Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Palmeiras 0 x 2 São Paulo FC


Leho.

Posts Recomendados

4 horas atrás, Leho. disse:

Que clássico saboroso, hahahahaha... até que enfim vimos um time com brio jogando esse tipo de jogo, se colocando tecnicamente pra cima do rival e dominando a partida. Achei o 1T melhor do que o 1T contra o Dragão no meio de semana, embora ainda tenha sido uma primeira metade só razoável por parte dos dois times.

No 2T sim, conseguimos vencer mais duelos, quebrar a pressão alta do Palmeiras e chegar com perigo na área do Jailson. Fomos mais consistentes, controlando o meio-de-campo de forma bem fria e calculista.

Agora, pra mim esses dois últimos jogos tem um cara em foco que merece MUITO destaque:

Esse meio-campo do Diniz SUPLICAVA pelo Luan, e o treineiro só fez a mudança quando esteve (novamente) na berlinda, infelizmente. Mas o resultado tá aí: um poder de marcação absurdo, vigor físico, e ainda sobra talento pra apoiar o ataque e/ou suster a pressão pra manter a posse. UM MONS-TRO esse Luan. Pra mim é ele e mais 10 hoje.

Diego Costa é outro que merece aplausos, tá num nível altíssimo de rendimento, e destaque também pro Bruno Alves, que voltou e não tomamos gol. Jogadores que a torcida sempre pedia, mas que o Diniz teimava em segurar no banco. Pois é. Tá aí.

Pra ficar perfeito só falta dar mais chances ao Léo como lateral esq. mesmo, bancando o Tirulipa.

Vitória gigantesca, pra fortalecer esse grupo e dar respiro pro Diniz. Que ele saiba aproveitar MUITO essa diminuição da pressão e passe a ajustar melhor os erros do time.

 

Aaaah Netão, discordo. Ele não está aparecendo como protagonista nos gols/assistências, mas é ele quem dá o ponto de equilíbrio do meio-campo nesse sistema do Diniz. A saída de bola nos pés dele é quase sempre eficiente, sobra qualidade técnica e frieza pra achar os companheiros, dá fluidez nas jogadas, enfim. A enfiada de bola lindíssima pro Igor Vinícius foi passe dele, e não à toa.

Daniel não é um craque, que vai decidir jogos sozinho (quem espera isso dele tá fazendo a análise completamente equivocada). Mas é talentosíssimo, e é o nosso jogador mais técnico e experiente hoje. Fundamental nesse meio-campo que gosta da bola e trabalha de pé-em-pé.

Discordo. Pra mim tá muito abaixo do que ele pode jogar, inclusive que estava jogando antes da parada por causa da pandemia. Tá perdendo bola a toa no meio campo e inclusive errando passes bobos... até com certa displicência hehe. Talvez pela lesão que sofreu ainda esteja devagar, mas não tá sendo tudo isso que você comentou não.

E se for falar em enfiadas pro Igor Vinicius, Reinaldo também deu um belo passe na jogada do segundo gol. Aliás Reinaldo este que foi o jogador mais perigoso nosso no segundo tempo. Também não concordo que Reinaldo seja um titular indiscutível, mas nesse jogo não tem do que reclamar dele. E também não vejo o Léo como um cara que seja o escolhido pra bancar o Reinaldo. Não o vejo com qualidade para isso, a não ser que queira um lateral com um poder defensivo maior. Pro lugar do Reinaldo hoje teria que buscar alguém fora do SP, mas confesso que lateral é uma posição carente hoje não só no SP, mas no país todo num geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
17 hours ago, Neto Marques said:

Discordo. Pra mim tá muito abaixo do que ele pode jogar, inclusive que estava jogando antes da parada por causa da pandemia. Tá perdendo bola a toa no meio campo e inclusive errando passes bobos... até com certa displicência hehe. Talvez pela lesão que sofreu ainda esteja devagar, mas não tá sendo tudo isso que você comentou não.

[...]

Isso são números do 1T contra o Palmeiras. Na partida toda ficou assim:

image.png.4e3530f8d85f8e0a0483fe77860b8431.png

Ele pouco perde a bola se comparado ao número de toques que dá dentro da partida, já que é o cara mais acionado do time (por motivos óbvios). É nosso melhor passador (tem a melhor precisão), acerta os dribles que tenta, além de mudar a dinâmica dos passes quando precisa da bola longa. Na marcação, ainda consegue ganhar a maioria dos duelos, e teve um desarme.

Sinceramente eu não sei o que você espera a mais do Daniel. Pra mim você tá fazendo a análise errada, ele JAMAIS será o craque que vai decidir a partida e virar protagonista das manchetes, talvez uma vez ou outra porque no nível que estamos, a técnica dele sobra demais. Mas ele não é esse cara.

 

18 hours ago, Neto Marques said:

[...] E se for falar em enfiadas pro Igor Vinicius, Reinaldo também deu um belo passe na jogada do segundo gol. Aliás Reinaldo este que foi o jogador mais perigoso nosso no segundo tempo. Também não concordo que Reinaldo seja um titular indiscutível, mas nesse jogo não tem do que reclamar dele. E também não vejo o Léo como um cara que seja o escolhido pra bancar o Reinaldo. Não o vejo com qualidade para isso, a não ser que queira um lateral com um poder defensivo maior. Pro lugar do Reinaldo hoje teria que buscar alguém fora do SP, mas confesso que lateral é uma posição carente hoje não só no SP, mas no país todo num geral.

Reinaldo pegou na bola menos que o Daniel e perdeu a posse mais vezes que o meia. Óbvio que ele fez boa partida, mas coloquei isso só pra ilustrar que esse jogo dele destoa do restante da temporada, onde ele falha MUITO, e nossa lateral esquerda quase sempre é um convite ao adversário pra entrar na área do Volpi.

O Reinaldo só é titular pela moral que possui e pelo tempo de casa. Fora isso, tá longe de entregar aquilo que se espera MINIMAMENTE de um lateral. É limitado, mas ainda assim consegue se sobressair nesse mar de mediocridade que é o futebol brasileiro, principalmente nessa posição.

Claro que o Léo não é garantia de nada também, mas depois dessa metamorfose que o Diniz promoveu no futebol do cara (colocando-o como zagueiro), a confiança tanto dele quanto da torcida no futebol dele mudou, e tenho certeza que isso ajudaria bastante durante as partidas, principalmente na fase defensiva. Prefiro que meu lateral saiba fechar o setor e apenas apoiar minimamente o ataque do que subir igual um louco e apoiar de forma ruim, como o Tirulipa faz constantemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não to  aqui querendo defender o Reinaldo, até pq reclamo dele direto também haha. Mas eu prefiro um lateral que apoie do que um que só saiba defender. É o gosto pelo estilo e forma de ver o time jogar, tanto que eu detestava o time do Aguirre mesmo quando era líder (a forma de jogar não me agradava). Então nesse ponto eu prefiro um cara que apoie, que chegue pra finalizar... uma pena que o Reinaldo só faz isso bem feito uma vez na vida outra na morte haha. Mas ainda iria preferir ele ao Léo, sendo mais objetivo no comentário. E Léo de zagueiro foi uma invenção do Diniz, mas sinceramente não achei nada de extraordinário no desempenho dele, pelo contrário até... Tanto é que Bruno Alves no lugar dele (com auxílio  do Luan também, lógico) o time passou a ter uma segurança maior nesses dois jogos. Algo que não senti com o Léo nem mesmo nos jogos em que conseguimos não tomar gol.

 

Resumindo: Ruim com Reinaldo sim, faz um jogo bom após vários ruins. Mas com o time que temos, pior sei ele. Não vejo o Léo sendo melhor, ao menos do que eu gosto em um lateral. Pq se for pra colocar o Léo e falar pra ele só defender... pode não comprometer, mas aí vai ajudar no que no desempenho do time lá na frente? Sou a favor sim de trazer um reforço para ser o titular no lugar dele. Mas aí sabemos que tudo esbarra em nosso time não ter poder financeiro pra investir. Só se achar algum prodígio na base ou gringo aí pela américa hehe.

Sobre o Daniel, espero apenas que ele jogue o que já jogou. Tanto ano passado, como antes da parada pela pandemia, ele fez grandes jogos e com várias boas jogadas no ataque, que muitas vezes eram desperdiçadas pelos grandes atacantes que tivemos nos últimos 12 meses. E o desempenho dele com relação a realizar essas grandes jogadas no ataque caiu muito desde que o futebol retornou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
10 hours ago, Neto Marques said:

[...] Resumindo: Ruim com Reinaldo sim, faz um jogo bom após vários ruins. Mas com o time que temos, pior sem ele. Não vejo o Léo sendo melhor, ao menos do que eu gosto em um lateral. Pq se for pra colocar o Léo e falar pra ele só defender... pode não comprometer, mas aí vai ajudar no que no desempenho do time lá na frente? [...]

Eu gosto de laterais ofensivos, a nossa escola brasileira dentro dessa posição inclusive sempre produziu laterais que eram exímios pontas praticamente, o problema não é esse. Acontece que 1) o Reinaldo não é essa sumidade toda no ataque, e 2) e mais importante: ele COMPROMETE DEFENSIVAMENTE.

Você realmente prefere um lateral que adore subir ao ataque mas que comprometa completamente o seu setor lá atrás? Sim porque, se não tiver estratégias e rotinas bem combinadas com algum companheiro pra cobrir suas costas (um volante), o lateral vai sempre oferecer uma avenida pro adversário contra-atacar (e é o que vem acontecendo com o Reinaldo). E isso pra mim já derruba por terra a "vantagem" de se ter um cara que apoie a toda hora.

Lateral é um função bastante complexa porque exige (bastante) do atleta atribuições ofensivas e defensivas. Se uma delas vai comprometer a outra a ponto de oferecer gols ao adversário, então tá errado. Ou você corrige isso com o sistema de jogo (dando cobertura ao lateral ofensivo, ou escalando um ponta bem aberto no caso do lateral ser defensivo), ou você troca o jogador. Pra mim basicamente é isso, em se tratando das laterais.

O Léo é um cara de uma força e uma imposição física mt boa, consegue tranquilamente fazer o corredor todo com mais pujança que o Reinaldo. A questão é: ofensivamente ele é bem "feijão-com-arroz". Isso é ruim? Não necessariamente, se você colocar companheiros ali pela esquerda que tabelem com ele e o auxiliem no ataque. Defensivamente ele vai te entregar um setor melhor protegido e sem tantos espaços oferecidos ao adversário (como o Reinaldo oferece). Pra mim esse cenário é algo que equilibra melhor o sistema, sem expor perigosamente nossa linha defensiva e dando um bom apoio ofensivo.

 

10 hours ago, Neto Marques said:

[...]

Sobre o Daniel, espero apenas que ele jogue o que já jogou. Tanto ano passado, como antes da parada pela pandemia, ele fez grandes jogos e com várias boas jogadas no ataque, que muitas vezes eram desperdiçadas pelos grandes atacantes que tivemos nos últimos 12 meses. E o desempenho dele com relação a realizar essas grandes jogadas no ataque caiu muito desde que o futebol retornou.

Você tá esperando um Daniel "protagonista". E isso não vai acontecer, sinto-lhe informar.

Vou repetir: ele é o líder técnico desse time, e é também o jogador por onde a bola sempre vai passar para que as jogadas sejam bem trabalhadas. É ele quem centraliza as ações, dada sua alta capacidade técnica, pra organizar esse time a partir da saída de bola.

Mas até pelo posicionamento mais recuado, ele não será o cara do último passe, da enfiada magistral (embora faça de vez em quando), do drible perto da área que desmonta a defesa. Ele é o cara pra abrir os espaços, dar fluidez às jogadas e dar os passes de pré-assistência, por exemplo (aquele que antecede o passe decisivo).

Pode ser que ele não esteja fazendo no VOLUME e na quantidade que você esperava, mas que ele continua sendo extremamente importante nessa função que descrevi, isso é um fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a ideia do Diniz for jogar com esses caras que estão jogando no ataque, a tendência é que Reinaldo (e Igor Vinícius) ganhem ainda mais importância, assim como o Luan, consequentemente. Eu tenho muitas críticas ao King, como praticamente todo torcedor tem, mas ele tem suas virtudes, além de que nitidamente é um dos líderes do elenco, o que deve ser levado bastante em consideração. Apesar de irritar muito, penso que é um dos melhores laterais-esquerdos do Brasil, pra ver como o sarrafo está baixo. Gosto do Léo também, um cara ainda jovem, com bastante potencial (e sigo gostando dele como zagueiro); ao meu ver, tem tudo pra assumir a titularidade em breve, talvez não nessa temporada, mas já é um momento de transição, visto que o Reinaldo já não é mais nenhum garoto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Só pra corroborar com o que eu vinha falando sobre o nosso "camisa 10" durante a semana:

Quem mais acerta passes na zona mais perigosa pro adversário (e de longe), e o Daniel.

É só entender sua real função nesse time pra constatar sua eficiência dentro do estilo de jogo do Diniz, e do elenco em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2020 em 09:33, Leho. disse:

Só pra corroborar com o que eu vinha falando sobre o nosso "camisa 10" durante a semana:

Quem mais acerta passes na zona mais perigosa pro adversário (e de longe), e o Daniel.

É só entender sua real função nesse time pra constatar sua eficiência dentro do estilo de jogo do Diniz, e do elenco em si.

Acertar passes simples? Aí não né Léo.

E ele continua jogando abaixo do que pode. E inclusive abaixo do que já jogou no final do ano passado e até início desse ano.

Não cobro Daniel Alves de 5 anos atrás no SP. Cobro o Daniel Alves do final do ano passado mesmo. Ele está sim abaixo.

Acertar tantos passes assim quando a maioria é pro lado, e sem qualquer objetividade, não é mérito algum.

Ontem mesmo mais uma péssima partida dele. Arrisco a dizer que foi o pior do time. Entregou umas três vezes a bola de bandeja pro adversário, em uma delas ainda quase tomamos o gol. Mas aí vai ser números e ele deu 1 milhão de passes de 5 metros sem qualquer objetividade, aí fica fácil ter ótimos números em porcentagem.

Pra finalizar, repito: Sei que o Daniel de 3... 5... 10 anos atrás não existe. Mas o Daniel do último semestre do ano passado e até o das primeiras semanas desse ano, conseguia ser mais efetivo, objetivo é contribuía ofensivamente com muita mais qualidade que o Daniel Alves dos últimos meses. E é isso que cobro dele e temos que cobrar. O que ele ganha e o que representa para o clube, além do que já jogou PELO PRÓPRIO CLUBE, merece sim ser cobrado e não podemos nos contentar com porcentagem de passes certos, principalmente quando os errados estão chamando bastt atenção por fazer o time sofrer contra ataques bastt perigosos. Foi assim contra Palmeiras e Grêmio. Não tomamos gol? Ótimo. Mas foram erros que se o adversário tivesse tido uma qualidade melhor no momento iam custar caro. Não sou a favor de tirar ele do time titular, mas que ele precisa melhorar e jogar mais isso precisa. Não dá pra nos contentarmos com esse nível de exibição atual dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Em nenhum momento eu falei que ele não deve ser cobrado @Neto Marques, óbvio que a cobrança precisa vir já que é o grande jogador do time atualmente. Ontem a partida dele foi TE-NE-BRO-SA, foi o pior do time disparado, sem dúvida nenhuma.

Agora, no cômputo geral pra mim ele entrega aquilo que eu acho que deveria entregar. Pode entregar mais? Com toda certeza, e precisa ser cobrado pra tal (já que não ganha pouco também), mas ainda assim é nosso melhor meia e ontem ficou bem claro que de lateral ele não aguenta mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que deve ser colocada nessa balança é o atual momento (aka pandemia). Assim como não se pode cobrar que o Daniel hoje mostre aquilo que mostrou 5 ou 10 anos atrás, vale lembrar que ele não é mais o mesmo de 1 ano atrás sequer. Especialmente porque a gente não vive exatamente uma temporada normal, né? Acredito firmemente que, principalmente para jogadores mais velhos, a pausa que teve e tudo o que a pandemia acarreta na preparação e na organização dos campeonatos e da temporada como um todo devem ser pesados quando se faz essa análise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...