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Henrique M.

O manual das instruções ao adversário

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Henrique M.

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Antes de mais nada, o Manual das Instruções ao Adversário no Football Manager 2018 é um guia explicativo. Eles tem o objetivo de explicar cada uma das opções e te ajudar a compreender o que cada uma delas faz e quais os objetivos de cada instrução, para que você decida qual a melhor forma de utilizar. Não é um guia de como explorar as instruções ao adversário dentro do jogo, de forma, a tirar vantagens já que a Inteligência Artificial do jogo não seria capaz de reproduzir algo simular. Isto posto, vamos começar com o Manual das Instruções ao Adversário no FM.

Usando as instruções ao adversário

As instruções ao adversário (ou instruções sobre o adversário, caso você esteja jogando em PT-PT) são uma ferramenta poderosa para contra-atacar as maiores ameaças do time adversário no Football Manager. As instruções que você dá antes de uma partida agiram como um extensão da Instruções ao Jogador que já estão instruídas na sua tática. Existem diferentes maneiras de configurar suas instruções ao adversário e nesse guia iremos explicar o que elas fazem e diferentes maneiras de configurá-las.

Apesar de utilizar as instruções ao adversário no FM ser uma boa maneira de buscar anular as estrelas do outro time, ela também pode criar falhas no seu esquema tático, que podem ser exploradas pelo outro treinador. Antes de você pensar em utilizá-las, tenha certeza que seus jogadores são capazes de cumprir as instruções que você der a eles.

Por exemplo, se você quer que seu time chegue mais forte em um jogador específico, tenha certeza de que os jogadores que atuam na mesma faixa de campo dele, tenham um bom atributo Desarme. Se não for o caso, seu time vai cometer muitas faltas desnecessárias e acumular cartões amarelos, e até se arriscar a tomar vermelhos.

Você também não deve exagerar no uso das instruções ao adversário. Dessa forma, você previne que seus jogadores saiam das suas posições, diminuindo assim os buracos e espaços que seu oponente tem para explorar. Se você acabar recuperando a bola, seus jogadores então estariam fora do posicionamento adequado e não seriam capazes de seguir as Instruções à Equipa e Jogadores adequadamente, fazendo que sua tática não funcione da forma que você planejou.

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Tipos de instruções ao adversário

Existem dois tipos de instruções ao adversário:

  • Instruções para determinado jogadorEssas são usadas se você quer designar instruções sobre um jogador específico, por exemplo, o Neymar se estiver seu time estiver enfrentando o PSG. Essas instruções serão carregadas independentemente da posição ou função que o jogador estiver exercendo.
  • Instruções para determinada posiçãoEssas são usadas se você quiser designar instruções sobre uma posição específica da tática adversária, por exemplo, você quer que seus pontas marquem de perto quaisquer laterais dos dois lados. Se você bota para marcar um dos laterais, usando as instruções sobre determinado jogador, e ele é substituído ou mudado de posição, seus pontas não marcaram mais o novo lateral.

Aqui é importante notar que as instruções para determinado jogador tem precedência sobre as instruções para determinada posição. Ou seja, se você estiver marcando um jogador na ponta-esquerda, independente desse jogador, e tiver marcado com instruções específicas algum outro jogador, e ele for modificado para a ponta-esquerda, o que vale será as instruções para aquele jogador.

Explicando as instruções

Marcação apertada

Essa opção instrui seus jogadores a marcar bem de perto um jogador.

  • Sempre: Use essa opção para jogadores que vão se beneficiar de uma marcação à distância e que deixa espaço para eles. Por exemplo, meio-campistas que jogam em funções de armadores ou atacantes que são goleadores natos. Você não pode dar espaço para esses jogadores, portanto, marcação apertada deve estar setada como sempre para esse tipo de jogador.
  • Nunca: Use essa opção se o jogador adversário for muito mais rápido que aqueles que irão marcá-lo. Ao sempre fazer marcação apertada nesses jogadores, significa que eles terão mais espaço para correr ou explorar. Por isso é melhor utilizar essa opção, pois você coloca seus marcadores em vantagens caso o jogador adversário tente ganhar na corrida.

    Também pode ser útil da liberdade para algum jogador sem criatividade, técnica ou controle de bola. Ao não marcar esse jogador em específico, você pode forçar o jogo da outra equipe em cima dele, já que ele sempre vai ter mais espaço. Dessa forma, você pode forçar seus adversários a tomarem decisões ruins e se beneficiar da ausência de habilidade desse jogador.

Pressão

Essa instrução fará com que seus jogadores pressionem um jogador assim que eles receberem a bola.

  • Sempre: Pressionar um jogador que está nervoso pode ser bastante efetivo. Você irá colocá-lo sob pressão, forçando-o a tomar uma decisão. A pressão imediata irá forçar o jogador nervoso a tomar uma decisão precipitada, o que na maioria das vezes, acaba sendo uma decisão ruim. Procure por jogadores com os seguintes Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ): Lento com a bola nos pés ou Pára o jogo. Ao colocar pressão nesses jogadores, você os forçará a tomar decisões favoráveis ao seu time.

    Se você estiver enfrentando um atacante solitário que está recebendo pouco suporte de seus companheiros de equipe, coloque ele sobre pressão. Ele não será capaz de manter a posse da bola ou passar, já que não tem ninguém para ele tocar.

    Por último, mas não menos importante, procure pressionar jogadores com péssimos atributos em Criatividaed, Passe, Decisões, Primeiro Toque Frieza. A pressão em cima desse tipo de jogador pode induzi-los ao erro.
  • Nunca: Pode ser útil diante de um jogador ágil e driblador, mas com baixo atributo Decisões. O jogador pode se intimidar com o espaço dado a ele, e ficar sem saber o que fazer pela ausência de pressão.

    Também pode ser útil nunca pressionar um jogador ruim que está cercado por jogadores mais perigosos em outras posições. Dessa forma você pode instruir seus jogadores a se concentrar nos melhores ao invés do ruim. Isso pode acabar forçando o jogador ruim a ser a única opção de passe para os melhores jogadores. Quando ele receber a bola, ele vai ter uma maior chance de cometer erros que podem te devolver a posse de bola.

Desarme

Isso irá determinar o quão agressivamente o adversários serão desarmados quando tiverem a posse de bola.

  • Duro: Pode ser útil para "assustar" um jogador. Procure por jogador com baixa Agressividade, Bravura, Frieza, Determinação e Índice de Trabalho. Também pode ser funcionar contra um bom passador ou cruzador, mas que não é tão móvel. Ao ser mais agressivo em cima dele, você pode neutralizá-lo explorando suas deficiências.

    Jogadores cansados ou que tenham recebido uma pancada ou lesão, mas continuem em campo, também são boas opções. É meio cruel, mas jogadores cansados tem mais chances de machucar, um jogador que já tem uma lesão pode ser forçado a sair de campo depois de um desarme mais duro.
  • Suave: Pode ser útil diante de um jogador que tem boa mobilidade ou bom Drible com relação a quem faz sua marcação ou cobertura. Ao ser agressivo nesse tipo de situação, pode resultar em muitas faltas e cartões, por isso, é melhor ter cuidado com o desarme para cima desse tipo de jogador.
  • Normal: Use se você quiser alterar a instrução global de desarme o seu time para um jogador específico.Por exemplo, ao escolher uma instrução de desarme mais agressivo, seus jogadores serão mais duros nos seus desarmes. Ao escolher Normal ou Suave você vai estar alterando essa instrução para um jogador ou posição em específico.

Forçar Para

Essa instrução irá forçar que o oponente leve a bola para um pé específico. Idealmente, você deseja que ele seja forçado para o seu pé mais fraco.

  • Pé Esquerdo ou Pé Direito: Isso pode ser último quando o jogador é bom apenas bom com uma das pernas. Dessa forma, você pode forçar a bola para o pé mais fraco do jogador, fazendo com que ele seja menos efetivo. Mas você também pode usar isso para forçar um jogador para posições internas ou externas do campo. Um ponta-esquerdo canhoto pode ser menos efetivo em posições externas, já que ele estará restrito a buscar cruzamentos ou passes para trás. Mas tome cuidado ao fazer isso, seus zagueiros tem que ser especialistas em lidar com jogadas aéreas.
  • Pé mais Fraco: Isso pode ser útil para jogadores que estão no centro do campo (meio-campista ou atacante). Mas tenha cuidado com jogadores que são ambidestros.

    Isso também pode ser útil contra jogadores abertos que jogam no lado do seu pé mais forte, principalmente se você tiver enfrentando um atacante que é melhor no jogo aéreo que seus defensores. Assim, você limita a quantidade de cruzamentos na direção desse atacante, fazendo com que os jogadores abertos sejam menos efetivos.

Preparando as instruções ao adversário

  • Pré-jogo: Você tanto pode checar os jogadores adversário manualmente e definir as instruções ou pedir para que seu staff faça isso. Qual membro do staff que será escolhido é por sua conta. Existe um menu no qual você pode escolher entre seu assistente e preparadores. Se você optar por esse caminho, tenha certeza que seu assistente/preparador tenha bom Conhecimento Tático e boa capacidade de avaliação de capacidade.
  • Automaticamente: Você também pode definir as instruções automaticamente, usando a tela de Responsabilidade do Staff ou a tela de preleção no dia de jogo. Você irá definir um assistente ou preparador, assim como no método acima.
  • Instruções padrão: A opção final é a tela de instruções padrão que se encontra na tela de Táticas. Você irá encontrar a mesma tela que existe no pré-jogo ali, com todas as posições disponíveis. Aqui você pode escolher aquelas instruções sobre posição. Vamos supor que você quer que seu time pressione sempre os zagueiros ou forçar os pontas para o pé mais fraco. Para que você não tenha que fazer isso todo jogo, é só vir aqui e configurar.

Além disso, as telas mudaram do FM 2017 para o FM 2018 e antes eram duas opções: uma para o jogador e outra para a posição. Agora, assim como na instrução para jogador ou posição na tela de táticas, você tem que escolher uma das opções. A opção padrão é a sobre jogador, caso queria mudar, é só clicar no botão da esquerda em IA.

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Por fim, é importante lembrar que utilizar as instruções ao adversário no FM é algo bastante interessante e útil, mas não se esqueça de não exagerar e desmontar seu time e suas táticas por causa disso.

Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://fminside.net/opposition-instructions
Banner: @_Matheus_

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      DOWNLOAD:   https://mega.nz/#!F05DBDAB!Q4toRJihii7UHwJd-D1R74OPERNAFTKAwEA2cJN2TJ8  (atualizado 20\03\2020)
      Instalação: antes de mais nada, crie a pasta 3d, dentro da pasta kits, o caminho é (documentos\ sports interactive\ football manager xxxx\ graphics\ kits \3d)
      Extraia o arquivo dentro da pasta 3d, depois vai em preferencias e recarrega a skin
       
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      ATUALIZAÇÃO MAIS RECENTE!
      ÍNDICE
       
      E aê galera, tudo bom? Descobri o fórum recentemente há uns dias atrás, especificamente a área de histórias. Li algumas e adorei o formato e o fato que a galera resolveu postar suas jornadas e challenges interessantíssimos. 
      Enquanto jogava o FM18 fiquei pensando nas várias coisas que aconteceram e que dificilmente conseguiria guardar pra lembrar depois, especialmente as coisas memoráveis.
      Deixei quieto e segui em frente, mas como disse, encontrei essa área aqui e me arrependo de não ter pesquisado e encontrado antes. Mas antes tarde do que nunca, né! O save não tem tanto tempo e muitas dos principais eventos estão frescas na memória.
      Esse save não tem objetivos específicos a serem alcançados, simplesmente criei um perfil de treinador (sem escolher clube, comecei desempregado) e saí pro mundo pra ver no que vai dar. 
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      Lanko Askarian sempre teve interesse por futebol, principalmente na parte tática, já que jogando ele é um grande perna de pau. Decidiu ir adiante com esse pensamento e resolveu estudar para ser técnico e dirigir uma equipe.
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      Até que viu um anúncio de um clube de Portugal (o único), a Mondinense, da terceira divisão portuguesa, e decidiu entrar em contato com eles.
      O presidente foi surpreendido pelo contato. Ele acabou gostando do perfil. Avisou que o clube era pequeno, mas gostaria de ver o clube crescer e talvez tentar algo inusitado seria o primeiro passo ideal. O presidente convidou Lanko para a cidade de Mondim de Basto para assinarem o contrato.
       

       
      Lanko aceitou, muito feliz. Portugal não estava nos planos iniciais, mas quem sabe, caindo do céu, seria o melhor lugar para começar a carreira. O idioma não seria problema e Portugal era um bom país, além de ter certa história no futebol e um cenário respeitável.

      Ele sabia que o começo ia ser difícil, mas até chegar em Portugal e ver a sede da Mondinense de perto, ele não fazia ideia do quão difícil…
       
      Próxima>>>
    • Danut
      By Danut
      Olá a todos. Sejam bem-vindos à segunda versão do save Brazylijska magia. Como a maioria já deve estar sabendo, esse foi um save que eu iniciei no final de dezembro do ano passado, mas que acabou tendo uma vida muito curta. Depois de um tempo pensando, decidi que queria mesmo jogar o save outra vez. Como a versão original mal passou da primeira temporada, acredito que haja espaço para jogar a mesma proposta sem que acabe sendo apenas uma repetição do que já passou.
      A proposta para essa segunda versão é a mesma da versão anterior: conquistar títulos com uma equipe que jogo futebol ofensivo com ênfase na qualidade individual e que consiga incorporar um bom número de brasileiros ao elenco.
      Fiz, contudo, duas mudanças importantes para essa nova versão. A primeira delas é que decidi jogar com orçamentos para transferência já na primeira temporada. Normalmente, não gosto de usar essa opção. Mas acho que nessa situação específica ela pode ser uma boa arma para aumentar as possibilidades de mudança de elenco logo de saída, trazendo uma dinâmica diferente para a primeira temporada do que aquela do save anterior.
      A segunda mudança é que resolvi jogar as duas primeiras temporadas do save (quase) por inteiro antes de trazer ele para cá. Isso tem a óbvia desvantagem de fazer as interações com os leitores ficarem um pouco prejudicadas nesse momento inicial, pois vou estar trazendo a vocês algo que já sei o desfecho. Mas considerando o que ocorreu no save anterior, eu queria ter certeza de que conseguiria me envolver emocionalmente com a história antes de trazer ela para os leitores. Sinto que falhei no compromisso com os leitores na história passada, quando fiz bastante gente começar a acompanhar apenas para encerrar logo em seguida. Por isso agora preferi esperar até garantir que o save está me dando vontade de jogar.
       
      Encerrado o prefácio à segunda edição, voltamos com a programação normal. Abaixo segue a introdução da proposta do save em si. Ela é igual à introdução da versão anterior, então quem já leu por lá pode pular o resto do post.
       
      Introdução
      Szczecin, Polônia. Rua Mieczysława Karłowicza, número 28. 23 de agosto de 2005.
      P: Boguslaw, os nossos resultados estão uma merda.
      B: Tenha paciência, Ptak. Os jogadores ainda não incorporaram a minha ideia de jogo.
      P: Ideia de jogo é o caralho. Ninguém ganha com ideia de jogo. O importante é ter habilidade. Olha o Brasil. Destruíram a Argentina na Copa das Confederações. Tu acha que os argentinos não tinham ideia de jogo? Vocês treinadores sempre cheios de ideias. O futebol é uma arte, não uma ciência.
      B: Bem, as contratações são responsabilidade do presidente. Se falta habilidade, então precisamos trazer mais alguns bons nomes. O Przemyslaw e o Rafal poderiam falar com outros jogadores da seleção, quem sabe um deles não quer vir para cá?
      P: Boguslaw, eu aqui falando de habilidade, e tu me vem com seleção polonesa? Tu é burro mesmo, hein?! Que se foda a seleção polonesa. Eu quero o quadrado mágico!
      B: Mas Ptak, esses caras jogam nos melhores times do mundo. Barcelona, Real Madrid, Inter, Milan. Não temos dinheiro pra trazer um jogador de lá nem se vendermos o estádio com o time todo dentro.
      P: E quem falou em trazer alguém desses clubes, imbecil? Nós vamos montar o nosso próprio quadrado mágico. Trazer os caras direto do Brasil. Naquele país é todo mundo pobre, vai chover jogador querendo vir pra cá.
      B: Mas Ptak, ninguém da equipe técnica conhece os jogadores do Brasil. Precisamos contratar olheiros, enviar eles para lá, esperar até que comecem a se achar no futebol local e...
      P: Caralho Boguslaw, eu não sei porque continuo falando contigo. Que porra de olheiro que nada. Os caras são brasileiros, o futebol tá no sangue deles. Todo mundo nasce sabendo jogar naquele país. É só ir lá e pegar qualquer um. Não tem como dar errado.
      B: Tem também os nossos jogadores atuais. Eles não vão ficar felizes em ser reservas, ainda mais de jogadores desconhecidos por aqui.
      P: Quem não tiver feliz pode ir embora. É todo mundo perna de pau aqui mesmo. Vou encher esse time de brasileiros, de gente com habilidade. Vamos fazer mágica.
      B: Mas Ptak, eu não falo português, e os caras não vão saber falar polonês. Como vou treinar jogadores que não são capazes de me entender?
      P: Já pensei nisso. A habilidade brasileira não pode ficar presa nesse estilo de futebol ruim que a gente joga. O Cláudio disse que lá no Brasil eles falam que é preciso ter gingado. Eu quero um treinador com esse tal de gingado. Pode ir pegando tuas coisas. Na saída já aproveita e mostra a sala do treinador pro Zé Carlos, que é quem vai cuidar do time a partir de hoje.
       
      O dialogo acima é, obviamente, fictício. Mas poderia muito bem ter ocorrido. Naqueles dias, o Pogon Szczecin passava por um mau momento. Os resultados não estavam de acordo com o que o presidente imaginava. Foi aí que ele teve uma ideia brilhante: ora, se o clube não está jogando bem, por que não trocar todo mundo por brasileiros? Afinal, o Brasil é a terra do futebol. País campeão mundial. País que encantava a todos com Ronaldo e Ronaldinho – para não falar de Kaká, Adriano e tantos outros craques.
      É claro que havia algumas falhas no plano do presidente. Afinal, mesmo o Brasil tendo grandes jogadores, nem todo brasileiro é um grande jogador. Para qualquer um de nós, isso é uma obviedade. Antoni Ptak, porém, parece jamais ter pensado nisso.
      Aproveitando-se que a liga polonesa não possuía qualquer restrição ao número de estrangeiros, o Pogon Szczecin trouxe, em uma única temporada, dezoito jogadores brasileiros. A maior parte deles de grandes clubes do futebol nacional, como Sorocaba, Atlético Guaçuano ou União Barbarense.
      Do outro lado, boa parte do elenco do Szczecin saiu quase de graça – afinal, era preciso abrir espaço para os craques brasileiros. A estratégia, é claro, não deu nada certo. Os resultados pioraram ainda mais, a torcida se desencantou com o time, e o Pogon afundou em dívidas, chegando até mesmo a fechar as portas. Mas os detalhes eu conto depois.
       
      Ligas carregadas: Polônia e Brasil (ambos 2ª divisão); Inglaterra, Espanha e Alemanha (todos 1ª divisão).
      Base de dados: pequena, mas com todos os jogadores brasileiros.
      Data de início: 29.05.2017
      Outras opções: mascarar atributos, não adicionar equipe técnica, impedir uso de editor do jogo, ativar orçamentos na primeira janela
    • thyagocda
      By thyagocda
      SUMÁRIO

      Apresentação
      Sou mais um daqueles apaixonados por FM, mas por conta dos compromissos pessoais, o tempo gasto com o jogo deve ser bem equilibrado. Ano passado criei uma história aqui na PM com o Porto mas acabei interrompendo depois que descobri que eu seria pai, a gravidez passou, meu filho (Thayler) já nasceu com saúde graças a Deus. E agora que as coisas acalmaram vinha planejando o retorno a área.
       
      Estilo de Postagem
      Tentarei seguir um padrão de postagens bimestrais sobre os acontecimentos no jogo. Mas pretendo utilizar as probabilidades de apostas do jogo para gerar interatividade com os leitores entre as postagens. Pelo menos a introdução do save contará com uma "pequena ficção" e ao longo do save tentarei dar prosseguimento.
       
       

      O Desafio Real #1 | A Dany - MAI/17
      Valência - ESP

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