 

Captura-de-tela-2022-04-25-224602799fa02

 

Semifinal 

Na semi, encaramos o Penarol e o primeiro jogo já nos encaminhou à final. Entramos no segundo jogo com a mesma intensidade da ida e marcamos dois gols em 5 minutos de partida, ampliando o placar no segundo tempo. A nota fica para os três expulsos do adversário, que quase não fica com o número mínimo para continuar a partida. 

Enfrentaremos o Fast Clube na final, mas contarei essa parte no próximo post, por causa dos adiamentos devido ao calendário caótico que teremos a partir de agora.

Captura-de-tela-2022-04-26-2314212814f95

 

Copa do Brasil 

Estreamos na segunda competição mais importante do país contra o Mirassol, que joga a série C. Levamos um pequeno susto com o gol de Mauri, aos 37’, porém Phillippe tratou de nos tranquilizar com dois gols no segundo tempo. E ainda houve tempo para Augusto Galván selar a nossa classificação aos 88’. 

Captura-de-tela-2022-03-29-2014389afa7a9

Na fase seguinte encontramos o Remo, também da Série C, e massacramos o adversário em finalizações sem alvo certo. Na primeira que acertamos, veio o gol: Everton cruzou para Phillippe na primeira trave e o artilheiro não perdoou. 1 a 0 e vaga para a terceira fase. 

Captura-de-tela-2022-03-29-201455bd686db

Já havíamos enfrentado um time do sudeste, outro do norte e agora calhou de encararmos um nordestino, o Sampaio Correa, também da Série C. Se Phillippe havia sido o nome das fases anteriores, com três gols em três jogos, Patrick Brey entrou no embalo. No primeiro duelo, com gols aos 36’ e aos 72’, praticamente liquidou a fatura a nosso favor. 

Na partida de volta, ele sacramentou uma vitória que, se não era necessária pela vantagem fora, serviu para dar alegria aos torcedores. 

Captura-de-tela-2022-04-25-2234256575ae3

A quarta fase, última antes dos times que estreiam na competição, nos reservou o Botafogo, rival na Série B passada. E em mais um jogo com o 4-4-1-1, desta vez um pouco mais modificado para soltar o time, não produzimos nada de início e o time da Estrela Solitária marcou dois gols em um grande dia de Zé Welison no meio-campo alvinegro. Com o boi indo com as cordas, fiz algumas mexidas na tática e substituições que mudaram a cara do jogo e, com alguma pitada de sorte, descontamos com Marín ao final do encontro.  

Captura-de-tela-2022-04-25-223456723be41

Para a partida de volta, era preciso vencer por dois gols para a classificação direta. Pensando nisso, fiz ajustes táticos (veja meus comentários em Tática, nesse post) para destravar o time ofensivamente e parece que mudamos da água para o vinho. Atacamos mais, éramos senhores da partida, mas o gol demorou a sair. Até que em uma jogada clássica de times que atuam com extremos invertidos, a bola saiu de uma ponta a outra dentro da área e encontrou a cabeça de Luiz Henrique para levar a partida aos pênaltis. Na marca da cal, apenas Rodrigo Nestor perdeu do nosso lado - fazendo jus ao fato do melhor dos 90 minutos perder sua cobrança - enquanto que o Bota perdeu dois pênaltis. 

Assim, nos classificamos para as oitavas de final, onde iremos encarar o Sport ou o CSA, e passando podemos encarar o Atlético (PR) ou o Botafogo (PB). Analisando apenas pela chave, temos chances de ir até a semifinal.

Captura-de-tela-2022-04-25-223514ea734e3


Tática

O 4-2-3-1 ainda segue no slot, mas a tendência é que ele seja menos usado nesse momento, talvez entrando em duelos onde tenhamos um ligeiro favoritismo em casa (se é que isso acontecerá). 

Desse modo, pensando em alternativas a ele, principalmente pelo peso dos nossos adversários, optei por usar o template do Contra-ataque padrão, encaixando em um 4-4-1-1 com as funções mais familiares aos nossos jogadores. Porém, senti o time bastante engessado, especialmente nos testes mais simples do Estadual e das fases iniciais da Copa do Brasil.  

Captura-de-tela-2022-03-29-201517be451b6

Assim, resolvi tirar pré-conceitos e ir ao rate my tactic para testar várias possibilidades e, de acordo com o retorno da ferramenta, ir encaixando conforme o que tenho à disposição. Inicialmente meu meio-campo era composto por um Organizador Móvel e um Carrillero, mas não fluiu como eu esperava e resolvi partir logo para outra opção, que foi encaixar um Mezzala, função que já uso e um construtor de jogo recuado. Ou seja, voltei aos meus conceitos básicos hehe

Captura-de-tela-2022-04-25-2231535909e28

A diferença fica pelo Organizador Aberto na direita, combinando com um Atacante Sombra e um Atacante Trabalhador apoiando. A ideia aqui foi emular um 4-4-2, na estrutura de um 4-4-1-1. Com essa configuração, chegamos em uma versão com o defesa ala invertido defendendo, ao invés de atacar, liberando o extremo invertido para essa tarefa. Senti que o time produziu bem dessa maneira e com ajustes nas instruções de equipe, parece que temos uma boa base para desenvolvimento. 

Um problema que ficou nítido é que o desenho de janeiro muitas vezes não se sustenta pela facilidade do estadual, o que me obriga a jogar fora tudo e arrumar conforme a situação em abril/maio. 

 Captura-de-tela-2022-04-27-23144142c92ee
 

Extra-campo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Uma Colcha de Retalhos  - (At. em 27.04)

Grande arrancada!

Falar do Estadual é chover no molhado no caso do Manaus, mas fez um campeonato excelente. O título tem tudo pra ser algo quase protocolar

O grande destaque fica na Copa do Brasil. Não passou por ninguém com uma vantagem absurda, mas pelo que você relatou, e pelas estatísticas, foram jogos muito seguros da equipe. Dá pra sonhar em ir até a semifinal como você falou.

Nas táticas não sou a melhor pessoa para opinar, mas gostei dos modelos apresentados, tem tudo pra encaixarem no decorrer dos jogos e te dá uma base para trabalhar nas próximas temporadas.

Boa sorte para a sequência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gastaste bom dinheiro mas reforçaste bem o plantel. Estadual é pêra doce e surpresa é não venceres os jogos todos, hehe. Na Copa, jogos intensos e com resultados positivos e motivadores. Que venha o próximo adversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que maravilhoso ver que o time encaixou ao ponto de eliminar o Botatextor e tendo chances reais de chegar nas semis da Copa do Brasil, feito enorme!

Achei as táticas um pouco confusas, mas pq eu não gosto de usar 2 linhas de 4, porém se tá dando certo, tá dando certo hahaha

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas minhas contas de fora, essa copa do br já deve ter rendido ao caixa algo próximo ou mais do que tinha disponível pra transferências. Bela campanha e sem dúvida parece que está dando pra confiar no time na hora H.

Estadual é mais do mesmo, os empates só foram pra dar alguma emoção aqui e ali hahaha sem dúvida vai se garantir na base dos jovens mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xau Botafogo! Eliminatória de grande incerteza até ao final e apenas na Lotaria (que tem muito de trabalho) dos penaltys se percebeu quem seria o vencedor. Segues em frente, podes respirar e o coração pode voltar a bater.

No Amazonense bateste o Penarol na meia final com classe, depois de seres muito melhor que os adversários nas fases anteriores e agora terás que bater o Fast Clube na final, o que acredito firmemente que vai acontecer! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2022 em 00:32, Nismotoquinha disse:

Grande arrancada!

Falar do Estadual é chover no molhado no caso do Manaus, mas fez um campeonato excelente. O título tem tudo pra ser algo quase protocolar

O grande destaque fica na Copa do Brasil. Não passou por ninguém com uma vantagem absurda, mas pelo que você relatou, e pelas estatísticas, foram jogos muito seguros da equipe. Dá pra sonhar em ir até a semifinal como você falou.

Nas táticas não sou a melhor pessoa para opinar, mas gostei dos modelos apresentados, tem tudo pra encaixarem no decorrer dos jogos e te dá uma base para trabalhar nas próximas temporadas.

Boa sorte para a sequência

É isso, é difícil mesmo comentar sobre o estadual. 

A Copa do Brasil foi a campanha que precisávamos fazer, passando pelo menos nas três primeiras eliminatórias. Agora vira loteria total, podemos superar as expectativas ou ficar vendo o copo meio cheio, apenas. 

Taticamente tenho tentado não bagunçar muito as coisas, principalmente por ser uma temporada de estreia na série A. Para os próximos anos, a ideia é tentar subir o sarrafo nesse aspecto. 

Valeu, Nismo e obrigado pelo voto no SdM (:

Em 28/04/2022 em 12:57, Cadete213 disse:

Gastaste bom dinheiro mas reforçaste bem o plantel. Estadual é pêra doce e surpresa é não venceres os jogos todos, hehe. Na Copa, jogos intensos e com resultados positivos e motivadores. Que venha o próximo adversário.

Realmente, a surpresa foi não vencer todos os jogos no estadual, enquanto que na Copa conseguimos passar um pouco das campanhas anteriores e agora é ver no que vai dar. Menos mal que o dinheiro gasto aparenta render frutos. 

Valeu, Cadete! 

Em 28/04/2022 em 17:09, El Guaro disse:

Logo logo vem o primeiro Brasileiro! Sorte.

Valeu, Guaro! 

Em 29/04/2022 em 22:48, Fujarra disse:

Que maravilhoso ver que o time encaixou ao ponto de eliminar o Botatextor e tendo chances reais de chegar nas semis da Copa do Brasil, feito enorme!

Achei as táticas um pouco confusas, mas pq eu não gosto de usar 2 linhas de 4, porém se tá dando certo, tá dando certo hahaha

Boa sorte!

Haha eu também estou, espero que dê tudo certo! 

Então, eu nunca consegui usar antes as duas linhas de 4, geralmente o time ficava bastante exposto. Agora estou tentando balancear isso para quem sabe conseguir emplacar o 4-4-2 no futuro, um esquema que adoraria encaixar. 

Valeu, Marcio! 

Em 30/04/2022 em 17:25, victor095 disse:

Pelas minhas contas de fora, essa copa do br já deve ter rendido ao caixa algo próximo ou mais do que tinha disponível pra transferências. Bela campanha e sem dúvida parece que está dando pra confiar no time na hora H.

Estadual é mais do mesmo, os empates só foram pra dar alguma emoção aqui e ali hahaha sem dúvida vai se garantir na base dos jovens mais uma vez.

Calculou muito bem, recebemos um pouco a mais, mas nessa faixa dos 5 milhões, o que reduziu nossa dívida atual pela metade. 

Haha espero que os jovens sirvam para serem reservas do time principal e não apenas no Estadual. 

9 horas atrás, Martini Branco disse:

Xau Botafogo! Eliminatória de grande incerteza até ao final e apenas na Lotaria (que tem muito de trabalho) dos penaltys se percebeu quem seria o vencedor. Segues em frente, podes respirar e o coração pode voltar a bater.

No Amazonense bateste o Penarol na meia final com classe, depois de seres muito melhor que os adversários nas fases anteriores e agora terás que bater o Fast Clube na final, o que acredito firmemente que vai acontecer! 

Sim, os pênaltis foram tensos por aqui, sorte que sorrimos no final. Vamos ver se conseguimos avançar um pouco mais. 

Também acho, dificilmente damos margem para surpresas a nível estadual. 

Valeu, Martini! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Banner8ba700a4664841ae.png

Temporada 2024 - O jogo da imitação

 

Campeonato Amazonense - Final

Devido às várias mudanças de calendário por causa da Copa do Brasil, terminamos por encarar o Fast Clube, no segundo jogo da decisão, já com o Brasileirão em andamento. No duelo que abriu a final, colocamos em campo reservas que precisavam de minutos em campo e vencemos por 3 a 0, encaminhando a taça. 

Na volta, em minha 200ª partida à frente do Manaus, muitos jovens em campo e titulares apenas saindo do banco de reservas. Como a vantagem era ampla, não nos preocupamos muito em matar o jogo e isso só foi acontecer já passados os 90 minutos. 2 a 0 e o quarto título do amazonense para a minha conta, faltando três para bater a meta. 

Captura-de-tela-2022-04-28-221501cf9fdcb

Estatísticas gerais | individuais


Campeonato Brasileiro - 1º Turno

Começamos o campeonato contra o Atlético Mineiro em casa e pareceu que nós éramos o time acostumado a jogar a primeira divisão. Fechamos um quadrado entre os zagueiros e meias que mandava prender e soltar, comandando os rumos do encontro. Faltava o gol e ele veio somente no apagar das luzes da primeira etapa, quando Rodrigo Nestor arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Talpone agir como um legítimo Atacante Sombra e fuzilar as redes de Everson. Ampliamos já no final da partida, com cruzamento rasteiro, pela direita, de Rodi Ferrreira, para Samuel usar seu faro de gol para dar números finais ao jogo. 

Captura-de-tela-2022-05-01-110649d1e5948

Contra o Corinthians, fomos fulminantes nos primeiros 15 minutos e nosso lado esquerdo do ataque funcionou muito bem, com gols de Riquelme - em um chutaço de fora da área - e Patrick Brey. Porém, o lado esquerdo da defesa estava em um péssimo dia e deixou Araos sozinho na pequena área para diminuir nos acréscimos e foi o lado do pênalti que Halter converteu já aos 87’. 

Em mais uma pedreira, típica do calendário de estreantes, ficamos na capital paulista para encarar o Tricolor. E fizemos um primeiro tempo onde faltou apenas o gol, dominando todas as ações. No segundo tempo, o São Paulo tentou nos encurralar e ia conseguindo, até que resolvi colocar o time na mentalidade Positiva (estava em Cautelosa) para combater a pressão. Deu certo, o time retomou o controle da partida e fez o gol da vitória com Riquelme, aos 82’, em mais um belo chute de fora da área. 7 pontos em 9 possíveis. 

Passada essa sequência duríssima, teríamos Bahia e Fortaleza pela frente. Em termos de camisa, times um pouco abaixo daqueles que enfrentamos nos três primeiros jogos, porém, nada de facilidades. E o primeiro jogo contra o Tricolor baiano foi um jogo de imitação, pois abrimos o placar nos acréscimos da primeira etapa e o Bahia empatou na saída de bola. 

No segundo tempo, Shaylon virou aos 61’ e Philippe empata no minuto seguinte. O duelo era lá e cá até o final. No apagar das luzes, Arthur Henrique marcou de cabeça e eu realmente achei que sairíamos com os três pontos. Mas era o jogo da imitação e David Lemos empatou também de cabeça, no último minuto de partida. 

Contra o Tricolor cearense, a coisa já foi um pouco diferente. Tivemos uma atuação relativamente boa, mas sem contundência no ataque, muito embora Tiepo, goleiro adversário, tenha sido o homem do jogo. A nossa zaga também fez seu trabalho e evitou que o placar fosse movimentado. 

Captura-de-tela-2022-05-01-1106195b5cd50

Reencontramos o Juventude, antigo adversário de Série B e não tomamos conhecimento do alviverde gaúcho, vencendo por 2 a 0, com gols de Samuel e Marín, nossos atacantes. Quando achei que iria emendar uma boa sequência, o Bragantino - até então em 19º lugar - colocou nossos pés no chão. Em um jogo bastante estudado, o time interiorano tinha ligeira vantagem e conseguiu trazer ela para o placar aos 67’, com Mantuan, que aliás, verá seu irmão, Gustavo, atuando pelo Manaus em 2025. Aos 72’, novo gol do Massa Bruta, agora com Santiago e a pá de cal veio no final do jogo, com o gol contra de Alemão. Derrota amarga demais pelo que foi a partida. 

Fechamos o período jogando contra o Santos, figurinha carimbada no topo da tabela e fizemos uma atuação bastante correta, porém, não o suficiente para evitar alguns erros que permitiram os dois gols do time santista. 

Captura-de-tela-2022-05-01-110532e5b47b4

 

Calendário

Captura-de-tela-2022-05-01-110441038c4ce

 

Classificação

Estamos em 11º, com 12 pontos em 8 jogos e a seis pontos da zona de rebaixamento. São poucos jogos, porém, o cenário é animador, considerando os adversários que enfrentamos até aqui. Acredito que poderíamos ter tido melhor sorte contra o Bahia e o Santos, mas acho que nossa sorte até aqui é boa. Temos que manter esse ritmo para evitar sustos quando encararmos uma má fase. 

O Flamengo lidera a competição, seguido pelos quatro grandes de São Paulo. Dentre os recém-promovidos, o Coritiba é o melhor, na sétima posição, três pontos à nossa frente. 

Captura-de-tela-2022-05-01-110304c09743a[

Estatísticas gerais | individuais

 

Extra-campo

  • Divulgada a previsão da próxima fornada de jovens
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - O jogo da imitação - (At. em 07.05)

Parabéns pelo inevitável Estadual e gostei muito da entrada na Liga. Mostras que irás lutar por mais do que a manutenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venceu o estadual conforme imaginado, mas o mais surpreendente é a campanha até aqui no Brasileirão. Vai pegar uma sula com ctz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom ver os usos que faz da base do Fluminense, especialmente o grande Samuel Granada. Apesar de ser bem caneleiro, tenho boas histórias com ele no FM sendo um Fixo finalizador, principalmente no jogo aéreo.

Parabéns pelo titulo estadual e pelos avanços na Copa do Brasil, o grande desafio de quem sobe é ser competitivo ao nível da Série A e ser superior aos times inferiores, algo que a Copa demonstrou sua capacidade: passou fácil pelos pequenos, sofreu contra o Botafogo-RJ mas conseguiu avançar e tem um chaveamento interessante, ainda que falar em semifinal seja ousado demais.

E bem, a campanha no Brasileirão é animadora, um meio de tabela nesse começo é sinal que o time não deve brigar pra não cair e é importante se consolidar no meio da tabela, só resta saber como dar o salto de qualidade pra brigar mais acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns por mais um estadual, nunca é demais ganhar uma taça hehe

E entrada no brasileiro foi bastante acima do imaginado, fez bons jogos e tomara que as derrotas em sequência não abalem o moral, é preciso recuperar pra não entrar naquele ciclo vicioso. Também acho que briga por coisa boa nesse br.

Uma pena que o mal esteja liderando, esperemos que isso mude o quanto antes 😆

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inadmissível que a campanha do estadual de 2023 tenha sido manchada pelo gol sofrido contra o Sul América, que vergonha uahuahuaha

Mas conseguiu se redimir dessa vergonha com o título da Série B uhauahuah

Parabéns pelo titulo!

Na atual temporada, nem comento esses empates no estadual, né? hauahuahuah

Se bem que foi muito bem na CdB pra tirar um pouco dessa mancha.

Na Série A o começo é bem positivo. Apesar das duas derrotas recentes, tá com tudo bem controlado e imagino que não vá brigar contra o rebaixamento, apesar de estar ainda no começo do campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 08/05/2022 em 06:03, Cadete213 disse:

Parabéns pelo inevitável Estadual e gostei muito da entrada na Liga. Mostras que irás lutar por mais do que a manutenção.

Inevitável Estadual, gostei dessa. No Brasileiro a ideia é passar longe da briga pela manutenção. A conferir. 

Valeu, Cadete!

Em 08/05/2022 em 12:37, Fujarra disse:

Venceu o estadual conforme imaginado, mas o mais surpreendente é a campanha até aqui no Brasileirão. Vai pegar uma sula com ctz

Se rolar uma Sula já está de bom tamanho e ainda seria uma estreia e tanto para o clube. 

Valeu, Marcio! 

Em 09/05/2022 em 10:56, Peepe disse:

Muito bom ver os usos que faz da base do Fluminense, especialmente o grande Samuel Granada. Apesar de ser bem caneleiro, tenho boas histórias com ele no FM sendo um Fixo finalizador, principalmente no jogo aéreo.

Parabéns pelo titulo estadual e pelos avanços na Copa do Brasil, o grande desafio de quem sobe é ser competitivo ao nível da Série A e ser superior aos times inferiores, algo que a Copa demonstrou sua capacidade: passou fácil pelos pequenos, sofreu contra o Botafogo-RJ mas conseguiu avançar e tem um chaveamento interessante, ainda que falar em semifinal seja ousado demais.

E bem, a campanha no Brasileirão é animadora, um meio de tabela nesse começo é sinal que o time não deve brigar pra não cair e é importante se consolidar no meio da tabela, só resta saber como dar o salto de qualidade pra brigar mais acima.

Toda hora dou uma conferida na base do clube para ver se encontro alguém. Observação importante sobre a função dele, vou ver se consigo adaptar no meu 4-4-2. 

Sobre o acesso, é isso mesmo: ser o melhor dentre os piores é o suficiente para não cair e a Copa pode dar alguns indícios disso. O meu posicionamento sobre a semifinal foi pensando exclusivamente nos chaveamentos. 

Acho que agora o caminho é se consolidar nesse meio de tabela e aos poucos agregar qualidade para que o time possa dar esse tão esperado salto e brigue por coisas mais relevantes. 

Valeu, Peepe.

Em 09/05/2022 em 12:42, victor095 disse:

Parabéns por mais um estadual, nunca é demais ganhar uma taça hehe

E entrada no brasileiro foi bastante acima do imaginado, fez bons jogos e tomara que as derrotas em sequência não abalem o moral, é preciso recuperar pra não entrar naquele ciclo vicioso. Também acho que briga por coisa boa nesse br.

Uma pena que o mal esteja liderando, esperemos que isso mude o quanto antes 😆

Boa sorte!

Exatamente, faltam três para eu atingir um dos objetivos dessa etapa do save. 

Temos que ficar espertos com essas sequências negativas porque sabemos bem os efeitos que elas causam em times recém-promovidos. E espero que até o final do campeonato tenhamos outro líder hehe

Valeu, Duque!

Em 11/05/2022 em 22:11, div disse:

Inadmissível que a campanha do estadual de 2023 tenha sido manchada pelo gol sofrido contra o Sul América, que vergonha uahuahuaha

Mas conseguiu se redimir dessa vergonha com o título da Série B uhauahuah

Parabéns pelo titulo!

Na atual temporada, nem comento esses empates no estadual, né? hauahuahuah

Se bem que foi muito bem na CdB pra tirar um pouco dessa mancha.

Na Série A o começo é bem positivo. Apesar das duas derrotas recentes, tá com tudo bem controlado e imagino que não vá brigar contra o rebaixamento, apesar de estar ainda no começo do campeonato.

Hahaha Diretoria Jim Carrey!

Esse título foi bem legal, geralmente nos importamos mais com o acesso, então levar a taça de quebra foi a cereja do bolo. Para 2024 o Estadual foi uma pré-temporada de luxo e ajudou bem nos avanços que fizemos até aqui na Copa. E espero que o desempenho nela se reflita ainda mais no Brasileiro, que é a nossa competição mais importante e não queremos desfazer o caminho percorrido até aqui. 

Valeu, Div!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • #Vini changed the title to Sob o Cruzeiro do Sul - Aguardando avaliação
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
×
×
  • Criar Novo...