Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que o Brasil não ganha a Copa do Mundo?


adsp1992

Posts Recomendados

Simplesmente porque há seleções melhores na combinação entre qualidade técnica, organização tática e força mental. A aleatoriedade também influencia.

Em 2006 a França sofreu pra passar da fase de grupos e eliminou Espanha, Brasil e Portugal. Quase foi campeã. A Itália, campeã, sofreu contra a Austrália nas oitavas.

Em 2010 e França foi eliminada com um ponto. A Itália, com dois. A Espanha, campeã, ganhou pelo placar mínimo de 1x0 em todos os jogos do mata-mata.

Em 2014, a Espanha foi eliminada na fase de grupos. Itália e Inglaterra também. O grande problema do Brasil foi em um jogo específico. Ok, foi algo bizarro, mas não é como se tivéssemos passado na fase de grupos com cinco pontos, como acontece com algumas seleções.

Em 2018 a Alemanha foi eliminada com três pontos. E isso porque fez um gol aos 95 minutos de um jogo, se não teria saído com apenas um. Se as chaves tivessem sido mais equilibradas, tanto Brasil quanto Bélgica provavelmente chegariam a final contra a França.

Meu ponto é que algumas coisas são apenas azar. Isso significa dizer que está tudo bem? Não. Talvez não tenhamos tecnicamente a melhor equipe, taticamente estamos atrasados e a questão mental tem sido um problema desde 2006. Mas em todas as Copas, após o título de 2002, ficamos entre as oito melhores seleções. Nenhuma outra seleção conseguiu esse feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hour ago, Lowko é Powko said:

Simplesmente porque há seleções melhores na combinação entre qualidade técnica, organização tática e força mental. A aleatoriedade também influencia.

Em 2006 a França sofreu pra passar da fase de grupos e eliminou Espanha, Brasil e Portugal. Quase foi campeã. A Itália, campeã, sofreu contra a Austrália nas oitavas.

Em 2010 e França foi eliminada com um ponto. A Itália, com dois. A Espanha, campeã, ganhou pelo placar mínimo de 1x0 em todos os jogos do mata-mata.

Em 2014, a Espanha foi eliminada na fase de grupos. Itália e Inglaterra também. O grande problema do Brasil foi em um jogo específico. Ok, foi algo bizarro, mas não é como se tivéssemos passado na fase de grupos com cinco pontos, como acontece com algumas seleções.

Em 2018 a Alemanha foi eliminada com três pontos. E isso porque fez um gol aos 95 minutos de um jogo, se não teria saído com apenas um. Se as chaves tivessem sido mais equilibradas, tanto Brasil quanto Bélgica provavelmente chegariam a final contra a França.

Meu ponto é que algumas coisas são apenas azar. Isso significa dizer que está tudo bem? Não. Talvez não tenhamos tecnicamente a melhor equipe, taticamente estamos atrasados e a questão mental tem sido um problema desde 2006. Mas em todas as Copas, após o título de 2002, ficamos entre as oito melhores seleções. Nenhuma outra seleção conseguiu esse feito.

Não acho que o Tite seja taticamente atrasado. É o mais moderno que temos em termos de treinadores na seleção em muito tempo. A questão é que o estilo de jogo do Tite não casa lá muito com uma seleção que tem que dar show.

Quanto ao negrito, uma final de três equipes seria interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Henrique M. disse:

Não acho que o Tite seja taticamente atrasado. É o mais moderno que temos em termos de treinadores na seleção em muito tempo. A questão é que o estilo de jogo do Tite não casa lá muito com uma seleção que tem que dar show.

Quanto ao negrito, uma final de três equipes seria interessante.

Se uma delas estivesse na outra chave, não as duas né. kkk engraçadalho

Organização tática eu não falo apenas sobre o treinador. Eu falo sobre o treinador e a capacidade do conjunto de seguir ordens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copa do Mundo é um recorte extremamente curto. Fosse ela em 2017 quem sabe a gente teria ganho. E são muitos pequenos acasos juntos que fazem com que você deixe de vencer o torneio. Mas se tem uma coisa que NÃO pode ser justificativa no Brasil é material humano.

Olhando pro banco, Tite é muito bom em comparação com outros treinadores medianos que costumam estar em seleções. No caso de 2018, em específico, devia haver apenas uns 6 ou 7 treinadores melhores que ele. É muito melhor em diversos aspectos que o Deschamps, por exemplo, que deu a sorte de ter uma geração francesa absurda. Mas em comparação com o Roberto Martínez, outro exemplo, é menos treinador. E aí você pega ele batendo de frente com a Bélgica, equipe que tinha um 11 que jogava de igual pra igual com o Brasil fragilizado por perdas como Daniel Alves antes da Copa e Casemiro nas oitavas. Dá merda.

O problema do Brasil em 2018 especificamente esteve em erros de seleção de jogadores mesmo, porque só aí consigo criticar o Tite. A capacidade dele de criar um coletivo minimamente eficiente tem que ser reconhecida, mas as decisões individuais que ele teve foram MUITO ruins (são meio questionáveis desde a época do Corinthians, na verdade, né). Deveríamos ter tido um elenco melhor, mas jogamos uma partida chave com Fágner e Fernandinho (que é muito bom jogador mas já tava fazendo uma transição pra zagueiro na época). Além disso, a insistência com Gabriel Jesus (e com Paulinho também, por que não) e a inexplicável opção por colocar o Renato Augusto no banco do nada atrapalharam bastante na Copa.

Saímos de um 4-1-4-1 funcional e que tinha sido testado e assimilado pelos jogadores durante muito tempo pra um 4-2-3-1 meio esburacado por causa das opções individuais do Tite. Junta tudo isso com os péssimos acasos que ocorreram contra a Bélgica e temos nosso fracasso. Enfim, ou o Tite aprende a ser um selecionador melhor, ou a gente tem que buscar alguém semelhante a ele no mercado e que tenha essa qualidade.

2006, 2010 e 2014 não vou nem falar nada porque era como se fôssemos analfabetos táticos. Então ia tomar pau mesmo, mesmo com um dos times mais brilhantes do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que uma análise dessas deve ser feita caso a caso (Copa a Copa, especificamente). Até dá para enumerar itens a um prazo maior, como planejamento, estruturação e tudo mais, mas é mais didático avaliarmos em ciclos. De todo modo acho que existem pontos comuns, como: geração de jogadores, consciência tática, psicológico de toda a seleção e momento. Em vista disso, vejamos:

2006: O famoso quadrado mágico. Muita habilidade e potencial, mas pouca organização tática (Parreira claramente era quase um “fantoche” e o quadrado diferenciava demais de tudo o que ele pensava taticamente. Fora o clima de oba oba na concentração. E Zidane, mais uma vez.

2010: Na minha visão foi uma das piores equipes, em questão de qualidade de jogadores, que tivemos. Em compensação tínhamos um maior compromisso da equipe e comissão para com a competição. Caímos para a Holanda, mas mesmo se progredíssemos dificilmente venceríamos a Espanha, que estava no auge com sua geração de ouro e o tiki taka.

2014: Elenco deficiente, superdependencia de um Neymar que já começava a engatinhar em problemas. Qualquer um que realmente acompanhou aquela seleção sabe que tudo era muito deficitário. Sinceramente, pelo futebol apresentado ainda fomos longe. Fora a pressão compreensível e o psicológico abalado pós perda de Neymar. Quando pegamos a Alemanha não teve como, tudo foi escancarado. 
 

2018: O momento era excelente e finalmente tínhamos alguém que realmente parecia entender de tática. Mas infelizmente (e falo com experiência de causa 😅) o Tite sempre teve seus problemas com preferência de jogadores. Sempre. Foi o que o tirou de um Corinthians pós campeão mundial. Antes eu pensava até em situações escusas. Hoje acho que é por simples comodismo profissional; afinal, é muito mais fácil gerir quem você conhece e sabe que vai te apoiar e aceitar suas instruções com tranquilidade do que ter que se “indispor “ com alguém novo. Mais uma vez dependíamos de um Neymar problemático e lesionado. Quando pegamos uma forte seleção, que tinha qualidade tão ou até maior em jogadores que a nossa, não teve como. E sinceramente, mesmo que o Tite tivesse feito tudo corretamente, acho que não conseguiríamos bater com a França, com um Pogba, de forma rara, motivadíssimo e um Mbappe voando baixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto não tivermos um técnico que valorize nossas raízes iremos sempre perder a copa do mundo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aleef disse:

Enquanto não tivermos um técnico que valorize nossas raízes iremos sempre perder a copa do mundo.

 

Acho que esse é o papo desde 1950. As raízes pertencem a um tempo que foi superado. Aliás, em parte é um dos motivos pelos quais estamos sendo constantemente superados. Só não estamos pior porque as nossas raízes são bem fortes. Os outros caules talvez estejam crescendo melhor.

A romantização do passado é de matar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que temos que analisar o contexto.

Já tivemos vários problemas: bruxismo, oba-oba, falta de força mental, time simplesmente ruim, etc.

De 2006 para cá, o time que chegou mais perto foi o de 2010 (ao meu ver). E era o "pior" time, com o "pior" treinador.

Vai entender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Copas de 2010 e 18 foi azar misturado com bruxismo os motivos da seleção não ter avançado mais. 

Eu odiava o time do dunga e abomino a forma como ele armou a equipe para jogar fechadinho, no erro do adversário e tal. Além de ter descartado jogadores como Ney, Ganso, Marcelo e R10 para jogar com Michel Bastos e ter Kleberson no banco.

Diferença de ter um R10 mesmo que no banco para um Kleberson é surreal.

Porém, como sempre tinha um Kaka e um Robinho e o time era muito eficiente na sua proposta merda de jogar. Vale lembrar que estávamos ganhando da Holanda até o Felipe Mello começar a fazer merda.

E você so leva jogador com histórico de descontrole para a seleção brasileira como o Felipe Mello para copa se for extraclasse.

Se não tem o FM ia passar da Holanda e muita gente fala do tiki taka mas a Espanha sempre foi arregona e não dá para cravar que ganharia.

2018 a galera fala de um nó tático fenomenal da Bélgica. Menos, foi bem menos.

Um gol contra cagado de escanteio e um gol de contra ataque. No segundo a tempo a Bélgica tomou pressão no lombo e a porra do Renato Augusto perdeu um gol cara a cara quando já estava 2x1. Foi um jogo muito equilibrado.

Infelizmente o Neymar foi muito burro e caiu na pilha da imprensa e quis provar a todo custo que podia ganhar a copa mesmo com o cai cai tosco. Infantil do caralho.

Acho que o tite foi burro em não mudar o time, tirar o Gabriel jesus e o Paulinho que foram muito mal, em campeonato de tiro curto a fase conta. Em 2002 o Kleberson ganhou a vaga do Juninho, era só uma fase melhor que ajudou o Brasil a ganhar.

2014 não dava para ganhar, time era para ter saído contra o chile. Tinha jogadores como Julio Cesar com 90 anos(jogando no Canadá), dante, bernard,luiz Gustavo, maicon com 95 anos , david luiz...

Muito jogador velho ou comum com um técnico em declínio e muito pressão pela vitória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, tod disse:

Copas de 2010 e 18 foi azar misturado com bruxismo os motivos da seleção não ter avançado mais. 

Eu odiava o time do dunga e abomino a forma como ele armou a equipe para jogar fechadinho, no erro do adversário e tal. Além de ter descartado jogadores como Ney, Ganso, Marcelo e R10 para jogar com Michel Bastos e ter Kleberson no banco.

Diferença de ter um R10 mesmo que no banco para um Kleberson é surreal.

Porém, como sempre tinha um Kaka e um Robinho e o time era muito eficiente na sua proposta merda de jogar. Vale lembrar que estávamos ganhando da Holanda até o Felipe Mello começar a fazer merda.

E você so leva jogador com histórico de descontrole para a seleção brasileira como o Felipe Mello para copa se for extraclasse.

Se não tem o FM ia passar da Holanda e muita gente fala do tiki taka mas a Espanha sempre foi arregona e não dá para cravar que ganharia.

2018 a galera fala de um nó tático fenomenal da Bélgica. Menos, foi bem menos.

Um gol contra cagado de escanteio e um gol de contra ataque. No segundo a tempo a Bélgica tomou pressão no lombo e a porra do Renato Augusto perdeu um gol cara a cara quando já estava 2x1. Foi um jogo muito equilibrado.

Infelizmente o Neymar foi muito burro e caiu na pilha da imprensa e quis provar a todo custo que podia ganhar a copa mesmo com o cai cai tosco. Infantil do caralho.

Acho que o tite foi burro em não mudar o time, tirar o Gabriel jesus e o Paulinho que foram muito mal, em campeonato de tiro curto a fase conta. Em 2002 o Kleberson ganhou a vaga do Juninho, era só uma fase melhor que ajudou o Brasil a ganhar.

2014 não dava para ganhar, time era para ter saído contra o chile. Tinha jogadores como Julio Cesar com 90 anos(jogando no Canadá), dante, bernard,luiz Gustavo, maicon com 95 anos , david luiz...

Muito jogador velho ou comum com um técnico em declínio e muito pressão pela vitória.

Pineda (algo assim), era pra ter fechado o caixão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso falar das que eu acompanhei melhor, que foram a de 2014 e a de 2018, antes disso eu não prestava muita atenção nos jogos.

2014: Pra mim foi misto de despreparo técnico e tático, convocação errada (pra variar) e muito, muito azar. Porque apesar de uns nomes questionáveis na época e alguns que hoje achamos questionáveis, ela não era ruim. Fred por exemplo não era top, mas servia bem. Ele não é pior que o Giroud por exemplo. Mas foi queimado na Copa, depois ainda foi artilheiro do Brasileirão.

O David Luiz na época ainda era bom, um ano antes ele fazia uma dupla fortíssima com o Thiago Silva. Mas no 7x1 ele se afundou totalmente, e até hoje não chegou perto do nível que tinha.

O Dante é outro que era um zagueiro muito bom, era titular do Bayern, tinha força, jogo aéreo, bom passe... Depois do 7x1 também afundou e ganhou um hate dos torcedores até hoje.

Luiz Gustavo é um que eu não tenho opinião formada, mas dizem que era bom na época também, defensivamente e tecnicamente. E também apostaram em Paulinho e Fernandinho, dois que são jogadores ok mas que se queimaram muito naquela Copa e na de 2018 também. 

Oscar também era bom na época, parecia ser um meia completo e pós Copa morreu (lembra um pouco o Coutinho também, embora eu tenha a impressão que o Oscar no geral era um jogador melhor que o Couto).

Boa lembrança do amigo aí também, o Júlio César em 2014 já tava velho, longe do auge e longe do futebol de alto nível também. Complicado desse jeito, embora eu não culpe ele particularmente pelo que rolou na Copa.

O ataque também era um problema, tinha Neymar (extra classe), Fred (+ou-) e Hulk (+ou-). Pra reserva tinha ainda ao coitado do Bernard, outro jogador +ou-. Aí é complicado também arrumar alguma coisa, substitutos bem medianos.

Fora o Felipão realmente em declínio e uma tática bem abaixo do nível mundial da época, somado aos jogadores mais ou menos, difícil ter sucesso.

 

2018: Aí foi muita coisa errada.

Tática do Tite (time engessadaço);

Bruxismo do Tite na convocação (levar Taison por ser "de confiança", levar o Fred machucado e admitir depois que ele não teria condições de jogo naquela Copa (????), levar Fágner e Danilo quando podia levar Rafinha ou Militão que seriam opções melhores mas nem chegou a testa-los, deixou de fora jogadores que pediam passagem e estavam em boa fase como Fabinho, Arthur, Felipe Anderson e Éverton, além dos já citados Rafinha e Militão;

Bruxismo do Tite na escalação (manteve Paulinho no time quando claramente ele tava sem condições físicas e técnicas, manteve o Gabriel Jesus péssimo tecnicamente, manteve o Willian que já não tava produzindo nada);

Teimosia do Tite em mudar o time (já citados o caso de Paulinho, Willian e Gabriel Jesus);

Nulidade técnica de alguns jogadores (Gabriel Jesus horroroso tecnicamente, Willian improdutivo, Paulinho inútil tecnicamente e taticamente, Coutinho pós terceiro jogo morreu, Danilo/Fágner que não eram suficientes pra uma Copa, Marcelo que não produziu nada também, além de estar mal defensivamente na época, Fernandinho que apesar da boa fase no City não servia pra ser o primeiro volante do time mesmo sendo reserva, aqui entram também os casos já citados de Fred e Taison, que seriam nulos de qualquer jeito.

Fora outras incoerências e burrices, como dar muita moral e não ter pulso firme com Neymar quando ele só vinha de lambanças; e outra coisa que eu achei bizarro na época embora tenha dado certo e o Thiago Silva ter sido um dos melhores do Brasil na Copa (talvez o melhor), foi ele ter mantido o time sempre com Marquinhos e Miranda na zaga e a defesa era muito boa, aí chegou na Copa ele simplesmente tirou o Marquinhos e enfiou o Thiago que era sempre reserva. Deu certo, mas podia não dar, foi muito questionável. A escolha tática também entra aqui, o time vinha funcionando no 4-3-3 com Paulinho e Renato Augusto no meio e Coutinho na meia direita, mas muita gente (eu incluso) achava melhor não confiar nesse meio, recuar Coutinho e colocar alguém mais incisivo e veloz na PD (podendo ser até o próprio Gabriel Jesus), com Firmino de 9. Ele até recuou o Coutinho, mas tomou a decisão errada em manter Paulinho. Se ele quisesse que desse certo, tinha que deixar um meia estilo o Renato Augusto que jogava mais recuado e cobrindo espaços, pra liberar o Coutinho pra armar e atacar. Deixando o Paulinho ele ferrou tudo, porque além dele passar por uma fase técnica ruim, ainda perdia a melhor qualidade dele que era a infiltração porque ele tinha que cobrir o Coutinho e jogar recuado e defendendo, coisa que o Paulinho não é/era bom. Sobrecarregava muito o Casemiro. Teve o azar também do Coutinho e do Willian não estarem bem naquele momento, o que atrapalhou ainda mais essa ideia.

Tite não teve a inteligência e capacidade de perceber os erros no time e mudar, num torneiro curto como a Copa, a teimosia é suicídio. Firmino, Renato e Douglas melhoravam claramente o time, mas o Tite ficou quase três jogos insistindo em Gabriel, Paulinho e Willian. E ainda percebemos que o melhor técnico taticamente que tínhamos, não era nada de mais comparado aos medianos da Europa como o Martínez. Não foi o pior treinador da Copa, mas esteve muito mais perto de entrar nessa lista do que já dos melhores.

E terminando, embora já seja algo relativamente citado anteriormente: a burrice extrema em levar jogadores que não estavam 100% fisicamente.

Fred, Renato Augusto, Filipe Luís, Danilo (ou Fágner, não lembro qual dos dois, pode até ter sido os dois), Douglas Costa e o próprio Neymar. Todos esses vinham de lesão e não estavam nas melhores condições físicas pra jogar, e desses, três eram titulares absolutos e outros eram pra ser importantes. Alguns até melhoraram lá pelo segundo ou terceiro jogo, mas outros não. E não tenho certeza, mas acho que o Casemiro também não tava 100% fisicamente, tava?

Olha a desgraça toda aí, muito difícil ganhar algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...não existe só bruxismo. Existe $.

Fred vai para a Copa (2018) e depois pinta bizarramente no Manchester United por qual motivo?

Isso, pra mim, tira ainda mais o crédito do Tite. Interpreta o personagem "sério" e da "fala bonita", mas coaduna com essas merdas aí, como todos os outros...

O Brasil não tem mais a quantidade de craques de outrora, e a força mental dos nossos times são uma merda. Só ver que dependemos do Neymar, eterno adolescente, para chegar em algum lugar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, tod disse:

 

Eu odiava o time do dunga e abomino a forma como ele armou a equipe para jogar fechadinho, no erro do adversário e tal. Além de ter descartado jogadores como Ney, Ganso, Marcelo e R10 para jogar com Michel Bastos e ter Kleberson no banco.

 

Eu fico puto até hoje, muito mais que terminar contra a Holanda com duas substituições pq tinha Grafite no banco pra mudar o jogo, é com essa parada do lateral-esquerdo. O Dunga convocou o MEIA ARMADOR do Cruzeiro e o PONTA DIREITA do Lyon para serem os laterais-esquerdos da seleção na Copa! Tudo porque eles "começaram na posição, então são especialistas". Enquanto isso, o Marcelo ficou de fora por BIRRA.

Entre as 4 seleções pós-2002, foi a que mais torci, porque você realmente sentia vibração do time, apesar de TODOS os erros cometidos pelo Dunga. Mas pqp, que time ruim e que elenco bizarro que foi convocado! 

11 horas atrás, EduFernandes disse:

Posso falar das que eu acompanhei melhor, que foram a de 2014 e a de 2018, antes disso eu não prestava muita atenção nos jogos.

2014: Pra mim foi misto de despreparo técnico e tático, convocação errada (pra variar) e muito, muito azar. Porque apesar de uns nomes questionáveis na época e alguns que hoje achamos questionáveis, ela não era ruim. Fred por exemplo não era top, mas servia bem. Ele não é pior que o Giroud por exemplo. Mas foi queimado na Copa, depois ainda foi artilheiro do Brasileirão.

 

2018: Aí foi muita coisa errada.

Tática do Tite (time engessadaço);

Bruxismo do Tite na convocação (levar Taison por ser "de confiança", levar o Fred machucado e admitir depois que ele não teria condições de jogo naquela Copa (????), levar Fágner e Danilo quando podia levar Rafinha ou Militão que seriam opções melhores mas nem chegou a testa-los, deixou de fora jogadores que pediam passagem e estavam em boa fase como Fabinho, Arthur, Felipe Anderson e Éverton, além dos já citados Rafinha e Militão;

Bruxismo do Tite na escalação (manteve Paulinho no time quando claramente ele tava sem condições físicas e técnicas, manteve o Gabriel Jesus péssimo tecnicamente, manteve o Willian que já não tava produzindo nada);

Teimosia do Tite em mudar o time (já citados o caso de Paulinho, Willian e Gabriel Jesus);

 

Sobre 2014 e 2018, o principal é: mudança tática pra satisfazer o Neymar.

Em 2014 o Leonardo Miranda já tinha feito um post de como mudaram a linha de meias do 4231 pra beneficiar o Neymar: https://globoesporte.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2020/05/04/o-brasil-foi-muito-melhor-que-a-espanha-em-2013-o-que-deu-errado-ate-o-7-a-1.ghtml

Neymar jogou muito, mas todo o resto que funcionava bem em 2013 jogou NADA em 2014: Oscar, Dani Alves, Paulinho e Fred. Dani Alves e Marcelo não faziam ultrapassagem mais porque os pontas não tinham pé trocado; Oscar, que é um cara de passe, tinha um espaço muito curto pra pensar e passar; Hulk, que SÓ SERVIA pra chutar, trocou de ponta e virou um inútil; Paulinho, sem o recuo de um armador que marcava, não projetava na frente; e Fred virou o "cone" porque a bola não chegava em momento algum.

____________________

Já em 2018, a mesma coisa: era um 4141 com Neymar na esquerda e Coutinho fazendo associação. Virou 4231 com Neymar por dentro e Coutinho na ponta. Não deu certo. Aí tem o bruxismo do Tite (algo conhecido dele desde a época da Grêmio, passando por Corinthians campeão mundial... Na seleção não seria diferente), jogadores lesionados que foram convocados e não foram cortados, teimosia em substituições e um despreparo tático que impressiona.

Não é a primeira  nem vai ser a última vez que reclamo disso: por que diabos Gabriel Jesus é centroavante empurrador no City e tem que voltar pra marcar volante no meio-campo na Seleção? Aí você troca pelo Firmino, que é JUSTAMENTE esse jogador no Liverpool e... O Tite o orienta a ser centroavante empurrador. É um abusrdo sem tamanho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

futebol depender de nomes já acabou faz tempo. Funciona em campeonatos desnivelados, mas contra times de mesmo nível esquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Rafael Pires D. said:

Sobre 2014 e 2018, o principal é: mudança tática pra satisfazer o Neymar.

Em 2014 o Leonardo Miranda já tinha feito um post de como mudaram a linha de meias do 4231 pra beneficiar o Neymar: https://globoesporte.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2020/05/04/o-brasil-foi-muito-melhor-que-a-espanha-em-2013-o-que-deu-errado-ate-o-7-a-1.ghtml

Neymar jogou muito, mas todo o resto que funcionava bem em 2013 jogou NADA em 2014: Oscar, Dani Alves, Paulinho e Fred. Dani Alves e Marcelo não faziam ultrapassagem mais porque os pontas não tinham pé trocado; Oscar, que é um cara de passe, tinha um espaço muito curto pra pensar e passar; Hulk, que SÓ SERVIA pra chutar, trocou de ponta e virou um inútil; Paulinho, sem o recuo de um armador que marcava, não projetava na frente; e Fred virou o "cone" porque a bola não chegava em momento algum.

____________________

Já em 2018, a mesma coisa: era um 4141 com Neymar na esquerda e Coutinho fazendo associação. Virou 4231 com Neymar por dentro e Coutinho na ponta. Não deu certo. Aí tem o bruxismo do Tite (algo conhecido dele desde a época da Grêmio, passando por Corinthians campeão mundial... Na seleção não seria diferente), jogadores lesionados que foram convocados e não foram cortados, teimosia em substituições e um despreparo tático que impressiona.

Não é a primeira  nem vai ser a última vez que reclamo disso: por que diabos Gabriel Jesus é centroavante empurrador no City e tem que voltar pra marcar volante no meio-campo na Seleção? Aí você troca pelo Firmino, que é JUSTAMENTE esse jogador no Liverpool e... O Tite o orienta a ser centroavante empurrador. É um abusrdo sem tamanho.

Puts, perfeito. Esqueci de citar isso aí também. Em 2014 os laterais e o Fred foram muito queimados. E me corrige se eu estiver errado porque minha memória pode estar me enganando, mas na Copa inutilizaram totalmente o jogo aéreo do Fred, os laterais não tentavam um cruzamento pra ele. Aí ele já é um 9 de referência, sem ter um cruzamento ou um passe dentro da área, não pode fazer muito. Aliás, obrigado pela matéria do Leonardo Miranda, não tinha lido ela, é uma informação importante pra mim.

E bizarro também isso de do nada mudar a seleção pra posicionar o Neymar. Em 2018 foi tosco demais, porque o Neymar jogava recompondo e só nada o Tite foi e pensou "olha, vou defender no 4-4-2 pro Neymar não recompor". Desse jeito o Coutinho foi pra ponta e o time perdeu muita velocidade pra contra-atacar pela esquerda. Por mais a ideia de deixar o craque livre pra se concentrar apenas em decidir os jogos, como acontece com Messi e Cristiano, não dá pra decidir fazer isso do nada. Se quisesse montar um time nesse estilo, tinha que testar isso muito antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ironicamente, acho que a seleção vai chegar mais forte coletivamente em 2022 do que em qualquer um dos anos pós 2002. De cabeça e com a certeza de que esqueci uma galera, não podem faltar o trio que pode virar quarteto do Real Madrid (são 5 no total, mas só to contando os com menos de 30) + o trio do Liverpool + as dupla do Atlético de Madrid e do City (no caso do City, só os com menos de 30) + Arthur, Richarlison pombo, Neymar, e sobra espaço até pro bruxismo obrigatório. Daria pra montar um time que só seria inferior a França (geração absurda da poha), mas que poderia bater de frente se estivesse em um dia inspirado.

- em 2006 o ataque destoava do resto, muito nome e acabou que foi pouco futebol. Ganharia de Portugal nas semis se passasse, mas acho que da Itália só se fosse pros penaltis.

- em 2010 era o time mais fraco no que se refere a individualidade, apesar de ser a que teria mais chances de ganhar em uma eventual vitória contra a Holanda. Ganharia do Uruguai e acho que bateria de frente com a Espanha, cuja inspiração inexistiu na final.

- em 2014 era muito dependente do Neymar, sendo a segunda mais fraca. Mesmo com Neymar e Thiago Silva, não ganharia da Alemanha. Aliás, não vejo nenhum cenário favorável contra a Alemanha, o 7x1 foi um 1 em 1 milhão, sim, mas uma vitória contra eles também o seria.

- em 2018 foi a mais forte coletivamente mesmo com o bruxismo do sr Adenor, perdeu por causa da ausência da agressividade do Casemiro (acho que o Fabinho seria o substituto perfeito na ocasião) e do nó tático que existiu sim, não se enganem. Bélgica segurou as investidas do Brasil sem tanto esforço quanto se esperava, se me lembro bem o Brasil só teve chances claras com o elemento surpresa do Renato Augusto. Seguraram o Neymar, Coutinho, Jesus e o inútil do winger do Chelsea que me recuso a nomear, só permitindo chutes de longe. Perderia para a França nas semis se passasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2020 em 01:44, Lowko é Powko disse:

Acho que esse é o papo desde 1950. As raízes pertencem a um tempo que foi superado. Aliás, em parte é um dos motivos pelos quais estamos sendo constantemente superados. Só não estamos pior porque as nossas raízes são bem fortes. Os outros caules talvez estejam crescendo melhor.

A romantização do passado é de matar.

Não Lowko.

O  jogador sulamericano não se encaixa no estilo que o Tite atual quer. Não é por o atleta dentro de um sistema e esperar a mágica acontecer. Não são robôs, não é fifa, pes ou football manager que tu cria uma tática e profit e por favor, não compare futebol de clubes com seleção. A seleção é 1000000000000000x pior do que um clube em nível de pressão, identidade, contextos e história. Um jogador vestido com amarelinha jogará diferente do que vestindo uma camisa do Barcelona ou Real Madrid.

Quem romantiza são as pessoas que enxergam na Europa a solução dos problemas ( desde 1940), que acha que a seleção se vendeu (convocar jogador pra favorecer empresário), que acha que o Tite é ruim mesmo e não sabe treinar no posicional, que acha que falta mesmo um técnico europeu comandando a seleção porque técnico brasileiro não sabe nada. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, Aleef.

Você parte do pressuposto que existe algo de imutável nas relações culturais e que as culturas não são intercambiáveis. Entretanto, o mundo dá uma série de indicativos do contrário, quando você para pra pensar como o futebol se desenvolveu desde 1870. Como a Escócia, a Hungria, a Holanda, o Brasil, a Espanha e uma série de outros países contribuíram para o desenvolvimento de uma forma mais eficaz de jogar futebol.

Quando você diz que o jogador sulamericano não se encaixa em tal padrão, não está dizendo que é a desvalorização das nossas raízes que faz com que não ganhemos a Copa do Mundo. De um lado você está falando que a cultura importa no estilo de jogo, o que eu concordo; do outro está falando que existe um tipo de jogo, uma raiz, da qual não podemos nos desvencilhar se quisermos ter sucesso.

Se formos estabelecer que as raízes são algo importante (que não é o mesmo que dizer que temos características), então o Brasil nunca ganharia a Copa de 58, 62 ou 70. O que é a nossa raiz, jogar como era jogado em 1920? Em 1930? Em 1940? Em 1958 jogamos com um 4-2-4 e ganhamos. Podemos voltar ao 4-2-4 agora? O que são nossas raízes? O futebol praticado com a mágica das ruas? Num país onde as crianças nem jogam mais na rua?

O futebol é, como qualquer coisa da vida, é algo mutável. A gente pode vir a não ganhar mais, ou ganhar menos vezes, porque todos os adversários entenderam que é possível dar a volta na qualidade aparentemente inata do brasileiro com outras formas de jogar futebol. Assim como deram a volta no futebol total da Holanda. Assim como deram a volta no tiki taka do Barcelona. Falar em raízes é apenas um apelo ao velho, ao antigo, é uma idealização do passado. Só que o mundo muda, e nós não somos os únicos participantes desse mundo. O resto não se mantém estático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não.

As raízes do futebol de cada país é imutável. Porque depende da sociedade e isto não muda.  Vamos usar o seu exemplo, a própria Holanda ( o carrossel holandês) foi inspirado na cultura holandesa, outra, a Holanda nunca deixou suas características de lado sendo em 74 ou em 94. Não temos capacidade de produzir determinados jogadores holandeses porque não vivemos naquele ambiente, naquela sociedade. Como ninguém no mundo conseguirá produzir laterais como os nossos. A partir do momento que você tenta implementar uma tática aonde não se respeita isto, você terá choques. Fazemos determinados jogadores porque respeitamos nossa cultura e nossas raízes. E já disse, não tentem comparar futebol praticado dentro do clube com o futebol jogado em um país.

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

Se formos estabelecer que as raízes são algo importante (que não é o mesmo que dizer que temos características), então o Brasil nunca ganharia a Copa de 58, 62 ou 70. O que é a nossa raiz, jogar como era jogado em 1920? Em 1930? Em 1940? Em 1958 jogamos com um 4-2-4 e ganhamos. Podemos voltar ao 4-2-4 agora? O que são nossas raízes? O futebol praticado com a mágica das ruas? Num país onde as crianças nem jogam mais na rua?

Em todos estes foram respeitados o principal Lowko. Não é questão de números ou de aonde foi formado os jogadores.

O Tite não está respeitando, está indo no que os analistas disseram e irá quebrar a cara. As estatísticas não negam isto e até a sociedade sente e vê isto. Existe um jogo muito característico que todos podem assistir e analisar. Brasil 3 x 1 República Tcheca.  A seleção de um país é a representação do seu povo. E enquanto a seleção brasileira não representar os brasileiros vai continuar assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Aleef disse:

Não.

As raízes do futebol de cada país é imutável. Porque depende da sociedade e isto não muda.  Vamos usar o seu exemplo, a própria Holanda ( o carrossel holandês) foi inspirado na cultura holandesa, outra, a Holanda nunca deixou suas características de lado sendo em 74 ou em 94. Não temos capacidade de produzir determinados jogadores holandeses porque não vivemos naquele ambiente, naquela sociedade. Como ninguém no mundo conseguirá produzir laterais como os nossos. A partir do momento que você tenta implementar uma tática aonde não se respeita isto, você terá choques. Fazemos determinados jogadores porque respeitamos nossa cultura e nossas raízes. E já disse, não tentem comparar futebol praticado dentro do clube com o futebol jogado em um país.

Em todos estes foram respeitados o principal Lowko. Não é questão de números ou de aonde foi formado os jogadores.

O Tite não está respeitando, está indo no que os analistas disseram e irá quebrar a cara. As estatísticas não negam isto e até a sociedade sente e vê isto. Existe um jogo muito característico que todos podem assistir e analisar. Brasil 3 x 1 República Tcheca.  A seleção de um país é a representação do seu povo. E enquanto a seleção brasileira não representar os brasileiros vai continuar assim.

 

A sociedade não muda? Eu nem sei como começar a contrapor essa afirmação simplesmente porque ela é absurda. De onde você tirou isso? A sociedade inglesa de 2010 era a mesma de 1870? Por que a Inglaterra de 1964 jogava de um maneira diferente do WM dos anos 20, que era diferente do jogo em 1870?

O exemplo da Holanda diz exatamente o oposto do que você quer. Foi justamente durante os anos do futebol total que a Holanda passou por algumas transformações culturais, que se expressaram inclusive em outras áreas. E a Holanda de 1994 não jogava com a Holanda de 1974. Quais eram as tais características?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Lowko é Powko disse:

A sociedade não muda? Eu nem sei como começar a contrapor essa afirmação simplesmente porque ela é absurda. De onde você tirou isso? A sociedade inglesa de 2010 era a mesma de 1870? Por que a Inglaterra de 1964 jogava de um maneira diferente do WM dos anos 20, que era diferente do jogo em 1870?

O exemplo da Holanda diz exatamente o oposto do que você quer. Foi justamente durante os anos do futebol total que a Holanda passou por algumas transformações culturais, que se expressaram inclusive em outras áreas. E a Holanda de 1994 não jogava com a Holanda de 1974. Quais eram as tais características?

Acho que ele quis dizer que o fato das "raízes do futebol" dependerem da sociedade não muda, não a sociedade em si

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Paulo Henrique VNP disse:

Acho que ele quis dizer que o fato das "raízes do futebol" dependerem da sociedade não muda, não a sociedade em si

Eu pensei nessa hipótese mas ignorei pelo contexto, pois retornaria a pergunta: de qual sociedade estamos falando? 1958? 1970? 1994? 2002?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • Leho.
      Por Leho.
      Morreu o maior jogador desse esporte, seu legado deverá sempre ser lembrado e enaltecido, pra que não surjam os "oportunistas de plantão" ao longo das próximas décadas pra contestar e/ou diminuir seus feitos e conquistas.
      Morreu Pelé, eterno Rei do Futebol. 😔
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Aqui está a grande final. Quem irá levantar o tão desejado troféu?



       
       
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Meias-finais do Mundial de Futebol. Tudo aponta para uma final entre França e Argentina, mas que bom seria ver um Croácia vs Marrocos?
      Mas a maior questão andará à volta da qualidade da arbitragem, que até ao momento tem sido VERGONHOSA...

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Primeiro tempo bem ruim do Brasil, muito engessado novamente. Acho que a preparação toda contou com a ideia de que a Croácia ia retrancar, mas, todo mundo sabe que não é assim que os croatas jogam. Alternam momentos de pressão e sabem quando tem que se defender. Enquanto isso, os únicos que estão se movendo do engessado jogo de posição do Tite são o Neymar e o Danilo.
      E grandes intervenções do TS no final da primeira etapa. Tenho dó de quem não gosta por causa de 2014.
      Vini apagado graças ao grande jogo do Juranovic na direita, marcando muito e ainda aparece nas costas do Vini para infernizar.
×
×
  • Criar Novo...