Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)


Aleef

Posts Recomendados

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

Concordo e sempre bati nesse ponto aqui. O Aleef pediu um respaldo jurídico, que embora desnecessário, do ponto de vista estritamente jurídico, permeia aqui e acolá o processo.

O STF pode intervir no processo no que diz respeito à formalidade, não?

A única "intervenção" é que o Presidente do STF preside o julgamento no Senado.

Os quóruns de votação estão todos estabelecidos na Lei 1.079/50.

Inclusive ao meu ver, essa pressão do STF sobre o Rodrigo Maia é ilegítima e viola a separação dos poderes.

P.S.: Não que o Poder Judiciário não contenha agentes e instituições políticas, mas isso é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutes ago, Léo R. said:

Fora o governo que deixa "sem querer" essa falha no sistema.

Não tem sistema. Nem sei se dá pra por toda a culpa nos militares (até porque não vi ainda o que rolou, se eles se cadastraram e foram aprovados ou se ganharam do nada estilo cadastrados do Bolsa Família), a desgraça do sistema é ridículo, o filtro dele é inútil, não tem critério. Tem gente que precisa sendo analisado até hoje, quase 40 dias de espera. Uma criança iniciante em programação faria algo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigodm disse:

Acho que a pressão popular ta sendo bem diminuída aqui. O Lowko e Powko até citou algo como "maturidade democrática" uns posts atrás e se tem algo que contribuiu pra isso nos últimos anos foi a pressão popular. Os comuns vazamentos da Lava Jato nos últimos anos e até mesmo essa vontade de liberar o vídeo da reunião do Bolsonaro e os ministros tem muito a ver com a força que a pressão popular exerce hoje nos rumos do país.

Não consigo imaginar um impeachment sem ter uma pressão popular por trás pra da algum tipo de ar de "legitimidade". Perda do capital político + pressão popular é a base do impeachment aqui.

Não acho que seja diminuir, é exatamente dar esse papel justo que é limitar a pressão popular a um simples ar de legitimidade que pouco interfere no processo.

Isso de pressão popular ainda é algo fácil de ser manipulado com um bom uso de mídias, não a toa o presidente faz semanalmente e vai sentar em cima disso pra justificar respostas agressivas a qualquer ato contrário ao seu governo. Se a perda de capital político for realmente consistente, os atores conseguem mobilizar parte suficiente da sociedade civil pra justificar a tal pressão popular em prol do impeachment. Se você observar o avanço dos panelaços, vai perceber que já estavam inclusive conseguindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Felizmente a MP da grilagem não foi aprovada, mas foi adiada. Nesse vídeo vemos a quem interessa essa MP, uma glr muito forte, com um lobby enorme no congresso e no planalto.

PS: Vi uma glr medindo apoio popular por comentario em rede social. Lamento muito. As hashtags levantadas no Twtter por exemplo, chegam a algo como 180 mil quando estão com um engajamento bom (inclusive de robôs), em um universo de 8,3 milhoes de usuários ativos no Brasil.

O problema é que bolsonarista gosta de fazer barulho mesmo. O marido da minha tia (militar reformado do exercito), manda o mesmo video várias vezes para minha mãe. Felizmente ele não tem meu numero.

Editado por bieleao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ZaMBiA disse:

A única "intervenção" é que o Presidente do STF preside o julgamento no Senado.

Os quóruns de votação estão todos estabelecidos na Lei 1.079/50.

Inclusive ao meu ver, essa pressão do STF sobre o Rodrigo Maia é ilegítima e viola a separação dos poderes.

P.S.: Não que o Poder Judiciário não contenha agentes e instituições políticas, mas isso é outra história.

Impeachment. Ministro do STF. (...) Na linha da jurisprudência firmada pelo Plenário desta Corte, a competência do presidente da Câmara dos Deputados e da Mesa do Senado Federal para recebimento, ou não, de denúncia no processo de impeachment não se restringe a uma admissão meramente burocrática, cabendo-lhes, inclusive, a faculdade de rejeitá-la, de plano, acaso entendam ser patentemente inepta ou despida de justa causa. Previsão que guarda consonância com as disposições previstas tanto nos regimentos internos de ambas as Casas Legislativas quanto na Lei 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. O direito a ser amparado pela via mandamental diz respeito à observância do regular processamento legal da denúncia. Questões referentes à sua conveniência ou ao seu mérito não competem ao Poder Judiciário, sob pena de substituir-se ao Legislativo na análise eminentemente política que envolvem essas controvérsias.
[MS 30.672 AgR, rel. min. Ricardo Lewandowski, j. 15-9-2011, P, DJE de 18-10-2011.]
Vide MS 23.885, rel. min. Carlos Velloso, j. 28-8-2002, P, DJ de 20-9-2002

 

Regular processamento legal da denúncia. O que significa que pode haver interferência, no sentido formal, se o Congresso não seguir as formalidades exigidas pelo processo de impeachment.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Impeachment. Ministro do STF. (...) Na linha da jurisprudência firmada pelo Plenário desta Corte, a competência do presidente da Câmara dos Deputados e da Mesa do Senado Federal para recebimento, ou não, de denúncia no processo de impeachment não se restringe a uma admissão meramente burocrática, cabendo-lhes, inclusive, a faculdade de rejeitá-la, de plano, acaso entendam ser patentemente inepta ou despida de justa causa. Previsão que guarda consonância com as disposições previstas tanto nos regimentos internos de ambas as Casas Legislativas quanto na Lei 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. O direito a ser amparado pela via mandamental diz respeito à observância do regular processamento legal da denúncia. Questões referentes à sua conveniência ou ao seu mérito não competem ao Poder Judiciário, sob pena de substituir-se ao Legislativo na análise eminentemente política que envolvem essas controvérsias.
[MS 30.672 AgR, rel. min. Ricardo Lewandowski, j. 15-9-2011, P, DJE de 18-10-2011.]
Vide MS 23.885, rel. min. Carlos Velloso, j. 28-8-2002, P, DJ de 20-9-2002

 

Regular processamento legal da denúncia. O que significa que pode haver interferência, no sentido formal, se o Congresso não seguir as formalidades exigidas pelo processo de impeachment.

Sim, se não for seguido o procedimento beleza. Se seguirem o processo de impeachment sem o quórum legal de aprovação, por exemplo. Mas aí é algo quase absurdo de acontecer, né hehehe.

Mas não é o caso atual. Veja a frase final. Fala justamente de questões de mérito e conveniência.

Temos o maior exemplo no julgamento da Dilma. A punição por crime de responsabilidade é perda de cargo + inabilitação. São cumulativas.

No caso dela, fizeram duas votações distintas. Perdeu o cargo, mas não foi inabilitada (tanto que concorreu ao Senado por MG).

Mesmo sendo uma bizarrice jurídica, não houve interferência posterior do Judiciário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que estamos chovendo no molhado aqui. hehehe

Eu só disse que havia atividade do STF no processo de impeachment, uma atividade formal, ainda que ele não exerça mesmo quando deveria. No caso da Dilma, não interviu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Peepe disse:

Não acho que seja diminuir, é exatamente dar esse papel justo que é limitar a pressão popular a um simples ar de legitimidade que pouco interfere no processo.

Isso de pressão popular ainda é algo fácil de ser manipulado com um bom uso de mídias, não a toa o presidente faz semanalmente e vai sentar em cima disso pra justificar respostas agressivas a qualquer ato contrário ao seu governo. Se a perda de capital político for realmente consistente, os atores conseguem mobilizar parte suficiente da sociedade civil pra justificar a tal pressão popular em prol do impeachment. Se você observar o avanço dos panelaços, vai perceber que já estavam inclusive conseguindo.

Meu ponto é que ela influencia cada vez mais nas tomadas de decisões de uns anos pra cá, especialmente com as redes sociais. O próprio modus operandi do Presidente é baseado em "testes" de popularidade da medida ou dos atos. A Lava Jato ficou famosa por usar essa pressão a seu favor. Etc. Não quis fazer um juízo de valor, se há manipulação em determinados casos ou não. Só quis apontar o grande papel que ela tem hoje. Acho que a parte negritada acaba concordando com o meu ponto. Acho difícil um PR cair só por perda de capital político (somado a algum ato que dê causa ao impeachment). Enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico pensando a merda que vai dar depois desta patacada do exame. A liberdade tá indo pro ralo. Quem aprova isto, precisa sofrer na pele. Infelizmente eu tbm sofrerei junto -.-"

Imagina o tanto de exame sigiloso médico que irá perder a validade? Puta que pariu.

 

 

=O

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aleef disse:

Fico pensando a merda que vai dar depois desta patacada do exame. A liberdade tá indo pro ralo. Quem aprova isto, precisa sofrer na pele. Infelizmente eu tbm sofrerei junto -.-"

Imagina o tanto de exame sigiloso médico que irá perder a validade? Puta que pariu.

 

=O

 

 

Falam a mesma coisa do sigilo bancário de suspeitos evasores fiscais ou de pessoas cujas origem do dinheiro é duvidosa. A não se conecta a B dessa forma. Se assim fosse, eu estaria me beneficiando de cartão corporativo como os presidentes, mas não estou. O mundo é mais complexo que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após discordância com Bolsonaro e queda de secretário, Teich cancela coletiva sobre quarentena

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/05/13/interna_politica,1147144/apos-discordancia-com-bolsonaro-teich-cancela-coletiva-de-quarentena.shtml

Eita, porra! Mas já?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tão falando bobeira. Pelo menos por enquanto.

Bozo tem aprovação de 30% da população. 

Não vão tirar ele agora...essa aprovação tem que cair pra baixo dos 10% pra isso de tornar viável.

Com 30% de aprovação, convertidos em votos, há probabilidade até de reeleição em primeiro turno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dr.Thales disse:

Tão falando bobeira. Pelo menos por enquanto.

Bozo tem aprovação de 30% da população. 

Não vão tirar ele agora...essa aprovação tem que cair pra baixo dos 10% pra isso de tornar viável.

Com 30% de aprovação, convertidos em votos, há probabilidade até de reeleição em primeiro turno.

Concordo, o pessoal está subestimando a força que o “homi” ainda tem. Ainda acho que, analisando o cenário atual, ele vem forte para 2022, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dilma tinha por volta de pouco mais de 60% da população apoiando seu impeachment. Bolsonaro está com 45%. É um pouco cedo mesmo, por isso eu disse sobre como se desenrolar essa crise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Dilma tinha por volta de pouco mais de 60% da população apoiando seu impeachment. Bolsonaro está com 45%. É um pouco cedo mesmo, por isso eu disse sobre como se desenrolar essa crise.

Ele vai ter que fazer mais que ser o retardado que sempre foi pra tirarem ele. 

Talvez, com as consequências nefastas de coronavirus no Brasil, ele e seus apoiadores percam força...

Ainda assim, não vejo como ele possa ser "impitimado" tão logo.

O gado é bem gado mesmo. O PT precisou de anos e anos, escândalos e mais escândalos, somado à crise econômica astronômica que nos enfiou pra, enfim, sua base apoiadora ser superada substancialmente pelos descontentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Aleef disse:

Aqui que tá o ponto Lowko.

Faça um exercício. Entre no instagram do Sérgio Moro e leia os comentários, passe os olhos.

Leia os comentários dos políticos, deputados. Tipo, só passar os olhos. Veja a pressão que os eleitores pró bolsonaro fazem.  Agora veja o outro lado. Você acha que o Brasil tem estrutura emocional para isto? Fiquei sabendo de um psicanalista do Rio que vai ter que reabrir seu consultório brother. A galera tá colapsando mentalmente. O Brasil não tá preparado para um impeachment sem pagar um preço forte nisto.

Depois de 2015, as coisas começaram a mudar. O erro é achar que o Jair Bolsonaro não tem força política. Ele não tem força para aprovação de coisas que sabemos que eram benéficas as castas. É muito interesse envolvido em diversos setores. Sabíamos que seria assim.

Pegue os vídeos do MBL e veja a legitimação das atitudes dos garotos com hoje. Sem o apoio popular, você não se sente confiante para agir de maneira x ou y. Quando o povo era conivente com as atitudes parlamentares. As coisas não tendiam a chegar no que vemos hoje.

Eu acho que não entendi o seu ponto. O Bolsonaro tem força política, isso me parece claro. Inclusive isso está sendo debatido em outro tópico, também. O ponto aqui é se é desejável para o país, certo?

Me parece um discurso oportunista, apenas. Do tipo "putz, erramos lá atrás ao tirar a Dilma. Não vamos cometer o mesmo erro de novo, hein? O país está muito frágil." É só um discurso de alguém que está no poder, referente a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Dr.Thales disse:

Tão falando bobeira. Pelo menos por enquanto.

Bozo tem aprovação de 30% da população. 

Não vão tirar ele agora...essa aprovação tem que cair pra baixo dos 10% pra isso de tornar viável.

Com 30% de aprovação, convertidos em votos, há probabilidade até de reeleição em primeiro turno.

Entendo o teu raciocínio, mas acho que hoje ele está mais perto de não se eleger nem para Senador do que vencer eleição presidencial em primeiro turno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ZaMBiA disse:

Entendo o teu raciocínio, mas acho que hoje ele está mais perto de não se eleger nem para Senador do que vencer eleição presidencial em primeiro turno.

Não disse que os que aprovam o governo dele necessariamente votariam nele, até porque, talvez tendo uma opção razoável, a prefiram.

 

Fiz apenas um raciocínio simples do quanto ele ainda tem lenha pra queimar antes de um processo de impedimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)

 

Citar

 

Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês no cargo

Em nota, pasta informou que ele pediu demissão. Nos últimos dias, Teich e Bolsonaro discordaram de temas como uso da cloroquina e medidas de isolamento.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.

Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.

Nos últimos dias, o presidente e Teich tiveram desentendimentos sobre:

 

  • o uso da cloroquina no tratamento da covid-19 (doença causada pelo vírus). Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento.
  • o decreto de Bolsonaro que ampliou as atividades essenciais no período da pandemia e incluiu salões de beleza, barbearia e academias de ginástica
  • detalhes do plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização mais imediata e mais ampla.

 

Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.

 

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/15/teich-deixa-o-ministerio-da-saude-antes-de-completar-um-mes-no-cargo.ghtml

 

 

Não aguentou  o Mala do Presidente e  pediu o Boné. Enquanto isso... 202.918 casos confirmados com 13.994 mortes em decorrência da Covid-19.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, David Reis disse:

Vem Osmar Trevas aí...pra terminar de fuder de vez esse país.

Ninguém sério consegue trabalhar pra um louco desses.

Eu chutaria que será um militar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, David Reis disse:

Esse cara é um brincalhão hahahahahahahahaha 

 

Você não entendeu David. Ele citou o PF( Prato Feito) que é servido no  restaurante da Casa da Mãe Joana que se transformou esse governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...