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Henrique M.

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O objetivo desse tópico é explicar um pouco mais sobre o que são as instruções à equipe e instruções ao jogador e como utilizá-las na hora de montar uma tática. Muita gente se confunde na utilização das duas e até mesmo acha que quanto mais instruções seu time receber, melhor será sua tática. Portanto, com o intuito de clarificar toda essa situação que englobam essas ferramentas, criamos esse guia para facilitar a vida de quem está tropeçando na montagem de táticas por causa disso.

O que são as instruções à equipe?

As instruções à equipe são os comandos do Football Manager que permitem que você controle como sua equipe irá funcionar dentro da estratégia de jogo que você decide implementar. Elas estão divididas nas seguintes áreas: Ritmo, Perder Tempo, Largura, Linha Defensiva, Pressão, Desarme, Construção, Carácter directo dos passes, Liberdade criativa, Ataque, Finta e Liberdade de Movimentos.

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LEIA MAIS:

O que fazem as instruções à equipe?

Ritmo

Controla o ritmo em que sua equipe trabalha a posse de bola e toca passes. Para quem deseja jogar com a posse de bola e construir as suas jogadas com calma e paciência, recomenda-se ritmos mais baixos. Para quem deseja que a bola chegue rapidamente até o ataque e que os jogadores troquem passes com agilidade, recomenda-se ritmos mais altos.

Perder Tempo

Em uma tradução não-literal, perder tempo significa fazer cera. Para quem deseja gastar tempo e irritar o adversário, é vital. Além disso, pode ajudar a fazer o relógio a andar ao seu favor em partidas decisivas.

Largura

Controla a distância entre o seu jogador mais centralizado para o seu jogador mais aberto e a distância entre os seus jogadores mais abertos e a linha de arremesso lateral. Ao optar jogar Com Extremos você está pedindo sua equipe para alargar o campo e tentar abrir espaço na defesa adversária. Ao jogar Sem Extremos, você está pedindo para sua equipe compactar pelo centro do campo e formar um bloco defensivo mais coeso. Normalmente, equipes ofensivas trabalham com muita largura, enquanto equipes defensivas trabalham com pouca largura.

Linha Defensiva

Controla a distância entre a sua linha de zagueiros e a linha de fundo. Quanto mais profunda, mais perto da linha de fundo e por consequência, da sua própria área a zaga estará. Quanto mais alta, mais afastado da linha de fundos e próximo do meio-campo sua linha de zagueiros estará. Além disso, você pode optar aqui por utilizar ou não uma estratégia de defesa em linha para colocar o ataque adversário em impedimento constante. Recomenda-se que utilize-se essa estratégia quando você estiver utilizando defesa mais alta.

Pressão

Controla a quantidade de pressão que seus jogadores exerceram sobre o condutor da bola no time adversário e nos jogadores que estão em suas linhas de passe. Muito menos pressão é empregado quando você quer deixar seu adversário com a posse de bola e se preocupar em fechar lá atrás. Muito mais pressão é empregado quando você quer incomodar constantemente a posse de bola do seu adversário para recuperar a bola e pegar a defesa adversária desestruturada. Também permite controlar se a equipe irá fazer Marcação Apertada e pressionar o goleiro para que ele não saia jogando curto.

Desarme

Controla a intensidade dos carrinhos da sua equipe. Aqui existe apenas a opção neutra, desarme agressivo e evitar carrinhos. Equipes que não possuem jogadores com bons índices de marcação desarme devem evitar opções mais agressivas.

Construção

Controla a forma como sua equipe irá distribuir a bola pelo campo. 

  • Jogar A Partir da Defesa envolve seus zagueiros e laterais na construção do jogo, saindo de forma mais curta para iniciar as jogadas. 
  • Explorar o meio, Explorar o flanco direito e Explorar o flanco esquerdo direcionam qual será o foco da construção da suas jogadas. Se você tiver jogadores mais perigosos no meio ou existe espaço por ali, é uma boa ideia focar seu jogo por essa direção, o mesmo vale para os dois flancos. 
  • Bombear a Bola Para a Área é a famosa ligação direta da zaga para o ataque, mas nesse caso, o foco será buscar os jogadores centralizados mais avançados. 
  • Aliviar para os Flancos é a mesma coisa, mas direcionado para seus jogadores mais abertos.

Se você utiliza dois atacantes, ao empregar a ligação direta, é melhor direcionar o fluxo para os dois atacantes e se você deseja explorar contra-ataques pelas pontas, os flancos são o melhor direcionamento.

Carácter directo dos passes

Controla a distância média que as suas equipes irão trocar passes. Equipes que querem priorizar a posse de bola devem utilizar passes mais curtos, enquanto quem prefere uma ação mais direta e expressa, passes diretos são a palavra de ordem. Aqui também é possível definir se sua equipe irá buscar manter a posse de bola.

Liberdade criativa

Funciona em linha com a questão dos desarmes, apenas três opções. Neutro e mais ou menos liberdade. Com essas opções ativas, você controla a liberdade que seus jogadores terão em campo para buscar o imprevisível e quebrar as suas instruções. É mais benéfico utilizar mais liberdade em equipes com maior fluidez, já que jogar de forma rígida com muita liberdade criativa acabam sendo ordens opostas. E o oposto vale para menos liberdade.

Ataque

Controla a forma como a sua equipe irá se movimentar no ataque e quais as instruções para fazer a bola chegar até o gol. 

  • Antecipar Cruzamentos: essa opção instrui seus jogadores a cruzar a bola da intermediária do campo de ataque, evitando chegar até a linha de fundo.
  • Sobreposição exterior: essa opção instrui aos jogadores laterais a fazer a ultrapassagem para dar opções abertas para a construção da jogada. Isso pode significar até que os jogadores centralizados podem optar por segurar a posse de bola até que essa ultrapassagem seja feita.
  • Sobreposição interior: essa opção instrui aos jogadores centrais a fazerem a ultrapassagem por dentro para dar opções em velocidade para invadir a grande área. Isso pode significar até que os jogadores mais abertos podem optar por segurar a posse de bola até que essa ultrapassagem seja feita.
  • Rematar Sempre que Possível: controla a frequência que sua equipe irá chutar a bola para o gol sempre que houver uma brecha. Essa instrução incentiva os seus jogadores a chutar a bola para o gol com mais frequência, deixando a construção da jogada de lado em detrimento de um aumento na quantidade de finalizações.
  • Levar a Bola até a Área: controla a frequência que sua equipe irá chutar a bola para o gol sempre que houver uma brecha. Essa instruções incentiva seus jogadores a construírem a jogada com mais paciência, levando ela até a área para construir oportunidades mais próximas do gol adversário.

Também é a área que controla como sua equipe deve cruzar a bola para a área.

  • Cruzamentos Largos: instrui cruzamentos mais altos, buscando o atleta de maior altura dentro da área ou aquele que está com liberdade para cabecear ou finalizar nas costas da zaga;
  • Cruzamentos Tensos: instrui cruzamentos mais longos e com curva, para dificultar o trabalho da defesa e do goleiro em se antecipar a esse tipo de jogada;
  • Cruzamentos Rasteiros: instrui cruzamentos rasteiros para aproveitar atacantes que são mais rápidos que os defensores e tem bom índice de antecipação;
  • Cruzamentos Variados: instrui cruzamentos mistos, misturando os três tipos de cruzamentos mencionados acima;

Finta

Controla a quantidade de vezes que seus jogadores irão partir para o lance individual. Normalmente, algumas instruções ao jogador já vem com as opções marcadas ou desmarcadas por padrão, mas caso você tenha jogadores com bons índices de velocidade, drible e técnica, pode ser uma boa ideia aproveitar disso para abrir espaços no time adversário.

Liberdade de Movimentos

Controla a forma como seus jogadores vão respeitar o sistema tático. Com maior liberdade de movimentos, os jogadores tendem a sair de posição, criando espaços na frente para o ataque aproveitar, mas para que isso ocorra, pode ocorrer uma desestruturação do seu sistema de jogo. Com uma menor liberdade de movimentos, sua equipe irá buscar respeitar a formação proposta e preferir manter o posicionamento a explorar e abrir espaços no sistema do time adversário.

LEIA MAIS: Como encontrar as melhores promessas no FM

O que são as instruções ao jogador?

As instruções ao jogador são os comandos do Football Manager que permitem que você controle como um jogador irá funcionar dentro da estratégia de jogo que você decide implementar, modificando seu comportamento em busca de minimizar seus defeitos ou aproveitar suas qualidades. As instruções de linha tem um painel similar que contém instruções que controlam instruções para: quando o adversário tem a bola, quando equipa tem a bola, quando jogador tem a bola, além de instruções de Finta, Finalização e Riscos no Passe. Ademais, algumas posições contém instruções ao jogador que vão de acordo com os requisitos de cada função.

Além disso, de acordo com a função e tarefa do jogador dentro de campo, algumas tarefas não podem ser removidas (em tom azul) ou não podem ser adicionadas (em tom vermelho). Por fim, você pode ver como está a mentalidade geral de um jogador através de uma barra. Quanto mais preenchida a barra, mais ofensivo é o jogador e mais dispostos a correr riscos ele estará.

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LEIA MAIS: O mapa das jovens promessas no FM

O que fazem as instruções ao jogador?

Existe uma diferença grande entre as instruções entre os goleiros e as dos jogadores de linha. Além disso, existem algumas outras opções que aparecem dependendo se o jogador atua de forma centralizada ou aberta. Como a maioria das instruções seguem mais ou menos o mesmo tom das instruções à equipe ou são bastante claras, optarei apenas por distinguir o que for vital.

Instruções aos goleiros

As instruções ao jogador quando aplicadas ao goleiro buscam mais definir como ele vai distribuir a bola do que controlar seu comportamento geral nas partidas. Você pode escolher como ele vai distribuir a bola, para onde vai distribuir, para quem vai distribuir, além de determinar a velocidade e riscos que ele terá ao executar essa distribuição.

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Instruções aos laterais

Em comparação com uma posição central, os laterais tem instruções para quando a equipe tem a bolafechar as linhas, avançar no campo ou se manter como opção aberta. Além disso, quando ele tem a bola, você pode controlar se ele vai cortar para dentro ou buscar a linha de fundo, a frequência de cruzamentos e de onde ele irá cruzar. Também é possível que será o alvo primário de seus cruzamentos.

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Instruções aos zagueiros

Os zagueiros talvez sejam uma das funções mais limitadas do jogo em termos de personalização, já que não existe opção para definir o que eles normalmente irão fazer quando a equipe tem a bola ou quando o jogador está na posse da bola como em outras posições. No exemplo abaixo, quando você seleciona uma instrução ela ficará no tom verde.

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Instruções aos volantes

Em comparação com os zagueiros, os volantes já começam a ganhar um pouco mais de liberdade, mas ainda não é possível controlar o que o jogador faz quando tem a bola.

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Instruções aos meias-centrais

Os meias-centrais ganham uma opção a mais de poder ter a liberdade de se movimentar de maneira específica quando tem a bola, podendo abrir o jogo ao se movimentar por zonas abertas. Além poderem se movimentar dessa forma também quando a equipe tem a bola.

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Instruções aos meias-atacantes

Os meias-atacantes são bastante parecidos com os meias-centrais, mas quando o jogador tem a bola, a única coisa que você pode instruir de diferente para ele é segurar ou não a bola.

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Instruções aos pontas

Os pontas tem instruções que mesclam especificidades do meia-atacante e do lateral. Porém, dependendo da função escolhida, muitas opções estarão pré-determinadas.

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Instruções aos atacantes

Os atacantes tem um perfil de instruções bastante similar ao dos meias-atacantes.

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LEIA MAIS: O manual das instruções ao adversário

Como utilizar as instruções à equipa e instruções ao jogador?

Depois de conhecermos melhor o que são as instruções à equipa e instruções ao jogador, além de buscar entender como elas funcionam e o que elas afetam no comportamento de um jogador, é hora de trabalhar como utilizá-las.

O primeiro passo na hora de se construir uma tática é decidir qual será a mentalidade da equipe e a formação da equipa. Ao definir essas duas opções, naturalmente as instruções à equipe serão ajustadas de acordo com o seu plano de jogo. E é aqui que deve ser seu foco, escolher bem a mentalidade e formação da equipe que irão retirar o melhor dos jogadores da sua equipe. As instruções à equipe servem apenas para acertar o que não está funcionando ou explorar alguma qualidade coletiva que você tiver.

Depois disso, é hora de definir quais as funções seus jogadores terão na sua tática. Antes mesmo de definir qualquer instruções, é importante ajustar as funções e tarefas de seus jogadores para que eles casem com aquilo que você decidiu que será o comportamento da sua opção. Não adianta nada ter um atacante isolado lá na frente em uma equipe que terá a prioridade será defender e fazer com que a bola não chegue nesse atacante é um pecado quando você está buscando opções mais ofensivas.

Assim que você decidiu a mentalidade, a formação da equipa e as funções e tarefas de seus jogadores chega a hora de se preocupar com instruções à equipa e instruções ao jogador. Contudo, você apenas deve utilizar essas ferramentas nos seguintes casos:

  • Se você deseja que seu time siga um estilo de jogo pré-determinado sempre;
  • Se você estiver copiando o estilo de jogo de algum treinador ou tática;
  • Para corrigir problemas pontuais da sua tática dentro de uma partida;
  • Para corrigir problemas crônicos da sua tática sem que você precise mudar de esquema;
  • Para corrigir problemas pontuais de um jogador dentro de uma partida;
  • Para corrigir problemas crônicos de um jogador sem que você precise mudar de esquema ou jogador;
  • Para fazer com que um jogador utilize todo o seu arsenal de qualidades;
  • Para evitar que os defeitos de um jogador comprometam a função que você deseja que ele realize;

Não é necessário microgerenciar se você tiver jogadores talentosos demais ou de menos. As instruções à equipa e as instruções ao jogador brilharam ao seu máximo se você souber o que estiver fazendo.

Se você tem uma preferência por equipes que joguem com passes curtos e seja intensa, você tem que utilizar as instruções à equipe para refletir isso, mas caso você não tenha os jogadores para isso, para que se preocupar em marcar instruções que seus jogadores não serão capazes de executar?

Por exemplo, na tática que é o exemplo das instruções desses jogadores, eu jogo com Passes Curtos e Jogar A partir da Defesa, mas meus zagueiros viviam buscando a ligação direta. Para diminuir isso, instrui que qualquer um dos meus Defesa Central que ele deveria tentar tocar curto (o padrão era passe direto) e Menos Passes de Riscos, dessa forma, eles passaram a focar no que eu queria: passar a bola para os laterais ou para o volante. Assim, eu assegurei que as instruções à equipe fossem seguidas à risca pelos zagueiros, mas sem precisar contratar dois Defesa com Bola para fazer isso naturalmente. Se eu utilizasse dois Defesa Central Limitado tudo isso seria impossível, pois não existe a opção de escolher passes curtos.

Dessa forma, eu utilizei as instruções ao jogador para corrigir um problema crônico da minha tática sem precisar recorrer a contratações ou mudança de esquema. Eu mantive meu time jogando do jeito que gosto, com uma simples mudança de instrução.

Outra forma interessante de se usar as instruções ao jogador é para que ele trabalhe seus Movimentos Preferidos do Jogador ou seus atributos altos. Vamos supor que minha tática precise de um Meia Central, que basicamente é um jogador sem instruções ao jogador personalizadas. Se eu tenho um jogador que se encaixa nessa função, mas ele poderia exercer uma ameaça através de chutes de longe ou através de criação de jogadas com passes mais arriscados, é só configurar as instruções para que elas reflitam isso.

Ao entender como as instruções à equipa e instruções ao jogador funciona você já será capaz de utilizá-las com maior impacto e terá menos dificuldades em criar táticas de sucesso. Foque na mentalidade, na formação da equipa e nas funções e tarefas dos jogadores e utilize essas instruções para potencializar sua tática ou corrigir defeitos, para mudar como sua equipe atua dentro de campo e até para salvar uma péssima atuação de um jogador. Se você não tem uma estratégia fixa, e quer que sua equipe jogue exatamente de determinada maneira, não faz sentido limitar o seu coletivo e o individual só para ter as instruções à equipa e instruções ao jogador ativas.

LEIA MAIS: Um guia tático em 12 passos

Conteúdo original produzido por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
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    • Danut
      Por Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
    • marciof89
      Por marciof89
      Eis que, enfim, criei coragem para postar uma história aqui no Profissão Manager. Frequento o fórum a muitos anos mas sou um completo bicho do mato, portanto interajo muito pouco, motivo pelo qual demorei a adentrar aqui. Agradeço desde já quem tiver interesse em seguir, e ouvirei todas as dicas que quiserem sugerir, sejam sobre organização, táticas, etc. Li as regras e as recomendações antes de começar, mas deslizes podem acontecer. Os gráficos foi eu mesmo quem fiz, não reparem! hahaha
      Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
      Eu tenho um carinho muito grande pelo Tupi, apesar de não ser mineiro. A torcida do Tupi, apesar de pequena como de praxe entre os times pequenos, é muito apaixonada. Não são muitos os times brasileiros sem muita relevância no cenário nacional que mantenham uma torcida apaixonada assim. E como sou da época do Elifoot 2 e 98, então sempre achei graça em pegar um time lá das divisões de baixo e levar até a glória.
       

      O Tupi Futebol Clube é um clube da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e foi fundado no dia 26 de maio de 1912 por moradores ilustres da cidade. Durante os primeiros anos, era chamado de Tupy, já que muitos de seus fundadores eram dissidentes do Tupynambás (atualmente seu maior rival). É o maior clube da cidade, e tem como maior glória a conquista da Série D em 2011. A equipe manda seus jogos no estádio Radialista Mário Heleno (estádio da cidade), com capacidade para mais de 30 mil pessoas.
      Seu maior rival, como dito anteriormente, é o Tupynambás, time também de Juiz de Fora, com quem faz o clássico Tu-Tu. Durante um curto período de tempo na década de 90, ele se fundiu com o Tupynambás e o Sport (outro time da cidade) e formaram a Cooperativa Manchester de Futebol, inspirados no sucesso da fusão do Paraná Clube. Porém, resultados pífios e crises de ego fizeram com que a fusão não aguentasse, tendo disputado apenas 3 estaduais com o novo nome.
      O time carece de ídolos, e não revelou grandes jogadores para o futebol mundial. Apesar disso, dois nomes notáveis passaram pela equipe. Muller, campeão mundial pelo São Paulo, e Romário, que apesar de ter sido proibido pela FIFA de atuar pelo time por ter jogado por 2 equipes num período de um ano, chegou a treinar com o elenco e atraiu a atenção da mídia para o time.
      O mascote do time é o Galo-Carijó, em homenagem ao principal fundador da equipe, que tinha o apelido de carijó, e que inspira o nome da história.

      Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
       

      Vou jogar esse save com o Brasil Mundi Up, pois apesar de muita gente falar que ele pode dar uns crashs, eu sempre usei ele (com uma quantidade bacana de ligas ativadas) sem ter problema algum, inclusive passando de 2030. Gosto da organização dele, além do acréscimo de outros níveis do brasileirão e disputas de taças que costumam ajudar até mesmo no teste de táticas e jogadores.
      • Início: 18/12/17
      • Ligas adicionais ativadas: Todas as sulamericanas, China, Alemanha, EUA, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia e Ucrânia. (todas elas apenas as primeiras divisões, apenas para deixar a Libertadores mais realística e as transferências também).
       

      O save vai se basear no meu nome pessoal, mas com uma idade mais elevada que a minha, até para condizer com uma experiência razoável futebolística pré-vida de treinador.
       

      Escolhi sugestões baseadas no nível do Tupi, pra não ficar roubado nem absurdamente difícil também pois não sou o Mourinho do FM haha.
      Gosto de fazer técnicos que são mais voltados para o conhecimento do elenco em si, deixando o grosso do desenvolvimento e contratação de jovens jogadores a cargo do auxiliar e diretor desportivo. Claro que estou sempre acompanhando e impedindo algumas burradas que eles costumam cometer, mas meu foco, ao menos inicial, é me dedicar ao elenco principal.
      E aqui um panorama inicial do time:

       

      • Subir a Série B
      • Subir a Série A
      • Ganhar a Copa do Brasil
      • Ganhar o Campeonato Brasileiro
      • Ganhar a Copa Libertadores da América
      • Ser o time do interior de Minas Gerais com o maior número de títulos do Campeonato Mineiro (Villa Nova detém 5 títulos)
      • Desenvolver a infraestrutura de treinos do time para, ao menos, 4 estrelas
      • Ser um dos times mais bem reputados do Brasil (Top 5)
      • Melhorar as finanças do clube
      Objetivos complementares:
      • Ganhar o Mundial de Clubes
       
       

       
    • Ari Cesar
      Por Ari Cesar
      Olá a todos.
      Comprei o FM 18 e resolvi iniciar um save no Brasil de formação e base. Já estava realizando em off no FM 17 com o Milan RS e ai com a nova versão resolvi jogar da mesma forma e compartilhar. A ideia é bem similar aos demais saves de base: levar o clube a glória usando apenas a base.
      Escolha do clube
      Para escolher o clube resolvi pesquisar na base do brasil up qual seria o clube profissional com menor estádio no Brasil. Inicialmente havia encontrado um clube do RS com um estádio de 200 lugares, mas procurando um pouco mais encontrei o SC Jaraguá que possui um estádio com apenas 100 lugares. Após isso resolvi pesquisar um pouco da história e descobri que SC Jaraguá foi criado graças ao desenvolvimento da base. Dessa forma resolvi escolher o Leão do Vale para iniciar minha empreitada.
      Objetivos do save
      Resolvi colocar algumas metas que em sua maioria serão atingidos a longo prazo. Coloquei asterisco naqueles que acho ser quase impossíveis mas que gosta de ver como o FM se comporta.
      Equipe
      Utilizar a base Aplicar o modelo de jogo ofensivo visando a posse de bola e passes rápidos.  Reter o máximo de jogadores na equipe impedindo que saiam para a Europa. * Ter eleito o melhor jogador jovem do mundo. * Ter eleito o melhor jogador do mundo. *  
      Clube
      Possuir a melhor estrutura de Santa Catarina Possuir a melhor estrutura do Brasil Possuir a melhor estrutura de clube Sul Americano Se tornar o principal clube formador de Santa Catarina Se tornar o principal clube formador do Brasileiros Se tornar o principal clube formador Sul Americano Se tornar o principal clube Catarinense Se tornar o principal clube Brasileiro Se tornar o principal clube da América do Sul Ficar entre os 5 melhores clubes do mundo * Títulos
      Ganhar a campeonato catarinense Ganhar o Brasileiro série A Ganhar a copa do Brasil Ganhar a Sul Americana Ganhar a libertadores Ganhar o mundial de clubes Técnico
      Me tornar o melhor técnico brasileiro de todos os tempos História do clube
      O Sport Club Jaraguá nasceu inicialmente com o nome de: Associação Catarinense de Futebol Arte, quando foi fundado em 15 de abril de 2008, e no dia 25 de março de 2011, passou a ser chamado pelo nome atual. O clube iniciou suas atividades com o intuito de trabalhar com atletas da região, com idade de categorias de base. Com o passar do tempo a base foi se estruturando, parcerias foram sendo firmadas com outros clubes e empresários e, no ano de 2011, um novo clube de futebol profissional foi lançado no futebol catarinense.
      O Sport Club Jaraguá possui as cores preto, vermelho e amarelo, devido a forte imigração alemã da região.Sua estreia em competições oficiais, ocorreu na disputa da Divisão de acesso do Campeonato Catarinense de 2011 quando terminou a competição como vice-campeão.
       
      Historia do manager
      Lucas Castro é morador de Jaraguá e em sua infância/adolescência atuou na Associação Catarinense de Futebol Arte. No período de transição dos nomes Lucas abandonou a equipe por perceber que não possuía qualidade suficiente para atuar como jogador. Apesar de sua paixão pelo clube e pelo futebol Lucas decidiu cursar Educação física para no futuro ajudar a equipe fora das 4 linhas. Agora chegou esse dia e Lucas foi escolhido como técnico do Sport Clube Jaraguá. Ele não possui licença e seu passado esta como futebol amador.
       
      Em breve coloco informações sobre a equipe, formação, competições e início da aplicação da filosofia na equipe.
       
    • kullboys
      Por kullboys
      Olá, ainda estou perdido nas observações de jogador no FM18... tem demorado muito pra vir os relatórios e quando chegam a maioria não contém nenhum conteúdo relevante... se vale a pena ou não contratar o jogador...poucos vem com comparação com jogador do elenco atual.
    • Lucas Matías
      Por Lucas Matías
      :: APRESENTAÇÃO
      Após longos meses no fórum apenas acompanhando por cima as histórias do pessoal aqui na área, resolvi me aventurar agora que estou com mais tempo livre para finalmente conseguir passar horas à frente do FM.
      O desafio que irei compartilhar com vocês é um que eu já faço a muito tempo, desde o FM 14 pra ser mais exato, porém, apenas no 16 eu consegui ter êxito. É simples, passar por todos os países da Europa e conquistar o campeonato nacional em todos eles.
      O desafio terá algumas regras para que o save flua de uma maneira mais rápida, já que meu PC não é dos melhores e consequentemente com uma base de dados grande ele acaba ficando bem lento. Uma delas é que a cada objetivo alcançado, um novo save será criado. Exemplo: Após conquistar títulos em San Marino, irei para o próximo desafio em um novo save, sempre seguindo a ordem do Ranking de Coeficientes da UEFA.
      Não vou tentar conquistar a Champions League com clubes de Andorra e Gibraltar, nesses países de menor expressão o objetivo é se consolidar nacionalmente com conquistas e entrar no quadro de honra nacional como um dos treinadores mais vitoriosos do país. Claro que uma boa campanha na UCL será bem vinda, mas esse não será o principal objetivo.
      Sempre irei iniciar no clube que está cotado para terminar a primeira divisão nacional na última colocação e irei trocar de clube caso receba uma proposta de uma equipe de maior expressão nacionalmente.
      O manager será o pseudônimo Giovanni Rizzo, italiano de 38 anos que terá a licença para treinador A continental e a experiencia anterior como futebolista profissional nível local.
      A principio é isso, quero fazer algo bem simples mas que agrade a todos, então qualquer dica é bem vinda, até porque essa será a primeira vez que irei tentar jogar com essas regras que criei. Valeu!
       
      :: HISTÓRICO
      01. SAN MARINO
       
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