Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clubes jogarão Sul-Americana e Copa do Brasil, e Brasileirão poderá ter G-5


Dr.Thales

Posts Recomendados

Citar

Como esperado, as mudanças na Libertadores e Copa Sul-Americana também atingiram o calendário do futebol brasileiro. Nesta quinta-feira, o diretor de competições da CBF, Manoel Flores, explicou as alterações propostas pela Conmebol e quais os impactos no Brasil. O principal deles recai sobre a Copa do Brasil e o Brasileirão. A promessa é que, a partir de 2017, clubes que disputem as oitavas de final do torneio também possam estar na competição continental. E mais. Caso sejam confirmadas as vagas a mais na Libertadores - que seriam para a fase prévia -, o Brasileirão pode ter um G-5 ainda neste ano. As datas para estaduais e regionais não devem ser alteradas. Todas as adequações no calendário brasileiro devem ser divulgadas na semana que vem.

+ À la Champions: Libertadores cresce e jogos serão de fevereiro a novembro

– É muito importante ressaltar que não há possibilidade de convite. A vaga virá da principal competição do país. Se houver vaga para o Brasil, naturalmente essa vaga viria do Campeonato Brasileiro. E seria para a fase prévia, sim – declarou Manoel.

Manoel Flores, diretor de competições da CBF (Foto: Daniel Mundim)
Manoel Flores, diretor de competições da CBF: "Não há possibilidade de convite" (Foto: Daniel Mundim)

A CBF ainda não soube precisar como seriam a distribuição das vagas para a Sul-Americana, que também foi ampliada, mas terá 10 equipes que forem eliminadas na fase prévia e fase de grupos da Libertadores. A maior competição do continente passaria a ter 42 clubes. As quatro vagas a mais virão dos 10 filiados da Conmebol - mais o o México. Segundo o diretor de competições da CBF, a final única para a Libertadores ainda divide opiniões e é a alteração proposta pela Conmebol mais incerta. No plano da entidade sul-americana, ela seria disputada no dia 25 de novembro do ano que vem. Manoel Flores também confirmou que, a partir do ano que vem, os clubes brasileiros poderão disputar Sul-Americana e Copa do Brasil ao mesmo tempo.

Principais mudanças:

- Se confirmada vaga a mais na Libertadores, Brasileirão terá G-5
- Copa do Brasil deve ser antecipada
- Clubes poderão disputar Copa do Brasil e Sul-Americana ao mesmo tempo

– A Copa do Brasil passa, independentemente do que ocorre na Libertadores, por discussão de renovação contratual. Uma reclamação constante era que um clube teria que optar por Sul-Americana ou Copa do Brasil. Isso deixa de existir. A Copa do Brasil será adequada dentro do que estamos trabalhando. A Copa do Brasil é competição consolidada. Muito atraente para a gente e fazemos questão de não mexer na estrutura dela. Nossa ideia é que clubes possam disputar Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Libertadores.   

As decisões sobre a nova distribuição das vagas e confirmação da final única serão feitas apenas na reunião do Comitê Executivo da Conmebol no próximo domingo, em Bogotá. O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, estará no encontro. Reinaldo é também diretor de coordenações da CBF e membro do comitê da entidade sul-americana. Apesar de ainda não ser oficial, as vagas a mais na Libertadores são dadas como certas. O Brasil teria um sexto representante na competição, que viria do Brasileirão. E a vaga iria para a fase prévia.

COPA DO BRASIL DEVE SER ANTECIPADA

A CBF planeja divulgar o novo calendário – que já havia sido anunciado em julho – até a semana que vem, quando as mudanças na Libertadores forem confirmadas. Manoel Flores já adiantou que a ideia é que a Copa do Brasil tenha o mesmo número de datas e siga com o atual formato, mas seja antecipada. Entretanto, a entidade ainda estudará se o torneio voltará a ser disputado apenas no primeiro semestre. O diretor também reforçou que as duas paralisações no Brasileirão para as eliminatórias, setembro e outubro, não serão retiradas.   

– A busca é para manter equilíbrio do calendário que soltamos em julho. Queremos mexer o menos possível nas premissas básicas que tivemos no Comitê de Reformas. Os dois períodos de eliminatórias que conquistamos, vamos buscar manter. A estrutura central vai se manter. A gente vai encurtar o período da Copa do Brasil. O sucesso dela se passa pelo formato dela. Esse problema da Sul-Americana, com relação à escolha por qual torneio disputar, será superado. 

A Libertadores passará a ser disputada entre fevereiro e novembro e pode ter final única em campo neutro. A Sul-Americana continuará de junho a dezembro, mas ganhará 10 equipes que foram desclassificadas na primeira fase da Libertadores. Com isso, o maior torneio continental da América do Sul terá 42 semanas e não mais 27, como era até agora. Os vencedores das duas competições ganharão vagas na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2016/09/clubes-jogarao-sul-americana-e-copa-do-brasil-e-brasileirao-podera-ter-g-5.htm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião: deveriam fazer a Copa do Brasil começar mais cedo, com mais times (menores, óbvio) disputando desde o começo e os times da primeira e segunda divisões entrando depois.

 

A discussão do estadual, nem faço mais. 

A Copa do Brasil tinha que ser na temporada toda, assim como a Libertadores e a Sulamericana.

E o calendário brasileiro tinha que se adequar ao europeu, finalmente! Competições de Agosto a junho, com menos datas em dezembro e janeiro (pelo calor na maior parte do país).

 

Isso só seria possível se acabassem com os estaduais (ou transformassem eles em torneios para times menores, onde seriam os regionais e iria afunilando até o fim do ano, levando os melhores para a série D, que passaria a ser fixa).


Enfim... sonhar não paga imposto. Futebol brasileiro não me dá esperança nenhuma, enquanto a organização dos campeonatos for da CBF.


O dia que os clubes criarem uma empresa que administraria as ligas e campeonatos, separado da CBF - que cuida da parte política e da seleção, aí a coisa melhora... até lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Dr.Thales disse:

Minha opinião: deveriam fazer a Copa do Brasil começar mais cedo, com mais times (menores, óbvio) disputando desde o começo e os times da primeira e segunda divisões entrando depois.

 

A discussão do estadual, nem faço mais. 

A Copa do Brasil tinha que ser na temporada toda, assim como a Libertadores e a Sulamericana.

E o calendário brasileiro tinha que se adequar ao europeu, finalmente! Competições de Agosto a junho, com menos datas em dezembro e janeiro (pelo calor na maior parte do país).

 

Isso só seria possível se acabassem com os estaduais (ou transformassem eles em torneios para times menores, onde seriam os regionais e iria afunilando até o fim do ano, levando os melhores para a série D, que passaria a ser fixa).


Enfim... sonhar não paga imposto. Futebol brasileiro não me dá esperança nenhuma, enquanto a organização dos campeonatos for da CBF.


O dia que os clubes criarem uma empresa que administraria as ligas e campeonatos, separado da CBF - que cuida da parte política e da seleção, aí a coisa melhora... até lá...

Avisa Deus pra mandar um verão em Junho tambem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Dr.Thales disse:

Minha opinião: deveriam fazer a Copa do Brasil começar mais cedo, com mais times (menores, óbvio) disputando desde o começo e os times da primeira e segunda divisões entrando depois.

 

A discussão do estadual, nem faço mais. 

A Copa do Brasil tinha que ser na temporada toda, assim como a Libertadores e a Sulamericana.

E o calendário brasileiro tinha que se adequar ao europeu, finalmente! Competições de Agosto a junho, com menos datas em dezembro e janeiro (pelo calor na maior parte do país).

 

Isso só seria possível se acabassem com os estaduais (ou transformassem eles em torneios para times menores, onde seriam os regionais e iria afunilando até o fim do ano, levando os melhores para a série D, que passaria a ser fixa).


Enfim... sonhar não paga imposto. Futebol brasileiro não me dá esperança nenhuma, enquanto a organização dos campeonatos for da CBF.


O dia que os clubes criarem uma empresa que administraria as ligas e campeonatos, separado da CBF - que cuida da parte política e da seleção, aí a coisa melhora... até lá...

Comentário perfeito (ou quase)! Só discordo da questão do calendário europeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estadual deveria rolar o ano todo, mas só com as equipes menores. Deveria dar acesso às Copas Regionais, que tbm deveriam rolar o ano todo. E as Copas Regionais deveriam da acesso à Série D (com 20 clubes e pts corridos), que daria acesso à Série C (com 20 clubes e pts corridos). E assim por diante. A classificação à Copa do Brasil tem que ser pensada. Ideias?

Acho que dessa forma minimiza o prejuízo dos menores sem os grandes nos regionais e, enfim, livra os grandes de um campeonato que não faz mais sentido para eles. Também da uma padronização, uma espinha dorsal nacional de um modelo de campeoanato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho uma boa que as equipes que jogam a Copa do Brasil também joguem a Sul-Americana. Agora, vaga a mais para time brasileiro na Libertadores esse ano já? Porra, a gente tá começando o mês de OUTUBRO e os caras querem alterar as regras do campeonato brasileiro? Vão se foder com essa palhaçada, que raiva que dá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, F J disse:

Acho muito legal o sonho distante dessa galera que acha que fazer 15 divisão inferior em pontos corridos da certo.

Cara, eu acho que fazer uma ou duas divisões (E e F) com uma quantidade legal de clubes já ficaria de bom tamanho.

Se a gente considerar que a E seria a Divisão Regional (4 Grupos [Sul / Sudeste / Centro Oeste e Norte / Nordeste]) e que a F seriam os estaduais com um número maior de clubes, pode até dar certo.

Imagina, por exemplo, o campeonato paulista com 26 times disputando turno e returno com mata mata na fase final entre os 8 primeiros. Sendo disputado por clubes menores e Times B/reservas dos grandes. Só nesse molde seriam disputados 50 partidas na fase de grupos + 8 no mata mata para os finalistas. (Cada estado promoveria seu campeão)

Série E - Sudeste é composta por 24 times, e segue o mesmo esquema da série F. Sobem os times que atingirem a semi-final. Caem os piores representantes de cada estado. Campeão e Vice de cada região fariam parte do mata mata de acesso para a Série D. Chegou na semi-final, sobe para a D. Sendo assim 46 jogos no pontos corridos + 8 para os finalistas do mata mata regional + 8 para os finalistas da eliminatória de acesso.

Ia ter jogo pra caralho, mata mata formador de caráter, esporte interativo ia explodir de tanto jogo underground pra passar. É só esparramar esse absurdo de até 58 ou 62 jogos no ano e encaixar a Copa do Brasil começando com os membros da série F que ia ser sucesso.

 

kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, F J disse:

Avisa Deus pra mandar um verão em Junho tambem

Essa é a parte que não foi lido que o calendário de dezembro e janeiro seriam aliviados, justamente em função do verão e do calor?!

rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Dr.Thales disse:

Essa é a parte que não foi lido que o calendário de dezembro e janeiro seriam aliviados, justamente em função do verão e do calor?!

rsrs

Bom te garanto que 90% dos jogadores que não tem grana e jatinho pra ir onde quiser nas ferias (ou seja 90% dos jogadores do Brasil) preferem as ferias no Verão do que no em Junho no inverno, mas claro vamos fazer isso só pela Europa! Vamo tocar o hino da champions todo jogo tambem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Cara, eu acho que fazer uma ou duas divisões (E e F) com uma quantidade legal de clubes já ficaria de bom tamanho.

Se a gente considerar que a E seria a Divisão Regional (4 Grupos [Sul / Sudeste / Centro Oeste e Norte / Nordeste]) e que a F seriam os estaduais com um número maior de clubes, pode até dar certo.

Imagina, por exemplo, o campeonato paulista com 26 times disputando turno e returno com mata mata na fase final entre os 8 primeiros. Sendo disputado por clubes menores e Times B/reservas dos grandes. Só nesse molde seriam disputados 50 partidas na fase de grupos + 8 no mata mata para os finalistas. (Cada estado promoveria seu campeão)

Série E - Sudeste é composta por 24 times, e segue o mesmo esquema da série F. Sobem os times que atingirem a semi-final. Caem os piores representantes de cada estado. Campeão e Vice de cada região fariam parte do mata mata de acesso para a Série D. Chegou na semi-final, sobe para a D. Sendo assim 46 jogos no pontos corridos + 8 para os finalistas do mata mata regional + 8 para os finalistas da eliminatória de acesso.

Ia ter jogo pra caralho, mata mata formador de caráter, esporte interativo ia explodir de tanto jogo underground pra passar. É só esparramar esse absurdo de até 58 ou 62 jogos no ano e encaixar a Copa do Brasil começando com os membros da série F que ia ser sucesso.

 

kkkkkkk

Cara

24 times

2 brigam pra subir

outro cai

chega ali na 16 rodada teu time é o 8o a 12 ponto do 1o e 20 do ultimo. Sabe quem vai ir no jogo? nenhum dos 50 torcedores que tavam indo antes. É melhor fechar por 9 meses do que paga pra jogar 6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, F J disse:

Cara

24 times

2 brigam pra subir

outro cai

chega ali na 16 rodada teu time é o 8o a 12 ponto do 1o e 20 do ultimo. Sabe quem vai ir no jogo? nenhum dos 50 torcedores que tavam indo antes. É melhor fechar por 9 meses do que paga pra jogar 6.

Mas a reclamação dos cara não é a tal falta de calendário? Ta aí. 

Não dá pra vc ficar preocupado com calendário e ainda pensar numa forma de ser competitivo pra todo mundo o ano todo. Ai vai também da competência de cada um. O que não pode é vc sacrificar time grande por causa de renda pra salvar time pequeno.

Eu não escalaria meu time titular pra jogar estadual se estivesse disputando a libertadores. Ai ninguem iria no jogo também pra assistir o time do interior contra o time B/C do time grande.

Não dá pra ajudar todo mundo.

Essa situação onde agora quem joga libertadores, se não passar da fase de grupos vai pra sulamericana, quem joga copa do brasil também jogando sulamericana, vai criar uma situação insustentável pra que se mantenha um alto nível.

Logo, exigir time titular sempre só pq a TV quer e o time do interior precisa, não vai rolar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda prosseguindo na discussão do calendário: será que fazer algo parecido com 2002, onde os times sem divisão jogavam a fase preliminar de seu estadual e os times das Séries A, B e C entrariam numa fase final do estadual, daria certo hoje?

Pra isso o torneio teria que ser movido pro final do ano, mas poderia ser enxugado. Não sei quanto a questão financeira dos menores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, F J disse:

Bom te garanto que 90% dos jogadores que não tem grana e jatinho pra ir onde quiser nas ferias (ou seja 90% dos jogadores do Brasil) preferem as ferias no Verão do que no em Junho no inverno, mas claro vamos fazer isso só pela Europa! Vamo tocar o hino da champions todo jogo tambem!

Nossa, quanto nacionalismo! A questão da adequação é bastante simples: unificação de calendário. É realmente maravilhoso ter janela de temporada aberta pra europa no meio da temporada brasileira...

Se acha que é pra manter o calendário todo  torto só pra nutrir seu sentimento patriótico, nem discuto mais a questão contigo (afinal, acha que fazer isso seria "fazer isso só pela Europa"...)

 

Se jogador pé rapado não quiser ser jogador profissional só porque as férias são em junho/julho, aí já é demais...a função do calendário não é essa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Dr.Thales disse:

Nossa, quanto nacionalismo! A questão da adequação é bastante simples: unificação de calendário. É realmente maravilhoso ter janela de temporada aberta pra europa no meio da temporada brasileira...

Se acha que é pra manter o calendário todo  torto só pra nutrir seu sentimento patriótico, nem discuto mais a questão contigo (afinal, acha que fazer isso seria "fazer isso só pela Europa"...)

 

Se jogador pé rapado não quiser ser jogador profissional só porque as férias são em junho/julho, aí já é demais...a função do calendário não é essa.

 

Cara tu falou tanta bosta aqui que eu nao vou responder eu só vou deixar o pessoal ler e resolver na reputação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Mas a reclamação dos cara não é a tal falta de calendário? Ta aí. 

Não dá pra vc ficar preocupado com calendário e ainda pensar numa forma de ser competitivo pra todo mundo o ano todo. Ai vai também da competência de cada um. O que não pode é vc sacrificar time grande por causa de renda pra salvar time pequeno.

Eu não escalaria meu time titular pra jogar estadual se estivesse disputando a libertadores. Ai ninguem iria no jogo também pra assistir o time do interior contra o time B/C do time grande.

Não dá pra ajudar todo mundo.

Essa situação onde agora quem joga libertadores, se não passar da fase de grupos vai pra sulamericana, quem joga copa do brasil também jogando sulamericana, vai criar uma situação insustentável pra que se mantenha um alto nível.

Logo, exigir time titular sempre só pq a TV quer e o time do interior precisa, não vai rolar.

Cara é falta de CALENDARIO RENTAVEL. Voces sabia que tem times DA SERIE B NACIONAL que só jogam porque a CBF banca as viagens? Onde vc escreve "sacrificar os clubes grandes" eu leio "transforar o futebol brasileiro em algo exclusivo da capital". Existe N medidas pra se tomar antes de sacrificar o campeonato estadual como se mata um boi, isso passa pelo crivo de mudanças na cbf, nas federações e nos cartolas, o que claro nao é facil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Defender calendário europeu pro Brasil é ridículo. A maioria das profissões começa seu ano vigente junto com o "ano normal". Porque o futebol vai ser diferente?

O ideal seria os próprios europeus mudarem o calendário, porque mesmo o motivo cultural pra que ele exista (calendário da revoução francesa) não tem mais razão de ser. Claro que não vai acontecer, mas isso sim seria o mais lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, F J disse:

Cara é falta de CALENDARIO RENTAVEL. Voces sabia que tem times DA SERIE B NACIONAL que só jogam porque a CBF banca as viagens? Onde vc escreve "sacrificar os clubes grandes" eu leio "transforar o futebol brasileiro em algo exclusivo da capital". Existe N medidas pra se tomar antes de sacrificar o campeonato estadual como se mata um boi, isso passa pelo crivo de mudanças na cbf, nas federações e nos cartolas, o que claro nao é facil.

Então, oque eu falo é baseado na realidade que a gente vive, ou seja, CBF fazendo CBFzisse. Infelizmente não tem como fazer um calendário rentável pra todo mundo. Tem time que simplesmente não consegue render. Não tem boa gestão, não tem apelo midiático na sua região, não tem estrutura.

Ai a gente entra naquelas falas que me irritam, mas a gente ouve a imprensa falar todo ano, "Time A fecha suas contas do ano graças aos jogos contra os grandes"!

Ai eu pergunto: Qual a culpa que Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atléticos, Cruzeiro e afins tem com relação a situação financeira de um Atlético Sorocaba da vida?

A gente fala de profissionalização do futebol, da estrutura dos clubes da Série A entre outras coisas, mas isso também passa na ruptura com esse pensamento comum de que o futebol é pra todos. Infelizmente, hoje em dia, futebol é pra quem tem dinheiro pra investir. É triste mas é fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ichthus disse:

Defender calendário europeu pro Brasil é ridículo. A maioria das profissões começa seu ano vigente junto com o "ano normal". Porque o futebol vai ser diferente?

O ideal seria os próprios europeus mudarem o calendário, porque mesmo o motivo cultural pra que ele exista (calendário da revoução francesa) não tem mais razão de ser. Claro que não vai acontecer, mas isso sim seria o mais lógico.

Eu também acho "nada a ver" mudar o calendário apenas para "europizar" as coisas, mas infelizmente é ruim para a qualidade técnica do campeonato essa janela européia escancarada bem no meio do campeonato. O máximo que os clubes daqui poderiam fazer seria fechar um acordo de que só vendem com a liberação do jogador ao fim da temporada. O que também é impossível de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

O máximo que os clubes daqui poderiam fazer seria fechar um acordo de que só vendem com a liberação do jogador ao fim da temporada. O que também é impossível de acontecer.

Impossível porque? Nossa maior revelação saiu pra um dos times mais ricos da Europa com o melhor treinador da atualidade exatamente nesses moldes. Os caras poderiam forçar, mas aceitaram.

Se até quem pode mais aceita ceder nesse ponto, porque quem pode menos não aceitaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marco.Oliveira disse:

Então, oque eu falo é baseado na realidade que a gente vive, ou seja, CBF fazendo CBFzisse. Infelizmente não tem como fazer um calendário rentável pra todo mundo. Tem time que simplesmente não consegue render. Não tem boa gestão, não tem apelo midiático na sua região, não tem estrutura.

Ai a gente entra naquelas falas que me irritam, mas a gente ouve a imprensa falar todo ano, "Time A fecha suas contas do ano graças aos jogos contra os grandes"!

Ai eu pergunto: Qual a culpa que Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atléticos, Cruzeiro e afins tem com relação a situação financeira de um Atlético Sorocaba da vida?

A gente fala de profissionalização do futebol, da estrutura dos clubes da Série A entre outras coisas, mas isso também passa na ruptura com esse pensamento comum de que o futebol é pra todos. Infelizmente, hoje em dia, futebol é pra quem tem dinheiro pra investir. É triste mas é fato.

Acabar com os estaduais por causa de um pequeno grupo seria outra CBFzisse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Ichthus disse:

Impossível porque? Nossa maior revelação saiu pra um dos times mais ricos da Europa com o melhor treinador da atualidade exatamente desses moldes. Os caras poderiam forçar, mas aceitaram.

Se até quem pode mais aceita ceder aqui, porque quem pode menos não aceitaria?

Acho que agora com a Libertadores o ano inteiro os times vão conseguir segurar mais seus jogadores importantes. O que falta é uma adequação a janela, aqui se "vem" da europa em Junho por pedido dos times (pra poder usar os jogadores antes) ai a janela fecha, abre a da Europa, a Europa vem e faz sua feira, o time fica sem opção de trazer jogador de fora. Na Europa os times seguram os seus jogadores até o fim da janela (fim de agosto) o que poderia prover varios descartes deles aqui pro Brasil mas com a janela fechada aqui ja era, ai acontece os casos bizarros tipo pagar 12M num artilheiro da Serie B que a 2 anos atras era 2o reserva na 2a divisão catarinense

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ichthus disse:

Impossível porque? Nossa maior revelação saiu pra um dos times mais ricos da Europa com o melhor treinador da atualidade exatamente desses moldes. Os caras poderiam forçar, mas aceitaram.

Se até quem pode mais aceita ceder aqui, porque quem pode menos não aceitaria?

To dizendo que isso deveria ser uma manobra que TODOS os clubes deveriam fazer e adotar como conduta geral. Se possível até colocar como clausula de contrato. Com todos os clubes fazendo isso, o fator "jogador forçando saída" pudesse diminuir.

2 minutos atrás, F J disse:

Acabar com os estaduais por causa de um pequeno grupo seria outra CBFzisse

Eu não disse que deve acabar, disse que deve ganhar outro molde e ter menos importância e jogos para os clubes grandes e principalmente a desobrigação de escalação dos titulares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...