Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Boa "técnica" para vender jogadores no FM


Rich Zagoy

Posts Recomendados

Estou com enorme dificuldades em vender jogadores no FM 22, quiseram colocar de uma forma mais "realista" por conta da pandemia, mas nos fms anteriores eu conseguia vender de boa os jogadores, agora está muito difícil, não importa qual clube que eu pegue, jogadores que tem valor em mercado 40 mi+, os clubes sempre dizem que tem que diminuir seus orçamento salarial, etc, e as vezes recebo proposta de 1 milhao por um jogador desse nível. Gostaria de saber se alguém sabe como ajeitar isso, pois estou com dificuldades em manter as finanças de qualquer clube diante dessa situação.

Link para o comentário

Não joguei na Europa ainda mas o que dá pra perceber é que você só consegue vendas acima do valor estipulado na avaliação se o outro time estiver muito interessado, e isso acontece com frequência menor. Na maior parte do tempo você vai vender por um valor dentro do intervalo, geralmente mais próximo do limite inferior no caso de jogadores menos conhecidos.

Eu tentaria também experimentar com empréstimos com valor de compra fixado (após x jogos ou mesmo o obrigatório).

Link para o comentário

Logo depois que postei, no meu jogo apareceram essas propostas no início da temporada:

 

7uT6McH.jpg

dWmjpqM.jpg

0GhqNNt.jpg

 

 

São valores pequenos porque não são jogadores valorizados, mas na Europa dá pra fazer negócios em valores proporcionais. No FM20 e FM21 eu fiz algumas usando parcelamento também, que é outra possibilidade que esqueci de comentar antes.

 

No caso de jogadores mais jovens, que provavelmente ainda serão revendidos, às vezes compensa colocar um percentual futuro também. Vai diminuir o valor que o clube vai aceitar te pagar de cara mas só dele se valorizar na transferência (quase certo quando vai de um clube menor pra um maior) acaba compensando. Tento fazer isso sempre que possível com jogadores de baixo potencial e/ou que não consigo vender também:

 

rgxLVsv.jpg

sHMBPke.jpg

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Isso é proposital, lembro que num statement da SI eles disseram que, mesmo sem incluir a pandemia no jogo, eles queriam aproximar o mercado no jogo da realidade atual, com os clubes com menos disponibilidade financeira (e também mais jogadores saindo de graça, aí eu que acrescento). Se os clubes tão com menos dinheiro fica mais difícil ter negócio. 
 

p.s: uma coisa que eles precisam mudar é esse intervalo gigante (“o clube X quer algo entre 100k e 10M”) mesmo quando a gente pergunta pro agente do atleta. 

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
Em 20/09/2022 em 12:07, juca_fuca disse:

Pelo que notei, vc vende com mais facilidade quando tem mais ligas adicionadas.

Isso varia um pouco. O volume de negociações vai ser maior com mais ligas mesmo porque aí não são só os grandes clubes daquele país que se movimentam no mercado, mas têm outros fatores a considerar. Por exemplo, antes dos clubes chineses pararem de despejar rios de dinheiro eu lembro que deixar a China desativada acabava gerando mais transações porque embora menos clubes comprassem, eles meio que ignoravam as restrições de tamanho do plantel e quantidade de estrangeiros no elenco enquanto com a liga ativada os clubes medianos também se mexiam mas os grandes só faziam 2 ou 3 contratações por grandes valores ao invés de 5 ou 6. Por isso acho que as ligas com menos restrições são as melhores pra ativar buscando um mercado mais aquecido. Por tabela acaba valendo também pra jogos onde você pretende ter uma rede pra emprestar jogadores.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
3 horas atrás, Douglas. disse:

[...] Por isso acho que as ligas com menos restrições são as melhores pra ativar buscando um mercado mais aquecido. Por tabela acaba valendo também pra jogos onde você pretende ter uma rede pra emprestar jogadores.

Tipo Holanda e Alemanha?

Link para o comentário
Em 24/09/2022 em 23:22, Leho. disse:

Tipo Holanda e Alemanha?

A Holanda, mais pra empréstimos. Acho que só o Ajax compra jogadores por valores mais altos, mas capaz da liga aquecer o mercado mais que a Espanha ainda. Alemanha, Inglaterra, França e Itália são as principais por terem mais clubes grandes ou com dinheiro, aí as ligas a seguir ajudam a movimentar mas num patamar diferente de valores. Pra saves começando com clubes de divisões inferiores essas ligas vão fazer mais diferença que pra clubes grandes.

Link para o comentário

A impressão que tive neste FM 2022 é que este novo sistema de estimativa de valor de passe afastou ou dificultou um pouco (ou ficou desconexo com a programação base de compra e venda de jogadores pela A.I. do jogo) a questão das transferências. Eu tenho, por exemplo, um save com o Valência. À medida que meus jovens foram evoluindo e, consequentemente, fui tendo resultados mais expressivos, muitos destes jogadores valorizaram muito. E, ao que me parece, com o valor de mercado muito valorizado (Ex: hoje tenho o Musah, que evoluiu super bem e vale entre 90 a 100 milhões de euros) o jogo (ou clubes gerados pelo jogo), já não entende como válido pagar aquilo que o próprio sistema de valor de mercado definiu (isso considerando apenas valor de passe e não necessariamente o valor "a mais" que acho interessante para liberar o jogador). Cheguei numa situação neste save que estou a duas janelas sem conseguir vender ninguém (indo para a temporada 2026). Jogadores valorizados, existe o interesse (aba de pretensão mostra os clubes interessados), mas não chega nenhuma proposta (as vezes nem mesmo oferecendo os jogadores). Outro exemplo: Tenho no clube o espanhol Toni Martinez como atacante artilheiro do time a quatro temporadas. Como ele se destacou muuito rápido, valorizou bem. Toda janela aparecem interessados, principalmente espanhóis (só o Atlético de Madrid o monitora a 3 anos, hahaha). Mas nunca veio uma proposta, absolutamente nada. Eu o comprei por 10 ou 15 milhões (não lembro, não estou com o jogo aberto) e hoje ele vale 50 milhões de euros (estipulados entre eu e ele, já que toda janela ele insiste em sair, dada as especulações que surgem). E nada, não vem proposta nem abaixo. 

Contudo, existem exceções. Já percebi que jogar com o Ajax facilita bastante a procura por jogadores. Não sei se pela configuração base da liga holandesa, configuração base pelo Ajax ser, tradicionalmente, um celeiro de jogadores (e vendas destes), mas o mercado com eles sempre é muito aquecido, real ou não. Claro, também existem situações parecidas com a questão que citei do Valência (Ex: passei situação semelhante em relação ao Musah com o Gravenberch), mas tive propostas no meio desta evolução, ainda que abaixo do valor de passe. 

 

Para o Fm 2023 das duas uma; ou seguram um pouco essa questão de valorização de passe de jogadores ou "soltam o freio" dos clubes mais ricos (coisa que seguram já a alguns Fms, para tentar dificultar clubes muito ricos em curto prazo). 

Link para o comentário

Tendo por base meus jogos, os clubes realmente tentam menos mas isso depende muito da liga que eu jogo e do CA do jogador. Um jogador de CA na faixa de 140 pode valer o que for que quem vai vir atrás não é o Bayern ou o PSG e sim clubes da segunda prateleira, no máximo um Arsenal como aconteceu com o Beto no meu save na Itália. Pra esses clubes que brigam por título de UCL, jogador de CA abaixo de 150 é pra reserva e olhe lá, dificilmente vão comprar se não houver perspectiva de alguma evolução além disso.

E aí que parece que tem um limbo. No save mais recente com o Everton não precisei de esforço algum pra segurar o Richarlison, que tem CA acima de 150 e chegou a ser monitorado por outros clubes, mas demoraram anos até ele me pedir pra aceitar propostas e, mesmo assim, como combinamos 130 milhões de libras como o valor justo, a promessa expirou sem interessados.

Não acho que é o sistema de avaliação e sim o ímpeto mesmo, os clubes não tentam e quando vem alguma proposta por titulares quase sempre é algo sem sentido. Depois, quase não há insistência. Antes demorava pelo menos um mês entre indas e vindas pra um clube desistir e agora parece que chegam pra decidir tudo em uma semana ou duas e o resto fica pro deadline day.

Link para o comentário

Mas aí entra um ponto que não entendo, Douglas. Se a questão é programação de C.A., não seria lógico a procura aumentar por jogadores promissores que atinjam/evoluam seu potencial? Tomando como exemplo o meu Gravenberch. Hoje ele vale, no próprio Ajax, 100 milhões de euros, está com 23 anos, é considerado atualmente um jogador de classe mundial e não tenho mais uma proposta por ele. Tive uma proposta quando ele se destacou no segundo ano pela metade do valor de mercado que ele tinha e…só. E não é como se os grandes clubes não tivessem grana para tentá-lo, o United o monitora por 4 anos (que foi inclusive quem fez a primeira proposta), gasta em média de 150 a 200 milhões de euros por janela e nada. E nisso fico com o jogador (que deita e rola na Eredivise, hahaha). Acho irreal, seria como, tentando transpor para a realidade, se o Ajax tivesse conseguido segurar aquele De Jong de tanto destaque por todo esse tempo no clube, com o jogador evoluindo ano a ano. 

 

Link para o comentário

@Dan_Cunha Então, isso é o que eu considero a falta de ímpeto. Porque os clubes grandes antes ao menos tentavam ir subindo a proposta, parcelar uma parte, alguma coisa. Agora eles meio que tentam uma ou duas vezes e só. A questão de valor, poderia até ser limitação do perfil de contratações do clube ou do treinador, mas uma vez que o jogador entrou no radar eu acho que no mínimo deveriam tentar parcelar se o problema for não torrar tudo num jogador só.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
32 minutos atrás, Leho. disse:

 

Alguém conhecia essa "técnica" aí do Dekaan? Tá me cheirando a BUG hahahaha maaaaas... um "bug do bem" eu diria.

No mobile já conhecia algo parecido, mas era mais simples, basicamente oferecia pelo preço de 1k e vinham as propostas, daí era só deixar no preço que achasse justo.

Caso deixasse no 0 estranhamente ficava bem mais difícil de vir alguma.

Agora, só precisa mostrar alguma maneira de contratar por preço mais justo algum jovem, porque mesmo os medianos a IA coloca preços durante a negociação muito acima do valor fixado.

Link para o comentário
  • Diretor Geral
4 minutos atrás, felipevalle disse:

No mobile já conhecia algo parecido, mas era mais simples, basicamente oferecia pelo preço de 1k e vinham as propostas, daí era só deixar no preço que achasse justo.

Caso deixasse no 0 estranhamente ficava bem mais difícil de vir alguma.

Agora, só precisa mostrar alguma maneira de contratar por preço mais justo algum jovem, porque mesmo os medianos a IA coloca preços durante a negociação muito acima do valor fixado.

Testei aqui e a princípio não funcionou comigo não... pode ser porque eu tentei com um jogador recém-contratado, vou tentar na próx. temporada pra ver qualé.

Link para o comentário
  • 2 semanas atrás...
Em 21/05/2023 em 07:07, Leho. disse:

 

Alguém conhecia essa "técnica" aí do Dekaan? Tá me cheirando a BUG hahahaha maaaaas... um "bug do bem" eu diria.

Isso ajuda a ganhar um troco a mais hein. No acumulado de vendas pode fazer uma diferença boa.

Link para o comentário

A margem vai depender do interesse. Se houverem muitos clubes, dá pra subir a pedida mais de uma vez.

Mas nem sempre funciona no caso de jogadores mais valorizados, porque aí parece que os valores de referência por CA/CR pesam mais e acabam desvalorizando. Nesses casos eu tento mais quando um clube faz uma proposta sem eu ter oferecido inicialmente.

 

E funciona com empréstimos também. Eu uso mais pra evitar pagar salários quando um clube oferece inicialmente pagar apenas uma fração, se aparecer outro interessado geralmente aceita pagar o total. Só não experimentei muito ainda com empréstimo remunerado pra ver se sobem os valores na mesma medida, só lembro de ter melhorado uns 10% do valor mas eram jogadores valorizados por serem boas promessas.

Link para o comentário
Em 30/05/2023 em 16:45, Douglas. disse:

A margem vai depender do interesse. Se houverem muitos clubes, dá pra subir a pedida mais de uma vez.

Mas nem sempre funciona no caso de jogadores mais valorizados, porque aí parece que os valores de referência por CA/CR pesam mais e acabam desvalorizando. Nesses casos eu tento mais quando um clube faz uma proposta sem eu ter oferecido inicialmente.

Ainda não testei com jogadores mais valorizados, justamente porque o ideal é ter pelo menos duas propostas.

Mas como é pra fazer aceitando uma proposta e oferecendo novamente para outros clubes, isso garante não ter prejuízo e tentar aumentar o lucro.

Consegui aumentar 120m euros na venda de um jogador. 

Link para o comentário
  • Diretor Geral
16 horas atrás, Masca disse:

[...] Consegui aumentar 120m euros na venda de um jogador. 

O jogador já tinha interessados prévios ou tu ofereceu e nessa artimanha eles "apareceram"?

Link para o comentário
16 horas atrás, Leho. disse:

O jogador já tinha interessados prévios ou tu ofereceu e nessa artimanha eles "apareceram"?

A maioria nem tinha time interessado. Alguns jogadores que tavam compondo ele, ofereci, aí quando aparecia 2 ou mais interessados fui testando isso.

Link para o comentário
Em 21/05/2023 em 07:07, Leho. disse:

 

Alguém conhecia essa "técnica" aí do Dekaan? Tá me cheirando a BUG hahahaha maaaaas... um "bug do bem" eu diria.

Consegui aumentar uma venda de 3M para 5,5M de euros usando essa técnica kkkkkkkkkk

Link para o comentário
  • 5 meses depois...

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...