Jump to content
Sign in to follow this  
krigão

Estilos de Jogo: A importância dos atributos

Recommended Posts

krigão
sxeX1Uj.jpg

esse artigo é bem longo porém muito explicativo. Abordará o tipo de atributos você precisa no estilo de jogo que escolher. Existem vários outros estilos de jogo, mas citei apenas alguns.

Não é somente a formação, funções e deveres que você escolheu que determinará como você pode jogar. Quando você cria um estilo tático, precisa ter certeza que tem os jogadores com os atributos certos para jogar daquele modo. Abaixo a lista de atributos detalhada que eu procuro em cada estilo de jogo. Lembre-se que isso não é algo cravado. É apenas minha opinião e talvez sirva pra quem está “preso” no game ou está confuso e precisa reaprender algo.

Uma vez que eu tenha escolhido o estilo de jogo que quero (mostrado no artigo anterior) tenho que ver se tenho os jogadores pra jogar daquela maneira. Se não tiver, terei que rever as funções e talvez até as instruções do time. Então eu tentarei progredir em direção aquilo que quero criar. Pode demorar ou não. Tudo depende dos recursos do seu time e do que você já tem.

ESTILO DEFENSIVO
Para jogar um jogo defensivo é importante sua equipe manter a formação a todo momento. Isso significa que você dificilmente será vazado e é um time organizado. Ao jogar na defensiva, se não estiver em formação abrirá buracos que serão explorados pelos adversários. E se você curtir isso, talvez toda sua filosofia seja falha. Seus jogadores precisarão estar alerta os 90 minutos. Qualquer lapso de concentração pode ser fatal, especialmente nos minutos finais. Ela também requer que você mantenha seus homens atrás da linha da bola. Lembre-se também que alguém com espirito defensivo será mais acanhado ao ir a frente. 

Atributos técnicos
Desarme: Importante para todos os jogadores que estarão atrás da linha da bola.
Marcação: Você vai querer aquele jogador que gruda no adversário. Um escorregão por não marcar direito e já verá uma brecha no teu esquema.
Cabeceio: Como joga de forma defensiva, a chance de bolas serem alçadas é enorme. Então, você precisa de defensores que saibam lidar com elas. Vital que a defesa saiba lidar com bolas aéreas.

Atributos mentais
Para ser capaz de manter a equipe focada e em formação, precisam estar mentalmente ciente dos problemas e dos potenciais problemas. Então, precisam ter bons atributos mentais para se destacar sob pressão e diminuir os erros.
Antecipação: O jogador precisa estar ciente do problema antes que aconteça.
Frieza: Quanto mais calmo, menos afoito em suas jogadas. Você quer jogadores que não entrem em pânico com a bola e entregam facilmente. Principalmente do seu lado do campo.
Concentração: Não adianta ter jogadores desligado. Você precisa deles concentrados a todo momento.
Posicionamento: Você os quer bem posicionado pra forçar uma pressão quando necessário. Também ajuda a manter os jogadores na sua formação.
Trabalho em Equipe: Como a equipe é uma unidade defensiva, então é bom estarem todos na mesma sintonia, trabalhando juntos.
Índice de Trabalho: É preciso que seus jogadores queiram trabalhar duro para o resultado!

Atributos Físicos
Aceleração: Você precisa de jogadores rápidos em curtas distâncias para cobrir o próximo. Ou para pegar bolas perdidas rapidamente. Também irá ajudá-lo na marcação.
Equilíbrio: Um jogador que não fica em pé na maior parte do tempo... não serve!
Impulsão: Trabalha lado a lado com cabeceio. E os dois se complementam na defesa.
Força: Vai garantir que ele se imponha perante o adversário, quando estiverem perto. Não vai querer seus jogadores fracos e derrubados por uma bolada.
Resistência: Você não quer seus jogadores cansados depois de pouco tempo. Quanto maior, mais eles irão aguentar as atividades físicas de alto nível. 

Alguns podem dizer que deveriam ter outros atributos nessa lista e até pode ser o caso. Mas esses são os mais importantes para jogar defensivamente. Alguns poderiam argumentar que Decisão deveria estar ai. Até concordo em partes. Porém acho que jogar defensivamente significa mais sobre seguir aquelas instruções que eu defini e menos suas vontades.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
ESTILO “NORMAL”
Um estilo de abordagem normal é algo neutro. Não se concentra em um ponto específico mais que outro. É um estilo de balanço perfeito entre defesa e ataque. Basicamente os jogadores se arriscarão menos tanto na defesa quanto no ataque. Portanto ela é neutra se comparada com os demais. Isso não significa que seja um estilo chato, mas apenas que não favorece nem o ataque ou a defesa e sim o dois.

Atributos Técnicos
Primeiro Toque: Você quer jogadores que se sintam confortáveis ao receber a bola. Com esse atributo eles controlaram melhor assim que recebe-la.
Passe: É importante que seus jogadores não percam a bola desnecessariamente.
Desarme: Os meio campistas precisarão de um desarme decente para recuperar rapidamente a bola e voltar ao ataque.

Atributos Mentais
Antecipação: Importante pra quase todos. Em grande parte pelas mesmas razões já citadas no estilo anterior.
Agressividade: Ter esse atributo elevado fará com que o jogador fique mais propenso a se envolver em incidentes.
Frieza: Quanto mais calmo, mais paciente será sua próxima ação. E você não quer entregar a bola desnecessariamente. 
Decisões: Importante para qualquer jogador de futebol e mais ainda para esse estilo de jogo, que sempre precisa da decisão certa.
Trabalho em Equipe: Você provavelmente acha que só estou repetindo atributos óbvios. Mas muitos deles se ligam em diferentes estilos de jogo e espero que esteja começando a enxergar isso. Trabalho em equipe é importante pois precisarás de um conjunto, uma unidade. Qualquer coisa que precisa ser trabalhado como equipe, e não como indivíduo, necessita desse atributo.

Atributos Físicos
Resistência: Único atributo que colocaria como essencial nessa parte, pelos mesmos motivos já citados no outro estilo.
Jogar em um estilo NORMAL significa que equipes não priorizam determinada área a outra. Eles devem ser competitivos em todas as áreas por igual e não “muito bom” em uma.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

CONTRA ATAQUE
Contra ataque é uma especialidade e exige que você explore espaços e leve a bola ao ataque rapidamente!! Esse estilo de jogo requer que os jogadores sejam mais profundos que o normal, pois chamam o ataque adversário para seu campo antes de roubarem a bola e rapidamente ir ao ataque, aproveitando o maior número de jogadores.

Atributos Técnicos
Cruzamentos: Arma que se usada corretamente pode ser devastadora. Um cruzamento bem feito para um atacante pode colocar o adversário atrás dele imediatamente.
Drible: Para aproveitar todo o espaço dado, você precisa de jogadores que consigam levar a bola mais a frente.
Finalização: Precisará de aproveitamento máximo de seus movimentos e para isso é essencial colocar a bola no fundo da rede.
Chutes de longa distância: As vezes os jogadores se veem com uma boa bola para chutar de longe, especialmente no contra-ataque.
Técnica: Qualidade estética do jogador – quão refinado é seu toque de bola. Um jogador com boa técnica vai tirar aquele passe mágico da cartola ou uma bola cruzada muito melhor do que aquele que não a possui. Também afeta inúmeros atributos técnicos.

Atributos Mentais
Agressividade: Os jogadores deverem querer se envolver em tudo. Também ajuda a recuperar bolas e iniciar contra ataques mais rápido.
Bravura: Você não quer jogadores que desistam antes de recuperar a bola não é?
Sem bola: Movimentação é a chave para todo ataque. Se um jogador ofensivo tem pouco desse atributo, mais difícil será encontrar os espaços entre a defesa para confundir seu adversário. Pode ser a diferença entre sucesso ou não.
Índice de trabalho: Jogadores terão de trabalhar duro tanto em situações de defesa, como de ataque. Subirão e descerão o jogo todo! Logo precisarão trabalhar mais!

Atributos Físicos
Velocidade: Eu gosto de jogar com ataques rápidos logo pra mim velocidade é essencial. Atributo especial praquele jogador que gosta de ir pra cima e passar seus adversários. Quanto mais velocidade melhor. Ainda mais pq vão subir e descer o jogo todo.
Aceleração: Vai dar aquele metro extra que vc precisa a frente do adversário. Isso e velocidade são muito importantes.
Resistência: Precisam de resistência para aguentar subir e descer várias vezes.
Força: Vai garantir que se imponha no combate corpo a corpo! Ajuda a recuperar a bola.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

OFENSIVO
Futebol ofensivo se resume a movimentação e distribuição da bola. Você precisa colocar pressão nos adversários e levar os jogadores a frente. Então, na hora certa você abre a defesa adversária jogadas inteligentes e habilidosas, enquanto fica de olho nas suas aberturas e no contra-ataque. Esse tipo de jogo pode ser bem arriscado as vezes.

Atributos Técnicos
Drible: 
Você precisa de jogadores que se sintam confortáveis com a bola e vá pra cima do adversário. Ajudará a criar espaços e aberturas.
Primeiro toque: Vital para qualquer jogador de ataque. Jogadores com pouco atributo vão perder boas oportunidades ao enfrentar a defesa ou pegar aquele lançamento.
Passe: Você precisa de bons distribuidores de jogo ou perderá várias oportunidades.
Técnica: Pelos mesmos motivos já citado em contra-ataque.

Atributos Mentais
Antecipação:
 Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor bem como o tipo de bola que está prestes a receber.
Frieza: Quão confortável fica com a bola nos pés situações que exige rapidez. Também ajuda contra a pressão da marcação adversária.
Visão de jogo: Para abrir a defesa você precisará de jogadores criativos. Também ajudará a ver uma abertura ou um passe diferente.
Imprevisibilidade: Anda de mãos dadas com a criatividade. Não se pode ter um sem o outro.
Decisões: Tomar a decisão correta caso tenha mais de uma disponível. Como você estará atacando, tomar a decisão certa é a diferença de um gol ou um contra-ataque.
Sem bola: Movimentação é a chave para todo estilo ofensivo. Se um jogador ofensivo tem pouco desse atributo, mais difícil será encontrar os espaços entre a defesa para confundir seu adversário. Pode ser a diferença entre sucesso ou não.
Trabalho em Equipe: Novamente, necessário para jogar como uma unidade. Mas, se tiver algum talento especial que jogará melhor como indivíduo, então não será um atributo tão importante. Porém poucos times têm esse luxo.

Atributos Físicos
Velocidade:
 Eu gosto de jogar com ataques rápidos logo pra mim velocidade é essencial. Atributo especial praquele jogador que gosta de ir pra cima e passar seus adversários. Quanto mais velocidade melhor.
Aceleração: Mesma lógica do contra ataque. Anda junto da velocidade.
Agilidade: Fornece ao jogador a capacidade de virar mais rapidamente. Todos os jogadores ofensivos têm que ser ágeis, necessariamente, quando se joga um estilo ofensivo.

Esses são os estilos básicos de jogos. Mas tem muito mais. Tentarei abordar alguns mais técnicos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
JOGO DE PASSES
Nos últimos anos vários times viraram maníacos por posse de bola, tendo o Barcelona e Espanha como base e inspiração tática. Esse estilo de jogo muitas vezes é meticuloso e envolve passes pacientes ao redor do campo, inclusive recuado a bola geralmente. O objetivo é manter a posse de bola o maior tempo possível até achar uma abertura ou um espaço pra chutar em gol. Isso exige jogadores bastante técnicos e frios, que mantenham a bola nos pés até achar essa abertura. Exige também paciência e velocistas pra fazer algo útil com a bola. Ter a posse de bola é fácil mas será que você consegue manter ela e usa-la na zona de perigo? Essa parte é bem difícil e pode exigir a observação de vários jogos para ver como os jogadores e funções interagem entre si.

Atributos técnico
Primeiro toque: Precisa de jogadores que controlem bem a bola e não corram risco de perde-la por ter um pé “pesado”.
Passe: Precisa de jogadores que distribuam bem a bola para tirar proveito das situações de jogo. Má distribuição levará a perda de oportunidades.
Técnica: Como você está criando um jogo de passe, precisa ter certeza que seus jogadores estão confortáveis com a bola nos pés e sabem o que fazer com ela.

Atributos Mentais
Antecipação: Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor bem como o tipo de bola que está prestes a receber.
Frieza: Atributo VITAL. Jogadores com pouca frieza podem tomar péssimas decisões quando pressionados. Você não quer jogadores que entram em pânico quando estão com a bola nos pés e tem de tomar decisões rápidas ou sob pressão.
Concentração: Precisam estar ligados os 90 minutos. Qualquer lapso de concentração pode gerar erros e mais erros e poderá ser fatal especialmente se você quer trabalhar com posse de bola.
Visão de Jogo: Novamente, importante pois você precisa de jogadores que vejam as opções ao redor. Alguém com pouca visão pode deixar de ver opções óbvias de jogo.
Decisões: Pouca decisão significará mais escolhas erradas que certas. Então quando mais, melhor. Você não quer alguém escolhendo driblar a passar a bola óbvia, se for a melhor opção.
Sem bola: Precisará de jogadores que se movimentem e encontrem pequenos espaços, que não fiquem estáticos. Ajudará a manter a posse se seus jogadores se moverem de seus marcadores pois dará várias opções de passe.
Trabalho em Equipe: Novamente, necessário para jogar como uma unidade. Mas, se tiver algum talento especial que jogará melhor como indivíduo, então não será um atributo tão importante. Porém poucos times têm esse luxo.

Atributos Físicos
Agilidade: Fornece ao jogador a capacidade de virar mais rapidamente. Todos os jogadores ofensivos têm que ser ágeis, necessariamente, quando se joga um estilo ofensivo.
Equilíbrio: Você não quer jogadores que mal ficam em pé e entregam a bola facilmente. Tem que ter a certeza que os jogadores, que verão muito a bola em seus pés, fiquem de pé a maior parte do tempo.
Força: Nem todos precisam disso, mas é uma excelente ideia ter alguns jogadores fortes fisicamente, principalmente aquele criativo que travará várias batalhas. Quanto maior melhor, visto que não perderá a bola em qualquer ombro a ombro.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O ESTILO DIRETO
Vários jogadores de FM acham que jogo direto se resume a passes longos, mas isso não é verdade. É diferente pq o objetivo é passar a bola de A para B o mais rápido possível, procurando um companheiro que mantenha a posse ou defina jogada rapidamente (Enquanto bola longa é dar um chutão na esperança que algum companheiro domine-a). No jogo direto vemos passes no chão, passes altos e por ai vai. O objetivo é explorar alguma falha súbita adversária como um jogador fora de posição ou no lugar errado. Ou talvez vc tenha criado aquele espaço então precisa da bola rapidamente ali pra seu jogador aproveitar bem.

Atributos Técnicos
Cruzamento
: Você precisa de jogadores que cruzem a bola com rapidez e eficácia, seja entre os lados, seja para frente. Isso pode ajuda-lo a chegar de A para B mais facilmente.
Primeiro Toque: Jogadores precisam controlar bem a primeira bola. A bola sob controle permitirá que você faça a próxima ação mais rapidamente. Baixo primeiro toque pode significar perder alguns segundos preciosos na retomada da bola.
Passe: Precisa de jogadores que distribuam bem a bola para tirar proveito das situações de jogo. Má distribuição levará a perda de oportunidades.
Técnica: Qualidade estética do jogador – quão refinado é seu toque de bola. Um jogador com boa técnica vai tirar aquele passe mágico da cartola ou uma bola cruzada muito melhor do que aquele que não a possui. Também afeta inúmeros atributos técnicos

Atributos Mentais
Antecipação:
 Precisa de jogadores que antecipem os movimentos dos que estão ao seu redor para que possam escolher a melhor jogada ou ver onde o jogador vai estar para receber aquele lançamento.
Visão de Jogo: Se você procura jogar de forma direta e procurando jogadas rápidas, visão é ESSENCIAL pois precisará de jogadores que vejam todas as opções disponíveis.
Imprevisibilidade: Permitirá quer certos jogadores tentem bolas mais difíceis e espetaculares.
Decisões: Tomar a decisão correta caso tenha mais de uma disponível. Como você estará atacando, tomar a decisão certa é a diferença de um gol ou um contra-ataque.
Índice de Trabalho: Espera-se que seus jogadores corram bastante, movimentem-se sem bola, liguem os canais e sejam no geral uns burros de carga. Ter um bom índice de trabalho significa que seus jogadores não farão corpo mole, trabalharão duro, exatamente aquilo que vc precisa pra levar a bola de A para B rapidamente.

Atributos físicos
Velocidade
: Ajudará aqueles jogadores que tem que perseguir a bola ou correr para outras.
Aceleração: Vai dar aquele metro extra que vc precisa a frente do adversário. Isso e velocidade são muito importantes.
Agilidade: Fornece ao jogador a capacidade de virar mais rapidamente. Todos os jogadores ofensivos têm que ser ágeis, necessariamente, quando se joga um estilo ofensivo
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ESTACIONANDO O ÔNIBUS 
Estilo de jogo em que um time convida o adversário e então suporta a pressão feita por ele. Quando perde a bola, todo time volta pra sua metade do campo e apenas tenta recuperar a bola quando ela passa do meio de campo. Duas linhas de jogadores perto de sua área marcando os adversários. A diferença pra defensiva é que é muito mais difícil quebrar sua defesa nesse estilo. A ênfase é não sofrer gol a todo custo e isso custará jogadas de ataque. Perigosa de usar se não tem os jogadores capazes.

Atributos Técnicos
Drible:
 Muito específico para as ocasiões em que você consegue levar a bola para longe do seu campo. Boa ideia ter alguém para correr com a bola para aliviar a pressão. 
Marcação: Jogadores capazes de grudar no adversário e lidar com eles.
Desarme: Você espera um monte de desarmes durante todo o jogo então quanto maior esse atributo maior a chance de desarmes corretos, menos jogadas violentas e cartões para seu time.

Atributos Mentais
Antecipação
: Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor e que prevejam o que os adversários vão fazer antes de acontecer.
Frieza: Pelos mesmos motivos já citados. Precisa de jogadores que joguem bem sob pressão e saibam o que fazer para aliviar ela, não entrando em pânico.
Concentração: Cada jogador tem que estar ligado na metade do seu campo. Qualquer erro individual pode custar caro pois geralmente não tem segunda chance.
Decisões: Jogadores que tomem a decisão correta. Você não precisa de jogadores que corram atrás do marcador errado. Quanto mais alto esse atributo, melhor.
Posicionamento: Se esse atributo for baixo, significará que as chances de seu jogador estar fora de posição será grande. E pra esse estilo de jogo isso é um desastre. Mesmo um com baixo posicionamento pode gerar o caos. Vira um efeito dominó, abrindo buracos em seu sistema. Importante demais todos estarem aplicados na formação.
Trabalho em Equipe: Novamente, necessário para jogar como uma unidade. Mas, se tiver algum talento especial que jogará melhor como indivíduo, então não será um atributo tão importante. Porém poucos times têm esse luxo.
Índice de trabalho: Muito importante pra manter o nível dos jogadores. Você precisa daqueles que trabalham duro e não questionam sua posição.

Atributos Físicos
Velocidade:
 Na rara ocasião que estiver no ataque, vai querer jogadores velozes para subir e descer o mais rápido possível.
Aceleração: Vai dar aquele metro extra que vc precisa a frente do adversário. Isso e velocidade são muito importantes.
Força: Precisa desse atributo pra aguentar o corpo a corpo sem cair, principalmente se estiver sem a bola.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PRESSÃO AGRESSIVA
Estilo de jogo de recuperação de bola agressiva e rápida com objetivo de voltar ao ataque o mais rápido possível. Requer que todo o time empurre o adversário para o campo dele e o pressione. Assim, é necessário que todo o time jogo como uma unidade, onde as funções se complementem, ou poderá causar vários problemas e falhas. Também costumam usar a linha de impedimento devido a linha de defesa avançar muito. Exige muito do mental e do físico.

Atributos Técnicos
Marcação
: Jogadores capazes de marcar homem a homem e não soltar o adversário.
Desarme: Você espera um monte de desarmes durante todo o jogo então quanto maior esse atributo maior a chance de desarmes corretos, menos jogadas violentas e cartões para seu time.

Atributos Mentais
Basicamente quanto mais atributos aqui tiver, melhor será.

Antecipação: Você quer jogadores que antecipem o que ocorre ao seu redor e que prevejam o que os adversários vão fazer antes de acontecer. 
Frieza: Jogadores com pouca frieza podem tomar péssimas decisões quando pressionados. Você não quer jogadores que entram em pânico quando estão com a bola nos pés e tem de tomar decisões rápidas ou sob pressão.
Concentração: Cada jogador tem que estar ligado. Qualquer erro individual pode custar caro pois geralmente não tem segunda chance.
Decisões: Tomar a decisão correta caso tenha mais de uma disponível. Como você estará atacando, tomar a decisão certa é a diferença de um gol ou um contra-ataque. Atributo vital para tomar a decisão correta.
Bravura: Você quer jogadores que não tenham medo de disputar a bola e não aqueles que evitam a todo custo uma travada.
Agressividade: Um pouco desse atributo é ideal. Você quer jogadores que queiram disputar a bola já que jogará pressionando a maior parte do tempo.
Trabalho em Equipe: Pressionar o adversário como uma unidade
Índice de trabalho: Trabalho duro é essencial para essa estratégia. Você precisa daqueles que trabalham duro e não questionam sua posição.

Atributos Físicos
Aceleração
: Vai garantir aquele metro extra pros seus jogadores. Como vão trabalhar muito próximos, não coloquei velocidade aqui, pois será mais útil a aceleração.
Resistência: VITAL. Esse estilo de jogo é muito elétrico e consumira muito. Então precisa de jogadores que aguentem bem o ritmo para terminar o jogo inteiro.
Cond. Físico Natural: Taxa de recuperação dos jogadores. Se você usa esse estilo de jogo em tempo integral, é importante ter esse atributo para continuar usando várias vezes em pouco tempo.
 
por pepeusnet » Qui Mar 19, 2015 19:25

Share this post


Link to post
Share on other sites
_Matheus_

Bom post, @krigão! Criei um banner como uma forma de mostrar nosso apoio à sua iniciativa.

Estou entendendo que você copiou o conteúdo de outro lugar, portanto não coloquei nosso logo. Caso você seja o pepeusnet, favor me informar. ;)

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
krigão
Em 06/07/2017 at 08:00, _Matheus_ disse:

Bom post, @krigão! Criei um banner como uma forma de mostrar nosso apoio à sua iniciativa.

Estou entendendo que você copiou o conteúdo de outro lugar, portanto não coloquei nosso logo. Caso você seja o pepeusnet, favor me informar. ;)

 

Não, eu copiei. mas estou construindo uma forma de jogar no contra-ataque assim que eu terminar a segunda temporada no time com bons resultados irei postar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • Wellingtondias2020
      By Wellingtondias2020
      Galera boa noite/dia/tarde.
      Estou jogando FM 2017 e de uns dias para cá comecei a enfrentar um problema que não consegui encontrar uma solução .
      Selecionei algumas ligas para ter acesso completo as competições para acompanhar em detalhes...
      Mas de uns tempos pra cá, quando vou ver detalhes de outras partidas que não são do meu time aparece uma mensagem dizendo que detalhes da partida não estão disponíveis. 
      Não consigo nem ver detalhes de partidas do mesmo campeonatos que disputo.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Wellingtondias2020
      By Wellingtondias2020
      Galera boa noite/dia/tarde.
      Estou jogando FM 2017 e de uns dias para cá comecei a enfrentar um problema que não consegui encontrar uma solução .
      Selecionei algumas ligas para ter acesso completo as competições para acompanhar em detalhes...
      Mas de uns tempos pra cá, quando vou ver detalhes de outras partidas que não são do meu time aparece uma mensagem dizendo que detalhes da partida não estão disponíveis. 
      Não consigo nem ver detalhes de partidas do mesmo campeonatos que disputo.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • vinny_dp
      By vinny_dp
      INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES INICIAIS Olá, eu me chamo Thomas Lawrence. Se você conhece o Oriente Médio como ele é hoje, mais precisamente o que era território do antigo Império Otomano, isso tem a ver com meu homônimo.
      O meu nome veio por pura coincidência, mas o desejo de liberdade e o gosto pelo desconhecido pode-se dizer que é bem parecido com o dele. Já que falamos um pouco sobre o Lawrence da Arábia, agora falemos sobre o Lawrence de Alexandria, no caso eu. Meu bisavô, trabalhou em atividades no protetorado inglês no Egito e gostou tanto que acabou fixando residência, algo repetido pelo meu avô e pelo meu pai.
      Eu vim ao mundo em setembro de 1987, quando o mundo já era completamente diferente e a Inglaterra estava bem longe do que era no começo do século XX. Ainda assim, ouvi bastante histórias sobre os dias gloriosos do império onde o sol nunca se punha, ficando fascinado com tantos locais diferentes: Índia, Afeganistão, Chipre e Grécia, só para ficar em alguns exemplos.
      O que me chamava realmente a atenção eram as histórias sobre o Mar Mediterrâneo, com a quantidade de países que ele abrigava e a beleza de suas paisagens. Esse fascínio sempre me trouxe a vontade de ler mais sobre o assunto, sem contar que a minha viagem após terminar os estudos básicos começou em Malta, passando por outros países banhados pelo famoso Mar.
      O que tudo isso tem a ver comigo? Bem, além de ser uma paixão pessoal, começou a se ligar quando eu comecei a estudar Educação Física e o sonho de trabalhar com o futebol foi ficando cada vez mais forte. Desse modo, quando concluí os estudos, resolvi que iria me aventurar pelo mundo, trabalhando com a minha paixão.
      Primeiro comecei com alguns trabalhos como preparador e assistente no futebol local, inclusive participando da comissão técnica do meu time do coração, o Zamalek. Assim, quando cheguei próximo aos meus trinta anos, com alguma experiência acumulada, resolvi cair no mundo, agora buscando a vaga de técnico.
      Distribuí currículos entre vários lugares, até que fui chamado para trabalhar em um país próximo. Porém deixemos essa história para depois.
      O SAVE Bom, como alguns notaram, na entrevista do Cleyton falou-se de um membro que teve o notebook furtado no bar. Então, a história foi comigo.
      Para ajudar, o idiota aqui não salvou nada na nuvem e acabou sem o save do Ajaccio e o na América do Sul. Depois do coração partido e mais despesas para recuperar o que eu perdi naquele dia, faltava voltar ao FManager. Qual foi a minha surpresa ao perceber que eu não lembrava a senha?
      Bem, passado todo esse caminho, comecei a me decidir sobre o que faria na sequência. Indo na contramão de alguns amigos que não estão com pique para o FM, eu estou voltando com a certeza que quero ir longe. E nada melhor do que conquistar a revanche com uma história que não foi para frente no FM 16, sobre o Mar Mediterrâneo.
      Só que até aí faltava me decidir sobre os caminhos do save, ponto esse em que o homem das 1000 ideias, @Tsuru, me deu uma baita ajuda.
      Consultei quais eram os países banhados pelo Mediterrâneo e verifiquei que eram 22. Deles eu tirei de cara Malta, Mônaco, Gibraltar, Síria e Palestina; por motivos que variam de uma liga que eu não julgava ser interessante, até pelo momento dos países na vida real. Nas listas que verifiquei, inicialmente não localizei o Chipre, mas decidi coloca-los por conta própria e assim fiquei com 18 ligas jogáveis.
      Dividi essas 18 ligas em potes, a saber:
      Pote 3
      Argélia, Egito, Líbano, Líbia, Tunísia e Marrocos
      Pote 2
      Albânia, Bósnia-Herzegovina, Chipre, Eslovênia, Montenegro e Israel
      Pote 1
      Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália e Turquia
      Com essa divisão estabeleci que só passaria para os países do próximo pote assim que vencesse um título nacional em cada um dos locais do pote. Assim, só irei ativar as ligas do pote 2 assim que estiver no último país do pote 3.
      Dito isso, meus objetivos são os seguintes:
      Vencer títulos nacionais em todos os países do desafio Conquistar três Liga dos Campeões Mudar de time apenas via convite, nunca me candidatando a outros cargos  
      O CLUBE Como disse, comecei desempregado o save, com experiência local e licença nacional A. Recebi alguns convites e acabei aceitando a proposta do ES Hamman-Sousse da Tunísia, que calhou de ser uma cidade na costa do Mediterrâneo. O time, que nunca foi muito além de campanhas medianas na Tunisian Ligue 1, já vai para sua quinta temporada na Tunisian Ligue 2.
      Vale lembrar que estou com o FM 17, o que quer dizer que o jogo irá iniciar na temporada 2016/17.
      Basicamente estou indo treinar um asilo. Fiquei impressionado com a quantidade de jogadores já beirando os 40 anos e devo pensar em qual estilo adotar com tantos veteranos, uma vez que uma reformulação completa não deve acontecer agora.
      Mandamos nossos jogos no estádio municipal Bou Ali-Lahouar, com capacidade para 6500 pessoas. Já pensando em um estilo que não canse tanto a equipe, solicitei ao responsável pelo gramado que deixe o tapete com as menores condições possíveis, no caso 90x70m.
      O time é cotado para a promoção à Ligue 1 e só me resta cumprir esse objetivo ou se não deverei sofrer minha primeira demissão.

      INFRAESTRUTURAS | LIGAS CARREGADAS
      A LIGA A Ligue 2 é um campeonato dividido em dois grupos de 10 equipes, que jogam em turno e returno, totalizando 18 jogos na primeira fase. Após essa fase, os três primeiros de cada grupo jogam o playoff de promoção, que é disputado também em turno e returno.
      Depois dos 10 jogos, os dois primeiros garantem acesso direto à Ligue 1, enquanto o terceiro disputa um playoff contra o antepenúltimo da divisão principal. O penúltimo da L2 disputa um playoff contra o vice da terceira divisão e o último colocado é rebaixado automaticamente.
       

      TEMPORADA 2016-2017 - Ligue 2 - Um Asilo na Tunísia
      Mercado de Transferências
      Nossa janela buscou reduzir a alta média de idade do elenco. Arouri veio para a reserva na lateral-esquerda, Onana veio (e já foi, devido às regras de estrangeiros no país), Adjeman-Pamboe é um inglês e atua nas duas pontas; Khenissi, Chikoto e Barrani vieram no final da janela, mas já para entrar no time titular, no comando do ataque, zaga e meio-campo, respectivamente.
      Em janeiro perdemos Momble (PE) e Khemiri (LE). Trouxemos Bani (LE) e Kacem (PE) como reposição destes, além de Kchok para reforçar a zaga.

      ELENCO INICIAL | ELENCO PÓS-JANELA
       
      Ligue 2 e Copa da Tunísia
      Abrimos esta fase contra um dos piores times do campeonato, - o Stade Africain – e fizemos a nossa parte goleando, com uma baita partida de Khenissi, que marcou 4 dos 5 gols do ESHS. Nosso domínio foi tão evidente que até trouxe uma empolgação para as partidas seguintes, na qual vencemos o Korba (4-1) e Ben Arcus (1-0).

      Essa empolgação foi por terra quando encaramos os times mais fortes do nosso grupo. Contra o Monastir, abrimos o placar e até pensamos que poderíamos tirar algo de bom da partida mas o adversário virou em 7 minutos no segundo tempo e sacramentou nossa primeira derrota na competição. O Gafsa, outra equipe cotada para brigar pelo acesso à L1, foi o time que enfrentamos na rodada seguinte e também nos derrotou.

      Nos recuperamos vencendo o Hammamet com um gol já nos minutos finais da partida e fomos para o jogo contra o Gafsa, dessa vez pela Copa da Tunísia, e perdemos novamente, saindo precocemente da competição.
      Um empate contra o Siliana e uma vitória contra o Kef colocaram nosso time nos eixos, prontos para jogar contra o Kasserine, nosso principal adversário pelo acesso. E o duelo foi bastante disputado e nos detalhes a derrota foi selada, com um gol próximo do final do primeiro tempo.

       
      Ligue 2 – Returno
      Nesse segundo turno eu já sabia o que seria preciso para conquistar a promoção, então a meta era vencer todos os três primeiros jogos, roubar pontos contra Monastir e Gafsa, para depois perder o mínimo de pontos possíveis nos três jogos antes de decidir a vaga contra o Kasserine.
      Bem, parte desse roteiro aconteceu conforme eu esperava: vitórias contra Stade Africain (5-0), Korba (1-0) e Ben Arcus (2-1); a derrota para o Monastir (0-2) quebrou um pouco minha expectativa, mas o empate contra o Gafsa (2-2) recuperou meu ânimo.
      Contra o Hammamet só a vitória interessava para nos manter firmes na briga pelo acesso. Bem, aí é que vimos do que esse time é feito.
      Ben Frej abriu o placar aos 6’, mas sofremos a virada em cinco minutos. Aos 31’ pênalti para o Hammamet e o goleirão pegou. Essa defesa deu o gás necessário para buscarmos o resultado e logo aos 35’ empatamos com Barrani. Aos 57’ mais drama no jogo: Ben Abid comete falta estúpida e leva o segundo amarelo, comprometendo seriamente nossas chances no duelo. Fomos nos segurando como dava até os 10 minutos finais, quando fomos para o pau e aí Barrani, o nome do jogo, marcou o 3 a 2 aos 87’. Jogaço.

      Essa partida deu o ritmo para a equipe nos três últimos compromissos e vencemos Siliana (3-0), Kef (2-0) e Kasserine (3-1). Neste último duelo, tínhamos dois pontos de vantagem para o quarto colocado e precisávamos da vitória para garantir a vaga.
      O jogo foi bastante duro. Labroussi abriu o placar aos 28’ e nos colocou nas cordas, fazendo com o que o primeiro tempo fosse um suplício. No segundo tempo, eu coloquei a instrução sobrecarregar, mesma tática que usei nas últimas cinco partidas, e logo aos 57’ empatamos. Continuei com a instrução, ainda que o empate já nos garantisse na próxima fase. Aos 80’, a recompensa: gol de Aouichaoui e o desespero trocava de lado; no final, jogamos a última pá de cal nas esperanças do Kasserine com Bachouche.

       
      Calendário

       
      Classificação - Ligue 2 - Primeira Fase

       
      Ligue 2 – Grupo de Promoção
      Na segunda fase, os três primeiros dos dois grupos jogaram entre si em turno e returno, totalizando 10 jogos. E o meu cálculo foi que eu teria que ganhar seis pontos contra o terceiro da outra chave, no caso o Jendouba Sport e vencer os outros times em casa, para roubar pontos fora. Vamos aos jogos.
      A abertura foi justamente contra o Jendouba e terminamos com um empate frustrante por 1 a 1. Empates foram os resultados finais contra Djerba e Monastir (ambos por 0 a 0), este último uma evolução.
      O duelo pela quarta rodada marcou a virada na briga pelo acesso. Enfrentando o líder do outro grupo na primeira fase, o Stade Tunisien, fomos mais efetivos em um jogo muito complicado e saímos com a vitória por 2 a 0. Vale destacar que desde o final da primeira fase tenho entrado com a proposta de atacar desde o início, alterando para sobrecarregar se preciso do resultado e controlar para segurar vantagem.

      Mais um empate, desta vez contra o Gafsa e assim já somávamos quatro empates e uma vitória em cinco jogos, uma marca bem ruim. No returno, batemos o Jendouba Sport e ficamos firmes na briga pelo acesso.
      Estávamos invictos, apesar do maior número de empates e fomos encarar o Djerba, duelo em que flertamos bastante com o perigo e só conseguimos o empate (mais um!) no final dos 90 minutos. Outro empate foi o resultado contra o Monastir e assim o acesso era bastante incerto, considerando que todos os times eram de níveis equivalentes. Contra o Stade Tunisien fizemos outro jogaço e com três gols depois dos 30 minutos do segundo tempo, fizemos o 4 a 2 e ficamos muito próximos da Ligue 1. Sacramentamos o acesso justamente contra o time que mais nos deu dor de cabeça durante o ano, virando o duelo contra o Gafsa, fechando o placar em 3 a 1.

       
      Calendário

       
      Classificação
      No final das contas, terminamos na liderança da segunda fase, algo surpreendente pela primeira fase que fizemos. Valeu a pena colocar o time no ataque e invictos, fechamos esta fase com quatro vitórias e seis empates.
      No fim, fomos promovidos diretamente junto com o Stade Tunisien, deixando o Monastir para jogar o playoff de rebaixamento contra o Gabes, não conseguindo o resultado para chegar à Ligue 1. O quadro de honra da Tunísia tem tão poucos nomes que esse título foi suficiente para me colocar no top 10.

      LIGUE 1 PRIMEIRA FASE | LIGUE 1 GRUPO REBAIXAMENTO | LIGUE 1 GRUPO DO TÍTULO
       
      Elenco 
      No geral, o elenco foi bem para os desafios dessa temporada, apesar da alta média de idade, algo que é urgente corrigir para 2017/18. Na defesa, fica o destaque para Ben Frej, que conseguiu contribuir bastante ofensiva e defensivamente, do alto dos seus 38 anos.
      O meio-campo foi dominado por Barrani – eleito o jogador do ano pela torcida -, que ditava o ritmo das partidas, além de marcar ou dar passes em momentos importantes. Sua renovação é fundamental para a próxima temporada.
      No ataque, Khenissi fez o que se esperava dele e marcou 13 gols em 23 jogos, média razoável. Como perdeu algumas partidas por lesão, creio que seu desempenho ficou comprometido em alguns momentos.

      ESTATÍSTICAS
    • oliveira.nelson
      By oliveira.nelson
      Olá,

      Possivelmente procurei com uma keyword errada e já deve ter resposta para isso, mas:
      O que fazer quando o time começa a baixar o desempenho após algumas rodadas, mesmo utilizando um esquema de rodizio de mudança de esquemas táticos?
      Obrigado?
      OBS. No ultimo jogo troquei uns 4 jogadores e ganhei de 1 a 0 no sufoco, não sei se influenciou. 
    • CCSantos
      By CCSantos
      O Royal Football Club de Liège foi fundado em 1892 e possui o registro nº4, ou Le Matricule 4 na Federação Belga de Futebol, apenas atrás de Royal Antwerp, Daring Club de Molenbeek e Club Brugge.
      Desde então, o clube esteve entre altos e baixos, mas é considerado como um dos maiores clubes belgas da história, com 5 títulos nacionais da Liga belga em 67 temporadas atuando na elite belga. Além disso, possui títulos também na 2ª (3 títulos), 3ª (3 títulos) e 4ª (1 título) divisões nacionais.
      Além disso, a equipe conquistou em 1990 o título da Coupe de Belgique, a Copa da Bélgica, e teve boas campanhas no âmbito europeu, onde chegou nas semifinais da Copa das Feiras, competição que inspirou a criação da Copa UEFA em 1963-64, quando caiu em um jogo desempate contra o Real Zaragoza (ESP), que seria o campeão naquela oportunidade. Durante o caminho, ele eliminou Aris Bonnevole (LUX), Arsenal (ING) e Spartak Brno (TCH).
      Jogou também a Copa UEFA de 1989-90, onde chegou a fase de quartas de final, eliminando ÍA (ISL), Hibernian (ESC) e Rapid Vienna (AUT), até ser eliminado pelo Werder Bremen (ALE), em uma ompetição onde haviam chegado naquela fase dois times belgas, dois times italianos e três alemães, além do francês Auxerre. No final, os italianos se sobresaíram sobre todos e a Juventus venceria a Fiorentina na decisão.
      Outra participação marcante foi na Copa dos Campeões de Copas de 1990-91, onde a equipe, campeã da Copa da Bélgica na temporada anterior - importante destacar que esta foi a última conquista relevante da equipe - apenas fora eliminada pela poderosa Juventus (ITA) nas quartas de final, após eliminar Viking Stavanger (NOR) e Estrela Amadora (POR).
      Como bem citado no 2ºparágrafo, a equipe possui cinco títulos, sendo dois bicampeonatos da 1ªDivisão Belga:
      1896 (14j, 12v, 1e, 1d, 32gp, 11gc);
      1898 (8j, 6v, 2e, 30gp, 5gc);
      1899 (Sem dados completos das semifinais contra o AC Gantois);
      1952 (30j, 20v, 4e, 6d, 71gp, 40gc);
      1953 (30j, 18v, 6e, 6d, 65gp, 36gc).

      O time já teve diversos estádios, mas atualmente joga no Stade de Rocourt, que tem capacidade para 3 mil torcedores. No total, o time já mandou partidas em 11 estádios, todos no entorno de Liège.




      A equipe acabara de subir para a Derde Klasse, que se tornara a 3ªDivisão Belga após a reformulação da forma de disputa, em 2015. A meta é simples para a temporada: Permanecer.


      Muita gente não sabe, mas o RFC Liège é peça importante na história do futebol mundial - inclusive pra você que joga FM, e ama as datas de 1/1 e 30/6, quando se abre a janela de transferências. O caso emblemático que deu cria para o que se tornana a Lei Bosman envolveu diretamente o Liège.
      Jean-Marc Bosman era um meio-campista com passagem pela seleção belga e que atuava pela equipe de Liège, quando recusou uma proposta de renovação do clube. O atleta recebera proposta do francês Dunkerque, e se recusa a jogar pelo time, e teve o seu contrato rescindido. Em agosto de 1990, ele processa o Liège e ganha a causa somente cinco anos depois. A briga entre clube e atleta envolveu também a Federação Belga e a UEFA e, meses após o veredicto no Tribunal de Justiça da UE, que atletas comunitários tivessem livre trânsito entre equipes do continente.

      Voltar para a 1ºDivisão Belga;
      Se reestabelecer como força no futebol local;
      Colocar uma estrela em seu escudo (Na Bélgica, cada estrela corresponde a 10 títulos nacionais);
      FILOSOFIAS:
      NÃO SE UTILIZAR EM NENHUMA HIPÓTESE DA LEI BOSMAN. Contratar apenas atletas com base de transferências pagas, empréstimos e/ou atletas com passe livre dos clubes.
      É isso nesse momento, vou atualizando com mais detalhes daqui a pouco, como a configuração das Ligas, entre outras informações.
×
×
  • Create New...