Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Globo apresenta a clubes novo modelo de divisão de cotas no futebol


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

Guest João Gilberto
Citar

Globo apresenta a clubes novo modelo de divisão de cotas no futebol

dirigentes-de-clubes-e-familiares-posam-

Em encontro realizado em sua sede no Rio de Janeiro, a Globo apresentou a 21 clubes o seu novo modelo de divisão de cotas de transmissão do futebol. A nova divisão, divulgada em 2016 no Blog do Rodrigo Mattos, passará a valer a partir de 2019, com duração de seis anos – os contratos atuais com os clubes terminam em 2018.

O modelo que passará a valer prevê 40% da receita dividida igualmente entre os clubes, 30% tendo como critério o número de jogos transmitidos na TV aberta e fechada e 30% distribuídos de acordo com performance dos clubes no mesmo ano. A reunião também teve discussão sobre a distribuição dos jogos entre TV aberta, fechada e pay-per-view.

Segundo a emissora, participaram do encontro 21 clubes - América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Brasil de Pelotas, Chapecoense, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Londrina, Náutico, Ponte Preta, São Paulo, Sport, Santa Cruz, Vasco, Vila Nova e Vitória.

Além dos dirigentes, também houve a presença de familiares – o encontro contou ainda com uma visita dirigida aos estúdios da emissora.

UOL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

Calculando as cotas do Brasileirão de 2017 a partir do futuro modelo da Globo

globo_divisao_de_cotas_campeonato_brasil

O formato atual de distribuição de receita do Campeonato Brasileiro tem data para acabar. Vai até 2018, com todos os contratos possíveis através da Rede Globo – tv aberta, tv fechada, PPV, sinal internacional e web. A partir de 2019, com a entrada do Esporte Interativo na tevê por assinatura, haverá uma divisão, de clubes e receitas. Forçada pela concorrência, a Globo resolveu adotar um sistema semelhante ao da Premier League. A divisão será 40% em parcelas iguais, 30% em rendimento e 30% em audiência, em vez de 50%, 25% e 25% da liga inglesa. Valerá por seis edições, englobando a transmissão aberta – o pay-per-view segue à parte. Hoje, 21* clubes estão acordados com a emissora para o período, incluindo Náutico, Santa Cruz e Sport. Todos eles se reuniram no Rio com a cúpula do canal, com o diretor-geral Carlos Henrique Schroder presente. Debateram o “futuro”. Foi a primeira vez que a empresa se pronunciou publicamente sobre o novo modelo (veja aqui).

Embora clubes como Bahia, Coxa e Santos tenham assinado com o Esporte Interativo, a tendência é que sigam com a Globo no sinal aberto. Logo, a regra deve ser geral. Como curiosidade, o blog simulou as cotas da Série A de 2017 com o novo modelo. O montante de “cotas fixas” é de R$ 1,306 bilhão, já com a ampliação recente da Chape, que passa a ganhar R$ 32 mi, em vez de R$ 23 mi. Para a projeção, a única ressalva seria a receita do SportTV, presente no número, mas que seria repassada apenas aos contratados da Globo, claro. Portanto, em vez do atual sistema de (oito) castas, com um hiato de R$ 147 milhões entre a maior cota (Flamengo e Corinthians) e a menor (Ponte, Avaí e Atlético-GO), a diferença máxima seria a metade disso, R$ 73 milhões. No caso, entre Flamengo e Avaí, recém-promovido. Mais equilíbrio.

* América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Brasil-RS, Chapecoense, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Inter, Londrina, Náutico, Ponte Preta, São Paulo, Sport, Santa, Vasco, Vila Nova e Vitória.

cota_tv_campeonato_brasileiro_2017_proje

No quadro, o blog projetou a cota conferindo os seguintes valores na divisão por classificação em 2016: 20x para o campeão (ou seja, 20 x R$ 1.865.714, o valor base), 19x para o vice, 18x para o 3º lugar e assim sucessivamente, até o 4º da Série B, com 1x. Já na coluna de audiência, o valor considerado foi 30% da verba que cada clube receberá de fato, pois trata-se da única fonte de informação para definir a atual visibilidade de cada um neste momento.

Lembrando que essa demonstração é referente apenas às cotas fixas. É importante reforçar isso pois há o rateio de meio bilhão de reais no PPV, através do Premiere, até então calculado pelo número de assinantes apurado em pesquisa do Datafolha, ampliando a disparidade. Em 2015, o Sport, com 1,4% dos assinantes, ganhou R$ 6,75 milhões. O Fla, com 19,2%, recebeu R$ 68 mi. E aí deve estar o grande segredo sobre a mudança no formato, pois o impacto econômico do PPV segue ascendente no bolo – mantendo Fla e Timão bem à frente. Hoje, corresponde a 27,6%. Em 2019, já salta para 33,2%, com 650 milhões de reais. Imagine em 2024…

cota_tv_campeonato_brasileiro_2017_proje

 

Cassio Zirpoli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que 30% pra "audiencia" é demais, é um fator que não tem como os clubes como mudar, dificilmente existe um aumento/diminuição de torcida significativo e fica a mercê da globo escolher os jogos que vão passar na tv.. Isso ai só serve pra dar mais grana pra times do eixo. Olha que absurdo o Vasco ganhar tudo isso de grana em comparação a Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense. Tinha que ser uns 10% e olhe lá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruim mesmo. Raposa e galo ganhando menos que Vasco.

E será que a Record transmitirá pra tv aberta jogos da série A no lugar da Band?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

Ruim mesmo. Raposa e galo ganhando menos que Vasco.

E será que a Record transmitirá pra tv aberta jogos da série A no lugar da Band?

Tá maluco? Levando a projeção da temporada passada, Galo ganharia 75mi e o Vasco 61mi.

Não tem o que fazer, Vasco ainda tem mais torcida que os times de Minas, logo o Ibope deve ser maior... Tenho minhas dúvidas? Sim. Por exemplo, graças as campanhas recentes dos clubes mineiros, foi normal nos últimos anos os times daqui serem o terceiro lugar nas vendas de PPV. Ficando atras apenas de Flamengo e Corinthians. Então, tem que ver quais são os indicadores de "ibope".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Dsmoreira disse:

Tá maluco? Levando a projeção da temporada passada, Galo ganharia 75mi e o Vasco 61mi.

Não tem o que fazer, Vasco ainda tem mais torcida que os times de Minas, logo o Ibope deve ser maior... Tenho minhas dúvidas? Sim. Por exemplo, graças as campanhas recentes dos clubes mineiros, foi normal nos últimos anos os times daqui serem o terceiro lugar nas vendas de PPV. Ficando atras apenas de Flamengo e Corinthians. Então, tem que ver quais são os indicadores de "ibope".

Claro que o Ibope vai ser maior pra eles, a globo fica socando jogo de time paulista e carioca pros estados do norte/nordeste/centro-oeste e pedaços do Paraná. As pessoas pegam gosto por times que passam na tv, como vão saber de times de fora de SP-RJ se passa 2 jogo por anos e só quando enfrentam times do eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Iagotta disse:

Claro que o Ibope vai ser maior pra eles, a globo fica socando jogo de time paulista e carioca pros estados do norte/nordeste/centro-oeste e pedaços do Paraná. As pessoas pegam gosto por times que passam na tv, como vão saber de times de fora de SP-RJ se passa 2 jogo por anos e só quando enfrentam times do eixo.

Isso é outra discussão... Já tivemos aqui no fórum inclusive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só se eles (e os do Sul também) expandissem suas marcas pra outros estados, mas isso levaria tempo. O Vasco (entre outros de Rio-SP) se aproveita devido a um passado recente de bons resultados e dum campo político atuante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, felipevalle disse:

Só se eles (e os do Sul também) expandissem suas marcas pra outros estados, mas isso levaria tempo. O Vasco (entre outros de Rio-SP) se aproveita devido a um passado recente de bons resultados e dum campo político atuante.

Não tem como expandir marca pra outros estados se seus jogos não são transmitidos la. Norte/Nordeste e Centro-Oeste foram bombardeados com informações de times do eixo e isso virou uma cultura bem enraizada por la, é muito dificil mudar. E nem deve ser interesse outros times se expandirem por essas regiões e sim os times de lá serem fortalecidos e abraçados pela comunidade, coisa que sabemos não vai acontecer nunca. 

E que passado recente de bons resultados o Vasco tem ? O_O da pra citar vários times que ganham menos que o vasco e estão muito mais estaveis a décadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já deu uma melhorada boa. Os números de audiência eu ainda acho meio bizarro, mas já foi um grande avanço sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Iagotta disse:

Não tem como expandir marca pra outros estados se seus jogos não são transmitidos la. Norte/Nordeste e Centro-Oeste foram bombardeados com informações de times do eixo e isso virou uma cultura bem enraizada por la, é muito dificil mudar. E nem deve ser interesse outros times se expandirem por essas regiões e sim os times de lá serem fortalecidos e abraçados pela comunidade, coisa que sabemos não vai acontecer nunca. 

E que passado recente de bons resultados o Vasco tem ? O_O da pra citar vários times que ganham menos que o vasco e estão muito mais estaveis a décadas. 

TV Bahia deixa de passar jogo de Bahia e Vitória pra mostrar os queridinhos do eixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Derik andreas disse:

TV Bahia deixa de passar jogo de Bahia e Vitória pra mostrar os queridinhos do eixo...

Aqui no Rio Grande do Sul que tem torcida muito forte pros 2 times grandes do estado passa muito jogo de Corinthians, Flamengo e Palmeiras durante o Brasileirão (nas copas não tem esse problema). No nacional o cara tem que rezar muito pra passar e mesmo assim a maioria é quando joga contra time do G12 se não esquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @Iagotta

Refiro-me duns vinte anos pra cá. E quanto a política, sabemos que a tendência do eixo financeiro é o monopólio. 

Aff, nem imaginava que no próprio Sul estava assim. Mas é o reflexo dum governo dúbio. Afinal era o berço político do governo petista (deposto).

Afetou toda a sociedade no final das contas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
4 horas atrás, Dsmoreira disse:

Tá maluco? Levando a projeção da temporada passada, Galo ganharia 75mi e o Vasco 61mi.

Não tem o que fazer, Vasco ainda tem mais torcida que os times de Minas, logo o Ibope deve ser maior... Tenho minhas dúvidas? Sim. Por exemplo, graças as campanhas recentes dos clubes mineiros, foi normal nos últimos anos os times daqui serem o terceiro lugar nas vendas de PPV. Ficando atras apenas de Flamengo e Corinthians. Então, tem que ver quais são os indicadores de "ibope".

A torcida do Cruzeiro é maior do que a do Vasco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique M. disse:

A torcida do Cruzeiro é maior do que a do Vasco.

Esse dado foi tirado de onde? Henrique's Corporation? Hahahahaha

Já morei em três estados do país: Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nunca vi um torcedor do Cruzeiro na minha vida. Assim como nunca vi do Atlético, também. Vai me desculpar, mas é só sair de Minas Gerais que você vê que não dá pra comparar o número de torcedores dos clubes de Minas com os clubes de mais torcida do "eixo do mal".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra isso aí funcionar tem que regionalizar a transmissão.

Bota Flamengo e Corinthians em rede nacional praticamente toda rodada e vem colocar mérito de audiência na distribuição de cota? Se foder, né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Außenseiter disse:

Esse dado foi tirado de onde? Henrique's Corporation? Hahahahaha

Já morei em três estados do país: Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nunca vi um torcedor do Cruzeiro na minha vida. Assim como nunca vi do Atlético, também. Vai me desculpar, mas é só sair de Minas Gerais que você vê que não dá pra comparar o número de torcedores dos clubes de Minas com os clubes de mais torcida do "eixo do mal".

Até porque, na última pesquisa do Ibope, a torcida que mais se aproximou da do Vasco foi a do Galo... Mas enfim.

Não tem como comparar, times cariocas tem muita torcida fora do estado do RJ. O que dá pra discutir é se essa politica de "exportar" jogos dos times cariocas para fora do estado do RJ é benéfica para o futebol nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Dsmoreira disse:

Até porque, na última pesquisa do Ibope, a torcida que mais se aproximou da do Vasco foi a do Galo... Mas enfim.

Não tem como comparar, times cariocas tem muita torcida fora do estado do RJ. O que dá pra discutir é se essa politica de "exportar" jogos dos times cariocas para fora do estado do RJ é benéfica para o futebol no nacional.

Pois é. Já nessa questão da "exportação", eu não sei como está nos outros estados daqui do nordeste, mas aqui em Alagoas o jogo de domingo é SEMPRE do Campeonato Alagoano. Há uns 5-6 anos atrás, não se passava nem o CRB x CSA, o jogo de domingo era sempre de um dos grandes do Rio.

Eu gosto disso? Como torcedor do Vasco, não. Pra mim, seria muito mais negócio se passassem o Carioquinha e de vez em quando eu pudesse ver um jogo do meu time e tal. Mas, querendo ou não, é importante passarem esses jogos, já que Alagoas não tem nenhum clube na Série A pra ter jogo transmitido no resto do ano.

O que eu acho bizarro MESMO é passarem jogos dos clubes do Rio e de São Paulo em estados como Minas e Rio Grande do Sul. Essa merda não faz o menor sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Iagotta disse:

Aqui no Rio Grande do Sul que tem torcida muito forte pros 2 times grandes do estado passa muito jogo de Corinthians, Flamengo e Palmeiras durante o Brasileirão (nas copas não tem esse problema). No nacional o cara tem que rezar muito pra passar e mesmo assim a maioria é quando joga contra time do G12 se não esquece.

Exato. Tenho muitos conhecidos e família em MG e dizem que lá é a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Außenseiter disse:

Pois é. Já nessa questão da "exportação", eu não sei como está nos outros estados daqui do nordeste, mas aqui em Alagoas o jogo de domingo é SEMPRE do Campeonato Alagoano. Há uns 5-6 anos atrás, não se passava nem o CRB x CSA, o jogo de domingo era sempre de um dos grandes do Rio.

Eu gosto disso? Como torcedor do Vasco, não. Pra mim, seria muito mais negócio se passassem o Carioquinha e de vez em quando eu pudesse ver um jogo do meu time e tal. Mas, querendo ou não, é importante passarem esses jogos, já que Alagoas não tem nenhum clube na Série A pra ter jogo transmitido no resto do ano.

O que eu acho bizarro MESMO é passarem jogos dos clubes do Rio e de São Paulo em estados como Minas e Rio Grande do Sul. Essa merda não faz o menor sentido.

Depende da região aqui de Minas. Quanto mais afastado de BH, mais jogo de carioca/paulista passa (isso na época dos estaduais. No Brasileirão passa DIRETO).

Ainda bem que a Globo tá mudando essa politica de passar só jogos de cariocas/paulistas em estados menos expressivos do futebol nacional. Se não mudarem, perpetuarão a centralização no futebol nacional.

Pior que eu entendo o lado dos torcedores de times cariocas nesses estados, só não sei como resolver essa equação. Talvez baratear o PPV? Não sei, não sou pago pra isso hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Außenseiter disse:

Pois é. Já nessa questão da "exportação", eu não sei como está nos outros estados daqui do nordeste, mas aqui em Alagoas o jogo de domingo é SEMPRE do Campeonato Alagoano. Há uns 5-6 anos atrás, não se passava nem o CRB x CSA, o jogo de domingo era sempre de um dos grandes do Rio.

Eu gosto disso? Como torcedor do Vasco, não. Pra mim, seria muito mais negócio se passassem o Carioquinha e de vez em quando eu pudesse ver um jogo do meu time e tal. Mas, querendo ou não, é importante passarem esses jogos, já que Alagoas não tem nenhum clube na Série A pra ter jogo transmitido no resto do ano.

O que eu acho bizarro MESMO é passarem jogos dos clubes do Rio e de São Paulo em estados como Minas e Rio Grande do Sul. Essa merda não faz o menor sentido.

Na Bahia ta assim também no quesito estadual: todo domingo é jogo do campeonato daqui. Mas quando tem Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro é quase sempre (99,99% das ocasiões) jogos de times do eixo. Jogos da Libertadores mesmo desse ano só passam o do Flamengo na TV Aberta por aqui...

Tirando como base o Vitória, que estava na Série A ano passado, mesmo que o Vitória jogasse domingo às 16h passava outro jogo de times do eixo. Mas como a Globo não é boba, quantidade de vezes que o Vitória jogou domingo às 16h fora de casa foi bem baixinha. Já não tem nem o que reclamar... Vamos ver agora em 2017 com Bahia e Vitória na Série A como vai ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Außenseiter disse:

Esse dado foi tirado de onde? Henrique's Corporation? Hahahahaha

Já morei em três estados do país: Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nunca vi um torcedor do Cruzeiro na minha vida. Assim como nunca vi do Atlético, também. Vai me desculpar, mas é só sair de Minas Gerais que você vê que não dá pra comparar o número de torcedores dos clubes de Minas com os clubes de mais torcida do "eixo do mal".

Não que tu esteja errado, mas aqui em Porto Alegre eu nunca vi um torcedor flamenguista ou corinthiano, por exemplo. Não sei se é porque aqui é extremamente fechado e polarizado, mas eu tenho muita desconfiança de o ibope mostrar uma quantidade relativamente significativa desses torcedores aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...