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O guia rápido dos pontas no FM


Tsuru
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Ponta. Considerada extinta a partir de algum momento entre os anos 80 e 90, essa posição foi redescoberta pelo futebol inglês no início da década de 2000. Fosse num 4-2-3-1 ou num 4-1-2-3, os pontas ocupavam os flancos e exploravam o principal ponto fraco das defesas com três zagueiros, uma verdadeira epidemia que se alastrou pelo mundo da bola depois do sucesso da Argentina de Carlos Billardo na Copa de 1986, no México. 

Essa redescoberta provocou uma espécie de “nova revolução” no futebol, matou os antigos esquemas com três na defesa (que até ressurgiram recentemente, mas com uma pegada diferente) e alterou o jogo de tal forma que jogar sem pontas hoje em dia é possível, mas é raro. Pontas modernos defendem como meias e atacam como centroavantes; iniciam no flanco e vão para o meio, ou servem de apoio a um lateral mais ofensivo, ou abrem espaço para os atacantes, ou são eles próprios os atacantes, gerando meio campo com cinco jogadores que é mais compacto, dá mais opções e é mais difícil de marcar; ou ainda jogam mais recuados, atuando como meias que protegem os laterais e se projetam ao ataque quando necessário.

As possibilidades são muitas, e a versatilidade que agregam às equipes rapidamente começou a formar diferentes tipos de ponta, para os times mais variados, desde quem joga no contragolpe até as equipes de pressão muito intensa (nas quais eles são, se não indispensáveis, muitas vezes essenciais).

 

Extremo / Winger
Um “clássico”, esse é o velocista que pega a bola e parte para a linha de fundo com objetivo de cruzar a pelota para dentro da área. Atuando basicamente aberto no flanco, seja como meia ofensivo ou lateral, ele não precisa ser muito inteligente, mas é fundamental que seja rápido, saiba driblar, cruzar e tenha o mínimo de visão para ver onde está cruzando a bola. É uma função que o FM define muito bem, com instruções de jogador muito precisas, portanto pouco customizável. 

Geralmente com tarefa Apoiar ele vai se posicionar mais atrás, mais próximo do meio campo, de onde parte com a bola dominada e cruza ali pelo limite da linha da área adversária; com Atacar ele fica mais a frente e defende menos, participa menos do jogo antes de receber a bola em uma posição mais avançada, e tendendo a ir mais à linha de fundo antes de fazer o cruzamento.

O comportamento do Extremo como meia lateral é essencialmente o mesmo, exceto o fato de que, ao iniciar mais recuado, ele naturalmente protege mais o flanco, sendo mais parecido com um “meia velocista” do que com um “atacante que cruza a bola”.

É uma função útil em praticamente qualquer esquema, porque sua velocidade, intensidade e a movimentação lateral permitem que outros jogadores se coloquem em posição de fazer gols e criar jogadas perigosas; porque cruzamentos são fundamentais num jogo onde o espaço é cada vez mais exíguo; e porque estão sempre muito bem posicionados para puxar contragolpes e criar situações de perigo, numa era onde muitos laterais adversários jogam adiantados e deixam uma avenida às costas.

 

Atacante Interior / Segundo Atacante / Inside Foward
É o “atacante do século 21”. Inicia a jogada no lado do campo e, durante o desenvolvimento dela, “flutua” ou “corta” por dentro (como prefiram), geralmente abrindo o flanco para a passagem de um lateral mais ofensivo enquanto parte para cima da defesa em busca de um drible, passe ou finalização. Essa movimentação de “flutuar” gera problemas para as zagas adversárias, que nunca sabem muito bem de onde vem o perigo, e têm de lidar com uma imprevisibilidade muito maior do que se esse mesmo AI jogasse como um centroavante comum de antigamente (que todo mundo sabia que atuava na última linha de defesa esperando a bola para chutar a gol, e mais nada). Fora que o “ponta por dentro” abre o corredor para o “lateral por fora” e geralmente essa movimentação cria espaços, algo fundamental no futebol de hoje.

Com a tarefa Atacar o AI vai ser o centroavante do seu time, ou seja, ele tem objetivo de marcar os gols, é uma espécie assim de “PL de flanco”. Por isso vai jogar mais adiantado, recuando menos e atuando mais próximo do gol adversário do que do seu meio de campo; e por isso geralmente ele forma dupla com um outro atacante de suporte, alguém que se mexe bastante, tenta abrir espaços e busca muito mais um passe do que necessariamente um chute a gol (alguém aí falou Falso Nove?), justamente para permitir que o AI receba a bola em condições de finalizar a jogada.

Com a tarefa Apoiar é o contrário - o AI vai ser o atacante de suporte, aquele que distribui passes e tenta servir um companheiro finalizador, geralmente posicionado mais à frente. Não é que não faça gols, apenas o foco é outro, é mais dar um passe certeiro, um drible, ou finalizar de longe, iniciando a jogada mais atrás, mais perto dos outros meias, dando velocidade, movimentação, permitindo atrair a atenção da zaga e permitir que o atacante goleador tenha espaços para conseguir finalizar. Gosto de definir o AI Apoiar como uma espécie de “Atacante Recuado de flanco”.

É recomendável que o AI jogue sempre com o pé bom oposto ao flanco em que está - destro na esquerda e canhoto na direita - porque assim, ao cortar por dentro, seu pé mais forte está posicionado na direção do gol. Mas isso é apenas recomendável, não obrigatório.

 

Extremo Invertido / Inverted Winger
Função inserida nos FMs mais recentes, ele é uma espécie de “híbrido” entre o extremo comum e o atacante interior. É um velocista, joga com base em drible e rapidez, mas em vez de se manter sempre no lado do campo e buscar necessariamente cruzar a bola, “flutua” por dentro e joga com o pé trocado da mesma forma que o AI faz. Então por vezes você pode ver o EI tentando um cruzamento, e em outras, vai observar um comportamento mais próximo ao do AI, talvez numa das funções mais híbridas do jogo.

A diferença é que, além de não ser um atacante, o EI tende a prender um pouco mais a bola depois que faz o corte e antes de tentar um cruzamento, um passe ou um chute de longe. O objetivo é criar sobrecarga, ou seja, atrair a marcação para si e para aquele lado onde está, abrindo espaço seja para um lateral do mesmo lado, seja para atletas que se movimentam no outro flanco. 

A diferença entre as tarefas é que com Apoiar ele joga mais recuado, portanto recebe a bola em posições mais próximas do meio e tende a ficar pela intermediária adversária; com Atacar ele é mais agressivo, se aproxima mais de um ponta goleador e entra na área com mais frequência. Embora eu repita, ele não é um atacante e não recomendo usar como substituto de um Atacante Interior, porque na prática ele não forma uma dupla com o centroavante da mesma forma que o AI faz e finaliza bem menos a gol, e o resultado é um homem de frente que acaba por ficar isolado ou sobrecarregado.

Existe a possibilidade de utilizar o EI como meia lateral, mais recuado. Aqui observo que, além do que já descrevi mais acima, ele passa a estar mais envolvido no processo de desenvolvimento da jogada - porque atua mais perto da defesa -, passa a ter um pouco mais de responsabilidades defensivas (ajudando a fechar mais o meio) e tende a virar uma espécie de “carregador de bola por dentro”, ou seja, recebendo um passe e flutuando do flanco para o centro na direção da grande área adversária.

 

Armador Aberto / CJA Aberto / Advanced Playmaker
A partir dos anos 90, começou a diminuir exponencialmente o espaço no campo de futebol, acelerando um movimento que começou nos anos 70 após o sucesso da Laranja Mecânica de Rinus Michels. A marcação mais apertada e em bloco, a intensidade e a diminuição das áreas de jogo começou a criar problemas para os “meias criadores”, geralmente o “camisa 10”, que tinha dificuldades para se movimentar em uma área tão congestionada quanto a intermediária adversária. Então o que aconteceu? Da mesma forma que os atacantes, os meias criadores foram “deslocados” para os flancos do campo, fazendo nascer assim o Armador Avançado lateral.

Jogador inteligente, geralmente com boa visão de jogo e ótima capacidade de passe e/ou drible, o AA atua normalmente de “pé trocado” da mesma forma que o AI e o EI, e assim como seus “primos”, “flutua” por dentro durante o desenvolvimento da jogada. Flutua tanto que não é raro vê-lo ocupando a faixa central da intermediária adversária, comandando os ataques do seu time, buscando as melhores opções e trabalhando para criar chances de gol para a sua equipe. Essa movimentação confunde a zaga, abre espaço para a subida de um lateral mais ofensivo e torna o armador bem mais difícil de marcar do que os antigos Trequartistas, que ficavam andando pelo campo adversário à espera da bola e ajudavam pouco, seja na defesa, seja na transição das jogadas.

Com a tarefa Apoiar o AA vai cadenciar mais o jogo e se focar mais em prender a bola e distribuir passes para os companheiros, seria digamos, o “garçom” da equipe. Já em Atacar ele se transforma numa espécie de “carregador de bola”, aquele meia driblador que avança com ela dominada na direção do gol, buscando uma jogada mais individual antes de fazer o passe ou de finalizar. 

 

Raumdeuter/Ponta de Lança Aberto
A chamada “função Thomas Muller”, porque o alemão se definiu assim em uma entrevista. A palavra “Raumdeuter” é algo que poderia ser traduzido como “investigador espacial” e reflete o comportamento de um ponta inteligente, tão inteligente que fica procurando espaços para atacar o adversário; quando encontra, costuma aproveitá-los no sentido de finalizar a jogada e marcar gols. Da mesma forma que o AI, o EI e o AA lateral, o Raum atua no flanco oposto ao seu melhor pé e “corta” ou “flutua” por dentro na hora de fazer a jogada.

Muita gente não gosta quando resumo as coisas dessa forma, mas eu vejo o Raumdetter como um Oportunista/PL Fixo/Poacher moderno, que assim como vários outros jogadores, deixou o centro para atuar nos flancos em busca de espaço. Os antigos Oportunistas, como por exemplo Romário, eram exatamente atacantes que jogavam “pendurados” no ombro do zagueiro e ficavam esperando uma chance para partir em velocidade e fazer gols; e vejo o Raumdetter como uma evolução natural desse comportamento, adequado a um futebol mais intenso e cujas necessidades evoluíram junto com o jogo.

 

Wide Targetman / Avançado de Referência / Atacante de Referência
Assim como os armadores de jogo, os oportunistas e os centroavantes, alguns dos antigos Jogadores Alvo - fortes, altos, de muita impulsão e que ganhavam dos zagueiros muito mais no físico que na técnica - também migraram para os flancos depois da redescoberta dos pontas no futebol. As características e o comportamento são parecidos, mas como enfrentam geralmente os laterais antes dos zagueiros, os AR modernos são colocados para atuar sempre contra laterais fracos e baixos, de forma que levem vantagem natural (assim como muitos JA antigos atuavam sempre em cima de zagueiros mais fracos e mais baixos).

E da mesma forma a variação de tarefas espelha esse comportamento. Em Apoiar, o Atacante de Referência vai jogar mais recuado, mais próximo do meio campo, tentando atrair a bola (referência, afinal) e “puxar” a marcação do lateral daquele lado, o que abre espaço no flanco e para o atacante que joga no centro. E em Atacar ele inicia a jogada mais adiante, buscando ser uma referência que o permita receber a bola em uma posição favorável para ganhar do lateral e finalizar a jogada.

 

Organizador Aberto / Wide Playmaker
A primeira das três funções dos pontas que só está disponível como meia lateral, o OA é basicamente uma versão mais recuada do Armador Aberto. Isso significa que ele é um meia armador que inicia na meia lateral (o que gera mais consistência defensiva) e “flutua” para o centro durante o desenvolvimento da jogada, abrindo o corredor para a passagem de um lateral, confundindo a marcação e buscando criar jogadas de perigo para o seu time. Da mesma maneira, com tarefa Apoiar ele cadencia mais o jogo e busca mais o passe, e com tarefa Atacar é mais agressivo e busca mais o drible e carregar a bola.

Ora, se ele é similar ao AA, porque existe então? Bem, ele serve para equipes que querem um meia armador mas não têm MAC e atuam com os pontas mais recuados, como o 4-4-2 ou 4-2-2-2. Ou ainda para situações como um 4-4-1-1 onde o MAC é por exemplo muito mais um atacante do que um criador de jogadas, ou então joga muito mais próximo do meio que do ataque. Nesses casos, cabe ao OA assumir o papel de coordenar os movimentos ofensivos e achar espaços nas defesas adversárias.

Gosto muito do OA e, por já ter utilizado algumas vezes, não recomendo que seja utilizado em sistemas de contragolpe. Sua movimentação mais para o centro e o fato de ser um organizador de jogo tendem a tornar a movimentação de bola mais lenta e prejudicar a velocidade de times que querem atacar com rapidez.

 

Defensive Winger / Extremo Defensivo
Função pouco conhecida e talvez pouco utilizada por muitos jogadores de FM, é o segundo tipo de ponta que está disponível apenas na meia lateral. Resumidamente o ED é uma espécie de Meia Recuperador de Bolas que atua no flanco, usando pressão muito intensa para recuperar a bola, especialmente em cima dos laterais adversários, e ao recuperá-la, joga de forma rápida e intensa para fazer a ligação com o ataque.

É também o ponta mais defensivo (“operário”) que existe e isso pode ser interessante de diversas formas. Utilizando por exemplo Instruções Individuais e Movimentos Preferidos de Jogador que sejam condizentes com a função, um treinador pode construir EDs que não apenas recuperam a bola e ligam com o ataque, mas sabem construir e achar espaços da mesma forma que Extremos e Médio Alas fariam. Os EDs também são muito úteis em sistemas que usam três zagueiros e dois meias laterais (sem laterais ou alas), porque ajudam a defender os lados do campo e, quando seu time ataca, usam os flancos para agredir e cruzar a bola para os atacantes - e digo isso por experiência própria.

 

Wide Midfielder / Médio Ala / Meia Lateral
Uma das funções que mais pode ser resumida pelo seu nome, esse tipo de ponta é literalmente um meia lateral - uma opção de jogador muito semelhante ao Meia Central, mas atuando nos flancos. Assim como seu "primo", é um jogador altamente customizável que pode ser adequado a praticamente qualquer necessidade do treinador, pois é possível adicionar a ele quase todos os tipos de instruções individuais (talvez todas, não sei ao certo). Uma das diferenças fundamentais em relação por exemplo ao Extremo mais recuado é que o Médio Ala defende melhor, embora se projete normalmente ao ataque quando o time se movimenta ofensivamente (e desde que solicitado, claro).

Considerando apenas a variação entre as tarefas e sem instruções adicionais, com Defender ele vai ser uma espécie de “volante de flanco”, focado em fechar os espaços e defender aquele lado; com Apoiar vai ser um misto de meia e Extremo aberto, focando em distribuir passes e por vezes cruzar a bola de forma antecipada; e com Atacar vai se arriscar mais, focar mais em carregar a bola e em tentar dribles em cima da zaga adversária. 

Já usei o Médio Ala de muitas formas. Particularmente não vejo muito sentido na tarefa Defender e acho que com Atacar ele fica agressivo demais e abre uma avenida em relação ao lateral, portanto precisa ser muito bem utilizado. Minha forma preferida “ao natural” é o MA Apoiar, atuando ao lado de um meia central mais defensivo e dando suporte a um lateral mais agressivo.

Agora, usando as instruções individuais a coisa muda de figura. Se você adicionar por exemplo ao MA as mesmas instruções de um Extremo, vai ter basicamente um meio termo entre um meia lateral velocista e um extremo mais defensivo; se adicionar as mesmas instruções de um Organizador Aberto (de preferência utilizando destro na esquerda e canhoto na direita), vai ter um meia lateral que “flutua” por dentro para organizar o jogo mas sem a responsabilidade de ser a referência nesse sentido; e se você usar o MA do lado do pé trocado e escolher tarefa Atacar, usando instruções como Afunilar Jogo e Cortar para Dentro (podendo também acrescentar outras), vai observar um meia lateral extremamente agressivo, imprevisível e veloz, que joga “flutuando” pelo centro do campo e aparece na área para finalizar, quase como um Atacante Interior que inicia mais recuado.

Há milhões de possibilidades nesse sentido, mas atenção: ser Médio Ala não é uma tarefa fácil, e com instruções pode se tornar menos ainda porque pode exigir ainda mais do jogador. Não é à toa que é difícil encontrar jogadores naturais nessa função no jogo, porque precisam defender e atacar muito bem. Mas ao mesmo tempo você pode retreinar um lateral, um ala ou um extremo para serem um, ou mesmo formar um jovem atleta e moldá-lo nesse sentido, e observar ótimos resultados em campo.

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O Ponta de Lança Aberto funciona bem com o cara jogando SEM o pé invertido. Usei Aubemayang aqui de MAD nessa função, Pléa e Martinelli também...Dá bastante certo.

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12 horas atrás, Roman disse:

O Ponta de Lança Aberto funciona bem com o cara jogando SEM o pé invertido. Usei Aubemayang aqui de MAD nessa função, Pléa e Martinelli também...Dá bastante certo.

Sim, isso é perfeitamente possível. Na verdade todas as funções que usam o pé trocado podem funcionar bem com o "pé bom". Depende muito de como seu time está organizado e da qualidade do próprio jogador também.

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Achei o material todo muito interessante, tive uma curta experiência com o Ponta de Lança aberto e curiosamente era um canhoto pela esquerda mesmo, a função cumpre com aquilo que eu sempre esperei de um Avançado Interior - Atacar, porque o PL pisa na área o tempo todo e faz muitos gols. Uma outra experiência que tive com o Avançado de Referência funcionou mas o time adota uma mania irritante que é a de queimar bola longa para que o jogador seja a referência como um pivô, imagino que a função funcione melhor com um Atacante mais solto ou um Mezzala no meio campo, mas não pude fazer esses testes.

A única crítica que faço em relação ao jogo é que é muito difícil ver jogadores que façam bem essas funções, em toda minha curta experiência jogando não vi nenhum ponta ter o PL Aberto ou o Av de Referência como posições naturais e jogadores com a capacidade técnica e física para fazê-los são pouco adaptáveis, o que nos força a perder um tempo treinando o jogador para tal função.

Por fim, uma das coisas que percebo sobre o extremo e vale ver se você concorda, é que o FM já fez a função ser um cara que pega a bola e corre até o fundo pra cruzar mas hoje eu identifico a função como o cara que joga nas costas do lateral adversário, e isso muda um pouco a função. O Extremo sempre vai ser o "último jogador" se você marca a linha defensiva, o cara sempre mais próximo a linha lateral em campo, mas o movimento dele tem como referência o lateral adversário. Isso significa que ao enfrentar uma defesa estreita, o Extremo vai entrar na área em condições de finalizar o tempo todo, enquanto defesas mais abertas tendem a torná-lo esse cara que vai no fundo pra cruzar. É uma função excelente ainda para uma boa capacidade de drible tendo em vista a aversão que o jogo tem aos cruzamentos (pode ser impressão minha mas esquemas sem um Jogador Alvo impedem que laterais e pontas fiquem chuveirando bola na área, normalmente eles chegam ao fundo e jogam para trás rasteira para algum meio campista), o que vai fazer o extremo marcar alguns gols entrando em diagonal ao longo da temporada. 

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@Peepe

A frequência dos cruzamentos mudou desde o lançamento mas uma coisa que eu observei é que depende tanto da tática quanto dos jogadores que jogam pelos lados. Extremos e Laterais/Alas vão cruzar com alguma frequência enquanto o Avançado Interior dificilmente fará o mesmo. Se a defesa oferecer espaço pra invadir a área, realmente a frequência dos cruzamentos parece diminuir, mas ainda via cruzamentos desde que o atacante estivesse na área, e principalmente em contra-ataques. Mas voltando aos jogadores, os que finalizam mal (9 ou menos) também vão cruzar com maior frequência, assim como jogadores com os movimentos preferidos Prefere o Passe a Chutar e Corre Com a Bola Pela Esquerda/Direita, imagino que porque são movimentos que também indicam jogadores que preferem não tentar fazer gols se tiverem outra opção.

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Em 21/01/2021 em 19:52, Peepe disse:

Achei o material todo muito interessante, tive uma curta experiência com o Ponta de Lança aberto e curiosamente era um canhoto pela esquerda mesmo, a função cumpre com aquilo que eu sempre esperei de um Avançado Interior - Atacar, porque o PL pisa na área o tempo todo e faz muitos gols. Uma outra experiência que tive com o Avançado de Referência funcionou mas o time adota uma mania irritante que é a de queimar bola longa para que o jogador seja a referência como um pivô, imagino que a função funcione melhor com um Atacante mais solto ou um Mezzala no meio campo, mas não pude fazer esses testes.

A única crítica que faço em relação ao jogo é que é muito difícil ver jogadores que façam bem essas funções, em toda minha curta experiência jogando não vi nenhum ponta ter o PL Aberto ou o Av de Referência como posições naturais e jogadores com a capacidade técnica e física para fazê-los são pouco adaptáveis, o que nos força a perder um tempo treinando o jogador para tal função.

Por fim, uma das coisas que percebo sobre o extremo e vale ver se você concorda, é que o FM já fez a função ser um cara que pega a bola e corre até o fundo pra cruzar mas hoje eu identifico a função como o cara que joga nas costas do lateral adversário, e isso muda um pouco a função. O Extremo sempre vai ser o "último jogador" se você marca a linha defensiva, o cara sempre mais próximo a linha lateral em campo, mas o movimento dele tem como referência o lateral adversário. Isso significa que ao enfrentar uma defesa estreita, o Extremo vai entrar na área em condições de finalizar o tempo todo, enquanto defesas mais abertas tendem a torná-lo esse cara que vai no fundo pra cruzar. É uma função excelente ainda para uma boa capacidade de drible tendo em vista a aversão que o jogo tem aos cruzamentos (pode ser impressão minha mas esquemas sem um Jogador Alvo impedem que laterais e pontas fiquem chuveirando bola na área, normalmente eles chegam ao fundo e jogam para trás rasteira para algum meio campista), o que vai fazer o extremo marcar alguns gols entrando em diagonal ao longo da temporada. 

Minha experiência com o PL Aberto nunca foi boa. Em teoria é o Oportunista de flanco, mas na prática não rendia, mesmo os jogadores que eram 100% naturais na função. Isso no FM 17 né, nas versões mais recentes eu realmente não sei se foi ajustado.

Sobre o Avançado de Referência eu li alguns guias especificos sobre ele e os jogadores que o utilizavam realmente não faziam isso o tempo todo, e mencionavam essa dificuldade de encontrar jogadores naturais na posição. É tão raro que acho inclusive estranho o FM ainda manter, particularmente não vejo muito sentido.

Em relação ao Extremo, a minha observação é mais um ponto de partida né. Dependendo dos Movimentos Preferidos, da mentalidade e das instruções de equipe, e mesmo dos jogadores que atuam em volta, às vezes até do comprimento de ataque utilizado, ele pode ser mais parecido com um atacante velocista, pode entrar mais em diagonal, pode realmente atuar bem aberto no flanco, enfim. O que eu noto de evolução nas últimas versões é que as funções em geral foram mais calibradas, inclusive o Extremo, e talvez de fato ele esteja caminhando para se tornar esse jogador que você descreveu. Até o FM 17 as funções não eram muito bem distribuídas e definidas, do tipo, o Meia Área a Área era quase uma versão mais defensiva do MC Atacar, fazia inclusive essa ligação, e hoje dá pra ver que não faz. Me parece que houve mais uma imersão dentro do papel tático em si do que nas instruções predefinidas, e isso obviamente tem impacto em como as combinações funcionam dentro do campo.

Em 22/01/2021 em 01:21, Douglas. disse:

A frequência dos cruzamentos mudou desde o lançamento mas uma coisa que eu observei é que depende tanto da tática quanto dos jogadores que jogam pelos lados. Extremos e Laterais/Alas vão cruzar com alguma frequência enquanto o Avançado Interior dificilmente fará o mesmo. Se a defesa oferecer espaço pra invadir a área, realmente a frequência dos cruzamentos parece diminuir, mas ainda via cruzamentos desde que o atacante estivesse na área, e principalmente em contra-ataques. Mas voltando aos jogadores, os que finalizam mal (9 ou menos) também vão cruzar com maior frequência, assim como jogadores com os movimentos preferidos Prefere o Passe a Chutar e Corre Com a Bola Pela Esquerda/Direita, imagino que porque são movimentos que também indicam jogadores que preferem não tentar fazer gols se tiverem outra opção.

Pode ter a ver ainda com a inteligência e a versatiilidade do Extremo. Acho eu que jogadores inteligentes vão perceber quando é melhor invadir a área e chutar do que cruzar a bola, enquanto outros mais limitados vão se restringir a fazer o que foi pedido. Ainda pode haver alguma influência também da instrução Ser Mais Expressivo, que vai permitir ao jogador fazer o que achar melhor naquele momento.

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É Raumdeuter, não Raumdetter 😛

No mais, uma coisa que eu já utilizei com bastante sucesso é colocar o Armador Aberto com a instrução de "Deambular da posição". O jogador já faz naturalmente esse movimento de procurar o meio, mas com essa instrução ele acaba tendo ainda mais liberdade pra flutuar em busca do espaço. Tendo um jogador inteligente para jogar ali, é uma arma muito poderosa, já que a marcação fica bastante perdida - o lateral fica sem saber se acompanha, os volantes muitas vezes estão ocupados olhando para outro atleta e não percebem a movimentação. Fica como sugestão pra quem tentar usar a função.

 

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2 horas atrás, Danut disse:

É Raumdeuter, não Raumdetter 😛

No mais, uma coisa que eu já utilizei com bastante sucesso é colocar o Armador Aberto com a instrução de "Deambular da posição". O jogador já faz naturalmente esse movimento de procurar o meio, mas com essa instrução ele acaba tendo ainda mais liberdade pra flutuar em busca do espaço. Tendo um jogador inteligente para jogar ali, é uma arma muito poderosa, já que a marcação fica bastante perdida - o lateral fica sem saber se acompanha, os volantes muitas vezes estão ocupados olhando para outro atleta e não percebem a movimentação. Fica como sugestão pra quem tentar usar a função.

Do que você observou, esse jogador costuma receber mais a bola quando já se moveu pro meio ou ele pega a bola na lateral e busca vir com ela pro meio pra armar algo?

É uma alternativa interessante a se pensar quando temos jogadores com visão de jogo mas com pouca força física pra disputar bolas no meio-campo, que tende a ser mais povoado.

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21 minutes ago, Douglas. said:

Do que você observou, esse jogador costuma receber mais a bola quando já se moveu pro meio ou ele pega a bola na lateral e busca vir com ela pro meio pra armar algo?

É uma alternativa interessante a se pensar quando temos jogadores com visão de jogo mas com pouca força física pra disputar bolas no meio-campo, que tende a ser mais povoado.

Quando utilizei, ele costumava receber a bola mais no meio já. Inclusive não recomendo a utilização dessa forma se a equipe já tiver algum atleta na posição de meia ofensivo (ou um CJA - atacar como meia central), que vai acabar ocupando quase o mesmo espaço para receber a bola. Mas não chegava a ser totalmente centralizado, tinha sim uma tendência de aparecer um pouco mais pro lado do qual ele partia né, e isso bagunçava um pouco a marcação.

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1 hora atrás, Danut disse:

Quando utilizei, ele costumava receber a bola mais no meio já. Inclusive não recomendo a utilização dessa forma se a equipe já tiver algum atleta na posição de meia ofensivo (ou um CJA - atacar como meia central), que vai acabar ocupando quase o mesmo espaço para receber a bola. Mas não chegava a ser totalmente centralizado, tinha sim uma tendência de aparecer um pouco mais pro lado do qual ele partia né, e isso bagunçava um pouco a marcação.

Eu já usei assim também, mas notei que ele tinha muitas dificuldades de acompanhar o lateral adversário, usava sempre com marcação individual. 

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9 minutes ago, bstrelow said:

Eu já usei assim também, mas notei que ele tinha muitas dificuldades de acompanhar o lateral adversário, usava sempre com marcação individual. 

Hmm, é verdade. Faz tempo que utilizei, mas pensando sobre aqui acho que eu também tinha esse problema. Mas aí é marcação individual neles.

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Em 26/01/2021 em 20:01, Danut disse:

É Raumdeuter, não Raumdetter 😛

No mais, uma coisa que eu já utilizei com bastante sucesso é colocar o Armador Aberto com a instrução de "Deambular da posição". O jogador já faz naturalmente esse movimento de procurar o meio, mas com essa instrução ele acaba tendo ainda mais liberdade pra flutuar em busca do espaço. Tendo um jogador inteligente para jogar ali, é uma arma muito poderosa, já que a marcação fica bastante perdida - o lateral fica sem saber se acompanha, os volantes muitas vezes estão ocupados olhando para outro atleta e não percebem a movimentação. Fica como sugestão pra quem tentar usar a função.

Obrigado pela correção, já mudei 😛

Observação interessante. Mas acho que para o CJA Aberto funcionar legal dessa forma ele precisa ser um jogador bem inteligente capaz de encontrar os espaços certos para se movimentar. Talvez possa inclusive funcionar com um "Raumdeutter" 😛 adaptado, criando uma versão mais criativa do investigador espacial.

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    • Tsuru
      By Tsuru
      Por FM Rensie
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Link original: https://coffeehousefm.com/fmrensieblog/2021/6/11/my-fm21-attacking-corner-routines

      Todos nós temos algum desenvolvimento como jogadores do Football Manager. Eu não sou uma exceção, sempre quis marcar o maior número possível de gols nas bolas paradas. Mas deixei de ser o criador de bolas paradas “excitantes” para marcar muitos gols e passei a ser o criador paciente que está gostando de fazer pequenas mudanças e ajustes e vendo como a coisa se desenvolve: cada gol marcado em alguma rotina de bola parada é a melhor recompensa. E estas são minhas rotinas de escanteios ofensivos no FM 21.
      Gosto de assistir à partida no modo Alargado para poder ver minhas rotinas. Isso atrasa um pouco meu tempo de jogo, mas eu realmente gosto disso. Eu não tenho que chegar a um futuro distante, prefiro seguir o save mais devagar e ver o impacto dos meus ajustes.
      E a versão FM21 é perfeita para isso porque eu sabia antes de iniciar o save que não duraria muito. Isso significa que não vejo motivo para acelerar apenas para progredir.
       
      Escanteios ofensivos - Primeiro Pau
      Ainda é um dos meus tipos favoritos de rotina. Normalmente vejo algo como "basta colocar aqui o melhor cabeceador e pronto". De alguma forma, sim, isso mesmo. Você precisa de um jogador muito forte. Mas, como mencionei no passado, na postura atual do jogo as bolas paradas são sobre o movimento Sem Bola.
      Normalmente tento testar qual jogador se encaixa melhor aqui. Eu também gostei de colocar o melhor jogador possível para Esperar o Primeiro Poste em vez de Atacar Primeiro Poste porque era mais perigoso no início do save.
      Quando contratei Niklas Backman, ele era uma escolha lógica para as rotinas de ataque como homem principal. Ele é corajoso e suas decisões vão até 15. Os atributos de cabeceio e salto de alcance também são muito bons.
      Mas ele não entregou o que se esperava e seu movimento Sem Bola (6) nos escanteios foi uma piada. Outra prova da minha teoria. Eu realmente estava ansioso para usá-lo como ponto focal, mas tinha que tentar outro jogador.
      Os exemplos de gols de Markus Nakkim.
       


      Às vezes, a bola pode chegar ao poste mais distante quando os jogadores ao redor do primeiro poste não a acertam. E pode ser assim, é por isso que tenho um jogador definido para Esperar ao Segundo Poste.
       
      Escanteios ofensivos - Curto
      Comecei a usar a rotina curta logo após o início do save. Mas eu removi essa rotina durante a primeira temporada porque percebi que não tinha jogadores bons o suficiente para as funções-chave - o cobrador aquele que oferece a opção curta.
      Não importava o que eu tentasse, geralmente terminava com o impedimento ou com uma má decisão do jogador "curto", que demorava demais a decidir o que fazer e o adversário recuperava a bola. Ou pior, ele apenas dava uma bolada no adversário e a mesma coisa acontecia três ou quatro vezes seguidas.
      Mas comecei a usá-lo novamente durante o save, quando a qualidade dos meus jogadores era maior e alguns dos jogadores desenvolveram os atributos principais.
      Não sei se minha teoria sobre o movimento Sem Bola está certa, mas vou viver com isso. Principalmente porque o atacante, que  está marcado para atacar o primeiro poste, é capaz de marcar gols na área do segundo pau porque consegue encontrar o espaço. E outro jogador é capaz de encontrá-lo desmarcado com um cruzamento bem feito (veja mais no vídeo abaixo).
      De vez em quando, eu mudo a função Ir a Frente para Atacar a Bola no Limite da Área. Mas eu sempre tento manter dois jogadores com a função de Aguardar Fora da Área para proteger as bolas desviadas ou rebatidas.

       
      2020 vs 2023
      Mencionei que usei a rotina do canto curto no início do save. A rotina parecia um pouco diferente, mas o ponto principal era o mesmo. Dois jogadores foram colocados à espreita fora da área para ajudar em tudo ao redor da grande área.
      Funcionou bem com o defesa-lateral nestes dois jogadores, visto que foi muito útil graças à sua velocidade e também à capacidade de cruzamento.
      A maior diferença é que os jogadores que deveriam ser a principal ameaça para o oponente foram definidos para atacar o poste mais distante, pois eu queria ver o cruzamento para este lugar ou para oferecer espaço suficiente ao redor do poste mais próximo para a opção curta.
      Você pode ver como estava a rotina em 2020 AQUI. Como já escrevi, assim como a defesa, o clube ou a liga se desenvolveram ao longo dos quatro anos, os jogadores também se desenvolveram e suas decisões são muito melhores dentro da curta rotina. É por isso que decidi tentar novamente com pequenos ajustes e melhorias. E dei aos meus jogadores outra oportunidade de provar que essa rotina pode funcionar.
      Três exemplos recentes no meu save com o GAIS. Não estou jogando muito rápido, então são exemplos bem recentes.
       
      Equipes juvenis como o melhor teste
      Uma das minhas coisas favoritas provavelmente nas últimas três edições FM é verificar os destaques de minha reserva / equipe B ou times juvenis. Todos os meus times jogam com a mesma tática. Isso significa que todas as equipes também estão usando as mesmas rotinas de bolas paradas.
      Considero isso uma opção de teste fantástica de como minhas rotinas funcionam para outras equipes. E eu sempre recebo as informações sobre a partida na caixa de correio com o simples botão Assistir os destaques para que seja fácil assistir apenas os gols. Gosto de fazer isso, principalmente se vejo que um dos zagueiros está na súmula, pois isso significa um escanteio ou um gol de cobrança de falta.
      Mas gosto de verificar também por causa dos gols de laterais, porque minha equipe sub-19 está marcando muitos gols, graças à rotina de reposição curta.
      E se eu não tenho tempo para assistir os destaques, ou me esqueci de assistir, eu só checo o relatório / pontuação e tela de assistências do analista do time juvenil. Infelizmente, e não tenho ideia do porquê, mas você não pode selecionar mais do que as últimas 5 partidas aqui dentro do time de juniores.

       
      Filtro de pesquisa de conjunto de ataque
      Já escrevi sobre isso (aqui) e ainda estou usando o mesmo método. Você pode encontrar alguns jogadores muito bons, não apenas para bolas paradas, com o filtro incluindo os principais atributos para funções como ataque próximo ao poste, enfrentar goleiro, etc.
      A maioria deles também é útil para as rotinas defensivas, pois alguns desses atributos são os mesmos para funções de ataque e defesa.
      É principalmente para brincar com os valores dos atributos dentro do filtro. Você pode definir todos esses atributos para 15, mas não pode esperar que ele encontre algum jogador quando você jogar fora das principais nações / ligas. Ou melhor, não encontrará jogadores que não estejam interessados em transferir / emprestar ao seu clube. E o valor razoável / taxa de transferência esperada / salário também desempenham um papel nisso.
      Eu defini o limite de atributos para 13 neste FM21, exceto para os melhores atributos - verde brilhante. Portanto, também defino o valor padrão para esses atributos-chave como 13. Se encontrar alguns jogadores, ótimo. Caso contrário, baixarei todos os valores. Ou apenas alguns deles.
      No exemplo abaixo, eu reduzi os atributos para 10, exceto os atributos Bravura e Sem Bola. Encontrou nove jogadores. Posso ver os valores desses 7 atributos diretamente graças à visualização personalizada. Todos nós podemos ver que o atacante finlandês de 19 anos Joni Kovanen parece promissor e comecei a observá-lo.

       
      Treinamento?
      Como eu compartilhei anteriormente, este é o meu esquema de treinamento atual. As sessões de bola parada têm o seu lugar, mas geralmente apenas as sessões de canto de ataque e entrega antes da partida.
      Não tenho mais agora, até porque ainda me lembro do que o Oliver Jensen sugeriu há algum tempo durante o FM20.
      Você pode ou não saber disso, mas a razão de não notar qualquer diferença com mais treinamento de bola parada é porque você só pode obter resultados uma vez por partida partida dessas sessões, então se você colocar três sessões de escanteio ofensivo antes de uma partida, vai obter o mesmo resultado que teria apenas com uma.
      Perguntei a SI quando escrevi sobre o treinamento e eles disseram que você pode adicionar muitas sessões na semana, mas apenas uma funcionará. Não faz sentido que você possa fazer mais sessões, nesse caso deveria limitar-se a um antes de cada partida.
      Uma coisa que provavelmente vou mudar no futuro é a sessão de defesa na quinta-feira para as cobranças de falta do ataque. Mas isso não é tão importante.


      Só quero dizer que o seu principal jogador nos escanteios não precisa ser o defensor mais forte apenas por cabecear ou pular. É mais sobre como combinar todos os atributos necessários juntos. E pensar em coisas simples. Não é tão complicado como alguns jogadores de FM pensam e preferem ignorar lances de bola parada.
      Para ser honesto, deixe as peças predefinidas como padrão, especialmente os lançamentos laterais são uma ideia realmente ruim no FM21. Mas essa é uma história para outro dia...
    • Tsuru
      By Tsuru
      Lateral. Função consagrada por muitos brasileiros como Nilton Santos, Cafu, Roberto Carlos, Jorginho, Marcelo, Daniel Alves e outros - a tal ponto que “lateral brasileiro” chegou a resumir um tipo específico de jogador - é hoje essencial nos times de elite. Geralmente nessas equipes o lateral é o jogador responsável por colocar a bola na área enquanto os pontas marcam gols, se deslocam para o centro e ajudam a armar as jogadas. Mas em times pequenos o lateral ainda pode dar apoio ou ajudar um ponta clássico a abrir espaço - ou em times sem pontas, fazer todo o trabalho de flanco. Fora que um bom lateral fecha os lados corretamente, o que é fundamental num jogo que desde os anos 90 vem cada vez mais se deslocando do centro para os lados do campo. Deixar um flanco exposto ou errar na dose da marcação por ali pode significar grandes problemas, e por isso saber escolher a função e tarefa do seu lateral ajuda bastante no Football Manager.
      Mais fácil falar que fazer, admito. As opções não são muitas em si, mas como equilibrar agressividade, apoio ao ataque e não expor tanto a defesa? Esse é um dos objetivos desse guia: explicar o que cada função/tarefa de lateral faz no FM para ajudar num melhor processo de escolha  e mesmo para corrigir eventuais problemas que surjam.
      Não abordarei aqui de forma específica a função Automática, mas tentem pensar essencialmente que, em Automático, o lateral joga com a tarefa igual à mentalidade da equipe, em vez de ser previamente definida como "Defender" / "Apoiar" / "Atacar".
       
      Defesa Lateral
      O chamado “Lateral básico”, é uma função que vem sofrendo algumas modificações nas últimas versões do FM. Resumidamente, é um defensor de flanco - ainda que usando uma tarefa mais agressiva, ele tende a subir menos, só ataca “na boa” e sua prioridade é proteger a defesa antes de agredir. 
      E as tarefas? Há várias formas de abordar, mas eu resumiria de forma bem simples: quanto mais agressiva for a tarefa (Defender-Apoiar-Atacar), mais o seu lateral vai subir no campo (ainda que apenas “na boa”), mais adiante ele tende a iniciar a pressão/marcação, e mais ele vai aparecer no último terço para cruzar a bola para a área. Por exemplo, em Defender ele tende a atacar bem raramente (quase um zagueiro de lado de campo), com Apoiar ataca de vez em quando, e em Atacar, ataca com uma frequência maior.
      Eu tenho observado o DL bem limitado nas últimas versões - mesmo em suas formas mais agressivas, no último terço ele tende a simplesmente cruzar a bola para a área, sem pensar nem elaborar muito a jogada. E na defesa, limpa o jogo e distribui para os mais avançados. É bom? É ruim? Depende do que você quer e do que seu time precisa.
       
      Ala
      Se até o FM 17 o Defesa Lateral parecia ser a “função básica para não complicar a vida”, desde o 18 o jogo parece estar reservando um pouco mais esse papel ao Ala (especialmente Ala Apoiar). É um movimento visto também na vida real: assim como quase todas as funções, os laterais hoje precisam atacar e defender com a mesma efetividade, equilibrando as ações e aparecendo em quase todos os setores, marcando e agredindo de forma eficiente e proativa. Ainda que eu ache que o Ala não é exatamente assim no FM, talvez ele seja o mais próximo disso.
      Eu diria que, se o DL se preocupa primeiro em defender e depois em atacar - daí o nome “Defesa” Lateral - o Ala faz o movimento contrário, ou seja, o primeiro pensamento dele é atacar, subir no campo e dar apoio aos jogadores mais avançados, e só depois defender. E esse ímpeto geralmente é calibrado pelo uso das três tarefas disponíveis, ou seja, Defender, Apoiar e Atacar (não entrando aqui no mérito das instruções individuais de jogador).
      Então um Ala em Defender também ataca (confuso, não?), mas faz isso com menos riscos e em situações onde tenha mais segurança para fazer isso (ou ache que tenha). Um Ala Apoiar é um pouco mais equilibrado, avança mais no campo mas não tanto a ponto de se descuidar muito da defesa. E o Ala Atacar é aquele lateral que não tá nem aí, se manda pro campo de ataque o tempo todo, joga no último terço e faz literalmente o mesmo papel de um Extremo aberto, se preocupando bem pouco se está ou não deixando espaço às costas.
      Particularmente o meu preferido é o Ala Apoiar, para mim o mais equilibrado e “sensato”, mas mesmo quando eu o uso, tento sempre fazer de forma que a defesa fique o menos desguarnecida possível, pelo simples fato de que fechar espaços ou se preocupar com a zaga são coisas que essa função faz menos do que o DL.
      Lembrando ainda que o Ala, além de ser uma função dos laterais, pode também ser uma posição - é quando ele joga entre o meio e a defesa, geralmente em esquemas com três zagueiros. O papel em si é parecido, apenas a posição reflete o fato de que ele será mais um híbrido de meia e lateral do que um lateral em si.

      Ala Completo
      Sabe o Atacante Completo, aquele que falamos que é o centroavante forte, rápido, bom de finalização, movimentação e cabeceio, a quem posso dar mais liberdade porque o talento extraordinário dele compensa tudo? Então, grosso modo o Ala Completo é a mesma coisa - mas em relação aos laterais.
      É aquele lateral excepcional, bom na marcação, muito rápido, forte fisicamente, com excelente passe, movimentação, visão de jogo, lançamento, tudo e mais um pouco, a quem eu posso dar liberdade para jogar como achar melhor. Isso inclui se movimentar dos flancos para o centro, cruzar ou passar a bola, chutar, lançar, enfim, ele faz o que bem entende e quando entende. Há quem diga que funciona melhor em sistemas onde o lateral joga sozinho, sem pontas na frente - eu particularmente acho que isso depende muito.
      Eu o enxergo essencialmente como “um Ala bom de bola a quem dou muita liberdade para fazer o que quiser”. Em Apoiar ele tende a ser um pouco mais equilibrado em relação à defesa, e em Atacar, bem mais agressivo, quase um “Ponta Completo” no último terço.
      Apesar de não gostar muito de exemplos da vida real no FM, acho que o Maestro Júnior é um bom exemplo de Ala Completo.
      Lembrando ainda que o Ala Completo, além de ser uma função dos laterais, pode também jogar na posição de Ala - é quando ele joga entre o meio e a defesa, geralmente em esquemas com três zagueiros. O papel em si é parecido, apenas a posição reflete o fato de que ele será mais um híbrido de meia e lateral do que um lateral em si.

      Defesa Ala Invertido
      É simples, portanto não vamos complicar: o Defesa Ala Invertido é um lateral que, em condições normais, afunila o jogo e se desloca para o centro do campo, jogando como um meia central em vez de atuar aberto e dando amplitude dos lados. Essa movimentação pode servir para várias coisas, desde levá-lo a ser um elemento surpresa - porque é incomum que laterais façam isso -, abrir espaço para um extremo jogar, “cobrir” a movimentação de um jogador de meio campo que esteja mais avançado no último terço, ou ainda para exercer um papel que seu time não tem na formação.
      Considerando as características do DAI, faz sentido para mim que seu pé bom seja oposto ao do flanco em que está - ou seja, um DAI destro faz mais sentido para mim na esquerda, e um canhoto, na direita. É regra? Não - da mesma maneira que eu já usei um DL destro na esquerda pelo simples motivo que não reparei que ele era destro, e o cara foi muito bem, você pode usar o lateral como DAI do lado do pé bom. Vai depender muito da capacidade do jogador, da estratégia de jogo do seu time e principalmente, de funcionar no campo, porque é isso que dá a última palavra.
      Com tarefa Defender, o DAI inicia normalmente no flanco e, ao se movimentar, meio que assume o papel de um volante, ficando pela zona da própria intermediária e ajudando a organizar o jogo por ali. Já as tarefas seguintes, Apoiar e Atacar, basicamente o definem como um meia que inicia na posição de lateral, flutua por dentro e avança mais agressivamente com a equipe, sendo que em Atacar essa agressividade atinge níveis maiores que com Apoiar, inclusive aparecendo mais frequentemente para finalizar as jogadas na área adversária.
      Lembram que eu disse que “em condições normais” o DAI corta por dentro? Pois é. Se sua formação utilizar dois volantes de ofício ou se o DAI for o único jogador a atuar no flanco (sem pontas ou meias laterais na frente), ele tende a não cortar para dentro e em jogar no flanco mesmo. O interessante é que, como possui instruções únicas em relação às demais funções, você nesses casos tem um “DAI aberto”, uma mistura de meia e lateral com um comportamento bem diferente e bem específico.
      Um comentário pessoal: eu já testei o DAI sozinho no flanco e particularmente não gostei do resultado, porque ao contrário do que disse a descrição do FM, ele afunilou o jogo sim e meu time ficou sem largura/amplitude/profundidade, fora que ele trombava bastante com o Carrilero. Mas talvez em outra circunstância, com um jogador melhor e com um outro meia daquele lado até funcionasse melhor.
      Uma última observação: eu acho o DAI muito, muito interessante, mas lembre-se que ele simplesmente tende a abandonar o flanco para jogar pelo meio - portanto a falta de cobertura dos lados pode custar caro se seu time não estiver de alguma forma preparado para lidar com isso, ou se simplesmente não aceitar o risco. Acho ainda que é um jogador que precisa ter excelente sentido de decisão e movimento para saber a hora certa de fazer as coisas, portanto em times menores pode ser mais difícil de encontrar.

      Lateral Limitado
      Não gosto muito desse nome, admito - eu prefiro o original em inglês “No-Nonsense Fullback”, cuja tradução mais literal seria “Lateral Sensato”. Ou pelas características dele poderia ser ironicamente chamado de “Lateral Sem Noção”, ou quem sabe ainda “Lateral Botinudo”, menos conhecido como "Lateral do Celso Roth" (hehehehe). 
      Disponível apenas com a tarefa Defender, eu diria que o Limitado é uma versão de flanco do Defesa Central Eficiente. Ou seja, é focado em limpar a jogada, correr poucos riscos e, com a posse, abusar de passes longos tentando armar o contra-ataque e fazer ligações diretas. Ele não vai chegar a frente, não vai apoiar o ataque e não vai cruzar, vai simplesmente assumir a posse e dar uma bicuda para o mais longe possível. Portanto usá-lo por exemplo em uma formação onde ele é o único elemento no flanco (sem pontas ou meias laterais a frente) pode não ser muito boa ideia.
      Alguns o definem como “o melhor amigo dos times azarões”, o que eu não concordo muito. Isso porque, quando se é azarão, você precisa cuidar da bola com carinho, não terá muitas oportunidades de atacar, e simplesmente ter um cara que limpe a jogada - talvez basicamente devolvendo a posse ao adversário - seja um pouco arriscado.
      O curioso é que eu não me lembro de ver nenhum jogador assim no futebol da vida real e não sei realmente onde o FM foi buscar essa função. Mas está lá e precisamos entender e saber como funciona, até porque talvez algum dia possamos precisar dela.
    • Tsuru
      By Tsuru
      Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante
      Por nick1408
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Original: https://community.sigames.com/forums/topic/551917-my-take-on-a-4-4-2-diamond/
      Não sou um gênio tático. Pode (e provavelmente vai) haver muitas coisas aqui com as quais as pessoas não concordem. Tudo bem e podemos ter opiniões diferentes. Com isso dito, vamos nessa!
      No momento, estou gerenciando um bom time do Everton. Eu reuni alguns jogadores realmente bons, mas um dos meus principais jogadores (Dominic Calvert-Lewin) decidiu que não queria mais estar no clube, então meu uso dele como Avançado de Referência não poderia mais acontecer. Não tive substituição e os Avançados de Referência são difíceis de encontrar. Dei uma boa olhada no meu time, pensei no que eu queria fazer e decidi que uma formação em diamante era melhor. Tomei esta decisão devido ao seguinte:
      Eu queria jogar com dois atacantes (prefiro sistemas com dois atacantes); Eu queria Tonali, Castrovilli e Yusef Demir no campo juntos; Eu queria usar Tomiyasu como lateral direito. Uma rápida olhada no meu plantel mostrou que eu realmente só tinha dois jogadores que seriam mais prejudicados por um sistema estreito (Richarlison e Marcos Leonardo). Ambos podem ser usados como atacantes, então não é de todo ruim para eles e eu não preciso vendê-los devido ao novo formato tático.
      Com essas decisões tomadas, acabei com o seguinte:
       

       
      Funções e tarefas, da direita para a esquerda: Goleiro Líbero Apoiar, Defesa Ala Invertido Atacar, dois Defesa Central Defender, Ala Apoiar, Trinco Defender, Meia Central Apoiar, Construtor de Jogo Avançado Apoiar, Atacante Sombra Atacar, Atacante Trabalhador Atacar, Atacante Recuado Apoiar.
      Instruções:
      Com a Posse: Antecipar Cruzamentos, Sobreposição Exterior Esquerda, Ritmo Mais Alto, Jogar Mais Largo. Em Transição: Bater Pontapés Curtos, Distribuir para os Flancos, Distribuir Rapidamente, Contra-Atacar. Sem a Posse: Forçar ataques pelo centro, Linha de Engajamento Mais Alta, Pressionar Mais Urgente, Evitar Distribuição Curta do Goleiro, Usar Linha de Impedimento.
        Muitas pessoas vão olhar para a tática e ver os problemas. Deixe-me explicar por que tomei certas decisões. Vou falar sobre muitas das instruções da equipe dentro das funções dos jogadores, pois tomei muitas dessas decisões para trabalhar com as funções.

      Goleiro Líbero: Quero dar a Donnarumma a flexibilidade de pensar fora da caixa, se necessário. Eu quero que ele seja capaz de fazer passes longos se houver possibilidade (o diamante é muito bom no contra-ataque). Eu provavelmente poderia me safar com Goleiro Líbero-Defender (SK-De, em inglês), mas tenho Donnarumma, então posso também dar a ele alguma licença de ataque. Eu escolhi adicionar ainda as instruções Distribuir Rapidamente, Fazer Passes Curtos & Distribuir para os Flancos. Acho que essas instruções complementam a instrução Contra-Atacar. O Distribuir para os Flancos pode parecer contra-intuitivo sem alas. Em geral, eu concordo, mas deixe-me mostrar isso: 
      https://imgur.com/KzUQ1t4
      A distribuição para Hickey é o motivo pelo qual eu tenho o Distribuir para os Flancos. Se optasse por distribuir para os laterais, isso arrastaria ambos para mais perto do goleiro, o que não é o que eu quero. Eu os quero bem mais acima no campo para potencialmente iniciar um contragolpe.

      Defesa Ala invertido: Esta é a primeira decisão que tomei e que terá muitas reações de "Por quê!?" - mas há uma razão. O diabo está nos detalhes do DAI. Dê uma olhada na própria função: 
       

      “Driblar Mais”, “Cortar Para Dentro com a Bola”, “Correr Mais Riscos”, “Cruzar Menos Vezes”, “Chegar mais a frente”, “Afunilar Jogo”, “Deambular da Posição”.
      Segundo a própria descrição da função, existem duas circunstâncias em que o DAI não corta para dentro com a bola:
      Quando há dois volantes; Quando ele é o único homem do flanco, sem nenhum meia lateral ou ponta à sua frente. Como você pode ver, caio na opção dois aqui. O papel foi escolhido especificamente devido às instruções individuais pré-determinadas. Quero que ele atue mais ou menos como meio-campista a partir da posição lateral direita, que jogue com a bola no pé e faça passes, em vez de cruzar. Eu quero que ele ainda forneça a largura e jogue alto no campo, mas de uma maneira diferente:
       


      Eu destaquei os passes-chave aqui, pois é isso que quero que ele faça nesta função. Você pode ver que Tomiyasu (# 3) fez alguns aqui. É uma área perigosa que muitos opositores lutam para defender.
      Zagueiros: Fácil aqui - evitar gols! Eu não preciso de um Defesa com Bola fazendo passes longos. Na verdade, sem jogadores laterais, não quero “pular” o meio-campo a menos que haja um contra-ataque, então estou feliz em jogar com DCs para tentar manter a posse de bola um pouco mais.
      Ala: Inicialmente eu tinha o Ala definido para Atacar. Notei algum movimento que não gostei: 
      https://imgur.com/MXmokps
      https://imgur.com/rNEhRdN
      Eu odiava que os cruzamentos estivessem sendo bloqueados. Eu adicionei Antecipar Cruzamentos, mas sozinho não obteve o efeito desejado. Eu dei uma olhada um pouco mais no que estava acontecendo e quais outras opções o lateral pode ter. Então percebi - ele não tem suporte:
       

       
      O pobre coitado não tem apoio. Que outra opção ele tem aqui? Para aliviar isso, coloquei a tarefa de volta a Apoiar, acrescentei Driblar mais e Cruzar com mais frequência (ambos que vêm por padrão no Ala-At), em seguida, adicionei Sobreposição Exterior para aumentar sua mentalidade de volta ao ataque. A última peça do quebra-cabeça era transformar o meia lateral esquerdo em um CJA (falarei mais sobre isso depois). O resultado final é um lateral esquerdo que faz o que eu quero - fornece largura, movimento de ataque e não tem os cruzamentos bloqueados o tempo todo.
      Trinco/Primeiro Volante: Porque eu gosto dos filmes de Will Ferrell ... nah, em um diamante, acredito que existem algumas opções aqui, mas a escolha terá um efeito geral na tática:
      Um craque (Regista, CJR, OM), o que significa que os jogadores nas posições de MC precisam jogar um pouco mais na defensiva para cobrir o craque e dar-lhe espaço para operar; Uma "rolha" (PD, TR, MD) para cobrir a defesa e permitir que os MCs sejam um pouco mais atacantes. Acho um pouco mais fácil configurar um diamante com a opção dois. Não tenho certeza do porquê, apenas faço. Além disso, meus jogadores de defesa escolhidos são DCs convertidos, suas habilidades de passe não são boas o suficiente para estar em minhas posições de MC.
      Como vim para o Trinco? Basicamente porque ele não se move de seu lugar (nota do tradutor - em inglês a função se chama "Anchorman", o "Homem Âncora", enfatizando seu comportamento mais "preso"). Eu queria que ele fosse uma opção atrás de jogadores atacantes, mas sem o flash extra que um organizador pode ter. Eu não quero que ele desça para a defesa, então PD/TZ foi descartado. Eu não preciso que ele pressione pesadamente como um MRB faz ou como um MD pode. O Trinco é perfeito para o que preciso tanto na defesa quanto no ataque: seu simples passe para a frente é perfeito para os dois caras mais acima no campo.
      Meia Central: Foi uma função muito difícil de escolher. Comecei inicialmente com o MAA, depois brinquei com um Carrilero, mas acabei optando pelo “quadro em branco”. O MC-Ap não deambula da posição (o DAI atrás dele faz isso) e pode ser solicitado a fazer qualquer coisa. Eu adicionei Pressionar Mais & Passes Mais Diretos. Eu quero que ele pressione mais para ajudar a apertar o flanco e fazer com que os jogadores adversários tomem decisões precipitadas. Eu quero que ele faça passes mais diretos para colocar a bola no ataque mais cedo, se for possível. É uma função simples em que um excelente jogador pode realmente se sobressair. Um jogador inferior também pode ser eficaz, pois você não está pedindo a ele para fazer muito. É mais sobre o que o jogador pode fazer do que sobre o que ele não pode.
      CJA: começou a vida na formação como um CJR, mas algumas coisas me levaram a mudar:
      Ao perceber que o CJR não estava apoiando o lateral esquerdo, precisava de uma função que atuasse um pouco mais a frente e de forma mais ampla para permitir a reciclagem da posse se e quando o lateral estivesse sob algum risco; Perceber que um Trinco poderia ter um jogador mais atacante na sua frente; Tonali sendo um jogador de mentalidade relativamente defensiva, permite-me usar uma função um pouco mais agressiva. Eu a princípio não usaria um CJA aqui. Eu sempre me inclinei para um jogador do tipo CJR, eu ainda preciso de um pouco de cobertura defensiva, pois novamente estou pedindo a ele para pressionar mais e para atuar mais avançado. Ambas as instruções são para ajudar a cobrir o movimento de ataque do lateral esquerdo. Ocasionalmente, eu o troco para tarefa Atacar para entrar mais na área, mas gosto do espaço que ele ocupa quando definido como suporte. É um papel engraçado para mim, já que não me lembro de alguma vez ter usado um CJA no local do MC em qualquer tática que experimentei antes. Estou feliz por ter usado aqui.
      Atacante Sombra: Este é um papel que eu realmente gosto, e se encaixa muito bem aqui. Sem um AS, meu ataque se tornaria muito limitado apenas ao AT. Adicionar um Atacante Sombra dá algum poder ofensivo e adiciona outro elemento para puxar os defensores para fora da posição. Devido aos jogadores atrás dele, não preciso dele na formação e ele só precisa atuar na ponta da jogada. Um N10/Trequartista foi considerado, mas eu não preciso desse nível de deambulação. O Sombra se encaixa aqui.
      Atacantes: Farei esses dois juntos, pois essa é uma parceria muito importante. Originalmente, eles jogavam do lado contrário ao que estão agora. Então percebi que provavelmente quero o lateral esquerdo cruzando para o poste mais distante, onde o mais avançado dos dois atacantes está operando. A troca foi feita e o resto é história. O Atacante Recuado antes da mudança foi experimentado principalmente com um F9. O F9 ficou muito "profundo" e deixou o outro atacante e o AS solitários. O Recuado acabou vencendo.

      Eu também pedi ao Recuado para passar mais direto na tentativa de colocar o AS e o Trabalhador ainda mais na ponta da jogada. Ao segurar a bola e mover-se pelos espaços, ele deve arrastar os defensores para fora da posição para que o Sombra ataque. O AT começou como um Ponta de Lança, mas não foi eficaz o suficiente. Troquei-o para AT para ajudar a pressionar a retaguarda (além de pedir a toda a equipa que pressionasse mais).
      A pressão alta nesta formação é grande. E ao mesmo tempo que os adversários deveriam ter uma saída fácil para os flancos, torna-se uma passagem que leva nada a lugar nenhum, já que estou com o centro todo fechado para eles tentarem um ataque.
       

       
      Em posse: Ritmo Mais Alto se deve à habilidade dos meus jogadores em acertar passes. Também não posso deixar a bola estagnada no meio-campo, pois um meio-campo estreito pode ser mais fácil de fechar. Para aliviar isso, pedi mais largura de ataque. A formação é estreita de qualquer maneira (nota do tradutor: toda formação que usa apenas um homem em cada flanco é considerada "estreita"), então pedir que eles se movam um pouco mais para os lados permitirá um pouco mais de espaço para operar.
      Fora de posse: não discuti nenhum desses anteriormente. Estou forçando os adversários a atacar pelo meio, pois é lá que está a maior parte dos meus defensores. Isso torna mais fácil para mim defender. A linha mais alta de engajamento, a pressão mais urgente e evitar distribuição curta do goleiro são simplesmente colocar a oposição sob pressão mais cedo. Se eles puderem contornar isso, ainda tenho MCs e um MD para cobrir. A armadilha do impedimento é simplesmente porque eu gosto.
      Eu mudo entre mentalidade Positiva e Atacante dependendo do adversário. O Treinador Adjunto geralmente me lembra antes do jogo para dar uma olhada. Não descarte a opinião do seu auxiliar - você não o teria contratado se não quisesse que ele fizesse algo.
      Posso ter perdido algo aqui, então fique à vontade para fazer perguntas. Não sinta que não pode usar uma função específica porque não faz sentido. Como eu mostrei com o Defesa Ala Invertido, se você tem um plano e quer que algo específico aconteça, um papel sem sentido pode realmente fazer sentido para você.
    • Tsuru
      By Tsuru
      Eternizada pelo argentino Carlos Volante (foto), que jogou nos anos 20, 30 e 40 - daí o nome, porque os técnicos queriam que os atletas “jogassem como Volante” - a posição de meia defensivo viu crescer sua importância no FM nas versões recentes, com o advento do 4-2-3-1 e do 4-1-2-3. Times que não usam volante geralmente o enfrentam, e equipes que o usam ganham uma cobertura extra para liberarem mais seus meias e pontas no ataque (embora usá-lo não seja sinônimo de consistência defensiva). Sendo assim, é importante conhecer as diferentes funções e tarefas dessa posição, seja para saber como usá-la da melhor forma ou para vencer os desafios naturais que traz aos adversários.
       
      Trinco / Primeiro Volante / Anchorman
      Funciona quase como um terceiro zagueiro à frente da defesa. O Trinco geralmente não é o jogador mais técnico, não sai da posição para pressionar os adversários em busca da bola, não se aventura muito no ataque e não se arrisca demais nos passes - leia-se, tende a dar uma bicuda e limpar a jogada em vez de tentar um passe mais elaborado ou algo assim. Por isso, há uma tendência de que seja mais adequado a sistemas onde a solidez defensiva é mais importante, ou onde seja necessária cobertura extra na frente da zaga. Se usado em um jogo de muita pressão na bola, por exemplo, ele pode acabar saindo errado para dar o combate e deixar buracos que seus adversários possam explorar.
       
      Pivô Defensivo / Terceiro Zagueiro / Halfback
      Assim como o Trinco, funciona como um terceiro zagueiro, mas com movimento inverso. Ou seja, é um volante que desce para formar uma linha de três beques, empurrando os outros dois mais para as laterais, e que sobe a frente da zaga em momentos de necessidade, por exemplo quando seu time está com a bola no ataque. Permite diminuir as preocupações defensivas dos laterais, permitindo que ataquem de maneira mais incisiva, além de encostar nos meias mais adiantados e reciclar a posse de bola. É por isso que normalmente o PD se utiliza com dois laterais com função de alas (embora isso não seja de nenhuma maneira obrigatório).
      É geralmente recomendado em formações mais agressivas, exatamente por permitir que os laterais subam e sejam mais incisivos. Eu recomendo bastante cautela ao utilizar essa função no FM, porque há relatos de que a match engine não entende bem e não traduz corretamente os movimentos. Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles, e outros casos - esses eu já pude comprovar - onde o volante com essa função sobe de forma bizarramente agressiva ao ataque, quase atuando como um Regista, o que, além de não ter sido solicitado, pode comprometer a estrutura defensiva da sua equipe.

      Meia Defensivo / Volante / Defensive Midfielder
      Mal comparando, é parecido com um Meia Central, mas obviamente jogando na própria intermediária. É mais versátil, um coringa adequado tanto a sistemas que pedem mais solidez quanto um volante mais participativo e que pressione mais a bola. Mesmo com tarefa Defender, ele vai apoiar mais o ataque do que o Trinco, vai se arriscar um pouco mais nos passes e tende a pressionar um pouco mais os adversários para recuperar a pelota, ainda assim, não tanto que deixe espaços demais à sua volta.
      Pessoalmente, acho o MD uma boa opção para quem não quer um tipo muito específico de volante, não tem um estilo de jogo muito definido ou ainda está buscando a melhor função para ele.

      Construtor de Jogo Recuado / Armador Recuado / Deep-Lying Playmaker
      Atuando na volância, o Armador Recuado é aquele volante que “sabe jogar”. Geralmente tem técnica, elegância, é inteligente, tem bom passe e ao mesmo tempo sabe desarmar e enfrentar os adversários. Carrega a responsabilidade de ajudar a fechar os espaços na intermediária sem se aventurar demais no ataque, e ao mesmo tempo, de ser o sujeito que pensa o jogo após a bola sair da defesa, buscando a melhor opção para iniciar as jogadas. Por esse motivo, o CJR/AR é perfeito para quem quer solidez, um homem para ajudar a defesa a iniciar as jogadas e/ou utilizar um sistema de posse (já que ele atrai a bola e inicia a jogada de trás, dando tempo a seus colegas para se movimentarem no campo).
      Sugestão: não coloque “brucutus” nessa função. Um meia defensivo mais técnico é perfeitamente capaz de atuar de forma mais simples, dando coices e limpando a jogada,  mas o inverso não me parece tão sensato. Um volante mais bruto provavelmente teria dificuldades de carregar a responsabilidade de armar e distribuir passes para iniciar movimentos ofensivos, tendendo a cometer erros bobos e perder a bola.
       
      Meia Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas / Ball Winning Midfielder
      Aqui estamos começando a entrar nos terrenos dos volantes mais agressivos. O MRB é aquele cão-de-guarda que sai atrás da bola buscando recuperá-la de qualquer forma, esteja ela em qualquer zona mais próxima a ele (em alguns casos, nem tão próxima). Caso não consiga, a tendência é cometer uma falta para não perder a viagem. Caso consiga, tende a distribuí-la rapidamente a jogadores mais avançados e criativos, oferecendo mais dinamismo e movimentação do que um passe mais elaborado. 
      Precisa ser um jogador muito bom fisicamente, inteligente e certeiro na hora de “dar o bote”, ou vai tender a cometer muitas faltas e erros na hora de pressionar a bola. A tendência é que funcione melhor em sistemas de maior pressão e onde o objetivo tende a ser a recuperação da bola assim que ela é perdida. Há quem o use em sistemas sem pontas a fim de tentar proteger os laterais, mas há o risco do adversário congestionar um lado, atrair o MRB e inverter rapidamente para o outro, formando uma avenida para jogadores mais rápidos explorarem.
       
      Segundo Volante
      Grosso modo (bem grosso modo), é basicamente um Meia Área-a-Área que joga na volância. É aquele cara de bom físico, boa movimentação e dinamismo, além de boa parte técnica, que ajuda a iniciar a jogada na própria intermediária e aparece para ajudar no ataque, cobrindo uma faixa bem grande do campo. Algumas diferenças para o Organizador Móvel, por exemplo, é que o Segundo Volante não tem responsabilidades de organizar o jogo e que dá para controlar um pouco o ímpeto ofensivo com a escolha da tarefa (Apoiar ou Atacar), enquanto o OM tende a ser mais agressivo mesmo tendo apenas a tarefa Apoiar. Fora que o SV só pode ser utilizado em sistemas com dois volantes, o que o coloca em uma dinâmica bem específica em campo.
       
      Regista / Médio Criativo
      O futebol jogado entre os anos 60 e 80 eternizou a figura do “camisa 10”, aquele meia ofensivo organizador de jogo que atuava na intermediária do adversário e tinha total liberdade para se movimentar, apoiar o ataque e construir as jogadas (e que hoje foi deslocado para os flancos e ganhou mais responsabilidades defensivas). Pois bem, o Regista é basicamente um “camisa 10” que joga na volância. É óbvio que, sendo um meia defensivo, ele terá algumas diferenças em relação ao Trequartista - precisará ajudar a fechar os espaços e descerá entre os zagueiros para fazer a saída Lavolpiana, por exemplo - mas fora isso, terá liberdade para subir ao ataque, se movimentar e organizar o jogo tal qual um camisa 10 faria.
      Função eternizada por Pirlo, geralmente exige um atleta excepcional, muito inteligente, muito técnico e bom de cobertura, caso contrário vai subir para apoiar o ataque na hora errada e formar uma avenida às próprias costas, ou errar um passe e entregar um contragolpe lindo ao adversário (já vi isso acontecer e acreditem, não é legal). Eu diria ainda que o Regista precisa ser usado no sistema correto, contando com encaixe com as funções dos laterais e tendo como colega um meia de característica mais defensiva, para que possa colocar todo o seu talento em prol do time.
       
      Organizador Móvel / Roaming Playmaker
      É aquele volante incansável, de físico invejável, muito técnico e muito inteligente, capaz de subir para o ataque e organizar as jogadas ofensivas, e ao mesmo tempo colaborar um pouco na defesa. Seu papel geralmente é abrir espaços, distribuir a bola e oferecer movimentação ao mesmo tempo que organiza o jogo (playmaker), misturando um pouco de outras funções como Meia Área-a-Área, Armador Avançado e Armador Recuado. Eu diria que a diferença para um Regista, por exemplo, é que o OM tende a se movimentar ainda mais e tem menos responsabilidades defensivas.
      Para exercer bem a função obviamente é necessário ser um jogador excepcional, com bons atributos físicos, técnicos e mentais. E não raro essa movimentação e o fato de deambular da posição vão gerar espaços na defesa, que ou precisarão ser cobertos por algum outro jogador mais “operário” ou não farão diferença porque a qualidade técnica do seu time é tão alta que o adversário não vai conseguir construir muita coisa.
      Sugestões e ideias para complementar o guia são sempre muito bem-vindas.
       
       
      Algumas fontes:
      Football Manager Lines and Diamonds: https://community.sigames.com/topic/345094-lines-and-diamonds-the-tacticians-handbook-for-football-manager-2015/
      Understanding Roles in Football Manager (and real life): https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-1-73054cfbb303 e https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-2-a889e488a0f0
      Pairs and Combinations: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html
    • Tsuru
      By Tsuru
      Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM - parte 1
      Por sporadicsmiles
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/473595-tactical-frameworks-and-squad-building-an-in-depth-guide-to-how-i-approach-fm/
      Tradução e adaptação: Tsuru

      “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de uma centena de batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada você também sofrerá uma derrota. Se você não conhece o inimigo nem a si mesmo, você vai sucumbir em todas as batalhas.”
      Sun Tzu

      Recentemente, tenho lido “A Arte da Guerra”, pois é algo que vejo citado em várias formas o tempo todo. Enquanto o lia, algumas citações realmente me chamaram a atenção em relação ao futebol, e em relação a como eu abordo o Football Manager. Percebi que estava, inconscientemente, na maior parte do tempo, seguindo algumas dessas regras. A citação acima é espetacularmente reveladora em termos de como abordar o jogo de uma maneira bem-sucedida. Tudo se resume a duas coisas; conheça a si mesmo e conheça sua oposição. Parece tão simples. Duas coisas a fazer para ter sucesso (em média) no jogo.
      No final das contas, isso me inspirou a finalmente escrever minha abordagem para o jogo. É bom colocar as coisas em um só lugar. Tentarei enquadrar isso como uma abordagem bastante básica do jogo. Como tenho ideias e como tento colocá-las no jogo. 
      Não sou um especialista em táticas de futebol, nem no jogo. Há anos que jogo da mesma forma, sendo assim, os exemplos a partir dos quais vou extrair são todos do meu salvamento principal. Tudo o que vou mostrar a vocês é como eu mesmo jogo o jogo, não preparando algo especificamente para este tópico. Espero que isso seja útil para as pessoas que estão procurando aprender a jogar ou para desenvolver sua própria maneira. Discutirei não apenas o lado tático, mas como recruto jogadores e gerencio meu time, gerencio a felicidade do time e provavelmente outras coisas.
      Com esse preâmbulo relativamente longo (muito bem se você leu tudo isso), vamos começar com a primeira coisa que você deve fazer. Conheça a si mesmo.
       
      Conhecendo a mim mesmo. Como eu quero jogar?
      O primeiro aspecto de conhecer a si mesmo é saber como você deseja jogar o jogo. Isso não é apenas tático, mas também como filosofia geral de administração de um clube. Cleon discutiu essas ideias anteriormente (e em seu blog), assim como Rashidi. Portanto, observe que as coisas que escrevo aqui quase nunca são exclusivamente minhas próprias idéias. Eu tirei bastante desses fóruns, outros blogs, youtube, etc.
      Então, como eu quero jogar. Quais são os principais aspectos da minha filosofia futebolística? Vamos dividi-los ponto por ponto.
       
      Quero jogar um futebol positivo e atraente, sempre que possível. Quero curtir ver meu time jogar, não apenas ganhar partidas.
        Quero ter certeza de que cada jogador que joga para mim saia melhor do que quando chegou. Sejam os jogadores jovens que nunca vão jogar para mim ou os jogadores de primeira equipe que vão para clubes maiores. O desenvolvimento do jogador é importante.
        Quero que meus jogadores sejam determinados e trabalhem duro. Eles devem dar tudo pelo clube.
        Eu quero tentar favorecer os jovens e evitar gastar salários estupidamente altos com jogadores.  
      Essas coisas me dão algumas regras pelas quais posso jogar (mais como diretrizes, como se fosse um código pirata). Eu não tenho que me apegar a elas religiosamente. Posso contratar um jogador mais velho se for realmente necessário, por exemplo. Isso serve como um ponto de partida importante, no entanto, para a discussão a seguir. Podemos dividir essas filosofias em 3 grupos, essencialmente. 
      O primeiro é tático. Eu decidi como quero jogar, de forma ampla. Eu tenho que descobrir como quero implementar isso. Vamos passar muito tempo discutindo isso. 
      O segundo é o treinamento. Quero fazer meus jogadores melhores, então devo treiná-los o mais próximo possível de seu potencial. Gastaremos menos tempo falando sobre isso, já que é uma coisa pessoal em que talvez os outros não estejam interessados. 
      O terceiro é o gerenciamento do time; manter os jogadores felizes, ter jogadores com os contratos corretos e recrutamento. Vou passar muito tempo falando sobre isso, porque é algo vital para meus sucessos de longo prazo.
       
      Capítulo 1: O processo de design tático
      Como já observei, jogo dessa maneira há anos. Conseqüentemente, eu realmente trabalhei em como essa tática funciona e a adaptei com o tempo. Observe também que essa é a maneira básica de jogar, pensando nos jogos em que espero poder ganhar. Haverá várias coisas que farei em situações reais durante as partidas. Discutirei tudo isso mais tarde, o objetivo inicial é mostrar o processo de pensamento por trás de como colocar em ação minha visão discutida no início do texto.
      Vamos iniciar com a distribuição dos jogadores (shape).
       

       
      Esta é a base de tudo que farei. Ainda não tenho nenhuma função de jogador, nenhuma mentalidade, nenhuma instrução, nada. Como eu escolhi essa distribuição? Bem, eu normalmente não inicio em uma grande equipe, então eu gosto de ter um volante para dar um pouco de cobertura defensiva. Também gosto de empurrar meus zagueiros bem altos no campo - futebol de ataque atraente na minha cabeça significa que temos muitas opções de ataque, incluindo os zagueiros. Também pode ser força do hábito. Você poderia facilmente pensar em maneiras de fazer tudo o que discuto funcionar também em outras estruturas táticas (ou com pequenas variações dependendo de uma série de fatores, como por exemplo os jogadores que você tem à disposição, as características do seu time e a maneira como prefere jogar).
      Então, o que eu preciso fazer a seguir é descobrir como quero marcar gols. Como vou criar meu futebol de ataque atraente? Como acabei de dizer, quero muitas opções de ataque. Quero ter muitos jogadores que possam fazer gols. Isso deve criar variedade, e a variedade é atraente no futebol. Então, como vou criar meu espaço? Vou começar com meu atacante. Onde há espaço ao redor dele? Está atrás dele. Eu quero que ele se mova para este espaço. Então, vou escolher a função Atacante Recuado com tarefa Apoiar (DLF-S, em inglês), que se moverá para este espaço.
       

       
      Então, que espaço será criado pelo Atacante Recuado Apoiar e seu movimento? Com sorte, ele vai tirar os zagueiros centrais da posição, o objetivo é fazer um dos beques segui-lo mais de perto. Por outro lado, se ninguém fizer isso, ele estará em posição de receber a bola. Imagine que criei um pouco de espaço no centro do campo arrastando um DC com meu atacante. Quem posso colocar na lacuna que acaba de ser criada?
      Bem, existem duas opções. Posso tentar colocar um jogador de flanco em uma posição central, ou posso tentar fazer com que um meio-campista central se sobreponha ao atacante. Vamos fazer as duas coisas, e isso me dá mais dois papéis; uma função Atacante Interior com tarefa Atacar (IF-A, em inglês) e uma função Meia Central com tarefa Atacar (CM-A, em inglês). Vou colocá-los em lados opostos para tentar explorar espaços dos dois lados e sobrecarregar a defesa. Note que eles podem estar em qualquer um dos lados, aqui eu ilustro como eu jogo quando tenho jogadores de flanco com o pé direito.
       

       
      Agora tenho dois métodos/caminhos para marcar gols, e ambos contam com o movimento do Atacante Recuado. Ele “desce no campo” e pega a bola. Um zagueiro ou vem com ele, ou corre para apertar a marcação porque ele tem a bola em um pequeno espaço de uma área perigosa. O AR pode então passar a bola para o Atacante Interior ou o MC Atacar. Esses dois jogadores podem então chutar ou apoiar um ao outro na criação de uma oportunidade, este é outro bom motivo para que os dois jogadores se sobreponham. Eles podem apoiar um ao outro depois que o Atacante Recuado tiver feito seu trabalho, com uma defesa toda atrapalhada. No papel, isso parece muito bom.
      Ok, ainda temos muitos jogadores que não têm funções. O que devemos fazer com eles? Comecemos com o outro meio-campista. Ele precisa ser mais contido, já que temos um colega baseado em movimento próximo a ele. O que eu realmente quero que ele faça? Uma coisa é sempre fornecer a bola para o Atacante Recuado. Ele também precisa ser capaz de aproveitar o espaço que o AR cria sem necessariamente passar a bola para ele. Ou para “reciclar a posse”, leia-se, receber e girar a bola para outro jogador se não houver naquele momento uma chance clara de criar uma jogada. Acabei de descrever um organizador de jogo para você.
      Eu geralmente uso um Construtor de Jogo Recuado com tarefa Apoiar (DLP-S, em inglês), mas não há razão para que um Construtor de Jogo Avançado não funcione. Eu normalmente o quero um pouco mais atrás, porque estou sempre preocupado com a possibilidade de muitos jogadores atuarem avançados. Isso adiciona outra “camada” de criação de jogadas e marcação de gols: o Construtor de Jogo Recuado pode passar a bola para o MC (A) ou para o AI (A) conforme eles correrem para o espaço criado pelo Atacante Recuado. Também não há razão para que o atacante não possa fazer seu próprio movimento para frente e receber um desses passes.
      Que outro espaço criamos? Bem, o AI (A) está “flutuando por dentro”, então temos espaço no flanco esquerdo. Vamos colocar alguém nesse espaço também. Isso significa que precisamos de um lateral com visão de ataque, normalmente eu uso um Defesa Lateral com tarefa Atacar (FB-A, em inglês).
       

       
      Esse movimento está criando uma sobrecarga à esquerda do meu ataque, ou seja, a defesa terá que comprometer os jogadores com o seu lado direito para lidar com esta ameaça. Se meu atacante flutuar para a esquerda também, melhor ainda. Mais sobrecarga, mais defensores necessários. Por que isso é bom? Bem, se eu posso forçar a defesa a desviar para a minha esquerda, automaticamente aparece espaço no meu flanco direito. Espaço, aliás, no qual quero colocar meu MC (A).
      E o ponta da direita? Você poderia ter outro Atacante Interior para explorar este espaço, mas normalmente não é assim que eu jogo. Se eu inundar a esquerda da defesa também, a oposição pode não se comprometer jogadores demais em defender seu flanco direito. Portanto, vamos manter a largura com um Extremo. Com tarefa Apoiar, porque quero ele com espaço para operar (não pressionado contra a linha defensiva, ele vai ser menos perigoso lá).
      Isso cria outra maneira de marcar gols diretamente. Duas maneiras, realmente. O primeiro seria um cruzamento do flanco esquerdo para o direito, com o Extremo entrando em velocidade, MC (A) ou Atacante Recuado, todos potencialmente disponíveis para um cruzamento. Da mesma forma, um cruzamento da ala direita para a esquerda encontrará um AI (A) e, possivelmente, o Atacante Recuado. Às vezes, até o lateral esquerdo fica superaventureiro.
       

       
      Com qual tipo de lateral devo colocar o Extremo no flanco direito? Bem, na verdade, esse papel depende muito da situação. Um DL Atacar também pode funcionar aqui se eu quiser realmente sobrecarregar a defesa, isso torna muito difícil para uma equipe comprometer homens suficientes em qualquer área. Eu também poderia usar uma função mais defensiva se eu quiser ter cobertura defensiva adicional, um DL (D) por exemplo. E com o bombardeio do MC (A) adiante, há espaço para usar um Defesa Ala Invertido para me dar outro jogador no meio do campo (eu não faço isso com frequência).
      Nota do tradutor: Uma opção mais conservadora mas não muito seria utilizar um DL Apoiar. E dependendo da configuração, um Ala Apoiar pode funcionar também.
      Existem mais 4 funções para atribuir, apenas uma delas é interessante. O que eu quero que o volante faça? Bem, um pouco de tudo. Ele precisa ser um pouco destruidor, não deixando ninguém passar facilmente por ele. Ao mesmo tempo, ele precisa manter sua posição para fornecer cobertura defensiva em todos os momentos, porque uso uma configuração muito agressiva. Finalmente, quero que ele atue como um pivô para ajudar a reciclar a bola da esquerda para a direita e vice-versa (em combinação com o Armador Recuado). Então eu normalmente jogo um simples Médio Defensivo com tarefa Defender aqui, e me certifico de ter (ou comprar) um jogador que é capaz de fazer todas essas coisas. É um papel muito exigente.
      Finalmente, os zagueiros são simples: DC (D), e o goleiro um Goleiro (D). Eu não preciso que eles façam nada extravagante, apenas evitem (tentem...) que gols sejam marcados.
      As conclusões a tirar são:
      Criei uma tática baseada apenas no que quero que aconteça, usando o bom senso.
        Eu criei pelo menos 4 maneiras comuns de marcar um gol. Isso é apenas contar o que eu faço com a posse, não jogadas definidas ou contra-ataques.
        Você notará que não falei sobre as instruções da equipe, instruções do jogador, mentalidade, etc. Acho que isso é secundário para mim.  
      Capítulo 2: Transformando “O que você quer/gosta/precisa” em “Instruções de FM”
      Podemos finalmente começar a falar sobre as instruções do time, do jogador e do adversário. Eles são importantes para a minha configuração tática, mas ao projetar um estilo de jogo, normalmente as adiciono depois para gerar o tipo de futebol que desejo. Haverá situações em que você saberá algumas instruções que deseja com base em suas próprias idéias de como deseja jogar, então não tome essas postagens como a única maneira de fazer as coisas. Eles são apenas a maneira como gosto de pensar sobre os problemas. Observe também que essas são configurações “padrão” que usarei quando achar que posso aplicar meu próprio estilo. Eu faço alterações para situações específicas e detalharei algumas delas mais tarde.
       
      Instruções da equipe
      Então, como vou decidir quais instruções de equipe quero usar? Posso voltar ao primeiro post e pensar no que quero fazer. Meu objetivo é jogar um futebol atraente. Isso é muito amplo/vago e por um bom motivo: ainda não defini o que considero um futebol atraente. No post anterior, mencionei que quero criar muitos tipos diferentes de chances de ser o mais atraente possível. Vamos aprofundar no que eu gosto.
      Quais times eu gosto de assistir jogar atualmente? Por mais que me dói dizer que sou um mancuniano (embora seja um torcedor do Huddersfield, por favor, tenha pena de mim nesta temporada), eu realmente gosto de assistir o jogo do Liverpool, leia-se, Klopp em geral. Alta intensidade, relativamente direta, eu também adoro assistir gols de contra-ataque. Nada desse absurdo de tiki taka para mim, prefiro um movimento com 4 passes incisivos sobre um com 40.
      Como isso se traduz em FM? Posso pensar em 3 coisas que selecionarei imediatamente: ritmo mais alto e contra-pressão (elementos do estilo de Klopp de que gosto) e contra-ataque (gosto de contra-ataques).
      Haverá algumas coisas complementares a serem adicionadas aqui. Se eu quiser jogar um jogo de pressão, vou definir minha linha de engajamento para mais alta, para colocar pressão sobre as equipes em seu próprio campo. Também usarei uma linha defensiva mais alta, para colocar mais jogadores em posição de pressionar mais jogadores sem sair muito da posição original. Agora, eu percebo que isso vai me deixar aberto a bolas por cima e contra-atacar. Este é um risco que corro de boa vontade. Eu quero jogar um futebol de ataque positivo. Às vezes vai dar errado e podemos conceder gols. Desde que isso não aconteça o tempo todo, o risco é aceitável.
      Você também notará que quero usar jogadores próximos à área para jogar a bola para os jogadores que passam por eles e entram na área. Por esta razão, eu seleciono “Levar a Bola Até a Área” (Work Ball Into Box, em inglês). Eu realmente não quero meu atacante pegando a bola no espaço, girando e chutando, idem para qualquer outro jogador. Quero ser paciente e dar chance para que todas as coisas que descrevi anteriormente aconteçam.
      Finalmente, eu normalmente não jogo com fortes ameaças aéreas na frente. Portanto, sou contra meu goleiro iniciar o jogo com passes longos, melhor tentar construir por trás. Para isso, vou usar "Jogar A Partir da Defesa" e dizer ao goleiro para distribuir para os zagueiros ou laterais. Fica assim:
       

       
      Vê como é simples? Selecionei apenas coisas que sei que quero. Tentei evitar que isso fosse complicado e sei exatamente por que todas as instruções estão lá.
       
      Instruções individuais
      As instruções dos jogadores são muito simples no meu caso, quase nunca uso. Peço aos 3 da frente para Pressionar Mais, assim como o MC (A). Este último porque ele frequentemente se encontra no alto do campo quando perdemos a bola, então ele também pode ajudar a tentar forçar um passe longo. Por que não tenho mais? Bem, simplesmente porque não tenho motivo para selecionar mais. Se eu adicionar mais, será circunstancial, porque vi algo durante uma partida.
       
      Instruções de oposição
      Finalmente, uma palavra sobre as instruções da oposição, tenho a sensação de que não são muito populares. Na verdade, eu me lembro de ter lido uma das pessoas aqui (esqueci quem) dizendo que são para pessoas que não sabem o que sua tática está fazendo. Vou fazer um contra-argumento para isso, com base na criação de zonas de pressão.
      Atualmente, no jogo, você não pode criar zonas do campo onde você pressiona e outras onde não, e tento replicar isso com instruções da oposição, visando posições específicas. Isso significa que minha equipe irá apertar jogadores de formas diferentes em áreas específicas do campo. O que é muito bom.
      Eu faço isso selecionando a intensidade de pressão mais alta em qualquer jogador jogando na posição de volante, goleiro e zagueiro. Também instruo minha equipe a enfrentar esses jogadores com mais força (Desarme Agressivo). Isso é para realmente colocar pressão sobre esses jogadores. Pressione-os com força, coloque um pé, faça um desarme. Em vez da pressão desfocada que você obtém dos TIs, criei algo que só deve acontecer em áreas específicas. Eu também pressionarei os meias laterais/pontas, que eu realmente não quero dar tempo para cruzar se eu puder evitar. Além disso, peço para levar ao pé mais fraco.
      Do meio para a frente eu não pressiono mais, eu defini para sofrerem Marcação Apertada. Por quê? Os jogadores que estão sendo pressionados vão querer limpar a jogada rapidamente, eles vão tentar fazer a bola avançar. Se eu retirar o máximo possível desses passes para frente, aumentamos as chances de recuperar a bola. Esse é o ponto de urgência. Ou ganhe a bola de volta com um desarme, ou force o outro lado a devolver a bola com um passe ruim ou apenas uma folga sem objetivo para aliviar a pressão. Espero que você possa ver porque o uso de IOs também pode conseguir isso, e aqui estão as configurações pictoricamente, para torná-lo mais claro.
       

       
      Isso lida com os fundamentos da minha configuração tática. Escrevi muito, o que faz com que pareça muito mais difícil do que é. Quando você pensa sobre o que eu realmente fiz, porém, é bastante simples. Acabei de escrever muitas palavras para explicar as coisas com o máximo de detalhes possível. Eu faço mudanças táticas durante as partidas com bastante frequência, e irei lidar com isso em um post futuro. Em seguida, porém, vou falar sobre os jogadores. Que jogadores quero, como os escolho, etc. Isso é tão importante quanto criar uma tática.
       
      Capítulo 3: Construindo um elenco
      “Conheça o seu inimigo e conheça a si mesmo e você pode lutar uma centena de batalhas sem nenhum desastre".
      Sun Tzu, A Arte da Guerra
      Mais Sun Tzu. Sinto-me um intelectual ao adicionar essas citações, mas, honestamente, muitas das coisas que li ressoaram em mim (citarei mais antes de terminar). Isso ajuda em jogos Total War também! Nesse caso, estou interessado em me conhecer novamente. Em particular, conhecendo meu time.
      Existem dois aspectos a serem tratados aqui. Conhecer os jogadores que você tem e conhecer os jogadores que deseja. Ambos são importantes para construir uma equipe (não apenas uma tática aqui). Como estou escrevendo isso com base no meu save atual, é difícil mostrar exemplos precisos para saber o time com que você começa, porque eu tive 2,5 temporadas no meu time atual para moldá-los como eu quero. Vou começar conhecendo os jogadores que quero.
       
      Como os jogadores se encaixam no meu time?
      Nos posts anteriores, escrevi em detalhes sobre o que quero que os jogadores façam. Agora preciso garantir que eles possam realmente fazer essas coisas, e isso significa selecionar os jogadores corretos nas posições corretas. Nem todos os jogadores serão capazes de fazer o que você está procurando e, por essa razão, as primeiras janelas de transferência em um clube são para comprar jogadores para encaixar no elenco. Discutirei alvos de transferência e gerenciamento do time mais tarde. Aqui, eu me concentro em entender quais atributos quero dos meus jogadores. Vou pegar o que quero que eles façam e traduzir em quais atributos eles precisam ter.
      Antes de mergulhar nas características específicas de posição que procuro, há algumas coisas que quero em todos os meus jogadores.
      Determinação, Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho. Quero um elenco muito empenhado e determinado, porque na minha cabeça esses atributos vão criar um lado resiliente que sempre dará o seu melhor, e não ficará muito desanimado se ficar em desvantagem. Não estou interessado em jogadores com determinação abaixo de 13 (para níveis superiores, isso pode ser escalonado com a liga em que você joga e eu devo estar entre os 3 primeiros em determinação na liga).
      Qualquer jogador abaixo de 13 de determinação não é interessante para mim, a menos que seja espetacular. Da mesma forma, costumo apontar para mais de 15. Isso tudo porque quero que meus jogadores se importem, lutem, não desistam. Eu acho (embora nunca tenha testado) que se você tiver um monte de jogadores idênticos em todos os atributos, exceto aquele que tem 15 para determinação e o outro 5, o grupo com 15 teria mais sucesso.
      Para Trabalho de Equipe e Índice de Trabalho, tudo se resume a coisas semelhantes. Quero que os jogadores trabalhem como parte de um todo que pode ser maior do que a soma de suas partes. Da mesma forma, estou pedindo muito para muitos jogadores na tática que descrevi, então eles precisam ser capazes de trabalhar duro. Sou menos rigoroso com jogadores abaixo de 13 nesses atributos, mas, novamente, eu os evitaria se pudesse.
       
      Iniciando de trás para a frente
      Vamos começar com as posições mais fáceis, o goleiro e os zagueiros centrais, eu só preciso que eles sejam os melhores possíveis. Meu goleiro precisa ser capaz de defender os chutes (o que minha postura agressiva provavelmente dará ao adversário, não raramente), não há nada de especial aqui, e os defensores centrais também, eles precisam ter os melhores atributos possíveis para os defensores. Já que estou jogando de costas, vai ajudar se eles tiverem compostura e não forem péssimos no passe. Não quero que entrem em pânico e entreguem a bola sob pressão. Já que estou jogando com uma linha alta, um pouco de ritmo não vai doer. Eu realmente não estou incomodado com PPMs para esses caras. Esteja ciente deles para saber o que esperar de um jogador. Aqui estão o meu atual goleiro e zagueiros (Maguire e Schmeichel já estavam no clube).
       

       

       

       
      Podemos ficar com essa zaga e olhar para os laterais, eles precisam ser meio que bons em tudo. Resistência é muito útil, porque eu os quero subindo e descendo pelos flancos durante todo o jogo. Eles também precisam ser capazes de cruzar muito bem, porque vou pedir-lhes que cruzem a bola. Quanto melhor eles puderem cruzar, mais perigosos serão. Nem é preciso dizer que estatísticas defensivas decentes sempre serão úteis para um lateral. Além disso, passe decente (eles precisam ser capazes de se conectar com o jogador à sua frente e o meio-campo para reciclar a bola devido ao “Levar a Bola Até a Área”) e visão (localizar uma possível bola para fazer um “passe a rasgar”) é bom.
      Isso cobre praticamente todos os laterais do jogo, então não há muito especial aqui. Aqui estão os jogadores que estou usando no momento: ambos estavam no clube quando assumi e não vi necessidade de substituí-los (e também temos boas opções de rotação).
       

       

       
      Vou passar para o atacante agora, principalmente porque é bastante simples. Estou procurando um Atacante Recuado ou Completo bem típico para jogar aqui, e os atributos que acompanham isso são obviamente importantes. Além disso, acho que os movimentos preferidos “joga de costas para o gol” e “vem atrás para buscar jogo” são bastante úteis, dada a descrição de como vou usar o atacante para criar chances para os outros: ele deve ser um criador tanto quanto um finalizador. Como tal, passe e visão também são atributos muito importantes e, por esse motivo, você pode até converter um meia ofensivo para essa função, se ele for forte o suficiente para segurar a bola. Esse tipo de atacante funciona quase como um organizador de jogo avançado.
      O jogador atual que tenho aqui, na verdade, não se encaixa nessa função ... ainda. Ele era alguém que meus olheiros encontraram e que parece ter um potencial incrível (e veio de graça). Portanto, estou jogando o jogo com ele e esperando que ele melhore. Seus MPJs são perfeitamente adequados para o que eu disse acima, mas seu passe e visão ainda não são bons o suficiente. Observe que também quebrei minha regra de trabalho em equipe para esse cara. Uma observação importante, você pode quebrar suas próprias diretrizes se achar que o jogador vale a pena. O pior cenário aqui é vendê-lo com um lucro enorme em algum momento.
       

       
      Os dois pontas são os próximos. Aqui, temos que prestar atenção primeiro ao pé. Quando assumi o Leicester, os pontas eram todos destros - e isso faz sentido pela forma como eu jogo. Um jogador com o pé direito corta pela esquerda e um jogador com o pé direito cruza da direita. Isso significa que simplesmente não estou interessado em pontas canhotos no momento, a menos que eles possam usar bem os dois pés, algo a que também se deve prestar bastante atenção.
      Novamente, não há nada muito especial aqui, estou usando esses papéis como o jogo os descreve. Portanto, uso o jogo como um guia do que é bom para cada função. Gosto que meu Atacante Interior tenha boa antecipação, drible, ritmo, visão, passe e finalização. Um bom tiro de longa distância também não faz mal. É útil ter um MPJ de cortar para o centro a partir da esquerda. E a Imprevisibilidade é adorável, nunca subestime o quão bom pode ser ter um jogador fazendo algo inesperado. Este é o meu Atacante Interior, que contratei na minha primeira temporada completa especificamente para desempenhar esse papel. Ele é o meu artilheiro na atual temporada, com 19 gols (o que significa que minhas ideias estão funcionando, aliás!).
       

       
      O mesmo vale para o extremo, uso o jogo como guia. Ritmo, drible, cruzamento são importantes. Mais uma vez, é bom ter Imprevisibilidade. Não há realmente muito a dizer sobre escolher um bom pontas que as pessoas ainda não conheçam ou que ainda não esteja no jogo. 
      O jogador que tenho aqui também foi contratado na minha primeira temporada completa e acabou por ser um roubo. Ele não é um jogador ideal (e eu tenho um jovem que estou preparando que vou falar mais tarde para assumir), mas ele tem sido espetacular às vezes. Uma coisa que quero salientar é que sua combinação de talento e chutes de longa distância levam a alguns dos gols mais insanamente maravilhosos, em que ele desvia pela direita após um toque sublime de habilidade. Não subestime o quão bom pode ser ter um jogador fazendo algo inesperado. Ele também sabe jogar bem com os dois pés, o que é sempre bom.
       


      Então, agora chegamos à parte realmente interessante para mim: meu meio-campo. O meio-campo é absolutamente crítico para tudo o que faço, e nem sempre quero me ater aos atributos padrão que o jogo diz serem importantes aqui.
      Em primeiro lugar, preferia que todos os meus meio-campistas fossem defensores decentes. Ou, na pior das hipóteses, não defendessem absolutamente mal. Preciso que eles sejam capazes de interromper o jogo e que todos sejam bons nisso. Não tenho espaço para jogadores de luxo no meu time - eu não jogaria com um jogador do tipo Ozil, por exemplo. Vamos agora olhar para cada posição, uma por uma, e ver de onde eu me afasto das ideias padrão de atributos.
      O volante é provavelmente o mais importante, mas menos apreciado (definitivamente pela classificação) dos membros do meu time. Ele tem que ser um jogador de dupla função: em primeiro lugar, ele está lá para proteger a defesa, quebrar os contadores, fazer desarmes etc. Portanto, ele precisa ser bom, seja com tarefa apoiar ou defender.
      Em segundo lugar, ele é meu pivô. Eu o uso para mover os ataques da esquerda para a direita, bem como para achar alguém que está sempre livre para um passe, e então o repasse para outra pessoa. Ele não precisa fazer coisas extravagantes, mas também precisa agir como um construtor de jogo auxiliar. Portanto, ele precisa ser um jogador muito bom e versátil. Você pode se safar com um volante regular, mas o dinamismo da tática é muito auxiliado por ter um jogador versátil. 
      Aqui está o cara que eu utilizo, trazido especificamente para essa função. Ele ainda tem o MPJ “Faz Passes a Rasgar”, o que o fará agir como um criador de jogos com mais frequência. Ele é exatamente o que eu quero.
       


      O Construtor de Jogo Recuado no meio-campo é meio que o oposto do DM. Quero que ele seja principalmente um organizador de jogo, um craque, que também possa defender muito bem. Eu basicamente quero o mesmo jogador que tenho para o papel de MD, mas coloco mais peso em passes, visão, etc. ao escolher este jogador. Eu quero que o Armador Recuado e o DM sejam basicamente intercambiáveis. Isso é novamente crítico para fazer meu meio-campo funcionar. Selecionei um MD (S) e um CJR (S), mas eles estão desempenhando funções muito semelhantes em minha tática. Mais uma vez, poderia ser um craque que não é bom na defesa, mas acho que meu time sofreria defensivamente. Tive a sorte de assumir o Leicester não muito depois de eles terem comprado o Tonali, por isso tinha um jogador pronto nesta posição.
      Finalmente, o MC (A). Ele é meu jogador favorito, na verdade. Pense no que eu quero que ele faça. Ele precisa agir como um Atacante Sombra às vezes (sobrepor o atacante e chutar a gol), e um armador avançado outras vezes (pegar a bola na intermediária adversária e criar chances para os outros). Ele precisa ser capaz de pressionar. Ele precisa ser capaz de defender. Estou pedindo muito a este jogador. Não há muitos jogadores que serão capazes de fazer tudo isso, então você pode ter que priorizar. Eu geralmente torno a defesa menos importante, pois ele é o mais avançado do meio-campo, e seu trabalho principal é criar e marcar gols.
      Então, quais atributos eu quero? Bem, para começar ele precisa de uma boa finalização, sem bola, passe, visão, decisões, primeiro toque. O que provavelmente não é uma lista exaustiva. O MPJ “avança sempre que possível” é ótimo aqui. Assim como “faz tabelinhas”, o que incentiva boas interações com o atacante. Esses jogadores são difíceis de encontrar. Na verdade, eu tendo a tentar converter AMCs ou mesmo atacantes para esse papel.
      Eu também priorizo a pontuação sobre a criação sobre a defesa ao olhar para os atributos. Usei Maddison neste papel (já no clube), ou Hojbjerg (que foi contratado por uma ninharia de Southampton porque não achavam que ele era bom o suficiente). Novamente, você pode ver como seus atributos se encaixam perfeitamente no molde do jogador de que preciso.
       

       
      Conclusões
      Aí está você. Não tenho certeza se isso ficará tão claro quanto as partes anteriores, porque eu me tornei muito bom em escolher jogadores inconscientemente depois de fazer isso por vários anos. Isso significa que pode ser difícil articular exatamente o que procuro. 
      O que quero deixar claro é que você precisa pensar sobre o que os jogadores precisam fazer em sua tática, não apenas quais atributos as funções que você selecionou exigem. Para mim, isso é mais importante no meio-campo, onde quero ter muita versatilidade. Sinta-se à vontade para perguntar aqui, para que eu possa tentar explicar coisas que não estão tão claras!
      Na próxima parte vou expandir como gerencio meu time. Isso afastará o lado tático das coisas para discutir como construir para o sucesso a longo prazo (espero) e estabilidade.
      Nota do tradutor: a próxima parte será postada na seção Jogadores e Staff.
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