Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Rotacionando o elenco para motivar e desenvolver jogadores


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

tYVeoOh.jpg

Inicialmente gostaria de dizer que todos os textos que eu produzir sobre o FM serão disponibilizados simultaneamente aqui e no FManager e que se você resolver compartilhar o texto com alguém, cite os dois sites como fonte do texto. Não haverá privilégio de um texto ou outro para um site ou aquele, o trabalho será sobre FM e apesar daqui ser meu espaço pessoal, o FManager Brasil também é um espaço "pessoal" menos particular.

O conteúdo para o desenvolvimento desse texto advém de um longo trabalho e observações que são feitas desde o Football Manager 2012, quando comecei a praticar tudo que irei tecer nesse texto. Para aqueles que desejarem se aprofundar nesse aspecto psicológico do jogo, recomendo duas traduções que fiz para o FManager Brasil e um outro texto que fiz sobre o assunto. São de versões anteriores do jogo, mas não houve nenhuma grande mudança nessa parte, apenas a adição de algumas situações de palestras.

Leia mais:

Dando continuidade ao texto, o que vai ser falado aqui já foi testado em diversas ligas do FM, desde a Premier League Inglesa até os fundões futebolistas da própria Inglaterra e também em divisões como a Divisão II húngara. Obviamente que isso nem sempre vai dar certo e não é ideal para toda e qualquer equipe. Quanto menor for a qualidade do time, menor tem que ser a diferença técnica entre os jogadores rotacionados para que a rotação não perca o sentido e se torne um tiro no pé.

No primeiro semestre da última temporada não foi possível aplicar tal conceito no Balmazújváros pois não havia necessidade. Não recomendo que você utilize a rotação do elenco se você tem jogos de, em média, 7 em 7 dias. Mas com uma equipe de calendário cheio, como as inglesas, ou grandes equipes que disputam até estágios finais das Copas Nacionais e Continentais, é uma boa maneira de manter sua equipe competitiva em todos os frontes e ver florescer uma excelente relação dentro da equipe, além de abrir espaço para que seus jovens jogadores possam jogar e aplicar seu futebol com uma menor pressão.

Depois das férias de inverno na Hungria, devido ao longo inverno, o calendário da Divisão II era praticamente de jogos nos finais de semana e meios de semana e olha que o Balma nem participava mais da Copa da Hungria. Com isso, pude mais uma vez colocar em prática esse fundamento que já faz parte do meu estilo manager no Football Manager.

Os resultados vocês puderam ver no post anterior e se vocês observarem atentamente a tela que fornece a classificação média dos jogadores, vai perceber que a maioria dos jogadores tiveram boas exibições e que o nível da equipe não oscilou mesmo entrando em campo com equipes diferentes e de níveis e estilos um pouco diferentes, pois nenhum jogador é igual ao outro.

Tirando dois jogadores que haviam sido contratados para serem titulares e nunca foram (jamais aceitaram o fato de serem reservas), o ambiente na equipe era perfeito e muitos jovens jogadores puderam se desenvolver ao longo da temporada. Tamás Sandór era jogador do "time B" e teve a terceira melhor média da equipe. Até jogadores como Márk Kónya, que tinham avaliações piores que boa parte das suas contra-partes fizeram boas temporadas.

Um caso curioso é o de Dávid Hadházi, o jogador ficou a temporada inteira afastado treinando com o time sub-19, mas houve um problema de lesões na meia-central e tive que contar com o jogador. Ele mesmo não tendo o mesmo condicionamento físicos dos colegas, quando foi acionado, fez boas atuações. Isso se deve ao fato de tanto os jogadores do "time A" e do "time B" estarem vivendo uma fase de bom futebol, proporcionado pelas oportunidades fornecidas para os dois times quanto pelo bom ambiente na equipe.

Isso tudo foi fruto da política de rotações que eu desenvolvi ao longo das versões do jogo e a confiança que eu tenho em poder utilizar essa estratégia, pois eu sei que no plano superior, ela é valiosa e traz bons frutos para a equipe. A temporada terminou com uma campanha esmagadora e título e promoção para a elite húngara.

Ao longo dessas versões, é cada vez mais importante a capacidade de Gestão de RH dos managers, para que seus jogadores se mantenham felizes e que um bom ambiente predomine no vestiário. Ao adotar essa política rotacional, você beneficia sua equipe de maneira inteligente, valorizando seus jogadores, dando espaço para que todos se desenvolvam plenamente e com uma pressão inferior ao que era esperado.

Nossa equipe era cotada a lutar para não cair nessa temporada, mas as coisas encaixaram e quando chegou a hora de maior pressão, a reta final da temporada, foi possível constatar o quanto as oportunidades estarem disponíveis motivava e mantinha os jogadores no melhor da sua forma, podendo trocar peças que se machucavam ou eram suspensas, sem medo de que alguma delas viesse a prejudicar a equipe.

Porém, como eu disse anteriormente, é necessário uma estrutura bem definida e capaz de suportar esse tipo de política. Você não pode confiar cegamente que as coisas vão funcionar só porque aqui está dando certo. Foram 4 versões de desenvolvimento, aprimoramento para que eu pudesse entender e saber quando e qual o melhor momento para que utilizar esse tipo de situação não prejudicaria minha equipe no longo prazo.

Já fui campeão da Champions League com o Rangers utilizando essa política, levei um time da Série C italiana para a final da Champions League utilizando a rotação, mas tudo isso porque eu pude ter a oportunidade de testar o método adequadamente, ao longo de um espaço de tempo confortável para que eu pudesse ver e entender todos os benefícios e riscos.

Como dito anteriormente, as predições de pré-temporada e a campanha da equipe podem influenciar diretamente no êxito ou falha da metodologia. Equipes que lutam para não cair, muitas vezes tem o calendário mais frouxo, mas existem momentos em que é melhor colocar seu melhor 11 inicial em campo seguidamente, assim como você tem que saber a hora que eles estão precisando descansar para não prejudicar a campanha como um todo.

Eu utilizo uma política de rotação completa, ou seja, eu formo duas equipes quando estou comandando uma equipe que me permite tal caminho. Você pode se adequar melhor com a rotação parcial, retirando os jogadores mais cansados e dando oportunidades aqui e acolá para os jogadores reservas.

A política de rotação completa privilegia o elenco como um todo, já que os jogadores terão tempo de jogo e isso é fundamental para que eles possam evoluir e se tornarem melhores, nem todo o treino do mundo é capaz de substituir a experiência que minutos em campo podem trazer e isso pode influenciar muito o caminho de uma jovem promessa. Muitas vezes, numa equipe que favorece as categorias de base, esse é um bom caminho para inserir suas joias com calma e tranquilidade, dando o suporte perfeito para que eles possam trilhar o caminho para o protagonismo.

Já a política de rotação parcial é um pouco menos abrangente, mas pode trazer benefícios em equipes que tem boas peças em determinados setores ou quando aquele jogador está precisando de um descanso maior, mas você não está afim de abdicar completamente do seu time principal.

Ambas tem seus prós e contras, cabe a você descobrir qual é melhor ao seu estilo ou até mesmo desenvolver seu próprio estilo de rotação, os efeitos são visíveis em qualquer esfera divisional do jogo, seja na Champions League, seja na Divisão II da Hungria.

 

Link para o comentário

Ótimo texto Henrique. Nos FM´s anteriores eu nunca me preocupava em rotacionar tanto o elenco (talvez pela facilidade em vencer), mas desde o FM15 eu tenho adotado a rotação.

O que observei, foi a melhoria no desenvolvimento de jovens jogadores, menos jogadores reclamando e todos satisfeitos, com a moral boa.Tudo isso refletiu nos resultados. No FM16, engatei apenas 1 save (Wolfsburg), que ainda estou jogando. Por enquanto, não tive tantos resultados expressivos. Em 3 anos de save, foram 1 título da Bundesliga, um vice-campeonato e um 4º lugar. Na temporada atual (4ª do save), estamos em 1º, 6 pontos a frente do Bayern, faltando 9 rodadas e nas quartas da UCL, com chances de ir pra semi. Mas eu notei muita diferença e evolução utilizando a rotação de plantel, inclusive dando atenção aos contratos (jogador-chave, equipe principal, rotação, etc). Antes eu deixava tudo como equipe principal e não rotacionava. Chovia jogador reclamando. Agora, quando contrato, deixo bem claro que tal jogador é reserva, tal é rotação e etc.

Novamente, belo texto!

Link para o comentário

Só para complementar. Hoje meu time tem apenas 5 titulares indiscutíveis. O goleiro Lehno, o lateral direito Sebastian Jung (eleito 3 vezes o jogador do ano pelos torcedores),o zagueiro Johnatan Tah, o ponta direita Zivkovic, o atacante Léo Baptistão. Mesmo assim, eu rotaciono bastante eles. Na Copa Alemã, ou em jogos mais fáceis, por exemplo, eles não são titulares. 

Notei também que o time tem jogado muito melhor, em termos visuais e em resultados.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
Em 07/07/2016 at 21:31, Stay Heavy disse:

Só para complementar. Hoje meu time tem apenas 5 titulares indiscutíveis. O goleiro Lehno, o lateral direito Sebastian Jung (eleito 3 vezes o jogador do ano pelos torcedores),o zagueiro Johnatan Tah, o ponta direita Zivkovic, o atacante Léo Baptistão. Mesmo assim, eu rotaciono bastante eles. Na Copa Alemã, ou em jogos mais fáceis, por exemplo, eles não são titulares. 

Notei também que o time tem jogado muito melhor, em termos visuais e em resultados.

É devido ao fato de eles sempre entrarem frescos em campo. Eles podem se dedicar mais ao jogo. 

Link para o comentário

Uma coisa que eu não entendo é que na vida real, dificilmente um jogador reserva fica enchendo o saco pra jogar, um grande exemplo é o goleiro reserva, ele tem que treinar bastante pra quando conseguir uma oportunidade, ir e mostrar o que pode fazer pelo clube, de 38 partidas do brasileirão o goleiro reserva de um time atua umas 5, talvez mais, ou menos... Mas o que eu quero mesmo entender, é como fazer a rotação no FM, quando jogo com time grande, consigo fazer a rotação numa boa, mas com times pequenos é meio difícil, se uso o time principal sempre, fazendo rotação apenas quando os titulares estão cansados ou machucam, ou ficam suspensos, muitos jogadores reclamam de não jogar e por ser um time pequeno, os reservas não tem a mesma qualidade dos titulares, que já não são tão boas, dai fica difícil colocar eles pra jogarem e quando coloco, muitas das vezes perde..

Gostaria de entender melhor isso, venho tendo essa dificuldade desde o FM 15, que foi quando comecei gostar de jogar com times pequenos...

Link para o comentário
12 horas atrás, TioJucka disse:

Uma coisa que eu não entendo é que na vida real, dificilmente um jogador reserva fica enchendo o saco pra jogar, um grande exemplo é o goleiro reserva, ele tem que treinar bastante pra quando conseguir uma oportunidade, ir e mostrar o que pode fazer pelo clube, de 38 partidas do brasileirão o goleiro reserva de um time atua umas 5, talvez mais, ou menos... Mas o que eu quero mesmo entender, é como fazer a rotação no FM, quando jogo com time grande, consigo fazer a rotação numa boa, mas com times pequenos é meio difícil, se uso o time principal sempre, fazendo rotação apenas quando os titulares estão cansados ou machucam, ou ficam suspensos, muitos jogadores reclamam de não jogar e por ser um time pequeno, os reservas não tem a mesma qualidade dos titulares, que já não são tão boas, dai fica difícil colocar eles pra jogarem e quando coloco, muitas das vezes perde..

Gostaria de entender melhor isso, venho tendo essa dificuldade desde o FM 15, que foi quando comecei gostar de jogar com times pequenos...

Veja qual tipo de contrato esses jogadores que reclamam têm. As vezes está como Equipe Principal e o cara fica na reserva,

Jogadores que tem no contrato Reserva ou Rotação, reclamam muito menos das poucas chances de jogo.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
13 horas atrás, TioJucka disse:

Uma coisa que eu não entendo é que na vida real, dificilmente um jogador reserva fica enchendo o saco pra jogar, um grande exemplo é o goleiro reserva, ele tem que treinar bastante pra quando conseguir uma oportunidade, ir e mostrar o que pode fazer pelo clube, de 38 partidas do brasileirão o goleiro reserva de um time atua umas 5, talvez mais, ou menos... Mas o que eu quero mesmo entender, é como fazer a rotação no FM, quando jogo com time grande, consigo fazer a rotação numa boa, mas com times pequenos é meio difícil, se uso o time principal sempre, fazendo rotação apenas quando os titulares estão cansados ou machucam, ou ficam suspensos, muitos jogadores reclamam de não jogar e por ser um time pequeno, os reservas não tem a mesma qualidade dos titulares, que já não são tão boas, dai fica difícil colocar eles pra jogarem e quando coloco, muitas das vezes perde..

Gostaria de entender melhor isso, venho tendo essa dificuldade desde o FM 15, que foi quando comecei gostar de jogar com times pequenos...

Eu recomendo que você faça aquilo que o Stay Heavy falou em cima, prestar atenção nos tipos de contrato que cada jogador assinou, pois isso pode trazer ou evitar problemas. 

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • l30mb
      Por l30mb
      Sei que tô meio atrasado rs, mas to jogando fm16 dps de muito tempo sem jogar e baixei aquele Mundi up.
      Comecei com o Boavista, q ja tem uma grana boa para um time pequeno, mas, toda vez q tento contratar staffs, diz nao ter o montente, msm o cara estando sem clube.
      Vcs sabem dizer se tem a ver com o salário do staff em particular ou é um erro no up? Pq antes de baixar esse up, eu contratava de boa, sem problemas...
      Teria alguma luz por aí? Valeu!
    • Bega Gomes
      Por Bega Gomes
      Paracleto, 1. Teologia (com inicial maiúscula); O Espírito Santo. 2. Pessoa que defende ou dá proteção a alguém; mentor, protetor. Variações: paraclito , paráclito . ETIMOLOGIA, do grego paráklētos.
      (Dicionário Michaelis on-line)

      Fala pessoal, blz? Estou de volta a área e espero muito que por algumas temporadas. Quem escreve, ou já escreveu histórias, conhece os desafios de conciliar o jogo com as postagens e a vida, kkk, mas, vamos que vamos.
      O Save terá como mote a República Tcheca com possível(eis) passagem(s) pela Alemanha e, talvez, Áustria, França e Itália, isso pq todos essas grandes potências europeias tiveram, em algum momento, ligações com o povo Tcheco.
      Criei um técnico Tcheco de nome Pavel Veselik. Nascido em 1982 (10 anos antes da separação da Checoslováquia) na cidade de Olomouc, a qual pertence ao território da Morávia, referência inclusive presente no banner da história no brasão da águia quadriculada. Suas qualificações não são as mais baixas - Licença Nacional B e Jogador de Futebol Profissional (Nível Nacional) - o que, concordo, pode me favorecer indiretamente em contratações, porém, a escolha se deu por nunca ter começado um Save assim e por tentar emular uma carreira comum de ex-jogador.
      As ligas habilitadas de início foram todas da Alemanha, França, Itália, Áustria e República Tcheca presentes na db original 16.3.0. E como perceberam, talvez já na tag do Save, usarei o FM16 (foi mal @vinny_dp) pq é o único que tenho, hehe.
      Certa vez abri um Save em off na Finlândia e curti a experiência, pois, abriu meus olhos pra um mundo que eu nunca tinha dado importância. Embora a RT tenha mais representatividade no futebol do que os finlandeses, a ideia de conhecer um “novo mundo” é meu grande objetivo.
      Veselik começa a jornada desempregado. Duas vagas estão abertas:
      Mantova FC, SerieC/C (ITA) SC Preußen Münster, 3ª Divisão (ALE) Uma terceira vaga surgiu enquanto participava das entrevistas:
      Bremen II Ainda me candidatei ao cargo, porém, o Mantova não quis esperar mais e acabei aceitando a proposta do time Italiano. Optei pela Itália por já ter jogado em off na Alemanha e, como a ideia inicial é a da "novidade", Andiamo Avanti!
       
      ÍNDICE
       
       
    • Nismo
      Por Nismo
      Ilhas Canárias. Este pedaço da Espanha quase colado na costa sul do Marrocos e parte da Macaronésia – conjunto formado, além das Ilhas Canárias, pelos arquipélagos portugueses de Açores e Madeira e da república africana de Cabo Verde – é repleto de mistérios, de curiosidades, belas paisagens, do melhor clima do mundo, e de muito futebol.

      Suas principais forças, Tenerife e Las Palmas, carregam para os embates em terras continentais todo um orgulho local de um povo que desde cedo luta para conseguir o que almeja, que se acostumou a ver sua região enfrentar os desafios da natureza e os entraves sociopolíticos de cada era e, mesmo assim, não desiste de lutar a cada dia.

      Fundado em 1949 pela fusão de outros 5 clubes – Gran Canaria, Arenas, Atletico, Marino e Real Club Victoria – o Union Deportiva Las Palmas foi concebido com o intuito de unir forças para segurar os jovens talentos que despontavam no arquipélago e, não demorou muito tempo para que os esforços surtissem efeito. Em dois anos já estava brigando na primeira divisão com clubes do quilate de Real Madrid e Barcelona, mas, na década de 60, ocorria a grande virada na história do clube.

      Com uma geração dourada sob a liderança de German Dévora e Tonono Afonso, o Las Palmas conseguiu fazer frente aos grandes esquadrões daquela época, emendando grandes campanhas em La Liga, mas batendo na trave no que diz respeito à conquista-la. Segundo os próprios torcedores, sempre aparecia um juiz no meio do caminho....

      Essa foi um pouquinho da história do Las Palmas, clube que escolhi para poder retornar à área após um longo período. O resto dela? Conto com o passar do tempo.


       
      Dados do save


       
       
      O FM 2016 foi o único que eu consegui comprar antes de haver todas as complicações para obter, como ocorre hoje. Nesta edição, o clube se encontra em La Liga. Além das principais ligas, resolvi carregar jogadores de Marrocos e Argélia, para reforçar os vínculos da região com o norte da África.


       
      Objetivos

      -  Colocar o Las Palmas novamente como um clube competitivo no cenário Espanhol
      - Vencer La Liga e Copa do Rei
      - Vencer Europa League e a Champions League
    • Gourcuff
      Por Gourcuff
      Não sei se perceberam, mas ontem saiu um patch atualizando o FM16. Poucas alterações, mas fica o registro.
       
    • Ricardsaa
      Por Ricardsaa
      Fala Galera estou trazendo para voces algo que faz muito tempo que nao vejo alguem fazer no fm, que é uma nova narração( a ultima foi a do silvio luiz do fm11 que so vem passando de fm em fm ).
      decidi fazer a do teo jose que acho um do melhores narradores , e com ele vem os comentarios do neto, abaixo deixarei um video que fiz mostrando uma partida com a narração, claro que nao deu para mostrar tudo o que eles falam so em um video( o jogo estava em estendido por isso oq se ve mais e comentario de chute para fora) , mas enfim é so uma demonstração. alem disso abaixo tem algumas observações:
      INSTALAÇÃO: Cole o arquivo 'sounds' nos seu documentos do jogo ( mais especifico -> Documents\Sports Interactive\Football Manager 2016) ERROS: como é a primeira versao vira com erros que preciso da ajuda de vcs para corrigir. Quem instalar a narração e identificar algum erro é so mandar aqui neste topico que tentarei resolver(ex: o narrador fala 2 coisas ao mesmo tempo(estou ciente que o neto e o teo falam 'nao nao é assim' junto), ou falar na hora errada) EM QUAIS VERSOES DO FM ELE FUNCIONA? bem nao testei em todas mais do fm 13 em frente ele funfa de boa VIDEO(esta muito mal produzido so fiz mesmo para mostra para quem ta com receio de baixar) :https://youtu.be/P_42pryMdXA ESTAREI TENTANDO TRAZER ATUALIZAÇÕES EM BREVE COM NOVA FALAS TANTO DO TEO COMO DO NETO E REMOVENDO UMAS QUE ESTAO MT REPETIDAS. ESTA NARRAÇÃO É EXCLUSIVA DESTE FORUM, ENTAO QUEM QUISER POSTAR EM OUTRO SITE DE FM POR FAVOR COLOQUE OS MEUS CREDITOS POR CRIAR. DOWNLOAD: http://www5.zippyshare.com/v/qhkl0IFp/file.html
×
×
  • Criar Novo...