Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um guia para futebol cauteloso e de bloco baixo no FM


Tsuru

Posts Recomendados

6 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

Revivendo o post.

Estou tentado usar essa estratégia mas é muito complicado, o jogo sempre acha uma forma de furar a barreira.

Marquei seu comentário para falar sobre o que vc falou ''de ir mudando de mentalidade ao lingo do jogo'', acredito que isso seja o que funciona realmente, mas é muuuiiiitooooo difícil observar qual o momento de atacar ou qual defender.

O problema de de jogar defensivamente com bloco baixo e tal, é os lançamentos nas costas da zaga, mesmo com instruções de baixar linha e linha defensiva mais recuada.
Sempre tem um lançamento de um volante ou uma tabela entre o ponta e o lateral que acaba em gol.
 

Os gols que acabo fazendo, são na maioria quando estou na mentalidade positiva, são raros os jogos que saio na defensiva faço um gol e seguro o resultado, para isso ocorrer tem que ser aquele jogo em que o adversário erre todas as chances, ou meu goleiro esteja de aniversário e pegue tudo haha.

Estou na 4° temporada com o sunderland ja na primeira divisão no FM 23, mas sempre lutando para não cair hahaha

Talvez existam duas formas de se mudar a mentalidade e outros aspectos durante o jogo. Pensar em fazer o resultado em si e adaptar ao que o jogo pede e deixar que o resultado venha como consequência disso.

Então acho que a segunda opção é mais sutil e natural, te exigindo mais em ir mudando conforme o que o adv. faz ou o que o teu time está deixando de fazer para ir ajustando.

Ou ainda uma variante da primeira que seria jogar para ganhar em bloco baixo, e quando precisasse mesmo do resultado, mudasse para uma mentalidade ofensiva ou mudar a direção do passe para mais direta e quando conseguisse o resultado voltasse para o bloco baixo e outras instruções defensivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

Revivendo o post.

Estou tentado usar essa estratégia mas é muito complicado, o jogo sempre acha uma forma de furar a barreira.

Marquei seu comentário para falar sobre o que vc falou ''de ir mudando de mentalidade ao lingo do jogo'', acredito que isso seja o que funciona realmente, mas é muuuiiiitooooo difícil observar qual o momento de atacar ou qual defender.

O problema de de jogar defensivamente com bloco baixo e tal, é os lançamentos nas costas da zaga, mesmo com instruções de baixar linha e linha defensiva mais recuada.
Sempre tem um lançamento de um volante ou uma tabela entre o ponta e o lateral que acaba em gol.
 

Os gols que acabo fazendo, são na maioria quando estou na mentalidade positiva, são raros os jogos que saio na defensiva faço um gol e seguro o resultado, para isso ocorrer tem que ser aquele jogo em que o adversário erre todas as chances, ou meu goleiro esteja de aniversário e pegue tudo haha.

Estou na 4° temporada com o sunderland ja na primeira divisão no FM 23, mas sempre lutando para não cair hahaha

Então, eu no FM 22 (e 23) não tive muito sucesso com essas estratégias não, apesar de ter achado a ideia legal. 

Pelo que tenho observado de outros colegas e pela própria experiência que tenho tido, o jogo está privilegiando muito a questão da familiaridade tática, ou seja, teus jogadores funcionam melhor em campo quando têm conhecimento mais aprofundado do esquema. E isso só vem mesmo aí mais ou menos com meia temporada treinando essencialmente a mesma tática - é óbvio que pequenas variações e ajustes cabem, mas uma troca mais aprofundada como formação, jeito de jogar ou mudar totalmente as instruções acaba sendo um problema. E não um problema pela mudança em si ou porque não faz mais sentido, mas pelo fato que teus jogadores não estão acostumados com aquilo. E se você faz outra alteração mais profunda logo em seguida, o resultado é uma bagunça completa. 

Isso é um lado da questão. O outro é o que o Jack levanta no tópico original sobre jogar futebol defensivo no FM, o que eu tenho achado muito desafiador. Pra mim esse tipo de estilo exige jogadores muito adequados, muita paciência, um encaixe quase perfeito e um bocado de sorte também, porque qualquer gol que você sofre meio que te obriga a partir pra um plano B mais ofensivo pra buscar o resultado. O que implica em você ter que montar duas táticas com bom encaixe, uma mais defensiva e outra mais ofensiva, e aí voltamos à questão da familiaridade.

Dá pra fazer? É claro que sim. É fácil? Não. É muito mais simples você montar uma tática ofensiva bem equilibrada e se focar em ajustar ela ao longo do tempo, que é o meu conselho pra ti nesse momento. Ou então usar um template mais ofensivo mesmo, o Gegenpress e os dois Tiki-Taka (comum e vertical) costumam funcionar bem. 

Eu tenho realmente considerado a ideia de fazer um outro tópico, do zero mesmo, explicando como tenho trabalhado essa questão tática no 23, mas meu tempo anda curto. Não prometo nada mas se der eu posto alguma coisa aqui na seção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tsuru disse:

Então, eu no FM 22 (e 23) não tive muito sucesso com essas estratégias não, apesar de ter achado a ideia legal. 

Pelo que tenho observado de outros colegas e pela própria experiência que tenho tido, o jogo está privilegiando muito a questão da familiaridade tática, ou seja, teus jogadores funcionam melhor em campo quando têm conhecimento mais aprofundado do esquema. E isso só vem mesmo aí mais ou menos com meia temporada treinando essencialmente a mesma tática - é óbvio que pequenas variações e ajustes cabem, mas uma troca mais aprofundada como formação, jeito de jogar ou mudar totalmente as instruções acaba sendo um problema. E não um problema pela mudança em si ou porque não faz mais sentido, mas pelo fato que teus jogadores não estão acostumados com aquilo. E se você faz outra alteração mais profunda logo em seguida, o resultado é uma bagunça completa. 

 
 

 

Isso é um lado da questão. O outro é o que o Jack levanta no tópico original sobre jogar futebol defensivo no FM, o que eu tenho achado muito desafiador. Pra mim esse tipo de estilo exige jogadores muito adequados, muita paciência, um encaixe quase perfeito e um bocado de sorte também, porque qualquer gol que você sofre meio que te obriga a partir pra um plano B mais ofensivo pra buscar o resultado. O que implica em você ter que montar duas táticas com bom encaixe, uma mais defensiva e outra mais ofensiva, e aí voltamos à questão da familiaridade.

Dá pra fazer? É claro que sim. É fácil? Não. É muito mais simples você montar uma tática ofensiva bem equilibrada e se focar em ajustar ela ao longo do tempo, que é o meu conselho pra ti nesse momento. Ou então usar um template mais ofensivo mesmo, o Gegenpress e os dois Tiki-Taka (comum e vertical) costumam funcionar bem. 

Eu tenho realmente considerado a ideia de fazer um outro tópico, do zero mesmo, explicando como tenho trabalhado essa questão tática no 23, mas meu tempo anda curto. Não prometo nada mas se der eu posto alguma coisa aqui na seção.

cara, o problema é que não esta me parecendo ''desafiador'' e sim quase impossível haha.

Eu costumo utilizar somente uma tática com nenhuma especificação mudo de acordo com o adversário, funciona muito bem, salvo quando nada funciona e eu tenho que setar varias coisas diminuindo drasticamente a familiaridade, acontecendo o que vc falou.

Porem neste save, o objetivo era ser um time defensivo, vou continuar testando aqui, acho q vou começar um novo e tentar uma abordagem diferente, por exemplo colocar a tática park the bus e em alguns momentos mudar a mentalidade dela, ou seja não mudar o seu formato e sim fazer os jogadores arriscarem mais.

Cria outro tópico ai mano e vamos falando, deve ter muitos que querem jogar defensivamente ou no contra ataque e nao conseguem também.




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RicardoRodrigues disse:

cara, o problema é que não esta me parecendo ''desafiador'' e sim quase impossível haha.

Eu costumo utilizar somente uma tática com nenhuma especificação mudo de acordo com o adversário, funciona muito bem, salvo quando nada funciona e eu tenho que setar varias coisas diminuindo drasticamente a familiaridade, acontecendo o que vc falou.

Porem neste save, o objetivo era ser um time defensivo, vou continuar testando aqui, acho q vou começar um novo e tentar uma abordagem diferente, por exemplo colocar a tática park the bus e em alguns momentos mudar a mentalidade dela, ou seja não mudar o seu formato e sim fazer os jogadores arriscarem mais.

Cria outro tópico ai mano e vamos falando, deve ter muitos que querem jogar defensivamente ou no contra ataque e nao conseguem também.

Então, tem aqui uma diferença importante. Uma coisa é um jogo defensivo de estacionar o ônibus, digamos assim, onde você joga essencialmente pelo empate, pra não perder e, caso faça um gol, melhor ainda. Outra é um jogo de transições rápidas e diretas onde você entra pra ganhar o jogo, atuando com a bola correndo grandes distâncias em pouco tempo, passes mais longos/diretos, meias que seguram a bola e atacantes que partem em velocidade nas costas da zaga, enfim, e que pode ou não utilizar o bloco baixo como arma pra abrir espaço. 

E qual a distinção? Pra você jogar em transições rápidas você precisa de uma estratégia pra roubar a bola rapidamente quando ela entrar no seu campo de defesa, precisa imediatamente fazer a ligação e atacar em velocidade. Quando joga de forma defensiva você simplesmente recua, fecha os espaços e fica rezando pra não sofrer gol. E essa distinção é o que o autor original desse tópico faz na introdução da tática.

Eu apostaria que 99,8% dos jogadores de FM que curtem contra-ataque querem as transições rápidas e não o jogo defensivo - ou seja, querem baixar as linhas pra poder atrair o adversário e responder rapidamente, em vez de ficar sofrendo 90 minutos sem levar gol. Mas pra isso você precisa, em primeiro lugar, contratar jogadores que se encaixem com esse estilo, senão não vai funcionar.

Eu realmente tô sem tempo pra abrir um save à parte e testar essas coisas, se por acaso encontrar algum tempo eu penso numa forma de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo tópico, voltei a jogar FM depois de um tempo parado e esse tópico fala de vários pontos que sempre me frustraram no FM, não ter sucesso defensivamente e nao conseguir contra ataques eficazes, o jogo sempre me parece que de maneira desbalanceada força qualquer equipe a ter uma disposição ofensiva em detrimento a defensiva, e sim as vezes que deu certo a tática defensiva é em momentos de fim de jogo para segurar um resultado e fazer o tempo passar, faça isso muito cedo e será punido, isso é dito pelo próprio jogo nas notas de rodapé rsrs

Cheguei aqui no tópico pesquisando sobre qual a melhor forma de usar as 3 táticas do jogo, sempre fiz táticas distintas com funções dos jogadores diferentes tentando ajustar uma forma defensiva, ofensiva e de contra ataque mas devido as mudanças grandes de uma tática para outra a familiaridade era muito prejudicada, isso eu acho um pouco limitado no jogo, afinal eu quero/gostaria ter a oportunidade de atuar com linha de 4 na defesa ou com 3 zagueiros quando o adversário atacar com dupla de ataque, de alterar meu falso nove para uma função ponta de lança para aproveitar a defesa exposta do adversário e uma bola nas costa da defesa, enfim com jogadores fazendo funções diferentes em cada tática e os jogadores terem a oportunidade de estarem bem familiarizado com essas mudanças, do que adianta o jogador fazer muito bem 5 funções de uma posição se eu fico "restrito" apenas a função treinada q ele tem familiaridade, mas o jogo me parece que não dá essa oportunidade, pq ele arrebenta a familiaridade tática e isso tem um peso descomunal pelo que entendi neste tópico, e também pq senti isso na pele várias e várias vezes.

Na vida real é cada vez mais comum jogadores fazerem vários papeis/funções e também posições diferentes e times mudarem táticas durante o jogo e isso não ser uma questão tão relevante como é no FM, claro desde que treinada previamente, enfim para mim isso é uma limitação do jogo que deveria ser corrigida há algum tempo.

Uma das belezas do futebol na parte tática é justamente esse duelo de como o treinador X virá para o jogo? 3 zagueiros? 3 ou 5 no meio? 2 atacantes, 3 ou 1? os laterais vao avançar? o Ponta vai voltar marcando e recompor ou não? todas essas respostas com base nas suas crenças para o jogo ditam qual estratégia abordar, como reagir a determinada situação, vimos isso agora na final da Copa do Brasil de maneira bem didática, mas me parece que o FM não consegue comportar esses comportamentos e situações com as diretrizes que o jogo está desenhado.

Levando em conta tudo o que vocês falaram vou dar mais peso a sempre estar com a familiaridade em dia nas 3 táticas, para isso vou usar 3 táticas com estilos o mais semelhante possivel, no caso vou usar no Bahia o 4-4-2 Losango buscando posse e um jogo mais verticalizado (Tiki Taka profundidade) usando nas táticas funções iguais nos jogadores e mexendo na mentalidade, altura dos blocos e pressão de acordo com a mentalidade adotada (Cautelosa-Equilibrado-Positiva).

 

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/09/2023 em 21:14, diegodfa disse:

Otimo tópico, voltei a jogar FM depois de um tempo parado e esse tópico fala de vários pontos que sempre me frustraram no FM, não ter sucesso defensivamente e nao conseguir contra ataques eficazes, o jogo sempre me parece que de maneira desbalanceada força qualquer equipe a ter uma disposição ofensiva em detrimento a defensiva, e sim as vezes que deu certo a tática defensiva é em momentos de fim de jogo para segurar um resultado e fazer o tempo passar, faça isso muito cedo e será punido, isso é dito pelo próprio jogo nas notas de rodapé rsrs

Cheguei aqui no tópico pesquisando sobre qual a melhor forma de usar as 3 táticas do jogo, sempre fiz táticas distintas com funções dos jogadores diferentes tentando ajustar uma forma defensiva, ofensiva e de contra ataque mas devido as mudanças grandes de uma tática para outra a familiaridade era muito prejudicada, isso eu acho um pouco limitado no jogo, afinal eu quero/gostaria ter a oportunidade de atuar com linha de 4 na defesa ou com 3 zagueiros quando o adversário atacar com dupla de ataque, de alterar meu falso nove para uma função ponta de lança para aproveitar a defesa exposta do adversário e uma bola nas costa da defesa, enfim com jogadores fazendo funções diferentes em cada tática e os jogadores terem a oportunidade de estarem bem familiarizado com essas mudanças, do que adianta o jogador fazer muito bem 5 funções de uma posição se eu fico "restrito" apenas a função treinada q ele tem familiaridade, mas o jogo me parece que não dá essa oportunidade, pq ele arrebenta a familiaridade tática e isso tem um peso descomunal pelo que entendi neste tópico, e também pq senti isso na pele várias e várias vezes.

Na vida real é cada vez mais comum jogadores fazerem vários papeis/funções e também posições diferentes e times mudarem táticas durante o jogo e isso não ser uma questão tão relevante como é no FM, claro desde que treinada previamente, enfim para mim isso é uma limitação do jogo que deveria ser corrigida há algum tempo.

Uma das belezas do futebol na parte tática é justamente esse duelo de como o treinador X virá para o jogo? 3 zagueiros? 3 ou 5 no meio? 2 atacantes, 3 ou 1? os laterais vao avançar? o Ponta vai voltar marcando e recompor ou não? todas essas respostas com base nas suas crenças para o jogo ditam qual estratégia abordar, como reagir a determinada situação, vimos isso agora na final da Copa do Brasil de maneira bem didática, mas me parece que o FM não consegue comportar esses comportamentos e situações com as diretrizes que o jogo está desenhado.

Levando em conta tudo o que vocês falaram vou dar mais peso a sempre estar com a familiaridade em dia nas 3 táticas, para isso vou usar 3 táticas com estilos o mais semelhante possivel, no caso vou usar no Bahia o 4-4-2 Losango buscando posse e um jogo mais verticalizado (Tiki Taka profundidade) usando nas táticas funções iguais nos jogadores e mexendo na mentalidade, altura dos blocos e pressão de acordo com a mentalidade adotada (Cautelosa-Equilibrado-Positiva).

 

Tô gostando do debate. Hehehehe

Olha, eu me tornei adepto da mentalidade básica - a Equilibrada. Acho ela excelente pra fazer qualquer coisa, seja jogar mais defensivo, mais atacante, enfim, acho mais fácil de trabalhar e de moldar ao seu gosto. Não corre riscos demais, nem de menos, enfim, pra mim é o ponto de partida ideal.

Em vez de fazer 3 táticas com 3 mentalidades diferentes, eu buscaria outro caminho. Primeiro eu consolidaria uma tática inicial, um jogo que fosse ofensivo sem ser excessivamente ofensivo ou arriscado demais, básico mesmo de FM. No teu caso por exemplo seria um 4-4-2 com essas características. Poucas instruções, coisa simples, aplicar sem complicar.

Quando essa primeira tática estivesse consolidada e redondinha, o que costuma levar mais ou menos metade de uma temporada, eu abria o segundo slot e começava a pensar na variação mais ofensiva. Sem mexer na mentalidade, tentaria decidir - como é que meu time vai ficar mais ofensivo? Vamos mudar funções e tarefas, vamos mexer nas instruções de equipe, ou as duas coisas? Particularmente sou mais adepto de tentar mexer nas instruções de equipe mas dá pra fazer de várias formas.

Deixaria as duas táticas rodando e ia usando até sentir que a variação mais atacante está redondinha também. Seria nesse ponto que eu começaria a pensar na terceira, a defensiva, que costuma ser a mais difícil de todas no FM. É difícil você jogar defensivamente no jogo sem se expor demais, tem n formas de se defender e simplesmente tacar as instruções ou as funções e tarefas pra mais defensivo não significa sucesso automático. Então eu teria que pensar...vou me defender como? Vai ser retendo a bola ao máximo, com o máximo de pressão possível, gastando tempo no toque de bola, ou vou entregar a bola ao adversário e fechar os espaços? Vou tentar jogar no contragolpe? Que tipo de mudanças nas instruções (ou mudanças em funções e tarefas) me ajudam com isso em relação à tática original?

E todas essas mudanças você pode testar/ajustar no Rate my Tactic, que é uma ferramenta muito boa pra dar o toque final nas suas táticas, enxergando coisas que nós como jogadores não vemos (e que a SI também não faz questão de mostrar): https://ratemytactic.web.app/

Particularmente acho mais fácil assim. Construir e consolidar uma tática já é todo um processo, imagina 3 ao mesmo tempo e com mentalidades diferentes? Fazendo de uma em uma você alcança um sistema de jogo de uma forma mais progressiva e, a meu ver, com muito mais segurança do que fazendo tudo ao mesmo tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Tsuru disse:

Tô gostando do debate. Hehehehe

Olha, eu me tornei adepto da mentalidade básica - a Equilibrada. Acho ela excelente pra fazer qualquer coisa, seja jogar mais defensivo, mais atacante, enfim, acho mais fácil de trabalhar e de moldar ao seu gosto. Não corre riscos demais, nem de menos, enfim, pra mim é o ponto de partida ideal.

Em vez de fazer 3 táticas com 3 mentalidades diferentes, eu buscaria outro caminho. Primeiro eu consolidaria uma tática inicial, um jogo que fosse ofensivo sem ser excessivamente ofensivo ou arriscado demais, básico mesmo de FM. No teu caso por exemplo seria um 4-4-2 com essas características. Poucas instruções, coisa simples, aplicar sem complicar.

Quando essa primeira tática estivesse consolidada e redondinha, o que costuma levar mais ou menos metade de uma temporada, eu abria o segundo slot e começava a pensar na variação mais ofensiva. Sem mexer na mentalidade, tentaria decidir - como é que meu time vai ficar mais ofensivo? Vamos mudar funções e tarefas, vamos mexer nas instruções de equipe, ou as duas coisas? Particularmente sou mais adepto de tentar mexer nas instruções de equipe mas dá pra fazer de várias formas.

Deixaria as duas táticas rodando e ia usando até sentir que a variação mais atacante está redondinha também. Seria nesse ponto que eu começaria a pensar na terceira, a defensiva, que costuma ser a mais difícil de todas no FM. É difícil você jogar defensivamente no jogo sem se expor demais, tem n formas de se defender e simplesmente tacar as instruções ou as funções e tarefas pra mais defensivo não significa sucesso automático. Então eu teria que pensar...vou me defender como? Vai ser retendo a bola ao máximo, com o máximo de pressão possível, gastando tempo no toque de bola, ou vou entregar a bola ao adversário e fechar os espaços? Vou tentar jogar no contragolpe? Que tipo de mudanças nas instruções (ou mudanças em funções e tarefas) me ajudam com isso em relação à tática original?

E todas essas mudanças você pode testar/ajustar no Rate my Tactic, que é uma ferramenta muito boa pra dar o toque final nas suas táticas, enxergando coisas que nós como jogadores não vemos (e que a SI também não faz questão de mostrar): https://ratemytactic.web.app/

Particularmente acho mais fácil assim. Construir e consolidar uma tática já é todo um processo, imagina 3 ao mesmo tempo e com mentalidades diferentes? Fazendo de uma em uma você alcança um sistema de jogo de uma forma mais progressiva e, a meu ver, com muito mais segurança do que fazendo tudo ao mesmo tempo. 

Esses debates são bom mesmo, obrigado pelo site eu sabia que tinha esse site mas nao me recordava o nome e é otimo para equilibrar melhor as taticas e tb pra aprender com as funções, inclusive já tenho coisas a ajustar na minha tática rsrs.

Então eu comecei o save com o Bahia e já estou chegando no inicio de Maio, a Coesão ainda é baixa e precisa evoluir, estou usando o 4-4-2 losango - Equilibrado como tática principal, e tenho outras duas alternando para Cauteloso e Positiva, com estilo Tiki Taka em Profundidade, nesse momento pelo nivel de enfrentamento das equipes acabo usando mais a Positiva e somente contra equipes mais fortes como Vitoria, Ceará, Fortaleza e Sport utilizo a tática Equilibrada.

Tendo em mente agora que eu iria manter o mesmo desenho tático e as funções nas 3 formações e alternaria apenas a mentalidade entre elas, comecei a notar que fazer pequenas alterações no estilo de jogo afetam pouco alguns itens da familiaridade ou até mesmo nada é alterado, então quando tem alguma pequena diferença é como se o que afetasse valesse o risco, mas tem algumas coisas q mudar drasticamente como por exemplo o estilo de passe e a velocidade de transição ou Liberdade criativa derrubam requisitos de familiaridade (aqueles quando você para o mouse em cima e um menu com níveis de carregamento é exibido) de maneira significativa.

E ai vem a minha primeira duvida que eu acho que tenho a resposta, mas apesar de me considerar um veterano de FM prefiro não perder tempo e seguir no caminho certo com a ajuda de vcs :-), quando eu tenho uma terceira formação no caso a Cautelosa que utiliza as mesmas funções e desenhos das outras duas formações, mas por motivos de estilo eu desejo colocar um passe mais rapido e uma transição mais rápida buscando o contra ataque, e isso faz com que "estilo de passe" nas barrinhas de progressão da familiaridade seja derrubado basta eu deixar a equipe ir treinando no decorrer dos dias e semanas, e mesmo que essa tática não seja utilizada ou definida como principal a ser treinada a familiaridade vai aumentar, e esse novo estilo de passe para essa formação será natural para a equipe?

E a minha segunda pergunta é a seguinte, nessa mesma tática Cautelosa que eu pretendo usar no Brasileirão contra alguns times e em situações de vantagem no placar, eu gostaria de ter sucesso usando o bloco mais baixo pra recuperar a bola e jogar em transições rápidas que é o intuito desse tópico rsrs, meu pensamento inicial era manter desenho tático e funções das outras duas táticas, tudo pra não ferrar com a familiaridade, apesar de isso pra mim ser muito contraditório rsrs

Enfim mesmo contraditório eu admito que manter o desenho inicial 4-4-2 Losango é possivel e eu nao preciso alterar isso, e que posso fazer algumas alterações no meu estilo de passe e transição porque esse estilo seria aprendido pela equipe com treinamento no decorrer dos dias (aqui eu mesmo respondo a primeira pergunta que fiz rsrs) e eu posso sim alterar até outras coisas pq eu já notei que não afetam tanto a familiaridade, agora e as funções dos atletas? isso eu não consigo abrir mão rsrs eu vou ter que alterar pq não faz o menor sentido eu utilizar funções que não vão potencializar o estilo de jogo que eu quero praticar, afinal essa formação Cautelosa com bloco baixo e transição rápida necessita de outras virtudes que o estilo Inicial de Tiki Taka em profundidade não me proporciona para o estilo de jogo que eu quero praticar.

Então o que fazer? simplesmente mudar as funções dos atletas porque eles tem atributos para cumprir essas funções, mas não estão familiarizado porque treinam e jogam a maior parte do tempo em outras funções e assumir o risco de uma queda brusca com relação a adaptação a função? Ter substitutos no banco que treinem nessas novas funções para esse estilo de situação e esses jogadores entrem no jogo nesse momento? Seria uma mescla das duas coisas, ter no banco jogadores para essas situações e em alguns casos aceitar o risco de uma função nao tão bem adaptada?

Minha conclusão por enquanto é ter no banco jogadores capazes de alternar esse estilo que já venham treinando essa função, o fato de ter 5 substituições ajuda também nessas horas, em determinados momentos sei que não vai da pra mudar o estilo e tudo ficar "redondinho" mas ai vou ter que aceitar o risco.

Usando como exemplo o cenário do Bahia, vamos dizer que como jogo em Losango no meio com dupla de ataque na frente, quando eu alternar para o modo Cauteloso quero que os dois Carrileiros que jogam na MC façam a função de Médio Recuperador de Bolas e que um dos atacantes alterne de F9 para Ponta de Lança, então eu teria que lançar 3 jogadores do Banco que já venham treinando nessas funções para que eu alterne o modo de jogo da melhor maneira possivel e possa extrair o melhor desse estilo, isso é uma situação hipotética não sei se essas funções seriam as melhores, apesar de que eu gosto muito de um Ponta de Lança veloz para explorar os espaços e dificilmente abriria mão de um nessas situações rsrs e afinal o estilo que quero de contra ataque é esse mesmo, transição rápida e jogadores velozes nas costas dos zagueiros, seria de maneira resumida o que o Botafogo fez nesse primeiro turno de Campeonato Brasileiro, vou dar a posse ao adversário, fechar espaços e marcar forte em bloco baixo pra roubar a bola e sair em velocidade.

Desculpem pelo longo texto mas foi necessário rsrs

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

So queria registrar aqui @Tsuru, quanto mais vejo o site Rate My Tatic mais eu vejo o tanto de merda que eu fazia e ainda faço, não estou me referindo em acessar o site e deixar a tática 5 estrelas até pq isso apenas diz pouca coisa, falo do material de sugestão que o site apresenta.

A tradução é feia e complicada as vezes, mas dá pra aprender muita coisa fuçando ali... com certeza dá pra jogar muito melhor e fazer muito mais do que faço buscando um jogo reativo e no jogo propositivo tb, estou jogando o game muito melhor e muitos jogos no alargado que antes pra mim era tortura e agora parece que é algo fundamental pra mim nem sinto o tempo passar kkkkkkkkkk

Eu já conhecia o site mas nunca tinha me aprofundado tanto, vale muito a pena pq estou desfrutando do jogo de uma forma bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/27/2023 at 2:22 PM, RicardoRodrigues said:


Os gols que acabo fazendo, são na maioria quando estou na mentalidade positiva, são raros os jogos que saio na defensiva faço um gol e seguro o resultado, para isso ocorrer tem que ser aquele jogo em que o adversário erre todas as chances, ou meu goleiro esteja de aniversário e pegue tudo haha.

Estou na 4° temporada com o sunderland ja na primeira divisão no FM 23, mas sempre lutando para não cair hahaha

Pra jogar na Defensiva ou Cautelosa e ser efetivo no ataque so tendo jogadores bem qualificados com a bola. No PSG quando joguei com ambas as mentalidades alem de maior proteççao defensiva tinha muita posse bola e encaixava uns gols que ja matavam o jogo pque o adversario pouco tinha a bola e quando tinha esbarrava na defesa. 

On 9/28/2023 at 5:14 PM, diegodfa said:

Otimo tópico, voltei a jogar FM depois de um tempo parado e esse tópico fala de vários pontos que sempre me frustraram no FM, não ter sucesso defensivamente e nao conseguir contra ataques eficazes, o jogo sempre me parece que de maneira desbalanceada força qualquer equipe a ter uma disposição ofensiva em detrimento a defensiva, e sim as vezes que deu certo a tática defensiva é em momentos de fim de jogo para segurar um resultado e fazer o tempo passar, faça isso muito cedo e será punido, isso é dito pelo próprio jogo nas notas de rodapé rsrs

Cheguei aqui no tópico pesquisando sobre qual a melhor forma de usar as 3 táticas do jogo, sempre fiz táticas distintas com funções dos jogadores diferentes tentando ajustar uma forma defensiva, ofensiva e de contra ataque mas devido as mudanças grandes de uma tática para outra a familiaridade era muito prejudicada, isso eu acho um pouco limitado no jogo, afinal eu quero/gostaria ter a oportunidade de atuar com linha de 4 na defesa ou com 3 zagueiros quando o adversário atacar com dupla de ataque, de alterar meu falso nove para uma função ponta de lança para aproveitar a defesa exposta do adversário e uma bola nas costa da defesa, enfim com jogadores fazendo funções diferentes em cada tática e os jogadores terem a oportunidade de estarem bem familiarizado com essas mudanças, do que adianta o jogador fazer muito bem 5 funções de uma posição se eu fico "restrito" apenas a função treinada q ele tem familiaridade, mas o jogo me parece que não dá essa oportunidade, pq ele arrebenta a familiaridade tática e isso tem um peso descomunal pelo que entendi neste tópico, e também pq senti isso na pele várias e várias vezes.

Na vida real é cada vez mais comum jogadores fazerem vários papeis/funções e também posições diferentes e times mudarem táticas durante o jogo e isso não ser uma questão tão relevante como é no FM, claro desde que treinada previamente, enfim para mim isso é uma limitação do jogo que deveria ser corrigida há algum tempo.

Uma das belezas do futebol na parte tática é justamente esse duelo de como o treinador X virá para o jogo? 3 zagueiros? 3 ou 5 no meio? 2 atacantes, 3 ou 1? os laterais vao avançar? o Ponta vai voltar marcando e recompor ou não? todas essas respostas com base nas suas crenças para o jogo ditam qual estratégia abordar, como reagir a determinada situação, vimos isso agora na final da Copa do Brasil de maneira bem didática, mas me parece que o FM não consegue comportar esses comportamentos e situações com as diretrizes que o jogo está desenhado.

Levando em conta tudo o que vocês falaram vou dar mais peso a sempre estar com a familiaridade em dia nas 3 táticas, para isso vou usar 3 táticas com estilos o mais semelhante possivel, no caso vou usar no Bahia o 4-4-2 Losango buscando posse e um jogo mais verticalizado (Tiki Taka profundidade) usando nas táticas funções iguais nos jogadores e mexendo na mentalidade, altura dos blocos e pressão de acordo com a mentalidade adotada (Cautelosa-Equilibrado-Positiva).

 

talvez no fm 24 essas mudanças drasticas de tatica sejam mais possiveis 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, senna889091 disse:

Pra jogar na Defensiva ou Cautelosa e ser efetivo no ataque so tendo jogadores bem qualificados com a bola. No PSG quando joguei com ambas as mentalidades alem de maior proteççao defensiva tinha muita posse bola e encaixava uns gols que ja matavam o jogo pque o adversario pouco tinha a bola e quando tinha esbarrava na defesa. 

talvez no fm 24 essas mudanças drasticas de tatica sejam mais possiveis 

pode citar um exemplo do que usou na tática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, felipevalle disse:

pode citar um exemplo do que usou na tática?

 

6 horas atrás, senna889091 disse:

Pra jogar na Defensiva ou Cautelosa e ser efetivo no ataque so tendo jogadores bem qualificados com a bola. No PSG quando joguei com ambas as mentalidades alem de maior proteççao defensiva tinha muita posse bola e encaixava uns gols que ja matavam o jogo pque o adversario pouco tinha a bola e quando tinha esbarrava na defesa. 

talvez no fm 24 essas mudanças drasticas de tatica sejam mais possiveis 

Faz sentido essa questão do bom passe e técnica, mas depois de tanto vasculhar o RateMyTatic algumas coisas pra mim ficaram claras e tenho notado muita melhora nos contra ataques, é necessário que existam mais parcerias diretas do que sobrepostas para o contra ataque ficar mais eficaz, são as parcerias rosas mostrada no RateMyTatic isso é a base pra deixar o contra ataque mais eficaz.

Voce pode optar por contra ataque diretos, com bolas longas percorrendo longas distancias com ritmo mais alto (Estacionar o Ônibus) ou passes curtos com ritmo mais alto fazendo a bola passar mais pelo meio (Contra-Ataque Fluido), e por isso talvez a importância do passe pq com ritmo mais alto é mais fácil de os jogadores errarem, outras coisas que norteiam as minhas escolhas são;

Marcar a opção em Transição de Contra-Atacar vai fomentar e fazer com que os contra ataques aconteçam com mais frequência.

Quanto mais inteligência de movimento, habilidade de mobilidade, consciência, tomada de decisão e alguns esforço seus jogadores tiverem melhor;

Movimento sem bola:  Quão bem um jogador pode se mover para posições úteis para receber um passe ou criar espaços para os companheiros.

Atributos primários: Sem bola e Compostura
Atributos mentais exigidos: Antecipação, Decisão e Trabalho em Equipe (Movimento) Compostura e Concentração (Foco) Determinação ou índice de Trabalho (Esforço)
Habilidades físicas relacionadas: Aceleração, Agilidade, Velocidade (Mobilidade). Mobilidade é uma das coisas fundamentais pra usar o Contra-Atacar e o Contra Pressão (Maior Risco) pq é o que o jogador vai utilizar pra trocar a transição de com bola para sem bola de forma rápida, que geralmente é o que todo time quer em uma transição de perda ou ganho da posse, mas nem sempre isso é possivel seja pelo adversário ter mais mobilidade que você, seja pq seus jogadores nao tem muita mobilidade ou até mesmo pq sua tática tem mais parcerias sobrepostas o que dificulta uma transição rápida, pra mim as funções táticas de transição são das mais importante na tática, aquilo é um ajuste fino fundamental, e dependendo do seu time ser top da liga ou não, quem vai ditar a marcação disso ou nao é a força do adversário, é jogo a jogo, na duvida é melhor não marcar nada ou diminuir/equilibrar o risco dependendo do seu estilo de jogo ser de maior ou menor risco, marcando pra reagrupar ou manter forma (Menos Risco).

Muitas vezes dependendo de onde vc está treinando voce nao vai ter tudo isso em um jogador, mas na montagem do elenco e escolha dos jogadores voce pode pesar mais uma coisa do que outra nos atributos além de saber o nível da liga pra nortear certas coisas.

Enfim do outro lado vai ter um adversário também fazendo de tudo pra matar seu contra ataque e se ele for muito melhor que seus jogadores pode te anular e evitar seus contra ataques, as vezes a gente esquece disso tb rsrs

Tem outras opções tb que pode fomentar mais os contra ataques, tipo mandar o goleiro distribuir rapidamente é uma forma de fomentar mais contra ataques, se vai ser eficaz ai é outra historia..

 

 

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 25/10/2023 em 16:43, diegodfa disse:

Faz sentido essa questão do bom passe e técnica, mas depois de tanto vasculhar o RateMyTatic algumas coisas pra mim ficaram claras e tenho notado muita melhora nos contra ataques, é necessário que existam mais parcerias diretas do que sobrepostas para o contra ataque ficar mais eficaz, são as parcerias rosas mostrada no RateMyTatic isso é a base pra deixar o contra ataque mais eficaz.

Vou reviver o tópico aqui porquê duas coisas me chamaram atenção:

1 - Até onde o RateMyTatic faz sentido? Eu acho que já montei táticas suficientes cinco estrelas lá que não renderam o esperado. Parece que a plataforma limita certas coisas.

2 - No tópico, o autor usa táticas que eu tenho absoluta certeza que o RMT falaria que tem problemas e mesmo assim conseguiu ser bem sucedido. A distribuição de tarefas das formações inclusive me incomodou bastante. O princípio 323 é para se levar como dilema?

Eu acho que o FM cada versão, eles aumentam mais o número de possibilidades para você criar uma tática, mas fazê-las render é totalmente dependente de: Jogadores, CA do adversário, reputação (sua e do restante) e agora o balneário também influencia demais.

Isso desanima bastante pois no papel é perfeito, mas na teoria o jogo de certa forma te impede. Eu acompanho algumas carreiras no Profissão Manager e vejo que os treinadores demoram temporadas e temporadas para conseguir emplacar o objetivo. Pois ao longo dos anos, já conseguiram coletar tudo: bons jogadores, boa reputação, uma cadeia de atributos selecionadas a dedo, etc...

No final do dia, não é a tática e sim os jogadores disponíveis. Você pode botar a pior tática, mas se tiver bons jogadores, você vai ganhar tudo. Eu odeio essa função de "entregar colete". Acho que o jogo poderia e deveria ser mais que isso.

Por isso eu só fico nas divisões inferiores. Onde é possível montar uma tática e desafiar as probabilidades. Agora em divisões superiores, é difícil pra caralho.

Jogar no Park the Bus? Não. Eu quero jogar bonito mesmo sendo candidato à descida. Como o Brighton faz, por exemplo. É um time extremamente cauteloso e jogam com bloco baixo com os pontas fechando a defesa por dentro. De Zerbi é foda! Mas vai tentar fazer isso no FM...

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Banton disse:

1 - Até onde o RateMyTatic faz sentido? Eu acho que já montei táticas suficientes cinco estrelas lá que não renderam o esperado. Parece que a plataforma limita certas coisas.

Eu já tive várias fases com o Rate my Tactic. Já achei o máximo, já odiei, já achei ok, enfim. Hoje eu acho que é uma ferramenta pra encaixe e finalização da tática, não acho que seja pra gênese dela.

O que quero dizer com isso? Bom, vou usar o exemplo do save do Gringo, que tô contando no Profissão Manager, que acho que fica mais fácil de entender.

  • A primeira coisa que eu fiz foi analisar o meu elenco e entender o que tinha nas mãos. Quem sabia fazer o que? Meus laterais eram mais ofensivos ou mais defensivos? E meus meias, quem era volante, quem sabia fazer o segundo homem de meio e quem sabia fazer o terceiro? Meus pontas eram mais pra jogar por dentro, por fora/abertos, ou uma mistura dos dois? E meus centroavantes eram mais goleadores ou mais de suporte?
  • Com essa análise eu cheguei à conclusão que, pelas características do elenco, poderia render num 4-3-3 ou num 4-2-3-1. Como meu time não era favorito à subida de divisão, eu optei por um 4-3-3.
  • Ao optar pelo 4-3-3 comecei a distribuir as funções com certa lógica. Se na esquerda eu tenho um ponta que joga por dentro (destro) e um lateral que é mais ofensivo (DL-At/Ala), é natural que eles atuem dessa forma e que o meia daquele lado seja mais contido (segundo homem de meio). Isso significa que o meia central da direita vai jogar encostando mais no ataque (CM-At, CJA-At ou Mezzala Ap/At).
  • Meus centroavantes eram essencialmente goleadores (PL/Pl Fixo). Como gosto sempre de ter uma dupla de ataque, se o centroavante é mais goleador o ponta é um atacante de suporte, portanto AI-Ap.
  • Na direita a ideia inicial era usar um EI-Ap, por dentro, com um Ala Ap por fora e um Pivô Defensivo na volância. Mas meus pontas direitos rendiam mais como Extremo comum, daí mudei pra um Ex-Ap mesmo e deixei a direita assim, Ala Ap, Ex Ap e CM-At.
  • Ora, se tenho um Pivô Defensivo, que é um volante que recua pra ajudar na saída de bola, ele precisa de um meia que encoste nele e ajude a levar a bola pro meio, logo um CJR-Ap é perfeito aqui, e coloquei.
  • Com esse desenho inicial eu fui ao RMT e distribuí na tática as funções e tarefas. Depois coloquei as instruções pra ver se ficava bom, se não dava conflito com nada, enfim, porque o RMT faz isso muito bem, ele analista a combinação de instruções coletivas e individuais pra ver se não tem nada contraditório ou estranho. Eu comecei com "Jogar a Partir da Defesa", "Contra-Pressão", "Ritmo mais Alto" e "Pressionar mais".
  • Ficou bom no RMT, cinco estrelas, e fui testar no jogo. Mas com as primeiras partidas eu comecei a perceber que o CM-At não tava rendendo bem e que um PL Fixo ficava melhor no ataque. Então quis testar um Mezzala AT e gostei do resultado.
  • Voltei ao RMT pra ver como ficava a tática com um PL Fixo e um Mezzala AT, e a ferramenta sinalizou que do lado direito ficava menos forte defensivamente - testei um DL-Ap no RMT por ali e ficou ótimo (e fazia sentido visto que o terceiro homem agora era mais ofensivo). Mas agora o RMT dizia que eu estava correndo muitos riscos ofensivos (por causa do Mezzala) e não me dava cinco estrelas, até que eu coloquei "Manter Formação" nas instruções de transição e pimba, deu 5 estrelas.
  • Voltei pro FM e fui jogar, fechei a temporada campeão com apenas 2 derrotas, o time joga um futebol ofensivo, agressivo e bonito de ver e é muito seguro defensivamente. Uma mistura de tática, contratações e gestão de elenco (tivemos por exemplo pouquíssimas lesões graves durante a temporada).

Agora vamos lá, se eu pegar essa mesma tática no RMT e mexer em algumas funções e tarefas, inverter por exemplo os lados, com o Mezzala AT na esquerda com o AI e o CJR-Ap na direita com um EX-At e um Ala-Ap, ele me dá cinco estrelas na mesma. Eu gostei do resultado no jogo? Não. O DL-Ap tende a ficar isolado com o Mezzala subindo rapidamente, o CJR e o Extremo jogam mais longe um do outro, enfim, a saída de bola fica prejudicada e o rendimento é menor.

É uma ferramenta, eu enxergo como algo pra te ajudar a encaixar as peças e fazer ajustes finais (eu não colocaria Manter Formação por iniciativa própria). Mas eu não usaria pra criar a tática do zero, ela não substitui a lógica e simplesmente não sabe o que teus jogadores são capazes de fazer, que é algo que as últimas versões do FM tem valorizado bastante. Então não adianta montar um meio com Trinco, CJA e MAA se teus jogadores não sabem fazer essas funções, a chance de não funcionar é bem pequena. E também não adianta ser 5 estrelas se você tá vendo que no jogo não rende.

13 horas atrás, Banton disse:

2 - No tópico, o autor usa táticas que eu tenho absoluta certeza que o RMT falaria que tem problemas e mesmo assim conseguiu ser bem sucedido. A distribuição de tarefas das formações inclusive me incomodou bastante. O princípio 323 é para se levar como dilema?

Já cometi esse erro outras vezes.

Evita usar o RMT pra "aprovar" ou "ajustar" as táticas feitas por jogadores humanos. Ou você usa o RMT pra finalizar a tática que você mesmo criou/montou, ou testa e ajusta direto no FM a tática feita por outros jogadores humanos, sem RMT. Uma mistura de ambos não costuma dar bom resultado.

13 horas atrás, Banton disse:

Eu acho que o FM cada versão, eles aumentam mais o número de possibilidades para você criar uma tática, mas fazê-las render é totalmente dependente de: Jogadores, CA do adversário, reputação (sua e do restante) e agora o balneário também influencia demais.

Tem uma lógica por trás disso que é limitar o quanto você pode render com jogadores não tão bons. Mas continuo a achar que boas táticas no FM conseguem extrair o máximo e o melhor dos jogadores que você tem, e é aí que a gente faz a diferença.

13 horas atrás, Banton disse:

Jogar no Park the Bus? Não. Eu quero jogar bonito mesmo sendo candidato à descida. Como o Brighton faz, por exemplo. É um time extremamente cauteloso e jogam com bloco baixo com os pontas fechando a defesa por dentro. De Zerbi é foda! Mas vai tentar fazer isso no FM...

No FM é sempre melhor atacar, é mais fácil e os resultados costumam ser melhores. Nem esquento mais a cabeça e me divirto bem mais com um time ofensivo e agressivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2023 em 11:49, Tsuru disse:

No FM é sempre melhor atacar, é mais fácil e os resultados costumam ser melhores. Nem esquento mais a cabeça e me divirto bem mais com um time ofensivo e agressivo.

Eu vou começar a aderir duas idéias suas:

1 - Dá pra atacar em mentalidades baixas e faço aqui até uma crítica. Acho que o FM introduziu muito mal essas funções. Inclusive queria te pedir aquele seu conteúdo sobre como funciona cada mentalidade e como ela afeta passe, largura, etc...

2 - Desse tópico tiro uma nova idéia: usar uma formação porém com 3 mentalidades diferentes para cada cenário da partida.

Eu vi um vídeo onde o rapaz utiliza dessa idéia do tópico e gostei do que vi.

No mais, comecei um save na Escócia onde me permite ser mais expressivo ao invés de pragmático como em ligas de maior nível e desnivelamento para testar essas coisas.

Sempre que eu paro de jogar FM desaprendo tudo. O engraçado é que eu leio as próprias coisas que produzi aqui nessa área e fico espantado como consigo esquecer do jogo. Ele é muito completo. É um simulador espetacular. Nenhum save é monótono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Banton disse:

Eu vou começar a aderir duas idéias suas:

1 - Dá pra atacar em mentalidades baixas e faço aqui até uma crítica. Acho que o FM introduziu muito mal essas funções. Inclusive queria te pedir aquele seu conteúdo sobre como funciona cada mentalidade e como ela afeta passe, largura, etc...

2 - Desse tópico tiro uma nova idéia: usar uma formação porém com 3 mentalidades diferentes para cada cenário da partida.

Eu vi um vídeo onde o rapaz utiliza dessa idéia do tópico e gostei do que vi.

No mais, comecei um save na Escócia onde me permite ser mais expressivo ao invés de pragmático como em ligas de maior nível e desnivelamento para testar essas coisas.

Sempre que eu paro de jogar FM desaprendo tudo. O engraçado é que eu leio as próprias coisas que produzi aqui nessa área e fico espantado como consigo esquecer do jogo. Ele é muito completo. É um simulador espetacular. Nenhum save é monótono.

Eu tenho que trazer pra cá o conteúdo sobre mentalidades. Na real a minha vontade é produzir um, mas me falta mesmo tempo.

Se eu fosse você, e considerando mesmo que você prefere jogar com um sistema de jogo em vez de uma tática única, eu não mexeria na mentalidade. Usa Equilibrado em todas, porque ela se adequa a qualquer coisa que você queira fazer, e tenta variar ou as funções e tarefas, ou as instruções coletivas, ou as instruções individuais. Daria até pra variar tudo mas acho que pode complicar um pouquinho.

Mentalidade é muito complicado porque mexe no comportamento dos jogadores de uma forma que a gente tem pouco controle. Um Avançado Interior com tarefa Apoiar na mentalidade Equilibrada vai se comportar exatamente como um jogador de apoio, mas numa Positiva ou Atacante ele vai assumir uma posição em campo bem mais avançada. E é complexo avaliar muito bem o impacto de cada função e tarefa em cada mentalidade, a chance de você se enrolar é enorme.

Vai pelo mais simples que você brilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Eu tenho que trazer pra cá o conteúdo sobre mentalidades. Na real a minha vontade é produzir um, mas me falta mesmo tempo.

Você já trouxe em forma de comentário. Era uma planilha ou um print de como elas funcionam. Eu tô procurando mas não consigo encontrar. Se você achar, me manda.

Joguei bastante na Defensiva e meu time engolia os times adversários com posse de bola (e eu nem gosto de posse de bola). Eu fiz uma goleada encima do Rangers dessa forma. Vieram no 4-4-2 (Formação padrão da Escócia) e eu fui de 4-3-3. Não queria usar o 4-3-3 mas devido a paixão pelo Kick n Rush da máquina, é a formação que vou ter que usar para ter algum sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sigo aqui na minha luta de jogar melhor, de ter mais controle no que estou fazendo e buscando... sobre o RMT essa questão de ser 5 estrelas é muito superficial, aquela tela inicial onde monta a tatica ao meu ver é somente pra entender que tipo de parceria vc está utilizando e que impacto ela pode ter no seu estilo de jogo, o ouro do site está nas explicações de cada coisa, tentar racionalizar da melhor maneira possivel o jogo, pq no final de tudo é um jogo, me chamem de maluco mas eu criei uma planilha que analisa o meu plantel pra saber que tipo de jogador eu tenho, qual habilidade mental? Inteligente, Esforçado, Focado? Qual nível de habilidade com bola? Criativo, Consciente ou Tomada de Decisão? E sem a bola qual capacidade de movimento, consciência e tomada de decisão? Fisicamente o que cada um entrega presença aérea, presença física ou mobilidade?

Qual meu nivel de transição? meu time é capaz de fazer contra pressão até que ponto? E contra atacar eu tenho jogadores que se movimentam de maneira inteligente e geram conexões para que isso ocorra? Meu estilo de jogo é arriscado ou menos arriscado, sendo assim, eu quero correr mais risco na transiçao de jogo ou menos risco para equilibrar um estilo de jogo arriscado ou potencializar um estilo de alto risco, ou equilibrar correndo mais risco pq o estilo de jogo é de baixo risco?

Quero montar um time baseado no ataque ou na defesa? meu estilo de marcação é agressivo ou não? tudo isso está respondido no RMT, e analisar de maneira mais racional os jogadores me fez entender melhor do jogo, de avaliar melhor as ameaças do oponente, de alternar uma mentalidade ou estilo durante o jogo, de ter variação tatica que faça sentido, de treinar melhor (pqp como eu melhorei isso aqui), de saber que tipo de elenco quero montar e qual rumo estou tomando para isso, não subestimo mais as habilidades mentais e fisicas de forma alguma, muitas vezes são mais importantes que habilidades de ataque e defesa, entendo que tem jogador meu que oscila muito pq ele tem talento mas nao é esforçado, quantos desse quero no elenco e no meu 11 inicial? e tenho jogadores esforçados que são de grande valia e antes eram escanteados, sabe aquele atacante que fica impedido mil vezes quando vc ve o jogo no alargado? tem explicação, o movimento dele sem bola é ruim pq o trabalho de equipe dele é péssimo (esse era o meu caso) então ele como ponta de lança vai ficar impedido muitas vezes, como avançado trabalhador é melhor pq reduz esses impedimentos.

Enfim, ao mesmo tempo que noto melhoria no meu jogo fico com receio de detalhar tanto e o jogo perder o brilho, mas vale o risco, jogo desde CM01/02 e pra mim esse é o melhor momento de entendimento do que o jogo oferece e como oferece, vou colocar aqui uma imagem dessa minha planilha de analise de elenco, que ainda nao está pronta, que não é magica mas ajuda na tomada de decisão e a enxergar o game de forma mais racional, de tentar extrair o melhor dos jogadores, de entender os limites, de entender que da pra fazer mais e melhor seja atacando ou defendendo, de aceitar ou não o risco de determinada ação.

Só consegui colocar link pra imagem da planilha 😁

https://drive.google.com/file/d/1CXZC4WwNMwgUmQHmuw2pv0Yjeleqq661/view?usp=sharing

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2023 em 11:49, Tsuru disse:

Eu já tive várias fases com o Rate my Tactic. Já achei o máximo, já odiei, já achei ok, enfim. Hoje eu acho que é uma ferramenta pra encaixe e finalização da tática, não acho que seja pra gênese dela.

O que quero dizer com isso? Bom, vou usar o exemplo do save do Gringo, que tô contando no Profissão Manager, que acho que fica mais fácil de entender.

  • A primeira coisa que eu fiz foi analisar o meu elenco e entender o que tinha nas mãos. Quem sabia fazer o que? Meus laterais eram mais ofensivos ou mais defensivos? E meus meias, quem era volante, quem sabia fazer o segundo homem de meio e quem sabia fazer o terceiro? Meus pontas eram mais pra jogar por dentro, por fora/abertos, ou uma mistura dos dois? E meus centroavantes eram mais goleadores ou mais de suporte?
  • Com essa análise eu cheguei à conclusão que, pelas características do elenco, poderia render num 4-3-3 ou num 4-2-3-1. Como meu time não era favorito à subida de divisão, eu optei por um 4-3-3.
  • Ao optar pelo 4-3-3 comecei a distribuir as funções com certa lógica. Se na esquerda eu tenho um ponta que joga por dentro (destro) e um lateral que é mais ofensivo (DL-At/Ala), é natural que eles atuem dessa forma e que o meia daquele lado seja mais contido (segundo homem de meio). Isso significa que o meia central da direita vai jogar encostando mais no ataque (CM-At, CJA-At ou Mezzala Ap/At).
  • Meus centroavantes eram essencialmente goleadores (PL/Pl Fixo). Como gosto sempre de ter uma dupla de ataque, se o centroavante é mais goleador o ponta é um atacante de suporte, portanto AI-Ap.
  • Na direita a ideia inicial era usar um EI-Ap, por dentro, com um Ala Ap por fora e um Pivô Defensivo na volância. Mas meus pontas direitos rendiam mais como Extremo comum, daí mudei pra um Ex-Ap mesmo e deixei a direita assim, Ala Ap, Ex Ap e CM-At.
  • Ora, se tenho um Pivô Defensivo, que é um volante que recua pra ajudar na saída de bola, ele precisa de um meia que encoste nele e ajude a levar a bola pro meio, logo um CJR-Ap é perfeito aqui, e coloquei.
  • Com esse desenho inicial eu fui ao RMT e distribuí na tática as funções e tarefas. Depois coloquei as instruções pra ver se ficava bom, se não dava conflito com nada, enfim, porque o RMT faz isso muito bem, ele analista a combinação de instruções coletivas e individuais pra ver se não tem nada contraditório ou estranho. Eu comecei com "Jogar a Partir da Defesa", "Contra-Pressão", "Ritmo mais Alto" e "Pressionar mais".
  • Ficou bom no RMT, cinco estrelas, e fui testar no jogo. Mas com as primeiras partidas eu comecei a perceber que o CM-At não tava rendendo bem e que um PL Fixo ficava melhor no ataque. Então quis testar um Mezzala AT e gostei do resultado.
  • Voltei ao RMT pra ver como ficava a tática com um PL Fixo e um Mezzala AT, e a ferramenta sinalizou que do lado direito ficava menos forte defensivamente - testei um DL-Ap no RMT por ali e ficou ótimo (e fazia sentido visto que o terceiro homem agora era mais ofensivo). Mas agora o RMT dizia que eu estava correndo muitos riscos ofensivos (por causa do Mezzala) e não me dava cinco estrelas, até que eu coloquei "Manter Formação" nas instruções de transição e pimba, deu 5 estrelas.
  • Voltei pro FM e fui jogar, fechei a temporada campeão com apenas 2 derrotas, o time joga um futebol ofensivo, agressivo e bonito de ver e é muito seguro defensivamente. Uma mistura de tática, contratações e gestão de elenco (tivemos por exemplo pouquíssimas lesões graves durante a temporada).

Agora vamos lá, se eu pegar essa mesma tática no RMT e mexer em algumas funções e tarefas, inverter por exemplo os lados, com o Mezzala AT na esquerda com o AI e o CJR-Ap na direita com um EX-At e um Ala-Ap, ele me dá cinco estrelas na mesma. Eu gostei do resultado no jogo? Não. O DL-Ap tende a ficar isolado com o Mezzala subindo rapidamente, o CJR e o Extremo jogam mais longe um do outro, enfim, a saída de bola fica prejudicada e o rendimento é menor.

É uma ferramenta, eu enxergo como algo pra te ajudar a encaixar as peças e fazer ajustes finais (eu não colocaria Manter Formação por iniciativa própria). Mas eu não usaria pra criar a tática do zero, ela não substitui a lógica e simplesmente não sabe o que teus jogadores são capazes de fazer, que é algo que as últimas versões do FM tem valorizado bastante. Então não adianta montar um meio com Trinco, CJA e MAA se teus jogadores não sabem fazer essas funções, a chance de não funcionar é bem pequena. E também não adianta ser 5 estrelas se você tá vendo que no jogo não rende.

Já cometi esse erro outras vezes.

Evita usar o RMT pra "aprovar" ou "ajustar" as táticas feitas por jogadores humanos. Ou você usa o RMT pra finalizar a tática que você mesmo criou/montou, ou testa e ajusta direto no FM a tática feita por outros jogadores humanos, sem RMT. Uma mistura de ambos não costuma dar bom resultado.

Tem uma lógica por trás disso que é limitar o quanto você pode render com jogadores não tão bons. Mas continuo a achar que boas táticas no FM conseguem extrair o máximo e o melhor dos jogadores que você tem, e é aí que a gente faz a diferença.

No FM é sempre melhor atacar, é mais fácil e os resultados costumam ser melhores. Nem esquento mais a cabeça e me divirto bem mais com um time ofensivo e agressivo.

"e não me dava cinco estrelas, até que eu coloquei "Manter Formação" nas instruções de transição e pimba, deu 5 estrelas."

"É uma ferramenta, eu enxergo como algo pra te ajudar a encaixar as peças e fazer ajustes finais (eu não colocaria Manter Formação por iniciativa própria)."

O destaque em negrito do seu relato principalmente o segundo, entre muitas coisas foi isso que o RMT me fez entender, o FM é um jogo onde vc corre mais risco, menos risco, equilibra os riscos, saber isso mudou completamente meu modo de jogar, a verdade é que sempre que eu ia jogar e chegava em transição e marcava contra pressao e contra atacar eu achava q nao fazia sentido, q eu marcava por marcar, que nao tem nada melhor que isso e pq eu faria diferente? Pra que? Bom agora eu sei rsrs o mesmo vale pra instruções de oposição, não faz sentido marcar tudo como vejo muitos jogadores fazerem, na maioria dos casos é algo redundante fazer isso (melhor dos casos) no pior cenario vc vai desfazer e estragar tudo que vc fez na montagem da sua tatica.

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, diegodfa disse:

Bicho, isso é muito maneiro. Eu sei fazer planilha mas não dessa forma. Faço só um bagulho bem básico. Muito maneiro mesmo como você colocou tudo isso, faz o jogo ficar mais fácil. Eu estava assistindo essas madrugadas no Youtube um cara que usa Python para descobrir quem ele deve contratar e escalar. Muito foda!

O jogo é espetacular, irmão. É por isso que a gente vicia. Eu jogo desde o FM 13. São 10 anos de FM e ainda continuo aprendendo. São horas e horas na frente do computador, os olhos doem e ficam cansados, mas vale a pena no final.

Eu consegui montar uma tática de bloco baixo que estou satisfeito. Deu 5 estrelas mas segui as dicas do Tsuru e me baseei pelo jogo. Depois fui olhar se tinha algum defeito e curiosamente não tem nenhum além de eu mesmo e a qualidade dos jogadores.

doA9whX.png

8 horas atrás, diegodfa disse:

sabe aquele atacante que fica impedido mil vezes quando vc ve o jogo no alargado? tem explicação, o movimento dele sem bola é ruim pq o trabalho de equipe dele é péssimo (esse era o meu caso) então ele como ponta de lança vai ficar impedido muitas vezes, como avançado trabalhador é melhor pq reduz esses impedimentos.

Isso pode partir muito da função também. Como eu estou voltando a jogar e reaprendendo, estou começando a notar coisas que gosto e que não gosto. Por exemplo, eu odeio a função Ponta-de-Lança e Ponta-de-Lança Fixo. Pois são jogadores tão agudos que se eles estiverem com a bola sozinhos no ataque, eles vão partir para o gol, mesmo tendo 20 de Trabalho de Equipa e Visão de Jogo. São jogadores para sistemas específicos. Num 4-4-1-1 ele não funciona, por exemplo. Porquê é uma formação neutra e que exige alguém para segurar a bronca lá na frente.

8 horas atrás, diegodfa disse:

Quero montar um time baseado no ataque ou na defesa? meu estilo de marcação é agressivo ou não?

Eu sou muito resultadista. Nunca consegui definir o meu estilo de jogo. Eu só sei que gosto de um time forte coletivamente. Acredito que o que chega mais perto do que acho como ideal é o Arsene Wenger - seja como Dirigente ou como Técnico. O "Wengerball" é lindo. É um "Pass & Move" (definição do RMT) lindo demais.

Inclusive, esse 4-4-1-1 lembra bastante o modo como ele jogava ali nos anos 2000. Depois ele passa a usar um 4-2-3-1. É por isso que estou nesse tópico, táticas de bloco baixo me encantam pelo poderio defensivo. Sean Dyche, Diego Simeone, etc... O bloco baixo é uma tática também onde faz uma estrela brilhar o dobro do que ela brilharia em outro sistema. Então isso beneficia bastante até mesmo para vender jogadores.

Acabei de vender um garoto aqui por 5 milhões de euros - barato, mas a diretoria não ajuda. Ele tinha potencial para valer muito mais. Eu odeio quando a diretoria intervém, mas faz sentido até porquê investiram os mesmos 5 milhões para o clube que estou administrando agora.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, diegodfa disse:

Ajustei e acho q ta melhor

Sim. Ficou sensacional.

E me tira uma dúvida, vamos pegar um jogador como exemplo. O Siri pela avaliação é um jogador de mobilidade e com uma finalização rápida, típico pra receber a bola e partir em velocidade, mas por conta da aptidão física ainda não estar no auge ser mais pra um tempo só de jogo?

Nesse caso, você monta as suas táticas mais de acordo com o que tem a disposição do que um ideal tático?

Digo isso porque fiz exatamente isso num save com o CRB na segundona e pasmei em ver o time ser campeão com um futebol ofensivo e sólido, onde cada jogador jogava onde gostava.

@Banton ali ele definiu os parâmetros nas fórmulas. Ele só precisou definir de antemão alguns atributos chaves para certos resultados. Como também da altura entrar na conta do estilo de passe ou de recebimento na jogada.

Aliás, com o Python e sabendo mexer em banco de dados pode ajudar mais ainda do que só o Excel.

Eu acho que se você começasse um curso de lógica de programação e depois se aventurasse por SQL, Python e afins iria tomar bastante gosto pela coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/11/2023 em 02:33, Banton disse:

Bicho, isso é muito maneiro. Eu sei fazer planilha mas não dessa forma. Faço só um bagulho bem básico. Muito maneiro mesmo como você colocou tudo isso, faz o jogo ficar mais fácil. Eu estava assistindo essas madrugadas no Youtube um cara que usa Python para descobrir quem ele deve contratar e escalar. Muito foda!

O jogo é espetacular, irmão. É por isso que a gente vicia. Eu jogo desde o FM 13. São 10 anos de FM e ainda continuo aprendendo. São horas e horas na frente do computador, os olhos doem e ficam cansados, mas vale a pena no final.

Eu consegui montar uma tática de bloco baixo que estou satisfeito. Deu 5 estrelas mas segui as dicas do Tsuru e me baseei pelo jogo. Depois fui olhar se tinha algum defeito e curiosamente não tem nenhum além de eu mesmo e a qualidade dos jogadores.

doA9whX.png

Isso pode partir muito da função também. Como eu estou voltando a jogar e reaprendendo, estou começando a notar coisas que gosto e que não gosto. Por exemplo, eu odeio a função Ponta-de-Lança e Ponta-de-Lança Fixo. Pois são jogadores tão agudos que se eles estiverem com a bola sozinhos no ataque, eles vão partir para o gol, mesmo tendo 20 de Trabalho de Equipa e Visão de Jogo. São jogadores para sistemas específicos. Num 4-4-1-1 ele não funciona, por exemplo. Porquê é uma formação neutra e que exige alguém para segurar a bronca lá na frente.

Eu sou muito resultadista. Nunca consegui definir o meu estilo de jogo. Eu só sei que gosto de um time forte coletivamente. Acredito que o que chega mais perto do que acho como ideal é o Arsene Wenger - seja como Dirigente ou como Técnico. O "Wengerball" é lindo. É um "Pass & Move" (definição do RMT) lindo demais.

Inclusive, esse 4-4-1-1 lembra bastante o modo como ele jogava ali nos anos 2000. Depois ele passa a usar um 4-2-3-1. É por isso que estou nesse tópico, táticas de bloco baixo me encantam pelo poderio defensivo. Sean Dyche, Diego Simeone, etc... O bloco baixo é uma tática também onde faz uma estrela brilhar o dobro do que ela brilharia em outro sistema. Então isso beneficia bastante até mesmo para vender jogadores.

Acabei de vender um garoto aqui por 5 milhões de euros - barato, mas a diretoria não ajuda. Ele tinha potencial para valer muito mais. Eu odeio quando a diretoria intervém, mas faz sentido até porquê investiram os mesmos 5 milhões para o clube que estou administrando agora.

 

TB nao sei muito de excel, ai eu estou usando o Google Sheets que facilita muitas coisas, basicamente tenho 4 planilhas, uma é a entrada de dados de uma Visão exportada do FM, quando vc insere os dados tudo já é preenchido em todas as planilhas, essas 3 planilhas restantes funcionam como um funil que vai analisando os jogadores em determinados aspectos e um dos passos voce define quem "passou" pelo filtro e atingiu o esperado pra alcançar determinada habilidade, e ai eu defino atraves de um Power Ranking a nota do jogador E até A com base no que ele entrega mentalmente, quem for avaliado em C+ e acima já é considerado um reserva até titular, a linha de corte que estou usando é 13, essa linha seria o C+, defini esse valor pq considerando as equipes do campeonato essa media me deixaria muito bem, numa divisão bem inferior essa linha poderia ser 10 ou um campeonato mais forte poderia ser 14, 15. A ultima planilha eu chamo de "Prancheta" que é essa da imagem, é o resultado dos filtros e das suas escolhas, jogadores que faltam analise é pq foi ficando para tras no filtro e não são tão interessantes, a "Prancheta" vai me nortear sobre escolhas e caminhos, vai me fazer repensar alguma nota ou status do elenco inicial, vai me fazer olhar quem eu nao avaliei e se vale a pena perder algum tempo avaliando, me fez criar uma ordem pra avaliar o jogador Mentalmente primeiro, depois Fisicamente e somente por ultimo Tecnicamente (ofensivamente e defensivamente) enfim me ajudou muito na tomada de decisão nas escolhas do elenco, e como era um elenco que eu tinha um conhecimento por ja estar jogando 1 temporada com eles, eu consegui entender e extrair algumas coisas, exemplos;

Cauly: Apesar de ser um jogador Inteligente com a bola é um jogador um pouco inconstante, não chega a ser insuportável mas tem uma inconstância, provavelmente pq ele é um jogador pouco esforçado isso significa q ele não vai colocar tanto esforço para realizar suas ações ofensivas e defensivas na partida, alem de ter tb baixo foco, ele tb nao tem presença fisica, então quando ele pega marcadores fortes ele tem dificuldade, então antes dos jogos se eu ver que o marcador dele tem presença fisica eu desloco ele para um lado mais favoravel saindo do marcador, senao der pra fazer isso eu posso deixar ele no banco.

Yago Felipe: Deixava escanteado, mas é um jogador extremamente esforçado (o que pra mim tem muito peso) e tem otima consciência com e sem bola (leitura da jogada), e sem a bola é completo pq tem movimentação e tomada de decisão, fisicamente tem muita mobilidade tb, esse jogador quando quero segurar resultado ou marcar um dos lados do campo é perfeito, otimo pra fazer qualquer tipo de transiçao seja ofensiva ou defensiva, se eu tivesse 11 Yagos Felipes e mesmo que usasse funções sobrepostas eu marcaria Contra Pressão e Contra Atacar nas instruções táticas sem medo algum pq ele é muito capaz de fazer isso, e ainda consegue entregar algo no jogo ofensivo com passes interessantes, tem muita resistencia e aptidão física, se fosse jogar no gengenpress ou defensivamente no contra ataque esse tipo de jogador vale muito.

Nicolas Siri: Como ele é jovem eu tenho uma certa tolerancia, e por isso na planilha os jovens estão destacados, diria que mesmo que nao atinja uma media 13 em algumas habilidades ficando mais para uma media 12 eu considero que deve ter chances, em todas as avaliações ele nao atingiu a media 13 (mas atingiu 12 em tudo) a unica coisa que ele atingiu a media 13 foi mobilidade, então eu sei que na frente se ele pegar um zagueiro pouco movel (aceleraçao, agilidade e velocidade) ele pode se desvencilhar e romper a ultima linha (e era o que ele fazia), ele tem uma certa presença fisica mas ainda precisa evoluir então se ele for escalado eu vou colocar ele em cima do zagueiro mais lento, se o zagueiro for muito forte isso pode ser um problema pra ele, mas vale arriscar. Só que ele ficava muito impedido isso era notorio, jogando de ponta de lança ele ta mais perto da linha limite de impedimento mas apesar de ser movel o movimento dele sem bola é prejudicado pelo atributo Trabalho em Equipe (10) que tb é importante para a consciência sem bola/com bola e tomada de decisão com bola/sem bola isso atrapalha o jogo dele, então ja vai uma dica quer contra atacar bem, não subestime o trabalho em equipe pq ele é muito importante pra criar conexões inteligentes, quer ter uma jogador tomando boas decisões com e sem bola não subestime Trabalho em Equipe, temos o habito de ver o atributo Decisão e já cravar algo, e fazemos isso tb com outros atributos. Jogando como Avançado Trabalhador ele melhorou muito pq fica menos impedido, enfim é jovem ta numa media 12 que pra idade dele é boa, pode evoluir e se tornar util, o Yony Gonzalez é muito parecido com o Siri, mas ele por ser mais maduro entrega presença aerea e é mais esforçado, ele como ponta de lança fica impedido menos vezes o risco vale a pena, talvez pq ele é mais maduro mentalmente de maneira geral ou esse esforço que ele apresenta que melhora todas as ações dele ofensiva faça com que ele fique com um movimento sem bola melhor o suficiente pra notar que esse risco de estar impedido pode valer a pena, é um jogador que tem presença aérea e apesar de quando eu ter contratado ele pensar mais no lado da velocidade e de romper a ultima linha, nao é incomum mesmo ver ele fazendo gols de cabeça e se sobressaindo na jogada aérea, eu não tinha reparo isso quando contratei mas agora é notório q ele ajuda sim nesse quesito, ele vai incomodar no cruzamento rasteiro e pelo alto tb.

Ali Mohamed: Esse aqui era meu medio recuperador de bolas, e só... depois de analisar vi que ele era muito mais que isso, dei liberdade pra arriscar passes e percebi que ele jamais poderia jogar como MRB Defensivo, seria muito desperdício, vai na mesma linha do Yago Felipe, mas entrega muitos mais fisicamente e em inteligência criativa com e sem bola, jogador chave e uma baita contratação que estava sendo subutilizado.

Gabriel Moscardo: Outro jovem de muito talento, está mais pronto que o Nikolas Siri, seu defeito é a compostura que impacta todas as açoes ofensivas e defensivas quando sob pressão, é comum ver ele errar passe, faz jogos muito bons e outros nem tanto, a compostura era 6 e agora está em 7, mentoria deve ajudar isso... não sei se ele vai conseguir atingir uns 12 de compostura mas ele so tem 18 anos, tem q jogar pra evoluir se eu nao tiver lugar pra ele iniciar muitos jogos vou emprestar.

Kaio Jorge: Não está no meu elenco, é uma possivel contratação que eu resolvi analisar antes de contratar, ele jogaria provavelmente no lugar do Cauly, ao comparar dentro do FM os dois jogadores eu ficaria com muita duvida se valeria a pena e talvez não contratasse, mas analisando na planilha o que o Kaio Jorge pode entregar e a idade dele e o valor pedido 15 Milhões de Reais, eu devo contratar, ainda mais que o Cauly acabou de receber uma oferta próxima de 100 Milhões, o Kaio Jorge tem um nivel de inteligencia muito parelho com o Cauly mas tem um passe pior, mas em compensação é muito mais esforçado e tem mais mobilidade que o Cauly, tem uma transição melhor que o Cauly também, e finalizam de forma semelhante, mesmo com essa dificuldade no passe que pode fazer o Kaio Jorge arriscar menos no passe, e talvez não jogar saindo da area como faz o Cauly (apesar de eu nao ter certeza disso) no geral eu acredito que ele pode ser mais constante e melhor que o Cauly e ainda pode evoluir, e é por isso que eu boto muita fé nessa planilha rsrs pq da pra enxergar muita coisa q antes eu nem sonhava.

Enfim analisar as habilidades dos jogadores de forma racional e organizada me fez entender melhor a mecanica das coisas me ajudando com a minha equipe e tb em anular o adversario, e agora eu tenho certos atributos mentais que eu não abro mao em determinada contratação.

Vc diz q gosta de jogar em bloco baixo, mas não consegue definir um estilo, pensamos em uma linha de defesa Normal ou abaixo do Normal, e a linha de engajamento (ataque) em bloco médio ou baixo, onde vc pretende roubar essa bola? mas seu estilo defensivo é mais agressivo estilo Botafogo (aquele do primeiro turno) ou algo mais Mourinho negando espaços, o estilo do Botafogo naturalmente arrisca mais e do Mourinho menos, definindo isso vc vai definir estilo de passe e ritmo pra arriscar mais ou menos tentando equilibrar o risco inicial de defesa, perceba q no jogo ao optar pelo Mourinho estacionar o ônibus passe e o ritmo ficam acima do padrão, ou seja, mais alto com mais risco pq se ficar curto demais e ritmo baixo seu time vai arriscar muito pouco e vai ter dificuldade em manter a posse quando retoma-la e em aproveitar as chances de explorar espaços quando recuperar a bola, sem dizer que é uma tatica de menos pressão que deixa o estilo tatico ainda com menor risco, todas as opções das táticas em posse, transição e fora de posse e TB as mentalidades são opções de mais risco, menos risco e equilibrado, driblar mais é correr mais risco de perder a posse, driblar menos tem menos risco, pressionar mais e menos é correr mais risco ou menos, Contra Pressão e contra ataque é correr mais risco ( exige menos parcerias sobrepostas e mobilidade) já reagrupar e manter forma menos risco (talvez pq vc tenha muitas parcerias sobrepostas e pouca mobilidade). Nossas escolhas táticas em conjunto potencializam um risco mais baixo, diminuem um risco mais alto, potencializam um risco mais alto etc.. é um cobertor curto mesmo, e claro tem os jogadores que vão executar aquele estilo de jogo com mais eficácia ou não, alem de um adversário que pode ter no 11 inicial mais mobilidade que voce e está a espera que voe faça pressão só pra sair dela e explorar seus espaços, por isso a idéia da planilha.

Quando vou enfrentar uma equipe agora já vou olhando rapidamente os jogadores do 11 inicial e checando sua mobilidade e força, pra ver se vou ter sucesso no contra pressão, se vale correr o risco de usar contra pressão e contra atacar, tb vejo muito os confrontos individuais, meu lateral é capaz de marcar de perto o ponta adversário? ele vai se impor fisicamente e na mobilidade? se eu tiver receio e nao marcar apertado nunca o quanto esse jogador pode me causar problemas tecnicamente e com criatividade? tem muito jogador q se vc der espaço ele nao faz nada, e tem outros q se vc marcar perto ou der espaço ele vai ser um problema de qualquer forma, nesses casos eu gosto muito do Gilberto do Bahia pq ele é muito capaz a nivel Brasil e me deixa tranquilo pelo lado direito, ja no esquerdo eu nao tenho o jogador completo, mas tenho um melhor defensivamente e com bom fisico e outro mais ofensivo que nao é um primor defensivamente e fisicamente, conseguir observar esses duelos individuais tem me ajudado muito e cara isso é muito futebol da vida real, um jogo de futebol é tb uma soma dos duelos individuais de cada jogador/setor.

Em 15/11/2023 em 06:27, felipevalle disse:

Sim. Ficou sensacional.

E me tira uma dúvida, vamos pegar um jogador como exemplo. O Siri pela avaliação é um jogador de mobilidade e com uma finalização rápida, típico pra receber a bola e partir em velocidade, mas por conta da aptidão física ainda não estar no auge ser mais pra um tempo só de jogo?

Nesse caso, você monta as suas táticas mais de acordo com o que tem a disposição do que um ideal tático?

Digo isso porque fiz exatamente isso num save com o CRB na segundona e pasmei em ver o time ser campeão com um futebol ofensivo e sólido, onde cada jogador jogava onde gostava.

@Banton ali ele definiu os parâmetros nas fórmulas. Ele só precisou definir de antemão alguns atributos chaves para certos resultados. Como também da altura entrar na conta do estilo de passe ou de recebimento na jogada.

Aliás, com o Python e sabendo mexer em banco de dados pode ajudar mais ainda do que só o Excel.

Eu acho que se você começasse um curso de lógica de programação e depois se aventurasse por SQL, Python e afins iria tomar bastante gosto pela coisa.

Show, eu analisei acima o Siri a aptidão física é pra saber quão rápido ele vai se recuperar entre os jogos, ganhar condição fisica durante o jogo e alguma outras coisas, ele até passou de ano nesse quesito, resistencia ele tem pouca então exigir que ele pressione durante vários jogos e períodos levando em conta nosso calendario pode ter algum custo, por isso q quando ta naquela sequencia de jogos no nosso calendario, tem jogo que é melhor tirar o pé no segundo tempo ou até mesmo jogar os 90min sem fazer tanta pressão, inclusive tive q fazer isso jogando no Bahia pq o calendario é surreal no primeiro semestre jogando competição sul-americana e avançando em Copa do BR, Estadual e Copa do Nordeste, se só rodar o elenco e não mudar o estilo de pressão nos jogos, vai ser uma loucura rsrs eu tenho usado ele como avançado trabalhador que exige resistência, mas ele não é titular sempre, minha linha de engajamento (pressão que meu ataque faz) é media então nao é bem um gengenpress talvez por isso e por ele não ser sempre titular não tenho visto um cansaço notório nos jogos q ele atua, o Siri pra ficar perfeito teria que melhorar o movimento dele sem bola, ai ele seria perfeito não só pra romper a ultima linha mas pra contra atacar com mais facilidade.

A ideia dessa planilha é aprender mais sobre o jogo, racionalizar mais as minhas ações do que eu estou buscando, depois seria ter a capacidade de pegar um time analisar os jogadores com ela ver quem são os melhores jogadores e montar a partir deles o desenho tatico, depois definir que estilo será adotado inicialmente e seguir no caminho pra chegar naquilo q eu acho ideal, norteando minhas contratações e vendas, e o desafio maximo seria montar a melhor equipe de jogadores pensando em praticar um futebol defensivo sem posse de bola, com defesa agressiva, isso nao seria no Bahia pq a direção quer o contrario disso, então ja penso em um time menor que a direção queira esse estilo de jogo como foco, mas quero continuar nesse save do Bahia por pelo menos 5 temporadas.

Sobre desenvolver em python ou outra linguagem é algo que eu tenho pensado depois q a planilha finalizar, trabalho na área de TI só que voltado para infraestrutura e segurança, pra ser sincero não gosto de desenvolver mas é algo que está no meu dia a dia, aplicações, banco de dados etc... teria que fazer algum esforço então quem sabe, a ideia agora é finalizar essa planilha confirmar q ela é util (eu acredito muito que é) acho inclusive que poderia ser usada em conjunto com moneyball, eu tenho tb criado um material de apoio em word com os principais topicos de como Analisar um Elenco, Definir Tatica e Estilo de jogo, treinamentos, instruções de oposição (isso aqui acho q usamos muito mau) e talvez faça alguma serie de video no youtube em um canal que eu tenho, enfim estou amadurecendo a ideia, é algo que toma tempo e a partir de amanha nao sei como isso vai ser pq serei pai de um menino 😁

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 15/11/2023 em 21:51, diegodfa disse:

pq serei pai de um menino

Caramba, parabéns! Vem um assistente técnico aí. Seu trabalho é espetacular. Até me inspirou em um save aqui a começar prestar mais atenção nesses pequenos detalhes do jogo. Estou valorizando mais as estatísticas que o jogo disponibiliza.

oFeV5Ls.png

Estou tentando encaixar essa tática só que ela em "Defensiva". Porquê essa formação é extremamente ofensiva, então quero equilibrar as coisas e a mentalidade Defensiva abaixa o ritmo, então, ficaria algo coeso. Mas não estou tendo muito sucesso. A equipe segura muito o resultado. Geralmente a maioria dos gols que eu faço é de bola parada ou alguma falha bizonha do adversário. Dificilmente é mérito da equipe.

Mudei para "Contra-Atacar". Vamos ver se muda algo e deixamos de ser tão passivos.

Encontrei esse vídeo. Não sei se é inspirado nesse tópico ou no original, mas aqui ele agrega bastante sobre essas 3 táticas numa partida. Eu tenho utilizado apenas duas. Uma atacante com bloco baixo e uma cautelosa com bloco alto. Não tem um meio termo. Talvez por isso não estou tendo tanto sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por herne79
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Link original: https://community.sigames.com/forums/topic/487345-no-tactic-and-lots-of-experimental-shouting/

      Tenho feito algumas experiências e brincado com o uso dos gritos à beira do gramado sem instruções táticas. Ou seja, não uso nenhuma instrução de equipe, de jogador ou à oposição, e escolho sempre mentalidade Equilibrada.
      Tudo o que fiz foi escolher um time, uma formação e juntar algumas funções e tarefas dos jogadores. Então, durante as partidas, eu apenas uso gritos da linha lateral, sem outras alterações (além de substituições). Nunca fiz isso antes, então queria ver duas coisas:
      O efeito de não usar nenhuma instrução. Quero deixar as coisas o mais "baunilha" possível, sem sobrecarregar os jogadores com instruções táticas. Em outras palavras, eu dou a eles a estrutura (mentalidade, formação e tarefas) e, em seguida, deixo que eles prossigam com as coisas. Não tenho nenhum estilo tático em mente (uma razão primária para usar TIs, etc.) e quero remover (na medida do possível) qualquer influência externa que possa distrair meus jogadores. Quero focar nos jogadores tanto quanto possível.
        O que acontece ao usar os gritos na beira do gramado? Isso faz alguma coisa? Seria ainda mais difícil avaliar isso se eu jogasse um monte de TIs na minha equipe ou fizesse mudanças táticas constantes durante o curso de uma partida. Minha configuração:
       

      Funções:
      CD - Defesa Central
      WB - Ala
      CM - Meia Central
      T - N10
      AM - Meia Ofensivo
      IF - Atacante Interior
      AF - Ponta de Lança

      Tarefas:
      D - Defender
      Su - Apoiar
      At - Atacar

      Eu queria usar uma equipe prevista para terminar no meio da tabela. Portanto, devo esperar alguns jogos disputados contra times semelhantes, alguns (espero) jogos mais fáceis contra os candidatos ao rebaixamento e jogos mais difíceis contra os melhores times. Eu quero uma variedade de níveis diferentes de jogo, que eu não conseguiria se eu fosse com um clube superior ou inferior. É também por isso que escolhi a mentalidade equilibrada. Então, escolhi o West Ham. Sim, sou fã, mas também estou bastante familiarizado com os jogadores, o que me ajuda a definir as coisas.
      É literalmente isso. A única mudança tática leve que às vezes fazia era trocar o Ponta de Lança por um Oportunista, mas isso era raro.
      Portanto, meu objetivo era nada mais do que atingir meu objetivo de início de temporada (9º lugar). Com o West Ham, posso ganhar a primeira temporada da Premier League se estabelecer um certo estilo de jogo usando o criador tático e bagunçar as coisas durante as partidas, mas aqui não estou fazendo nada disso, então tudo que quero fazer é terminar na pior das hipóteses, 9º. Daqui para frente, o plano é melhorar gradualmente os jogadores do clube - então as melhorias na posição na liga viriam de jogadores melhores, e não do meu gênio tático (* ahem *). Veja como eu me saí no final da primeira temporada:
       

       
      Terminei em 3º, o que me surpreendeu muito para ser sincero. Eu sei que uma abordagem de "nenhuma (ou poucas) instruções táticas" ainda pode produzir bons resultados se as funções e tarefas dos jogadores forem bem definidos, mas a parte interessante aqui para mim é o impacto dos gritos da linha de lateral em jogo. Eu nunca os uso e para ser justo, é difícil decifrar o impacto que eles realmente têm - pode ser nada mais do que um placebo - mas depois de usá-los durante toda a temporada, vi as reações do jogador a eles (nem sempre positivas, para ser sincero) e o resultado, é difícil descontar seu efeito.
      Acabei de terminar a primeira temporada e estou construindo um time. Moise Kean e Donny van de Beek por 20m e 15m respectivamente lol (Juve e Ajax devem estar loucos) junto com Jack Butland no gol também por 15m farão muito bem. Assim, quando eu começar a jogar novamente, irei passar em mais detalhes (com exemplos) de como tenho usado os gritos.
      Eu tenho que dizer, a primeira temporada foi muito interessante e um pouco reveladora.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Por FM Rensie
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Link original: https://coffeehousefm.com/fmrensieblog/2021/6/11/my-fm21-attacking-corner-routines

      Todos nós temos algum desenvolvimento como jogadores do Football Manager. Eu não sou uma exceção, sempre quis marcar o maior número possível de gols nas bolas paradas. Mas deixei de ser o criador de bolas paradas “excitantes” para marcar muitos gols e passei a ser o criador paciente que está gostando de fazer pequenas mudanças e ajustes e vendo como a coisa se desenvolve: cada gol marcado em alguma rotina de bola parada é a melhor recompensa. E estas são minhas rotinas de escanteios ofensivos no FM 21.
      Gosto de assistir à partida no modo Alargado para poder ver minhas rotinas. Isso atrasa um pouco meu tempo de jogo, mas eu realmente gosto disso. Eu não tenho que chegar a um futuro distante, prefiro seguir o save mais devagar e ver o impacto dos meus ajustes.
      E a versão FM21 é perfeita para isso porque eu sabia antes de iniciar o save que não duraria muito. Isso significa que não vejo motivo para acelerar apenas para progredir.
       
      Escanteios ofensivos - Primeiro Pau
      Ainda é um dos meus tipos favoritos de rotina. Normalmente vejo algo como "basta colocar aqui o melhor cabeceador e pronto". De alguma forma, sim, isso mesmo. Você precisa de um jogador muito forte. Mas, como mencionei no passado, na postura atual do jogo as bolas paradas são sobre o movimento Sem Bola.
      Normalmente tento testar qual jogador se encaixa melhor aqui. Eu também gostei de colocar o melhor jogador possível para Esperar o Primeiro Poste em vez de Atacar Primeiro Poste porque era mais perigoso no início do save.
      Quando contratei Niklas Backman, ele era uma escolha lógica para as rotinas de ataque como homem principal. Ele é corajoso e suas decisões vão até 15. Os atributos de cabeceio e salto de alcance também são muito bons.
      Mas ele não entregou o que se esperava e seu movimento Sem Bola (6) nos escanteios foi uma piada. Outra prova da minha teoria. Eu realmente estava ansioso para usá-lo como ponto focal, mas tinha que tentar outro jogador.
      Os exemplos de gols de Markus Nakkim.
       


      Às vezes, a bola pode chegar ao poste mais distante quando os jogadores ao redor do primeiro poste não a acertam. E pode ser assim, é por isso que tenho um jogador definido para Esperar ao Segundo Poste.
       
      Escanteios ofensivos - Curto
      Comecei a usar a rotina curta logo após o início do save. Mas eu removi essa rotina durante a primeira temporada porque percebi que não tinha jogadores bons o suficiente para as funções-chave - o cobrador aquele que oferece a opção curta.
      Não importava o que eu tentasse, geralmente terminava com o impedimento ou com uma má decisão do jogador "curto", que demorava demais a decidir o que fazer e o adversário recuperava a bola. Ou pior, ele apenas dava uma bolada no adversário e a mesma coisa acontecia três ou quatro vezes seguidas.
      Mas comecei a usá-lo novamente durante o save, quando a qualidade dos meus jogadores era maior e alguns dos jogadores desenvolveram os atributos principais.
      Não sei se minha teoria sobre o movimento Sem Bola está certa, mas vou viver com isso. Principalmente porque o atacante, que  está marcado para atacar o primeiro poste, é capaz de marcar gols na área do segundo pau porque consegue encontrar o espaço. E outro jogador é capaz de encontrá-lo desmarcado com um cruzamento bem feito (veja mais no vídeo abaixo).
      De vez em quando, eu mudo a função Ir a Frente para Atacar a Bola no Limite da Área. Mas eu sempre tento manter dois jogadores com a função de Aguardar Fora da Área para proteger as bolas desviadas ou rebatidas.

       
      2020 vs 2023
      Mencionei que usei a rotina do canto curto no início do save. A rotina parecia um pouco diferente, mas o ponto principal era o mesmo. Dois jogadores foram colocados à espreita fora da área para ajudar em tudo ao redor da grande área.
      Funcionou bem com o defesa-lateral nestes dois jogadores, visto que foi muito útil graças à sua velocidade e também à capacidade de cruzamento.
      A maior diferença é que os jogadores que deveriam ser a principal ameaça para o oponente foram definidos para atacar o poste mais distante, pois eu queria ver o cruzamento para este lugar ou para oferecer espaço suficiente ao redor do poste mais próximo para a opção curta.
      Você pode ver como estava a rotina em 2020 AQUI. Como já escrevi, assim como a defesa, o clube ou a liga se desenvolveram ao longo dos quatro anos, os jogadores também se desenvolveram e suas decisões são muito melhores dentro da curta rotina. É por isso que decidi tentar novamente com pequenos ajustes e melhorias. E dei aos meus jogadores outra oportunidade de provar que essa rotina pode funcionar.
      Três exemplos recentes no meu save com o GAIS. Não estou jogando muito rápido, então são exemplos bem recentes.
       
      Equipes juvenis como o melhor teste
      Uma das minhas coisas favoritas provavelmente nas últimas três edições FM é verificar os destaques de minha reserva / equipe B ou times juvenis. Todos os meus times jogam com a mesma tática. Isso significa que todas as equipes também estão usando as mesmas rotinas de bolas paradas.
      Considero isso uma opção de teste fantástica de como minhas rotinas funcionam para outras equipes. E eu sempre recebo as informações sobre a partida na caixa de correio com o simples botão Assistir os destaques para que seja fácil assistir apenas os gols. Gosto de fazer isso, principalmente se vejo que um dos zagueiros está na súmula, pois isso significa um escanteio ou um gol de cobrança de falta.
      Mas gosto de verificar também por causa dos gols de laterais, porque minha equipe sub-19 está marcando muitos gols, graças à rotina de reposição curta.
      E se eu não tenho tempo para assistir os destaques, ou me esqueci de assistir, eu só checo o relatório / pontuação e tela de assistências do analista do time juvenil. Infelizmente, e não tenho ideia do porquê, mas você não pode selecionar mais do que as últimas 5 partidas aqui dentro do time de juniores.

       
      Filtro de pesquisa de conjunto de ataque
      Já escrevi sobre isso (aqui) e ainda estou usando o mesmo método. Você pode encontrar alguns jogadores muito bons, não apenas para bolas paradas, com o filtro incluindo os principais atributos para funções como ataque próximo ao poste, enfrentar goleiro, etc.
      A maioria deles também é útil para as rotinas defensivas, pois alguns desses atributos são os mesmos para funções de ataque e defesa.
      É principalmente para brincar com os valores dos atributos dentro do filtro. Você pode definir todos esses atributos para 15, mas não pode esperar que ele encontre algum jogador quando você jogar fora das principais nações / ligas. Ou melhor, não encontrará jogadores que não estejam interessados em transferir / emprestar ao seu clube. E o valor razoável / taxa de transferência esperada / salário também desempenham um papel nisso.
      Eu defini o limite de atributos para 13 neste FM21, exceto para os melhores atributos - verde brilhante. Portanto, também defino o valor padrão para esses atributos-chave como 13. Se encontrar alguns jogadores, ótimo. Caso contrário, baixarei todos os valores. Ou apenas alguns deles.
      No exemplo abaixo, eu reduzi os atributos para 10, exceto os atributos Bravura e Sem Bola. Encontrou nove jogadores. Posso ver os valores desses 7 atributos diretamente graças à visualização personalizada. Todos nós podemos ver que o atacante finlandês de 19 anos Joni Kovanen parece promissor e comecei a observá-lo.

       
      Treinamento?
      Como eu compartilhei anteriormente, este é o meu esquema de treinamento atual. As sessões de bola parada têm o seu lugar, mas geralmente apenas as sessões de canto de ataque e entrega antes da partida.
      Não tenho mais agora, até porque ainda me lembro do que o Oliver Jensen sugeriu há algum tempo durante o FM20.
      Você pode ou não saber disso, mas a razão de não notar qualquer diferença com mais treinamento de bola parada é porque você só pode obter resultados uma vez por partida partida dessas sessões, então se você colocar três sessões de escanteio ofensivo antes de uma partida, vai obter o mesmo resultado que teria apenas com uma.
      Perguntei a SI quando escrevi sobre o treinamento e eles disseram que você pode adicionar muitas sessões na semana, mas apenas uma funcionará. Não faz sentido que você possa fazer mais sessões, nesse caso deveria limitar-se a um antes de cada partida.
      Uma coisa que provavelmente vou mudar no futuro é a sessão de defesa na quinta-feira para as cobranças de falta do ataque. Mas isso não é tão importante.


      Só quero dizer que o seu principal jogador nos escanteios não precisa ser o defensor mais forte apenas por cabecear ou pular. É mais sobre como combinar todos os atributos necessários juntos. E pensar em coisas simples. Não é tão complicado como alguns jogadores de FM pensam e preferem ignorar lances de bola parada.
      Para ser honesto, deixe as peças predefinidas como padrão, especialmente os lançamentos laterais são uma ideia realmente ruim no FM21. Mas essa é uma história para outro dia...
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Lateral. Função consagrada por muitos brasileiros como Nilton Santos, Cafu, Roberto Carlos, Jorginho, Marcelo, Daniel Alves e outros - a tal ponto que “lateral brasileiro” chegou a resumir um tipo específico de jogador - é hoje essencial nos times de elite. Geralmente nessas equipes o lateral é o jogador responsável por colocar a bola na área enquanto os pontas marcam gols, se deslocam para o centro e ajudam a armar as jogadas. Mas em times pequenos o lateral ainda pode dar apoio ou ajudar um ponta clássico a abrir espaço - ou em times sem pontas, fazer todo o trabalho de flanco. Fora que um bom lateral fecha os lados corretamente, o que é fundamental num jogo que desde os anos 90 vem cada vez mais se deslocando do centro para os lados do campo. Deixar um flanco exposto ou errar na dose da marcação por ali pode significar grandes problemas, e por isso saber escolher a função e tarefa do seu lateral ajuda bastante no Football Manager.
      Mais fácil falar que fazer, admito. As opções não são muitas em si, mas como equilibrar agressividade, apoio ao ataque e não expor tanto a defesa? Esse é um dos objetivos desse guia: explicar o que cada função/tarefa de lateral faz no FM para ajudar num melhor processo de escolha  e mesmo para corrigir eventuais problemas que surjam.
      Não abordarei aqui de forma específica a função Automática, mas tentem pensar essencialmente que, em Automático, o lateral joga com a tarefa igual à mentalidade da equipe, em vez de ser previamente definida como "Defender" / "Apoiar" / "Atacar".
       
      Defesa Lateral
      O chamado “Lateral básico”, é uma função que vem sofrendo algumas modificações nas últimas versões do FM. Resumidamente, é um defensor de flanco - ainda que usando uma tarefa mais agressiva, ele tende a subir menos, só ataca “na boa” e sua prioridade é proteger a defesa antes de agredir. 
      E as tarefas? Há várias formas de abordar, mas eu resumiria de forma bem simples: quanto mais agressiva for a tarefa (Defender-Apoiar-Atacar), mais o seu lateral vai subir no campo (ainda que apenas “na boa”), mais adiante ele tende a iniciar a pressão/marcação, e mais ele vai aparecer no último terço para cruzar a bola para a área. Por exemplo, em Defender ele tende a atacar bem raramente (quase um zagueiro de lado de campo), com Apoiar ataca de vez em quando, e em Atacar, ataca com uma frequência maior.
      Eu tenho observado o DL bem limitado nas últimas versões - mesmo em suas formas mais agressivas, no último terço ele tende a simplesmente cruzar a bola para a área, sem pensar nem elaborar muito a jogada. E na defesa, limpa o jogo e distribui para os mais avançados. É bom? É ruim? Depende do que você quer e do que seu time precisa.
       
      Ala
      Se até o FM 17 o Defesa Lateral parecia ser a “função básica para não complicar a vida”, desde o 18 o jogo parece estar reservando um pouco mais esse papel ao Ala (especialmente Ala Apoiar). É um movimento visto também na vida real: assim como quase todas as funções, os laterais hoje precisam atacar e defender com a mesma efetividade, equilibrando as ações e aparecendo em quase todos os setores, marcando e agredindo de forma eficiente e proativa. Ainda que eu ache que o Ala não é exatamente assim no FM, talvez ele seja o mais próximo disso.
      Eu diria que, se o DL se preocupa primeiro em defender e depois em atacar - daí o nome “Defesa” Lateral - o Ala faz o movimento contrário, ou seja, o primeiro pensamento dele é atacar, subir no campo e dar apoio aos jogadores mais avançados, e só depois defender. E esse ímpeto geralmente é calibrado pelo uso das três tarefas disponíveis, ou seja, Defender, Apoiar e Atacar (não entrando aqui no mérito das instruções individuais de jogador).
      Então um Ala em Defender também ataca (confuso, não?), mas faz isso com menos riscos e em situações onde tenha mais segurança para fazer isso (ou ache que tenha). Um Ala Apoiar é um pouco mais equilibrado, avança mais no campo mas não tanto a ponto de se descuidar muito da defesa. E o Ala Atacar é aquele lateral que não tá nem aí, se manda pro campo de ataque o tempo todo, joga no último terço e faz literalmente o mesmo papel de um Extremo aberto, se preocupando bem pouco se está ou não deixando espaço às costas.
      Particularmente o meu preferido é o Ala Apoiar, para mim o mais equilibrado e “sensato”, mas mesmo quando eu o uso, tento sempre fazer de forma que a defesa fique o menos desguarnecida possível, pelo simples fato de que fechar espaços ou se preocupar com a zaga são coisas que essa função faz menos do que o DL.
      Lembrando ainda que o Ala, além de ser uma função dos laterais, pode também ser uma posição - é quando ele joga entre o meio e a defesa, geralmente em esquemas com três zagueiros. O papel em si é parecido, apenas a posição reflete o fato de que ele será mais um híbrido de meia e lateral do que um lateral em si.

      Ala Completo
      Sabe o Atacante Completo, aquele que falamos que é o centroavante forte, rápido, bom de finalização, movimentação e cabeceio, a quem posso dar mais liberdade porque o talento extraordinário dele compensa tudo? Então, grosso modo o Ala Completo é a mesma coisa - mas em relação aos laterais.
      É aquele lateral excepcional, bom na marcação, muito rápido, forte fisicamente, com excelente passe, movimentação, visão de jogo, lançamento, tudo e mais um pouco, a quem eu posso dar liberdade para jogar como achar melhor. Isso inclui se movimentar dos flancos para o centro, cruzar ou passar a bola, chutar, lançar, enfim, ele faz o que bem entende e quando entende. Há quem diga que funciona melhor em sistemas onde o lateral joga sozinho, sem pontas na frente - eu particularmente acho que isso depende muito.
      Eu o enxergo essencialmente como “um Ala bom de bola a quem dou muita liberdade para fazer o que quiser”. Em Apoiar ele tende a ser um pouco mais equilibrado em relação à defesa, e em Atacar, bem mais agressivo, quase um “Ponta Completo” no último terço.
      Apesar de não gostar muito de exemplos da vida real no FM, acho que o Maestro Júnior é um bom exemplo de Ala Completo.
      Lembrando ainda que o Ala Completo, além de ser uma função dos laterais, pode também jogar na posição de Ala - é quando ele joga entre o meio e a defesa, geralmente em esquemas com três zagueiros. O papel em si é parecido, apenas a posição reflete o fato de que ele será mais um híbrido de meia e lateral do que um lateral em si.

      Defesa Ala Invertido
      É simples, portanto não vamos complicar: o Defesa Ala Invertido é um lateral que, em condições normais, afunila o jogo e se desloca para o centro do campo, jogando como um meia central em vez de atuar aberto e dando amplitude dos lados. Essa movimentação pode servir para várias coisas, desde levá-lo a ser um elemento surpresa - porque é incomum que laterais façam isso -, abrir espaço para um extremo jogar, “cobrir” a movimentação de um jogador de meio campo que esteja mais avançado no último terço, ou ainda para exercer um papel que seu time não tem na formação.
      Considerando as características do DAI, faz sentido para mim que seu pé bom seja oposto ao do flanco em que está - ou seja, um DAI destro faz mais sentido para mim na esquerda, e um canhoto, na direita. É regra? Não - da mesma maneira que eu já usei um DL destro na esquerda pelo simples motivo que não reparei que ele era destro, e o cara foi muito bem, você pode usar o lateral como DAI do lado do pé bom. Vai depender muito da capacidade do jogador, da estratégia de jogo do seu time e principalmente, de funcionar no campo, porque é isso que dá a última palavra.
      Com tarefa Defender, o DAI inicia normalmente no flanco e, ao se movimentar, meio que assume o papel de um volante, ficando pela zona da própria intermediária e ajudando a organizar o jogo por ali. Já as tarefas seguintes, Apoiar e Atacar, basicamente o definem como um meia que inicia na posição de lateral, flutua por dentro e avança mais agressivamente com a equipe, sendo que em Atacar essa agressividade atinge níveis maiores que com Apoiar, inclusive aparecendo mais frequentemente para finalizar as jogadas na área adversária.
      Lembram que eu disse que “em condições normais” o DAI corta por dentro? Pois é. Se sua formação utilizar dois volantes de ofício ou se o DAI for o único jogador a atuar no flanco (sem pontas ou meias laterais na frente), ele tende a não cortar para dentro e em jogar no flanco mesmo. O interessante é que, como possui instruções únicas em relação às demais funções, você nesses casos tem um “DAI aberto”, uma mistura de meia e lateral com um comportamento bem diferente e bem específico.
      Um comentário pessoal: eu já testei o DAI sozinho no flanco e particularmente não gostei do resultado, porque ao contrário do que disse a descrição do FM, ele afunilou o jogo sim e meu time ficou sem largura/amplitude/profundidade, fora que ele trombava bastante com o Carrilero. Mas talvez em outra circunstância, com um jogador melhor e com um outro meia daquele lado até funcionasse melhor.
      Uma última observação: eu acho o DAI muito, muito interessante, mas lembre-se que ele simplesmente tende a abandonar o flanco para jogar pelo meio - portanto a falta de cobertura dos lados pode custar caro se seu time não estiver de alguma forma preparado para lidar com isso, ou se simplesmente não aceitar o risco. Acho ainda que é um jogador que precisa ter excelente sentido de decisão e movimento para saber a hora certa de fazer as coisas, portanto em times menores pode ser mais difícil de encontrar.

      Lateral Limitado
      Não gosto muito desse nome, admito - eu prefiro o original em inglês “No-Nonsense Fullback”, cuja tradução mais literal seria “Lateral Sensato”. Ou pelas características dele poderia ser ironicamente chamado de “Lateral Sem Noção”, ou quem sabe ainda “Lateral Botinudo”, menos conhecido como "Lateral do Celso Roth" (hehehehe). 
      Disponível apenas com a tarefa Defender, eu diria que o Limitado é uma versão de flanco do Defesa Central Eficiente. Ou seja, é focado em limpar a jogada, correr poucos riscos e, com a posse, abusar de passes longos tentando armar o contra-ataque e fazer ligações diretas. Ele não vai chegar a frente, não vai apoiar o ataque e não vai cruzar, vai simplesmente assumir a posse e dar uma bicuda para o mais longe possível. Portanto usá-lo por exemplo em uma formação onde ele é o único elemento no flanco (sem pontas ou meias laterais a frente) pode não ser muito boa ideia.
      Alguns o definem como “o melhor amigo dos times azarões”, o que eu não concordo muito. Isso porque, quando se é azarão, você precisa cuidar da bola com carinho, não terá muitas oportunidades de atacar, e simplesmente ter um cara que limpe a jogada - talvez basicamente devolvendo a posse ao adversário - seja um pouco arriscado.
      O curioso é que eu não me lembro de ver nenhum jogador assim no futebol da vida real e não sei realmente onde o FM foi buscar essa função. Mas está lá e precisamos entender e saber como funciona, até porque talvez algum dia possamos precisar dela.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante
      Por nick1408
      Tradução e adaptação: Tsuru
      Original: https://community.sigames.com/forums/topic/551917-my-take-on-a-4-4-2-diamond/
      Não sou um gênio tático. Pode (e provavelmente vai) haver muitas coisas aqui com as quais as pessoas não concordem. Tudo bem e podemos ter opiniões diferentes. Com isso dito, vamos nessa!
      No momento, estou gerenciando um bom time do Everton. Eu reuni alguns jogadores realmente bons, mas um dos meus principais jogadores (Dominic Calvert-Lewin) decidiu que não queria mais estar no clube, então meu uso dele como Avançado de Referência não poderia mais acontecer. Não tive substituição e os Avançados de Referência são difíceis de encontrar. Dei uma boa olhada no meu time, pensei no que eu queria fazer e decidi que uma formação em diamante era melhor. Tomei esta decisão devido ao seguinte:
      Eu queria jogar com dois atacantes (prefiro sistemas com dois atacantes); Eu queria Tonali, Castrovilli e Yusef Demir no campo juntos; Eu queria usar Tomiyasu como lateral direito. Uma rápida olhada no meu plantel mostrou que eu realmente só tinha dois jogadores que seriam mais prejudicados por um sistema estreito (Richarlison e Marcos Leonardo). Ambos podem ser usados como atacantes, então não é de todo ruim para eles e eu não preciso vendê-los devido ao novo formato tático.
      Com essas decisões tomadas, acabei com o seguinte:
       

       
      Funções e tarefas, da direita para a esquerda: Goleiro Líbero Apoiar, Defesa Ala Invertido Atacar, dois Defesa Central Defender, Ala Apoiar, Trinco Defender, Meia Central Apoiar, Construtor de Jogo Avançado Apoiar, Atacante Sombra Atacar, Atacante Trabalhador Atacar, Atacante Recuado Apoiar.
      Instruções:
      Com a Posse: Antecipar Cruzamentos, Sobreposição Exterior Esquerda, Ritmo Mais Alto, Jogar Mais Largo. Em Transição: Bater Pontapés Curtos, Distribuir para os Flancos, Distribuir Rapidamente, Contra-Atacar. Sem a Posse: Forçar ataques pelo centro, Linha de Engajamento Mais Alta, Pressionar Mais Urgente, Evitar Distribuição Curta do Goleiro, Usar Linha de Impedimento.
        Muitas pessoas vão olhar para a tática e ver os problemas. Deixe-me explicar por que tomei certas decisões. Vou falar sobre muitas das instruções da equipe dentro das funções dos jogadores, pois tomei muitas dessas decisões para trabalhar com as funções.

      Goleiro Líbero: Quero dar a Donnarumma a flexibilidade de pensar fora da caixa, se necessário. Eu quero que ele seja capaz de fazer passes longos se houver possibilidade (o diamante é muito bom no contra-ataque). Eu provavelmente poderia me safar com Goleiro Líbero-Defender (SK-De, em inglês), mas tenho Donnarumma, então posso também dar a ele alguma licença de ataque. Eu escolhi adicionar ainda as instruções Distribuir Rapidamente, Fazer Passes Curtos & Distribuir para os Flancos. Acho que essas instruções complementam a instrução Contra-Atacar. O Distribuir para os Flancos pode parecer contra-intuitivo sem alas. Em geral, eu concordo, mas deixe-me mostrar isso: 
      https://imgur.com/KzUQ1t4
      A distribuição para Hickey é o motivo pelo qual eu tenho o Distribuir para os Flancos. Se optasse por distribuir para os laterais, isso arrastaria ambos para mais perto do goleiro, o que não é o que eu quero. Eu os quero bem mais acima no campo para potencialmente iniciar um contragolpe.

      Defesa Ala invertido: Esta é a primeira decisão que tomei e que terá muitas reações de "Por quê!?" - mas há uma razão. O diabo está nos detalhes do DAI. Dê uma olhada na própria função: 
       

      “Driblar Mais”, “Cortar Para Dentro com a Bola”, “Correr Mais Riscos”, “Cruzar Menos Vezes”, “Chegar mais a frente”, “Afunilar Jogo”, “Deambular da Posição”.
      Segundo a própria descrição da função, existem duas circunstâncias em que o DAI não corta para dentro com a bola:
      Quando há dois volantes; Quando ele é o único homem do flanco, sem nenhum meia lateral ou ponta à sua frente. Como você pode ver, caio na opção dois aqui. O papel foi escolhido especificamente devido às instruções individuais pré-determinadas. Quero que ele atue mais ou menos como meio-campista a partir da posição lateral direita, que jogue com a bola no pé e faça passes, em vez de cruzar. Eu quero que ele ainda forneça a largura e jogue alto no campo, mas de uma maneira diferente:
       


      Eu destaquei os passes-chave aqui, pois é isso que quero que ele faça nesta função. Você pode ver que Tomiyasu (# 3) fez alguns aqui. É uma área perigosa que muitos opositores lutam para defender.
      Zagueiros: Fácil aqui - evitar gols! Eu não preciso de um Defesa com Bola fazendo passes longos. Na verdade, sem jogadores laterais, não quero “pular” o meio-campo a menos que haja um contra-ataque, então estou feliz em jogar com DCs para tentar manter a posse de bola um pouco mais.
      Ala: Inicialmente eu tinha o Ala definido para Atacar. Notei algum movimento que não gostei: 
      https://imgur.com/MXmokps
      https://imgur.com/rNEhRdN
      Eu odiava que os cruzamentos estivessem sendo bloqueados. Eu adicionei Antecipar Cruzamentos, mas sozinho não obteve o efeito desejado. Eu dei uma olhada um pouco mais no que estava acontecendo e quais outras opções o lateral pode ter. Então percebi - ele não tem suporte:
       

       
      O pobre coitado não tem apoio. Que outra opção ele tem aqui? Para aliviar isso, coloquei a tarefa de volta a Apoiar, acrescentei Driblar mais e Cruzar com mais frequência (ambos que vêm por padrão no Ala-At), em seguida, adicionei Sobreposição Exterior para aumentar sua mentalidade de volta ao ataque. A última peça do quebra-cabeça era transformar o meia lateral esquerdo em um CJA (falarei mais sobre isso depois). O resultado final é um lateral esquerdo que faz o que eu quero - fornece largura, movimento de ataque e não tem os cruzamentos bloqueados o tempo todo.
      Trinco/Primeiro Volante: Porque eu gosto dos filmes de Will Ferrell ... nah, em um diamante, acredito que existem algumas opções aqui, mas a escolha terá um efeito geral na tática:
      Um craque (Regista, CJR, OM), o que significa que os jogadores nas posições de MC precisam jogar um pouco mais na defensiva para cobrir o craque e dar-lhe espaço para operar; Uma "rolha" (PD, TR, MD) para cobrir a defesa e permitir que os MCs sejam um pouco mais atacantes. Acho um pouco mais fácil configurar um diamante com a opção dois. Não tenho certeza do porquê, apenas faço. Além disso, meus jogadores de defesa escolhidos são DCs convertidos, suas habilidades de passe não são boas o suficiente para estar em minhas posições de MC.
      Como vim para o Trinco? Basicamente porque ele não se move de seu lugar (nota do tradutor - em inglês a função se chama "Anchorman", o "Homem Âncora", enfatizando seu comportamento mais "preso"). Eu queria que ele fosse uma opção atrás de jogadores atacantes, mas sem o flash extra que um organizador pode ter. Eu não quero que ele desça para a defesa, então PD/TZ foi descartado. Eu não preciso que ele pressione pesadamente como um MRB faz ou como um MD pode. O Trinco é perfeito para o que preciso tanto na defesa quanto no ataque: seu simples passe para a frente é perfeito para os dois caras mais acima no campo.
      Meia Central: Foi uma função muito difícil de escolher. Comecei inicialmente com o MAA, depois brinquei com um Carrilero, mas acabei optando pelo “quadro em branco”. O MC-Ap não deambula da posição (o DAI atrás dele faz isso) e pode ser solicitado a fazer qualquer coisa. Eu adicionei Pressionar Mais & Passes Mais Diretos. Eu quero que ele pressione mais para ajudar a apertar o flanco e fazer com que os jogadores adversários tomem decisões precipitadas. Eu quero que ele faça passes mais diretos para colocar a bola no ataque mais cedo, se for possível. É uma função simples em que um excelente jogador pode realmente se sobressair. Um jogador inferior também pode ser eficaz, pois você não está pedindo a ele para fazer muito. É mais sobre o que o jogador pode fazer do que sobre o que ele não pode.
      CJA: começou a vida na formação como um CJR, mas algumas coisas me levaram a mudar:
      Ao perceber que o CJR não estava apoiando o lateral esquerdo, precisava de uma função que atuasse um pouco mais a frente e de forma mais ampla para permitir a reciclagem da posse se e quando o lateral estivesse sob algum risco; Perceber que um Trinco poderia ter um jogador mais atacante na sua frente; Tonali sendo um jogador de mentalidade relativamente defensiva, permite-me usar uma função um pouco mais agressiva. Eu a princípio não usaria um CJA aqui. Eu sempre me inclinei para um jogador do tipo CJR, eu ainda preciso de um pouco de cobertura defensiva, pois novamente estou pedindo a ele para pressionar mais e para atuar mais avançado. Ambas as instruções são para ajudar a cobrir o movimento de ataque do lateral esquerdo. Ocasionalmente, eu o troco para tarefa Atacar para entrar mais na área, mas gosto do espaço que ele ocupa quando definido como suporte. É um papel engraçado para mim, já que não me lembro de alguma vez ter usado um CJA no local do MC em qualquer tática que experimentei antes. Estou feliz por ter usado aqui.
      Atacante Sombra: Este é um papel que eu realmente gosto, e se encaixa muito bem aqui. Sem um AS, meu ataque se tornaria muito limitado apenas ao AT. Adicionar um Atacante Sombra dá algum poder ofensivo e adiciona outro elemento para puxar os defensores para fora da posição. Devido aos jogadores atrás dele, não preciso dele na formação e ele só precisa atuar na ponta da jogada. Um N10/Trequartista foi considerado, mas eu não preciso desse nível de deambulação. O Sombra se encaixa aqui.
      Atacantes: Farei esses dois juntos, pois essa é uma parceria muito importante. Originalmente, eles jogavam do lado contrário ao que estão agora. Então percebi que provavelmente quero o lateral esquerdo cruzando para o poste mais distante, onde o mais avançado dos dois atacantes está operando. A troca foi feita e o resto é história. O Atacante Recuado antes da mudança foi experimentado principalmente com um F9. O F9 ficou muito "profundo" e deixou o outro atacante e o AS solitários. O Recuado acabou vencendo.

      Eu também pedi ao Recuado para passar mais direto na tentativa de colocar o AS e o Trabalhador ainda mais na ponta da jogada. Ao segurar a bola e mover-se pelos espaços, ele deve arrastar os defensores para fora da posição para que o Sombra ataque. O AT começou como um Ponta de Lança, mas não foi eficaz o suficiente. Troquei-o para AT para ajudar a pressionar a retaguarda (além de pedir a toda a equipa que pressionasse mais).
      A pressão alta nesta formação é grande. E ao mesmo tempo que os adversários deveriam ter uma saída fácil para os flancos, torna-se uma passagem que leva nada a lugar nenhum, já que estou com o centro todo fechado para eles tentarem um ataque.
       

       
      Em posse: Ritmo Mais Alto se deve à habilidade dos meus jogadores em acertar passes. Também não posso deixar a bola estagnada no meio-campo, pois um meio-campo estreito pode ser mais fácil de fechar. Para aliviar isso, pedi mais largura de ataque. A formação é estreita de qualquer maneira (nota do tradutor: toda formação que usa apenas um homem em cada flanco é considerada "estreita"), então pedir que eles se movam um pouco mais para os lados permitirá um pouco mais de espaço para operar.
      Fora de posse: não discuti nenhum desses anteriormente. Estou forçando os adversários a atacar pelo meio, pois é lá que está a maior parte dos meus defensores. Isso torna mais fácil para mim defender. A linha mais alta de engajamento, a pressão mais urgente e evitar distribuição curta do goleiro são simplesmente colocar a oposição sob pressão mais cedo. Se eles puderem contornar isso, ainda tenho MCs e um MD para cobrir. A armadilha do impedimento é simplesmente porque eu gosto.
      Eu mudo entre mentalidade Positiva e Atacante dependendo do adversário. O Treinador Adjunto geralmente me lembra antes do jogo para dar uma olhada. Não descarte a opinião do seu auxiliar - você não o teria contratado se não quisesse que ele fizesse algo.
      Posso ter perdido algo aqui, então fique à vontade para fazer perguntas. Não sinta que não pode usar uma função específica porque não faz sentido. Como eu mostrei com o Defesa Ala Invertido, se você tem um plano e quer que algo específico aconteça, um papel sem sentido pode realmente fazer sentido para você.
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Eternizada pelo argentino Carlos Volante (foto), que jogou nos anos 20, 30 e 40 - daí o nome, porque os técnicos queriam que os atletas “jogassem como Volante” - a posição de meia defensivo viu crescer sua importância no FM nas versões recentes, com o advento do 4-2-3-1 e do 4-1-2-3. Times que não usam volante geralmente o enfrentam, e equipes que o usam ganham uma cobertura extra para liberarem mais seus meias e pontas no ataque (embora usá-lo não seja sinônimo de consistência defensiva). Sendo assim, é importante conhecer as diferentes funções e tarefas dessa posição, seja para saber como usá-la da melhor forma ou para vencer os desafios naturais que traz aos adversários.
       
      Trinco / Primeiro Volante / Anchorman
      Funciona quase como um terceiro zagueiro à frente da defesa. O Trinco geralmente não é o jogador mais técnico, não sai da posição para pressionar os adversários em busca da bola, não se aventura muito no ataque e não se arrisca demais nos passes - leia-se, tende a dar uma bicuda e limpar a jogada em vez de tentar um passe mais elaborado ou algo assim. Por isso, há uma tendência de que seja mais adequado a sistemas onde a solidez defensiva é mais importante, ou onde seja necessária cobertura extra na frente da zaga. Se usado em um jogo de muita pressão na bola, por exemplo, ele pode acabar saindo errado para dar o combate e deixar buracos que seus adversários possam explorar.
       
      Pivô Defensivo / Terceiro Zagueiro / Halfback
      Assim como o Trinco, funciona como um terceiro zagueiro, mas com movimento inverso. Ou seja, é um volante que desce para formar uma linha de três beques, empurrando os outros dois mais para as laterais, e que sobe a frente da zaga em momentos de necessidade, por exemplo quando seu time está com a bola no ataque. Permite diminuir as preocupações defensivas dos laterais, permitindo que ataquem de maneira mais incisiva, além de encostar nos meias mais adiantados e reciclar a posse de bola. É por isso que normalmente o PD se utiliza com dois laterais com função de alas (embora isso não seja de nenhuma maneira obrigatório).
      É geralmente recomendado em formações mais agressivas, exatamente por permitir que os laterais subam e sejam mais incisivos. Eu recomendo bastante cautela ao utilizar essa função no FM, porque há relatos de que a match engine não entende bem e não traduz corretamente os movimentos. Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles, e outros casos - esses eu já pude comprovar - onde o volante com essa função sobe de forma bizarramente agressiva ao ataque, quase atuando como um Regista, o que, além de não ter sido solicitado, pode comprometer a estrutura defensiva da sua equipe.

      Meia Defensivo / Volante / Defensive Midfielder
      Mal comparando, é parecido com um Meia Central, mas obviamente jogando na própria intermediária. É mais versátil, um coringa adequado tanto a sistemas que pedem mais solidez quanto um volante mais participativo e que pressione mais a bola. Mesmo com tarefa Defender, ele vai apoiar mais o ataque do que o Trinco, vai se arriscar um pouco mais nos passes e tende a pressionar um pouco mais os adversários para recuperar a pelota, ainda assim, não tanto que deixe espaços demais à sua volta.
      Pessoalmente, acho o MD uma boa opção para quem não quer um tipo muito específico de volante, não tem um estilo de jogo muito definido ou ainda está buscando a melhor função para ele.

      Construtor de Jogo Recuado / Armador Recuado / Deep-Lying Playmaker
      Atuando na volância, o Armador Recuado é aquele volante que “sabe jogar”. Geralmente tem técnica, elegância, é inteligente, tem bom passe e ao mesmo tempo sabe desarmar e enfrentar os adversários. Carrega a responsabilidade de ajudar a fechar os espaços na intermediária sem se aventurar demais no ataque, e ao mesmo tempo, de ser o sujeito que pensa o jogo após a bola sair da defesa, buscando a melhor opção para iniciar as jogadas. Por esse motivo, o CJR/AR é perfeito para quem quer solidez, um homem para ajudar a defesa a iniciar as jogadas e/ou utilizar um sistema de posse (já que ele atrai a bola e inicia a jogada de trás, dando tempo a seus colegas para se movimentarem no campo).
      Sugestão: não coloque “brucutus” nessa função. Um meia defensivo mais técnico é perfeitamente capaz de atuar de forma mais simples, dando coices e limpando a jogada,  mas o inverso não me parece tão sensato. Um volante mais bruto provavelmente teria dificuldades de carregar a responsabilidade de armar e distribuir passes para iniciar movimentos ofensivos, tendendo a cometer erros bobos e perder a bola.
       
      Meia Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas / Ball Winning Midfielder
      Aqui estamos começando a entrar nos terrenos dos volantes mais agressivos. O MRB é aquele cão-de-guarda que sai atrás da bola buscando recuperá-la de qualquer forma, esteja ela em qualquer zona mais próxima a ele (em alguns casos, nem tão próxima). Caso não consiga, a tendência é cometer uma falta para não perder a viagem. Caso consiga, tende a distribuí-la rapidamente a jogadores mais avançados e criativos, oferecendo mais dinamismo e movimentação do que um passe mais elaborado. 
      Precisa ser um jogador muito bom fisicamente, inteligente e certeiro na hora de “dar o bote”, ou vai tender a cometer muitas faltas e erros na hora de pressionar a bola. A tendência é que funcione melhor em sistemas de maior pressão e onde o objetivo tende a ser a recuperação da bola assim que ela é perdida. Há quem o use em sistemas sem pontas a fim de tentar proteger os laterais, mas há o risco do adversário congestionar um lado, atrair o MRB e inverter rapidamente para o outro, formando uma avenida para jogadores mais rápidos explorarem.
       
      Segundo Volante
      Grosso modo (bem grosso modo), é basicamente um Meia Área-a-Área que joga na volância. É aquele cara de bom físico, boa movimentação e dinamismo, além de boa parte técnica, que ajuda a iniciar a jogada na própria intermediária e aparece para ajudar no ataque, cobrindo uma faixa bem grande do campo. Algumas diferenças para o Organizador Móvel, por exemplo, é que o Segundo Volante não tem responsabilidades de organizar o jogo e que dá para controlar um pouco o ímpeto ofensivo com a escolha da tarefa (Apoiar ou Atacar), enquanto o OM tende a ser mais agressivo mesmo tendo apenas a tarefa Apoiar. Fora que o SV só pode ser utilizado em sistemas com dois volantes, o que o coloca em uma dinâmica bem específica em campo.
       
      Regista / Médio Criativo
      O futebol jogado entre os anos 60 e 80 eternizou a figura do “camisa 10”, aquele meia ofensivo organizador de jogo que atuava na intermediária do adversário e tinha total liberdade para se movimentar, apoiar o ataque e construir as jogadas (e que hoje foi deslocado para os flancos e ganhou mais responsabilidades defensivas). Pois bem, o Regista é basicamente um “camisa 10” que joga na volância. É óbvio que, sendo um meia defensivo, ele terá algumas diferenças em relação ao Trequartista - precisará ajudar a fechar os espaços e descerá entre os zagueiros para fazer a saída Lavolpiana, por exemplo - mas fora isso, terá liberdade para subir ao ataque, se movimentar e organizar o jogo tal qual um camisa 10 faria.
      Função eternizada por Pirlo, geralmente exige um atleta excepcional, muito inteligente, muito técnico e bom de cobertura, caso contrário vai subir para apoiar o ataque na hora errada e formar uma avenida às próprias costas, ou errar um passe e entregar um contragolpe lindo ao adversário (já vi isso acontecer e acreditem, não é legal). Eu diria ainda que o Regista precisa ser usado no sistema correto, contando com encaixe com as funções dos laterais e tendo como colega um meia de característica mais defensiva, para que possa colocar todo o seu talento em prol do time.
       
      Organizador Móvel / Roaming Playmaker
      É aquele volante incansável, de físico invejável, muito técnico e muito inteligente, capaz de subir para o ataque e organizar as jogadas ofensivas, e ao mesmo tempo colaborar um pouco na defesa. Seu papel geralmente é abrir espaços, distribuir a bola e oferecer movimentação ao mesmo tempo que organiza o jogo (playmaker), misturando um pouco de outras funções como Meia Área-a-Área, Armador Avançado e Armador Recuado. Eu diria que a diferença para um Regista, por exemplo, é que o OM tende a se movimentar ainda mais e tem menos responsabilidades defensivas.
      Para exercer bem a função obviamente é necessário ser um jogador excepcional, com bons atributos físicos, técnicos e mentais. E não raro essa movimentação e o fato de deambular da posição vão gerar espaços na defesa, que ou precisarão ser cobertos por algum outro jogador mais “operário” ou não farão diferença porque a qualidade técnica do seu time é tão alta que o adversário não vai conseguir construir muita coisa.
      Sugestões e ideias para complementar o guia são sempre muito bem-vindas.
       
       
      Algumas fontes:
      Football Manager Lines and Diamonds: https://community.sigames.com/topic/345094-lines-and-diamonds-the-tacticians-handbook-for-football-manager-2015/
      Understanding Roles in Football Manager (and real life): https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-1-73054cfbb303 e https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-2-a889e488a0f0
      Pairs and Combinations: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html
×
×
  • Criar Novo...