Jump to content

Estilos de Jogo: A importância dos atributos


krigão

Recommended Posts

sxeX1Uj.jpg

esse artigo é bem longo porém muito explicativo. Abordará o tipo de atributos você precisa no estilo de jogo que escolher. Existem vários outros estilos de jogo, mas citei apenas alguns.

Não é somente a formação, funções e deveres que você escolheu que determinará como você pode jogar. Quando você cria um estilo tático, precisa ter certeza que tem os jogadores com os atributos certos para jogar daquele modo. Abaixo a lista de atributos detalhada que eu procuro em cada estilo de jogo. Lembre-se que isso não é algo cravado. É apenas minha opinião e talvez sirva pra quem está “preso” no game ou está confuso e precisa reaprender algo.

Uma vez que eu tenha escolhido o estilo de jogo que quero (mostrado no artigo anterior) tenho que ver se tenho os jogadores pra jogar daquela maneira. Se não tiver, terei que rever as funções e talvez até as instruções do time. Então eu tentarei progredir em direção aquilo que quero criar. Pode demorar ou não. Tudo depende dos recursos do seu time e do que você já tem.

ESTILO DEFENSIVO
Para jogar um jogo defensivo é importante sua equipe manter a formação a todo momento. Isso significa que você dificilmente será vazado e é um time organizado. Ao jogar na defensiva, se não estiver em formação abrirá buracos que serão explorados pelos adversários. E se você curtir isso, talvez toda sua filosofia seja falha. Seus jogadores precisarão estar alerta os 90 minutos. Qualquer lapso de concentração pode ser fatal, especialmente nos minutos finais. Ela também requer que você mantenha seus homens atrás da linha da bola. Lembre-se também que alguém com espirito defensivo será mais acanhado ao ir a frente. 

Atributos técnicos
Desarme: Importante para todos os jogadores que estarão atrás da linha da bola.
Marcação: Você vai querer aquele jogador que gruda no adversário. Um escorregão por não marcar direito e já verá uma brecha no teu esquema.
Cabeceio: Como joga de forma defensiva, a chance de bolas serem alçadas é enorme. Então, você precisa de defensores que saibam lidar com elas. Vital que a defesa saiba lidar com bolas aéreas.

Atributos mentais
Para ser capaz de manter a equipe focada e em formação, precisam estar mentalmente ciente dos problemas e dos potenciais problemas. Então, precisam ter bons atributos mentais para se destacar sob pressão e diminuir os erros.
Antecipação: O jogador precisa estar ciente do problema antes que aconteça.
Frieza: Quanto mais calmo, menos afoito em suas jogadas. Você quer jogadores que não entrem em pânico com a bola e entregam facilmente. Principalmente do seu lado do campo.
Concentração: Não adianta ter jogadores desligado. Você precisa deles concentrados a todo momento.
Posicionamento: Você os quer bem posicionado pra forçar uma pressão quando necessário. Também ajuda a manter os jogadores na sua formação.
Trabalho em Equipe: Como a equipe é uma unidade defensiva, então é bom estarem todos na mesma sintonia, trabalhando juntos.
Índice de Trabalho: É preciso que seus jogadores queiram trabalhar duro para o resultado!

Atributos Físicos
Aceleração: Você precisa de jogadores rápidos em curtas distâncias para cobrir o próximo. Ou para pegar bolas perdidas rapidamente. Também irá ajudá-lo na marcação.
Equilíbrio: Um jogador que não fica em pé na maior parte do tempo... não serve!
Impulsão: Trabalha lado a lado com cabeceio. E os dois se complementam na defesa.
Força: Vai garantir que ele se imponha perante o adversário, quando estiverem perto. Não vai querer seus jogadores fracos e derrubados por uma bolada.
Resistência: Você não quer seus jogadores cansados depois de pouco tempo. Quanto maior, mais eles irão aguentar as atividades físicas de alto nível. 

Alguns podem dizer que deveriam ter outros atributos nessa lista e até pode ser o caso. Mas esses são os mais importantes para jogar defensivamente. Alguns poderiam argumentar que Decisão deveria estar ai. Até concordo em partes. Porém acho que jogar defensivamente significa mais sobre seguir aquelas instruções que eu defini e menos suas vontades.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTILO “NORMAL”
Um estilo de abordagem normal é algo neutro. Não se concentra em um ponto específico mais que outro. É um estilo de balanço perfeito entre defesa e ataque. Basicamente os jogadores se arriscarão menos tanto na defesa quanto no ataque. Portanto ela é neutra se comparada com os demais. Isso não significa que seja um estilo chato, mas apenas que não favorece nem o ataque ou a defesa e sim o dois.

Atributos Técnicos
Primeiro Toque: Você quer jogadores que se sintam confortáveis ao receber a bola. Com esse atributo eles controlaram melhor assim que recebe-la.
Passe: É importante que seus jogadores não percam a bola desnecessariamente.
Desarme: Os meio campistas precisarão de um desarme decente para recuperar rapidamente a bola e voltar ao ataque.

Atributos Mentais
Antecipação: Importante pra quase todos. Em grande parte pelas mesmas razões já citadas no estilo anterior.
Agressividade: Ter esse atributo elevado fará com que o jogador fique mais propenso a se envolver em incidentes.
Frieza: Quanto mais calmo, mais paciente será sua próxima ação. E você não quer entregar a bola desnecessariamente. 
Decisões: Importante para qualquer jogador de futebol e mais ainda para esse estilo de jogo, que sempre precisa da decisão certa.
Trabalho em Equipe: Você provavelmente acha que só estou repetindo atributos óbvios. Mas muitos deles se ligam em diferentes estilos de jogo e espero que esteja começando a enxergar isso. Trabalho em equipe é importante pois precisarás de um conjunto, uma unidade. Qualquer coisa que precisa ser trabalhado como equipe, e não como indivíduo, necessita desse atributo.

Atributos Físicos
Resistência: Único atributo que colocaria como essencial nessa parte, pelos mesmos motivos já citados no outro estilo.
Jogar em um estilo NORMAL significa que equipes não priorizam determinada área a outra. Eles devem ser competitivos em todas as áreas por igual e não “muito bom” em uma.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTRA ATAQUE
Contra ataque é uma especialidade e exige que você explore espaços e leve a bola ao ataque rapidamente!! Esse estilo de jogo requer que os jogadores sejam mais profundos que o normal, pois chamam o ataque adversário para seu campo antes de roubarem a bola e rapidamente ir ao ataque, aproveitando o maior número de jogadores.

Atributos Técnicos
Cruzamentos: Arma que se usada corretamente pode ser devastadora. Um cruzamento bem feito para um atacante pode colocar o adversário atrás dele imediatamente.
Drible: Para aproveitar todo o espaço dado, você precisa de jogadores que consigam levar a bola mais a frente.
Finalização: Precisará de aproveitamento máximo de seus movimentos e para isso é essencial colocar a bola no fundo da rede.
Chutes de longa distância: As vezes os jogadores se veem com uma boa bola para chutar de longe, especialmente no contra-ataque.
Técnica: Qualidade estética do jogador – quão refinado é seu toque de bola. Um jogador com boa técnica vai tirar aquele passe mágico da cartola ou uma bola cruzada muito melhor do que aquele que não a possui. Também afeta inúmeros atributos técnicos.

Atributos Mentais
Agressividade: Os jogadores deverem querer se envolver em tudo. Também ajuda a recuperar bolas e iniciar contra ataques mais rápido.
Bravura: Você não quer jogadores que desistam antes de recuperar a bola não é?
Sem bola: Movimentação é a chave para todo ataque. Se um jogador ofensivo tem pouco desse atributo, mais difícil será encontrar os espaços entre a defesa para confundir seu adversário. Pode ser a diferença entre sucesso ou não.
Índice de trabalho: Jogadores terão de trabalhar duro tanto em situações de defesa, como de ataque. Subirão e descerão o jogo todo! Logo precisarão trabalhar mais!

Atributos Físicos
Velocidade: Eu gosto de jogar com ataques rápidos logo pra mim velocidade é essencial. Atributo especial praquele jogador que gosta de ir pra cima e passar seus adversários. Quanto mais velocidade melhor. Ainda mais pq vão subir e descer o jogo todo.
Aceleração: Vai dar aquele metro extra que vc precisa a frente do adversário. Isso e velocidade são muito importantes.
Resistência: Precisam de resistência para aguentar subir e descer várias vezes.
Força: Vai garantir que se imponha no combate corpo a corpo! Ajuda a recuperar a bola.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OFENSIVO
Futebol ofensivo se resume a movimentação e distribuição da bola. Você precisa colocar pressão nos adversários e levar os jogadores a frente. Então, na hora certa você abre a defesa adversária jogadas inteligentes e habilidosas, enquanto fica de olho nas suas aberturas e no contra-ataque. Esse tipo de jogo pode ser bem arriscado as vezes.

Atributos Técnicos
Drible: 
Você precisa de jogadores que se sintam confortáveis com a bola e vá pra cima do adversário. Ajudará a criar espaços e aberturas.
Primeiro toque: Vital para qualquer jogador de ataque. Jogadores com pouco atributo vão perder boas oportunidades ao enfrentar a defesa ou pegar aquele lançamento.
Passe: Você precisa de bons distribuidores de jogo ou perderá várias oportunidades.
Técnica: Pelos mesmos motivos já citado em contra-ataque.

Atributos Mentais
Antecipação:
 Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor bem como o tipo de bola que está prestes a receber.
Frieza: Quão confortável fica com a bola nos pés situações que exige rapidez. Também ajuda contra a pressão da marcação adversária.
Visão de jogo: Para abrir a defesa você precisará de jogadores criativos. Também ajudará a ver uma abertura ou um passe diferente.
Imprevisibilidade: Anda de mãos dadas com a criatividade. Não se pode ter um sem o outro.
Decisões: Tomar a decisão correta caso tenha mais de uma disponível. Como você estará atacando, tomar a decisão certa é a diferença de um gol ou um contra-ataque.
Sem bola: Movimentação é a chave para todo estilo ofensivo. Se um jogador ofensivo tem pouco desse atributo, mais difícil será encontrar os espaços entre a defesa para confundir seu adversário. Pode ser a diferença entre sucesso ou não.
Trabalho em Equipe: Novamente, necessário para jogar como uma unidade. Mas, se tiver algum talento especial que jogará melhor como indivíduo, então não será um atributo tão importante. Porém poucos times têm esse luxo.

Atributos Físicos
Velocidade:
 Eu gosto de jogar com ataques rápidos logo pra mim velocidade é essencial. Atributo especial praquele jogador que gosta de ir pra cima e passar seus adversários. Quanto mais velocidade melhor.
Aceleração: Mesma lógica do contra ataque. Anda junto da velocidade.
Agilidade: Fornece ao jogador a capacidade de virar mais rapidamente. Todos os jogadores ofensivos têm que ser ágeis, necessariamente, quando se joga um estilo ofensivo.

Esses são os estilos básicos de jogos. Mas tem muito mais. Tentarei abordar alguns mais técnicos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOGO DE PASSES
Nos últimos anos vários times viraram maníacos por posse de bola, tendo o Barcelona e Espanha como base e inspiração tática. Esse estilo de jogo muitas vezes é meticuloso e envolve passes pacientes ao redor do campo, inclusive recuado a bola geralmente. O objetivo é manter a posse de bola o maior tempo possível até achar uma abertura ou um espaço pra chutar em gol. Isso exige jogadores bastante técnicos e frios, que mantenham a bola nos pés até achar essa abertura. Exige também paciência e velocistas pra fazer algo útil com a bola. Ter a posse de bola é fácil mas será que você consegue manter ela e usa-la na zona de perigo? Essa parte é bem difícil e pode exigir a observação de vários jogos para ver como os jogadores e funções interagem entre si.

Atributos técnico
Primeiro toque: Precisa de jogadores que controlem bem a bola e não corram risco de perde-la por ter um pé “pesado”.
Passe: Precisa de jogadores que distribuam bem a bola para tirar proveito das situações de jogo. Má distribuição levará a perda de oportunidades.
Técnica: Como você está criando um jogo de passe, precisa ter certeza que seus jogadores estão confortáveis com a bola nos pés e sabem o que fazer com ela.

Atributos Mentais
Antecipação: Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor bem como o tipo de bola que está prestes a receber.
Frieza: Atributo VITAL. Jogadores com pouca frieza podem tomar péssimas decisões quando pressionados. Você não quer jogadores que entram em pânico quando estão com a bola nos pés e tem de tomar decisões rápidas ou sob pressão.
Concentração: Precisam estar ligados os 90 minutos. Qualquer lapso de concentração pode gerar erros e mais erros e poderá ser fatal especialmente se você quer trabalhar com posse de bola.
Visão de Jogo: Novamente, importante pois você precisa de jogadores que vejam as opções ao redor. Alguém com pouca visão pode deixar de ver opções óbvias de jogo.
Decisões: Pouca decisão significará mais escolhas erradas que certas. Então quando mais, melhor. Você não quer alguém escolhendo driblar a passar a bola óbvia, se for a melhor opção.
Sem bola: Precisará de jogadores que se movimentem e encontrem pequenos espaços, que não fiquem estáticos. Ajudará a manter a posse se seus jogadores se moverem de seus marcadores pois dará várias opções de passe.
Trabalho em Equipe: Novamente, necessário para jogar como uma unidade. Mas, se tiver algum talento especial que jogará melhor como indivíduo, então não será um atributo tão importante. Porém poucos times têm esse luxo.

Atributos Físicos
Agilidade: Fornece ao jogador a capacidade de virar mais rapidamente. Todos os jogadores ofensivos têm que ser ágeis, necessariamente, quando se joga um estilo ofensivo.
Equilíbrio: Você não quer jogadores que mal ficam em pé e entregam a bola facilmente. Tem que ter a certeza que os jogadores, que verão muito a bola em seus pés, fiquem de pé a maior parte do tempo.
Força: Nem todos precisam disso, mas é uma excelente ideia ter alguns jogadores fortes fisicamente, principalmente aquele criativo que travará várias batalhas. Quanto maior melhor, visto que não perderá a bola em qualquer ombro a ombro.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O ESTILO DIRETO
Vários jogadores de FM acham que jogo direto se resume a passes longos, mas isso não é verdade. É diferente pq o objetivo é passar a bola de A para B o mais rápido possível, procurando um companheiro que mantenha a posse ou defina jogada rapidamente (Enquanto bola longa é dar um chutão na esperança que algum companheiro domine-a). No jogo direto vemos passes no chão, passes altos e por ai vai. O objetivo é explorar alguma falha súbita adversária como um jogador fora de posição ou no lugar errado. Ou talvez vc tenha criado aquele espaço então precisa da bola rapidamente ali pra seu jogador aproveitar bem.

Atributos Técnicos
Cruzamento
: Você precisa de jogadores que cruzem a bola com rapidez e eficácia, seja entre os lados, seja para frente. Isso pode ajuda-lo a chegar de A para B mais facilmente.
Primeiro Toque: Jogadores precisam controlar bem a primeira bola. A bola sob controle permitirá que você faça a próxima ação mais rapidamente. Baixo primeiro toque pode significar perder alguns segundos preciosos na retomada da bola.
Passe: Precisa de jogadores que distribuam bem a bola para tirar proveito das situações de jogo. Má distribuição levará a perda de oportunidades.
Técnica: Qualidade estética do jogador – quão refinado é seu toque de bola. Um jogador com boa técnica vai tirar aquele passe mágico da cartola ou uma bola cruzada muito melhor do que aquele que não a possui. Também afeta inúmeros atributos técnicos

Atributos Mentais
Antecipação:
 Precisa de jogadores que antecipem os movimentos dos que estão ao seu redor para que possam escolher a melhor jogada ou ver onde o jogador vai estar para receber aquele lançamento.
Visão de Jogo: Se você procura jogar de forma direta e procurando jogadas rápidas, visão é ESSENCIAL pois precisará de jogadores que vejam todas as opções disponíveis.
Imprevisibilidade: Permitirá quer certos jogadores tentem bolas mais difíceis e espetaculares.
Decisões: Tomar a decisão correta caso tenha mais de uma disponível. Como você estará atacando, tomar a decisão certa é a diferença de um gol ou um contra-ataque.
Índice de Trabalho: Espera-se que seus jogadores corram bastante, movimentem-se sem bola, liguem os canais e sejam no geral uns burros de carga. Ter um bom índice de trabalho significa que seus jogadores não farão corpo mole, trabalharão duro, exatamente aquilo que vc precisa pra levar a bola de A para B rapidamente.

Atributos físicos
Velocidade
: Ajudará aqueles jogadores que tem que perseguir a bola ou correr para outras.
Aceleração: Vai dar aquele metro extra que vc precisa a frente do adversário. Isso e velocidade são muito importantes.
Agilidade: Fornece ao jogador a capacidade de virar mais rapidamente. Todos os jogadores ofensivos têm que ser ágeis, necessariamente, quando se joga um estilo ofensivo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTACIONANDO O ÔNIBUS 
Estilo de jogo em que um time convida o adversário e então suporta a pressão feita por ele. Quando perde a bola, todo time volta pra sua metade do campo e apenas tenta recuperar a bola quando ela passa do meio de campo. Duas linhas de jogadores perto de sua área marcando os adversários. A diferença pra defensiva é que é muito mais difícil quebrar sua defesa nesse estilo. A ênfase é não sofrer gol a todo custo e isso custará jogadas de ataque. Perigosa de usar se não tem os jogadores capazes.

Atributos Técnicos
Drible:
 Muito específico para as ocasiões em que você consegue levar a bola para longe do seu campo. Boa ideia ter alguém para correr com a bola para aliviar a pressão. 
Marcação: Jogadores capazes de grudar no adversário e lidar com eles.
Desarme: Você espera um monte de desarmes durante todo o jogo então quanto maior esse atributo maior a chance de desarmes corretos, menos jogadas violentas e cartões para seu time.

Atributos Mentais
Antecipação
: Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor e que prevejam o que os adversários vão fazer antes de acontecer.
Frieza: Pelos mesmos motivos já citados. Precisa de jogadores que joguem bem sob pressão e saibam o que fazer para aliviar ela, não entrando em pânico.
Concentração: Cada jogador tem que estar ligado na metade do seu campo. Qualquer erro individual pode custar caro pois geralmente não tem segunda chance.
Decisões: Jogadores que tomem a decisão correta. Você não precisa de jogadores que corram atrás do marcador errado. Quanto mais alto esse atributo, melhor.
Posicionamento: Se esse atributo for baixo, significará que as chances de seu jogador estar fora de posição será grande. E pra esse estilo de jogo isso é um desastre. Mesmo um com baixo posicionamento pode gerar o caos. Vira um efeito dominó, abrindo buracos em seu sistema. Importante demais todos estarem aplicados na formação.
Trabalho em Equipe: Novamente, necessário para jogar como uma unidade. Mas, se tiver algum talento especial que jogará melhor como indivíduo, então não será um atributo tão importante. Porém poucos times têm esse luxo.
Índice de trabalho: Muito importante pra manter o nível dos jogadores. Você precisa daqueles que trabalham duro e não questionam sua posição.

Atributos Físicos
Velocidade:
 Na rara ocasião que estiver no ataque, vai querer jogadores velozes para subir e descer o mais rápido possível.
Aceleração: Vai dar aquele metro extra que vc precisa a frente do adversário. Isso e velocidade são muito importantes.
Força: Precisa desse atributo pra aguentar o corpo a corpo sem cair, principalmente se estiver sem a bola.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRESSÃO AGRESSIVA
Estilo de jogo de recuperação de bola agressiva e rápida com objetivo de voltar ao ataque o mais rápido possível. Requer que todo o time empurre o adversário para o campo dele e o pressione. Assim, é necessário que todo o time jogo como uma unidade, onde as funções se complementem, ou poderá causar vários problemas e falhas. Também costumam usar a linha de impedimento devido a linha de defesa avançar muito. Exige muito do mental e do físico.

Atributos Técnicos
Marcação
: Jogadores capazes de marcar homem a homem e não soltar o adversário.
Desarme: Você espera um monte de desarmes durante todo o jogo então quanto maior esse atributo maior a chance de desarmes corretos, menos jogadas violentas e cartões para seu time.

Atributos Mentais
Basicamente quanto mais atributos aqui tiver, melhor será.

Antecipação: Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor e que prevejam o que os adversários vão fazer antes de acontecer. 
Frieza: Jogadores com pouca frieza podem tomar péssimas decisões quando pressionados. Você não quer jogadores que entram em pânico quando estão com a bola nos pés e tem de tomar decisões rápidas ou sob pressão.
Concentração: Cada jogador tem que estar ligado. Qualquer erro individual pode custar caro pois geralmente não tem segunda chance.
Decisões: Tomar a decisão correta caso tenha mais de uma disponível. Como você estará atacando, tomar a decisão certa é a diferença de um gol ou um contra-ataque. Atributo vital para tomar a decisão correta.
Bravura: Você quer jogadores que não tenham medo de disputar a bola e não aqueles que evitam a todo custo uma travada.
Agressividade: Um pouco desse atributo é ideal. Você quer jogadores que queiram disputar a bola já que jogará pressionando a maior parte do tempo.
Trabalho em Equipe: Pressionar o adversário como uma unidade
Índice de trabalho: Trabalho duro é essencial para essa estratégia. Você precisa daqueles que trabalham duro e não questionam sua posição.

Atributos Físicos
Aceleração
: Vai garantir aquele metro extra pros seus jogadores. Como vão trabalhar muito próximos, não coloquei velocidade aqui, pois será mais útil a aceleração.
Resistência: VITAL. Esse estilo de jogo é muito elétrico e consumira muito. Então precisa de jogadores que aguentem bem o ritmo para terminar o jogo inteiro.
Cond. Físico Natural: Taxa de recuperação dos jogadores. Se você usa esse estilo de jogo em tempo integral, é importante ter esse atributo para continuar usando várias vezes em pouco tempo.
 
por pepeusnet » Qui Mar 19, 2015 19:25
Link to comment
Share on other sites

  • Perissé changed the title to Estilos de Jogo: A importância dos atributos

Bom post, @krigão! Criei um banner como uma forma de mostrar nosso apoio à sua iniciativa.

Estou entendendo que você copiou o conteúdo de outro lugar, portanto não coloquei nosso logo. Caso você seja o pepeusnet, favor me informar. ;)

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 06/07/2017 at 08:00, _Matheus_ disse:

Bom post, @krigão! Criei um banner como uma forma de mostrar nosso apoio à sua iniciativa.

Estou entendendo que você copiou o conteúdo de outro lugar, portanto não coloquei nosso logo. Caso você seja o pepeusnet, favor me informar. ;)

 

Não, eu copiei. mas estou construindo uma forma de jogar no contra-ataque assim que eu terminar a segunda temporada no time com bons resultados irei postar.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...