Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Um guia para futebol cauteloso e de bloco baixo no FM


Tsuru

Posts Recomendados

339256061_UmguiaparafutebolcautelosoedeblocobaixonoFM.png.fd5c7d68129d93176ce11d1879076ac7.png


Por Jack 722
Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/564256-cautious-low-block-football/
Tradução e adaptação: Tsuru


Nota do tradutor:

  • Bloco alto: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos entre o meio-campo e o gol do adversário.
  • Bloco médio: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola mais ou menos na altura do meio campo.
  • Bloco baixo: O time tem a estratégia de pressionar para recuperar a bola entre o próprio gol e o meio-campo.
     

1. Introdução

Acho que o futebol defensivo 'real' está sub-representado no Football Manager, bem como muitas vezes deturpado. Não só é uma ocorrência comum para os jogadores de FM dizer que jogar com bloco baixo é inútil, o que é tão ruim quanto muita gente usando mentalidades de ataque, pressão mais alta e deixando de lado os sistemas com bloco baixo ou defensivos para se destacar mais.

Como um usuário regular nesses fóruns, ainda estou para ver uma 'verdadeira' tática de bloqueio / cautelosa que seja 'verdadeira' e bem-sucedida. Espero que neste tópico eu possa mudar isso.
 

2. Futebol Defensivo

Acho que o que mais influencia se uma tática é 'defensiva' ou não, é a mentalidade. A maioria dos usuários descreve a mentalidade como um indicador de risco. Acho que essa é uma maneira decente de pensar sobre isso, mas prefiro imaginar em termos de intenção e me colocar no lugar de um jogador da vida real, em vez de um gerente virtual. Então, imagino como eu naturalmente esperaria jogar quando somos grandes favoritos (atacante) ou grandes azarões (defensiva). 

Abaixo está como o mesmo cenário ficaria em uma mentalidade atacante e depois defensiva.

Atacante

 

294849823_AttackingMentality.PNG.fa579aaba3491012749b2254d6953b64.PNG

 

Defensivo
 

759860873_DefensiveMentality.PNG.b6953a164126967af2fdcf4b63f00f5a.PNG

 

Quando queremos atacar, podemos esperar por decisões de maior risco. É mais provável que um ala cruze uma bola quando estiver aberto no flanco, os zagueiros correrão para a frente para apoiar o ataque e os jogadores do meio-campo jogarão mais encostados no ataque, bem como pontas avançados irão buscar sobrecarregar a área, diferente do que podemos ver no quadro de mentalidade defensiva. Aqui a prioridade é a segurança na defesa no caso de contra-ataque, e opções seguras para o portador da bola manter a posse. O ponta com posse de bola neste cenário verá que há apenas dois atacantes na área e provavelmente jogará a opção segura, passando de volta para seu zagueiro, em vez de correr mais riscos.

Coisas semelhantes podem ser ditas para situações diferentes. Quando em posse da bola em seu próprio terço final, uma equipe atacante tentará subir as linhas para quebrar o sistema defensivo adversário, enquanto se concentra em reter a bola quando estiver sob pressão. Uma equipe defensiva provavelmente limpará a bola quando estiver sob pressão e manterá a posse quando não estiver.

Por último, imagine ser um atacante quando seu time está na defesa contra um time muito mais forte, em vez de estar contra um time muito mais fraco. Contra o time mais forte, você vai voltar mais e ajudar seus defensores; já contra o time mais fraco você ficará mais feliz em avançar no campo. Dessa forma, você pode economizar energia para a fase de ataque e estar em uma boa posição para um contra-ataque, enquanto acredita que seus companheiros de equipe podem lidar com a pressão defensivamente e conseguir encontrá-lo quando finalmente ganharem a bola.
 

3. O bloco baixo

A característica padrão de quase qualquer bloco baixo é a compactação. Essa estratégia deve ser a mais compacta possível, convergindo principalmente para a área em frente à sua própria área de pênalti. Mais alto que isso, e você estará vulnerável a uma bola por cima, qualquer mais baixo que isso, e um jogador que receber a bola estará a uma boa distância de finalizar a gol. Um bom exemplo pode ser visto abaixo:
 

Tactical Theory: 4-4-2 Low-Block Principles | SOCCERDETAIL

 

As três características principais são que: 

  • A equipe mantém sua forma em vez de perseguir o portador da bola
  • O espaço é deixado sem marcação para inundar mais o meio
  • A pressão só começa bem dentro de sua própria metade defensiva.
     

Outro ponto interessante é o posicionamento dos atacantes. Eles não estão posicionados no alto do campo antecipando uma virada, eles são a primeira linha para ajudar na defesa. Isso significa que os contra-ataques são realmente mais difíceis nessa estrutura do que comumente se acredita. O contra-ataque é muito mais fácil com uma defesa de “bloco médio”, onde você tenta ganhar a bola mais ou menos no centro do gramado. O mais provável de acontecer quando este time recupera a bola é que os atacantes tentem segurar a bola para ajudar todo o time a avançar e ganhar território. Uma bola de contra-ataque ambiciosa no espaço será difícil tanto para o doador quanto para o receptor. Um defensor que recupera a bola estará sob pressão imediata de um contra-ataque (provavelmente em seu próprio meio-campo), o que significa que terá dificuldade para levantar a cabeça para ver o espaço. Os zagueiros adversários também têm uma grande vantagem sobre qualquer atacante que queira correr atrás, além de ter acabado de sair de um período de descanso.
 

4. Expectativas realistas, limitações do mecanismo de jogo

Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos. Assista ao jogo completo de qualquer time ou gerente que tenha reputação de futebol defensivo ou estacione o ônibus e você descobrirá que eles ainda avançam e pressionam bem no campo de oposição com bastante regularidade; a diferença é que eles escolhem seus momentos. O futebol defensivo é útil para:

  • Jogar uma partida como o azarão. 
  • Planos de jogo:
    • Mudar para uma tática defensiva para segurar uma vitória
    • Usar futebol defensivo até ~75 minutos para manter um placar baixo antes de atacar tarde para uma vitória súbita ou arrancar um empate no final.

Com uma tática ofensiva, você pode basicamente jogar uma temporada inteira usando uma mesma tática: desta forma, você terá uma estratégia de 'nós marcaremos mais do que vocês' e está tudo certo. Isso não funcionará com o futebol defensivo: se o outro time marcar o gol primeiro, eles podem reconhecer que você não está avançando - e podem facilmente assumir uma postura de futebol defensivo para segurar o placar. 

Também acredito que, embora o futebol defensivo seja possível, o futebol de ataque no FM é muito eficaz. É fácil conectar seus melhores jogadores a um template como gegenpress e ganhar tudo. Isso significa que eu não tentaria a estratégia deste tópico se você está apenas buscando resultados: este método para mim é satisfatório porque posso obter resultados decentes e realistas jogando de maneira realista. Não tenho interesse em ganhar a liga com o Burnley jogando gegenpress desde o dia 1. 
 

5. Análise FM

No FM, levei o West Ham (previsto para terminar em 9º) para o 5º lugar, normalmente usando minha estratégia de bloco baixo. Ao fazer isso, também conseguimos números de posse ultra baixos, um alto número de bloqueios e bolas rifadas e um rótulo de 'catenaccio' da mídia.
 

2101428891_WestHamTable.PNG.ad41735898461fef374927942db0abd2.PNG
 

858209792_WestHamBlocks.PNG.65c6ca662d8e1e5579c232e9274f6d6d.PNG
 

899319369_WestHamDefensiveEfficiency.PNG.c44d20a4fd06dacab59f0e50ba7636af.PNG
 

944613407_WestHamDefensiveActions.PNG.a47bffe120620dadfd6ecc717c1bfbe7.PNG
 

739042052_WestHamCatenaccio.thumb.png.06e0b1fe0fe11b29dbdc02f1ce29f115.png
 

6. Táticas
 

image.png.bf729e30985195a9de44ea3b9ca6f61b.png

 

A tática acima é a mais defensiva das três que utilizo. Seguindo o que já foi dito na Seção 4, usamos essa estratégia contra todos os 'seis grandes' times da Premier League, bem como quando queremos segurar um placar favorável.

Traduzimos os pontos feitos no bloco baixo da vida real na Seção 3, em FM:

  • Linha defensiva mais baixa;
  • Posicionar nossa linha defensiva um pouco fora da nossa própria área;
  • Pressionar com menos frequência;
  • Manter Formação para evitar aberturas de brechas;
  • Linha de engajamento muito mais baixa;
  • Pressionar o adversário apenas no nosso próprio campo;
  • Manter nossas linhas as mais próximas possíveis para compactação vertical;
  • Defender mais estreito;
  • Deixar o lado de fora sem marcação para manter a compactação lateral;
  • Formação 4411DM:
    • Manter compactação vertical (mais compacta que uma 4231 / 433 que deixa lacunas na frente dos zagueiros)
       

7. O estilo em campo
 

  • Manchester United (F)

Aqui jogamos com bloco defensivo os 90 minutos. Infelizmente perdemos por 1 a 0 devido a uma vitória aos 85 minutos mas, olhando para as estatísticas, você pode ver facilmente como em outro dia poderíamos ter roubado um empate. Apesar de dominar a posse e terem 20 chutes, conseguimos restringi-los a nenhuma chance clara (CCC's - clear cut chances, em inglês) enquanto tiveram apenas 2 meias-oportunidades, o mesmo que nós.
 

image.png.df3b22893d3f29ebada22e250d26b908.png
 

 

  • Brighton (F)

Em Brighton, por ser um jogo mais equilibrado, usamos estratégias diferentes como parte de um plano de jogo. Começando com um 4231DM positivo de bloco médio, jogamos um pouco no ataque até marcarmos um gol aos 18 minutos. Em seguida, mudamos para um contra-ataque de bloco médio no 4411DM até o intervalo, antes de mudar para a mesma tática defensiva de bloco baixo vista contra o Manchester United até o final.
 

image.png.9d9af2c6dc9e9a40026e323857fdd00f.png
 

image.png.a4ce2944ce4909f0190717e67fed107c.png
 

image.png.539f35f5528f664916b304bbf19b13f9.png
 

Como padrão geral na maioria dos nossos jogos nesta temporada, conseguimos vencer por um gol com menos posse de bola e menos chutes. Mas o mais importante, criamos mais chances claras do que eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Tsuru mudou o título para Um guia para futebol cauteloso e de bloco baixo no FM

Fala Mestre Tesouro. 

 

Me diga, nessa mudança no final do jogo, para atacante, o que muda? Formação, mentalidade?

Ele já deixou em treinamento uma tática atacante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Nei of disse:

Fala Mestre Tesouro. 

Me diga, nessa mudança no final do jogo, para atacante, o que muda? Formação, mentalidade?

Ele já deixou em treinamento uma tática atacante?

Então, ele abriu os 3 slots de tática e deixou o time treinando as três variações abaixo.

Contra o Manchester United ele jogou o tempo inteiro com a tática Defensiva. Contra o Brighton ele começou com a tática Atacante, fez 1 a 0, trocou pra Bloco Médio Contra-Ataque até o intervalo e no segundo tempo trocou de novo, agora pra Defensiva.

Pelo que diz no artigo, ele escolhe a formação conforme a previsão de favoritismo da partida (aquela notícia que a gente recebe na caixa de entrada e que fala sobre os prongósticos do jogo). Se for o favorito ou se for um jogo muito parelho, inicia com a Atacante; se não for, começa com a Defensiva. E aí ele vai trocando entre as 3 táticas e se adaptando durante o jogo, conforme o andamento da partida.

Nesse sentido a abordagem dele é parecida com a que eu uso. Eu também tenho 3 táticas diferentes e quando preciso mudar eu troco a tática inteira, não mexo em instruções ou mentalidade, porque tenho na cabeça uma maneira bem específica de jogar e qualquer alteração em instruções, mentalidade, funções, posições iria gerar um comportamento diferente daquele que eu espero. Então quando preciso mudar eu tenho um plano de jogo totalmente diferente.

 

Defensiva:

image.png.bf729e30985195a9de44ea3b9ca6f61b.png

 

Atacante:

image.png.9d9af2c6dc9e9a40026e323857fdd00f.png

 

Contra-ataque bloco médio:

image.png.a4ce2944ce4909f0190717e67fed107c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Nei of disse:

Entendi. Vou tentar aqui.

A formação tática faz diferença?

Depende...tem formações que são mais flexíveis e você consegue alterar a estratégia de jogo sem mexer nelas. Tem outras (tipo 4-2-3-1) que é mais complicado operar em modo mais defensivo e fica mais fácil trocar a formação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é início de trabalho, vou assim:

2 minutos atrás, Tsuru disse:

Tem outras (tipo 4-2-3-1) que é mais complicado operar em modo mais defensivo e fica mais fácil trocar a formação.

Ih:) Eu vou no  4231 que é a formação padrão na Holanda. Tentei no 442 mas so tomei vareio.

image.thumb.png.cde60708075a95e7bade4fe2f2cb5358.png

image.thumb.png.1a9a9fd3e7a0115618161474f7bfff44.png

image.thumb.png.deb9cd2d1bb30a1fe18a354f1601f976.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Nei of disse:

Como é início de trabalho, vou assim:

Ih:) Eu vou no  4231 que é a formação padrão na Holanda. Tentei no 442 mas so tomei vareio.

image.thumb.png.cde60708075a95e7bade4fe2f2cb5358.png

image.thumb.png.1a9a9fd3e7a0115618161474f7bfff44.png

image.thumb.png.deb9cd2d1bb30a1fe18a354f1601f976.png

Mas você quer jogar futebol defensivo? Se for isso mesmo acho que o 4-2-3-1 não é a formação mais adequada, acho que é mais fácil fazer funcionar usando 2 volantes.

E sem esquecer que fica mais fácil se você contratar jogadores cujos atributos tenham a ver com esse estilo de jogo: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Tsuru disse:

Mas você quer jogar futebol defensivo? Se for isso mesmo acho que o 4-2-3-1 não é a formação mais adequada, acho que é mais fácil fazer funcionar usando 2 volantes.

E sem esquecer que fica mais fácil se você contratar jogadores cujos atributos tenham a ver com esse estilo de jogo: 

 

Estou tendo que improvisar. Não tenho volantes e a janela já fechou. Até tentei com zagueiros, mas não foram bem na posição.

Vou colocar um volante, 4231 assimetrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Nei of disse:

Estou tendo que improvisar. Não tenho volantes e a janela já fechou. Até tentei com zagueiros, mas não foram bem na posição.

Mas aí tem que ver se o time é adequado pro que você quer - mesmo pra um estilo defensivo há certos atributos que são mais adequados. Se não for, a chance de dar certo é sempre menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Tsuru disse:

Mas aí tem que ver se o time é adequado pro que você quer - mesmo pra um estilo defensivo há certos atributos que são mais adequados. Se não for, a chance de dar certo é sempre menor.

Ah sim, o desejo é da diretoria. Talvez seja o caso de ignorá-lo hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Nei of disse:

Ah sim, o desejo é da diretoria. Talvez seja o caso de ignorá-lo hahaha

Também acho. Se você ganhar eles não podem reclamar hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver um elenco cotado pra cair numa liga competitiva e jogar com uma dessas duas formações defensivas (exceto a positiva), vai apanhar até umas horas.

Fora que o autor do método não mostrou, pelo menos, um time melhor ganhando uma liga forte só jogando com formação defensiva ou de contra-ataque. 4° lugar e quinto não adianta né.

Pra quem abre o jogo até releva ficar numa posição assim na primeira temporada, mas nas demais se repetir isso, se enjoa.

Contudo, eu já vi umas táticas que o time só levava dois gols na liga inteira. Era uma 4-1-4-1.  Mas era com mentalidade ofensiva.

Eu gostaria de ver uma defensiva ganhando a liga (e se possível levando pouco gol). Mesmo que fosse com um time mais forte. Só pra tirar o estigma de que tática defensiva não ganha campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, felipevalle disse:

Se você tiver um elenco cotado pra cair numa liga competitiva e jogar com uma dessas duas formações defensivas (exceto a positiva), vai apanhar até umas horas.

Fora que o autor do método não mostrou, pelo menos, um time melhor ganhando uma liga forte só jogando com formação defensiva ou de contra-ataque. 4° lugar e quinto não adianta né.

Pra quem abre o jogo até releva ficar numa posição assim na primeira temporada, mas nas demais se repetir isso, se enjoa.

Contudo, eu já vi umas táticas que o time só levava dois gols na liga inteira. Era uma 4-1-4-1.  Mas era com mentalidade ofensiva.

Eu gostaria de ver uma defensiva ganhando a liga (e se possível levando pouco gol). Mesmo que fosse com um time mais forte. Só pra tirar o estigma de que tática defensiva não ganha campeonato.

Na verdade o autor do guia não diz, mas eu entendi que se ele começa a ser favorito na maioria dos jogos, vai passar a escolher mais vezes a formação atacante. E aí segue a mesma estratégia: fez gol muda pra contra-ataque, se seguir vencendo troca pra defensiva no segundo tempo. 

No fundo esse é muito mais um guia sobre como utilizar jogo defensivo como parte de uma estratégia de jogo do que sobre futebol defensivo em si. O que faz sentido, porque é impossível atuar 38 rodadas por 90 minutos jogando defensivamente sem atacar em nenhum momento. E também porque hoje em dia o FM exige um grau de adaptação muito maior às situações de jogo do que há, sei lá, dez versões atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive algumas tentativas com o sistema defensivo em bloco baixo, tal qual o autor relata, e embora o FM consiga repetir o desenho real a risca alguns vícios de engine são bem prejudiciais para o modelo. O grande problema é que, ao abrir espaço nas laterais, o adversário consegue progredir com a bola longa invertida (o jogador pela máquina acompanha mais a bola do que o adversário) e o alto número de cruzamentos vai resultar em finalizações com um ponta mais alto em cima do lateral, que costuma ter menos impulsão e jogo aereo. 

Ao menos o texto é sincero, o sistema dessa forma não é sustentável a longo prazo e deve ser utilizado somente em momentos específicos. Confesso que a parte que diferencia a mentalidade em defender e atacar a partir do posicionamento dos jogadores me chamou mais atenção, é de fato algo fácil de perceber e controlar a mentalidade torna o jogo muito mais seguro a contra-ataques, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2022 em 14:50, Peepe disse:

Eu tive algumas tentativas com o sistema defensivo em bloco baixo, tal qual o autor relata, e embora o FM consiga repetir o desenho real a risca alguns vícios de engine são bem prejudiciais para o modelo. O grande problema é que, ao abrir espaço nas laterais, o adversário consegue progredir com a bola longa invertida (o jogador pela máquina acompanha mais a bola do que o adversário) e o alto número de cruzamentos vai resultar em finalizações com um ponta mais alto em cima do lateral, que costuma ter menos impulsão e jogo aereo. 

Ao menos o texto é sincero, o sistema dessa forma não é sustentável a longo prazo e deve ser utilizado somente em momentos específicos. Confesso que a parte que diferencia a mentalidade em defender e atacar a partir do posicionamento dos jogadores me chamou mais atenção, é de fato algo fácil de perceber e controlar a mentalidade torna o jogo muito mais seguro a contra-ataques, por exemplo.

Eu achei bem interessante o trabalho dele, no sentido que ele coloca a estratégia defensiva como parte de um sistema de jogo, variando e alterando mesmo conforme o adversário. Dá um pouquinho mais de trabalho porque ele teve que construir três táticas em vez de uma, mas por outro lado isso cria uma capacidade de adaptação e um grau de imprevisibilidade que tornam o time extremamente difícil de enfrentar. E é um sistema relativamente simples de adaptar para quando o time dele começar a crescer na Inglaterra e na Europa, basta ele adotar a estratégia atacante mais vezes já que será favorito em mais jogos.

Eu joguei assim, "em sistema", em parte do meu save com o Lecce no FM 17. Embora o meu critério de adaptação fosse diferente do dele - porque eu tinha 3 táticas completamente diferentes e fazia a escolha com base na formação do adversário - os resultados em si foram muito bons. Consegui subir para a Série A depois de quatro temporadas na B e fizemos uma ótima Série A na temporada seguinte, passando bem longe do rebaixamento. Acabei me perdendo um pouco depois daquele período, mas sempre que lembro daqueles resultados penso que jogar em sistema é algo que vale ser tentado novamente no futuro. Lembrei agora que quando joguei com o York City eu também fazia isso, tinha um 4-2-3-1 base que variava pra um 4-4-1-1.

Quem gostava muito de jogar em sistema era o Rashidi do Busthenet, ele tinha inclusive várias sugestões pra começar. Uma delas era com o 4-4-2 diamante e variações: ele meio que setava uma tática base com o 4-4-2 diamante, uma mais ofensiva com o 4-3-1-2 (movendo o volante para o centro do meio campo) e uma mais defensiva com o 4-1-3-2 (puxando o meia ofensivo para o meio campo). Também dava com o 4-2-3-1 como falei: o 4-2-3-1 era a base, tinha uma variação puxando os meias laterais pra trás num 4-4-1-1 e uma ainda mais defensiva puxando o meia ofensivo pro meio campo, formando um 4-1-4-1. E aí ele dizia que o critério podia ser muito variável: favoritsmo na partida, jogo em casa/jogo fora, estilo de jogo e formação do adversário etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/04/2022 em 10:50, Peepe disse:

Eu tive algumas tentativas com o sistema defensivo em bloco baixo, tal qual o autor relata, e embora o FM consiga repetir o desenho real a risca alguns vícios de engine são bem prejudiciais para o modelo. O grande problema é que, ao abrir espaço nas laterais, o adversário consegue progredir com a bola longa invertida (o jogador pela máquina acompanha mais a bola do que o adversário) e o alto número de cruzamentos vai resultar em finalizações com um ponta mais alto em cima do lateral, que costuma ter menos impulsão e jogo aereo. 

Ao menos o texto é sincero, o sistema dessa forma não é sustentável a longo prazo e deve ser utilizado somente em momentos específicos. Confesso que a parte que diferencia a mentalidade em defender e atacar a partir do posicionamento dos jogadores me chamou mais atenção, é de fato algo fácil de perceber e controlar a mentalidade torna o jogo muito mais seguro a contra-ataques, por exemplo.

O que é uma pena só a mentalidade defensiva não render tão bem quanto outras. Pois na vida real, até se consegue jogar assim.

Tomara que em outras versões melhorem isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo, @Tsuru, obrigado pela tradução!

Me senti representado finalmente com alguém mostrando o verdadeiro 4231 (com volantes) dar certo, e também com os meias laterais ao invés de pontas. No começo do save com o 1860 München essa formação inicial que ele mostra me rendeu muitos bons momentos, e acho que é ótima quando você tem um time bem abaixo da oposição, mas como ele bem disse e como você mesmo sempre frisa, não dá para jogar 100% do tempo com táticas defensivas.

O que achei interessante também foi ele conseguir fazer a tática de bloco baixo funcionar usando a mentalidade "Defender". Mesmo na "Cautelosa" sinto bastante dificuldade em conseguir gerar contragolpes, e preferia usar a "Equilibrada" puxando mais as instruções de equipe para formar o estilo defensivo. De qualquer forma, dá para tirar bastante da forma como ele apresenta até para pensar o que realmente se quer dizer com "jogo defensivo" ou com "bloco baixo". Achei que a imagem real que ele apresenta é bem isso, mas a questão da posse de bola e modo de atacar quando recupera a posse não vejo como o mais importante para definir isso. Uma equipe pode ser defensiva, marcar em bloco baixo na mesma formação que outra e ter estilos completamente diferentes de criação.

O próprio exemplo dele mostra isso: segurar a bola no ataque, e rifar a bola quando em pressão; lançar a bola para um avançado segurá-la enquanto a equipe sobe; tudo isso não é uma regra, e de novo cito a minha primeira temporada no save. Mesma formação dele (4231 com meias laterais), mesma ideia de jogo defensivo com bloco baixo (mentalidade equilibrada, mas ambas as linhas muito baixas), também em último em posse de bola, poucos desarmes e muitas bolas interceptadas e cortes. Mas a parte de transição ofensiva bem diferente: um armador na linha de volantes, ambos os pontas subindo muito para o contragolpe, atacante buscando receber no espaço ou nas costas do defensor para sair em velocidade, e quase sempre buscando atacar em máxima velocidade.

Enfim, achei ótimo e vou tentar no futuro jogar realmente na mentalidade de defesa para ver o que consigo tirar disso.

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tsuru e se tiver um elenco que jogue bem no tiki-taka como sua tática principal. De que modo você arranjaria as outras duas táticas mais defensivas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, felipevalle disse:

@Tsuru e se tiver um elenco que jogue bem no tiki-taka como sua tática principal. De que modo você arranjaria as outras duas táticas mais defensivas?

Se ele joga bem no outro estilo, pra que mudar da água pro vinho? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2022 em 18:05, bstrelow disse:

Se ele joga bem no outro estilo, pra que mudar da água pro vinho? 

Pelo fato de que mediante certas circunstâncias precisar mudar o jeito de jogar.

Por exemplo, o time atua no tiki-taka, mas perde por 3x0. Pode mudar o jeito de jogar ou optar por continuar e correr o risco de levar mais gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Em 28/04/2022 em 11:39, felipevalle disse:

O que é uma pena só a mentalidade defensiva não render tão bem quanto outras. Pois na vida real, até se consegue jogar assim.

Tomara que em outras versões melhorem isso.

Na verdade não sei se ela não rende tanto...eu acho que é questão de equilibrar risco e recompensa e saber "jogar" com as mentalidades individuais. Do tipo, uma mentalidade defensiva coloca as mentalidades individuais naturalmente mais baixas. Então pro time não ficar tão passivo seria necessário colocar por exemplo mais tarefas atacar. Já vi algumas experiências nesse sentido e me pareceram bem interessantes.

Em 02/05/2022 em 14:34, Marcolation disse:

Ótimo artigo, @Tsuru, obrigado pela tradução!

Me senti representado finalmente com alguém mostrando o verdadeiro 4231 (com volantes) dar certo, e também com os meias laterais ao invés de pontas. No começo do save com o 1860 München essa formação inicial que ele mostra me rendeu muitos bons momentos, e acho que é ótima quando você tem um time bem abaixo da oposição, mas como ele bem disse e como você mesmo sempre frisa, não dá para jogar 100% do tempo com táticas defensivas.

O que achei interessante também foi ele conseguir fazer a tática de bloco baixo funcionar usando a mentalidade "Defender". Mesmo na "Cautelosa" sinto bastante dificuldade em conseguir gerar contragolpes, e preferia usar a "Equilibrada" puxando mais as instruções de equipe para formar o estilo defensivo. De qualquer forma, dá para tirar bastante da forma como ele apresenta até para pensar o que realmente se quer dizer com "jogo defensivo" ou com "bloco baixo". Achei que a imagem real que ele apresenta é bem isso, mas a questão da posse de bola e modo de atacar quando recupera a posse não vejo como o mais importante para definir isso. Uma equipe pode ser defensiva, marcar em bloco baixo na mesma formação que outra e ter estilos completamente diferentes de criação.

O próprio exemplo dele mostra isso: segurar a bola no ataque, e rifar a bola quando em pressão; lançar a bola para um avançado segurá-la enquanto a equipe sobe; tudo isso não é uma regra, e de novo cito a minha primeira temporada no save. Mesma formação dele (4231 com meias laterais), mesma ideia de jogo defensivo com bloco baixo (mentalidade equilibrada, mas ambas as linhas muito baixas), também em último em posse de bola, poucos desarmes e muitas bolas interceptadas e cortes. Mas a parte de transição ofensiva bem diferente: um armador na linha de volantes, ambos os pontas subindo muito para o contragolpe, atacante buscando receber no espaço ou nas costas do defensor para sair em velocidade, e quase sempre buscando atacar em máxima velocidade.

Enfim, achei ótimo e vou tentar no futuro jogar realmente na mentalidade de defesa para ver o que consigo tirar disso.

  

Então...eu tenho uma visão bem particular sobre isso. Do tipo, para mim há uma grande confusão nessa questão de contragolpe, bloco baixo e futebol defensivo, e essa confusão só aumenta com as mentalidades do FM. 

Como o próprio artigo observa, jogar com bloco baixo seria uma estratégia basicamente para "estacionar o ônibus", ou seja, seu objetivo não é marcar gols mas evitar que o adversário o faça. Dá pra jogar assim o jogo inteiro? Entendo que não. Você pode fazer isso durante, sei lá, 75 minutos e depois mudar a estratégia pra tentar vencer. Pode fazer para arrancar um empate contra um adversário mais forte, enfim. Para que esse estilo funcione você vai precisar de jogadores bons fisicamente, com ótima capacidade de marcação e desarme e ótimos atributos mentais, porque jogar se defendendo o jogo inteiro exige exatamente isso.

Jogar no contragolpe para mim é outra coisa. Aqui, o objetivo é entregar a bola ao adversário para que ele se movimente, ataque e abra espaços nas costas da defesa; e quando isso ocorrer, seu time deve responder rapidamente, com passes mais diretos e poucos toques na bola, para pegá-lo "com as carça na mão" e aproveitar o espaço que aparecer. O nome mais correto para mim é "jogo de transições rápidas", inclusive. Para que esse estilo funcione você vai precisar de jogadores velozes, inteligentes, bons em primeiro toque e visão de jogo, com boa capacidade de desarme e antecipação para roubar a bola e encaixar os ataques velozes certinho.

Futebol defensivo para mim é um conceito muito mais amplo e muito mais complexo. Há quem enxergue no Guardiolismo um estilo de futebol defensivo, porque prende a bola de tal maneira que o adversário não consegue ter a posse e portanto, não consegue atacar. Há quem veja no Mourinho uma outra forma de futebol defensivo. Me parece muito mais subjetivo.

E por fim, o pulo do gato: qualquer estilo pode funcionar com qualquer mentalidade no FM. Você pode tranquilamente "estacionar o ônibus" com uma mentalidade Muito Atacante, pode desenhar um estilo de posse de bola com Muito Defensiva e pode jogar em transições rápidas com Positiva ou Atacante. A mentalidade é um fator de medição de risco mas não opera sozinha: funções, tarefas e instruções vão moldar esse risco para aquilo que você deseja fazer. E o nome dela não necessariamente indica o estilo de jogo que vai ser implementado.

Em 02/05/2022 em 16:39, felipevalle disse:

@Tsuru e se tiver um elenco que jogue bem no tiki-taka como sua tática principal. De que modo você arranjaria as outras duas táticas mais defensivas?

 

Em 02/05/2022 em 22:05, bstrelow disse:

Se ele joga bem no outro estilo, pra que mudar da água pro vinho? 

 

Em 06/05/2022 em 18:21, felipevalle disse:

Pelo fato de que mediante certas circunstâncias precisar mudar o jeito de jogar.

Por exemplo, o time atua no tiki-taka, mas perde por 3x0. Pode mudar o jeito de jogar ou optar por continuar e correr o risco de levar mais gols.

Posso precisar de outras circunstâncias de jogo. Eu por acaso jogo com um tiki-taka adaptado e no outro dia fiz 1 a 0, meu time estava sendo pressionado, troquei pra um estilo de transições rápidas e vencemos por 3 a 0. Quem tem alternativa tem o poder.

Agora, especificamente sobre o plano B do Tiki Taka, pra mim é uma adaptação do Contra-Ataque Fluido: um jogo que busca atrair o adversário pra responder de forma veloz, mas controlando a posse em vez de sair na base dos chutões.

E por que adaptação? Porque os templates do FM em geral são ideias pra serem trabalhadas, muito raramente vão encaixar de primeira e muito raramente vão funcionar pra sempre ou sem ajustes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas atrás...
Em 19/04/2022 em 13:38, Tsuru disse:

Você não pode jogar futebol defensivo por 90 minutos/jogo, 38 jogos/temporada, e esperar ter sucesso como qualquer time que não esteja lutando contra o rebaixamento. No futebol defensivo, você confiará demais em momentos individuais de brilhantismo, erros da oposição e comprometimento para marcar gols, especialmente quando uma vitória vale três pontos.

Isso aqui me chamou muita atenção e abriu-me os olhos para algo que talvez eu tenha dado mole nesses meus mais de 8 anos de Football Manager: Não saber utilizar as mentalidades e formações defensivas.

Estou com um 4-1-4-1 pela primeira vez como tática base. Com a Ponte Preta. Estava empatando em 1x1, até ler esse trecho citado e mudar a mentalidade para Controlar. Viramos o jogo para 3x1. No outro jogo, abandonei a Normal e já fui para uma mentalidade mais ofensiva, Controlar. Empatando no primeiro tempo e virando no segundo, com a mesma mentalidade.

Sinceramente, deu um mind blown aqui em mim. Parece que nada mais faz sentido depois desse trecho. 

XULuMBl.png

Essa é a minha formação atual. No site, está como cinco estrelas. Como você @Tsuru sabe e a gente já trocou bastante ideia e concordamos nesse aspecto, estou utilizando 0 instruções para a equipe; Apenas instruções individuais e obviamente as funções dos jogadores.

É possível eu ser ofensivo mesmo com uma formação defensiva ou eu conseguir deixar ela pelo menos mais equilibrada? Ser forte nos dois lados do campo? Estou vendo mais contra-ataques que o normal com Atacar do que com mentalidades mais baixas porém perdendo muita posse de bola.

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2022 em 04:23, Banton disse:

Isso aqui me chamou muita atenção e abriu-me os olhos para algo que talvez eu tenha dado mole nesses meus mais de 8 anos de Football Manager: Não saber utilizar as mentalidades e formações defensivas.

Estou com um 4-1-4-1 pela primeira vez como tática base. Com a Ponte Preta. Estava empatando em 1x1, até ler esse trecho citado e mudar a mentalidade para Controlar. Viramos o jogo para 3x1. No outro jogo, abandonei a Normal e já fui para uma mentalidade mais ofensiva, Controlar. Empatando no primeiro tempo e virando no segundo, com a mesma mentalidade.

Sinceramente, deu um mind blown aqui em mim. Parece que nada mais faz sentido depois desse trecho. 

XULuMBl.png

Essa é a minha formação atual. No site, está como cinco estrelas. Como você @Tsuru sabe e a gente já trocou bastante ideia e concordamos nesse aspecto, estou utilizando 0 instruções para a equipe; Apenas instruções individuais e obviamente as funções dos jogadores.

É possível eu ser ofensivo mesmo com uma formação defensiva ou eu conseguir deixar ela pelo menos mais equilibrada? Ser forte nos dois lados do campo? Estou vendo mais contra-ataques que o normal com Atacar do que com mentalidades mais baixas porém perdendo muita posse de bola.

A beleza do futebol é que pode ser jogado de diversas maneiras, né? Desde o cara que tem uma estratégia única e "banca" ela contra todos os demais, àquele que consegue se adaptar às diversas situações.

Curiosamente eu tenho tido algumas dificuldades em manter sempre o mesmo sistema no FM 21 e tenho a leve suspeita que o jogo vai caminhar pra beneficiar a adaptação e a mudança a adversários e situações de jogo, deixando pra trás aqueles tempos em que encaixávamos uma tática boa no início do save e ganhávamos tudo com ela. Lendo sua resposta aqui eu fiquei pensando se não vale testar uma maneira mais adaptativa de jogar...já tive excelentes resultados atuando assim com o Lecce no FM 17. 

Seu teste com a Ponte Preta mostrou um lado do FM que pouca gente conhece e que o @Peepepor exemplo sempre diz: as mentalidades foram feitas pra serem usadas conforme as situações de jogo, e não como algo fixo.

Eu acho que você deveria combinar essa questão das mentalidades com diferentes formações pra criar um sistema de jogo. Por exemplo, você utiliza o 4-1-4-1 com volante e meias laterais. Ele poderia ser a sua formação defensiva e de contra-ataque, e o 4-1-4-1 DM com pontas abertos (ou 4-3-3) seria a sua formação para quando seu time é favorito, precisa atacar ou mesmo está perdendo a partida. Deixa as três formações já prontas, cada uma com a sua mentalidade, e faz a escolha de qual usar antes da partida com base no favoritismo pro jogo (aquela tela que aparece na caixa de entrada antes de cada partida). E durante os jogos vai alternando conforme a sua necessidade na partida. Acho que você vai se surpreender com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Tsuru disse:

Seu teste com a Ponte Preta mostrou um lado do FM que pouca gente conhece e que o @Peepepor exemplo sempre diz: as mentalidades foram feitas pra serem usadas conforme as situações de jogo, e não como algo fixo.

Vou começar a fazer isso e creio que dará certo pois eu não uso nenhuma instrução para a equipe. Então deve facilitar a troca de Mentalidades e a forma como a equipe joga durante a partida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano atrás...
Em 01/06/2022 em 07:10, Tsuru disse:

A beleza do futebol é que pode ser jogado de diversas maneiras, né? Desde o cara que tem uma estratégia única e "banca" ela contra todos os demais, àquele que consegue se adaptar às diversas situações.

Curiosamente eu tenho tido algumas dificuldades em manter sempre o mesmo sistema no FM 21 e tenho a leve suspeita que o jogo vai caminhar pra beneficiar a adaptação e a mudança a adversários e situações de jogo, deixando pra trás aqueles tempos em que encaixávamos uma tática boa no início do save e ganhávamos tudo com ela. Lendo sua resposta aqui eu fiquei pensando se não vale testar uma maneira mais adaptativa de jogar...já tive excelentes resultados atuando assim com o Lecce no FM 17. 

Seu teste com a Ponte Preta mostrou um lado do FM que pouca gente conhece e que o @Peepepor exemplo sempre diz: as mentalidades foram feitas pra serem usadas conforme as situações de jogo, e não como algo fixo.

Eu acho que você deveria combinar essa questão das mentalidades com diferentes formações pra criar um sistema de jogo. Por exemplo, você utiliza o 4-1-4-1 com volante e meias laterais. Ele poderia ser a sua formação defensiva e de contra-ataque, e o 4-1-4-1 DM com pontas abertos (ou 4-3-3) seria a sua formação para quando seu time é favorito, precisa atacar ou mesmo está perdendo a partida. Deixa as três formações já prontas, cada uma com a sua mentalidade, e faz a escolha de qual usar antes da partida com base no favoritismo pro jogo (aquela tela que aparece na caixa de entrada antes de cada partida). E durante os jogos vai alternando conforme a sua necessidade na partida. Acho que você vai se surpreender com os resultados.

Revivendo o post.

Estou tentado usar essa estratégia mas é muito complicado, o jogo sempre acha uma forma de furar a barreira.

Marquei seu comentário para falar sobre o que vc falou ''de ir mudando de mentalidade ao lingo do jogo'', acredito que isso seja o que funciona realmente, mas é muuuiiiitooooo difícil observar qual o momento de atacar ou qual defender.

O problema de de jogar defensivamente com bloco baixo e tal, é os lançamentos nas costas da zaga, mesmo com instruções de baixar linha e linha defensiva mais recuada.
Sempre tem um lançamento de um volante ou uma tabela entre o ponta e o lateral que acaba em gol.
 

Os gols que acabo fazendo, são na maioria quando estou na mentalidade positiva, são raros os jogos que saio na defensiva faço um gol e seguro o resultado, para isso ocorrer tem que ser aquele jogo em que o adversário erre todas as chances, ou meu goleiro esteja de aniversário e pegue tudo haha.

Estou na 4° temporada com o sunderland ja na primeira divisão no FM 23, mas sempre lutando para não cair hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...