Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Psicologia: Transformando jogadores inconsistentes em jogadores decisivos


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

wOJeZAk.jpg

 

Introdução

Muitas vezes temos um jogador na equipe que tem talento e qualidade para ser um excelente jogador, mas ele não consegue adquirir uma regularidade e nem mesmo brilhar em jogos importantes. O próprio Football Manager tem suas formas de transformar um jogador com bom potencial e boa capacidade em nada menos que um jogador frustrante, que sempre que você precisa dele, ele falha ou se esconde. O fenômeno é mais abrangente na vida real, com diversos aspectos influenciando no desempenho de um atleta. No jogo são variáveis especificadas nos atributos, mas seus olheiros e preparadores são capazes de identificar se um jogador é inconsistente e inepto para jogos decisivos ou de maior porte.

O público alvo

É importante mencionar que essa transformação só é possível em jogadores jovens, que ainda podem ser tutorados ou que ainda tem espaço para o desenvolvimento. Jogadores velhos provavelmente vão permanecer com suas características até o final de suas carreiras, então é bom não ter muitas esperanças de que ele se torne um jogador decisivo de uma hora para outra.

Como saber se meu jogador é inconsistente ou inapta para decisões?

Você deverá consultar seus olheiros e preparadores para isso. No caso de uma futura transferência, seus olheiros que desempenharam o papel de avaliar. Não é recomendado que você contrate jogadores inconsistentes ou que não gostam de grandes jogos simultaneamente, pois isso já reflete mais uma personalidade do que uma fase da idade que pode ser resolvida com conselhos e espaço no time principal. Abaixo: seguem dois exemplos e aonde encontrar se um jogador é exibicionalmente consistente e se ele gosta de grande jogos. Aqui seguem dois exemplos de jogadores com as características mencionadas e que são bastante úteis a minha equipe, um deles inclusive é importantíssimo já há algumas temporadas.

Relatório de Alexander Andersson:

Alexander%20Andersson_%20Relatoacuterios

 

Relatório de Massimo Neroni:

Massimo%20Neroni_%20Relatoacuterios%20Re

 

Amenizando a inconsistência e decidibilidade

É importante ter um jogador mais velho da mesma posição ou parecida para que seja mais simples da opção de tutorar o jogador esteja disponível. Vá na tela de desenvolvimento do jogador, na aba treinamento e olhe os prováveis jogadores que podem tutorar seu jogador. Analise as opções e procure jogadores que são exibicionalmente consistentes e gostam de grandes jogos. Geralmente seus homens de frente tem tendência a terem essa característica a medida que costumam ter mais poder de influenciar um jogo. Escolha um que tenha a determinação mais alta que a do seu jogador, tenha as características que você busca eliminar no outro jogador e escolha a opção: "Como um dos jogadores mais velhos da equipe, eu penso que seria vantajoso se você tomasse conta de fulano e lhe passasse toda sua experiência".

Dando espaço no time

Esse é um fator muito importante, o jogador precisa estar jogando futebol para que ele consiga perder esses traços, ele não vai aprender a ser mais regular e decisivo do banco de reservas, então, coloque ele para jogar, nem que seja de 10 a 15 jogos por temporada, se ele for um jogador regular, fica mais fácil de confiar nele mais jogo, mas se não, sempre terão alguns jogos na temporada em que você poderá se utilizar desses jogadores.

Aprenda a cobrar seus jogadores

Muitas vezes somente o acompanhamento de um jogador não é suficiente para isso, os jogadores ocasionalmente podem apresentar traços e sentir antigas pressões, portanto, é importante saber cobrar seus jogadores durante as palestras motivacionais. Jogadores inconsistentes podem responder melhor se você demandar uma boa exibição dele ou então se você pedir para que ele jogue da mesma forma que jogou numa partida anterior em que ele foi e jogadores que não gostam de grandes jogos podem brilhar caso você retire a pressão dele. Cada jogador responde a um tipo diferente de tom de voz e é importantíssimo também você identificar isso, essas cobranças podem amenizar dentro de campo algo que não deve se tornar comum.

 

Nível de exibições de Alexander Andersson ao longo do tempo:

Alexander%20Andersson_%20Histoacuterico%

 

Nível de exibições de Massimo Neroni na temporada passada:

Massimo%20Neroni_%20Histoacuterico%20Dad

 

Conclusão

Como você pode ver, é possível fazer com que jogadores com atributos psicológicos que possam fazer com que eles não rendam, jogar um bom futebol e serem importantes para sua equipe. Jogadores exibicionalmente consistentes mas que não gostam de grandes jogos são mais fáceis de transformar em peças úteis, já que eles geralmente vão se sair bem na maioria dos outros jogos, mas você pode fazer com que ele perca esse medo e marque gols decisivos e em momentos de pressão. Quanto aos jogadores inconsistentes, basta ter paciência, um bom tutor e ele pode encontrar o caminho para se tornar um jogador de qualidade. Se você tem um jogador capaz de mudar a personalidade de outros no seu elenco, às vezes ainda dá tempo de salvar aquela promessa ou trazer uma pechincha que você tem receio por causa desses atributos.

 

 

 

P.S.: Não procure esses jogadores na sua base de dados, ambos são newgens.

Link para o comentário

Ótima perspectiva na criação do tópico. Creio que um dos pontos-chave no futebol é a base, e a busca por interesse nesse aspecto, tanto no FM quanto na vida real (para aqueles que, assim como eu, ama o futebol) não é uma leitura vazia. Acompanhando.

Link para o comentário
  • 4 semanas atrás...

Ótimo tópico, muito interessante! Me permita fazer uma pergunta, se eu tenho um jovem que é inconsistente, porém tem 19 de determinação, devo fazer com que ele seja tutorado por alguém de 14, bastante consistente?

Link para o comentário
  • Vice-Presidente

Ótimo tópico, muito interessante! Me permita fazer uma pergunta, se eu tenho um jovem que é inconsistente, porém tem 19 de determinação, devo fazer com que ele seja tutorado por alguém de 14, bastante consistente?

É melhor não, porque você vai perder 5 pontos de determinação no jovem. É melhor achar alguém consistente com uma determinação de nível parecido.

Link para o comentário
  • Perissé locked e desbloqueado este tópico
  • 11 meses depois...
Em 27/08/2015 at 15:43, GMassotti disse:

Ótimo tópico, muito interessante! Me permita fazer uma pergunta, se eu tenho um jovem que é inconsistente, porém tem 19 de determinação, devo fazer com que ele seja tutorado por alguém de 14, bastante consistente?

Mano, vai ser meio dificil tutorar esse jovem... mas fica uma dúvida. Se você quiser sacrificar esses 5 pts de Determinação, existe algum modo de recupera-los um pouco mais a frente?

Link para o comentário
  • Perissé destacou este tópico
  • 6 meses depois...
Em 27/08/2015 at 15:43, GMassotti disse:

Ótimo tópico, muito interessante! Me permita fazer uma pergunta, se eu tenho um jovem que é inconsistente, porém tem 19 de determinação, devo fazer com que ele seja tutorado por alguém de 14, bastante consistente?

Acho que o ideal seria encontrar alguém com mesma determinação ou o mais próximo possível.... Contudo, se for um wonder kid com pelo menos 4 estrelas de potencial, eu particularmente acho que vale perder esses 5 pontos de determinação.... abraços e sorte!!!

Link para o comentário
Em 31/07/2015 at 17:28, Henrique M. disse:

Jogadores inconsistentes podem responder melhor se você demandar uma boa exibição dele ou então se você pedir para que ele jogue da mesma forma que jogou numa partida anterior em que ele foi e jogadores que não gostam de grandes jogos podem brilhar caso você retire a pressão dele. Cada jogador responde a um tipo diferente de tom de voz e é importantíssimo também você identificar isso, essas cobranças podem amenizar dentro de campo algo que não deve se tornar comum.

Henrique, tem algum tópico específico aqui no fórum tratando dessa relação? (palestra x personalidade do jogador x tom de voz)

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
2 horas atrás, Matias_ disse:

Henrique, tem algum tópico específico aqui no fórum tratando dessa relação? (palestra x personalidade do jogador x tom de voz)

Tem um do FM 2014, mas não trata nessa questão da personalidade, apenas quando usar cada tipo de palestra. 

 

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Vice-Presidente
1 hora atrás, ggpofm disse:

Na realidade, seria bom que alguém fizesse uma revisão dos artigos publicados, pois existem vários nessa mesma situação. ;)

Eu posso me responsabilizar pelos meus, Gilson. O resto é complicado, pois depende da conta dos autores. 

Link para o comentário
51 minutos atrás, Henrique M. disse:

Eu posso me responsabilizar pelos meus, Gilson. O resto é complicado, pois depende da conta dos autores. 

Entendo, Henrique. O que pode ter acontecido é que quando eu olhei existiam vários sem imagens e como você cuidou dos tópicos que você publicou, hoje a situação é diferente do que eu disse.

Aproveito para parabenizá-lo pela produção do material em português. Sem suas traduções e artigos próprios, a situação do FManager quanto isso estaria bem abaixo do nível que atualmente está. Parabéns pelo esforço e dedicação.

Link para o comentário

Acho que daqui pra frente seria melhor postar por inteiro os artigos mas fazer alguma versão em Word/PDF, pois assim parte do artigo que é postado em sites de terceiros (como imagens) não são perdidas facilmente. 

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
12 horas atrás, senna889091 disse:

Acho que daqui pra frente seria melhor postar por inteiro os artigos mas fazer alguma versão em Word/PDF, pois assim parte do artigo que é postado em sites de terceiros (como imagens) não são perdidas facilmente. 

Isso é coisa do Photobucket que ficou ganancioso demais e achou que isso ia convencer o pessoal a pagar o plano deles.

Link para o comentário
6 horas atrás, Henrique M. disse:

Isso é coisa do Photobucket que ficou ganancioso demais e achou que isso ia convencer o pessoal a pagar o plano deles.

Pior que tenho conta la e tinha um album com algumas imagens, nem sei se da pra acessar. É uma pena pois gosto da maneira que pode organizar as fotos, por pastas 

Link para o comentário
  • 6 meses depois...

Tinha que ter um jeito de fazer os jogadores mais velhos - maiores de 24 anos - melhorar a consistência também... tem uma porrada de jogador bom mas que tem esse problema. Isso tira um pouco de realismo do jogo... Quem diria que o Kanté na vida real e antes do título do Leicester, se tornaria esse monstro?

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...