Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Recommended Posts

Henrique M.

IUUR5e9.jpg

 

Esse guia tático para o Football Manager 2018 é dividido em 12 passos que vão te ajudar a compreender melhor o motor do jogo. Além disso, vão te dar uma compreensão muito maior sobre o que significam certas nomenclaturas que utilizamos frequentemente. Como sempre, utilizamos as nomenclaturas da versão PT-PT do jogo, já que não temos tradução em PT-BR.

1) Entender o que Mentalidade, formação da equipe, funções e tarefas fazem pelo seu time

  • A mentalidade afeta como um time joga. Seu time está disposta a se arriscar mais? Você quer que esse seja mais agressivo na transição ofensiva ou você prefere o controle através da posse de bola? A mentalidade afeta a pressão, largura, caráter direto dos passes e linha defensiva.
  • A formação da equipa afeta a forma do seu time jogar durante as transições. Em uma formação da equipa mais baixa (altamente estruturada é o menor nível) os jogadores irão ficar mais presos as suas tarefas, enquanto em formações da equipe mais alta (muito fluida é o maior nível) seu time tem mais chances de se comportar como uma unidade. Portanto, se você quer que seu time mantenha a estrutura da formação tática, você deve utilizar uma formação da equipe mais baixa.
  • Funções e tarefas servem para criar distinções individuais na mentalidade e estrutura, agindo na distribuição delas pelo time.

Por exemplo:

  • Defensivo - Altamente estruturado: As tarefas atacar estarão mais afastadas, e as chances deles se arriscarem são maiores, portanto é imprescindível que eles sejam capazes de fazer bom uso da bola sozinhos ou em inferioridade numérica. Pode demorar para que o restante do time alcance terços mais altos do ataque para fornecer apoio. Se você não utiliza a instrução Jogar a Partir da defesa, você poderá ver contra-ataques rápidos.
  • Defensivo - Muito fluida: a maioria do time vai jogar na mesma mentalidade e seu time será mais compacto, movendo em um bloco coeso. Como seu movimento é bastante calculado (pela mentalidade defensiva) ao avançar pelo campo, você pode encontrar um oponente bem postado na defesa quando seu time chegar ao ataque.

Um Oportunista em um time Defensivo - Altamente Estruturado sempre terá uma mentalidade mais alta e correrá mais riscos que em um time Defensivo - Muito fluida.

A medida que você aumenta a mentalidade, o estilo de passe, pressão, linha defensiva e temporização do seu time mudaram. A forma como o time joga se estrutura se manterá. Ou seja, em uma estrutura baixa, seu time se moverá em blocos separados respeitando a formação tática, mesmo que a mentalidade seja ofensiva e enquanto em uma estrutura alta, seu time se moverá em um bloco só, de forma coesa, mesmo em uma mentalidade ofensiva.

2) Analise seu elenco

  1. Vá na tela da divisão do campeonato nacional que você disputa e cheque a Previsão da Época, dessa forma, você identificará como você está ranqueado com relação aos outros times.
  2. Estude seu elenco e identifique pontos fortes e fracos. A tela de Relatório da Equipa te indicará boa parte dessas informações, mas você pode usar as abas de Profundidade do Plantel e Comparação. 
  3. Depois de analisar seu time, faça uma lista de posições e dê notas para cada jogador que você tiver, com base no que você aprendeu na fase de identificação de pontos fortes e fracos.

O jogo é sobre defender espaços, controlar espaços e atacar espaços. Para isso, precisamos entender como os jogadores podem desenvolver tarefas defensivas e ofensivas no campo. Dê as notas de acordo em como eles desempenham as seguintes tarefas:

Tarefas Defensivas

  1. O quão bom um zagueiro central é em lidar com cruzamentos? Observe Impulsão, Cabeceamento, Posicionamento e Antecipação;
  2. Quantos jogadores capazes de retornar rapidamente e apoiar nos trabalhos defensivos? Observe Concentração, Aceleração, Resistência, Determinação e Índice de Trabalho;
  3. O quão bons seus jogadores são em marcar apertado um oponente? Observe Concentração, Aceleração, Marcação e Força;
  4. Quantos jogadores capazes de identificar uma situação de perigo antes que ela ocorra? Observe Antecipação, Concentração Posicionamento;
  5. Quantos jogadores você tem que são capazes de chegar junto e na bola se necessário? Observe Bravura, Força Desarme;

Se você tem zagueiros que são fortes no jogo aéreo e com boa capacidade de posicionamento, então você pode jogar em diversas mentalidades. Seu time pode adotar posturas defensivas e permitir que o adversário cruze bolas na área. Entretanto, se os atributos dos seus jogadores estão apenas na média da divisão, então você tem que adaptar dinamicamente e decidir de acordo com cada adversário se é muito arriscado retrancar e permitir que o outro time fique tenha tempo e espaço para cruzar.

Quando seu time tem baixa aceleração e péssimo posicionamento eles terão de dificuldades em jogar em uma Formação da Equipa mais alta. Determine se seus jogadores tem boa Aceleração, determinação e Índice de Trabalho também, já que isso também influenciará se você pode jogar em uma estrutura e/ou mentalidade mais alta. É necessário verificar isso porque as tarefas Defender e Apoiar podem ter que recompor rapidamente quando a posse de bola passar para o outro time.

Se seu time está na média ou abaixo da média em tarefas defensivas, então é recomendado atuar ao menos com um volante, já que sua linha defensiva terá mais apoio. Essa é a hora de reconhecer seus prontos fracos e preparar para lidar com eles, caso necessário.

Tarefas ofensivas

Criar chances no FM é sobre controlar os espaços e usá-los. Nós sabemos quais os jogadores temos a nossa disposição e quais são suas capacidades.

  1. Quantos jogadores são capazes de atacar os espaços (por exemplo, jogadores atuando em funções Atacar ou Apoiar pelos lados do campo ou aqueles que você espera que irá se mover pelos espaços centralmente)? Observe Aceleração, Sem Bola, Antecipação, Determinação e Índice de Trabalho.
  2. Quem são os jogadores que podem controlar a bola? Observe Primeiro Toque, Equilíbrio Agilidade;
  3. Quantos jogadores são capazes de controlar e trabalhar nos espaços (jogadores com tarefa Apoiar e que devem recuar para buscar a bola ou segurar a bola)? Observe Força, Equilíbrio, Decisões, Sem Bola, Determinação, Índice de Trabalho e Compostura;
  4. Quem são os jogadores capazes de encontrar jogadores nos espaços (jogadores que costumam fazer passes mais arriscados)? Observe Primeiro Toque, Decisões, Passe Visão;

Entender do que seus jogadores são capazes irá influenciar suas decisões e que tipo de formações táticas você pode usar e como você irá aproveitar os espaços. Se você escolher uma Formação da Equipe estruturada, então seus jogadores nas tarefas Atacar terão que ou atacar os espaços ou controlá-los, dependendo da função. Se suas funções demandam que eles driblem ou se movam por espaços, então você tem que ter certeza que ele tem atributos para desempenhar aquilo. Atributos técnicos como Cruzamento, Drible Finalização devem ser levados em conta para tarefas específicas que você desejar implementar.

Por exemplo, você quer usar um Ponta em uma Formação da Equipe estruturada e quer que ele aproveite os espaços pelos lados, para isso você precisa que ele seja capaz de atacar os espaços, controlar a bola e que ele seja capaz de driblar e cruzar para tentar criar alguma oportunidade.

No começo pode ser assustador ou maçante. Mas quando você adota uma maneira sistemática de analisar se um jogador é capaz de realizar um papel dentro de uma determinada Formação da Equipa as coisas ficam mais fáceis.

Em formações estruturadas, jogadores com tarefa Atacar precisam esperar por apoio, portanto, precisam saber atacar os espaços e controlar a bola. Em estruturas fluidas, eles precisarão se movimentar, controlar a bola e atacar os espaços.

Independentemente da Formação da Equipa você sempre precisará de jogadores para achar quem está nesses espaços, provavelmente seus armadores, ou qualquer função assinalada para tentar passes mais arriscados.

E por que considerar tudo isso é importante?

Você já deve ter ouvido os seguintes conselhos: "dar opções de passe", "defender contra cruzamentos", mas como fazer isso efetivamente? Entender como uma jogada ocorre nos dá uma visão de quais ações podem ter dado errado. Algum jogador foi pressionado rapidamente e perdeu a bola porque o apoio não chegou rápido o suficiente? Seu controle de bola deixou a desejar? Com isso, você sabe o que precisa melhorar para que a forma que você deseja jogar ocorra.

Ao saber se seus defensores podem lidar com cruzamentos permite utilizar estratégias defensivas com mais tranquilidade. Saber se você tem jogadores que podem recuperar a bola dentro da área e limpar a jogada permite que você adote uma estratégia mais conservadora, e tudo isso sabendo que em táticas defensivas, você entrega os lados do campo para o adversário. Ao entender como os atributos encaixam dentro da fases ofensivas e defensivas irá te ajudar. O FM 2018 também fez com que comparar jogadores através de funções específicas e atributos-chaves para essas funções ficasse mais fácil. Clique em uma posição na sua tática, pegue um jogador no elenco e arraste (mas não solte) para essa posição e estude a comparação que irá aparecer à direita.

3) Crie uma tática equilibrada com mais de uma rota para o gol

Um tática não precisa ter dez tarefas Atacar para marcar gols, um tática sem essas funções também pode ter sucesso, desde que você tenha considerado cuidadosamente do que seus jogadores são capazes.

Sempre pense como você irá defender os espaços deixados por suas tarefas ofensivas. Se você estiver usando um Ala Completo, ele irá avançar agressivamente se estiver com a tarefa Atacar selecionada. Como você irá defender esse espaço em sua ausência?

Sua tática é capaz de criar mais de um tipo de gol? Não enxergue suas táticas de maneiras unidimensional. Você pode criar táticas em que um lado cruze muito enquanto em outro lado você trabalha a bola com passes curtos para atrair a marcação adversária e gerar espaços.

Uma tática equilibrada é tudo sobre controlar espaços. Preocupe-se primeiro em não tomar gols, decidindo primeiro sua estrutura defensiva para depois pensar na ofensiva. Observe os diagramas de passe nos relatórios da equipe e veja quais são as combinações de passes chaves e analise se elas estão usando o espaço eficientemente.

Quando você criar uma tática considere suas tarefas primeiro. Quando estiver definindo-as, olhe as tarefas ofensivas e tenha certeza de ter o apoio defensivo necessário para cobrir aqueles espaços quando seu time partir para o ataque. Quando criamos uma tática balanceada, nós sempre estamos tentando equilibrar tarefas para ter certeza que existe cobertura para as ofensivas.

Por exemplo, você decide usar um tarefa Atacar em um meio-campista lateral em uma tática com três homens no meio-campo, considere usar uma tarefa Apoiar no jogador que estiver atrás dele. Dessa forma, durante uma transição do ataque para a defesa, você terá cobertura naquela lado do campo. Depois que você tiver distribuído as tarefas, você pode pensar nas funções que sua tática pode precisar.

Lembre-se que você tem a opção de usar os Planos de Jogo no Football Manager 2018, e essa poderosa ferramenta lhe dá a oportunidade de criar cenários para fazer mudanças sutis no seu sistema de jogo em certas circunstâncias, lhe permitindo bastante flexibilidade tática.

4) Adapte as funções ao jogador

Muitas funções no jogo podem não ser adequadas para as características de um jogador. Use as Instruções ao Jogador para otimizar as habilidades do jogador para os requisitos da posição. Se um jogador não consegue driblar, escolha uma função onde ele drible menos. Se ele tem baixa VisãoDecisões, então não lhe dê uma função onde ele tenha que arriscar passes. Você pode até fazer uso da opção de travar certas funções em uma tática de acordo com o jogador.

5) Foque em como as funções e tarefas trabalham em conjunto na sua tática

Funções e tarefas podem trabalhar de forma a criar triângulos ou losangos para trocas de passes dentro de um jogo. As tarefas podem ser combinadas em conjunto para garantir que diversos jogadores estejam bem divididos em diversas partes do campo. Por exemplo, você tem algum jogador na defesa com uma tarefa Defender e um lateral com a tarefa Apoiar.

Juntos eles foram designados a dar apoio um ao outro. O mesmo vale para dois atacantes em um 4-4-2. Um atacante pode trabalhar pelo outro, com um deles atuando mais recuado e segurando para o outro que está mais avançado no campo. Quando você pensa em funções e tarefas, você precisa pensar em combinações efetivas que trabalhem a bola perfeitamente durante as transições.

6) Use as Instruções à Equipe sabiamente

As Instruções à Equipe permitem que você crie estilos de jogo, mas não entender o que elas fazem é muito pior. Quando estiver em dúvida, não use nenhuma instrução. Se você não tiver certeza do que elas fazem, escolha uma de cada vez e observe os efeitos. A maioria delas são auto-explicativas.

E não existe nenhum guia definitivo sobre quais instruções usar no jogo. Enquanto você pensar logicamente e manter as coisas de forma simples, se sairá bem.

Sempre que você jogar com uma estrutura mais fluida sempre lembre que usar linhas defensivas muito altas combinadas com uma defesa em linha pode ser arriscado, já que você está comprimindo ainda mais seu time. Portanto, a melhor opção quando se trata dessas instruções é observar como isso modifica seu time observando mais livremente na pré-temporada.

7) Analise o time adversário

Antes de cada partida, cheque as condições climáticas e os relatórios pré-jogo do olheiro e do analista tático sobre o time adversário. Preste bastante atenção às combinações-chave de passes e tente identificar como eles movem a bola e quem são seus jogadores criativos.

Você pode optar por usar uma estratégia de cortar o fornecimento na fonte ou se defender contra essa ameaça. Para quem buscar ser mais agressivo e cortar a linha de passes entre esses jogadores, o importante é isolar onde a maior parte do jogo apoiado está ocorrendo, e essa é a área que você vai atrapalhar, seja sobrecarregando ou diminuindo a influência de seus jogadores criativos.

Se você planeja recuar e se defender contra essa ameaça, então você precisa focar nas funções e tarefas de seu time que podem realizar esse trabalho sendo bons de posicionamento e de jogo aéreo. Por exemplo, você pode recuar e defender dando liberdade pelas laterais e absorvendo os ataques sem a necessidade de contra-atacar. Uma forma interessante seria Defensivo - Fluida, já que é uma boa maneira de jogar se você é aprendiz de Mourinho.

8 ) Entenda as transições

Você analisou seus jogadores, agora como você sabe quando uma tática não está funcionando? É necessário olhar nas transições da bola da defesa para o ataque e nas transições da bola do ataque para a defesa.

Quando atacamos deseja-se uma movimentação perfeita da defesa para o ataque. Sempre que um movimento falha, é preciso entender o que aconteceu. Assim que o evento acontece, é preciso observar atentamente e voltar a jogada uns passos para trás. Você pode ter sofrido um gol, mas não porque seu zagueiro falhou em desarmar um adversário a tempo, mas porque um meio-campista a cinco movimentos atrás não estava na posição certa e permitiu que a bola fosse interceptada.

Quando você identificar as falhas nessas transições, talvez seja interessante revisitar o segundo passo para entender como e porque essas transições falharam.

9) Não seja rígido na sua abordagem, prepare-se para adaptar

Isso significa que você pode ter que mudar sua abordagem para um jogo. Se o time adversário está te atacando pela esquerda, talvez seja necessário mudar as tarefas para compensar. Ou talvez você percebeu que o adversário está retrancado e pode precisar pressionar mais, abrir o jogo ou aumentar os jogadores nas tarefas de apoio.

Quando o time adversário marca um gol, ele já está preparado para mudar de mentalidade, formação da equipa e até funções e tarefas para manter a vantagem. Quando ele espera vencer pode até decidir ir Atacar - Fluida para cima de você. O treinador adversário joga dinamicamente para obter um resultado, e você precisa estar preparado para fazer o mesmo, não importando se é um pequena mudança ou uma grande mudança.

Adquira a prática de tentar estratégias onde você pressiona absurdamente para marcar um gol e depois recua para defender. Você pode fazer mudanças táticas para jogar mais defensivamente ao dizer para seus jogadores segurarem a posse de bola e levar a bola até a área. Ou você pode mudar para Contra-Atacar - Estruturado e buscar passar no espaço se o adversário ir para cima pelos lados.

10) Aprenda a usar Instruções sobre o Adversário

As Instruções sobre o Adversário agem sobre um jogador específico do adversário ao contrário de Instruções ao Jogador como marcação apertada e pressionar mais. Considere utilizá-las para pressionar a linha defensiva do adversário. Você também pode usar elas para dar entradas mais fortes em bons cruzadores, colocar mais pressão em jogadores que estão fora de forma ou até mesmo chegar mais duro em quem estiver lesionado, mas em campo. Quem disse que você tem que ser bonzinho?

11) Tenha uma estratégia de banco de reserva

Os jogadores no banco de reservas podem representar uma efetiva mudança de estratégia para você. Não é vergonhoso ter alguém alto e forte para segurar os defensores e a bola no campo de ataque. Não tenha medo de escolher jogadores diferentes que podem realizar funções diferentes para criar variados estilos de jogo.

12) Não deixe suas bolas paradas de lado

Se você tem um jogador que chuta bem de longe, coloque ele para Aparecer vindo de Trás e mande cruzar as bolas na região da marca do pênalti para que ele possa chegar chutando. Você também pode preparar rotinas que te ajudem a manter a posse de bola. E não se esqueça de se preparar defensivamente para evitar tomar gols no contra-ataque.

Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
Fonte: https://teaandbusquets.com/12-step-guide-tactics
Banner: @_Matheus_

Editado por Leho.
Revisando o texto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
papahico

Parabéns Henrique.

Ótimo artigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rudsonnunes

  Muito bom, acrescentaria movimento preferencias do jogador com algo muito importante na sua tática, as vezes olhamos só a movimentação dos atacantes, mas a movimentação preferenciais do jogador ta fazendo um diferença danada nesse FM18. 

   Um MC com movimento de entra na grande área do adversário faz uma diferença enorme no jogo,  MC com correr com a bola, jogar pelo flanco dir/esqu. Muito usar esses movimentos de acordo com a tática que esteja montando! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

  • Conteúdo Similar

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Conversei com o @joga e como a 1ª edição foi um sucesso, resolvemos realizar uma nova com um modo draft para equilibrar mais a situação para quem escolhesse times mais fracos. Além disso, decidimos não limitar a 20 inscrições da Série A. Vamos tentar incluir a Série B e se houver demanda, porquê não a Série C.
      Para se inscrever, é simples: basta dizer que quer assumir o comando de um time que não tem "dono". Não precisa copiar a lista.
      Inscrições abertas até o encerramento da 1ª edição.
      Inscritos Série A
      Inscritos Série B
      Inscritos Série C

       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Antes de mais nada, o Manual das Instruções ao Adversário no Football Manager 2018 é um guia explicativo. Eles tem o objetivo de explicar cada uma das opções e te ajudar a compreender o que cada uma delas faz e quais os objetivos de cada instrução, para que você decida qual a melhor forma de utilizar. Não é um guia de como explorar as instruções ao adversário dentro do jogo, de forma, a tirar vantagens já que a Inteligência Artificial do jogo não seria capaz de reproduzir algo simular. Isto posto, vamos começar com o Manual das Instruções ao Adversário no FM.
      Usando as instruções ao adversário
      As instruções ao adversário (ou instruções sobre o adversário, caso você esteja jogando em PT-PT) são uma ferramenta poderosa para contra-atacar as maiores ameaças do time adversário no Football Manager. As instruções que você dá antes de uma partida agiram como um extensão da Instruções ao Jogador que já estão instruídas na sua tática. Existem diferentes maneiras de configurar suas instruções ao adversário e nesse guia iremos explicar o que elas fazem e diferentes maneiras de configurá-las.
      Apesar de utilizar as instruções ao adversário no FM ser uma boa maneira de buscar anular as estrelas do outro time, ela também pode criar falhas no seu esquema tático, que podem ser exploradas pelo outro treinador. Antes de você pensar em utilizá-las, tenha certeza que seus jogadores são capazes de cumprir as instruções que você der a eles.
      Por exemplo, se você quer que seu time chegue mais forte em um jogador específico, tenha certeza de que os jogadores que atuam na mesma faixa de campo dele, tenham um bom atributo Desarme. Se não for o caso, seu time vai cometer muitas faltas desnecessárias e acumular cartões amarelos, e até se arriscar a tomar vermelhos.
      Você também não deve exagerar no uso das instruções ao adversário. Dessa forma, você previne que seus jogadores saiam das suas posições, diminuindo assim os buracos e espaços que seu oponente tem para explorar. Se você acabar recuperando a bola, seus jogadores então estariam fora do posicionamento adequado e não seriam capazes de seguir as Instruções à Equipa e Jogadores adequadamente, fazendo que sua tática não funcione da forma que você planejou.

      Tipos de instruções ao adversário
      Existem dois tipos de instruções ao adversário:
      Instruções para determinado jogador: Essas são usadas se você quer designar instruções sobre um jogador específico, por exemplo, o Neymar se estiver seu time estiver enfrentando o PSG. Essas instruções serão carregadas independentemente da posição ou função que o jogador estiver exercendo. Instruções para determinada posição: Essas são usadas se você quiser designar instruções sobre uma posição específica da tática adversária, por exemplo, você quer que seus pontas marquem de perto quaisquer laterais dos dois lados. Se você bota para marcar um dos laterais, usando as instruções sobre determinado jogador, e ele é substituído ou mudado de posição, seus pontas não marcaram mais o novo lateral. Aqui é importante notar que as instruções para determinado jogador tem precedência sobre as instruções para determinada posição. Ou seja, se você estiver marcando um jogador na ponta-esquerda, independente desse jogador, e tiver marcado com instruções específicas algum outro jogador, e ele for modificado para a ponta-esquerda, o que vale será as instruções para aquele jogador.
      Explicando as instruções
      Marcação apertada
      Essa opção instrui seus jogadores a marcar bem de perto um jogador.
      Sempre: Use essa opção para jogadores que vão se beneficiar de uma marcação à distância e que deixa espaço para eles. Por exemplo, meio-campistas que jogam em funções de armadores ou atacantes que são goleadores natos. Você não pode dar espaço para esses jogadores, portanto, marcação apertada deve estar setada como sempre para esse tipo de jogador. Nunca: Use essa opção se o jogador adversário for muito mais rápido que aqueles que irão marcá-lo. Ao sempre fazer marcação apertada nesses jogadores, significa que eles terão mais espaço para correr ou explorar. Por isso é melhor utilizar essa opção, pois você coloca seus marcadores em vantagens caso o jogador adversário tente ganhar na corrida.

      Também pode ser útil da liberdade para algum jogador sem criatividade, técnica ou controle de bola. Ao não marcar esse jogador em específico, você pode forçar o jogo da outra equipe em cima dele, já que ele sempre vai ter mais espaço. Dessa forma, você pode forçar seus adversários a tomarem decisões ruins e se beneficiar da ausência de habilidade desse jogador. Pressão
      Essa instrução fará com que seus jogadores pressionem um jogador assim que eles receberem a bola.
      Sempre: Pressionar um jogador que está nervoso pode ser bastante efetivo. Você irá colocá-lo sob pressão, forçando-o a tomar uma decisão. A pressão imediata irá forçar o jogador nervoso a tomar uma decisão precipitada, o que na maioria das vezes, acaba sendo uma decisão ruim. Procure por jogadores com os seguintes Movimentos Preferidos do Jogador (MPJ): Lento com a bola nos pés ou Pára o jogo. Ao colocar pressão nesses jogadores, você os forçará a tomar decisões favoráveis ao seu time.

      Se você estiver enfrentando um atacante solitário que está recebendo pouco suporte de seus companheiros de equipe, coloque ele sobre pressão. Ele não será capaz de manter a posse da bola ou passar, já que não tem ninguém para ele tocar.

      Por último, mas não menos importante, procure pressionar jogadores com péssimos atributos em Criatividaed, Passe, Decisões, Primeiro Toque e Frieza. A pressão em cima desse tipo de jogador pode induzi-los ao erro. Nunca: Pode ser útil diante de um jogador ágil e driblador, mas com baixo atributo Decisões. O jogador pode se intimidar com o espaço dado a ele, e ficar sem saber o que fazer pela ausência de pressão.

      Também pode ser útil nunca pressionar um jogador ruim que está cercado por jogadores mais perigosos em outras posições. Dessa forma você pode instruir seus jogadores a se concentrar nos melhores ao invés do ruim. Isso pode acabar forçando o jogador ruim a ser a única opção de passe para os melhores jogadores. Quando ele receber a bola, ele vai ter uma maior chance de cometer erros que podem te devolver a posse de bola. Desarme
      Isso irá determinar o quão agressivamente o adversários serão desarmados quando tiverem a posse de bola.
      Duro: Pode ser útil para "assustar" um jogador. Procure por jogador com baixa Agressividade, Bravura, Frieza, Determinação e Índice de Trabalho. Também pode ser funcionar contra um bom passador ou cruzador, mas que não é tão móvel. Ao ser mais agressivo em cima dele, você pode neutralizá-lo explorando suas deficiências.

      Jogadores cansados ou que tenham recebido uma pancada ou lesão, mas continuem em campo, também são boas opções. É meio cruel, mas jogadores cansados tem mais chances de machucar, um jogador que já tem uma lesão pode ser forçado a sair de campo depois de um desarme mais duro. Suave: Pode ser útil diante de um jogador que tem boa mobilidade ou bom Drible com relação a quem faz sua marcação ou cobertura. Ao ser agressivo nesse tipo de situação, pode resultar em muitas faltas e cartões, por isso, é melhor ter cuidado com o desarme para cima desse tipo de jogador. Normal: Use se você quiser alterar a instrução global de desarme o seu time para um jogador específico.Por exemplo, ao escolher uma instrução de desarme mais agressivo, seus jogadores serão mais duros nos seus desarmes. Ao escolher Normal ou Suave você vai estar alterando essa instrução para um jogador ou posição em específico. Forçar Para
      Essa instrução irá forçar que o oponente leve a bola para um pé específico. Idealmente, você deseja que ele seja forçado para o seu pé mais fraco.
      Pé Esquerdo ou Pé Direito: Isso pode ser último quando o jogador é bom apenas bom com uma das pernas. Dessa forma, você pode forçar a bola para o pé mais fraco do jogador, fazendo com que ele seja menos efetivo. Mas você também pode usar isso para forçar um jogador para posições internas ou externas do campo. Um ponta-esquerdo canhoto pode ser menos efetivo em posições externas, já que ele estará restrito a buscar cruzamentos ou passes para trás. Mas tome cuidado ao fazer isso, seus zagueiros tem que ser especialistas em lidar com jogadas aéreas. Pé mais Fraco: Isso pode ser útil para jogadores que estão no centro do campo (meio-campista ou atacante). Mas tenha cuidado com jogadores que são ambidestros.

      Isso também pode ser útil contra jogadores abertos que jogam no lado do seu pé mais forte, principalmente se você tiver enfrentando um atacante que é melhor no jogo aéreo que seus defensores. Assim, você limita a quantidade de cruzamentos na direção desse atacante, fazendo com que os jogadores abertos sejam menos efetivos. Preparando as instruções ao adversário
      Pré-jogo: Você tanto pode checar os jogadores adversário manualmente e definir as instruções ou pedir para que seu staff faça isso. Qual membro do staff que será escolhido é por sua conta. Existe um menu no qual você pode escolher entre seu assistente e preparadores. Se você optar por esse caminho, tenha certeza que seu assistente/preparador tenha bom Conhecimento Tático e boa capacidade de avaliação de capacidade. Automaticamente: Você também pode definir as instruções automaticamente, usando a tela de Responsabilidade do Staff ou a tela de preleção no dia de jogo. Você irá definir um assistente ou preparador, assim como no método acima. Instruções padrão: A opção final é a tela de instruções padrão que se encontra na tela de Táticas. Você irá encontrar a mesma tela que existe no pré-jogo ali, com todas as posições disponíveis. Aqui você pode escolher aquelas instruções sobre posição. Vamos supor que você quer que seu time pressione sempre os zagueiros ou forçar os pontas para o pé mais fraco. Para que você não tenha que fazer isso todo jogo, é só vir aqui e configurar. Além disso, as telas mudaram do FM 2017 para o FM 2018 e antes eram duas opções: uma para o jogador e outra para a posição. Agora, assim como na instrução para jogador ou posição na tela de táticas, você tem que escolher uma das opções. A opção padrão é a sobre jogador, caso queria mudar, é só clicar no botão da esquerda em IA.

      Por fim, é importante lembrar que utilizar as instruções ao adversário no FM é algo bastante interessante e útil, mas não se esqueça de não exagerar e desmontar seu time e suas táticas por causa disso.
      Guia traduzido e adaptado por Henrique M. para o FManager Brasil e Engenharia do Futebol
      Fonte: https://fminside.net/opposition-instructions
      Banner: @_Matheus_
×