Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

O guia rápido dos volantes no FM


Tsuru

Posts Recomendados

guia rápido dos volantes.png

Eternizada pelo argentino Carlos Volante (foto), que jogou nos anos 20, 30 e 40 - daí o nome, porque os técnicos queriam que os atletas “jogassem como Volante” - a posição de meia defensivo viu crescer sua importância no FM nas versões recentes, com o advento do 4-2-3-1 e do 4-1-2-3. Times que não usam volante geralmente o enfrentam, e equipes que o usam ganham uma cobertura extra para liberarem mais seus meias e pontas no ataque (embora usá-lo não seja sinônimo de consistência defensiva). Sendo assim, é importante conhecer as diferentes funções e tarefas dessa posição, seja para saber como usá-la da melhor forma ou para vencer os desafios naturais que traz aos adversários.
 

Trinco / Primeiro Volante / Anchorman
Funciona quase como um terceiro zagueiro à frente da defesa. O Trinco geralmente não é o jogador mais técnico, não sai da posição para pressionar os adversários em busca da bola, não se aventura muito no ataque e não se arrisca demais nos passes - leia-se, tende a dar uma bicuda e limpar a jogada em vez de tentar um passe mais elaborado ou algo assim. Por isso, há uma tendência de que seja mais adequado a sistemas onde a solidez defensiva é mais importante, ou onde seja necessária cobertura extra na frente da zaga. Se usado em um jogo de muita pressão na bola, por exemplo, ele pode acabar saindo errado para dar o combate e deixar buracos que seus adversários possam explorar.

 

Pivô Defensivo / Terceiro Zagueiro / Halfback
Assim como o Trinco, funciona como um terceiro zagueiro, mas com movimento inverso. Ou seja, é um volante que desce para formar uma linha de três beques, empurrando os outros dois mais para as laterais, e que sobe a frente da zaga em momentos de necessidade, por exemplo quando seu time está com a bola no ataque. Permite diminuir as preocupações defensivas dos laterais, permitindo que ataquem de maneira mais incisiva, além de encostar nos meias mais adiantados e reciclar a posse de bola. É por isso que normalmente o PD se utiliza com dois laterais com função de alas (embora isso não seja de nenhuma maneira obrigatório).

É geralmente recomendado em formações mais agressivas, exatamente por permitir que os laterais subam e sejam mais incisivos. Eu recomendo bastante cautela ao utilizar essa função no FM, porque há relatos de que a match engine não entende bem e não traduz corretamente os movimentos. Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles, e outros casos - esses eu já pude comprovar - onde o volante com essa função sobe de forma bizarramente agressiva ao ataque, quase atuando como um Regista, o que, além de não ter sido solicitado, pode comprometer a estrutura defensiva da sua equipe.


Meia Defensivo / Volante / Defensive Midfielder
Mal comparando, é parecido com um Meia Central, mas obviamente jogando na própria intermediária. É mais versátil, um coringa adequado tanto a sistemas que pedem mais solidez quanto um volante mais participativo e que pressione mais a bola. Mesmo com tarefa Defender, ele vai apoiar mais o ataque do que o Trinco, vai se arriscar um pouco mais nos passes e tende a pressionar um pouco mais os adversários para recuperar a pelota, ainda assim, não tanto que deixe espaços demais à sua volta.

Pessoalmente, acho o MD uma boa opção para quem não quer um tipo muito específico de volante, não tem um estilo de jogo muito definido ou ainda está buscando a melhor função para ele.


Construtor de Jogo Recuado / Armador Recuado / Deep-Lying Playmaker
Atuando na volância, o Armador Recuado é aquele volante que “sabe jogar”. Geralmente tem técnica, elegância, é inteligente, tem bom passe e ao mesmo tempo sabe desarmar e enfrentar os adversários. Carrega a responsabilidade de ajudar a fechar os espaços na intermediária sem se aventurar demais no ataque, e ao mesmo tempo, de ser o sujeito que pensa o jogo após a bola sair da defesa, buscando a melhor opção para iniciar as jogadas. Por esse motivo, o CJR/AR é perfeito para quem quer solidez, um homem para ajudar a defesa a iniciar as jogadas e/ou utilizar um sistema de posse (já que ele atrai a bola e inicia a jogada de trás, dando tempo a seus colegas para se movimentarem no campo).

Sugestão: não coloque “brucutus” nessa função. Um meia defensivo mais técnico é perfeitamente capaz de atuar de forma mais simples, dando coices e limpando a jogada,  mas o inverso não me parece tão sensato. Um volante mais bruto provavelmente teria dificuldades de carregar a responsabilidade de armar e distribuir passes para iniciar movimentos ofensivos, tendendo a cometer erros bobos e perder a bola.
 

Meia Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas / Ball Winning Midfielder
Aqui estamos começando a entrar nos terrenos dos volantes mais agressivos. O MRB é aquele cão-de-guarda que sai atrás da bola buscando recuperá-la de qualquer forma, esteja ela em qualquer zona mais próxima a ele (em alguns casos, nem tão próxima). Caso não consiga, a tendência é cometer uma falta para não perder a viagem. Caso consiga, tende a distribuí-la rapidamente a jogadores mais avançados e criativos, oferecendo mais dinamismo e movimentação do que um passe mais elaborado. 

Precisa ser um jogador muito bom fisicamente, inteligente e certeiro na hora de “dar o bote”, ou vai tender a cometer muitas faltas e erros na hora de pressionar a bola. A tendência é que funcione melhor em sistemas de maior pressão e onde o objetivo tende a ser a recuperação da bola assim que ela é perdida. Há quem o use em sistemas sem pontas a fim de tentar proteger os laterais, mas há o risco do adversário congestionar um lado, atrair o MRB e inverter rapidamente para o outro, formando uma avenida para jogadores mais rápidos explorarem.
 

Segundo Volante
Grosso modo (bem grosso modo), é basicamente um Meia Área-a-Área que joga na volância. É aquele cara de bom físico, boa movimentação e dinamismo, além de boa parte técnica, que ajuda a iniciar a jogada na própria intermediária e aparece para ajudar no ataque, cobrindo uma faixa bem grande do campo. Algumas diferenças para o Organizador Móvel, por exemplo, é que o Segundo Volante não tem responsabilidades de organizar o jogo e que dá para controlar um pouco o ímpeto ofensivo com a escolha da tarefa (Apoiar ou Atacar), enquanto o OM tende a ser mais agressivo mesmo tendo apenas a tarefa Apoiar. Fora que o SV só pode ser utilizado em sistemas com dois volantes, o que o coloca em uma dinâmica bem específica em campo.

 

Regista / Médio Criativo
O futebol jogado entre os anos 60 e 80 eternizou a figura do “camisa 10”, aquele meia ofensivo organizador de jogo que atuava na intermediária do adversário e tinha total liberdade para se movimentar, apoiar o ataque e construir as jogadas (e que hoje foi deslocado para os flancos e ganhou mais responsabilidades defensivas). Pois bem, o Regista é basicamente um “camisa 10” que joga na volância. É óbvio que, sendo um meia defensivo, ele terá algumas diferenças em relação ao Trequartista - precisará ajudar a fechar os espaços e descerá entre os zagueiros para fazer a saída Lavolpiana, por exemplo - mas fora isso, terá liberdade para subir ao ataque, se movimentar e organizar o jogo tal qual um camisa 10 faria.

Função eternizada por Pirlo, geralmente exige um atleta excepcional, muito inteligente, muito técnico e bom de cobertura, caso contrário vai subir para apoiar o ataque na hora errada e formar uma avenida às próprias costas, ou errar um passe e entregar um contragolpe lindo ao adversário (já vi isso acontecer e acreditem, não é legal). Eu diria ainda que o Regista precisa ser usado no sistema correto, contando com encaixe com as funções dos laterais e tendo como colega um meia de característica mais defensiva, para que possa colocar todo o seu talento em prol do time.
 

Organizador Móvel / Roaming Playmaker
É aquele volante incansável, de físico invejável, muito técnico e muito inteligente, capaz de subir para o ataque e organizar as jogadas ofensivas, e ao mesmo tempo colaborar um pouco na defesa. Seu papel geralmente é abrir espaços, distribuir a bola e oferecer movimentação ao mesmo tempo que organiza o jogo (playmaker), misturando um pouco de outras funções como Meia Área-a-Área, Armador Avançado e Armador Recuado. Eu diria que a diferença para um Regista, por exemplo, é que o OM tende a se movimentar ainda mais e tem menos responsabilidades defensivas.

Para exercer bem a função obviamente é necessário ser um jogador excepcional, com bons atributos físicos, técnicos e mentais. E não raro essa movimentação e o fato de deambular da posição vão gerar espaços na defesa, que ou precisarão ser cobertos por algum outro jogador mais “operário” ou não farão diferença porque a qualidade técnica do seu time é tão alta que o adversário não vai conseguir construir muita coisa.

Sugestões e ideias para complementar o guia são sempre muito bem-vindas.
 

 

Algumas fontes:

Football Manager Lines and Diamonds: https://community.sigames.com/topic/345094-lines-and-diamonds-the-tacticians-handbook-for-football-manager-2015/

Understanding Roles in Football Manager (and real life): https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-1-73054cfbb303 e https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-2-a889e488a0f0

Pairs and Combinations: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Eu realmente não sabia da história do Volante! Muito maneira!

Fui campeão com o Vasco da Libertadores usando um Trinco, mas a passividade me irritou e estou a procura de alterações táticas. As funções que chegam mais próximo do que eu quero é o Pivô Defensivo e o Médio Defensivo. Mas ambas tem seus defeitos.

O do Pivô Defensivo você já citou e me deixou com essa pulga atrás da orelha. Enquanto o Médio Defensivo, por experiência própria, já vi ele avançando também, quando deveria formar a trinca com os zagueiros. Então eu fico numa sinuca de bico. O que me recomenda? Vou ilustrar melhor o que eu quero:

Eu jogo com os dois laterais na função Ataque. O resto do meu time também sobe, então eu preciso de alguém para ajudar os zagueiros e não ficar tão propenso a contra-ataques. Eu gosto do Trinco pois ele evita esse tipo de coisa, muitas vezes tirando as bolas enfiadas com cabeceios ou interceptando passes. Mas sua passividade no campo defensivo me estressa.

Eu queria um jogador capaz de ficar preso entre os 2 zagueiros mas também não deixar de pressionar o adversário quando tiver oportunidade. No caso, essa função seria a Médio Defensivo ou você recomenda um Médio Recuperador de Bola com MP de "Ficar atrás sempre"?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/12/2020 em 22:26, Banton disse:

Eu realmente não sabia da história do Volante! Muito maneira!

Fui campeão com o Vasco da Libertadores usando um Trinco, mas a passividade me irritou e estou a procura de alterações táticas. As funções que chegam mais próximo do que eu quero é o Pivô Defensivo e o Médio Defensivo. Mas ambas tem seus defeitos.

O do Pivô Defensivo você já citou e me deixou com essa pulga atrás da orelha. Enquanto o Médio Defensivo, por experiência própria, já vi ele avançando também, quando deveria formar a trinca com os zagueiros. Então eu fico numa sinuca de bico. O que me recomenda? Vou ilustrar melhor o que eu quero:

Eu jogo com os dois laterais na função Ataque. O resto do meu time também sobe, então eu preciso de alguém para ajudar os zagueiros e não ficar tão propenso a contra-ataques. Eu gosto do Trinco pois ele evita esse tipo de coisa, muitas vezes tirando as bolas enfiadas com cabeceios ou interceptando passes. Mas sua passividade no campo defensivo me estressa.

Eu queria um jogador capaz de ficar preso entre os 2 zagueiros mas também não deixar de pressionar o adversário quando tiver oportunidade. No caso, essa função seria a Médio Defensivo ou você recomenda um Médio Recuperador de Bola com MP de "Ficar atrás sempre"?

Então, se você deseja mesmo tirar o Trinco, eu também ficaria entre o Pivô Defensivo e o Médio Defensivo. Pessoalmente eu não gosto do MRB como volante/primeiro homem de meio campo, acho muito agressivo para alguém cujo papel é proteger a zaga. 

Se a opção for um PD talvez seja necessário mexer um pouco mais. Por quê? Ele geralmente recua bastante e funciona mesmo como uma espécie de terceiro zagueiro, então eu quando uso gosto de ter alguém ajudando mais a defesa na saída de bola (um armador recuado talvez) e tento equilibrar mais o papel dos laterais para eles ajudarem mais nas transições, não estarem tão avançados quando a defesa iniciar a jogada (talvez ala com papel de apoiar), evitando que o "trio" de zaga precise dar um chutão por falta de opções.

O MD me parece mais simples em termos de adequação, mais flexível, talvez não precisasse mexer em outros papéis. 

Ah sim e tem uma terceira opção que é um Armador Recuado Defender. Não vejo como muito difícil de encontrar no mercado, é um cara que ajuda muito a zaga, sabe sair jogando e dá boa cobertura, inclusive evitando contragolpes e voltando para fazer a saída lavolpiana. O ARD é muito fixo, inclusive, é bem raro ele subir e isso é bem útil.

Por fim, algo me diz que seu problema defensivo e a suposta passividade do Trinco não são uma questão só dele - os dois laterais em Atacar por exemplo deixam os flancos abertos demais, independente da função que o MDC jogue, e possivelmente seus jogadores de frente estão ajudando pouco na defesa. Talvez equilibrar mais a parte defensiva seja até mais importante que a função do volante em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que o nome era volante porque o jogador atuava girando o jogo em torno dele hahaha

Gostei da dica do Pivo Defensivo, porque achava que era o papel do Trinco fechar com os zagueiros, liberando a ala.

Quanto ao regista, sinceramente nunca vi funcionar. Acho que o Schone no Gênoa do Henrique ia bem. Mas é difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Nei não cai (38D) disse:

Quanto ao regista, sinceramente nunca vi funcionar. Acho que o Schone no Gênoa do Henrique ia bem. Mas é difícil.

Lembro de comentários de gente que usava o Pogba na época da Juventus assim.

Essas funções pra táticas mais fluidas são mais difíceis de encaixar mesmo. Além disso, sempre é mais fácil você adiantar o DM de maior qualidade que tentar ter um meio de 3-5 jogadores com técnica apurada mas sem bons destruidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que reparei é que se você joga com um MD centralizado, não consegue setar como segundo volante. Ele precisa estar deslocado um pouco para o lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
10 hours ago, jonnyjones81 said:

O que reparei é que se você joga com um MD centralizado, não consegue setar como segundo volante. Ele precisa estar deslocado um pouco para o lado.

O que faz mt sentido, hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/03/2021 em 16:53, Nei não cai (38D) disse:

Eu sempre achei que o nome era volante porque o jogador atuava girando o jogo em torno dele hahaha

Eu também. Fazia inclusive uma piada ruim quando era mais novo que em vez de volante tinha uns caras que deviam jogar de retrovisor. Digo...

Em 20/03/2021 em 16:53, Nei não cai (38D) disse:

Gostei da dica do Pivo Defensivo, porque achava que era o papel do Trinco fechar com os zagueiros, liberando a ala.

É parecido, mas pessoalmente eu prefiro o Trinco para sistemas mais defensivos e o PD para os mais ofensivos (porque ele naturalmente permite que os alas subam um pouco mais). Embora nada impeça do PD atuar num esquema mais reativo também.

Em 20/03/2021 em 16:53, Nei não cai (38D) disse:

Quanto ao regista, sinceramente nunca vi funcionar. Acho que o Schone no Gênoa do Henrique ia bem. Mas é difícil.

O @Bigode. usa com muito sucesso no Recreativo dele. É uma função que eu gosto mas pessoalmente também nunca consegui fazer funcionar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

   Eu jogo no 4-3-3 real com tres atacante sem pontas,  uso como volante as tres funções RG, PD e TRINCO dependendo do time adversario eu mudo a função do volante.

   REGISTA - Quando tenho a posse de bola e sou favorito, linha de defesa alta o Registra controla a passagem da jogadas a maior parte das jogadas de ataque passa por ele.

   TRINCO - Defende muito bem, raramente tomo gol de contra ataque, uso quando jogo contra o Flamengo ou outro time que tem MAC muito bons, porem o trinco dificilmente mete um passe logo prefere tocar curto para outro jogador. 

   PIVO DEF -  Normalmente fico sem posse de bola coisa de 30% por jogo porem ele da passes longo favorece de mais meus atacantes, "Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles" isso acontece as vezes o MAC adversario passa correndo entre os zagueiro antes do MAC receber o passe vc já ta gritando "olha o cara ai porra, pega ele, pqp gol dos cara" 

 

    Meu 4-3-3 com regista

Spoiler

spacer.png

   

 Regista trabalha a bola pelo lado direito e esquerdo recomendo jogador que seja apto a jogar com as duas pernas, jogador que so joga com a perna direita não fará um bom trabalho, não parece importante mas é 

 

 

   Meu 4-3-3 PD/TRI

Spoiler

spacer.png

  

  Diferente do REGISTA onde ele tem duas opção de saida de bola, o TRINCO OU PD vai optar a saida pra o lado direito quando eu faço isso meu ALA- atacar é muito  acionado inferniza o time adversario.   Jogadores com PÉ direito ou que jogo com os dois 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...