Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ligas menores da Europa e Ásia


Bigode.

Posts Recomendados

Tava sem uma ideia fixa de save, decidi começar em Portugal pra ver até onde posso explorar os limites de elenco relaxados pra contrapor o fato de ser uma liga menos lucrativa pros clubes, então exportação é tão importante quanto ao jogar no Brasil, senão mais.

Geralmente eu começo saves assim na virada da temporada, pegando um time na parte de baixo da tabela da última divisão pra ter uns meses pra me ambientar e planejar a próxima temporada pra arrancada. Só que em Portugal a 3ª Divisão tem grupos e playoffs, então os times da parte de baixo só disputavam playoff de rebaixamento e isso não me animou. Aí fui olhar a 2ª Divisão e faltavam 12 jogos...

 

S04jAwa.png

 

 

Pensei em começar com Os Belenenses (não vou ficar lembrando que tem esse Os na frente nem a pau) pela vaga lembrança que já foi um clube médio frequente na 1ª Divisão, vi que também têm um estádio bom, categorias de base, etc. Pelo clube estar em último, achei que o elenco seria bem fraco e com grande chance de desanimar do save. Além disso eu tinha criado o save com a limitação de não poder escolher clube com treinador, então criei outro e não estavam muito melhor, com 6 empates e 10 derrotas.

Mas tentei me animar, procurei uma skin que tinha usado antes, carreguei os gráficos e fui fazendo minha tática (4-1-2-2-1 Gegenpress padrão desde o FM21), vendo as funções que teria que ajustar, e fomos pra luta com a cara e a coragem...

 

 

2023/24 - 2ª Divisão

WEh8ngJ.png

 

bvbkuMY.png

 

KicXyDn.png12

 

12 jogos e 12 vitórias, não lembro se já consegui antes, talvez com o Siracusa ou o Viktoria Koln, que foram saves que começaram muito bem também.

Só que aí bateu o desespero do cágado em cima do poste. Apesar do resultado, o elenco esteve sempre no limite e precisaria de vários reforços.

 

JDVxGta.png

 

 

2024/25 1ª Divisão

Nesse momento que eu lembrei de procurar um pouco sobre a situação do clube, vi de cara sobre o arranca-rabo com a B-SAD e que não eram apenas um clube que teve maus momentos mas sim teve que recomeçar do zero, com jogadores amadores e tudo o mais. Vi que teve um save do @Fujarra ainda nessa fase... Retroativamente, nada mais justo que baterem o recorde absoluto com 6 acessos consecutivos já que "descobri" também que 2023/24 era a volta após serem promovidos.

A liga tem uma regra que me desafia a abusar dos empréstimos como sempre tento: 1 jogador emprestado por clube na mesma divisão. Significa ter que escolher bem o jogador com quem Porto, Benfica e Sporting me ajudariam a me reforçar.

Precisando antes de mais nada de um reserva para o CA, procurei muitos, até achei que tinha achado ouro quando vi o velho conhecido Butzke encostado no Vitória Guimarães, porém ele fingiu que não conhecia e rejeitou a proposta de empréstimo. 😵

Por fim, consegui trazer alguns jogadores livres e os empréstimos variaram entre reforços e tápa-buraco nessa primeira janela.

 

ZLOoB4v.png

 

Outro revés foi que nenhum jogador do Benfica que interessava aceitou a proposta. Por outro lado o meia/ponta Xadas tinha sido um grande destaque na 2ª Divisão (32J 12G 9A 7.32) e ficou livre do Marítimo. Aceitou nossa proposta para ter o maior salário do elenco fixo. Vasco Sousa e Dário Essugo são as grandes promessas pinçadas nos rivais e os maiores salários de fato, por outro lado têm contrato com os clubes de origem terminando em breve...

 

-- continua depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa diferença salarial de alguns jogadores acha que pode dar algum problema ou está tranquilo?

Digo isso porque peguei o Groningen pra treinar e as transferências livres de momento querem ganhar quase o dobro dos salários mais altos do elenco.

Aí fiquei pensando, será que num primeiro momento seria melhor me virar com o que tenho ou só trazer jogadores dentro daquela faixa salarial do clube?

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro com carinho dessa fase na segunda divisão, pq foi quando começou a ficar fácil pra montar os elencos, pois da terceira pra baixo tem limitação de contratações, tem que fazer várias matemáticas pra conseguir se virar hahahahah

Prepare-se para ter muita dificuldade financeira, Portugal é f***

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, felipevalle disse:

Essa diferença salarial de alguns jogadores acha que pode dar algum problema ou está tranquilo?

Digo isso porque peguei o Groningen pra treinar e as transferências livres de momento querem ganhar quase o dobro dos salários mais altos do elenco.

Aí fiquei pensando, será que num primeiro momento seria melhor me virar com o que tenho ou só trazer jogadores dentro daquela faixa salarial do clube?

A tendência sempre é inflacionar. No jogo é mais rápido que na realidade mas acho que dá pra contornar se não se apegar aos jogadores até se estabelecer na 1ª Divisão, geralmente troco mais da metade do elenco todo ano até chegar nesse nível. Os jogadores emprestados e/ou encostados, principalmente no meio da temporada às vezes não pedem tanto quanto os que acabaram de ficar livres e ainda estão valorizados.

No caso do Belenenses, pela limitação de empréstimos eu tive que buscar mais gente fora do país (com a limitação de 6 acima de 22 anos) e aí não dava pra encher o banco todo de emprestados, então ficou mais mesclado. Com isso acabou foi sobrando orçamento pra apostar nas indicações que vão aparecendo, uns newgens livres, jogadores jovens escanteados nos clubes... Uns vão ficando no time B e outros vão acabar sendo tiro n'água mas de repente sai algo que dê pra aproveitar.

 

11 horas atrás, Fujarra disse:

Lembro com carinho dessa fase na segunda divisão, pq foi quando começou a ficar fácil pra montar os elencos, pois da terceira pra baixo tem limitação de contratações, tem que fazer várias matemáticas pra conseguir se virar hahahahah

Prepare-se para ter muita dificuldade financeira, Portugal é f***

Eu esperava até pior. Estou vendo que vai demorar alguns anos até ter algum jogador com salário que nem os grandes, mas até que entre os pequenos-médios meu orçamento parece moderado. Não sei se teria condição de segurar algum jogador...

Quero explorar também o que consigo manter de jogadores emprestados em outros clubes pra conseguir valorizá-los, porque já consegui ganhar dinheiro assim em mercados melhores como a Itália, mas em Portugal tudo deve ser mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando 2024/25

Apesar das contratações, nosso elenco, como de costume, era candidato ao elevador do rebaixamento.

 

DviDZ5h.png

 

Os amistosos da pré-temporada também não animaram ninguém, sem vitórias mesmo contra adversários de divisões inferiores. Mas serviram pra encaixar os novos jogadores e houveram muitas mudanças até a estréia.

 

OortMh1.png

 

Até parar no Vitória foram 7 vitórias seguidas - todos terminaram na parte de baixo da tabela, mas nos deram grande impulso. Chegamos ao fim do ano nos segurando à 5ª posição, que foi suficiente para termos concordância da diretoria para a outra grande contratação da temporada.

 

ouL9SLK.png

 

A partir daqui, tive mais liberdade pra abusar do orçamento e assim foi feito. Até fui novamente atrás do Butzke, que ainda estava encostado no Vitória e eu ainda precisava de um reserva melhor que o Julimar. A essa altura tanto os pontos fracos quanto as boas surpresas já tinham aparecido, Xadas e o goleiro Petroli (que veio emprestado e depois assinou em definitivo) eram os maiores destaques ao lado do Ricardo Matos. A maior parte do abuso foi via empréstimos de jovens, que não entram no limite e vários já têm habilidade pra ajudar na campanha, outros que vieram livres são as recomendações, até uns newgens brasileiros que segundo meus olheiros têm muito futuro, e assim esperamos. E ainda sobrou pra comprar em definitivo outras 4 promessas, entre outras que não aceitaram nossas propostas.

Além disso Xavi e Clé foram emprestados com opção de compra e nesse caso podem nos render juntos até 150K ao fim da temporada.

Assim chegamos ao ápice da campanha.

 

PzMYhb8.png

 

GFmWsoR.png

 

Cada rodada entre os primeiros colocados parecia a chance de realizar o sonho maior, com o campeonato tão próximo. Porém tudo seria decidido num confronto direto...

 

HkPLHKy.png

 

Não sei se é mais tragicômico pela dupla Pepê e Pepe terem nos deixado sonhar por 2/3 do jogo, ou se ter o sonho adiado por um fóssil deveria nos deixar tristes.

Mas seguimos em frente, afinal ainda poderíamos confirmar uma vaga na Champions League, feito inédito para o clube.

Até aqui a maioria das contratações nos ajudou de alguma forma, mas nenhuma teve tanto valor simbólico como a insistência na contratação de Adrián Butzke:

 

0wyJObJ.png

 

RfPxDXu.png

 

Se não me engano, minha melhor temporada de estréia numa divisão principal foi quase conseguir vaga na Europa League na Itália, então é um recorde pra mim também.

Por mais que Portugal tenha menos times (e por isso menos desgaste), não esperava que seria tão competitiva a ponto do Sporting ir mal. O Vitória também chegou a ficar mais encostado no Benfica mas não aguentou manter o ritmo.

 

Agora o planejamento muda de patamar. Vamos mirar alto e tentar chegar à fase de grupos da Champions League...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 19/04/2020 em 11:14, Masca disse:

Depois de parar no FM 18, Masquinha tá de volta =D

Tô iniciando meu primeiro save no FM 20 com o Genk, da Bélgica. Tentar fazer o país da atual 1ª colocada no ranking da FIFA ter algum time forte no cenário continental.

 

Genk.png

Depois de muito perambular pelo FM24, jogando na França, Alemanha, Itália, Dinamarca e até Suécia (que não tem VAR na liga principal), decidi voltar a jogar com o Genk, da Bélgica, que foi um dos saves mais longos que fiz, inclusive compartilhando aqui no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Masca disse:

Depois de muito perambular pelo FM24, jogando na França, Alemanha, Itália, Dinamarca e até Suécia (que não tem VAR na liga principal), decidi voltar a jogar com o Genk, da Bélgica, que foi um dos saves mais longos que fiz, inclusive compartilhando aqui no tópico.

A gente acaba se simpatizando com algumas equipes dessas divisões menores e parece que nada supera jogar com eles novamente. Eu jogo na Sérvia o tempo todo agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zap! disse:

A gente acaba se simpatizando com algumas equipes dessas divisões menores e parece que nada supera jogar com eles novamente. Eu jogo na Sérvia o tempo todo agora...

Acontece isso mesmo. Eu basicamente tenho jogado FM com o Nordsjaelland, na Dinamarca. E agora voltei ao Genk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2025/26

Ainda cotados como azarões, a expectativa da temporada era de ficar na metade superior da tabela e competir bem na UCL que caiu no nosso colo. O orçamento continuava modesto mas encorajador, até por já contabilizar quase o dobro de ingressos de associados e chegarmos perto dos 10 mil com ingresso garantido por jogo.

Foram feitas poucas contratações, novamente focando em oportunidades de mercado e jogadores emprestados. Callum Doyle (D LC) do Man City veio num empréstimo mais longo e existe a chance do City não renovar o contrato e ele ficar em definitivo a partir de 2027, assim como fizermos anteriormente com outros como o goleiro Petroli. Vieram também jogadores que encorparam o elenco ao mesmo tempo que ajudam a reconectar o passado ao presente do clube: Tiago Silva (MC) e Tomás Ribeiro (D LC/DM), do Vitória G., e André Almeida (D DC/DM) do Casa Pia. Todos eles jogaram antes do período da SAD, e o Tomás chegou a jogar por ambos.

Nossa campanha na liga começou bem, ainda que aquém do que poderíamos ter feito e empatamos alguns jogos que incomodavam pela ineficiência do ataque, mas a campanha se manteve bem segura e nos permitiu voltar as preocupações pra UCL.

 

V3P9M8z.png

 

O confronto com o Fenerbahce seria mais um marco na retomada do clube mas a expectativa era apenas "competir". Fizemos um jogo duro na Turquia e vendemos caro uma derrota por 2x1 que nos deixava vivos e de quebra já conseguimos nosso 1º gol pra conta dos objetivos a serem alcançados.

A volta seria apenas um jogo de festa pra torcida voltar a sentir o gosto de uma competição continental, porém tivemos 30 minutos mágicos que mudaram o rumo da temporada: 2 gols do Miguel Tavares e uma expulsão do Lincoln, nos deixando com mais liberdade em campo. Xadas, o Everton Ribeiro português fez o 3º antes do intervalo e a partir dali o time conseguiu deslanchar e quem compareceu pôde deixar a tensão de lado e apreciar uma grande exibição.

 

jv6z7WS.png

 

Nossa missão parecia cumprida. O próximo adversário seria o Rangers, um adversário sem o poderio financeiro do Fenerbahce mas com um elenco capaz de nos causar problemas, como o fez nos deixando nas cordas após um 3x1 no jogo de ida. Mas novamente esse gol insistente marcado fora nos deixou vivos e a volta foi uma loucura que ratificou a impressão de como nosso ataque oscilava e não aproveitava a criatividade do meio, que por fim resolveu por conta própria.

 

jgGbTlh.png

 

Enquanto isso, na liga continuávamos tentando desafiar os postulantes no topo da tabela ao mesmo tempo que continuava a busca por maior equilíbrio pro time oscilar menos e não ceder tanto aos adversários.

 

gqwUw8z.png

 

Paradoxalmente, na UCL o time se comportava de maneira exemplar na fase seguinte. Conseguimos 10 pontos em 4 jogos e encaminhamos uma classificação sem sustos, com a possibilidade de ficar entre os 8 que pulam 1 eliminatória a depender dos 4 jogos restantes.

Com vitórias em casa contra Osasuna e Estrela Vermelha chegamos ao ápice da campanha, além dos sonhos de qualquer torcedor àquela altura.

Tentando equilibrar as expectativas recalculadas e encorpar o elenco, aproveitamos a janela para ir atrás de novas peças. Thorsby chegou do Genoa como alternativa de meio pra poder rodar a carga concentrada em McGinn e Tiago Silva. Vitor Reis chegou como aposta pra lateral após o Alejandro Ramos não render o esperado e rumar ao Boavista. Mas sem dúvida a grande contratação, talvez com mais pompa que a do McGinn tinha sido, foi o Simeone, que estava encostado no Napoli e não nos rejeitou como outros até menos conhecidos tinham feito.

Nos julgando melhor preparados, não deixou de ser um baque quando o sorteio da UCL nos colocou frente ao Bayern. Dessa vez a expectativa passaria a ser apenas tentar causar problemas, no entanto mais uma vez nada aconteceu de acordo com o esperado, dessa vez com uma expulsão no início do jogo na Alemanha, o Bayern nos deu uma chance real. Com um ataque num melhor momento, talvez teríamos sorte ainda melhor, mas voltar com uma vitória na bagagem já foi monumental. A volta ainda demandaria grande poder de concentração e doação pra limitar os espaços cedidos a um dos ataques mais poderosos que poderíamos enfrentar, e por pouco não falhamos em conter a pressão. Mais um marco inesperado alcançado.

Não dá pra dizer que foi por causa disso, mas aparentemente a classificação virou a chave do elenco, tanto que após vários revezes em copas e na liga, finalmente conseguimos nossa primeira vitória sobre o Porto de maneira decisiva e ficamos a 1 ponto da liderança. Ali se manifestou uma real caça ao título já que agora nenhum adversário parecia imbatível, e nem o sorteio da UCL nos colocando contra o Chelsea e a iminente desclassificação nos tiraria desse rumo.

Pra não deixar qualquer dúvida, o jogo que sacramentou a ultrapassagem e nos deixou sozinhos na ponta foi um clássico nervoso contra o Benfica:

 

4nijQ85.png

 

Pra não ficar sem a crueldade, os jogos contra o Chelsea aconteceram logo antes e imediatamente depois desse jogo contra o Benfica, e não conseguimos evitar duas derrotas apesar de termos jogado até bem no jogo da ida em casa. Esse era o ponto da nossa história que enfrentamos o personagem principal no meio da história dele - por sinal o Chelsea depois teve uma classificação ainda mais improvável contra o Liverpool na semifinal, e venceu o Arsenal nos penalties na final.

Sem outras preocupações senão a liga, pudemos nos focar em manter a diferença na liderança nos próximos 5 jogos.

 

NZTADCB.png

 

Antes desse jogo eu não tinha me tocado que apesar dos revezes em mais de uma competição, na liga mesmo nós não sofremos derrota. Se não for inédito pra mim, é algo que não acontece há muitas versões porque não lembrava que tinha a mensagem sobre isso.

O time do ano e as estatísticas consolidadas.

 

Se antes as expectativas eram moderadas, acho que a partir daqui vamos ser cobrados um pouco mais. Já há gritos de "a sua hora vai chegar" direcionados ao Benfica.

🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Bela trajetória, @Douglas.... e parabéns pelo caneco! “Os Belenenses” tem um lugarzinho aqui no meu coração por conta de um save maravilhoso que fiz com eles lá no longínquo FM2006, chegando inclusive ao título da Champions (vs. a Inter). Inclusive já devo ter comentado por aqui.

E quanto a questão financeira, como está teu time no momento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Leho. disse:

Bela trajetória, @Douglas.... e parabéns pelo caneco! “Os Belenenses” tem um lugarzinho aqui no meu coração por conta de um save maravilhoso que fiz com eles lá no longínquo FM2006, chegando inclusive ao título da Champions (vs. a Inter). Inclusive já devo ter comentado por aqui.

E quanto a questão financeira, como está teu time no momento?

Como ainda tinham muitos contratos antigos, tinha uma boa folga no orçamento. A partir de agora que a folha vai começar a inchar mais e talvez forçar vendas pra não supervalorizar jogadores.

Aliás, bem lembrado que costumo voltar e fazer comparações traçando a evolução do clube:

-	2024*		2025		2026
Balanço 46.773		-819.636	36.123.030
Sócios	2806		5340		9635
$Anual	67		79		127
--Total 136.203		189.760		874.348
$Avulso	5		6		7
--Total 71.292		2.553.362	5.512.450
Folha	1.293.188	4.679.740	9.135.048


2024 o jogo só contabiliza a partir do início do save em Fevereiro.

 

A participação na UCL tem um impacto imenso nas contas, somando mais de 47 milhões de libras ao longo do ano. Sem dívidas bancárias, a expectativa é poder usar o que sobrou no balanço sem muitas restrições pra temporada seguinte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2026/27

Agora já como força estabelecida na liga, as metas traçadas são mais ambiciosas e temos a chance de ir além da restauração do clube.

Nosso mercado é complicado porque apesar da melhora nos orçamentos, também há a inflação dos contratos nas renovações e as contratações em definitivo de jogadores que já estavam no clube como Simeone, Buzke e Rafa Marín (zagueiro do Castilla que agradou como suplente). Os esforços são concentrados em um DM como alternativa para o Essugo e um atacante mais eficiente que Ricardo Matos e Buzke têm sido.

No meio do caminho há um fato interessante, que acaba servindo pra confirmar o sucesso do planejamento sendo feito.

Enquanto isso as outras contratações acabaram sendo negócios de ocasião pra reforçar posições que necessitavam menos, mas o centroavante esperado ia ficando cada vez mais longe. Domingos Duarte do Getafe chegou como altenativa pra zaga e Salvatore Esposito chegou pra completar a trinca familiar e opção pra meia. Até chegamos a fazer contato com um centroavante velho conhecido do clube mas o negócio acabou tratando dos centroavante futuros a serem formados.

Com essas dificuldades, começamos a temporada com um time bem parecido ao da temporada anterior, apostando que a familiaridade pode compensar não termos melhorado os setores imediatamente. Na liga isso foi verdade até certo ponto mas na UCL a sorte da temporada passada não se repete e com 3 derrotas em 4 jogos já soa o alarme que a temporada pode ser frustrante. As trocas de peças entre jogos mais apontam problemas que soluções.

Ainda assim, conseguimos chegar à próxima janela vivos nas competições. Antes da abertura já estava previsto a chegada do Andrey Santos, mal aproveitado no Chelsea e que poderia ser alternativa nas 3 posições do meio, além de contrato encerrando em 2028 e possibilidade de ficar depois disso. Além disso a contratação leva em consideração que o Essugo já tinha sido tentado por outros clubes antes e a partir de agora talvez fique cada vez mais difícil contar com a vontade do jogador de permanecer.

No mercado, infelizmente mais uma vez nossa opção ideal escapa entre dedos e Beto prefere ficar no Everton que voltar ao país. Fábio Carvalho também nos rejeita e prefere ir ao Empoli. Por outro lado surge a opção vinda do Benfica, Arthur Cabral insatisfeito por ter perdido espaço no elenco e aceita nossa proposta.

No sentido contrário, a Atalanta vem atrás do jovem Owusu e o Osasuna fez uma proposta muito boa pelo Ricardo Matos, que precisava respirar novos ares e prontamente aceitou um empréstimo com opção de compra. São transações que somadas às feitas no início da temporada nos permitiriam um saldo positivo de mais de 10 milhões caso as compras sejam efetuadas.

A surpresa veio no dia do fechamendo, com o Wolfsburg aparentemente encantado com o reserva útil Sebastiano Esposito ao ponto de fazerem uma grande oferta para a próxima temporada.

Antes de fechar o mês, aos trancos e barrancos chegamos pra jogar o jogo da vida na UCL contra o rival local, Porto.

 

crF6Cbd.png

 

Apesar do jogo ruim da defesa nos forçando a abrir pra atacar, conseguimos salvar um empate após estarmos sempre atrás, com gol do ataque cardíaco anulado e tudo. Apesar de todos os pesares, nos classificamos.

A Taça da Liga pode não ser um título de expressão, mas é outro sabor especial para o clube, ainda se reestruturando, além de ser a primeira copa.

Na UCL, o confronto com o Glimt felizmente não causa problemas.

Mesmo focados na liga como objetivo principal, o planejamento do futuro também tem que estar sempre atento, mas infelizmente nossas ambições ainda são maiores que a atração que projetamos.

Assim como em temporadas anteriores, nossa campanha precisava de um divisor de águas e dessa vez foi o confronto do Benfica. Embora tenhamos alcançado o 2º lugar no fim do ano, a instabilidade deixava o Porto com folga mas a partir desse jogo encurtamos a diferença e passamos a incomodar.

A fase seguinte da UCL colocou no caminho a Real Sociedad, e o jogo de ida em casa foi novamente cheio de altos e baixos, saímos com um 2x2 com gosto amargo e preocupados. A volta foi depois do jogo contra o Benfica e ao que parece o novo ânimo ajudou o time a se encontrar.

 

MEYdBNm.png

 

Com essa virada de chave, nosso ataque ao título começa a se materializar na mesma medida que o Porto começa a acusar o golpe e perde pontos. Quando chega o confronto direto, precisavam da vitória pra respirar.

 

JesGn7Z.png

 

Felizmente essa reabilitação nos permitiu não acusar o golpe da UCL. Com um confronto equilibrado na ida em casa e o empate em 1x1, parecia que tínhamos uma chance contra o Bayern mas o jogo de volta foi de apenas tentar evitar constrangimento, e o 0x3 quase falhou até nisso.

Mas a campanha seguiu e faltando poucos jogos o time conseguiu se portar bem o suficiente pra manter o aproveitamento e após igualar a quantidade de jogos, não fomos mais ameaçados. A Taça de Portugal é outro grande prêmio que cementa de vez nossa posição no cenário nacional.

No saldo da temporada, o fato dos dois pontas do time terem mais gols que os atacantes (Simeone, 19, Xadas, 12) parece um problema mas como o Arthur Cabral teve boas atuações em jogos importantes, parece ter sido uma boa aposta e pode render ainda mais com uma temporada completa.

Outro alerta a ser observado é a queda de rendimento do meia McGinn, até aqui incontestado desde que chegou, dessa vez não entrou na seleção do time apesar de ter participado mais jogos que o Vasco Sousa.

 

IJDfMT1.png

 

Mas é uma preocupação menor, até por já ter reposição dentro do clube. Por outro lado a temporada foi tão boa que até a contratação do ano foi nossa.

Faltam apenas 36 títulos.

 

Ah, e a atualização da progressão:

-	2024*		2025		2026		2027
Balanço 46.773		-819.636	36.123.030	55.607.212
Sócios	2806		5340		9635		17319
$Anual	67		79		127		162
--Total 136.203		189.760		874.348		2.662.430
$Avulso	5		6		7		9
--Total 71.292		2.553.362	5.512.450	7.302.660
Folha	1.293.188	4.679.740	9.135.048	14.872.312


*2024 o jogo só contabiliza a partir do início do save em Fevereiro.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Rapaz, quantos malucos por aqui hein...

 

Baixei um "mod" das 9 divisões croatas, criei um clube na "menor cidade do mundo, Hum" e estou me aventurando na 5 divisão... 

 

Só que fiz a besteira de clicar em impedir contratações na primeira janela, agora não sei se começo tudo de novo ou me seguro até a próxima 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas. excelentes campanhas em Portugal, hein. Costuma ser um país difícil, pela distância dos maiores clubes para o resto. Mas tu tá fazendo parecer muito fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, eu fui me aventurar no campeonato dos "Bratan" e acho que nunca me animei tanto num save quanto esse na Rússia.

Estou no FM18, não sei como o campeonato está nas versões mais atuais com a guerra lá mas o nível de dificuldade é absurdo.

1 - Os times ricos sempre vão ser ricos e vão ficar cada vez mais ricos. Aqui o Spartak Moscou está dominando tudo com o Quincy Promes como a principal estrela e jogador do campeonato.

2 - As transferências são poucas. Os times estrangeiros raramente contratam um jogador de alto calibre da liga. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Porquê como estou num time pequeno, acabo vendendo para os grandes. Porém o atleta fica mofando lá até listarem ele ou deixá-lo sair de graça.

Não tem como ficar rico nessa merda. Não há transferências suficientes.

3 - As regras de estrangeiros é muito rígida. Fui contratar um goleiro Georgiano com segunda nacionalidade Russa e pasmem: NÃO CONTA. O cara tem que ser 100% do país. Patriotismo da p***.

Tem que ter 6 estrangeiros em campo no máximo. E 5 Russos. Até aí ok se o Youth Rating dos bolcheviques não fosse horrível no FM.

-

No mais, estamos na 4° temporada, lotei o time de miúdos maravilha. O nível do campeonato caiu drasticamente, então as estrelas são os estrangeiros porquê os jovens desenvolvem muito mal.

Fica a recomendação aí, para quem tem FM antigos e quer se aventurar em uma liga alternativa. A Rússia é o lugar perfeito para aquele desafio de só usar a base.

Até agora, os gigantes europeus só contrataram duas potenciais estrelas do meu time em quatro temporadas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Banton said:

As regras de estrangeiros é muito rígida. Fui contratar um goleiro Georgiano com segunda nacionalidade Russa e pasmem: NÃO CONTA. O cara tem que ser 100% do país.

Que loucura. Nunca tinha visto uma regra assim. Deu até vontade de jogar por lá com essa. 

 

4 hours ago, Banton said:

A Rússia é o lugar perfeito para aquele desafio de só usar a base.

O @Andreh68 que o diga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/04/2024 em 15:12, Banton disse:

3 - As regras de estrangeiros é muito rígida. Fui contratar um goleiro Georgiano com segunda nacionalidade Russa e pasmem: NÃO CONTA. O cara tem que ser 100% do país. Patriotismo da p***.

Estranho, não lembro de haver diferença entre primeira e segunda nacionalidade nas regras mas vai ver que está assim ou é hardcoded que nem os países que não têm naturalização.

 

Em 08/04/2024 em 15:12, Banton disse:

Até agora, os gigantes europeus só contrataram duas potenciais estrelas do meu time em quatro temporadas.

Isso é algo que acontece mesmo, agora só parece ter diminuído o número de bons jogadores gerados mas mesmo assim poucos são contratados, até porque nessa época aí os melhores apareciam em clubes grandes, então eram os newgens mais caros do jogo ao lado da Argentina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JehJsWp.png

Muitos estresses para enfim, conquistarmos o título do Campeonato Romeno. Mas infelizmente, pipoquei de novo na Copa e a forma como deixamos o título escapar me incomoda demais pois foi o adversário mais fácil que tivemos até agora. Amassamos, mas não conseguimos concretizar ao gol. Coisas do Football Manager, né?! Talvez seja o jogo querendo que eu não "cope" tudo logo de cara, para não desanimar.

Estou com um time que reside na fronteira com a Moldávia. Eles foram fundados em 2010 mas acredito que tenham sido criados bem antes. É muito comum no país, times que entram em falência, voltarem com novo nome ou coisas desse tipo. Não me aprofundei muito sobre isso também. O próprio Steua Bucaresti agora chama-se FCSB, por exemplo.

HYNqftd.png

Eu estou no FM 18. Já joguei os mais atuais e o 23 é perfeito. Mas o notebook é fraco até mesmo para essa versão que tenho instalada. Outra coisa que sempre me incomodou nesse game, é o fato da engine ser esquisita. Não dá para entender muito o que acontece. É o FM mais difícil que eu já joguei, entre todos. Apenas nesse, eu ainda não conquistei a Champions League e olha que eu tenho ele há 7 anos... Ou só talvez o problema esteja entre a tela e a cadeira.

Desde o início com o Poli Iasi, acabei adotando o "4-4-2" como o nosso sistema e estilo de jogo. Eu confesso que não gosto de jogar da maneira que jogo, mas não há alternativa até o momento. O "4-4-1-1" está em construção, por isso, não coloquei a tática. Mas não muda nada além do "Avançado Recuado" para um "Construtor de Jogo Avançado".

Vou dissecar um pouco sobre o sistema e talvez, quem estiver lendo, não me ajude?

  • Acho que a primeira coisa bacana de começar a falar sobre a tática, é a dupla de "MC's". O "Médio Recuperador de Bola" e o "Médio Centro" tem como instrução padrão de pressionar mais o adversário. Isso é efetivo na maioria das vezes, mas a gente leva muito cartão amarelo. Porém a intenção aqui é simplesmente conquistar a bola o mais rápido possível e jogar ela para frente o mais rápido possível. Estou pensando em um "Construtor de Jogo Recuado" para absorver essa pressão absurda que o "MRB" faz no campo e também, me ajudaria com a questão da posse da bola. Todavia, esse também seria um problema, visto que o "CJR" tem como tendência, segurar mais a pelota... O que vai contra a proposta da tática que é o contra-golpe.
  • O Extremo Invertido aqui é um ponta de ofício, mas estou pensando seriamente em trazer um jogador mais criativo para jogar por ali. É algo que eu gosto no Futebol Brasileiro. O camisa 10 aqui no Brasil, geralmente, joga pelas pontas e não no meio. Pego o exemplo do De Arrascaeta, mas essa ideia, vem muito daquele Corinthians do Agenor de Alex Meschini em 2012 e Jadson em 2015. E como o "4-4-2" é uma formação sem "MAC" e sem um criador no ataque, acho que seria interessante explorar esse cenário.
  • Já no ataque, eu explorei várias funções, até que chegamos nessa dupla efetiva. Eu tenho um "Jogador Alvo" porém não funciona tão bem quanto esse "Avançado Recuado". Um outro problema é que esse pivô não consegue jogar bem nessa função. Então, provavelmente, vou ter de ir ao mercado em busca de alguém para jogar ali embora eu não gostaria de abdicar o jogo aéreo. Estou buscando algo como o Adriano Imperador. Um cara forte, rápido, altos e que vem buscar jogo tanto nas pontas, quanto no meio de campo. Mas creio eu que não vou conseguir.

PnoshWb.png

Kamer Qaka tem uma cláusula muito baixa, por isso tem um 1 no lado do nome dele e também de alguns outros jogadores. Para mim lembrar de contratar jogadores para reposição ou reservas. Alguns clubes já ativaram ela inclusive e eu não vou renovar seu contrato.

Eu não sei como resolver esses problemas. Talvez só melhorando a equipe mesmo. Trazendo jogadores de maior qualidade. A única coisa que realmente me assusta é o fator de sermos uma das piores equipes desarmando tendo em vista, que o nosso time é bom defensivamente. Tendo uma média alta inclusive do atributo "Desarme".

No mais, outra coisa que me incomoda, é o fato dessa estatística. Essas 16 assistências criadas dentro da grande área. Acho que eu lembro de metade delas. Nossa equipe erra bastante na pequena área. Costuma deixar os adversários fazer o que querem ou então, lhes dão uma segunda chance. E o goleiro fica a Deus dará. Não sei como solucionar isso também. Mas enfim... Seguimos.

Vou continuar no 4-4-2 mas confesso que já estou desanimado por ter conseguido o título da liga tão cedo. Vou continuar jogando só em prol da Copa mesmo. Ou talvez eu saía da equipe e vá para uma outra... Ainda não sei.

Fiz esse post para pensar nos próximos passos e também, buscar um pouco de outras mentes sobre como solucionar esses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/04/2024 em 21:29, Banton disse:

JehJsWp.png

Muitos estresses para enfim, conquistarmos o título do Campeonato Romeno. Mas infelizmente, pipoquei de novo na Copa e a forma como deixamos o título escapar me incomoda demais pois foi o adversário mais fácil que tivemos até agora. Amassamos, mas não conseguimos concretizar ao gol. Coisas do Football Manager, né?! Talvez seja o jogo querendo que eu não "cope" tudo logo de cara, para não desanimar.

Estou com um time que reside na fronteira com a Moldávia. Eles foram fundados em 2010 mas acredito que tenham sido criados bem antes. É muito comum no país, times que entram em falência, voltarem com novo nome ou coisas desse tipo. Não me aprofundei muito sobre isso também. O próprio Steua Bucaresti agora chama-se FCSB, por exemplo.

HYNqftd.png

Eu estou no FM 18. Já joguei os mais atuais e o 23 é perfeito. Mas o notebook é fraco até mesmo para essa versão que tenho instalada. Outra coisa que sempre me incomodou nesse game, é o fato da engine ser esquisita. Não dá para entender muito o que acontece. É o FM mais difícil que eu já joguei, entre todos. Apenas nesse, eu ainda não conquistei a Champions League e olha que eu tenho ele há 7 anos... Ou só talvez o problema esteja entre a tela e a cadeira.

Desde o início com o Poli Iasi, acabei adotando o "4-4-2" como o nosso sistema e estilo de jogo. Eu confesso que não gosto de jogar da maneira que jogo, mas não há alternativa até o momento. O "4-4-1-1" está em construção, por isso, não coloquei a tática. Mas não muda nada além do "Avançado Recuado" para um "Construtor de Jogo Avançado".

Vou dissecar um pouco sobre o sistema e talvez, quem estiver lendo, não me ajude?

  • Acho que a primeira coisa bacana de começar a falar sobre a tática, é a dupla de "MC's". O "Médio Recuperador de Bola" e o "Médio Centro" tem como instrução padrão de pressionar mais o adversário. Isso é efetivo na maioria das vezes, mas a gente leva muito cartão amarelo. Porém a intenção aqui é simplesmente conquistar a bola o mais rápido possível e jogar ela para frente o mais rápido possível. Estou pensando em um "Construtor de Jogo Recuado" para absorver essa pressão absurda que o "MRB" faz no campo e também, me ajudaria com a questão da posse da bola. Todavia, esse também seria um problema, visto que o "CJR" tem como tendência, segurar mais a pelota... O que vai contra a proposta da tática que é o contra-golpe.
  • O Extremo Invertido aqui é um ponta de ofício, mas estou pensando seriamente em trazer um jogador mais criativo para jogar por ali. É algo que eu gosto no Futebol Brasileiro. O camisa 10 aqui no Brasil, geralmente, joga pelas pontas e não no meio. Pego o exemplo do De Arrascaeta, mas essa ideia, vem muito daquele Corinthians do Agenor de Alex Meschini em 2012 e Jadson em 2015. E como o "4-4-2" é uma formação sem "MAC" e sem um criador no ataque, acho que seria interessante explorar esse cenário.
  • Já no ataque, eu explorei várias funções, até que chegamos nessa dupla efetiva. Eu tenho um "Jogador Alvo" porém não funciona tão bem quanto esse "Avançado Recuado". Um outro problema é que esse pivô não consegue jogar bem nessa função. Então, provavelmente, vou ter de ir ao mercado em busca de alguém para jogar ali embora eu não gostaria de abdicar o jogo aéreo. Estou buscando algo como o Adriano Imperador. Um cara forte, rápido, altos e que vem buscar jogo tanto nas pontas, quanto no meio de campo. Mas creio eu que não vou conseguir.

PnoshWb.png

Kamer Qaka tem uma cláusula muito baixa, por isso tem um 1 no lado do nome dele e também de alguns outros jogadores. Para mim lembrar de contratar jogadores para reposição ou reservas. Alguns clubes já ativaram ela inclusive e eu não vou renovar seu contrato.

Eu não sei como resolver esses problemas. Talvez só melhorando a equipe mesmo. Trazendo jogadores de maior qualidade. A única coisa que realmente me assusta é o fator de sermos uma das piores equipes desarmando tendo em vista, que o nosso time é bom defensivamente. Tendo uma média alta inclusive do atributo "Desarme".

No mais, outra coisa que me incomoda, é o fato dessa estatística. Essas 16 assistências criadas dentro da grande área. Acho que eu lembro de metade delas. Nossa equipe erra bastante na pequena área. Costuma deixar os adversários fazer o que querem ou então, lhes dão uma segunda chance. E o goleiro fica a Deus dará. Não sei como solucionar isso também. Mas enfim... Seguimos.

Vou continuar no 4-4-2 mas confesso que já estou desanimado por ter conseguido o título da liga tão cedo. Vou continuar jogando só em prol da Copa mesmo. Ou talvez eu saía da equipe e vá para uma outra... Ainda não sei.

Fiz esse post para pensar nos próximos passos e também, buscar um pouco de outras mentes sobre como solucionar esses problemas.

Bem, vamos por partes:

 

Em primeiro lugar, o FM 2018 é um dos poucos que eu não joguei. Mas acredito que a parte tática não difere muito das versões mais recentes.

Nesse 4-4-2, a primeira coisa que eu iria mudar é o AvR para Jogador Alvo ou Atacante Defensivo mas é por simples preferência minha. Sobre o MRB, se a proposta é jogar no contra ataque, essa função eu entendo não cumprir bem esse quesito, fazendo justamente o contrário, pressionar (e deixar um buraco) para recuperar a bola e passar ela para um construtor.

image.thumb.png.4dfce61058d45abe834cde22ae0aee82.png

 

O meio de campo eu gosto desse jeito, no mesmo lado, um extremo passando e um Jogador Alvo/Defensivo, do outro lado um atacante de ofício com a chegada de um extremo invertido. No 24 tem uma função bacana que é de Wide Playmaker para o meia direita/esquerda que deve ser essa função que está buscando. Mas aí caso decida manter o extremo invertido ao lado do MRB, eu diria que seria interessante deixar o lateral mais preso daquele lado.

Sobre esses gols sofridos dentro da grande área, a linha defensiva tem instrução para pressionar mais, ou desarme agressivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • adri26
      Por adri26
      Ola familia do FM, preciso da vossa ajuda. Jogo Fm des 2005 jogei todos Fm ate o dia de hoje. 
      O Problema é que neste Fm ainda não consegi acabar uma liga tou sem aquele bichinho ou motivação para jogar.  Já fiz desafios a mim mesmo. Nada feito.
      Se alguém tiver umas dicas ou poder ajudar agradeço
      abraço galera 
      Adriano
    • victor095
      Por victor095
      Salve galera. Todos bem? Voltando aqui pra área com o FM 22. Depois de sentir um pouco o jogo e testar algumas ligas adicionais, decidi seguir em frente com uma desejo pessoal que desenvolvi recentemente, depois do anúncio da criação da Conference League.
      Objetivos e Informações da carreira:
      O objetivo aqui é ignorar as 5 principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Alemanha, França e Itália) e treinar apenas nas outras ligas. Quero explorar outros países pela europa, e participar das competições continentais, digamos, por um outro ângulo. Para isso, adicionei um grande número de ligas do continente europeu que já vem na db oficial e mais algumas (devidamente testadas e sem premiações fora da realidade).
      As ligas selecionadas estão aqui, para quem se interessar.
      Será um save carreira, sempre visando o crescimento do treinador. Treinador aliás que começa da seguinte forma:

      Eventualmente, talvez assuma uma seleção seguindo o mesmo critério, restringindo as grandes seleções.
      Para quem não me conhece muito bem ainda por aqui e gosta de saves com regras e restrições, você não verá isso por aqui😆, tenho total certeza que fazer isso no meu caso vai colocar prazo de validade no save (porém, admiro muito quem o faz hehehe). Logo, a ideia é sempre me divertir pra tentar trazer uma boa história por aqui também.
      O treinador vai começar desempregado e disputar as vagas que estiverem disponíveis. Em breve, voltaremos com a nossa primeira parada no velho continente!
    • tricolor de coraçao
      Por tricolor de coraçao
      *Créditos ao @Guilherermepor essa bela arte
      Considerações iniciais
      Antes de entrarmos a fundo na história umas breves considerações para situar o leitor
      Primeiramente, digo que dei uma pausa na saga do "SER Caxias" e retomei uma antiga série. Talvez você não lembre ou não saiba, mas no passado fiz uma saga pela América do Sul onde passei os 10 países da América do Sul + México e USA na saga chamada O Desbravador da América. A ideia agora era continuar o mesmo estilo pela Ásia passando os 12 países do continente, porém no passado já tentei por 3 vezes fazer a saga e sempre deu bugs. O @Cadete213 deve se lembrar, pois lembro que ele acompanhava.
      Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca!
      Recentemente (nem tão recentemente) conheci o @Orieomil666num grupo de wattsap (descobri ele lá meio ao acaso enfim) e testando o save acabei pegando os arquivos dele que são mais atualizados, fizemos uns testes e não mais deu bugs.
      Isso me animou a refazer a saga. Não pretendo passar os 12 países. Em vez de todo ano passar um país pretendo passar menos países, entre 6 a 10 países dos 12 selecionados na data base e talvez ficar mais tempo em algum deles se a coisa ficar boa. Tanto faz a divisão
      E assim estipulei algumas regras. Li várias sagas aqui e mesclei várias ideias para escrever esta que irei contar.
      A saga será contada sobre um irmão meu (imaginário é claro, não tenho irmão). Por que? Ocorre que o save anterior que deu bug teve meus dados arquivados, então para resolver esse problema vou dizer que sofri um acidente de trabalho algo assim e meu irmão agora está indo lá seguir meus passos enfim vou contornar essas questõezinhas e deixar a coisa bacana. Mas em forma de diário na terceira pessoa com termos como "o treinador...", "o manager Carlos Magno Bonfante"...assim por diante. 
      Tentarei dar um ar fictício a história. 
       
      REGRAS
      Não pretendo me complicar, apenas me divertir, não priorizarei os clubes mas sim minha evolução pessoa, mas quero aplicar umas regras para a coisa ficar mais interessantes.

      (mais o Brasil por recomendação do pessoal do Mundiup. Vinte e oito ligas de 13 países e quase 50 mil jogadores)
       
      São 12 países e assim eu dividi estes em 3 grupos conforme o ranking da reputação da divisão principal. 
      Grupo 1: Singapura (38º) , Honk Kong (29º), Malásia (28º) e Indonésia (25º)(indonesia serie b = 44º)
      Grupo 2: Japão (5º), Arábia Saudita (7º), Austrália (8) e India (23º)
      Grupo 3: China (1º), Catar (2º), Emirados Arabes Unidos (3º) e Coreia do sul (4º)
       
      A regra que pensei é a seguinte eu começo no grupo na Singapura, pior primeira divisão entre os rankeados da database mas num dos melhores times de lá, o Tampines. Mas só posso ir para o grupo acima se passar antes por mais um país do mesmo grupo. Ou seja preciso passar no mínimo 2 países de cada grupo.
      Por que isso? Seria muito fácil eu no segundo ano ir para uma terceira divisão chinesa que deve estar mal rankeada e de repente logo estar na segunda e na primeira chinesa. Ou então estar no Japão e depois ir para uma Austrália seria estranho.
      Ou seja, eu quero subir sem ser tão forçado, sem parecer ser tão irreal. Meu medo é ir para uma divisao inferior depois e desequilibrar mas tentarei subir com certa gradação.
      Claro, não estou muito a fim de passar por Índia e Hong Kong, mas tudo pode acontecer. Uma coisa é certa, pelo ranking já se vê que a partir da Austrália os times são muito bons, mas que o terceiro grupo é terrível.
      Não que eu tenha que seguir a ordem acima, é apenas um roteiro pré-definido para dar um norte.
      Mesmo assim #Partiu Cingapura.
       
      P.S.: Abaixo meu passado no save anterior
      Vamos começar a aventura?
       
      __________
      CAPÍTULO 1
      ATO 1
      Planejando a Aventura
       
      01 de janeiro de 2021 - 12:00 h, horário de Brasília
      Carlos Magno Bonfante ou simplesmente Carlos Magno é o irmão mais novo de Ernani Bonfante, um ex-treinador que fora para a Ásia no passado, tentar a sorte por lá e que tem tido um passado interessante. Conta a lenda que no velho continente, seu irmão Bonfante começou num clube que trabalhava com sub-23, o Young Lions de Cingapura e depois para o Tampines e teria sido campeão em em ambos, campeão da segunda divisão malaia com o Kelantam, da segunda divisão arabe-saudita com o Al Batin, campeão indiano com o AL-Mohamed Sporting e campeão da liga e taça indonésia com o PSM Makasar. Além de ter passado sem muito sucesso pelo Lee-Man de Hong Kong. Tempos em que o futebol não era tão profissional. As autoridades negam esses fatos, mas o nome do irmão de Carlos Magno está no quadro da fama desses países.
      O mais estranho que seu irmão nunca mais foi visto. Como explicar tal mistério? Mundo paralelo tipo Dark? Problemas na matrix? Estariam as autoridades asiáticas escondendo algo? Mistééééério!
      Carlos Magno, formado em Educação Física e Administração sempre seguiu os passos do irmão, quer descobrir o que houve ou ao menos terminar o que seu irmão começou: seu irmão simpatizante do ganghzou como Carlos deseja um dia treinar esse grande clube asiatico.
      Sem perspectivas e sem dinheiro ligou para @Cadete213 um bancário, amigo de seu irmão Ernani,  que atualmente soube Carlos que ele resolveu ser treinador e estaria treinando o Napoli,  para ver se emprestava dinheiro e ajudasse com Cingapura. 
      Cadete disse as mesmas palavras que havia dito a seu irmão:
      Cadete: amigo, vá para a Cingapura e os países da Asia, é lindo lá, irá gostar
      (Carlos pensou: Será que o cadete sabe algo de lá que eu não sei? Devo estar delirando...) e respondeu
      Carlos: Obrigado amigo, se puder financiar esse meu projeto...estive falando com meu empresário o @Orieomil666, o mesmo que empresariava meu irmão, talvez conheça ele por Claudio Xing Ling, então eu agradeço muito.
      Cadete não respondeu, ficou de dar um retorno.
      Carlos Magno saiu e foi buscar alguns acessores.
       
      10 de Janeiro de 2021 - 12:00, horário de Brasília
       
      Carlos Magno pode não ter sido um atleta profissional mas fez alguns cursos da CBF e se preparou, teve algum preparo minimo e nesse mundo do futebol conheceu algumas pessoas do meio como o ex-tecnico do Young Lions @Bruno Alves Managerque disse já ter tido uma experiência na Cingapura no passado.
      Bruno: Rapaz. não vá para o Young Lions, eles são muito ruins cara, tudo sub23 e se você ficar no top 3 nao poderá disputar Champions, taça asiatica, taça de Singapura, nem contratar estrangeiros nesse clube. Sinceramente eu fui um tempo lá e di no pé.
      Carlos: É, estive pensando nisso, meu irmão já havia dito que apesar do titulo todo ano era só a S-League que tinha para disputar. To pensando em ir para o Tampines.
      Bruno: Isso, vá para o Tampines. O DPMM de Brunei, O Nigata Albirex do Japão e o Sailors também são bons.
      Carlos: Ué times estrangeiros em Cingapura....?
      Fora interrompido Carlos:
      Bruno: Seu irmão não explicou essa parte não? Esses clubes acham pouco interessante ou muito forte em seus países e preferem jogar em Cingapura
      Carlos: Hummm, vou ir para o Tampines mesmo então.
      Bruno: Boa sorte.
      Carlos: Só uma duvida, conte-me mais sobre sua experiência em Cinga...
      Bruno mudou a conversa, não contou nada. Estaria Bruno escondendo algo também. Estraaaanho!
       
      20 de Janeiro, 12:00 h,  horário de Brasília.
      Carlos conheceu mais pessoas que parecem dispostas a apoia-lo nessa empreitada: @Victor Duque, @schacoffee @alberto_ijui @Johann Duwe @Megalodonte @PedroJr14 @just12 mas não sabe ainda o que são eles, se são profissionais que poderiam ser seu staff na Asia ou o que, ao que tudo indica são conselheiros, algo como coachs esportivos e Carlos esta disposto a leva-los consigo para Cingapura. Conseguiu o patrocinio do @Cadete213. E fechou contato com seu empresário.
      Carlos: fala @Orieomil666 meu empresário Xing Ling, vamos para a Cingapura?
      Xingling: Faaaala "el mago de cedro segundo" hahahaha tu me lembras teu irmão. Boraaa, só não vai me dizer que vai para aquele yooo ...io...young o que mesmo?
      Carlos: Relaxa, tu me consegue colocar no Tampines?
      Xingling: Meu amigo, não me chamo Xingling a toa né? Sou mestre ali nessa área "xacomigo"!
      (Esse cara é estranho, asiático que parece carioca e usa camisa do Flamengo,estranho, devo estar delirando, tenho que superar o sumiço de meu irmão - pensou Carlos)
      Carlos: combinado meu guru!
       
      Carlos reuniu esse pessoal todo e partiu para Tampines, Cingapura onde treinará o TAMPINES ROVERS FOOTBALL CLUB.

       
      A gente se vê em um próximo capítulo. Gostaram da história pessoal? Algum problema que não gostara?
      A vontade para darem suas impressões.
    • Bigode.
      Por Bigode.
      Apertando as teclas Crtl + F, digite o número da versão (ex.: 18) para ver todo material construído para a versão desejada. A maior parte dos guias presentes aqui servirá também para as versões mais novas do FM.
      ***
      Conteúdos da FManager TV estão neste post.
      ***
      Guias (em ordem alfabética) do Centro Tático:
      A arte do contra-ataque [FM 2016] A arte de Mourinho: retrancando o seu time [FM 2018] Atributos de Jogador por "Guide to Football Manager.com em PT-BR [FM 2015] Botando os pingos no IS: Ações com Bola [FM 2015] Botando os pingos no IS: Passe [FM 2015] Como jogar FM: Um guia de 12 passos [FM 2014] Como montar um esquema de Gegenpressing no FM [FM 2016] Como utilizar os gritos à beira do gramado [FM 2015] Como usar o estádio a seu favor [FM 2015] Criando uma tática em poucos minutos [FM 2017] Dicas básicas: de um novato para um novato [FM 2015] Entendendo e analisando a atuação do seu time no FM [FM 2018] Estilos de Jogo: a importância dos atributos [FM 2017] Enganche: uma ligação rápida para um ataque devastador [FM 2021] Extremo Invertido: uma breve análise [FM 2021] Football Manager: a evolução tática do jogo [FM 2018] Guia: Jogadas de Bola Parada [FM 2015] Guia Tático do FM 2015: Como criar uma tática? [FM 2015] Guia Teórico e Prático sobre o Football Manager [FM 2014] Guia de um perfeccionista para encontrar o estilo perfeito de jogo [FM 2021] Lidando com cartões vermelhos [FM 2017] O guia de instruções à equipe e instruções ao jogador no FM [FM 2018] O manual das instruções ao adversário [FM 2018] O que faz um goleador - Parte 1 [FM 2016] O "Princípio 323": Como distribuir tarefas por um time [FM 2016] O time da virada! 5 dicas para reverter um placar adverso [FM 2018] O guia rápido dos laterais no FM [FM 2021] O guia rápido dos pontas no FM [FM 2021] O guia rápido dos volantes no FM [FM 2021] O guia rápido dos meias ofensivos no FM [FM 2021] Pressionando de 3 maneiras diferentes [FM 2017] Princípios básicos de sistemas defensivos: um guia tático não oficial [FM 2021] Tactical Central & Insight: The New Era [FM 2016] Templates táticos não devem ser usados como táticas prontas [FM 2021] Transformando rotinas de escanteios ofensivos em gols no FM [FM 2021] Uma pré-temporada básica [FM 2016] Uma tática sem tática e muitos gritos à beira do gramado [FM 2021] Usando as cobranças laterais ao seu favor no FM [FM 2018] Um guia de design tático, gestão e construção de elencos no FM [FM 2021] Uma abordagem sobre o 4-4-2 diamante [FM 2021] Aos moderadores da área, pedimos que mantenham o tópico atualizado. Aos membros, pedimos que reportem materiais que podem ser adicionados ao índice geral em virtude de sua relevância para que possamos avaliar a situação.
      Obrigado.
    • Galford Strife
      Por Galford Strife
      Mals a falta de tradução, mas por enquanto estou sem tempo, caso alguém possa traduzir pra galera que não fala inglês.
      Mas em resumo, não vai ser um game diferente. O FM terá as duas modalidades e o treinador poderá transitar entre as duas em um save. Achei ótimo e mais realista.
×
×
  • Criar Novo...