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Guia para o Lower League Management (LLM)


Johann Duwe

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Guia para Lower League Management (LLM)


O guia definitivo para dirigir equipes em ligas menores. Qual time escolher? Como administrar as finanças? Quais jogadores devo procurar? Isto (e muito mais) é o que você poderá aprender neste guia para a LlaMas (Lower League Managers).


 

Escolhendo uma equipe

Finanças, Reputação, Expectativa.

Lower League Management (LLM) é exatamente o que o nome sugere, ser um manager nas menores ligas. Isso geralmente implica em você ir a último divisão possível e criar uma carreira de sucesso a partir daí. Seja como clube que você escolheu ou conseguindo melhores oportunidades em ligas maiores. Isso tudo implica em quem você quer ser. Ao escolher o clube é importante que você saiba onde está se metendo. A maioria dos LlaMas (Lower League Managers) começa na Conference Norte ou Sul. A maioria das equipes são semi-profissionais, o que significa que terá algum orçamento salarial. Entretanto você estará também cercado por um punhado de clubes amadores, tal qual caso decida jogar na última divisão do Futebol Sueco.

Quando você define as ligas e datas para começar a jogar, é preciso levar uma série de fatores em conta antes de escolher o clube. O primeiro deles já foi mencionado, qual o tipo de clube que quer dirigir? Prefere uma equipe Semi-Pro ou um time Amador? Ainda há assuntos como reputação, finanças, infra-estrutura e as expectativas para considerar.

Você quer estar lutando contra o rebaixamento logo na sua primeira temporada, ou quer lutar pela subida de divisão? Dar uma olhada nas expectativas dos clubes é uma boa indicação de onde você irá lutar suas batalhas.

Quer salvar um clube que já está próximo da falência e irá precisar vender jogadores para conseguir se manter ou um clube que pode oferecer bons salários e assim atraindo jogadores com maior qualidade? Isso sem falar que um clube com status de rico não irá precisar vender os jogadores para manter as finanças saudáveis, entretanto pode ser mais prazeroso pois este clube irá atrair mais patrocínio e público, assim você irá ainda ganhar mais dinheiro.

Você pode observar também a infra-estrutura que o clube tem, você prefere uma boa academia para jovens ou melhores instalações para a Equipe Principal para não ter que lidar com lesões frequentemente. É importante saber a importâncias que ambos têm, pois más instalações significam que os jogadores não irão evoluir em seus atributos, significa também que poderá haver um alto índice de lesões e você não irá maximizar o desempenho dos jogadores. Academia para Jovens pelo outro lado é sobre como os seus jovens jogadores são no momento e como eles serão no futuro. Caso você tenha um excelente recrutamento, é possível que esse jogador venha a ser uma estrela num futuro não tão distante, mas caso tenha uma Academia não tão boa, ele não atingirá o potencial que tem.

A última coisa é a reputação. Quanto maior a reputação de um time, maior é a vontade dos jogadores de se juntarem ao time, o mesmo vale para membros do staff.

LLM Pura

Esse é um desafio completamente diferente dentro do espírito LLM e aqui é realmente para começar da forma mais baixa possível. E o que poderia ser mais baixo do que um clube da última divisão? Começar sem clube. LLM Pura é tentar simular como seria para você entrar no competitivo mundo futebolístico tendo como experiência apenas a pelada de casados x solteiros, ou o jogo com o pessoal do bairro que você vive. Jogar assim implica também em não usar nenhum “lista de jogadores livre” ou similares e nunca, repito nunca, usar a pesquisa dentro do jogo. Todo e qualquer jogador deverá ser procurado por seus olheiros. Todo e qualquer membro do staff não deve ser contratado através da pesquisa, mas sim com anúncios feitos pelo seu Presidente. Sobre táticas baixadas, não vou nem comentar nada.

Obviamente, isto é LLM estremo e você tem que se sentir livre para começar desempregado e jogar desta forma. Note que começando desempregado você irá depender de outros clubes demitirem seus treinadores para que você possa se candidatar ao mesmo, dependendo da liga escolhida, algumas equipes já começam sem treinador.

 

Finanças

Como aumentar o lucro, vendendo os melhores jogadores pelas ofertas certas, amistosos, bom desempenho em copas.

Na função de LlaMas é importante ter a saúde financeira do clube embaixo dos olhos o tempo todo, está é uma das tarefas mais importantes em clubes pequenos. Você não apenas precisará fazer qualquer coisa para aumentar as receitas, muito mais importante é cortar gastos e ficar de olho em cada dinheiro gasto.

Conheça seu orçamento salarial

Se você quer ter sucesso nas menores ligas você precisa conhecer o seu orçamento salarial o tempo todo e ter certeza de que nunca ficará acima do limite. Deixar o orçamento salarial fora do controle é a forma mais eficaz e mais rápida para o desemprego. Compreendo que será difícil resistir a dar aquele um pouco a mais para um atacante que será de grande ajuda, mas não o faça. A diferença de nível dos jogadores nestas divisões não são grandes, e caso algum jogador que esteja negociando com seu clube peça um salário um pouco maior do que o ideal, sugiro cancelar as negociações e procurar outro jogador que aceite vir por um salário menor.

Algo que deve ser considerado também, caso seu clube esteja passando por maus bocados, tendo prejuízo todo mês, então é hora de começar a cortar salários, tentando negociar menores valores para quem já está. A uma linha bastante tênue aqui, pois não estará no emprego aquele que tem um time fraco e também não estará aquele que leva o clube próximo a falência. Este é um dos motivos que faz o LLM tão desafiador.

Todo jogador pode ser vendido

Nenhum jogador deveria ser maior do que o clube, isso é clichê, mas algo que será critico para o sucesso na LLM. Os jogadores tem uma tendência para crescer em seu coração a semente do mal chamada ambição, especialmente em seus melhores jogadores. Com frequência será questionado por jogadores que querem sair para um clube de maior nível, você pode até tentar agradar eles e manter no clube, mas irá ganhar mais vendendo eles. No fim das contas, estes jogadores estarão tão focados em deixar o clube que não irão renovar o contrato. Alguns clubes podem amenizar o prejuízo ao vender os melhores jogadores quando eles estiverem mais bem avaliados.

Ao oferecer um contrato a um Jogador Chave, há uma coisa que precisa se perguntar: Eu consigo um outro jogador que seja tão bom quanto e mais barato? Isso significa que precisa ser bastante minucioso no mercado e num mundo ideal, ter 5 jogadores numa lista preferencial por posição. Essa é uma forma rápida de decidir se irá vender ou manter o jogador.

Atraindo pessoas ao Estádio

A única maneira com 100% de certeza de crescer as receitas é atraindo mais pessoas ao estádio. Quanto mais pessoas dividirem o dinheiro delas com o clube, mais o clube ganha. Infelizmente não é tão fácil quanto parece. Para ter mais público, você precisa ir muito bem na liga, nas copas, ter algumas estrelas no elenco, jogar um bom futebol e assim por diante, tudo o que você faria você pagar para ver uma partida de futebol.

Uma forma de fazer com que mais pessoas vejam seu clube, é fazer com que eles venham para ver outro time. Amistosos em casa contra equipes de maior reputação podem as vezes providenciar uma receita razoável. Caso você tenha um clube parental que irá vir para jogar um amistoso todo ano, você tem a certeza de ter uma renda decente.

Mesmo se for um valor baixo, ainda assim conta, pois cada centavo ganho vale a pena. Mas não jogue apenas contra grandes equipes, pois a probabilidade de levar goleada é grande e com isso irá cair a moral da equipe.


Construindo um elenco

Avaliando Jogadores

Maiores salários, jovens talentos, ninguém é insubstituível.

Quando você assume o comando de um clube, é uma boa ideia dar logo uma olhada no seu elenco e planejar até onde quer ir com o clube e os jogadores. Há jogadores sobrando ou de baixíssima qualidade, que são considerados supérfluos? Tem algum jogador que valha a pena vender para gerar uma receita extra? Quais jogadores irá manter para a temporada? Estas e mais perguntas devem passar pela sua cabeça antes mesmo de passar o primeiro dia, e muito importante, precisam ser respondidas antes de abrir a janela de transferências.

Ao chegar ao novo time, será perguntado se quer um relatório da equipe. É a primeira etapa para conseguir analisar os jogadores, claro, há muito mais coisas para serem vista além deste relatório, mas é preciso começar de algum lugar.

Mantenha o menor número possível de jogadores no elenco

Outro sinal de que está dirigindo um time das ligas menores é o tamanho de seu elenco. Você com certeza não terá o dinheiro necessário para montar um elenco com vários reservas para cada posição. A princípio será estranho não ter um reserva pronto para jogar a qualquer momento da temporada que seja necessário. Entretanto logo irá aprender que um dos charmes da LLM é exatamente conseguir passar a temporada com no máximo 20 jogadores, pois assim irá aprender mais facilmente os pontos fortes e fracos de seus jogadores.

O truque para sobreviver com um elenco tão pequeno é sempre olhar para os jogadores mais versáteis que podem jogar em mais do que apenas uma posição em campo. Sendo um LlaMa é mais interessante escolher um jogador com 1,5* de CA para ser reserva que jogue na lateral direita e como zagueiro, do que um jogador com 2,5* e CA mas que só pode jogar como lateral direito.

Por estar nas divisões menores, as chances de sofrer uma lesão devido a falta de qualidade na infra-estrutura e aos preparadores com baixa qualidade, então é importante ter um elenco que possa ser mais flexível para o desenrolar da temporada.

Conseguindo novos jogadores

Comprando jogadores

Jogadores livres, barganhas, velho é bom, atributos chaves.

Devido a escassez de fundos para transferência, este não será um aspecto muito relevante, ao menos até obter um poderia financeiro maior. Em muitos casos até a venda de um jogador não fará diferença, pois a receita do mesmo irá ajudar nas despesas diárias do clube e não vai estar disponível para tentar comprar novos jogadores.

Então a opção que sobra é virar do avesso o que sobra, também conhecido como Jogadores Livres. E não será surpresa se encontrar em sua maioria, apenas jogadores que nem reservas seriam em seu clube, pois o mesmo é composto por rejeitados de todos os clubes, entretanto há esperança de encontrar aquela joia a ser lapidada, ou pode realmente haver um jogador que será importante para você.


Então o que procurar?

Ao construir um elenco para jogar a LLM você não pode permitir ficar cego pelo brilho das jovens estrelas em potencial. Nós todos queremos encontrar o próximo diamante bruto, mas como treinador LLM temos de viver o presente. Todo e qualquer jogador que você decida contratar precisa adicionar algo ao elenco logo no primeiro dia. Você não pode se dar ao luxo de usar uma posição importante do elenco (e com salário alto) em um jogador que não será titular absoluto durante a temporada.

Isso não deve fazer com que você pare de procurar por jogadores jovens que podem se desenvolver e melhorar no futuro, mas a compra destes jovens por altos valores é feita apenas por equipes com mais poderio financeiro e em maiores ligas.

Enquanto estiver dirigindo um time nas divisões menores vai ser comum ser abordado por jogadores que estão no fim de suas carreiras. Eles irão procurar um emprego que lhe garanta mais algum tempo com uma remuneração fixa e a primeira vista, eles parecem ser bons investimentos, pois geralmente vem de divisões maiores e tem experiência de sobra e atributos maiores do que seus jogadores, mas tomem cuidado pois antes de contratar estes jogadores, você deveria se fazer algumas perguntas.

Antes de confirmar a contratação é preciso fazer seu dever de casa.

Quão longo é o contrato que ele deseja?

Os jogadores mais velhos na maioria dos casos irão tentar um contrato de 2-3 anos, o que na maioria das vezes não é do seu interesse. Os atributos destes jogadores podem impressionar no momento da contratação, mas eles começarão a despencar em poucos meses. Quando isto acontecer, você não irá querer estar preso a um contrato de 3 anos para um jogador que não possui mais condições de entrar em campo.

Quais as suas exigências salariais

Os jogadores mais experientes sabem que tem pouco tempo para conseguir um dinheiro extra em um contrato e vão querer maximizar seus ganhos de qualquer maneira.

Tome cuidado em especial as cláusulas que garantem aumento percentual ano após ano e com a clausula que estende o contrato após um número de partidas pré-definido.

Cheque o histórico de lesões

Em primeiro lugar, porque este jogador estava disponível? Estando numa divisão baixa, é um pouco óbvio que seu clube não é a primeira opção do jogador, mais provável que seja uma das últimas. Então porque as demais equipes não se interessaram por um veterano com bons atributos? Uma das razões pode ser um histórico de lesões importantes.

Tenha certeza de observar o histórico de lesões para ver quanto tempo ele ficou parado nas últimas temporadas e mesmo que ele não tenha, olhe se o seu olheiro informou se ele é propenso a lesão. Em uma LLM não há como pagar um salário a alguém que vive machucado.

Ele ainda pode se mexer?

O tempo é o maior inimigo e para um jogador de futebol é a resistência que vai acabando aos poucos. Todos sabemos que um jogador que mal pode se movimentar no meio de campo, mas ainda controla o jogo com seus passes açucarados. Ou o atacante que não vence o zagueiro na corrida, mas ainda sabe onde e quando deve estar para marcar gols.

Antes de assinar um contrato com jogadores mais velhos, tenha certeza de que ele ainda possua as qualidades técnicas que farão dele um jogador importante no seu elenco.


Quais atributos procurar?

Determinação
Um jogador com enorme talento não precisa ser muito determinado, pois seu talento muitas vezes resolve a partida. Para os jogadores de LLM é outra história, pois a maioria dos jogadores tem muito pouco talento e precisam depender de outras qualidades para avançar na carreira.

Velocidade e Resistência
Velocidade é tudo nas menores ligas. Juntamente com uma alta resistência, qualquer jogador com estes atributos mais altos pode dominar até a League One (Inglaterra) ao menos, pois como a maioria dos jogadores tem estes atributos menores, eles acabam se cansando e é ai que este jogador se destaca.

Empréstimos

Baixo percentual de salários, clube parental.

Outra forma para conseguir reforços sem pagar pela transferência é o mercado de jogadores que podem ser emprestados, melhorando o seu elenco sem quase que sem custos.

Se você observar os diversos saves em forma de LLM pela internet, irá ver que muitos Llamas se envolvem constantemente no mercado de empréstimos e é uma estratégia comum usada pra trazer vários jogadores com quase nenhum custo.

Tente começar a procura de reforços com os empréstimos, um clube parental é de grande ajuda pois geralmente podemos pedir jogadores que serão titulares e não pagar nada de salário a eles. Com clubes não parentais, existem grandes chances de termos de pagar um percentual do salário do jogador, muitas vezes temos até de pagar uma taxa mensal pelo empréstimo.

Quantos jogadores você quer ter emprestado em seu save, isso é uma decisão unicamente sua, na Liga Inglesa há um limite de jogadores emprestado, então escolha sabiamente.

Juniores

Compras lucrativas, limpeza geral de juniores.

Ao jogar uma LLM é muito improvável que você encontre algum jovem de qualidade em sua base e já o use no elenco principal. A menos que tenha decidido começar com um gigante adormecido, onde o mesmo já figurou nas grandes ligas e poderia atrair jogadores de qualidade, bem como ter uma academia de juniores de qualidade. Se esse não é o seu caso o melhor a fazer é se livrar de jovens com pouco potencial que recebem algum salário, pois qualquer ajuda para aumentar a margem salarial ajuda.

Se você tiver em seu elenco algum jogador formado na base com potencial para ser uma estrela, então faça com que ele jogue no elenco principal com frequência ou venda ele para conseguir alguma receita razoável.

Preparadores e Treinamento

Sua importância, barganhas, aumento na rede procura, trabalho dobrado.

Um dos lugares onde você geralmente pode fazer a diferença é no treinamento de seus jogadores. Você pode pedir ao jogador para focar em uma nova posição ou um novo papel. Enquanto estiver jogando nas ligas menores os clubes serão amadores ou semi-profissionais, o que significa menos tempo de treino. Geralmente equipe semi profissionais treinam 05 dias da semana (contra 07 de times profissionais). Mas nestes 05 dias você deve ter alguma partida e irá querer que seus jogadores descansem antes e depois da partida para manter uma condição física aceitável. Então, descanso pré jogo, o jogo e descanso só jogo, sobram ainda 02 dias para treinamentos, sendo que um deles será usado para se preparar para a partida, então você terá apenas 01 dia por semana para melhorar os atributos de seus jogadores. Agora imagine como é treinar um equipe pequena e com condições de treinos abaixo do aceitável, você talvez tenha 10 bolas, alguns cones e alguns coletes de treino. Junte a isso o fato de os integrantes de seu staff não serem os mais talentosos e você não será capaz de desenvolver ao máximo seus jogadores do elenco principal e juniores.

Isso significa que o treino não tem efeito sobre os jogadores? Longe disso. É uma ferramenta muito útil para manter seus jogadores em forma, manter um padrão tático e até ensaiar jogadas ensaiadas nas bolas paradas. Você consegue evoluir um jogador, mas não tanto quanto seria numa estrutura de Premier League. Uma das coisas essencial no treinamento em uma LLM é descansar. Parece um absurdo, entretanto devido ao curto tempo de treino e ao elenco reduzido, você precisa de jogadores descansados para jogar a Liga e as Copas. Mesmo com a rotação do elenco, a possibilidade de entrar em campo com jogadores cansados é grande, por isso tenha certeza que dará descanso aos jogadores mais importantes antes de partidas que podem gerar uma receita, como por exemplo jogos pela Copa em casa. Isso pode significar dar uma freada nos treinamentos e evolução dos jogadores, mas lembre-se, quanto mais avançar nas Copas, mais receita irá ganhar.

Depois de tudo isso que foi dito, treinar em equipes de alto nível ou de baixo, no fim das contas o processo é o mesmo, há vários artigos por aí informando as melhores formas de manter seu elenco preparado física e taticamente para a temporada. Entretanto sempre em mente as limitações que irá encontrar ao jogar uma LLM.

Sistema de Olheiros

Importância de outras ligas, conhecimentos dos olheiros.

Antes de procurar por reforços você deve procurar por olheiros. Confira seu quadro de olheiros. A base de um save em formato LLM é jogar de forma mais realista possível. Isso significa que não é permitido usar a procura dentro do FM*, nem FM Scout, nada de Listas Preferenciais baixadas da Internet. Se você quer saber tudo sobre os jogadores que querem jogador no seu time, pergunte ao seu olheiro. Uma vez ele tendo analisado, é possível enviar novamente para acompanhar tal jogador por até 3 meses, tendo assim um relatório muito mais completo e detalhado.

*Não sei quanto a outros FM's, mas no 2016, é possível que na procura de jogadores apareça apenas quem já foi observado por olheiros, deixando assim mais prático para visualizar a lista de jogadores.

Estas restrições fazem que uma boa qualidade dos olheiros seja óbvio. Se você não confia eu seus olheiros, estará contratando jogadores as cegas.

Logo ao começar a procurar por olheiros, vai descobrir que assim como com jogadores, os melhores não querem ir para o seu clube pequeno. E os olheiros já empregados, serão em geral uma montanha de lixo.

Os melhores olheiros já terão assinado por outro clube quando você tive alguma chance.

Nem se importe com olheiros que sejam bons em avaliar o potencial futuro neste momento, afinal de contas, você precisa de jogadores que façam a diferença agora, para te levar a níveis maiores e aí sim começar a procurar jogadores para o futuro.

Quando finalmente encontrar algum olheiro é hora de colocar ele para trabalhar.

Para adicionar um pouco mais de dificuldade, você terá grandes restrições para mandar seu olheiro devido aos custos que isso terá. Um olheiro da última divisão inglesa talvez consiga viajar todo o Reino Unido, mas jamais será permitido a ele viajar até o Continente Africano.

Pré Temporada

Testando jogadores, táticas, lucrando.

A pré temporadas é a parte mais importante pois permite a você testar diferentes jogadores e diferentes táticas, ainda ajuda a construir uma boa moral com o time e direção e até conseguir algum dinheiro que será sempre bem vindo.

É fácil gerar uma boa receita jogando contra times de divisões superiores, mas isso pode também ser extremamente perigoso para a moral da equipe se você não for cuidadoso. Receber uma grande equipe é bom, mas levar uma goleada monstra não é interessante, imagine 6 jogos assim e você já pode ser demitido antes mesmo da temporada começar. É importante haver um balanço entre estas partidas e partidas contra equipes de bairro ou da mesma divisão, pois nelas há maiores chances de vencer e assim aumentar a moral dos jogadores.

Se conseguir, tente jogar cerca de 10 partidas na pré temporada, sempre alternando essas duas situações, entre equipes muito fortes e fracas/mesmo nível. Com mais amistosos significa também que seus jogadores devem ficar mais familiarizados com a tática quando a temporada começar para valer.

Manter uma rotação no elenco é também importante na pré temporada, pois você não quer sobrecarregar eles e forçar uma lesão antes dos jogos competitivos. Isso também lhe dá a chance de testar jogadores em diferentes posições e pedir a eles para treinarem nessa posição, aumento assim o leque de opções, já que em algum momento o titular não estará lá e devido ao elenco enxuto, haverá alguém apto para desempenhar a posição.

Tática

Fluido ou Rígido, Contra Ataque ou Controle, Expressivo ou Disciplinado.

Encontrar a tática para a sua equipe irá fazer com que tenha sucesso ou fracasso na temporada. Em uma equipe maior, facilmente podes colocar a tática que você mais gosta e ir em frente, pois haverá jogadores para tal. Em clubes pequenos é diferente, você precisa encontrar uma tática que caiba nas habilidades e particularidades de seus jogadores. Isso significa manter ao menos 02 táticas ou 03 por não ter jogadores suficientes em uma determinada posição, devido novamente a limitação no tamanho do seu elenco.

Uma vez decidido a tática você precisa pensar nas instruções a equipe, instruções individuais. Agora, se lembre que seus jogadores não são classe mundial, são em sua maioria lentos, não criativos e sem cérebro. Pode ser que colocando ali umas 12 instruções a equipe, pode ser que funcione e você tenha sucesso. Mas acredite, é exceção, quanto menor a liga, quanto mais fracos os jogadores são, mais simples tem de ser a tática. É raro em ligas menores, mas caso tenha algum jogador que tenha um Movimento Preferido interessante (chuta com força, corta pra dentro, etc), procure uma forma de explorar isso, pode ser uma grande ajuda durante a temporada.

Então, por exemplo, se você sabe que seus zagueiros são mais lentos, então não faz sentido jogar com uma linha defensiva alta, pois irá ficar muito exposto e levar muitos gols.

Da mesma forma não faz sentido jogar de forma fluída e com liberdade se seus jogadores não são criativos o suficiente para fazer isso funcionar. É mais simples e funcional jogar de forma rígida e disciplinada.

Uma vez encontrada uma tática que funcione, mude pequenas coisas para melhorar. Quando estive subindo divisões você pode ter zagueiros melhores e mais rápidos para jogar com uma linha defensiva alta, ou pode mudar toda a tática e começar do zero, pois tem condições de adquirir jogadores para tal.

Lealdade / Segurança no Emprego

Rejeitando ofertas, superando os objetivos.

Se você for desses managers que querem jogar em melhores divisões a qualquer custo, há algumas coisas que você precisa saber. Se falar constantemente que está interessado em time X ou Y, acabará demitido. E se quer atrair a atenção de clubes maiores, não ser demitido é essencial. Há outros manager que ficarão no mesmo clube até o fim da carreira. A pergunta então é como que você consegue desenvolver essa segurança de emprego?

Há um grande indicador sobre o que a Direção pensa de você enquanto treinador. A cada mês você recebe uma notícia onde eles lhe falam sobre a análise deles e o que pode melhorar e com o que estão satisfeitos. Irão lhe dizer como se sentem sobre a situação financeira da equipe, sobre o desempenho nas partidas, se gostaram ou não de alguma contratação/venda, e assim por diante. É importante ouvir o que eles lhe dizem.

Você também será avaliado sobre a lealdade ao clube, não apenas pela Direção, mas também pela torcida. Como mencionado anteriormente, se você constantemente tentar uma vaga em clube de divisão maior, ambos ficarão rapidamente contra você. Caso seja noticiado pela mídia que tal clube tem interesse em seus serviços, o melhor a fazer é negar tal fato, exceto se você não tiver interesse na vaga, então o melhor é dizer isso. Se você afirmar que tem interesse na vaga, então poderá ser demitido. Espere para se interessar quando já estiver demitido, muitos clubes não tem a tendência de paga a multa rescisória de seu contrato. Sim, seu salário serve para isso, fixar uma cláusula rescisória para outros clubes, mesmo que você não saiba do valor, ele existe.

Outra boa forma de manter uma boa relação com a torcida e direção é obviamente ultrapassar os objetivos propostos. Fazendo isso todos irão gostar mais de você.

Apenas saiba que quase ninguém gosta de pessoas insistentes. Se perguntar uma vez a direção sobre melhoria na infra estrutura ou maior orçamento salarial e manter essas perguntas algumas vezes em pouco tempo, a direção pode acabar se cansando e lhe demitindo a qualquer momento.

Lembre-se que manter uma boa relação a aumentar a confiança da Direção e Torcida, acaba fazendo com que esses pedidos sejam mais fáceis de serem aceitos de imediato, tendo é claro condições financeiras para isso. Manter uma boa relação com a diretoria é essencial no desenvolvimento do clube e do treinador também.

 

____________________________________________________________________

Fui traduzindo esse artigo, que julgo ser um dos mais completos na questão LLM e resolvi disponibilizar aqui pra galera.

Autor: a_esbech

Link original: http://www.fmscout.com/a-lower-league-management-guide.html

 

 

 

 

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Parabéns, Johann, pela tradução.

Achei estranho o autor (a_esbech) sugerir que marcar amistosos com equipes de maior reputação é algo válido em um LLM. Deveria ser justamente o contrário. O correto na minha opinião, deveria ser marcar amistosos apenas com equipes de mesma reputação ou até de reputação menor, nunca com reputação maior que a sua, justamente para não conseguir recursos facilmente.

Você não acha estranha essa sugestão, @Johann Duwe?

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Obrigado @Johann Duwe por disponibilizar todo esse conteúdo no fórum. Já estava procurando algo parecido ainda ontem, mais só encontrava em Inglês e confesso que não nada bom em línguas estrangeira hehe Mais uma vez quero agradecer por disponibilizar o conteúdo que será muito útil para meu save.

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29 minutos atrás, ggpofm disse:

Parabéns, Johann, pela tradução.

Achei estranho o autor (a_esbech) sugerir que marcar amistosos com equipes de maior reputação é algo válido em um LLM. Deveria ser justamente o contrário. O correto na minha opinião, deveria ser marcar amistosos apenas com equipes de mesma reputação ou até de reputação menor, nunca com reputação maior que a sua, justamente para não conseguir recursos facilmente.

Você não acha estranha essa sugestão, @Johann Duwe?

Com isso vc gera mais dinheiro com bilheteria e ainda tem como ganhar cota de tv, caso o jogo seja com uma equipe muito maior que a sua.

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22 minutos atrás, Tchelin disse:

Com isso vc gera mais dinheiro com bilheteria e ainda tem como ganhar cota de tv, caso o jogo seja com uma equipe muito maior que a sua.

Exato, e isso não se relaciona em nada com o espírito LLM, apesar de eu achar muito ortodoxo a forma como os LLaMas jogam.

O guia é legal porque sugere como administrar um time com poucos recursos, mas ele não é uma guia sobre o que é o LLM, mas pode passar uma impressão errada do que é um LLM quando o autor diz logo no primeiro parágrafo que jogar com uma equipe pequena da última divisão de um país é LLM. Lowe League Managemente é muito mais do que isso.

Nesse caso, sugiro a leitura desse texto sobre Lower League Management ou se preferirem acessa o site LowerLeagueManager.com e ler os Guidelines do LLM.

 

 

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@ggpofm acredito que o autor não tentou explicar como se joga uma LLM, pois o LLM puro é uma forma totalmente diferente de se encarar o FM e na minha opinião, pode ser feito com qualquer equipe que não esteja na divisão principal no FM.

Nesse texto penso que ele passou sua forma de pensar em como é administrar um pequeno clube e aproveitar o que o FM tem a oferecer em prol de seu clube, tal qual os amistosos que rendem financeiramente e a parceria com um clube maior.

O texto que você colocou ainda não reli, mas sei que ele puxa mais para esse lado puro da LLM.

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37 minutos atrás, Johann Duwe disse:

@ggpofm acredito que o autor não tentou explicar como se joga uma LLM, pois o LLM puro é uma forma totalmente diferente de se encarar o FM e na minha opinião, pode ser feito com qualquer equipe que não esteja na divisão principal no FM.

Nesse texto penso que ele passou sua forma de pensar em como é administrar um pequeno clube e aproveitar o que o FM tem a oferecer em prol de seu clube, tal qual os amistosos que rendem financeiramente e a parceria com um clube maior.

O texto que você colocou ainda não reli, mas sei que ele puxa mais para esse lado puro da LLM.

Achei bem legal o texto no que diz respeito sobre a administração de clubes pequenos. O que ele escreveu é bastante útil. No entanto, como texto que fala sobre LLM, já que ele usou o termo constantemente, o texto mais atrapalha do que ajuda quem quer entender o que é o LLM na minha opinião. O texto ficaria melhor sem o termo LLM. ;)

Mesmo assim, parabéns por ter compartilhado o texto.

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Se o título fosse "Administrando clubes pequenos" ficaria perfeito com o texto por ele escrito, mas muitos não sabiam destas dificuldades encontradas e é sem dúvida, muito útil para qualquer jogador de FM.

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Ótimo texto, @Johann Duwe. Acabei de ler agora, é ótimo para quem está treinando equipes pequenas. Acredito que, como falou, o autor levou mais para o lado de administrar uma equipe pequena do que seguir o espírito LLM.

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Ótimas dicas, parabéns!! Me identifiquei muito com o texto principalmente pois comprei o jogo com o intuito de começar de baixo. Nem sabia que existia esse LLM mas comecei assim na divisão regional BR. Até mesmo por não conhecer bem o game e essas dicas e saves que rola na net. Agora entendo que quando ganhei tudo que disputei com o time pequeno que comecei(tigres do Brasil), fui pedir para melhorarem o CT, forcei a barra e me demitiram, achei que por ter ganho tudo no Tigres ia ser chamado por um time médio mas fiquei quase uma temporada sem emprego e agora que consegui no humilde chesterfield united, que por sinal o nível eh bem pior que o regional no Br... Kkkk 

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    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • just12
    • just12
      Por just12
      As lesões no FM são bastante comuns assim como na realidade, a questão é como diminuir a quantidade e o tempo que elas retiram um jogador de atuação. Conhecer as lesões mais frequentes, entender os fatores de risco e traçar estratégias preventivas são fundamentais para termos sucesso nesta área.

      Milhões são gastos anualmente em contratações caras e salários na casa dos milhões, porém tudo isso poderá ir por terra se não houver uma boa equipe técnica e uma boa gestão médica por parte do Manager. Isso se torna ainda mais importante quando se trata de equipes menores, onde a estrutura é sucateada e os funcionários da STAFF são escassos e de baixa qualidade. Uma equipe médica adequada pode custar por volta de 3% da folha salarial do elenco.

      Na área médica do Football Manager temos dois profissionais primordiais, que são os fisioterapeutas, responsáveis por prevenir e recuperar lesões e os cientistas desportivos (fisiologistas), responsáveis por analisar/gerir a condição física e o risco de lesão dos jogadores.
      Além disso, podemos dizer que a estrutura proposta pelo clube como centros de treinamento e condições de treino ajudam demais estes profissionais. Treinar em um gramado duro e fazer musculação em uma academia com aparelhos velhos pode não só prolongar o tempo de lesão de um jogador como também podem gerar ainda mais lesões.

      Jogadores incapacitados afetam diretamente a equipe já que não podem ser utilizados. Com o maior número de baixas, menos peças o treinador terá à disposição e consequentemente menores as chances de alcançar lugares melhores na liga ou em competições internacionais. Atletas contundidos tendem a perder atributos e/ou diminuir seu potencial, o que pode ser crucial na vida de um jovem atleta que poderia ser uma estrela caso não se lesionasse seriamente numa idade em que seus atributos deveriam estar evoluindo com grande progressão.
       
      As lesões mais frequentes no Futebol:
      → Estiramentos e distensões musculares: ambos ocorrem devido ao alongamento excessivo do músculo, mas em locais diferentes: enquanto o estiramento acomete as fibras musculares, a distensão pode ser definida como uma lesão na junção musculotendínea ou no tendão. A classificação também é a mesma: pode não haver ruptura do tecido, ruptura parcial ou completa. Distensões musculares são as lesões mais frequentes em jogadores de futebol;

      → Fraturas por estresse: lesão decorrente da utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão sofre uma fissura. Na maioria das vezes, a sobrecarga acontece por causa do aumento da intensidade do treino e/ou partidas em sequência sem descanso adequado;

      → Entorses: tipo de lesão mais frequente no meio esportivo, é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço. Os órgãos mais afetados são tornozelo (tibiotársica) e joelho. No futebol, entorse de joelho com ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão incapacitante mais comum, ao lado de problemas nos meniscos;

      → Contusão: resultado de um forte impacto em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares;

      → Luxação: ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, de forma leiga possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que uma fratura.
       
      Os fatores de risco para as Lesões são:

      → Propensão do jogador a lesão: há um atributo oculto de 0 a 20 que mostra o quão um jogador é mais propenso a se lesionar. Caso seja importante, o seu preparador lhe avisará no relatório do jogador;

      → Baixa energia: jogadores que não se recuperam totalmente de uma partida ou treino terão maior facilidade em se lesionar;

      → Aptidão Física: mostra quanto um jogador consegue se recuperar de uma partida para outra e quão mais rápidos conseguem se recuperar de uma lesão sem perder atributos;

      → Alto número de partidas em um curto período de tempo: jogar domingo e quarta toda semana sem o devido descanso pode gerar acúmulo de fadiga e consequentemente lesões;

      → Falta de ritmo de jogo: jogadores quando ficam muito tempo sem partidas diminuem seu ritmo de jogo e aumentam seu risco de lesão;

      → Estado do gramado: gramados em péssimo estado são grandes catalizadores dos mais diversos problemas físicos;

      → Treinamento inadequado: a planilha de treinos elaborada pelo Auxiliar Téc. pode ser problemática em muitos aspectos, inserindo treinos e cargas de trabalho desalinhadas, promovendo maior fadiga nos atletas e consequentemente mais lesões;

      → Apressar retorno do jogador depois de uma lesão: quanto menor a qualidade do fisioterapeuta, maior a chance dele errar e apressar o retorno do jogador aos treinos e jogos;

      → Intensidade tática: táticas com ritmo mais rápido, marcação-pressão e de forma cerrada, linhas elevadas e busca incessante do contra-ataque podem gerar forte desgaste nos atletas;
      → Clima: exposição ao frio, chuva, neve, altitude, calor e umidade provocam alterações fisiológicas como a desidratação, aumento do número de quedas e do risco traumático. Condições chuvosas implicam um aumento do contato direto entre os jogadores e alterações do terreno de jogo, predispondo para lesões traumáticas. O calor e a humidade traduzem estados de desidratação com aumento de lesões por fadiga, devido ao intenso desgaste físico.
       
      Estratégias Preventivas:

      Como comentamos anteriormente, cientistas desportivos e fisioterapeutas trabalham em conjunto prevenindo lesões, além disso podemos destacar uma boa pré-temporada (falaremos disso detalhadamente mais adiante), treinamento com cargas adequadas, boas instalações de treino, boa qualidade do gramado de jogo (pedir a direção para trocar o gramado), saber quando aumentar e diminuir a intensidade tática durante a temporada, dosar a carga de jogos de cada jogador e cuidados no retorno do jogador aos treinos e jogos após uma lesão.
       
      ◉ Pré-temporada Preventiva

      A pré-temporada deve por excelência destinar as 2 primeiras semanas ou mais para treinamento da parte física, visando melhoria dos atributos, principalmente focados em aptidão física e resistência, que serão úteis durante toda a temporada. Nas semanas a seguir o foco seria o aumento do ritmo de jogo dos atletas com os amistosos.

      Nos primeiros amistosos da época, é recomendável que a intensidade tática seja baixa e os jogadores joguem por no máximo 45 minutos, o que irá aumentando progressivamente conforme o ritmo de jogo melhora e a fisiologia diminui a chance de lesão dos jogadores.

      Sabemos que em alguns países, principalmente no Brasil, é bem complicado fazer uma pré-temporada adequada por conta dos estaduais, porém deve-se fazer o melhor possível dentro da realidade de cada calendário, por vezes usando o estadual como parte da pré-temporada.

      O quadro acima mostra a baixa aptidão física (ritmo de jogo) e consequentemente o elevado risco de lesão.
       
      ◉ Qualidade do gramado

      No quadro acima é mostrada a qualidade perfeita do gramado, porém muitas equipes possuem gramados ruins, muito ruins ou somente OK, o que pode ser mudado pedindo a diretoria que melhore a grama ou mude para grama sintética.
       
      ◉ Evitar uma nova lesão

      O quadro vermelho ao lado do jogador indica que o jogador está em tratamento, já o quadro laranja indica que o mesmo está em fase final de reabilitação. Nessa última fase o jogador ainda não voltou aos treinos com bola mas pode ser relacionado para o próximo jogo, o que poderia gerar uma recidiva (nova lesão). E mesmo que o jogador esteja totalmente liberado, ainda assim é recomendável que treine em meia intensidade por ao menos 7 dias, voltando aos jogos após este período e por no máximo 45 minutos, com aumentos progressivos. Jogadores lesionados podem ser curados de lesões recorrentes caso procurem um médico especialista.
      → Rotação de elenco: buscar junto à fisiologia entender os jogadores que estão com risco muito elevado de se lesionar e fazer a devida gestão/rotação de elenco;
      → Gestão do treino: gerir o próprio treino ou supervisionar o trabalho do Auxiliar Téc. para fazer pequenas modificações na carga de exercícios para que os jogadores estejam sempre frescos para os jogos, evitando acumular fadiga. Jogadores mais velhos, com baixa aptidão física e resistência não são recomendados treinar em dupla intensidade.
      ---
      Buscar afinar cada dia mais o processo preventivo, permitindo que seja o mais individualizado possível, avaliando os resultados ano após ano poderá lhe permitir diminuir a incidência e a severidade das lesões.

      Fonte: https://conferenciafm.wordpress.com
    • Tsuru
      Por Tsuru
      Eternizada pelo argentino Carlos Volante (foto), que jogou nos anos 20, 30 e 40 - daí o nome, porque os técnicos queriam que os atletas “jogassem como Volante” - a posição de meia defensivo viu crescer sua importância no FM nas versões recentes, com o advento do 4-2-3-1 e do 4-1-2-3. Times que não usam volante geralmente o enfrentam, e equipes que o usam ganham uma cobertura extra para liberarem mais seus meias e pontas no ataque (embora usá-lo não seja sinônimo de consistência defensiva). Sendo assim, é importante conhecer as diferentes funções e tarefas dessa posição, seja para saber como usá-la da melhor forma ou para vencer os desafios naturais que traz aos adversários.
       
      Trinco / Primeiro Volante / Anchorman
      Funciona quase como um terceiro zagueiro à frente da defesa. O Trinco geralmente não é o jogador mais técnico, não sai da posição para pressionar os adversários em busca da bola, não se aventura muito no ataque e não se arrisca demais nos passes - leia-se, tende a dar uma bicuda e limpar a jogada em vez de tentar um passe mais elaborado ou algo assim. Por isso, há uma tendência de que seja mais adequado a sistemas onde a solidez defensiva é mais importante, ou onde seja necessária cobertura extra na frente da zaga. Se usado em um jogo de muita pressão na bola, por exemplo, ele pode acabar saindo errado para dar o combate e deixar buracos que seus adversários possam explorar.
       
      Pivô Defensivo / Terceiro Zagueiro / Halfback
      Assim como o Trinco, funciona como um terceiro zagueiro, mas com movimento inverso. Ou seja, é um volante que desce para formar uma linha de três beques, empurrando os outros dois mais para as laterais, e que sobe a frente da zaga em momentos de necessidade, por exemplo quando seu time está com a bola no ataque. Permite diminuir as preocupações defensivas dos laterais, permitindo que ataquem de maneira mais incisiva, além de encostar nos meias mais adiantados e reciclar a posse de bola. É por isso que normalmente o PD se utiliza com dois laterais com função de alas (embora isso não seja de nenhuma maneira obrigatório).
      É geralmente recomendado em formações mais agressivas, exatamente por permitir que os laterais subam e sejam mais incisivos. Eu recomendo bastante cautela ao utilizar essa função no FM, porque há relatos de que a match engine não entende bem e não traduz corretamente os movimentos. Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles, e outros casos - esses eu já pude comprovar - onde o volante com essa função sobe de forma bizarramente agressiva ao ataque, quase atuando como um Regista, o que, além de não ter sido solicitado, pode comprometer a estrutura defensiva da sua equipe.

      Meia Defensivo / Volante / Defensive Midfielder
      Mal comparando, é parecido com um Meia Central, mas obviamente jogando na própria intermediária. É mais versátil, um coringa adequado tanto a sistemas que pedem mais solidez quanto um volante mais participativo e que pressione mais a bola. Mesmo com tarefa Defender, ele vai apoiar mais o ataque do que o Trinco, vai se arriscar um pouco mais nos passes e tende a pressionar um pouco mais os adversários para recuperar a pelota, ainda assim, não tanto que deixe espaços demais à sua volta.
      Pessoalmente, acho o MD uma boa opção para quem não quer um tipo muito específico de volante, não tem um estilo de jogo muito definido ou ainda está buscando a melhor função para ele.

      Construtor de Jogo Recuado / Armador Recuado / Deep-Lying Playmaker
      Atuando na volância, o Armador Recuado é aquele volante que “sabe jogar”. Geralmente tem técnica, elegância, é inteligente, tem bom passe e ao mesmo tempo sabe desarmar e enfrentar os adversários. Carrega a responsabilidade de ajudar a fechar os espaços na intermediária sem se aventurar demais no ataque, e ao mesmo tempo, de ser o sujeito que pensa o jogo após a bola sair da defesa, buscando a melhor opção para iniciar as jogadas. Por esse motivo, o CJR/AR é perfeito para quem quer solidez, um homem para ajudar a defesa a iniciar as jogadas e/ou utilizar um sistema de posse (já que ele atrai a bola e inicia a jogada de trás, dando tempo a seus colegas para se movimentarem no campo).
      Sugestão: não coloque “brucutus” nessa função. Um meia defensivo mais técnico é perfeitamente capaz de atuar de forma mais simples, dando coices e limpando a jogada,  mas o inverso não me parece tão sensato. Um volante mais bruto provavelmente teria dificuldades de carregar a responsabilidade de armar e distribuir passes para iniciar movimentos ofensivos, tendendo a cometer erros bobos e perder a bola.
       
      Meia Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas / Ball Winning Midfielder
      Aqui estamos começando a entrar nos terrenos dos volantes mais agressivos. O MRB é aquele cão-de-guarda que sai atrás da bola buscando recuperá-la de qualquer forma, esteja ela em qualquer zona mais próxima a ele (em alguns casos, nem tão próxima). Caso não consiga, a tendência é cometer uma falta para não perder a viagem. Caso consiga, tende a distribuí-la rapidamente a jogadores mais avançados e criativos, oferecendo mais dinamismo e movimentação do que um passe mais elaborado. 
      Precisa ser um jogador muito bom fisicamente, inteligente e certeiro na hora de “dar o bote”, ou vai tender a cometer muitas faltas e erros na hora de pressionar a bola. A tendência é que funcione melhor em sistemas de maior pressão e onde o objetivo tende a ser a recuperação da bola assim que ela é perdida. Há quem o use em sistemas sem pontas a fim de tentar proteger os laterais, mas há o risco do adversário congestionar um lado, atrair o MRB e inverter rapidamente para o outro, formando uma avenida para jogadores mais rápidos explorarem.
       
      Segundo Volante
      Grosso modo (bem grosso modo), é basicamente um Meia Área-a-Área que joga na volância. É aquele cara de bom físico, boa movimentação e dinamismo, além de boa parte técnica, que ajuda a iniciar a jogada na própria intermediária e aparece para ajudar no ataque, cobrindo uma faixa bem grande do campo. Algumas diferenças para o Organizador Móvel, por exemplo, é que o Segundo Volante não tem responsabilidades de organizar o jogo e que dá para controlar um pouco o ímpeto ofensivo com a escolha da tarefa (Apoiar ou Atacar), enquanto o OM tende a ser mais agressivo mesmo tendo apenas a tarefa Apoiar. Fora que o SV só pode ser utilizado em sistemas com dois volantes, o que o coloca em uma dinâmica bem específica em campo.
       
      Regista / Médio Criativo
      O futebol jogado entre os anos 60 e 80 eternizou a figura do “camisa 10”, aquele meia ofensivo organizador de jogo que atuava na intermediária do adversário e tinha total liberdade para se movimentar, apoiar o ataque e construir as jogadas (e que hoje foi deslocado para os flancos e ganhou mais responsabilidades defensivas). Pois bem, o Regista é basicamente um “camisa 10” que joga na volância. É óbvio que, sendo um meia defensivo, ele terá algumas diferenças em relação ao Trequartista - precisará ajudar a fechar os espaços e descerá entre os zagueiros para fazer a saída Lavolpiana, por exemplo - mas fora isso, terá liberdade para subir ao ataque, se movimentar e organizar o jogo tal qual um camisa 10 faria.
      Função eternizada por Pirlo, geralmente exige um atleta excepcional, muito inteligente, muito técnico e bom de cobertura, caso contrário vai subir para apoiar o ataque na hora errada e formar uma avenida às próprias costas, ou errar um passe e entregar um contragolpe lindo ao adversário (já vi isso acontecer e acreditem, não é legal). Eu diria ainda que o Regista precisa ser usado no sistema correto, contando com encaixe com as funções dos laterais e tendo como colega um meia de característica mais defensiva, para que possa colocar todo o seu talento em prol do time.
       
      Organizador Móvel / Roaming Playmaker
      É aquele volante incansável, de físico invejável, muito técnico e muito inteligente, capaz de subir para o ataque e organizar as jogadas ofensivas, e ao mesmo tempo colaborar um pouco na defesa. Seu papel geralmente é abrir espaços, distribuir a bola e oferecer movimentação ao mesmo tempo que organiza o jogo (playmaker), misturando um pouco de outras funções como Meia Área-a-Área, Armador Avançado e Armador Recuado. Eu diria que a diferença para um Regista, por exemplo, é que o OM tende a se movimentar ainda mais e tem menos responsabilidades defensivas.
      Para exercer bem a função obviamente é necessário ser um jogador excepcional, com bons atributos físicos, técnicos e mentais. E não raro essa movimentação e o fato de deambular da posição vão gerar espaços na defesa, que ou precisarão ser cobertos por algum outro jogador mais “operário” ou não farão diferença porque a qualidade técnica do seu time é tão alta que o adversário não vai conseguir construir muita coisa.
      Sugestões e ideias para complementar o guia são sempre muito bem-vindas.
       
       
      Algumas fontes:
      Football Manager Lines and Diamonds: https://community.sigames.com/topic/345094-lines-and-diamonds-the-tacticians-handbook-for-football-manager-2015/
      Understanding Roles in Football Manager (and real life): https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-1-73054cfbb303 e https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-2-a889e488a0f0
      Pairs and Combinations: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html
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