Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Grêmio em "Como não contratar atacantes"


Salvador.

Posts Recomendados

A função de um atacante é fazer gols. Ponto final.

Por isso que há anos me chama atenção e faz soar a corneta o fato de o Grêmio contratar seguidamente atacantes que não marcam gols. O último deles não faz nem um mês (Negueba).

Eu não consigo entender qual é a lógica dos dirigentes, mas qual o sentido de trazer um atacante que não faz gols? Ele seguirá sem fazer gols...

Abaixo segue uma lista com os últimos atacantes que eu lembro de terem passado por aqui, sua média de gols nos últimos 3 anos, sua média de gols no ano anterior e a média pelo Grêmio (os dados são da Wikipedia então podem conter erros e consideram dados de estaduais o que nem sempre é parâmetro):

Eduardo Vargas - 0.32 / 0.2 / 0.24
Bobô - 0.5 / 0.5 / 0.34
Braian Rodríguez - 0.29 / 0.22 / 0.07
Henrique Almeida - 0.21 / 0.48 / 0.15
Fernandinho - 0.20 / 0.10 / 0.04
Barcos - 0.55 / 0.51 / 0.40
Moreno - 0.21 / 0.3 / 0.36
Dudu - 0.10 / 0.10 / 0.15
Kleber - 0.45 / 0.38 / 0.27
André Lima - 0.4 / 0.33 / 0.33
Welliton - 0.42 / 0 / 0.10
William José - 0.24 / 0.33 / 0.33

E os dois últimos:
Negueba - 0.07 / 0.08 / 0 (1 jogo)
Miller Bolanos - 0.58 / 0.75 / 0.40 (5 jogos)
 

Em resumo, dos últimos 14 atacantes (que lembrei) só 2 tinha média maior que 0.5 nas últimas duas temporadas. Tem o Bobô ali com 0.5/0/5 mas era na Turquia também (e mesmo assim tem média mais alta que a maioria apesar de ser ruim pra caralho).

E aí, quem apostaria no Negueba como artilheiro do Brasileirão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, mas tem uns caras que mesmo não fazendo gol davam varias assitências, tipo o Vargas e o Dudu ai em cima.

Achar um CA que meta gol anda sendo dificil pra todo mundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Salvador. disse:

E aí, quem apostaria no Negueba como artilheiro do Brasileirão?

Li em um posts aqui que a função dele não é fazer gols. Bom, ele também não dá assistências com uma frequência razoável, esse cara faz o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mark. disse:

Li em um posts aqui que a função dele não é fazer gols. Bom, ele também não dá assistências com uma frequência razoável, esse cara faz o que?

Run, Forrest, Run!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Deod disse:

Po, mas tem uns caras que mesmo não fazendo gol davam varias assitências, tipo o Vargas e o Dudu ai em cima.

Achar um CA que meta gol anda sendo dificil pra todo mundo

Isso não pode ser justificativa. O Cláudio Pitbull e o Jonas eram esse "segundo atacante"(o Christian e o André Lima eram os centroavantes respectivamente) e foram artilheiros do campeonato brasileiro.

O próprio Bolaños não tem exatamente as características de um centroavante mas no clube anterior tinha média alta de gols.

Uma boa média de gols nos anos anteriores não é garantia de sucesso. Mas contratar atacantes com médias ridículas nos anos anteriores tem se mostrado certeza de fracasso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor seria pegar os dados do Soccerway, anos luz mais confiável... Essa análise é muita simplista, não deixaria de ter Dudu ou Eduardo Vargas por avaliar somente isso.

Gladiador tem uma média até razoável, convivendo com várias lesões inclusive, mas quantos gols foram de pênalti?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para comparar, Luan essa temporada ta com media 0,34 gols por partida, temporada passada foi 0,30 e em 2014 foi 0,16.

Outra coisa no primeiro post do Salvaro é que acho difícil o Fernandinho estar com aquela media de gols, se não me engano ele fez 2 gols nas ultimas temporadas. Então é bem difícil ser 0,20 e 0,10.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, @Vinny disse:

Melhor seria pegar os dados do Soccerway, anos luz mais confiável... Essa análise é muita simplista, não deixaria de ter Dudu ou Eduardo Vargas por avaliar somente isso.

Gladiador tem uma média até razoável, convivendo com várias lesões inclusive, mas quantos gols foram de pênalti?

Claro, mas eu falei isso lá no começo. Tem que ver o nível das competições também. O Gladiador tem médias altas em estaduais, por exemplo (e ele teve uma temporada que realmente jogou bem, mas o contratamos quando estava claramente decaindo).

Eu deixaria de contratar o Dudu. Quanto ao Vargas tem que considerar o fato que ele não se adaptou na Europa o que afetou consideravelmente a média dele (que era mais alta).

@bstrelowsim, mas o Luan teve uma má fase considerável e ficou vários jogos sem fazer gols e ainda tem média de 0.34. No Brasileiro a média dele é maior que 0.5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F J disse:

acho que de 0,3 pra cima ja é aceitavel, sao poucos no mundo que tem 0,5.

Isso é válido se você tiver uns 3 jogadores no time titular com essa média. O problema é quando você tem um meia-atacante com a média baixa, um segundo atacante que "cria jogadas" e um centroavante com 0.3/jogo. Aí fodeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Não concordo completamente com essa máxima: "a função de um atacante é fazer gols". Óbvio que a função primordial dele é fazer gols, mas limitar as ações desse jogador a isso, hoje em dia, é simplista demais.

Dudu e Vargas não são exatamente "homens-gol". Nem nunca serão. Assim como o Reus também não é, nem o Bale, nem o Robben, enfim, e todos esses podem ser encaixados como atacantes em seus times, mas não são os "fazedores de gol" -- embora marquem tentos também.

Outra coisa: até concordo que o Grêmio tem apostado em centroavantes pra lá de discutíveis nos últimos anos, mas o Moreno por exemplo: é um bom centroavante mas que no Grêmio não deslanchou. Culpa dele? Culpa do time? Culpa do treinador? É difícil jogar nas costas só do centroavante, ainda mais porque ele é quase que dependente do setor de criação do time pra poder render. Se não criam chances, o cara faz o quê? Volta lá no meio-campo, tenta fintar uns 4 e bate pro gol? Complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leho. disse:

Não concordo completamente com essa máxima: "a função de um atacante é fazer gols". Óbvio que a função primordial dele é fazer gols, mas limitar as ações desse jogador a isso, hoje em dia, é simplista demais.

Dudu e Vargas não são exatamente "homens-gol". Nem nunca serão. Assim como o Reus também não é, nem o Bale, nem o Robben, enfim, e todos esses podem ser encaixados como atacantes em seus times, mas não são os "fazedores de gol" -- embora marquem tentos também.

Outra coisa: até concordo que o Grêmio tem apostado em centroavantes pra lá de discutíveis nos últimos anos, mas o Moreno por exemplo: é um bom centroavante mas que no Grêmio não deslanchou. Culpa dele? Culpa do time? Culpa do treinador? É difícil jogar nas costas só do centroavante, ainda mais porque ele é quase que dependente do setor de criação do time pra poder render. Se não criam chances, o cara faz o quê? Volta lá no meio-campo, tenta fintar uns 4 e bate pro gol? Complicado.

Robben é ponta, Bale é (era?) ponta-esquerda, não são exatamente atacantes. O Reus acho que ainda encaixa mais como atacante, mas também já vi de meia-atacante/meia. Já o Bale joga com Ronaldo e Benzema no ataque.

Mesmo assim, as médias deles são muito melhores que as dos jogadores que citei (principalmente quando se considera que lá não tem estadual para levantar média):
1) Reus nas últimas 5 temporadas: 0.56 / 0.38 / 0.52 / 0.38 / 0.53.
2) Bale nas últimas 5 temporadas: 0.28 / 0.59 / 0.5 / 0.35 / 0.63.
3) Robben nas últimas 5 temporadas: 0.52 / 0.43 / 0.46 / 0.63 / 0.31

E são todos caras que jogam ao lado de atacantes com médias altas. Em alguns casos ao lado de 2 atacantes com médias altas.

O Dudu no Palmeiras no Grêmio quando foi atacante fracassou. Era um grande ciscador que não fazia gols.

E o Vargas é meio que exceção daquela lista porque tinha qualidades que os outros não tem. Estamos falando de Brasil, nenhum desses jogadores tem a qualidade de Reus, Bale e Robben. E além disso tem médias de gol pequenas porque não sabem finalizar, porque são pouco objetivos, porque não procuram o gol...

Sobre o Moreno, a média dele não é boa, mas não é péssima igual boa parte outros. Ele era um bom atacante antes de sair do Brasil mas que decaiu bastante, voltou pro Brasil teve 2 tempordas razoáveis e decaiu. Se pegar a primeira passagem dele no Grêmio o número é razoável (0.4), se pegar a última passagem pelo Brasil antes do Grêmio a média era 0.78 (porque fora do país sempre vai ter adaptação e etc.). O problema dele é que teve seus problemas com o Buxa, teve o problema com o pai que fala merda demais, teve outras coisas extra-campo e caiu muito no rendimento.

Outra coisa, dessa lista que eu postei no começo eu contrataria Vargas, Barcos, Moreno e Bolaños. Mas perceba que tirando o último os outros são contratações de alguns anos para trás. As últimas contratações são terríveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até entendo o que vocês querem dizer, mas caralho, comparar qualquer jogador brasileiro com atleta world class que é titular em time que disputa título de UCL não dá, gurizada!

É semelhante ao papo do OU CORRE, OU PENSA.

Todo, TO-DO jogador aqui no Brasil ou corre ou pensa.

"Ah mas o Neymar é muito rápido, e consegue finalizar muito bem!!!!!"

Sim, ele é o Neymar, titular no Barcelona. Para a nossa realidade, o que temos é "ou corre, ou pensa" mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Salvador. disse:

Robben é ponta, Bale é (era?) ponta-esquerda, não são exatamente atacantes. O Reus acho que ainda encaixa mais como atacante, mas também já vi de meia-atacante/meia. Já o Bale joga com Ronaldo e Benzema no ataque.

Então porque constam Fernandinho e Negueba na lista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, @Vinny disse:

Então porque constam Fernandinho e Negueba na lista?

Porque o Fernandinho e o Negueba vieram para jogar de atacantes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ZaMBiA disse:

Até entendo o que vocês querem dizer, mas caralho, comparar qualquer jogador brasileiro com atleta world class que é titular em time que disputa título de UCL não dá, gurizada!

É semelhante ao papo do OU CORRE, OU PENSA.

Todo, TO-DO jogador aqui no Brasil ou corre ou pensa.

"Ah mas o Neymar é muito rápido, e consegue finalizar muito bem!!!!!"

Sim, ele é o Neymar, titular no Barcelona. Para a nossa realidade, o que temos é "ou corre, ou pensa" mesmo.

Concordo muito com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Salvador. disse:

Porque o Fernandinho e o Negueba vieram para jogar de atacantes?

Ponta.

Robben é ponta, Bale é (era?) ponta-esquerda, não são exatamente atacantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa lista, eu aceito fácil Vargas e Barcos de volta. DIK. 

De resto, realmente, a coisa é meio calamitosa.

Hoje em dia até mesmo avante é difícil tu dizer se é bom ou não exclusivamente por gols. Tem nego que faz assistência, parede, penúltimo passe. Tem certas jogadas que não aparecem nas estatísticas. Só que é INEGÁVEL que o Negueba é um jogador escroto da porra e que seria anos luz melhor catar Everton/Pedro Rock/Batista/Lincoln a um diabo desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, @Vinny disse:

Ponta.

Robben é ponta, Bale é (era?) ponta-esquerda, não são exatamente atacantes.

Eles jogam geralmente ao lado de dois atacantes. Não é o caso do Fernandinho ou do Negueba que geralmente substituem os atacantes (Everton, Pedro Rocha, Bobô, Henrique Almeida) - a não ser nos momentos de "bumba meu boi todo mundo pra frente" que o Roger enfia 4 atacantes em campo.

 

Mas uma conversa que compara Robben com Negueba já começa a ficar bizarra demais pra mim (até porque o próprio Robben tem uma média de gols bem considerável, principalmente se considerar que joga do lado de 2 atacantes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Salvador. disse:

Eles jogam geralmente ao lado de dois atacantes. Não é o caso do Fernandinho ou do Negueba que geralmente substituem os atacantes (Everton, Pedro Rocha, Bobô, Henrique Almeida) - a não ser nos momentos de "bumba meu boi todo mundo pra frente" que o Roger enfia 4 atacantes em campo.

 

Mas uma conversa que compara Robben com Negueba já começa a ficar bizarra demais pra mim (até porque o próprio Robben tem uma média de gols bem considerável, principalmente se considerar que joga do lado de 2 atacantes).

Nem vamos entrar questão de qualidade, mas pra mim é bastante óbvio que o Fernandinho sempre jogou como ponta no Gremio, tanto quanto o Robben e mais que o Bale em seus respectivos clubes.

Não entendi a sua lógica até agora, vale pra os bons, mas não para os nossos pangarés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A função do centro-avante não é necessariamente fazer gol..." Pelo amor de Deus, o cara pode ter n outros atributos, mas finalização TEM QUE SER A ESPECIALIDADE! Não adianta nada ser um cara versátil pra acabar sendo um "triatleta". Mesmo outras capacidades de drible, passe e tabela tem que ser pra ele mesmo finalizar melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
16 horas atrás, Salvador. disse:

Robben é ponta, Bale é (era?) ponta-esquerda, não são exatamente atacantes. O Reus acho que ainda encaixa mais como atacante, mas também já vi de meia-atacante/meia. Já o Bale joga com Ronaldo e Benzema no ataque.

[...]

Cara, "ponta" nada mais é do que um atacante atuando pelos flancos. Tanto que existem diversos deles que jogam de pé trocado justamente pra aproveitar a diagonal, invadir a área e finalizar/passar/cruzar.

Eu coloquei esses nomes (extra-classe) aí pra mostrar que nem só de Jardel ou Evair reside a denominação "ATACANTE". Pra mim é um termo genérico, uma posição ampla dentro do jogo. "Centroavante, ponta, segundo atacante..." nesses casos sim você tá especificando bem mais a função do sujeito, chamar de atacante é abrir demais o leque de comparações. E numa dessas você colocou vários jogadores de funções diferentes numa mesma tabela de rendimento de gols, aí que eu não concordo.

Quanto aos companheiros de ataque: CONCORDO ABSOLUTAMENTE contigo. Faz uma diferença tremenda, e isso pode explicar alguns casos do teu Grêmio com relação ao mal rendimento dos avantes contratados recentemente. Qual foi o grande time que o Grêmio montou nesses últimos anos? Dá pra cobrar de um centroavante quando ele está rodeado de jogadores medianos pra baixo?

 

15 horas atrás, ZaMBiA disse:

Até entendo o que vocês querem dizer, mas caralho, comparar qualquer jogador brasileiro com atleta world class que é titular em time que disputa título de UCL não dá, gurizada! 

(...)

1 hora atrás, Salvador. disse:

Mas uma conversa que compara Robben com Negueba já começa a ficar bizarra demais pra mim (...)

Eu sei, a comparação chega a ser esdrúxula hahahaha... mas foi intencional. Minha intenção foi uma só: mostrar que atacantes (falando de forma genérica) possuem várias outras atribuições do que apenas "fazer gol", tanto os extra-classe quanto os pernas-de-pau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, @Vinny disse:

Nem vamos entrar questão de qualidade, mas pra mim é bastante óbvio que o Fernandinho sempre jogou como ponta no Gremio, tanto quanto o Robben e mais que o Bale em seus respectivos clubes.

Não entendi a sua lógica até agora, vale pra os bons, mas não para os nossos pangarés.

Mas o ponto é que os outros também tem médias boas (além de jogarem ao lado de dois atacantes com boas médias). O Fernandinho foi contratado como segundo atacante, embora tenha sim eventualmente jogado em outras posições.

Assim como tenha entrado como atacante no desespero nos 4-2-4 do Roger para tentar um gol (e não conseguiu).

A mesma coisa o Negueba. Ele pode substituir o Giuliano em alguns momentos? Sim. Mas ele é reserva do Everton e não do Giuliano. E o Everton é atacante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...