Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Físico, Mental ou Técnico... qual grupo de atributos é o mais importante?


Banton

Posts Recomendados

akinfenwa.jpg?fit=1500%2C844&ssl=1

  • Levar gol de um adversário com 15 de Aceleração, Velocidade e Agilidade mas 9 de Compostura e Finalização
  • Um meia engole seu meio campo com 15 de Passe, Técnica e Primeiro Toque mas com 7 de Decisões, Compostura e Balanço
  • Um zagueiro faz seus atacantes parecerem crianças com 15 de Força, Equilibrio e Impulsão.

Pois é, já passei por muitas situações assim. Eu sempre gostei de jogadores inteligentes, então meu grupo preferido foi o Mental. Priorizei sempre o mental dado que é o cérebro quem comanda o corpo. Mas, parece que o FM não entende muito assim. O jogador pode ter 20 de decisões e ainda fazer coisas erradas. Não por ser burro, mas por ser limitado técnico ou fisicamente. 

E aí, o que vocês consideram mais importante? Priorizam alguns grupos dependendo da função? Por exemplo... Um extremo com um bom físico parece render muito bem mesmo com péssimos atributos técnicos e mentais. É o que eu venho notando nos últimos saves que tenho feito.

Link para o comentário
  • Diretor Geral

Desde que eu me conheço por gente manager hahaha, que minha preferência sempre foi pelo "Mental". Adoro jogadores inteligentes e que sabem pensar o jogo, e por isso sempre acabei preferindo esse tipo de atleta em detrimento aos mais físicos e/ou técnicos (embora goste bastante desse segundo grupo também).

Fato é que como eu nunca joguei uma LLM por exemplo (ou em divisões mais inferiores), minhas preferências quase sempre puderam ser atendidas, mas o que eu leio por aí é que quanto mais baixo tu desce nas ligas, mais o "Físico" é determinante. Acho até que isso é ponto pacífico para todos (me desmintam se eu estiver errado).

No mais, acho que pra determinadas posições/funções a gente pode e deve pensar em privilegiar um pouco mais um grupo do que o outro, por ex: se você gosta de zagueiros que "zagueiram", sem mt invenção, talvez valha a pena olhar pro aspecto físico primeiro, depois pro mental e por último o técnico. E por aí vai.

 

Vou marcar os amiguinhos que estão com saves em atividade atualmente na PM pra ver o que eles acham da conversa: @Tsuru, @LC, @Guilhererme, @AllMight, @Bruno Trink, @Marcolation, @Johann Duwe, @tricolor de coraçao, @CCSantos, @LuisSilveira, @Cadete213 e por aí vai rs rs.

Link para o comentário

Acho que foi o Tsuru que comentou sobre isso em outro post, e eu concordo muito, quanto mais baixo o nível do time, mais importante olhar os atributos da coluna da direita para a esquerda. 

Óbvio que tem que ter um mínimo de bom senso, não dá pra pegar um jogador com velocidade e aceleração 20 e o resto dos atributos no 2-3, mas no geral é essa a minha preferência. 

Link para o comentário

Curiosamente, olho sempre para a velocidade dos jogadores e aceleração. Além disso, olho sempre por posição. Por exemplo, no centro da defesa, vejo sempre marcação, cabeceamento e desarme, enquanto nos laterais, dou muita importância aos cruzamentos, No guarda-redes, olho muito para concentração, jogo de mãos, reflexos e um-para-um. 

Quero sempre um capitão que tenha uma boa liderança e um médio defensivo com boa agressividade. Os médios centro têm que ter bom passe e primeiro toque e os extremos, como gosto que venham para o meio, gosto que tenham técnica e finalização. Já o avançado, olho sempre para a compostura e a finalização.

Tudo isto, para dizer que olho para os meus jogadores para características específicas e não dou mais importância a técnicos, físicos ou mentais. Tudo depende da posição.

Mas concordo que quanto mais baixa a liga, principalmente em Inglaterra, mais importantes são os atributos físicos, devido às características do jogo.

Link para o comentário
2 horas atrás, bstrelow disse:

Acho que foi o Tsuru que comentou sobre isso em outro post, e eu concordo muito, quanto mais baixo o nível do time, mais importante olhar os atributos da coluna da direita para a esquerda. 

Eu vou por aqui. O que isso significa? Que primeiro eu olho os atributos físicos, depois os mentais, depois os técnicos. 

Quanto mais baixo for o nível da divisão que você jogar, mais difícil será encontrar jogadores inteligentes ou bons de técnica, e aí nesse caso eu prefiro contratar mais com base no aspecto físico mesmo. Conforme você vai subindo na pirâmide das divisões, os mentais começam a ficar mais importantes e a fazer mais diferença.

Por exemplo: numa quinta ou sexta divisão da Inglaterra eu focaria mais no físico mesmo. Chegando na quarta e na terceira divisões eu ainda priorizaria os atributos físicos, mas começaria a olhar para os mentais um pouco mais - para escolher entre dois jogadores, por exemplo, ou para saber se aquele jogador pode realmente fazer a diferença.

A partir da segunda divisão os físicos e os mentais começam a ser, no meu ponto de vista, meio que aspectos básicos, e aí eu começo a olhar para os atributos técnicos um pouco mais, para escolher entre dois jogadores, saber quem pode fazer a diferença etc.

E quando se disputa uma divisão de topo, aí eu posso até começar pelos físicos, mas tudo terá que ser importante. Jogadores pouco inteligentes ou de pouca técnica vão ter mais dificuldades pra atuarem bem nesse nível, eu realmente preciso de atletas bons em tudo.

É claro também que isso é flexível né. Tem temporadas que o mercado está uma porcaria e você tem que contratar o que tem disponível. Fora que assim, um zagueiro inteligente é ótimo, mas se for burro e um monstro fisicamente, de repente ainda aguenta bem uma segunda ou terceira divisão. Ou de repente um atacante é meio fraco em termos de Força, mas é muito rápido e aí vale a aposta. Nesses casos o instinto do treinador precisa ter seu espaço também.

E vocês podem me perguntar: "Mas como você faz para saber se os atributos, sejam eles físicos, mentais ou técnicos, são razoáveis pro nível da divisão e assim saber se o cara é bom fisicamente, mentalmente e tecnicamente?". Geralmente eu uso o seguinte método, extraído daqui:

  • Atributo 9 ou superior: Bom para o nível da sexta divisão.
  • Atributo 10 ou superior: Bom para o nível da quinta divisão.
  • Atributo 11 ou superior: Bom para o nível da quarta divisão.
  • Atributo 12 ou superior: Bom para o nível da terceira divisão.
  • Atributo 13 ou superior: Bom para o nível da segunda divisão.
  • Atributo 14 ou superior: Bom para o nível da primeira divisão.
  • Atributo 15 ou superior: Bom para o nível da disputa dos campeonatos continentais.

Isso me ajuda a analisar os diversos atributos e fazer uma avaliação se o jogador tem bons aspectos físicos, mentais e técnicos. De novo, não é uma panacéia: às vezes cê tá na sexta divisão e o sujeito tem vários atributos-chave em 9, tem um em 10 mas alguns em 8 e um ali em 7, diria que em termos de atributos ele serve.

É claro também que isso varia conforme o nível do país: na Inglaterra podem reparar que essa lista acima funciona quase que 100%, em divisões inferiores de outros países (ou até superiores) os números variam um pouco (geralmente pra menos). Por exemplo:
 

ze7yVSulkTd51ce4aaf9e21fbe.png


Fazendo a análise conforme descrevi acima, podemos notar que o Hoxha tem um físico que se encaixaria bem ali na terceira ou segunda divisões da Inglaterra (12-13), tecnicamente se equipara a um jogador de segunda divisão inglesa (12-14), talvez com muito boa vontade pegaria um time pequeno da Premier League; e em termos técnicos ele também fica ali entre a segunda e terceira divisões inglesas (11-13).

Eu diria que ele é um jogador de segunda ou terceira divisões da Inglaterra; pelos mentais que possui entendo que ele faria a diferença numa terceira divisão e seria talvez um bom jogador na segundona, embora entenda que falta a ele capacidade técnica para fazer diferença numa Premier League. No Japão, onde jogo atualmente, ele tem atributo pra ser titular absoluto na segunda divisão e entendo que renderia também na J1.

E para fechar, eu costumo analisar bastante os jogadores com base na função e tarefa que eles vão desempenhar. E a partir daí, eu uso a própria ferramenta do FM que seleciona os atributos mais relevantes para cada função/tarefa, dentro do próprio perfil do jogador. Aí fica fácil saber se o cara tem os atributos bons para aquilo que preciso que ele faça em campo.

Link para o comentário

Dois atributos que gosto muito de levar em consideração também são o "posicionamento" e o "sem bola". Jogadores defensivos com o "posicionamento" e os ofensivos com o "sem bola" decente pro nível da liga. E vendo de longe parecem atributos que a maioria ignora.

Link para o comentário
  • Diretor Geral

Excelentes colaborações, @Cadete213 e @Tsuru!

 

54 minutos atrás, bstrelow disse:

Dois atributos que gosto muito de levar em consideração também são o "posicionamento" e o "sem bola". Jogadores defensivos com o "posicionamento" e os ofensivos com o "sem bola" decente pro nível da liga. E vendo de longe parecem atributos que a maioria ignora.

São dos atributos mentais, logo, eu sempre gosto de olhar também hahahaha. Outros dois que eu me baseio bastante é "antecipação" e "decisões": sempre gosto que meus jogadores saibam antever jogadas e também decidir sempre pela melhor escolha. É claro que não dá pra ter isso em toda posição/função, mas na medida do possível eu uso como filtro também.

Link para o comentário

Te falar que já tem algumas edições que não levo muito em conta os atributos, deve ser por isso que não costumo ter muito sucesso. Hahahaha

Mas assim eu costumo priorizar o relatório do olheiro, por exemplo evito contratar jogadores que não seja consistentes, que não gostam de jogos grandes, e etc. Para mim muito mais do que os atributos visíveis, são os atributos ocultos que me norteiam, eles aparecem nos relatórios como pontos fortes ou negativos dos jogadores. Outra coisa que levo muito em conta, independente das estrelas do jogador é o nível atual dele em relação a minha divisão, por exemplo, eu estando na primeira divisão, vira e mexe me aparece alguém com mais estrelas de CA do que um titular meu, e até atributos interessantes, mas quando olho no relatório está lá que ele não é nem decente para a divisão que eu estou, contratar esse tipo de jogador acho que é uma aposta muito arriscada.

De todo modo, respondendo a pergunta e voltando ao assunto original, eu costumo priorizar os atributos físicos primeiro, não gosto de jogadores lentos, ou com pouca força.

Link para o comentário
13 horas atrás, Leho. disse:

Desde que eu me conheço por gente manager hahaha, que minha preferência sempre foi pelo "Mental". Adoro jogadores inteligentes e que sabem pensar o jogo, e por isso sempre acabei preferindo esse tipo de atleta em detrimento aos mais físicos e/ou técnicos (embora goste bastante desse segundo grupo também).

Fato é que como eu nunca joguei uma LLM por exemplo (ou em divisões mais inferiores), minhas preferências quase sempre puderam ser atendidas, mas o que eu leio por aí é que quanto mais baixo tu desce nas ligas, mais o "Físico" é determinante. Acho até que isso é ponto pacífico para todos (me desmintam se eu estiver errado).

No mais, acho que pra determinadas posições/funções a gente pode e deve pensar em privilegiar um pouco mais um grupo do que o outro, por ex: se você gosta de zagueiros que "zagueiram", sem mt invenção, talvez valha a pena olhar pro aspecto físico primeiro, depois pro mental e por último o técnico. E por aí vai.

 

Vou marcar os amiguinhos que estão com saves em atividade atualmente na PM pra ver o que eles acham da conversa: @Tsuru, @LC, @Guilhererme, @AllMight, @Bruno Trink, @Marcolation, @Johann Duwe, @tricolor de coraçao, @CCSantos, @LuisSilveira, @Cadete213 e por aí vai rs rs.

Vou nem opinar, só vim aqui aprender.

Bom saber dessa avaliação por divisão, @Tsuru. Vou até olhar de outra forma para o pessoal do Zaragoza.

Link para o comentário
13 horas atrás, Tsuru disse:

 

  • Atributo 9 ou superior: Bom para o nível da sexta divisão.
  • Atributo 10 ou superior: Bom para o nível da quinta divisão.
  • Atributo 11 ou superior: Bom para o nível da quarta divisão.
  • Atributo 12 ou superior: Bom para o nível da terceira divisão.
  • Atributo 13 ou superior: Bom para o nível da segunda divisão.
  • Atributo 14 ou superior: Bom para o nível da primeira divisão.
  • Atributo 15 ou superior: Bom para o nível da disputa dos campeonatos continentais.

Comentário perfeito. Era isso que eu precisava. Agradeço aos demais também que responderam. Bom save a todos nós depois dessa aula aqui.

Link para o comentário
15 horas atrás, AllMight disse:

Te falar que já tem algumas edições que não levo muito em conta os atributos, deve ser por isso que não costumo ter muito sucesso. Hahahaha

Mas assim eu costumo priorizar o relatório do olheiro, por exemplo evito contratar jogadores que não seja consistentes, que não gostam de jogos grandes, e etc. Para mim muito mais do que os atributos visíveis, são os atributos ocultos que me norteiam, eles aparecem nos relatórios como pontos fortes ou negativos dos jogadores. Outra coisa que levo muito em conta, independente das estrelas do jogador é o nível atual dele em relação a minha divisão, por exemplo, eu estando na primeira divisão, vira e mexe me aparece alguém com mais estrelas de CA do que um titular meu, e até atributos interessantes, mas quando olho no relatório está lá que ele não é nem decente para a divisão que eu estou, contratar esse tipo de jogador acho que é uma aposta muito arriscada.

De todo modo, respondendo a pergunta e voltando ao assunto original, eu costumo priorizar os atributos físicos primeiro, não gosto de jogadores lentos, ou com pouca força.

Isso é muito bom realmente, único porém é a qualidade do olheiro, normalmente em divisões inferiores o staff técnico é uma bosta kkkkkk Principalmente na parte em negrito ali.

Link para o comentário
Em 17/08/2022 em 09:06, Leho. disse:

Desde que eu me conheço por gente manager hahaha, que minha preferência sempre foi pelo "Mental". Adoro jogadores inteligentes e que sabem pensar o jogo, e por isso sempre acabei preferindo esse tipo de atleta em detrimento aos mais físicos e/ou técnicos (embora goste bastante desse segundo grupo também).

Fato é que como eu nunca joguei uma LLM por exemplo (ou em divisões mais inferiores), minhas preferências quase sempre puderam ser atendidas, mas o que eu leio por aí é que quanto mais baixo tu desce nas ligas, mais o "Físico" é determinante. Acho até que isso é ponto pacífico para todos (me desmintam se eu estiver errado).

No mais, acho que pra determinadas posições/funções a gente pode e deve pensar em privilegiar um pouco mais um grupo do que o outro, por ex: se você gosta de zagueiros que "zagueiram", sem mt invenção, talvez valha a pena olhar pro aspecto físico primeiro, depois pro mental e por último o técnico. E por aí vai.

 

Vou marcar os amiguinhos que estão com saves em atividade atualmente na PM pra ver o que eles acham da conversa: @Tsuru, @LC, @Guilhererme, @AllMight, @Bruno Trink, @Marcolation, @Johann Duwe, @tricolor de coraçao, @CCSantos, @LuisSilveira, @Cadete213 e por aí vai rs rs.

Depende, nada é imutável.

Como já disseram, um jogador da quarta divisão sueca vai ser péssimo em quase tudo o que for possível, e nesse caso eu começo olhando o físico que é o mais interessante nesse nível. Quando for subindo o sarrafo e chegar sei lá, num time da segunda divisão de uma das ligas do Top 5 Europeu, aí já precisa ser visto o perfil completo do jogador e não somente uma parte dele.

Sobre zagueiro que "zagueiram" "bola pro mato que é fim de campeonato", aí depende da sua tática. Se for ligação direta é interessante e o atacante que se vire pra dominar a bola pode ser interessante, mas se for para construir a jogada com bola no pé, certamente seria necessário outro perfil de zagueiro.

E outra coisa importante é a personalidade do cidadão, mas aí já é outro papo.

 

PS: Se quiserem jogar de forma mais realista possível, é também possível esconder a numeração dos atributos e aí será somente os relatórios e estatísticas da temporada para saber se é bom ou não.

Link para o comentário

Gostei da pergunta. Então também ouço de todo mundo ser o atributo mental o mais importante mas sinceramente para mim em divisões inferiores considero mais o técnico e o fisico, até mais o fisico e vejo algumas características especificas, pelo fato de querer montar sempre uma equipe bem marcadora e de contra-ataque rápido. No caso eu sempre olho muito para velocidade , rapidez e força de quem joga nos lados e ataque e para a força e impulsão do zagueiros. Para a finalização dos atacantes, a marcaçao  e desarme dos meias e zagueiros olho ate mais que o passe, goleiros olho somente jogo de maos, reflexos e um por um,e outros coisas como altura e a personalidade,ultima coisa que tenho observado é o mental. Importante é claro mas ali nesse nivel costuma me atentar mais a determinaçao.

Se voce parar para pensar acredito que faz sentido, pois nessas divisoes ninguém é bom tecnicamente e lá muito inteligente  são competições truncadas, correria, eu aposto no fisico nesses niveis, muito ja testei pelas divisoes sulamericanas e asiaticas principalmente e dá muito certo fisicamente nessas

Link para o comentário
  • Diretor Geral
Em 17/08/2022 em 17:43, AllMight disse:

Te falar que já tem algumas edições que não levo muito em conta os atributos, deve ser por isso que não costumo ter muito sucesso. Hahahaha

Mas assim eu costumo priorizar o relatório do olheiro, [...]

O legal desse tipo de debate é justamente isso: sempre vai ter alguém pra acrescentar ou opinar algo "fora da caixa", hahaha como você acabou fazendo. Bacana demais seu relato Allmight, confesso que eu já havia lido coisas desse tipo e passei a tirar um pouco o peso dos atributos das minhas análises dentro do jogo, mas ainda sigo fazendo da forma "antiga" hehehe.

Mas é mt bom saber que eles não são tão fundamentais quanto a gente sempre imaginou ser por um bom tempo.

 

Em 17/08/2022 em 22:50, LuisSilveira disse:

Vou nem opinar, só vim aqui aprender. [...]

E você acha que eu tô aqui pra quê também? Aeiouahouiehoaeihoeae mas valeu por marcar presença Luis. 😉

 

Em 18/08/2022 em 09:43, Johann Duwe disse:

Depende, nada é imutável.

[...]

Pois é Duwe, acho que saber se adaptar dentro da divisão, clube ou país já ajuda bastante a gente entender quais grupos de atributos são mais fundamentais naquele contexto. No fundo no fundo essa análise é uma das mais importantes, já que geralmente nossos recursos pra reforços são sempre limitados. Mas dentro disso é claro que vai existir determinadas preferências, né? Hehe, mesmo que seja de apenas alguns atributos "soltos" somente.

 

6 horas atrás, tricolor de coraçao disse:

[...]

Se voce parar para pensar acredito que faz sentido, pois nessas divisoes ninguém é bom tecnicamente e lá muito inteligente  são competições truncadas, correria, eu aposto no fisico nesses niveis, muito ja testei pelas divisoes sulamericanas e asiaticas principalmente e dá muito certo fisicamente nessas

Eu nunca joguei em divisões mt inferiores, mas de fato faz total sentido basear as escolhas dentro das capacidades físicas dos atletas. A partir disso, os aspectos técnico e mental acabam se tornando um "plus" dentro da análise né? Um "algo a mais" que o jogador pode entregar fora a vitalidade física.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
Em 17/08/2022 em 11:22, Cadete213 disse:

Curiosamente, olho sempre para a velocidade dos jogadores e aceleração. Além disso, olho sempre por posição. Por exemplo, no centro da defesa, vejo sempre marcação, cabeceamento e desarme, enquanto nos laterais, dou muita importância aos cruzamentos, No guarda-redes, olho muito para concentração, jogo de mãos, reflexos e um-para-um. 

Quero sempre um capitão que tenha uma boa liderança e um médio defensivo com boa agressividade. Os médios centro têm que ter bom passe e primeiro toque e os extremos, como gosto que venham para o meio, gosto que tenham técnica e finalização. Já o avançado, olho sempre para a compostura e a finalização.

Tudo isto, para dizer que olho para os meus jogadores para características específicas e não dou mais importância a técnicos, físicos ou mentais. Tudo depende da posição.

Mas concordo que quanto mais baixa a liga, principalmente em Inglaterra, mais importantes são os atributos físicos, devido às características do jogo.

Não lembro qual foi a versão, mas joguei 20, 21 e 22. Uma dessas, tinha um problema de velocidade. Caras com uma velocidade muito alta e os outros atributos baixos faziam chover em campo. Era muito overpowered. Por isso, voltei a jogar o FM 18. A engine pelo menos tenta frear esse tipo de coisa através dos mentais. Mas uma vez ou outra, caras muito rápido conseguem se desvencilhar da marcação.

Eu estou olhando com mais carinho para velocidade agora porquê estou buscando explorar fragilidades da IA. Geralmente, zagueiros são lentos. Eu sempre gostei do arquétipo Giroud, Dzeko, etc. Mas agora estou priorizando centroavantes mais agudos estilo Mbappé para justamente explorar a falta de Agilidade e Velocidade. Ou então, pegar um jogador novo que tenha uma estatura para ser zagueiro e improvisá-lo ali. Como estão fazendo hoje em dia com os laterais. Durmfries, Alaba, Militão, etc... São tantos que nem lembro mais.

O futebol está mudando. Está ficando cada vez mais físico.

Voltei ao tópico porquê estou precisando de uma ajuda, mas ler os comentários desse tópico me deu uma certa luz.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
1 hora atrás, Banton disse:

[...] O futebol está mudando. Está ficando cada vez mais físico. [...]

Porra Banton, mas isso já se vão mais de décadas que a gente tá vendo hahahahaha... não é coisa de 2~3 anos.

Link para o comentário
5 horas atrás, Leho. disse:

Porra Banton, mas isso já se vão mais de décadas que a gente tá vendo hahahahaha... não é coisa de 2~3 anos.

De fato, ADM. É que eu não acompanho mais futebol. Então tudo tá sendo novidade pra mim kkkk 

Link para o comentário
  • 1 ano atrás...

Como eu ainda não tinha visto esse tópico, bom, olhando os fm 24, vejo que não mudou nada a maneira de pensar e olhar para os jogadores em questão de importância de atributo, eu jogo fm desde 2021, sempre jogando com meu time do coração, e sempre eu contratava os melhores olheiros da liga e quase que prioritariamente todas minha contratações era de jogadores livres no mercado ou com preço de banana por indicações níveis 16 a 20 do olheiro, apenas criava focos de contratações dessa forma e colhia os frutos depois, nos tempos atuais, me aprofundei bastantes nos pré regionais da vida e imagino que não deve ser muito diferente de uma 6/7 divisão da ingleterra, vejo que em divisões inferiores um olheiro pode até ser útil, mas comparado quando vc está na elite, sua precisão cai de 100 pra 5%, o que é normal, então o olheiro e o analista de equipe é VC, então como vc que muitas vezes vai ter que ir atrás de jogadores individualmente pq seu time não tem dinheiro ou reputação para trazer jogadores, o meu tato para analisar jogador é prioritariamente o FÍSICO, pq ele é o mais importante nas divisões inferiores só quem não ve isso é quem não joga kkk igual eu não jogava, o físico deixa um atacante com com finalização e compostura horriveis marcarem gols e serem artilheiros, pq sempre ganham na corrida dos zagueiros, é só seta um PL rapido ali e pronto de 5 chances que ele tiver, 1 é gol e o resto bola pra lua, MAS 1 É GOL CERTEZA.

muito legal o comentário do @Tsuru mostrando os atributos, vou utilizar bastando no meu regional aqui kkk, mas acho que a linha é essa msm analisar o mercado e a média de atributos das outras equipes em finalização, marcação e etc, assim vc sabe se seu jogador vai sofrer ou vai aguentar essa divisão, mas o foco é sempre analisar os atributos físicos pra ver se msm que ele "aguente" jogar na divisão/liga que vc joga ele vai ter o "algo diferente" de se destacar graças aos atributos físicos.  

Link para o comentário
Em 17/08/2022 em 11:39, Tsuru disse:

E para fechar, eu costumo analisar bastante os jogadores com base na função e tarefa que eles vão desempenhar. E a partir daí, eu uso a própria ferramenta do FM que seleciona os atributos mais relevantes para cada função/tarefa, dentro do próprio perfil do jogador. Aí fica fácil saber se o cara tem os atributos bons para aquilo que preciso que ele faça em campo.

O post é todo excelente, mas vou focar nisso. É algo que tenho feito bastante.

Por exemplo, não faz sentido, ao menos pra mim, um zagueiro que tenha o atributo de impulsão muito baixo. Ou um meia que não baixa resistência, baixo atributo de passe. Um jogador "camisa 10" com baixa imprevisibilidade...coisas desse tipo.

Mas como no FM 24 tenho jogado mais, ao menos no início dos saves, com equipe menores, em ligas menores, a parte física realmente faz diferença, em especial Aptidão física e Resistência.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...