Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu time é bom, mas perde pra times pequenos e sempre é goleado por times maiores


Victor Moreira

Posts Recomendados

Não sei mais o que fazer. Estou com o West Ham e consegui montar um time ao meu ver muito bom (craques como VERRATI, THIAGO ALCANTARA, CARVAJAL, JAMES RODRIGUEZ...) tanto que sempre é dito que meu time é favorito em quase todos os jogos ou no máximo empate. Mas QUASE SEMPRE ou eu perco os jogos (Já cheguei a levar 4 a 1 de time da Sky Bet), ou empato, e se for um clube grande tomo goleada, SEMPRE. O que estou fazendo de errado? Antigamente usava os 2 tik taka e agora mudei pra gengpress mas nao adianta. O maximo que acontece é as vezes eu jogar BEM melhor mas mesmo assim perder. Outra coisa que acontece muito é eu sempre perder em posse de bola (msm atacando muito mais) e cometer MUITAS faltas, as vezes 20 por jogo. Me ajudem plssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se o time é bom e tem bons jogadores, é bem possível que seja um problema tático.

Vou mover seu tópico para o Centro Tático, pois é o local mais adequado. Enquanto isso, por que não posta um print da sua tática, com instruções, para que a gente possa tentar te ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Victor Moreira disse:

Obrigado por responder amigo. Então, eu não sei como coloca imagem aqui kkkkkk sou novo nesses blogs, primeiro topico que faço. Pode me ajudar?

 

Claro.

Você pode tirar print do seu FM usando o comando Alt+S, a imagem vai ser salva na pasta da Steam. Ou pode apertar a tecla Print Screen e salvar a imagem no Paint (ou num outro editor de imagem).

Depois é só abrir aqui o tópico e, quando for fazer o post, escolhe a opção de anexar o arquivo (apertando em "escolha os arquivos" na parte inferior esquerda, do lado do clips), localiza onde você salvou a imagem, carrega e ela vai aparecer embaixo do tópico. Aí clica em cima dela que o fórum acrescenta na sua postagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Claro.

Você pode tirar print do seu FM usando o comando Alt+S, a imagem vai ser salva na pasta da Steam. Ou pode apertar a tecla Print Screen e salvar a imagem no Paint (ou num outro editor de imagem).

Depois é só abrir aqui o tópico e, quando for fazer o post, escolhe a opção de anexar o arquivo (apertando em "escolha os arquivos" na parte inferior esquerda, do lado do clips), localiza onde você salvou a imagem, carrega e ela vai aparecer embaixo do tópico. Aí clica em cima dela que o fórum acrescenta na sua postagem.

Bom dia man, pra mim não aparece essa opção (ou eu sou muito cego). Na parte superior tem os atalhos de italico, sublinado... fonte... Ai no meio tem o espaço de digitar e tal e na parte inferior a unica opção que aparece é "Inserir imagem a partir de uma URL mas não consigo enviar imagem por aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Victor Moreira disse:

Bom dia man, pra mim não aparece essa opção (ou eu sou muito cego). Na parte superior tem os atalhos de italico, sublinado... fonte... Ai no meio tem o espaço de digitar e tal e na parte inferior a unica opção que aparece é "Inserir imagem a partir de uma URL mas não consigo enviar imagem por aqui

Então, esta é a tela de resposta dos nossos tópicos, circulei em amarelo a opção para carregar imagens diretamente. Clicando nela vai abrir a tela para você buscar o print no seu computador. 

image.thumb.png.709fdbf16fcfaf2e4c4cd8468ebac494.png

 

Depois a imagem vai aparecer na parte de baixo, em "Imagens Enviadas", é só clicar nela para inserir no tópico:

 

image.thumb.png.10eb6b9cebb2ce3d71db06a5523b7d6b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Tsuru disse:

Então, esta é a tela de resposta dos nossos tópicos, circulei em amarelo a opção para carregar imagens diretamente. Clicando nela vai abrir a tela para você buscar o print no seu computador. 

image.thumb.png.709fdbf16fcfaf2e4c4cd8468ebac494.png

 

Depois a imagem vai aparecer na parte de baixo, em "Imagens Enviadas", é só clicar nela para inserir no tópico:

 

image.thumb.png.10eb6b9cebb2ce3d71db06a5523b7d6b.png

Por algum motivo o meu não aparece essa opção, somente ''inserir imagem a partir de uma URL'' Que tambem nao ta funcionando. Mas vou deixar o link das imagens aqui, se puder abrir vou agradecer dms. Não tem virus pode confiar

https://www.imagemhost.com.br/image/2cxyPS (ELENCO)

https://www.imagemhost.com.br/image/2cxgeo (COM POSSE DE BOLA)

https://ibb.co/TMm7G1H (EM TRANSIÇÃO) 

https://www.imagemhost.com.br/image/2cxPRe (SEM POSSE DE BOLA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar um pitaco também.

A primeira coisa que me saltou aos olhos foi ter três construtores de jogo no meio campo, acredito que alterando para uma função mais defensiva o Veratti, pode ser como Recuperador de Bolas ou até Meia Central Defender, já deve dar uma equilibrada na questão de gols sofridos.

Os outros dois que estão como CJA eu diria que um deles pode ser mantido. Eu iria manter o MC nessa função, mas o meia ofensivo eu iria transformar em Avançado Sombra ou na função Médio Ofensivo em si, pois esta última permite mais instruções individuais, podendo mudar a forma dele jogar facilmente. 

Sobre os laterais, eu gosto de equilibrar, por exemplo com o lateral esquerdo sendo mais ofensivo e o ponta como um extremo mais "tranquilo", menos incisivo. Para isso é importante que o meia central do lado esquerdo seja mais defensivo para compensar esse buraco.

No outro lado eu inverto, colocando o ponta como Avançado Interior e o lateral sem tanto foco no jogo ofensivo. A função do atacante no 4-2-3-1 influência diretamente o desempenho dele e do MAC. Caso queira manter o MAC como Construtor de Jogo Avançado, automaticamente o outro Meia Central teria que ter outro papel, talvez um Área a Área.

Sobre instruções a equipe, eu iria testar tirando o Largura Atacante de Sem Extremos para nada ou com extremos, e se for usar defesa em linha eu opto por manter o goleiro na função de Goleiro Líbero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Johann Duwe disse:

Vou dar um pitaco também.

A primeira coisa que me saltou aos olhos foi ter três construtores de jogo no meio campo, acredito que alterando para uma função mais defensiva o Veratti, pode ser como Recuperador de Bolas ou até Meia Central Defender, já deve dar uma equilibrada na questão de gols sofridos.

Os outros dois que estão como CJA eu diria que um deles pode ser mantido. Eu iria manter o MC nessa função, mas o meia ofensivo eu iria transformar em Avançado Sombra ou na função Médio Ofensivo em si, pois esta última permite mais instruções individuais, podendo mudar a forma dele jogar facilmente. 

Sobre os laterais, eu gosto de equilibrar, por exemplo com o lateral esquerdo sendo mais ofensivo e o ponta como um extremo mais "tranquilo", menos incisivo. Para isso é importante que o meia central do lado esquerdo seja mais defensivo para compensar esse buraco.

No outro lado eu inverto, colocando o ponta como Avançado Interior e o lateral sem tanto foco no jogo ofensivo. A função do atacante no 4-2-3-1 influência diretamente o desempenho dele e do MAC. Caso queira manter o MAC como Construtor de Jogo Avançado, automaticamente o outro Meia Central teria que ter outro papel, talvez um Área a Área.

Sobre instruções a equipe, eu iria testar tirando o Largura Atacante de Sem Extremos para nada ou com extremos, e se for usar defesa em linha eu opto por manter o goleiro na função de Goleiro Líbero.

 

Caramba, eu tinha muito erro então kkkkkkk não entendo nada dessas coisas de táticas, vou mudar tudo isso mano, obrigado. Algumas dúvidas: O que é o MAC? E sobre o Atacante, acha que um jogador alvo seja bom, visto que o Haller não é um jogador muito técnico mas aproveitador 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Victor Moreira disse:

Caramba, eu tinha muito erro então kkkkkkk não entendo nada dessas coisas de táticas, vou mudar tudo isso mano, obrigado. Algumas dúvidas: O que é o MAC? E sobre o Atacante, acha que um jogador alvo seja bom, visto que o Haller não é um jogador muito técnico mas aproveitador 

MAC - meia atacante central

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem está com dificuldade na tática mas precisa de resultado rápido, sem ficar testando muito, é uma boa tentar táticas prontas também, nem que seja pra descobrir como você não quer seu time jogando.

Depois que a gente tem uma noção do que funciona melhor naquela liga e do que a gente quer, tudo fica mais fácil, mas se tiver dando muita dor de cabeça pode começar a ficar sem graça.

 

E dá uma olhada também nas estatísticas da liga (na tela da divisão que está jogando) pra ver como seu time se comporta em relação aos outros quanto a chutes a gol, oportunidades criadas, etc. porque é assim que você vai vendo o que não funciona naquela liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar a testar essas de táticas prontas, pois tá foda, já tô quase sendo demitido kkkkkk. É foda pq meu time tá muito bom mas jogando de igual pra igual com time porcaria.

Agora uma duvida: se eu mudar minha formação e já começar de cara a jogar com ela, sem treinar antes, tem muita chance de eu perder muitos jogos? Não posso me dar a esse luxo 🥲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Victor Moreira disse:

Vou começar a testar essas de táticas prontas, pois tá foda, já tô quase sendo demitido kkkkkk. É foda pq meu time tá muito bom mas jogando de igual pra igual com time porcaria.

Agora uma duvida: se eu mudar minha formação e já começar de cara a jogar com ela, sem treinar antes, tem muita chance de eu perder muitos jogos? Não posso me dar a esse luxo 🥲

Tem tática pré-definida que por uma série de fatores não funciona no curto prazo em um determinado time. Mas que em um outro momento se obtém uma sequência de melhores resultados. 

Por isso que é recomendado analisar o seu elenco e ver as melhores opções para modelar a sua tática principal e caso deseje, as variantes.

Um exemplo rápido, a La U logo de início joga bem num 4-2-3-1 com volantes. Eram resultados modestos no geral, com algumas goleadas vez ou outra. Isso porque tem o Montillo, experiente e habilidoso de meia ofensivo, e alguns atacantes rápidos, como o ex-United Ângelo Henríquez.

Eu simplesmente joguei como o adjunto recomendou e deu certo. Foi um pouco mais do que selecionar uma tática pronta. Pode ser que varie conforme a habilidade do analista. Mas talvez com poucas variações entre diferentes níveis de recomendações, devido ao que o plantel oferece.

E por sinal, caso queira apenas ter uma boa sequência, pode testar a clássica 4-1-4-1 DM, daí só precisa equilibrá-la adequadamente. Não é garantia de título, mas dá uma tranquilidade maior para testar alguma outra mais ofensiva, conforme a necessidade.

O @Tsuru tem uma variante boa dela. Pode te explicar bem a respeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @Victor Moreira.

O pessoal aqui já deu alguns pitacos, agora vou dar o meu. Vamos começar com alguns princípios básicos do jogo? Acho que fica mais fácil.

Começando por alguns termos técnicos:

  • Formação: É a disposição dos seus jogadores em campo, ou seja, 4-4-2, 4-2-3-1, 4-1-4-1 DM Wide, enfim. No FM, a formação representa a forma defensiva do seu time, ou seja, como seus jogadores vão se posicionar quando seu time for atacado/estiver sem a bola. Quando seu time tiver a bola, o desenho varia conforme a movimentação dos jogadores, que pode ser determinada por uma série de coisas.
     
  • Posição: Meio difícil de definir dentro do FM, mas digamos que a formação, ao desenhar a forma defensiva do seu time, determina um conjunto de posições. Quando eu escolho um 4-4-2 por exemplo, estou determinando que meu time terá as seguintes posições no campo: goleiro, lateral esquerdo, zagueiro, zagueiro, lateral direito, meia lateral esquerdo, meia central, meia central, meia lateral direito, atacante e atacante. Se eu optar por um 4-2-3-1, meu time vai ter goleiro, lateral esquerdo, zagueiro, zagueiro, lateral direito, meia central, meia central, meia ofensivo esquerdo, meia ofensivo central, meia ofensivo direito e atacante. Se fosse um 5-3-2, meu time teria goleiro, zagueiro direito, zagueiro central, zagueiro esquerdo, ala direito, ala esquerdo, meia central, meia central, meia central, atacante e atacante.
     
  • Função: Dentro do FM, a função é um dos dois elementos que determina/define/especifica o comportamento de cada jogador dentro da posição escolhida. Um zagueiro com função Defesa Central, por exemplo, tende a fazer o simples - vai procurar manter a posse, evitar gols e tocar a bola para outros jogadores mais criativos. Mas um zagueiro com a função Defesa com Bola, por exemplo, tem liberdade para fazer passes mais arriscados e difíceis e tentar ligar contra-ataques. E como a função ajuda a determinar esse comportamento? Quando eu escolho uma determinada função, automaticamente ela define um conjunto de instruções individuais de jogador - que podemos ver clicando em cima do ícone do jogador no campo na tela de táticas, mas não podemos modificar - e com as chamadas instruções individuais "por baixo dos panos" - que não podemos ver e nem modificar, são programadas para serem assim. Por exemplo, se você escolher um meia central e dar a ele a função "Meia Area a Area", e clicar em cima do ícone do jogador na formação, vai ver que ele tem a instrução individual "Deambular da Posição". Mas não vai ver que ele tem as instruções ocultas "Fazer mais corridas para a frente" e "Recuar Mais". O que isso significa? Que o Area a Area é um meio campista de movimentação, se mexe bastante, volta para ajudar a defesa e aparece no ataque quando a bola se aproxima da área adversária. E por que instruções ocultas? Porque parte da lógica dos programadores é que há coisas que precisamos ver e entender no campo e que, se recebermos tudo mastigadinho, o jogo não teria graça.
     
  • Tarefa: No FM existem quatro tarefas - defender, apoiar, atacar e automático. As tarefas determinam, bem grosso modo, o risco que determinada função tem liberdade para correr, ou seja, um jogador com tarefa defender começa por correr menos riscos do que um com tarefa apoiar, que corre menos riscos que um em atacar (automático usa a mentalidade da equipe para definir a do jogador - ver abaixo). E como a tarefa modifica esse risco? Ao se somar à função (ponto anterior), as tarefas acrescentam instruções individuais de jogador e, em alguns casos, instruções ocultas, com objetivo de modificar o comportamento do jogador de uma maneira bem específica e determinar o que ele deve fazer no campo. Por exemplo: um Defesa Lateral com tarefa Defender recebe as instruções individuais "Manter Posição", "Antecipar Cruzamentos" e "Correr Menos Riscos", porque o objetivo dele não é ajudar o ataque ou o meio campo e sim ficar mais recuado para proteger a zaga, cruzando a bola assim que a posição for favorável. Mas um Defesa Lateral com tarefa Atacar recebe as instruções "Chegar Mais a Frente" e "Cruzar Mais Vezes", porque o objetivo dele é subir no campo, chegar na linha de fundo e cruzar a bola. Já um lateral com a função Ala, por exemplo, tem sempre a instrução "Manter-se aberto", com objetivo que, independente da tarefa, ele jogue avançando com a bola junto à linha lateral. Mas com tarefa Defender, o Ala recebe, além de "Manter-se aberto", as instruções "Manter Posição", "Antecipar Cruzamentos" e "Correr Menos Riscos", porque o objetivo dele é não avançar tanto e cruzar a bola logo. Com as tarefas Apoiar e Atacar, o Ala é instruído a "Chegar Mais a Frente", o que significa que ele vai subir no campo e apoiar mais o ataque. E com a tarefa "Atacar" ele recebe as instruções "Cruzar da Linha de Fundo", "Cruzar Mais Vezes" e "Driblar Mais" - ou seja, isso o instrui a ser quase um ponta que inicia a jogada mais recuado e avança muito no campo. Por fim, um jogador com tarefa "Automática" terá a mesma mentalidade que a mentalidade da equipe (ver abaixo). Então as instruções de um Ala por exemplo são as seguintes - observe como a tarefa mais agressiva acrescenta instruções que tornam o jogador mais agressivo e o levam a correr mais riscos:
     
    • Ala Defender: Manter-se aberto, Manter Posição, Antecipar Cruzamentos, Correr Menos Riscos
    • Ala Apoiar: Manter-se aberto, Chegar Mais a Frente
    • Ala Atacar: Manter-se aberto, Chegar Mais a Frente, Cruzar da Linha de Fundo, Cruzar Mais Vezes, Driblar Mais
       
  • Mentalidade: A mentalidade determina, bem grosso modo, o grau de risco que seu time está disposto a correr para alcançar a vitória. Existem três mentalidades que eu chamo de "Mais Baixas" - Muito Defensiva, Defensiva e Cautelosa. Há uma que eu diria "Equilibrada" - Equilibrada. E há três que são "Mais Altas" - Positiva, Atacante e Muito Atacante. Quanto mais alta for a mentalidade, mais risco seu time vai correr para alcançar a vitória, por exemplo, pressionando mais o adversário e atacando mais sem se importar com os espaços que deixa na defesa. Quanto mais baixa for a mentalidade, menos riscos seu time vai correr para alcançar a vitória - o que significa que ele talvez não crie tantos espaços, pressione tanto ou se movimente tanto, evitando por exemplo gerar um espaço que o adversário possa explorar. A mentalidade tende a equilibrar "risco e recompensa", ou seja, eu corro mais riscos em nome de uma recompensa maior. Mas será que eu tenho condições de correr esse risco, ou eu vou sofrer mais gols que marcar, por exemplo? Se meu time for muito, muito bom, tecnicamente superior aos rivais, talvez ele possa correr mais riscos porque a capacidade técnica vai compensar (se minha linha de defesa é muito adiantada mas meus zagueiros têm excelente antecipação, então eles conseguiriam cortar por exemplo uma ou mais enfiadas de bola). Mas se meu time não for tão bom tecnicamente, talvez a linha de zaga muito adiantada deixe espaço para um adversário veloz e meu zagueiro simplesmente não tenha velocidade ou antecipação para acompanhar ele, o que resultaria num gol. E como a mentalidade determina esse risco? Ela determina em primeiro lugar definindo um conjunto padrão de instruções de equipe/coletivas - são as mesmas que ficam naquela barrinha à esquerda, mas quando seleciona a mentalidade você não consegue ver, só entrando em cada um dos tipos de instrução. Por exemplo, se você escolher mentalidade Positiva, a largura atacante será mais alta do que numa mentalidade Cautelosa, com objetivo de que seus jogadores busquem mais a lateral do campo para abrir espaço em defesas fechadas. Na mesma mentalidade Positiva, seus jogadores de defesa farão passes mais curtos para manter a posse, e os atacantes farão mais passes diretos para abrir espaço e gerar velocidade, ocorrendo o inverso em mentalidades mais baixas. Em segundo lugar, a mentalidade da equipe determina as mentalidades individuais de cada jogador, mas eu não vou entrar muito nesse mérito individual até porque entender isso não é necessário para fazer uma boa tática. 
     
  • Instruções de equipe/coletivas: As famosas e confusas instruções de equipe são aquelas que aparecem à esquerda na tela de táticas, divididas em "Com a Posse", "Em Transição" e "Sem a Posse". Ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa de muitas instruções para fazer seu time jogar bem - há jogadores que usam nenhuma ou quase nenhuma e funciona na mesma. E sabe por que? Porque o sucesso, o equlíbrio e o bom desempenho do seu time são geralmente determinados pela qualidade dos jogadores, formação adequada, funções/tarefas e pela mentalidade escolhida. Se essas quatro peças se encaixarem, a coisa tende a funcionar bem - as instruções refinamcomplementam e dão o toque final, mas geralmente não são determinantes. Pelo contrário, elas podem até atrapalhar às vezes. E sabe por que? Porque as instruções de equipe atuam modificando as instruções padrão de cada mentalidade. Ou seja, se eu coloco a instrução "Passes Mais Curtos" numa mentalidade "Positiva", isso significa que os passes não serão necessariamente curtos, mas mais curtos que o padrão da mentalidade. Eu não vou aqui destrinchar o que cada instrução faz, mas acho que já é possível entender o que são e como funcionam.
     
  • Instruções de jogador/individuais: Da mesma forma que as funções e tarefas determinam as instruções individuais do jogador, você pode acrescentar outras (embora não possa remover as que o jogo determina). Então eu posso pedir por exemplo ao meu atacante que faça "Passes Mais Diretos", com objetivo por exemplo de tocar a bola mais rápido e evitar ser desarmado o tempo todo. Ou aos meus zagueiros que "Fiquem Mais Abertos", para jogar nos flancos e cobrir os laterais. Há instruções individuais que não estão disponíveis em algumas funções/tarefas, portanto nesse caso você não pode acrescentar. 

Acho que com essa longa (enorme...) explicação já foi possível entender alguns conceitos e termos que o jogo utiliza. Dito isso, vamos a uma parte mais prática.

Você está começando, então eu entendo que aqui há dois caminhos bem simples para dar os primeiros passos. Ou você segue o conselho do seu adjunto, jogando com um dos estilos/formações que ele recomendar, e não mexe em nada por enquanto, ou você inicia com uma tática o mais simples possível (pode ser o exemplo que eu vou te mandar aí embaixo). Em qualquer um dos dois caminhos, é legal você assistir aos jogos no modo "Alargado" e ir anotando num pedaço de papel o que te incomoda. Tipo, sua equipe está muito "passiva"? Sofre muitos gols de bola nas costas? Cria muitas chances mas não faz gols? Leva muitos gols de cruzamento? Faz 2 a 0 no primeiro tempo e toma a virada pra 3 a 2 no segundo?

Faz entre três e cinco partidas assim, sem mexer em absolutamente nada na parte tática, e se as coisas não estiverem correndo bem, corre de novo aqui e posta as anotações, explicando os problemas. Dessa forma a gente pode tentar te explicar e dar sugestões para resolver o problema dentro do contexto do jogo, porque sinceramente eu acho o FM tudo, menos intuitivo. 

Eu sei que nesse momento você tem a questão da demissão e tal, mas tenta não se preocupar demais com isso. Se for o caso, abre um outro save ou faz uma cópia do atual, faz os testes que sugerimos, e se tudo estiver bem você volta para o original e segue a partir daí. Acho importante focar agora em aprender mais sobre a parte tática, até porque save você sempre pode iniciar outro - mas se a dificuldade for a mesma, os problemas provavelmente vão se repetir, o que leva à irritação e frustração com o jogo.

Exemplo de 4-2-3-1 básico

Mentalidade: Equilibrada
Instruções Com Posse, Em Transição e Sem Posse: Nenhuma
Instruções de jogador: Nenhuma
 

image.png.555b1eb3b1eec505cef13c0529e960af.png


Ele é baseado no que você me mandou, então por favor só confirme se o Gnabry é canhoto. Se ele não for, fica melhor colocar um extremo canhoto como Atacante Interior Apoiar na direita.

Para resumir bem, do lado direito temos um lateral que sobe mais, o Carvajal, jogando na função de Defesa Lateral Atacar. Do mesmo lado tem um MC-D que sobe menos no campo, o Verratti, para compensar o lateral mais agressivo, e ao mesmo tempo temos um ponta que joga por dentro, o Atacante Interior Apoiar. Ele se comporta como uma espécie de segundo atacante: ocupa o espaço vago pela movimentação do MC-D, se move para encostar no atacante e no meia ofensivo e, ao fazer isso, puxa a marcação para permitir a abertura do corredor/flanco, de forma que o lateral tenha espaço para cruzar a bola para a área. 

Do lado esquerdo nós temos um DL Apoiar, um lateral que sobe menos no campo e se preocupa mais com a defesa. Por isso o meia daquele lado pode ser um MC-Ap, encostando mais no ataque, e como daquele lado temos um Extremo Apoiar como ponta, ele "abre" para a lateral do campo e abre espaço para o MC-Ap poder jogar. 

Por fim, no centro nós temos a dupla de ataque mais básica de todas: um CJA AT, que vai armar as jogadas e eventualmente ajudar a finalizar, e um PL, que se movimenta pelo campo de ataque, tenta puxar a linha defensiva para trás, abrindo espaço aos meias, e aparece para finalizar as jogadas.

Se tiver alguma dúvida estamos aí, espero que com a ajuda do pessoal aqui as coisas comecem a dar certo para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que aula 👏👏 muita coisa que vcs escreveram aí eu não tinha a mínima noção, principalmente sobre essas tarefas individuais e essas funções de apoio. Vou fazer todas as mudanças sugeridas e ver no que dá 

valeu galera!! Mais tarde trago os resultados pra ver se fui demitido ou não kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Victor Moreira disse:

outra questão: nessa posição que me foi indicada, a maioria dos jogadores não estão jogando na posição predileta, estão quase todos com aquela bolinha no amarelo. Isso atrapalha muito?

Há controvérsias. Hehehehe

Há quem diga que não, não atrapalha e que qualquer jogador pode fazer bem qualquer função. Pessoalmente eu acho que as bolinhas são uma sugestão da dificuldade que o jogador vai ter naquela posição/função, ou seja, quanto menos verde, mais difícil vai ser para ele.

Por via das dúvidas, faz o seguinte: entra na tela do plantel (onde aparece a lista de todos os jogadores do time principal) vai na aba "Relatórios" e seleciona o relatório do adjunto. Depois clica na coluna "capacidade" pra ele ordenar as estrelinhas da mais alta para a mais baixa. Aí tira um print e põe num link de imagem, igual você fez ontem com a tática.

Eu fiz o desenho baseado no que você tinha originalmente, então não deve dar tanto problema. Mas vamos confirmar a adequação do seu elenco então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://ibb.co/W5y1HYG

 

Não sei se era assim que vc pediu pois nao achei ''Relatorio do analista'', mas acredito que esteja certo.

Joguei um jogo com a formação indicada mas senti o time muito lento e errando muito passe, sem criatividade e chegando poucas vezes no ataque. Isso enfrentando o Fulham, time bastante inferior ao meu. Ta foda fml kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei as dicas do Tsuru, e aqui surtiu muito efeito, jogo com o Hannover na Bundesliga. Meu time não é ruim. é cotado para ficar em 9o na competição. Meu time não sofria muitos gols, mas era muito inconsistente no meio e no ataque. O ataque parecia que batia cabeça e fiquei com uns dos piores ataques umas 2 temporadas. Mesmo por necessidade tendo que colocar uns muleques de 17, 18 anos da base para jogar, apliquei essa tática e surtiu muito efeito. o ataque está muito mais efetivo. e dominando times que deveria dominar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Victor Moreira disse:

https://ibb.co/W5y1HYG

 

Não sei se era assim que vc pediu pois nao achei ''Relatorio do analista'', mas acredito que esteja certo.

Joguei um jogo com a formação indicada mas senti o time muito lento e errando muito passe, sem criatividade e chegando poucas vezes no ataque. Isso enfrentando o Fulham, time bastante inferior ao meu. Ta foda fml kkkkkkk

    Demora um pouco para o seu time se adapatar as novas instruções 5 jogos vc já percebe se ta funcionando, se for demitido começa outro salve e vai apreendendo. 

    https://www.fmanager.com.br/topic/134800-um-guia-de-design-tático-gestão-e-construção-de-elencos-no-fm-parte-1/   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Victor Moreira disse:

Vou começar a testar essas de táticas prontas, pois tá foda, já tô quase sendo demitido kkkkkk. É foda pq meu time tá muito bom mas jogando de igual pra igual com time porcaria.

Agora uma duvida: se eu mudar minha formação e já começar de cara a jogar com ela, sem treinar antes, tem muita chance de eu perder muitos jogos? Não posso me dar a esse luxo 🥲

Meus melhores testes são em pré-temporada, porque todo mundo está se ajustando então as condições iniciais são parecidas.

Quando você for criar sua tática, eu sugiro sempre criar um save na divisão que pretende jogar pra testar variações contra os mesmos adversários (escolhe tática, joga os 3+ jogos da pré-temporada, salva a tática, carrega o jogo no início e testa a próxima tática). Quando sai uma nova versão eu sempre testo variações de 4-3-3, 4-4-2 e alguma outra pra ver o comportamento, como respondem a certas funções... A partir daí que vou pro meu save com pelo menos duas táticas definidas e fazendo ajustes de acordo com o desempenho dos jogadores quando começam as competições.

Fazendo esses testes, você vai ter uma boa ideia de como adaptar se for jogar em outra liga. Em algumas você pode ter que mudar algo na troca de passes, na estratégia de pressionar o adversário, mas o esqueleto da tática você não vai precisar mudar a não ser que não tenha jogadores pra alguma posição, e aí é bom testar táticas que se adequem ao seu elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Victor Moreira disse:

https://ibb.co/W5y1HYG

 

Não sei se era assim que vc pediu pois nao achei ''Relatorio do analista'', mas acredito que esteja certo.

Joguei um jogo com a formação indicada mas senti o time muito lento e errando muito passe, sem criatividade e chegando poucas vezes no ataque. Isso enfrentando o Fulham, time bastante inferior ao meu. Ta foda fml kkkkkkk

Está certo sim, era isso mesmo que eu gostaria de ver.

Em termos de gestão de elenco não está ruim. Entre os melhores jogadores, você tem basicamente três pontas avançados que sabem jogar como extremo invertido/atacante interior pela esquerda (ou seja, devem ser destros), um atacante de ofício, dois meias ofensivos, dois meias centrais e nenhum volante (já que o Declan Rice está fora do clube). Se você pegar um dos três extremos invertidos naturais e colocar ele para jogar como extremo comum pela direita, a equipe se encaixa certinho num 4-2-3-1. 

Para mim, tática não é apenas entender o encaixe das funções e tarefas, mas sim como encaixar as características naturais dos seus jogadores a fim de fazer com que rendam o máximo possível. Algumas pessoas fazem isso olhando jogador por jogador e analisando os atributos deles, eu pessoalmente não tenho paciência. Se o adjunto me diz que um meia ofensivo é um Atacante Sombra natural, está bem claro para mim que ele é muito mais um meia atacante ou segundo atacante do que um meia construtor, e usá-lo como CJA, apesar de poder funcionar, não vai tirar dele o rendimento máximo. 

Boas ideias táticas e boa visão de formação muitas vezes vão para o espaço porque a gente usa o jogador na função que ele rende menos, e o rendimento do time como um todo acaba caindo. Assim, com base no seu elenco, eu insistiria num 4-2-3-1 básico, apenas modificando os jogadores e mudando o equilíbrio dos dois flancos:
 

1082306868_lineup4231city.png.ca5fc3d851aa61839e2c811d69aabed8.png

 

Observa que agora eu utilizo seus melhores jogadores de ataque nas posições onde tendem a render mais, a fim de tirar o máximo possível deles, e inverti a simetria para manter o equilíbrio. Mas é como disse o Rudson:

 

15 horas atrás, Rudsonnunes disse:

    Demora um pouco para o seu time se adapatar as novas instruções 5 jogos vc já percebe se ta funcionando, se for demitido começa outro salve e vai apreendendo. 

    https://www.fmanager.com.br/topic/134800-um-guia-de-design-tático-gestão-e-construção-de-elencos-no-fm-parte-1/   

 

Leva algum tempo mesmo. O que eu te sugeri aqui (e que outros podem te sugerir, ou mesmo o seu adjunto através das táticas prontas) são ideias para você começar a trabalhar. Eu diria que leva mesmo entre 3 a 5 jogos para você sentir se está funcionando, para fechar o encaixe eu diria que leva pelo menos meia temporada, entre ajustes, testagem de jogadores, pequenas mexidas nas funções etc. 

Ao menos no meu modo de ver, modificar a formação inteira ou a estratégia de jogo com base em uma partida é um risco desnecessário.

 

16 horas atrás, CaioF disse:

Usei as dicas do Tsuru, e aqui surtiu muito efeito, jogo com o Hannover na Bundesliga. Meu time não é ruim. é cotado para ficar em 9o na competição. Meu time não sofria muitos gols, mas era muito inconsistente no meio e no ataque. O ataque parecia que batia cabeça e fiquei com uns dos piores ataques umas 2 temporadas. Mesmo por necessidade tendo que colocar uns muleques de 17, 18 anos da base para jogar, apliquei essa tática e surtiu muito efeito. o ataque está muito mais efetivo. e dominando times que deveria dominar.

Show Caio. Eu venho testando essa mesma tática nos meus times aqui e é muito legal saber que funciona bem em outras situações também. Me parece aquela tática simples e eficiente, sem invencionice, e muitas vezes é tudo que a gente precisa. 

8 horas atrás, Douglas. disse:

Meus melhores testes são em pré-temporada, porque todo mundo está se ajustando então as condições iniciais são parecidas.

Quando você for criar sua tática, eu sugiro sempre criar um save na divisão que pretende jogar pra testar variações contra os mesmos adversários (escolhe tática, joga os 3+ jogos da pré-temporada, salva a tática, carrega o jogo no início e testa a próxima tática). Quando sai uma nova versão eu sempre testo variações de 4-3-3, 4-4-2 e alguma outra pra ver o comportamento, como respondem a certas funções... A partir daí que vou pro meu save com pelo menos duas táticas definidas e fazendo ajustes de acordo com o desempenho dos jogadores quando começam as competições.

Fazendo esses testes, você vai ter uma boa ideia de como adaptar se for jogar em outra liga. Em algumas você pode ter que mudar algo na troca de passes, na estratégia de pressionar o adversário, mas o esqueleto da tática você não vai precisar mudar a não ser que não tenha jogadores pra alguma posição, e aí é bom testar táticas que se adequem ao seu elenco.

Concordo em gênero, número e degrau, Douglas. Exceto na parte do 4-3-3 com volante, eu simplesmente detesto essa formação com todas as minhas forças. Fora isso, acho que é bem por aí mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Tsuru disse:

Está certo sim, era isso mesmo que eu gostaria de ver.

Em termos de gestão de elenco não está ruim. Entre os melhores jogadores, você tem basicamente três pontas avançados que sabem jogar como extremo invertido/atacante interior pela esquerda (ou seja, devem ser destros), um atacante de ofício, dois meias ofensivos, dois meias centrais e nenhum volante (já que o Declan Rice está fora do clube). Se você pegar um dos três extremos invertidos naturais e colocar ele para jogar como extremo comum pela direita, a equipe se encaixa certinho num 4-2-3-1. 

Para mim, tática não é apenas entender o encaixe das funções e tarefas, mas sim como encaixar as características naturais dos seus jogadores a fim de fazer com que rendam o máximo possível. Algumas pessoas fazem isso olhando jogador por jogador e analisando os atributos deles, eu pessoalmente não tenho paciência. Se o adjunto me diz que um meia ofensivo é um Atacante Sombra natural, está bem claro para mim que ele é muito mais um meia atacante ou segundo atacante do que um meia construtor, e usá-lo como CJA, apesar de poder funcionar, não vai tirar dele o rendimento máximo. 

Boas ideias táticas e boa visão de formação muitas vezes vão para o espaço porque a gente usa o jogador na função que ele rende menos, e o rendimento do time como um todo acaba caindo. Assim, com base no seu elenco, eu insistiria num 4-2-3-1 básico, apenas modificando os jogadores e mudando o equilíbrio dos dois flancos:
 

1082306868_lineup4231city.png.ca5fc3d851aa61839e2c811d69aabed8.png

 

Observa que agora eu utilizo seus melhores jogadores de ataque nas posições onde tendem a render mais, a fim de tirar o máximo possível deles, e inverti a simetria para manter o equilíbrio. Mas é como disse o Rudson:

 

 

Leva algum tempo mesmo. O que eu te sugeri aqui (e que outros podem te sugerir, ou mesmo o seu adjunto através das táticas prontas) são ideias para você começar a trabalhar. Eu diria que leva mesmo entre 3 a 5 jogos para você sentir se está funcionando, para fechar o encaixe eu diria que leva pelo menos meia temporada, entre ajustes, testagem de jogadores, pequenas mexidas nas funções etc. 

Ao menos no meu modo de ver, modificar a formação inteira ou a estratégia de jogo com base em uma partida é um risco desnecessário.

 

Show Caio. Eu venho testando essa mesma tática nos meus times aqui e é muito legal saber que funciona bem em outras situações também. Me parece aquela tática simples e eficiente, sem invencionice, e muitas vezes é tudo que a gente precisa. 

Concordo em gênero, número e degrau, Douglas. Exceto na parte do 4-3-3 com volante, eu simplesmente detesto essa formação com todas as minhas forças. Fora isso, acho que é bem por aí mesmo.

Essa formação me parece muito boa! Só fiquei com pena de tirar o fornals kkkkkk o cara tá crescendo bem. Mas o importante é garantir os pontos né! 
já joguei uns jogos e senti uma diferença no trabalho de equipe, mas ainda jogo de igual pra igual com os times menores e isso me irrita. Mas acredito que seja como vcs disseram, demora pra o time se encaixar. Mas agradeço a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Victor Moreira disse:

Essa formação me parece muito boa! Só fiquei com pena de tirar o fornals kkkkkk o cara tá crescendo bem. Mas o importante é garantir os pontos né! 
já joguei uns jogos e senti uma diferença no trabalho de equipe, mas ainda jogo de igual pra igual com os times menores e isso me irrita. Mas acredito que seja como vcs disseram, demora pra o time se encaixar. Mas agradeço a todos pela ajuda!

De nada, rapaz. Qualquer dúvida estamos sempre aí. 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu só fiz a alteração em relação ao Avançado Interior, e testei como Extremo Invertido, eu tenho o Trincão como MOD, ele vinha jogando apagado como Avançado Interior, ele tem uma visão de jogo muito boa e ele não vinha usando isso. Melhorou muito como Extremo Invertido, dá umas enfiadas de bola muito boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...