Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Boa "técnica" para vender jogadores no FM


Rich Zagoy

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

 

Compartilhando com os amigos um vídeo mais atualizado do Dekaan, que engloba obviamente a técnica do vídeo do ano passado criado pelo mesmo mas encorpa com algumas outras dicas legais. Confesso que eu nunca consegui aplicar de forma eficiente essa técnica, às vezes dá certo, em outras não, enfim.

Fica aí pro debate e informação.

Link para o comentário
  • Leho. mudou o título para Boa "técnica" para vender jogadores no FM
  • Leho. destacou este tópico
  • 3 semanas atrás...
  • Diretor Geral

 

Legal ver outra visão nessa questão das negociações, eu mesmo não pensava dessa forma quando trazia meus reforços, explorando cláusulas e tudo mais. Na verdade mesmo depois de ver o vídeo eu não fiquei super convencido (não gosto de envolver tantas cláusulas extras nos contratos dos jogadores), mas só de poder ver outro jogador negociando e pegar algumas pequenas dicas já vale a pena.

Compartilhando pra quem quiser também aprender um pouco mais (e quem tiver vídeos assim, por favor, solta aí pra nós! 😄).

Link para o comentário
Em 15/06/2024 em 09:05, Leho. disse:

 

Legal ver outra visão nessa questão das negociações, eu mesmo não pensava dessa forma quando trazia meus reforços, explorando cláusulas e tudo mais. Na verdade mesmo depois de ver o vídeo eu não fiquei super convencido (não gosto de envolver tantas cláusulas extras nos contratos dos jogadores), mas só de poder ver outro jogador negociando e pegar algumas pequenas dicas já vale a pena.

Compartilhando pra quem quiser também aprender um pouco mais (e quem tiver vídeos assim, por favor, solta aí pra nós! 😄).

Quando compro jogadores, além do dinheiro à vista, só uso 3 coisas: Prestações a cada 12 meses, valor após 50 jogos e valor após internacionalizações. E na oferta de contrato não pago cláusulas do tipo "jogos sem sofrer gols", "presenças", "partida em que não é utilizado"... 

Uma coisa que tem me ajudado MUITO é porcentagem da próxima venda,  principalmente em negociação com times maiores, se for da Premier League então melhor ainda. Isso porque na maioria das vezes pra antecipar um valor antes mesmo do jogador ser vendido pelo outro time.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
2 horas atrás, Masca disse:

[...]

Uma coisa que tem me ajudado MUITO é porcentagem da próxima venda,  principalmente em negociação com times maiores, se for da Premier League então melhor ainda. Isso porque na maioria das vezes pra antecipar um valor antes mesmo do jogador ser vendido pelo outro time.

Mas aí é no caso de VENDA né? Confesso que nessa parte eu ainda preciso melhorar, não costumo usar tanto essas cláusulas que podem até incrementar a venda num futuro, dando esse tipo de retorno ao atingir gatilhos e/ou novas vendas.

Na questão dos contratos pra jogadores que quero trazer, eu também evito ao máximo as cláusulas de "x por presença", "x por gol marcado" e etc etc, mas já vi que em alguns casos elas podem ajudar a baixar a pedida salarial do sujeito, sem que necessariamente acione esses gatilhos no decorrer da passagem dele pelo clube.

Link para o comentário
11 horas atrás, Leho. disse:

Mas aí é no caso de VENDA né? Confesso que nessa parte eu ainda preciso melhorar, não costumo usar tanto essas cláusulas que podem até incrementar a venda num futuro, dando esse tipo de retorno ao atingir gatilhos e/ou novas vendas.

Pois passe a se atentar hahaha principalmente em times menores, ajuda demais a melhorar a situação financeira.

Link para o comentário

Eu costumo fazer mais compras do que venda, então aprendi algumas coisas:

Quando o time já está relativamente bem estabelecido financeiramente mas o time não tem tanta reputação/não disputa uma liga muito reputada é fazer a compra de uma parte do passe, a mesma coisa de quando se vende e coloca a cláusula de receber X% da próxima transferência. Normalmente o outro time aceita propostas mais baixas e depois de uns 3~6 meses dá pra comprar o restante do passe sem muito custo.

Da mesma forma, eu gosto de manter uma lista preferencial específica para jogadores que parece bons mas estão sendo pouco utilizados em seus clubes, porque é quase garantia deles ficarem insatisfeitos e forçarem a saída. Quando isso ocorre, normalmente dá pra contratá-los for uma fração do que eles realmente valem. Não precisa necessariamente criar uma lista preferencial especificamente para isso, porque normalmente os olheiros te avisam quando um jogador que você tem interesse foi listado para transferências; só uso dessa forma pra ter maior facilidade no monitoramento - até porque uma das primeiras coisas que eu faço no começo dos meus saves é criar as listas preferenciais que vou usar (1 para jogadores do plantel principal, 1 para alvos de transferências [jogadores interessantes], 1 para promessas do país que eu jogo, 1 para promessas do resto do mundo, 1 para empréstimos, 1 para jogadores em fim de contrato - e depois que eu avanço, crio uma para jogadores que gostaria de repatriar)

Quando você está interessado em um jovem que não tem muito interesse em ir para seu time, mas aceitaria ir por empréstimo, é interessante tentar acertar um empréstimo com cláusula de compra opcional. Dá bastante tempo de jogo pra ele e depois de uns 3~6 meses veja se ele aceitaria assinar. Já fiz vários bons negócios assim e normalmente, inclusive, essas cláusulas acabam sendo relativamente baixas porque o time que empresta acredita que o jovem não tem interesse em sair. Não é garantia de funcionar sempre, mas é uma boa alternativa.

Para vender eu só ofereço por um valor (um pouco) menor do que o original* dele, tranco o cadeado e listo como indispensável. Se receber várias propostas, aceito uma, rejeito as outras, depois ofereço outra vez por uma quantia maior. Se receber várias, aceito uma, rejeito as outras (e a anterior) e vou repetindo até não chegarem mais propostas, então volto à última e aceito o que vier. Dessa forma, abaixando o preço, atrai mais interessados e aí os interessados entram no leilão e não saem mais. 

- É sempre bom saber que times ingleses e árabes, quando fazem propostas negociáveis dá pra fazer pedidas bem maiores (só verificar direitinho se o jogador tem contrato longo e se ele está muito interessado em sair, porque se o primeiro não estiver em ordem, você vai dar um tiro no pé porque o cara vai ficar insatisfeito e pode demorar até ele aceitar abrir conversa pra negociar um novo contrato).

* às vezes tem que abaixar muito do valor estimado do cara pra conseguir chegar nele novamente, em outras vezes nem lá chega e por outras o valor pode até ultrapassar e muito. Já me aconteceu de estar fazendo um desses leilões e chegar um time aleatório, depois do prazo que eu ofereci, com uma proposta absurda pra atravessar todo mundo. 

Link para o comentário
18 horas atrás, Herr Jones disse:

Da mesma forma, eu gosto de manter uma lista preferencial específica para jogadores que parece bons mas estão sendo pouco utilizados em seus clubes, porque é quase garantia deles ficarem insatisfeitos e forçarem a saída. Quando isso ocorre, normalmente dá pra contratá-los for uma fração do que eles realmente valem. Não precisa necessariamente criar uma lista preferencial especificamente para isso, porque normalmente os olheiros te avisam quando um jogador que você tem interesse foi listado para transferências; só uso dessa forma pra ter maior facilidade no monitoramento - até porque uma das primeiras coisas que eu faço no começo dos meus saves é criar as listas preferenciais que vou usar (1 para jogadores do plantel principal, 1 para alvos de transferências [jogadores interessantes], 1 para promessas do país que eu jogo, 1 para promessas do resto do mundo, 1 para empréstimos, 1 para jogadores em fim de contrato - e depois que eu avanço, crio uma para jogadores que gostaria de repatriar)

Pra comprar é bom ter essas listas porque tem jogador que só vai ser interessante numa época específica, depois pode ficar velho, salário muito alto, ou a gente ter opções seguras pros próximos anos.

 

A parte de compra com o percentual cedido ao clube do jogador é algo a se testar. Lembro de usarem pra jogadores mais velhos ou ligas onde não faria diferença. Pra comprar jovens seria interessante ver se funciona melhor pros que vão demorar a entrar no time de cima.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
20 horas atrás, Herr Jones disse:

[...]

Para vender eu só ofereço por um valor (um pouco) menor do que o original* dele, tranco o cadeado e listo como indispensável. Se receber várias propostas, aceito uma, rejeito as outras, depois ofereço outra vez por uma quantia maior. Se receber várias, aceito uma, rejeito as outras (e a anterior) e vou repetindo até não chegarem mais propostas, então volto à última e aceito o que vier. Dessa forma, abaixando o preço, atrai mais interessados e aí os interessados entram no leilão e não saem mais.

[...]

Dicas mt boas, Jones. Só duas coisas:

- Ali onde você diz "indispensável" acho que queria dizer DISPENSÁVEL, né? Haha só pra tirar essa dúvida.

- Você diz que "tranca o cadeado", mas no amarelo ou no vermelho?

 

Eu já tentei essa técnica várias vezes no FM23 (e também no 24), e pelo menos pra mim ela não é tão infalível, não. Na verdade quando o jogador não tem ninguém interessado eu peno bastante pra conseguir me livrar dele, mesmo oferecendo valores bem abaixo do cotado pra seu perfil. Aí acabo mt vezes tendo que ficar com o jogador por +6 meses até vir a outra janela e eu tentar de novo.

Link para o comentário
Em 21/06/2024 em 18:49, Herr Jones disse:

Quando você está interessado em um jovem que não tem muito interesse em ir para seu time, mas aceitaria ir por empréstimo, é interessante tentar acertar um empréstimo com cláusula de compra opcional. Dá bastante tempo de jogo pra ele e depois de uns 3~6 meses veja se ele aceitaria assinar. Já fiz vários bons negócios assim e normalmente, inclusive, essas cláusulas acabam sendo relativamente baixas porque o time que empresta acredita que o jovem não tem interesse em sair. Não é garantia de funcionar sempre, mas é uma boa alternativa.

Jogando na Suécia consegui reforçar muito bem meu time usando esse tipo de negócio. Jogador que paguei 2M, 2,2M e pouco depois vendi por 10M, 12M.

 

Citar

Para vender eu só ofereço por um valor (um pouco) menor do que o original* dele, tranco o cadeado e listo como indispensável. Se receber várias propostas, aceito uma, rejeito as outras, depois ofereço outra vez por uma quantia maior. Se receber várias, aceito uma, rejeito as outras (e a anterior) e vou repetindo até não chegarem mais propostas, então volto à última e aceito o que vier. Dessa forma, abaixando o preço, atrai mais interessados e aí os interessados entram no leilão e não saem mais. 

Também faço bastante isso. E sempre tento fixar um valor da próxima venda (não do lucro), principalmente se for venda para times inglês. O jogador pisa na Inglaterra e o valor aumenta bastante.

Link para o comentário
Em 22/06/2024 em 15:37, Leho. disse:

- Ali onde você diz "indispensável" acho que queria dizer DISPENSÁVEL, né? Haha só pra tirar essa dúvida.

- Você diz que "tranca o cadeado", mas no amarelo ou no vermelho?

Isso, é dispensável mesmo. Hahahaha! Porque dessa forma aumenta um pouco a probabilidade de outros times (principalmente menores) virem tentar a contratação. E no caso eu deixo o cadeado no vermelho mesmo. Normalmente vem a proposta fechada e não negociável, aí eu aceito uma e rejeito as demais pra dar início ao leilão.

Realmente ela não é tão garantida assim. Mas tem meios de contornar: um deles é oferecer o jogador para empréstimo (ou se chegar uma proposta de empréstimo que esteja negociável), mudar pra transferência e colocar um valor compatível com o que aquele clube pode pagar e aí começar a oferecer pelo valor que ele aceitou. Ou então colocar ele na lista de dispensáveis com o diretor de futebol, porque ele sempre consegue atrair uma oferta ou outra aleatória - o que também possibilita dar início a um leilão (nessa parte é importante tirar ele daquela lista quando você receber propostas superiores, porque eventualmente pode acontecer de um time fazer uma proposta horrível e levar o cara porque o diretor aceitou e a mensagem acabou passando batido - isso já me aconteceu, perdi uns 2 milhões nessa brincadeira hahahahaha). Só que como tudo no jogo, não é garantia de dar certo mesmo, não.

16 minutos atrás, Masca disse:

E sempre tento fixar um valor da próxima venda (não do lucro), principalmente se for venda para times inglês. O jogador pisa na Inglaterra e o valor aumenta bastante.

Isso é verdade mesmo. É sempre bom fixar valor da próxima venda quando você transfere um jogador pra um time de uma liga mais reputada que a que a gente joga, porque inevitavelmente o valor infla demais. Principalmente no top5 de ligas. Pra Arábia e Qatar já não acho que valha tanto a pena, porque o jogador chega com um salário astronômico que é muito difícil ser contratado por altos valores, mesmo quando está insatisfeito. Nesses casos dá pra você jogar os 50% que seria desse valor logo na venda mesmo. Se for mexer com as parcelas, dá pra pedir até mais do que isso.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
1 hora atrás, Herr Jones disse:

[...]

Realmente ela não é tão garantida assim. Mas tem meios de contornar: um deles é oferecer o jogador para empréstimo (ou se chegar uma proposta de empréstimo que esteja negociável), mudar pra transferência e colocar um valor compatível com o que aquele clube pode pagar e aí começar a oferecer pelo valor que ele aceitou. Ou então colocar ele na lista de dispensáveis com o diretor de futebol, porque ele sempre consegue atrair uma oferta ou outra aleatória - o que também possibilita dar início a um leilão (nessa parte é importante tirar ele daquela lista quando você receber propostas superiores, porque eventualmente pode acontecer de um time fazer uma proposta horrível e levar o cara porque o diretor aceitou e a mensagem acabou passando batido - isso já me aconteceu, perdi uns 2 milhões nessa brincadeira hahahahaha). Só que como tudo no jogo, não é garantia de dar certo mesmo, não.

[...]

Eu falei sobre "ser infalível" por conta do vídeo do youtuber ali que deu as dicas (Dekaan), e não necessariamente por conta do seu post rs, rs. Quanto a oferecer por empréstimo eu também o faço, melhora um pouco mais a efetividade das negociações também é complicado. Meu problema é sempre quando não tem ninguém interessado no jogador, quando tem alguém eu ainda consigo desenrolar.

Agora, comigo NUNCA funciona colocar na lista de dispensáveis do DdF, ele NUNCA consegue desovar meus bagres kkkkkkk! Impressionante, eu nem tento mais.

Link para o comentário
2 horas atrás, Herr Jones disse:

Isso é verdade mesmo. É sempre bom fixar valor da próxima venda quando você transfere um jogador pra um time de uma liga mais reputada que a que a gente joga, porque inevitavelmente o valor infla demais. Principalmente no top5 de ligas. Pra Arábia e Qatar já não acho que valha tanto a pena, porque o jogador chega com um salário astronômico que é muito difícil ser contratado por altos valores, mesmo quando está insatisfeito. Nesses casos dá pra você jogar os 50% que seria desse valor logo na venda mesmo. Se for mexer com as parcelas, dá pra pedir até mais do que isso.

E o melhor é que após alguns meses da pra antecipar o recebimento dos valores.

Link para o comentário
  • 2 semanas atrás...

O tópico é sobre como vender, mas como falamos de compras e empréstimo com opções de compra, vou postar uns prints meu para exemplificar.

Tenho passeado por saves em diferentes países, ligas e níveis para testar uma tática que fiz. Estou em um save com o Schalke 04, que começa com uma dívida de quase 200M de euros, portanto, muito complicado contratar. Desmontei o elenco, me desfiz dos jogadores mais velhos, de salários mais alto e vendi uns 95% dos elencos do time B e sub-19. A solução foi buscar empréstimo de jogadores promissores (Com a vantagem de que na Alemanha é possível fechar empréstimos de duas temporadas, com isso, visualizando um possível acesso, teria uma boa base para a primeira temporada na Bundesliga e talvez consiga dinheiro para compra em definitivo). Se atentem ao valor do jogador e o valor de opcional caso queira comprar.

Nelson Weiper, atacante do Mainz 05:

Capturadetela2024-07-03071823.thumb.png.8ef2cc3218ff4729927e5743db5320fe.pngCapturadetela2024-07-03071839.thumb.png.963014e35f1acd3b7760ed65b6c3e02f.png

 

Aleksandar Pavolic, volante monstruoso do Bayern:

Capturadetela2024-07-03071849.thumb.png.d1d4b6d38b9968129f522ab29054b32d.pngCapturadetela2024-07-03071900.thumb.png.54906638db645612fd513f13d91fcb97.png

 

Fabio Chiarodia, zagueiro do Mönchengladbach:

Capturadetela2024-07-03071921.thumb.png.7dd4322c2022c14ac93b066e90ff80b4.pngCapturadetela2024-07-03071933.thumb.png.d55cdf1d880fbfc4ae623b603183adcf.png

 

É, de fato, vantajoso demais esse tipo de negócio!

Obs.: Tenho mais jogadores nessas condições, mas esses três são os que tem maior disparidade do valor de mercado e do preço de compra. (Dificilmente vou conseguir contratar os 3, talvez nenhum deles consiga hahahaha)

Link para o comentário

Pra compra depois de empréstimo, o risco é que o jogador às vezes vai pedir salário muito alto, principalmente se tiver renovado com o clube cedente durante o empréstimo, mas eu sempre recomendo a estratégia desde quando comecei saves na Itália com times menores, porque em alguns casos você também consegue renovar os empréstimos.

Também é interessante tentar usar pra vender jogadores encostados ou jovens com potencial limitado, principalmente quando vão chegando a 20-21 anos sem perspectiva de aproveitamento. Dependendo da liga, jogadores que você acabaria dispensando, você cosegue vender por mixaria ou até $0 mas adicionar uma opção de percentual futuro (a maioria dos clubes aceita até 40%, clubes pequenos aceitam $0 + 50% futuro) ou jogo amistoso (em geral tento mais com clubes de divisões inferiores).

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...