Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O que não te contaram sobre TREINOS! FUJA DOS MITOS!


just12

Posts Recomendados

  • Leho. mudou o título para O que não te contaram sobre TREINOS! FUJA DOS MITOS!
  • Diretor Geral

O vídeo é legal e tals, mas ele não desmistifica nada praticamente hahahaha. A questão é que ele acaba se pautando mais na questão do "próximo jogo" e nos aspectos que compõem a "familiaridade tática", como a 'marcação', o 'fazer pressão', 'posição papel/tarefa' e etc, etc etc.

De interessante mesmo foi notar que ele chama a atenção pra determinados tipos de treinos que impactam diretamente no próximo jogo da equipe enquanto outros não. Os treinos de bolas paradas por exemplo, eu não tinha me ligado nisso.

Agora, acho importante focar também no desenvolvimento dos atributos ao longo da temporada (coisa que ele parece não levar tão em conta assim, meio que até num tom de deboche), levando em consideração seu estilo de jogo, nível de CA da equipe, divisão atual em que o clube se encontra e etc, etc. Não dá pra só ficar focando no próximo adversário e/ou na coesão do elenco.

Link para o comentário
40 minutos atrás, Leho. disse:

O vídeo é legal e tals, mas ele não desmistifica nada praticamente hahahaha. A questão é que ele acaba se pautando mais na questão do "próximo jogo" e nos aspectos que compõem a "familiaridade tática", como a 'marcação', o 'fazer pressão', 'posição papel/tarefa' e etc, etc etc.

De interessante mesmo foi notar que ele chama a atenção pra determinados tipos de treinos que impactam diretamente no próximo jogo da equipe enquanto outros não. Os treinos de bolas paradas por exemplo, eu não tinha me ligado nisso.

Agora, acho importante focar também no desenvolvimento dos atributos ao longo da temporada (coisa que ele parece não levar tão em conta assim, meio que até num tom de deboche), levando em consideração seu estilo de jogo, nível de CA da equipe, divisão atual em que o clube se encontra e etc, etc. Não dá pra só ficar focando no próximo adversário e/ou na coesão do elenco.

Aí eu acredito que seja uma questão de liga e time em que se joga. Por ex: em um clube brasileiro série A, em que há dois jogos por semana (às vezes 3), e que raramente há semanas só com jogo no fds, é impraticável buscar treinos que foquem, exclusivamente, em desenvolver atributos.

Mas o que achei interessante é que ele aborda explicações sobre o treino que estão lá, mas que quase ninguém se atenta (eu incluso). E olha que jogo essa tranqueira há 22 anos.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
3 minutos atrás, jonnyjones81 disse:

Aí eu acredito que seja uma questão de liga e time em que se joga. Por ex: em um clube brasileiro série A, em que há dois jogos por semana (às vezes 3), e que raramente há semanas só com jogo no fds, é impraticável buscar treinos que foquem, exclusivamente, em desenvolver atributos.

Mas o que achei interessante é que ele aborda explicações sobre o treino que estão lá, mas que quase ninguém se atenta (eu incluso). E olha que jogo essa tranqueira há 22 anos.

Ah sim, tem essa questão do calendário que vai acabar impactando realmente e aí não tem mt o que fazer. Mas nem é o caso dele ali no exemplo, ele tá usando uma semana cheia pra falar de um jogo no final de semana e tals.

Meu ponto é que não existe esse papo de "MITO x VERDADE", o que existe é o contexto. Você mesmo trouxe o contexto brasileiro, que vai forçar o treinador a se virar com pouquíssimos dias produtivos de treino, depois tem o contexto europeu, tem também o contexto de time pequeno, o do desafio LLM e por aí vai.

Link para o comentário

Vocês colocam descanso quase toda noite? Eu só dou descanso domingo, e só na parte da tarde HAHAHA! Se bobear, tem um evento de caridade à noite ainda. Depois dos jogos é treino leve, recuperação e descanso (ou talvez o descanso de manhã e duas sessões de recuperação). Eu não mato os jogadores na intensidade diária, mas usar as noites me possibilita ter mais opções pra variar os treinos de acordo com o calendário semanal e mensal. Pessoal não reclama. Cuidar de ter um bom staff e rotacionar o elenco também ajuda demais. Fazendo isso, eu consigo ter jogadores fisicamente bem e uma temporada com um número de lesões bem menor que o esperado inicialmente.

Link para o comentário
2 horas atrás, Bruno Caetano. disse:

Vocês colocam descanso quase toda noite? Eu só dou descanso domingo, e só na parte da tarde HAHAHA! Se bobear, tem um evento de caridade à noite ainda. Depois dos jogos é treino leve, recuperação e descanso (ou talvez o descanso de manhã e duas sessões de recuperação). Eu não mato os jogadores na intensidade diária, mas usar as noites me possibilita ter mais opções pra variar os treinos de acordo com o calendário semanal e mensal. Pessoal não reclama. Cuidar de ter um bom staff e rotacionar o elenco também ajuda demais. Fazendo isso, eu consigo ter jogadores fisicamente bem e uma temporada com um número de lesões bem menor que o esperado inicialmente.

Vai depender muito do seu calendário. Se você pegar 3 semanas com 2 jogos por semana, vai ter que maneirar a carga de treinamentos ou vai ter jogador se machucando mais facilmente. Os descansos são mais úteis do meio pro fim da temporada, porque aí com o cansaço acumulado não adianta só deixar sem jogar.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
7 horas atrás, Bruno Caetano. disse:

Vocês colocam descanso quase toda noite? [...]

Descanso que você diz seria a Sessão Extra (SE)? Eu costumo usar em alguns dias sim — depende mt da intensidade das outras duas sessões anteriores geralmente —, em outros deixo no descanso mesmo ou com alguma atividade comunitária/coesão de grupo.

No fim vai cair exatamente no que o @Douglas. já disse: depende do calendário e da altura em que se está dentro da temporada (começo, meio ou fim).

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...